Prefeitura e Câmara de Guaraíta - GO

Notícia:   Prefeitura e a Câmara de Guaraíta - GO oferecem 92 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍTA

ESTADO DE GOIÁS

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2009

A Prefeita Municipal do Município de Guaraíta, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público que estarão abertas, no período indicado, inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de vagas nos cargos do Quadro de Pessoal da Prefeitura e Câmara Municipal de Guaraíta, relacionados no Anexo I deste Edital e também para formação de reserva técnica, dentro do prazo de validade deste concurso, nos termos da Legislação em vigor e normas estabelecidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será executado pela EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda.

1.2. A Prefeita Municipal nomeou Comissão para acompanhamento e fiscalização do processo para realização deste concurso.

1.3. Este Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

1.4. Os cargos, pré-requisitos/escolaridade, vencimentos e o número de vagas a serem preenchidas neste concurso são os constantes do Anexo I, parte integrante deste Edital.

1.5. Ao número de vagas estabelecido, poderão ser acrescidas àquelas que forem oferecidas dentro do prazo de validade do concurso.

1.6. Serão nomeados, para as vagas existentes, os candidatos aprovados e classificados de acordo com a ordem de classificação para o cargo no qual tiverem feito sua inscrição e habilitados conforme as disposições normativas indicadas neste Edital.

1.6.1. Os candidatos aprovados e classificados, quando convocados serão lotados em quaisquer órgãos municipais e locais do território do Município, de acordo com as necessidades e conveniência da administração, estando sujeitos inclusive a transferências de locais de trabalho no curso de sua vida profissional.

1.6.2. Os candidatos aprovados e não classificados dentro do número de vagas deste edital, ficarão como reserva técnica, podendo ser aproveitados com o surgimento de novas vagas no prazo de validade do concurso.

1.7. As descrições dos cargos com suas respectivas atividades a serem desenvolvidas são as constantes no Anexo I deste edital.

1.8. A carga horária de trabalho para todos os cargos é a constante do Anexo I desta lei.

1.9. A legislação e as alterações em dispositivos legais e normativos, com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, não serão objeto de avaliação nas provas deste Concurso Público.

2. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1. Ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital.

2.2. Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do art. 13 do Decreto Federal n° 70.436, de 18 de abril de 1972.

2.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.4. Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.

2.5. Estar no gozo dos direitos políticos.

2.6. Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado ou estar em curso em ação penal por crime contra o Patrimônio ou Administração Pública.

2.7. Ter 18 anos completos até a data da posse.

2.8. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, a ser aferida pela junta médica oficial ou oficializada do Município.

2.9. Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo pretendido à época da posse.

2.10. Apresentar os documentos exigidos para a posse, estipulados neste Edital, sob pena de ser eliminado deste concurso.

3. DEFICIENTES FÍSICOS

3.1. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras e serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso, de acordo com a Legislação em vigor.

3.1.1. Na aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado e este for superior a 0,5 (cinco décimos), deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente;

3.1.2. Na aplicação do percentual acima se o resultado for igual ou inferior a 0,5 (cinco décimos), o portador de deficiência física não terá vaga reservada no cargo pretendido.

3.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4°, do Decreto Federal n° 3.298, de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Federal n° 5.296, de 02/12/2004.

3.3. O candidato portador de deficiência deverá declarar em sua inscrição on line qual a sua deficiência, a qual deverá ser comprovada quando de sua nomeação e posse se for o caso.

3.4. O candidato portador de deficiência participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.5. O candidato que se inscrever para as vagas destinadas ao portador de deficiência que precisar de condição especial para realização da prova deverá solicitá-la, detalhadamente com indicação na parte da frente do envelope - DEFICIÊNCIA FÍSICA - CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍTA e dentro do envelope uma capa que conste o nome, o número de inscrição, o cargo para o qual concorre, o endereço completo, inclusive e-mail e a assinatura do candidato, até o 1° dia útil após o encerramento das inscrições, via Sedex ou pessoalmente, à EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda - Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, N° 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-Goiás.

3.6. A não solicitação de tratamento diferenciado que não chegar à sede da empresa até o 1° dia útil após o encerramento das inscrições implicará em sua não concessão e o candidato realizará a prova nas mesmas condições dos demais candidatos, não lhe cabendo nenhum questionamento no dia da prova ou posteriormente.

3.7. Se classificado, quando do resultado final, o candidato deverá apresentar o laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente do CID, bem como a sua provável causa até 05 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado, na Seção de Protocolo e Atendimento da Prefeitura Municipal de Guaraíta.

3.8. Quando convocados, os candidatos portadores de deficiência serão submetidos à perícia médica disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Guaraíta, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente físico e sobre o grau de aptidão física para o exercício do cargo.

3.9. O não atendimento aos itens anteriores como também a conclusão da perícia médica pela inexistência da deficiência, implicará na exclusão dos mesmos da listagem do resultado específico para portadores de deficiência.

3.10. A divulgação do resultado final será feita em duas listas:

a) a primeira com a classificação de todos os candidatos;

b) a segunda com a classificação somente dos candidatos que se declararam portadores de deficiência. 3.11. As vagas reservadas para os portadores de deficiências não preenchidas serão revertidas para os demais candidatos aprovados e classificados de ampla concorrência, observada a ordem classificatória final.

4. INSCRIÇÕES

4.1. Disposições Gerais

4.1.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

4.1.2. O candidato deverá inscrever-se com o nome que figurar na identidade e, com este nome, praticar todos os atos do concurso.

4.1.3. Declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição determinará o cancelamento da mesma, e conseqüente anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

4.1.4. É de exclusiva responsabilidade do candidato à exatidão dos dados cadastrais informados no ato da inscrição via internet.

4.1.5. Não serão aceitas inscrições efetuadas por fax, por via postal ou por correio eletrônico.

4.1.6. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional.

4.1.7. O candidato somente poderá inscrever-se para um único Cargo. Caso o candidato se inscreva para mais de um cargo, será considerada apenas a última inscrição efetuada, as demais serão canceladas.

4.2. Período de Inscrição

4.2.1. O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, utilizando-se do site www.ebraconconcursos.com.br, no período compreendido entre 10:00 horas do dia 25/02/2009 e 23:59 horas do dia 10/03/2009, horário de Brasília.

4.2.1.1. A Prefeitura manterá computadores com impressoras e digitadores à disposição dos interessados em se inscrever no concurso, durante todo o período de inscrição, no horário de expediente.

4.2.1.2. Os dados constantes da ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, inclusive quanto aos erros, omissões, incorreções ou cargos trocados.

4.2.2. Após a confirmação da inscrição, que ocorrerá ao término da operação referida no item 4.2.1, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer agencia bancária.

4.2.3. A inscrição do candidato somente será concretizada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

4.2.4. Depois de concretizada a inscrição, em hipótese alguma haverá troca de cargo.

4.2.5. Não serão considerados os pedidos de inscrição não concretizados por motivos de ordem técnica quanto ao funcionamento de computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados.

4.3. Taxa de Inscrição

4.3.1. Os valores das taxas de inscrição serão: R$ 30,00 (trinta reais) para o cargo de nível fundamental, R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de nível médio e R$ 100,00 (cem reais) para os cargos de nível superior.

4.3.2. O valor da taxa de inscrição não será restituído aos candidatos em hipótese alguma.

4.3.3. Não serão aceitos pagamentos efetuados com cheque.

4.3.4. Não serão aceitos pedidos de isenção da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.3.5. Após 2 (dois) dias úteis do pagamento do boleto bancário o candidato deverá retirar o seu cartão de identificação no site www.ebraconconcursos.com.br, sem o qual acompanhado da carteira de identidade o candidato não fará prova.

5. LOCAL, DATA E HORÁRIO DAS PROVAS.

As provas serão realizadas no dia 29 de março de 2009 e o local e horário de realização das mesmas serão informados aos candidatos inscritos mediante aviso afixado no placar da Prefeitura Municipal de Guaraíta e no site www.ebraconconcursos.com.br até o dia 16 de março de 2009, não podendo nenhum candidato alegar desconhecimento.

6. DAS PROVAS

6.1. As provas do concurso versarão sobre o conteúdo das matérias do programa discriminado no Anexo II do presente edital, além de prova específica e/ou prática para os cargos julgados necessários com base na descrição sumária especificada no anexo I, bem como nas instruções do manual constante do anexo III.

6.1.1. A prova objetiva de múltipla escolha será eliminatória e classificatória, terá 4 (quatro) opções por questão e obedecerá às Provas especificadas no Anexo I deste Edital.

6.1.2. A prova objetiva terá um valor máximo de 100 (cem) pontos e constará de 40 (quarenta) questões.

6.1.3. As disciplinas que comporão a prova objetiva e o número de questões por disciplina, são os discriminados no Anexo I deste Edital.

6.1.4. Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 30,00 (trinta) pontos em cada prova e 60,00 (sessenta) pontos na média final, sendo que quando for aplicado apenas 01 (uma) prova será exigida uma pontuação mínima de 60,00 (sessenta) pontos para a aprovação do mesmo.

6.1.5. Será eliminado do processo o candidato que não alcançar a pontuação mínima exigida no item 6.1.4.

6.1.6. Os conteúdos programáticos para a prova objetiva são os constantes do Anexo II deste Edital.

6.2. DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

6.2.1. A prova objetiva será aplicada na cidade de Guaraíta - GO, no dia 29 de março de 2009.

6.2.2. A prova terá 03 (três) horas de duração.

6.2.3. O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas 30 (trinta) minutos antes do horário marcado para seu início, trazendo somente caneta esferográfica de cor azul ou preta, Cartão de Identificação e documento, original e legível, de identidade.

6.2.3.1. Não será permitida a entrada do candidato no local da prova, após o horário estabelecido.

6.2.4. No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias da data da realização da prova e, ainda, ser submetido à identificação especial, compreendendo a coleta de assinatura e impressão digital em formulário próprio.

6.2.5. Não será aceita copia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

6.2.6. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 6.2.3 deste edital, ressalvando o disposto no subitem 6.2.4, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

6.2.7. Não haverá segunda chamada para a prova, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do certame.

6.2.8. Será excluído do concurso o candidato que faltar a prova ou que, durante a sua realização, for colhido em flagrante comunicação com outro candidato, ou com pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, ou ainda, que portar notas, livros, impressos, calculadoras, bem como qualquer dispositivo eletrônico transmissor ou receptor, inclusive telefone celular.

6.2.9. É vedado o ingresso de candidato portando arma no local de realização de prova.

6.2.10. Será, também, eliminado do concurso o candidato que incorrer nas seguintes situações:

a) deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;

b) tratar com falta de urbanidade os examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;

c) proceder de forma a tumultuar a realização da prova;

d) estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio;

e) usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

f) deixar de atender às orientações expedidas pela Comissão deste Concurso Público.

6.2.11. Na correção do cartão resposta será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção assinalada ou rasurada ou sem opção assinalada.

6.2.12. Em nenhuma hipótese haverá substituição de cartão respostas por erro do candidato.

6.2.13. Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente ao Fiscal de Sala seu cartão resposta.

6.2.14. O candidato somente poderá deixar o local de exame, portando o caderno de provas, 60 (sessenta) minutos após o início da prova.

6.2.15. Na hipótese de candidata lactante, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a realização da prova, desde que leve um acompanhante, o qual será responsável pela criança e permanecerá em local reservado para essa finalidade.

6.3. DA PROVA DE TÍTULOS

6.3.1. A prova de títulos é de caráter classificatório.

6.3.2. Somente participarão dessa prova os candidatos aos cargos da carreira de nível superior que tenham sido aprovados na prova objetiva de múltipla escolha.

6.3.3. A prova de títulos terá valor máximo de 1,75 pontos assim distribuídos:

6.3.3.1. Titulo de especialista com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, em nível de Pós-Graduação Latu Sensu: 0,25 pontos;

6.3.3.2. Titulo de Mestre em nível de Pós-Graduação Strictu Sensu: 0,50 pontos;

6.3.3.3. Titulo de Doutor em nível de Pós-Graduação Strictu Sensu: 1,00 pontos;

6.3.4. Será computado apenas 01 (um) único titulo, para subitens 6.3.3.1 a 6.3.3.3 mesmo que o candidato possua múltipla pontuação.

6.3.5. Os títulos a serem avaliados deverão ser enviados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda - Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, N° 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340,Goiânia-Goiás, com indicação na parte da frente do envelope - PROVA DE TÍTULOS - CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍTA, e dentro do envelope uma capa que conste o nome, o número de inscrição, o cargo para o qual concorre, o endereço completo, inclusive e-mail e a assinatura do candidato, os quais somente serão recebidos até 1 (um) dia útil do encerramento das inscrições.

6.3.6. Os documentos relacionados a cursos realizados no exterior, somente serão aceitos quando vertidos para língua portuguesa por tradutor juramentado e devidamente revalidada por Universidades oficiais credenciadas pelo Ministério da Educação - MEC.

6.3.7. Não serão aferidos quaisquer títulos não estabelecidos no item 6.3.3 e/ou entregues fora do prazo. 6.3.8. Quaisquer títulos que não preencherem devidamente as exigências de comprovação, contidas neste Edital, não serão considerados.

7. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

7.1. Somente será considerado aprovado neste concurso, o candidato que atender as condições previstas no item 6.1.4 deste edital.

7.1.2. O candidato será aprovado e classificado dentro das vagas oferecidas no Anexo I deste Edital.

7.2. O resultado final do candidato será aferido pela média dos pontos obtidos nas provas objetivas e práticas, se for o caso, sendo que o somatório dos títulos será somado a media final para efeito de classificação.

7.3. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, terá preferência para efeito de classificação, sucessivamente o candidato que:

a) obtiver maior número de pontos na prova Específica

b) obtiver maior número de pontos na prova de Português ou Português/Matemática

c) obtiver maior número de pontos na prova de Matemática

c) tiver maior idade

7.3.1. Permanecendo o empate será realizado sorteio pelo órgão encarregado do concurso.

8. DOS RECURSOS

8.1. Caberá interposição de recurso, em instância única, fundamentado perante, o Órgão ou Empresa responsável pelo concurso, dirigido à autoridade que assinou o presente edital, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia útil subseqüente à data de divulgação do objeto do recurso, nos seguintes atos:

a) da data de publicação do edital;

b) da data de realização das provas objetivas;

c) da data de aplicação das provas práticas, se houver;

d) da data de publicação do gabarito;

e) da data de divulgação de somatório dos títulos;

f) da data de publicação do resultado de cada fase ou do resultado final do concurso ou do cargo, conforme o caso;

8.2. Admitir-se-á um único recurso para cada item acima por candidato, não sendo aceitos recursos coletivos.

8.3. Na hipótese de anulação de questão, por força de provimento de algum recurso, os pontos relativos a essa questão serão atribuídos a todos os candidatos do referido cargo, independentemente da formulação de recurso.

8.4. Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente das impugnações.

8.5. Em caso de deferimento do recurso será feita a retificação do Edital, do gabarito oficial ou mesmo do resultado preliminar.

8.6. O recurso deverá ser enviado à EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda com a observância do seguinte:

a) digitado, em duas vias;

b) dentro do prazo estipulado no item 8.1;

c) com indicação da questão ou do item, ou da nota atribuída que se quer contestar;

d) constando a justificativa do pedido, em que se apresente a sua razão, sendo liminarmente indeferidos os que não contenham fatos novos o que se baseiam em razoes subjetivas;

e) com capa em que conste o nome, o número de inscrição, o cargo para o qual concorre, o endereço completo, inclusive e-mail e a assinatura do candidato;

8.7. O recurso deverá ser enviado para EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda - Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, N° 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-Goiás, com indicação na parte da frente do envelope - RECURSO CONTRA O CONCURSO 001/2009 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍTA.

8.8. Não serão considerados os recursos interpostos quando:

a) em desacordo com este Edital;

b) fora do prazo estabelecido.

8.9. O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

8.10. A autoridade que assinou o edital constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

8.11. A EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda encaminhará conclusão fundamentada sobre o recurso, para o endereço eletrônico do candidato.

8.12. A EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda não se responsabiliza por endereço eletrônico não informado ou informado com dados errôneos pelo candidato.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A aprovação no concurso não cria o direito à nomeação, mas esta quando se fizer, respeitará sempre a ordem de classificação dos candidatos aprovados.

9.2. Só poderão ser empossados os candidatos aprovados, após a avaliação médica efetuada pela Junta Médica Oficial ou Oficializada do Município, que forem considerados com aptidão física e mental para o exercício do cargo.

9.3. O candidato será convocado através de publicação no placar da Prefeitura e Câmara Municipal de Guaraíta e publicação em jornal diário de grande circulação, tendo o mesmo o prazo de 10 (dez) dias para apresentação, acompanhado de toda documentação necessária à posse.

9.3.1. Somente após a apresentação dos documentos necessários, no prazo acima estipulado, será dado posse ao candidato.

9.3.2. Caso o candidato aprovado e convocado não apresente a documentação exigida no prazo acima, o mesmo será considerado desistente do concurso, perdendo direito à vaga, sendo convocado e nomeado o subseqüente para ocupar a vaga existente.

9.3.3. O candidato aprovado no concurso, quando convocado para tomar posse, poderá dela desistir temporariamente, desde que requeira no prazo acima.

9.3.3.1. Em caso de desistência temporária, o candidato renunciará a sua classificação passando a posicionar-se em ultimo lugar dos aprovados e classificados, aguardando nova convocação, que poderá ou não se efetivar no período de vigência do concurso.

9.4. Independentemente de aprovação neste concurso público, não será admitido candidato ex-servidor que tenha sido demitido por processo administrativo na Prefeitura e/ou Câmara Municipal de Guaraíta, com a legislação em vigor.

9.5. Somente poderá ser empossado o candidato com a idade mínima de 18 (dezoito) anos.

9.6. O candidato convocado para posse deverá apresentar cópia autenticada dos seguintes documentos:

a) Certidão de nascimento ou de casamento;

b) Carteira de Identidade;

c) Título de Eleitor e o comprovante de que está em dia com as obrigações eleitorais;

d) Cartão do CPF;

e) Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

f) Cartão PIS/PASEP;

g) Atestado médico de sanidade física e mental, expedido pela Junta Médica Oficial ou Oficializada do Município;

h) Diploma ou certificado de conclusão do curso exigido ao cargo pretendido ou comprovação de prática desde que exigido no edital, e registro no respectivo conselho de classe, nos casos de profissão regulamentada;

i) Títulos apresentados a cargos de nível superior e aproveitados pela comissão.

j) Certidão passada pela sessão de pessoal da prefeitura, atestando a existência do cargo e sua vacância no quadro de pessoal;

k) Certidão fornecida por cartório da residência do candidato, de não ter sofrido condenação criminal, nem estar em curso em ação penal por crime contra o patrimônio ou administração pública.

l) Comprovação de experiência mínima, desde que exigida no Anexo I, para ocupação do cargo para o qual foi aprovado, através de carteira profissional de trabalho, e/ou declaração fornecida por órgão público ou empresa privada, esta com firma reconhecida, de que já exerceu função equivalente ao cargo pretendido;

m) 02 (duas) fotografias 3x4;

n) Declaração de seus Bens e Valores;

o) Declaração de não acumulo de cargos públicos, exceto nos casos previstos em Lei;

l) Carteira de Habilitação, conforme exigido nos pré-requisitos de cada cargo, se for o caso.

m) Certidão de Regularidade perante a Fazenda pública Municipal;

n) Ato de nomeação.

9.7. Estará impedido de tomar posse o candidato que deixar de comprovar o requisito para investidura no cargo, estabelecido no item 2 deste edital, bem como a documentação acima relacionada.

9.8. Será anulado o ato de nomeação do candidato que deixar de apresentar qualquer um dos documentos especificados no item 9.6, exceto o mencionado na alínea "f' que poderá ser apresentado oportunamente, exigido para a posse, sem prejuízos das sanções penais cabíveis.

9.9. A nomeação dos candidatos portadores de deficiências aprovados e classificados no concurso observará, em cada cargo, a proporcionalidade e a alternância com os candidatos de ampla concorrência.

9.10. Outras informações referentes ao concurso serão fornecidas pela EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda através do contato@ebraconconcursos.com.br.

9.11. Todas as publicações referentes ao concurso serão feitas no placar do município e no Diário Oficial do Estado e no site www.ebraconconcursos.com.br.

9.12. A Prefeitura Municipal de Guaraíta e a EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda não se responsabilizam por quaisquer textos, apostilas, cursos e outros, referentes a este concurso.

9.13. A inscrição implicará conhecimento, pelo candidato, das presentes instruções, bem como de todas as normas deste Edital.

9.14. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela empresa aplicadora do presente concurso e em último caso pela autoridade que assinou o edital.

9.15. Integram ao presente edital os Anexos I, II e III, para todos os efeitos legais.

9.16. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares, retificações, avisos e convocações, relativos a este concurso, que vierem a ser publicados no placar da Prefeitura Municipal de Guaraíta e no site www.ebraconconcursos.com.br.

9.17. Este concurso se sujeita às normas estabelecidas no Regulamento de Concursos da prefeitura e demais legislação pertinente.

9.18. Caberá ao Prefeito do Município de Guaraíta a homologação do resultado final do Concurso o qual será publicado no placar deste órgão e no Diário Oficial do Estado juntamente com a relação de aprovados.

Guaraíta, 13 de fevereiro de 2009.

Célia de Morais Marques
Prefeita Municipal

ANEXO I - PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍTA

Cargo

Assistente Social

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Superior em Assistência Social com registro na entidade profissional

Carga Horária

20 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Planejar, analisar e executar atividades inerentes à função de Assistência Social; desenvolver trabalhos de alto nível junto à comunidade referente suas aspirações, anseios, para que a mesma possa integrar-se no desenvolvimento; realizar estudos e pesquisas no campo da assistência social, bem como programas de trabalho referente ao serviço social; supervisionar o trabalho dos auxiliares do serviço social; fazer triagem dos casos apresentados, procurando a sua reintegração; organizar e ministrar cursos de treinamento social; planejar e promover inquéritos sobre a situação social de escolares e sua família; estudar os antecedentes da família; participar de seminários para estudo e diagnósticos dos casos e orientar os pais em grupo ou individualmente, sobre o tratamento adequado; fazer levantamentos sócio-econômicos das famílias, com vistas ao planejamento habitacional nas comunidades; orientar e coordenar trabalhos nos casos de reabilitação profissional; realizar e interpretar pesquisas sociais; participar no desenvolvimento de pesquisa médico-sociais e interpretar, junto ao médico, a situação social do doente e de sua família; cooperar com as autoridades, visando medidas de alcance social; indicar métodos e sistemas para recuperação de desajustados sociais; organizar fichários e registros de casos investigados; pesquisar e levantar dados da comunidade e da Instituição, objetivando a elaboração de projetos e ações preventivas e sócio-educativas; dar suporte a funcionários em atendimentos aos cidadãos, quando realizarem; realizar perícias sobre assuntos relacionados com a assistência social; executar tarefas afins. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Bioquímico

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Superior em Bioquímica com registro na entidade profissional

Carga Horária

40 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Planejar, orientar, coordenar, controlar, supervisionar e executar atividades técnicas especifica da profissão; realizar análises clínicas de exsudatos e transudatos humanos, como sangue, urina, saliva e outros, valendo-se de diversas técnicas especificais para completar o diagnóstico de doenças; supervisionar o pessoal envolvido em atividades laboratoriais; interpelar e emitir resultados dos exames realizados em bioquímica, imunologia, parasitologia, microbiologia e hematologia; executar atividades de desinfecção e esterilização; zelar pela limpeza e ordem dos materiais e equipamentos; exercer outras atividades correlatas. desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo; subordinar-se às determinações da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Enfermeiro

Vagas

02

Habilitação Mínima

Curso Superior em Enfermagem com registro na entidade profissional

Carga Horária

40 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Executar as tarefas de observação e educação sanitária do doente, da gestante ou do acidentado, prestar cuidados de enfermagem a pacientes graves com risco de morte; identificar as necessidades de enfermagem, realizando entrevistas, participando de reuniões e através de observações sistematizadas, preservar a saúde; executar tarefas de administração de sangue e plasma, controle de pressão venosa, monitorização e aplicação de respiradores artificiais, prestação de cuidados de conforto, movimentação ativa e passiva e de higiene pessoal; aplicação de diálise peritonial, gasoterapia, cateterismo, instilações, lavagem de estõmagos, visitais e outros tratamentos; executar tarefas complementares ao tratamento médico especializado em caso de cateterismo cardíaco, transplante de órgãos, hemodiálise e outros, preparando o paciente, o material e o ambiente para assegurar maior eficiência na realização de exames e tratamentos; efetuar teste de sensibilidade, aplicando substâncias alergênicas e fazendo leitura das reações para obter subsídios para diagnósticos; fazer curativos, imobilizações especiais e ministrar medicamentos e tratamentos em situações de emergência, empregando técnicas usuais ou específicas para atenuar as conseqüências dessas situações; adaptar o paciente ao ambiente hospitalar e aos métodos terapêuticos que lhe são aplicados, realizando entrevistas, visitas diárias e orientando-o para reduzir sua sensação de insegurança e sofrimento e obter sua colaboração no tratamento; participar de programas de treinamento e aperfeiçoamento do pessoal de enfermagem; atuar nos Programas de Ações Básicas de Saúde; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo; subordinar-se às determinações da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Médico

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Superior em Medicina com registro na entidade profissional

Carga Horária

40 horas

Remuneração

R$ 2.075,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Atender consultas médicas em ambulatório, hospitais, unidades sanitárias e efetuar exames médicos em unidades escolares e pré-escolares; examinar servidores públicos municipais para fins de controle do ingresso, licença e aposentadoria; preencher e assinar laudos de exames e verificação; fazer diagnósticos e recomendar a terapêutica indicada para cada caso; prescrever regimes dietéticos; prescrever exames laboratoriais; atender a população de um modo geral, diagnosticando enfermidades, medicando-os ou os encaminhado, em casos especiais, a setores especializados; atender emergências e prestar socorros; efetuar auditorias nos serviços médico-hospitalares e elaborar relatórios; elaborar e emitir laudos médicos e anotar em ficha apropriada os resultados obtidos; ministrar cursos de primeiro socorros; supervisionar em atividades de planejamento ou execução, referente a sua área de atuação; preparar relatórios das atividades relativas ao emprego; realizar exames médicos; realizar diagnósticos; prescrever e ministrar tratamentos para as diversas doenças, perturbações e lesões do organismo e aplicar os métodos da medicina aceitos e reconhecidos cientificamente; praticar atos cirúrgicos e correlatos; emitir laudos e pareceres; cumprir e aplicar as leis e regulamentos da Secretaria e do SUS; desenvolver ações de saúde coletiva; participar de processos educativos e de vigilância em saúde; planejar, coordenar, controlar, analisar e executar atividades de Atenção à Saúde individual e coletiva; assessorar e prestar suporte técnico de gestão em saúde; regular os processos assistenciais (organizando a demanda e oferta de serviços) no âmbito do Sistema Único de Saúde do Município, integrando-o com outros níveis do Sistema; participar de todos os atos pertinentes à Medicina; prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo indicado em Medicina; executar outras tarefas compatíveis com as previstas no cargo e/ou com particularidades ou necessidades do Município; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Nutricionista

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Superior em Nutrição com registro na entidade profissional

Carga Horária

40 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Planejar, coordenar e supervisionar serviços ou programas de nutrição nos campos hospitalares de saúde pública, educação, trabalho e outros; planejar, implantar, coordenar e supervisionar as atividades de pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições e/ou preparações culinárias e as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios; desenvolver cardápios; promover avaliação nutricional e do consumo alimentar de crianças e adultos, quando solicitado; definir, planejar, organizar, supervisionar e avaliar as atividades de assistência nutricional aos clientes da Saúde Municipal; analisar as carências alimentares e o conveniente aproveitamento de recursos dietéticos; controlar a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos; realizar treinamento na área de atuação; desenvolver campanhas educativas para contribuir para a criação de hábitos e regimes alimentares adequados; elaborar e/ou controlar programas específicos de assistência alimentar a grupos vulneráveis; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizados e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Odontólogo

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Superior em Odontologia com registro na entidade profissional

Carga Horária

40 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Realizar exames clínicos com finalidade epidemiológica; realizar procedimentos clínicos básicos; encaminhar e orientar os usuários que apresentarem problemas mais complexos; realizar atendimentos nas urgências; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; executar ações de assistência integral; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção à Saúde Bucal; supervisionar THD e ACD; realizar ações educativas e preventivas em saúde bucal; realizar levantamentos epidemiológicos para traçar o perfil de saúde bucal da população adstrita; realizar os procedimentos clínicos definidos na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde NOB/SUS e na Norma Operacional Básica da Assistência à Saúde NOAS; realizar o tratamento integral, no âmbito da atenção básica para a população adstrita; encaminhar e orientar os usuários que apresentam problemas mais complexos a outros níveis de assistência, assegurando seu acompanhamento; realizar atendimentos de primeiros cuidados nas urgências; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; prescrever medicamentos e outras orientações na conformidade dos diagnósticos efetuados; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; executar as ações de assistência integral, aliando a atuação clinica à de saúde coletiva, assistindo as famílias, indivíduos ou grupos específicos, de acordo com planejamento local; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção o e prevenção em saúde bucal; programar e supervisionar o fornecimento de insumos para as ações coletivas; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Psicólogo

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Superior em Psicologia com registro na entidade profissional

Carga Horária

40 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Realizar avaliação psicológica de pacientes portadores de condições médicas específicas, tanto em situação de internação quanto ambulatorial, através da observação direta dos sintomas ou da aplicação de instrumentos de medida, locomovendo-se diariamente entre as enfermarias e demais unidades de saúde do município; atuar junto às organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança; elaborar programas de mudança de caráter social e técnico, nas diversas situações; atuar junto ao departamento de comunicação do município, assessorando quanto aos aspectos psicológicos nas técnicas de comunicação e propaganda; realizar atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo, adequado às diversas faixas etárias, nos diversos órgãos do município; realizar atendimento familiar para orientação ou acompanhamento psicoterapêutico; realizar atendimento a crianças com problemas emocionais, psicomotores e psico-pedagógico; acompanhar psicologicamente gestantes durante a gravidez, parto e puerpério, procurando integrar suas vivências emocionais e corporais, bem como incluir o parceiro, como apoio necessário em todo este processo; preparar o paciente para entrada, permanência e alta hospitalar quando necessário se fizer; auxiliar todo aparato médico do município em situações de agravamento físico e emocional de pacientes, inclusive no período terminal, participando das decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, como: internações, intervenções cirúrgicas, exames e altas hospitalares; participar e acompanhar a elaboração de programas educativos e de treinamento em saúde mental, a nível de atenção primária nas creches, conselho tutelar e órgãos afins do município; coordenar e supervisionar as atividades de psicologia nos estabelecimentos de ensino do município; atuar junto à equipe multiprofissionais no sentido de levá-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervém na saúde geral dos indivíduos do município que estejam utilizando os serviços de saúde do município; participar dos planejamentos e realizar atividades culturais, terapêuticas e de lazer no município; participar de programas de atenção primária em Postos de Saúde ou na comunidade; participar da elaboração, execução e analise da administração pública municipal, realizando programas, projetos e planos de atendimentos, em equipes multiprofissionais, com o objetivo de detectar necessidades, perceber limitações, desenvolver potencialidades do pessoal envolvido no trabalho do município, tanto nas atividades fim, quanto nas atividades meio; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Professor III (Língua Portuguesa)

Vagas

04

Habilitação Mínima

Licenciatura Plena em Português e registro no MEC de magistério

Carga Horária

30 horas

Remuneração

R$ 1.361,23

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

O Professor deverá cultivar a assiduidade e a pontualidade no trabalho; cumprir as ordens superiores, salvo se manifestamente ilegais; guardar sigilo sobre os assuntos de natureza confidencial; haver-se em relação aos companheiros de trabalho, com espírito de cooperação e solidariedade; executar sua missão com zelo e presteza; empenhar-se pela educação integral dos alunos; tratar os educandos e suas famílias com urbanidade e sem preferências; freqüentar os cursos legalmente instituídos para o seu aprimoramento; aplicar, em constante atualização, os processos de educação e aprendizagem que lhe forem transmitidos; apresentar-se decentemente trajados; comparecer às comemorações cívicas e participar das atividades extracurriculares; estimular nos alunos o espírito de solidariedade humana, o ideal de justiça e cooperação, o respeito às autoridades e o amor à Pátria; levar ao conhecimento da autoridade superior competentes às irregularidades de que tiver conhecimento em razão do cargo ou da função docente; atender prontamente às requisições de documentos, informações ou providencias que forem formuladas pelas autoridades e pelo publico; sugerir as providencias que lhe pareçam capazes de melhorar e aperfeiçoar os processos de ensino e educação.

 

Cargo

Professor III (Geografia)

Vagas

03

Habilitação Mínima

Licenciatura Plena em Geografia e registro no MEC de magistério

Carga Horária

30 horas

Remuneração

R$ 1.361,23

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

O Professor deverá cultivar a assiduidade e a pontualidade no trabalho; cumprir as ordens superiores, salvo se manifestamente ilegais; guardar sigilo sobre os assuntos de natureza confidencial; haver-se em relação aos companheiros de trabalho, com espírito de cooperação e solidariedade; executar sua missão com zelo e presteza; empenhar-se pela educação integral dos alunos; tratar os educandos e suas famílias com urbanidade e sem preferências; freqüentar os cursos legalmente instituídos para o seu aprimoramento; aplicar, em constante atualização, os processos de educação e aprendizagem que lhe forem transmitidos; apresentar-se decentemente trajados; comparecer às comemorações cívicas e participar das atividades extracurriculares; estimular nos alunos o espírito de solidariedade humana, o ideal de justiça e cooperação, o respeito às autoridades e o amor à Pátria; levar ao conhecimento da autoridade superior competentes às irregularidades de que tiver conhecimento em razão do cargo ou da função docente; atender prontamente às requisições de documentos, informações ou providencias que forem formuladas pelas autoridades e pelo publico; sugerir as providencias que lhe pareçam capazes de melhorar e aperfeiçoar os processos de ensino e educação.

 

Cargo

Professor III (História)

Vagas

03

Habilitação Mínima

Licenciatura Plena em História e registro no MEC de magistério

Carga Horária

30 horas

Remuneração

R$ 1.361,23

Provas/Questões

Português

20 Questões

Específica

20 Questões

 

O Professor deverá cultivar a assiduidade e a pontualidade no trabalho; cumprir as ordens superiores, salvo se manifestamente ilegais; guardar sigilo sobre os assuntos de natureza confidencial; haver-se em relação aos companheiros de trabalho, com espírito de cooperação e solidariedade; executar sua missão com zelo e presteza; empenhar-se pela educação integral dos alunos; tratar os educandos e suas famílias com urbanidade e sem preferências; freqüentar os cursos legalmente instituídos para o seu aprimoramento; aplicar, em constante atualização, os processos de educação e aprendizagem que lhe forem transmitidos; apresentar-se decentemente trajados; comparecer às comemorações cívicas e participar das atividades extracurriculares; estimular nos alunos o espírito de solidariedade humana, o ideal de justiça e cooperação, o respeito às autoridades e o amor à Pátria; levar ao conhecimento da autoridade superior competentes às irregularidades de que tiver conhecimento em razão do cargo ou da função docente; atender prontamente às requisições de documentos, informações ou providencias que forem formuladas pelas autoridades e pelo publico; sugerir as providencias que lhe pareçam capazes de melhorar e aperfeiçoar os processos de ensino e educação.

 

Cargo

Executor de Planejamento

Vagas

01

Habilitação Mínima

Ensino médio completo

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específica

20 Questões

 

Planejar juntamente com o gestor municipal as ações do executivo visando atender as prioridades nos diversos setores da administração municipal; auxiliar as secretarias no desenvolvimento do planejamento administrativo para o desempenho das ações propostas pelo gestor; elaborar e coordenar em consonância com as diretrizes do chefe do executivo municipal as metas de trabalho visando atender aos diversos setores da administração pública; participar efetivamente na elaboração dos planos plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentária e da Lei Orçamentária Anual; planejar juntamente com o Secretário de Administração, e demais secretarias as diretrizes para o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos órgãos da administração municipal; Auxiliar a administração na elaboração de projetos, planos de trabalhos, projetos de lei, relatórios e acompanhamento das ações para o desenvolvimento social; elaborar roteiros para divulgação dos programas desenvolvidos pelo Município; planejar, com os gestores dos fundos, as ações para o melhor aproveitamento dos recursos, priorizando os fatores, qualidade e economicidade; analisar documentos e emitir pareceres, informações ou certidões, acerca de dados dos projetos em execução no município; sugerir ao gestor municipal ações, que julgue importantes para o desenvolvimento de atividades consideradas prioritárias no âmbito do desenvolvimento social, cultural, tecnológico e econômico; construir indicadores de desenvolvimento econômico, social, serviços públicos e outros, através de cooperação técnica com órgãos afins e instituições de ensino e pesquisa; promover a interdisciplinaridade como fator preponderante para o planejamento estratégico; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se à Secretaria Municipal de Administração.

 

Cargo

Executor de Processamento de Dados e Recursos Humanos

Vagas

01

Habilitação Mínima

Ensino médio completo

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específica

20 Questões

 

Promover o recrutamento, seleção e treinamento de pessoal; manter atualizados os assentamentos da vida funcional do pessoal, em seus respectivos dossiês; analisar documentos e emitir pareceres, informações ou certidões a respeito de assuntos inerentes aos servidores públicos; emitir relatórios e análises demonstrativas de despesas com remuneração, previdência e assistência dos servidores; proceder ao registro da lotação dos servidores, por órgão, divisão e local de trabalhos, mantendo cadastro para fácil consulta e conhecimento da administração; elaborar em conjunto com a chefia de cada órgão, a escala de férias do pessoal, remetendo-a ao Secretário da Administração até 31 de janeiro de cada ano; cobrar e anotar, mensalmente, a freqüência de todos os servidores; elaborar folha de pagamento, averbar descontos e cumprir ordens judiciais, quanto às pensões e encargos pessoais; instruir processos de aposentadorias, pensões, licenças e de outros assuntos a requerimento de interessados ou de ofício quando for o caso; expedir identificação funcional e declarações funcionais; inventariar anualmente os servidores; manter sobre controle a situação e encargos com inativos e pensionistas, elaboração e apresentação oportuna da RAIS, DIRF E GFIP, aos órgãos competentes; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações da Secretaria de Administração.

 

Cargo

Auxiliar Administrativo

Vagas

08

Habilitação Mínima

Ensino médio completo

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 622,50

Provas/Questões

Português

20 Questões

Matemática

20 Questões

Prática

Prova prática de computação (Digitação de textos e/ou planilhas)

 

Exercer atividades inerentes às funções administrativas, auxiliando a chefia imediata, atendendo aos servidores e ao público, coletando e analisando dados, organizando e atualizando arquivos, operando equipamentos diversos, executando serviços de datilografia, digitação, operação de fotocopiadoras, fax-símile, atendimento de telefone, recepção, portaria, arquivamento de documentos, protocolo, encaminhamento e controle de correspondências, publicação de atos, e desempenhar outras atividades afins, de acordo com determinações emanadas da Chefia do setor onde estiver lotado; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se ao Secretário Municipal de Administração.

 

Cargo

Técnico em Enfermagem

Vagas

08

Habilitação Mínima

Curso Técnico em Enfermagem com registro no COREN

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 622,50

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específica

20 Questões

 

Exercer atividades auxiliares, de nível médio e técnico, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar e participação no planejamento da assistência, cabendo-lhe especialmente: participar da programação; executar ações assistenciais de enfermagens, exceto as privativas do Enfermeiro; participar da orientação e supervisão do trabalho, em grau auxiliar, na prestação de cuidados diretos a pacientes em estado grave; na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológica; na prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência à saúde; integrar equipe de saúde; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Técnico em Higiene Dentária

Vagas

01

Habilitação Mínima

Curso Técnico em Higiene Dentária com registro no CRO

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 622,50

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específica

20 Questões

 

Desempenhar as atividades do atendente de consultório dentário; participar do treinamento de atendentes de consultórios dentários; colaborar nos programas educativos de saúde bucal; colaborar nos levantamentos e estudos epidemiológicos como coordenador, monitor e anotador; educar e orientar os pacientes ou grupos de pacientes sobre prevenção e tratamento das doenças bucais; fazer a demonstração de técnicas de escovação; responder pela administração de clínica; supervisionar, sob delegação, o trabalho dos atendentes de consultório dentário; fazer tomada e revelação de radiografias intra-orais; realizar teste de vitalidade pulpar; realizar a remoção de indutos, placas e cálculos supra gengivais; executar a aplicação de substâncias para a prevenção da cárie dental; polir restaurações, vedando - se a escultura; proceder à limpeza e a anti - sepsia do campo operatório, antes e após os atos cirúrgicos; remover suturas; confeccionar modelos; preparar moldeiras; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Auxiliar de Enfermagem

Vagas

05

Habilitação Mínima

Ensino Fundamental completo + Curso de Auxiliar de Enfermagem com registro no COREN.

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 465,00

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específica

20 Questões

 

Exercer atividades inerentes às funções envolvendo serviços de atendimento à clientela nos centros e postos de saúde, farmácias, e hospital municipal; auxiliar os Técnicos de Enfermagem e médicos na execução dos serviços de saúde a que forem solicitados; auxiliar a chefia mediata, atendendo aos servidores e ao público, coletando e analisando dados, organizando e atualizando arquivos, operando equipamentos diversos; desempenhar atividades auxiliares na execução dos programas de saúde; manter organizado, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Auxiliar de Consultório Dentário

Vagas

02

Habilitação Mínima

Ensino Fundamental completo + Curso de Auxiliar de Consultório Dentário com registro no CRO.

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 465,00

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específica

20 Questões

 

Proceder a desinfecção e esterilização de materiais e instrumento sutilizados; sob supervisão do cirurgião dentista ou THD, realizar procedimentos educativos e preventivos aos usuários, individuais ou coletivos, como evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada, orientações de escovação, uso de fio dental; preparar e organizar o instrumental e materiais (sugador, espelho, sonda etc.) necessários para o trabalho; instrumentalizar o cirurgião dentista ou THD durante a realização de procedimentos clínicos (trabalho a quatro mãos); agendar o paciente e orientá-lo ao retorno e á preservação do tratamento; acompanhar e desenvolver trabalhos com equipe de Saúde da Família no tocante à Saúde bucal, e desempenhar outras atividades afins. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Cargo

Motorista

Vagas

08

Habilitação Mínima

Alfabetizado + Carteira de Habilitação mínima "D"

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 830,00

Provas/Questões

Conhecimentos Gerais

20 Questões

Específica

20 Questões

Prática

Prova prática de direção veicular.

 

Dirigir, com documentação legal, os veículos de passeio, caminhões, ambulâncias, ônibus e semelhantes; manter em ordem o funcionamento do veículo que utilizar no serviço; respeitar as leis de trânsito e as ordens de serviço recebidas; recolher à garagem o veículo quando concluir o serviço e/ou quando forem exigidos; zelar pela limpeza e conservação do veículo sob sua guarda, cumprir com a regulamentação do setor de transporte; executar outras tarefas que contribuam, direta ou indiretamente para o bom desempenho de suas atividades ou a critério do seu chefe imediato; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo.

 

Cargo

Monitor

Vagas

03

Habilitação Mínima

Alfabetizado

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 465,00

Provas/Questões

Conhecimentos Gerais

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Ministrar aulas que capacitem manufaturação de crochê, tricô, porcelana, pintura, tecelagem, confecção de sandálias, cerâmica, artesanatos em geral, corte e costura, bem como digitação e quaisquer outras atividades correlatas.

 

Cargo

Agente de Serviços Gerais

Vagas

20

Habilitação Mínima

Alfabetizado

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 465,00

Provas/Questões

Conhecimentos Gerais

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Executar tarefas de zeladoria pública e de cemitério; atuar na área de jardinagem, plantio, poda, rega e adubação de plantas ornamentais, arborização e hortaliças, carpina, abertura de valetas, tapagem de buracos, atendimento a postos de serviços, serpentear construções; embarcar e desembarcar mercadorias e outras; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo; subordinar-se às determinações da autoridade imediata do setor em que encontrar-se lotado.

 

Cargo

Eletricista

Vagas

02

Habilitação Mínima

Alfabetizado

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 465,00

Provas/Questões

Conhecimentos Gerais

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Executar tarefas de menor complexidade, em colaboração com eletrotécnicos ou engenheiros, na área de instalações elétricas de baixa tensão, bem assim todas as atribuições típicas de eletricista, segundo as leis vigentes regulamentadoras das atividades profissionais, como também as decisões decorrentes dos ajustes e convenções sindicais, e executar qualquer outra atividade correlata ou similar que lhe for atribuída por autoridade competente; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo. Subordinar-se às determinações emanadas da Secretaria Municipal de Administração ou do setor em que estiver lotado.

 

Cargo

Gari

Vagas

06

Habilitação Mínima

Alfabetizado

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 465,00

Provas/Questões

Conhecimentos Gerais

20 Questões

Específica

20 Questões

 

Limpar as vias públicas; providenciar o acondicionamento do lixo urbano em recipientes próprios à sua coletação; colaborar e participar de todos os serviços de melhoria do sistema de limpeza urbana que lhe forem conferidos pelo órgão próprio do Município; coletar o lixo urbano e suburbano da cidade, inclusive de estabelecimentos comerciais e hospitalares e conduzi-lo aos respectivos depósitos; zelar pela guarda e conservação do material de limpeza que lhe for confiado; desempenhar outras tarefas de serviços gerais quando solicitado e outras tarefas afins ao seu cargo. Subordinar-se à Secretaria Municipal de Administração.

 

Cargo

Operador de Máquinas de Médio Porte

Vagas

05

Habilitação Mínima

Alfabetizado + Carteira de Habilitação mínima "C"

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 830,00

Provas/Questões

Conhecimentos Gerais

20 Questões

Específica

20 Questões

Prática

Prova prática de direção veicular.

 

Operar máquinas de médio porte, principalmente o trator, executando as tarefas pertinentes à utilização do mesmo em área urbana e rural; vistoriar o veiculo e zelar pela sua manutenção; responsabilizar-se por sua guarda e conservação, quando dele tiver a posse e uso; usar adequadamente o equipamento, repelindo, inclusive, ordens ilegais ou de serviços que possam danificá-los, recolhê-los à garagem, assim que as tarefas forem concluídas; executar outras tarefas afins quando solicitado; Subordinar-se à Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Cargo

Operador de Máquinas de Grande Porte

Vagas

02

Habilitação Mínima

Nível fundamental incompleto + Carteira de Habilitação mínima "D"

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 1.245,00

Provas/Questões

Português

10 Questões

Matemática

10 Questões

Específicos

20 Questões

Prática

Prova prática de direção veicular.

 

Operar motoniveladora e maquinários pesados em geral; executar todas as tarefas pertinentes à utilização de tais

equipamentos, seja na área urbana, seja na rural; vistoriar os veículos, zelando pela sua manutenção; responsabilizar-se por sua guarda e conservação, quando dele tiver a posse e uso; usar adequadamente o equipamento, repelindo, inclusive, ordens ilegais ou de serviços que possam danificá-lo; manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade; desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo; subordinar-se às determinações da autoridade imediata do setor onde estiver lotado.

ANEXO I - CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAÍTA

Cargo

Executor de Projetos

Vagas

01

Habilitação Mínima

Ensino médio completo

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 622,50

Provas/Questões

Português

20 Questões

Matemática

20 Questões

Prática

Prova prática de computação (Digitação de textos e/ou planilhas)

 

Planejar juntamente com o Gestor Municipal as ações do Legislativo, visando atender as prioridades na elaboração de Projetos de Lei, Resolução, Requerimentos. Indicações, ofícios, auxiliar a Secretaria no desenvolvimento do Planejamento Administrativo para o desempenho das ações propostas pelo Gestor, elaborar juntamente com o Secretário Geral, documentos, emitir pareceres técnicos, informações ou certidões, manter toda documentação conservados, maquinas, equipamentos, e local de trabalho que estão sob sua responsabilidade, operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizado ao exercício das demais atividades, desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo.

 

Cargo

Auxiliar Administrativo

Vagas

01

Habilitação Mínima

Ensino médio completo

Carga Horária

44 horas

Remuneração

R$ 622,50

Provas/Questões

Português

20 Questões

Matemática

20 Questões

Prática

Prova prática de computação (Digitação de textos e/ou planilhas)

 

Exercer atividades às funções administrativas, auxiliando a chefia mediata, atendendo aos servidores e ao publico, coletando e analisando dados, organizando e atualizando arquivos, operando equipamentos diversos, executando serviços de datilografia, digitação, operação de fotocopiadoras, fax-smile, atendimentos de telefone, recepção, portaria, arquivamento de documentos, protocolo, encaminhamento e controle de correspondência, publicação de atos e desempenhar outras atividades afins de acordo com as determinações emanadas da Chefia, manter organizado, limpos e conservados os materiais, maquinas, equipamentos e local de trabalho que estão sob sua responsabilidade, operar equipamentos e sistemas de informática e outros quando autorizados e necessário ao exercício das demais atividades, desempenhar outras tarefas inerentes ao cargo.

Guaraíta, 13 de fevereiro de 2009.

Célia de Morais Marques
Prefeita Municipal

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2009
ANEXO II - Conteúdo Programático - Prefeitura

Português

Nível Superior: Interpretação de textos; níveis de linguagem; tipos de discurso; ortografia; formação de palavras; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação pronominal; crase; pontuação; análise sintática; figuras de linguagem; funções da linguagem.

Nível Médio: Interpretação de textos; ortografia, acentuação gráfica; pontuação; crase; classe de palavras; concordância nominal e verbal; regência verbal; colocação pronominal; estrutura das palavras; figuras de linguagem; níveis da linguagem.

Nível Fundamental Completo: Acentuação gráfica. Ortografia. Palavras sinônimas, antônimas, homônimas e parônimas. Sentido denotativo e conotativo. Pontuação. Verbos regulares e irregulares. Formação de palavras. Interpretação de textos.

Nível Fundamental Incompleto: Noções básicas de Português tais como: interpretação de textos, coletivo, vogais, consoantes, acentuação, pontuação;

Matemática

Nível Médio: Expressão numérica e algébrica; Conjuntos; Razão; Proporção; Regra de três; Porcentagem; Juros Simples e Juros Compostos; Equação do 1° e 2° grau; Função polinomial do 1° e 2° grau; Progressões; Geometria plana; Análise Combinatória: (Permutação, Arranjos, Combinação); Probabilidade; Estatística básica; Medidas de volume e Capacidade; Medida de Massa e Noções de lógica;

Nível Fundamental Completo: Sistema de numeração; Operações com números naturais, decimais e fracionários; Conjuntos Numéricos; Expressão numérica e algébrica; Potenciação; Razão; Proporção; Regra de três; Porcentagem; Juros simples; Equações do 1° Grau; Noções de Geometria plana; Medidas de Comprimento e Superfície; Medidas de volume e Capacidade; Medida de Massa e Noções de lógica

Nível Fundamental Incompleto: Noções básicas de matemática, principalmente relacionadas com soma, diminuição, multiplicação e divisão; Noções de lógica.

Conhecimentos Gerais

Alfabetizado: Noções de higiene e de segurança individual e coletiva; Atualidades, política do Brasil; Noções de cidadania, higiene e saúde; Noções de primeiros socorros.

Específicas

Nutricionista: Bases metabólicas da nutrição; Nutrição nos diversos ciclos de vida (gravidez e lactação, infância, adolescência, idade adulta, envelhecimento); Avaliação do estado nutricional (Métodos de avaliação do estado nutricional, Estimativas das necessidades energéticas, Diagnóstico em nutrição); Técnica e dietética (característica dos grupos de alimentos, seleção, aquisição, preparação e armazenamento de alimentos, planejamento de cardápio); Administração em unidades de alimentação e nutrição (planejamento, organização, coordenação e controle de UANS; gestão de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros); Educação nutricional (conceitos, métodos de ensino em educação nutricional, planejamento de programas de educação nutricional); Controle higiênico sanitário dos alimentos (microbiologia de alimentos, Doenças Transmitidas por Alimentos, legislação sobre condições sanitárias e boas práticas de manipulação); Patologia da nutrição e dietoterapia ( diabetes, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer, doenças cardiovasculares, carências nutricionais); Estratégia global de promoção da saúde; Política Nacional de Atenção Básica; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Bioquímico: FARMACOLOGIA - Farmacocinética: absorção, biodisponibilidade, meia-vida, concentração plasmática, distribuição, biotransformação e eliminação de drogas., Farmacodinâmica: mecanismo de ação das drogas, receptores farmacológicos. Drogas que atuam no sistema nervoso central: hipnóticos, antidepressivos, ansiolíticos, hipnoanalgésicos; analgésicos e antiinflamatórios (esteroidais e não esteroidais); Insulina e hipoglicemiantes orais; histamina e anti-histamínicos; drogas utilizadas no tratamento das anemias; drogas diuréticas; anti-hipertensivos, antiarrítmicos. Drogas para tratamento de dislipidemias; Drogas anti-helmínticas, antifúngicas e antivirais; drogas usadas no tratamento de tuberculose e hanseníase; Drogas antimicrobianas: penicilinas, cefalosporinas, quinolonas, sulfonamidas, cloranfenicol, eritromicina, tetraciclinas, azitromicina, aminoglicosídeos, resistência aos antibióticos. Interações farmacológicas. ANALISE FARMACÊUTICA - Cálculo de equivalente grama, de miliequivalente grama e de miliosmol. Concentração de soluções em molaridade, normalidade, molalidade, peso/peso, peso/volume, volume/volume, ppm. PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS E SUAS ELABORAÇÕES - Formas farmacêuticas sólidas, líquidas de uso oral e parenteral, cremes e pomadas - preparação, vantagens e desvantagens das principais vias de administração. ANÁLISES CLÍNICAS - Bioquímica clínica - glicemia, bilirrubina, creatinina, ácido úrico, transaminases. Hematologia clínica - parãmetros hematológicos básicos, anemias. Hormônios tireoidianos.

Odontólogo: Clínica Geral odontológica; Semiologia e tratamento das afecções dos tecidos bucais; Farmacologia e anestesiologia na prática odontológica; Aspectos radiográficos das principais alterações dentárias e do sistema estomatognático; Procedimentos básicos de dentística operatória e restauradora, endodontia, periodontia e prátese dentária; Princípios de cirurgia, emergência e traumatologia; Promoção de saúde e prevenção em saúde bucal; Odontologia preventiva e social; SUS - sues princípios e diretrizes. Odontogeriatria. Odontopediatria. Patologia. Noções de Ortodontia.

Médico: Noções sobre Políticas de Saúde no Brasil. Legislação de Saúde do Brasil (Constituição Federal, Leis Orgânicas da Saúde, Normas Operacionais).Ética e legislação profissional.Noções Básicas de Epidemiologia: Vigilância epidemiológica, Indicadores Básicos de Saúde. Atuação do Médico nos programas Ministeriais: Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes. Atenção a Saúde da Mulher. Atenção a Saúde da Criança. Atenção a Saúde do Adolescente, Adulto e do Idoso. Exame Clínico; Considerações Biológicas em Medicina Clínica; doenças causadas por agentes biológicos e ambientais; Doenças causadas por riscos do meio ambiente e agentes físicos e químicos; Doenças dos sistemas orgânicos; DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis: HIV e AIDS, Prevenção, Transmissão e Tratamento; Fundamentos da Psiquiatria e Doenças Psicossomáticas: Fundamentos, Geriatria, Fundamentos da Hemoterapia; Fundamentos de Epidemiologia e Doenças de Motivação Compulsória; Fundamentos de Saúde Pública; Fundamentos de Pediatria; gastroenterológicos das doenças infecciocontagiosas, dos estados alérgicos e dermatológicos, dos politraumatizados, da Ortopedia, das feridas e queimaduras, da Ginecologia e Obstetrícia, da Urologia, da Oftalmologia e Otorrinclariogologia. Propedêutica em clínica médica. Prevenção e doenças nutricionais. Antibióticos, antiinflamatórios, helmínticos, anticoagulantes, quimioterapicos e corticoides. Etiologia clínica, laboratório, diagnostico diferencial das seguintes afecções: Aparelho digestivo: esofagite, gastrite, ulcera péptica, doença intestinal inflamatória e cirrose hepática; Aparelho cardio vascular: angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, Sistema Hematopoiético: anemias leucoses e linfomas; Sistema renal: infecções do trato urinário GNDA, GNC; Aparelho respiratório: pneumonia, bronco pneumonia e DPOC. Doenças do colágeno: febre reumática, artrite reumática e led. Doenças infectoparasitorias: parasitoses, esquistosomose, leptospirose, hepatite, cólera, peste, dengue, chagas, febre tifóide e meningoencefalite. Manifestações clínicas devidas à ingestão aguda e crónica de álcool e tabagismo. Doenças neoplasicas: aspectos diagnósticos das doenças tumorais do aparelho respiratório e digestivo. Doenças da tireóide. Urgências clínicas: insuficiência cardíaca congestiva, edema agudo de pulmão, crise hipertensiva, asma, hemorragia digestiva, insuficiência hepática, insuficiência renal aguda e embolia pulmonar. Emergências Médicas: Cardiovasculares, Respiratórias, Neurológicas, Pneumológicas dos distúrbios metabólicos e endócrinos. Envenenamentos agudos. Partos de urgências. Saúde da família na busca da humanização e da ética na atenção a saúde. Saúde mental. Tratamento de feridas no domicílio. Controle da dor no domicílio. Intervenções Médica na internação domiciliar e assistência Médica em domicílio. Visitas Domiciliares. Trabalho em equipe multiprofissional. Relacionamento Interpessoal.

Assistente Social: Fundamentos históricos e teóricos - metodológicos do Serviço Social; Questão Social e Serviço Social; Políticas Públicas, Estado e direito social no Brasil; Fundamentos da Política Social e neoliberalismo; Controle social e as relações com os conselhos de política de direitos; Avaliação de políticas e programas sociais; Projeto ético político do Serviço Social; Ética e legislação profissional; Assistência social com garantia de direitos; Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência); Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Lei orgânica da assistência social; Estatuto dos portadores de necessidades especiais; Direitos Humanos.

Psicólogo: Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica. Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação de resultados. Políticas de saúde no Brasil: implicações nas práticas clínicas. Técnicas de entrevista. Psicologia do desenvolvimento. Psicopatologia geral. Impacto diagnóstico/ processo de adoecimento/ enfrentamento da doença e adesão ao tratamento. Práticas interventivas clínicas e demandas sociais; Psicossomática. Psicologia social e psicologia sócio-histórica. Psicologia institucional. Equipes interdisciplinares. Psicoterapia breve. Teorias e técnicas psicológicas: Psicanálise/ Gestalt Terapia/ Behaviorismo/ Reich. Psicoterapia familiar: teoria e técnica. Processo saúde/doença e suas implicações sócio-culturais. Psicoterapia de grupo. Álcool, tabagismo, outros tipos de dependência química e redução de danos. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. A clínica da terceira idade. Saúde do trabalhador: conceitos e práticas. Ética e legislação profissional.

Enfermeiro Padrão: ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL: princípios, código, lei e decreto que regulamentam o exercício profissional e os direitos do cliente; ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: Teorias da administração e os serviços de enfermagem, estrutura organizacional e os serviços de enfermagem, metodologia de planejamento na enfermagem, manuais de enfermagem, administração de recursos materiais na enfermagem, dimensionamento de pessoal de enfermagem, recrutamento e seleção de pessoal de enfermagem, escalas de distribuição de pessoal de enfermagem, supervisão de enfermagem, avaliação de desempenho do pessoal de enfermagem, educação continuada em enfermagem, liderança em enfermagem, sistema de informação em enfermagem, planejamento da assistência de enfermagem e auditoria em enfermagem; NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA; FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM: Regimento do serviço de enfermagem, processo de enfermagem (sistematização da assistência de enfermagem), normas gerais do serviço de enfermagem, rotinas do serviço de enfermagem (admissão, alta, transferência, óbito, coleta de material para exame, preparo para cirurgia, limpeza terminal, solicitação de manutenção de equipamentos), anotações no prontuário do paciente, assistência de enfermagem no atendimento do paciente: verificação de sinais vitais, administração de medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais), aplicação de calor e frio, cateterismo vesical, sondagem gástrica, curativo (técnicas e tipos de curativos), ataduras, oxigenoterapia, higiene, controle de eliminações e terminologia de enfermagem; PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO: conceito, importância, principais vacinas e soros utilizados em saúde pública (indicação, contra-indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio); ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSA E SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL: Agente, forma de transmissão, prevenção, sinais e sintomas, assistência de enfermagem e vigilância epidemiológica; NOÇÕES GERAIS SOBRE LEGISLAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS); ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS: Conceituação de Serviços de Urgência e Emergência, aspectos Éticos e Legais em Urgências, passos da avaliação de emergência (Corpo Humano por inteiro), Intervenções de enfermagem ao cliente com alterações clínicas, Intervenções de enfermagem ao cliente com alterações cárdio-respiratória e circulatória, Intervenções de enfermagem ao cliente com alterações traumatológicas (escala de coma de Glasgow, atendimento primário e secundário a vítima de trauma, exame pupilar, tipos de ferimentos e etc), Intervenções de enfermagem ao cliente com alterações cutâneas ( queimaduras, acidentes com animais peçonhentos e mordedura de animais); ENFERMAGEM MÉDICA: Assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios no: aparelho gastrintestinal, aparelho respiratório, aparelho cardiovascular, aparelho renal, aparelho endócrino e aparelho locomotor; ENFERMAGEM CIRÚRGICA: Assistência de enfermagem nos períodos pré-operatórios, trans-operatório, pós-operatório; Feridas (conceitos, tipos, processo de cicatrização e tratamento local); Terminologia cirúrgica; ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: Emergências psiquiátricas, transtornos psiquiátricos, tratamento psiquiátrico e assistência de enfermagem ao paciente psiquiátrico; ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL: Assistência de enfermagem no pré-natal, parto e puerpério, assistência de enfermagem nas complicações decorrentes da gravidez, assistência de enfermagem ao recém-nato normal e prematuro, assistência de enfermagem na clínica ginecológica e na prevenção do câncer cérvico-uterino e de mama; ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA: no controle do crescimento e desenvolvimento, no controle das doenças diarréicas, no controle das infecções-respiratórias agudas, no controle das principais verminoses e alimentação da criança (aleitamento materno e orientação para o desmame); ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO; PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES; NOÇÕES DE BIOSEGURANÇA;

Professor PIII (Língua Portuguesa): Estudo de texto informativo e/ou literário. Conhecimento lingüísticos: Ortografia; O nome e seu emprego; O verbo: flexão, emprego de tempos e modos; o pronome e seu emprego; Regência verbal e nominal. Concordância verbal e nominal. Estrutura da oração e do período; aspectos sintáticos e semânticos, processo de coordenação e subordinação. Figuras de linguagem. Séries sinonímicas, homonímicas e paronímicas. Pontuação: A variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua. Formação de palavras. Literatura: Literatura contemporânea. Alfabetização e Lingüística. Conhecimentos Pedagógicos Tendências pedagógicas e suas manifestações na Prática educativa; Escola: um espaço em transformação: Escola tradicional e escola contemporânea - caracterização;Inter-relações dos elementos transformadores da escola: sociedade, cultura, conhecimento, ensino- aprendizagem, relação professor - aluno; organização da prática educativa: Planejamento escolar - importância, etapas do planejamento: diagnóstico, objetivos, seleção de conteúdos, procedimentos, recursos didáticos e avaliação pedagógica. Avaliação escolar. Projeto pedagógico e didático.

Professor PIII (Geografia): Integração entre sociedade e natureza no espaço imediato de vida do aluno: As transformações desse espaço, via trabalho, considerando o aproveitamento político-econômico dos elementos naturais. A produção do Espaço Geográfico Brasileiro: O processo de industrialização na produção do espaço urbano, suas implicações na produção do espaço rural e na sociedade. O processo de produção do espaço geográfico brasileiro: A regionalização como resultado da apropriação econômico- social politicamente diferenciada. Os grandes conjuntos regionais: Centro-sul, Nordeste e Amazônia: O processo de industrialização, a produção do espaço urbano-rural e suas interações; A questão da terra; O problema do abastecimento; Os problemas urbanos e rurais; A realidade social nordestina. A relação sociedade/natureza no mundo contemporâneo: A apropriação diferenciada dos fatores de produção, a divisão internacional do trabalho e a construção de um espaço mundial também diferenciado. O mundo capitalista subdesenvolvido: As relações de dependência de tecnologia e de capitais; A urbanização e as alterações na relação cidade-campo; A questão ambiental. O mundo de economia planificado: A abordagem das relações políticas, econômicas e sociais; A produção do espaço urbano industrial; A produção do espaço agrário; A crise do socialismo; A transformação do leste europeu; A criação da comunidade dos Estados Independentes; A apropriação e a desagregação da natureza. Conhecimentos Pedagógicos Tendências pedagógicas e suas manifestações na Prática educativa; Escola: um espaço em transformação: Escola tradicional e escola contemporânea - caracterização; lnter-relações dos elementos transformadores da escola: sociedade, cultura, conhecimento, ensino-aprendizagem, relação professor - aluno; organização da prática educativa: Planejamento escolar - importância, etapas do planejamento: diagnóstico, objetivos, seleção de conteúdos, procedimentos, recursos didáticos e avaliação pedagógica. Avaliação escolar. Projeto pedagógico e didático.

Professor PIII (História): O homem e a sociedade: agente social, agente da história. Conceito de História. A história e o ofício do historiador. Importância da história e o caráter globalizante do processo histórico: As fontes históricas e o tempo histórico. As comunidades primitivas: Os caçadores e coletores; Os pastores e agricultores; A natureza das comunidades primitivas. As comunidades antigas: O modo de produzir, organizar-se e pensar dos incas e egípcios; O modo de produzir, organizar-se e pensar dos gregos e romanos. A transição do escravismo para o feudalismo: A decadência do Império Romano do Ocidente: a crise do escravismo; As penetrações bárbaras e a formação dos Impérios bárbaros (germanos); O oriente bisantino e árabe: contribuições para a cultura ocidental. As novas relações de trabalho na Europa Ocidental e o feudalismo: Economia, sociedade e organização política; A cultura medieval; A igreja; A transição do feudalismo para o capitalismo: A crise feudal; A modernidade européia; O sistema colonial. A consolidação do capitalismo: O capitalismo: conceito e característica; A luta política da burguesia européia; A revolução industrial; As lutas do proletariado europeu; A conjuntura européia. A crise do sistema colonial. A expansão capitalista e a divisão internacional do trabalho (século XIX e início do XX): A abertura de novos mercados separa o capitalismo europeu ocidental - o imperialismo; A expansão territorial e a consolidação do capitalismo norte-americano; A estruturação do estado na América Latina - o caudilhismo; O império brasileiro, trabalho e economia brasileira no século XIX; A república brasileira (1889/1920). O capitalismo financeiro e monopolista, a suas crises estruturais: o Neo-Imperialismo e a vida socialista: A introdução ao mundo contemporâneo: quadro geral; A conjuntura européia do início do século XX; A disputa e o enfrentamento entre o capitalismo e o socialismo; O Neo-Imperialismo e a América Latina; O Neo-Imperialismo e a luta de libertação da Ásia e da África; O Brasil (1920/1960). O capitalismo dependente, o subdesenvolvimento e as vias de superação: revolução e alinhamento internacional: Processos revolucionários; Alinhamento; O Brasil de 1960 aos dias atuais; O mundo contemporâneo - questões atuais. Conhecimentos Pedagógicos Tendências pedagógicas e suas manifestações na Prática educativa; Escola: um espaço em transformação: Escola tradicional e escola contemporânea - caracterização;Inter-relações dos elementos transformadores da escola: sociedade, cultura, conhecimento, ensino-aprendizagem, relação professor - aluno; organização da prática educativa: Planejamento escolar - importância, etapas do planejamento: diagnóstico, objetivos, seleção de conteúdos, procedimentos, recursos didáticos e avaliação pedagógica. Avaliação escolar. Projeto pedagógico e didático.

Executor de Planejamento: Dinâmica das organizações. A Organização como um sistema social. Cultura organizacional. Motivação e liderança. Comunicação. Processo decisório. Descentralização. Delegação. Processo grupal nas organizações. Comunicação interpessoal e intergrupal. Trabalho em equipe. Relação chefe/subordinado. Reengenharia organizacional. Análise de processos de trabalho. Eliminação de desperdícios. Ênfase no cliente. Preocupação com a qualidade. Qualidade e produtividade nas organizações. Princípio de Deming. Relação cliente/fornecedor. Planejamento organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica. Turbulência. Adaptação. Flexibilidade organizacional. Noções de estatística descritiva. Administração direta, indireta, e funcional. Atos administrativos. Contratos administrativos. Requisição. Regime dos servidores públicos municipais: admissão, demissão, concurso público, estágios probatórios, vencimento básico, licença, aposentadoria. Orçamento empresarial: conceitos, finalidade, elaboração de orçamento, orçamento de custeio, orçamento de investimento. Administração Financeira: conceito, objetivos, função financeira nas organizações, fluxo de caixa, liquidez x rentabilidade. Contabilidade Geral: conceito usuários da contabilidade, patrimônio, conceitos de ativos, passivos, receitas, despesas e resultado, leitura prática das principais demonstrações contábeis. Aspectos Tributários: conceito, noções dos principais tributos e seus impactos nas operações das empresas. Noções de Direito Trabalhista. Organização e métodos. Gestão de documentos. Administração de processos. Conhecimentos de processos de licitação: Lei No 8666/93. Conhecimentos de processos de ISO 9000 - Sistemas de qualidade. Emenda Constitucional n°19; Emenda Constitucional n°20.

Executor de Processamento de Dados e Recursos Humanos: conceitos e definições, estruturas de armazenamento de dados. Modelos: relacional, hierárquico, rede, comparação entre os três modelos. Modelo de dados: entidade, relacionamento, normalização. Conhecimentos básicos Banco de Dados Oracle: principais objetos - tabelas, visões, índices; linguagem SQL - comandos de consulta: operadores, subconsultas, classificação e agrupamento, funções agregadas, junção - comandos de manipulação de dados: inclusão, alteração e exclusão. Inglês Técnico; Técnicas de programação;Algoritmos, técnicas de construção de algoritmos, resolução de problemas;Programação estruturada: refinamentos sucessivos, estruturas de blocos, estruturas válidas, programação modular, sub-rotinas, procedures e funções; Sistemas de Informação: conceitos e definições básicas. Componentes de sistemas de informação, sistemas de informação gerencial, sistema de apoio e decisão, ciclo de vida de sistemas de informação; - Funções organizacionais; Processo de Organização; Estrutura Organizacional; Modelos de Organização; Motivação; Liderança; Grupos; Comunicação Gerencial; Ética Administrativa e Responsabilidade Social Corporativa; Fundamentos da Organização; Administração de Recursos Humanos; Administração da Diversidade de Funcionários; Trabalho em Equipe; Desenho Departamental; Desenho Organizacional; Direção; Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas; Gestão por competências em organizações públicas; Recrutamento de Pessoas; Seleção de Pessoas; Orientação das Pessoas; Modelagem do Trabalho; Avaliação do Desempenho Humano; Remuneração; Programas de Incentivos; Benefícios e Serviços; Treinamento; Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações; Relações com Empregados; Higiene, Segurança e Qualidade de Vida; Banco de Dados e Sistemas de Informações de Recursos Humanos; Avaliação da Função de Gestão de Pessoas.

Técnico em Higiene Dentária: Trabalho em equipe em odontologia, troca de instrumental a quatro mãos, organização do trabalho; Biosegurança no trabalho em odontologia: técnicas de preparo, acondicionamento e esterilização de instrumental, técnicas de desinfecção do ambiente de trabalho, etc; Materiais odontológicos: nomenclatura, utilização, preparo, manipulação, acondicionamento e controle de estoque; Equipamento e instrumental: nomenclatura, utilização, preparo, limpeza, esterilização/desinfecção, acondicionamento, funcionamento, lubrificação, manutenção e conservação; Ergonomia: espaço físico, postura, posição de trabalho, preparo do ambiente para o trabalho, etc.; Placa bacteriana: identificação, morfologia, fisiologia, relação no meio bucal; Higiene dentária: técnicas de escovação supervisionada; Anatomia e fisiologia da cavidade bucal; Principais doenças na cavidade bucal: cárie, doença periodontal, má oclusão, lesões de mucosa, etc. (conceito, etiologia, evolução, medidas de prevenção/promoção de saúde, etc.); Medidas de prevenção/promoção de saúde bucal, organização de programas coletivos e individuais de promoção de saúde bucal, fluoterapia, educação em saúde bucal, etc. Índices epidemiológicos utilizados em odontologia, preenchimento de fichas clínicas e de controle, registros em odontologia. Técnicas operatórias, materiais, instrumentais, indicações e contra-indicações relativas a: raspagem e polimento coronário, proteção do complexo pulpo-dentário, inserção, condensação, escult acabamento e polimento de materiais restauradores odontológicos, fluoterapia, aplicação de selantes para cicatrícula e fissuras, vernizes; Radiologia: técnicas de tomadas e relação de radiografias intra bucais, cartonagem, cuidados necessários; Aspectos pedagógicos no desenvolvimento de programas de educação para a saúde e no treinamento de atendentes; Diagnóstico e primeiros socorros de situações de urgências/emergências no consultório odontológico.

Técnico em Enfermagem: Assistência de enfermagem à pacientes criticamente enfermos (adulto, pediátrico e neonatal), procedimentos específicos em terapia intensiva. Conhecimento de anatomia e fisiologia humana; microbiologia; parasitologia; higiene e profilaxia; nutrição e dietética, psicologia aplicada à saúde e saúde mental; prevenção e controle de infecções hospitalares, aplicação de medida de biossegurança; classificação de artigos e superfícies hospitalares aplicando conhecimentos de desinfecção, limpeza, preparo e esterilização de material; ética profissional. Processos fundamentais da execução do trabalho (habilidade manual, técnica e científica) através da fundamentação teórico-prática: coleta de material para exames; reconhecimento e descrição de sinais e sintomas, terminologia científica, preparo e administração de medicamentos, realização de controles (hídrico, sinais vitais e diurese); curativo simples; oxigenioterapia e nebulização; enemas, aplicação de frio e calor; cuidados de higiene, conforto e segurança; cuidados na alimentação oral e por sondas, realizar anotações de enfermagem; transporte de paciente, preparo do corpo pós-morte. Assistência de enfermagem ao paciente no período perioperatório; Assistência de enfermagem materno-infantil, à gestante, à parturiente, à puérpera, ao recém-nascido e à criança; Assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência e clínico-cirúrgicas, Assistência de enfermagem na área de saúde pública, administração e conservação de imunobiológicos, notificação de doenças transmissíveis; atuação nos programas do Ministério da Saúde (mulher, criança, família, doenças crônico degenerativas, idosos e vigilância epidemiológica); educação em saúde.

Auxiliar de Enfermagem: Relacionamento humano com o cliente, família e equipe multiprofissional. Ética profissional e noções de legislação trabalhista. Saneamento. Imunizações . Medidas de Vigilância Epidemiológica. Técnicas Básicas de Enfermagem. Normas para controle de infecção. Noções Básicas de Enfermagem Ginecológica e Obstétrica. Noções Básicas de Enfermagem Pediátrica. Noções Básicas de Enfermagem Médica e Cirúrgica. Noções Básicas de Enfermagem em Doenças Infecto-Contagiosas e sexualmente transmissíveis (Aids, Hepatite, Sarampo, Sífilis, Hanseníase, Tétano, Rubéola, Meningite Tuberculose). Noções Básicas de Nutrição e Dietética. Noções de Higiene e Segurança no Trabalho. Dengue e Cólera.

Auxiliar de Consultório Dentário: Noções gerais sobre atendimento. Higiene e limpeza. Utilização de materiais dentários. Saúde bucal. Arcadas dentárias (adulto e criança). Estrutura do dente. Montagem de instrumental clínico. EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Esterilização, desinfecção e manutenção de equipamentos. Materiais usados para restaurações.

Motorista: Legislação de trânsito: Código Nacional de Trânsito: Normas gerais de circulação e conduta; Do cidadão; Da educação para o trânsito; Da sinalização de trânsito; das Infrações; Dos crimes de trânsito; Direção defensiva; Conhecimentos Gerais do Veículo: Conhecimentos Práticos de Operação e Manutenção do veículo; Procedimentos de Segurança; Funcionamento Básico dos Motores; Sistema de Lubrificação; Arrefecimento; Transmissão; Suspensão; Direção; Freios; Pneus; Painel de instrumentos; Sistema Elétrico.

Operador de Máquina de Médio Porte: Legislação de trânsito: Código Nacional de Trânsito: Normas gerais de circulação e conduta; Do cidadão; Da educação para o trânsito; Da sinalização de trânsito; das Infrações; Dos crimes de trânsito; Direção defensiva; Conhecimentos Gerais do Veículo: Conhecimentos Práticos de Operação e Manutenção do veículo; Procedimentos de Segurança; Funcionamento Básico dos Motores; Sistema de Lubrificação; Arrefecimento; Transmissão; Suspensão; Direção; Freios; Pneus; Painel de instrumentos; Sistema Elétrico.

Operador de Máquina de Grande Porte: Legislação de trânsito: Código Nacional de Trânsito: Normas gerais de circulação e conduta; Do cidadão; Da educação para o trânsito; Da sinalização de trânsito; das Infrações; Dos crimes de trânsito; Direção defensiva; Conhecimentos Gerais do Veículo: Conhecimentos Práticos de Operação e Manutenção do veículo; Procedimentos de Segurança; Funcionamento Básico dos Motores; Sistema de Lubrificação; Arrefecimento; Transmissão; Suspensão; Direção; Freios; Pneus; Painel de instrumentos; Sistema Elétrico.

Monitor: Questões relacionadas com o a descrição sumária do cargo conforme especificado no Anexo I do Edital

Agente de Serviços Gerais: Questões relacionadas com o a descrição sumária do cargo conforme especificado no Anexo I do Edital.

Eletricista: Questões relacionadas com o a descrição sumária do cargo conforme especificado no Anexo I do Edital.

Gari: Questões relacionadas com o a descrição sumária do cargo conforme especificado no Anexo I do Edital.

ANEXO II - Conteúdo Programático - Câmara Municipal

Português

Nível Médio: Interpretação de textos; ortografia, acentuação gráfica; pontuação; crase; classe de palavras; concordância nominal e verbal; regência verbal; colocação pronominal; estrutura das palavras; figuras de linguagem; níveis da linguagem.

Matemática

Nível Médio: Expressão numérica e algébrica; Conjuntos; Razão; Proporção; Regra de três; Porcentagem; Juros Simples e Juros Compostos; Equação do 1° e 2° grau; Função polinomial do 1° e 2° grau; Progressões; Geometria plana; Análise Combinatória: (Permutação, Arranjos, Combinação); Probabilidade; Estatística básica; Medidas de volume e Capacidade; Medida de Massa e Noções de lógica;

Guaraíta, 13 de fevereiro de 2009.

Célia de Morais Marques
Prefeita Municipal

Anexo III - Manual de Instruções

1 - O candidato inscrito ao concurso, da Prefeitura e Câmara, submeter-se-á a todas as provas estipuladas no anexo I, do edital, nada podendo reclamar ou se opor contra dispositivos e normas nele expressas. Fará provas escritas e objetivas, as quais versarão sobre o conteúdo específico do programa e da descrição sumária do cargo, constantes dos anexos I e II, para o respectivo cargo de sua inscrição, nas áreas e programas ali estipulados, conforme o caso, além de prova prática para alguns cargos, de acordo com as exigências contidas nos anexos I e II;

1.1 - Os candidatos serão avaliados no conteúdo geral das provas, raciocínio lógico e aptidão para o cargo.

2 - As provas serão realizadas no dia 29 de março de 2009 e o local e horário de realização das mesmas serão informados aos candidatos inscritos mediante aviso afixado no placar da Prefeitura Municipal de Guaraíta e no site www.ebraconconcursos.com.br até o dia 16 de março de 2009, não podendo nenhum candidato alegar desconhecimento e terão duração de 03 (três) horas, constando de provas objetiva, todas eliminatórias e classificatórias, aplicadas no mesmo dia, versando sobre o programa e descrição sumária do cargo, constante dos anexos I e II, do edital;

2.1 - É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso público, os quais serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.ebraconconcursos.com.br.

2.2 - Cada prova terá a pontuação máxima de 100 (cem) pontos e para que o candidato seja considerado aprovado o mesmo terá de obter um grau mínimo de 30,00 (trinta) pontos em cada prova e média geral, mínima, de 60,00 (sessenta) pontos, sendo que quando for aplicado apenas uma prova, será exigido uma pontuação mínima de 60,00 (sessenta) pontos para aprovação do mesmo;

- Para todos os níveis e cargos cada questão deverá conter 04 (quatro) alternativas, ou seja, letras "a, b, c e d".

- A média será pela soma das notas de cada prova divididas pelo número de provas.

2.3 - O candidato faltoso a qualquer uma das provas, bem como o que chegar após o horário determinado será eliminado, pois os portões serão fechados no horário previsto, não havendo exceção de espécie alguma, inclusive por problemas religiosos;

2.4 - Os candidatos aprovados e convocados serão lotados nos órgãos da Prefeitura, conforme o caso, atinentes às respectivas funções, de acordo com as necessidades e conveniência da administração, em qualquer parte do território do município, estando sujeitos inclusive à transferência de locais de trabalho no curso de sua vida funcional, mesmo que se inscreveram para um determinado local específico;

2.5 - Recomenda-se aos candidatos comparecerem ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o fechamento dos portões.

2.6 - Para realização das provas, o candidato deverá comparecer munido de:

2.6.1 - caneta esferográfica azul ou preta;

2.6.2 - documento oficial, original de identidade;

2.6.3 - comprovante de inscrição.

2.7 - Os cartões-respostas deverão ser preenchidos com caneta esferográfica preta ou azul, caso ocorra do preenchimento com outra tinta ou a lápis será considerada em branco, obtendo o candidato nota zero na prova;

2.7.1 - Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão-resposta por erro do candidato, sendo de inteira responsabilidade deste os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão;

2.8 - O candidato, ao termino da prova, entregará o cartão-resposta ao fiscal. O caderno de provas poderá ser levado pelo candidato;

2.9 - É OBRIGATÓRIA a aposição da assinatura do candidato na lista de presença, sob pena de ser considerado faltoso;

2.10 - O candidato deverá se identificar no cartão-resposta pelo seu número de inscrição, não valendo identificação nominal;

2.11 - O cartão-resposta será entregue ao candidato 01 (uma) hora após o início das provas, ficando com o candidato até o término das mesmas.

2.12 - O penúltimo candidato, de cada sala, terá que esperar o último, não sendo permitido a permanência de apenas um candidato na sala de provas;

3 - O edital completo e suas alterações, caso houver, bem como o regulamento de concursos do município estarão sempre à disposição dos candidatos ou qualquer interessado, mediante publicação no placar da Prefeitura e no site www.ebraconconcursos.com.br.

4 - O gabarito das provas será publicado no site www.ebraconconcursos.com.br., até o 3° (terceiro) dia útil após a aplicação das provas;

5 - O resultado do concurso ou de cada fase será publicado no "placar" Prefeitura e no site www.ebraconconcursos.com.br., após a conclusão do relatório, devendo o resultado final sair, no máximo, em 30 (trinta) dias, contados da data de realização da última prova;

Guaraíta, 13 de fevereiro de 2009.

Célia de Morais Marques
Prefeita Municipal