EVENTO | DATA PREVISTA |
Início e Término das inscrições | 06 a 16/06/2008 |
Homologação das inscrições e divulgação dos horários e locais das provas escritas objetivas. | 19/06/2008 |
Aplicação das provas escritas objetivas. | 22/06/2008 |
Divulgação dos gabaritos e das provas objetivas. | 23/06/2008 |
Prazo para interposição de recursos contra as provas objetivas e gabaritos. | 24 a 25/06/2008 |
Divulgação das respostas dos recursos contra as provas objetivas e gabaritos. | 30/06/2008 |
Divulgação do resultado final. | 30/06/2008 |
Prazo para interposição de recursos contra o resultado final. | 01 a 02/07/2008 |
Homologação do resultado final. | 04/07/2008 |
. As datas aqui previstas poderão ser alteradas no caso de ocorrência de fato relevante. As alterações no cronograma serão divulgadas pelos mesmos meios utilizados para a divulgação deste edital.
O Prefeito de Timbó, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, mediante as condições estipuladas neste Edital e na Lei Municipal Nº 2045, de 22/12/1998, TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO PÚBLICO para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para contratação temporária por excepcional interesse público para ocupação de cargos públicos, regidos pela CLT, conforme tabela abaixo, com a execução técnicoadministrativa da empresa AOCP - Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda.
1. QUADRO DE CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA , SALÁRIOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA E REQUISITOS ESPECÍFICOS
FUNDAÇÃO CULTURAL DE TIMBÓ
CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA | VAGAS | CARGA HORÁRIA SEMANAL | REMUNERAÇÃO | TAXA DE INSCRIÇÃO | REQUISITOS |
Operacional I | CR | 44H | R$ 471,98 + Prêmio assiduidade + Abono Pecuniário | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa). |
SAMAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA | VAGAS | CARGA HORÁRIA SEMANAL | REMUNERAÇÃO | TAXA DE INSCRIÇÃO | REQUISITOS |
Operacional I | CR | 44H | R$ 471,98 + Prêmio assiduidade + Abono Pecuniário | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa). |
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO
CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA | VAGAS | CARGA HORÁRIA SEMANAL | REMUNERAÇÃO | TAXA DE INSCRIÇÃO | REQUISITOS |
Operacional I | CR | 44H | R$ 471,98 + Prêmio assiduidade + Abono Pecuniário | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa). |
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA | VAGAS | CARGA HORÁRIA SEMANAL | REMUNERAÇÃO | TAXA DE INSCRIÇÃO | REQUISITOS |
Educador Infantil | CR | 40H | R$ 759,77 + Prêmio assiduidade | R$ 45,00 | Ensino Médio - Modalidade Normal/Magistério ou Ensino superior Completo, Licenciatura Plena, Pedagogia ou Normal Superior (com habilitação em educação infantil) |
Operacional I | CR | 44H | R$ 471,98 +Prêmio assiduidade + Abono Pecuniário | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa). |
Professor (Ensino Fundamental) - Artes | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Ciências | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Educação Física | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Ensino Religioso | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Espanhol | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Geografia | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - História | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Inglês | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Matemática | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental) - Português | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Ensino Fundamental - Séries Iniciais) | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior. |
Professor (Préescolar) | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior. |
Professor (Préescolar) - Educação Física | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor (Préescolar) - Inglês | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena na área de atuação correlata com a disciplina. |
Professor - Computação | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino superior completo, com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior com, no mínimo, 1 00h/a de curso em informática básica e no mínimo 40 h/a de capacitação em informática pedagógica. |
Professor - Educação de jovens e adultos | CR | Conforme a necessidade | R$ 6,74 h/a + 20% Regência de Classe + 20% Hora atividade + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior. |
Secretária de Escola | CR | 40H | R$ 1.225,63 + Prêmio assiduidade | R$ 55,00 | Ensino Superior completo com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior, e no mínimo 100h/a de informática educacional realizado a partir de 2002. |
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA | VAGAS | CARGA HORÁRIA SEMANAL | REMUNERAÇÃO | TAXA DE INSCRIÇÃO | REQUISITOS |
Eletricista | CR | 44H | R$ 672,17 + Prêmio assiduidade | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa), e 06 (seis) meses de experiência na área. Carteira Nacional de Habilitação categoria "B" no mínimo. |
Marceneiro | CR | 44H | R$ 672,17 + Prêmio assiduidade | R$ 25,00 | Alfabetizado |
Mecânico de Manutenção (geral) | CR | 44H | R$ 913,33 + Prêmio assiduidade | R$ 25,00 | Alfabetizado |
Pedreiro | CR | 44h | R$ 672,17 + Prêmio assiduidade | R$ 25,00 | Alfabetizado |
Operacional I | CR | 44H | R$ 471,98 +Prêmio assiduidade + Abono Pecuniário | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa). |
Operador de Máquinas | CR | 44H | R$ 817,49 + Prêmio assiduidade | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa), Carteira Nacional de Habilitação categoria "C" e 06 (seis) meses de experiência na área. |
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CARGOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA | VAGAS | CARGA | REMUNERAÇÃO | TAXA DE | REQUISITOS |
Operacional I | CR | 44H | R$ 471,98 + Prêmio assiduidade + Abono Pecuniário | R$ 25,00 | Ensino Fundamental Séries Iniciais (4ª Série completa). |
Médico Plantonista | CR | Por hora | R$ 35,44 + Prêmio assiduidade (Por hora) | R$ 55,00 | Nível Superior em Medicina e registro no CRMSC. |
Médico Clínico Geral (PSF) . (Composição do salário 2 vezes salário de 20hs mais indenização por atividade especial) | CR | 40H | R$ 2.474,04 (2X) + Prêmio Assiduidade + indenização PSF | R$ 55,00 | Nível Superior em Medicina e registro no CRMSC. |
2. REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PARA OCUPAÇÃO DE CARGO PÚBLICO
2.1 São requisitos básicos para contratação temporária para ocupação de cargo público municipal:
2.2 ser brasileiro nato, naturalizado ou portador de direitos de cidadania, nos termos do art. 12, II e § 1.º da Constituição Federal;
2.3 comprovar o grau de escolaridade exigido para o cargo público;
2.4 encontrarse no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
2.5 estar quite com obrigações civis, militares e eleitorais;
2.6 ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato brasileiro, do sexo masculino;
2.7 ter aptidões físicas e mentais para o exercício das atribuições do cargo público;
2.8 demais exigências contidas neste Edital.
3. INSCRIÇÕES
3.1 DAS INSCRIÇÕES
3.1.1 As inscrições para todos os cargos públicos deste Edital serão recebidas VIA INTERNET através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no site www.aocp.com.br no período das 0h00 do dia 06/06/2008 até as 12h00 do dia 16/06/2008, observado o horário de Brasília/DF.
3.1.2 Será disponibilizado pelo Município de Timbó durante o período de inscrições, nos horários das 8:00h ás 12:00 e das 14:00h ás 17:00h, junto à Secretaria de Educação, rua 7 de Setembro, 595, Centro, equipamentos para realização da inscrição dos candidatos interessados, devendo estes:
3.1.2.1 Acompanhar o preenchimento do Formulário de Inscrição, informando seus dados ao atendente, e declarando estar ciente das condições exigidas para contratação temporária ao cargo público e se submeter às normas expressas no edital.
3.1.2.2 Retirar o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor estipulado na tabela acima.
3.1.2.3 A AOCP não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
3.1.2.4 O pagamento poderá ser feito via Internet Banking, nas casas lotéricas e rede bancária.
3.1.3 O boleto referente à inscrição deverá ser pago até o seu vencimento, sendo que as inscrições efetuadas até o dia 16/06/2008 deverão ser pagas no mesmo dia.
3.1.4 O comprovante de inscrição do candidato será sua via autenticada do boleto pago.
3.1.5 O candidato que não recolher o valor da taxa de inscrição, através da quitação do boleto bancário, não terá sua inscrição efetivada.
3.2 Declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
3.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato a exatidão dos dados cadastrais informados no ato da inscrição.
3.4 Não serão aceitas inscrições efetuadas por fax, por via postal ou pelos correios.
3.5 Não será aceito, em hipótese alguma, pedido de alteração do cargo público ou local de realização das provas, quando for o caso, para o qual o candidato se inscreveu.
3.6 São considerados documentos de identidade as carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei nº. 9.503 art. 159, de 23/09/97.
3.7 A falsificação de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação verificada em qualquer etapa do presente processo seletivo implicará na eliminação automática do candidato sem prejuízo das cominações legais. Caso a irregularidade seja constatada após a admissão do candidato, o mesmo será demitido pela Prefeitura.
3.8 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, a não ser por anulação plena desta Seleção, e não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento.
4. CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
4.1 As provas para a contratação temporária para ocupação de cargos públicos de que trata este Edital serão aplicadas em Timbó SC, na data provável de 22/06/2008, no período da manhã em locais e horários a serem divulgados no dia 19/06/2008 nos sites www.aocp.com.br e www.timbo.sc.gov.br e por ato afixado no Saguão, situado no átrio do edifício sede da Prefeitura de Timbó - SC.
4.2 O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerado o horário oficial de Brasília, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, seu documento oficial de identificação e o boleto de inscrição devidamente autenticado.
4.3 Em hipótese alguma será permitido ao candidato:
4.3.1 prestar a prova sem que esteja portando um documento oficial de identidade que contenha, no mínimo, retrato, filiação e assinatura;
4.3.2 prestar prova sem que o seu pedido de inscrição esteja previamente confirmado;
4.3.3 o ingresso no estabelecimento de exame, após o fechamento dos portões;
4.3.4 prestar provas fora do horário ou espaço físico predeterminados;
4.4 Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoa estranha ao certame, em qualquer local de prova, durante a realização das provas, salvo o previsto no item 4.18 do edital.
4.5 No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, trinta dias da data da realização da prova e, ainda, ser submetido à identificação especial, compreendendo a coleta de assinatura e impressão digital.
4.6 Não haverá segunda chamada para a prova objetiva deste Processo Seletivo. O candidato ausente, por qualquer motivo, será eliminado do processo seletivo.
4.7 Após ser identificado e instalado em seu local de prova, o candidato não poderá consultar ou manusear qualquer material de estudo ou leitura, enquanto aguarda o início das provas.
4.8 Após ser identificado e instalado, o candidato somente poderá ausentarse da sala acompanhado de um fiscal.
4.9 Durante as provas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, relógios digitais, agendas eletrônicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrônico.
4.10 Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, deverão ser desligados e mantidos desta forma até o término da prova e entrega da folha de respostas ao fiscal. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizandose tentativa de fraude.
4.11 A AOCP Concursos Públicos não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados, devendo os candidatos evitar portar aparelhos celulares, quando da realização da prova escrita objetiva de múltipla escolha.
4.12 O candidato que, durante a realização da prova, for encontrado utilizando qualquer um dos objetos especificados no item 4.9, será automaticamente eliminado do processo seletivo, assim como aqueles que estiverem utilizando telefones celulares.
4.13 É vedado o ingresso de candidato portando arma nos locais de realização da prova.
4.14 Será também eliminado do processo seletivo o candidato que incorrer nas seguintes situações:
4.14.1 deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;
4.14.2 tratar com falta de urbanidade examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;
4.14.3 proceder de forma a tumultuar a realização das provas;
4.14.4 estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio;
4.14.5 usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;
4.14.6 deixar de atender às normas contidas no caderno de provas e às demais orientações expedidas pela AOCP.
4.14.7 Os 03 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos, após a conferência de todos os documentos da sala e assinatura da ata.
4.15 Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala, sua folha de respostas assinada.
4.16 A prova objetiva terá a duração de 3h00 (três horas), para todos os cargos públicos de que trata este Edital, incluído o tempo de marcação na folha de respostas.
4.17 O candidato somente poderá deixar definitivamente a sala de provas após 60 (sessenta) minutos de seu início. O candidato que quiser levar o caderno de questões só poderá sair com o mesmo após 2h00 (duas horas) do início da prova, devendo obrigatoriamente devolver ao fiscal a folha de respostas, devidamente assinada.
4.18 Na hipótese de candidata lactante, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a realização da prova, desde que leve um acompanhante, o qual será responsável pela criança e permanecerá em sala reservada para esta finalidade.
4.19 O candidato deverá transcrever as repostas das provas objetivas para a folha de resposta, que será o único documento válido para correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e na folha de resposta. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de resposta por erro do candidato.
4.20 Será de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de resposta. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital ou com a folha de resposta, tais como marcação rasurada ou emenda ou campo de marcação nãopreenchido integralmente.
4.21 O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de resposta, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.
4.22 O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição, o número de seu documento de identidade e sua data de nascimento.
4.23 No dia da realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de fiscalização destas, informações sobre conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação, ressalvas às informações referentes a dúvidas objetivas sobre o caderno de provas.
5. PROVAS
5.1 Para os cargos públicos de Educador Infantil, Professor (Ensino Fundamental) - Artes, Professor (Ensino Fundamental) - Ciências, Professor (Ensino Fundamental) - Educação Física, Professor (Ensino Fundamental) - Ensino Religioso, Professor (Ensino Fundamental) - Espanhol, Professor (Ensino Fundamental) - Geografia, Professor (Ensino Fundamental) - História, Professor (Ensino Fundamental) - Inglês, Professor (Ensino Fundamental) - Matemática, Professor (Ensino Fundamental) - Português, Professor (Ensino Fundamental - Séries Iniciais), Professor (Préescolar), Professor (Pré escolar) - Educação Física, Professor (Préescolar) - Inglês, Professor (Ensino Fundamental) - Computação, Professor - Educação de jovens e adultos Secretária de Escola Médico Plantonista e Médico Clínico Geral a avaliação constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória), de acordo com a tabela 5.1.
5.1.1 A prova escrita objetiva terá 20 (Vinte) questões, sendo 10 (dez) de Conhecimentos Específicos, 05 (cinco) de Português e 05 (cinco) de Conhecimentos Gerais e Atualidades, de acordo com os programas de prova constantes do Anexo I deste Edital.
5.1.2 As questões da prova escrita serão objetivas de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma.
5.1.3 Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta.
5.1.4 Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.
Tabela 5.1
MATÉRIA (ver anexo I) | PROVA ESCRITA NÚMERO DE QUESTÕES | OBJETIVA VALOR POR QUESTÃO | VALOR TOTAL |
CONH. ESPECÍFICO | 10 | 6,00 | 60,00 |
PORTUGUÊS | 05 | 4,00 | 20,00 |
CONH. GERAIS E ATUALIDADES | 05 | 4,00 | 20,00 |
VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA | 100,00 |
5.1.5 A nota final será aquela obtida na prova escrita objetiva.
5.1.6 O candidato deverá obter 50,00 (cinqüenta) pontos ou mais na nota final para ser considerado aprovado.
5.1.7 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
5.1.7.1 tiver a maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos públicos.
5.1.7.2 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos.
5.1.7.3 tiver a maior nota na prova de Português.
5.1.7.4 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades.
5.1.7.5 tiver a maior idade, exceto os enquadrados no subitem "5.1.7.1".
5.2 Para os cargos públicos de Operacional I a avaliação constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória), de acordo com a tabela 5.2.
5.2.1 A prova escrita objetiva terá 20 (Vinte) questões, sendo 10 (dez) de Português, 05 (cinco) de Matemática e 05 (cinco) de Conhecimentos Gerais e Atualidades, de acordo com os programas de prova constantes do Anexo I deste Edital.
5.2.2 As questões da prova escrita serão objetivas de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma.
5.2.3 Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta.
5.2.4 Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.
Tabela 5.2
MATÉRIA (ver anexo I) | PROVA ESCRITA NÚMERO DE QUESTÕES | OBJETIVA VALOR POR QUESTÃO | VALOR TOTAL |
PORTUGUÊS | 10 | 5,00 | 50,00 |
MATEMÁTICA | 05 | 5,00 | 25,00 |
CONH. GERAIS E ATUALIDADES | 05 | 5,00 | 25,00 |
VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA | 100,00 |
5.2.5 A nota final será aquela obtida na prova escrita objetiva.
5.2.6 O candidato deverá obter 50,00 (cinqüenta) pontos ou mais na nota final para ser considerado aprovado.
5.2.7 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
5.2.7.1 tiver a maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1 . º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos públicos.
5.2.7.2 tiver a maior nota na prova de Português.
5.2.7.3 tiver a maior nota na prova de Matemática.
5.2.7.4 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades.
5.2.7.5 tiver a maior idade, exceto os enquadrados no subitem "5.2.7.1".
5.3 Para os cargos públicos de Eletricista, Marceneiro, Mecânico, Pedreiro e Operador de Máquinas a avaliação constará de prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória), de acordo com a tabela 5.3.
5.3.1 A prova escrita objetiva terá 20 (Vinte) questões, sendo 10 (dez) de Conhecimentos Específicos, 05 (cinco) de Português e 05 (cinco) de Conhecimentos Gerais e Atualidades, de acordo com os programas de prova constantes do Anexo I deste Edital.
5.3.2 As questões da prova escrita serão objetivas de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma.
5.3.3 Cada questão da prova escrita objetiva terá apenas 01 (uma) alternativa correta.
5.3.4 Na prova escrita objetiva será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis. Tabela 5.3
MATÉRIA (ver anexo I) | NÚMERO DE QUESTÕES | VALOR POR QUESTÃO | VALOR TOTAL |
CONH. ESPECÍFICO | 10 | 6,00 | 60,00 |
PORTUGUÊS | 05 | 4,00 | 20,00 |
CONH. GERAIS E ATUALIDADES | 05 | 4,00 | 20,00 |
VALOR TOTAL DA PROVA ESCRITA | 100,00 |
5.3.5 A nota final será aquela obtida na prova escrita objetiva.
5.3.6 O candidato deverá obter 50,00 (cinqüenta) pontos ou mais na nota final para ser considerado aprovado.
5.3.7 A classificação final será efetuada pela ordem decrescente da nota final obtida por cada candidato e, em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
5.3.7.1 tiver a maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos públicos.
5.3.7.2 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos.
5.3.7.3 tiver a maior nota na prova de Português.
5.3.7.4 tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades.
5.3.7.5 tiver a maior idade, exceto os enquadrados no subitem "5.3.7.1".
6. DESCLASSIFICAÇÃO
6.1 Será desclassificado o candidato que:
6.1.1 Não estiver presente na sala ou local de provas no horário determinado para o seu início.
6.1.2 For surpreendido, durante a execução das provas, em comunicação com outro candidato, utilizandose de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude.
6.1.3 Não obter a pontuação mínima na prova escrita objetiva.
7. DIVULGAÇÃO DO GABARITO
7.1 O gabarito oficial e a prova escrita objetiva será divulgada no dia posterior ao da aplicação da prova, nos sites www.aocp.com.br e www.timbo.sc.gov.br e por ato afixado no Saguão, situado no átrio do edifício sede da Prefeitura de Timbó - SC.
7.2 Quanto ao gabarito e a prova escrita objetiva, caberá pedido de recurso, desde que devidamente fundamentado, à AOCP, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de publicação dos gabaritos.
7.3 O recurso aqui mencionado deverá ser preenchido em formulário próprio disponível no site www.aocp.com.br o qual será entregue eletronicamente ao final do envio (após completado o preenchimento). No caso de ocorrerem problemas técnicos que impossibilitem o pedido por meio eletrônico será permitido aos candidatos encaminharem suas solicitações via fax para o número (44) 30264222, neste caso é imprescindível especificar o Processo Seletivo e os dados da questão à qual se impetra o recurso.
7.4 Se da análise do recurso resultar anulação de questão(ões), os pontos referentes à(s) mesma(s) serão atribuídos a todos os candidatos.
8. RESULTADO
8.1 O resultado final da Seleção Pública será divulgado nos sites www.aocp.com.br e www.timbo.sc.gov.br e por ato afixado no Saguão, situado no átrio do edifício sede da Prefeitura de Timbó - SC. Também será publicada (caso haja) a relação dos candidatos aprovados portadores de necessidades especiais.
9. RECURSO DO RESULTADO FINAL
9.1 Quanto ao resultado final, caberá pedido de recurso, desde que devidamente fundamentado, à AOCP, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de publicação.
9.2 O recurso aqui mencionado deverá ser preenchido em formulário próprio disponível no site www.aocp.com.br, o qual será entregue eletronicamente ao final do envio (após completado o preenchimento). No caso de ocorrerem problemas técnicos que impossibilitem o pedido por meio eletrônico será permitido aos candidatos encaminharem suas solicitações via fax para o número (44) 30264222, neste caso é imprescindível especificar o Processo Seletivo.
9.3 Recurso interposto em desacordo com este Edital não será considerado.
9.4 Recurso interposto fora do prazo estabelecido neste Edital não será analisado.
9.5 O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.
9.6 Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato.
9.7 A AOCP, após análise dos pedidos, decidirá sobre sua aceitação e publicará, quando couber, o resultado do pedido através de edital, a ser disponibilizado nos sites www.aocp.com.br e www.timbo.sc.gov.br e por ato afixado no Saguão, situado no átrio do edifício sede da Prefeitura de Timbó - SC.
9.8 Na mesma data, será homologado o resultado da Seleção, através dos meios citados acima.
10. VALIDADE
10.1 O resultado da Seleção Pública, com exceção dos cargos inerentes à secretaria de educação, terá validade de 24 (vinte e quatro) meses a contar da data de publicação da Homologação Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de TimbóSC.
10.2 O processo Seletivo para contratação temporária para ocupação de cargos públicos junto à Secretaria de Educação, terá validade até o término do ano letivo de 2008, sem possibilidade de prorrogação.
11. CONVOCAÇÃO
11.1 O candidato aprovado será convocado obedecendo à ordem de classificação, na medida em que for necessária a contratação temporária e pelo período necessário à substituição, no interesse da Administração.
11.1.1 Em conformidade com o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta nº248/01 e Processo Investigatório nº 042/01 do Ministério Público do Trabalho, e art. 445 c/c art.451 e 452 da CLT, o candidato classificado que fora contratado temporariamente pela Prefeitura de Timbó SC, por um período igual ou superior a 02 (dois) anos consecutivos e que não apresentar um intervalo mínimo de 06 (seis) meses do último contrato, passará a ocupar a classificação imediatamente inferior a sua até atingir este prazo.
11.2 Será de inteira responsabilidade do candidato a atualização de seu endereço junto a Prefeitura de Timbó - SC, quando houver alteração do endereço informado na ficha de inscrição.
11.3 Para o ato de nomeação o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar Atestado Médico emitido por médico do trabalho ou junta médica oficial, e:
11.3.1 Fotocópia da Carteira de Identidade.
11.3.2 Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF.
11.3.3 Fotocópia do Título de Eleitor com comprovante de votação nas últimas eleições.
11.3.4 Fotocópia do Certificado de reservista (se do sexo masculino).
11.3.5 Uma foto 3x4 recente e tirada de frente.
11.3.6 Fotocópia do n inscrição do PIS/PASEP.
11.3.7 CTPS
11.3.8 Demais documentos que se fizerem necessários, posteriormente informados.
11.4 O candidato, após a convocação (que se realizará através de contato telefônico ao numero indicado pelo candidato no ato da inscrição), deverá comparecer à sede da Prefeitura de Timbó - SC, no prazo máximo de 02 (dois) dias, munido de documento de identidade original juntamente com os documentos citados no item 11.3.
11.5 O candidato que deixar de comparecer no prazo previsto perderá automaticamente a vaga, sendo convocado o candidato seguinte, na ordem de classificação.
11.6 O candidato convocado será submetido a exame médico préadmissional, caso seja considerado inapto para exercer a função, não será admitido, perdendo automaticamente a vaga.
12. DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 Não serão admitidos servidores com vínculo de trabalho por prazo determinado ou indeterminado, em empregos públicos/funções, cargos públicos, nesta ou em outra repartição/instituição pública, exceto nos casos de acúmulo legal, de acordo com a Constituição Federal.
12.2 A contratação temporária para ocupação de cargo público dos candidatos aprovados será regulada pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e Regulamento Interno, em especial a Lei Municipal nº 2045 de 22/12/1998.
12.3 Os casos omissos até a publicação final da Seleção Pública serão resolvidos pela AOCP e Comissão Julgadora da Seleção Pública e, após a publicação do Resultado Final, pelo Prefeito de TimbóSC.
12.4 A aprovação na seleção pública não gera obrigatoriedade de contratação, sendo convocados os candidatos conforme a necessidade da Administração Municipal.
Timbó, 06 de junho de 2008.
OSCAR SCHNEIDER
PREFEITO DE TIMBÓ
ANEXO I
PROGRAMAS DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS
NÍVEL SUPERIOR
CONHECIMENTOS COMUNS
PORTUGUÊS
Som e Fonema; Classificação de Fonemas; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Estrutura e formação das palavras; Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido conotativo e denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos; Figuras de linguagem. Noções de Semântica.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES
Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações históricogeográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.
NÍVEL SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
EDUCADOR INFANTIL
Função social da escola. Concepções e teorias de aprendizagem. Avaliação na educação infantil. Planejamento na educação infantil: dinâmica e processos. A criança e a educação infantil: concepção de infância. Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: o cuidar e o educar. Componentes curriculares da educação infantil: o jogo, a brincadeira e o faz de conta. Projeto Politico Pedagógico: princípios e finalidades. Letramento: características e pressupostos. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva. Inclusão.
PROFESSOR - ARTES
Os elementos da linguagem visual: ponto, linha, textura e cor. Pintores Modernistas Brasileiros. Principais compositores eruditos brasileiros: Padre J. Maurício N. Garcia, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Heitor VillaLobos, Mozart Camargo Guanieri. Gêneros Musicais - definição: Vocal, instrumental, sacra, incidental, erudita e popular. Propriedades do som: altura, intensidade, duração e timbre. Música e danças folclóricas do Brasil. Conteúdos e objetivos do teatro nas séries iniciais do 1º grau de acordo com Olga Reverbel. Teatro de Bonecos: valor pedagógico; tipos e confecção. Segundo Mª F. Fusari e Mª Heloísa Ferraz, como podemos repensar a educação escolar em arte. Como é visto o significado da arte para a educação por Lowenfeld e Brittain.
PROFESSOR CIÊNCIAS
1.TERRA E UNIVERSO Concepção de Universo; modelos da origem e evolução do Universo e da Terra; Sistema Solar, movimentos da Terra, Lua e Sol, tempo e distâncias astronômicas, interações gravitacionais. Constituição da Terra; transformações geológicas; condições para a presença de vida, origem da vida; ritmos biológicos e períodos astronômicos. 2. DIVERSIDADE DA VIDA Organização da vida; biodiversidade; populações e interações ecológicas; distribuição dos seres vivos na Terra, em especial nos ecossistemas brasileiros; características adaptativas dos grandes grupos de seres vivos; dispersão e estratégias reprodutivas dos seres vivos em diferentes ambientes; variabilidade genética dos descendentes; evolução dos seres vivos. 3. MATÉRIA E ENERGIA NO AMBIENTE E NA SOCIEDADE Transformações químicas no ambiente, na prática da vida diária, na produção industrial e agropecuária; ciclos da matéria e transferências de energia; propriedades da matéria e sua relação com os diferentes usos dos materiais. Transformações de energia no cotidiano social e no meio físico, envolvendo: luz, calor, eletricidade, som e movimento; forças, pressão, equilíbrio térmico, ondas eletromagnéticas; aplicações tecnológicas: motores, refrigeradores, dispositivos eletroeletrônicos, telecomunicações e transportes; aparelhos e instrumentos ópticos. 4. SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E PROBLEMAS AMBIENTAIS Interferência do ser humano e alterações ambientais; mudanças na composição e na fisionomia da biosfera, atmosfera e litosfera; interferência do ser humano nos ciclos naturais e impactos ambientais. Medidas de proteção e recuperação das regiões brasileiras degradadas; reaproveitamento dos materiais; redução da poluição ambiental; fontes alternativas de energia. 5. SAÚDE AMBIENTAL E DAS POPULAÇÕES HUMANAS Saúde e condições de vida nos espaços urbanos e rurais brasileiros; prevenção às doenças; preservação da saúde coletiva e individual e mudanças de estilo de vida; serviços e equipamentos para promoção e prevenção à saúde. Funções vitais do organismo humano, interação de fatores internos e externos, relações com o ambiente. Sexo e sexualidade humana, contracepção e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. 6. CIÊNCIA E CULTURA Conhecimento científico e tecnológico, parte integrante da cultura contemporânea; ciência como construção histórica e social; processos de produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos; biotecnologia, riscos e benefícios de suas aplicações. Estudo do Corpo Humano; Estudo da fauna e flora a nível brasileiro; DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis; Drogas; Conceitos de Ecologia; Recursos naturais; Desenvolvimento Sustentável; Vivendo nas cidades: reaproveitamento do lixo, qualidade de vida, aquecimento global, conservação de alimentos; Evolução da Ciência na cura das doenças, entre outros.
PROFESSOR - EDUCAÇÃO FÍSICA
1 A evolução humana e a motricidade. 2 A Educação Física e a política educacional brasileira: 2.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ; 2.2 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; 2.3 Referenciais Curriculares para a Educação Infantil; 2.4 Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 3 A Educação Física, a escola e a sociedade; 3.1 A Educação Física no contexto educacional brasileiro; a) análise histórica; b) os paradigmas de orientação; c) a constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. 4 A compreensão de Educação Física enquanto componente curricular. 5 As correntes epistemológicas do pensamento sobre o conhecimento e suas relações com o fazer pedagógico da Educação Física. 6 A Educação Física e o seu fazer pedagógico; 6.1 Intenções educacionais; a) metas e objetivos da Educação Física no processo de educação escolarizada; 6.2 Organização e seqüências das intenções; a) sistematização dos conteúdos específicos da Educação Física para a educação básica; 6.3 Processos de intervenção pedagógica; a) estudos das teorias e modos da relação pedagógica em Educação Física; b) a contextualização e a interdisciplinaridade como princípios pedagógicos. 6.4 O ajuste pedagógico; a) a avaliação no processo ensinoaprendizagem em Educação Física: perspectivas e fundamentos; 6.5 A Educação Física e os temas transversais.
PROFESSOR - ENSINO RELIGIOSO
Relacionamento com o outro respeitando a alteridade; símbolos religiosos; idéias sobre o transcendente e estruturas religiosas; práticas religiosas; narrativas sagradas; vida além morte; práticas de reflexão e ritos religiosos; sentido e compromisso de vida; fenômenos religiosos.
PROFESSOR ESPANHOL
Artículos. Contracciones. Substantivos. Preposiciones. Adjetivos. Apócope. Colores. Números cardinais y ordinales. La hora. Pronombres : demonstrativos, posesivos, relativos, interrogativos, indefinidos, exclamativos. Pronombres personalan y reflexivos. Uso del "la". Uso de "se". Acentuación. Adverbios. Conjunciones. Interjecciones. Verbos - regulares - irregulares. Gerundio - Participio. Comprensión e Interpretación.
PROFESSOR - GEOGRAFIA
Fundamentos teóricos do pensamento geográfico e sua história. A geografia clássica, a geografia crítica e as correntes atuais do pensamento geográfico. A teoria da região na história do pensamento geográfico. A regionalização do Brasil e do mundo. Os fundamentos geográficos da Natureza: gênese e dinâmica. O espaço geográfico e as mudanças nas relações de trabalho e de produção: as implicações sociais e econômicas na cidade e no campo. Interação sociedade natureza: os impactos ambientais, o uso e a conservação do solo, da água e da cobertura vegetal. As mudanças climáticas. O atual período técnicocientíficoinformacional na agricultura e na indústria: inovações tecnológicas, fluxos de capital e de informações. Urbanização brasileira: as metrópoles nacionais e regionais; a relação cidadecampo; o deslocamento interno da população. A geopolítica e as redefinições do território: os conflitos políticos, étnicosreligiosos e a nova organização econômica mundial. Representações cartográficas: conceitos e linguagens.
PROFESSOR - HISTÓRIA
Fundamentos teóricos do pensamento histórico História Positivista, Marxista, Nova História e as correntes atuais do pensamento historiográfico. TRABALHO E SOCIEDADE Organização temporal e espacial das relações sociais de produção, destacando o trabalho na Modernidade. O trabalho no capitalismo, terceirização, o trabalho informal, diferentes tipos de exploração, alienação e os movimentos de resistência. CULTURA Representações culturais, mudanças culturais relacionadas aos meios de comunicação e aos movimentos sociais. Conceito de mestiçagem cultural. IDÉIAS E PRÁTICAS REVOLUCIONÁRIAS Tecnológicas: industrial e dos meios de comunicação. Sociais: movimentos feministas e de jovens; ascensão do proletariado; as lutas étnicas. Políticas e ideológicas: grupos e correntes de contestação. PODER E VIOLÊNCIA Regimes autoritários do mundo contemporâneo e poder dos grupos organizados. Movimentos de resistências e reivindicatórios. GLOBALIZAÇÃO Meios de comunicação e transporte. A invenção da imprensa e divulgação de idéias. Novas formas de integração e desintegração econômica e distribuição de poder. A modernização do Brasil. NAÇÃO E NACIONALIDADE O princípio das nacionalidades e a formação do Estado Nacional Brasileiro. Culturas e identidades. Disputas étnicas no Brasil, África e Europa. CIDADANIA O Estado e a participação política do cidadão. Cidadania e liberdade: escravidão na Antigüidade e nos tempos modernos, servidão, movimentos em prol da igualdade étnica. Cidadania e manifestações culturais. Movimentos de preservação da memória nacional e dos grupos sociais. A construção de noções de temporalidade na história ensinada.
PROFESSOR - INGLÊS
The present contents are a reference to assess the candidate specific knowledge about English language and about the learning process and teaching practices for the curriculum development.
I. Learning a foreign language:
1) Language as discourse The candidate should show command of the target language on three different types of knowledge:
a) Contextual knowledge (knowledge of the interlocutors, place, time and objective of the communicative event. For instance, when looking at advertisements and deciding the public to whom it was intended, the media where it will be shown, the aim to be reached, etc.);
b) Textual knowledge (different textual organizations of the communicative event, for instance: description, explanation and argumentation);
c) Systemic/linguistic knowledge (knowledge of the linguistic aspect of the communicative event verb tense/aspect, connectors, word choice, etc.).
2) Social uses of language on:
a) Professional environment (genres used in professional environments, such as giving instructions, explaining content, writing journal articles, lecturing. Knowledge of the type of text organization that these genres demand);b) Students' possible needs (some of the genres that students may need: press genres (news), publicity (advertisements), manuals, curriculum vitae, emails, songs, poetry, literature, etc.).
3) Language history and culture:
a) Themes related to international issues (for example, economy, politics, people, places, culture, environment, health, science and technology);
b) Historical and cultural background of English speaking countries, such as England, Ireland, the United States, Australia, South Africa, India;
c) Remarkable writers: William Shakespeare, Emily Brönte, Charlotte Brönte, Charles Dickens, Ernst Hemingway, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, T. S. Eliot, James Joyce, Virginia Woolf.
II. Language teaching:
Education for citizenship (including aspects pertaining to temas transversais), the process of teaching and learning a foreign language (including interaction in the foreign language classroom), the reflective teacher, the role of the English language in the curriculum.
PROFESSOR - MATEMÁTICA
ARITMÉTICA E CONJUNTOS: Elementos de teoria dos conjuntos e noções de lógica; os conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, intervalos); operações básicas, propriedades, contagem e princípio multiplicativo. ÁLGEBRA: Equações de 1º e 2º graus; funções elementares e suas representações gráficas: lineares, quadráticas, exponenciais, logarítmicas e circulares; progressões aritméticas e geométricas; polinômios; números complexos; matrizes, sistemas lineares e aplicações na informática; fundamentos de matemática financeira. ESPAÇO E FORMA: Geometria plana, plantas e mapas; geometria espacial; geometria métrica; geometria analítica; trigonometria; aplicações. TRATAMENTO DE DADOS: Fundamentos de estatística; análise combinatória e probabilidade; análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas. MATEMÁTICA E SOCIEDADE: Conhecimento científico e tecnológico, parte integrante da cultura contemporânea; a Matemática e seu ensino dentro do atual panorama sóciocultural e econômico; ética e cidadania.
PROFESSOR - PORTUGUES
1. LINGUAGEM, INTERLOCUÇÃO E DIALOGISMO Língua e linguagem: função simbólica (representação de mundo) e função comunicativa (interação social, ação lingüística); dimensões da linguagem (semântica, gramatical e pragmática); discurso e texto; texto e elementos constitutivos do contexto de produção; gêneros do discurso: estrutura, seqüências discursivas predominantes e marcas lingüísticas recorrentes, dialogia e intertextualidade. 2. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, NORMA E ENSINO DA LÍNGUA Modalidades, variedades, registros; concepções de gramática: normativa ou prescritiva, descritiva, internalizada; diferenças entre padrões do oral e do escrito; norma culta; organização estrutural dos enunciados: propriedades morfológicas (flexão e processos derivacionais) e sintáticas (forma e função dos elementos da estrutura da sentença e dos sintagmas constituintes); conexão entre orações e períodos: parataxe, coordenação e subordinação; léxico: campos lexicais, redes semânticas, arcaísmos, neologismos, estrangeirismos, regionalismos, jargões, gíria. 3. PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTO O texto como unidade de sentido: mecanismos de coesão e fatores de coerência; texto e leitor: procedimentos de leitura; tipos de atividades de escrita (transcrição, reprodução, paráfrase, resumo, decalque, criação); procedimentos de refacção do texto (substituição, acréscimo, eliminação, permutação). 4. LITERATURA A dimensão estética da linguagem; instâncias de produção e de legitimação da produção literária; pactos de leitura: leitor e obra; a literatura e sua história: paradigmas estéticos e movimentos literários em língua portuguesa; teatro e gênero dramático; romance, novela, conto e gêneros narrativos; poema e gêneros líricos; intertextualidade e literatura.
PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA (RECREAÇÃO/ PRÉ ESCOLAR)
1 A evolução humana e a motricidade. 2 A Educação Física e a política educacional brasileira: 2.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ; 2.2 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; 2.3 Referenciais Curriculares para a Educação Infantil; 2.4 Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 3 A Educação Física, a escola e a sociedade; 3.1 A Educação Física no contexto educacional brasileiro; a) análise histórica; b) os paradigmas de orientação; c) a constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. 4 A compreensão de Educação Física enquanto componente curricular. 5 As correntes epistemológicas do pensamento sobre o conhecimento e suas relações com o fazer pedagógico da Educação Física. 6 A Educação Física e o seu fazer pedagógico; 6.1 Intenções educacionais; a) metas e objetivos da Educação Física no processo de educação escolarizada; 6.2 Organização e seqüências das intenções; a) sistematização dos conteúdos específicos da Educação Física para a educação básica; 6.3 Processos de intervenção pedagógica; a) estudos das teorias e modos da relação pedagógica em Educação Física; b) a contextualização e a interdisciplinaridade como princípios pedagógicos. 6.4 O ajuste pedagógico; a) a avaliação no processo ensinoaprendizagem em Educação Física: perspectivas e fundamentos; 6.5 A Educação Física e os temas transversais.
PROFESSOR - (PRÉECOLAR/INGLÊS)
The present contents are a reference to assess the candidate specific knowledge about English language and about the learning process and teaching practices for the curriculum development.
I. Learning a foreign language:
1) Language as discourse The candidate should show command of the target language on three different types of knowledge:
a) Contextual knowledge (knowledge of the interlocutors, place, time and objective of the communicative event. For instance, when looking at advertisements and deciding the public to whom it was intended, the media where it will be shown, the aim to be reached, etc.);
b) Textual knowledge (different textual organizations of the communicative event, for instance: description, explanation and argumentation);
c) Systemic/linguistic knowledge (knowledge of the linguistic aspect of the communicative event verb tense/aspect, connectors, word choice, etc.).
2) Social uses of language on:
a) Professional environment (genres used in professional environments, such as giving instructions, explaining content, writing journal articles, lecturing. Knowledge of the type of text organization that these genres demand);b) Students' possible needs (some of the genres that students may need: press genres (news), publicity (advertisements), manuals, curriculum vitae, emails, songs, poetry, literature, etc.).
3) Language history and culture:
a) Themes related to international issues (for example, economy, politics, people, places, culture, environment, health, science and technology);
b) Historical and cultural background of English speaking countries, such as England, Ireland, the United States, Australia, South Africa, India;
c) Remarkable writers: William Shakespeare, Emily Brönte, Charlotte Brönte, Charles Dickens, Ernst Hemingway, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, T. S. Eliot, James Joyce, Virginia Woolf.
II. Language teaching:
Education for citizenship (including aspects pertaining to temas transversais), the process of teaching and learning a foreign language (including interaction in the foreign language classroom), the reflective teacher, the role of the English language in the curriculum.
PROFESSOR - COMPUTAÇÃO
A Pedagogia como teoria e prática da educação. A especificidade do conhecimento pedagógico. Desenvolvimento da Pedagogia no Brasil e suas perspectivas em face das múltiplas realidades contemporâneas. O campo de atuação profissional do pedagogo. O pedagogo e sua formação. Planejamento, organização curricular, estratégias pedagógicas, gestão e avaliação nas práticas educacionais. Impacto das inovações tecnológicas no ensino e na aprendizagem. Projetos políticopedagógicos e de experiências curriculares nos níveis da educação básica. Contribuições para a melhoria contínua das condições técnicas, organizacionais e humanas do processo educacional desenvolvido nas instituições de ensino. Desenvolvimento interpessoal. Comportamento grupal e intergrupal. Liderança. Orientação acadêmica. Dinamização do processo de comunicação como fator de gestão da ação Pedagógica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 e a estruturação do sistema educacional brasileiro. Níveis e modalidades de educação e de ensino e seus reflexos no quotidiano das instituições de ensino. Organização e dinâmica do ensino superior na nova LDB.ICA Conceitos básicos em Informática (fundamentos, hardware, software, memórias, unidade central de processamento, dispositivos de entrada/saída); Sistema Operacional Windows (configurações básicas, manipulação de arquivos e pastas); Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Access); Conhecimentos básicos de Internet (browser, www, email, ftp, chat); Backup; Antivírus.
SECRETÁRIA DE ESCOLA
A Pedagogia como teoria e prática da educação. A especificidade do conhecimento pedagógico. Desenvolvimento da Pedagogia no Brasil e suas perspectivas em face das múltiplas realidades contemporâneas. O campo de atuação profissional do pedagogo. O pedagogo e sua formação. Planejamento, organização curricular, estratégias pedagógicas, gestão e avaliação nas práticas educacionais. Impacto das inovações tecnológicas no ensino e na aprendizagem. Projetos políticopedagógicos e de experiências curriculares nos níveis da educação básica. Contribuições para a melhoria contínua das condições técnicas, organizacionais e humanas do processo educacional desenvolvido nas instituições de ensino. Desenvolvimento interpessoal. Comportamento grupal e intergrupal. Liderança. Orientação acadêmica. Dinamização do processo de comunicação como fator de gestão da ação Pedagógica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 e a estruturação do sistema educacional brasileiro. Níveis e modalidades de educação e de ensino e seus reflexos no quotidiano das instituições de ensino. Organização e dinâmica do ensino superior na nova LDB.ICA Conceitos básicos em Informática (fundamentos, hardware, software, memórias, unidade central de processamento, dispositivos de entrada/saída); Sistema Operacional Windows (configurações básicas, manipulação de arquivos e pastas); Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Access); Conhecimentos básicos de Internet (browser, www, email, ftp, chat); Backup; Antivírus.
MÉDICO PLANTONISTA
Propedêutica em clinica medica. Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. Epidemiologia, etiologia clinica, laboratório, diagnostico diferencial e tratamento das seguintes patologias: Patologias Cardiocirculatórias: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, doenças vasculares, parada cardíaca, alterações eletrocardiográficas, indicação de exames complementares, infecções cardíacas, indicação de marcapasso, indicações de cirurgias cardíacas, choque cardiogênico e diagnóstico de outros tipos de choques, embolia pulmonar, dor torácica. Patologia do Aparelho Respiratório: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência respiratória, bronquites, bronquiolites, infecções de vias aéreas superiores, pneumonias bacterianas e fungicas, peneumonites, neoplasias. Doenças de notificação compulsória. Doenças infectoparasitorias: parasitoses, filariose, leptospirose, hepatite, AIDS, sífilis, hanseníase, tuberculose, cólera, febre tifóide, meningoencefalite e dengue. Patologia do Aparelho Digestivo: síndrome dispéptica, síndrome diarréica, parasitoses intestinais, insuficiência hepática, pancreatite, enfermidades da nutrição, hepatites, hemorragia digestiva,cirrose hepática. Patologias do Sistema Hematopoiético: anemias, coagulapatias, leucemias. Patologias Endócrinas e Metabólicas: diabetes mellitus e suas complicações, doenças da tireóide, insuficiência adrenal. Patologia do Aparelho GenitoUrinário: infecção do trato urinário, insuficiência renal aguda e crônica. Patologias Reumáticas: lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide. Patologias Obstétricas: Aborto, inserção baixa de placenta, deslocamento prematuro da placenta, rotura uterina, síndromes hipertensivas na gravidez. Afecções do Sistema Nervoso: doenças vasculares cerebrais, diagnóstico diferencial de síndrome convulsiva, meningites e encefalites. Patologias do trauma: TCE, Fratura exposta. Drogas , interações medicamentosas e envenenamentos. Urgências psiquiátricas. Conhecimentos de Saúde Pública: O SUS: princípios e diretrizes, estrutura, gestão (financiamento e controle social), Municipalização da saúde, Lei 8.080/90, Lei 8.142/90
MÉDICO CLÍNICO GERAL
CONHECIMENTO ESPECÍFICO E LEGISLAÇÃO
Assistência Médica em Saúde do Adulto - Hipertensão Arterial. Diabetes Mellitus. Doenças Cardiovasculares. Doenças Reumáticas. Assistência Médica em Ginecologia e Obstetrícia - Prénatal de baixo risco. Doenças da Gestação. Câncer de Mama e Cérvicouterino. Assistência Médica ao Idoso - Ministério da Saúde. Saúde Pública - O SUS (programas e diretrizes do ministério da Saúde). Assistência Médica em Pediatria - Puericultura, doenças diarréicas, doenças respiratórias da infância. Assistência Médica em Doenças Transmissíveis. Código de Ética da Medicina. Legislação: SUS: Lei Nº 8.080 de 19 de setembro de 1990; Lei Nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990; Norma Operacional da Assistência à Saúde - SUSNOAS01/02; Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOBSUS1996; Emenda Constitucional Nº 29 de 13 de setembro de 2000.
NÍVEL FUNDAMENTAL
CONHECIMENTOS COMUNS
PORTUGUÊS
Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo. Termos essenciais da oração Sentido conotativo e denotativo. Compreensão e interpretação de textos.
MATEMÁTICA
Regra de três simples. Equação com chaves, colchetes e parênteses sem álgebra; dobro; triplo; quádruplo; múltiplos; adição e subtração com casas decimais; Multiplicação e divisão com 2 e 3 números no divisor. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES
Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações históricogeográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.
NÍVEL FUNDAMENTAL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ELETRICISTA
Materiais Elétricos: Tubulações - eletrodutos metálicos e de PVC, eletrocalhas. Condutores em geral, fios e cabos. quadros(disjuntores, balanceamento de circuitos). Isolamentos, aterramentos. Substituição de lâmpadas, reatores e fotocélulas. Ferramentas: Ferramentas Manuais. Ferramentas elétricas. Aparelho de medição de corrente. Aparelho de medição de voltagem. Manutenção Predial Elétrica. Equipamentos de Segurança: Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
MARCENEIRO
Conhecimento sobre os tipos de madeiras. Ferramentas técnicas manuais. Ferramentas técnicas elétricas. Aparelhamentos. Cálculos matemáticos envolvendo sistema de medidas de comprimento e superfície. Confeccionar peças em madeira à vista de desenhos ou especificação. Conhecimentos sobre serviços normais ou especiais de marcenaria em geral, tais como: móveis, quadros, balcões, prateleiras, caixas, engradados, bancadas de trabalho e outros. Conhecimentos sobre fluxo de processos de produção inerente à área. Noções básicas de segurança e higiene inerentes à especialidade. Noções de qualidade e produtividade na área.
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO
Noções de Metrologia, habilitação Compatível ao equipamento, Noções de primeiros socorros, Conhecimentos Básicos de Mecânica, eletricidade e manutenção de automóveis. Proteção ao meio ambiente: Utilização de materiais, conservação, descarte e impactos ambientais; Ética e cidadania.,noções de primeiros socorros. Noções sobre EPIS.
OPERADOR DE MÁQUINAS
Legislação de trânsito. Conhecimentos básicos de mecânica, eletricidade e manutenção de automóveis. Direção defensiva. Noções de primeiros socorros. Normas gerais de circulação e conduta. Sinalização para o trânsito. Segurança dos veículos. Habilitação. Infrações. Crimes de trânsito.
PEDREIRO
Leitura e interpretação de projetos arquitetônicos e complementares. Limpeza e escavação do terreno. Locação de obras. Fundações rasas e profundas, alicerces e baldrames. Impermeabilizações. Alvenaria de tijolos, pedras e outros materiais usados na construção civil. Chapisco. reboco, massa fina, preparação de massas, concreto armado. Noções de armaduras para concreto. Lajes prémoldadas, mistas e maciças. Acabamentos. Colocação de pisos e revestimentos (cerâmicos, pedras, plásticas). Confecções de caixas de inspeção, de passagem, fossas sépticas, sumidouros, tanques, contra pisos, muros, muro de arrimo. Fiscalização e verificação de qualidade dos materiais. Conhecimentos sobre os traços de argamassas mais utilizadas na construção civil. Utilização de máquinas e equipamentos usados na especialidade. Colocação de telhas e cumeeiras de barro e de fibrocimento. Noções básicas de segurança e higiene do trabalho inerente à especialidade. Relações humanas: noções de qualidade e produtividade.
ANEXO II
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
PROFESSOR(A) - ENS. FUNDAMENTAL, PRÉESCOLAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Orientar a aprendizagem do aluno, participar no processo de planejamento das atividades da escola, organizar as operações inerentes ao processo de ensino aprendizagem, contribuir para aprimoramento da qualidade do ensino, dar suporte aos demais educadores na sala informatizada e demais serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação, etc.
EDUCADOR INFANTIL
Estimular experiências físicas, sociais e intelectuais através de atividades espontâneas; Adequar as atividades ao nível de desenvolvimento; Observar, planejar, registrar e avaliar constantemente as atividades desenvolvidas no Núcleo de Educação; Atender prontamente às solicitações da coordenação, visando à troca de experiências e aperfeiçoamento do trabalho; Despertar a atenção da criança através do uso de brinquedos, contato físico carinhoso e emprego de voz suave; Participar ativamente dos centros de estudo e reuniões de equipe convocadas pela Coordenação; Estar atento para detectar eventuais desvios de comportamento e desenvolvimento, e leválos ao conhecimento da direção do Núcleo de Educação através de registros escritos e contatos pessoais; Atender as demais atribuições inerentes ao cargo ou previstas na legislação ou nos regimentos e demais serviços afins e/ou compatíveis com área de atuação, etc.
OPERADOR DE MÁQUINAS
Serviços gerais de operação/condução/direção de máquinas leves e pesadas (trator de pneu, trator de esteira, retroescavadeira, motoniveladora, escavadeira hidraúlica, etc.) na execução de atividades; Operar retroescavadeiras, páscarregadeiras, trator de esteira e outras máquinas pesadas, destinadas a carregamento de caminhões, remoção de barro, reaterro, abertura de valas, colocação de tubulação, terraplenagens, abertura e conservação de ruas, etc; Conduzir máquinas e equipamentos aos locais de operação; Manutenção, conservação, proteção e revisão dos equipamentos; Realizar reparos de emergência em máquinas e equipamentos; Zelar pela limpeza e conservação da máquina operada; Promover o abastecimento de combustível, controle dos níveis água e óleo de seus veículos ou máquinas; comunicar, ao superior imediato, os defeitos de funcionamento apresentados pela máquina operada; preencher relatório diário de funcionamento da máquina; Demais serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação, etc.
PEDREIRO
Executar a abertura e fechamento de bocas de lobo, valas, com a remoção e conserto do pavimento, reaterro e apiloamento da vala; Executar consertos e substituição de tubos, fugar tubos, meiofio, etc.; Executar instalações de pisos, azulejos e similares, reboco e acabamentos em geral, relacionar e especificar tipo e quantidade de materiais necessários aos serviços e providenciar a retirada no almoxarifado; Executar obras municipais; Serviços de alvenaria em geral; Efetuar serviços de pinturas; Efetuar a limpeza e a manutenção dos instrumentos e equipamentos de uso diário; executar outros serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação, etc.
ELETRICISTA
Executar serviços de manutenção na iluminação pública (troca e ajustes de conexões, fiação, comendo fotoelétrico, equipamentos auxiliares, braço, luminária e lâmpadas), atendendo as normas e exigências da concessionária; Executar serviços de manutenção e diagnóstico de defeitos da rede elétrica dos prédios do poder público municipal (fiação, quadros de distribuição, luminárias, lâmpadas, reatores, disjuntores, tomadas, etc); Executar serviços de manutenção e instalação de equipamentos e aparelhos elétricos; Executar outros serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação.
MARCENEIRO
Serviços gerais de marcenaria, manutenção de bens móveis da municipalidade, conserto de móveis e imóveis, fabricação e montagem de móveis, caixarias, etc.; e demais serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO
Executar serviços de reparo e manutenção em veículos de passeio, camionetes, caminhões, com sistema de carburação normal, bico injetor e injeção eletrônica, serviços de suspensão da frota municipal, executar serviços de reparo e manutenção em máquinas leves e pesadas na frota municipal, relacionar e especificar tipo e quantidade de materiais necessários aos serviços e providenciar a retirada no almoxarifado; efetuar a limpeza e a manutenção dos instrumentos e equipamentos de uso diário;executar outros serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação.
AUXILIAR OPERACIONAL I
Serviços gerais de limpeza, manutenção e conservação do patrimônio público municipal (móveis, Imóveis, instalações, equipamentos, utensílios), serviços de higienização de ambientes, recolhimento de lixo, limpeza de sanitários, preservação do patrimônio público em qualquer dos serviços ou unidades do serviço público municipal. Serviços de cozinha em Unidades de ensino e demais órgãos/ estabelecimentos do município, no preparo de refeições; Auxiliar em levantamentos planialtimétricos, roçadas, abertura de rumos. Serviços de lavação de veículos, Conservação e manutenção de vias públicas, abertura de valas, colocação de tubos, serviços de calcetaria, auxílio aos operadores de máquinas e veículos e demais auxiliares com predominância de esforço físico, etc.
MÉDICO PLANTONISTA E MÉDICO CLÍNICO GERAL
Clínica geral, incluindo execução de consultas clínicas, exames físicos, procedimentos ambulatoriais, exames ectoscópicos, diagnóstico, tratamento, prognóstico e acompanhamento de patologias com risco mediato ou imediato de vida; Prestar assistência integral, contínua e sistemática, com resolutividade e boa qualidade em relação às necessidades individuais ou coletivas de saúde da população em geral, no atendimento em unidades de saúde de emergência e/ou serviços de saúde do município; referendando os programas preconizados pelo Ministério da Saúde e/ou implantados a nível estadual e/ou municipal; atividades de prevenção (palestras, seminários, etc.) e demais serviços afins e/ou compatíveis com a área de atuação.
SECRETÁRIA DE ESCOLA
Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola; Organizar e dirigir o Serviço de Secretaria, coordenando o trabalho de seus auxiliares; Assinar, juntamente com o Diretor, os documentos escolares dos alunos, bem como toda a documentação do Serviço de Secretaria, apontando seu número de registro ou autorização do órgão competente; Participar de reuniões e elaborar relatórios; Promover reuniões com seus auxiliares; Elaborar o Plano de Ação da Secretaria, estabelecendo a função de seus auxiliares, submetendoo à aprovação do Diretor; Organizar e manter atualizado a escrituração escolar, bem como os prontuários de legislação referente à Escola e ao ensino; Zelar pelo recebimento e expedição de documentos autênticos, inequívocos e sem rasuras; Extrair dados que interessem à escrituração escolar de documento(s) apresentado(s) pelo aluno ou responsável, providenciando a pronta restituição do(s) mesmo(s); Coletar bibliografia atualizada pertinente à escrituração escolar; Revisar toda a escrituração escolar, bem como o expediente a ser submetido a despacho a assinatura do Diretor; Providenciar documentos: matriculas, históricos escolares, transferências, certificados, atestados e outros; Cumprir e fazer cumprir e divulgar os despachos e determinações do Diretor; Elaborar relatórios e instituir processos; Incinerar documentos obedecendo à prescrição oficial vigente; Manter sigilo sobre assuntos pertinentes ao serviço; Registrar e controlar diariamente a freqüência dos funcionários da Escola; Apresentar relatórios periódicos das atividades do serviço ao Diretor; Proceder à avaliação interna do serviço; Participar da avaliação interna da Escola; Na falta do Auxiliar de Direção, responsabilizarse pelo cumprimento do horário na Escola; Responsabilizarse pela documentação da Associação de Pais e Professores, na ausência do Auxiliar de Direção.