Prefeitura de São José - SC

Notícia:   Prefeitura de São José - SC oferece diversas vagas para Magistério

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO - EDITAL 001/2010

Abertura de Inscrições para contratação de membros do Magistério, em caráter temporário para o ano letivo de 2011, através do Processo Seletivo Público - Edital 001/2010.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ, por meio da Secretaria Municipal de Educação, torna público que fará realizar Processo Seletivo Público, para a contratação de membros do Magistério, admitidos em caráter temporário para o ano letivo de 2011, através do Processo Seletivo Público - Edital 001/2010, de acordo com as Leis Municipais nº 4.423, de 11 de janeiro de 2006; nº 4.670 de 30 de junho de 2008; nº 4.670, de 15 de setembro de 2008; nº 4.744, de 20 de fevereiro de 2009 e nº 4.908, de 17 de dezembro de 2009 e suas alterações, que se regerá pelas normas estabelecidas neste Edital.

1. DAS ÁREAS/DISCIPLINAS

1.1. O Processo Seletivo Público se destina à contratação em caráter temporário, para as vagas que surgirem nas áreas/disciplinas a seguir elencadas, dentro do prazo de validade deste Processo Seletivo Público.

1.2. As áreas/disciplinas e a escolaridade/requisitos para os habilitados são as seguintes:

ÁREAS / DISCIPLINAS

Artesanato - Artes Aplicadas - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Bordado a Mão - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Bordado a Máquina - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Corte e Cabelo - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Corte e Costura - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Corte e Costura Lingerie - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Crivo - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Renda de Bilro - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Manicure - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 150 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Patchwork - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Pintura em Madeira - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Pintura em Porcelana - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Pintura em Tecido - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Pintura em Tela - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Porcelana Fria - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Tear - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Artesanato - Tricô e Crochê - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Alfabetização - Ensino Fundamental (1º e 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Alfabetização de Jovens e Adultos - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Anos Iniciais - 3º ao 5º ano - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Auxiliar de Ensino - Ensino Fundamental - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Auxiliar de Ensino - Educação Especial / Ensino Fundamental - a) Graduado em Pedagogia com habilitação em séries iniciais ou b) Graduado em Normal Superior com habilitação em séries iniciais ou c) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais (para atuar na mediação de alunos com deficiência).

Auxiliar de Ensino - Educação Infantil - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior com habilitação em educação infantil ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil.

Auxiliar de Ensino - Educação Especial / Educação Infantil - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior com habilitação em educação infantil ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil (para atuar na mediação de alunos com deficiência).

Auxiliar de Sala - Educação Infantil a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior com habilitação em educação infantil ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil.

Educação Infantil - Filantrópicas a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil; ou c) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Séries Iniciais do Ensino Fundamental com adicional em Educação Infantil.

Educação Infantil - Municipal - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil; ou c) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Séries Iniciais do Ensino Fundamental com adicional em Educação Infantil.

Educação Especial / Salas Multifuncionais (AEE) - Graduação com Licenciatura Plena em Educação Especial; ou Graduação em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial; ou Graduação em Pedagogia, com especialização em Educação Especial ou Atendimento Educacional Especializado.

Instrutor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS / Salas Multifuncionais (AEE) - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e comprovada formação por certificação com carga horária mínima de 100 horas; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e comprovada formação por certificação com carga horária mínima de 100 horas.

Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e comprovada formação por certificação com carga horária mínima de 100 horas; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e comprovada formação por certificação com carga horária mínima de 100 horas.

Artes - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Artística ou Artes.

Biologia - Graduado com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

Ciências - a) Graduado com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ou b) Graduado com Licenciatura Curta em Ciências

Educação Física - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física.

Espanhol - Graduado com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Espanhol.

Filosofia - Graduado com Licenciatura Plena em Filosofia.

Física - Graduado com Licenciatura Plena em Física.

Geografia - Graduado com Licenciatura Plena em Geografia ou graduado com Licenciatura Plena em Estudos Sociais com habilitação em Geografia.

História - Graduado com Licenciatura Plena em História ou graduado com Licenciatura Plena em Estudos Sociais com habilitação em História.

Inglês - Graduado com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Inglês.

Matemática - Graduado com Licenciatura Plena ou Licenciatura Curta em Matemática.

Noções de Direito - Graduado em Direito ou Ciências Jurídicas.

Noções de Informática - Graduado (pleno) em Informática ou em Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Análise de Sistemas.

Língua Portuguesa - Graduado com Licenciatura Plena em Letras, habilitação em Língua Portuguesa.

Química - Graduado com Licenciatura Plena em Química.

Sociologia - Graduado com Licenciatura Plena em Sociologia ou graduado em Estudos Sociais.

Projetos Educacionais - Aprendendo no Palco - Teatro- a) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em artes cênicas ou b) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em artes cênicas.

Projetos Educacionais - Bandas e Fanfarras - Corpo Coreográfico - a) Graduado com Licenciatura plena em Dança ou b) Graduado com Licenciatura plena em Educação Física ou c) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em artes cênicas ou d) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em artes cênicas.

Projetos Educacionais - Bandas e Fanfarras - Música/Percussão - a) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em música ou b) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em música.

Projetos Educacionais - Bandas e Fanfarras - Música/Sopro - a) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em música ou b) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em música.

Projetos Educacionais - Capoeira na Escola - Capoeira - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física.

Projetos Educacionais - Coral na Escola - Música/Coral - a) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em música ou b) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em música.

Projetos Educacionais - Dança na Escola - Dança - a) Graduado com Licenciatura plena em Dança ou b) Graduado com Licenciatura plena em Educação Física ou c) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em artes cênicas ou d) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em artes cênicas.

Projetos Educacionais - Esportes Coletivos - Futebol/ Futsal/ Voleibol/ Basquetebol/Handebol - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física.

Projetos Educacionais - Ginástica Rítmica - Ginástica - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física.

Projeto de Flauta Doce - a) Graduado com Licenciatura plena em Educação Artística, com habilitação em música ou b) Graduado com Licenciatura plena em Artes, com habilitação em música.

Projetos Educacionais - Lutas Esportivas - Judô/Karatê/Jiu-Jitsu - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física.

1.3. Os candidatos que não apresentarem a escolaridade/requisitos apontados no item 1.2 poderão participar do certame, devendo comprovar, quando convocados para assinatura do respectivo contrato, o atendimento às seguintes exigências:

a. conclusão do ensino fundamental, no mínimo, para a área de Artesanato ou;

b. conclusão do ensino médio, no mínimo, para todas as áreas/disciplinas, exceto Artesanato.

1.4. A remuneração a ser paga é a seguinte:

ÁREA / DISCIPLINACARGA HORÁRIAVENCIMENTO
Artesanato - Professor20 horas semanaisR$ 615,00
Alfabetização ou anos iniciais - Professor20 horas semanaisR$ 693,43
Auxiliar de Ensino - Ensino Fundamental20 horas semanaisR$ 756,46
Auxiliar de Ensino - Educação Especial / Ens.Fundam.20 horas semanaisR$ 756,46
Auxiliar de Ensino - Educação Infantil30 horas semanaisR$ 1.134,69
Auxiliar de Ensino - Educação Especial / Educação Infantil30 horas semanaisR$ 1.134,69
Auxiliar de Sala - Educação Infantil30 horas semanaisR$ 749,20
Educação Infantil - Municipal - Professor30 horas semanaisR$ 1.040,14
Entidade Conveniada - Professor20 horas semanaisR$ 693,43
Entidade Conveniada - Professor40 horas semanaisR$ 1.386,80
Educação Especial - Instrutor ou Intérprete - LIBRAS20 horas semanaisR$ 693,43
Professor Horista - escolaridade de Ensino Médio20 horas semanaisR$ 707,20
Professor Horista - escolaridade de Licenciatura Curta20 horas semanaisR$ 894,00
Professor Horista - escolaridade de Licenciatura Plena20 horas semanaisR$ 990,00

1.4.1. O Vencimento dos professores se refere ao mês de setembro de 2010, não incluída a gratificação de regência no valor de 10% sobre o vencimento.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. A comprovação da escolaridade e demais requisitos é condição para contratação do candidato.

2.2. Fica ciente o candidato classificado que, em aceitando sua contratação, poderá exercer suas funções em quaisquer unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São José.

2.3. A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores das áreas/disciplinas de Artesanato e Tradutor ou Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS será de 20 horas semanais.

2.4. A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público para professores de alfabetização - ensino fundamental; de alfabetização de jovens e adultos; de anos iniciais - 3Q ao 5Q ano; auxiliares de ensino para o ensino fundamental e; de educação especial será de 20 horas semanais.

2.5. A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de auxiliares de ensino e auxiliares de sala e professores, para educação infantil será de 30 horas semanais.

2.6. A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores das diversas disciplinas será de 15 horas-aula semanais.

2.7. Para a disciplina Noções de Direito, a carga horária será a disponibilizada na Unidade Escolar.

2.8. Os professores classificados para "Projetos Educacionais" trabalharão em todos os Projetos desenvolvidos nas Escolas, na sua área de atuação/formação, inclusive no Programa "Mais Educação".

2.9. A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores das áreas/disciplinas dos Projetos Educacionais, será de 15 horas-aula semanais.

2.10. O Processo Seletivo Público será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES, obedecidas as normas do presente Edital.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição neste Processo Seletivo Público dar-se-á através da Internet.

3.2. A Inscrição ao Processo Seletivo Público previsto neste Edital, através da Internet, ocorrerá em 3 (três) etapas distintas, devendo os candidatos procederem conforme descrito a seguir.

3.2.1. A primeira etapa do Processo Seletivo Público - Edital 001/2010 consiste em, através da Internet, acessar o site www.educ.pmsj.ieses.org apontando para "INSCRIÇÕES ONLINE" e, a partir do link específico, preencher a Ficha de Inscrição, confirmar seus dados registrando o "concordo" e imprimir o respectivo boleto bancário, no período de 04 de outubro a 05 de novembro de 2010.

3.2.2. A segunda etapa do Processo Seletivo Público - Edital 001/2010 consiste em efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através do boleto bancário, até o último dia de inscrições, dia 05 de novembro de 2010.

3.2.3. O IESES não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.4. As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após o recebimento da notificação do pagamento do respectivo Boleto Bancário.

3.2.5. O inteiro teor do Edital estará disponível no endereço eletrônico citado no subitem 3.2.1, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato à obtenção desse documento.

3.2.6. É da responsabilidade exclusiva dos candidatos a inserção dos dados cadastrais no ato de inscrição.

3.3. O valor da taxa de inscrição é R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

3.4. Cada candidato poderá efetuar somente 1 (uma) inscrição neste Processo Seletivo Público.

3.5. Havendo mais de 1 (uma) inscrição, em desacordo com o item 3.4, serão canceladas as mais antigas, permanecendo a mais recente. Em caso de mesma data, permanecerá a de maior número de inscrição.

3.6. O processo de inscrição somente se completa e se efetiva com o pagamento do valor de inscrição correspondente, com todas as demais condições atendidas.

3.7. São condições de inscrição:

a. ser brasileiro nato ou naturalizado;

b. encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

c. estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d. preencher as exigências de formação e requisitos da área/disciplina;

e. conhecer e estar de acordo com as exigências do presente edital.

3.7.1. É condição para a contratação, que o candidato tenha idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da contratação;

3.8. São considerados desistentes os candidatos que, mesmo tendo efetuado sua inscrição, não tenham pago o valor da mesma, nos termos deste Edital.

3.9. Uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto à área/disciplina escolhida e à identificação do candidato, exceto ajuste de grafia.

3.10. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em moeda corrente nacional (dinheiro).

3.11. O valor da inscrição, uma vez pago, não será restituído.

3.12. Não haverá inscrição condicional e nem por correspondência. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos, será a mesma cancelada.

3.13. Será permitida a inscrição por procuração, pública ou por instrumento particular com firma reconhecida, com poderes específicos para este Processo Seletivo Público, onde conste, obrigatoriamente, a área/disciplina para a qual o candidato deseja se inscrever, devendo o procurador entregar, além dos documentos exigidos para Prova de Títulos, o instrumento de procuração.

3.13.1. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador na Ficha de Inscrição e Prova de Títulos, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento daquele documento.

3.13.2. Ocorrendo divergência entre a área/disciplina indicada na procuração e aquela indicada na Ficha de Inscrição, será considerado o que constar da Ficha de Inscrição.

3.14. O candidato que necessitar de condições especiais para a realização de provas deverá, entregar pessoalmente ou por intermédio de Procurador, nos dias úteis, no período de 04 de outubro a 05 de novembro de 2010, no posto de atendimento no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13 às 18 horas, requerimento indicando as condições especiais de prova que necessita.

3.14.1. Em função das atribuições e atividades de magistério objeto deste Processo Seletivo Público, não haverá leitura de prova, utilização de "ledor" ou outros softwares, admitindo-se pedidos de provas em braile ou provas ampliadas.

3.14.2. Aos deficientes visuais, candidatos que requererem nos termos do subitem 3.14.1, provas em Braile, serão oferecidas provas no referido sistema, devendo suas respostas para a prova objetiva serem respondidas em Braile pelo próprio candidato. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban.

3.14.3. Aos deficientes visuais, candidatos que requererem nos termos do item 3.14.1, provas "ampliadas" serão entregues cartão de respostas e provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente à fonte 24, cabendo aos candidatos sua leitura e marcação das respostas no respectivo cartão.

3.14.4. A decisão dos requerimentos previstos no item 3.14 caberá ao IESES, dentro da razoabilidade e disponibilidade.

3.14.5. Não haverá compensação de tempo de amamentação em favor da candidata que requerer esta condição especial.

3.14.6. O requerimento a que se refere o item 3.14 não se constitui no requerimento previsto no item 7 (vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência), nem com ele guarda qualquer relação.

3.15. A adulteração de qualquer elemento da cópia da cédula de identidade em relação ao original da mesma ou a não veracidade de declaração apresentada na Ficha de Inscrição ou em decorrência deste Edital, verificadas a qualquer tempo, implicará no cancelamento da respectiva inscrição ou na eliminação do candidato do Processo Seletivo Público, se a inscrição já estiver homologada.

3.16. Os candidatos que preencherem os requisitos previstos na Lei Municipal Nº 4.438/2006 (isenção da taxa de inscrição para doadores de sangue), deverão efetuar a primeira parte da inscrição (inscrição pela internet e impressão do boleto) e entregar pessoalmente ou por intermédio de Procurador, nos dias úteis, no período de 04 a 21 de outubro de 2010, no posto de atendimento no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13h às 18 horas, o boleto bancário acompanhado do documento expedido por entidade coletora, comprovando a qualidade de doador, no mínimo 3 doações no período de 01 de outubro de 2009 a 30 de setembro de 2010.

3.16.1. A decisão sobre o deferimento ou não do pedido será disponibilizada no site do concurso após às 18 horas, no dia 27 de outubro de 2010.

3.17. O candidato cujo pedido de isenção na qualidade de doador for indeferida, deverá efetuar o pagamento do valor da inscrição até 05 de novembro de 2010.

3.18. A Inscrição do candidato importa no conhecimento e na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital.

4. DA HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES E DO LOCAL E HORÁRIO DE PROVAS

4.1. No dia 17 de novembro de 2010, após às 18 horas, será tornado público através do site do concurso, a nominata dos candidatos cuja inscrição foi deferida.

4.2. Na mesma oportunidade, prevista no item 4.1, será disponibilizado ato com a relação das inscrições indeferidas e as razões do indeferimento, sendo apenas indicado o CPF do candidato ou, na falta deste, a respectiva cédula de identidade.

4.3. No dia 25 de novembro de 2010, após às 18 horas, o IESES tornará público, os locais e as respectivas salas de prova, sendo estas informações disponibilizadas através do site do concurso e obtidas a partir da indicação do CPF e data de nascimento do candidato.

4.4. O candidato é responsável pela conferência dos seus dados pessoais indicados na relação citada no item 4.3.

4.5. Em caso de ocorrência de divergência das informações apresentadas em relação à respectiva Ficha de Inscrição, o candidato deverá solicitar a correção ao IESES através do e-mail correcao@ieses.org, indicando o concurso, o edital, seu CPF e nome completo, até às 17 horas do dia 26 de novembro de 2010.

5. DAS PROVAS

5.1. O Processo Seletivo Público será efetuado mediante aplicação de prova objetiva em que serão avaliados os
conhecimentos dos candidatos sobre as matérias relacionadas a cada área/disciplina e prova de títulos.

5.2. Da Prova Objetiva

5.2.1. A prova objetiva é composta de 30 questões; sua composição e respectivos programas fazem parte do anexo a esse Edital.

5.2.2. A prova objetiva será realizada no dia 28 (vinte e oito) de novembro de 2010, domingo, às 14h30min, quando serão fechados os portões dos locais de prova.

5.2.3. A prova objetiva iniciará após o fechamento dos portões, tão logo estejam acomodados todos os candidatos e sua duração será de 3 (três) horas.

5.2.4. A prova objetiva terá 30 (trinta) questões com 4 (quatro) alternativas de resposta cada uma, sendo 1 (uma) e apenas 1 (uma) a correta.

5.2.4.1. As questões da prova objetiva deverão ser respondidas em cartão de respostas, específico, personalizado para cada candidato e, para tanto, os candidatos devem dispor de caneta esferográfica preta ou azul.

5.2.4.2. Na hipótese de anulação de questão(ões) da prova objetiva, quando de sua avaliação, a(s) mesma(s) será(ão) considerada(s) como respondida(s) corretamente pelo candidato.

5.2.4.3. Será atribuída nota 0 (zero):

a. à(s) questão(ões) da prova objetiva que contenha(m) emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legível(is);

b. à(s) questão(ões) da prova objetiva que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada;

c. à(s) questão(ões) da prova objetiva que não estiver(em) assinalada(s) no cartão de respostas;

d. à(s) questão(ões) da prova objetiva ou à(s) prova(s) objetiva(s) cujo cartão de respostas for preenchido fora das especificações contidas no mesmo ou nas instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas de cor diferente de azul ou preta, ou ainda, com marcação diferente da indicada no modelo previsto no cartão;

e. à(s) questão(ões) com resposta incorreta.

5.2.5. A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota desta prova expressa com 2 (duas) decimais, tendo todas as questões o mesmo valor.

5.2.6. Por questões de segurança, os candidatos somente poderão se retirar do local da prova objetiva, após 1 (uma) hora do início da mesma.

a. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala da prova objetiva somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local, simultaneamente.

b. O candidato, ao encerrar sua prova, entregará ao fiscal de sua sala, o cartão resposta da prova objetiva devidamente assinado e o caderno de provas, podendo reter para si, apenas, a cópia do cartão de respostas da prova objetiva.

5.2.7. O candidato não poderá, a qualquer tempo, ausentar-se da sala de provas portando o caderno de provas e/ou cartão de respostas.

5.2.8. O IESES, visando preservar a veracidade e autenticidade do processo seletivo, poderá proceder, no momento da aplicação da prova objetiva, a autenticação digital dos cartões personalizados ou de outros documentos pertinentes.

5.2.9. Durante a realização da prova objetiva é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como o uso de máquinas de calcular ou qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, inclusive telefones celulares, sob pena de eliminação do candidato do Processo Seletivo Público.

5.2.10. O candidato, pessoa portadora de deficiência, mesmo ao amparo do item 7.1 deste Edital, participará do Processo Seletivo Público em igualdade de condições com os demais, no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e aplicação da prova objetiva.

5.2.11. Para a entrada nos locais de prova, os candidatos deverão apresentar cédula de Identidade ou Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação (OAB, COREN, CRA, CREMESC, etc.), Carteira Nacional de Habilitação com foto (modelo novo) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

a. Não serão aceitos quaisquer outros documentos ou papéis em substituição ao exigido no item 5.2.11, quer eles estejam autenticados ou não.

5.2.12. Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em relação ao início das mesmas. O horário fixado será o horário oficial de Brasília. Será vedada a admissão em sala de provas ao candidato que se apresentar após o fechamento dos portões.

5.2.13. Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para qualquer prova, nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.

5.2.14. A Prefeitura Municipal de São José e o IESES não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos, quando da realização das provas desse Processo Seletivo Público.

5.3. Da Prova de Títulos

5.3.1. Os candidatos deverão entregar os documentos integrantes da Prova de Títulos no período, de 04 de outubro a 05 de novembro de 2010, nos dias úteis, no horário das 13 (treze) às 18 (dezoito) horas, no posto de atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC.

5.3.2. Os candidatos, a partir da documentação da Prova de Títulos, serão incluídos em um dos seguintes grupos:

a. Habilitados, para aqueles que comprovarem as exigências de habilitação definidas no item 1.2;

b. Não habilitados, para os demais candidatos com inscrição deferida, não enquadrados na letra "a" deste item.

5.3.3. O candidato que deixar de entregar os documentos integrantes da Prova de Títulos no local, horário e prazo indicado no item 5.3.1 participará do certame, porém terá nota "zero" na Prova de Títulos e participará da classificação no grupo "Não Habilitado".

5.3.4. Os comprovantes dos títulos e tempo de serviço não serão devolvidos ao candidato, nem serão fornecidas cópias destes títulos. Por este motivo, não devem ser entregues ou encaminhados documentos originais, exceto as certidões/declarações, para a Prova de Títulos.

5.3.5. A autenticidade dos documentos apresentados para a Prova de Títulos é de responsabilidade exclusiva do candidato.

5.3.6. Os documentos integrantes da Prova de Títulos são os que seguem e devem ser entregues na ordem indicada:

a. Cópia do Boleto Bancário,

b. Comprovante de habilitação para a área/disciplina, nos termos do item 1.2 desse Edital por meio de comprovação da respectiva colação de grau, através de: a) Cópia do respectivo diploma ou b) cópia de certidão de colação de grau ou c) cópia do histórico escolar com a indicação da data de colação de grau e, adicionalmente, se for o caso, apresentação do registro do apostilamento de habilitação ou d) cópia do certificado de conclusão do ensino médio (segundo grau), como nível mínimo de escolaridade, se não atenderem às demais exigências de escolaridade/requisitos, exceto para artesanato em que a escolaridade mínima exigida é a conclusão do ensino fundamental;

c. Cópia do Diploma de Doutorado, se tiver;

d. Cópia do Diploma de Mestrado; se tiver;

e. Cópia do Certificado de Pós-Graduação - Especialização, se tiver;

f. Cópia do Diploma de Curso Médio - magistério, se corresponder ao documento de habilitação;

g. Cópia do respectivo histórico escolar, comprovando matricula no curso de graduação correspondente à área/disciplina para a qual se inscreveu;

h. Cópia dos certificados de curso de atualização, com 200 horas ou mais horas;

i. Cópia dos certificados de curso de atualização, com 100 horas ou mais e até 200 horas, exclusive;

j. Cópia dos certificados de curso de atualização, com 15 horas ou mais e até 100 horas, exclusive;

k. Comprovantes de tempo de serviço no magistério.

5.3.7. A pontuação da Prova de Títulos será na escala de zero (0) a 10 (dez), computados os títulos nos seguintes pontos:

a. Diploma de Graduação, se corresponder ao documento de habilitação - 4 (quatro) pontos, máximo de 4 (quatro) pontos aos quais poderão ser acrescidos;

a.1. Diploma de Doutorado na área de ensino/disciplina de atuação - 3 (três) pontos, máximo de 3 (três) pontos;

a.2. Diploma de Mestrado na área de ensino/ disciplina de atuação - 2 (dois) pontos, máximo de 2 (dois) pontos; [não computado, se atribuídos ao candidato os pontos da letra "a.1"];

a.3. Certificado de Pós-Graduação - Especialização na área de ensino/ disciplina de atuação, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, com apresentação de Trabalho de Conclusão - 1 (um) ponto, máximo de 1 (um) ponto [não computado, se atribuídos ao candidato os pontos da letra "a.1"e/ou "a.2"];

b. Diploma de Curso Médio - magistério, se corresponder ao documento de habilitação - 2 (dois) pontos, máximo de 2 (dois) pontos, [não computado, se atribuídos ao candidato pontos da letra "a"],

c. Matricula no curso de graduação correspondente à área/disciplina para a qual se inscreveu, comprovada através do respectivo histórico escolar - 1,5 (um vg cinco) pontos, máximo de 1,5 (um vg cinco) pontos [não computado, se atribuídos ao candidato pontos da letra "a" e/ou "b"];

d. Certificados de curso de atualização exclusivamente na área da educação, conforme segue:

Carga horária

Pontuação por Título

Número Máximo

Pontuação Máxima

200 h ou mais

1,25

1

1,25

100 h a 199 h

0,75

1

0,75

15 h a 99 h

0,25

2

0,50

d. Tempo de serviço no magistério, computados os pontos à razão de 0,5 (zero vg cinco) pontos por semestre letivo completo, máximo de 3 (três) pontos, sendo desconsiderados tempos concomitantes ou paralelos.

5.3.8. Em relação aos documentos indicados no item anterior, 5.3.7, devem ser observados os seguintes aspectos:

a. Deverá ser apresentada também cópia do verso do diploma ou do certificado, com os respectivos apostilamentos correspondentes à(s) respectiva(s) habilitação(ções).

b. O diploma ou o certificado, indicados nos itens 5.3.7.a.1, 5.3.7.a.2 ou 5.3.7.a.3 poderá ser substituído por certidão ou declaração da Instituição de Ensino, em que conste: a) a conclusão do respectivo curso pelo candidato e b) que o respectivo diploma ou certificado encontra-se em fase de confecção ou de registro junto aos órgãos competentes.

c. A certidão de defesa de tese ou de dissertação e o histórico escolar ou certidão de conclusão de disciplinas (grade curricular) não substituem a certidão ou declaração indicada no item anterior (5.3.8.b).

d. Caso não seja apresentada a cópia do verso do diploma ou certificado (registro, apostilamento, etc.), este diploma não será computado para fins da prova de títulos.

e. Somente serão computados cursos de atualização dos itens 5.3.7.d, cujo término do curso tenha ocorrido a partir de 01 de janeiro de 2008.

f. Não serão computados os cursos de atualização dos itens 5.3.7.d com carga horária menor que 15 (quinze) horas;

g. Os certificados de curso de atualização dos itens 5.3.7.d que não indicarem a respectiva carga horária, o período de realização do curso e registro pela entidade responsável, não serão pontuados.

h. A comprovação do tempo de serviço no magistério deverá ser comprovada:

h.1.Se exercida em escola vinculada a qualquer esfera do poder público - por certidão contendo os dados do candidato (nome e CPF), as datas de admissão e de saída e, do tempo tempo total de exercício no cargo, expedidas pela escola, secretaria da educação ou da administração, conforme a respectiva competência na esfera de governo.

h.2.Se exercida em escola vinculada a entidade privada - por declaração da respectiva entidade, contendo os dados do candidato (nome e CPF), as datas de admissão e de saída e, do tempo total de exercício no cargo, acompanhada da cópia das folhas da carteira profissional do candidato (folha de identificação, de qualificação e do registro do contrato, bem como das alterações).

h.3.A certidão ou a declaração indicadas nos itens h.1 e h.2 deverão conter o nome por extenso do órgão ou a razão social e o nome da escola, bem como, no caso desta (particular), o respectivo carimbo do CNPJ.

h.4.A ausência de qualquer dos elementos e/ou informações previstas nos itens anteriores, implicará em não serem computados os pontos de tempo de serviço de magistério.

h.5.Não será computado como tempo de serviço no magistério, o tempo de estágio, de monitoria e de bolsa de estudo, nem o tempo de trabalho voluntário exercido na condição de estudante.

i. A pontuação que ultrapassar a 10 (dez) pontos será desprezada.

j. Não serão recebidos certificados e/ou diplomas originais.

k. Não haverá, qualquer que seja a alegação, devolução dos documentos apresentados para a prova de títulos.

l. Os candidatos deverão obter, previamente à entrega dos documentos da Prova de Títulos, o carimbo de "conferido" nas cópias dos documentos que entregarem, devendo, para tanto, apresentar aos atendentes do posto de atendimento indicado no item 5.3.1, a cópia a ser entregue e o original de cada documento.

m. Alternativamente à conferência indicada no item anterior (l), o candidato poderá optar por entregar cópias autenticadas em cartório.

n. Os documentos originais a serem entregues (certidões) não necessitam de conferência prévia.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. A classificação será efetuada por grupo, "Habilitado" e "Não Habilitado", em ordem decrescente dos pontos obtidos a partir da seguinte fórmula:

PONTOS = 50% x nota da Prova Objetiva + 50% x nota da Prova de Títulos.

6.2. Ocorrendo empate no número de pontos, aplicar-se-á inicialmente para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal N.º 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais na data de encerramento do período de inscrições - 05 de novembro de 2010) e adicionalmente, para os demais candidatos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que: a) tiver maior nota na prova de títulos e b) tiver a maior idade.

7. DAS VAGAS RESERVADAS A PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - PPD

7.1. Serão reservadas vagas às pessoas portadoras de deficiência, para a área/disciplina cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores, na proporção de 5% (cinco por cento) das contratações previstas para cada área/disciplina.

7.1.1. São consideradas pessoas portadoras de deficiência - PPD aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal n º 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e suas alterações, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989.

7.1.2. O candidato PPD deverá protocolar no posto de atendimento no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, nos dias úteis, no horário das 13 às 18 horas, no período de 04 de outubro a 05 de novembro de 2010, requerimento ao IESES, com solicitação de enquadramento no item anterior (7.1), indicando área/disciplina a que concorre e seu CPF, especificando a respectiva deficiência e anexando o atestado médico.

7.1.3. Nos termos do inciso IV do artigo 39 do Decreto Federal 3298/1999, o atestado médico a que se refere o item anterior (7.1.2) deverá conter a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao Código Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da doença e a identificação com CRM do médico que assinar o atestado.

7.2. Os candidatos que apresentarem requerimento nos termos do item 7.1.2, submeter-se-ão, quando convocados, a exame médico oficial, que terá decisão terminativa sobre: a) qualificação do candidato com deficiência ou não e b) grau de deficiência, capacitante ou não para o exercício do magistério, na área/disciplina.

7.3. A inobservância do disposto nos itens 7.1.1, 7.1.2 e/ou 7.1.3 determinará a perda do direito ao pleito da vaga reservada a pessoas portadoras de deficiência.

7.4. Os candidatos com deferimento a participar de vagas reservadas a PPD serão classificados pela classificação geral e por classificação específica desta condição na área/disciplina.

7.4.1. Os candidatos, pessoas portadoras de deficiência, respeitada a respectiva classificação específica de PPD, serão chamados para ocuparem a 5 (quinta), 25 (vigésima quinta), 45 (quadragésima quinta); 65 (sexagésima quinta) vaga que ocorrer e assim sucessivamente, de modo a se respeitar o percentual definido no item 7.1.

7.4.2. Não havendo candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas portadoras de deficiência, as mesmas serão ocupadas pelos demais candidatos.

7.5. O requerimento a que se refere o item 7.1.2 não se constitui no requerimento previsto no item 3.14, nem com ele guarda qualquer relação.

8. DA CONTRATAÇÃO

8.1. Os candidatos classificados serão contratados, obedecendo-se a ordem de classificação por área/disciplina, na medida das necessidades da Secretaria de Educação, sendo chamados inicialmente os integrantes do grupo "Habilitado" e, após estes, os integrantes do grupo "Não Habilitado".

8.2. A classificação neste Processo Seletivo Público não assegura ao candidato o direito de contratação automática. A decisão de contratação é de competência do Prefeito Municipal, dentro da disponibilidade de vagas no decorrer do ano letivo, observada a ordem de classificação dos candidatos.

8.3. A escolha de vagas será feita pessoalmente ou através de procuração específica apresentada no ato da escolha de vaga.

8.4. O processo de escolha de vaga será nos dias, horários e locais estabelecidos em ato convocatório
disponibilizado no dia 17 de janeiro de 2011. Este ato convocatório estará disponível no site do concurso.

8.5. Após a data da escolha de vagas, as próximas chamadas dos candidatos serão feitas obedecendo à ordem de classificação, respeitada a ordem entre grupos prevista no item 8.1, através de uma ligação telefônica, onde serão utilizados o(s) número(s) informado(s) pelos candidatos no ato de inscrição.

8.6. Em caso de alteração de telefone informado no ato de inscrição, o candidato deverá encaminhar requerimento à Comissão responsável pelo Processo Seletivo Público junto à Secretaria Municipal de Educação, indicando sua área/disciplina, número de identidade e CPF.

8.7. O candidato a ser contratado no ato da escolha de vagas receberá a relação de documentos que deverão ser apresentados conforme agenda específica e terá que se apresentar, no prazo de 24 horas, na escola na qual escolheu a vaga. Excedido este prazo o candidato, automaticamente, perderá o direito sobre a vaga escolhida.

9. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS

9.1. É admitido pedido de revisão quanto:

a. ao indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição;

b. ao indeferimento de inscrição; das condições especiais de prova e do pedido para concorrer a vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência;

c. à formulação das questões objetivas e respectivos quesitos;

d. à opção considerada como certa na prova objetiva;

e. ao grupo no qual o candidato foi incluído, nos termos do item 5.3.2;

f. à avaliação da Prova de Títulos e;

g. aos resultados do Processo Seletivo Público.

9.2. Os pedidos de revisão relativos ao item "9.1.a" deverão ser protocolados no posto de atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, nos dias 28 ou 29 de outubro de 2010, no horário das 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.3. Os pedidos de revisão relativos ao item "9.1.b" deverão ser protocolados no posto de atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, nos dias 18 ou 19 de novembro de 2010, no horário das 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.4. O candidato que desejar interpor pedido de revisão quanto à formulação das questões e respectivos quesitos ou quanto à opção considerada como certa na prova objetiva (itens 9.1.c e 9.1.d) deverá fazê-lo no período de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2010, devendo protocolá-lo junto ao posto de atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.4.1. O gabarito oficial das provas objetivas estará disponível no site do concurso até as 09 horas do dia 29 de novembro de 2010.

9.4.2. As provas objetivas serão disponibilizadas no site do concurso, até as 09 horas do dia 29 de novembro de 2010, ali permanecendo até as 18 horas do dia 01 de dezembro de 2010.

9.4.3. Em relação aos itens 9.1.c e 9.1.d, somente será aceita 1 (uma) solicitação de pedido de revisão por candidato, desde que contenha:

a. folha de rosto constando o nome, o número de inscrição, a área/disciplina e a assinatura do candidato;

b. folhas separadas para questões diferentes, com indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo IESES;

c. argumentação lógica e consistente.

9.4.4. Não será aceito pedido de revisão via fax e/ou correio eletrônico (e-mail).

9.4.5. Pedidos de Revisão inconsistentes, que não atenderem especificamente o item 9.4.3 e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão preliminarmente indeferidos.

9.4.6. A decisão sobre os pedidos de revisão ao amparo dos itens 9.1.c e/ou 9.1.d será divulgada juntamente com os resultados deste Processo Seletivo Público.

9.5. A divulgação dos resultados da avaliação da Prova de Títulos e do grupo em que os candidatos forem incluídos será feita no dia 19 de novembro de 2010, após as 18 horas, no site do concurso.

9.5.1. Os pedidos de revisão relativos ao item 9.1.e ou 9.1.f deverão ser protocolados junto ao posto de atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário de 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital, no dia 22 ou 23 de novembro de 2010.

9.6. A divulgação dos resultados será feita após às 18 horas no dia 15 de dezembro de 2010, no site do concurso.

9.6.1. Os pedidos de revisão relativos ao item 9.1.g deverão ser protocolados junto ao posto de atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário de 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital, do dia 16 ou 17 de dezembro de 2010.

9.7. A classificação final (resultados finais após a decisão dos pedidos de revisão indicados no item 9.6) será disponibilizada no site do concurso até as 18 (dezoito) horas do dia 21 de dezembro de 2010.

9.8. É admitido recurso quanto à homologação dos resultados finais.

9.9. Os recursos relativos ao item 9.8 deverão ser interpostos no primeiro e segundo dia útil subseqüente à divulgação do ato de homologação.

9.9.1. Os recursos relativos ao item 9.8 deverão ser protocolados junto ao protocolo da Secretaria da Administração, na sede da Prefeitura Municipal, no horário de atendimento externo, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.10. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de seu CPF, área/disciplina e endereço para correspondência.

9.11. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo para tanto considerado a data e hora do respectivo protocolo.

10. DO FORO JUDICIAL

10.1. O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo Seletivo Público de que trata este Edital é o da Comarca de São José.

11. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

11.1. Fica delegada competência ao IESES para:

a. divulgar o Processo Seletivo Público;

b. receber as inscrições e respectivos valores das inscrições;

c. deferir e indeferir os pedidos de isenção da taxa de inscrição;

d. deferir e indeferir as inscrições;

e. deferir e indeferir pedidos de condições especiais de prova e de inscrições para concorrer a vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência;

f. elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar a prova objetiva e a prova de títulos;

g. julgar os pedidos de revisão previstos no item 9.1 deste Edital;

h. prestar informações sobre o Processo Seletivo Público;

i. divulgar a classificação final do Processo Seletivo Público.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O Processo Seletivo Público terá validade da data do ato de homologação do resultado para cada área/disciplina até o término do ano letivo de 2011.

12.2. A homologação do resultado deste Processo Seletivo Público será efetuada por área/disciplina ou por grupos, a critério da Prefeitura Municipal de São José.

12.3. O inteiro teor deste Edital, as Portarias de Homologação e o resultado final (Ato de Homologação do Processo Seletivo Público) serão afixados no átrio da Prefeitura Municipal e no site do concurso, este último apenas dos candidatos classificados no Processo Seletivo Público.

12.4. Será publicado em jornal de circulação local informações da abertura de inscrições para este Processo Seletivo Público.

12.5. Será excluído do Processo Seletivo Público, o candidato que:

a. fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa ou inexata;

b. não mantiver atualizado seu endereço. Em caso de alteração do endereço constante da "FICHA DE INSCRIÇÃO", o candidato deverá encaminhar documento à Secretaria Municipal da Educação, indicando sua área/disciplina, número de inscrição e fazendo menção expressa que se relaciona ao Processo Seletivo Público objeto deste Edital.

12.6. Será excluído do Processo Seletivo Público, por Ato do IESES, o candidato que:

a. tornar-se culpado de incorreções ou descortesias com qualquer membro da equipe encarregada da realização das provas;

b. for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

c. for apanhado em flagrante, utilizando-se de qualquer meio, na tentativa de burlar a prova, ou for responsável por falsa identificação pessoal;

d. ausentar-se da sala de prova;

e. não entregar o cartão de respostas e/ou cadernos de provas;

f. recusar-se a proceder a autenticação digital do cartão resposta ou de outros documentos.

12.7. Será vedada a contratação para qualquer período do ano letivo de 2012, do candidato selecionado para qualquer período do ano letivo de 2011, que for enquadrado em qualquer das seguintes situações:

a. tiver sido dispensado por abandono ao serviço;

b. tiver durante seu contrato, 3 (três) ou mais faltas sem justificativa;

c. tiver sido excluído por processo disciplinar;

d. tiver solicitado rescisão do contrato (desistência) antes do término do respectivo período, sem apresentação de pedido de dispensa com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência e, ou;

e. tiver aceito e escolhido vaga e não efetivar sua contratação.

12.8. É vedada a inscrição neste Processo Seletivo Público de quaisquer membros da Comissão, tanto da Prefeitura Municipal como do IESES.

12.9. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das instruções específicas, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.

12.10. Os casos não previstos, no que tange à realização deste Processo Seletivo Público, serão resolvidos, conjuntamente, pelo IESES e pela Prefeitura Municipal de São José.

São José (SC), 30 de setembro de 2010.

DJALMA VANDO BERGER
Prefeito Municipal

ROSA MARIA DA SILVA SCHMIDT
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

ANEXO I - PROVA OBJETIVA E PROGRAMAS

Atenção:

Devem ser consideradas as alterações da legislação publicadas até 31 de julho de 2010.

LÍNGUA PORTUGUESA

Será aplicada prova com 6 (seis) questões objetivas, comum a todas as áreas/disciplinas, exceto Artesanato, a partir do seguinte conteúdo programático:

Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos. Tipologia Textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal. Concordância verbal. Regência nominal. Regência verbal. Significação das palavras.

EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO

Será aplicada prova com 18 (dezoito) questões objetivas, comum a todas as áreas/disciplinas, exceto Artesanato, a partir do seguinte conteúdo programático:

O homem como sujeito histórico. O processo de produção histórica das diferentes sociedades e seus respectivos processos educacionais. A função social da escola pública contemporânea. O Sistema Nacional de Ensino - LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). LEI nº 11.494, de 20 de junho de 2007 (Lei do FUNDEB). LEI nº 2. 761, de 25 de abril de 1995 (Estatuto dos Servidores do Magistério de São José). LEI nº 3.360/1999 (Criação do Conselho Municipal de Educação). LEI nº 3.472/1999 (Sistema Municipal de Ensino de São José). LEI nº 10.172/2001. (Plano Nacional de Educação). LEI nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. (Lei dos nove anos). LEI nº 10.639/2003 (Lei Federal referente ao ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira). LEI nº 11.645, de 10 de março de 2008. (Lei Federal referente ao ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena). Resoluções do Conselho Municipal de Educação de São José nº 03/1999 e nº 020/2008. Parâmetros Curriculares Nacionais. Proposta Curricular de São José. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Educação Integral/Programa Mais Educação (www.mec.gov.br). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (www.mec.gov.br). Tecnologias Educacionais no trabalho pedagógico. O Projeto Político Pedagógico: reflexão e intervenção sobre práxis educativa. Aspectos que influenciam na repetência e evasão escolar. O planejamento e a avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento.

CONHECIMENTOS DA ÁREA/DISCIPLINA

Será aplicada prova com 6 (seis) questões objetivas, específicas de cada uma das áreas/disciplinas, exceto Artesanato, a partir do seguinte conteúdo programático:

ALFABETIZAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL (1º e 2º ano)

Alfabetização e letramento. Concepções de infância. Processos cognitivos envolvidos na alfabetização. A importância do registro para o processo avaliativo. A formação do pensamento lógico da criança. A importância da literatura infantil e o trabalho com gêneros textuais. Alfabetização nos diferentes momentos históricos. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A importância da ludicidade no processo de aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico na sala de aula. Temas transversais.

ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL (3º, 4º E 5º ano)

Alfabetização e letramento. Concepções de infância. Didática e Metodologia nas diferentes áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Naturais, Ciências Sociais, e Noções Lógico-Matemáticas. A importância da Literatura Infantil e o trabalho com gêneros textuais. Análise lingüística. A importância do registro para o processo avaliativo. A formação do pensamento lógico da criança. A importância da ludicidade no processo de aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico na sala de aula. Temas transversais.

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Processo de ensinar e aprender. O trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos. História da Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização e Letramento. A natureza simbólica da linguagem. O universo do adulto analfabeto: seus valores, suas crenças, seus sentimentos, suas concepções sobre mundo, suas representações sociais, sua experiência no mundo do trabalho, sua cultura. As hipóteses dos alunos ao processo de aprender. O texto (oral e escrito) enquanto unidade de significação. Encaminhamentos metodológicos: ler e escrever e a função social da escrita. A questão da letra. A questão da motricidade. O trabalho com o texto. A prática de leitura. A prática de produção de texto. A prática de análise linguística. As variedades linguísticas. A avaliação na alfabetização. Temas transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

EDUCAÇÃO INFANTIL - Municipal e Filantrópica

A Educação Infantil sob o paradigma da história - o momento histórico e o surgimento da Educação Infantil. A Educação Infantil e seu papel hoje. Os dois grandes eixos da educação infantil - educar e cuidar. O cuidar como prática pedagógica: as necessidades de crianças de 0 a 6 anos. As características das crianças de 0 a 6 anos sob a ótica social. A organização do tempo e do espaço na educação infantil. Didática e metodologia de ensino: princípios que fundamentam as práticas na educação infantil: pedagogia na infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da criança e a relação creche-família. A educação infantil na nova LDB. Proposta curricular da Rede Municipal de Ensino em Educação Infantil.

AUXILIAR DE SALA - Educação Infantil - Municipal e Filantrópica

A Educação Infantil sob o paradigma da história - o momento histórico e o surgimento da Educação Infantil. A Educação Infantil e o seu papel hoje. Os dois grandes eixos da Educação Infantil - educar e cuidar. O cuidar como prática pedagógica: as necessidades de crianças de 0 a 6 anos. As características da criança de 0 a 6 anos sob a ótica social. A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras. Didática e Metodologia de Ensino. Princípios que fundamentam as práticas na Educação Infantil: Pedagogia na infância as diferentes dimensões humanas, direitos da infância e a relação creche-família. A Educação Infantil na nova LDB. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José em Educação Infantil

AUXILIAR DE ENSINO - EDUCAÇÃO INFANTIL - Municipal

A Educação Infantil sob o paradigma da história - o momento histórico e o surgimento da Educação Infantil. A Educação Infantil e o seu papel hoje. Os dois grandes eixos da Educação Infantil - educar e cuidar. O cuidar como prática pedagógica: as necessidades de crianças de 0 a 6 anos. As características da criança de 0 a 6 anos sob a ótica social. A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras. Didática e Metodologia de Ensino. Princípios que fundamentam as práticas na Educação Infantil: Pedagogia na infância as diferentes dimensões humanas, direitos da infância e a relação creche-família. A Educação Infantil na nova LDB. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José em Educação Infantil

AUXILIAR DE ENSINO - ENSINO FUNDAMENTAL

Processo de Ensinar e Aprender. Pedagogia na Infância. As diferentes dimensões humanas. Direitos da Infância. Didática e Metodologia do Ensino em Séries Iniciais. Alfabetização e Letramento. Linguagem Oral e Escrita. Produção de Textos. Ortografia, Acentuação e Pontuação. Precursores e Seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Sistema de Numeração e Operações Aritméticas. Conceitos Metodológicos específicos das Áreas do Conhecimento de História, Geografia, Ciências e artes do Ensino Fundamental e Anos Iniciais. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de ensino de São José.

AUXILIAR DE ENSINO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. Legislação Educacional. A caminhada Legislativa na Educação especial e a legislação vigente. Inclusão escolar de alunos com deficiência. A política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva e suas Modalidades, com ênfase na comunicação alternativa.

INTÉRPRETE DE LIBRAS

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. A função do intérprete escolar da Língua Brasileira de Sinais. Legislação Educacional. A caminhada legislativa na educação especial e legislação vigente. Inclusão Escolar de alunos surdos. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

INSTRUTOR DE LIBRAS/Salas Multifuncionais - AEE

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. O Atendimento Educacional para pessoas com surdez. Legislação Educacional. A caminhada legislativa na educação especial e legislação vigente. Inclusão Escolar de alunos surdos. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Língua Brasileira de Sinais.

EDUCAÇÃO ESPECIAL/Salas Multifuncionais - AEE

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. O atendimento Educacional Especializado. Legislação Educacional. A caminhada legislativa na educação especial e legislação vigente. Tecnologia Assistiva e suas Modalidades. Desenho Universal.

ARTES

História e metodologia do ensino de Arte. A arte e a educação. O ensino da arte no currículo: legislação e prática. Arte e questões sociais da atualidade - Temas Transversais. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e prática em arte na escola. Elementos básicos das linguagens artísticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. O currículo de arte no ensino fundamental. Folclore catarinense e nacional. Arte catarinense: música, teatro e plástica. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

BIOLOGIA

Ensino de biologia. O currículo de biologia no ensino médio. O método científico e suas aplicações. Metodologia do ensino de biologia. Temas atuais: bioética, engenharia genética, alimentos transgênicos, alimentos funcionais, genoma, clonagem, efeito estufa, chuva ácida, camada de ozônio e fontes alternativas de energia. Ecossistemas, fatores abióticos e bióticos, cadeia alimentar, fluxo de energia, relações entre os seres vivos. Ciclos Biogeoquímicos. Biosfera o principais biomas terrestres e Poluição. Embriologia. Reprodução humana. Teorias de evolução. Níveis de organização e propriedades dos seres vivos. Botânica: classificação, importância, partes e funções dos vegetais. Zoologia dos invertebrados e vertebrados. Histologia: a origem dos tecidos animais e vegetais. Temas transversais.

CIÊNCIAS

A Ciência como produção humana. Concepção de Ciência. Ensino de Ciências no Brasil. O currículo de Ciências no Ensino Fundamental. O Método Científico e suas aplicações. Conceitos primitivos e unificadores. Metodologia do ensino de Ciências. Os seres vivos e o ambiente. Características dos seres vivos. Níveis de organização e propriedades dos seres vivos. Os reinos dos seres vivos. Noções básicas de Ecologia: Biomas/Ecossistema - meio biótico e meio abiótico. Cadeia alimentar, relações e equilíbrio ecológico. Sustentabilidade. Alimentação saudável. O ser humano e a saúde: profilaxia das doenças infecto-contagiosas e sexualmente transmissíveis. Sexualidade e sexo. Teorias sobre a origem da vida. Teorias da Evolução. Botânica: classificação, importância, partes e funções dos vegetais. Zoologia dos invertebrados e vertebrados. Desenvolvimento histórico da química. Evolução dos modelos atômicos. Guerra Química e Bacteriológica. Física do cotidiano. Temas Transversais. Relações etnicorraciais, relações de gênero, cultura, tecnologia e ecocidadania. Consumo. Produção e destino do lixo. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na educação física. Consciência corporal. Educação física e esportes no Brasil. Orientação didático-pedagógica na educação física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na educação física. Aprendizagem e performance motora. Educação física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em educação física. Temas transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

ESPANHOL

A importância do ensino da Língua Espanhola no Brasil. História, objetivos e características das metodologias e abordagens de ensino de língua estrangeira no Brasil. A língua como forma de interação. A língua numa perspectiva histórico-cultural. Interdisciplinaridade. Avaliação em língua estrangeira. A escolha do material didático. O ensino das quatro habilidades (ler,ouvir, falar e escrever). O ensino da gramática. Espanhol instrumental: estratégias de leitura. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Atenção: As questões da prova objetiva de conhecimentos específicos serão formuladas na língua espanhola.

FILOSOFIA

As origens da Filosofia ocidental e oriental. A evolução da Filosofia. As diferentes filosofias (grega, medieval, moderna e contemporânea) e suas relações com a educação e ciência. O Renascimento e a educação humanista. Concepções de homem. Conhecimento. Lógica. Ética. Moral. Ciência. Política. Estética. Verdade. Razão. Consciência. Diversidade. Sustentabilidade. Pluralidade cultural. Antropologia. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

FÍSICA

Leis e teorias físicas. A física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. A Matéria em Equilíbrio e em Movimento; Grandezas físicas e medidas. Conservação do momento linear e da energia mecânica: trabalho, potência, energia cinética, forças conservativas, energia potencial gravitacional e elástica. Leis de Newton: cinemática escalar e vetorial; dinâmica dos movimentos uniforme e uniformemente variado. Equilíbrio de corpos rígidos: momento de força, peso, centro de gravidade, forças de atrito, plano inclinado, alavancas, roldanas simples, balanças e princípio de Arquimedes. Interação elétrica: corrente elétrica, leis de Ohm, energia e potência elétrica, voltímetro e amperímetro.

GEOGRAFIA

Geografia Física, Humana e Econômica de: Geografia de Santa Catarina. Geografia do Brasil; Geografia Mundial. Cartografia. Leitura de Paisagens. Relação Dinâmica entre Sociedade e Natureza. Meio Rural e Meio Urbano. Produção e Distribuição de Riquezas. População. Brasil - Diversidade Natural / Divisão Geoeconômica. Brasil - Diversidade Cultural segundo o IBGE. Brasil - Campos - Cidades. Espaços em transformação. Brasil - Regiões Geoeconômicas. Relações Econômicas do Brasil: Dinâmica Natural do Planeta Terra. Mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido. A antiga e a Nova Ordem Mundial. A Globalização e os Avanços Tecnológicos e Científicos: Geopolítica - Conflitos Mundiais Contemporâneos. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

HISTÓRIA

Tempo e espaço como categoria histórica. Relações sociais de produção. Didática e metodologia da história. Movimentos sociais. Globalização. Capitalismo. Circuito do poder: democracia, participação, descentralização. Lutas sociais na América Latina, Argentina, Brasil e Chile. A escravidão reabilitada. Revolução Burguesa no Brasil. Processos eleitorais do Brasil. História de Santa Catarina. História do Brasil. História geral. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

INGLÊS

A importância do ensino de Língua Inglesa no Brasil. A história, objetivos e características das metodologias e abordagens de ensino de Língua Inglesa no Brasil. A língua como forma de interação. A língua numa perspectiva histórico-cultural. Interdisciplinaridade. Recursos didático-pedagógicos. O ensino das quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever): o ensino da gramática. Inglês Instrumental: estratégias de leitura. Interpretação de textos. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Atenção: As questões da prova objetiva de conhecimentos específicos serão formuladas na língua inglesa.

MATEMÁTICA

Concepções de matemática. Educação Matemática. Tendências pedagógicas do ensino de Matemática no Brasil. A didática e a metodologia do ensino da matemática. A história da matemática. Campos Numéricos: Números, Operações, Razão e Proporção, Média aritmética e ponderada, Regra de três simples e composta, porcentagens e juros simples. Campos Algébricos: expressões algébricas, polinômios, sistema de equações, problemas do 1º e 2º grau com uma ou duas variáveis, produtos notáveis, fracionárias do 1º grau. Geometria plana: simetrias e homotetias, triângulos e quadriláteros, polígonos regulares, circunferência e círculo, relações trigonométricas. Geometria espacial: poliedros; áreas e volumes de prismas, pirâmides e sólidos de revolução - cilindro, cone e esfera. Ângulos: operações, ângulos complementares e suplementares, opostos pelo vértice. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Trigonometria. Razões trigonométricas. Polígonos convexos (triângulos e quadriláteros). Relações métricas no triângulo. Relações métricas de um triângulo qualquer. Circunferência. O aspecto interdisciplinar de seus conteúdos básicos, enfatizando situações do cotidiano na análise de situações matemáticas; método científico: conceito de modelos, hipóteses, observações, experimentos, teorias e leis. Estimativas de valores e ordens de grandeza. Descrição, leitura e interpretação de dados: conceito de média e dispersão, escalas, representações gráficas e por meio de tabelas. Princípios de aritmética e sistemas numéricos: conjuntos, operações, relações de pertinência e inclusão; dos números naturais aos reais. Relações de ordem e equivalência. Problemas de contagem: análise combinatória simples e cálculo de probabilidades; Binômios de Newton; Matrizes sistemas e determinantes de equações lineares. Funções polinomiais do 1º e 2º grau, exponencial e logarítmica. Análise de gráficos: variações, pontos críticos, interpolações e translações. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

NOÇÕES DE DIREITO

Poder constituinte. Controle da constitucionalidade das leis. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direitos sociais; nacionalidade. Organização do Estado: União, Estados e Municípios. Poder Legislativo: atribuições; processo legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário: disposições gerais e competências jurisdicionais. Ações constitucionais: cabimento. Lei de Introdução ao Código Civil. Das pessoas naturais e jurídicas. Dos bens. Dos fatos, atos e negócios jurídicos. Prescrição e decadência. Da posse. Da propriedade. Das obrigações. Dos contratos. Código de Defesa do Consumidor (Lei n2 8.078/1990). Responsabilidade civil. Do casamento e união estável. Do parentesco. Do bem de família. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n2 8.069/1990). Da sucessão legítima e testamentária. Relação de trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Vínculo empregatício. Contrato de trabalho. Remuneração. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Aviso prévio. Despedida e demissão. Aplicação da lei penal. Crime. Exclusão de ilicitude. Efeitos da condenação. Espécies de penas. Extinção da punibilidade. Ato infracional praticado por adolescente. Crimes contra criança e adolescente. Crimes contra administração pública. Inquérito policial. Ação penal pública e privada. Da prisão e da liberdade provisória. Das sentenças absolutória e condenatória.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Histórico da informática. Conceitos básicos da informática. Novas mídias na educação. Tecnologia, desenvolvimento do pensamento e implicações educacionais. TIC's na educação. Abordagem instrucionista X abordagem construtivista. O uso de computadores segundo os princípios construcionistas. O professor no ambiente informatizado. A formação do professor para o uso 4pedagógico do computador. Computadores e mudanças nas instituições educacionais. A informática e a construção de projetos pedagógicos. A ligação da informática com Projeto Político Pedagógico da escola. Legislação de ensino e o uso do computador. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

LÍNGUA PORTUGUESA

Concepções de linguagem. Concepções de aprendizagem. Gêneros do discurso. Leitura e formação de leitores na escola. Intertextualidade na leitura e produção textual na escola. Literatura juvenil: possibilidades de abordagem. Texto e discurso (linguagem, interlocutor, situação comunicativa, coesão, coerência, adequação textual e clareza). Gramática normativa e o ensino da língua portuguesa. Desdobramentos da gramática normativa: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Linguagem nas modalidades oral e escrita em diferentes esferas da interação humana. Interdisciplinaridade no ensino de língua portuguesa. Ensino de língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. O ensino de língua portuguesa e o uso de tecnologias da informação e comunicação. O ensino de língua portuguesa conforme a Proposta Curricular de São José. Temas transversais e o ensino de língua portuguesa. Avaliação da aprendizagem no ensino de língua portuguesa.

QUÍMICA

Os Constituintes Fundamentais da Matéria Inorgânica e Orgânica: O átomo como unidade da matéria: do atomismo grego ao modelo atômico de Bohr; propriedades das partículas prótons, elétrons e nêutrons. Configuração eletrônica; Os tipos de átomos: classificação periódica dos elementos; aspectos macroscópicos dos elementos, relação entre configuração eletrônica e localização na classificação periódica; massa atômica, número atômico e isotopia. Carga elétrica e sua conservação; bases moleculares da vida - genes, vírus e célula: tipos, componentes morfológicos e químicos; código genético. As Substâncias e suas transformações; Conceitos de substância pura e suas propriedades: pontos de fusão, de ebulição e densidade absoluta; conceito de mistura, suas classificações e técnicas de separação; Soluções: características, concentração comum e em quantidade de matéria; diluição de soluções; Funções químicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico simples relacionando quantidade de matéria, massa e volume nas condições normais; Cinética reacional: velocidade de reação e fatores de interferência. Equilíbrio químico Conservação da energia interna: capacidade térmica, calor específico, calor latente; calorimetria envolvendo mudanças de estados, gases ideais. Conservação de energia nas transformações químicas. Temas Transversais.

SOCIOLOGIA

O diálogo metodológico com as demais áreas das Ciências Sociais. A leitura interdisciplinar dos fenômenos sociais que permita a articulação de fatos, conceitos, processos e tendências de forma contextualizada, ressaltando-se especificidades. O enfoque teórico metodológico da avaliação interdisciplinar. Valorização da autonomia intelectual. A produção de conhecimento e a apreensão de habilidades e competências. Avaliação entre o conteúdo e a capacidade de observar, interpretar, analisar e criticar fenômenos e processos sociais, também como sujeitos da ação social. Eixos interdisciplinares: conceito de espaço e de tempo. O espaço social e suas representações culturais. Noções de pesquisa social. Aplicação de conceitos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: identidade, alteridade, continuidade, ruptura, ideologia, cultura, território, estado nacional, nacionalismo, soberania, etnocentrismo e sistemas políticos. Processo de globalização e fragmentação - territorial, econômica, política e cultural - no mundo contemporâneo. Movimentos sociais: tensões sóciopolíticos, geopolíticas e econômicas no mundo atual e os conflitos nacionalistas, regionalistas e étnico-culturais. Relação entre sociedade e natureza no mundo industrial moderno. Dinâmica da população brasileira ao longo do processo histórico: aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço e a desigualdade/ heterogeneidade no processo de formação da identidade nacional; interação, resistência e produção cultural dos diferentes grupos étnicos. Origens históricas da questão da terra no Brasil: os conflitos, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo. Cidadania, participação política e sociedade de consumo no Brasil do século XX: as lutas e a organização dos trabalhadores rurais e urbanos; as disputas entre elites econômico-sociais; a resistência à ditadura militar e a organização da sociedade democrática em debate.

PROJETOS EDUCACIONAIS - Aprendendo no Palco -Teatro

História e metodologia do ensino da arte. A arte e a educação. O ensino da arte no currículo: legislação e prática. Arte e questões sociais da atualidade - temas transversais. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e pratica em arte na escola. Elementos básicos das linguagens artísticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional. O currículo de arte no ensino fundamental. Folclore catarinense e nacional. Arte catarinense: música, teatro e plástica. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar. O ensino de teatro no contexto atual. Processo de construção do conhecimento em teatro: interações com o texto, espaço, contexto e personagens. Teatro como atividade coletiva: vivência de contextos e situações através da ação. Criação, articulação e dramatização de imagens através do teatro. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

PROJETOS EDUCACIONAIS - Bandas e Fanfarras - Corpo Coreográfico:

Histórico Sobre a Origem das Bandas e Fanfarras e das Linhas de Frente de Fanfarras e Bandas do Brasil. A Criatividade na construção coreográfica de bandas e fanfarras. A Linha de Frente e seus componentes: Mor, Baliza e Pelotão de Bandeiras. A Bandeira Nacional e sua condução para Bandas e Fanfarras segundo Newton Kramer. O Campeonato Estadual de Bandas em ternos de Linhas de Frente e Corpo Coreográfico - Regulamento 2010 ABAFAVI. O Campeonato Nacional de Bandas em ternos de Linhas de Frente e Corpo Coreográfico - Regulamento Geral 2010 CNBF. Técnicas de Marcialidade e Coreografia. Relação Música e Movimento (marcialidade) . Técnicas de Ordem Unida. Técnicas de Marcha; Marcha Estilizada / Adaptada e Andamentos de Marcha.

PROJETOS EDUCACIONAIS - Bandas e Fanfarras

MUSICA- Percussão

MUSICA - Sopro

MUSICA - Coral

MUSICA- Flauta Doce

Acústica musical e organologia: geração e propriedades do som; série harmônica; propagação do som, velocidade do som; cordas, tubos e lâminas sonoras; classificação dos instrumentos musicais. Teoria da música: compasso: definição, classificação; regras de grafia; articulação e sinais de repetição; intervalos, elementos de harmonia, escalas - modos eclesiásticos; tonalidade; ornamentos, graus tonais e modais; acordes de 3, 4 e 5 sons; cadências; funções tonais e modais; sistema anglo-americano de representação gráfica utilizando na música popular (cifras). Estética: história da música e análise musical: características estético-musicais dos diferentes períodos da história da música, por meio da análise musical: antiga, medieval, renascentista, do século XVII ao século XX, Contemporânea; fraseologia musical. Educação musical: escolas e tendências surgidas neste século; atividades musicais na escola de ensino fundamental e ensino médio; fisiologia da voz. Questões de Análise Musical: Elaboração de arranjos para grupos instrumentais. Softwares de Notação Musical e Editoração de Partituras; Finale e Encore. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Música.

PROJETOS EDUCACIONAIS - Capoeira na Escola - Capoeira

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e Esportes no Brasil. Orientação didático-pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação e Educação Física. História da Capoeira. Implicações pedagógicas da dança Capoeira. Qualidades físicas intervenientes na Capoeira. Os programas de Institucionalização da capoeira nas escolas. O vínculo com a Educação Física. A ludicidade. A especificidade. Aspectos Psicomotores. Fundamentos da Capoeira. O jogo da Capoeira a dança e a luta. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

PROJETOS EDUCACIONAIS - Dança na Escola - Dança

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e Esportes no Brasil. Orientação didático-pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação e Educação Física. História da dança. Dança educacional. A dança e seus elementos constituintes. Estilos de dança. Implicações pedagógicas da dança. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

PROJETOS EDUCACIONAIS - Esportes Coletivos

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e Esportes no Brasil. Orientação didático-pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação e Educação Física. Dimensões pedagógicas do esporte. Esporte na escola. Manifestações do esporte. Esporte e mídia. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

PROJETOS EDUCACIONAIS - GINÁSTICA RÍTMICA

Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Consciência corporal. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidade e desenvolvimento. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em Educação Física. Temas Transversais. História da Ginástica. Terminologia

PROJETOS EDUCACIONAIS - Lutas Esportivas - JUDÔ-KARATÊ-JIU-JITSU

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e Esportes no Brasil. Orientação didático-pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação e Educação Física. A história das artes marciais. Princípios educativos das lutas (karatê, judô e jiu-jítsu). Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Em sino de São José.

ARTESANATO

Será aplicada prova com 30 (trinta) questões objetivas, comum a todas as especialidades de Artesanato, a partir dos seguintes conteúdos programáticos:

Língua Portuguesa - 10 (dez) questões:

Compreensão e interpretação de texto(s). Ortografia. Acentuação gráfica. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego da crase. Pontuação. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento, discursos direto e indireto.

Matemática - 10 (dez) questões:

Conjuntos numéricos. Operações: propriedade e problemas envolvendo as quatro operações, inclusive nas formas fracionária e decimal. Razão e proporção. Divisão proporcional. Porcentagem. Regra de três. Pesos e medidas. Sistema métrico decimal.

CONHECIMENTOS DA ÁREA - 10 (dez) questões

Conceito de artesanato. Origem e histórico do artesanato. A relação do artesanato e a reciclagem. O artesanato e o meio ambiente. Técnicas específicas (produção manual e à máquina). Materiais utilizados. Composição cromática e seus efeitos. Reciclagem de materiais na composição. Tipos de produtos confeccionados. Conceito de Arte e Artes Aplicadas. Artes Aplicadas e a decoração de interiores. Técnicas. Áreas de aplicação.