Prefeitura de São José - SC

Notícia:   Prefeitura de São José - SC abre vagas para professores

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO - EDITAL 001/2009

ALTERADO PELO ADITIVO 1

Abertura de Inscrições para contratação de membros do Magistério, em caráter temporário para o ano letivo de 2009, através do Processo Seletivo Público - Edital 001/2009.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público que fará realizar Processo Seletivo Público, para a contratação de membros do Magistério, admitidos em caráter temporário para o ano letivo de 2009, através do Processo Seletivo Público - Edital 001/2009, de acordo com as Leis Municipais Nº 4.423 de 11 de janeiro de 2006, Lei nº 4.670 de 30 de junho de 2008 e Lei N.º 4.670, de 15 de setembro de 2008 e suas alterações, que se regerá pelas normas estabelecidas neste Edital.

1. DOS CARGOS E DAS VAGAS

1.1. O Processo Seletivo Público destina-se à contratação em caráter temporário, para as vagas que surgirem nas disciplinas a seguir elencadas, dentro do prazo de validade deste Processo Seletivo Público.

1.2. As disciplinas e a escolaridade/requisitos para os habilitados são as seguintes:

CódigoCargo - Formação
1016Alfabetização - Ensino Fundamental (1º e 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
1020Alfabetização de Jovens e Adultos - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
1033Educação Infantil - Municipal - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil; ou c) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Séries Iniciais do Ensino Fundamental com adicional em Educação Infantil.
1047Educação Infantil - Filantrópicas a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Educação Infantil; ou c) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério de Séries Iniciais do Ensino Fundamental com adicional em Educação Infantil.
1050Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e comprovada formação por certificação com carga horária mínima de 100 horas; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério e domínio em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e comprovada formação por certificação com carga horária mínima de 100 horas.
1064Noções de Direito - Graduação em Direito ou Ciências Jurídicas.
1078Noções de Informática - Graduação em Informática ou em Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Análise de Sistemas.
1081Séries Iniciais - a) Graduação em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou b) Formação no Ensino Médio, com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
1095Artes - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Artística ou Artes.
1105Biologia - Graduado com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
1119Ciências - Graduado com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ou graduado com Licenciatura Curta em Ciências.
1122Educação Física - Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física.
1136Espanhol - Graduado com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Espanhol.
1140Filosofia - Graduado com Licenciatura Plena em Filosofia.
1153Física - Graduado com Licenciatura Plena em Física.
1167Geografia - Graduado com Licenciatura Plena em Geografia ou graduado em Estudos Sociais com habilitação em Geografia.
1170História - Graduado com Licenciatura Plena em História ou graduado em Estudos Sociais com habilitação em História.
1184Inglês - Graduado com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Inglês.
1198Matemática - Graduado com Licenciatura Plena ou Licenciatura Curta em Matemática.
1208Português - Graduado com Licenciatura Plena em Letras, habilitação em Português.
1211Química - Graduado com Licenciatura Plena em Química.
1225Sociologia - Graduado com Licenciatura Plena em Sociologia ou graduado em Estudos Sociais.
1239Artesanato - Artes Aplicadas - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1242Artesanato - Bordado a Máquina - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1256Artesanato - Bordado a Mão - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1260Artesanato - Corte e Cabelo - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1273Artesanato - Corte e Costura - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1287Artesanato - Corte e Costura Lingerie - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1290Artesanato - Crivo - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1300Artesanato - Macramé e Abrolius - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1314Artesanato - Manicure - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1328Artesanato - Patchwork - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1331Artesanato - Peças Figurativas em Barro - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1345Artesanato - Pintura em Madeira - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1359Artesanato - Pintura em Porcelana - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1362Artesanato - Pintura em Tecido - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1376Artesanato - Pintura em Tela - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1380Artesanato - Porcelana Fria - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1393Artesanato - Tear - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1403Artesanato - Torno - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
1417Artesanato - Tricô e Crochê - a) Curso de formação na disciplina específica com no mínimo 100 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

1.3. Os candidatos que não apresentarem a escolaridade/requisitos apontados no item 1.2 serão considerados não habilitados.

1.4. A escolaridade/requisitos para os não habilitados será Ensino Médio exceto para a disciplina/área Artesanato que considerará somente o Ensino Fundamental.

1.5. A remuneração a ser paga, referência janeiro de 2009, é a seguinte:

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

VENCIMENTO

Professor de Séries Iniciais

20 horas

R$ 621,13

Professor Educação Infantil

20 horas

R$ 621,13

30 horas

R$ 931,69

Professor Artesanato

20 horas

R$ 550,88

Professor Horista

Ensino Médio

20 h/aula

R$ 633,60

Licenciatura Curta

20 h/aula

R$ 800,80

Licenciatura Plena

20 h/aula

R$ 886,60

1.5.1 O Vencimento dos professores se refere ao mês de janeiro 2009, não incluída a gratificação de regência no valor de 10% sobre o vencimento.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. A comprovação da escolaridade e demais requisitos são condições para contratação do candidato e deverão ser comprovados no currículo entregue, base para avaliação da Prova de Títulos.

2.2. Fica ciente o candidato classificado que, em aceitando sua contratação, poderá exercer suas funções em quaisquer unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São José.

2.3. O Processo Seletivo Público será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES, obedecidas as normas do presente Edital.

2.4 A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores das disciplinas de Noções de Informática, Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, Sociologia será de 15 horas-aula semanais, exceto para a disciplina de Noções de Direito que ficará condicionada a carga horária disponível no Ensino Médio.

2.5 A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores das disciplinas de Alfabetização - Ensino Fundamental (1º e 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos), Alfabetização de Jovens e Adultos, Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Séries Iniciais, Artesanato: Artes Aplicadas, Bordado a Máquina, Bordado a Mão, Corte e Cabelo, Corte e Costura, Corte e Costura Lingerie, Crivo, Macramé e Abrolius, Manicure, Patchwork , Peças Figurativas em Barro, Pintura em Madeira, Pintura em Porcelana, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Porcelana Fria, Tear, Torno, Tricô e Crochê será de 20 horas semanais.

2.6 A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores da disciplina de Educação Infantil Municipal será de 30 horas semanais.

2.7 A carga horária mínima permitida para a contratação neste Processo Seletivo Público de professores da disciplina de Educação Infantil Filantrópicas será de 20 horas semanais.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição neste Processo Seletivo Público dar-se-á através da Internet.

3.2. A Inscrição ao Processo Seletivo Público previsto neste Edital, através da Internet, ocorrerá em 3 (três) etapas distintas, devendo os candidatos procederem conforme descrito a seguir.

3.2.1. A primeira etapa do Processo Seletivo Público - Edital 001/2009 consiste em, através da Internet, acessar o site www.pmsj.ieses-sc.org.br apontando para "INSCRIÇÕES ONLINE" e, a partir do link específico, preencher a Ficha de Inscrição, confirmar seus dados registrando o "concordo" e imprimir o respectivo boleto bancário, no período de 19 a 30 de janeiro de 2009.

3.2.2. A segunda etapa do Processo Seletivo Público - Edital 001/2009 consiste em efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através do boleto bancário, até o último dia de inscrições, dia 30 de janeiro de 2009.

3.2.3. A terceira etapa do Processo Seletivo Público - Edital 001/2009 consiste na entrega dos documentos que comprovem sua titulação e cursos de aperfeiçoamento, integrantes da Prova de Títulos, conforme item 5.15 deste Edital, também no período de 19 a 30 de janeiro de 2009.

3.2.4. O IESES não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.5. As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após o recebimento da notificação do pagamento do respectivo Boleto Bancário.

3.2.6. O inteiro teor do Edital estará disponível no endereço eletrônico citado no subitem 3.2.1, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato à obtenção desse documento.

3.2.7. Os candidatos inscritos via Internet não deverão enviar cópia de documento de identidade, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados no ato de inscrição.

3.3. O valor da taxa de inscrição é R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

3.4. Cada candidato poderá efetuar somente 1 (uma) inscrição neste Processo Seletivo Público.

3.5. Havendo mais de 1 (uma) inscrição, em desacordo com o item 3.4, serão canceladas as mais antigas, permanecendo a mais recente. Em caso de mesma data, permanecerá a de maior número de inscrição.

3.6. Após o pagamento do boleto bancário, o candidato deverá entregar a documentação da Prova de Títulos, com a cópia da Folha do Boleto e respectivo recibo como capa.

3.7. O processo de inscrição somente se completa e se efetiva com o pagamento do valor de inscrição correspondente, com todas as demais condições atendidas e com a entrega da documentação da Prova de Títulos.

3.8. São condições de inscrição:

a. ser brasileiro nato ou naturalizado;

b. encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

c. estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d. preencher as exigências de formação e requisitos da área/disciplina;

e. conhecer e estar de acordo com as exigências do presente edital.

3.8.1 É condição para a contratação, que o candidato tenha idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da contratação;

3.9. São considerados desistentes os candidatos que, mesmo tendo pago o valor de inscrição, não tiverem entregue a Documentação da Prova de Títulos, nos termos deste Edital.

3.10. Uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto à área/disciplina escolhida e à identificação do candidato, exceto ajuste de grafia.

3.11. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em moeda corrente nacional (dinheiro).

3.12. O valor da inscrição, uma vez pago, não será restituído.

3.13. Não haverá inscrição condicional e nem por correspondência. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos, será a mesma cancelada.

3.14. Será permitida a inscrição por procuração, pública ou por instrumento particular com firma reconhecida, com poderes específicos para este Processo Seletivo Público, onde conste, obrigatoriamente, a disciplina/área para a qual o candidato deseja se inscrever, devendo o procurador entregar, além dos documentos exigidos para Prova de Títulos, o instrumento de procuração.

3.14.1. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador na Ficha de Inscrição, arcando o candidato com as consequências de eventuais erros de preenchimento daquele documento.

3.14.2. Ocorrendo divergência entre a disciplina/área indicada na procuração e aquela indicada na Ficha de Inscrição, será considerado o que constar da Ficha de Inscrição.

3.15. O candidato que necessitar de condições especiais para a realização de provas deverá, entregar pessoalmente ou por intermédio de Procurador, no período de 19 a 30 de janeiro de 2009, no posto de atendimento do IESES no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13 às 18 horas, requerimento indicando as condições especiais de prova que necessita junto aos demais documentos relativos à prova de títulos.

3.15.1. Em função das atribuições e atividades de magistério objeto deste Processo Seletivo Público, não haverá leitura de prova, utilização de "ledor" ou outros softwares, admitindo-se pedidos de provas em braile ou provas ampliadas.

3.15.2. Aos deficientes visuais, candidatos que requererem nos termos do subiten 3.15.1, provas em Braile, serão oferecidas provas no referido sistema, devendo suas respostas para a prova objetiva serem respondidas em Braile pelo próprio candidato. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban.

3.15.3. Aos deficientes visuais, candidatos que requererem nos termos do item 3.15, provas "ampliadas" serão entregues cartão de respostas e provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente à fonte 24, cabendo aos candidatos sua leitura e marcação das respostas no respectivo cartão.

3.15.4. A decisão dos requerimentos previstos no item 3.15 caberá ao IESES, dentro da razoabilidade e disponibilidade.

3.15.5. O requerimento a que se refere o item 3.15 não se constitui no requerimento previsto no item 7 (vagas reservadas a PNE), nem com ele guarda qualquer relação.

3.16. A adulteração de qualquer elemento da cópia da cédula de identidade em relação ao original da mesma ou a não veracidade de declaração apresentada na Ficha de Inscrição ou em decorrência deste Edital, verificadas a qualquer tempo, implicará no cancelamento da respectiva inscrição ou na eliminação do candidato do Processo Seletivo Público, se a inscrição já estiver homologada.

3.17. Os candidatos que preencherem os requisitos previstos na Lei Municipal Nº 4.438/2006 (isenção da taxa de inscrição para doadores de sangue), deverão efetuar a primeira parte da inscrição (inscrição pela internet e impressão do boleto) e entregar pessoalmente ou por intermédio de Procurador, no período de 19 a 27 de janeiro de 2009, no posto de atendimento do IESES no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13h às 18 horas, o boleto bancário acompanhado do documento expedido por entidade coletora, comprovando a qualidade de doador, cuja doação não poderá ser inferior a 3 (três) vezes anuais e, os documentos da Prova de Títulos (item 3.2.3).

3.17.1. A decisão sobre o deferimento ou não do pedido será disponibilizada no site do concurso após as 18 horas do dia 28 de janeiro de 2009.

3.18. A Inscrição do candidato importa no conhecimento e na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital.

4. DA HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES E DO LOCAL E HORÁRIO DE PROVAS

4.1. No dia 03 de fevereiro de 2009, após às 17 horas, será tornado público através do site do concurso, a nominata dos candidatos cuja inscrição foi deferida.

4.2. Na mesma oportunidade prevista no item 4.1 será disponibilizado ato com a relação das inscrições indeferidas e as razões do indeferimento, sendo apenas indicado o CPF do candidato ou, na falta deste, a respectiva cédula de identidade.

4.3. No dia 05 de fevereiro de 2009, após às 17 horas, o IESES tornará público, os locais e as respectivas salas de prova, sendo esta informação disponibilizada através do site do concurso, obtidos a partir da indicação do CPF e data de nascimento do candidato.

4.4. O candidato é responsável pela conferência dos seus dados pessoais indicados na relação citada no item 4.3.

4.5. Em caso de ocorrência de divergência das informações apresentadas em relação à respectiva Ficha de Inscrição, o candidato deverá solicitar a correção ao IESES através do fax 0 XX 48 3028 5584, encaminhando além de seu pedido, os dois documentos (Documento de Confirmação de Inscrição e cópia do Boleto Bancário) no dia 06 de fevereiro até às 17 horas.

5. DAS PROVAS

5.1. O Processo Seletivo Público será efetuado mediante aplicação de prova objetiva em que serão avaliados os conhecimentos dos candidatos sobre as matérias relacionadas a cada disciplina/área e provas de títulos.

5.2. Da constituição das provas:

5.2.1. Para a disciplina Artesanato, nas diferentes especialidades, a prova objetiva é única, composta da Prova de Conhecimentos Gerais e da Prova de Conhecimento Específico, cuja composição e respectivos programas fazem parte do anexo a este Edital.

5.2.2. Para as demais disciplinas: a prova objetiva é composta da Prova de Conhecimentos Gerais em Educação e Legislação e da Prova de Conhecimento Específico, cuja composição e respectivos programas fazem parte do anexo a este Edital.

5.3. A prova objetiva será realizada no dia 08 (oito) de fevereiro de 2009, domingo, às 14h30min, quando serão fechados os portões dos locais de prova.

5.4. A prova objetiva iniciará após o fechamento dos portões, tão logo estejam acomodados todos os candidatos e sua duração será de 3 (três) horas.

5.5. A prova objetiva terá 30 (trinta) questões com 4 (quatro) alternativas de resposta cada uma, sendo 1 (uma) e apenas 1 (uma) a correta.

5.5.1. As questões da prova objetiva deverão ser respondidas em cartão de respostas, específico, personalizado para cada candidato e, para tanto, os candidatos devem dispor de caneta esferográfica preta ou azul.

5.5.2. Na hipótese de anulação de questão(ões) da prova objetiva, quando de sua avaliação, a(s) mesma(s) será(ão) considerada(s) como respondida(s) corretamente pelo candidato.

5.5.3. Será atribuída nota 0 (zero):

a. à(s) questão(ões) da prova objetiva que contenha(m) emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legível(is);

b. à(s) questão(ões) da prova objetiva que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada;

c. à(s) questão(ões) da prova objetiva que não estiver(em) assinalada(s) no cartão de respostas;

d. à(s) questão(ões) da prova objetiva ou à(s) prova(s) objetiva(s) cujo cartão de respostas for preenchido fora das especificações contidas no mesmo ou nas instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas de cor diferente de azul ou preta, ou ainda, com marcação diferente da indicada no modelo previsto no cartão.

5.6. As provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimento Específico serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo as notas destas provas expressas com 2 (duas) decimais, tendo todas as questões de cada uma das provas, o mesmo valor.

5.7. Por questões de segurança, os candidatos somente poderão se retirar do local da prova objetiva, após 1 (uma) hora do início da mesma.

5.7.1. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala da prova objetiva somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local, simultaneamente.

5.7.2. O candidato, ao encerrar sua prova, entregará ao fiscal de sua sala, o cartão resposta da prova objetiva devidamente assinado e o caderno de provas, podendo reter para si, apenas, a cópia do cartão de respostas da prova objetiva.

5.8. O IESES, visando preservar a veracidade e autenticidade do processo seletivo, poderá proceder, no momento da aplicação da prova objetiva, a autenticação digital dos cartões personalizados ou de outros documentos pertinentes.

5.9. Durante a realização da prova objetiva é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como o uso de máquinas de calcular ou qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, inclusive telefones celulares, sob pena de eliminação do candidato do Processo Seletivo Público.

5.10. O candidato PNE, mesmo ao amparo do item 7.1 deste Edital, participará do Processo Seletivo Público em igualdade de condições com os demais, no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e aplicação da prova objetiva.

5.11. Para a entrada nos locais de prova, os candidatos deverão apresentar cédula de Identidade ou Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação (OAB, COREN, CRA, CREMESC, etc.), Carteira Nacional de Habilitação com foto (modelo novo) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

5.11.1. Não serão aceitos quaisquer outros documentos ou papéis em substituição ao exigido no item 5.11, quer eles estejam autenticados ou não.

5.12. Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em relação ao início das mesmas. O horário fixado será o horário oficial de Brasília. Será vedada a admissão em sala de provas ao candidato que se apresentar após o fechamento dos portões.

5.13. Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para qualquer prova, nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.

5.14. A Prefeitura Municipal de São José e o IESES não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos, quando da realização das provas deste Processo Seletivo Público.

5.15. Da Prova de Títulos

5.15.1. Os candidatos que preencherem a Ficha de Inscrição e efetuarem o respectivo pagamento da Taxa de Inscrição, deverão entregar a documentação comprobatória de habilitação e da Prova de Títulos no posto de inscrição e atendimento localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13 às 18 horas, no período de 19 a 30 de janeiro de 2009.

5.15.2. A capa da Prova de Títulos constará da cópia do Boleto bancário de pagamento da Taxa de Inscrição.

5.15.3. Os candidatos deverão entregar a documentação em cópia, na seguinte ordem:

a. Capa (Cópia do Boleto Bancário)

b. Cópia do diploma ou histórico escolar que comprove a habilitação para a disciplina/área, nos termos do item 1.2 deste Edital;

c. Cópia do Diploma de Doutorado, se tiver;

d. Cópia do Diploma de Mestrado; se tiver;

e. Cópia do Certificado de Pós-Graduação - Especialização, se tiver;

f. Cópia do Diploma de Graduação ( se não se constituir no documento de habilitação);

g. Cópia dos certificados de curso de atualização, com 200 horas ou mais horas;

h. Cópia dos certificados de curso de atualização, com 100 horas ou mais e até 200 horas, exclusive;

i. Cópia dos certificados de curso de atualização, com 20 horas ou mais e até 100 horas, exclusive.

5.15.4. A pontuação da Prova de Títulos será na escala de zero (0) a 10 (dez), computados os títulos nos seguintes pontos:

a. Diploma de Doutorado na área de ensino/disciplina de atuação - 10 (dez) pontos; máximo de 10 (dez) pontos;

b. Diploma de Mestrado na área de ensino/ disciplina de atuação - 7 (sete) pontos, máximo de 7 (sete) pontos;

c. Certificado de Pós-Graduação - Especialização na área de ensino/ disciplina de atuação - 4 (quatro) pontos, máximo de 4 (quatro) pontos;

d. Diploma de Graduação ( se não se constituir no documento de habilitação) - 3 (três) pontos, máximo de 3 (três) pontos;

e. Certificado de curso de atualização exclusivamente na área da educação, com 200 horas ou mais horas - 1,5 (um vg cinco) pontos, máximo de 3,0 (três) pontos;

f. Certificado de curso de atualização exclusivamente na área da educação, com 100 horas ou mais e até 200 horas, exclusive - 1,0 (um) ponto, máximo de 2,0 (dois) pontos;

g. Certificado de curso de atualização exclusivamente na área da educação, com 20 horas ou mais e até 100 horas, exclusive. - 0,5 (zero vg cinco) pontos, máximo de 1,0 (um) pontos.

h. Para os não habilitados, excluída a área de Artesanato e suas especialidades, comprovante de matricula devidamente assinado pelo órgão expedidor, no curso de graduação correspondente à disciplina para a qual se inscreveu - 1,5 (um vg cinco pontos), máximo de 1,5 (um vg cinco) pontos.

5.15.4.1 Somente serão computados cursos de atualização cujo término do curso tenha ocorrido a partir de 01 de janeiro de 2006.

5.15.4.2 Não serão computados os cursos de atualização com carga horária menor que 20 (vinte) horas.

5.15.4.3 O diploma ou o certificado, indicados nos itens 5.15.3.c, 5.15.3.d e 5.15.3.e poderá ser substituído por certidão ou declaração da Instituição de Ensino, em que conste: a) a conclusão do respectivo curso pelo candidato e b) que o respectivo diploma ou certificado encontra-se em fase de confecção ou de registro junto aos órgãos competentes.

5.15.4.4 A certidão de defesa de tese ou de dissertação e o histórico escolar não substituem a certidão ou declaração indicada no item anterior (5.15.4.3).

5.15.4.5 Os certificados de curso de atualização que não indicarem a respectiva carga horária, o período de realização do curso e registro pela entidade responsável, não serão pontuados.

5.15.4.6 A pontuação que ultrapassar a 10 (dez) pontos será desprezada.

5.15.4.7 Não serão recebidos certificados e/ou diplomas originais.

5.15.4.8 Não haverá, qualquer que seja a alegação, devolução dos documentos apresentados para a prova de títulos.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. A classificação será efetuada em ordem decrescente dos pontos obtidos, para cada um dos grupos de candidatos a saber:

a. Grupo 1 - Habilitados de acordo com o item 1.2 deste Edital.

b. Grupo 2 - Não habilitados: demais candidatos não incluídos no grupo 1.

6.2. Os pontos de cada candidato serão calculados a partir da seguinte fórmula:

6.2.1. Para Artesanato:

PONTOS = 30% x nota da prova de Conhecimentos Gerais (Português e Matemática) + 60% x nota da prova de Conhecimentos Específicos + 10% x nota da Prova de Títulos.

6.2.2. Para as demais disciplinas:

PONTOS = 30% x nota da prova de Conhecimentos Gerais de Educação e Legislação + 60% x nota da prova de Conhecimentos Específicos + 10% x nota da Prova de Títulos.

6.3. Ocorrendo empate no número de pontos, aplicar-se-á inicialmente para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal N.º 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais) e adicionalmente, para os demais candidatos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que: a) obtiver a maior nota na prova de Conhecimento Específico e b) tiver a maior idade.

7. DAS VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

7.1. Serão reservadas vagas aos portadores de deficiência, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores, na proporção de 5% (cinco por cento) das contratações previstas para cada área/disciplina.

7.1.1. São considerados pessoas portadoras de necessidades especiais - PNE aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal n º 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989.

7.1.2. O candidato PNE deverá protocolar no posto de inscrição do IESES, no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13 às 18 horas, até o dia 30 de janeiro de 2009, juntamente com os documentos relativos à Prova de Títulos (item 3.2.3), requerimento ao IESES, com solicitação de enquadramento no item anterior (7.1), indicando disciplina/área a que concorre e seu número de inscrição, especificando a respectiva deficiência e anexando o atestado médico.

7.1.3. Os candidatos que apresentarem requerimento nos termos do item 7.1.2, submeter-se-ão, quando convocados, a exame médico oficial, que terá decisão terminativa sobre: a) qualificação do candidato com deficiência ou não e b) grau de deficiência, capacitante ou não para o exercício do magistério, na disciplina/área.

7.1.4. A inobservância do disposto nos itens 7.1.1 e 7.1.2 determinará a perda do direito ao pleito da vaga reservada aos deficientes.

7.1.5. Os candidatos com deferimento a participar de vagas reservadas a PNE serão classificados pela classificação geral e por classificação específica desta condição na disciplina/área.

7.1.6. Os candidatos PNE, respeitada a respectiva classificação específica de PNE, serão chamados para ocuparem a 5ª (quinta), 25ª (vigésima quinta), 45ª (quadragésima quinta) vaga que ocorrer e assim sucessivamente, de modo a se respeitar o percentual definido no item 7.1.

7.1.7. Não havendo candidatos classificados para as vagas reservadas aos deficientes, as mesmas serão ocupadas pelos demais candidatos.

7.1.8. O requerimento a que se refere o item 7.1.2 não se constitui no requerimento previsto no item 3.15, nem com ele guarda qualquer relação.

8. DA CONTRATAÇÃO

8.1. Os candidatos classificados serão contratados, obedecendo-se a ordem de classificação por disciplina/área, na medida das necessidades da Secretaria de Educação, chamando-se inicialmente os integrantes do grupo 1 da classificação e, ao término deste, os integrantes do grupo 2.

8.2. A classificação neste Processo Seletivo Público não assegura ao candidato o direito de contratação automática. A decisão de contratação é de competência do Prefeito Municipal, dentro da disponibilidade de vagas no decorrer do ano letivo, observada a ordem de classificação dos candidatos.

8.3. A escolha de vagas será feita pessoalmente ou através de procuração específica apresentada no ato da escolha de vaga.

8.4. O processo de escolha de vaga dar-se-á nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2009, no auditório do Colégio municipal Maria Luíza de Melo, de acordo com o anexo II.

8.5. Após a data da escolha de vagas, as próximas chamadas dos candidatos serão feitas obedecendo à ordem de classificação, através de uma única ligação telefônica, onde serão utilizados o(s) número(s) informado(s) pelos candidatos no ato de inscrição.

8.6. Em caso de alteração de telefone informado no ato de inscrição, o candidato deverá encaminhar requerimento à Comissão responsável pelo Processo Seletivo Público junto à Secretaria Municipal de Educação, indicando sua disciplina, número de identidade e CPF.

8.7. O candidato a ser contratado no ato da escolha de vagas receberá a relação de documentos que deverão ser apresentados conforme agenda específica.

9. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS

9.1. É admitido pedido de revisão quanto:

a. ao indeferimento de inscrição; das condições especiais de prova e do pedido para concorrer a vagas reservadas a PNE;

b. à formulação das questões objetivas e respectivos quesitos;

c. à opção considerada como certa na provas objetivas;

d. à avaliação da Prova de Títulos e;

e. aos resultados finais do Processo Seletivo Público.

9.2. Os pedidos de revisão relativos ao item "9.1.a" deverão ser protocolados no posto de atendimento, localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no dia 05 de fevereiro de 2009 no horário das 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.3. O candidato que desejar interpor pedido de revisão quanto à formulação das questões e respectivos quesitos ou quanto à opção considerada como certa na prova objetiva (itens 9.1.b e 9.1.c) deverá fazê-lo no dia 09 de fevereiro de 2009, devendo protocolá-lo junto ao posto de atendimento, localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário das 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.3.1. O gabarito oficial das provas objetivas estará disponível no site do concurso a partir das 10h00min do dia 09 de fevereiro de 2009.

9.3.2. As provas objetivas serão disponibilizadas no site do concurso, a partir das 10 horas do dia 09 de fevereiro de 2009, ali permanecendo até as 18 horas do mesmo dia.

9.3.3. Somente será aceita 1 (uma) solicitação de pedido de revisão por candidato, desde que contenha:

a. folha de rosto constando o nome, o número de inscrição, a disciplina/área e a assinatura do candidato;

b. folhas separadas para questões diferentes, com indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo IESES;

c. argumentação lógica e consistente.

9.3.4. Até 30 minutos após o encerramento da prova objetiva, os candidatos poderão interpor pedido de revisão quanto à formulação das questões e respectivos quesitos apresentando-o ao coordenador local de aplicação de prova.

9.3.5. Não será aceito pedido de revisão via fax e/ou correio eletrônico (e-mail).

9.3.6. Pedidos de Revisão inconsistentes, que não atenderem especificamente o item 9.3.3 ou 9.3.4 e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão preliminarmente indeferidos.

9.3.7. A decisão sobre os pedidos de revisão ao amparo dos itens 9.1.b e/ou 9.1.c será divulgada juntamente com os resultados finais deste Processo Seletivo Público.

9.4. Os pedidos de revisão relativos ao item 9.1.d e 9.1.e deverão ser protocolados junto ao posto de atendimento, localizado no Colégio Maria Luíza de Melo, situado à rua José Fermínio Novaes, s/n - Kobrasol, São José/SC, no horário de 13 às 18 horas, com a menção expressa que se relacionam a este Edital, do dia 19 de fevereiro de 2009.

9.4.1. A divulgação dos resultados finais será feita após as 18 horas do dia 18 de fevereiro de 2009, no site do concurso.

9.5. É admitido recurso quanto:

a. não deferimento de pedido de revisão previsto no item 9.1.a;

b. à homologação dos resultados finais.

9.6. Os recursos relativos ao item 9.5.a. deverão ser interpostos no primeiro dia útil subsequente à disponibilidade do respectivo ato, no site do concurso e os recursos relativos ao item 9.5.b. deverão ser interpostos no primeiro dia útil subsequente à divulgação do ato de homologação.

9.6.1. Os recursos relativos aos itens 9.5.a. e 9.5.b. deverão ser protocolados junto ao protocolo da Secretaria da Administração, na sede da Prefeitura Municipal, no horário de atendimento externo, com a menção expressa que se relacionam a este Edital.

9.7. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo e endereço para correspondência.

9.8. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo para tanto considerado a data e hora do respectivo protocolo.

9.9. A divulgação dos resultados finais após a análise dos recursos será feita após 18 horas do dia 25 de fevereiro de 2009.

10. DO FORO JUDICIAL

10.1. O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo Seletivo Público de que trata este Edital é o da Comarca de São José.

11. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

11.1. Fica delegada competência ao IESES para:

a. divulgar o Processo Seletivo Público;

b. receber as inscrições e respectivos valores das inscrições;

c. deferir e indeferir as inscrições;

d. deferir e indeferir pedidos de condições especiais de prova e de inscrições para concorrer a vagas reservadas a portadores de deficiência;

e. elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar a prova objetiva e a prova de títulos;

f. julgar os pedidos de revisão previstos no item 9.1 deste Edital;

g. prestar informações sobre o Processo Seletivo Público;

h. divulgar a classificação final do Processo Seletivo Público.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O Processo Seletivo Público terá validade até o término do ano letivo de 2009, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada disciplina/área.

12.2. A homologação do resultado deste Processo Seletivo Público será efetuada por disciplina/área ou por grupos, a critério da Prefeitura Municipal de São José.

12.3. O inteiro teor deste Edital, as Portarias de Homologação e o resultado final (Ato de Homologação do Processo Seletivo Público) serão afixados no átrio da Prefeitura Municipal, este último apenas dos candidatos classificados no Processo Seletivo Público.

12.4. Será publicado em jornal de circulação local informações da abertura de inscrições para este Processo Seletivo Público.

12.5. Será excluído do Processo Seletivo Público, o candidato que:

a. fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa ou inexata;

b. não mantiver atualizado seu endereço. Em caso de alteração do endereço constante da "FICHA DE INSCRIÇÃO", o candidato deverá encaminhar documento à Secretaria da Educação, indicando sua disciplina/área, número de inscrição e fazendo menção expressa que se relaciona ao Processo Seletivo Público objeto deste Edital.

12.6. Será excluído do Processo Seletivo Público, por Ato do IESES, o candidato que:

a. tornar-se culpado de incorreções ou descortesias com qualquer membro da equipe encarregada da realização das provas;

b. for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

c. for apanhado em flagrante, utilizando-se de qualquer meio, na tentativa de burlar a prova, ou for responsável por falsa identificação pessoal;

d. ausentar-se da sala de prova;

e. recusar-se a proceder a autenticação digital do cartão resposta ou de outros documentos.

12.7. É vedada a inscrição neste Processo Seletivo Público de quaisquer membros da Comissão, tanto da Prefeitura Municipal como do IESES.

12.8. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das instruções específicas, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.

12.9. Os casos não previstos, no que tange à realização deste Processo Seletivo Público, serão resolvidos, conjuntamente, pelo IESES e pela Prefeitura Municipal de São José.

São José (SC), 16 de janeiro de 2009.

DJALMA VANDO BERGER
Prefeito Municipal

ROSA MARIA DA SILVA SCHMIDT
Secretária de Educação

ANEXO I - PROVAS E PROGRAMAS

Atenção:

Devem ser consideradas as alterações da legislação publicadas até 31 de dezembro de 2008.

CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO

Será aplicada Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais em Educação e Legislação, comum a todas as disciplinas/áreas, exceto Artesanato, com 10 (dez) questões, a partir do seguinte conteúdo programático:

Aspectos Educacionais. Atualidades. O homem como sujeito histórico. O processo de produção histórica das diferentes sociedades e seus respectivos processos educacionais. A função social da escola pública contemporânea. O Sistema Nacional de Ensino - LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). LEI nº 4.422, de 10 de janeiro de 2006 (Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério Municipal). LEI nº 11.494, de 20 de junho de 2007 (Lei do FUNDEB). LEI nº 2. 761, de 25 de abril de 1995 (Estatuto dos Servidores do Magistério de São José). LEI nº 3.472/1999 (Sistema Municipal de Educação). LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). LEI nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. (Lei dos nove anos). LEI nº 10.172/2001. (Plano Nacional de Educação). Resoluções do Conselho Municipal de Educação de São José nº 03/99 e nº 05/01. Parâmetros Curriculares Nacionais. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Proposta Curricular de São José. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Será aplicada Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, a cada uma das disciplinas/áreas, exceto Artesanato, com 20 (vinte) questões, a partir dos seguintes conteúdos programáticos:

Alfabetização - Ensino Fundamental (1º e 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos). Processo de ensinar e aprender. Alfabetização e letramento. Processos cognitivos envolvidos na Alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização hoje. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Desenvolvimento lingüístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. Temas transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Alfabetização de Jovens e Adultos. Processo de ensinar e aprender. O trabalho docente na Educação de jovens e adultos. História da Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita.

Educação Infantil Municipal; Educação Infantil Filantrópicas.Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil.Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil.Referencial curricular nacional para a educação infantil.Política nacional de educação : pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação.

Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Processo de ensinar e aprender. Pedagogia na Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância. Fundamentos e princípios da educação inclusiva. Inclusão escolar de alunos surdos. Lei Federal n° 10.436/2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Lei Federal n° 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Temas transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Noções de Direito. Poder constituinte. Controle da constitucionalidade das leis. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direitos sociais; nacionalidade. Organização do Estado: União, Estados e Municípios. Poder Legislativo: atribuições; processo legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário: disposições gerais e competências jurisdicionais. Ações constitucionais: cabimento. Lei de Introdução ao Código Civil. Das pessoas naturais e jurídicas. Dos bens. Dos fatos, atos e negócios jurídicos. Prescrição e decadência. Da posse. Da propriedade. Das obrigações. Dos contratos. Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990). Responsabilidade civil. Do casamento e união estável. Do parentesco. Do bem de família. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). Da sucessão legítima e testamentária. Relação de trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Vínculo empregatício. Contrato de trabalho. Remuneração. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Aviso prévio. Despedida e demissão. Aplicação da lei penal. Crime. Exclusão de ilicitude. Efeitos da condenação. Espécies de penas. Extinção da punibilidade. Ato infracional praticado por adolescente. Crimes contra criança e adolescente. Crimes contra a Administração Pública. Inquérito policial. Ação penal pública e privada. Da prisão e da liberdade provisórias. Das sentenças absolutória e condenatória.

Noções de Informática. Histórico da informática. Conceitos básicos da informática. Tecnologia, desenvolvimento do pensamento e implicações educacionais. Informática na educação. Abordagem instrucionista X abordagem construtivista. O uso de computadores segundo os princípios construcionistas. O professor no ambiente informatizado. A formação do professor para o uso pedagógico do computador. Computadores e mudanças nas instituições educacionais. A informática e a construção de projetos pedagógicos. A ligação da informática com o Projeto Político Pedagógico da escola. Legislação de ensino e o uso do computador. Temas transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Séries Iniciais. Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Séries Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil.Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Português,Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental em Séries Iniciais. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Artes. História e metodologia do ensino da arte. A arte e a educação. O ensino da arte no currículo: legislação e prática. Arte e questões sociais da atualidade - temas transversais. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e prática em arte na escola. Elementos básicos das linguagens artísticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. A arte na Educação Infantil. O currículo de arte no ensino fundamental (conteúdo e forma). Folclore catarinense e nacional. Arte catarinense: música, teatro e plástica. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar. Arte e História: a arte no currículo escolar. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Biologia. Ensino de Biologia. O currículo de Biologia no Ensino Médio. O Método Científico e suas Aplicações. Metodologia do ensino de Biologia. Temas atuais: Bioética, Engenharia Genética, alimentos transgênicos, alimentos funcionais, genoma, clonagem, efeito estufa, chuva ácida, camada de ozônio e fontes alternativas de energia. Ecossistemas, Fatores Abióticos e bióticos, cadeia alimentar, fluxo de energia, relações entre os seres vivos, Ciclos Biogeoquímicos; Biosfera - Principais biomas terrestre e Poluição. Embriologia. Reprodução humana Teorias de Evolução. Níveis de organização e propriedades dos seres vivos. . Botânica: Classificação, importância, partes e funções dos vegetais. Zoologia dos invertebrados e vertebrados.Histologia: a origem dos tecidos animais e vegetais. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Ciências. A Ciência como produção humana, Concepção de Ciência. Ensino de Ciências no Brasil. O currículo no Ensino Fundamental. O Método Científico e suas Aplicações. Conceitos primitivos e unificadores. Metodologia do ensino de Ciências. Temas atuais: Bioética, Engenharia Genética, Alimentos Transgênicos, Alimentos funcionais, Genoma, Clonagem, efeito estufa, chuva ácida, camada de ozônio e Fontes alternativas de energia: Ecossistemas, Fatores Abióticos e bióticos, cadeia alimentar, fluxo de energia, relações entre os seres vivos, Ciclos Biogeoquímicos; Biosfera - Principais biomas terrestre e Poluição. Ser humano e a saúde: Profilaxia das Doenças Infecto‐Contagiosas e Sexualmente Transmissíveis. Sexualidade e sexo. Teorias sobre a origem da Vida. Teorias de Evolução. Níveis de organização e propriedades dos seres vivos. Os Reinos dos seres vivos. Características dos seres vivos. Botânica: Classificação, importância, partes e funções dos vegetais. Zoologia dos invertebrados e vertebrados. Desenvolvimento histórico da Química. Evolução dos modelos atômicos. Bomba Atômica. Bomba de Hidrogênio. Teoria da Relatividade. Teoria Quântica. Guerra Química e Bacteriológica. Física do cotidiano. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Educação Física. Objetivos da Educação Física escolar. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e esportes no Brasil. Orientação didático pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação em Educação Física. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Espanhol. A importância do ensino da Língua Espanhola no Brasil. História, objetivos e características das metodologias e abordagens de ensino de língua estrangeira no Brasil. A língua como forma de interação. A língua numa perspectiva histórico-cultural. Interdisciplinaridade. Avaliação em língua estrangeira. A escolha do material didático. O ensino das quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever). O ensino da gramática. Espanhol instrumental: estratégias de leitura. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José. Importante: As questões serão formuladas na Língua Espanhola.

Filosofia. As origens da Filosofia. A evolução da Filosofia. As diferentes filosofias (grega, medieval, moderna e contemporânea) e suas relações com a educação e ciência. O Renascimento e a educação humanista. Concepções de homem. Conhecimento. Lógica. Ética. Moral. Ciência. Política. Estética. Verdade. Razão. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Física. Leis e teorias físicas. A física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos.A Matéria em Equilíbrio e em Movimento; Grandezas físicas e medidas. Conservação do momento linear e da energia mecânica: trabalho, potência, energia cinética, forças conservativas, energia potencial gravitacional e elástica. Leis de Newton: cinemática escalar e vetorial; dinâmica dos movimentos uniforme e uniformemente variado.Equilíbrio de corpos rígidos: momento de força, peso, centro de gravidade, forças de atrito, plano inclinado, alavancas, roldanas simples, balanças e princípio de Arquimedes. Interação elétrica: corrente elétrica, leis de Ohm, energia e potência elétrica, voltímetro e amperímetro.

Geografia. Geografia Física, Humana e Econômica. Geografia de São José; Geografia de Santa Catarina; Geografia do Brasil; Geografia Mundial. Cartografia; Leitura de Paisagens; Relação Dinâmica entre Sociedade e Natureza; Meio Rural e Meio Urbano; Produção e Distribuição de Riquezas; População; Brasil - Diversidade Natural / Divisão Geo econômica; Brasil - Diversidade Cultural segundo o IBGE; Brasil - Campos - Cidades. Espaços em transformação; Brasil - Regiões Geo econômicas; Relações Econômicas do Brasil: Dinâmica Natural do Planeta Terra; Mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido; A antiga e a Nova Ordem Mundial; A Globalização e os Avanços Tecnológicos e Científicos: Geopolítica - Conflitos Mundiais Contemporâneos. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

História. As relações de produção nos diferentes tempos e espaços históricos: a sociedade primitiva, a sociedade antiga, a sociedade feudal, a sociedade capitalista; as civilizações da antigüidade e seu legado na contemporaneidade; as correntes historiográficas; os movimentos sociais na história; as relações de poder: autocracia, democracia, totalitarismo, socialismo; o mundo contemporâneo; globalização; conflito no Oriente Médio; conflito norte‐sul; problemas ambientais; a história do Brasil; a história de Santa Catarina, história de São José; Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Inglês. A importância do ensino de Língua Inglesa no Brasil. A história, objetivos e características das metodologias e abordagens de ensino de Língua Inglesa no Brasil. A língua como forma de interação. A língua numa perspectiva histórico cultural. Interdisciplinaridade. Recursos didático‐pedagógicos. O ensino das quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever): o ensino da gramática. Inglês Instrumental: estratégias de leitura. Interpretação de textos. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino. Importante: As questões serão formuladas na Língua Inglesa.

Matemática. Concepções de Matemática; Educação Matemática; Tendências Pedagógicas do Ensino da Matemática no Brasil. A didática e a metodologia do ensino da Matemática. A história da Matemática. Razão e Proporção. Média aritmética e ponderada. Regra de três simples e composta, porcentagens e juros simples. Campos Numéricos: o sistema de numeração, números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (identificação, propriedades e operações), números decimais, potência de 10, cálculo com radicais. Campos algébricos: expressões algébricas, polinômios, produtos notáveis, fracionárias do 1º grau. Campos Geométricos: sistemas de medidas (comprimento, área, capacidades e massa). Ângulos: operações, ângulos complementares e suplementares, opostos pelo vértice. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Trigonometria. Razões trigonométricas. Polígonos convexos (triângulos e quadriláteros). Relações métricas no triângulo. Relações métricas de um triângulo qualquer. Circunferência.Tratamento de informação. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Português. Princípios de Lingüística Geral. Concepções de linguagem.Variações lingüísticas. Adequação textual: Informação X Argumentação. Coerência textual. Coesão textual. Leitura e Produção de textos. Tipologia textual. Gêneros do discurso. Concordância nominal / verbal. Regência nominal / verbal. Gramática e ensino da língua. Linguagem falada X linguagem escrita. Língua e interdisciplinaridade.Interpretação de textos. Temas Transversais. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José.

Química. Os Constituintes Fundamentais da Matéria Inorgânica e Orgânica: O átomo como unidade da matéria: do atomismo grego ao modelo atômico de Bohr; propriedades das partículas prótons, elétrons e nêutrons. Configuração eletrônica; Os tipos de átomos: classificação periódica dos elementos; aspectos macroscópicos dos elementos, relação entre configuração eletrônica e localização na classificação periódica; massa atômica, número atômico e isotopia.Carga elétrica e sua conservação; bases moleculares da vida - genes, vírus e célula: tipos, componentes morfológicos e químicos; código genético. As Substâncias e suas Transformações; Conceitos de substância pura e suas propriedades: pontos de fusão, de ebulição e densidade absoluta; conceito de mistura, suas classificações e técnicas de separação; Soluções: características, concentração comum e em quantidade de matéria; diluição de soluções; Funções químicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico simples relacionando quantidade de matéria, massa e volume nas condições normais; Cinética reacional: velocidade de reação e fatores de interferência. Equilíbrio químico Conservação da energia interna: capacidade térmica, calor específico, calor latente; calorimetria envolvendo mudanças de estados, gases ideais. Conservação de energia nas transformações químicas. Temas Transversais.

Sociologia. O diálogo metodológico com as demais áreas das Ciências Sociais. A leitura interdisciplinar dos fenômenos sociais que permita a articulação de fatos, conceitos, processos e tendências de forma contextualizada, ressaltando-se especificidades. O enfoque teórico-metodológico da avaliação interdisciplinar.Valorização da autonomia intelectual. A produção de conhecimento e a apreensão de habilidades e competências. Avaliação entre o conteúdo e a capacidade de observar, interpretar, analisar e criticar fenômenos e processos sociais, também como sujeitos da ação social. Eixos interdisciplinares: conceito de espaço e de tempo.O espaço social e suas representações culturai.Noções de pesquisa social. Aplicação de conceitos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: identidade, alteridade, continuidade, ruptura, ideologia, cultura, território, estado nacional, nacionalismo, soberania, etnocentrismo e sistemas políticos. Processo de globalização e fragmentação - territorial, econômica, política e cultural - no mundo contemporâneo. Movimentos sociais: tensões sociopolíticas, geopolíticas e econômicas no mundo atual e os conflitos nacionalistas, regionalistas e étnico-culturais. Relação entre sociedade e natureza no mundo industrial moderno. Dinâmica da população brasileira ao longo do processo histórico: aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço e a desigualdade/ heterogeneidade no processo de formação da identidade nacional; interação, resistência e produção cultural dos diferentes grupos étnicos. Origens históricas da questão da terra no Brasil: os conflitos, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo. Cidadania, participação política e sociedade de consumo no Brasil do século XX: as lutas e a organização dos trabalhadores rurais e urbanos; as disputas entre elites econômico-sociais; a resistência à ditadura militar e a organização da sociedade democrática em debate.

ARTESANATO

CONHECIMENTOS GERAIS

Será aplicada Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, comum a todas as especialidades de Artesanato, com 20 (vinte) questões, a partir dos seguintes conteúdos programáticos:

Português - 10 (dez) questões: Compreensão e interpretação de texto(s). Ortografia. Acentuação gráfica. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego da crase. Pontuação. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento, discursos direto e indireto.

Matemática - 10 (dez) questões: Conjuntos numéricos. Operações: propriedade e problemas envolvendo as quatro operações, inclusive nas formas fracionária e decimal. Razão e proporção. Divisão proporcional. Porcentagem. Regra de três. Pesos e medidas. Sistema métrico decimal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Será aplicada Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, comum a todas as especialidades de Artesanato, com 10 (dez) questões, a partir do seguinte conteúdo programático:

A atividade de Artesanato. Origem e histórico do artesanato. Conceitos e generalidades. Técnicas específicas (produção manual e à máquina). Materiais utilizados. Composição cromática e seus efeitos. Reciclagem de materiais na composição. Tipos de produtos confeccionados. Conceito de Arte e Artes Aplicadas. Conteúdos relacionados com a prática.

ANEXO II - TABELA DA ESCOLHA DE VAGAS

LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO MUNICIPAL MARIA LUÍZA DE MELO

DATA: 26 DE FEVEREIRO - EQUIPE I

HORÁRIO

DISCIPLINA

08h00min

SÉRIES INICIAIS

10h00min

EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL

11h30min

ALFABETIZAÇÃO - DE JOVENS E ADULTOS

13h00min

ALFABETIZAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL

14h00min

EDUCAÇÃO INFANTIL FILANTRÓPICAS

15h00min

INTÉRPRETE DE LIBRAS

15h15min

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

15h45min

BIOLOGIA

16h00min

QUÍMICA

16h15min

FÍSICA

16h30min

NOÇÕES DE DIREITO

DATA: 26 DE FEVEREIRO - EQUIPE II

HORÁRIO

DISCIPLINA

08h00min

PORTUGUÊS

09h00min

MATEMÁTICA

10h00min

INGLÊS

11h00min

EDUCAÇÃO FÍSICA

13h00min

GEOGRAFIA

14h00min

HISTÓRIA

15h00min

ARTES

15h30min

CIÊNCIAS

16h00min

FILOSOFIA

16h30min

ESPANHOL

16h45min

SOCIOLOGIA

DATA: 27 DE FEVEREIRO - EQUIPE I
HORÁRIODISCIPLINA
08h00minARTESANATO - PINTURA EM TELA
08h30minARTESANATO - PINTURA EM TECIDO
08h45minARTESANATO - CORTE E COSTURA
09h00minARTESANATO - CORTE E COSTURA LINGERIE
09h15minARTESANATO - BORDADO A MÁQUINA
09h20minARTESANATO - BORDADO A MÃO
09h30minARTESANATO - PATCHWORK
09h45minARTESANATO - TRICÔ E CROCHÊ
10h00minARTESANATO - PORCELANA FRIA
DATA: 27 DE FEVEREIRO - EQUIPE II
HORÁRIODISCIPLINA
08h00minARTESANATO - PINTURA EM MADEIRA
08h15minARTESANATO - CRIVO
08h20minARTESANATO - ARTES APLICADAS
08h30minARTESANATO - MANICURE
08h45minARTESANATO - MACRAMÊ E ABROLIUS
08h50minARTESANATO - TEAR
09h00minARTESANATO - PINTURA EM PORCELANA
09h10minARTESANATO - FORNO
09h20minARTESANATO - PEÇAS FIGURATIVAS
09h30minARTESANATO - CORTE E CABELO