Prefeitura de São José do Rio Pardo - SP

Notícia:   Prefeitura de São José do Rio Pardo - SP oferece vagas de até R$ 7,29 h/a

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO

PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO - 003/2009

PROFESSOR SUBSTITUTO

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, faz saber que fará realizar, através da Secretaria Municipal da Educação, o Processo Seletivo classificatório para o ano letivo de 2010 para Professor Substituto de Educação Básica e Educação Especial, em conformidade com as Leis nº 2.940/07, 2.981/07, 3.214/08, 3.261/08 e 3.268/08 e Instruções Especiais, que ficam fazendo parte integrante deste Edital.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 - O Processo Seletivo realizar-se-á sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Pardo e CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, obedecidas as normas deste Edital.

1.2 - O Processo Seletivo destina-se à substituição de Professor da Educação Básica e Educação Especial, dentro do prazo de validade previsto neste Edital.

1.3 - Os candidatos contratados estarão subordinados à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

1.4 - Os candidatos ficarão sujeitos à seguinte carga horária de trabalho:

- Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental (ciclo I) - 31 (trinta e uma) horas semanais;

- Professor de Ensino Fundamental (ciclo II) - de acordo com o número de horas/aulas a serem atribuídas;

- Professor de Educação Especial - 31 (trinta e uma) horas semanais.

1.5 - Serão oferecidas as seguintes vagas:

- Professor de Educação Básica: 25 (vinte e cinco) classes

- Professor de Ensino Fundamental - ciclo II:

a) Língua Portuguesa:cadastro de reserva;

b) Inglês: cadastro de reserva;

c) Ciências: cadastro de reserva;

d) Matemática: cadastro de reserva;

e) Educação Física: cadastro de reserva;

f) Educação Artística: cadastro de reserva;

g) História: cadastro de reserva;

h) Geografia: cadastro de reserva;

i) Professor de Educação Especial: cadastro de reserva.

1.6 - As vagas que forem criadas após publicação deste edital, e no decorrer do ano letivo, serão atribuídas aos professores classificados no processo seletivo.

1.7 - Havendo projetos pedagógicos será observada a classificação do candidato no processo seletivo, devendo este optar pelo Projeto de seu interesse no ato de convocação para opção.

1.8- A carga horária semanal de trabalho dos candidatos inscritos em mais de uma modalidade de ensino / ou projeto pedagógico não poderá ultrapassar 40horas.

2. DOS CARGOS

2.1- PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ED.INFANTIL E DE 1ª A 4ª DO ENSINO FUNDAMENTAL)

* Requisito: curso de licenciatura plena em Pedagogia ou curso normal superior ou curso de nível médio,na modalidade normal, com habilitação em pré-escola, mais curso superior em qualquer área.

- Remuneração: R$ 6,45 h/a (seis reais e quarenta e cinco centavos).

- Sumário das Atribuições: participar da elaboração do planejamento, de atividades pedagógicas, desenvolvendo o ato de ler e escrever; executar e avaliar programas referentes à regência de classes; selecionar textos; estimular a expressão por meio de desenhos, cantos, pintura, conversação e outros meios; motivar e educar as crianças; planejar jogos e brincadeiras; orientar as crianças no hábito de higiene, limpeza e outros atributos morais sociais; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

2.2 - PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª A 8ª SÉRIE

* Requisito: curso superior de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a área do conhecimento específico do currículo, com formação pedagógica: Ciências, Educação Artística,

Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

- Remuneração:R$ 7,29 (sete reais e vinte e nove centavos).

* Sumários das atribuições: estudar o programa a ser desenvolvido, preparar e selecionar material didático para a aula; aplicar exercícios e promover discussões sobre textos; incentivar o trabalho e a pesquisa em grupo; elaborar provas sobre a matéria lecionada; avaliar, pontuar e executar atividades extra classe: elaborar programas de atividades esportivas e recreativas; organizar competições esportivas; elaborar projetos interdisciplinares; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

2.3 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

* Requisito: curso de licenciatura plena em Pedagogia e curso de aperfeiçoamento na área de Educação Especial, com mínimo de 180 (cento e oitenta ) horas, ou curso normal obtido em nível médio e curso de especialização na área de Educação Especial, com mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas.

- Remuneração: R$ 6,45 h/a (seis reais e quarenta e cinco.

- Sumário das atribuições: reger classes de Educação Especial nas entidades filantrópicas; participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; cumprir os dispositivos do regimento escolar; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; zelar pela aprendizagem dos alunos; executar tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

3. DOS REQUISITOS PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS

O candidato terá que atender às seguintes exigências:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) gozar dos direitos políticos;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) estar em dia com os deveres do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino.

f) possuir os documentos comprobatórios da escolaridade; g)ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 - A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não podendo alegar desconhecimento.

4.2 - As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 28 de dezembro de 2009 a 04 de janeiro de 2010, respeitando para fins de recolhimento da taxa o horário bancário, devendo para tanto o interessado proceder da seguinte forma:

- Acesse o site www.consesp.com.br e clique sobre inscrições abertas.

- Em seguida clique sobre o cargo a se inscrever, preencha todos os campos corretamente, clique em AVANÇAR e posteriormente FINALIZAR.

- A CONSESP não se responsabiliza por erros de dados no preenchimento de ficha de inscrição, sendo a mesma de inteira e total responsabilidade do candidato.

- Na sequência gere o boleto bancário, imprima-o e recolha o valor correspondente em qualquer banco ou instituição financeira autorizada.

- O recolhimento do boleto deverá ser feito até a data correspondente ao último dia de inscrição, respeitando-se para tanto o horário da rede bancária ou instituição financeira autorizada e os autos atendimentos, inclusive bankline, considerando-se para tal o horário de Brasília, sob pena de não ser processada e recebida.

- Para gerar o comprovante de inscrição (após o pagamento) clique em inscrições abertas "consulte os dados de sua inscrição" ou após o encerramento das inscrições clique em concursos em andamento "consulte os dados de sua inscrição" e digite o número ou nome do candidato.

- aqueles que declararem na "inscrição on-line" ser Portadores de Necessidades Especiais, deverão encaminhar via sedex o respectivo LAUDO MÉDICO constando o CID, bem como pedido de condição especial para a prova, caso necessite, até o último dia de inscrição na via original ou cópia reprográfica autenticada, para CONSESP, sita a Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP, acompanhado do respectivo Laudo Médico e explicitação do CID.

4.2.1 - O pagamento por agendamento somente será aceito se comprovado sua efetivação dentro do prazo previsto para inscrição.

4.2.2 - A inscrição paga por meio de cheque somente será considerada após a respectiva compensação.

4.2.3 - No valor da inscrição já está inclusa a despesa bancária.

4.2.4 - Quarenta e oito horas após o pagamento, conferir no site www.consesp.com.br, se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos e a importância do valor da inscrição paga. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a CONSESP (18) 3822-6464, para verificar o ocorrido.

4.2.5 - A CONSESP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. O descumprimento das instruções para inscrição via internet implicará na não efetivação da mesma.

4.2.6 - A inscrição constará de preenchimento de ficha e recolhimento da taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais)através de boleto bancário.

4.2.7 - Ficam isentos do recolhimento da taxa de inscrição os candidatos que comprovarem através de atestado, ter doado sangue à rede hospitalar do município, pelo menos uma vez nos últimos 6 (seis) meses, contados da data do presente Edital (Lei Municipal 2966 de 03/10/2007).Para tanto o candidato deverá efetuar a inscrição através do site www.consesp.com.br e requerer a isenção através de requerimento que deverá ser protocolado na sede da Secretaria de Educação de São José do Rio Pardo, acompanhado do respectivo atestado.

4.3 - O candidato deverá apresentar, no ato da contratação, os seguintes documentos:

a) comprovação da escolaridade exigida para a inscrição;

b) cópia da carteira de trabalho,

c) cópia do título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição;

d) atestado de antecedentes criminais;

e)cópia dos títulos específicos no item referente a atribuição de pontos;

f) cópia da carteira de identidade e CPF e demais necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

4.4 - O Candidato é responsável pelas informações prestadas na ficha de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros no preenchimento daquele documento.

4.5 - Não será permitida a inscrição de professores efetivos da rede municipal de ensino de São José do Rio Pardo, bem como de funcionários efetivos que cumpram jornada semanal de trabalho superior a 20 (vinte) horas.

5. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

5.1 - As pessoas PNE que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e pela Lei Nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em Concurso Público, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

5.1.1- Em obediência ao disposto art. 37, § 1º e 2º do Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei 7853/89, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada cargo, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do presente Concurso.

5.1.1.1- Se na aplicação do percentual resultar número fracionado igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), estará formada 01(uma) vaga para o PNE. Se inferior a 0,5 (cinco décimos) a formação da vaga ficará condicionada à elevação da fração para o mínimo de 0,5 (cinco décimos), caso haja aumento do número de vagas para o cargo ou função.

5.1.2 - Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a PNE, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

5.1.3 - Consideram-se pessoas PNE aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal Nº 3.298/99.

5.1.4 - As pessoas PNE, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal Nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no artigo 40, §§ 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, através de ficha de inscrição especial.

5.1.5 - O candidato deverá encaminhar via sedex ou carta com aviso de recebimento para a CONSESP, sita a Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP, até o último dia de inscrição, na via original ou cópia reprográfica autenticada:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação de prova.

b) Indicar o município para o qual se inscreveu

c) Solicitação de prova especial, se necessário.

d) A não solicitação de prova especial, eximirá a empresa de qualquer providência.

5.1.6 - Serão indeferidas as inscrições na condição especial de PNE, dos candidatos que não encaminharem dentro do prazo e forma prevista no presente Edital o respectivo laudo médico.

5.1.7 - Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho e letra correspondente a corpo 24.

5.1.8 - Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados no presente Edital serão considerados como não PNE e não terão prova especial preparada, sejam quais forem os motivos alegados.

5.1.9 - O candidato PNE que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

5.1.10 - A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos PNE, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

5.1.11 - Ao ser convocado para investidura no cargo público, o candidato deverá se submeter a exame médico oficial ou credenciado pela Prefeitura, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo. Será eliminado da lista de PNE o candidato cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral.

5.1.12 - Após o ingresso do candidato portador de necessidades especiais, esta não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação do cargo e de aposentadoria por invalidez

5.2 - O candidato que efetuar inscrição na condição de portador de deficiência deverá ser submetido à perícia médica realizada por profissional habilitado da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, bem como o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

5.3 - O candidato cuja deficiência assinalada na inscrição não se comprove na forma estabelecida no item 5.8 será eliminado da lista de deficientes e constará na lista de classificação geral.

5.4 - As vagas que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência, por desclassificação ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos observando-se a ordem classificatória.

6 . - DAS PROVAS

6.1 - O processo seletivo constará das seguintes provas e respectivas pontuações:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ED.INFANTIL E DE 1ª A 4ª DO ENSINO FUNDAMENTAL)

NÚMERO DE QUESTÕES

Questões de Matemática

05

Questões de Língua Portuguesa

05

Questões de Conhecimentos Gerais

05

Questões de Conhecimento Específico

15

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

NÚMERO DE QUESTÕES

Questões

de

Matemática

05

Questões

de

Língua Portuguesa

05

Questões

de

Conhecimentos Gerais

05

Questões

de

Conhecimento Específico

15

 

ENSINO FUNDAMENTAL (5ª A 8ª SÉRIE)

NÚMERO DE QUESTÕES

Questões de Conhecimentos Gerais

10

Questões de Conhecimento Específico

20

6.2 - As provas constarão de questões objetivas de múltipla escolha e versarão sobre assuntos dos programas constantes do Conteúdo Programático e Referências Bibliográficas descritas no item 7 do presente Edital, valendo cada questão 0,333 (zero vírgula trezentos e trinta e três).

6.3 - A duração da prova será de 2h (duas horas), já incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas.

7. - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7.1 - O conteúdo das provas será baseado nos seguintes CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

7.2 - CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos)

Cultura Geral; História e Geografia do Brasil e do Município; atualidades Locais, Nacionais e Internacionais; Curiosidades; Ecologia e Meio Ambiente.
Fontes: Imprensa escrita, falada e televisiva;
Almanaque Abril. Editora Abril - última edição;

DUARTE, Marcelo. Guia dos Curiosos. Panda Books, 2005.

Principais Jornais e Revistas do País.

BRANCO, Samuel Murgel. Ecologia na cidade. São Paulo: Editora Moderna, 1991. Coleção Desafios)

7.3 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL E DE 1ª a 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL)

Língua Portuguesa: FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades de defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Matemática: Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contra-domínio e imagem; Função do 1º grau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta: seno, co-seno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Conhecimentos Específicos: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (1ª a 4ª séries). Todos os volumes, de 1 a 10

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil (Volumes I, II e III) / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

____. Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

____ . Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

___ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras Infantis na Matemática.Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Ed. Contexto.

.Resolução de Problemas. Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.

_____ . A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever - uma proposta construtivista. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

7.4 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Língua Portuguesa: FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades de defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Matemática: Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contra-domínio e imagem; Função do 1º grau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta: seno, co-seno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Conhecimento Específico: BRASIL. Ministério da Educação.

Diretrizes curriculares para a educação especial na educação básica. Secretaria da Educação Especial - MEC; SEESP, 2001.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil (Volumes I, II e III) / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

_____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

. Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

___ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

MANTOAN, M.T.E. A Integração de Pessoas com Deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: SENAC, 1997.

_____ . A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

7.5 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª A 8ª SÉRIE

MATEMÁTICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 3 e 10).

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

DANTE, Luís Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática, São Paulo: Ática, 1994.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço

Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

(Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

_____ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 7.

. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LÍNGUA PORTUGUESA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries). (Vol. 1, 2 e 10)

CHIAPPINI, Lígia e colaboradores. Aprender e Ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997, vol. 1.

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

____ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 6.

____. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

CIÊNCIAS:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 4 e 10).

BIZZO, Nélio. Ciências fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 2001. COLL, César; MAURI, Teresa;

ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

_____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

_____. Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

_____ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 1.

. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

HISTÓRIA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 6 e 10).

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas, São Paulo: Contexto,2003.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

_____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

. Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

___ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 2.

. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

GEOGRAFIA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 5 e 10).

BIZZO, Nélio; OLIVEIRA, A U de. Para onde vai o Ensino de Geografia, São Paulo: Contexto, 1994.

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

_____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

. Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

___ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 2.

. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 7 e 10).

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

_____ . Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

____ . Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FUSARI, M F R; FERRAZ, Mhci. A Arte na Educação Escolar, São Paulo: Cortez, 1992;

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

_____ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 4.

. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 8 e 10).

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

FREIRE, J B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

. Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

____ . Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

____ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed, 1999, Capítulo 5.

. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

INGLÊS:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997 (5ª a 8ª séries - Vol. 1, 9 e 10).

COLL, César; MAURI, Teresa; ZABALA, Antoni. Et al.: O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 2001.

COSTA, Daniel. Por Que Ensinar a Língua Estrangeira na Escola de 1º Grau, São Paulo, EPV, 1987.

FREIRE, Madalena (org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

. Tarefa e a construção do Conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1998. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, M.; DAVINI, J.; CAMARGO, F. e MARTINS, M.. Observação Registro Reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1996. (Série Seminários)

____ . Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

____ . Avaliação e Planejamento. A prática educativa em questão. Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1997. (Série Seminários)

FREIRE, M. e DAVINI, J. ADAPTAÇÃO. Pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1999. (Série Cadernos de Reflexão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez; 2005.

MARTINS, Mírian Celeste. Aprendiz da Arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico; 1992. (Série Seminários)

____ . Revelações Pedagógicas. Ensaios, projetos e situações didáticas. São Paulo: Espaço Pedagógico; 2000. (Série Cadernos de Reflexão)

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

8. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

8.1.- A aplicação das provas está prevista para o dia 17 de janeiro de 2010, nos horários descritos abaixo, na Faculdade Euclides da Cunha, localizada a Avenida Deputado Eduardo Vicente Nasser, nº. 1020, Centro, devendo o candidato acompanhar a convocação para a prestação da prova.

8h

Professor de Educação Básica (Ed. Infantil e de 1ª a 4ª do Ensino Fundamental

14h

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - Matemática

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - História

Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries

- Educação Física

11h

Professor de Educação Especial

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - Língua Portuguesa

17h

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - Ciências

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - Geografia

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - Educação Artística

Professor de Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries - Inglês

8.2.- Ao candidato só será permitida a realização das provas na respectiva data e local constantes nas listas afixadas na Secretaria Municipal da Educação.

8.3.- Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original.

8.3.1.- O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

8.3.2.- Estando o candidato impossibilitado de apresentar no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo 30 (trinta)dias.

8.4.- O candidato que não comparecer à prova será eliminado do processo seletivo.

8.5.- O preenchimento da folha de respostas é de inteira responsabilidade do candidato, não sendo permitida a substituição da folha por erro do candidato.

8.6.- O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha.

8.7.- Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

8.8.- Não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, apostilas ou quaisquer anotações.

8.9.- O candidato que burlar ou tentar burlar quaisquer normas deste Edital, ou der tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas será eliminado do processo seletivo.

8.10.- Será excluído do processo seletivo o candidato que:

a) não apresentar documento que bem o identifique;

b) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, apostilas ou anotações, bem como máquina calculadora ou similar;

c) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico de comunicação (bip, celular, relógios digitais, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;

d) estiver portando armas;

e) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

8.11.- Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, seja qual for o motivo.

8.12.- Não será permitida a entrada do candidato após o horário estabelecido para o início da realização das provas.

9.- DO JULGAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1.- As provas serão elaboradas e corrigidas por empresa especializada.

9.2.- A nota final do candidato será igual à soma da nota obtida em avaliação de conhecimento (de zero a cem)e os títulos apresentados.

9.3.- Serão considerados os seguintes Títulos:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

VALOR

Curso de aperfeiçoamento (mínimo de 180 horas), cor respondente ao campo de atuação ou na área de Educação

01 (um) ponto -01 curso

Curso superior, correspondente ao campo de atuação ou na área de Educação

02 (dois) pontos -01 curso

curso de especialização, correspondente ao campo de atuação ou na área de Educação -

03 (três) pontos - 01 curso

Diploma de mestre, correspondente ao campo de atuação da inscrição, ou na área de Educação

05 (cinco) pontos - 01 curso.

diploma de doutor, correspondente ao campo de atuação ou na área de educação

10 (dez) pontos - 01 curso.

Curso de extensão, com carga horária superior a 30 (trinta) horas, na área da Educação, realizados a partir de 2001 - 0,10 (dez décimos) por curso

sem limite de títulos.

9.3.1 - Serão pontuados como títulos, Certificado/Declaração em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária, que ateste sobre a conclusão do curso.

9.3.2 - A soma total dos títulos não poderá ultrapassar "20 (vinte) pontos".

9.3.4 - Sobre a nota obtida pelos candidatos serão somados os pontos referentes aos títulos, para classificação final.

9.3.5 - Os pontos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

9.3.6 - Os candidatos deverão apresentar na data das provas, no horário das 9h às 11h30 e das 17 às 19h15, em salas especialmente designadas, cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que possuam, conforme presente Edital. Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, fora do dia e horário acima determinados e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, cargo e número de inscrição do candidato, conforme modelo abaixo, que após conferência será fechado, emitindo-se comprovante de recebimento.

Concurso Público: Prefeitura Municipal de _____________
Cargo:
Nome do Candidato:
Inscrição nº:

9.3.7 - Não serão aceitos protocolos de documentos referentes a títulos. As cópias reprográficas deverão ser autenticadas ou acompanhadas do original, para serem autenticadas pelo receptor e vistadas pelo candidato.

9.3.8 - Não haverá segunda chamada para entrega dos títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não os apresentou no dia e horário determinados;

9.3.9 - Em que pese os títulos serem apresentados na data das provas, os pontos somente serão contados se o candidato obtiver a nota mínima para aprovação na prova objetiva.

9.3.10 - Os títulos entregues serão inutilizados após decorrido o prazo de 365 dias corridos, contado da data da homologação do Concurso.

9.3.11 - Quando o título apresentado se constituir em um dos pré-requisitos para o cargo, o outro deverá ser também apresentado, sob pena de ser considerado como pré-requisito e não como título.

9.4.- Somente serão considerados os títulos na área de Educação.

9.5.- Não serão computados os pontos de curso superior e pós-graduação, quando este constituir requisito para o cargo de inscrição.

9.6.- Na hipótese de igualdade de nota final terá preferência o candidato que:

a) idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, dando-se preferência ao de idade mais elevada, considerando-se, caso necessário, o horário de nascimento.

b) maior idade, considerando-se, caso necessário, o horário de nascimento.

9.7.- Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota final, em lista de classificação por cargo.

9.8.- Serão publicadas duas listas de candidatos em ordem classificatória: uma com todos os candidatos, inclusive os portadores de deficiência e outra somente com os portadores de deficiência.

10. DOS RECURSOS

10.1.- Será admitido recurso quanto:

a) à aplicação das provas;

b) às questões das provas e gabarito;

c) ao resultado das provas;

D) classificação final.

10.2.- O prazo para interposição do recurso será de 5(cinco) dias úteis, após a concretização do evento que lhe disser respeito, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

10.3.- Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento, devidamente fundamentado.

10.4.- O recurso será apresentado em duas vias, e deverá ser protocolado na Secretaria Municipal da Educação, em dia útil, das 08:00 às 17:30 horas, não sendo o interposto fora do respectivo prazo.

10.5.- Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile (fax), telex, Internet, telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste edital.

10.6.- Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste edital não serão avaliados.

10.7.- O ponto relativo à questão eventualmente anulada será atribuído a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

10.8. - Havendo recurso a Secretaria Municipal de Educação terá 05 (cinco) dias úteis para deferi-lo ou indeferi-lo, com despacho fundamentado, publicando nova listagem de classificação em jornal oficial local.

11.- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1.- O prazo de validade do presente processo seletivo é de 1 (um) ano, a contar de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, e não gera direito ao candidato de efetivar-se no serviço público municipal.

11.2.- Todos os atos relativos ao presente processo seletivo serão publicados em jornal local.

11.3.- O processo seletivo terá caráter classificatório, e aos candidatos que não forem atribuídas aulas por período superior a 15 (quinze) dias, poderão substituir eventualmente durante o ano letivo de 2010, observando-se a ordem de classificação.

11.5.- Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na ficha de inscrição, o candidato deverá comunicar a Secretaria Municipal de Educação para atualização dos dados.

11.6.- É de responsabilidade do candidato manter seu endereço e telefone atualizados para viabilizar os contatos necessários, não se responsabilizando a Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo por eventuais prejuízos ao candidato.

São José do Rio Pardo, 22 de dezembro de 2009.

João Luís Soares da Cunha
Prefeito Municipal

Profº Luís Carlos Caruso
Secretário Municipal da Educação