Prefeitura de São João do Araguaia - PA

Notícia:   Prefeitura de São João do Araguaia - PA oferece 222 vagas de até R$ 4.000,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA

ESTADO DO PARÁ

CNPJ/MF - 05.854.534/0001-07 CEP: 68.518-000

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 001/2009

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I E II

A Prefeita Municipal de São João do Araguaia, no uso de suas atribuições, torna públicas às inscrições, aumento de vagas e novos cargos para o CONCURSO PÚBLICO, destinado ao provimento de vagas para o preenchimento do QUADRO DE PESSOAL EFETIVO da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, administração direta, para atuação na área urbana e área rural do município, conforme especificação abaixo:

CLÁUSULA I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Os cargos ofertados no QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, nível de escolaridade exigido, o cargo/função, o número de vagas, o número de vagas para portadores de deficiência, atribuições, requisitos para investidura no cargo, a carga horária e o salário inicial, constam nos quadros abaixo:

1. NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

1.Auxiliar Operacional

16

01

Exercício de atividades de apoio operacional, manutenção de jardins, limpeza em geral das vias urbanas, serviços de carga e descarga e atividades agrícolas. Exercício de atividades de limpeza e conservação de logradouros públicos e cemitérios. Execução de outras atividades de cunho braçal necessárias ao serviço público, como limpeza em prédios, pátios, salas, banheiros, vestiário, cozinhas e outros locais, varrendo, tirando o pó, encerando, lustrando móveis, lavando vidraças e instalações, arrumando armários e estantes; executar a higienização e desinfecção em salas, móveis, objetos e outros equipamentos; coletar e acondicionar o lixo; lavar, secar, passar e efetuar pequenos consertos em peças de roupas; controlar e distribuir roupas, escovas e creme dental, quando da execução de programas aos quais estejam eventualmente ligados.

Ensino Fundamental Incompleto

40 h

465,00

 

2. NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

2.Auxiliar Administrativo

15

01

Exercer atividades auxiliares relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, financeiros e orçamentários, execução de trabalhos escriturários de secretarias de escolas, verificar o conteúdo e a finalidade de documentos em geral a serem digitados em microcomputador, executar digitação de dados, segundo modelos determinados e/ou criando relatórios, tabelas, etc.

Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental

40 h

465,00

3.Auxiliar de Almoxarifado

02

-

Efetuar o recebimento ou a saída/entrega de materiais; conferir e/ou embalar materiais recebidos e/ ou requeridos do almoxarife; preencher requisições de materiais e outras correlatas.

Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental

40 h

465,00

4.Auxiliar de Biblioteca

01

-

Auxiliar na execução dos trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas; na catalogação, classificação de manuscritos, livros, mapotecas, publicações oficiais, referência e conservação do acervo bibliográfico, para armazenar, auxiliando também na recuperação de informações de caráter geral ou específico, e colocá-las à disposição dos usuários em bibliotecas ou em centros de documentação, além de atender bem e instruir aos usuários quanto a empréstimo e manuseio de acervo.

Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental

40 h

465,00

5.Auxiliar de Consultório Dentário

02

-

Recepcionar e identificar o paciente; explicar os procedimentos a serem realizados; organizar a sala para atendimento; observar as normas de vigilância à saúde; realizar procedimentos de biossegurança; preparar o paciente para o atendimento; auxiliar o Cirurgião Dentista (CD) e o Técnico em Higiene Dental (THD) junto a cadeira operatória; promover isolamento de campo operatório no pré e no pró operatório e na higiene bucal; realizar trabalhos de prevenção e promoção de saúde individualmente e em grupos; elaborar material didático para educação em saúde bucal.

Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental e Certificado do Curso de Auxiliar de Consultório Dentário.

40 h

465,00

6.Auxiliar de Enfermagem

07

-

Prestar atendimento voltado às necessidades de saúde do paciente/cliente/comunidade nas diferentes fases do ciclo vital e a proteção, promoção e reabilitação da vida. Auxiliar na alimentação, controlar sinais vitais, ministrar medicamentos, fazer curativos simples e coletar materiais para exames realizados. Zelar e cuidar da higiene dos pacientes. Lavar e preparar materiais de utilização. Atender pacientes portadores e doença de pouca gravidade. Preencher atestados de saúde, boletins de produção e outros. Manter e atualizar arquivos. Manter e controlar medicamentos, além de outras previstas na legislação específica vigente.

Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental e Certificado do Curso de Auxiliar de Enfermagem, com registro no COREN, em vigor.

40 h

465,00

7.Auxiliar de Laboratório

01

-

Explicar aos pacientes os procedimentos a serem realizados; auxiliar o Técnico em Laboratório e o Bioquímico ou analista em suas funções de estudos, pesquisas, exames de sangue, urina, fezes e outros. Auxiliar na coleta e no preparo de amostras, matéria prima, soluções, reagentes, meios de cultura e outros. Efetuar a montagem e a desmontagem de equipamentos de laboratório. Desenvolver atividades auxiliares de laboratório, transportando, preparando, limpando e esterilizando materiais, instrumentos e aparelhos. Desinfetar utensílios, pias, bancadas e outros. Zelar pela guarda e conservação dos equipamentos e materiais utilizados.

Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental

40 h

465,00

 

3. NÍVEL MÉDIO

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

8.Agente Administrativo

06

-

Exercer atividades intermediárias relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, financeiros e orçamentários, execução de trabalhos escriturários de secretarias de escolas, verificar o conteúdo e a finalidade de documentos em geral a serem digitados em micro-computador, executar digitação de dados, segundo modelos determinados e/ou criando relatórios, tabelas, etc.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio e domínio básico de Informática, inclusive, habilidade em digitação

40 h

700,00

9.Agente de Vigilância em Saúde

02

-

Atuar como interlocutor do Sistema de Saúde e da comunidade, executando ações de promoção, vigilância e controle de riscos à saúde, além de fomentar, articular e mobilizar práticas educativas; desempenhar ação ampliada de vigilância em saúde reunindo conhecimentos das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica e fomentar a mobilização comunitária para o enfrentamento dos problemas de saúde.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio

40 h

500,00

10.Digitador

04

-

Verificar o conteúdo e a finalidade de documentos em geral, executando a digitação de dados, segundos modelos determinados, ou criando relatórios

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio e domínio básico de Informática, inclusive, habilidade em digitação em Word e Excel

40 h

700,00

11.Escriturário

01

-

Exercer atividades intermediárias relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, financeiros e orçamentários, execução de trabalhos escriturários das Secretarias Municipais; verificar o conteúdo e a finalidade de documentos em geral a serem digitados em micro-computador, executar digitação de dados, segundo modelos determinados e/ou criando relatórios, tabelas, operacionalizar a escrituração contábil, de recursos humanos e folha de pagamento através de software, etc.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio e domínio básico de Informática, inclusive, habilidade em digitação

40 h

800,00

12.Fiscal de Tributos

02

-

Planejar, coordenar e controlar a execução e avaliação do sistema de arrecadação, compreendendo o controle do fluxo de documentos e informações relativas a arrecadação; controle e manutenção do cadastro de contribuintes do Município; controle e manutenção do cadastro de estabelecimentos bancários autorizados a arrecadar receitas; controle da arrecadação dos tributos; inscrição e cobrança amigável dos créditos tributários do Município em Dívida Ativa; planejar, coordenar e avaliar as atividades do sistema de fiscalização; promover medidas no sentido de evitar a evasão de rendas e a fraude fiscal; manter informações sobre contribuintes e estabelecer diretrizes para a ação fiscalizadora em todo o Município; outras atividades correlatas.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio e domínio/ conhecimento básico de Informática, arrecadação e fiscalização

40 h

500,00

13.Fiscal de Terras

02

-

Proceder levantamentos, medições, efetuar localização, viabilizar a legalização de terrenos em área urbana.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio

40 h

500,00

 

4. NÍVEL MÉDIO ESPECIALIZADO - PROFESSOR PEDAGÓGICO/MAGISTÉRIO

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

14.Professor Pedagógico/Magistério

70

04

Docência e outras atividades correlatas ao magistério e cumprimento das horas atividades

Diploma de Nível Médio, na modalidade Magistério

25 h

520,00

 

5. NÍVEL TÉCNICO

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

15.Técnico em Contabilidade

02

-

Executar escrituração, classificação, conciliação, balanços, balancetes e outras atividades contábeis de acordo com o plano de contas, verificar e conciliar receitas; elaborar e providenciar relatórios específicos, extraídos do sistema contábil.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio ou do curso Técnico em Contabilidade

40 h

750,00

16.Técnico em Enfermagem

07

-

Receber e encaminhar pacientes; agendar consultas;verificar sinais vitais como: pulso, temperatura, pressão arterial, frequência respiratória; aplicar vacinas; administrar e fornecer medicamentos; efetuar curativos; coletar exames laboratoriais; realizar eletrocardiograma; auxiliar na realização de exames e testes específicos; notificar ou encaminhar para notificação os pacientes com suspeita de doenças de notificação compulsória; realizar aspiração em tubo orotraqueal e traqueostomia; realizar ou auxiliar sondagem nasogástrica, nasoenteral e vesical; encaminhar o paciente ao banho ou promover o banho no leito; realizar mudanças de cúbito; trocar roupas, realizar procedimentos de isolamento; auxiliar na realização dos procedimentos de suporte avançado de vida; realizar anotações no prontuário; receber, preparar e encaminhar pacientes para cirurgia; auxiliar em procedimentos cirúrgicos e anestésicos; observar o quadro pós-operatório e intervir se necessário; realizar visitas domiciliares; esterilizar ou preparar materiais para esterilização; acompanhar e transportar pacientes; promover bloqueio de epidemias; promover grupos educativos com pacientes; integrar e participar de reuniões de equipe; atuar de forma integrada com profissionais de outras instituições; orientar e supervisionar os trabalhos auxiliares de enfermagem.

Certificado ou Diploma de Conclusão do curso Técnico de Enfermagem, com registro no COREN, em vigor.

40 h

750,00

17.Técnico em Informática

01

-

Atividade de coordenação e execução especializada, referente à programação e demais operações de convocações de dados de entrada e saída, com vistas ao processamento eletrônico e manutenção de micro; operalização e manutenção de serviços de rede; configuração de sistema e software; manutenção de média complexidade de hardware.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio, mais/ou certificado de conclusão do curso Técnico em Informática

40 h

750,00

18.Técnico em Laboratório

02

-

Atuar na área de citologia patológica, encaminhando os casos normais para o controle de qualidade e os casos anormais ao médico citopatologista; preparar soluções e reagentes; participar do desenvolvimento e da avaliação de novos procedimentos laboratoriais, realizar levantamentos estatísticos administrativos; participar de atividades de monitoria, educativa e de pesquisa no seu campo específico de ação; receber amostras para processamento técnico e diagnóstico, registrando-as de acordo com normas estabelecidas. Atuar na área de patologia clínica executando atividades no setor analítico envolvendo hematologia, bioquímica, urianálise, parasitologia, imunologia e microbiologia; realizar coletas e preparar amostras, matérias primas, soluções, reagentes, meios de cultura e outros, utilizando conhecimento técnico para manuseio de aparelhos de automação.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio, mais/ou certificado de conclusão do curso Técnico em Laboratório

40 h

750,00

19.Técnico em Radiologia

01

-

Realizar exames radiológicos utilizando técnicas e procedimentos necessários para cada serviço de saúde (ambulatório, leitos hospitalares e centro cirúrgicos); zelar pela proteção radiológica dos pacientes e acompanhantes; avaliar a qualidade da radiografia para garantia do diagnóstico correto; encaminhar as radiografias, identificando os pacientes, para cada setor solicitante; executar revelações na câmera escura.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Médio, mais/ou Certificado de Conclusão do Curso Técnico em Radiologia, com registro no Conselho da Classe.

40 h

750,00

 

6. NÍVEL SUPERIOR

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

20.Assistente Social

01

-

Na área social: Prestar serviços de âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando problemas e necessidades materiais, psíquicas e aplicando métodos e processos básicos do serviço social; planejar e executar programas de serviço social, realizando atividades de caráter educativo, recreativo, cultural e assistencial à saúde. Atuar na comunidade aplicando conhecimentos de gestão e dinâmicas participativas, dirigindo atividades com grupos e organizações sociais.

Na área educacional: Elaborar planos, programas, projetos e atividades de trabalho, buscando a participação de indivíduos e grupos nas definições de alternativas para problemas identificados. Interpretar, de forma diagnóstica, a problemática sócioeducacional, para atuar na prevenção e tratamento de questões de origem sócio-econômica, que interferem na saúde, aprendizagem e trabalho. Promover a participação grupal, desenvolvendo a consciência social. Realizar atividades de caráter educativo, recreativo, assistência à saúde e outras. Identificar fatores que limitam a potencialidade dos alunos, atuando no sentido de melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Na área da saúde: Acolher o usuário, identificando-o, se apresentando e explicando os procedimentos a serem realizados. Atuar em equipe multiprofissional no desenvolvimento de projetos terapêuticos em unidades de saúde. Prestar serviços a indivíduos ou grupos em tratamento de saúde física ou mental, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais, psíquicas e aplicando processos básicos de serviço social, visando promover a sua recuperação e sua inclusão social. Identificar os problemas de origem psicossocial e econômica que interferem no tratamento de saúde. Realizar acompanhamento social individual de pacientes, em tratamento na instituição, buscando a participação do mesmo no processo de cura, a manutenção do seu vínculo empregatício e na preservação da unidade familiar. Atuar a nível comunitário através de ações intersetoriais, entre outras.

Diploma de Curso Superior em Serviço Social com registro no Conselho Regional de Serviço Social, em vigor

40 h

1.500,00

21.Bioquímico/ Farmacêutico01-Desenvolver atividades de planejamento, pesquisa, manipulação, produção, controle de qualidade, vigilância epidemiológica, farmacológica e sanitária dos medicamentos e produtos farmacêuticos; atuar no controle e gerenciamento de medicamentos e correlatos (políticas de saúde e medicamentos); prestar assistência farmacêutica na dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos envolvendo revisão, atualização, inspeção e fiscalização, elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionadas com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica; atuar na seleção (padronização), compra (licitação e opção técnica), armazenamento e distribuição de medicamentos e correlatos; atuar no controle de qualidade, inocuidade e eficácia dos medicamentos; etc.Diploma de Curso Superior em Farmácia, com habilitação em Bioquímica e registro no CRF - Conselho Regional de Farmácia, em vigor40 h1.500,00
22.Enfermeiro03- Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a identificação para a continuidade da assistência prestada; realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecidos nos Programas dos Ministérios da Saúde e as disposições legais da profissão; planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar as USF´s; executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso; no nível de suas competências, executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na USF e, quando necessário, no domicílio; realizar as atividades corretamente às áreas prioritárias de intervenção na Atenção Básica, definidas na norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 2001; aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva; organizar e coordenar a criação de grupos de patologias especiais, como de hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, etc; supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções; orientar e assistir as atividades auxiliares de enfermagem na verificação de sinais vitais; administrar e fornecer medicamentos; efetuar curativos e exames laboratoriais; realizar outros exames menos complexos; preparar e encaminhar pacientes para cirurgia, etc. Diploma de Curso Superior em Enfermagem e registro no COREN, em vigor.40 h1.500,00

23.*Médico Clínico Geral

05

-

Recepcionar e identificar o paciente explicando os procedimentos a serem realizados; atuar como médico em equipe multiprofissional, inclusive residentes em treinamento, no desenvolvimento de projetos terapêuticos individuais, familiares e coletivos em unidades de saúde e nas comunidades locais, realizar clínica ampliada; realizar atendimento aos acidentados do trabalho; emitir atestado de óbito; realizar procedimentos cirúrgicos simples, primeiros socorros e urgências com encaminhamentos com ou sem preenchimentos dos prontuários; articular os recursos intersetoriais disponíveis para diminuir dos agravos a saúde dos pacientes; estar disponível como apoio matricial de capacitação na sua área especifica.

Diploma de Curso Superior em Medicina com registro no CRM - Conselho Regional de Medicina, em vigor

40 h

4.000,00

24.* Odontólogo

05

-

Elaborar diagnóstico e prognóstico e tratamento das afecções da cavidade bucal; examinar e identificar alterações de cabeça e pescoço; identificando a extensão e profundidade dos problemas detectados; executar procedimentos preventivos envolvendo raspagem, limpeza e polimento dos dentes e gengivas; elaborar procedimentos educativos individuais e coletivos de prevenção à saúde bucal; coordenar e orientar as atividades auxiliares do consultório dentário em procedimentos individuais e coletivos de biossegurança; executar curativos envolvendo exodontia de raízes a dentes, drenagem de abscessos, suturas de tecidos moles e restauração de cáries dentárias; prescrever ou administrar medicamentos; elaborar normas e procedimentos técnicos e administrativos; atuar em equipe multiprofissional no desenvolvimento de projetos terapêuticos em unidade de saúde.

Diploma de Curso Superior em Odontologia e registro no Conselho Regional de Odontologia em vigor

40 h

1.500,00

25.Psicólogo

01

-

Na Área Educacional: Diagnosticar e planejar programa no âmbito da educação e lazer, atuando na realização pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica em grupo ou individual. Elaborar planos de programa , projetos e atividades de trabalho ; proceder estudo a participação de indivíduos e grupos, nas definições de alternativas para os problemas identificados. Interpretar, de forma diagnóstica, a problemática psicopedagógica. Atuar na prevenção e tratamento de problemas origem psicossocial e econômica que interferem na saúde, aprendizagem e trabalho. Programar a ação básica de uma comunidade nos campos social, educacional, da saúde e outros, analisando os recursos e as carências sócioeconômicas, com vistas ao desenvolvimento comunitário e das potencialidades individuais.

Na Área Clínica: Planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de assistência em saúde mental, intervindo terapeuticamente com técnicas específicas individuais e/ou grupais, dentro de uma equipe multidisciplinar, nos níveis preventivos, curativos, de reabilitação e de reinserção social, de acordo com as necessidades de suas clientelas e conforme o grau de complexidade de equipamento em que se inserem; executar tarefas correlatas.

Na Área Social: Atender individualmente e em grupo, visando auxiliar a reflexão de sua própria historia e a elaboração de novos projetos de vida objetivando a inclusão social, bem como desenvolver mecanismos facilitadores que incentivem o usuário a participação popular, tomando-se como referência para compreensão e elaboração das metas no contexto psicossocial do usuário. Gerenciar, planejar, pesquisar, analisar e operacionalizar ações na área social numa perspectiva de trabalho inter/ transdisciplinar e de ação comunitária. Articular junto à comunidade, às famílias, crianças e adolescentes e população em geral, à rede de serviços de proteção e atenção, participando de Fóruns pertinentes. Coordenar grupos com a população atendida, operativos e sócioterapêuticos, elaborando pareceres e relatórios, acompanhando o desenvolvimento individual e grupal dos mesmos.

Diploma de Curso Superior em Psicologia e registro no CRP - Conselho Regional de Psicologia, em vigor

40 h

1.500,00

 

7. NÍVEL SUPERIOR - PROFESSOR

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R$

26.Professor de Ciências

03

-

Docência na disciplina específica e demais atividades correlatas ao magistério e à disciplina e exercício das horas atividades.

Diploma de Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas ou Ciências Naturais, ou Ciências Biológicas ou Ciências de 1º grau

25 h

780,00

27.Professor de Educação Artística/ Artes

02

-

Docência na disciplina específica e demais atividades correlatas ao magistério e à disciplina e exercício das horas atividades.

Diploma de Licenciatura Plena em Educação Artística ou Artes

25 h

780,00

28.Professor de Educação Física

02

-

Docência na disciplina específica e demais atividades correlatas ao magistério e à disciplina e exercício das horas atividades.

Diploma de Licenciatura Plena em Educação Física

25 h

780,00

29.Professor de Geografia/Estudos Amazônicos

02

-

Docência na disciplina específica e demais atividades correlatas ao magistério e à disciplina e exercício das horas atividades.

Diploma de Licenciatura Plena em Geografia

25 h

780,00

30.Professor de História

03

-

Docência na disciplina específica e demais atividades correlatas ao magistério e à disciplina e exercício das horas atividades.

Diploma de Licenciatura Plena em História

25 h

780,00

31.Professor de Língua Portuguesa/Inglesa

08

-

Docência e cumprimento das horas atividades e/ou atividades de suporte pedagógico direto à docência.

Diploma de Licenciatura Plena em Letras ou de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa

25 h

780,00

32.Professor de Matemática

06

-

Docência e cumprimento das horas atividades e/ou atividades de suporte pedagógico direto à docência.

Diploma de Licenciatura Plena em Matemática

25 h

780,00

1.2 Os cargos em asteriscos: * As vagas destinadas aos cargos de MÉDICO CLINICO GERAL e ODONTÓLOGO ; serão destinadas aos Postos de Saúde Familiar (PSF) de: Vila José Martins Ferreira, Vila Diamante, Vila Apinagés, Vila Ponta de Pedras(PA) e Vila 1º de março(PA), sendo que 01 vaga para cada localidade.

A ordem de escolha das localidades será por ordem de classificação, de acordo com o Edital 002/2009 da Prefeitura de São João do Araguaia..

8. NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO - GRUPO OPERACIONAL ESPECIAL

Cargo/ Função

Vagas

Vagas p/ Portadores com Deficiência

Atribuições

Requisitos para investidura no cargo

Carga Horária Semanal

Salário Inicial R $

33.Agente Comunitário de Saúde - ACS

22

01

Desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente. Desenvolver as seguintes atividades: visitar domicílios periodicamente; assistir pacientes, dispensando-lhes cuidados simples de saúde, orientar a comunidade para promoção da saúde; rastreiar focos de doenças específicas; realizar partos; promover educação sanitária e ambiental; participar de campanhas preventivas; incentivar atividades comunitárias; promover comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade; participar de reuniões profissionais. Executar tarefas administrativas.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Fundamental ; residir na área da comunidade em que vai atuar, desde a data da publicação do Edital 001/2009 do concurso público da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia

40 h

532,00

34.Agente de Combate às Endemias

07

-

Desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente. Desenvolvimento das atividades: vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob responsabilidade do gestor municipal, não sendo permitido desvio de função.

Certificado ou Diploma de Conclusão de Ensino Fundamental

40 h

500,00

1.3 Para o cargo de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: as inscrições e vagas obedecerão ao critério de domicílio residencial por localidade, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2152/2008, de acordo com o quadro abaixo:

LOCALIDADE - CARGO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

VAGAS

VÍNCULO/LOTAÇÃO

SÃO JOÃO DO ARAGUAIA (SEDE)

02

SEDE

ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO

03

PSF/ 1º DE MARÇO

ASSENTAMENTO LAMBE

01

PSF/ 1º DE MARÇO

ASSENTAMENTO PONTA DE PEDRA DO ARAGUAIA

01

PSF/ JOSÉ M. FERREIRA

ASSENTAMENTO BACURIZINHO

01

PSF/ JOSÉ M. FERREIRA

ASSENTAMENTO MODELO

01

PSF/ APINAGÉS

ASSENTAMENTO PRATA

01

PSF/ VILA DIAMANTE

ASSENTAMENTO CAJUEIRO (BREJO DE RAIZ)

01

PSF/ APINAGÉS

ASSENTAMENTO PONTA DE PEDRAS

01

PSF/ PONTA DE PEDRAS

VILA APINAGÉS

01

PSF/ APINAGÉS

VILA BELA VISTA

01

PAF/ APINAGÉS

VILA DIAMANTE

01

PSF/ VILA DIAMANTE

VILA DO CARMO

01

PSF/ JOSÉ M. FERREIRA

VICINAL SÃO FRANCISCO

01

PSF/ JOSÉ M. FERREIRA

VICINAL FORTALEZA

01

PSF/ JOSÉ M. FERREIRA

VICINAL ARARAS

01

PSF/ 1º DE MARÇO

VICINAL PIMENTEIRA

01

PSF/ PONTA DE PEDRAS

VICINAL PRIMAVERA

01

PSF/ PONTA DE PEDRAS

VICINAL UBÁ

01

PSF/ VILA DIAMANTE

TOTAL GERAL

22

 

1.4 Para o cargo de AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS: as lotações serão destinadas às seguintes localidades segundo a Administração Municipal da Prefeitura de São João do Araguaia:

LOCALIDADE - CARGO DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

VAGAS

SÃO JOÃO DO ARAGUAIA (SEDE)

02

ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO

01

ASSENTAMENTO PONTA DE PEDRA

01

VILA APINAGÉS

01

VILA DIAMANTE

01

VILA JOSÉ MARTINS FERREIRA

01

TOTAL GERAL

07

II - PERÍODO, PAGAMENTO DA TAXA E EFETIVAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

2.1 . O Período das inscrições será de 11 de agosto a 11 de setembro de 2009.

2.2 As inscrições acontecerão no site: www.comtalento.com.br e para os candidatos que tiverem dificuldade de acesso, a realização da inscrição poderá ser presencial na Biblioteca da Secretaria de Educação do Município de São João do Araguaia, Av. Luís Lopes Ribeiro, s/n (anexo à Secretaria de Educação), na cidade de São João do Araguaia.

2.3 Não serão aceitas inscrições por Fax ou por e-mail.

2.4 A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou, em caso de impedimento, por outra pessoa, não havendo necessidade de Procuração, sendo o candidato responsável por todas as informações prestadas no Formulário de Inscrição.

2.5 O candidato, que desejar fazer alterações nos dados contidos no Formulário de Inscrição, deverá fazer esta solicitação durante o período de inscrição. Após esse período, não será aceito nem processado qualquer pedido de alteração de dados.

2.6. Pagamento da taxa de inscrição será por boleto bancário, para os candidatos que realizarem as inscrições pelo site: www.comtalento.com.br e por depósito bancário, identificado, no Banco Bradesco, Agência n° 2398-1, conta corrente n° 17400-9, conforme valores abaixo discriminados:

- R$ 30,00 (trinta reais) para os cargos cuja escolaridade exigida é de Nível Fundamental Incompleto e Completo.

- R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos cuja escolaridade exigida é de Nível Médio, Médio Especializado e Técnico;

- R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos cuja escolaridade exigida é de Nível Superior.

2.7 O candidato terá acesso ao boleto de pagamento no site: www.comtalento.com.br. Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá no mesmo site realizar a confirmação da inscrição com o número de autenticação bancária e o CPF, ter acesso (visual e de impressão) ao comprovante de inscrição.

2.8 Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato que optar em fazer a inscrição presencialmente, deverá encaminhar-se, com o comprovante do depósito identificado, para a Biblioteca da Secretaria de Educação do Município de São João do Araguaia, Av. Luís Lopes Ribeiro, s/n (anexo à Secretaria de Educação), na cidade de São João do Araguaia, no período de 11 de agosto a 11 de setembro de 2009, no horário das 08 h às 12 h e de 14h às 18h, para concluir a sua inscrição.

2.9 No período de 14 a 26 de setembro de 2009, no site; www.comtalento.com.br, todos os candidatos inscritos, com o CPF e N.º de autenticação bancária, terão acesso ao local de realização da prova. As informações também estarão disponíveis na Biblioteca da Secretaria de Educação do Município de São João do Araguaia, Av. Luís Lopes Ribeiro, s/n (anexo à Secretaria de Educação), na cidade de São João do Araguaia e no IDEA - Instituto de Desenvolvimento da Amazônia localizado na Avenida Gov. Magalhães Barata, número 651, sala 6, Edifício Belém Office Center, Bairro São Braz, Belém/PA.

Obs: Os candidatos deverão inscrever-se somente no cargo/função para os quais possui habilitação específica exigida constante nos quadros acima. Cada candidato concorrerá apenas ao cargo/função a que foi inscrito, devendo comprovar a habilitação somente no momento da investidura do cargo, caso seja classificado no concurso.

2.10 O candidato, no ato da inscrição, deverá conferir o seu formulário, verificando se foi, devidamente, preenchido.

Obs: Nessa ocasião, o candidato receberá um comprovante de entrega do documento de inscrição, que deverá ser guardado cuidadosamente para apresentação no dia de realização da prova. Este comprovante é o documento que habilita o candidato a realizar as provas. Nele constarão os dados pessoais do candidato, o cargo objeto do Concurso, a data do nascimento e se é portador de deficiência física.

III - CONFIRMAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA

3.1 As provas serão realizadas no Município de São João do Araguaia. Excepcionalmente, as provas poderão ser realizadas também na cidade de Marabá, caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física disponível para a realização do concurso em São João do Araguaia. E os locais serão divulgados posteriormente no site: www.comtalento.com.br, nos quadros da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia e no IDEA, em Belém.

3.2 A distribuição dos candidatos nas cidades e locais de prova será definida pelo IDEA e constará no cartão de confirmação da inscrição do candidato.

IV - DAS PROVAS

4.1 O Concurso Público da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia constará de uma Prova Objetiva para cada Cargo, de caráter classificatório, constituída de questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada, entre as quais apenas (01) uma é correta, conforme quadro abaixo:

ESCOLARIDADE EXIGIDA

DISCIPLINAS

Nº DE QUESTÕES

1. NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO (Auxiliar Operacional)

Português (10 questões), Matemática (10 questões),

20

2. NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO (Auxiliar: Administrativo, Almoxarifado, Biblioteca, de Consultório dentário, Enfermagem e Laboratório.

Português (10 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais/ Ética(10 questões).

30

3. NÍVEL MÉDIO (Agente Administrativo, Agente de Vigilância em Saúde, Digitador, Escriturário, Fiscal de Terras, Fiscal de Tributos)

Português (10 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais/Ética (10 questões).

30

4. NÍVEL MÉDIO ESPECIALIZADO (Professor Pedagógico, na modalidade normal - magistério)

Português (10 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais/Ética (10 questões) e Específicas (10 questões).

40

5. NÍVEL TÉCNICO (Técnico em: Contabilidade, Enfermagem, Informática, Laboratório e Radiologia)

Português (10 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais/Ética (10 questões) e Específicas (10 questões).

40

6. NÍVEL SUPERIOR ( Assistente Social, Bioquímico/Farmacêutico, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Psicólogo)

Português (10 questões), Conhecimentos Gerais/Ética (10 questões) e Conhecimento Específico (20 questões).

40

7. NÍVEL SUPERIOR - PROFESSOR (de Ciências, Educação Artística/Artes, Educação Física, Geografia/Estudos Amazônicos, História, Língua Portuguesa/Inglesa, Matemática)Português (10 questões), Conhecimentos Gerais/Ética (10 questões) e Conhecimento Específico (20 questões). 40
8. NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO - GRUPO OPERACIONAL (Agente Comunitário de Saúde - ACS e Agente de Combate a Endemias).Português (10 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais/Ética (10 questões).30

4.2 As Provas Objetivas, aqui previstas, serão realizadas na cidade de São João do Araguaia e na cidade de Marabá, no dia 27 de setembro de 2009.

4.3 As provas objetivas terão como base os Conteúdos Programáticos apresentados no ANEXO I deste Edital.

4.4 O resultado das provas objetivas será divulgado até o dia 26 de outubro de 2009.

4.5 Nos dias de prova, os candidatos deverão comparecer ao local definido com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário fixado para o seu início, devendo apresentar obrigatoriamente o Comprovante de Inscrição, juntamente com o comprovante de pagamento e um dos documentos oficiais com fotografia: Carteira de Identidade, Carteira Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou CNH. O candidato deverá levar uma caneta esferográfica, tinta preta ou azul.

4.6 NÃO SERÁ PERMITIDO ENTRAR NO LOCAL PORTANDO TELEFONE CELULAR.

4.7 Sem a apresentação dos documentos referidos no item anterior, o candidato não poderá submeter-se às provas.

4.8 Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova que:

a) contenham emenda ou rasura;

b) contenham mais de uma resposta assinalada;

c) não forem marcadas no cartão-resposta.

4.8 Não haverá, sob hipótese alguma:

a) realização de provas:

- fora do local e horário estabelecido;

- de segunda chamada.

b) revisão de provas; já que se trata de prova objetiva, cujo único documento de aferição é do cartão resposta em conformidade com o gabarito.

4.9 Em caráter excepcional, serão realizadas provas em hospitais, do Município de São João do Araguaia, para o candidato que comprovadamente apresentar atestado médico, com o CRM do médico que o concedeu.

V - DA INSCRIÇÃO E DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES COM DEFICIÊNCIA (PcD)

5.1 Aos candidatos Portadores com Deficiência (PcD) são assegurados 5% (cinco por cento) das vagas existentes (art.271, V, da Constituição do Estado e Decreto nº 3.298 de 20/12/99), por cargo, mediante declaração expressa no formulário de inscrição e desde que esses candidatos alcancem pontuação que os habilite à classificação no Concurso.

5.2 Na aplicação do percentual a que se refere o item anterior, será desprezada a fração, se inferior a 0,5 (cinco décimos), ou equivalente ao inteiro, se igual ou superior 0,5 (cinco décimos).

5.3 Consideram-se deficiências que asseguram o direito de concorrer às vagas reservadas, somente aquelas conceituadas na medicina especializada e de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.

5.4 Os candidatos Portadores com Deficiência deverão preencher, no formulário respectivo, no ato da inscrição, o tipo de atendimento compatível para a realização de sua prova, quando for o caso. Pedidos posteriores, nesse sentido, serão indeferidos.

5.5 O candidato Portador com Deficiência (PcD) que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (Decreto nº 3.298 de 20/12/99).

5.6 O candidato Portador com Deficiência (PcD) classificado no Concurso será submetido, antes da posse, à perícia por Junta Médica Oficial do Município de São João do Araguaia, que terá decisão definitiva sobre a sua qualificação como deficiente e sobre o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo pretendido.

5.7 Após perícia, se favorável, serão os candidatos nomeados, observando-se a ordem de classificação. Em caso de não ratificação declarada pela Junta Médica Oficial do Município de São João do Araguaia, o candidato será eliminado do Concurso.

5.8 Os candidatos Portadores com Deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, data, horário e local de realização das provas.

5.9 Na inexistência de candidatos enquadrados nos critérios definidos nos subitens anteriores ou no caso de reprovação desses candidatos, as vagas a eles reservadas serão revertidas para os demais candidatos, observando-se a ordem de classificação.

5.10 Os candidatos Portadores com Deficiência que, no ato da inscrição, não declararem essa condição não poderão, posteriormente, interpor recurso em favor de sua situação.

5.11 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará na perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

VI - PROCESSO CLASSIFICATÓRIO

6.1 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, e chamados para assumir os cargos, objetos do Concurso, de acordo com o limite das vagas aqui fixadas.

6.2 Em caso de empate entre os candidatos, o desempate obedecerá ao critério:

a) Ter mais idade.

6.3 Os candidatos classificados serão nomeados pela Prefeitura Municipal de São João do Araguaia de acordo com o número de vagas aqui especificadas. Os demais candidatos não eliminados poderão vir a ser chamados, dentro do prazo de validade do Concurso (2 anos) prorrogável por mais 2 anos, de acordo com as necessidades e possibilidades da Prefeitura.

VII - DOS REQUISITOS PRELIMINARES PARA NOMEAÇÃO

7.1 Para ingressar no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia, o candidato classificado, neste Concurso, deverá comprovar o (a):

a) Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Decreto n.º 70.436/72;

b) Estar no gozo dos direitos civis e políticos, nos termos da Constituição Federal;

c) Ter, no mínimo, dezoito anos completos na data da Contratação.

d) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do Cargo.

e) Possuir, na data da Contratação, os requisitos exigidos para o exercício do Cargo, conforme estabelecido no Anexo I, deste Edital.

f) Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, na forma da Lei;

g) Nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

- não ter sido responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou, ainda, por Conselho de Contas de Município;

- não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de Cargo, Emprego ou Função Pública;

h) Não ter sido condenado em processo criminal, por sentença transitada em julgado, pela prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados no título XI da Parte Especial no Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 16 de junho de 1985, e na Lei n.º 8.429, de 2 de junho de 1992.

i) Quando convocado para Contratação, será exigido do candidato os documentos comprobatórios estipulados no subitem 9.1, deste Edital, constituindo a não apresentação dos mesmos motivos suficiente para impedimento da contratação para o exercício do cargo.

7.2 A lotação dos candidatos classificados no Concurso Público será de acordo com a necessidade administrativa da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia. O candidato que se recusar a ser lotado no local determinado pela Prefeitura, será automaticamente desclassificado.

VIII - DOS RECURSOS

8.1 O candidato terá prazo de 24 horas, a contar da divulgação do gabarito da prova, para interpor recurso, que será julgado pela Comissão Organizadora do Concurso, no prazo de 48 horas.

8.2 A interposição do recurso será feita à Comissão Organizadora do Concurso.

8.3 O candidato terá o prazo de 48 horas, a contar da divulgação do resultado final, para interpor recurso, que será julgado pela Comissão Organizadora do Concurso.

8.4 Não cabe recurso à decisão da Comissão Organizadora do Concurso.

IX - DOS REQUISITOS PARA A NOMEAÇÃO

9.1 Por ocasião da nomeação, o candidato deverá apresentar todos os documentos abaixo relacionados, sob pena de impossibilidade de contrato:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social com baixa no emprego anterior e atualizada, se for o caso;

b) 01 (uma) foto 3X4, de frente e recente (colorida e sem data);

c) Certidão de Nascimento ou de Casamento;

d) Cédula de Identidade (original e cópia);

e) Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e cópia);

f) Título de Eleitor e comprovante de votação ou justificativa da última eleição;

g) Certificado Militar, na forma da lei;

h) Certidão de Nascimento dos filhos com até 21 anos de idade ou até 24 anos, se universitário;

i) Extrato de participação no PIS ou PASEP, se for o caso;

j)Diploma ou Certificado referente a formação e escolaridade exigida para o cargo em que foi aprovado;

l) Comprovante do Pagamento de Anuidade do Conselho de Classe, se for o caso;

m) Comprovante de Residência (original e cópia);

n) Certidões Negativas de Cartórios de Distribuições Cíveis e Criminais da Comarca do Município onde reside.

o) Declaração de bens.

9.2 Não serão aceitos protocolos de requerimentos de solicitação dos documentos exigidos.

9.3 É de inteira responsabilidade do candidato manter seu endereço e dados cadastrais atualizados junto ao INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA-IDEA durante a realização do Concurso e, se aprovado, junto à PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, sendo responsável pelos prejuízos advindos da não atualização ou erro nessas informações, inclusive quanto a sua não convocação para contratação.

9.4 É de inteira responsabilidade do candidato o recebimento da correspondência de convocação em seu endereço correto, sendo o candidato responsável pelos prejuízos advindos deste recebimento por pessoas indevidas, inclusive quanto a perda do prazo estabelecido para contratação.

X - DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 O candidato será o único e total responsável pelas informações prestadas no formulário de Inscrição, podendo sofrer ações penais por inveracidade nas informações.

10.2 Em qualquer hipótese e sob nenhum pretexto, a taxa de inscrição do candidato será devolvida.

10.3 Os candidatos portadores com deficiência (PcD) devem declarar, no ato da inscrição, qual o tipo de deficiência, para efeito de elaboração das provas, e para, quando convocados, submeterem-se a exame médico oficial, que terá decisão conclusiva sobre o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo ao qual concorrem.

10.5 Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

- agir agressivamente com qualquer membro da equipe responsável pela execução e coordenação do Concurso;

- apresentar declaração falsa ou inexata;

- for surpreendido em qualquer tipo de comunicação - oral, escrita, mímica, consultas a textos, eletrônica (celular, rádio, etc) ou outra qualquer forma não autorizada pela Comissão Geral do Concurso, que caracterizar atitude fraudulenta, durante a realização das provas;

- tentar subornar, por quaisquer meio, pessoas envolvidas no Concurso Público com o objetivo de assegurar sua própria classificação ou de terceiros;

- não preencher os requisitos exigidos para o ingresso no quadro funcional da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia, constantes do item VII.

- faltar à prova.

- obtiver nota 0 (zero), em uma disciplina.

- não obtiver o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos das questões objetivas do exame.

10.6 A classificação no Concurso não assegura o direito à nomeação do candidato, constituindo-se em mera expectativa de direito.

10.7 O candidato será chamado de acordo com a disponibilidade orçamentária, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

10.8 O presente Concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data da homologação do resultado do Concurso, podendo ser prorrogado, por igual período, uma única vez, a critério da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia.

10.9 Os candidatos aprovados para os cargos de Nível Técnico, Médio, Médio Especializado ou Fundamental não farão jus à Gratificação de Nível Superior, em hipótese alguma.

10.10 O candidato classificado, que for convocado para nomeação, fica obrigado a declarar por escrito se aceita o cargo. O não pronunciamento, no tempo hábil, implica exclusão do processo.

10.11 O candidato classificado que declinar da nomeação, quando convocado, perderá a vaga, mesmo que decline de forma tácita.

- O prazo inicial para a posse deverá ser prorrogado até 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado, de forma justificada, e segundo a necessidade do Poder Executivo Municipal.

10.12 A publicação do Edital, que ocorrerá no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia será o documento comprobatório da classificação do candidato, para qualquer fim, não sendo fornecido qualquer outro documento.

10.13 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e em sua aceitação, tais como se acham estabelecidas neste Edital e normas legais pertinentes.

10.14. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.

Prefeitura Municipal de São João do Araguaia , 10 de agosto de 2009.

MARLENE CORREA MARTINS
Prefeita Municipal de São João do Araguaia

ANEXO I - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROGRAMAS BÁSICOS:

1 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Leitura e interpretação de texto. 2 - Sistema Ortográfico Vigente. 3 - Emprego do léxico. 4 - Separação de sílabas. 5 - Singular e plural. 6 - Masculino e feminino. MATEMÁTICA: 1 - Operações com números naturais. 2 - Máximo Divisor Comum entre números naturais. 03 - Mínimo Múltiplo Comum entre números naturais.

2 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Leitura e interpretação de texto. 2 - Sistema Ortográfico Vigente. 3 - Emprego do léxico. 4 - Classificação, Função, Flexão e emprego das classes de palavras. 5 - Concordância nominal e verbal. 6 - Regência nominal e verbal. 7 - Pontuação. 8 - Acentuação tônica e gráfica. MATEMÁTICA: 1 - Equação do 1o. grau. . 2 - Máximo Divisor Comum entre números naturais. 3 - Mínimo Múltiplo Comum entre números naturais. 4 - Números múltiplos. 5 - Porcentagem. 6. - Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.

CONHECIMENTOS GERAIS/ÉTICA: 1 - Divisão regional do Brasil: as regiões geoeconômicas do Brasil. 2 - Amazônia: os grandes projetos e seus impactos e conseqüências para as populações amazônicas. 3 - São João do Araguaia: Aspectos físico-fundiários; estrutura fundiária; aspectos ambientais e aspectos econômicos. 4 - Brasil Colônia: a luta pelo domínio do território. 5 - A colonização da Amazônia: os estrangeiros no Pará; núcleos de povoamento e exploração. 6 - São João do Araguaia como núcleo de povoamento e exploração. 7 - Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de São João do Araguaia, Lei n° 1728, de 04/03/1991. ÉTICA: 1 Ética e Moral. 2 Princípios e Valores Éticos. 3 Ética e Democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e Função Pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto n.º 1.171/94.

3 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É NÍVEL MÉDIO COMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA: 01 - Leitura e interpretação de texto. 02 - Função e emprego de palavras na frase. 03 - Estrutura da frase. 04 - Relacionamento de orações. 05 - Ordem de termos na frase. 06 - Concordância nominal e verbal. 07 - Regência nominal e verbal. 08 - Pontuação. 09 - Ortografia Oficial. 10 - Acentuação tônica e gráfica. 11 - Crase. 12 - Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação.

MATEMÁTICA: 1 - Números racionais: operações e propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. 2 - Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três simples e composta. 3 - Porcentagem. 4 - Juros simples. 5 - Funções de 1o e 2o segundo graus. 6 - Sistema decimal de medidas; problemas. 7 - Relações métricas no triângulo retângulo. 8 - Área e perímetro das figuras planas.

CONHECIMENTOS GERAIS: 1 - Divisão regional do Brasil: as regiões geoeconômicas do Brasil. 2 - Amazônia: os grandes projetos e seus impactos e conseqüências para as populações amazônicas. 3 - São João do Araguaia: Aspectos físico-fundiários; estrutura fundiária; aspectos ambientais e aspectos econômicos. 4 - Brasil Colônia: a luta pelo domínio do território. 5 - A colonização da Amazônia: os estrangeiros no Pará; núcleos de povoamento e exploração. 6 - São João do Araguaia como núcleo de povoamento e exploração. 7 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de São João do Araguaia, Lei n° 405, de 12/10/1989. . ÉTICA: 1 Ética e Moral. 2 Princípios e Valores Éticos. 3 Ética e Democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e Função Pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto n.º 1.171/94.

4 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É NÍVEL MÉDIO ESPECIALIZADO

LÍNGUA PORTUGUESA: 01 - Leitura e interpretação de texto. 02 - Função e emprego de palavras na frase. 03 - Estrutura da frase. 04 - Relacionamento de orações. 05 - Ordem de termos na frase. 06 - Concordância nominal e verbal. 07 - Regência nominal e verbal. 08 - Pontuação. 09 - Ortografia Oficial. 10 - Acentuação tônica e gráfica. 11 - Crase. 12 - Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação.

MATEMÁTICA: 1 - Números racionais: operações e propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. 2 - Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três simples e composta. 3 - Porcentagem. 4 - Juros simples. 5 - Funções de 1o e 2o segundo graus. 6 - Sistema decimal de medidas; problemas. 7 - Relações métricas no triângulo retângulo. 8 - Área e perímetro das figuras planas.

CONHECIMENTOS GERAIS/ÉTICA: 1 - Divisão regional do Brasil: as regiões geoeconômicas do Brasil. 2 - Amazônia: os grandes projetos e seus impactos e consequências para as populações amazônicas. 3 - São João do Araguaia: Aspectos físico-fundiários; estrutura fundiária; aspectos ambientais e aspectos econômicos. 4 - Brasil Colônia: a luta pelo domínio do território. 5 - A colonização da Amazônia: os estrangeiros no Pará; núcleos de povoamento e exploração. 6 - São João do Araguaia como núcleo de povoamento e exploração. 7 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de São João do Araguaia, Lei n° 405, de 12/10/1989. ÉTICA: 1 Ética e Moral. 2 Princípios e Valores Éticos. 3 Ética e Democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e Função Pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto n.º 1.171/94.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: PROFESSOR PEDAGÓGICO: 1 - Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88 (Arts. 205 a 214); Estatuto da Criança e do Adolescente (Arts. 53 a 73, 129 a 140); LDB nº 9.394/96 - Arts. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67. 2 - Parâmetros curriculares nacionais. 3 - A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. 4 - As contribuições das tendências pedagógicas para a educação. 5 - Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. 6 - As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. 7 - Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais atitudinais. 8 - Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola. 9 - Concepções de currículo. 10 - Parâmetros Curriculares Nacionais. 11 - Gestão Democrática. 12 - Avaliação do ensino x aprendizagem. 13 - O fracasso escolar. 14 - A educação inclusiva. 15 - O cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar. 16 - Conhecimento da Legislação do FUNDEB e FUNDEF.

5 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É NÍVEL TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA: 01 - Leitura e interpretação de texto. 02 - Função e emprego de palavras na frase. 03 - Estrutura da frase. 04 - Relacionamento de orações. 05 - Ordem de termos na frase. 06 - Concordância nominal e verbal. 07 - Regência nominal e verbal. 08 - Pontuação. 09 - Ortografia Oficial. 10 - Acentuação tônica e gráfica. 11 - Crase. 12 - Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação.

MATEMÁTICA: 1 - Números racionais: operações e propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. 2 - Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três simples e composta. 3 - Porcentagem. 4 - Juros simples. 5 - Funções de 1o e 2o segundo graus. 6 - Sistema decimal de medidas; problemas. 7 - Relações métricas no triângulo retângulo. 8 - Área e perímetro das figuras planas.

CONHECIMENTOS GERAIS/ÉTICA: 1 - Geografia: 1- Divisão regional do Brasil: as regiões geoeconômicas do Brasil. 2 - Amazônia: os grandes projetos e seus impactos e conseqüências para as populações amazônicas. 3 - São João do Araguaia: Aspectos físicos/fundiários; estrutura fundiária; aspectos ambientais e aspectos econômicos. História: 1- Brasil Colônia: A luta pelo domínio do território. 2- A colonização da Amazônia: os estrangeiros no Pará; núcleos de povoamento e exploração. 3 - São João do Araguaia como núcleo de povoamento e exploração.Legislação: 1- Regime Jurídico Único do Município de São João do Araguaia. ÉTICA: 1 Ética e Moral. 2 Princípios e Valores Éticos. 3 Ética e Democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e Função Pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto n.º 1.171/94.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO:

5.1 - TÉCNICO EM CONTABILIDADE: 1 Conceito, Campo de Aplicação, Usuários. 2. Patrimônio: Conceito contábil e componentes patrimoniais: Ativo, Passivo,Patrimônio Líquido. Equação Patrimonial e suas variações. Representação Gráfica dos Estados Patrimoniais. 3.Escrituração: Partidas Dobradas, Contas, Débito Crédito e Saldo, Livros de Escrituração, Fórmulas de Lançamentos, Fatos Contábeis. 4.Apuração do Resultado do Exercício:: Procedimentos e contabilização. 5.Operações Com Mercadorias: Descontos Financeiros, Incondicionais, Abatimentos, Devoluções; 6.Tributos Incidentes sobre Compras e Vendas: Introdução, Impostos Incidentes sobre Vendas, Recuperação de Impostos, ICMS E IPI, COFINS E PIS,Contabilização.7.Princípios Cont[abeis Fundamentais: 8.Contabilização de Operações Normais em uma Empresa: Abertura de Firma, Operações Financeiras, Ativo Permanente, Depreciações, Duplicatas Descontas, Financiamentos, Folhas de Pagamentos; 9.Balanço Patrimonial:Conceito, segundo a Lei 6.404/76, e alterações posteriores; 10.Demonstração do Resultado do Exercício: Conceito, elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76, e alterações posteriores. 11.Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados: Conceito, elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76. 12.Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido:Conceito, elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76,

5.2 - TÉCNICO EM ENFERMAGEM: 1 - Ética e comportamento. 2 - Atividades básicas de enfermagem a pacientes com doenças crônicas e transmissíveis; hipertensão; diabetes; insuficiência renal; tuberculose; hanseníase; DSTs / AIDS. 3 - Prestação de cuidados a gestantes no pré-natal; parto e puerpério. 4 - Atividades do Técnico de Enfermagem na prevenção e controle do câncer cérvico-uterino. 5 - Procedimentos técnicos: verificação de sinais vitais, peso e mensuração, administração de medicamentos por via oral, intramuscular e endovenosa, coleta de material para exames: sangue, fezes, urina e escarro, curativos. 6 - Imunizações: tipo, doses e via de administração. 7 - Medidas de prevenção e controle de infecções. 8 - Atuação de Técnico de Enfermagem nas Urgências e Emergências: traumatismos; fraturas; queimaduras; hemorragias; mordeduras de cães e cobras; acidentes por animais peçonhentos; coma diabético; reanimação cárdio-pulmonar.

5.3 - TÉCNICO EM INFORMÁTICA - Noções de Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office. BR Office: Editores de textos (Writer) e planilhas eletrônicas (Calc). 2 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3 Sistemas operacionais: Windows XP e LINUX. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 5 Conceitos de tecnologia de informação: Sistemas de Informações e Conceitos básicos de Segurança da Informação.

5.4 - TÉCNICO EM LABORATÓRIO: 1 - Técnicas de coleta de amostras e conservação de materiais biológicos. 2 - Avaliação macroscópica e preparação de amostras de materiais biológicos. 3 - Colorações utilizadas em hematologia e microbiologia. 4 - Semeadura de materiais aeróbicos e anaeróbicos em microbiologia 5 - Grupos sanguíneos: sistema ABO, sistema Rh, importância na prática transfusional. 6 - Determinação dos componentes sanguíneos e sua interpretação, como auxílio ao diagnóstico clínico: as técnicas usuais de realização de exames para determinação de grupos sanguíneos, glicose, colesterol e outros. 7 - Técnicas usuais de realização de exames hematimétricos: hemáceas, leucócitos, hematócitos, hemoglobina e outros. 8 - Técnicas usuais de realização de exames de urina: exame qualitativo de urina (EQU), exame físico da urina, exame químico da urina, exame microscópico/sedimento; noções de biossegurança.

5.5 - TÉCNICO EM RADIOLOGIA: 01 - A descoberta do raio X. 02 - Urografia escretora - Finalidade. 03 - Escanometria - finalidade. 04 - Ossos do crânio e da coluna vertebral - Anatomia. 05 - Efeitos danosos da radiação à saúde e dosagens máximas permitidas em 12 meses. 06 - Usos de contrastes iodados em radiologia. 07 - Incidências fronto-naso, mento-naso e perfil do crânio.

6 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão, interpretação e produção de texto, 2 - Funções e níveis de linguagem; variações linguísticas. 3 - Conotação e denotação; ambiguidade e polissemia; significação de palavras. 4 - Função, emprego e flexão de palavras. 5 - Concordância nominal e verbal. 6 - Regência nominal e verbal. 7 - Mecanismos de Coesão textual. 8 - Coerência textual. 9 - Pontuação. 10 - Ortografia Oficial. 11 - Uso da crase. 12 - Colocação de palavras.

CONHECIMENTOS GERAIS/ÉTICA: 1 - Divisão regional do Brasil: as regiões geoeconômicas do Brasil. 2 - Amazônia: os grandes projetos e seus impactos e conseqüências para as populações amazônicas. 3 - São João do Araguaia: Aspectos físico-fundiários; estrutura fundiária; aspectos ambientais e aspectos econômicos. 4 - Brasil Colônia: a luta pelo domínio do território. 5 - A colonização da Amazônia: os estrangeiros no Pará; núcleos de povoamento e exploração. 6 - São João do Araguaia como núcleo de povoamento e exploração. 7 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de São João do Araguaia, Lei n° 405, de 12/10/1989. ÉTICA: 1 Ética e Moral. 2 Princípios e Valores Éticos. 3 Ética e Democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e Função Pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto n.º 1.171/94.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO:

6.1 - ASSISTENTE SOCIAL: Instrumento técnico do Serviço Social; pesquisa em Serviço Social; Políticas Sociais e direitos sociais; Seguridade Social; assistência, saúde e Previdência Social; A LOAS e sua centralidade para a construção da política de assistência social; descentralização, municipalização e participação social; o Sistema único de Assistência Social (SUAS); a atuação dos CRAS e dos CREAS; tratamento fora do Domicilio (TFD); a questão do idoso; a política Nacional do idoso; Serviço Social e Família; questões contemporâneas; o planejamento estratégico como instrumento para intervenção do Serviço Social; a prática instrumentalizada do Assistente Social nas organizações públicas; fundamentação teórico-metodológico do Serviço Social e suas diferentes matrizes; ética profissional: valores e questões relativas ao exercício profissional; o ECA (estatuto da criança e do adolescente); segurança alimentar e nutricional como componente da Assistência Social.

6.2 - BIOQUÍMICO/FARMACEUTICO: 1. Tecnologia Laboratorial: 1.1 Utilização e cuidados especiais: vidrarias, autoclaves, estufas, espectofotômetro e microscópios; 1.2 Colheita, acondicionamento, conservação, e primeiras manipulações dos materiais biológicos para exames laboratoriais, preparação do esfregaço sanguíneo. 2. Hematologia Clínica: 2.1 Características citomorfológicas das células normais e anormais do sangue e sua fisiopatologia séries eritrocítica, grancilocítica, linfocítica e monocítica; fisiopatologia, classificação e diagnóstico laboratorial das anemias: regenerativas e agenerativas; 2.2 Hemostasia: mecanismo e exploração clínica (diagnóstico laboratorial), da hemostasia primária e coagulação; 2.3 Sistemas sanguíneos e eritrocitários: sistema ABO e RH e sua investigação e interpretação clínica (tipagem, titulagem e anticorpos, prova de Combs direita e esquerda).3. Bioquímica Clínica: 3.1 Dosagem bioquímica de: triglicerídeos, glicose, uréia, creatinina, colesterol total, frações, bilirubinas, transaminases; 3.2 LCR - exame físico, exame citológico e exame bioquímico; 3.3 urinálise - caracteres gerais, exame químico qualitativo e exames de sedimento.

4. Microbiologia Clínica: 4.1 esterilização, desinfecção, assepsia; isolamento e identificação de enterobactérias, germes piogênicos (estafilococos, estreptococos e neisserias); 4.2 coleta de material e pesquisa; bacilo de KOCH e bacilo de HASEN; 4.3 bacterioscopia de secreções: vaginal, uretral, orofaringe; doenças sexualmente transmissíveis.5. Imunologia Clínica: 5.1 diagnóstico sorológico da sífilis; os sistemas sanguíneos eritrocitários: ABO e RH - sua investigação e interpretação clínica, tipagem, titulagem de anticorpos, provas de Coombs direta e indireta.6. Parasitologia Clínica: eneroparasitoses: agente etiológico, morfologia, biologia e diagnóstico laboratorial da amebíase, giardíase, esquistossomose, enterobiose, estrongiloidiase, tricuriase e ancilostomíase, malária: agente etiológico, biologia e diagnóstico laboratorial.

7. Saúde Pública: A saúde como direito do cidadão e dever do Estado (CF/88); campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde - SUS; Norma Operacional Básica do SUS - NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

5.3 - ENFERMEIRO: 1 - Assistência sistematizada de enfermagem à saúde da mulher: ciclo gravídico puerperal; gravidez: diagnóstico, intercorrências mais comuns, gestoses e síndromes hemorrágicas. 2 - Parto: fatores, fenômenos, tipos e fases clínicas. 3 - Puerpério: características, evolução normal e com intercorrências; intercorrências ginecológicas: câncer cérvico-uterino e de mama; climatério. 4 - Assistência sistematizada de enfermagem ao recém-nascido: normal, de risco. 5 - Assistência sistematizada de enfermagem à criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; incentivo ao aleitamento materno; imunização básica; controle de doenças diarréicas e verminoses; desnutrição, hipovitaminoses e anemias. 6 - Assistência de enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias: notificação compulsória das doenças; medidas biossegurança. 7 - Doenças causadas por bactérias: tuberculose, febre tifóide, meningites, mal de Hansen, leptospirose, tétano. 8 - Doenças causadas por protozoários: leishmaniose, toxoplasmose, amebíase, malária, giardíase. 9 - Doenças causadas por helmintos: ancilostomíase. 10 - Doenças causadas por vírus: dengue, hepatites, AIDS. 11 - Doenças causadas por fungos: criptococose. 12 - Doenças sexualmente transmissíveis. 13 - Distúrbios clínicos: hipertensão arterial, diabetes, infarto agudo do miocárdio, 14 - Asma brônquica e feridas: tipos e tratamento. 15 - Assistência sistematizada de enfermagem em urgências e emergências: traumatismos, fraturas, queimaduras, hemorragias, mordeduras de cães e cobras, acidentes por animais peçonhentos. 16 - Coma diabético. 17 - Reanimação cárdio­pulmonar. 18 - Processamento de artigos médico-hospitalares. 19 - Ações de avaliação, controle e orientação do enfermeiro dentro do PSF. 20 - Sistema Único de Saúde: Lei Orgânica da Saúde 8080/90, Lei nº 8142/90, Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) - SUS 01/2001.

6.4 - MÉDICO CLÍNICO GENERALISTA: 1 - Noções fundamentais de Epidemiologia Clínica. Estudo da incidência e prevalência de nosologias da Amazônia. 2 - Conceito, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecto-parasitárias de maior prevalência no Estado do Pará. 3 - Conceito, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças crônico-degenerativas. 4 - Atenção básica no atendimento à urgência-emergência na doença coronariana, na hipertensão arterial, na insuficiência respiratória e no trauma. 5 - Ética médica: princípios fundamentais, documentos médicos legais, responsabilidade profissional e o segredo médico. 6 - Políticas Públicas de Saúde com ênfase na Atenção à Saúde da Família. 6 - Ações de avaliação, controle e orientação do médico dentro do PSF. 7 - Sistema Único de Saúde: Lei Orgânica da Saúde 8080/90, Lei nº 8142/90, Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) - SUS 01/2001.

6. 5 - ODONTÓLOGO: 1 - Patologia e Clínica: semiologia - exame clínico, lesões fundamentais da mucosa bucal. 2 - alterações dos tecidos mineralizados dos dentes: cárie dentária, anomalias de desenvolvimento. 3 - Patologia da polpa - alterações inflamatórias; necrose pulpar. 4 - Patologia dos tecidos periapicais - pericementite; abcesso periapical; granuloma radicular; cisto radicular. 5 - Patologia dos tecidos periodontais: gengivite, periodontite. 6 - Processos infecciosos da cavidade bucal: osteomielite de maxilar e mandíula; celulite; viroses. 7 - Cistos e tumores da cavidade bucal: lesões pré-cancerosas; neoplasias benignas da cavidade bucal; noplasias malignas da cavidade bucal e processos proliferativos não neoplásticos da cavidade bucal. 8 - Odontologia social e preventiva. 9 - Método de prevenção e educação: prevenção de cárie dentária; prevenção de doença periodontal. 9 - Flúor: bioquímica; mecanismo de ação e toxicologia; flúor sistêmico; flúor tópico. 10 - Biossegurança em odontologia: esterilização; proteção do profissional e do paciente. 11 - Cirurgia: cirurgia oral menor - indicações e contra-indicações, cuidados pré e pós-operatório, mecanismos e técnicas; urgências odontológicas; 12 - Terapêutica e farmacologia odontológica: prescrição, indicações e contra-indicações. 13 - Ações de avaliação, controle e orientação do odontólogo dentro do PSF. 14 - Sistema Único de Saúde: Lei Orgânica da Saúde 8080/90, Lei nº 8142/90, Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) - SUS 01/2001.

6.6 - PSICÓLOGO: 1 - Psicologia Escolar: papel, funções dentro da Instituição Educacional e perspectivas da Psicologia Escolar. 2 - Aprendizagem: concepções, características e fatores intervenientes. 3 - Problemas de Aprendizagem: diagnóstico e tipos de orientação. 4 - Aspectos básicos na organização: motivação, liderança e comunicação. 5 - Áreas de atuação do Psicólogo organizacional: recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. 6 - Dinâmica de Grupo de Relações Humanas: estrutura, dinâmica e processos de grupo. 7 - Plano de dinâmica de grupo (técnicas e processo de avaliação ) e desenvolvimento interpessoal. 8 - Psicologia Social: comportamento das pessoas em grupo - papel e controle social, processo grupal. 9 - Sociedade e indivíduo: relação entre sociedade, grupo e indivíduo. 10 - Práxis do psicólogo: o indivíduo e as instituições. 11 - Ética Profissional: o papel da Ética profissional: a) responsabilidades do psicólogo na sociedade; b) problemas gerais do exercício profissional. 12 - Ética do processo diagnóstico e terapias. Técnicas de Exames e Aconselhamento Psicológico e Teorias Psicológicas: 13 - A Terapia como processo de aprendizagem. 14 - Procedimentos metodológicos em terapia comportamental. 15 - Diagnóstico em terapia comportamental. 16 - Transferência na clínica psicanalítica. 17 - Perversão no contexto da Clínica do Social em Psicanálise. 18 - O inconsciente e sua expressão na clínica psicanalítica. 19 - Ações de avaliação, controle e orientação do psicólogo dentro do PSF. 20 - Sistema Único de Saúde: Lei Orgânica da Saúde 8080/90, Lei nº 8142/90, Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) - SUS 01/2001.

7 - CARGOS CUJA ESCOLARIDADE É NÍVEL SUPERIOR - PROFESSOR

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão, interpretação e produção de texto, 2 - Funções e níveis de linguagem; variações linguísticas. 3 - Conotação e denotação; ambigüidade e polissemia; significação de palavras. 4 - Função, emprego e flexão de palavras. 5 - Concordância nominal e verbal. 6 - Regência nominal e verbal. 7 - Mecanismos de Coesão textual. 8 - Coerência textual. 9 - Pontuação. 10 - Ortografia Oficial. 11 - Uso da crase. 12 - Colocação de palavras.

CONHECIMENTOS GERAIS/ÉTICA: 1 - Divisão regional do Brasil: as regiões geoeconômicas do Brasil. 2 - Amazônia: os grandes projetos e seus impactos e consequências para as populações amazônicas. 3 - São João do Araguaia: Aspectos físico-fundiários; estrutura fundiária; aspectos ambientais e aspectos econômicos. 4 - Brasil Colônia: a luta pelo domínio do território. 5 - A colonização da Amazônia: os estrangeiros no Pará; núcleos de povoamento e exploração. 6 - São João do Araguaia como núcleo de povoamento e exploração. 7 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de São João do Araguaia, Lei n° 405, de 12/10/1989. ÉTICA: 1 Ética e Moral. 2 Princípios e Valores Éticos. 3 Ética e Democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e Função Pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público - Decreto n.º 1.171/94.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (somente para professor com licenciatura e bacharel em pedagogia): 1 - A Didática na formação do educador: interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; fracasso escolar; educação inclusiva; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (arts. 53 a 73, 129 a 144); Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais. 2 - Conhecimento da Legislação do FUNDEB e FUNDEF.

7.1 - PROFESSOR DE CIÊNCIAS: 1 - Os seres vivos. Origem e evolução biológica dos seres vivos. Contribuição do organismo: teoria e evolução celular, funcionamento da célula, a organização celular - aspectos físicos, químicos e estruturais. 2 - Reprodução celular. 3 - Classificação e características gerais dos seres vivos. 4 - Características anatômicas do ser humano: aspectos básicos na organização e fisiologia dos sistemas. 5 - Herança biológica: a hereditariedade e o meio ambiente. 6 - Ecologia: ecossistemas, relações tróficas e biomas. 7 - O homem e a biosfera: poluição e degradação ambiental. 8 - Substância química e mistura: propriedades gerais, específicas e funcionais. 9 - Estados físicos. 10 - Análise imediata. 11 - Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford-Bohr. 12 - Distribuição eletrônica em camadas. 13 - Número atômico e número de massa. 14 - Elemento químico. 15 - Íons. 16 - Isótopos e suas aplicações. 17 - Tabela periódica. 18 - Ligações químicas. 19 - Propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos. 20 - Funções inorgânicas: óxidos, bases, ácidos e sais - conceito e principais aplicações. 21 - Óxidos, bases, ácidos e sais na atmosfera, hidrosfera e litosfera. 22 - Grandezas físicas. 23 - Mecânica, cinemática e dinâmica. 24 - Trabalho e energia. 25 - Energia e sua conservação 26 - Termologia. 27 - Óptica e ondas. 28 - Eletricidade e magnetismo.

7.2 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA/ARTES: 1 - Teoria da Arte: História da arte-educação no Brasil; fundamentos da arte-educação; significados da arte. 2 - História da Arte: Origem, características; principais obras e artistas dos estilos da arte: renascentista, barroco, impressionista, expressionista e da arte brasileira (século XIX, moderna e contemporânea). 3 - Modalidades Artísticas - Desenho/ Pintura: composição plástica e seus elementos, estudo das cores; Música: o som (fontes sonoras, qualidade do som, nomes dos sons musicais), a voz (classificação vocal, tipos de conjunto), música folclórica e popular brasileira (nacional e paraense); Teatro: história do teatro no Brasil. 4 - Noções Geométricas: ponto, linha, reta, plano; figuras geométricas: triângulo, quadrilátero e polígonos.

7.3 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: 1 - Educação Física no contexto histórico e cultural. 2 - Os conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar: jogo; esporte; capoeira; ginástica; dança. 3 - Os procedimentos didático-metodológicos do Ensino da Educação física. 4 - As concepções e as tendências pedagógicas da Educação Física. 5 - As concepções abertas no Ensino da Educação Física Escolar. 6 - O lúdico nas aulas de educação Física. 7 - O esporte no contexto escolar. 8 - As concepções do esporte. 9 - O fenômeno esportivo enquanto realidade educacional. 10 - A Educação e a Educação Física 11 - A relação do corpo no contexto escolar. 12 - A criança e a atividade física: aspectos psicomotores, psicossociais e biológicos. 13 - As capacidades motoras nas aulas de educação Física. 14 - As atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física. 15 - Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física.

7.4 - PROFESSOR DE GEOGRAFIA/ESTUDOS AMAZÔNICOS: 1 - A evolução do Pensamento e suas repercussões no ensino de Geografia. 2 - A Geografia como disciplina escolar: histórico, situação atual e perspectivas. 3 - A Geografia da Natureza: os condicionamentos físicos da vida; a litosfera, composição e dinâmica; a hidrosfera, a água e sua importância; a atmosfera e a dinâmica climática; os seres vivos e o homem no âmbito da evolução geológica da terra; os grandes domínios biogeográficos da terra; os grandes domínios morfoclimáticos do território brasileiro e sua situação atual; inter-relacionamentos entre a dinâmica da natureza e a dinâmica das sociedades humanas; os principais problemas ambientais da natureza. 4 - A Geografia no tempo: o alargamento das fronteiras de apropriação do planeta pelas sociedades humanas ao longo da história. 5 - A formação geográfica das Sociedades Contemporâneas: a formação dos estados nacionais modernos; o processo de desenvolvimento - subdesenvolvimento dos países e regiões no âmbito da evolução do capitalismo; as experiências do "socialismo real" e seus desdobramentos. 6 - O novo mapa do mundo "a partir da Década de 80 do Século XX"; nacionalismo, grandes blocos econômicos (MERCOSUL, NAFTA, União Européia, etc.) e principais conflitos geopolíticos da atualidade. 7 - Os espaços da produção, da circulação e do consumo no mundo e no Brasil: características gerais das atividades primárias, secundárias e terciárias e suas expressões no espaço geográfico; a dimensão simbólica do espaço geográfico: cultura e representações espaciais; a industrialização e seus impactos na organização do espaço contemporâneo; a modernização da agricultura e suas conseqüências; a urbanização e as transformações na relação cidade-campo; metropolização e problemas urbanos; as redes urbanas e a relação cidade-região; os impactos das novas tecnologias na circulação dos produtos e serviços; a dinâmica populacional. 8 - Regionalização do espaço mundial: caracterização geográfica dos principais países/conjuntos gaseconômicos; as propostas atuais de regionalização do espaço mundial e suas limitações; Riqueza e pobreza no contexto internacional; os núcleos hegemônicos do capitalismo: EUA, Japão e Europa; América Latina; África; Índia; China; Oriente Médio; Rússia; Europa Oriental. 9 - Regionalização do Espaço Brasileiro: caracterização geral das regiões e estados federados; divisões regionais do território brasileiro, histórico e situação atual; a Amazônia. Nordeste: permanências e transformações. As fronteiras geoeconômicas do Centro-Oeste. O Centro-Sul como núcleo hegemônico do Capitalismo no Brasil.

ESTUDOS AMAZÔNICOS: I - Espaço Amazônico: sociedade e meio ambiente: 1 - Os primeiros habitantes: Sociedades Indígenas antes dos Europeus. 2 - Os primeiros contatos com os europeus: o extrativismo das drogas do sertão; a fundação de Belém: a defesa da Amazônia e a formação da sociedade urbana. 3 - As relações entre indígenas e europeus na Amazônia colonial: as tropas de resgate e os descimentos; missionários e colonos: as disputas para o controle do trabalho indígena; política Pombalina na Amazônia: o índio de colonizado a colonizador. 4 - A Inquisição no Pará. 5 - Belém, Rio de Janeiro ou Lisboa: adesão e independência: Imprensa e Liberalismo no Pará na década de 1820; Independência: as disputas políticas entre as elites paraenses e a participação popular; a Cabanagem na Amazônia - as raízes do movimento, suas lideranças e seus conflitos - a participação popular, pluriétnica e a repressão interna e externa. 6 - Escravidão negra da Amazônia 7. A borracha na Amazônia: a sociedade da borracha: as relações sociais e econômicas no aviamento e a vida nos seringais; Belém na época da borracha: a Belle Époque. 8 - República e Abolicionismo no Pará: o contexto local. 9 -. O Baratismo na Era Vargas: populismo e nacionalismo; a guerra da borracha e a segunda guerra mundial. 10 - A política dos governos militares na Amazônia: teorias desenvolvimentistas, segurança e integração nacional; os grandes projetos e a realidade sócio-econômica regional; Impactos e conseqüência dos grandes projetos; a contestação ao governo militar: movimentos estudantis e a guerrilha do Araguaia. 11 - Expropriação e conflitos do espaço agrário: grileiros, posseiros e pistoleiros; os conflitos pela terra e a participação da Igreja Católica. 12 - A apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas e os impactos sócio-ambientais: biodiversidade e biopirataria; os conflitos entre índios, madeireiros e garimpeiros. 13 - Ocupação e crescimento das cidades: primeiros núcleos populacionais; dinâmica populacional; crescimento urbano; ocupação desordenada; espaço urbano e as desigualdades sociais.

7.5 - PROFESSOR DE HISTÓRIA: 1 - Escravismo na Antiguidade: Grécia, Roma; As religiões na antiguidade; Feudalismo. 2 - A Expansão Comercial: Os contatos com a Ásia, África e Américas. 3 - O Brasil e o Sistema Colonial: O Sistema Econômico, A organização político administrativa. 4 - O Fim do Sistema Colonial: Contexto Europeu; As Revoluções Americana e Francesa;O fim do colonialismo na América Espanhola e América Portuguesa. 5 - A Industrialização: As transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. 6 - O Imperialismo: América Latina; África; Ásia. 7 - A 1ª Guerra Mundial; A revolução socialista na URSS; A crise de 1929; As recuperações econômicas; O projeto das democracias liberais; O projeto dos regimes autoritários - Japão, Alemanha e Itália. 8 - O Brasil no modo de produção capitalista na 1ª e 2ª Repúblicas. 9 - A Descolonização: Ásia; África. 10 - O Brasil de 1930 a 1964; O neocolonialismo; A globalização e o neoliberalismo; Os Governos Militares. A Nova República. 11 - O imaginário amazônico. 12 - Demarcando fronteiras na Amazônia colonial: controle, economia e domínio durante o Período Pombalino. 13 - As atividades econômicas e as relações de trabalho nas convivências entre os sujeitos que construíram a Amazônia: agricultura, pecuária e manufatura; industrialização: a borracha. 14 - Usos e costumes na cultura na cultura da Belle Époque amazônica: os padrões éticos das elites e suas propostas modernizadoras. 15 - As idéias em movimento: da Adesão do Pará à Cabanagem. 16 - As idéias e os movimentos republicanos no Pará: o ideário Republicano. 17 - Os reflexos de 30 na Amazônia: a) Barata: o imaginário do populismo e da justiça; b) O Baratismo e a "imagem do feminino". 18 - Os meios de ocupação recente da Amazônia: grandes projetos, biodiverside e globalização.

7.6 - PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA: 1 - Fonética: vogais, consoantes, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e sílabas. 2 - Morfologia: classe de palavras. Estrutura das palavras; 3 - Sintaxe: análise sintática. Frase. Oração. Período simples e composto. Parágrafo. Noção de coordenação e subordinação. Termos essenciais da oração. Termos integrantes da oração. Termos acessórios da oração. 4 - Sintaxe de concordância: nominal e verbal. 5 - Sintaxe de regência: nominal e verbal. 6 - Sintaxe de colocação: termos da oração, dos pronomes; 7 - Ortografia. 8 - Acentuação. 9 - Emprego da crase. 10 - Pontuação. 11 - Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. 12 - Interpretação de textos. 13 - Linguagem figurada: classificação das figuras de estilo, de pensamento e de sintaxe no texto. 14 - Mecanismos de coesão textual. 15 - Coerência textual. 16 - Funções de Linguagem. 17 - Gêneros literários: características. 18 - Estilos de época: principais autores e obras dos séculos XVI ao XX. / 19 - The simple present and the simple present continuous. 20 - The simple past and the past continuous. 21 - To be going and the simple future tense. 22 - Possessive adjectives and pronouns. 5 - The passive voice. 6 - Some any, no and their compounds. 7 - Prepositions - Combinations. 23 - False cognate words. 24 - The present perfect and the past perfect tense. 25 - Comparative and superlative. 26 - Comprehension and vocabulary - Intermediate level. 27 - Leitura compreensiva e interpretação de textos.

7.7 - PROFESSOR DE MATEMÁTICA: 1 - Conjuntos: conceito e representação, relação de pertinência operações; conjuntos numéricos. 2 - Divisibilidade: múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; teorema fundamental da aritmética; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números primos. 3 - Potenciação e Radiciação: definições; relações entre as duas operações; radicais. 4 - Razões e Proporções: razão, proporção, médias aritméticas, geométrica e ponderada, porcentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto. 5 - Álgebra: cálculo algébrico. 6 - Funções: domínio e imagem; funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares e ímpares. 7 - Funções polinomiais do 1º e 2º graus: equações e sistemas de 1º e 2º graus. 8 - Funções transcendentes: exponencial, logarítmica e trigonométrica. 9 - Geometria Plana: ângulos, triângulos e polígonos; circulo e circunferência; relações métricas no triângulo retângulo e no círculo; relações trigonométricas nos triângulos retângulos e qualquer; área e perímetro de figuras planas.

ANEXO II

FORMULÁRIO DE RECURSO QUANTO AOS INCISOS DO ITEM VIII PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Nome do Candidato ____________________________________________________________________

Endereço Completo _____________________________________________________________________

Cargo _______________________________________________________________________________

Nº da inscrição: ________________________________________________________________________

Marque com X a prova objeto do recurso:

[_] Português

[_] Matemática

[_] Específica em outras áreas

[_] História

[_] Geografia

[_] Ciências

[_] Educação Física

[_] Religião

[_] Inglês

Escreva os dados da questão objeto do recurso:

Questão Nº _______________

Gabarito Oficial ____________

Resposta Oficial ____________

ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO:

São João do Araguaia-PA, ______de ________________ de 2009

Assinatura do Candidato

ANEXO III

FORMULÁRIO DE RECURSO QUANTO AOS INCISOS DO ITEM VIII

Nome do Candidato ____________________________________________________________________

Endereço ____________________________________________________________________________

Completo ____________________________________________________________________________

Cargo _______________________________________________________________________________

Nº da inscrição: _______________________________________________________________________

Marque com X o objeto do recurso: [_] Resultado Preliminar

[_] Resultado final

Escreva os dados objetos do recurso:
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ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO:
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São João do Araguaia-PA, ______ de ____________ de 2009

Assinatura do Candidato