Prefeitura de Rochedo de Minas - MG

Notícia:   Prefeitura de Rochedo de Minas - MG oferece 29 vagas de até R$ 1.181,57

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROCHEDO DE MINAS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 01/2009

O Prefeito do Município de Rochedo de Minas, Estado de Minas Gerais, Sr. Ricardo César Cândido da Silva, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de cargos efetivos da Administração Direta, em consonância com a Lei Orgânica local; com as Leis Municipais pertinentes à espécie, sobretudo às de n°s. 451/1994 (Plano de Carreira do Servidor Público Municipal) 584/2000 (Plano de Carreira do Magistério Público Municipal); com a Instrução Normativa do TCEMG de nº 05/2007 e alterações introduzidas pela IN 04/2008; e com os competentes mandamentos constitucionais, que normatizam as regras insertas no presente Edital.

1 - Disposições Preliminares.

1.1) Este Concurso Público visa o provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas - MG, no limite das vagas ora oferecidas, e, também, a formação de cadastro reserva.

1.2) O Concurso Público será regido pelo presente Edital e sua operacionalização caberá à empresa ECAP - Empresa de Consultoria em Administração Pública S/C Ltda, com sede à Rua Manoel Lobato nº 175-A, Centro, Leopoldina - MG, CEP. 36700-000, CNPJ nº 02.926.829/0001-45, Tele/fax nº (32) 3441-9061.

1.3) Pela Portaria 25/2009, o Prefeito Municipal instituiu uma Comissão Especial e nomeou seus integrantes, objetivando a fiscalização e o acompanhamento deste Concurso Público.

1.4) O regime jurídico do Município de Rochedo de Minas é o estatutário (Lei 435/93: "Institui o Regime Jurídico Único do Servidor Público do Município de Rochedo de Minas - MG"; Lei 450/94: "Institui o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Rochedo de Minas - MG") e o regime previdenciário é próprio, denominado ROCHEDOPREV (Lei 436/93: "Cria o Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Rochedo de Minas - MG - ROCHEDOPREV"; Lei 576/2000: "Reestrutura o Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Rochedo de Minas - MG, ROCHEDOPREV").

1.5) Integram este Edital os seguintes Anexos: I - Cargos Ofertados; II - Taxa de Inscrição; III - Escolaridade e Requisitos Mínimos para o Provimento; IV - Atribuições dos Cargos; V - Conteúdo Programático das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

1.6) O único site autorizado a divulgar os dados, atos e demais informações oficiais sobre o Concurso é www.ecapconsultoria.com.br.

2 - Condições para Inscrição.

2.1) Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na forma da Lei.

2.2) Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

3 - Condições para Posse.

3.1) Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital.

3.2) Estar em dia com as obrigações eleitorais e, também, se do sexo masculino, com as militares.

3.3) Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos de idade completos.

3.4) Estar em gozo dos direitos políticos.

3.5) Atender à escolaridade, habilitação e pré-requisitos associados ao cargo concorrido.

3.6) Possuir aptidão física e mental compatível com o exercício do cargo pretendido.

4 - Inscrições.

4.1) Presencial:

4.1.1) Período: de 28 de setembro a 23 de outubro de 2009, exceto aos sábados, domingos e feriados.

4.1.2) Horário: das 09h00min às 12h00min e das 13h00min às 16h00min.

4.1.3) Local: Praça Sebastião Gomes nº 10 (Prédio da Câmara Municipal), Centro, Rochedo de Minas - MG, CEP. 36604-000, tel. (32) 3262-1394.

4.1.4) Documentação exigida: original do comprovante de pagamento do valor referente à taxa de inscrição, em impresso a ser fornecido no local da inscrição, e fotocópia legível, frente e verso, do CPF e da carteira de identidade ou de documento equivalente, de valor legal.

4.1.5) O candidato deverá estar ciente das disposições contidas neste Edital, preenchendo e subscrevendo requerimento fornecido pela Prefeitura, declarando atender as condições exigidas e se submeter às respectivas normas.

4.1.6) A inscrição poderá ser realizada por instrumento público ou particular de procuração, contendo poderes específicos para tal fim e, sendo particular, deverá estar com a assinatura do outorgante reconhecida em cartório. São de total responsabilidade do candidato inscrito por procuração, as informações prestadas por seu procurador no requerimento de inscrição. Além da documentação descrita no subitem "4.1.4", acompanhará a procuração fotocópia da cédula de identidade do procurador.

4.1.7) O comprovante definitivo da inscrição presencial (Cartão de Confirmação da Inscrição) será entregue ao candidato ou a seu procurador, nos dias úteis, a partir de 28 de outubro de 2009, das 12h00min às 17h00min, na sede da Prefeitura (Praça Sebastião Gomes nº 92, Centro, Rochedo de Minas - MG).

4.2) Internet:

4.2.1) Início: 28 de setembro de 2009, às 09h00min.

4.2.2) Término: 23 de outubro de 2009, às 22h00min (horário oficial de Brasília-DF), desde que realizado o pagamento da taxa de inscrição até 26/10/2009.

4.2.3) Endereço eletrônico: www.ecapconsultoria.com.br (acessar o link"Concurso Rochedo de Minas").

4.2.4) A confirmação da inscrição via internet dependerá da constatação do pagamento da taxa de inscrição, cujo procedimento será informado no endereço eletrônico mencionado no subitem anterior, e não serão acatadas àquelas em que o pagamento tenha sido realizado de forma adversa a opção oferecida.

4.2.5) O comprovante definitivo da inscrição via internet será remetido, via postal, para o endereço do candidato, informado no ato do requerimento de inscrição.

4.2.6) Os dados cadastrais informados pelo candidato, quando do requerimento da inscrição via internet, são de sua exclusiva responsabilidade, incluindo-se a declaração de deficiência.

4.2.7) Não caberá responsabilidade alguma a ECAP Ltda, pelas inscrições, via internet, não confirmadas em face do descumprimento das respectivas instruções e, bem assim, daquelas não concretizadas em virtude de qualquer motivo de ordem técnica, seja dos computadores ou dos meios de comunicação.

4.3) Informações complementares:

4.3.1) Não haverá inscrição via postal e por fax, e, também, condicional, provisória ou fora do prazo fixado.

4.3.2) Não serão confirmadas as inscrições com documentação incompleta.

4.3.3) Não serão aceitos pedidos para alteração dos cargos.

4.3.4) Nenhum candidato poderá concorrer a mais de um cargo, sendo indeferidos os requerimentos de inscrição, no caso de um mesmo candidato se inscrever por mais de uma vez.

4.3.5) O pagamento da taxa não importa na efetivação da inscrição.

4.3.6) Paga a taxa de inscrição, o valor desta, em hipótese alguma, será devolvido ao candidato, salvo no caso de não realização do Concurso.

4.3.7) O requerimento de inscrição, bem como o valor pago, é pessoal e intransferível.

4.3.8) Inscrições pagas com cheques sem a devida provisão de fundos serão canceladas.

5 - Isenção da Taxa de Inscrição.

5.1) Somente haverá isenção total do valor da taxa de inscrição, para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para o respectivo pagamento.

5.2) Fará jus à isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que comprovar: ser membro e residir com família de baixa renda, inscrita em algum programa de ajuda social dos Governos Federal ou Estadual; ou, apresentar laudo emitido pela Secretaria de Assistência Social do Município em que esteja domiciliado, atestando que o mesmo pertence e reside com família de baixa renda, nos termos da legislação vigente; ou, apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), de forma a provar sua situação de hipossuficiência econômica e financeira.

5.3) A inscrição mediante pedido de isenção de pagamento da respectiva taxa ocorrerá, exclusivamente, nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2009, no mesmo horário e local, informados nos subitens "4.1.2" e "4.1.3", não sendo aceito, sob qualquer pretexto, posteriormente.

5.4) Além dos documentos comprobatórios da hipossuficiência financeira (subitem "5.2"), o candidato deverá apresentar na forma original, o CPF e carteira de identidade ou documento equivalente, e declarará expressamente, sob as penas da lei e em formulário fornecido pela Prefeitura, a sua condição de hipossuficiência de recursos financeiros.

5.5) A Comissão Especial do Concurso Público e a ECAP Ltda analisarão os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição, publicando, no dia 07 de outubro de 2009, no mural da Prefeitura, da Câmara Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, relação daqueles que foram deferidos, assegurado o direito de recurso, no prazo de dois dias úteis, que poderá ser interposto via postal, para o endereço da Prefeitura, desde que a data do AR/EBCT esteja dentro do prazo recursal.

5.6) Considerar-se-ão indeferidos os pedidos de isenção dos candidatos cujos nomes não constarem na relação referida no subitem anterior.

5.7) A simples entrega da documentação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

5.8) Não serão aceitos, após a entrega da documentação, acréscimos ou alterações das informações prestadas.

5.9) Não será aceita solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição via internet, fax ou ECT.

5.10) O candidato cujo pedido de isenção tiver sido indeferido, não participará do Concurso Público na condição de isento, podendo efetivar a sua inscrição mediante comprovação do pagamento da respectiva taxa, até o último dia estipulado para a realização das inscrições.

5.11) Não será concedida isenção aos candidatos inscritos que já tenham efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

6 - Tratamento Especial.

6.1) Portadores de necessidades especiais e gestantes, que necessitarem de tratamento especial no dia das provas, deverão entregar Pedido de Tratamento Especial, especificando os meios necessários para a realização dessas provas. O Pedido de Tratamento Especial deverá estar acompanhado de laudo médico, descrevendo a situação do candidato, sob pena de ser indeferido sumariamente.

6.2) O Pedido de Tratamento Especial, acompanhado do respectivo laudo médico, deverá ser entregue até o último dia das inscrições, no local e no horário das inscrições, aqui informados.

6.3) Apenas em caso fortuito ou de força maior, poderá haver solicitação de tratamento especial fora da data estipulada no subitem anterior, sendo que, nesta hipótese, a aceitação do pedido dependerá de análise a ser feita pela ECAP Ltda, que avaliará a possibilidade do atendimento.

7 - Portadores de Deficiência.

7.1) É assegurado à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever no presente Concurso Público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portadora.

7.2) Cinco por cento (5%) do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

7.3) Se ao longo do prazo de validade deste Concurso Público forem instituídas e/ou disponibilizadas outras vagas além daquelas ofertadas para cada cargo, a primeira (18) nomeação de candidato portador de deficiência, desde que classificado, ocorrerá quando da nomeação da vigésima (208) vaga de cada cargo, sendo a segunda (28) na quadragésima vaga (408), e assim sucessivamente.

7.4) Será considerada portadora de deficiência a pessoa que se enquadrar nas categorias especificadas no art. 40 do Decreto Federal 3.298/1999.

7.5) Os candidatos portadores de deficiência, se aprovados, serão submetidos, quando convocados, à avaliação médico-pericial, para a verificação da compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo, sendo-lhes assegurado o direito de interposição de recurso, no prazo de dois dias úteis, contados da divulgação do respectivo laudo.

7.6) O candidato portador de deficiência, no ato da inscrição, além de proceder na forma disposta no item "4", deverá apresentar, em envelope lacrado, que não será conferido pelo atendente, os seguintes documentos: laudo médico recente (original ou cópia autenticada em cartório), atestando a espécie e o grau e/ou nível da deficiência, constando o no do CID (Classificação Internacional de Doença) e a provável causa da deficiência; e declaração assinada pelo candidato, constando que é portador de deficiência e que está ciente de que terá de se submeter, se aprovado, ao exame médico inserto no subitem "7.5".

7.7) O candidato que não apresentar os documentos mencionados no subitem anterior, participará do Concurso Público como não-portador de deficiência, sendo esta decisão irrecorrível.

7.8) Os candidatos portadores de deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que concerne ao conteúdo das provas, à avaliação e os critérios para aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para classificação.

7.9) Havendo necessidade de tratamento especial para a realização das provas, o candidato portador de deficiência deverá fazer a solicitação, nos termos do item "6".

8 - Cargos Ofertados.

8.1) Os cargos oferecidos neste Concurso, o no de vagas, inclusive para as pessoas portadoras de deficiência, a carga horária semanal e o salário mensal, estão dispostos no Anexo I deste Edital.

9 - Taxa de Inscrição.

9.1) O valor da taxa de inscrição de cada cargo consta no Anexo II do presente Edital.

10 - Escolaridade e Requisitos Mínimos para o Provimento.

10.1) O nível de escolaridade, a habilitação e os pré-requisitos para o provimento de cada cargo encontram- se no Anexo III deste Edital.

11- Atribuições dos Cargos

11.1) As atribuições relativas aos cargos a serem providos estão no Anexo IV do presente Edital.

12 - Provas.

12.1) O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, Provas Práticas e Prova de Títulos, dependendo do cargo concorrido, a saber:

CargosProva(s)
Auxiliar de BibliotecaObjetiva de Múltipla Escolha/Prática.
Auxiliar de Serviços Gerais IObjetiva de Múltipla Escolha.
CantineiroObjetiva de Múltipla Escolha.
FarmacêuticoObjetiva de Múltipla Escolha.
FisioterapeutaObjetiva de Múltipla Escolha.
FonoaudiólogoObjetiva de Múltipla Escolha.
MotoristaObjetiva de Múltipla Escolha/Prática.
Operador de MáquinasObjetiva de Múltipla Escolha/Prática.
PedreiroObjetiva de Múltipla Escolha.
Professor de CrecheObjetiva de Múltipla Escolha/Títulos.
Professor de InformáticaObjetiva de Múltipla Escolha.
Professor IObjetiva de Múltipla Escolha/Títulos.
Professor II - Educação FísicaObjetiva de Múltipla Escolha.
Professor II - Ensino ReligiosoObjetiva de Múltipla Escolha.
Professor II - InglêsObjetiva de Múltipla Escolha.
PsicólogoObjetiva de Múltipla Escolha.
Secretário EscolarObjetiva de Múltipla Escolha/Prática.

13 - Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

13.1) A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 29 de novembro de 2009, na Escola Municipal Dr. Augusto Glória, localizada na Praça Nossa Senhora da Piedade s/n°, centro, Rochedo de Minas/MG, em horário a ser estipulado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que o candidato receberá nos termos dos subitens "4.1.7" e "4.2.5".

13.2) A prova objetiva constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, com duração máxima de 04h00min (quatro horas), sendo classificado o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos. Cada questão conterá 5 (cinco) opções, sendo que apenas uma opção por questão deverá ser assinalada pelo candidato, em cartão próprio fornecido no dia da prova, sob pena de nulidade da questão.

13.3) Os candidatos deverão estar no local da realização das provas, 30 (trinta) minutos antes do horário consignado no Cartão de Confirmação da Inscrição, munidos de tal Cartão, documento de identidade com o qual se inscreveu e caneta esferográfica azul ou preta.

13.4) O ingresso no local das provas apenas será permitido dentro do horário estabelecido, não sendo admitida a realização de provas fora do local designado e, sob nenhum pretexto, haverá segunda chamada para a realização das provas.

13.5) Será excluído do Concurso Público o candidato que faltar à prova escrita ou chegar após o horário estabelecido, ou que, durante a sua realização, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando de livros, notas, máquinas calculadoras, telefone celular, computador portátil, relógio tipo Data Bank, BIP, impressos não permitidos e qualquer outro material para consulta. Será excluído também o candidato que se retirar do recinto da prova, durante sua realização, sem a devida autorização; que se ausentar do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de fiscal; que usar de incorreções ou descortesias para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes; que fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio que não os permitidos; que preencher o Cartão de Respostas a lápis; que se recusar a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado à sua realização e que se ausentar da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

13.6) Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. O candidato que insistir em sair do local de aplicação da prova, deverá assinar termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade.

13.7) É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público, os quais serão afixados nos quadros de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br, devendo ainda manter atualizado seu endereço, e quando do preenchimento do requerimento de inscrição, fornecer o endereço completo.

13.8) Não será permitido ao candidato fumar na sala de provas.

13.9) Na correção das provas de múltipla escolha não serão computadas as questões não assinaladas no cartão de respostas e às que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras.

13.10) As Provas Objetivas de Múltipla Escolha terão o seguinte conteúdo:

Cargos

N° de Questões/Matéria

Auxiliar de Biblioteca

15 de português/10 de matemática/15 de conhecimentos específicos.

Auxiliar de Serviços Gerais I

15 de português/15 de matemática/10 de conhecimentos gerais.

Cantineiro

15 de português/15 de matemática/10 de conhecimentos gerais.

Farmacêutico

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Fisioterapeuta

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Fonoaudiólogo

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Motorista

15 de português/10 de matemática/15 de conhecimentos específicos.

Operador de Máquinas

15 de português/10 de matemática/15 de conhecimentos específicos.

Pedreiro

15 de português/15 de matemática/10 de conhecimentos gerais.

Professor de Creche

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Professor de Informática

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Professor I

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Professor II - Educação Física

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Professor II - Ensino Religioso

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Professor II - Inglês

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Psicólogo

20 de português/20 de conhecimentos específicos.

Secretário Escolar

15 de português/10 de matemática/15 de conhecimentos específicos.

13.11) As provas serão de acordo com o nível de escolaridade exigido neste Edital e, ainda, obedecerão às matérias constantes no Anexo V.

14 - Prova Prática.

14.1) Submeter-se-ão à prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos aos cargos de Auxiliar de Biblioteca, Motorista, Operador de Máquinas e Secretário Escolar, desde que aprovados na prova objetiva de múltipla escolha.

14.2) A prova prática de digitação e conhecimentos básicos de informática, para os cargos de Auxiliar de Biblioteca e Secretário Escolar, constará de edição de texto (utilização de qualquer editor de texto Microsoft Word em ambiente gráfico Microsoft Windows), previamente escolhido pela Comissão Organizadora do Concurso, idêntico para todos os candidatos que concorrerem ao mesmo cargo, fornecido no ato da prova, e valerá 40 (quarenta) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver no mínimo 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos. Esta prova terá duração máxima de 10 (dez) minutos, acrescido de mais 01 (um) minuto para impressão do texto digitado.

14.3) Os critérios de correção e correspondente pontuação para aferir o conhecimento do candidato submetido à prova prática de digitação e conhecimentos básicos de informática, serão os seguintes: acesso ao Word for Windows até 05 pontos; formatação até 10 pontos; toques líquidos até 15 pontos; impressão até 05 pontos e saída do Word for Windows até 05 pontos.

14.4) A aplicação da prova de digitação e conhecimentos básicos de informática será feita por turmas, entendendo-se por "toques líquidos" o resultado da subtração: toques brutos/erros. Os toques brutos correspondem ao número total de toques dados pelo candidato, incluindo espaços, pontos, acentuação e mudanças de parágrafo. Os erros serão observados toque a toque, comparando-se com o texto original, considerando-se 01 (um) erro cada uma das seguintes ocorrências: inversão de letras, omissão e/ou acentos de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras; falta de espaço entre as palavras; espaço a mais entre as palavras e letras; falta ou uso indevido de maiúsculas; tabulação desigual; falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existir. A cada 200 (duzentos) toques líquidos o candidato obterá 05 (cinco) pontos, até o máximo de 15 (quinze) pontos. A formatação do texto digitado, que seguirá as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, será pontuada de 0 a 10, sendo os seguintes erros observados e deduzidos em meio ponto para cada ocorrência: - fonte, tamanho, alinhamento, espaçamento (entre linhas e/ou parágrafos, se existentes), negrito, itálico, sublinhado, margem e/ou parágrafo, se existentes, no texto apresentado.

14.5) A prova prática para os candidatos ao cargo de Motorista, de acordo com as determinações do examinador, constará de condução do veículo caminhão Mercedes Benz ATEGO 1418, em vias públicas da cidade, buscando evidenciar de forma profissional a postura do condutor/candidato, em obediência aos seguintes critérios que serão observados pelo examinador: perda de 04 (quatro) pontos por falta gravíssima porventura cometida; perda de 03 (três) pontos por falta grave porventura cometida; perda de 02 (dois) pontos por falta média acaso cometida e perda de 01 (um) ponto por falta leve acaso cometida, entendendo-se: por falta gravíssima: desobedecer à sinalização ou parada obrigatória; avançar sobre o meio fio; não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido; avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga; transitar em contramão de direção; não completar a realização de todas as etapas do exame; avançar a via preferencial; provocar acidente durante a realização do exame; exceder a velocidade regulamentada para a via; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima. Por falta grave: desobedecer à sinalização da via ou do agente da autoridade de trânsito; não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção; não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia; manter a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dela; não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção do veículo em movimento; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave. Por falta média: executar o percurso da prova, no todo ou em parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre; trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima; interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova; fazer conversão incorretamente; usar buzina sem necessidade ou em local proibido; desengrenar o veículo nos declives; colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias; usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro; engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média. Por falta leve: provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado; ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

14.6) Concluído o trajeto da prova prática para o cargo de Motorista, o candidato assinará a respectiva ficha de avaliação, ficando ciente do total de pontos que porventura perdeu.

14.7) Os candidatos ao cargo de Motorista deverão exibir ao examinador responsável pelo exame de direção, original de sua carteira nacional de habilitação, de acordo com a categoria exigida neste edital ("D" ou "E"), e entregar-lhe uma fotocópia da mesma. Poderão também, apresentar o comprovante autenticado de aprovação em exame de alteração de categoria junto ao DETRAN. O candidato que não apresentar a documentação exigida neste item não fará a respectiva prova prática, sendo, sumariamente, eliminado do Concurso Público.

14.8) A prova prática para o cargo de Motorista valerá 40 (quarenta) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver no mínimo 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos.

14.9) Para o cargo de Operador de Máquinas a prova prática será aplicada em trator agrícola de pneus (Massey Ferguson MF - 250), com acessório de retroescavadeira, onde será avaliado, segundo orientações do examinador, o desempenho do candidato em perfuração de valas (até 30 pontos) e o conhecimento acerca dos instrumentos e equipamentos do trator (até 10 pontos), a qual valerá 40 (quarenta) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos.

14.10) Os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas deverão exibir ao examinador responsável pelo exame prático, original de sua carteira nacional de habilitação, de acordo com a categoria exigida neste edital ("C" "D" ou "E"), e entregar-lhe uma fotocópia da mesma. Poderão também, apresentar o comprovante autenticado de aprovação em exame de alteração de categoria junto ao DETRAN. O candidato que não apresentar a documentação exigida neste item não fará a respectiva prova prática, sendo, sumariamente, eliminado do Concurso Público.

14.11) As provas práticas serão realizadas no dia 13 de dezembro de 2009, em horários e locais que serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br.

14.12) Os candidatos habilitados para esta fase deverão comparecer no local indicado para realização da prova 30 (trinta) minutos antes do horário fixado para seu início, munidos do comprovante de inscrição e documento de identidade, observado, para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas, o disposto nos subitens "14.7" e "14.10", respectivamente.

14.13) Será também eliminado do Concurso Público nesta fase, o candidato que se retirar do recinto da prova, durante sua realização e sem a devida autorização, e não estiver no local da prova no horário previsto para assinar a lista de presença, sendo, via de conseqüência, desclassificado. Será ainda eliminado o candidato que usar de incorreções ou descortesias para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.

15 - Prova de Títulos

15.1) A prova de títulos, de caráter classificatório, abrangerá os cargos de Professor de Creche e Professor I, sendo atribuído 1 (um) ponto por curso de Pós-Graduação, de no mínimo 360 (trezentos e sessenta) horas, atinente à área do cargo, até o máximo de 02 (dois) pontos.

15.2) A comprovação do curso previsto no subitem anterior será feita através de apresentação de fotocópia autenticada de certificado ou diploma, expedido por escola oficialmente reconhecida pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação. Não serão aceitos atestados ou declarações.

15.3) Os títulos deverão ser entregues no ato da inscrição, em envelope contendo os seguintes dizeres: Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas/MG - Concurso Público - Edital 01/2009 - Cargo - Nome do Candidato. Àqueles que fizerem a inscrição pela internet e que tenham títulos para apresentar, poderão enviá-los via postal (SEDEX com AR), com data de postagem até 23/10/2009, para a Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas/MG, Praça Sebastião Gomes no 92, Centro, Rochedo de Minas - MG, CEP. 36604-000, A/C Comissão Especial de Concurso.

15.4) Os títulos dos candidatos reprovados na prova objetiva de múltipla escolha não serão analisados.

15.5) Será de responsabilidade exclusiva do candidato à entrega da documentação referente a título, não sendo aceito título entregue por fax, internet ou fora do prazo estabelecido.

15.6) Serão recusados, liminarmente, os títulos que não atenderem às exigências deste Edital.

15.7) A pontuação de títulos será somada à pontuação obtida pelo candidato na prova objetiva de múltipla escolha, desde que aprovado, para fins de classificação final.

16 - Classificação

16.1) Será classificado o candidato que obtiver aprovação na prova objetiva de múltipla escolha e prova prática, para os cargos que a exigir.

16.2) A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos na prova objetiva de múltipla escolha, prática e de títulos, dependendo de cada cargo, e constará de duas listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência e, a segunda, apenas a pontuação destes últimos.

16.3) Na classificação final entre candidatos empatados com igual número de pontos em todas as etapas (prova objetiva de múltipla escolha, prática e de títulos, se existentes), e após a observância do disposto no art. 27, § único, da Lei Federal 10.741/2003 - Estatuto do Idoso - serão fatores de desempate, sucessivamente: 10) Maior nota na Prova Prática. 20) Maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos. 30) Maior nota na Prova de Português. 40) Maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais. 50) Maior nota na Prova de Matemática. 60) Maior idade. 70) Sorteio Público.

17 - Resultados e Recursos.

17.1) Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados na sede da Prefeitura e da Câmara Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 30 de novembro de 2009.

17.2) Os resultados da prova objetiva de múltipla escolha também serão divulgados no mural da Prefeitura, da Câmara Municipal e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 07 de dezembro de 2009.

17.3) Caberá recurso de qualquer quesito da prova objetiva de múltipla escolha, até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do gabarito oficial (nos dias 01 e 02 de dezembro de 2009), desde que demonstre erro material e que seja devidamente fundamentado.

17.4) Caberá recurso contra erros materiais ou omissões de cada etapa, constituindo as etapas em divulgação dos gabaritos preliminares, divulgação da pontuação na prova objetiva de múltipla escolha, divulgação da pontuação na prova prática e divulgação do resultado final incluído o fator de desempate estabelecido e os títulos, até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação/publicação oficial das respectivas etapas.

17.5) Todos os recursos deverão ser protocolados na sede da Prefeitura, das 12h00min às 17h00min, devendo ser endereçados à Comissão Especial do Concurso, ou enviados via postal (SEDEX com AR), com data de postagem dentro do prazo recursal, para a Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas/MG, Praça Sebastião Gomes nº 92, Centro, Rochedo de Minas - MG, CEP. 36604-000, A/C Comissão Especial do Concurso.

17.6) O recurso contra a prova objetiva de múltipla escolha e/ou gabaritos preliminares deverá ser individual, por questão, com a indicação daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações de artigos, de legislação, itens, páginas de livros, nomes dos autores, etc., juntando, sempre que possível cópia dos comprovantes e ainda a exposição de motivos e argumentos com justificativas circunstanciadas.

17.7) Serão rejeitados os recursos protocolados ou postados fora do prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas a contar da publicação de cada etapa, conforme previsto no subitem "17.4", ou não fundamentados e os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato, como seu nome e endereço completo, número de inscrição e cargo e, ainda, serão rejeitados aqueles recursos enviados por fax-símile, e-mail ou qualquer outro meio que não o previsto neste edital.

17.8) A autoridade competente para homologar os recursos julgados pela Comissão Especial do Concurso é o Prefeito Municipal, sendo a respectiva decisão, irrecorrível.

17.9) Em hipótese alguma será concedido ao candidato o direito de revisão de prova, seja qual for.

17.10) Os recursos julgados pela Comissão Especial do Concurso e homologados pelo Prefeito Municipal serão afixados no mural da Prefeitura e da Câmara Municipal, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br.

17.11) Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões da prova objetiva de múltipla escolha, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos indistintamente, desde que não tenha sido o ponto da questão computado para o candidato em listagem anterior.

18 - Convocação e Nomeação.

18.1) O provimento dos cargos, nas vagas oferecidas neste Concurso Público, será efetivado em estrita obediência à ordem de classificação dos candidatos.

18.2) A convocação será feita por ofício, no endereço indicado no Requerimento de Inscrição.

18.3) A nomeação para o cargo dependerá de prévia inspeção médica oficial, conforme indicação da Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas.

18.4) O início das atividades no cargo ocorrerá em data a ser definida pela Prefeitura.

18.5) O candidato, quando convocado para o provimento, além de atender aos pré-requisitos exigidos para o cargo, deverá apresentar, obrigatoriamente, o original e fotocópia dos seguintes documentos:

18.5.1) Carteira de Identidade.

18.5.2) Certidão de Nascimento ou Casamento.

18.5.3) Título Eleitoral e comprovante de regularidade com as obrigações eleitorais.

18.5.4) Comprovante de regularidade com as obrigações militares, se do sexo masculino.

18.5.5) CPF.

18.5.6) Carteira Nacional de Habilitação na categoria exigida para o cargo.

18.5.7) Número do PIS/PASEP ou declaração de que não é inscrito.

18.5.8) Atestado médico de sanidade física e mental, necessária ao desempenho das funções inerentes ao cargo. O exame será realizado por médico da Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas ou por médico credenciado por ela, que poderá, se julgar necessário, solicitar, ao candidato, exames complementares.

18.5.9) Diploma ou Certificado de Escolaridade, conforme exigência do cargo, registrado no órgão competente.

18.5.10) Habilitação legal para o exercício de profissão regulamentada, conforme o cargo pretendido, inclusive com registro no respectivo Conselho.

18.5.11) Declaração que exerce ou não outro cargo, emprego ou função pública.

18.5.12) Duas fotografias 3x4, recentes.

18.5.13) Outros documentos a critério da Administração Pública.

18.6) A lotação do servidor nomeado será determinada pelo Prefeito Municipal.

19 - Disposições Finais.

19.1) A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade de declaração.

19.2) O candidato, no ato da inscrição, está dispensado de comprovar a escolaridade exigida para o respectivo provimento. Entretanto, se aprovado, não tomará posse, caso não comprove a escolaridade exigida ou, também, se a mesma não estiver concluída.

19.3) A aprovação no Concurso Público, no limite das vagas ofertadas e no prazo de validade do certame (que é de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, facultada a prorrogação por uma vez e por igual período), assegura ao candidato direito subjetivo à nomeação para o cargo que concorreu e foi aprovado, exceto nas hipóteses decorrentes de fatos supervenientes, devidamente justificados e comprovados.

19.4) A Prefeitura Municipal e a ECAP Ltda não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

19.5) A inscrição implicará por parte do candidato, conhecimento e aceitação das normas contidas neste Edital.

19.6) Não haverá informação individual aos candidatos (exceto nos casos previstos neste Edital), cabendo a estes, tomarem conhecimento de todos os atos, decisões e resultados deste Concurso Público, nos locais indicados para divulgação. A responsabilidade pela busca de informações é exclusiva do candidato.

19.7) Os prazos para interposição de recursos em qualquer fase deverão ser contados com estrita observância do dia de publicação no mural da Prefeitura e da Câmara Municipal de Rochedo de Minas e no site www.ecapconsultoria.com.br.

19.8) Na contagem dos prazos recursais, excluir-se-á o dia da publicação/divulgação e incluir-se-á o dia do vencimento, desde que seja dia útil. Em caso contrário, ou seja, se não for dia útil, o período previsto será prorrogado para o primeiro dia útil subseqüente.

19.9) As informações aos candidatos serão através da Comissão Especial do Concurso Público, pelo telefone (32) 3262-1232, nos dias úteis, das 13h00min às 17h00min, excetuando-se àquelas relativas ao resultado do concurso, que não serão prestadas por telefone.

19.10) Outras informações também poderão ser obtidas pelo e-mail saa.concursos@yahoo.com.br.

19.11) Não haverá, no dia 15/09/2009, expediente na Prefeitura, por ser feriado municipal.

19.12) Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Especial do Concurso, ouvida a ECAP Ltda.

Rochedo de Minas - MG, 23 de julho de 2009.

Ricardo César Cândido da Silva
Prefeito Municipal

ANEXO I - CARGOS OFERTADOS

CargosVagasVagas p/portadores de deficiênciaCarga Horária SemanalSalário Mensal (R$)
Auxiliar de Biblioteca01Vide edital subitem 7.340 h550,17
Auxiliar de Serviços Gerais I03Vide edital subitem 7.344 h465,00
Cantineiro03Vide edital subitem 7.344 h465,00
Farmacêutico01Vide edital subitem 7.320 h871,71
Fisioterapeuta01Vide edital subitem 7.320 h1.181,57
Fonoaudiólogo01Vide edital subitem 7.320 h1.181,57
Motorista04Vide edital subitem 7.344 h689,66
Operador de Máquinas01Vide edital subitem 7.344 h871,71
Pedreiro03Vide edital subitem 7.344 h689,66
Professor de Creche05Vide edital subitem 7.325 h749,52
Professor de Informática01Vide edital subitem 7.325 h689,66
Professor I01Vide edital subitem 7.325 h749,52
Professor II - Educação Física02Vide edital subitem 7.325 h12,67 p/aula
Professor II - Ensino Religioso01Vide edital subitem 7.325 h12,67 p/aula
Professor II - Inglês01Vide edital subitem 7.325 h12,67 p/aula
Psicólogo01Vide edital subitem 7.320 h1.181,57
Secretário Escolar02Vide edital subitem 7.340 h565,65

ANEXO II - TAXA DE INSCRIÇÃO

CargosValor da Taxa de Inscrição (R$)
Auxiliar de Biblioteca35,00
Auxiliar de Serviços Gerais I30,00
Cantineiro30,00
Farmacêutico56,00
Fisioterapeuta76,00
Fonoaudiólogo76,00
Motorista44,00
Operador de Máquinas56,00
Pedreiro44,00
Professor de Creche48,00
Professor de Informática44,00
Professor I48,00
Professor II - Educação Física48,00
Professor II - Ensino Religioso48,00
Professor II - Inglês48,00
Psicólogo76,00
Secretário Escolar36,00

ANEXO III - ESCOLARIDADE E REQUISITOS MÍNIMOS PARA O PROVIMENTO

CargosEscolaridade e Pré-Requisitos Mínimos
Auxiliar de BibliotecaEnsino médio completo, noções de informática e digitação
Auxiliar de Serviços Gerais I5º ano completo do ensino fundamental (antiga 4ª série do 1º grau)
Cantineiro5º ano completo do ensino fundamental (antiga 4ª série do 1º grau)
FarmacêuticoCurso superior completo em farmácia ou bioquímica e registro no conselho de classe
FisioterapeutaCurso superior completo em fisioterapia e registro no conselho de classe
FonoaudiólogoCurso superior completo em fonoaudiologia e registro no conselho de classe
Motorista5º ano completo do ensino fundamental (antiga 4ª série do 1º grau) e carteira nacional de habilitação D ou E.
Operador de Máquinas5º ano completo do ensino fundamental (antiga 4ª série do 1º grau) e carteira nacional de habilitação C, D ou E.
Pedreiro5º ano completo do ensino fundamental (antiga 4ª série do 1º grau)
Professor de CrecheCurso normal superior completo, com diploma registrado
Professor de InformáticaCurso superior completo na área de informática, com diploma registrado
Professor ICurso normal superior completo, com diploma registrado
Professor II - Educação FísicaCurso superior completo em educação física e registro no conselho de classe
Professor II - Ensino ReligiosoCurso superior completo de licenciatura plena ou de licenciatura curta, autorizado e reconhecido pelo órgão competente, em qualquer área do conhecimento, cuja grade curricular inclua conteúdo relativo a ciências da religião, metodologia e filosofia do ensino religioso ou educação religiosa, com carga horária mínima de quinhentas horas
Professor II - InglêsCurso superior completo em letras - Inglês / Português, com diploma registrado
PsicólogoCurso superior completo em psicologia e registro no conselho de classe
Secretário EscolarEnsino médio completo, noções de informática e digitação

ANEXO IV - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Auxiliar de Biblioteca: executar trabalhos relacionados com a entrega e a recepção de publicações em uma biblioteca e com os registros que têm de constar; receber livros, folhetos, revistas periódicas e outros, e registrá-los; controlar o fichário de requisição de revistas, acompanhando seu andamento; auxiliar no preparo dos livros e revistas a serem colocados em circulação; atender a leitores, informando-os sobre o uso da biblioteca, localizando ou reservando livros e publicações; recolocar os livros e outras publicações nas estantes; receber, ordenar e controlar as correspondências; manter em dia e em ordem os arquivos; fornecer elementos para o relatório nos dados referentes a biblioteca; executar serviços de datilografia ou digitação; participar, quando indicado por seus superiores, de atividades de treinamento e aperfeiçoamento profissional, mantendo freqüência adequada nos cursos e encaminhando cópia dos certificados de conclusão para que constem de seus assentamentos funcionais; repassar aos superiores e colegas os conhecimentos adquiridos através da participação em atividades de treinamento financiadas pela Prefeitura, ministrando palestras, apresentando cópias dos materiais didáticos obtidos ou através de outros meios, conforme orientação do seu superior; ministrar treinamentos internos para os funcionários da Prefeitura, na área de sua formação profissional e enquadramento funcional, sempre que solicitado por seus superiores; digitar, em terminal de microcomputador, informações alfabéticas, alfanuméricas e numéricas nos formatos determinados.

Auxiliar de Serviços Gerais I: executar, sob supervisão imediata, serviços auxiliares na área de obras, limpeza pública, eletricidade, mecânica, instalações hidráulicas, carpintaria, marcenaria, alvenaria ou pintura de menor complexidade; outros serviços correlatos.

Cantineiro: preparar a merenda escolar e executar limpeza em geral, mantendo rigorosamente limpos e em condições de uso os utensílio; outros serviços correlatos.

Farmacêutico: executar, planejar, acompanhar e avaliar as ações, selecionar e estimar a necessidade de medicamentos, gerenciar o processo de aquisição de medicamentos, garantir condições adequadas para o armazenamento de medicamentos, distribuir e dispensar medicamentos, manter cadastro atualizado dos usuários, unidades e profissionais de saúde, desenvolver sistema de informação e comunicação, promover o uso racional de medicamentos; outras tarefas correlatas.

Fisioterapeuta: Atender pacientes: analisar aspectos sensório-motores; analisar aspectos percepto-cognitivos; analisar aspectos sócio-culturais; traçar plano terapêutico; preparar ambiente terapêutico; indicar conduta terapêutica; analisar atividades; prescrever atividades; adaptar atividades; preparar material terapêutico; operar equipamentos e instrumentos de trabalho; estimular cognição; estimular o desenvolvimento neuro-psicomotor (dnpm) normal por meio de procedimentos específicos; estimular percepção táctil-cinestésica; estimular percepção auditiva; estimular percepção visual; estimular percepção olfativa; reeducar postura dos pacientes; prescrever órteses, próteses e adaptações; introduzir formas alternativas de comunicação; acompanhar evolução terapêutica; reorientar condutas terapêuticas; estimular adesão e continuidade do tratamento; indicar tecnologia assistiva aos pacientes; adaptar tecnologia assistiva; dar alta; estimular percepção ocular, sensorial e motora; estimular coordenação óculo-manual; estimular percepção espacial e esteroscópica; estimular percepção da visão binocular. Habilitar pacientes: eleger procedimentos de habilitação; habilitar funções percepto-cognitivas; habilitar funções sensório-motoras; habilitar funções neuro-músculo-esqueléticas; habilitar funções locomotoras; aplicar procedimentos para utilização da visão residual; ensinar procedimentos de orientação e mobilidade dependente; ensinar procedimentos de orientação e mobilidade independente; aplicar procedimentos de habilitação pós-cirúrgico; aplicar procedimentos de habilitação em oncologia; aplicar técnicas de tratamento dermatofuncional; aplicar técnicas de reabilitação cárdio-pulmonar; aplicar técnicas de reabilitação urológica; aplicar procedimentos de reeducação pré e pós-parto; tratar patologias associadas à mulher (dismenorréia, algia pélvica, etc.); habilitar funções intertegumentares; habilitar funcionalidade manual; ensinar técnicas de autonomia e independência em atividades de vida diária (AVD); ensinar técnicas de autonomia e independência em atividades de vida prática (AVP); ensinar técnicas de autonomia e independência em atividades de vida de trabalho (AVT); ensinar técnicas de autonomia e independência em atividades de vida de lazer (AVL); habilitar funções neuromúsculo-oculares; habilitar e reabilitar sistema sensório-motor ocular; habilitar e reabilitar visão binocular; ensinar procedimentos de orientação e mobilidade-dependente relacionados a baixa-visão; ensinar procedimentos de orientação e mobilidade-independente relacionados a baixa-visão. Realizar diagnósticos específicos: avaliar funções percepto-cognitivas; avaliar desenvolvimento neuro-psico-motor; avaliar funções neuro-músculo-esqueléticas; avaliar sensibilidade; avaliar condições dolorosas; avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio); testar reflexos; avaliar habilidades motoras; testar padrões motores; avaliar alterações posturais; avaliar funções manuais; avaliar funcionalidade da visão residual; avaliar órteses, próteses e adaptações; avaliar funções cardio-pulmonares; avaliar funções urológicas; avaliar condições para o desempenho ocupacional; avaliar funções intertegumentares; estabelecer diagnóstico; participar de diagnóstico interdisciplinar; reavaliar as condições do paciente; avaliar funções neuromúsculoculares; avaliar motricidade ocular; avaliar sistema sensório-motor ocular; avaliar coordenação óculo manual; avaliar percepção sensório-motora ocular; avaliar percepção espacial e estereoscópica; avaliar percepção da visão binocular; avaliar distúrbios da linguagem oral, leitura e escrita relacionados à visão binocular. Analisar condições dos pacientes: observar o paciente; efetuar anamnese; solicitar exames complementares; efetuar exames complementares; analisar exames complementares; analisar avaliações clínicas de outros profissionais; analisar critérios de elegibilidade; dar devolutiva da avaliação; encaminhar o cliente a outros profissionais. Orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis: explicar procedimentos e rotinas; demonstrar procedimentos e técnicas; verificar a compreensão da orientação; esclarecer dúvidas; visitar domicílios, escolas e postos de trabalho; orientar técnicas ergonômicas. Desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida: identificar a população-alvo; analisar a viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo; planejar campanhas de prevenção; utilizar procedimentos de prevenção de deficiência, handicap e incapacidade; acompanhar o desenvolvimento neuro-psico-motor; identificar procedimentos alternativos; planejar atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos etc.); executar procedimentos ergonômicos. Exercer atividades técnico-científicas: supervisionar estágios; ministrar palestras; prestar consultoria ou assessoria. Administrar recursos humanos, materiais e financeiros: selecionar pessoal; transmitir instruções à equipe; avaliar desempenho de pessoal; supervisionar equipes de apoio; verificar funcionamento dos recursos tecnológicos; orçar equipamentos e materiais; selecionar equipamentos e materiais; inventariar equipamentos e materiais. Executar atividades administrativas: criar métodos de trabalho; estabelecer parâmetros de alta; estabelecer capacidade de atendimento; elaborar relatórios; elaborar laudos; emitir atestados. Comunicar- se: discutir casos com outros profissionais; promover campanhas educativas.

Fonoaudiólogo: Tratar de pacientes e clientes: eleger procedimentos terapêuticos; habilitar sistema auditivo; reabilitar o sistema vestibular; desenvolver percepção auditiva; tratar distúrbios vocais; tratar alterações da fala; tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita; tratar alterações de deglutição; tratar alterações de fluência; tratar alterações das funções orofaciais; desenvolver cognição; adequar funções percepto-cognitivas; avaliar resultados do tratamento; dar alta. Efetuar avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos: efetuar anamnese; avaliar desenvolvimento neuro-psico-motor; avaliar fluência; avaliar fala; avaliar funções orofaciais; avaliar sistema auditivo; avaliar sistema vestibular; avaliar linguagem oral, leitura e escrita; avaliar voz; avaliar deglutição; avaliar funções percepto-cognitivas; avaliar condições para o desempenho ocupacional; avaliar aspectos sócio-culturais; avaliar órteses, próteses e adaptações; solicitar exames complementares; efetuar exames complementares; efetuar exames/avaliações pré e pós-operatórios; analisar exames; analisar avaliações clínicas de outros profissionais; participar de diagnóstico interdisciplinar; dar devolutiva da avaliação; encaminhar cliente a outros profissionais. Aplicar procedimentos fonoaudiológicos: prescrever atividades; preparar material terapêutico; indicar tecnologia assistiva; adaptar tecnologia assistiva; introduzir formas alternativas de comunicação; prescrever órteseses e próteses; aperfeiçoar habilidades comunicativas; aperfeiçoar voz; estimular adesão e continuidade do tratamento; reorientar condutas terapêuticas. Orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis: explicar procedimentos e rotinas; demonstrar procedimentos e técnicas; orientar técnicas ergonômicas; verificar a compreensão da orientação; esclarecer dúvidas; visitar domicílios, escolas e locais de trabalho. Desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida: caracterizar população-alvo; analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo; planejar programas e campanhas de prevenção e promoção; planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos, etc.); utilizar procedimentos de prevenção e promoção de deficiência, handicap e incapacidade; adotar medidas de precaução padrão. Exercer atividades técnico-científicas: supervisionar estágios; ministrar palestras; supervisionar profissionais; prestar consultoria ou assessoria; participar de programas institucionais. Administrar recursos humanos, materiais e financeiros: selecionar pessoal; transmitir instruções à equipe; avaliar desempenho de pessoal; verificar funcionamento dos recursos tecnológicos; captar recursos; alocar recursos; orçar equipamentos e materiais; selecionar equipamentos e materiais; inventariar equipamentos e materiais; controlar custos. Comunicar-se: discutir casos com outros profissionais; promover campanhas educativas; elaborar relatórios; elaborar laudos; emitir atestados.
Motorista: dirigir veículos automotores, efetuar viagens, zelar pela conservação do veículo, segurança de pessoas e cargas transportadas, observando as regras de trânsito e operando os equipamentos acoplados ao veículo; conduzir veículos de pequeno, médio e grande porte, transportando pessoas e/ou materiais a locais determinados, para cumprir as ordens de circulação de veículos; vistoriar o veículo, verificando o estado dos pneus, nível de combustível, óleo e água, testar os freios e a parte elétrica e outros itens; fazer pequenos reparos de emergência que não requeiram conhecimentos especiais, bem como trocar pneus, quando necessário; comunicar à chefia imediata, tão rapidamente quanto possível, qualquer enguiço de ocorrência extraordinária; receber e conferir cargas a serem transportadas no veículo, providenciando carga e descarga das mesmas; examinar as ordens de serviço para saber o itinerário a ser seguido; recolher periodicamente o veículo à oficina, para revisão e lubrificação; manter o veículo em bom estado de conservação; recolher o veículo, após o serviço, estacionando-o em local apropriado; participar, quando indicado por seus superiores, de atividades de treinamento e aperfeiçoamento profissional; executar outras atividades correlatas.
Operador de Máquinas: operar as máquinas da prefeitura, mediante determinação superior; vistoriar a máquina diariamente, informando ao responsável pelo setor, quando a mesma apresentar defeitos; executar outras tarefas correlatas.
Pedreiro: executar serviços de alvenaria em geral, assentando tijolos, pedras, ladrilhos, pisos, mosaicos, mármores, manilhas, telhas, forros, madeiras, cerâmicas, azulejos e outros afins; proceder a marcação de obras e outros componentes que possibilitem a construção, acabamento, reforma e reparos de prédios e obras públicas; calcular a quantidade de material necessária à execução de determinadas obras; executar serviços de pintura e concreto; construir lajes; armar e desmontar andaimes; outras tarefas correlatas.
Professor de Creche: Promover a educação dos alunos: estabelecer normas e regras de conduta; estabelecer limites; estabelecer rotinas; promover a convivência social (socializar); promover atividades integradoras; promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania; rever normas de conduta com as crianças; mediar situações de conflitos no grupo; orientar sobre noções de segurança; orientar sobre noções de higiene; orientar sobre hábitos alimentares; proceder à retirada da mamadeira; proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter); orientar os pais sobre alimentação saudável. Promover a relação ensino-aprendizagem: ministrar aulas; trabalhar áreas de conhecimento; criar situações de aprendizagem; desenvolver trabalhos coletivos; alfabetizar os alunos; atender alunos, individualmente; expor conteúdos; ler para os alunos; escrever para os alunos; desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar); brincar com os alunos; cantar; dançar; contar histórias; dramatizar histórias e situações do cotidiano; improvisar atividades; passar lição de casa; corrigir trabalhos com os alunos; realizar visitas temáticas; passear com os alunos. Cuidar dos alunos: acolher os alunos; acompanhar os alunos nas atividades recreativas; intervir em situações de risco para os alunos; acompanhar a refeição; alimentar os alunos; auxiliar os alunos na colocação de roupas; trocar fraldas e roupas em geral; acompanhar momento de sono; banhar alunos; prestar primeiros socorros. Planejar a prática educacional: reconhecer as características do grupo e subgrupos; estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos; definir conteúdo programático do ano letivo; preparar projetos pedagógicos; definir estratégias pedagógicas; planejar a rotina dos alunos; selecionar recursos didáticos; programar atividades diárias; sondar o conhecimento prévio dos alunos; sondar necessidades e potencialidades do grupo; definir critérios de agrupamentos de alunos; criar recursos didáticos; construir material didático; programar atividades extra-classes; preparar projetos para interação com a comunidade; preparar adaptação de casos especiais; reelaborar o planejamento. Avaliar as práticas pedagógicas: elaborar instrumentos de avaliação; observar o comportamento dos alunos; observar a interação dos alunos; documentar as observações; avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo; avaliar o desenvolvimento cognitivo; avaliar o desenvolvimento psicomotor; discutir casos específicos com a coordenação; elaborar relatórios de avaliação dos alunos; revisar o planejamento; realizar auto-avaliação. Organizar as atividades: organizar a entrada e a saída dos alunos; preparar o ambiente para as atividades; preparar a sala; organizar o espaço das atividades; organizar o material didático; agrupar os alunos; guardar o material; preservar equipamentos, espaços e mobiliário; organizar a refeição; organizar comemorações de aniversário; organizar eventos; encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais; receber alunos novos. Pesquisar: pesquisar conteúdos; pesquisar recursos didáticos; pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições); analisar situações de aprendizagem; estudar casos (situações especiais); participar de cursos e treinamentos profissionais; levantar bibliografia. Interagir com a família e a comunidade: prestar esclarecimento aos pais; preparar reunião de pais; ministrar reuniões de pais; atender pais; promover encontros e atividades com os pais; receber comunicados dos pais (agenda, circular); enviar comunicados aos pais; convidar personalidades e entidades; participar de eventos da comunidade. Realizar tarefas administrativas: registrar freqüência dos alunos; controlar a saída de alunos; registrar entrevistas com os pais; preencher documentos com informações dos alunos; encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extra-classes, autorização de saída); encaminhar documentos e relatórios à secretaria; participar de reuniões e encontros (coordenação, professores); registrar ocorrências; selecionar material; estimar a necessidade de material; requisitar material; conferir material; comprar material; convocar pais de alunos.
Professor de Informática: desenvolver atribuições pertinentes à sua área de atuação; atuar junto à Secretaria Municipal de Educação; ministrar aulas de informática, teórica e prática, na rede municipal de ensino; exercer outras atividades inerentes à sua área de atuação.
Professor I: ministrar aulas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental; raciocínio verbal, uso de linguagem, memória, imaginação, sociabilidade e desembaraço, meticulosidade e liderança; planejar e executar o plano de ensino, conforme orientação e objetivo da escola; desenvolver com os alunos datas comemorativas; desenvolver o método natural do construtivismo; colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informações que possam auxiliá-los em seu trabalho com os alunos; reunir semanalmente com a supervisora pedagógica para avaliação do plano de ensino; registrar dificuldades dos alunos e fornecer aula de reforço; estimular trabalhos de pesquisa em murais; zelar por materiais e equipamentos de trabalho; fazer previsão e solicitar material para realização do trabalho; outras correlatas.
Professor II - Educação Física: ministrar aulas de educação física do ensino fundamental; uso de linguagem, memória, imaginação, sociabilidade e desembaraço, meticulosidade e liderança; planejar e executar o plano de ensino, conforme orientação e objetivo da escola; desenvolver com os alunos datas comemorativas; desenvolver o método natural do construtivismo; colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informações que possam auxiliá-los em seu trabalho com os alunos; reunir semanalmente com a supervisora pedagógica para avaliação do plano de ensino; registrar dificuldades dos alunos e fornecer aula de reforço; estimular trabalhos de pesquisa em murais; zelar por materiais e equipamentos de trabalho; fazer previsão e solicitar material para realização do trabalho; outras correlatas.
Professor II - Ensino Religioso: ministrar aulas de ensino religioso do 6° ao 9° ano do ensino fundamental; uso de linguagem, memória, imaginação, sociabilidade e desembaraço, meticulosidade e liderança; planejar e executar o plano de ensino, conforme orientação e objetivo da escola; desenvolver com os alunos datas comemorativas; desenvolver o método natural do construtivismo; colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informações que possam auxilia-los em seu trabalho com os alunos; reunir semanalmente com a supervisora pedagógica para avaliação do plano de ensino; registrar dificuldades dos alunos e fornecer aula de reforço; estimular trabalhos de pesquisa em murais; zelar por materiais e equipamentos de trabalho; fazer previsão e solicitar material para realização do trabalho; outras correlatas.
Professor II - Inglês: ministrar aulas de inglês do 6° ao 9° ano do ensino fundamental; uso de linguagem, memória, imaginação, sociabilidade e desembaraço, meticulosidade e liderança; planejar e executar o plano de ensino, conforme orientação e objetivo da escola; desenvolver com os alunos datas comemorativas; desenvolver o método natural do construtivismo; colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informações que possam auxilia-los em seu trabalho com os alunos; reunir semanalmente com a supervisora pedagógica para avaliação do plano de ensino; registrar dificuldades dos alunos e fornecer aula de reforço; estimular trabalhos de pesquisa em murais; zelar por materiais e equipamentos de trabalho; fazer previsão e solicitar material para realização do trabalho; outras correlatas.
Psicólogo: Avaliar comportamentos individual, grupal e institucional: triar casos; entrevistar pessoas; levantar dados pertinentes; ler processos e prontuários; observar pessoas e situações; escutar pessoas ativamente; investigar pessoas, situações e problemas; escolher o instrumento de avaliação; aplicar instrumentos de avaliação; mensurar resultados de instrumentos de avaliação; analisar resultados de instrumentos de avaliação; sistematizar informações; elaborar diagnósticos; elaborar pareceres, laudos e perícias; responder a quesitos técnicos judiciais; sugerir a seleção de recursos humanos; devolver resultados (devolutiva). Analisar, tratar indivíduos, grupos e instituições: propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (Setting); oferecer suporte emocional; tornar consciente o inconsciente; propiciar criação de vínculo paciente- terapeuta; interpretar conflitos e questões; elucidar conflitos e questões; promover integração psíquica; promover desenvolvimento das relações interpessoais; promover desenvolvimento da percepção interna (Insight); realizar trabalhos de estimulação psicomotora, psicológica e neuropsicológica; mediar grupos, famílias e instituições para solução de conflitos; reabilitar aspectos cognitivos; reabilitar aspectos psicomotores; reabilitar aspectos comportamentais; reabilitar aspectos corporais; facilitar grupos; dar alta. Orientar indivíduos, grupos e instituições: propor alternativas de solução de problemas; esclarecer as repercussões psicológicas decorrentes dos procedimentos médico-hospitalares; informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano; dar orientação para mudança de comportamento; aconselhar pessoas, grupos e famílias; orientar sobre vocações (orientação vocacional); orientar sobre plano de carreira; orientar grupos específicos (pais, adolescentes etc.); orientar sobre programas de saúde pública; orientar a implementação de programas de prevenção na saúde pública; propor intervenções (encaminhamento). Acompanhar indivíduos, grupos e instituições: acompanhar impactos de intervenções; acompanhar o desenvolvimento e a evolução de intervenções; acompanhar a evolução do caso; acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização; acompanhar resultados de projetos; visitar equipamentos sociais; visitar domicílios; acompanhar visitas multidisciplinares; acompanhar egressos de tratamento. Educar indivíduos, grupos e instituições: estudar casos em grupo; apresentar estudos de caso; supervisionar profissionais da área e áreas afins; supervisionar estágios da área e áreas afins; reeducar pessoas para inserção social e familiar; desenvolver processos de recrutamento e seleção; propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos. Coordenar equipes e atividades de área e afins: planejar as atividades da equipe; programar atividades gerais; programar atividades da equipe; distribuir tarefas à equipe; trabalhar a dinâmica da equipe; monitorar atividades de equipes; preparar reuniões; coordenar reuniões; coordenar grupos de estudo; organizar eventos; identificar recursos da comunidade; avaliar propostas e projetos; avaliar a execução das ações. Participar de atividades para consenso e divulgação profissional: participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios; participar de reuniões científicas (congressos, etc.); participar de comissões técnicas; participar de conselhos municipais, estaduais e federais; participar de entidades de classe; fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais; fornecer subsídios à formulação de políticas públicas; fornecer subsídios à elaboração de legislação; buscar parcerias. Realizar tarefas administrativas: redigir pareceres; redigir relatórios; agendar atendimentos; convocar pessoas; receber pessoas; organizar prontuários; preencher formulários e cadastros; consultar cadastros; criar cadastros; redigir ofícios, memorandos, despachos; redigir projetos para captação de recursos; criar instrumentos de controle administrativo; compor reuniões administrativas e técnicas; fazer levantamentos estatísticos; sugerir a aquisição de material técnico; prestar contas.
Secretário Escolar: executar os serviços gerais da secretaria escolar; classificar e codificar documentos e correspondências; transcrever dados, prestar informações, atender o público, arquivar e responsabilizar-se pela guarda de documentos escolares; operar fax, fotocopiadoras, microcomputadores e outros equipamentos similares; participar de atividades e cursos de aperfeiçoamento profissional; auxiliar a direção ou a coordenação da escola; participar das atividades pedagógicas, sociais, culturais, esportivas e outras afins.

ANEXO V - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

(Provas Objetivas de Múltipla Escolha)

Auxiliar de Biblioteca

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 370 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Conjunto: Teoria dos conjuntos, símbolos lógicos, pertinência, igualdade, desigualdade, inclusão/subconjuntos, reunião, intersecção, conjunto vazio, diferença, complementar. Conjuntos numéricos: conjunto (N) dos números naturais, conjunto (Z) dos números inteiros, conjunto (Q) dos números racionais, conjunto (I) dos números irracionais, conjunto (R) dos números reais, intervalos reais. Funções: produto cartesiano, relação binária, diagrama de flechas, gráfico cartesiano, domínio, contradomínio e imagem de uma função, domínio de uma função real, função inversa e função composta. Função polinomial do 10 grau: função crescente e decrescente, raiz ou zero de uma função do 10 grau, estudo dos sinais da função do 10 grau, gráficos, inequações, sistemas de inequações, inequações produto, inequação quociente. Função polinomial do 20 grau: gráfico, raízes ou zeros da função quadrática, vértice da parábola, conjunto imagem, estudo dos sinais, inequação, sistema de inequações, inequação produto, inequação quociente. Função exponencial: equações exponenciais, inequações exponenciais. Função logarítmica: logaritmo, propriedades operatórias, mudança de base, equações logarítmicas, função logarítmica, inequações logarítmicas. Trigonometria: trigonometria no triângulo retângulo e no círculo, funções trigonométricas, relações trigonométricas. Progressões: seqüência ou sucessão, progressão aritmética, progressão geométrica. Matrizes: tipos, matriz transporta, igualdade de matrizes, operações com matrizes, matriz inversa. Determinantes: estudo dos determinantes, cofator de um elemento a j, teorema de Laplace, regra de Sarrus, determinante de uma matriz quadrada de ordem n maior que 3 (três). Sistemas lineares: equação linear, sistema linear, regra de Cramer, classificação de um sistema linear, escalonamento de sistemas. Análise combinatória/Binômio de Newton: princípio fundamental da contagem, fatorial, permutação simples, arranjo simples, combinação simples, permutação com elementos repetidos. Números binomiais: triângulo de Pascal, binômio de Newton. Probabilidade: união de dois eventos, probabilidade condicional. Geometria plana: ângulos, duas retas paralelas uma transversal, triângulos, semelhança de triângulos, quadriláteros, círculo e circunferência, polígonos regulares. Geometria espacial: prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas, poliedros. Geometria analítica: ponto, reta, circunferência. Estatística: população e amostra, freqüência absoluta e relativa, distribuição de freqüência, histograma e polígonos de freqüências, média aritmética, mediana, moda, desvio padrão, desvio médio, variância. Matemática financeira: porcentagem, lucro, desconto, acréscimos sucessivos, descontos sucessivos. Bibliografia Sugerida: BEZERRA, M. J. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001; BONJORNO, J. R. Matemática para o ensino médio. v. 1 a 3. São Paulo: FTD, 2002; CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva, 1995; DANTE, L. R. Matemática. v. único. 10 edição. São Paulo: Atica, 2008.

Conhecimentos Específicos: Geral: técnica para organização de bibliotecas; aquisição e seleção do material; tombamento ou registro de entrada; classificação; catalogação; preparo mecânico de um livro catalogado; arrumação dos livros nas prateleiras; tombamento, catalogação e classificação de mapas; periódicos; indexação de artigos e fichas analíticas para os diferentes artigos dos periódicos; folhetos, recortes e outros pequenos documentos; empréstimos de livros, periódicos e folhetos; administração de bibliotecas; biblioteca escolar; regras para arquivamento alfabético de fichas; princípios arquivísticos; estágio de evolução dos arquivos: teoria em três tempos; métodos de arquivamento; gestão eletrônica de documentos (GED). Bibliografia Sugerida: PRADO, Heloísa de Almeida - Organize sua biblioteca. São Paulo, Polígono. Apostila Central de Concursos/ Degrau Cultural - Noções de Arquivologia -elaborada pelo Prof. Marcelo Marques. Introdução à informática: o teclado, o monitor de vídeo, o mouse, a impressora, outros dispositivos de entrada e saída. Internet: entendendo a internet; correio eletrônico, listas de discussão, sites de busca. Microsoft Word: conceitos básicos, digitação e formatação no documento, cabeçalhos e rodapés, estilos, modelos, autocorreção e autotexto, menus e barras de ferramentas, tabelas, formatação de parágrafos, imagens no documento, corretor ortográfico, sumário, teclas de atalhos. Microsoft Excel: conceitos básicos, digitação e formatação de dados na planilha, criação de fórmulas e expressões matemáticas, impressão de planilhas, funções (soma, média, mínimo, máximo, soma se, se, ordenação e filtros), formatação condicional, classificação de dados, gráficos, teclas de atalhos, hiperlinks. Sistema Operacional Windows XP: conhecendo a área de trabalho, barra de título, barra de menu, criando uma pasta, outros elementos da janela, usando o menu iniciar, Windows Explorer, criação, remoção e cópia de pastas e arquivos, identificação de tipos de arquivos, Internet Explorer. Bibliografia Sugerida: DAMSKI, José Carlos e VALENTE, André. Internet - Guia do usuário brasileiro. Makron Books, São Paulo: 1996. MUELLER, John Paul. Aprenda Microsoft Windows Xp em 21 Dias. Makron Books, São Paulo: 2003. Microsoft Excel 2000. Curso básico e rápido. Axcel Books do Brasil, Rio de Janeiro: 1999. WORD 2000. Passo a Passo Lite - Makron Books, São Paulo: 1999.

Auxiliar de Serviços Gerais I

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Pontuação. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Sinônimos e antônimos. Gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Divisão silábica. Interpretação de texto. Bibliografia Sugerida: Livros didáticos de Ensino Fundamental - (10 ao 50 ano). BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Números: seqüência numérica e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Grandezas e suas medidas: tempo, comprimento e massa. Unidades de medida: comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos); massa (tonelada, quilograma, grama); capacidade (litro e mililitro); tempo (hora, minutos e segundos). Formas geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência); reconhecimento de figuras espaciais (esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular). Frações ordinárias e decimais: operações (adição, multiplicação, subtração e divisão). Bibliografia Sugerida: livros didáticos de matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Conhecimentos Gerais: Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais - aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. Bibliografia Sugerida:livros de história e geografia geral, internet, revistas, jornais e telejornais.

Cantineiro

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Pontuação. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Sinônimos e antônimos. Gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Divisão silábica. Interpretação de texto. Bibliografia Sugerida: Livros didáticos de Ensino Fundamental - (11 ao 50 ano). BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Números: seqüência numérica e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Grandezas e suas medidas: tempo, comprimento e massa. Unidades de medida: comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos); massa (tonelada, quilograma, grama); capacidade (litro e mililitro); tempo (hora, minutos e segundos). Formas geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência); reconhecimento de figuras espaciais (esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular). Frações ordinárias e decimais: operações (adição, multiplicação, subtração e divisão). Bibliografia Sugerida: livros didáticos de matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Conhecimentos Gerais: Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais - aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. Planejamento das atividades inerentes ao cargo: noções de nutrição, noções de ambiente emocional, ambiente físico e higiene pessoal. Bibliografia Sugerida: livros de história e geografia geral, internet, revistas, jornais e telejornais. Sugestões de cardápios - Programa de Alimentação Escolar- Organização Valéria Monteiro Jesus - Governo do Estado de Minas Gerais.

Farmacêutico

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Atribuições profissionais e noções de ética profissional. Higiene e boas práticas no laboratório: biossegurança, riscos gerais, descarte de substâncias químicas e biológicas. Princípios de lavagem e esterilização de material. Vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório: pesagem volumetria, conversões de unidades, abreviaturas e símbolos. Aplicação dos princípios básicos e fundamentos de: enzimoimunoensaio, fluorometria, fotometria, turbidimetria, nefelometria, eletroforese, quimioluminescência, radioimunoensaio e microscopia. Procedimentos pré-analíticos: obtenção, conservação, transporte e manuseio de amostras biológicas destinadas à análise. Procedimentos analíticos aplicados às principais dosagens laboratoriais: exames bioquímicos, dosagens bioquímicas do sangue, uroanálise, métodos parasitológicos e identificação microscópica, isolamento e identificação de bactérias (meios de cultura, identificação e antibiograma), imunoglobulinas, sistema complemento, reações sorológicas (aglutinação, precipitação, imunofluorescência) e rotina hematológica (Hemostasia, Coagulação, Anemias e Hemopatias malignas). Observações gerais para todas as dosagens, curvas de calibração, colorações especiais e interpretação de resultados. Bibliografia Sugerida: ROBBINS e colaboradores, Basic Pathology. 7th ed. LENINGHER, Fundamentos da Bioquímica. WINTROBE'S Clinical Hematology 11th ed. FAILACE, Renato. Manual de Interpretação de Hemograma. 3 ed. Editora Artes Médicas. LIMA, Oliveira A. Métodos de Laboratório Aplicados á Clínica. VALLADA, E.P. Série Manuais Práticos de Exames de Laboratório (5 vols): Editora Atheneu. CAMPBELL, J.M. & CAMPBELL, J.B. Matemática de Laboratório -Aplicações Médicas e Biológicas: 38 ed. Roca, São Paulo. Leis, portarias e resoluções relacionadas à atuação do farmacêutico bioquímico: sites: www.cff.org.br - www.crfmg.org.br - www.anvisa.gov.br.

Fisioterapeuta

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Abordagem anatômica, fisiológica, cinesiológica, semiológica e fisiopatológica nas seguintes áreas: neurologia, traumatologia e ortopedia, cardiologia, pneumologia, pediatria, geriatria, reumatologia, ginecologia e obstetrícia. Avaliação do paciente: métodos e técnicas de avaliação, provas de função muscular, análise da marcha. Procedimentos fisioterápicos: Indicações/Contra-indicações: eletroterapia; termoterapia, fototerapia, cinesioterapia, massoterapia, hidroterapia e mecanoterapia. Bibliografia Sugerida: Fisioterapia: avaliação e tratamento. Susan B. O' Sullivan, Thomas J. Schmitz [editores]; tradução de Fernando Augusto Lopes, Lilia. Breternitz Ribeiro. 28 ed. Barueri, SP. Manole, 2004. Tradução de: Physical rehabilitation: assessment and treatment, 4 th ed. Fisioterapia: aspectos clínicos e práticos da reabilitação / [coordenadoras] Elcinete Wentz de Moura, Priscilla do Amaral Campos e Silva. São Paulo: Artes Médicas, 2005. Vários autores. Avaliação Músculoesquelética Magee. David J. Terceira edição. Barueri - São Paulo -18 edição 2002. Ed. Manole. Fisioterapia e reabilitação: estudo de caso/ Patrícia A. Ghikas, Michelle Clopper; tradução de Claudionor Delgado. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Coluna vertebral: terapia manual/Howard W. Makofsky; tradução Giuseppe Taranto; revisão técnica Eliane Ferreira. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Ortopedia: guia de consulta rápida para fisioterapeutas: distúrbios, testes e estratégias de reabilitação/Nancy Gann; traduzido por Giuseppe Taranto; revisão técnica de José da Rocha Cunha - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Cinesiologia prática para fisioterapeutas/ Jeff G Konin; ilustrações Ira A. Grunther; [tradução e revisão técnica Eliane Ferreira] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Fisioterapia respiratória no paciente crítico: rotinas clínicas/George Jerre Vieira Sarmento (organizador) - 2° edição - Barueri, SP: Manole, 2007. Vários colaboradores. Mecânica corporal: guia prático para o autocuidado/Bárbara Frye; tradução Ivan Lourenço Gomes; revisão técnica Fernando Eduardo Zikan - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Pontos-gatilho miofasciais: teoria, diagnóstico, tratamento/Dimítrios Kostopoulos, Konstantine Rizopoulos; [tradução, revisão Eliane Ferreira] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Massagem Miofascial / Marian Wolfe Dixon; Tradução Ivan Lourenço Gomes; Revisão Técnica Fernando Eduardo Zikan - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Mobilização do Sistema Nervoso/ David S. Butler; com contribuição de Mark A. Jones; ilustrações de Richard Gore; [tradução de Juliana Frare; revisão científica Jayme de Paula Gonçalves, Afonso Shiguemi Inoue Salgado] - Barueri, SP: Manole, 2003. Testes clínicos para patologia óssea, articular e muscular. Klaus Buckup. Ed. Manole. 18 edição - 2002. Médico de família-manual de orientações. Eduardo de Almeida Nogueira, 1° edição. Rio de Janeiro: Nogueira Rio de Livraria e Editora, 2009.

Fonoaudiólogo

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Processos biológicos normais e alterados, estruturas e funções de órgãos e sistemas, relacionados ao campo fonoaudiológico. Processos psico-socio-culturais, lingüísticos e educacionais que auxiliam a compreensão do desenvolvimento e das alterações fonoaudiológicas, ontogênese e desenvolvimento da audição, voz, fala, linguagem (oral e escrita) e motricidade orofacial. Princípios, métodos e procedimentos de avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da audição, voz, fala, linguagem (oral e escrita) e motricidade orofacial, fundamentos teóricos de concepções de linguagem que orientam diferentes propostas de diagnóstico e terapia fonoaudiológica. Fundamentos e procedimentos para a utilização de recursos tecnológicos em Fonoaudiologia. Bibliografia Sugerida: PINHO, S. M. R. Fundamentos em fonoaudiologia: tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1998. ALMEIDA, E. C.; DUARTE, P.M. Consciência fonológica: atividades práticas. Revinter, 2003 FROTA, S. Fundamentos em fonoaudiologia: audiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. BOONE, D. R.; PLANTE, E. Comunicação humana e seus distúrbios. 28 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. RUSSO, I. C. P. Percepção da fala: análise acústica do português brasileiro. São Paulo: Lovise, 1993. ALMEIDA, K.; IORIO, M. C. M. Próteses auditivas: fundamentos teóricos e aplicações clínicas. São Paulo: Lovise, 1996. HERNANDEZ, A. M.; MARCHESAN, I. Atuação fonoaudiológica no ambiente hspitalar. Revinter, 2001. PUESCHEL, S. M. Síndrome de Down: guia para pais e educadores. São Paulo: Papirus, 1993. PETRELLI, E. Ortodontia para fonoaudiologia. São Paulo: Lovise, 1994. BOBATH, K. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 28 ed. São Paulo: Manole.

Motorista

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Pontuação. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Sinônimos e antônimos. Gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Divisão silábica. Interpretação de texto. Bibliografia Sugerida: Livros didáticos de Ensino Fundamental - (10 ao 50 ano). BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Números: seqüência numérica e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Grandezas e suas medidas: tempo, comprimento e massa. Unidades de medida: comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos); massa (tonelada, quilograma, grama); capacidade (litro e mililitro); tempo (hora, minutos e segundos). Formas geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência); reconhecimento de figuras espaciais (esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular). Frações ordinárias e decimais: operações (adição, multiplicação, subtração e divisão). Bibliografia Sugerida:livros didáticos de matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Conhecimentos Específicos: Primeiros socorros; Instrumentos e ferramentas; Conhecimentos operacionais de eletricidade de autos; Noções básicas de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos de veículos pesados; Conhecimento de sistema de funcionamento dos componentes dos equipamentos como: leitura do painel, nível de óleo, de água, condições de freio, pneus, etc. Diagnósticos de falhas de funcionamento dos equipamentos; Lubrificação e conservação do veículo; Código de Trânsito Brasileiro - Lei nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, atualização e Legislação Complementar; Resoluções do CONTRAN. Bibliografia Sugerida: Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97 e Anexos).

Operador de Máquinas

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Pontuação. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Sinônimos e antônimos. Gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Divisão silábica. Interpretação de texto. Bibliografia Sugerida: Livros didáticos de Ensino Fundamental - (10 ao 50 ano). BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Números: seqüência numérica e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Grandezas e suas medidas: tempo, comprimento e massa. Unidades de medida: comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos); massa (tonelada, quilograma, grama); capacidade (litro e mililitro); tempo (hora, minutos e segundos). Formas geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência); reconhecimento de figuras espaciais (esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular). Frações ordinárias e decimais: operações (adição, multiplicação, subtração e divisão). Bibliografia Sugerida:livros didáticos de matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Conhecimentos Específicos: Legislação de Trânsito; Sinalização; Direção Defensiva; Primeiros Socorros ou Suporte Básico de Vida; Cidadania e Meio Ambiente; Noções Básicas de Mecânica, Operação e Manutenção Preventiva de equipamentos; Conhecimento de Sistema de Funcionamento dos Componentes dos equipamentos como: Leitura do Painel, Alavancas, Nível de Óleo, de Água, Condições de Freio, Pneus, etc. Diagnósticos de Falhas de Funcionamento dos Equipamentos. Bibliografia Sugerida: Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23/09/1997 e Anexos), atualização e Legislação Complementar; Resoluções do CONTRAN.

Pedreiro

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Pontuação. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Sinônimos e antônimos. Gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Divisão silábica. Interpretação de texto. Bibliografia Sugerida: Livros didáticos de Ensino Fundamental - (10 ao 50 ano). BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Números: seqüência numérica e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Grandezas e suas medidas: tempo, comprimento e massa. Unidades de medida: comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos); massa (tonelada, quilograma, grama); capacidade (litro e mililitro); tempo (hora, minutos e segundos). Formas geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência); reconhecimento de figuras espaciais (esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular). Frações ordinárias e decimais: operações (adição, multiplicação, subtração e divisão). Bibliografia Sugerida:livros didáticos de matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.

Conhecimentos Gerais: Teste de Raciocínio lógico: avaliação de seqüência lógica e coordenação viso-motora, noção de tempo, de espaço, de conservação do número, reversibilidade e simbologia da linguagem.

Professor de Creche

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Pedagógicos/Legislação:as atuais tendências da educação escolar; reorganização curricular pós-LDB/96; saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; fundamentos e diretrizes do ensino fundamental; escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. Proposta pedagógica da escola; o trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar; gestão democrática da escola - os professores na atuação dos colegiados e das instituições escolares; avaliação institucional e da avaliação do desempenho escolar construindo a melhoria da qualidade do ensino; a formação continuada - reflexão a partir da problematização da prática. Construção de conhecimento, pertinência cultural e interação social; avaliação, decisões e intervenções pedagógicas; conhecimentos prévios e seu papel na aprendizagem dos conteúdos escolares; prática reflexiva e construção de competências para ensinar. Bibliografia Sugerida: BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal. 1988. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n° 8.069 de 1990. Lei n° 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

Geral: Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares. Desenvolvimento físico e motor. Necessidades básicas. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento da linguagem. Desenvolvimento intelectual, crescimento e desenvolvimento. Resgate da infância. Desenvolvimento infantil e o brincar. Artes visuais. Corpo e movimento. Diretrizes curriculares da educação infantil. Saberes e fazeres necessários à construção de uma escola inclusiva. Concepção de infância e práticas de educação e cuidado na escola de educação infantil. Bibliografia Sugerida: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Volumes I, II e III. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução CEB n°.1, de 7 de abril de 1999. BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos - uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998. HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola - um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 13 ed. Porto Alegre: Mediação. KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos - uma alternativa curricular para educação infantil. 10 ed. São Paulo: Ática, 1997. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (et. al.). Creches: Crianças: Faz de conta & Cia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão - Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

Professor de Informática

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Organização de computadores; memória; unidade central de processamento; entrada e saída; modos de endereçamento; barramento; organização de memória; memória auxiliar; sistemas operacionais; gerenciamento de memória; memória virtual; gerenciamento de arquivos; gerenciamento de entrada/saída. Sistema Operacional Windows XP: conceitos gerais; interface gráfica; botão "iniciar"; pastas importantes; barra de tarefas; proteção de tela; papel de parede; tecla Print Screen; criação, remoção e cópia de pastas e arquivos. Windows Explorer: todas as funções disponíveis; painel de controle e gerenciador de dispositivos; instalação e remoção de programas; identificação de tipos de arquivos; estruturas de pastas e arquivos do Windows. Microsoft Excel: conteúdo das células; digitação; formatação; fórmulas; ações: repetir última, desfazer, refazer, alterar, ompressão de planilhas; funções: soma, média, mínimo, máximo, soma se, se; formatação condicional, classificação de dados, gráficos, Hiperlinks; alinhar dados, apagar dados, copiar/inserir, eliminar linhas, fixar/liberar linhas e colunas. Microsoft Word: conceitos, documento: configurar, salvar; parágrafos. Manipulação de texto: copiar, transferir, eliminar, recuperar, localizar, substituir. Formatação e efeitos visuais: reduzir, ampliar, modo normal, modo layout, modo pré-impressão, bordas, parágrafo. Internet e Redes: conceitos: redes de computadores, Hubs, Switches e roteadores, cabeamento, segurança e desempenho, cliente/servidor. Protocolos de comunicação: TCP/IP. Serviços oferecidos: E-Mail, páginas WWW, segurança em redes. Bibliografia Sugerida: DAMSKI, José Carlos e VALENTE, André. Internet - Guia do usuário brasileiro. Makron Books, São Paulo: 1996. Microsoft Excel 2000. Curso básico e rápido. Axcel Books do Brasil, Rio de Janeiro: 1999. Nascimento, Angela J. Introdução a Informática. Makron Books, 1993. SILBERCHATZ, A. Sistemas Operacionais-conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Word. 2000. Passo a passo. Lite - Makron Books, São Paulo: 2000. Kuroser, James F. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down. São Paulo: Pearson AddisonWesley, 2006.

Professor I

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Pedagógicos/Legislação:as atuais tendências da educação escolar; reorganização curricular pós-LDB/96; saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; fundamentos e diretrizes do ensino fundamental; escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. Inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental. Proposta pedagógica da escola; o trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar; gestão democrática da escola - os professores na atuação dos colegiados e das instituições escolares; avaliação institucional e da avaliação do desempenho escolar construindo a melhoria da qualidade do ensino; a formação continuada - reflexão a partir da problematização da prática. Construção de conhecimento, pertinência cultural e interação social; avaliação, decisões e intervenções pedagógicas; conhecimentos prévios e seu papel na aprendizagem dos conteúdos escolares; prática reflexiva e construção de competências para ensinar. Língua Portuguesa no ensino fundamental (princípios orientadores, objetivos gerais, conteúdos). Matemática no Ensino Fundamental (princípios orientadores, objetivos gerais, conteúdos, a natureza do conhecimento lógico- matemático). Ciências Naturais no Ensino Fundamental (princípios orientadores, objetivos gerais, conteúdos). História e Geografia no Ensino Fundamental (princípios orientadores, objetivos gerais, conteúdos, eixos temáticos). Bibliografia Sugerida: Brasil. Congresso Nacional. Constituição Federal. 1988. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n° 8.069 de 1990. Lei n° 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Volumes I, II e III. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. PCN: 1a a 48 série - Brasília: MEC/SEF, 1997. MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Mec-CEB, 2006.

Geral: relação entre educação, escola e sociedade. Concepção de educação. Instrumentos metodológicos: planejamento; registro; avaliação. O processo ensino-aprendizagem. A educação na legislação atual. O Currículo da educação básica: organização e desdobramentos na vida da escola. O processo de construção do conhecimento. Alfabetização e letramento. Princípios da Educação Infantil. Saberes e fazeres necessários à construção de uma escola inclusiva. Bibliografia Sugerida: BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. 20 ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão - Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1999. SOARES, MAGDA. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. MOREIRA, Antônio Flácio; CANEN, Ana. Enfases e omissões no currículo. São Paulo, Campinas: Papirus, 2001. VEIGA, Ilma Passos. Projeto político pedagógico da Escola: uma construção possível. 3 ed. São Paulo, Campinas: Papirus. 1996.

Professor II - Educação Física

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: História da educação física no Brasil. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à educação e ao esporte: lazer e as interfases com a educação física, esporte, mídia e os desdobramentos na educação física. Dimensões biológicas aplicadas à educação física e ao esporte: as mudanças fisiológicas resultantes da atividade física. Nutrição e atividade física. Socorro de urgência aplicado à educação física. A educação física no currículo da educação básica, significados e possibilidades: as diferentes tendências pedagógicas da educação física na escola. Educação física escolar e cidadania. A Educação Física como área de conhecimento escolar: finalidades e diretrizes. Conhecimento escolar: os saberes e práticas que compõem o ensino da Educação Física: organização curricular, conteúdos de ensino, metodologias, avaliação do processo ensino-aprendizagem. Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático, pedagógico, crescimento e desenvolvimento motor. Bibliografia Sugerida: BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991. BETTI, Mauro. Educação Física, Esporte e Cidadania: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, nº 20, 1999. BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem Social. Porto Alegre: Livraria e Ed. Magister, 1992. CASTELANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: uma história que não se conta. São Paulo, 15 ed. Editora Papirus, 2008. DAOLIO, Jocimar. Cultura, educação física e futebol. 2. ed. Campinas: Unicamp, 2003. FLEGEL, Melinda J. Primeiros Socorros no Esporte. 38 Ed. São Paulo, Manole, 2002. FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro . Teoria e prática da educação física. Coleção: Pensamento e Ação no Magistério São Paulo, Scipione, 1996. FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. São Paulo: Editora Cortes, 2003. KUNZ, Elenor. Didática da educação física 1. Editora Unijuí, 2003. KUNZ, Elenor. Didática da educação física 2. Editora Unijuí, 2002. MACARDLE, W. D; KATCH, Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2003. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. SEE/MG. Proposta Curricular. Educação Física. Educação Básica. 2005 - CBC - (Disponível no site da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais - Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) www.crv.educacao.mg.gov.br). SEE/MG. Orientações Pedagógicas para Ensino Médio e Ensino Fundamental. (Disponível no site da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais - Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) www.crv.educacao.mg.gov.br). SOARES, Carmen Lúcia. Educação física e especificidade pedagógica. Revista Paulista Educação Física, supl. 2.p.6-12, 1996. Disponível em www.usp.br/eef/rpef/supl2/supln2p6.pdf. TEIXEIRA, Aleluia Heringer Lisboa. O lugar da Educação Física na Escola. Presença pedagógica. Belo Horizonte, v.13, n.75, p.23-29, mai./jun.2007. Ano XIII - 2007. Disponível em www.presencapedagogica.com.br/capa6/sumarios/75.html

Professor II - Ensino Religioso

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Geral: A cultura: natureza e cultura, cultura e história, cultura e religião. O Sagrado e a Instituição da Religião: O sagrado e a religiosidade, manifestação e revelação. As finalidades da religião, fé e razão. Monoteísmo judaico e judaísmo: Pacto de Deus com o Povo Escolhido, Livros Históricos e Proféticos, a noção de Deus, ética judaica. A visão de mundo Cristã: o cristianismo: origem; visão cristã da humanidade; Deus e os homens: o pecado e a salvação. A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa; A Reforma Protestante e a Contra-Reforma. Igrejas Protestantes e Evangélicas; Luterana/ Calvinista/ Anglicana/ Metodista/ Batista/ Pentecostais/ Adventistas. Islamismo: O que significa a palavra islã. O credo e as obrigações religiosas: os cinco pilares; Relações Humanas e éticas. Religiões com origem na Índia e no Extremo Oriente: Hinduísmo, Budismo e zen-budismo; Taoísmo, Confucionismo e Xintoísmo. Religiões Africanas e de Influência Africana: Religiões tribais ou primais: origem e desenvolvimento; Relações Brasil - África: umbanda e candomblé. Religião, Estudo e Poder - Ética e Cidadania. Outras alternativas religiosas: o Espiritismo; Ética e Religião: o bem o mal; A vida e a morte: a questão da moralidade; Movimento Ecumênico e Cidadania; Mito e religião; Religião e controle social. A Constituição Brasileira e a Religião. O ensino religioso na Escola Pública. A LDB e a Lei 9.475 em relação ao ensino religioso. O Ensino Religioso no contexto do Ensino Fundamental. Diversidades culturais religiosas no Brasil. Conteúdos do Ensino Religioso em diferentes denominações Religiosas. Pedagógicos/Legislação: Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Tendências Pedagógicas: Parâmetros Curriculares Nacionais - Ética. Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-construtivista; Didática e Conhecimento; Planejamento Escolar (Elaboração de planos de ensino, de projetos); Contribuições da Psicologia para o processo de ensino aprendiz na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). Bibliografia Sugerida: ALVES, Rubem - O que é religião. SP, Edições Loyola, 38 edição. AZRIA, Régina - O Judaísmo. SP, EDUSC. BELLUCI, Beluce - Introdução à História da África e da Cultura Afro-Brasileira. RJ, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, UCAM, Centro Cultural Banco do Brasil CAMPBELL, Joseph - A Epopéia do Pensamento Ocidental. RJ, Bertrand Brasil, 1999. CHAUÍ, Marilena - Convite à Filosofia. SP, Ed. Ática. GRANDER, Jostein - O Livro das Religiões. SP, Companhia das Letras. LIMA, Lana Lage da Gama (org.) - História e Religião. RJ, FAPERJ - Mauad. ORTIZ, Renato - A morte branca do feiticeiro negro: Umbanda e Sociedade Brasileira. SP, Ed. Brasiliense. THEODORO, Helena - Mito e Espiritualidade - Mulheres Negras. RJ, Pallas. VAZQUES, Adolfo Sánchez - Ética. 158 edição, RJ, Civilização Brasileira.

Professor II - Inglês

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: Compreensão de diferentes tipos de textos, como por exemplo: notícias, artigos diversos, avisos, propagandas, cartas, crônicas, poemas, charges, manuais de instrução, e outros textos dos tipos descritivo, narrativo e argumentativo. Conteúdos gramaticais: Artigos (definido, omissão do artigo e indefinido); Tempos e modos verbais (Presente simples, passado simples, futuro simples; presente contínuo e passado contínuo; futuro com going to; Presente Perfeito; Modo imperativo (afirmativo e negativo)); Pronomes (Pessoais, Interrogativos, Indefinidos, Demonstrativos Reflexivos, Possessivos e Relativos); Adjetivos possessivos; Caso possessivo / Genitive case; Modais (Can, Could, Must, Shall, Should, May). Verbos Be, Have e There to be e outros regulares e irregulares; Advérbios; Adjetivos (formação e graus); Sentenças condicionais; Cognatos e falsos cognatos. Bibliografia Sugerida: FERRARI, Marisa e RUBIN, Sarah. English clips (coleção). São Paulo: Scipione, 2001. FRANÇA, Milton Brito de: Inglês no vestibular- Ed. Ver. E ampl. - São Paulo: FTD, 2003. LIBERATO, Wilson. English in formation (coleção). São Paulo: FTD, 2005. LONGMAN Dicionário Escolar Português - Inglês/Inglês - Português. São Paulo: Longman, 2004. LONGMAN Gramática Escolar da Língua Inglesa: com exercícios e respostas. Consultor pedagógico: José Olavo de Amorim. São Paulo: Longman, 2007. SILVEIRA BUENO Dicionário de Inglês - Português/Português-Inglês. São Paulo: FTD, 2002.

Psicólogo

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Conhecimentos Específicos: A Psicologia ou as Psicologias; a evolução da ciência psicológica; as principais teorias da Psicologia no século XX; psicologia do desenvolvimento; adolescência: situação do jovem em nossa sociedade; psicologia da aprendizagem; psicologia da personalidade; psicologia social; grupos, organizações e instituições; conceitos e objetivos; a psicologia como profissão; área de atuação do psicólogo; usos e abusos da psicologia; ética profissional; teoria psicanalítica; neurose, psicose e perversão; estudo da sexualidade; estudo da vida afetiva; inteligência emocional; sofrimento psíquico; normal e patológico; promoção da saúde mental; avaliação psicológica e o uso dos testes, processo diagnóstico. Bibliografia Sugerida: Bock, Ana M. Bahia; Furtado, Odair e Teixeira, Maria de Lourdes. Psicologias. Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 108 ed., São Paulo, Saraiva, 1997. Bohoslavsky, Rodolfo. Orientação Vocacional: a estratégia clínica. Tradução José Maria Valeije Bojart; revisão e apresentação Wilma Millan Alves Penteado. 118 ed., São Paulo, Martins Fontes, 1998. Conselho Federal de Psicologia - Revista Ciência e Profissão Diálogos - Os Dilemas da Avaliação Psicológica- Brasília, Art Printer Gráficos Ltda., ano 02, 2005, no 03. Conselho Regional de Psicologia/48 região - Guia Informativo para o exercício profissional - Código de Ética Profissional do Psicólogo, Belo Horizonte, 2001. Goleman, Daniel; Boyatzis, Richard e Mckee Annie. O Poder da Inteligência Emocional. A experiência de liderar com sensibilidade e eficácia. Tradução de Cristina Serra, Rio de Janeiro, Campus, 2002. Japiassu, Hilton. A Psicologia dos Psicólogos. 28 ed. revista e ampliada, Rio de Janeiro, Imago, 1983. Krech, David e Crutchfield, Richard. Elementos de Psicologia. Tradução Dante Moreira Leite e Miriam L. Moreira Leite, 48 ed., São Paulo, Pioneira; Brasília, INL, 1973. Laplanche, Jean e Pontalis, J.B. Vocabulário da Psicanálise. Direção de Daniel Lagache. Tradução Pedro Tamen. 118 ed., São Paulo, Martins Fontes, 1991. Leif, Joseph e Delay, Jean. Psicologia e Educação. Tomo I: A Criança. Rio de Janeiro, Livraria Freitas Bastos, 1968. Mezan, Renato. Freud: a trama dos conceitos. São Paulo, Perspectiva, 38 ed., 1991. Moscovici, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 78 ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1977. Viver Mente & Cérebro- Revista de Psicologia, Psicanálise, Neurociências e Conhecimento - A travessia da Adolescência, São Paulo, Duetto Editorial, ano XIV, 2005, nº 155.

Secretário Escolar

Português: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos, dígrafos e implicações na divisão silábica. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: classificação e emprego; a colocação pronominal. Verbos: formação dos tempos simples; discurso direto e indireto; emprego dos tempos; flexão de verbos irregulares. Preposições: relações semânticas estabelecidas por preposições e locuções prepositivas; o emprego do sinal indicativo da crase. Conjunções: classificação; relações semânticas estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas. Textualidade: coerência e coesão. Vocabulário: sentido denotativo e sentido conotativo; vocabulário das áreas semânticas de causa, conseqüência, fim, tempo, condição e oposição; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Estilística: figuras de linguagem (metáfora, metonímia, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, elipse, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia e prosopopéia). Interpretação de textos. Bibliografia Sugerida: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 378 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro; Editora Lucerna. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 38 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Editora Globo. SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! São Paulo: Atual Editora, 2000.

Matemática: Conjunto: Teoria dos conjuntos, símbolos lógicos, pertinência, igualdade, desigualdade,

inclusão/subconjuntos, reunião, intersecção, conjunto vazio, diferença, complementar. Conjuntos numéricos: conjunto (N) dos números naturais, conjunto (Z) dos números inteiros, conjunto (Q) dos números racionais, conjunto (I) dos números irracionais, conjunto (R) dos números reais, intervalos reais. Funções: produto cartesiano, relação binária, diagrama de flechas, gráfico cartesiano, domínio, contradomínio e imagem de uma função, domínio de uma função real, função inversa e função composta. Função polinomial do 10 grau: função crescente e decrescente, raiz ou zero de uma função do 10 grau, estudo dos sinais da função do 10 grau, gráficos, inequações, sistemas de inequações, inequações produto, inequação quociente. Função polinomial do 20 grau: gráfico, raízes ou zeros da função quadrática, vértice da parábola, conjunto imagem, estudo dos sinais, inequação, sistema de inequações, inequação produto, inequação quociente. Função exponencial: equações exponenciais, inequações exponenciais. Função logarítmica: logaritmo, propriedades operatórias, mudança de base, equações logarítmicas, função logarítmica, inequações logarítmicas. Trigonometria: trigonometria no triângulo retângulo e no círculo, funções trigonométricas, relações trigonométricas. Progressões: seqüência ou sucessão, progressão aritmética, progressão geométrica. Matrizes: tipos, matriz transporta, igualdade de matrizes, operações com matrizes, matriz inversa. Determinantes: estudo dos determinantes, cofator de um elemento a j, teorema de Laplace, regra de Sarrus, determinante de uma matriz quadrada de ordem n maior que 3 (três). Sistemas lineares: equação linear, sistema linear, regra de Cramer, classificação de um sistema linear, escalonamento de sistemas. Análise combinatória/Binômio de Newton: princípio fundamental da contagem, fatorial, permutação simples, arranjo simples, combinação simples, permutação com elementos repetidos. Números binomiais: triângulo de Pascal, binômio de Newton. Probabilidade: união de dois eventos, probabilidade condicional. Geometria plana: ângulos, duas retas paralelas uma transversal, triângulos, semelhança de triângulos, quadriláteros, círculo e circunferência, polígonos regulares. Geometria espacial: prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas, poliedros. Geometria analítica: ponto, reta, circunferência. Estatística: população e amostra, freqüência absoluta e relativa, distribuição de freqüência, histograma e polígonos de freqüências, média aritmética, mediana, moda, desvio padrão, desvio médio, variância. Matemática financeira: porcentagem, lucro, desconto, acréscimos sucessivos, descontos sucessivos. Bibliografia Sugerida: BEZERRA, M. J. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001; BONJORNO, J. R. Matemática para o ensino médio. v. 1 a 3. São Paulo: FTD, 2002; CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva, 1995; DANTE, L. R. Matemática. v. único. 1a edição. São Paulo: Atica, 2008.

Conhecimentos Específicos: Lei Federal 9.394/96 de 20/12/95 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional: assuntos inerentes ao cargo. Lei nº 8.069 de 13/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Atendimento e recepção ao público, de ligações telefônicas e de mensagens via fax. Classificação, encaminhamento e despacho de documentos e correspondências. Escrituração escolar: matrícula, freqüência, histórico escolar. Transferência. Planos curriculares. Padrões estéticos estabelecidos visando a produção de documentos de correspondência oficial. Introdução à microinformática: Word, Excel e Windows XP, noções de internet e correio eletrônico. Constituição Federal: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto.

Rochedo de Minas - MG, 23 de julho de 2009.

Ricardo César Cândido da Silva
Prefeito Municipal