Prefeitura de Porto Real - RJ

Notícia:   Prefeitura de Porto Real - RJ oferece 482 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº01 /2009

PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS

1. CRONOGRAMA PREVISTO*

ATIVIDADESDATASHORÁRIO
Período de inscrições - Presencial- 08 de abril 2009 a 08 de maio de 2009. - De 10:00h às 16:00 horas.
Período de inscrições - Via internet- 08 de abril 2009 a 11 de maio de 2009. - A partir das 10:00h do dia 08/04/2009 até as 23:59h do dia 11/05/2009.
Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI)**- Disponível no posto de inscrição Presencial, do dia 03 a 05 de junho de 2009, ou 24 horas via Internet, no site www.iesap.com.br, disponível até o dia da realização da prova.- De 10:00h às 1 6:00h para os inscritos

- via Presencial.

- A partir das 1 0:00h do dia 03/06/2009 via internet.

Data prevista para realização das Provas **- 28 de junho de 2009.

- 05 de julho de 2009.

- 4 horas de duração em horário e local constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.
Divulgação dos Gabaritos**- 30 de junho de 2009.

- 07 de julho de 2009.

- A partir das 1 5:00 horas na internet e no posto de Inscrição presencial.
Prazo para interposição de recursos contra o gabarito da prova objetiva - 02 e 03 de julho de 2009.

- 09 e 10 de julho de 2009.

- De 10:00h às 16:00 horas, somente no posto de inscrição presencial.
Divulgação do Resultado da Prova Objetiva- 31 de julho de 2009. - A partir das 1 5:00 horas na internet e no posto de Inscrição presencial.
Prazo para entrega de Títulos quando for o caso- 06 e 07 de agosto de 2009. - De 10:00h às 1 6:00horas, somente no posto de inscrição presencial.
Divulgação do Resultado da Prova de Títulos- 21 de agosto de 2009. - A partir das 1 5:00 horas na internet e no posto de Inscrição presencial.
Prazo para interposição de recursos contra o Resultado da Prova de Títulos - 24 e 25 de agosto de 2009.- De 10:00h às 1 6:00horas, somente no posto de inscrição presencial.
Previsão para divulgação do Resultado final e Homologação do concurso. - 04 de setembro de 2009.- A partir das 1 5:00horas no local da inscrição Presencial e na internet.

* Podendo sofrer alteração com prévio aviso.
** A data, a hora e o local das provas constarão no Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

EDITAL Nº 01/2009

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital de abertura de concurso público para provimento de cargos do quadro efetivo de pessoal Estatutário da Prefeitura, nas condições a seguir estabelecidas:

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este Edital e executado pelo Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional - IESAP.

1.2 Este Edital contém as cláusulas e condições que regem este concurso conforme a legislação vigente. A realização da inscrição implica a concordância do candidato com as regras aqui estabelecidas, com renúncia expressa a quaisquer outras.

1.3 O concurso público aqui referido será eliminatório, constando de prova com questões objetivas de múltipla escolha, valendo um total de 1 00 (cem) pontos, exceto para as categorias da Área de Educação e da Área de Saúde, relacionadas nos itens 1.4 e 1.5.

1.3.1 Será eliminado do presente concurso o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.4 A categoria profissional do Quadro do Magistério - Docente IV - Nível Superior - além da prova objetiva que valerá 80 (oitenta) pontos terá PROVA DE TÍTULOS que valerá 20 (vinte) pontos, somando 1 00 (cem) pontos no total.

1.4.1 Apenas terão seus títulos avaliados na categoria profissional do Quadro do Magistério - Docente IV - Nível Superior, os candidatos que obtiverem no mínimo 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva, conforme item 6.5, grupo I e que se classificarem em até 03 (três) vezes no número de vagas ofertadas no código do cargo ao qual concorre, conforme estabelecido no anexo I deste edital.

1.4.2 Será eliminado do presente concurso o candidato da categoria profissional do Quadro do Magistério - Docente IV - Nível Superior, que não obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.5 Para a categoria profissional de nível superior da Área de Saúde referente aos cargos de Médicos, Enfermeiros e Dentistas, além da prova objetiva que valerá 80 (oitenta) pontos, terá PROVA DE TÍTULOS valendo 20 (vinte) pontos, somando 1 00 (cem) pontos no total.

1.5.1 Apenas terão seus títulos avaliados na categoria profissional de nível superior da Área de Saúde referente aos cargos de Médicos, Enfermeiros e Dentistas, os candidatos que obtiverem no mínimo 50% (cinquenta por cento) dos pontos da prova objetiva conforme item 6.5, grupo VII e que se classificarem em até 03 (três) vezes no número de vagas ofertadas no código do cargo ao qual concorre, conforme estabelecido no anexo I deste edital.

1.5.2 Será eliminado do presente concurso o candidato da categoria profissional de nível superior na Área de Saúde referente aos cargos de Médicos, Enfermeiros e Dentistas que não obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.6 Os candidatos que concorrem ao cargo de Guarda Municipal, deverão ter idade entre 1 8 e 50 anos e altura de no mínimo 1 ,65m para o sexo masculino e de no mínimo de 1 ,60m para o sexo feminino, os quais deverão submeter-se a 04 (quatro) etapas eliminatórias conforme as regras estabelecidas a seguir:

1.6.1 Primeira Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório.

1.6.2 Segunda Etapa: Seleção que consiste de Avaliação Médica de acordo com as disposições a seguir, sendo somente convocados para a Terceira Etapa aqueles candidatos considerados aptos na avaliação médica que será realizada em dia e hora a ser informado e publicado no órgão oficial de imprensa da Prefeitura Municipal de Porto Real, devendo o candidato estar portando o documento de identidade original no qual se inscreveu e o Cartão de Confirmação de Inscrição no Concurso.

1.6.3 A Avaliação Médica do candidato ao cargo de Guarda Municipal consistirá dos seguintes exames e requisitos, sendo considerados INAPTOS os candidatos que apresentarem:

1.6.4 Exame Clínico:

Hipertensão arterial (PA>140 x 90 mmHg); ausência ou perda parcial de qualquer segmento do corpo que comprometa seu perfeito desempenho físico; qualquer anomalia congênita ou adquirida que comprometa a funcionalidade do corpo tais como: deformidades, retrações, abaulamentos ou cicatrizes, inclusive as cirúrgicas; hérnias; varizes de membros inferiores; tatuagens em áreas muito expostas e incompatíveis com o decoro da função que irão exercer.

1.6.5 Exame Ortopédico:

> Desvio do eixo fisiológico do aparelho locomotor, tais como seqüelas de fraturas;

> Cifoses, lordoses, escolioses e hiperlordoses (de natureza congênita ou adquirida);

> Deformidades da cintura escapular, do cotovelo, do punho, da mão ou dos dedos;

> Discrepância de comprimento dos membros inferiores;

> Desvio do tornozelo e articulações subtalar; desvio das articulações médio társicas e do ante pé (metatarso varo, halux-valgus ou varo, 5° dedo varo, metatarso, primus varos, pé cavo, pé plano, pé plano vago);

> Paroníquia; limitação da amplitude dos movimentos de quaisquer articulações;

> instabilidades articulares - tipo luxações recidivantes ou habituais, sinal trendelenburgo, instabilidade ligamentares isoladas ou generalizadas;

> Alterações neurológicas - tipo seqüelas de paralisia (totais ou parciais), atrofias e distrofias musculares e outras perdas de sensibilidade; alterações congênitas - tipo ausências segmentares totais ou parciais, fusões ósteo articulares - tipo barra óssea e outras;

> Cicatrizes deformantes, cicatrizes cirúrgicas, hipertrofias ou aderentes a planos profundos ou ósseos;

> Seqüelas de osteomielite, osteoartrite ou de osteocondrites;

> Artroses de natureza traumática;

> Preexistência de cirurgia em plano articular, cirurgias que reduzam a plena capacidade física e vital ou perda de substância com redução da capacidade motora.

1.6.6 Exame Otorrinolaringológico:

> Distúrbios da fala;

> Distúrbios da articulação das palavras.

1.6.7 Exame Oftalmológico:

> Acuidade visual sem correção inferior a 4/10, desde que uma vez corrigida;

> Acuidade visual acima de 4/10, que assegure a visão igual a 1 (um) em um olho e pelo menos 8/10 no outro;

> Estrabismo com desvio superior a 1 0 (dez) graus, descromatopsia em qualquer de suas variedades.

1.6.8 Exames Complementares:

Os Exames Complementares constantes a seguir deverão ser custeados e apresentados pelos candidatos quando da realização da avaliação médica:

> Exame de sangue: hemograma completo, tipo sangüíneo, fator RH, glicose e colesterol;

> Raio x de tórax;

> Eletrocardiograma;

1.6.9 O candidato ao cargo de Guarda Municipal anteriormente submetido a qualquer cirurgia, deverá apresentar o relato do ato operatório no Exame Clínico.

1.6.10 Os candidatos que se sentirem prejudicados com os resultados dos exames médicos poderão interpor recursos contra os mesmos, que obedecerão as seguintes regras:

1.6.11 O candidato deverá contratar as suas expensas um profissional (médico) especialista na área impugnada para a elaboração do recurso.

1.6.12 A apresentação do referido recurso deverá obedecer ao seguinte formato: a folha de rosto deverá conter a identificação do candidato, numero de inscrição e qualificação do profissional de saúde responsável pelo recurso, e a segunda folha (corpo do recurso) deverá constar somente o número de inscrição do candidato sob pena de indeferimento.

1.6.13 Os candidatos ao cargo de Guarda Municipal, aprovados e considerados aptos na avaliação médica submeter-se-ão a prova de aptidão física, de caráter obrigatório e eliminatório, sendo considerados Aptos ou Inaptos. A última etapa a ser concluída será o curso de Formação de Guarda Municipal, que será regulamentado através de ato do Presidente da Comissão do Concurso, quando informará e convocará através do Órgão Oficial de imprensa do Município: a data, local, etapas, conteúdo das disciplinas e a carga horária.

1.6.14 Serão convocados para o Exame médico (segunda etapa) os 80 (oitenta) primeiros classificados no resultado final da primeira etapa - prova objetiva - do cargo de Guarda Municipal.

1.6.1 5 Só farão a avaliação de aptidão física os candidatos considerados Aptos na avaliação médica.

1.7 Terceira Etapa: Seleção que consiste de Avaliação de Aptidão Física dos candidatos aptos na Avaliação Médica que, será realizada em data, hora e local a ser informado em Órgão Oficial de imprensa do Município, devendo o candidato portar o documento de identidade original no qual se inscreveu no concurso, Cartão de inscrição, bem como o atestado médico emitido na avaliação médica.

1.7.1 Esta prova é Eliminatória e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.

1.7.2 O candidato deverá apresentar-se para a avaliação, munido de atestado médico específico emitido no ato do exame médico.

1.7.3 O candidato deverá portar vestimenta adequada à realização da avaliação: short, camiseta e tênis.

1.7.4 Só será considerado APTO o candidato que obtiver no mínimo 70% do total de pontos possíveis na avaliação que constará dos testes relacionados a seguir:

Masculino: Estatura mínima:1 ,65 de altura

Tipo de Avaliação

Pts

Procedimento a ser realizado

Tempo máximo para realização / tentativas

Corrida dos 2.000 m

03

Percorrer a distância mínima de: 2.000m

12 (doze) minutos

Salto em altura

03

Saltar a altura mínima de: 1 m

03 (três) tentativas

Corrida dos 1 00m

02

Percorrer a distância mínima de: 1 00 m

1 8 (dezoito) segundos

Salto em distância

02

Saltar a distância mínima de: 3m

03 (três) tentativas

Total de pontos possíveis

10

Obs.: Pontuação igual ou maior que 07 - APTO / Menor que 07 - INAPTO

Feminino: Estatura mínima de 1,60 de altura

Tipo de Avaliação

Pts

Procedimento a ser realizado

Tempo máximo para realização / tentativas

Corrida dos 1 .800m

03

Percorrer a distância mínima de: 1 .800m

1 2 (doze) minutos

Salto em altura

03

Saltar a altura mínima de: 0,80 m

03 (três) tentativas

Corrida dos 1 00m

02

Percorrer a distância mínima de: 1 00 m

24 (vinte e quatro) segundos

Salto em distância

02

Saltar a distância mínima de: 2m

03 (três) tentativas

Total de pontos possíveis

10

Obs.: Pontuação igual ou maior que 07 - APTO /

Menor que 07 - INAPTO

1.8 Quarta Etapa: Curso de Formação da Guarda Municipal a ser realizado em data a ser divulgada posteriormente pela Comissão de Concurso e publicada no órgão oficial de imprensa do Município, ficando o candidato obrigado a acompanhar as referidas publicações referentes ao concurso, no Órgão Municipal. Somente participarão do Curso de Formação os candidatos aprovados nas etapas anteriores, limitado ao número de vagas oferecidas para o cargo de Guarda Municipal, conforme estabelecido no anexo I do presente edital.

2. DOS CARGOS E DAS VAGAS

2.1 Os cargos por Área, as vagas, a qualificação mínima, a carga horária e os vencimentos estão estabelecidos no Anexo I deste Edital.

2.2 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Em obediência ao disposto no Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal; e art. 338, inciso I Constituição do Estado do Rio de Janeiro; Lei n° 2155 de 19/06/2001 e Decreto 3.298 de 20.1 2.99, que regulamenta a Lei 7.853 de 26.1 0.1 989. Sendo a elas reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, desprezadas as frações, conforme discriminado no Anexo I.

2.3 As pessoas portadoras de necessidades especiais, no caso da inexistência de vagas, previstas no item 2.2, poderão participar do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, inclusive no que se refere ao conteúdo e avaliação, data, horário e local de realização das provas.

2.4 Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto 3.298/99.

2.5 No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais que desejar concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, deverá, necessária e obrigatoriamente, declarar em sua ficha de inscrição, sua condição de portador de necessidade especial e a deficiência de que é portador.

2.6 Na hipótese do item anterior, o interessado deverá apresentar, via sedex ou presencialmente, o Laudo Médico detalhado, que indique a espécie e o grau de deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, sua provável causa e, caso necessite de tratamento diferenciado no(s) dia(s) do concurso, deverá requerê-lo no ato da inscrição, sendo obrigatório anexar junto ao Laudo Médico uma cópia do documento de identidade autenticado em cartório, recente.

2.7 Na falta de Laudo Médico ou não contendo estas informações acima indicadas, o requerimento de inscrição será processado como candidato não portador de necessidade especial, mesmo que declarada tal condição.

2.8 O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

2.9 Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de necessidades especiais, no caso de aprovação no concurso, terão seus nomes publicados em lista à parte.

2.10 O candidato portador de necessidades especiais, aprovado no concurso, será submetido à perícia médica realizada por junta médica oficial do município de Porto Real, que avaliará o grau da respectiva deficiência, assim como a compatibilidade desta com o exercício do cargo.

2.11 Caso a deficiência declarada não seja ratificada pela junta médica oficial do Município, o candidato será considerado eliminado do concurso.

2.12 As vagas destinadas aos candidatos inscritos na condição de portadores de necessidades especiais que, não forem providas por falta de candidatos, sejam por eliminação ou reprovação dos mesmos serão revertidas para os demais candidatos ao cargo, com estrita observância da ordem classificatória.

2.1 3 O não comparecimento do candidato aprovado, portador de necessidades especiais, no período estipulado para o exame pela junta médica oficial do município de Porto Real, implicará em sua eliminação do presente concurso.

2.14 Após a investidura do candidato no cargo, a deficiência não poderá ser alegada para justificar a concessão de aposentadoria.

3 DOS REQUISITOS PARA A POSSE

3.1. Por ocasião da posse serão exigidos dos candidatos aprovados, obedecendo-se rigorosamente a classificação final divulgada pela Prefeitura, os seguintes requisitos:

3.1.1 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até o dia da posse;

3.1.2 Ter sido aprovado e classificado em todas as etapas do respectivo concurso na forma estabelecida neste Edital;

3.1.3 Quitação com as obrigações militares, para candidato do sexo masculino;

3.1.4 Quitação com as obrigações eleitorais;

3.1.5 Comprovação da escolaridade exigida, diploma ou certidão expedida pela Instituição que se formou e registro no órgão da classe, quando for o caso;

3.1.6 Comprovante de quitação com o órgão de classe, quando for o caso;

3.1.7 Declaração negativa de acumulação proibida de cargo público na forma da lei;

3.1.8 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área de especialização;

3.1.9 Possuir a qualificação mínima exigida para a nomeação e posse, em conformidade com o disposto no Anexo I deste Edital;

3.1.10 Apresentar Declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio, bem como os demais documentos necessários ao assentamento individual;

3.1.11 Ter situação regularizada perante o Órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho Regional da Classe), quando for o caso;

3.1.12 Para o cargo de Procurador, a exigência mínima de 02 (dois) anos de prática forense, contados após o registro profissional definitivo na OAB, como advogado, será verificada por meio de apresentação de cópias autenticadas de peças fundamentais ao processo, como inicial, contestação e/ou recursos, além da respectiva certidão fornecida pelo cartório que tramita o processo, contendo as datas que possam comprovar o exigido.

3.1.13 Apresentar certidão negativa de que esteja no cumprimento de qualquer sentença penal transitada em julgado;

3.1.14 Caso o candidato não possa comprovar o exigido e/ou declarado, serão anulados sumariamente a inscrição e todos os atos dela decorrentes;

3.1.15 O candidato ao Cargo de Guarda Municipal deverá apresentar certidão expedida por órgão competente, a ser informado pela Prefeitura Municipal de Porto Real, relativo à negativa de condenação criminal e/ou que esteja no cumprimento de qualquer sentença penal transitada em julgado;.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1 São condições para inscrição:

4.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e esteja no gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal nº 70.436, de 18/04/72 e a Constituição Federal, § 1 º do art. 12, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça. Nesta hipótese, não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento;

4.1.2 Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

4.1.3 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até o dia da Posse.

4.2 Valor da Taxa de Inscrição:

NÍVEL

VALOR DA INSCRIÇÃO (R$)

Superior Completo

65,00

Médio Completo

55,00

4.3 Ao se inscrever, o Candidato deverá optar e escrever o código do cargo e a área pretendida, observada a relação constante do Anexo I deste Edital.

4.4 A inscrição poderá ser realizada via Internet ou Presencial.

4.5 O valor da taxa de inscrição foi estabelecido de acordo com o nível de escolaridade do cargo ao qual o candidato deseja concorrer.

4.6 Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.7 INSCRIÇÃO VIA INTERNET:

4.7.1 Acessar o site www.iesap.com.br, onde estarão disponíveis o Edital, o Cronograma e o Requerimento de Inscrição.

4.7.2 Ler todo o Edital antes de efetuar e confirmar a inscrição.

4.7.3 Preencher e conferir com atenção o Requerimento de Inscrição, em especial, a área, o nome e o código do cargo ao qual pretende concorrer, no período compreendido entre 1 0h do dia 03 de março de 2009 e 23h e 59 min do dia 05 de abril de 2009 (horário de Brasília).

4.7.4 Após conferência do preenchimento da ficha de inscrição, confirmar envio, gerar e Imprimir o boleto bancário.

4.7.5 Efetuar o pagamento, somente por meio de boleto bancário específico, emitido após a conclusão de preenchimento do Requerimento de Inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição.

4.7.6 Não serão aceitos depósitos bancários em cheques e/ou dinheiro, ainda que efetuados no caixa humano ou eletrônico, como forma de pagamento da Taxa de Inscrição.

4.7.7 A inscrição só será efetivada após a confirmação, pela Instituição Bancária, do pagamento do boleto bancário.

4.7.8 O candidato deverá certificar-se de que sua inscrição foi efetuada depois de 04 (quatro) dias úteis após o pagamento do boleto bancário, através do site www.iesap.com.br.

4.7.9 Caso não tenha sido efetivada a inscrição, o candidato deverá comparecer ao Posto de Inscrição no período de 03 de março de 2009 a 03 de abril de 2009 situado à Avenida " A" nº 31 (Telecentro Comunitário) - Nova Colônia - Porto Real (Antiga CEMEDE), de 2ª a 6ª feira no horário de 1 0h às 1 6h, portando o boleto bancário pago e o Requerimento de Inscrição impresso ou enviá-los, por fax, para o telefone (0xx21) 251 0.3847.

4.7.10 O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por determinação judicial.

4.7.11 O candidato portador de necessidades especiais, quando do preenchimento do Requerimento de Inscrição, deverá assinalar sua condição no campo apropriado a este fim. Obrigatoriamente deverá declarar se deseja concorrer às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, e, se necessário, indicar o método através do qual deseja realizar a prova: Ledor ou prova ampliada, e/ou solicitar a realização da prova em sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção, sob pena de não ter a prova preparada em condições especiais, seja qual for o motivo alegado, posteriormente.

4.7.12 A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.7.13 Aquele que, no Requerimento de Inscrição, não declarar ser portador de necessidades especiais, concorrerá somente às vagas regulares.

4.7.14 O candidato deverá indicar claramente, no Requerimento de Inscrição, o Código, o nome do Cargo e a Área para o qual concorre, sendo de sua inteira responsabilidade o preenchimento correto.

4.7.15 O IESAP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por quaisquer motivos, sejam de ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.

4.7.16 As informações relativas ao certame estarão disponíveis no site www.iesap.com.br, no ato da inscrição, e não eximem o candidato do dever de acompanhar, através do Órgão de Imprensa Oficial do Município de Porto Real, no jornal " A VOZ DA CIDADE" , as publicações de todos os Atos e Editais referentes ao Concurso.

4.7.17 O descumprimento das instruções implicará a não efetivação da inscrição.

4.7.18 O candidato é responsável pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento desse documento.

4.7.19 A opção do candidato deverá ser efetivada no momento da inscrição, sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior ao pagamento da taxa de inscrição. Havendo necessidade de alteração, deverá efetuar uma nova inscrição, sem devolução do valor da taxa anteriormente paga.

4.7.20 O candidato inscrito terá exclusiva responsabilidade pelas informações cadastrais fornecidas, inclusive sob as penas da Lei.

4.8. INSCRIÇÃO PRESENCIAL

4.8.1 O candidato deverá dirigir-se ao posto de Inscrição, localizado à Avenida " A" nº 31 (Telecentro Comunitário) - Nova Colônia - Porto Real (Antiga CEMEDE), de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 16h, no período de 03 de março de 2009 a 03 de abril de 2009.

4.8.2 No posto de inscrição haverá funcionários do IESAP, devidamente identificados, gerando o boleto que deverá ser pago em espécie (dinheiro) no caixa humano, em qualquer Agência Bancária, em favor do Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional - IESAP.

4.8.3 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar ao Representante do IESAP, o documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional.

4.8.4 Conferir e assinar o Requerimento de Inscrição, impresso no ato da inscrição, observando o código e o nome, por extenso, do cargo a que deseja concorrer.

4.8.5 Após o preenchimento da Ficha de inscrição o Candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento, constando o valor a ser pago, nome e CPF do Candidato, o mesmo deverá ser conferido no ato de sua entrega.

4.8.6 Efetuar o pagamento, somente por meio de boleto bancário específico, emitido após a conclusão do preenchimento do Requerimento de Inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição.

4.8.7 A inscrição só será validada após a confirmação do pagamento do Boleto bancário da inscrição.

4.8.8 Não serão aceitos depósitos bancários em cheques e/ou dinheiro, ainda que efetuados no caixa humano ou eletrônico, como forma de pagamento da Taxa de Inscrição.

4.8.9 O simples recolhimento da taxa de inscrição no Banco não significa inscrição no Concurso.

4.8.10 Em caso de impedimento, poderá o candidato efetuar a inscrição por intermédio de Procurador, mediante a entrega de Procuração com fins específicos para tal, com firma reconhecida, acompanhada de cópia do documento de identidade, autenticada em cartório, do candidato e apresentação da identidade original com foto do Procurador nomeado.

4.8.11 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu Procurador no Requerimento de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento do documento.

4.8.12 Após o pagamento, retornar ao Posto de Inscrição com o comprovante de pagamento do boleto bancário e solicitar o Manual do Candidato.

5. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1 Para os Candidatos inscritos via Presencial, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) deverá ser retirado no mesmo local em que foi realizada a inscrição, no período de 28 a 30 de abril de 2009, de 10h às 16h, podendo ainda ser retirado via internet, através do site: www.iesap.com.br.

5.2 No caso dos candidatos inscritos via Internet, o candidato deverá imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), através do site www.iesap.com.br, a partir das 10h do dia 28 de abril de 2009, disponível até o dia da realização da prova, onde estarão disponíveis a data, o horário e o local de realização da Prova.

5.3 É dever do candidato, confirmar se as informações declaradas no momento da inscrição estão corretas.

5.4 Havendo inexatidão nas informações constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição via internet, o candidato deverá proceder à necessária correção on-line, através do e-mail concursos@iesap.com.br, no prazo máximo de até 08 (oito) dias antes da realização da prova.

5.5 O CCI devidamente retificado estará disponível na Internet através do site: www.iesap.com.br.

5.6 Serão de responsabilidade exclusiva do candidato às conseqüências advindas da não verificação do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), bem como da não solicitação da correção no prazo estabelecido no Cronograma do Concurso, de conformidade com o disposto no item 5.4.

6. DAS PROVAS

6.1 As provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, serão realizadas em DIA, HORA e LOCAL constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

6.2 O Candidato deverá apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) obrigatoriamente no dia da realização da Prova, juntamente com o documento de identidade original com o qual efetuou sua inscrição.

6.3 As provas poderão ser aplicadas em dias de sábado, domingo ou feriado.

6.4 Os conteúdos programáticos das provas por cargos e por disciplinas, estão descritos no Anexo II do presente edital e serão entregues aos candidatos no ato da inscrição presencial ou deverão ser impressos, pelo candidato, no caso de inscrição via internet.

6.5 As provas objetivas, constituídas de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas (A, B, C e D) e uma única opção correta, estão assim especificadas:

Grupo I - Área de Educação

Nível de escolaridade

Cargos

Superior e Licenciatura Plena

Professor docente IV: habilitação Língua Portuguesa; habilitação Língua Inglesa; habilitação Ciências; habilitação Matemática; habilitação Geografia; habilitação História; habilitação Artes; e habilitação Educação física.

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio matemático

05

1,0

05 pontos

Conhecimentos Pedagógicos

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do Município de Porto Real

10

1,5

15 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

3,0

45 pontos

Prova de Títulos

-

-

20 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Prova de Títulos

Faixa

Comprovantes de Titulação

N° Máximo de Doc. a Anexar

Pontuação por Doc.

Pontuação Máxima

Tipo de Doc. a Apresentar*

1

Pós - graduação "Stricto-sensu" (Doutorado) na área de Educação e reconhecido pela CAPES.

01

08

08

Cópia do Diploma autenticado em cartório e/ou certificado com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo estabelecimento.

2

Pós - graduação "Stricto-sensu" (Mestrado) na área de Educação e reconhecido pela CAPES.

01

06

06

Cópia do Diploma autenticado em cartório e/ou certificado com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo estabelecimento.

3

Pós - graduação "lato-sensu" (Especialização) na área de Educação com carga horária mínima de 360h.

02

03

06

Cópia do Diploma autenticado em cartório e/ou certificado com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo estabelecimento.

N° Máximo de pontos possíveis

20

* Conforme item 6.6.

Grupo II - Área de Educação

Nível Escolaridade

Cargos

Superior

Orientador Educacional; Orientador pedagógico; Bibliotecário; Psicólogo; Fonoaudiólogo; e Nutricionista.

Médio

Secretário Escolar e Professor Docente I: Especialização em Educação Infantil; Habilitação em Ensino Fundamental; e Habilitação em Educação Especial.

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio matemático

05

2,0

10 pontos

Conhecimentos pedagógicos

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

1,5

15 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo III - Área de Administração

Nível de escolaridade

Cargos

Superior

Contador; Procurador; Engenheiro: Especialidade em transportes; Turismólogo e Auditor Tributário.

Médio

Guarda Municipal; Suporte em informática - Especialização em técnico em informática; Técnico Cadista; Técnico em química; e Técnico Agrícola.

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio matemático

05

1,0

05 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo IV - Área de Obras

Nível de escolaridade

Cargos

Superior

Arquiteto e Engenheiro Civil.

Médio

Topógrafo e Fiscal de Obras - Especialidade técnica em edificações.

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio matemático

05

1,0

05 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo V - Área Ambiental

Nível Escolaridade

Cargos

Superior

Analistas Ambientais: Especialidade em engenharia Florestal; Especialidade em ciências biológicas; Especialidade em engenharia ambiental; e Especialidade em engenharia civil.

Médio

Técnico em meio ambiente.

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio matemático

05

1,0

05 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo VI - Área Ação Social

Nível de escolaridade

Cargos

Superior

Nutricionista; Assistente Social; e Psicólogo.

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio matemático

05

1,0

05 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo VII - Área de Saúde

Nível de escolaridade

Cargos

Superior

Dentista Clínico Geral; Dentista Odontopediatra; Dentista Endodontista; Dentista Estomatologista; Dentista Reabilitação Oral; Dentista Saúde Coletiva; Dentista Clínico Geral (PSF); Enfermeiro/ Atenção Básica; Enfermeiro; Enfermeiro PSF; Médico Psiquiatra; Médico Pediatra; Médico Ortopedista; Médico Urologista; Médico Dermatologista; Médico Cirurgião-Geral; Médico Gastroenterologista; Médico Proctologista; Médico Endocrinologista; Médico Neurologista; Médico Ultrassonografista; Médico Nefrologista; Médico Geriatra; Médico Pneumologista; Médico Cirurgião Vascular; Médico Cirurgião Vascular/Doppler; Médico Otorrinolaringologista; Médico Neuro-Cirurgião; Médico Oftalmologista; Médico Ginecologista; Médico Cardiologista; Médico Clínico Geral; Médico Radiologista; Médico Plantonista Socorrista; Médico Pediatra Plantonista; Médico Anestesiologista; Médico Intensivista; Médico Veterinário; e Médico PSF.

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

1,0

05 pontos

Legislação do SUS

10

1,5

15 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

1,5

15 pontos

Conhecimentos específicos na área de especialização

15

3,0

45 pontos

Prova de Títulos

-

-

20 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Prova de Títulos

Faixa

Comprovantes de Titulação

N° Máximo de Docs. a anexar

Pontuação por Doc.

Pontuação Máxima

Tipo de Documento a apresentar *

01

Curso de Pós-Graduação "Stricto sensu" (Doutorado) correspondente ao cargo que concorre reconhecido pela CAPES.

01

08

08

Cópia do Diploma autenticado em cartório e/ou certificado com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo estabelecimento.

02

Curso de Pós-Graduação "Stricto sensu" (Mestrado) correspondente ao cargo que concorre reconhecido pela CAPES.

01

06

06

Cópia do Diploma autenticado em cartório e/ou certificado com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo estabelecimento.

03

Curso de Pós-Graduação "lato-sensu" correspondente ao cargo que concorre, com carga horária mínima de 360h.

02

03

06

Cópia do Diploma autenticado em cartório e/ou certificado com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo estabelecimento.

N.° Máximo de pontos possíveis

20

* Conforme item 6.6.

Grupo VIII - Área de Saúde

Nível de escolaridade

Cargos

Superior

Psicólogo; Fonoaudiólogo; Assistente Social; Nutricionista; Fisioterapeuta; Farmacêutico Bioquímico; Farmacêutico; Biólogo; Administrador; Gestor de Recursos Humanos; Engenheiro Sanitarista; e Terapeuta Ocupacional.

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Legislação do SUS

10

1,5

15 pontos

Legislação e história do município de Porto Real

10

1,5

15 pontos

Conhecimentos específicos na área de especialização

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

6.6 A prova de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de Docente IV nível superior da área de Educação e Profissionais dos cargos de Médicos, Dentistas e Enfermeiros de nível superior da área de Saúde constará da apresentação dos documentos comprobatórios da titulação, nas condições a seguir, aos quais, após avaliação, poderão ser atribuídos os pontos correspondentes.

6.6.1 Os comprovantes da titulação prevista neste edital deverão ser apresentados, pessoalmente ou através de Procurador instituído por procuração específica para tal finalidade, na data e local estabelecidos no Cartão de Confirmação de Inscrição, por meio de cópia / xerox legível, sem emendas e/ou rasuras e autenticados em cartório.

6.6.2 Serão avaliados somente os títulos dos candidatos aos cargos de Docente IV - nível superior da área de Educação - e Profissionais dos cargos de Médicos, Dentistas e Enfermeiros de nível superior na área de Saúde aprovados na Prova Objetiva, conforme estabelecido nos itens 1 .4.1 e 1 .5.1, respectivamente, e classificados em até 03 (três) vezes no número de vagas ofertadas no código do cargo ao qual concorre, conforme estabelecido no anexo I deste edital.

6.6.3 Os documentos serão analisados e julgados pela Banca Examinadora do Concurso, sob a responsabilidade do IESAP.

6.6.4 Os títulos deverão ser entregues em envelope tamanho ofício, com o formulário apresentado como modelo no Anexo III deste Edital, colado em sua parte externa.

6.6.5 No ato da entrega do envelope, o candidato deverá preencher e assinar devidamente o formulário, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados.

6.6.6 O envelope deverá ser lacrado pelo responsável técnico do IESAP no ato da entrega dos documentos.

6.6.7 Não serão considerados os títulos entregues fora do período, local e data divulgados neste Edital, visando a apresentação dos Documentos.

6.6.8 Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

6.6.9 Não será aceita, sob qualquer pretexto, a entrega de títulos que não atenda ao disposto no subitem 6.6.1.

6.6.10 Aos candidatos que não comparecerem para a apresentação de títulos será atribuída pontuação zero na Prova de Títulos.

6.6.11 O período, a hora e o local determinados para a apresentação de títulos constarão no CCI e serão divulgados no site www.iesap.com.br, em conformidade com o Cronograma previsto do Edital, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar a Divulgação e a Publicação do referido Edital.

6.6.12 Para a comprovação da conclusão do Curso de Pós-graduação, em nível de Doutorado ou de Mestrado, será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por Instituição reconhecida pelo MEC, ou ata de defesa de tese e/ou dissertação/ certificado/declaração de conclusão de Curso de Mestrado ou Doutorado, expedido por Instituição reconhecida, acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, bem como o resultado dos exames e do julgamento da tese e/ou dissertação.

6.6.13 Para receber a pontuação relativa ao Curso de Pós-graduação, em nível de Especialização, declarados no quadro de títulos serão aceitos somente os certificados/declarações de Instituições reconhecidas em que conste a carga horária mínima de 360 horas, assinatura com reconhecimento de firma - assinatura - do responsável pela Instituição que assina o respectivo documento, em cartório, e que confirmem que o candidato concluiu o curso, de acordo com as normas legais vigentes.

6.6.14 Os diplomas de conclusão de curso expedidos em Língua Estrangeira somente serão considerados válidos quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado, atendida a Legislação vigente.

6.6.1 5 Somente serão pontuados os títulos que forem correlatos ao cargo, de acordo com o previsto neste edital.

6.6.16 A avaliação dos documentos será realizada por Banca Examinadora indicada pelo IESAP.

6.6.1 7 Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias não autenticadas.

6.6.18 Não serão aceitos documentos postados, nem aqueles entregues fora do prazo.

7. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 O candidato só poderá fazer a prova de acordo com as regras a seguir:

7.1.1 Chegar com antecedência mínima de uma hora do horário determinado para seu início, pois, os portões de acesso ao local de realização das provas, serão fechados, impreterivelmente, 1 5 (quinze) minutos antes do horário indicado para início das provas, conforme previsto no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI);

7.1.2 Portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta;

7.1.3 Apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e o documento de identidade original com foto, o qual efetivou a inscrição.

7.2 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista (sexo masculino), Passaporte (dentro da validade), Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) e cédulas de identidade expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe.

7.3 O documento de identidade deverá estar em perfeito estado de conservação, e dentro da validade, de forma a permitir, com clareza, a identificação do Candidato (foto e assinatura).

7.4 Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificação do Candidato, bem como a verificação de sua assinatura.

7.5 O candidato impossibilitado de apresentar no dia da aplicação da Prova, o documento de identidade original com foto, com o qual efetivou a inscrição, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial em conjunto com outro documento oficial que contenha fotografia e assinatura.

7.6 Nenhum candidato fará Prova fora do dia, horário e local fixado.

7.7 Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada nem justificativa de falta, sendo considerado eliminado do concurso público o candidato que faltar à prova.

7.8 Após o fechamento dos portões de acesso aos locais de prova, não será permitida a entrada de candidatos, sob hipótese alguma.

7.9 Somente, após, decorrido 01 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá retirar-se da sala de prova, mesmo que tenha desistido do Concurso.

7.10 O tempo de duração da Prova Objetiva inclui a marcação do Cartão de Respostas.

7.11 No caso de prova realizada com o auxílio de um fiscal ledor - para candidatos portadores de deficiência visual - este, além de auxiliar na leitura da Prova, também transcreverá as respostas para o Cartão de Respostas do candidato, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado. Ao término da prova, será lavrado um termo no qual o candidato concordará com as marcações que foram efetuadas.

7.12 Durante a realização da prova, não será permitida a comunicação entre os candidatos, o empréstimo de qualquer material, a utilização de telefones celulares, rádios e gravadores digitais, máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta.

7.13 Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão de Respostas, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações efetuadas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

7.14 Ao candidato somente será permitido levar o Caderno de Questões da Prova Objetiva faltando uma hora para o horário de término das Provas.

7.15 Os Cadernos de Questões da Prova Objetiva devolvidos pelos candidatos serão inutilizados.

7.16 Ao terminar a Prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o Cartão de Respostas devidamente preenchido e o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva, ressalvado o disposto no subitem 7.14.

7.17 Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído
a prova ou o tempo tiver se esgotado e, após serem registrados seus nomes na Ata das Provas, pela fiscalização.

7.18 O candidato que insistir em sair da sala, descumprindo os dispostos nos subitens 7.9 e 7.1 7, deverá assinar o Termo de Desistência e, caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado por dois outros candidatos, pelos fiscais e pelo Coordenador do local.

7.19 Qualquer observação por parte dos candidatos será igualmente lavrada em Ata, ficando seus nomes e números de inscrição registrados pelos fiscais.

7.20 Não será permitido o ingresso de pessoas estranhas ao concurso público no local de Prova, com exceção dos candidatos portadores de necessidades especiais e das candidatas que estejam amamentando, lactentes, os quais poderão dispor de acompanhantes, que ficarão em dependências designadas pelo Coordenador do local.

7.21 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, inclusive aquele decorrente de afastamento do candidato da sala de prova, devidamente acompanhado por um fiscal, para fins de necessidades fisiológicas.

7.22 O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das Provas como justificativa por sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

8. DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

Será excluído do Concurso o candidato que:

8.1 Faltar ou chegar atrasado à Prova Objetiva e as demais etapas do processo, seja qual for à justificativa, pois em nenhuma hipótese haverá segunda chamada.

8.2 Deixar de apresentar os documentos obrigatórios exigidos.

8.3 Utilizar, no local das Provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicação.

8.4 Dispensar tratamento inadequado ou descortês a qualquer pessoa envolvida e/ou autoridade presente à aplicação das provas, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

8.5 Utilizar-se, no decorrer das provas, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou gestual com outro candidato.

8.6 Quebrar o sigilo das provas mediante qualquer sinal que possibilite a sua identificação.

8.7 Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

8.8 Ausentar-se da sala, após ter assinado a Lista de Presença, sem o acompanhamento do fiscal.

8.9 Recusar-se a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado para a realização das provas.

8.10 Deixar de preencher o Cartão de Respostas e assinar a Lista de Presença.

8.11 Estabelecer comunicação com outros candidatos, tentar ou usar meios ilícitos ou fraudulentos, efetuar empréstimos de material ou, ainda, praticar atos de indisciplina contra as demais normas contidas neste Edital. Será eliminado também o candidato que comportar-se de maneira desrespeitosa ou inconveniente.

8.12 Utilizar-se de processos ilícitos, constatados após a prova, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafotécnico, o que acarretará a anulação de sua prova e a sua eliminação automática do concurso.

8.13 Deixar de apresentar-se, quando convocado, ou não cumprir, nos prazos estabelecidos, os procedimentos necessários para a convocação.

8.14 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que atendam aos requisitos estipulados neste Edital.

8.15 Será considerado desistente e, portanto, eliminado do Concurso, o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Administração de Porto Real, para o preenchimento da vaga para a qual foi classificado, tendo em vista a premência de tempo para o preenchimento dos cargos.

8.16 Caso haja desistências, a vaga será preenchida pela Prefeitura Municipal de Porto Real que, promoverá tantas convocações quantas julgar necessárias durante o período de validade do Concurso, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação.

8.17 O candidato que não comparecer à chamada para preenchimento de vaga, nos termos deste item 8, no prazo estabelecido, será eliminado do Concurso.

9. DO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

9.1 O prazo para interposição de recursos será de 48 (quarenta e oito) horas, iniciando-se este no dia seguinte da data de divulgação dos gabaritos, no horário de 1 0h às 1 6h, de acordo com o previsto no CCI.

9.2 O requerimento deverá ser redigido em formulário próprio, disponível no Posto de inscrição, em conformidade com o modelo constante do Anexo IV, deste edital, elaborado para cada questão, com indicação precisa daquilo em que o candidato julgar-se prejudicado, e devidamente fundamentado, devendo ser entregue ao representante do IESAP, no endereço localizado à Avenida " A" nº 31 (Telecentro Comunitário) - Nova Colônia - Porto Real (Antiga CEMEDE), nas datas indicadas no cronograma do concurso, constante deste Edital, e no CCI, no horário de 1 0h às 1 6h.

9.3 O candidato deverá comprovar as alegações com a citação de artigos de legislação, itens, páginas de livros, nomes de autores, juntando cópias dos comprovantes.

9.4 O candidato deverá dirigir-se ao posto de inscrição, a fim de providenciar pessoalmente a entrega do recurso no período e horário descritos no item 9.1.

9.5 Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo previsto no cronograma, ou que contiver como fundamentação, cópia dos argumentos apresentados em outros recursos.

9.6 Não serão aceitos recursos encaminhados por fax ou Internet.

9.7 Constitui última instância, para recursos, a decisão da Banca Examinadora, que é soberana em suas decisões, razão pela qual serão indeferidos liminarmente recursos adicionais.

9.8 Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente. Se houver alteração, por força de impugnações, do gabarito oficial, tal alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10. DO RECURSO DA PROVA DE TÍTULOS

10.1 O prazo para interposição de recursos contra o resultado obtido na prova de títulos será de 48 (quarenta e oito) horas, nas datas constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição, no horário de 1 0h às 1 6h, de acordo com o previsto no cronog rama do concurso, parte integrante deste Edital.

10.2 O requerimento deverá ser redigido em formulário próprio, disponível no Posto de inscrição, em conformidade com o modelo constante do Anexo IV, deste edital, com indicação precisa daquilo em que o candidato julgar-se prejudicado, e devidamente fundamentado, devendo ser entregue ao representante do IESAP, no endereço localizado à Avenida " A" n° 31 (Telecentro Comunitário) - Nova Colônia - Porto Real (Antiga CEMEDE), nas datas indicadas no cronograma do concurso e no CCI, no horário de 1 0h às 1 6h.

10.3 O candidato deverá comprovar as alegações com a citação da legislação pertinente, apresentação de documentos originais e, juntando, quando for o caso, cópias autenticadas dos comprovantes, observadas as regras previstas no item 6.6 deste edital.

10.4 O candidato deverá dirigir-se ao posto de inscrição, a fim de providenciar pessoalmente a entrega do recurso no período e horário descritos no item 10.1.

10.5 Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo previsto no cronograma, ou que contiver como fundamentação, cópia dos argumentos apresentados em outros recursos.

10.6 Não serão aceitos recursos encaminhados por fax ou Internet.

10.7 Constitui última instância, para recursos, a decisão da Banca Examinadora, que é soberana em suas decisões, razão pela qual serão indeferidos liminarmente recursos adicionais.

10.8 Após o julgamento dos recursos interpostos, a pontuação correspondente aos títulos, porventura não contabilizados, será atribuída somente ao candidato que tiver recorrido.

11. DO RESULTADO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS

11.1 O Resultado final com a classificação dos aprovados será publicado no Órgão Oficial de Imprensa do município de Porto Real, e disponibilizado no site www.iesap.com.br.

11.2 Os candidatos serão classificados de acordo com o somatório total dos valores decrescentes das notas finais obtidas no concurso.

11.3 Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na situação em que nenhum dos candidatos possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição pela internet, serão adotados, os seguintes critérios de desempate para todos os cargos, considerando a seguinte ordem:

1°) maior número de pontos na prova de conhecimentos específicos;

2°) maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa;

3°) maior número de pontos na prova de legislação e história do município de Porto Real;

4°) mais idade.

11.4 Em observância à Lei n.°1 0.741, de 1 ° de outubro de 2003, os candidatos por ela amparados terão critério de desempate diferenciado.

11.5 Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na situação em que, pelo menos um dos candidatos empatados possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição pela internet, será adotada a mesma ordem dos critérios em relação aos critérios apresentados no subitem 11.3, à exceção do critério de mais idade, que, em atendimento à Lei citada no subitem anterior, passa a ser o primeiro critério a ser considerado.

11.6 A classificação dentro do número de vagas definidos neste edital, não assegurará ao candidato o direito de ingresso imediato na Prefeitura Municipal de Porto Real, mas, apenas, a expectativa de ser nela admitido, segundo a ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada às observâncias legais pertinentes e, sobretudo, à conveniência da administração municipal.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 O presente Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a partir da data de sua homologação, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

12.2 O candidato aprovado, quando convocado para tomar posse, poderá a critério da Administração Municipal, ser designado para exercer as suas atividades em qualquer órgão do poder executivo municipal, respeitada a sua qualificação profissional.

12.3 Os candidatos aprovados e não classificados no número de vagas definidas neste edital, serão mantidos em cadastro de reserva e poderão ser convocados para contratação em virtude do surgimento e disponibilidade de vagas futuras, observado o item 1 2.1, devendo no ato da convocação apresentar a documentação que comprove as suas habilitações, assim como, os devidos documentos de identificação.

12.4 Os avisos e resultados pertinentes às aplicações das provas serão publicados no Órgão de Imprensa Oficial do Município de Porto Real e disponibilizados no site www.iesap.com.br, ficando sob à responsabilidade do candidato, acompanhar as publicações referentes ao certame.

12.5 As convocações são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Real/Secretaria Municipal de Administração.

12.6 A prestação de declaração falsa ou inexata e/ou a não apresentação de qualquer documento exigido importará em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

12.7 O candidato é responsável pela atualização do endereço residencial durante a realização do concurso público junto ao IESAP, e, após a homologação, junto a Prefeitura Municipal de Porto Real/Secretaria Municipal de Administração. A não atualização poderá gerar prejuízos ao candidato, sem nenhuma responsabilidade para o IESAP e para a Prefeitura Municipal de Porto Real/ Secretaria Municipal de Administração.

12.8 O Concurso será regulado por este Edital sendo organizado e executado pelo IESAP.

12.9 Este Edital estará à disposição na Internet através do site www.iesap.com.br.

12.10 A Coordenação do concurso poderá divulgar, sempre que houver necessidade, normas complementares, listas de classificados e avisos oficiais sobre o concurso.

12.11 A inscrição no concurso vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

12.12 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso em comum acordo com a Prefeitura Municipal de Porto Real.

Porto Real, 20 de fevereiro de 2009.

JORGE SERFIOTIS
Prefeito

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DE CARGOS, QUALIFICAÇÃO, CARGA HORÁRIA, VAGAS E VENCIMENTOS

ÁREA DE EDUCAÇÃO

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

100.

Professor Docente I - com especializações em Educação Infantil

Ensino médio completo com curso de formação de professores ou curso normal, ambos reconhecidos pelo MEC e especialização especifica em educação infantil.

22h

9

 

662,69

101.

Professor docente I - habilitação Magistério - Ensino Fundamental 1° ao 5° ano de escolaridade

Ensino médio completo com curso de formação de professores ou curso normal, ambos reconhecidos pelo MEC.

22h

36

3

662,69

102.

Professor docente I - Habilitação Magistério com especialização em Educação Especial

Ensino médio completo com curso de formação de professores ou curso normal, reconhecidos pelo MEC e especialização específica em educação especial.

22h

9

 

662,69

103.

Secretário Escolar

Ensino médio completo com formação específica de Secretário Escolar.

40h

4

 

656,29

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

104.

Professor docente IV - habilitação Língua Portuguesa

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

8

1

919,07

105.

Professor docente IV - habilitação Língua Inglesa

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

4

 

919,07

106.

Professor docente IV - habilitação Ciências

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

8

1

919,07

107.

Professor docente IV - habilitação Matemática

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

9

1

919,07

108.

Professor docente IV - habilitação Geografia

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

7

 

919,07

109.

Professor docente IV - habilitação História

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

8

1

919,07

110.

Professor docente IV - habilitação Artes

Curso superior com licenciatura plena e habilitação na disciplina.

20h

4

 

919,07

111.

Professor docente IV - habilitação Educação física

Curso superior de Educação Física com habilitação na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

10

 

919,07

112.

Especialista em Educação:

Orientador educacional

Curso de graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional.

20h

11

1

919,07

113.

Especialista em Educação:

Orientador pedagógico

Curso de graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Pedagógica.

20h

9

1

919,07

114.

Bibliotecário

Curso superior de Biblioteconomia com registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

1

 

1.155,06

115.

Psicólogo

Curso superior de Psicologia e registro no respectivo Conselho de Classe

20h

2

 

1.155,06

116.

Fonoaudiólogo

Curso superior com especialização na área e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

1

 

1.155,06

117.

Nutricionista

Curso superior de Nutrição e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

1

 

1.155,06

TOTAL DE VAGAS PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO

141

9

-

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

200.

Guarda Municipal

Ensino médio completo.

40h

50

 

437,53

201.

Suporte em informática - Especialização em técnico em informática

Ensino médio com formação técnica em informática, com experiência mínima comprovada na função de no mínimo 02 (dois) anos.

40h

6

1

743,29

202.

Técnico Cadista

Ensino médio completo com formação técnica em AUTOCAD, em curso reconhecido pelo MEC.

40h

2

 

743,29

203.

Técnico em Química

Ensino médio completo com formação técnica em química, em curso reconhecido pelo MEC e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

3

 

743,29

204.

Técnico Agrícola

Ensino médio completo com formação em técnicas agrícolas, em curso reconhecido pelo MEC.

20h

3

 

743,29

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

205.

Contador

Curso superior em Ciências Contábeis e registro no CRC, na categoria de Contador.

40h

4

 

1.155,06

206.

Procurador

Curso superior de Direito com registro na OAB e comprovação de experiência mínima de 02 (dois) anos de prática forense, contados a partir do registro na OAB, como advogado, conforme item 3.1.12.

20h

7

 

1.155,06

207.

Engenheiro: Especialidade em transportes

Curso superior de Engenharia com especialização na área de transportes e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

3

 

1.155,06

208.

Turismólogo

Curso superior de Turismo com habilitação específica na área e registro no respectivo Conselho da Classe.

20h

3

1

1.155,06

209.

Auditor Tributário

Curso superior de Ciências Contábeis, Administração, Economia ou Direito e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

6

 

1.155,06

TOTAL DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

872 

ÁREA DE OBRAS

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

300.

Topógrafo

Ensino médio completo com curso técnico de topografia, reconhecido pelo MEC.

40h

3

 

743,29

301.

Fiscal de Obras - Especialidade técnica em edificações

Ensino médio completo com curso técnico de edificações, reconhecido pelo MEC.

40h

4

 

743,29

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

302.

Arquiteto

Curso superior de Arquitetura e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

3

1

1.155,06

303.

Engenheiro Civil

Curso superior de Engenharia Civil e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

4

 

1.1 55,06

TOTAL DA ÁREA DE OBRAS

14

1

 

ÁREA AMBIENTAL

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

400.

Técnico em meio ambiente

Ensino médio completo com formação técnica em meio ambiente, em curso reconhecido pelo MEC.

40h

3

1

743,29

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

401.

Analistas Ambientais - Especialidade em engenharia Florestal

Curso superior de Engenharia Florestal com Especialização na área ambiental e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

2

 

1.155,06

402.

Analistas Ambientais - Especialidade em ciências biológicas

Curso superior de Biologia com especialização na área ambiental e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

2

 

1.155,06

403.

Analistas Ambientais - Especialidade em engenharia ambiental

Curso superior de Engenharia com Especialização na área ambiental e registro no respectivo Conselho de Classe

20h

2

 

1.155,06

404.

Analistas Ambientais - Especialidade em engenharia civil

Curso superior de Engenharia Civil com Especialização na área ambiental ou sanitária e registro no respectivo Conselho de Classe

20h

2

 

1.155,06

TOTAL DA ÁREA AMBIENTAL

11

1

 

ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA
HORÁRIA

VAGAS
GERAL

VAGAS
NEC ESP

SALÁRIO
BASE - R$

500.

Nutricionista

Curso superior de Nutrição e registro no respectivo Conselho de Classe.

20

2

 

1.155,06

501.

Assistente Social

Curso superior em Serviço Social com registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

6

1

1.155,06

502.

Psicólogo

Curso superior de Psicologia e registro no respectivo Conselho de Classe

20h

3

 

1.155,06

TOTAL DA ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

11

1

 

ÁREA DE SAÚDE

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

600.

Psicólogo

Curso superior de Psicologia e registro no respectivo Conselho de Classe

20h

6

1

1.155,06

601.

Fonoaudiólogo

Curso superior com especialização na área e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

2

 

1.155,06

602.

Assistente Social

Curso superior em Serviço Social com registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

5

1

1.155,06

603.

Nutricionista

Curso superior de Nutrição e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

5

 

1.155,06

604.

Fisioterapeuta

Curso superior de Fisioterapia e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

8

 

1.155,06

605.

Farmacêutico bioquímico

Curso superior de Farmácia com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

3

 

1.155,06

606.

Farmacêutico

Curso superior de Farmácia e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

2

 

1.155,06

607.

Biólogo

Curso superior de Biologia com especialização na área e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

2

 

1.155,06

608.

Administrador

Curso superior de Administração de Empresas com Registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

4

 

1.155,06

609.

Gestor de Recursos Humanos

Curso superior de Administração de Empresas com Registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

2

 

1.155,06

610.

Engenheiro Sanitarista

Curso superior de Engenharia com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

20h

2

 

1.155,06

611.

Terapeuta Ocupacional

Curso superior em Terapia Ocupacional e registro no respectivo Conselho da Classe - CREFITO.

20h

2

 

1.155,06

612.

Dentista Clínico Geral

Curso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

6

1

1.155,06

613.

Dentista Odontopediatra

Curso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

3

 

1.155,06

614.

Dentista Endodontista

Curso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.

20h

5

 

1.155,06

615.Dentista EstomatologistaCurso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
616.Dentista Reabilitação OralCurso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.20h5 1.155,06
617.Dentista Saúde ColetivaCurso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
618.Enfermeiro/ Atenção BásicaCurso superior de Enfermagem com habilitação específica em Atenção Básica e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
619.EnfermeiroCurso superior de Enfermagem e registro no respectivo Conselho de Classe.20h821.155,06
620.Médico PsiquiatraCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
621.Médico PediatraCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h721.155,06
622.Médico OrtopedistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h3 1.155,06
623.Médico UrologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
624.Médico DermatologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h4 1.155,06
625.Médico Cirurgião-GeralCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h4 1.155,06
626.Médico GastroenterologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
627.Médico ProctologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
628.Médico EndocrinologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
629.Médico NeurologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
630.Médico UltrassonografistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h411.155,06
631.Médico NefrologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
632.Médico GeriatraCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
633.Médico PneumologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
634.Médico Cirurgião VascularCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
635.Médico Cirurgião Vascular / DopplerCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
636.Médico OtorrinolaringologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
637.Médico Neuro-CirurgiãoCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
638.Médico OftalmologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h4 1.155,06
639.Médico GinecologistaCurso superior de Medicina com Especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h4 1.155,06
640.Médico CardiologistaCurso superior de Medicina com Especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h4 1.155,06
641.Médico Clínico GeralCurso superior de Medicina com Especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h611.155,06
642.Medico RadiologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
643.Médico Plantonista SocorristaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.24h8 1.155,06
644.Médico Pediatra PlantonistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h9 1.155,06
645.Médico AnestesiologistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.20h2 1.155,06
646.Médico IntensivistaCurso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.24h8 1.155,06
647.Médico VeterinárioCurso superior de Medicina Veterinária com registro no respectivo Conselho de Classe.20h511.155,06

 

Programa de Saúde da Família - PSF 1

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CATEGORIA

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

648.

Dentista Clínico Geral (PSF)

Curso superior de Odontologia com habilitação específica na disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

6

 

1.155,06

649.

Enfermeiro PSF

Curso superior de Enfermagem com especialização na área e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

6

 

1.155,06

650.

Médico PSF

Curso superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

6

 

1.155,06

1 Fará jus a Gratificação do Programa Saúde da Família, enquanto for mantido pelo Governo Federal, nos termos da legislação de Porto Real.

TOTAL DA ÁREA DE SAÚDE

194

10

 

 

TOTAL GERAL DE VAGASVagas Concorr. GeralReserva Nec. EspeciaisTotal de Vagas
45824482

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

ÁREA DE EDUCAÇÃO - GRUPOS I e II

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Jogos e desafios da matemática.

3. Conhecimentos Pedagógicos

A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. Aspectos sociais e filosóficos da educação. O papel social da educação e da escola. A escolarização desigual e suas explicações. A relação escola-cultura. Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites. Pedagogia tradicional, nova, tecnicista, libertária e teorias reprodutivistas. Didática e cotidiano escolar. Planejamento e avaliação pedagógica. As contribuições das tendências pedagógicas para a educação. Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola. Concepções de currículo. Modalidades de gestão. Avaliação do ensino x aprendizagem. Fracasso escolar. A educação inclusiva. Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar.

4. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título VI - Da Ordem Social. Capítulo IV. Da Educação: Art. 1 83 a 206. Capítulo VII. Da Família, da Criança, do Idoso e das Pessoas Deficientes: Art. 224 a 231. Financiamento da educação brasileira. Sistema educacional brasileiro. FUNDEB. Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88: Art. 205 a 214. Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 53 a 73, 129 a 140. Lei n° 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB: Art. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Porto Real.

ÁREA DE EDUCAÇÃO - GRUPO I

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E LICENCIATURA PLENA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Professor Docente IV: Habilitação Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto: relacionar palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Compreender o sentido de certos termos e expressões à luz de um dado contexto. Aprender ou inferir, em qualquer nível de generalidade pontos de vista, idéias ou sentimentos. Distinguir afirmações acessórias. Compreender inter-relações de idéias. Estruturas e processos gramaticais: a oração e seus constituintes. Os processos sintáticos: coordenação e subordinação. Classificação das orações. Colocação dos termos na frase. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Classificação das orações. Estrutura e formação das palavras. Emprego das classes de palavras. Flexão das palavras. Unidades fonológicas: os fonemas vocálicos. Os fonemas consonantais. A sílaba: padrões silábicos. Encontros consonantais e vocálicos. Fonemas e letras. Pontuação: empregos dos sinais de pontuação. Acentuação gráfica. O ensino da Língua Portuguesa na Escola de 1 ° e 2° graus: alfabetização, objetivos e metodologia. Processo de aquisição da leitura e da escrita. A constituição do leitor/autor. Formação do usuário da língua. Linguagem verbal (oral e escrita) e não- verbal (gestual, musical, plástica, cênica). Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

2. Professor Docente IV: Habilitação Língua Inglesa

Personal pronouns: possessive adjectives; possessive pronouns; objective pronouns; demonstratives; prepositions; verb tenses; possessive forms; nouns; questions words; quantifiers; comparisons and superlatives; modals; relatives clauses; adjectives and adverbs; phrasal verbs; passive voice; reported speech; questions tags collocations; conditionals; unreal tenses and subjunctives. Noções de métodos e abordagens para o ensino de inglês como língua estrangeira (EFL - English as a foreign language). Leitura e compreensão de texto. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

3. Professor Docente IV: Habilitação Ciências

O ensino de Ciências Naturais: história, concepção e tendências. A Influência e os reflexos dos paradigmas da Ciência no ensino de Ciências Naturais. Princípios teóricos e metodológicos da Educação Ambiental e suas afinidades com o ensino de Ciências Naturais. Vida e ambiente: níveis de organização. Planeta físico (atmosfera, hidrosfera e litosfera). O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos. Origem da vida: Teorias da origem da vida: teoria evolucionista e teoria criacionista. Ecologia: cadeias e teias alimentares, níveis tróficos, ciclos dos materiais, fluxo de energia, classificação e interação dos seres vivos. Diversidade de ecossistemas brasileiros e biodiversidade. Fenômenos químicos e bioquímicos. Fotossíntese e respiração celular. Processo evolutivo, adaptação e seleção natural. Transformação dos ambientes naturais. Biosfera, sociosfera e tecnosfera. O ser humano e a saúde: Sistemas, órgãos, tecidos e células. Alimentos e nutrição. Saneamento e qualidade de vida. Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. Reprodução, hereditariedade e perpetuação das espécies. Determinação genética dos grupos sanguíneos. Doenças sexualmente transmissíveis. Manifestação e prevenção das doenças mais comuns. Relações e correlações entre ciência, tecnologia e sociedade. Desenvolvimento e tecnologias. Implicações éticas e ambientais da produção e utilização de tecnologias. Tecnologias alternativas. Energia, conservação e transformação, calor, luz e propriedades dos materiais. Fenômenos físicos. Crise ambiental: degradação ambiental x degradação social.; importância do ar e dos ventos. O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrado. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

4. Professor Docente IV: Habilitação Matemática

Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Medidas: área, perímetros, comprimento, capacidade, volume. Simetria. Função de primeiro e segundo grau. Porcentagens, Possibilidades e estatísticas. Gráfico. Ângulos, Proporcionalidade. Equações e inequações de primeiro e segundo graus. Sistema de Equações. Polígonos. Funções e relações. Trigonometria no triângulo. Semelhança. Congruência. Teoremas: Tales e Pitágoras. Círculos. Noções de probabilidade. Geometria: figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo; sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, prisma, cilindro, pirâmide, cone; esfera: cálculo de perímetros, áreas e volumes. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros simples. Juros Compostos: Cálculo do Montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros compostos. Taxa de juros: Taxa de juros efetiva e nominal -Cálculo da taxa efetiva a partir da taxa nominal - taxas equivalentes em períodos quaisquer. Fatoração. Polinômios (operações). Lógica. Jogos e desafios da matemática. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

5. Professor Docente IV: Habilitação Geografia

A Geografia como ciência: o estudo integrado e a modernidade. A desigualdade na produção do espaço geográfico brasileiro. Dinâmica populacional brasileira: aspectos quantitativos e qualitativos. A vida que o brasileiro leva. A questão ambiental e seus aspectos visíveis no território brasileiro. A inserção da Geografia no processo pedagógico. A Geografia e as transformações do mundo atual. As mudanças no bloco socialista. Um novo cenário: a economia globalizada e a inserção do Brasil nesse processo. Os grandes blocos econômicos e o papel das organizações político-econômicas internacionais. Os principais atores: os EUA, a União Européia (EU), o Japão, a Austrália e a China. A Rússia e as transformações recentes no antigo Leste Europeu. A América Latina e a África. O Oriente Médio e os conflitos na Ásia. O mundo pós-atentados terroristas aos EUA. O Brasil no contexto atual: dificuldades; as relações com o mercado; a ação do Estado; as transformações no mundo do trabalho e investimentos externos. O Brasil e sua modernização: o verso e o reverso; a infra-estrutura de energia, transportes, telecomunicações: o processo de industrialização - sua concentração e dispersão - e a dependência do capital externo O desenvolvimento- subdesenvolvimento: dois aspectos. Os conjuntos de países e as organizações econômicas na atualidade. A urbanização brasileira e a marginalização: a ocupação irracional do espaço geográfico, os principais problemas urbanos, a poluição ambiental e a importância do comércio e dos serviços na absorção da força de trabalho. Os espaços regionais com ênfase na Região Sudeste. O espaço fluminense: caracterização do quadro natural; a infra - estrutura territorial; aspectos demográficos; o processo de urbanização com ênfase na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

6. Professor Docente IV: Habilitação História

O mundo ocidental durante a Idade Média: feudalismo. O Ocidente durante a época moderna: expansão marítima e comercial: mercantilismo e antigo sistema colonial; colonização européia nas Américas. O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; os governos gerais; as entradas e bandeiras; a Inconfidência Mineira. Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. As bases do mundo ocidental contemporâneo: revolução industrial inglesa; capitalismo liberal; crise regencial e consolidação monárquica. O mundo ocidental da década de 1870 à 2° Grande Guerra: hegemonia européia; o socialismo e a crítica ao liberalismo; as guerras mundiais e o fascismo; o Brasil de 1870 a 1945; Revolução de 30; Estado Novo. O mundo contemporâneo no pós 45: hegemonia norte-americana no mundo capitalista; América Latina: dependência e industrialização; populismo e ditadura. Brasil: a redemocratização de 1945 e o regime populista; industrialização e internacionalização da economia; movimento de 64 e governos militares; Nova República. A globalização e o neoliberalismo. A nova ordem internacional.

7. Professor Docente IV: Habilitação Artes

História da arte. Movimentos artísticos. O lúdico na obra de arte. Arte - educação. Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Educação Artística: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Artes Cênicas: história das artes cênicas; Papel das artes cênicas no processo educacional, teoria e prática; teatro e jogo. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da arte no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção; artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música, na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar. As danças como manifestações culturais. Cultura musical brasileira. Folclore do Brasil. Hinos oficiais. Parâmetros curriculares. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

8. Professor Docente IV: Habilitação Educação Física

Fundamentos da Educação Física: aspectos neuro-fisiológicos, psicossociais e pedagógicos. Crescimento, desenvolvimento motor e aprendizagem motora. Caracterização do processo de crescimento. Psicologia do desenvolvimento. Fatores que interferem no crescimento. Desenvolvimento e aprendizagem. Fases do desenvolvimento. Aprendizagem motora e cognitiva. Psicomotricidade. Objetivos e conteúdos da Educação Física em função do nível de desenvolvimento da criança e do adolescente. Organização desportiva: torneios, campeonatos, competições, colônia de férias. Educação Física escolar: criança e adolescente; materiais; atividades e jogos esportivos - culturais. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais. Recreação: conceito e finalidades. Educação para o lazer. Jogo: conceito e valor. Noções de primeiros socorros. Cinesiologia. Fisiologia desportiva. Didática específica da disciplina. Técnicas e instrumentos de medida e avaliação em Educação Física. Organização de competição. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA DE EDUCAÇÃO - GRUPO II

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Orientador Pedagógico

A orientação pedagógica e as pressuposições psicológicas da Educação, métodos de trabalho. Atividades Escolares. Apoio Curricular. Adaptação. Aproveitamento insuficiente. Autonomia da Escola. Correntes Filosóficas. Coleta e Análise de Dados Educacionais. Currículo e ensino. Desenvolvimento da política educacional. Municipalização. Pensamento Pedagógico. Planejamento Educacional no Brasil. Processo de integração escola-comunidade. Novos Paradigmas. A questão da Avaliação: progressão continuada, as dimensões da avaliação institucional e do processo ensino-aprendizagem; a utilização das tecnologias educacionais a serviço da aprendizagem. Recuperação. Supervisão: Aspectos Legais. Supervisão: Visão Crítica. Educação escolar e qualidade de ensino: diretrizes e fundamentos legais para a educação básica. Função social da escola como efetivo espaço de aprendizagem e de socialização. Proposta educacional e pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos. Ação do Orientador pedagógico: a especificidade da função a serviço da garantia de educação escolar de qualidade como direito de todos. A aprendizagem e a educação: O aprender - Como? O não aprender - Por quê? As perturbações na aprendizagem. O alcance da orientação pedagógica e a intervenção específica. Dimensões do processo de aprendizagem. As questões da não aprendizagem. O fracasso escolar e a busca de soluções alternativas. A importância do diagnóstico. Alfabetização de adultos. Retrospectiva e atualidade sobre o analfabetismo no Brasil. A proposta teórico-metodológica de Paulo Freire para educação de jovens e adultos. A ética profissional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

2. Orientador Educacional

Trajetória da Orientação Educacional no Brasil: perspectiva histórico - social- cultural - pedagógica; papel e função do Orientador Educacional no cotidiano escolar. Orientação Educacional e gestão democrática: contexto escolar e contexto social, as relações intra/extra escolares. Orientação Educacional e o processo de construção do conhecimento na escola: "saber" e "fazer" pedagógico; a organização do trabalho na escola e ação do Orientador Educacional no currículo. Orientação Educacional e as relações de trabalho: abordagens teóricas e considerações críticas. Orientação Profissional numa proposta renovadora. Educação e sociedade: tendências pedagógicas da educação brasileira; a escola e sua função social; a escola diante das realidades contemporâneas. Proposta educacional e pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos. O compromisso social e ético dos professores. Fracasso escolar. Avaliação de qualidade da educação no Brasil: o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação no Brasil) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parâmetros Curriculares Nacionais. Avaliação: seriação, ciclos, promoção. O funcionamento da escola: planejamento, prática docente, atividades de sala de aula. A ação do orientador educacional; limites e possibilidades. Alfabetização de adultos. Retrospectiva e atualidade sobre o analfabetismo no Brasil. A proposta teórico-metodológica de Paulo Freire para educação de jovens e adultos. A ética profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

3. Bibliotecário

Catalogação de material convencional e não convencional (AACR2), classificação decimal Dewey, normas sobre documentação, metodologia LILACS, disseminação da informação; Conhecimentos básicos sobre arte e literatura; Familiaridade com indexação; Noções sobre história das artes, história do livro e das bibliotecas, estudos sócio-políticos e econômicos, comunicação; Informação em biblioteconomia, métodos e técnicas de pesquisa, representação descritiva, representação temática, editoração; Controle bibliográfico, administração de biblioteca, organização e métodos bibliotecários, seleção e avaliação de coleções, reprografia, fontes de informação, indexação e resumos, aquisição e conservação de coleções, sistemas de indexação pós- coordenada, disseminação seletiva de informação, planejamento bibliotecário, marketing bibliotecário, assistência ao usuário, automação de bibliotecas, organização e tipos de bibliotecas e técnicas de arquivo. Documentação e Informação: Conceitos Básicos. Planejamento e Organização de Bibliotecas Públicas. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas - Programas de Leitura e Programas Culturais. Representação Temática de Materiais de Bibliotecas. Classificação Decimal de Dewey (CDD). Classificação Decimal Universal (CDU). Código AACR2. Serviços de Recuperação e Disseminação da Informação em Bibliotecas Públicas. Administração de Recursos Humanos em Bibliotecas Públicas. Desenvolvimento de Coleção e a Comunidade de Bibliotecas Públicas. Tecnologias aplicadas a unidades de informação e as formas de acesso (Medline, Lilacs, Scielo, Web of Science, Probe). Conhecimento de microinformática: Windows, Word, Access, Excel e Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

4. Psicólogo

Psicologia Escolar: problemas de aprendizagem-diagnóstico e aconselhamento psicológico, perspectiva histórica da Educação no Brasil, o enfoque psicanalítico, construtivista e interacionista no desenvolvimento da aprendizagem. A criança e o adolescente: Teorias do desenvolvimento da personalidade, conceitos fundamentais de Freud, Vygotsky e Piaget, Fatores que influenciam na socialização, família, escola, meios de comunicação, grupo social. Orientação vocacional: fatores envolvidos na escolha profissional, orientação e o mercado de trabalho, profissão e o perfil individual. Psicologia Social: comportamento dos indivíduos nos grupos, relação entre a sociedade, grupo, indivíduo e as instituições. Psicodiagnóstico: na escola e na instituição. Saúde mental: transtornos mentais e de comportamento. Transtornos de aprendizagem: atenção, memória, leitura/escrita, cálculo e linguagem Educação Especial o contexto escolar frente às dificuldades e os distúrbios de aprendizagem diagnóstico e intervenção nos transtornos de aprendizagem o indivíduo portador de necessidades especiais e a integração ao sistema educacional regular. Alfabetização de adultos. Retrospectiva e atualidade sobre o analfabetismo no Brasil. A proposta teórico-metodológica de Paulo Freire para educação de jovens e adultos. Experiências e projetos de alfabetização de adultos. Análise institucional; o cotidiano da escola como instrumento de análise dos mecanismos subjacentes ao sistema educacional: conteúdos manifestos e latentes; observação das relações intra e extra-escolares: método de observação-participante. A compreensão da instituição escolar como espaço de ação coletiva: a questão do grupo operativo, da transversalidade e de identificação dos analisadores. A ética profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

5. Fonoaudiólogo

Anatomofisiologia aplicada à Fonoaudiologia em suas especificidades (voz, audiologia, linguagem, fala, motricidade oral), distúrbios da voz/ linguagem/fala/audiologia/motricidade oral. Anatomo-fisiologia do sistema auditivo, psicoacústica, testes básicos de avaliação auditiva, avaliação audiológica, avaliações eletrofisiológicas, patologias do sistema auditivo, procedimentos clínicos dos exames audiológicos. Neonatologia: recém-nascido a termo; desenvolvimento oromotor normal; reflexos orais; funções reflexo-vegetativas; prematuridade. Avaliação e intervenção fonoaudiológica no R. N. pré-termo: teoria sincronoativa; estados comportamentais do recém-nascido; sucção não nutritiva; estimulação multimodal. Aleitamento materno. Neurologia: neuroanatomia e neurofisiologia aplicada aos distúrbios fonoaudiológicos: SNC/Periférico, especialização e funções hemisféricas; acidente vascular cerebral; traumatismo cranioencefálico; afasias, disartrias, apraxias, disfagias; alterações motoras e cognitivas associadas à afasias; demências: fatores etiológicos, tipos, repercussão; avaliação e intervenção terapêutica nos distúrbios de fala e linguagem de origem neurológica. Voz: distúrbios da voz e seus aspectos clínicos; avaliação vocal; diagnóstico diferencial; prevenção, intervenção e conduta terapêutica nos transtornos da voz. Motricidade Oral: Etiologia; caracterização e fatores predisponentes, sintomatologia, componentes do aparelho estomatognático, avaliação especificada dos órgãos fonoarticulatórios e das funções neurovegetativas. Da deglutição da respiração; da fala, da voz e da linguagem, abordagem avaliativa, diagnóstico e prognóstico dos distúrbios da motricidade oral, planejamento geral de terapia-prevenção e reabilitação. Linguagem: distúrbios de linguagem, prevenção e reabilitação. Distúrbios do Aprendizado: Avaliações, abordagens terapêuticas dos distúrbios da aprendizagem. Contextualizando os distúrbios do aprendizado no âmbito da educação nacional, as bases psicomotoras da aprendizagem. Fonoaudiologia Preventiva. A ética profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

6. Nutricionista

Nutrição Básica: carboidratos, proteínas, e lipídeos: digestão, absorção, transporte, metabolismo e excreção. Terapia Nutricional: indicação, contra-indicação, vias de acesso, formulação, administração, complicações e monitorização em nutrição enteral e parenteral. Epidemiologia nutricional: fatores determinantes da desnutrição energético-protéica; anemia, hipovitaminose A, obesidade. Nutrição materno-infantil: crescimento e desenvolvimento do lactente, bases fisiológicas para alimentação e nutrição de lactentes, necessidades e recomendações nutricionais. Avaliação nutricional no primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz e idoso. Informação nutricional complementar dos alimentos, que sejam produzidos, embalados e comercializados prontos para oferta ao consumidor. Controle higiênico sanitário dos alimentos. Fundamentos microbiológicos; Toxinfecções alimentares; Preservação dos alimentos; controle sanitário da área de alimentos; Análise dos perigos em pontos críticos de controle (APPCC). Vigilância Sanitária e proteção da saúde do consumidor. Condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores de alimentos; Boas práticas de preparação de Nutrição enteral. Lactário. Técnica dietética. Pré-preparo e preparo de alimentos. Administração em Serviços de Alimentação e Nutrição: planejamento, organização e coordenação de unidade de alimentação e Nutrição; Propriedades físico-químicas dos alimentos. A ética profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel, Power Point. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA DE EDUCAÇÃO - GRUPO II

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Secretário Escolar

Noções básicas sobre o funcionamento da escola: planejamento, prática docente, atividades de sala de aula. A ação do secretário escolar: limites, possibilidades, deveres e obrigações. Hierarquia na escola. Controle e movimentação do aluno. Orientação aos alunos quanto às normas da Escola. Colaborar na instrução e divulgação de avisos. Observar e orientar os setores sobre o comportamento dos alunos. Apoio aos professores. Colaboração nas atividades extra - classe. Noções básicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Redação técnica e tipos de documentos administrativos na escola. Arquivamento. Escrituração em arquivos escolar. Matrícula: Modalidade e procedimentos: inicial, renovada e por transferência. História Escolar. Ficha de Avaliação. Certificados, diplomas e registros. Ata. Proibição de fumar nas escolas. Telefones de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Brasil: Regiões, estados e capitais. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

2. Professor Docente I: Especialização em Educação Infantil

Educação Infantil: Objetivos gerais da educação infantil. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. Brincar: o significado da brincadeira na formação da criança. Interação social: diversidade e individualidade. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios: a resolução de problemas. O profissional da Educação Infantil: características fundamentais, Ética profissional. A organização do currículo: orientações didáticas, objetivos e conteúdos. A formação pessoal e social: concepção e aprendizagem. A criança de 04 a 06 anos: orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais. O erro construtivo. Língua Portuguesa: o ensino da Língua Portuguesa no âmbito da educação infantil: o processo de alfabetização, objetivos e metodologia. Processo de aquisição da leitura e da escrita. Compreensão e interpretação de texto: relacionar palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Compreender o sentido de certos termos e expressões à luz de um dado contexto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Matemática: O ensino da matemática no âmbito do ensino fundamental: objetivos e metodologia, noções básicas com operações matemáticas: soma, diminuição, subtração e divisão. Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Estudos Sociais e Geografia: As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste. Brasil: estados e capitais. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional. História do Brasil: O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. Brasil República. Os Governos Militares. A Nova República. Ciências: O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrado. Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções; b) tecidos: classificação e principais características; c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos. Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

3. Professor Docente I: Habilitação Ensino Fundamental

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para a educação infantil: atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Educação Fundamental: Objetivos gerais. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. Brincar: o significado da brincadeira na formação da criança. Interação social: diversidade e individualidade. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios: a resolução de problemas. O profissional da Educação fundamental: características essenciais, Ética profissional. A organização do currículo: orientações didáticas, objetivos e conteúdos. A formação pessoal e social: concepção e aprendizagem. A criança de 06 a 10 anos: orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais. O erro construtivo. Língua Portuguesa: o ensino da Língua Portuguesa no âmbito da educação fundamental: o processo de aquisição da leitura e da escrita. Compreensão e interpretação de texto: relacionar palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Compreender o sentido de certos termos e expressões à luz de um dado contexto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Matemática: O ensino da matemática no âmbito do ensino fundamental: objetivos e metodologia, noções básicas com operações matemáticas: soma, diminuição, subtração e divisão. Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Estudos Sociais e Geografia: As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste. Brasil: estados e capitais. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional. História do Brasil: O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. Brasil República. Os Governos Militares. A Nova República. Ciências: O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrado. Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções; b) tecidos: classificação e principais características; c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos. Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

4. Professor Docente I: Habilitação em Educação Especial

Conceitos fundamentais em Educação Especial. Legislação. Conceituação. Princípios (Integração e Inclusão). Alunos com necessidades educacionais especiais (conceito e caracterização). Serviços de apoio especializado (sala de recursos, professores itinerantes, professores intérpretes). Educação Especial no contexto da educação brasileira. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Estigma e identidade social do deficiente. Ensino do indivíduo especial: métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica. Ações integradoras: salas de recursos, oficina pedagógica. Ação junto às famílias de pessoas portadoras de deficiência, ações integradoras. O comportamento do deficiente. Atividades gerais para os deficientes. A Psicomotricidade. O brinquedo. Nível intelectual e a idade cronológica. Os exames de detecção das deficiências. A Psicologia no auxílio à Educação e compreensão dos deficientes. A sexualidade do deficiente. O Esporte. Terapia Ocupacional. O aparelho auditivo. O arco reflexo. A surdez. Tipos de surdez. As medidas da surdez. Audiometria. A surdo-mudez. Libras. As alterações psicológicas. As alterações emocionais e sociais. Causas da surdez. Nível intelectual e idade cronológica; A psicologia no auxílio ao deficiente. Os aparelhos de auxílio ao deficiente. Metodologia. A Ludoterapia. A criança deficiente e a família. O desenvolvimento emocional e afetivo. Atividades gerais para os deficientes. O deficiente e o trabalho. Treinamento para o trabalho. Integração no mercado de trabalho. A adaptação. Metodologia Educacional. Didática da classe de Deficiente Visual. O Deficiente visual integrado. Atividades de vida diária. Psicologia Educacional. Psicologia Vocacional. Método de escrita em braile. Recursos didáticos para D.V. Auxílio óticos para visão sub-normal. Orientação e mobilidade para D.V. Anatomia e fisiologia do aparelho visual. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - GRUPO III

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal. Equivalência de capitais a juros simples. Juros compostos: Cálculo do montante e do principal. Taxa de juros: cálculo de taxa de juros efetiva e nominal. Jogos e desafios da matemática.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título IV. Da Tributação e do Orçamento. Capítulo Único. Dos Recursos Financeiros: Art. 87 a 89. Dos Orçamentos: Art. 95 e 96. Título V. Da Ordem Econômica e Financeira: Art. 1 05 a 1 08. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história de Porto Real.

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - GRUPO III

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Contador

Orçamento Público: Conceito, Tipos de Orçamento, Princípios Orçamentários. O orçamento na Constituição de 1 988: Plano Plurianual, Diretrizes orçamentárias, Orçamento Anual - conceito, vigência, processo legislativo e vedações. O ciclo orçamentário. Classificação legal: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Orçamento Programa: conceito e estrutura programática. Créditos Adicionais: conceito, finalidade, característica, forma de abertura e vigência: suplementares, especiais e extraordinários. Execução orçamentária e financeira: estágios da receita e da despesa, os restos a pagar, as despesas de exercícios anteriores o suprimento de fundos. Controle e Avaliação da Execução Orçamentária: o controle externo, o controle Interno: estrutura, competências e atribuições. Novos conceitos de avaliação com base na Eficiência, na Eficácia, na Economicidade e na Efetividade. Fiscalização Contábil, Financeira e Patrimonial - Art. 70 a 74, da CF/88. Contabilidade Pública: Conceito, exercício financeiro, regime contábil utilizado. Patrimônio na administração pública: conceito, aspecto qualitativo e aspecto quantitativo, avaliação dos elementos patrimoniais. Sistemas de Escrituração: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Registro de operações típicas: Sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstrativos da Gestão: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais - Conceito, elaboração, estrutura , interpretação e análise das informações. Relatórios da Lei de responsabilidade Fiscal. Auditoria: Conceitos, modalidades, origens e classificações. Normas de Auditoria: relativas à pessoa, a execução do trabalho e ao parecer do auditor. Papéis de trabalho: conceito, classificação, técnicas de elaboração. Auditoria no Setor Governamental: conceito, finalidade, Tipos e Formas de auditoria. Parecer de Auditoria no setor governamental. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título V. Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária: Art. 1 09 a 11 2. Ética Profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

2. Procurador

Direito Constitucional: supremacia da Constituição; aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais; vigência e eficácia das normas constitucionais; classificação das constituições; Lei Orgânica do Município. Direitos e garantias fundamentais: direitos sociais; direitos políticos; partidos políticos; direitos de nacionalidade; tutela constitucional dos direitos e das liberdades. Organização do Estado brasileiro: União, estados federados, municípios, Distrito Federal; organização político‐administrativa; repartição de competências. Da Administração Pública: disposições gerais; servidores públicos. Poder Judiciário: disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; dos Tribunais superiores; dos Tribunais e Juízes eleitorais e militares. Das funções essenciais à justiça: do Ministério Público; da Advocacia Pública; da Advocacia e da Defensoria Pública. Dos orçamentos: o orçamento público: elaboração, acompanhamento, fiscalização, créditos adicionais, créditos especiais, créditos extraordinários e suplementares. Plano plurianual; projeto de lei orçamentária anual: elaboração, acompanhamento e aprovação; princípios orçamentários; diretrizes orçamentárias; orçamentos anuais. Ordem econômica e financeira: princípios gerais da atividade econômica; tributação e orçamento. Direito Administrativo: Ato administrativo: conceito; requisitos; atributos; classificação; espécies e invalidação; anulação e revogação e prescrição. Controle da administração pública: controle administrativo; controle legislativo; controle judiciário. Organização administrativa: administração direta e indireta, centralizada e descentralizada; autarquias; fundações; empresas públicas; sociedades de economia mista. Bens públicos: classificação, administração e utilização. Licitação: princípios, obrigatoriedade, procedimentos, tipos, modalidades, dispensa e inexigibilidade. Contratos administrativos: conceito; peculiaridades; controle; formalização; execução; inexecução. Contratos de concessão de serviços públicos. Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. Princípios básicos da administração: responsabilidade civil da administração: evolução doutrinária e reparação do dano; enriquecimento ilícito; uso e abuso de poder; sanções penais e civis; improbidade administrativa. Serviços públicos: conceito; classificação; regulamentação; formas e competência de prestação; concessão e autorização dos serviços públicos. Direito Civil: Lei de Introdução ao Código Civil: pessoas naturais e jurídicas, personalidade, capacidade, direitos de personalidade. Obrigações: modalidades; efeitos; extinção; inadimplemento; transmissão; contratos; obrigações por atos ilícitos; espécies de contratos; responsabilidade civil. Dos fatos e atos jurídicos. Do negócio jurídico. Prescrição e decadência. Direito Processual Civil: Direito Processual: conceito, objeto, divisões. A norma processual civil no tempo e no espaço. Função jurisdicional: caracterização. Jurisdição voluntária. Organização judiciária estadual. Ação: conceito. Condições do seu exercício. Classificações. Processo: noções gerais. Processo e procedimento. Objeto do processo. Mérito. Questão principal, questões preliminares e prejudiciais. A relação jurídica processual: caracteres, requisitos, pressupostos processuais, conteúdo. Poderes, direitos, faculdades, deveres e ônus processuais. Competência: conceito, classificações, critérios de determinação. Prorrogação e prevenção. Incidentes sobre competência. Conflitos de competência e de atribuições. Sujeitos do processo: o Juiz e as partes. Capacidade e legitimação. Representação, assistência, autorização. Substituição processual. Inércia processual: contumácia e revelia. Processo de conhecimento. Etapas. Tutela antecipada. Sentença: conceito, classificações, estrutura, efeitos. Publicação, intimação, correção e integração da sentença. A coisa julgada. Recursos e ações autônomas. Ação popular. Ação civil pública. Mandado de segurança. O processo cautelar. Noções gerais. Medidas cautelares. Os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa e de jurisdição voluntária. Direito Tributário: conceito e princípios. O Estado e o poder de tributar. Tributo: conceito e espécies. Código Tributário Nacional: Impostos; Taxas; Normas gerais de direito tributário. Obrigação tributária: conceito; espécies; fato gerador (hipótese de incidência); sujeitos ativo e passivo; solidariedade; capacidade tributária; domicílio tributário. Crédito tributário: conceito; natureza; lançamento; revisão, suspensão, extinção e exclusão; prescrição e decadência; repetição do indébito. Limitações do poder de tributar. Impostos da União. Impostos dos estados e dos municípios. Repartição das receitas tributárias. Dívida ativa e certidões negativas. Direito do Trabalho: Contrato de Trabalho: sujeitos, caracterização, modalidades; Duração do Trabalho: jornada do trabalho, dos períodos de descanso, do trabalho noturno; das férias anuais; das Atividades Insalubres e Perigosas; da remuneração e do salário: Parcelas Integrativas do Salário; Gratificação Natalina; Salário Mínimo; Salário Maternidade. Ética Profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

3. Engenheiro: Especialidade em Transportes

Elementos de Engenharia de Tráfego: o usuário, o veículo, a via e o meio ambiente. Estudos dos Polos Geradores de Tráfego. Uso do solo e transportes. Planejamento de Tráfego: prioridades no uso do espaço viário, políticas de controle e restrição de tráfego (manejo de tráfego) e hierarquização viária. Políticas de estacionamento. Papel do transporte e do tráfego na sociedade. Tipos de controle de tráfego: Análise de corredores, Análise de redes, medidas de desempenho, medidas de fluxo de saturação, classificação de vias de fluxo contínuo, medidas de capacidade em interseções e cálculo semafórico. Operação de tráfego: Identificação de locais problemáticos, diagnóstico e medidas corretivas em relação a congestionamentos, acidentes e acessibilidade. Levantamentos de Dados de Tráfego. Principais Variáveis e suas Relações. Projeto Geométrico e Sinalização: sinalização horizontal e vertical, curvas horizontais e verticais (elementos, relações e cálculos), distância de visibilidade, raios mínimos para interseções urbanas, noções básicas de topografia (planta, perfil, curvas de nível e azimute), largura de faixa (determinação) e projetos de estacionamentos. Segurança de Tráfego: Índices e taxas de acidentes, identificação de pontos, corredores e áreas críticas, políticas e medidas de melhoria. Introdução à teoria de filas: Modelos e problemas de simulação. Probabilidades e estatística: Distribuição de freqüências, medidas de tendência e dispersão, regressão, testes de hipóteses, probabilidades e principais distribuições de probabilidades (poisson, normal, t-student, bernoulli, binomial, geométrica, uniforme e exponencial). Ética Profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

4. Turismólogo

Planejamento e Organização do Turismo; Conceitos e fundamentos; Estrutura e organização. Pesquisa da Oferta e da Demanda Turística. Regime Jurídico do Turismo: Legislação federal, estadual e municipal. Plano Nacional de Turismo. Programa Nacional de Municipalização do Turismo - PNMT. Diretrizes: Turismo Sustentável. Marketing Turístico. Gestão do Turismo e seus impactos sociais, ambientais, econômicos, culturais e políticos. Segmentação do Turismo: Eco Turismo; Turismo Rural; Turismo de Negócios; Turismo Cultural. Aspectos histórico-culturais de Porto Real e da região serrana do Rio de Janeiro. Turismo e globalização. Hotelaria: Conceitos; Classificações dos meios de hospedagem (tipos e categorias). Agencias de Viagens e Transportes: Conceitos; Organização de Eventos e Atividades de Recreação e Lazer. Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real. Título V. Capítulo IV: Da Política Urbana: Art 120 a 1 31. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

5. Auditor Tributário

Orçamento Público: Conceito, Tipos de Orçamento, Princípios Orçamentários. O orçamento na Constituição de 1 988: Plano Plurianual, Diretrizes orçamentárias, Orçamento Anual: conceito, vigência, processo legislativo e vedações. O ciclo orçamentário. Classificação legal: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Controle e Avaliação da Execução Orçamentária: o controle externo, o controle Interno: estrutura, competências e atribuições.

Contabilidade Geral: Princípios Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio: Componentes patrimoniais. Ativo, Passivo e Situação Patrimonial (Patrimônio Líquido). Fatos Contábeis e suas variações patrimoniais. Contas: Conceito, Função, Estrutura, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício. Conhecimentos básicos sobre fiscalização: competência para fiscalizar, ações fiscais, diligências, licenciamento, autorização, autos de infração, multas e outras penalidades, recursos. Finanças municipais: receita, rendas municipais e preços públicos. . Imposto predial urbano (IPTU): zona urbana - incidência, alíquotas, base de cálculo e contribuintes, imposto sobre transmissão 'inter vivos" de imóveis e de direitos reais (ITBI), imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISS), fundo de participação dos municípios (FPM) e outros fundos. Normas gerais de direito financeiro e tributário. Direito Tributário: legislação tributária, obrigação tributária, crédito tributário, administração tributária. Espécies Tributárias: Imposto, Taxa, Contribuição de Melhoria, Contribuições Parafiscais. Competência Tributária: União, Estados e Municípios. Princípios de Direito Tributário. Fato Gerador. Sistema Constitucional Tributário. Repartição e Distribuição das Receitas Tributárias. Imunidade Tributária. Sujeito: Ativo e Passivo da Obrigação Tributária. Responsabilidade Tributária. Legislação tributária. Fato gerador. Base de cálculo. Alíquota. Lançamentos - modalidades: por declaração, de ofício e por homologação, revisão, atualização de valores imobiliários, recursos contra lançamentos. Crédito tributário - exigibilidade, extinção, pagamento, decadência, prescrição, exclusão, anistia, cobrança judicial. Imunidade e isenção - isenções: unilaterais, bilaterais, subjetivas e objetivas. Incidência e não incidência. Bi-tributação e 'BIS IN IDEM". Parafiscalidade e extrafiscalidade. Autonomia e competência tributária do município. Código Tributário do Município de Porto Real. Auditoria: Conceitos, modalidades, origens e classificações. Normas de Auditoria: relativas à pessoa, a execução do trabalho e ao parecer do auditor. Papéis de trabalho: conceito, classificação, técnicas de elaboração. Auditoria no Setor Governamental: conceito, finalidade, Tipos e Formas de auditoria. Parecer de Auditoria no setor governamental. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título V. Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária: Art. 1 09 a 11 2. Ética Profissional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - GRUPO III

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Guarda Municipal

Estrutura e funcionamento da administração pública do município: órgãos, competências. Administração de pessoal, de material e de patrimônio. Bens públicos: conceito, tipos, controle e preservação do patrimônio público municipal. Lei Orgânica do Município de Porto Real. Título III. Dos Poderes do Município - Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 86. Título V - Capítulo III. Dos Serviços Públicos: Art. 11 3 a 118. Capítulo IV: Da Política Urbana: Art 120 a 1 31. Noções de Direito Penal: Do crime: Art 1 3 a 25; Do concurso de pessoas - Art 29 a 31; Dos crimes contra a pessoa - Art 121 a 1 54; Dos crimes contra a Administração Pública: Art 312 a 359. Noções de Direito Constitucional: Princípios fundamentais da Constituição da República: Art 1° ao 4° da CF/88; Da Organização Político-Administrativa: Art 18 e 19 da CF/88; Dos Municípios: Art 29 a 31 da CF/88; Da Segurança Pública: Art 144. Noções de Direitos Humanos e Cidadania: Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: Art 5° a 1 3 da CF/88; Lei Federal n° 8.069, 1 3/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Título I - Das Disposições Preliminares: Art 1° ao 6°; Título V - Do Conselho Tutelar: Art 1 31 a 1 37; Título VI - Do Acesso à Justiça: Art.1 72 § único. Código Nacional de Trânsito: Normas de Circulação; Infrações e Penalidades; Sinalização de Trânsito: Placas de Regulamentação, marcas viárias, gestos de sinalização. Normas de Direção defensiva e Primeiros Socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

2. Suporte em Informática: Técnico em Informática

Software Básico: Instalação, configuração e utilização dos sistemas operacionais MS-Windows XP Profissional, MS-Windows 2003 Server e Linux. Aplicativos: conhecimentos na ferramenta Microsoft Office Professional 2003 (Word, Excel, PowerPoint e Access). Hardware: Instalação e configuração de dispositivos de hardware: Conceitos básicos; Funcionamento dos componentes e periféricos: Placa MotherBoard, Memória RAM, Placa de rede, Fax-Modem, Monitor de Vídeo, Drive de CD-ROM, Dispositivos de armazenamento de dados, Teclado e Mouse. Redes de computadores: LAN e WAN: Topologias; Ethernet, FastEthernet ; Equipamentos de rede: switches e roteadores; Cabeamento estruturado; Noções de Segurança em redes. Internet: Noções de serviços Internet & Intranet: Hipertexto, E-mail, meios de segurança, tecnologias de desenvolvimento. TCP/IP; Serviços e protocolos da Internet. Linguagens de programação: Aspectos gerais das linguagens ASP, PHP, Delphi, Java. Ferramentas de desenvolvimento orientadas a objeto. Unidades de entrada e saída, periféricos, equipamentos em rede, vírus, multimídia. Cuidados com equipamentos e programas. Limpeza do ambiente de trabalho. Segurança de dados: Backup, Antivírus. Redação Oficial. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional.

3. Técnico Cadista

Perspectivas axonométricas e cavaleira. Escalas. Projeção ortogonol: três e seis vistas, supressão de vistas e vistas especiais. Cortes e seções. Cotagem de desenhos. Leitura e interpretação de desenhos de peças e conjuntos mecânicos. Leitura e interpretação de desenhos arquitetônicos. Processos e técnicas construtivas. Convenções e normas em desenhos de: arquitetura, estrutural, elétrico, hidráulico, telecomunicações, SPDA, layout, cartográfico, urbanístico, de engenharia, organização e métodos. Desenvolvimento, detalhamento e desenho de projetos de arquitetura, estrutural, elétrico, hidráulico, SPDA, layout, cartográfico, urbanístico, de engenharia, organização e métodos. Informática aplicada: conceitos e facilidades em ambiente Windows, utilização dos aplicativos: MS Office. Autocad: Manipulação de arquivos. Sistemas de coordenadas. Recursos de visualização. Criação de objetos simples. Edição de objetos. Textos e dimensionamento. Utilização de arquivos externos. Comandos utilitários. Layouts. Plotagem e impressão. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

4. Técnico em Química

Interpretando as transformações químicas. Gases: propriedades físicas: lei dos gases, Equação de Clapeyron; Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases; Teoria cinética dos gases. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica: propriedades periódicas. Reações químicas. Representando as transformações químicas. Fórmulas químicas: fórmula mínima, fórmula centesimal, fórmula molecular. Equações químicas e balanceamento. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Lei de Lavoisier e Lei de Proust. Propriedades da matéria. Gerais e específicas. Estados da matéria e mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação. Substâncias metálicas. Metais: características gerais. Estudo de alguns metais: ferro, cobre, alumínio (ocorrência, obtenção, propriedades e aplicação). Ligas metálicas. Ligação metálica. Substâncias iônicas. Compostos iônicos: características gerais. Estudo das principais substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato (ocorrência, obtenção, propriedades e aplicação). Ligação iônica. Substâncias moleculares. Características gerais. Estudo das principais substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4 (ocorrência, obtenção, propriedades e aplicação). Ligações covalentes. Polaridade das ligações. Forças intermoleculares. Substâncias químicas: seus aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais. Técnicas básicas de laboratório como montagem de aparelhagem, uso dos materiais gerais de laboratório. Conhecimentos de vidraria e equipamentos utilizados em laboratórios de análises químicas. Conceitos gerais sobre esterilização e desinfecção de materiais de laboratório. Conhecimentos sobre unidade de concentração e cálculos. Preparação de meios e soluções diversas. Conceito e medição de pH. Noções básicas sobre química orgânica (principais grupos) e química inorgânica (ácidos, bases, sais, etc). Noções básicas sobre análises biológicas e microbiológicas de água. Noções de segurança em laboratório e controle de qualidade analítica. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

5. Técnico Agrícola

Cartografia básica, organização territorial, construções rurais, estradas, irrigação, drenagem e açudagem; Mecanização agrícola; Levantamento, classificação e avaliação da capacidade de uso do solo; Fertilizantes e corretivos no solo: formulação, manipulação e controles de aplicação; Atividades relativas à agropecuária, à agroindústria, ao beneficiamento e ao armazenamento de produtos; Fatores de produção: pesquisas referentes às disponibilidades; Zoneamento agrícola: avaliação e interpretação de dados; Levantamentos sócio-econômicos: noções; Planejamento e execução de trabalhos relativos a atividades agrícolas e florestais; Assistência técnica-agrícola; Avaliações de imóveis rurais; Defesa sanitária vegetal: planos em nível de supervisão coordenação ou execução de atividades relacionadas com a técnica agrícola. Compreendendo o planejamento da organização rural, quanto aos aspectos fundiários, de comercialização e de associativismo rural. Lei Orgânica do Município de Porto Real. Título V. Capítulo IV: Da Política Urbana: Art 120 a 1 31. Capítulo V: Da Política Agrícola e Agrária: Art. 1 32 a 1 37. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA DE OBRAS - GRUPO IV

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Raciocínio lógico: Noções sobre lógica: Proposição Simples e Proposição Composta; Conectivos lógicos; conjunção, disjunção, condicional e bicondicional; Argumento e silogismo: silogismo categórico, forma lógica, figura, modo e regras relativas às premissas. Jogos e desafios da matemática.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título IV. Da Tributação e do Orçamento. Capítulo Único. Dos Recursos Financeiros: Art. 87 a 89. Dos Orçamentos: Art. 95 e 96. Título V. Capítulo I. Da Ordem Econômica e Financeira: Art. 1 05 a 1 08. Capítulo IV: Da Política Urbana: Art 120 a 1 31. Capítulo V: Da Política Agrícola e Agrária: Art. 1 32 a 1 37. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história de Porto Real.

ÁREA DE OBRAS - GRUPO IV

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Arquiteto

Projeto de arquitetura: Métodos e técnicas de desenho e projeto. Desenho Geométrico: Linhas, ângulos, triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo, concordâncias, retificação e tangentes. Cálculo de escalas. Desenho Arquitetônico: Anteprojeto. Projeto. Planta de situação. Planta baixa. Especificações e Símbolos. Fachadas e detalhes. Projeções, Vistas e Perspectivas: Planos de projeção, projeção ortogonal, vista auxiliar, perspectiva isométrica, perspectiva cavaleira, perspectiva cônica. Projeto Arquitetônico: Projetos. Direção da obra. Elementos da obra. Aquecimento e ventilação. Física da construção; proteção de obras edificadas. Iluminação natural e artificial. Janelas e portas. Escadas e elevadores. Ruas e caminhos. Jardins. Casas: localização; zonas auxiliares e anexos; zonas de serviço; zonas principais da habitação. Ladrilhos e azulejos. Tipos de casas. Escolas. Universidades. Residências. Albergues. Bibliotecas. Escritórios. Bancos. Bazares e lojas. Oficinas e fábricas. Estacionamentos; garagens; estações de abastecimento. Restaurantes. Hotéis. Teatros; cinemas. Esportes. Hospitais. Igrejas. Museus. Cemitérios. Informática aplicada à arquitetura. Cálculo: Derivada e integral de funções de uma, duas e três variáveis. Análise de funções: máximos e mínimos, gráficos de funções. Funções exponencial e logaritmo. Integrais definidas, área sob uma curva, volume, comprimento de arco. Métodos de integração. Planejamento, Orçamento e Controle de Obras: Análise dos custos de empreendimentos; acompanhamento de obras; medição de serviços; Lei 8666/93 (referente à licitação de obras, contratação e fiscalização de serviços). Levantamento de quantidades. Custos unitários. Planejamento; cronograma físico- financeiro; fluxo de caixa. Especificações técnicas de materiais; especificações técnicas de serviços. Conforto Ambiental: Energia e arquitetura. Conforto térmico. Ventilação natural. Higrotermia, ar e água. Trocas de calor. Radiação solar direta, difusa e global. Escolha de localização e implantação de edificações. Iluminação natural. Iluminação artificial. Acústica. Propagação do som no ar. Urbanismo: Origens e definição do desenho urbano. O processo de desenho urbano e as metodologias. Criação das Novas cidades. Planejamento urbano: Uso do solo. Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários; Sistemas viários (hierarquização, dimensionamento e geometria). Sistema de infra- estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental (drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destilação de resíduos sólidos). Arquitetura Brasileira: Nova Arquitetura Brasileira, Arquitetos Brasileiros, Obra de Lucio Costa, Obra de Niemeyer, Pilotis, Arcos, Abobadas, Rampas. Racionalismo. Habitação de Interesse Social - Cortiço, Vilas e Conjuntos habitacionais. Arquitetura Moderna. Sustentabilidade urbana (Agenda Habitat e Agenda 21); Noções de avaliação de imóveis urbanos. Ética Profissional.

2. Engenheiro Civil

Tecnologia das construções: instalação do canteiro de obra; locação da obra; escavações; fundações diretas; impermeabilização; argamassas; alvenaria; andaime; esquadrias; coberturas; instalações; revestimentos; vidros; pinturas. Concretos: tipos, preparo, aplicação, composição granulométrica e determinação de traços; ferragens; concreto armado; formas de escoramento. Práticas de obras: familiarização com ferramentas e segurança e higiene do trabalho: uso do material de proteção individual e coletiva; cuidados básicos com o canteiro e riscos profissionais; demolição de paredes; esquadrejamento de paredes; levantamento de paredes com as respectivas amarrações; execução de andaimes: preparação de canteiros , gabaritos e locação de uma edificação com conhecimento total das plantas e projetos; projetar, calcular e executar: andaimes, ferragens de pilares, vigas, lajes e cinta de amarração; revestimentos; hidráulica: instalações prediais, símbolos da ABNT, leitura de plantas. Noções de engenharia de custos, para elaboração de orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades; Planejamento e cronograma físico-financeiro. Projeto e execução de obras civis: topografia e terraplenagem. Noções básicas sobre pavimentação, o pavimento e suas camadas; defeitos no pavimento asfáltico. Noções básicas de construção de galerias de águas pluviais e drenagens. Noções básicas de licitações de obras e serviços de engenharia e de contratos de obras públicas: Princípios, tipos, modalidades, dispensa, inexigibilidade, homologação, adjudicação, revogação, anulação; comissões de licitação, projeto básico, projeto executivo. Contratos: formalidades, obrigatoriedade, termos aditivos, anulação, rescisão, penalidades (Lei n.° 8.666/93). Elaboração de medições de obras e conhecimento da fiscalização de obras públicas. Sistemas hidráulicos na Engenharia Civil: custo, benefício; viabilidade política, técnica, econômica, financeira; Mercado; Planejamento; Organização: administração e gerenciamento. Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Documentação da obra: diários e documentos de legalização. Legislação específica para obras de engenharia civil: normas da ABNT, noções da Lei n°. 10.257, de 10 de julho de 2001 (denominada "Estatuto da Cidade"). Engenharia de avaliações: Legislação e normas; Metodologia; Níveis de rigor; Laudos de avaliação. Estradas: Projeto geométrico; Estrutura dos pavimentos. Saneamento básico: Tratamento de água e esgoto; Noções de barragens, açudes e reservatórios. Urbanismo: Origens e definição do desenho urbano. O processo de desenho urbano e as metodologias. Criação das Novas cidades. Planejamento urbano: Uso do solo. Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários; Sistemas viários (hierarquização, dimensionamento e geometria). Sistema de infra-estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental (drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destilação de resíduos sólidos). Ética Profissional. Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 165 a 182.

ÁREA DE OBRAS - GRUPO IV

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Topógrafo

Conceitos fundamentais de topografia: medições, cálculos e representações. Métodos de levantamentos altimétricos, expeditos e regulares. Escalas. Medições de ângulos e distâncias. Instrumentos topográficos. Planimetria: poligonais e detalhes. Forma e dimensões da terra. Desenho topográfico e representação do relevo. Cálculo de áreas e volumes. Nivelamento geométrico, trigonométrico e taqueométrico. Cartas topográficas. Orientação magnética e verdadeira das cartas topográficas. Fundamentos de aerofotogrametria. Aerofotogrametria e sensoriamento remoto. Locação de projetos. Ética Profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

2. Fiscal de Obras

Conhecimentos básicos sobre fiscalização: competência para fiscalizar, ações fiscais, diligências, licenciamento, autorização, autos de infração, multas e outras penalidades, recursos. Poder de polícia. Legislação de obras e urbanismo. Regulamentação urbanística relativa a edificações particulares. Loteamento. Desapropriação. Desmembramento. Licenciamento de obras e instalações comerciais. Habite-se. Aplicações da legislação do Município; Processamento de Projetos e Construções Fiscalização de Obras e do Processo de Execução das Penalidades. Normas Gerais das Edificações. Higiene Pública. Segurança e Ordem Pública. Localização e Funcionamento de Estabelecimentos Comerciais, Industriais e Prestadores de Serviço. Poder de polícia municipal. Fiscalização: Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura, etc.); Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Documentação da obra: diários e documentos de legalização. Legislação específica para obras de engenharia civil: normas da ABNT, noções da Lei n°. 10.257, de 10 de julho de 2001 (denominada "Estatuto da Cidade"). Código Tributário do Município de Porto Real. Código Ambiental do Município de Porto Real. Ética Profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA AMBIENTAL - GRUPO V

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Jogos e desafios da matemática.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título IV. Da Tributação e do Orçamento. Capítulo Único. Dos Recursos Financeiros: Art. 87 a 89. Dos Orçamentos: Art. 95 e 96. Título V. Capítulo I. Da Ordem Econômica e Financeira: Art. 1 05 a 1 08. Capítulo IV: Da Política Urbana: Art 120 a 1 31. Capítulo V: Da Política Agrícola e Agrária: Art. 1 32 a 1 37. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história de Porto Real.

ÁREA AMBIENTAL - GRUPO V

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Analista Ambiental: Engenharia Florestal

Noções de Planejamento e gestão ambiental. Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Noções de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Planos de Controle Ambiental (PCAs). Zoneamento Ecológico- Econômico. Ecologia florestal: Avaliação do potencial biológico dos Ecossistemas Florestais. Uso sustentado dos recursos florestais. Equilíbrio dos ecossistemas. Solos de ecossistemas florestais. Gerenciamento de Unidades de Conservação e Preservação Ambiental. Princípios e métodos silviculturais. Avaliação de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas. Mecanização, colheita, transporte e estradas florestais. Proteção florestal: incêndios florestais; patologia florestal; entomologia florestal. Sementes e viveiros florestais. Manejo de recursos florestais. Plano de manejo de unidades de conservação. Espécies florestais do Brasil. Dendrometria e Inventário florestal. Tecnologia da madeira e de produtos florestais. Economia florestal. Implantação, condução e manejo de povoamentos florestais: viveiros florestais; preparo da área e plantio, espaçamento, adubação, desbaste, limpeza, desrama. Indústria e tecnologia da madeira: planejamento e serraria, maximização do aproveitamento, utilização de madeira serrada, classificação de madeira, industrialização de madeira laminada e compensada, industrialização de madeira aglomerada. Legislação Ambiental: Lei Federal n° 4.771 de 1 965 (Código Florestal e suas alterações); Lei Federal n° 6.938 de 1 981 (Política Nacional de Meio Ambiente e suas alterações); Lei Federal n° 9.433 de 1 997 (Política Nacional de Recursos Hídricos e suas alterações); Lei Federal n° 9.605 de 1 998 e Decreto regulamentador (Lei de Crimes Ambientais e suas alterações); Lei Federal n°9.79 5 de 1999 (Política Nacional de Educação Ambiental e suas alterações); Lei Federal n° 9.985 de 2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação e suas alterações); Resoluções CONAMA N° 1 de 1986; 237 de 1997, 302 e 303 de 2002 e 369 de 2006 e suas alterações. Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 1 65 a 1 82.

2. Analista Ambiental: Ciências Biológicas

Noções de Planejamento e gestão ambiental. Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Noções de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Planos de Controle Ambiental (PCAs). Zoneamento Ecológico- Econômico. Origem da vida na Terra: a formação da Terra, biogênese versus abiogênese, teorias modernas sobre a origem da vida, a evolução e a diversificação da vida . A base molecular da vida: composição química das células, água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, ácidos nucléicos. Célula: membrana plasmática: organização e fisiologia; Citoplasma: organização geral; o citoplasma das células procarióticas e o citoplasma das células eucarióticas; Núcleo: aspectos gerais e componentes; Divisão celular: mitose e meiose. Metabolismo energético: bases da bioenergética, fotossíntese, fermentação, respiração celular aeróbia, quimiossíntese e respiração anaeróbica. Genética e Biotecnologia: natureza química e modo de ação dos genes, estrutura da molécula de DNA, natureza do código genético, duplicação do DNA, o RNA, mecanismo de síntese das proteínas; Mutações: alterações hereditárias na informação genética; Engenharia genética , aplicações do conhecimento genético. Mecanismos de síntese: fotossíntese, quimiossíntese, fermentações. Taxonomia animal e vegetal. Anatomia e fisiologia animal comparada: digestão, respiração, circulação, excreção, sustentação e movimentos, reprodução, mecanismos de controle e regulação. Disfunção dos aparelhos e sistemas animais. Economia ecológica: conservação e manejo da biodiversidade: Fragmentação, efeito de borda e perda de biodiversidade. Corredores ecológicos, dispersão de fauna e flora e trocas genéticas. Conservação e manejo de populações e de metapopulações in situ e ex situ. Introduções indesejadas de animais exóticos ou alóctones e seus efeitos sobre populações e comunidades em ambientes naturais. Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots (áreas de alta biodiversidade) e centros de endemismos. Estratégias de conservação de hábitats e de espécies. Estrutura de populações e manejo sustentável de fauna na natureza e em semi- liberdade. Estatística paramétrica e não-paramétrica. Ecologia da paisagem. Biomas e Fitofisionomias Brasileiros: características e evolução da fauna e flora. Conceitos ambientais; Prevenção de poluição; Valorização, eliminação/tratamento de resíduos sólidos, líquidos e Gasosos. A variável ambiental na concepção de materiais e produtos (eficiência energética, escolha de materiais, produção, embalagem, transporte, resíduos, utilização, reciclagem). Legislação Ambiental: Decreto n.° 2.519, de 1 6/3/98 e suas alterações (Promulga a Convenção Sobre a Diversidade Biológica assinada no Rio de Janeiro em 5 de junho de 1 992). Lei n.° 5.1 97/67 e suas alterações (Dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providências). BIODIVERSIDADE, ZOOLOGIA, BOTÂNICA E HISTÓRIA NATURAL: Biodiversidade conhecida e desconhecida no Brasil. Fatores biológicos determinantes de riscos de extinção. Radiação evolutiva (evolução filogenética e filogeografia). Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 1 65 a 182.

3. Analista Ambiental: Engenharia Ambiental

Noções de Planejamento e gestão ambiental. Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Noções de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Planos de Controle Ambiental (PCAs). Zoneamento Ecológico- Econômico. Economia ecológica: conservação e manejo da biodiversidade: Fragmentação, efeito de borda e perda de biodiversidade. Corredores ecológicos, dispersão de fauna e flora e trocas genéticas. Ecologia e ecossistemas brasileiros; Educação ambiental; Noções de metereologia e climatologia; Noções de hidrologia e limnologia; Noções de gerenciamento integrado de recursos hídricos; Racionalização, conservação e reuso da água; Processo de tratamento da água, esgotos e efluentes; Parâmetros de qualidade da água de abastecimento, lançamento de efluentes e corpos receptores; Poluição atmosférica; Gestão de resíduos; Reciclagem do lixo; Licenciamento ambiental; Avaliação de impacto ambiental e contaminação da água e do solo; Gestão de bacias hidrográficas; Auditoria e relatório de impacto ambiental; Recuperação de áreas degradadas; Planejamento urbano (agenda Habitat, Estatuto da Cidade e Agenda 21); Noções de geoprocessamento; Política ambiental e desenvolvimento sustentável; Gestão integrada de meio ambiente. Legislação ambiental, nacional estadual e Municipal: Código Ambiental do Município de Porto Real; e Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 165 a 182.

4. Analista Ambiental: Engenharia Civil

Noções de Planejamento e gestão Ambiental. Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Noções de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Planos de Controle Ambiental (PCAs). Zoneamento Ecológico- Econômico. Tecnologia das construções: instalação do canteiro de obra; locação da obra; escavações; fundações diretas; impermeabilização; argamassas; alvenaria; andaime; esquadrias; coberturas; instalações; revestimentos; vidros; pinturas. Concretos: tipos, preparo, aplicação, composição granulométrica e determinação de traços; ferragens; concreto armado; formas de escoramento. Práticas de obras: familiarização com ferramentas e segurança e higiene do trabalho: uso do material de proteção individual e coletiva; cuidados básicos com o canteiro e riscos profissionais; demolição de paredes; esquadrejamento de paredes; levantamento de paredes com as respectivas amarrações; execução de andaimes: preparação de canteiros , gabaritos e locação de uma edificação com conhecimento total das plantas e projetos; projetar, calcular e executar: andaimes, ferragens de pilares, vigas, lajes e cinta de amarração; revestimentos; hidráulica: instalações prediais, símbolos da ABNT, leitura de plantas. Noções de engenharia de custos, para elaboração de orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades; Planejamento e cronograma físico-financeiro. Projeto e execução de obras civis: topografia e terraplenagem. Noções básicas sobre pavimentação, o pavimento e suas camadas; defeitos no pavimento asfáltico. Noções básicas de construção de galerias de águas pluviais e drenagens. Noções básicas de licitações de obras e serviços de engenharia e de contratos de obras públicas: Princípios, tipos, modalidades, dispensa, inexigibilidade, homologação, adjudicação, revogação, anulação; comissões de licitação, projeto básico, projeto executivo. Contratos: formalidades, obrigatoriedade, termos aditivos, anulação, rescisão, penalidades (Lei n.° 8.666/93). Elaboração de medições de obras e conhecimento da fiscalização de obras públicas. Sistemas hidráulicos na Engenharia Civil: custo, benefício; viabilidade política, técnica, econômica, financeira; Mercado; Planejamento; Organização: administração e gerenciamento. Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Documentação da obra: diários e documentos de legalização. Legislação específica para obras de engenharia civil: normas da ABNT, noções da Lei n°. 10.257, de 10 de julho de 2001 (denominada "Estatuto da Cidade"). Engenharia de avaliações: Legislação e normas; Metodologia; Níveis de rigor; Laudos de avaliação. Estradas: Projeto geométrico; Estrutura dos pavimentos. Saneamento básico: Tratamento de água e esgoto; Noções de barragens, açudes e reservatórios. Ética Profissional. Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 165 a 182.

ÁREA AMBIENTAL - GRUPO V

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Técnico em Meio Ambiente

Noções de Planejamento e gestão ambiental. Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Noções de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Planos de Controle Ambiental (PCAs). Zoneamento Ecológico- Econômico. Biogeografia e Conservação da Biodiversidade, Ecologia Sócio-ambiental; Noções de geologia. Tecnologia Ambiental: desenvolvimento sustentável, tecnologias limpas, Processos Agrícolas e Industriais. Gestão de Unidades de Conservação. Topografia. Saneamento: Fundamentos do Saneamento, Instalações Hidro-sanitárias, Saneamento Ambiental; Controle de Qualidade das Águas: controle de qualidade, projetos de laboratório, Técnicas de laboratório, análise e controle das águas, Hidrologia, Hidro-biologia. Educação ambiental: aspectos legais, histórico no Brasil e no mundo, principais conferências nacionais e internacionais. Gestão e Planejamento Urbano: Estudos e diagnóstico Ambiental; Principais formas de poluição ambiental, prevenção e tratamento. Ecossistemas. Biodiversidade e Conservação: Biomas e fitofisionomias do Estado do Rio de Janeiro. Vistoria e emissão de parecer. Ética Profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 165 a 182.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

ÁREA DE AÇÃO SOCIAL - GRUPO VI

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Jogos e desafios da matemática.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título VI - Da Ordem Social. Capítulo I. Art: 1 38 a 143. Capítulo II. Da Saúde. Art. 144 a 164. VII. Da Família, da Criança, do Idoso e das Pessoas Deficientes: Art. 224 a 231. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história de Porto Real.

ÁREA DE AÇÃO SOCIAL - GRUPO VI

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Nutricionista

Nutrição Básica: carboidratos, proteínas, e lipídeos: digestão, absorção, transporte, metabolismo e excreção. Terapia Nutricional: indicação, contra-indicação, vias de acesso, formulação, administração, complicações e monitorização em nutrição enteral e parenteral; nas patologias cardiovasculares e pulmonares; nas patologias do sistema digestório e glândulas anexas; nas afecções endócrinas e do metabolismo; nas patologias do sistema renal e das vias urinárias; nas imunodeficiências; no estresse metabólico e no trauma; nas neoplasias. Epidemiologia nutricional: fatores determinantes da desnutrição energético- protéica; anemia, hipovitaminose A, obesidade. Nutrição materno-infantil: crescimento e desenvolvimento do lactente, bases fisiológicas para alimentação e nutrição de lactentes, necessidades e recomendações nutricionais. Avaliação nutricional no primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz e idoso. Informação nutricional complementar dos alimentos, que sejam produzidos, embalados e comercializados prontos para oferta ao consumidor. Controle higiênico sanitário dos alimentos; Fundamentos microbiológicos; Toxinfecções alimentares; Preservação dos alimentos; controle sanitário da área de alimentos; Análise dos perigos em pontos críticos de controle (APPCC); Vigilância Sanitária e proteção da saúde do consumidor; Condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores de alimentos; Boas práticas de preparação de Nutrição enteral; Lactário; Técnica dietética; Pré-preparo e preparo de alimentos; Administração em Serviços de Alimentação e Nutrição: planejamento, organização e coordenação de unidade de alimentação e Nutrição; Propriedades físico-químicas dos alimentos. Ações preventivas junto à comunidade. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais; trabalho em equipe. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto do Idoso. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

2. Assistente Social

Assistência Social e as esferas do Poder Público. Assistência Social: Definição, princípios, diretrizes e organização. Conselhos de Assistência Social. Formação profissional do assistente social na contemporaneidade. Desenvolvimento Social e Políticas de Habitação. Educação popular e Serviço Social. Legislação específica da área da assistência social. Municipalização e descentralização da assistência social. O programa comunidade solidária e a LOAS. Participação social: Associação de moradores, Conselhos Municipais, Movimentos Sociais. Planejamento social. Pobreza urbana, favelização, migração. Políticas Sociais. A relação público x privado: as Organizações Não Governamentais (ONGS); e as Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP). Políticas Sociais e direitos sociais. Políticas Sociais e Serviço Social. O debate contemporâneo sobre o Serviço Social: reflexões sobre teoria em suas relações com as demandas à profissão. Políticas Sociais e Direitos Sociais no Brasil: seus desdobramentos históricos e político-sociais. Políticas de governo para o desenvolvimento sustentável: o Serviço Social e as políticas de proteção ambiental. Avaliação de Políticas Sociais. Pesquisa em Serviço Social à construção do conhecimento; metodologias qualitativas e sua aplicação pelo Serviço Social. Assistência social com a garantia de direitos. Estratégias e procedimentos teóricos metodológicos em Serviços Sociais. Serviço Social e movimentos sociais: concepção e suas expressões no Brasil. Processo de Trabalho e Serviço Social. Ações preventivas junto à comunidade. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais; trabalho em equipe. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto do Idoso. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

3. Psicólogo

Histórico da Psicologia. Métodos da Psicologia. O Arco reflexo. A Inteligência. A Motivação e a Aprendizagem. O Binômio Saúde/Doença: A Produção Social da Saúde. A Psicossomática nos dias atuais: origem, conceito; evolução/objetivos. A Psicossomática e a formação do Psicólogo. A relação profissional de saúde: usuários do sistema de saúde. A Psicologia nas Instituições de Saúde: Funções, papéis e atividades do Psicólogo. Objetivos e estratégias da prática psicológica. O Psicólogo e a equipe de saúde: A Importância da visão interdisciplinar. A Personalidade. A sensação e a percepção. A Psicanálise. O Gestalt - Terapia. O Behaviorismo. Os testes psicológicos. Etiologia das Deficiências Mentais. Desordens da Personalidade. Deficiências Mentais. Orientação de Pais. Conhecimentos em Psicomotricidade. Psicoterapia de grupo. Desenvolvimento infantil. Psicoterapia Breve. Orientação Familiar. O processo psicodiagnóstico e seus instrumentos de medidas psicológicas. As teorias psicopatológicas contemporâneas. O normal e psicopatológico: principais organizações psicopatológicas, desenvolvimento da personalidade e a sua relação com os fenômenos psicopatológicos. Distúrbios do desenvolvimento: diagnósticos e tratamento. Psicologia do comportamento organizacional: conceitos básicos de dinâmica de grupo, a personalidade e os fenômenos grupais. Procedimentos de análise do trabalho na descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho dos cargos e funções. Acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal. Dados preliminares sobre psicologia evolutiva. O psicólogo no preparo do paciente com vistas às cirurgias mutiladoras. O psicólogo no acompanhamento do paciente terminal. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Importância do agente comunitário de saúde na otimização da consulta médica. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto do Idoso. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais, trabalho em equipe. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico.

ÁREA DE SAÚDE - GRUPO VII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.° 8.080/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Lei n.° 8.1 42/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Norma Operacional Básica do SUS - NOB-SUS 01/96; e Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS - SUS 2002, com suas respectivas atualizações.

3. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título VI - Da Ordem Social. Capítulo I. Art: 1 38 a 143. Capítulo II. Da Saúde. Art. 144 a 164. VII. Da Família, da Criança, do Idoso e das Pessoas Deficientes: Art. 224 a 231. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história de Porto Real.

ÁREA DE SAÚDE - GRUPO VII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Dentista: Clínico Geral

Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: Etiologia da doença cárie; Histopatologia da cárie dental; Diagnóstico da doença cárie; Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: princípios de preparo cavitário; Materiais protetores do complexo dentino-pulpar; Materiais restauradores diretos. Cirurgia: Cirurgia oral menor; Princípio de cirurgia odontológica e buco-maxilo facial. Procedimentos em anestesia odontológica; Anestesiologia local e controle da dor; Técnicas de anestesia intra oral. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas; Material e instrumental; Emergências médicas e traumatologia em odontologia. Periodontia: anatomia do periodonto; Etiologia da doença periodontal; Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: medicação e antibioticoterapia sistêmica; Terapêutica de emergência/urgência em odontologia; Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas; Sedação. Biossegurança: técnica de lavagem das mãos, uso de barreiras protetoras, descarte de lixo e material pérfuros cortantes, Hepatites virais (A, B e C); Aids na prática odontológica; Esterilização e desinfecção. Patologia e Diagnóstico Oral: procedimentos no diagnóstico oral; Exames clínicos e exames complexos; Semiologia bucal; Semiologia do câncer bucal; Lesões e condições cancerizáveis. Radiologia: técnicas radiográficas intra e extra-orais; Efeitos biológicos dos raios-X; Interpretações radiográficas. Endodontia: traumas dentários, fratura da coroa, fratura da coroa e raiz, luxação, subluxação, avulsão. Odontopediatria: dentição mista; pulpotomia, pulpectomia; Atendimento à crianças especiais; Psicologia aplicada ao atendimento da criança. Paciente Especial: diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais e pacientes de risco. Oclusão: anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Código de Ética e legislação profissional.

2. Dentista Odontopediatria

Psicologia Geral aplicada em odontopediatria. Análise Transacional. Preparo psicológico em odontopediatria. Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Radiologia em odontopediatria. Anestesia em odontopediatria. Análise das dentições decídua e mista. Cirurgia em odontopediatria. Cariologia - processo des/remineralização. Controle mecânico da placa bacteriana. Selantes de fossulas e fissuras. Flúor. Tratamento endodôntico em dentes decíduos - polpa viva. Tratamento endodôntico em dentes decíduos - polpa morta. Terapia pulpar em dentes permanentes jovens. Dentística em odontopediatria. Aspectos biomecânicos e preparos cavitários. Materiais forradores e restauradores. Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Terapêutica em odontopediatria. Trauma dentário. Recursos protéticos em odontopediatria. Odontologia para bebês. Atendimento odontológico a pacientes especiais. Conceitos básicos de farmacologia. Vias de administração de fármacos. Absorção e distribuição. Biotransformação e Eliminação de Fármacos. Antibióticos; Penicilinas e Cefalosporinas. Aminoglicosídeos; Tetraciclina e Cloranfenicol. Digitálicos. Antihipertensivos. Vasodilatadores. Vasodilatadores coronarianos. Hipnóticos. Barbitúricos. Hipnoanalgesicos. Antidepressivos. Neurolépticos. Ansioliticos. Anestésicos locais. Anestésicos gerais. Histamina e Antihistaminicos. Prostaglandinas e bradicinina. Antiinflamatórios não-esteroidais. Antiinflamatórios esteroidais. Analgésico-antipiréticos. Cariostáticos e cariogénicos. Anti- sépticos e desinfetantes. Hemostáticos. Fármacos e Gravidez. Antineoplásicos. Oclusão: anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Normas de Biossegurança na Clínica Odontológica: técnica de lavagem das mãos, uso de barreiras protetoras, descarte de lixo e material pérfuros cortantes, Hepatites virais (A, B e C); Aids na prática odontológica; Esterilização e desinfecção. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Ênfase em Saúde Coletiva. Doenças de Notificação Compulsória. Código de Ética e legislação profissional.

3. Dentista Endodontista

Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Endodontia: Métodos de Diagnóstico; Tratamento Conservador da Polpa Dentária; Patologia Pulpar; Aspectos Microbiológicos em Endodontia; Patologia Pulpar e Periapical; Planejamento do Tratamento Endodôntico; Tratamento Endodôntico em Dentes com Polpa Viva e Polpa Morta; Morfologia Interna e Abertura Coronária; Preparo do Canal Radicular; Substâncias Químicas Auxiliares; Medicação Intracanal; Obturação do Canal Radicular. Radiologia: Técnicas Radiográficas Intrabucais; Métodos de Localização Radiográfica; Radiografias Panorâmicas; Anatomia Radiográfica Dentomaxilomandibular; Princípios de Interpretação Radiográfica; Aspectos Radiográficos das Alterações e Lesões do Órgão Dentário, Patologia e Clínica Odontológica: Semiologia: Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Viroses. Cistos e Tumores da Cavidade Bucal: Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal. Anestesiologia Local. Avaliação Clínica e Laboratorial do paciente. Biossegurança: A AIDS e a Prática Odontológica; Risco de Infecção pelo HIV: Doenças Passíveis de Transmissão durante o Tratamento Odontológico; Medidas de Precaução Padrão; Condutas Frente a Acidentes Profissionais. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Código de Ética e legislação profissional.

4. Dentista Estomatologista

Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Técnica e tipos dos anestésicos locais utilizados em odontologia; Controle Químico mecânico de placa dental; Emergências Médicas em Odontologia; Bioética em Odontologia; Anatomia, histologia e fisiologia do sistema estomatognático: diagnóstico bucal, exame da cavidade oral, anamnese e exame clínico, exames complementares, anatomia e histologia bucal, fisiologia e patologia bucal, microbiologia e bioquímica bucal. Semiologia e tratamento da cárie dentária e doenças periodontais. Semiologia e tratamento das afecções do tecido mole. Semiologia e tratamento das afecções da maxila e da mandíbula. Semiologia e tratamento das afecções pulpares. Radiologia odontológica: técnica e interpretação radiográfica. Anestesiologia odontológica: mecanismos de ação, técnicas, cuidados e acidentes anestésicos. Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Viroses. Cistos e Tumores da Cavidade Bucal: Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal. Anestesiologia Local. Avaliação Clínica e Laboratorial do paciente. Biossegurança: A AIDS e a Prática Odontológica; Risco de Infecção pelo HIV: Doenças Passíveis de Transmissão durante o Tratamento Odontológico; Medidas de Precaução Padrão; Condutas Frente a Acidentes Profissionais. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Código de Ética e legislação profissional.

5. Dentista: Reabilitação Oral

Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Biossegurança em Odontologia; Diagnóstico das principais doenças bucais; Noções sobre terapêutica odontológica. Fundamentos de histologia. Odontogênese: dentinogênese; amelogênese; tecidos dentais e periodontais. Fundamentos de anatomia bucodental. Radiologia no contexto da reabilitação oral. Métodos radiográficos intrabucais; Radiobiologia e Radioproteção. Princípios e fundamentos de oclusão. Biossegurança. Patologia e anomalias em Odontologia. Fundamentos de prótese parcial fixa. Fundamentos de prótese parcial removível. Os diversos materiais de uso odontológico e suas propriedades físicoquímicas, manipulatórias, biológicas, estéticas e aplicações clínicas em reabilitação oral. Relações intermaxilares. Processamento das próteses. Preparos prévios da cavidade oral. Planejamento em Reabilitação Oral. Inter-relação Periodontia, Prótese e Implante. Anestesiologia Local. Avaliação Clínica e Laboratorial do paciente. Biossegurança: A AIDS e a Prática Odontológica; Risco de Infecção pelo HIV: Doenças Passíveis de Transmissão durante o Tratamento Odontológico; Medidas de Precaução Padrão; Condutas Frente a Acidentes Profissionais. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Código de Ética e legislação profissional.

6. Dentista: Saúde Coletiva

Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: Etiologia da doença cárie; Histopatologia da cárie dental; Diagnóstico da doença cárie; Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: princípios de preparo cavitário; Materiais protetores do complexo dentino-pulpar; Materiais restauradores diretos. Cirurgia: Cirurgia oral menor; Princípio de cirurgia odontológica e buco-maxilo facial. Procedimentos em anestesia odontológica; Anestesiologia local e controle da dor; Técnicas de anestesia intra oral. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas; Material e instrumental; Emergências médicas e traumatologia em odontologia. Periodontia: anatomia do periodonto; Etiologia da doença periodontal; Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: medicação e antibioticoterapia sistêmica; Terapêutica de emergência/urgência em odontologia; Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas; Sedação. Biossegurança: técnica de lavagem das mãos, uso de barreiras protetoras, descarte de lixo e material pérfuros cortantes, Hepatites virais (A, B e C); Aids na prática odontológica; Esterilização e desinfecção. Patologia e Diagnóstico Oral: procedimentos no diagnóstico oral; Exames clínicos e exames complexos; Semiologia bucal; Semiologia do câncer bucal; Lesões e condições cancerizáveis. Radiologia: técnicas radiográficas intra e extra-orais; Efeitos biológicos dos raios-X; Interpretações radiográficas. Endodontia: traumas dentários, fratura da coroa, fratura da coroa e raiz, luxação, subluxação, avulsão. Odontopediatria: dentição mista; pulpotomia, pulpectomia; Atendimento à crianças especiais; Psicologia aplicada ao atendimento da criança. Paciente Especial: diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais e pacientes de risco. Oclusão: anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Código de Ética e legislação profissional.

7. Dentista Clínico Geral: PSF

Caracterização de uma patologia, em odontologia, como sendo um problema de saúde pública. As patologias bucais atualmente reconhecidas como sendo um problema de saúde pública. Prevenção em odontologia. Promoção de saúde em odontologia. Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: Etiologia da doença cárie; Histopatologia da cárie dental; Diagnóstico da doença cárie; Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: princípios de preparo cavitário; Materiais protetores do complexo dentino-pulpar; Materiais restauradores diretos. Cirurgia: Cirurgia oral menor; Princípio de cirurgia odontológica e buco-maxilo facial. Procedimentos em anestesia odontológica; Anestesiologia local e controle da dor; Técnicas de anestesia intra oral. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas; Material e instrumental; Emergências médicas e traumatologia em odontologia. Periodontia: anatomia do periodonto; Etiologia da doença periodontal; Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: medicação e antibioticoterapia sistêmica; Terapêutica de emergência/urgência em odontologia; Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas; Sedação. Biossegurança: técnica de lavagem das mãos, uso de barreiras protetoras, descarte de lixo e material pérfuros cortantes, Hepatites virais (A, B e C); Aids na prática odontológica; Esterilização e desinfecção. Patologia e Diagnóstico Oral: procedimentos no diagnóstico oral; Exames clínicos e exames complexos; Semiologia bucal; Semiologia do câncer bucal; Lesões e condições cancerizáveis. Radiologia: técnicas radiográficas intra e extra-orais; Efeitos biológicos dos raios-X; Interpretações radiográficas. Endodontia: traumas dentários, fratura da coroa, fratura da coroa e raiz, luxação, subluxação, avulsão. Odontopediatria: dentição mista; pulpotomia, pulpectomia; Atendimento à crianças especiais; Psicologia aplicada ao atendimento da criança. Paciente Especial: diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais e pacientes de risco. Oclusão: anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Normas de Biossegurança na Clínica Odontológica. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Normas e Diretrizes do Programa de Saúde da Família - PSF. Tudo sobre Guia Prático do Programa Saúde da Família - Ministério da Saúde - Governo Federal. Importância do agente comunitário de saúde na otimização da consulta médica. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais; trabalho em equipe. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

8. Enfermeiro Atenção Básica

Fundamentos da enfermagem: sua origem e evolução. Atendimento às necessidades humanas básicas. Estados de Choque: etiologia e quadro clínico. Abordagem Primária e Secundária do atendimento Inicial a Vítimas com alterações clínicas ou traumatizadas. Atendimento em situações de emergência: fraturas, politraumatismo, traumatismo craniano encefálico, queimaduras, hemorragias (venosa e arterial) e dores toráco abdominais. Estados de coma de Glasgow: conhecer a etiologia, prever e oferecer assistência adequada às necessidades diagnosticadas e realizar a prescrição de enfermagem. Atendimento a vítima de parada cardiorespiratória. Escala de Trauma. Feridas. Paciente crítico e risco iminente de morte. Atividades e funções dos membros da equipe. Limpeza, preparo e acondicionamento de material para esterilização: conceitos, meios e método de esterilização. Administração de recursos materiais de consumo e permanentes: planejamento, utilização, requisição, controle e avaliação. Técnicas básicas em enfermagem Médico-Cirúrgica: assistência de enfermagem ao indivíduo com distúrbios clínicos e cirúrgicos; ações de enfermagem nas situações de emergência e de cuidado intensivo; assistência de enfermagem aos indivíduos portadores de distúrbios psiquiátricos; ações de enfermagem na prevenção e controle da Infecção hospitalar. Enfermagem Materno-Infantil: assistência de enfermagem à mulher nas diversas fases do ciclo grávido-puerperal; ao recém- nato normal, a criança sadia e a portadora de patologias diversas graves e agudas. Enfermagem em Saúde Coletiva: política nacional de saúde; vigilância epidemiológica, imunização. Assistência de Enfermagem: no crescimento e desenvolvimento da criança; na prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis; no controle da tuberculose; hanseníase; no controle e educação da hipertensão arterial e diabetes. Ações preventivas junto à comunidade. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

9. Enfermeiro

Fundamentos da enfermagem: sua origem e evolução. Atendimento às necessidades humanas básicas. Estados de Choque: etiologia e quadro clínico. Abordagem Primária e Secundária do atendimento Inicial a Vítimas com alterações clínicas ou traumatizadas. Atendimento em situações de emergência: fraturas, politraumatismo, traumatismo craniano encefálico, queimaduras, hemorragias (venosa e arterial) e dores toráco abdominais. Estados de coma de Glasgow: conhecer a etiologia, prever e oferecer assistência adequada às necessidades diagnosticadas e realizar a prescrição de enfermagem. Atendimento a vítima de parada cardiorespiratória. Escala de Trauma. Feridas. Paciente crítico e risco iminente de morte. Atividades e funções dos membros da equipe. Limpeza, preparo e acondicionamento de material para esterilização: conceitos, meios e método de esterilização. Administração de recursos materiais de consumo e permanentes: planejamento, utilização, requisição, controle e avaliação. Técnicas básicas em enfermagem Médico-Cirúrgica: assistência de enfermagem ao indivíduo com distúrbios clínicos e cirúrgicos; ações de enfermagem nas situações de emergência e de cuidado intensivo; assistência de enfermagem aos indivíduos portadores de distúrbios psiquiátricos; ações de enfermagem na prevenção e controle da Infecção hospitalar. Enfermagem Materno-Infantil: assistência de enfermagem à mulher nas diversas fases do ciclo grávido-puerperal; ao recém- nato normal, a criança sadia e a portadora de patologias diversas graves e agudas. Enfermagem em Saúde Coletiva: política nacional de saúde; vigilância epidemiológica, imunização. Assistência de Enfermagem: no crescimento e desenvolvimento da criança; na prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis; no controle da tuberculose; hanseníase; no controle e educação da hipertensão arterial e diabetes. Ações preventivas junto à comunidade. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

10. Enfermeiro: PSF

Fundamentos da enfermagem: sua origem e evolução. Atendimento às necessidades humanas básicas. Estados de Choque: etiologia e quadro clínico. Abordagem Primária e Secundária do atendimento Inicial a Vítimas com alterações clínicas ou traumatizadas. Atendimento em situações de emergência: fraturas, politraumatismo, traumatismo craniano encefálico, queimaduras, hemorragias (venosa e arterial) e dores toráco abdominais. Estados de coma de Glasgow: conhecer a etiologia, prever e oferecer assistência adequada às necessidades diagnosticadas e realizar a prescrição de enfermagem. Atendimento a vítima de parada cardiorespiratória. Escala de Trauma. Feridas. Paciente crítico e risco iminente de morte. Atividades e funções dos membros da equipe. Limpeza, preparo e acondicionamento de material para esterilização: conceitos, meios e método de esterilização. Administração de recursos materiais de consumo e permanentes: planejamento, utilização, requisição, controle e avaliação. Técnicas básicas em enfermagem Médico-Cirúrgica: assistência de enfermagem ao indivíduo com distúrbios clínicos e cirúrgicos; ações de enfermagem nas situações de emergência e de cuidado intensivo; assistência de enfermagem aos indivíduos portadores de distúrbios psiquiátricos; ações de enfermagem na prevenção e controle da Infecção hospitalar. Enfermagem Materno-Infantil: assistência de enfermagem à mulher nas diversas fases do ciclo grávido-puerperal; ao recém- nato normal, a criança sadia e a portadora de patologias diversas graves e agudas. Enfermagem em Saúde Coletiva: política nacional de saúde; vigilância epidemiológica, imunização. Assistência de Enfermagem: no crescimento e desenvolvimento da criança; na prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis; no controle da tuberculose; hanseníase; no controle e educação da hipertensão arterial e diabetes. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Normas e Diretrizes do Programa de Saúde da Família - PSF. Tudo sobre Guia Prático do Programa Saúde da Família - Ministério da Saúde - Governo Federal. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

11. Médico Psiquiatra

Psiquiatria social: o estatuto da criança e do adolescente; gravidez, maternidade e paternidade adolescentes; maus-tratos; a notificação; conselhos tutelares e juizados; projetos sociais; conceito de resiliência e de protagonismo juvenil; violência. Psiquiatria clínica. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico: transtornos invasivos do desenvolvimento. Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência: transtornos da atenção, atividade e controle do impulso; transtornos de conduta; transtornos emocionais e de funcionamento social com início na infância; transtornos de tique; encoprese, enurese, tartamudez; transtornos de alimentação na infância. Delirium, demência, transtornos amnésticos e outros transtornos cognitivos. Transtornos por uso de susbstâncias psicoativas. Esquizofrenia. Outros transtornos psicóticos: esquizoafetivo, esquizofreniforme, psicótico breve, delirante persistente, delirante induzido. Síndromes psiquiátricas do puerpério. Transtornos do humor. Transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de hábitos e impulsos. Transtornos fóbicos-ansiosos: fobia específica, social e agorafobia. Outros transtornos de ansiedade: pânico, ansiedade generalizada. Transtornos alimentares. Transtornos do sono. Transtornos de adaptação e transtorno de estresse pós- traumático. Transtornos somatoformes. Transtornos dissociativos. Transtornos da identidade. Transtornos da personalidade. Transtornos factícios, simulação, não adesão ao tratamento. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou adolescência. Transtornos psiquiátricos relacionados ao envelhecimento. Interconsulta psiquiátrica. Emergências psiquiátricas. Psicoterapia. Psicofarmacoterapia. Eletroconvulsoterapia. Reabilitação em psiquiatria. Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. Classificação em Psiquiatria. . Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

12. Médico Pediatra

Saúde da Criança Brasileira. Alimentação. Desnutrição. Desidratação. Anemias. Neonatologia: exames, diagnósticos e cuidados com o Recém Nascido. Crescimento e Desenvolvimento. Problemas Ortopédicos. Doenças Infecciosas. Parasitoses Intestinais. Morbidade e Mortalidade infantil. Aleitamento materno: aspectos nutricionais, imunológicos, psicoafetivos e socioeconômicos. Imunização: vacinas e contra-indicações. Imunopatologia. Diagnósticos de Neoplasias mais freqüentes. Acidentes mais comuns na infância e Prevenção. Afecções mais comuns: infectocontagiosas, cirúrgicas, aparelho digestivo, ortopédicas, aparelho respiratório, aparelho cardiocirculatório, aparelho urinário, endocrinológicas, sistema nervoso central, dermatológicas. Problemas neurológicos: meningites; meningoencefalites; tumores intracranianos; tétano; convulsões. Problemas oftalmológicos: conjuntivites; alterações oculares nas hipovitaminoses; estrabismo. Problemas do ouvido, nariz, boca e garganta: otites; infecções das vias aéreas superiores; rinites; sinusites; amídalas e adenóides. Distúrbios respiratórios: bronquiolite; bronquites; asma; tuberculose pulmonar; pneumonias; fibrose cística (mucoviscidose). Problemas do aparelho digestivo: vômitos e diarréia; diarréia crônica; doença celíaca; alergia alimentar; parasitoses intestinais; patologias cirúrgicas; hepatites; diabetes infanto-juvenil; constipação. A febre e as infecções na infância: a criança febril; febre tifóide; salmonelose; malária; brucelose; interpretação e conduta na criança com reação de Mantoux positivo; síndromes de deficiência imunológica na infância. Tumores na infância: tumor de Wilms; neuroblastoma; doença de Hodgkin; linfomas; rabdomiossarcoma. Antibióticos e quimioterápicos. Patologias endocrinológicas. Obesidade. Diabetes infanto-juvenil. Disfunções da tireóide. Dengue. Problemas endocrinológicos. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

13. Médico Ortopedista

Afecções ortopédicas comuns na infância. Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite: fase aguda e crônica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite. Tuberculose óteo-articular. Ortopedia em geral; branquialgias, artrite degenerativa da coluna cervical; síndrome do escaleno anterior e costela cervical. Ombro doloroso. Lombociatalgias: artrite degenerativa da coluna lombo- sacra; hérnia de disco; espondilose. Tumores ósseos benignos e malignos. Fraturas e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar. Fratura da pélvis. Fratura do acetábulo. Fratura e luxação dos ossos dos pés. Fratura e luxação dos joelhos. Lesões meniscais e ligamentares. Fratura diafisária do fêmur. Fratura tanstrocanteriana. Fratura do colo do fêmur, do ombro; da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero; da extremidade distal do úmero. Luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio. Fratura diafisária dos ossos do antebraço. Fratura de Colles e Smith. Luxação do carpo. Fratura do escafóide. Traumatologia da mão: fratura metacarpiana e falangeana. Ferimento da mão. Anatomia do sistema muscular; Anatomia dos vasos e nervos; Anatomia cirúrgica: vias de acesso em cirurgia ortopédica e traumatológica. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

14. Médico Urologista

Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário. Propedêutica urológica. Litiase e infecções do trato geniturinário. Traumatismo do sistema geniturinário. Neoplasias benignas e malignas do sistema geniturinário; prevenção e diagnóstico precoce dos tumores do aparelho genital masculino; bexiga neurogênica. Doenças vasculares do aparelho geniturinário. Tuberculose do aparelho geniturinário. Doenças específicas dos testículos. Urgências do aparelho geniturinário. Doenças sexualmente transmissíveis; disfunção erétil; infertilidade. Cirurgias do aparelho geniturinário - cirurgias vídeo laparoscópica - transplante renal. Urologia pediátrica. Tratamento clínico e cirúrgico da incontinência urinária. Tratamento clínico da insuficiência renal. Exame Físico do Trato Urinário. Refluxo Vésico-Uretral. Calculose Urinária. Câncer de Bexiga, Pelve e Ureter. Neoplasias Renais. Neoplasias da Próstata. Prostatites. Hipertensão Arterial Renovascular. Noções Sobre Terapia de Substituição da Função Renal. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

15. Médico Dermatologista

Semiologia cutânea. Erupções eczematosas. Erupções eritemato-escamosas. Erupções eritemato-purpúricas. Erupções papulo-pruriginosas. Erupções vésico-bolhosas. Afecções ulcerosas de membros inferiores. Erupções acneiformes. Lupus eritematoso. Dermatomiocite e esclerodermia; quadro clínico: diagnóstico e tratamento. Vasculites. Piodermites. DST, hanseníase, micoses superficiais. Paracoccidiodomicoses e outras micoses profundas. Dermatoviroses. Leishmaniose tegumentar americana e outras dermatoses zooparasitárias. Erupções por drogas e toxinas. Tumores malignos e benignos da pele. Afecções congênitas e hereditárias, ictiose, epidermólise, bolhosa xeroderma pigmentoso, urticaria pigmentosa, neurofibromatose, doença de Hailey-Hailey, moléstia de Darier, incontinência pigmentar. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

16. Médico Cirurgião Geral

Politraumatizado: reanimação, avaliação propedêutica, indicação e condutas cirúrgicas nos traumatismos causados por agentes diversos: cervicais, torácicas, abdominais e perineais; Avaliação do risco cirúrgico, Pré e pós-operatório; Resposta endócrina e metabólica ao trauma; Terapêutica hidroeletrolítica e nutricional do paciente cirúrgico. Hemostasia, sangramento cirúrgico e transfusão; Colapso circulatório e choque; Infecções em cirurgia. Trauma; Queimadura; Cicatrização e cuidados com as feridas; Oncologia; Transplante; Anestesia; Complicações pós-operatórias e seqüelas em cirurgia; Monitoramento fisiológico do paciente cirúrgico; Pele, tecido subcutâneo e anexo cutâneos; Tumores da cabeça e do pescoço. Parede torácica, pleura, pulmão e mediastino; Cardiopatias congênitas; Cardiopatias adquiridas; Afecções dos grandes vasos; Doenças arteriais periféricas; Doenças venosas e linfáticas; Hipertensão cirurgicamente tratável; Cirurgia do aparelho digestivo; Câncer gastrintestinal; Acidentes com animais peçonhentos; Profilaxia antitetânica e anti-rábica; Propedêutica cirúrgica e métodos de imagem em cirurgia. Afecções gênito - urinárias em ambos os sexos. Abdome agudo. Hipertensão portal; Hemorragias digestivas. Obstrução Intestinal - Diagnóstico e tratamento. Úlcera péptica perfurada - Diagnóstico e tratamento. Colecistite aguda - Diagnóstico e tratamento. Apendicite aguda - Diagnóstico e tratamento. Diverticulite do sigmóide - Diagnóstico e tratamento. Câncer gástrico - Diagnóstico e tratamento. Câncer do colo - Diagnóstico e tratamento. Hemorragia digestiva alta - Diagnóstico e tratamento. Hemorragia digestiva baixa - Diagnóstico e tratamento. Pancreatite aguda - Diagnóstico e tratamento. Urgências torácicas traumáticas e não traumáticas mais freqüentes - Diagnósticos e Tratamento. Urgências biológicas traumáticas e não traumáticas - diagnóstico e tratamento. Urgência e Emergência. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

17. Médico Gastroenterologista

Anatomia e fisiologia do aparelho digestivo. Procedimentos e testes diagnósticos em gastroenterologia. Doenças da boca. Doenças do esôfago: distúrbios da motilidade, esofagite de refluxo, membranas e anéis, diverticulos, infecções e agentes químicos. Síndrome de Mallory Weiss. Tumores do esôfago. Doença péptica ulcerosa. Helicobacter Pylori. Gastrites. Duodenites e outras afecções do duodeno. Hemorragia digestiva. Tumores do estômago. Má absorção intestinal. Doença celíaca. Diarréias. Constipação. Síndrome do cólon irritável. Doença inflamatória intestinal. Obstrução intestinal. Abdome agudo. Isquemia entero-mesentérica. Parasitoses intestinais. Tumores do intestino delgado e grosso. Tuberculose intestinal. Doenças anorretais. Hepatites virais. Hepatites crônicas. Fígado e drogas. Fígado e álcool. Hipertensão portal. Síndrome do Budd Chiari. Cirrose hepática. Colangite esclerosante, cirrose biliar primária, hemocromatose, doença de Wilson. Tumores do fígado. Abcessos do fígado. Litíase biliar. Pancreatite aguda e crônica. Tumores do pâncreas. Manifestações da SIDA no tubo digestivo, fígado, vesícula e vias biliares. Técnicas, procedimentos e complicações da endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Corpos estranhos no aparelho digestivo alto e baixo. Manifestações gastrointestinais de doenças sistêmicas. Distúrbios gastrointestinais na gravidez. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

18. Médico Proctologista

Anatomia e fisiologia do ânus e reto. Exame proctológico. Retossigmoidoscopia. Infecções peri-anais. Fissuras peri-anais. Fístulas peri-anais. Malformações ano-retais. Prurido anal. Doenças hemorróidaria. Doenças inflamatórias dos intestinos. Doenças sexualmente transmissíveis. Colonoscopia e exame radiológico. Megacolon. Doença diverticular do colon. Procidência do reto. Síndromes poliposas. Angiodisplasia e hemangioma. Traumatismo abdominal. Lesões do cólon, reto, canal anal e períneo. Quadro clínico, diagnóstico diferencial. Conduta terapêutica. Princípios fundamentais de oncologia. Bases da cirurgia oncológica. Quimioterapia, radioterapia, imunoterapia no câncer do cólon, reto, canal anal e margem anal. Neoplasia maligna do cólon, reto e canal anal. Tumores neuro endócrinos e estromais. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

19. Médico Endocrinologista

Crescimento e desenvolvimento; puberdade normal, precoce e retardada; acromegalia; hiperprolactenemia e galactorréia; distúrbios da função tireoideana: hipertireoidismo e dishormonogênese; tireoidites; nódulos tireoides e câncer; tireoide e gravidez; hiperandrogenismo e hisurtismo; síndrome de Cushing; insuficiência adrenal; hiperplasia adrenal; ginecomastia; diabetes mellitus; patogênese; diagnóstico e tratamento do diabetes insulino-dependente e não insulino-dependente; complicações crônicas do diabetes mellitus; neuropatia; nefropatia; diabetes e gravidez; hiperlipidemias; obesidade. Diagnóstico diferencial das hipercalcemias. Osteoporose. Osteomalácia. Patologia da medula adrenal. Tumores virilizantes e feminilizantes. Hipogonadismos. Estados inter-sexuais. Doença micro e macro vascular do diabético. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

20. Médico Neurologista

Neuroanatomia. Fisiopatologia do sistema nervoso. Semiologia neurológica. Neuropatologia básica. Genética e sistema nervoso. Demências e transtornos cognitivos: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Disgenesias do sistema nervoso. Comas e alterações do estado de consciência: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Distúrbios do movimento: Doença de Parkinson, distonias, discinesias, tremores - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento . Sono e suas patologias: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Patologias vasculares do sistema nervoso: acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos, hemorragia sub-aracnóide, vasculites: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, uso de trombolíticos. Indicação cirúrgica na patologia vascular cerebral extra-craniana. Doenças desmielinizantes: esclerose múltipla, ADEM, neuromielite, óptica - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento de surtos, uso de imunomoduladores, fisioterapia, orientação psicológica. Doenças degenerativas: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Doenças das raízes e nervos periféricos: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Doenças dos músculos e da placa neuromuscular: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, indicação cirúrgica, crise miastênica e crise colinérgica. Doenças infecciosas e parasitárias: meningites e encefalites, Doença de Kreuzfeldt Jacob, Síndrome da imunodeficiência adquirida: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, medidas preventivas. Doenças tóxicas e metabólicas; investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Epilepsias: classificação, investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, drogas anti-epiléticas e indicação cirúrgica Estado de mal: diagnóstico e tratamento. Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas: diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Neurologia do trauma. Tumores do sistema nervoso: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento e indicação cirúrgica. Urgências em neurologia: paciente neurológico na unidade de terapia intensiva. Indicações e interpretação de: eletroencefalograma, eletroneuromiografia, punção e líquidocefalorraqueano, neuro-imagem (radiografia simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética convencional e funcional, angiografia, mielotomografia, ecodoppler de vasos cerebrais e transcranianos), potenciais evocados, mapeamento cerebral, video-eletroencefalograma e polissonografia. Dor: dor neuropática - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento Cefaléias: classificação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Morte encefálica: diagnóstico e conduta. Alcoolismo e crise de abstinência. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

21. Médico Ultrassonografista

Patologias hepáticas. Tumores hepáticos: primário e metastático; Hepatopatias não tumorais (Esquistossomose hepato-esplênica, Cirrose Hepática); Abscessos hepáticos e hematomas. Ultra-sonografia das vias biliares: Anomalias congênitas; Litíase biliar; Colecistite aguda e crônica. Aspecto ultrassonográfico das coleções e abcessos peritonais. Patologias Pancreáticas: Pancreatites, Tumores. Patologias Renais: Trauma renal; Uropatias obstrutivas; Lesões císticas renais; Nefropatias crônicas; Tumores renais. Massas abdominais na infância. Patologias ginecológicas; Doença inflamatória pélvica; Cistos anexiais; Prenhez ectópica. Abordagem ultrassonográfica da bexiga, próstata e vesículas seminais. Ultrassonografia Obstétrica. Patologias mamárias. Patologias articulares. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

22. Médico Nefrologista

Exame físico, estrutura e função renal, métodos diagnóstico, distúrbios hidro-eletrolíticos e do metabolismo ácido-básico. Insuficiência renal aguda e crônica. Diálise e transplante renal. Distúrbios glomerulares, doença tubulo-intersticial do rim. Litíase renal. Diabetes e sua repercussão no aparelho renal. Infecção urinária, cisto renal. Distúrbio vascular renal. Anomalias do trato urinário. Tumores renais. Laboratório e Patologia Renal: laboratório de Análises Clínicas; histologia das doenças renais. Treinamento Nefro-urológico: diagnóstico por imagem. Epidemiologia da doença renal. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

23. Médico Geriatra

O idoso na sociedade. Estatuto do idoso. Biologia do Envelhecimento. Teorias do Envelhecimento. Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento. Prevenção e promoção da saúde. Geriatria Básica.Teorias de envelhecimento, crescimento populacional: Aspectos demográficos e sociais, anatomia e fisiologia do envelhecimento, aspectos de propedêutica do idoso, envelhecimento cerebral: demências, aspectos psiquiátricos do envelhecimento, síndromes extra piramidais, arteosclerose. Aspectos estruturais do coração idoso - inferências clínicas, principais cardiopatias, hipertensão arterial, vasculopatias, principais afecções pulmonares, envelhecimento do aparelho digestivo, principais afecções do aparelho digestivo, envelhecimento renal, incontinência urinária, doenças da hipófise, supra renal e paratireóide, doenças da tireóide, diabetes Mellitus e envelhecimento. Aspectos hematológicos - anemias, envelhecimento ósseo: osteoporose, principais artropatias e conectivopatias. Aspectos ortopédicos e traumatológicos. Alteração da potência sexual. Nutrição e envelhecimento, câncer na terceira idade. Aspectos oftalmológicos do envelhecimento. Aspectos otorrinolaringológicos do envelhecimento. Anestesia. Cirurgia. Fisioterapia. Atendimento multidisciplinar. Farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Problemas éticos em geriatria. O idoso e a dignidade no processo de morrer. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

24. Médico Pneumologista

Anatomofisiológica do Sistema Respiratório: Farmacologia do Sistema Respiratório; Mecanismos de Defesa Pulmonar; Vias; Respiratórias Superiores e Inferiores - Correlações Fisiopatológicas e Clínicas. Métodos de Diagnóstico Clínico, Radiológico ,Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Radiografia Digital, Radiologia Intervencionista do Tórax, Ultra- sonografia do Tórax e Cintigrafia Pulmonar. Métodos de Diagnóstico Bioquímico, hematológico, bacteriológico (microbactérias atípicas), imunológico; citopatológico, histopatológico, funcional (funções e biópsias), o eletrocardiograma em pneumologia. Clínica - Infecções Respiratórias Agudas, Pneumonias e Broncopneumonias; Manifestações Pulmonares na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS); Pneumopatias Intersticiais; Supurações Broncopulmonares; Tuberculose; Micoses Pulmonares; Doenças da Pleura; Pneumotórax; Câncer do Pulmão. Tumores Pleurais, costais, partes moles e outros, tumores do mediastino, poluição atmosférica, doenças pulmonares obstrutivas crônicas; Asma; Transplante de Pulmão. Distúrbios da Respiração Durante o Sono; Aspergilose Broncopulmonar Alérgica e Alveolite Alérgica Extrínseca (Pneumopatias de Hipersensibilidade) ; Insuficiência Respiratória . Avaliação do Pré e Pós-Operatório - Risco Cirúrgico; Fisioterapia Respiratória. Pneumopatias Profissionais; Sarcoidose; Síndrome Pulmão-Rim; Outras Doenças de Causa Desconhecida; Manifestações Pulmonares das Colagenoses. Tromboembolismo Pulmonar; Edema Pulmonar; Hipertensão Pulmonar e Cor Pulmonale. Malformações do Sistema Respiratório - Traumatismos Torácicos - Doenças do Diafragma - Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto (SARA) - O Aparelho Respiratório no Meio Aeroespacial - O Sistema Respiratório nas Atividades de Mergulho e Hiperbáricas - Afogamento - Principais Aspectos da Pneumologia Infantil. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

25. Médico Cirurgião Vascular

Noções básicas de anatomia vascular. O exame clínico do paciente vascular. Métodos não invasivos no diagnóstico das doenças vasculares. Angiografias. Insuficiência arterial crônica das extremidades. Vasculites na prática angiológica. Arteriopatias vasomotoras. Aneurismas. Síndromes do desfiladeiro cervical. Insuficiência vascular cerebral extra-craniana. Insuficiência vascular visceral. Pé diabético. Hipertensão renovascular. Doença tromboembólica venosa. Varizes dos membros inferiores. Insuficiência venosa crônica. Linfangite e erisipela. Linfedemas. Úlceras de perna. Angiodisplasias. Oclusões arteriais agudas. Trauma vascular. Acessos vasculares. Aspectos vasculares nos transplantes. Terapêutica anticoagulante, fibrinolítica e antiplaquetária. Terapêutica vasodilatadora, hemorreológica e venotônica. Fisiologia da circulação. Patologias arteriais e venosas. Problemas cirúrgicos básicos. Proteção cerebral em cirurgia cardiovascular. Proteção renal em procedimentos cardiovasculares. Tratamento de dor pós-operatória em cirurgia vascular. Recuperação anestésica em cirurgia vascular. Complicações da cirurgia vascular. Oclusão arterial aguda. Arteriosclerose obliterante periférica. Trombose venosa profunda. Embolia pulmonar. Patologia linfática. Varizes. Acessos vasculares para hemodiálise. Vasculites. Tromboflebites superficiais. Cirurgias. Urgências e emergências. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

26. Médico Cirurgião Vascular/Doppler

Noções básicas de anatomia vascular. O exame clínico do paciente vascular. Cirurgia Vascular com área de atuação em Ecografia Vascular com Doppler. Métodos não invasivos no diagnóstico das doenças vasculares. Angiografias. Insuficiência arterial crônica das extremidades. Vasculites na prática angiológica. Arteriopatias vasomotoras. Aneurismas. Síndromes do desfiladeiro cervical. Insuficiência vascular cerebral extra-craniana. Insuficiência vascular visceral. Pé diabético. Hipertensão renovascular. Doença tromboembólica venosa. Varizes dos membros inferiores. Insuficiência venosa crônica. Linfangite e erisipela. Linfedemas. Úlceras de perna. Angiodisplasias. Oclusões arteriais agudas. Trauma vascular. Acessos vasculares. Aspectos vasculares nos transplantes. Terapêutica anticoagulante, fibrinolítica e antiplaquetária. Terapêutica vasodilatadora, hemorreológica e venotônica. Fisiologia da circulação. Patologias arteriais e venosas. Problemas cirúrgicos básicos. Proteção cerebral em cirurgia cardiovascular. Proteção renal em procedimentos cardiovasculares. Tratamento de dor pós-operatória em cirurgia vascular. Recuperação anestésica em cirurgia vascular. Complicações da cirurgia vascular. Oclusão arterial aguda. Arteriosclerose obliterante periférica. Trombose venosa profunda. Embolia pulmonar. Patologia linfática. Varizes. Acessos vasculares para hemodiálise. Vasculites. Tromboflebites superficiais. Cirurgias. Urgências e emergências. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

27. Médico Otorrinolaringologista

Anatomofisiologia clínica das fossas e seios paranasais, laringe, faringe e órgão da audição. Semiologia, sintomatologia e diagnósticos das principais afecções da laringe, glândulas salivares, órgão auditivo e seios paranasais. Testes básicos da avaliação auditiva: caracterização audiológica das principais patologias do ouvido. Câncer da laringe e hipofaringe: glândulas salivares e seios paranasais. Doenças ulcerogranulomatosas em otorrinolaringologia. Deficiências auditivas. Anomalias congênitas da laringe. Neuroanatomofisiologia do sistema vestibular. Afecções e síndromes otoneurológicas. Paralisia facial periférica. Afecções benignas do pescoço. Laringoscopia. Manifestações otorrinolaringológicas na Aids. Fisiopatologia do Anel Linfático Do Waldeyer; Classificação Clinica e Etiológica das Amigdalites Agudas e Crônicas; Tumores da Cavidade Bucal; Parotidites; Tumores Benignos e Malignos das Glândulas Salivares; Sinusites; Quadro Clínico; Sintomatologia; Diagnostico e Tratamento; Rinites; Tumores Benignos dos Seios Paranasais; Tumores Malignos dos Seios Paranasais; Tumores Benignos da Laringe; Estudo Radiológico e Endoscópio; Procedimentos Cirúrgicos; Propedêuticos Instrumentada; Laringites Agudas e Crônicas; Avaliação da Audição através dos Métodos Subjetivos e Objetivos; Otites Externas: Otites Médicas; Agudas e Crônicas; Surdez. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

28. Médico Neuro-Cirurgião

Neuroanatomia-Fisionatogenia do Sistema Nervoso Central; Semiologia dos Estados Alterados da Consciência; Neuroradiologia: diagnóstico dos Processos expansivos intracranianos através da angiografia cerebral e da Tomografia Cerebral por Computador, Diagnóstico das alterações intrínsecas da vasculatura intracraniana através da angiografia cerebral. Conceito clínico e de exames complementares da "Morte Cerebral". Síndrome da Hipertensão-Intracraniana; Traumatismo Crânio- Encefálico, Traumatismo Raqui-Medular. Doenças oclusiva das artérias carótidas em trajeto extracraniano; Abordagem cirúrgica da obstrução arterial aguda intracraniana e infarto-cerebral. Fisiopatogenia e avaliação clínica da hemorragia subaracnóidea espontânea. Tratamento conservador da hemorragia subaracnóidea espontânea. Tratamento cirúrgico dos aneurismas intracranianos. Má formação arteriovenosa cerebral: quadro clínico e considerações para a abordagem terapêutica. Hemorragias intra-cerebral e intra-cerebelar espontânea, quadro clínico e considerações para a abordagem terapêutica. Tumores intracranianos; Compressões radículo-medulares. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

29. Médico Oftalmologista

Embriologia ocular. Anatomia e histologia ocular: órbita - conteúdo e relações anatômicas, Pálpebras e conjuntiva. Globo ocular e túnicas fibrosas, vascular e nervosa, Meios dióptricos, Músculos extrínsecos, Aparelho lacrimal. Fisiologia da visão. Refração: noções de óptica oftálmica, Vícios de refração, Prescrição de óculos e lentes de contato. Patologia, diagnóstico e tratamento das doenças do(a): órbita, conjuntiva, esclera, úvea, retina, vítreo, cristalino e aparelho lacrimal e pálpebra. Glaucoma: classificação, Quadro clínico, Diagnóstico, Tratamento clínico e cirúrgico. Patologia ocular externa: Conjuntivites virais, bacterianas, alérgicas e outras. Ceratites herpéticas, traumáticas, por olho seco, e outras - causas e tratamentos. Ceratopatia bolhosa - causas e tratamentos. Úlcera de córnea - causas e tratamentos. Trauma ocular: O que fazer e o que não fazer em casos de traumas mecânicos perfurantes, não perfurantes, químicos e outros. Tratamento cirúrgico do trauma perfurante ocular. Estrabismo: classificação, Quadro clínico, Diagnóstico, Tratamento clínico e cirúrgico. Repercussões oculares de patologias sistêmicas. Urgências em oftalmologia: clínicas e cirúrgicas. Visão sub-normal: diagnóstico e tratamento cirúrgico. Transplante de córnea. Campo visual manual e computadorizado. Retina: diagnóstico, exames e tratamento clínico e cirúrgico. Oftalmologia pediátrica. Pré e pós-operatório em oftalmologia. US ocular. Vitrectomia e vítreo. Laser e suas aplicações em oftalmologia. Órtese e prótese ocular. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

30. Médico Ginecologista

Anatomia e fisiologia do aparelho genital feminino. Patologia do trato genital inferior e leucorréias. Doenças sexualmente transmissíveis. Sangramento genital anormal. Miomas. Endocrinologia ginecológica. Neoplasia de colo uterino. Neoplasia de endométrio. Neoplasia de ovário. Neoplasia de mama. Anticoncepção. Climatério. Obstetrícia normal. Doenças específicas da gestação. Patologia do parto. Patologia do puerpério (infecção, mastite).Diabetes na gestação. Trabalho de parto prematuro. Rotura prematura de membranas. Abortamentos. Moléstia trofoblástica da gestação. Prenhez ectópica. Mecanismo local da menstruação. Complicações cirúrgicas da cirurgia ginecológica (intestinais e urológicas). Pré e pós-operatórios em cirurgia ginecológica. A paciente ginecológica. Oncogênese. Mastectomia (indicações técnicas/tipos de incisões), história do câncer de mama, estadiamento. Quadrantectomias (linfonodo sentinela). Amenorréia primária. Amenorréia secundária. Genética aplicada à ginecologia. DST/DIP. HIV na mulher. Métodos de imagem em ginecologia (HSG, USG bi e tridimensional, mamografia). Dor pélvica. Puberdade normal e patológica. Câncer de ovário. Ginecologia psicossomática. Síndrome pré-menstrual. Cosmetologia em ginecologia. Sexologia clínica. Vídeo-endoscopia em ginecologia. Abdome agudo em ginecologia. Miomatose uterina (tratamentos). Anticoncepção. Síndromes hiperandrogênicas. Disfunções menstruais. Patologia benigna e maligna da vulva, vagina, útero e ovários. Rastreamento ginecológico e da mama. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

31. Médico Cardiologista

Anatomia e fisiologia do aparelho cardiovascular. Semiologia do aparelho cardiovascular. Métodos Diagnósticos: eletrocardiografia. Ecocardiografia, medicina nuclear, hemodinâmica, ressonância magnética, radiologia. Cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas: Diagnóstico e tratamento. Hipertensão arterial. Isquemia miocárdica. Doença reumática. Valvulopatias. Miocardiopatias. Insuficiência cardíaca congestiva. Doença de Chagas. Arritmias cardíacas. Marca-passos artificiais. Endocardite infecciosa, doenças do pericárdio e doenças da aorta. Embolia pulmonar - Hipertensão pulmonar - cor pulmonar - infecções pulmonares. Patologias sistêmicas e aparelho cardiovascular. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

32. Médico Clínico Geral

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, troboembolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias. Sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias, metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidísmo, hipertiroidísmo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas, anemia aplásica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença menigocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas. Imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológica: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências inter-hospitalares. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

33. Médico Radiologista

Física das radiações. Noções de física das radiações; definição e produção dos raios X, ampolas de raio X, propriedades gerais ;Efeitos biológicos das radiações ; Técnicas radiológicas ; Formação de imagem radiográfica; controle de qualidade; Proteção radiológica; Fundamentos da tomografia computadorizada e da ressonância magnética; Contrastes radiológicos. Imagenologia do tórax: Doenças pleuro-pulmonares; Massas Torácicas; Tórax nas emergências; Tórax em pediatria; Alterações intersticiais, alveolares e mistas. Imagenologia do aparelho digestivo: Métodos e patologias mais comuns; Abdômen agudo; Estudo contrastado; Aparelho digestivo em pediatria. Aparelho Urinário: Imagenologia do aparelho urinário; Método; Massas renais; Trauma renal; Estudo contrastado; Aparelho urinário em pediatria; Mastóides. Sistema músculo-esquelétrico: Imagenologia das lesões ósteo-músculo articulares; Doenças inflamatórias; Massas tumoriais; Coluna vertebral; Crânio e face (órbita - seios da face). Primeiros socorros; Choque anafilático. Imagenologia do S.N.C; T.C.E. ; A.V.C. ; S.N.C. em pediatria. Mamografia: Técnicas de posicionamento; Tumores benignos; Tumores malignos. Radiologia intervencionista (Noções básicas, Indicações e análises). Densitometria óssea (Noções básicas, Indicações e análises). Sistema cardiovascular. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

34. Médico Plantonista Socorrista

Suporte avançado de vida em Emergências Clínicas. Suporte avançado de vida no Trauma. Emergências Clínicas. Emergências Pediátricas. Emergências Obstétricas. Imobilização/Remoção/Transporte. Acidentes com múltiplas vítimas. Emergência SAMU-192. Estados de Choque: etiologia e quadro clínico. Abordagem Primária e Secundária do atendimento Inicial a Vítimas com alterações clínicas ou traumatizadas. Atendimento em situações de emergência: fraturas, politraumatismo, traumatismo craniano encefálico, queimaduras, hemorragias (venosa e arterial) e dores toráco abdominais. Estados de coma de Glasgow: conhecer a etiologia, prever e oferecer assistência adequada às necessidades diagnosticadas e realizar a prescrição médica. Atendimento a vítima de parada cardiorespiratória. Escala de Trauma. Feridas. Paciente crítico e risco iminente de morte. Atividades e funções dos membros da equipe. Atenção ao recém-nascido. Psicopatologia: alterações do pensamento, percepção, memória, atividade, afetividade (humor) e (linguagem). Transtornos: esquizofrênicos, afetivos, neuróticos, de personalidades (psicopatas), alcoolismo e toxicomanias. Emergências Psiquiátricas. Atendimento às necessidades humanas básicas. Deontologia, Ética e Bioética. Intoxicação exógena, envenenamentos: álcool; narcóticos; sedativos e hipnoindutores; estimulantes do SNC e alucinógenos; hidrocarbonetos; salicilatos; anticolinérgicos; plantas; animais peçonhentos. Doenças infectocontagiosas: infecção hospitalar; antibioticoterapia; endocardite bacteriana; septicemia; pneumonias; AIDS; tétano; infecções abdominais; meningites. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar. Conhecimento da legislação e normas clínicas que norteiam as transferências inter-hospitalares. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

35. Médico Pediatra Plantonista

Saúde da Criança Brasileira. Alimentação. Desnutrição. Desidratação. Anemias. Neonatologia: exames, diagnósticos e cuidados com o Recém Nascido. Crescimento e Desenvolvimento. Problemas Ortopédicos. Doenças Infecciosas. Parasitoses Intestinais. Morbidade e Mortalidade infantil. Aleitamento materno: aspectos nutricionais, imunológicos, psicoafetivos e socioeconômicos. Imunização: vacinas e contra-indicações. Imunopatologia. Diagnósticos de Neoplasias mais freqüentes. Acidentes mais comuns na infância e Prevenção. Afecções mais comuns: infectocontagiosas, cirúrgicas, aparelho digestivo, ortopédicas, aparelho respiratório, aparelho cardiocirculatório, aparelho urinário, endocrinológicas, sistema nervoso central, dermatológicas. Problemas neurológicos: meningites; meningoencefalites; tumores intracranianos; tétano; convulsões. Problemas oftalmológicos: conjuntivites; alterações oculares nas hipovitaminoses; estrabismo. Problemas do ouvido, nariz, boca e garganta: otites; infecções das vias aéreas superiores; rinites; sinusites; amídalas e adenóides. Distúrbios respiratórios: bronquiolite; bronquites; asma; tuberculose pulmonar; pneumonias; fibrose cística (mucoviscidose). Problemas do aparelho digestivo: vômitos e diarréia; diarréia crônica; doença celíaca; alergia alimentar; parasitoses intestinais; patologias cirúrgicas; hepatites; diabetes infanto-juvenil; constipação. A febre e as infecções na infância: a criança febril; febre tifóide; salmonelose; malária; brucelose; interpretação e conduta na criança com reação de Mantoux positivo; síndromes de deficiência imunológica na infância. Tumores na infância: tumor de Wilms; neuroblastoma; doença de Hodgkin; linfomas; rabdomiossarcoma. Antibióticos e quimioterápicos. Patologias endocrinológicas. Obesidade. Diabetes infanto-juvenil. Disfunções da tireóide. Dengue. Problemas endocrinológicos. Urgência e Emergência. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

36. Médico Anestesiologista

Preparo anestésico (Consultório de avaliação pré-anestésica: organização. Vantagens. Avaliação pré-anestésica: anamnese, exame clínico, exames complementares. Avaliação do risco e do estado físico. Pacientes em uso agudo e crônico de medicamentos). Farmacologia dos anestésicos locais. Farmacologia dos anestésicos venosos. Farmacologia dos anestésicos inalatórios. Farmacologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema cardiovascular. Farmacologia do sistema nervoso. Transmissão e bloqueio neuromuscular. Anestesia venosa.(Anestesia venosa total; Anestesia alvo controlada) Anestesia inalatória. Bloqueio subaracnóideo e peridural. Bloqueios periféricos (bloqueio do plexo braquial; bloqueio de nervos perifericos-Anatomia, técnicas, indicações, contra indicações e complicações). Recuperação pós-anestésica. Monitorização. Técnicas, indicações e complicações; Monitorização da função cardiovascular (com monitorização invasiva e eco trans-operatório); Monitorização da função respiratória; Monitorização da função renal; Monitorização da transmissão neuromuscular. Monitorização da temperatura corporal; Monitorização do Sistema Nervoso Central; Monitorização da coagulação (Tromboelastograma). Parada cardíaca e reanimação. Autocóides derivados dos lipídios. Metabolismo (equilibrio hidroeletrolitico e acidobásico). Reposição volêmica e transfusão. Anestesia para cirurgia abdominal. Anestesia em urologia. Anestesia em ortopedia (Técnicas, cuidados, indicações e contra-indicações; Cirurgia de quadril: fraturas e artroplastia total; Cirurgia de joelho: artroscopia e prótese total de joelho; Cirurgia de coluna, ombro, mão e pé; Cirurgia de reimplantação de membros e dedos). Anestesia e sistema endócrino. Anestesia em obstetrícia. Anestesia em urgências e no trauma. Anestesia para oftalmologia e otorrinolaringologia. Anestesia para cirurgia plástica e buco-maxilo-facial. Anestesia em geriatria. Anestesia para cirurgia torácica. Anestesia e sistema cardiovascular (anestesia no cardiopata para cirurgia não-cardíaca; anestesia para cirurgia cardíaca; cardiopatias congênitas; revascularização do miocárdio; cirurgias valvulares; aneurismectomia; Traumatismo cardíaco; Transplante cardíaco; Circulação extracorpórea; Suporte mecânico à circulação: balão intra-aórtico e ou Anestesia para implante de marcapasso e cardioversão; Anestesia para cateterismo cardíaco diagnóstico e terapêutico; Anestesia para cirurgia vascular periférica e de aorta: aneurismas e revascularização; Anestesia para procedimentos endovasculares. Anestesia em pediatria. Anestesia para neurocirurgia. Anestesia ambulatorial. Anestesia para procedimentos fora do centro cirúrgico. Complicações da anestesia. Choque. Terapia intensiva. Suporte ventilatório. Dor. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

37. Médico Intensivista

Suporte avançado de vida em Emergências Clínicas. Suporte avançado de vida no Trauma. Emergências Clínicas. Emergências Pediátricas. Emergências Obstétricas. Imobilização/Remoção/Transporte. Procediemtnos em UTI. Acidentes com múltiplas vítimas. Emergência SAMU-192. Estados de Choque: etiologia e quadro clínico. Abordagem Primária e Secundária do atendimento Inicial a Vítimas com alterações clínicas ou traumatizadas. Atendimento em situações de emergência: fraturas, politraumatismo, traumatismo craniano encefálico, queimaduras, hemorragias (venosa e arterial) e dores toráco abdominais. Estados de coma de Glasgow: conhecer a etiologia, prever e oferecer assistência adequada às necessidades diagnosticadas e realizar a prescrição médica. Atendimento a vítima de parada cardiorespiratória. Escala de Trauma. Feridas. Paciente crítico e risco iminente de morte. Atividades e funções dos membros da equipe. Atenção ao recém-nascido. Psicopatologia: alterações do pensamento, percepção, memória, atividade, afetividade (humor) e (linguagem). Transtornos: esquizofrênicos, afetivos, neuróticos, de personalidades (psicopatas), alcoolismo e toxicomanias. Emergências Psiquiátricas. Atendimento às necessidades humanas básicas. Deontologia, Ética e Bioética. Intoxicação exógena, envenenamentos: álcool; narcóticos; sedativos e hipnoindutores; estimulantes do SNC e alucinógenos; hidrocarbonetos; salicilatos; anticolinérgicos; plantas; animais peçonhentos. Doenças infectocontagiosas: infecção hospitalar; antibioticoterapia; endocardite bacteriana; septicemia; pneumonias; AIDS; tétano; infecções abdominais; meningites. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar. Conhecimento da legislação e normas clínicas que norteiam as transferências inter-hospitalares. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

38. Médico Veterinário

Clínica médico cirúrgica veterinária. Doença infecto-contagiosas dos animais domésticos. Epidemiologia e saúde pública veterinária. Farmacologia e terepêutica médico-veterinária. Fisiologia dos animais domésticos. Inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. Microbiologia e imunologia. Nutrição animal. Patologia médico-veterinária. Reprodução e fisiologia da reprodução animal. Biologia, Vigilância e Controle de populações de animais domésticos. Biologia, Vigilância e Controle de populações de animais sinantrópicos que podem causar agravos à saúde: Quirópteros, roedores, insetos rasteiros, artrópodes peçonhentos, mosquitos, carrapatos, pombos. Conhecimentos sobre animais silvestres.. Epidemiologia: Geral e Aplicada: princípios, definições e classificações. Cadeia epidemiológica de transmissão das doenças. Métodos epidemiológicos aplicados à saúde pública: Definições e conceitos, levantamentos de dados, estatística de morbidade, proporções, coeficientes e índices em estudos de saúde, coeficientes ou taxas de mortalidade, morbidade e letalidade. Diagnóstico, Prevenção e Controle das seguintes zoonoses: Raiva, Dengue, Febres Hemorrágicas, Febre Amarela, Encefalites, Leptospirose, Bruceloses, Tuberculoses, Salmoneloses, Estreptococoses e Estafilococoses, Doença de Lyme, Pasteureloses, Yersinioses, Clostridioses, Criptococose, Histoplasmose, Dermatofitoses, Leishmanioses, Toxoplasmoses, Doença de Chagas, Criptosporidiose, Dirofilariose, Toxocaríase, Teníase/Cisticercose, Equinococose, Ancilostomíases. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória.

39. Médico PSF

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, troboembolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias. Sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias, metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidísmo, hipertiroidísmo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas, anemia aplásica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença menigocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas. Imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológica: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências inter-hospitalares. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Normas e Diretrizes do Programa de Saúde da Família - PSF. Tudo sobre Guia Prático do Programa Saúde da Família - Ministério da Saúde - Governo Federal. Importância do agente comunitário de saúde na otimização da consulta médica. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais; trabalho em equipe. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

ÁREA DE SAÚDE - GRUPO VIII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.° 8.080/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Lei n.° 8.1 42/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Norma Operacional Básica do SUS - NOB-SUS 01/96; e Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS - SUS 2002, com suas respectivas atualizações.

3. Legislação e História do Município de Porto Real

Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título I - Disposições preliminares: Art. 1° ao 5°. Título II - Da Organização municipal. Capítulo I: Art. 6° e 7°. Título III - Dos Poderes do Município. Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 39 a 41. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 71 a 76. Título VI - Da Ordem Social. Capítulo I. Art: 1 38 a 143. Capítulo II. Da Saúde. Art. 144 a 164. VII. Da Família, da Criança, do Idoso e das Pessoas Deficientes: Art. 224 a 231. História de Porto Real: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história de Porto Real.

ÁREA DE SAÚDE - GRUPO VIII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Psicólogo

Histórico da Psicologia. Métodos da Psicologia. O Binômio Saúde/Doença: A Produção Social da Saúde. A Psicossomática nos dias atuais: origem, conceito; evolução/objetivos. A Psicossomática e a formação do Psicólogo. A relação profissional de saúde: usuários do sistema de saúde. A Psicologia nas Instituições de Saúde: Funções, papéis e atividades do Psicólogo. Objetivos e estratégias da prática psicológica. O Psicólogo e a equipe de saúde: A Importância da visão interdisciplinar. A Personalidade. A sensação e a percepção. A Psicanálise. O Gestalt - Terapia. O Behaviorismo. Os testes psicológicos. Etiologia das Deficiências Mentais. Desordens da Personalidade. Deficiências Mentais. Orientação de Pais. Conhecimentos em Psicomotricidade. Psicoterapia de grupo. Desenvolvimento infantil. Psicoterapia Breve. Orientação Familiar. O processo psicodiagnóstico e seus instrumentos de medidas psicológicas. As teorias psicopatológicas contemporâneas. O normal e psicopatológico: principais organizações psicopatológicas, desenvolvimento da personalidade e a sua relação com os fenômenos psicopatológicos. Distúrbios do desenvolvimento: diagnósticos e tratamento. Psicologia do comportamento organizacional: conceitos básicos de dinâmica de grupo, a personalidade e os fenômenos grupais. Procedimentos de análise do trabalho na descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho dos cargos e funções. Acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal. Dados preliminares sobre psicologia evolutiva. O psicólogo no preparo do paciente com vistas às cirurgias mutiladoras. O psicólogo no acompanhamento do paciente terminal. Ética e legislação do exercício profissional

2. Fonoaudiólogo

Anatomofisiologia aplicada à Fonoaudiologia em suas especificidades (voz, audiologia, linguagem, fala, motricidade oral), distúrbios da voz/ linguagem/fala/audiologia/motricidade oral. Anatomo-fisiologia do sistema auditivo, psicoacústica, testes básicos de avaliação auditiva, avaliação audiológica, avaliações eletrofisiológicas, patologias do sistema auditivo, procedimentos clínicos dos exames audiológicos. Neonatologia: recém-nascido a termo; desenvolvimento oromotor normal; reflexos orais; funções reflexo-vegetativas; prematuridade. Avaliação e intervenção fonoaudiológica no R. N. pré-termo: teoria sincronoativa; estados comportamentais do recém-nascido; sucção não nutritiva; estimulação multimodal. Aleitamento materno. Neurologia: neuroanatomia e neurofisiologia aplicada aos distúrbios fonoaudiológicos: SNC/Periférico, especialização e funções hemisféricas; acidente vascular cerebral; traumatismo cranioencefálico; afasias, disartrias, apraxias, disfagias; alterações motoras e cognitivas associadas à afasias; demências: fatores etiológicos, tipos, repercussão; avaliação e intervenção terapêutica nos distúrbios de fala e linguagem de origem neurológica. Voz: distúrbios da voz e seus aspectos clínicos; avaliação vocal; diagnóstico diferencial; prevenção, intervenção e conduta terapêutica nos transtornos da voz. Motricidade Oral: Etiologia; caracterização e fatores predisponentes, sintomatologia, componentes do aparelho estomatognático, avaliação especificada dos órgãos fonoarticulatórios e das funções neurovegetativas. Da deglutição da respiração; da fala, da voz e da linguagem, abordagem avaliativa, diagnóstico e prognóstico dos distúrbios da motricidade oral, planejamento geral de terapia- prevenção e reabilitação. Linguagem: distúrbios de linguagem, prevenção e reabilitação. Distúrbios do Aprendizado: Avaliações, abordagens terapêuticas dos distúrbios da aprendizagem. Fonoaudiologia Preventiva. Ética e legislação do exercício profissional

3. Assistente Social

Assistência Social e as esferas do Poder Público. Assistência Social: Definição, princípios, diretrizes e organização. Conselhos de Assistência Social. Formação profissional do assistente social na contemporaneidade. Desenvolvimento Social e Políticas de Habitação. Educação popular e Serviço Social. Legislação específica da área da assistência social. Municipalização e descentralização da assistência social. O programa comunidade solidária e a LOAS. Participação social: Associação de moradores, Conselhos Municipais, Movimentos Sociais. Planejamento social. Pobreza urbana, favelização, migração. Políticas Sociais. A relação público x privado: as Organizações Não Governamentais (ONGS); e as Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP). Políticas Sociais e direitos sociais. Políticas Sociais e Serviço Social. O debate contemporâneo sobre o Serviço Social: reflexões sobre teoria em suas relações com as demandas à profissão. Políticas Sociais e Direitos Sociais no Brasil: seus desdobramentos históricos e político-sociais. Políticas de governo para o desenvolvimento sustentável: o Serviço Social e as políticas de proteção ambiental. Avaliação de Políticas Sociais. Pesquisa em Serviço Social à construção do conhecimento; metodologias qualitativas e sua aplicação pelo Serviço Social. Assistência social com a garantia de direitos. Estratégias e procedimentos teóricos metodológicos em Serviços Sociais. Serviço Social e movimentos sociais: concepção e suas expressões no Brasil. Processo de Trabalho e Serviço Social. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais; trabalho em equipe. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto do Idoso. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

4. Nutricionista

Nutrição Básica: carboidratos, proteínas, e lipídeos: digestão, absorção, transporte, metabolismo e excreção. Terapia Nutricional: indicação, contra-indicação, vias de acesso, formulação, administração, complicações e monitorização em nutrição enteral e parenteral; nas patologias cardiovasculares e pulmonares; nas patologias do sistema digestório e glândulas anexas; nas afecções endócrinas e do metabolismo; nas patologias do sistema renal e das vias urinárias; nas imunodeficiências; no estresse metabólico e no trauma; nas neoplasias. Epidemiologia nutricional: fatores determinantes da desnutrição energético- protéica; anemia, hipovitaminose A, obesidade. Nutrição materno-infantil: crescimento e desenvolvimento do lactente, bases fisiológicas para alimentação e nutrição de lactentes, necessidades e recomendações nutricionais. Avaliação nutricional no primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz e idoso. Informação nutricional complementar dos alimentos, que sejam produzidos, embalados e comercializados prontos para oferta ao consumidor. Controle higiênico sanitário dos alimentos; Fundamentos microbiológicos; Toxinfecções alimentares; Preservação dos alimentos; controle sanitário da área de alimentos; Análise dos perigos em pontos críticos de controle (APPCC); Vigilância Sanitária e proteção da saúde do consumidor; Condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores de alimentos; Boas práticas de preparação de Nutrição enteral; Lactário; Técnica dietética; Pré-preparo e preparo de alimentos; Administração em Serviços de Alimentação e Nutrição: planejamento, organização e coordenação de unidade de alimentação e Nutrição; Propriedades físico-químicas dos alimentos. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

5. Fisioterapeuta

Noções de Anatomia Humana incluindo órgãos e sistemas; Análise cinesiológica dos movimentos; Provas de função muscular; Goniometria; Noções de física: alavancas e polias; Desenvolvimento neuro-psicomotor da criança. Uso de técnicas de enfaixamento. Fisiologia da contração muscular. Administração aplicada: eletrodiagnóstico e eletroterapia; Actinoterapia; Mecanoterapia; Massoterapia; Tração e manipulação vertebral; Postura Corporal; Marcha; Patologias; avaliação, prevenção e incapacidade, prescrição e tratamento fisioterápico em: doenças do aparelho locomotor; portadores de paralisia cerebral; doenças neurológicas; doenças do aparelho cardiovascular; doenças do aparelho respiratório, em geriatria, em hanseníase. Fisioterapia respiratória em UTI. Fisiologia pulmonar - gasimetria arterial. Insuficiência respiratória aguda e crônica. Infecção do aparelho respiratório. Avaliação fisioterápica do paciente crítico. Ventilação mecânica - vias aéreas artificiais: Indicações e complicações da ventilação mecânica. Anatomia do Sistema Neuro-músculo esquelético, cardiovascular; respiratório. Física aplicada à fisioterapia: mecânica, calor, eletricidade, vibrações de ondas, luz, água. Biofísica aplicada à fisioterapia: ação de agentes físicos sobre o organismo; aplicação dos conhecimentos básicos de biofísica em cinesioterapia, termoterapia, eletroterapia, hidroterapia e fitoterapia. Fisioplogia aplicada à fisioterapia: Neuro-fisiologia; fisiologia do exercício físico. Cinesteologia aplicada à fisioterapia: princípios gerais da biomecânica; análises dos movimentos articulados. Fisioterapia geral: Eletroterapia, fitoterapia, termoterapia, hidroterapia, medroterapia, cinesioterapia. Recursos e técnica de utilização. Órtese, prótese e aparelhagem de auxílio, primeiros socorros, conceitos, tipos, técnicas de treinamentos. rítmicos conceitos e objetivos. Distúrbios ortopédicos tais como fraturas e afecções articulares. Distúrbios circulatórios e do coração tais como baixa ou alta pressão. Avanços no tratamento da Hérnia de disco lombar. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Ações preventivas junto à comunidade. Papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

6. Farmacêutico Bioquímico

Bioquímica. Fundamentos básicos de genética de microorganismos. Parasitologia. Fatores de virulência em microorganismos. Microbiologia e imunologia: estrutura bacteriana, isolamento, identificação e classificação de bactérias, esterilização, desinfecção e antisepsia. Bactérias pyogênicas: Stapylococcus e Streptococcus, Coccus e bastonetes Gram-negativos, bacilos álcool ácidos resistentes, infecções bacterianas por anaeróbicos esporulados. Prevenção, tratamento e epidemiologia de doenças infecciosas, vacinas e sonoterapia. Interferência de medicamentos/alimentos em exames laboratoriais. Virulogia. Fungos. Hematologia geral: índices hematimétricos, hemostasia e coagulação. Imunohematologia. Noções básicas de imunologia: antígeno e anticorpo. Imunidade humoral e celular, hipersensibilidade, reações de fixação de complemento, aglutinação e preciptação. Parasitologia: helmintologia, protozoologia, entomologia. Fármacos que agem nos SNA e SNC. Fármacos que atuam sobre os outros sistemas orgânicos (Aparelho Respiratório, Aparelho urinário, Aparelho Digestivo, Sistema Cardiovascular). Antimicrobianos, Antiinflamatórios, Antineoplásicos. Análises Clínicas: Bioquímica, Parasitologia, Bacteriologia, Hematologia. Microbiologia dos Alimentos. Logística: técnica de abastecimento da farmácia, ponto de requisição, padrão de estocagem, guarda e conserva em almoxarifado; Rotina da dispensa para pacientes de ambulatório e de atendimento das enfermarias; Rotinas dos medicamentos controlados que causam dependência física e psíquica dentro da farmácia hospitalar; Exames laboratoriais de rotina em berçário, equipamentos e equipe técnica necessária; biossegurança: conceitos gerais, métodos físicos e químicos de esterilização e desinfecção. Esterilização por calor úmido e calor seco, conceito e finalidade; Conceito de dose unitária e individualizada. Noções sobre microorganismos - morfologia, fisiologia e taxonomia. Conceito de distribuição de medicamentos e do papel do farmacêutico; Política de medicamentos. Leis que regem a criação dos CFF e CRF. Atribuições do Farmacêutico. Controle de Infecção Hospitalar. Portaria dos Medicamentos Controlados. Leis dos Genéricos. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

7. Farmacêutico

Fármacos que agem nos SNA e SNC. Fármacos que atuam sobre os outros sistemas orgânicos (Aparelho Respiratório, Aparelho urinário, Aparelho Digestivo, Sistema Cardiovascular). Antimicrobianos ,Antiinflamatórios, Antineoplásicos. Análises Clínicas: Bioquímica, Parasitologia, Bacteriologia ,Hematologia. Microbiologia dos Alimentos. Logística: técnica de abastecimento da farmácia, ponto de requisição, padrão de estocagem, guarda e conserva em almoxarifado; Rotina da dispensa para pacientes de ambulatório e de atendimento das enfermarias; Rotinas dos medicamentos controlados que causam dependência física e psíquica dentro da farmácia hospitalar; Exames laboratoriais de rotina em berçário, equipamentos e equipe técnica necessária; Esterilização por calor úmido e calor seco, conceito e finalidade; Conceito de dose unitária e individualizada; Conceito de distribuição de medicamentos e do papel do farmacêutico; Política de medicamentos. Leis que regem a criação dos CFF e CRF. Atribuições do Farmacêutico. Controle de Infecção Hospitalar. Portaria dos Medicamentos Controlados. Leis dos Genéricos. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

8. Biólogo

Origem da vida na Terra: a formação da Terra, biogênese versus abiogênese, teorias modernas sobre a origem da vida, a evolução e a diversificação da vida. A base molecular da vida: composição química das células, água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, ácidos nucléicos. Célula: membrana plasmática: organização e fisiologia; Citoplasma: organização geral; o citoplasma das células procarióticas e o citoplasma das células eucarióticas; Núcleo: aspectos gerais e componentes; Divisão celular: mitose e meiose. Metabolismo energético: bases da bioenergética, fotossíntese, fermentação, respiração celular aeróbia, quimiossíntese e respiração anaeróbica. Genética e Biotecnologia: natureza química e modo de ação dos genes, estrutura da molécula de DNA, natureza do código genético, duplicação do DNA, o RNA, mecanismo de síntese das proteínas; Mutações: alterações hereditárias na informação genética; Engenharia genética , aplicações do conhecimento genético. Fisiologia humana: sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema urinário, sistema nervoso, sistema endócrino. Ecologia: organismos e ambiente, produtores, consumidores e decompositores, fluxo de energia e de matéria no ecossistema, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas entre os seres vivos de uma comunidade, ecologia da população, quebra do equilíbrio ambiental: alterações bióticas e alterações abióticas, interferência humana em comunidades naturais. Evolução: evidências da evolução da vida, teorias evolutivas, fatores evolutivos, genética de populações e especiação, evolução humana. Taxonomia animal e vegetal. Anatomia e fisiologia animal comparada: digestão, respiração, circulação, excreção, sustentação e movimentos, reprodução, mecanismos de controle e regulação. Disfunção dos aparelhos e sistemas animais. Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 165 a 182.

9. Administrador

Administração geral: Princípios fundamentais e funções do administrador, Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento. Planejamento e técnicas para o planejamento e tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Modelos de organização. Projeto organizacional. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Processo de avaliação de desempenho. Controles financeiros e orçamentários. Conceitos básicos de administração de projetos. Princípios fundamentais de administração de projetos. Enfoque da qualidade na administração. Métodos estatísticos para a melhoria da qualidade. Administração de materiais: Conceito, atuação e função. Planejamento, aquisição, armazenamento, movimentação, controle e avaliação de materiais em unidades de saúde e hospitalar. Gestão de fornecedores. Licitações: Princípios, modalidades, tipos, dispensa e inexigibilidade, anulação e revogação, processamento e julgamento conforme disposto na Lei 8666/93 e suas alterações. Administração financeira e orçamento: Conceito e função. Papel do administrador financeiro. Conceitos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros simples Juros Compostos: Cálculo do Montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros compostos. Taxa de juros: Taxa de juros efetiva e nominal Noções básicas de contabilidade em geral e contabilidade pública: Princípios contábeis, operações com mercadorias e o inventário. Lei 4320/64. Conceitos gerais de orçamento: Objetivos e princípios orçamentários; PPA, LDO e LOA. Exercício Financeiro: Receitas e Despesas Públicas. Administração de Recursos Humanos: Interação entre pessoas e organizações. Sistema de administração de recursos humanos. Conceitos, políticas e objetivos. Planejamento de recursos humanos. Recrutamento e seleção de pessoal. Desenvolvimento e treinamento. Desenho, descrição e análise de cargos. Avaliação do desempenho humano. Sistemas, organização e métodos: Conceitos e função de sistemas, organização e métodos. Sistemas administrativos. Sistemas de informações gerenciais. Conceitos básicos de análise estruturada de sistemas. Estrutura organizacional. Departamentalização. Delegação, descentralização e centralização. Implementação da reengenharia em processos administrativos. A organização burocrática (teoria da burocracia). Princípios. Elementos fundamentais. O modelo de Max Weber. O administrador da organização burocrática. As disfunções da burocracia. Administração Pública. As Reformas Administrativas. Formas de Administração Pública. Noções de Direito Administrativo: Organização Administrativa: Princípios fundamentais, Administração direta e Indireta , Poderes da Administração Pública; Atos Administrativos: Atos da Administração , conceito, atributos, elementos, discricionariedade e vinculação , classificação e extinção. O decreto - Lei 200/67 e o 201 /67. Emenda Constitucional nº 19/98. Constituição Federal/ 88. Art. 37. Da Administração Pública. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título II - Da Organização Municipal. Capítulo III. Da Administração Pública: Art. 14 a 38.

10. Gestor de Recursos Humanos

Administração Pública. As Reformas Administrativas. Formas de Administração Pública. Administração direta e Indireta, Poderes da Administração Pública. Atos Administrativos. Atos da Administração: conceito, atributos, elementos, discricionariedade e vinculação , classificação e extinção. Decreto - Lei n°s 200/67 e o 201 /67. Administração de Recursos Humanos: Legislação e rotinas de pagamento de pessoal: contratos de trabalho; admissão; rescisão de contratos de trabalho (regras, verbas rescisórias, etc.); férias; jornada de trabalho (duração, hora-extra, etc.); trabalho noturno e trabalho em regime de turno ininterrupto de revezamento; FGTS. Rotinas, retenções e recolhimentos de natureza trabalhista, previdenciária e tributária. Negociação sindical: Noções básicas. Recrutamento e seleção: Elaboração de perfil (Conhecimento, Habilidade e Atitude); Divulgação e Captação de candidatos; Análise de currículos; Técnicas de entrevista (individual e grupo); Dinâmica de grupo (situacional, cases, jogos); Metodologia DISC (análise de perfil cargos x candidato). Treinamento e desenvolvimento: Desenvolvimento de Plano de Treinamento (Comportamental e Técnico); Avaliação de Treinamento (Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem, Mudança de Comportamento, Resultados para o Negócio); Elaboração e Acompanhamento orçamentário em T&D; Indicadores de T&D; Noções básicas de Gestão do conhecimento; Avaliação 360°; Estruturação dos critérios de avaliação (objetivos, metas, competências necessárias ao desempenho do cargo, etc.). Clima organizacional: estruturação do processo de realização de pesquisas de clima organizacional; avaliação dos resultados dos processos; implementação de planos de ação para melhoria do clima; comparação de resultados com o mercado (benchmarking). Gestão do conhecimento: Noções Básicas. Administração de planos de cargos, de remuneração e de benefícios: descrição de cargos; avaliação de cargos pela metodologia de pontos; Plano de Carreira (carreira em "Y" - benefícios); Benefícios Flexíveis (prós e contras). Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título II - Da Organização Municipal. Capítulo III. Da Administração Pública: Art. 14 a 38.

11. Engenheiro Sanitarista

Noções de Saúde Pública e de Ecologia. Fundamentos Biológicos para Tratamento de Águas Residuárias. Controle da Poluição das Águas. Controle da Poluição do Solo. Tratamento de Águas Residuárias. Sistemas de Esgotos Sanitários e Drenagem de Águas Pluviais. Gestão de Resíduos Sólidos. Fenômeno de Autodepuração. Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Noções de EIA/RIMA. Gestão e Planejamento Ambiental. Hidrologia urbana: Noções de gerenciamento integrado de recursos hídricos. Racionalização, conservação e reuso da água. Detenção e utilização das águas pluviais. Microdrenagem e macrodrenagem das águas pluviais. Sistemas urbanos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Execução e fiscalização de obras e serviços técnicos associados ao abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Qualidade de água. Técnicas e processos de tratamento de água para abastecimento, efluentes e esgotos sanitários. Controle da poluição atmosférica. Coleta, transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Reciclagem do lixo. Planejamento urbano (agenda Habitat, Estatuto da Cidade e Agenda 21). Código Ambiental do Município de Porto Real. Lei Orgânica do Município de Porto Real: Título VI - Da Ordem Social. Capítulo III. Do Meio Ambiente: Art. 165 a 182.

12. Terapeuta Ocupacional

Fundamentos da terapia ocupacional. Princípios de reabilitação. Técnicas de observação. Psicologia do desenvolvimento. Psicomotricidade. Cinesiologia e biomecânica. Dinâmica e abordagem grupais. Terapia ocupacional aplicada à área médica. Compreensão crítica da história da terapia ocupacional no Brasil. Ergoterapia e a assistência asilar. Conceitos básicos da terapia ocupacional socioterápica. Conceitos e idéias básicas dos modelos de terapia ocupacional que se fundamentam nas linhas psicológicas, terapia ocupacional psicodinâmica e junguiana. Conceitos e idéias que fundamentam a terapia ocupacional das críticas ao sistema segregativo e asilar, isto é, das práticas de transformação institucional. A idéia do trabalho como recurso de terapia ocupacional. Conceito de reabilitação e as propostas alternativas de atenção à saúde da população assistida em terapia ocupacional. A problemática da efetivação da cidadania da população assistida em terapia ocupacional, pessoas portadoras de deficiências e doentes mentais. Políticas de Saúde Mental e referentes à saúde das pessoas portadoras de deficiência. Os modelos de terapia ocupacional referentes ao atendimento às pessoas portadoras de deficiência física e/ou sensorial (modelo neurológico e cinesiológico). O papel das unidades extra-hospitalares (U.B.S.), centro de convivência hospitais-dia e centros de referência diante da questão da não internação do paciente psiquiátrico e da não institucionalização da pessoa portadora de deficiência física, sensorial e/ou mental. A ação do terapeuta ocupacional na emergência psiquiátrica, enfermarias psiquiátricas em hospitais gerais, assim como no tratamento hospitalar e ambulatorial de pessoas portadoras de deficiência. A atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a bebê de alto risco e a crianças que apresentam retardo no desenvolvimento neuro-psicomotor. Análise crítica da reabilitação profissional no Brasil. Análise crítica da assistência e da atuação da terapia ocupacional no contexto da assistência às pessoas portadoras de deficiência mental em nosso país. Análise das relações entre saúde e trabalho. Sistema Único de Saúde e Municipalização. Código de Ética Profissional.

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE PROVA DE TÍTULOS

NOME CANDIDATO (A):

Nº INSCRIÇÃO:

CARGO QUE CONCORRE:

ÀREA:

CÓDIGO DO CARGO:

COMPROVANTES ENTREGUES

> PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - Pontuação Máxima: 20 pontos

FAIXA

Título - em área relacionada às atribuições típicas do cargo pretendido

Quantidade documentos recebidos (conforme item 6.5)

Recebido por (Assinatura e Carimbo):

Data

Pontos

Conferido por:

Data

1

Pós - graduação "Stricto-sensu" (Doutorado) na área de Educação e reconhecido pela CAPES.

 

 

 

 

 

 

2

Pós - graduação "Stricto-sensu" (Mestrado) na área de Educação e reconhecido pela CAPES.

 

 

 

 

 

 

3

Pós - graduação "lato‑sensu" (Especialização) na área de Educação com carga horária mínima de 360h.

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE PROVA DE TÍTULOS

NOME CANDIDATO (A):

Nº INSCRIÇÃO:

CARGO QUE CONCORRE:

ÀREA:

CÓDIGO DO CARGO:

COMPROVANTES ENTREGUES

Ö PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR GRUPO VII - ÁREA DE SAÚDE - Pontuação Máxima: 20 pontos

FAIXA

Título - em área relacionada às atribuições típicas do cargo pretendido

Quantidade documentos recebidos (conforme item 6.5)

Recebido por (Assinatura e carimbo):

Data

Pontos

Conferido por:

Data

1

Curso de Pós-Graduação "Stricto sensu" (Doutorado) correspondente ao cargo que concorre reconhecido pela CAPES.

 

 

 

 

 

 

2

Curso de Pós-Graduação "Stricto sensu" (Mestrado) correspondente ao cargo que concorre reconhecido pela CAPES.

 

 

 

 

 

 

3

Curso de Pós-Graduação "lato-sensu" correspondente ao cargo que concorre, com carga horária mínima de 360h.

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE RECURSO

NOME CANDIDATO (A):

Nº INSCRIÇÃO:

CARGO QUE CONCORRE:

ÀREA:

CÓDIGO DO CARGO:

TIPO DE RECURSO

( X )

CONTRA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS OBJETIVAS

Prova de: ______________________________

Número da Questão: _____________________

Gabarito do IESAP: _____________________

Resposta do candidato: ___________________

Justificativa do candidato:
(se necessário, use o verso)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DATA: ____/____/________.

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE RECURSO

NOME CANDIDATO (A):

Nº INSCRIÇÃO:

CARGO QUE CONCORRE:

ÀREA:

CÓDIGO DO CARGO:

TIPO DE RECURSO

( X )

CONTRA O RESULTADO OFICIAL DA PROVA DE TÍTULOS

Prova de Títulos: _________________________

Título avaliado: ___________________________

Pontos atribuídos pelo IESAP: _______________

Questionamento: __________________________

Justificativa do candidato:
(se necessário, use o verso)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DATA: ____/____/________.