Prefeitura de Porto Belo - SC

Notícia:   Prefeitura de Porto Belo - SC disponibiliza vagas na área da Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 002/2011

Abre inscrições para o processo seletivo para a ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO de Profissionais do Magistério da Secretaria Municipal de Educação, para o período de janeiro e fevereiro de 2012, regidos pela Lei Complementar 037/2011

O MUNICÍPIO DE PORTO BELO, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Administração, comunica que se encontram abertas, no período de 21 a 28 de novembro de 2011, as inscrições do processo seletivo, da creche de verão 2012 para vagas do quadro de Profissionais do Magistério que surgirem dentro do prazo de validade deste processo seletivo, da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Porto Belo, que se regerá pelas normas estabelecidas neste edital e na legislação vigente.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA. localizada no seguinte endereço: Rua Tenente Costa 95, centro, Ituporanga - SC. Telefone 47-35331343. Endereço eletrônico (sito): www.clicksolucoesinteligentes.com.br. e-mail concursos@clicksolucoes.com.br

1.2 O Processo Seletivo será de caráter classificatório e envolverá provas escritas, praticas e de títulos, conforme tabela abaixo:

CARGO PROVAS

PROFESSOR

PROVA ESCRITA / PROVA DE TÍTULOS

MONITOR

PROVA ESCRITA

SERVENTE

PROVA ESCRITA

VIGIA

PROVA ESCRITA

MOTORISTA

PROVA ESCRITA E PRÁTICA

1.3. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DA CRECHE DE VERÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

21 a 28/11/2011

PUBLICAÇÃO DO ROL DE INSCRITOS

30/11/2011

RECURSOS CONTRA INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO

01 e 02/12/2011

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

05/12/2011

PROVA ESCRITA

10/12/2011

RECOLHIMENTO DOS DOCUMENTOS PARA A PROVA DE TÍTULOS

10/12/2011

GABARITO PROVA ESCRITA

11/12/2011

RECURSO PARA QUESTÕES DA PROVA ESCRITA E GABARITO

12 E 13/12/2011

RESULTADO FINAL DA PROVA ESCRITA E TÍTULOS

15/12/2011

RECURSO RESULTADO FINAL

16 E 17/12/2011

HOMOLOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO FINAL

19/12/2011

DATA DA ESCOLHA DE VAGAS

20/12/2011

2 DO CARGO/ÁREAS, ESCOLARIDADE EXIGIDA, JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO.

2.1 O processo seletivo destina-se ao provimento das vagas que surgirem dentro do período de 02 de janeiro de 2012 a 10 de fevereiro de 2012.

2.2 Os cargos/áreas e respectivas formações mínimas exigidas, objeto do presente processo seletivo, são os seguintes:

ÁREA/DISCIPLINAHABILITAÇÃOCARGA/HORÁRIA
Professor de Educação Infantil- Curso superior completo em Pedagogia ou

- Curso superior completo em Normal Superior ou -Cursando a partir da 5º fase ou período, para os não habilitados.

20 horas semanais

Motorista

Alfabetizado com carteira de motorista "D"

40 horas semanais

Monitor

Ensino Médio

40 horas semanais

Vigia

Alfabetizado

40 horas semanais

Servente

Alfabetizado

40 horas semanais

2.3 A comprovação da formação mínima exigida do candidato na área/disciplina de inscrição constará na apresentação do diploma (original e fotocópia) devidamente registrado ou, provisoriamente, para os formados a partir de 01 de novembro de 2011, certidão de conclusão do curso com histórico escolar, para os habilitados, e para os não habilitados, certidão original da Instituição de Ensino especificando a fase ou período letivo em que o aluno está regularmente matriculado e frequentando as aulas. A comprovação da formação/habilitação original deverá ser apresentada na homologação da inscrição e também na data de admissão.

2.3.1 O candidato poderá se inscrever em apenas uma área.

3. DA REMUNERAÇÃO

3.1 Os candidatos chamados para exercer a função, terão remuneração conforme especifica o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Municipal de Porto Belo.

4. DA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

4.1 A participação no Processo Seletivo iniciar-se-á pela inscrição, que deverá ser efetuada no prazo e nas condições estabelecidas neste edital.

4.2 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste edital e das instruções específicas, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.

4.3 No requerimento de inscrição, sob as penas da Lei, o candidato declarará:

a) Ter nacionalidade brasileira.

b) Estar quite com as obrigações resultantes da legislação eleitoral, e, quando do sexo masculino, estar quite também, com as obrigações do serviço militar;

c) Gozar de boa saúde condição que será comprovada, quando do processo de admissão;

d) Não ter sofrido, quando no exercício de cargo, função ou emprego público, demissão a bem do serviço público ou por justa causa, fato a ser comprovado, no ato de admissão, por meio da assinatura de regular termo de declaração;

e) Não ter antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

f) Possuir a escolaridade exigida na forma deste edital e estar legalmente habilitado para o exercício do cargo.

g) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos.

4.4 A inscrição somente será efetuada via Internet, no endereço eletrônico www.clicksolucoesinteligentes.com.br no período compreendido entre 21 a 28 de novembro de 2011.Para efetivar a sua inscrição o candidato deverá seguir os seguintes passos:

a) Acessar o endereço eletrônico: www.clicksolucoesinteligentes.com.br

b) Ler atentamente o edital, preencher o Requerimento de Inscrição, imprimir o boleto e fazer o pagamento.

4.4.1 Não serão aceitas inscrições de outras formas, somente via internet;

4.4.5 O preenchimento do Requerimento de Inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, não sendo permitida a alteração das informações prestadas, exceto a eventual mudança de endereço.

4.4.6 A taxa de inscrição obedecerá os seguintes valores, conforme tabela abaixo:

CargoValor

PARA TODOS OS CARGOS

R$ 5,00

4.4.7 O pagamento da taxa de inscrição só poderá ser feito até Horário bancário do último dia de inscrição.

4.4.8 O valor da taxa de inscrição não será restituído.

4.5 É vedada a inscrição condicional, extemporânea, via postal, via fax, ou por qualquer outra via não especificada neste edital.

4.6 A CLICK SOLUÇÕES não se responsabilizará por solicitações de inscrição não efetivadas por falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência dos dados ou a impressão dos documentos solicitados.

4.7 A adulteração de qualquer documento ou a não veracidade de qualquer informação apresentada, verificada a qualquer tempo, implicará no cancelamento da inscrição do candidato e na anulação de todos os atos que tenha praticado.

5. DO PEDIDO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

5.1 A candidata que desejar amamentar deverá, comparecer ao local da prova com a antecedência mínima de trinta minutos, acompanhada de pessoa maior que ficará responsável pela guarda da criança. O menor e o responsável ficarão em sala especial. Nos momentos de amamentação a candidata solicitará ao fiscal de sala que a conduza à sala reservada. O tempo destinado à amamentação não será descontado do tempo de duração da prova.

6. DAS INSCRIÇÕES E DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

6.1 As inscrições serão feitas via internet no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br através da ficha de inscrição, que constará em concurso/Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Porto Belo. No período de 21 a 28 de novembro de 2011.

6.2 Os candidatos deverão fazer sua inscrição, pagar o boleto e apresentá-lo no dia da prova escrita, junto com documento de identificação com foto.

6.3 Para os cargos com prova de títulos, os candidatos deverão entregar no dia da prova escrita, em período oposto ao da prova escrita, os documentos de habilitação, horas de curso e tempo de serviço nas dependências da Escola Básica Municipal Profª Nair Rebelo dos Santos, para o cômputo da prova de títulos e Tempo de Serviço.

6.3.1 Não será aceita documentação que for encaminhada ou entregue após data mencionada no item 6.3.

7.1 O processo seletivo constará das seguintes etapas:

7.1.1 Primeira etapa: Prova escrita com questões objetivas.

7.1.2 Segunda etapa: Prova de Títulos e Tempo de Serviço.

7.1.3 Prova Prática.

8. DA PROVA ESCRITA

8.1 A primeira etapa do processo seletivo constará de 1 (uma) prova escrita com questões objetivas.

8.1.1 As questões da prova escrita versarão sobre as seguintes áreas de conhecimento:

a) Conhecimentos gerais:

b) Conhecimentos específicos: temas relacionados a área/disciplina/cargo para a qual o candidato se inscreveu.

c) Matemática

d) Língua Portuguesa.

8.1.2 Os conteúdos programáticos da prova escrita acham-se em Anexo do presente edital.

8.1.3 A prova escrita será realizada no dia 10/12/2011 das 9h às 12 horas.

8.1.4 O local da prova escrita será a Escola Básica Municipal Profª Nair Rebelo dos Santos, localizada à Rua Francisco Severiano dos Santos 192, Bairro Vila Nova, Porto Belo SC.

8.2 A Prova escrita com questões objetivas constará de 30 (trinta) questões objetivas, cada uma delas com 4 (quatro) alternativas, das quais uma única será correta, conforme o quadro abaixo:

Conhecimentos gerais

05 Questões

Matemática

05 Questões

Língua Portuguesa

05 Questões

Conhecimentos específicos

15 Questões

8.3 O candidato deverá transcrever suas respostas para o cartão-resposta utilizando caneta esferográfica feita de material transparente, de tinta preta ou azul. As provas serão corrigidas unicamente pela marcação do candidato no cartão resposta, não sendo válidas as marcações feitas no caderno de questões.

8.4 O candidato é responsável pela conferência dos dados do seu cartão-resposta, pela verificação da correspondência do seu caderno de prova com o cartão-resposta e pela transcrição correta dos números correspondentes às respostas corretas.

8.5 Será atribuída nota 0 (zero) às respostas de questões objetivas que contenha(m):

a) A questão cuja resposta não coincida com o gabarito oficial;

b) A questão que contenha emenda(s) e ou rasura(s), ainda que legível (eis);

c) A questão que contenha mais de uma opção de resposta assinalada;

d) A questão que não estiver assinalada no cartão-resposta.

e) A questão cuja resposta for preenchida fora das especificações contidas no cartão-resposta, ou nas instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas de cor diferente de azul ou preta.

8.6 A Prova escrita com questões objetivas será avaliada de 0 a 10

8.7 As questões objetivas de múltipla escolha terão o valor de 0,25 (vinte e cinco décimos) cada uma delas.

8.8 A Nota da Prova Escrita contará como pontos corridos para a nota final.

8.9 O candidato, ao encerrar a prova entregará ao fiscal de sua sala, o cartão resposta devidamente assinado e o caderno de provas.

8.10 Serão considerados aprovados todos os candidatos que não zerarem na prova escrita, tendo em vista que o processo seletivo é de caráter classificatório e eliminatório.

9. NORMAS DE SEGURANÇA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS.

9.1 A CLICK SOLUÇÕES poderá, por motivos técnicos ou de força maior, retardar o início da prova escrita objetiva.

9.2 A entrada nos locais de prova só será admitida mediante a apresentação de documento de identificação com foto. É obrigatório ainda o porte do Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, com a devida autenticação bancária.

9.3 São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordens fiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

9.3.1 Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

9.3.2 Só serão aceitos documentos no prazo de validade e em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

9.3.3 A não apresentação de documento de identidade e comprovante de pagamento da inscrição, nos termos deste edital impedirá o acesso do candidato ao local de prova e automaticamente será excluso do processo seletivo.

9.3.4 Em caso de ser candidato, que participará da prova de títulos, tempo de serviço e/ou prova de aptidão física, o não comparecimento para a prova escrita, fará com que o candidato seja excluído do processo seletivo.

9.4 Em face de eventual divergência a CLICK SOLUÇÕES poderá exigir a apresentação do Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, com a devida autenticação bancária.

9.5 Será vedado o acesso ao portão de entrada do local de prova ao candidato que se apresentar após o horário determinado previamente para o seu início, mesmo que o início da prova tenha sido postergado por motivo de força maior.

9.6 Durante a realização das provas é permitida a posse e uso unicamente dos seguintes materiais:

a) Canetas esferográficas feitas com material transparente com tinta das cores azul ou preta;

b) Documento de identificação;

c) Comprovante do pagamento da Taxa de Inscrição guardado no bolso;

d) Caso assim deseje, água acondicionada em embalagem plástica transparente sem qualquer etiqueta ou rótulo.

9.7 Caso o candidato porte dinheiro poderá manter no bolso a sua carteira unicamente com seus documentos de identificação e dinheiro, não podendo conter qualquer outro papel, impresso, texto ou anotação.

9.8 É vedada, durante a realização de qualquer uma das provas, a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda qualquer equipamento elétrico ou eletrônico. Também é proibida a ingestão de alimentos, uso de medicamentos e óculos escuros (salvo por prescrição médica apresentada a um fiscal de sala antes do início da prova), chapéus ou bonés.

9.8.1 Os telefones celulares e demais equipamentos devem ser entregues desligados aos fiscais da sala antes do início da prova, para serem devolvidos na saída, sob pena de eliminação do candidato.

9.8.2 A simples posse, mesmo que desligado, ou uso de qualquer material, objeto ou equipamento não permitido, no local da prova, corredor ou banheiros, implicará na exclusão do candidato do Processo Seletivo, sendo atribuída nota zero às provas já realizadas.

9.9 Não será permitida a entrada no edifício onde se realizarem as provas de candidato com qualquer tipo de armamento.

9.10 É vedado ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se da sala sem a companhia de um fiscal.

9.11 A CLICK SOLUÇÕES poderá, por medida de segurança, submeter os candidatos a revista pessoal e ou de seus pertences, inclusive com varredura eletrônica, bem como exigir a sua identificação datiloscópica.

9.12 Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para a prova escrita, nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.

10. DA PROVA DE TÍTULOS

10.1 A Prova de Títulos e Tempo de Serviço para todos os cargos constará os seguintes itens:

a) pontuação em relação ao nível do curso (graduação, especialização, mestrado e doutorado), que valerá como pontos corridos para somar a nota final;

b) pontuação em relação à horas de curso de aperfeiçoamento que valerá como pontos corridos para somar a nota final;

c) pontuação em relação ao tempo de serviço, que valerá como pontos corridos para somar a nota final.

10.1.1 Os cursos de aperfeiçoamento, ficarão restritos a 600 horas sendo considerado apenas os últimos 3 anos e só será avaliado se o curso for reconhecido por órgão oficial (MEC) e/ou CME (Conselho Municipal de Educação).

10.1.2 O tempo de serviço no magistério será computado mediante comprovante de tempo de serviço, expresso por entidade de ensino Municipal, Estadual, Federal, Particular ou Carteira Profissional.

10.1.3 O tempo de serviço será computado mediante comprovante de tempo de serviço na área específica para os cargos de merendeira, servente, vigia e zelador.

10.1.4 O cômputo dos pontos de horas de cursos e tempo de serviço receberá a seguinte pontuação:

a) Tempo de serviço - 0,3 pontos para cada mês de serviço.

b) Horas de curso - 0,5 para cada 10 hora de curso

10.2 Os títulos apresentados receberão pontuação unitária, conforme a seguinte ordem da tabela a seguir:

TÍTULONÍVEL DE CURSOPONTUAÇÃO

NÃO HABILITADO

A PARTIR DA 5ª FASE OU PERÍODO

10 PONTOS

HABILITADO

LICENCIATURA PLENA

20 PONTOS

HABILITADO

ESPECIALIZAÇÃO

30 PONTOS

HABILITADO

MESTRADO

40 PONTOS

HABILITADO

DOUTORADO

50 PONTOS

10.3 Os candidatos que no ato da contratação não apresentarem seus respectivos diplomas ou certificados originais ou fotocópia autenticado, serão excluídos da lista de chamada, por motivo de falsificar títulos. Fica a Secretaria Municipal de Educação com o poder de excluir candidatos que não apresentarem seus diplomas ou certificados originais ou autenticados no momento da ADMISSÃO.

10.4 Para o cômputo dos pontos na classificação será utilizada a seguinte fórmula:

PE + PT + TS + PP = NF

10.4.1 sendo:

PE = PROVA ESCRITA
PT = PROVA DE TÍTULOS
TS = TEMPO DE SERVIÇO
PP = PROVA PRÁTICA

10.5 A prova prática para o cargo de motorista, será feita em horário oposto ao da prova escrita, sendo no mesmo dia e local da prova escrita

11. DOS RECURSOS

11.1 Caberão recursos do indeferimento das inscrições, formulação das provas escritas e gabarito provisório, resultado preliminar da Prova de Títulos e do Resultado final do Processo Seletivo.

11.2 Os recursos só poderão ser interpostos via internet no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br e nos prazos abaixo relacionados:

a) Recurso quanto às inscrições: 2 (dois) dias úteis após o término das inscrições;

b) Recurso quanto à formulação das provas escritas e gabarito provisório: dois dias úteis após a aplicação das provas;

c) Pedido de Reconsideração do resultado preliminar da Prova de Títulos, Prova Prática, Prova Escrita e Prova de Aptidão Física: dois dias úteis após a aplicação das provas;

d) Recurso quanto ao resultado final: dois dias úteis após a divulgação do resultado final.

11.3 Para interposição dos recursos o candidato deverá seguir os seguintes procedimentos:

a) Acessar o endereço eletrônico do Processo Seletivo www.clicksolucoesinteligentes.com.br e clicar no link concursos, Porto Belo, recursos;

b) Preencher on-line atentamente, com clareza e argumentos consistentes, o formulário de recurso e enviá-lo via Internet, seguindo as instruções nele contidas.

11.4 O despacho dos recursos será publicado no endereço eletrônico do Processo Seletivo. Para tomar conhecimento o candidato deverá clicar no link "Recursos e Requerimentos"

11.5 No caso de erro ou falha na indicação da resposta correta o gabarito provisório será alterado.

11.6 No caso de anulação de qualquer questão o ponto a ela correspondente será atribuído a todos os candidatos que a responderam.

11.6 Em caso de retificação do gabarito ou erro material constado em nota ou resultado, a nota e ou classificação dos candidatos poderão ser alteradas para maior ou menor.

11.7 A decisão exarada nos recursos, pela Comissão Organizadora, é irrecorrível na esfera administrativa.

11.8 Não serão recebidos recursos interpostos por qualquer outro meio a não ser o descrito no edital.

12. DA CLASSIFICAÇÃO

12.1 Os candidatos serão classificados na respectiva área de inscrição, em ordem decrescente da média obtida, expressa com 3 (três) decimais.

12.2 Ocorrendo empate, aplicar-se-á para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

12.3 Para os candidatos que não estão ao amparo do item anterior, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver a maior nota na prova escrita de Conhecimentos Específicos;

b) obtiver a maior nota na prova escrita de Conhecimentos Gerais;

c) obtiver a maior pontuação na prova de Títulos e Tempo de Serviço;

d) tiver a maior idade.

13. A ESCOLHA DE VAGAS

13.1 As vagas serão preenchidas, observando-se a ordem de classificação por área.

13.2 A escolha de vagas deverá ser feita pessoalmente ou através de procuração específica, mediante comprovação da formação mínima exigida para a área.

13.2.1 O candidato que não comprovar a formação mínima exigida para a área, na data da admissão, será desclassificado.

13.3 O candidato que não se apresentar no local, data e horário determinado para a escolha de vaga, bem como aquele presente que não aceitar nenhuma da vagas oferecidas, continuará na ordem de classificação, entretanto, deverá aguardar o término da lista de candidatos para uma nova chamada, podendo esta nova chamada ocorrer uma única vez.

13.4 O processo de escolha de vagas dar-se-á no dia 20/12/2011, das 09 às 12 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo.

13.4.1 Fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação proceder a chamada e contratação dos candidatos, mediante vagas que surgirem no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação.

13.4.2 O início das atividades será especificado no ato da escolha de vaga.

13.5. O candidato, após escolher vaga e de posse do encaminhamento pela Secretaria Municipal de Educação, deverá apresentar-se em até 24 (vinte e quatro) horas, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal.

13.6 O candidato que escolher vaga e desistir da mesma será excluído da listagem de classificação de escolha de vaga, não podendo ocupar, neste processo seletivo, nenhuma outra vaga.

13.7 Para admissão, os candidatos deverão apresentar os documentos solicitados pela Secretaria Municipal de Educação, conforme relação em anexo deste edital, bem como comprovar a idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data de início do contrato.

13.8 Em não havendo vaga em alguma área relacionada, quando da primeira chamada, a Secretaria Municipal de Educação procederá a chamada no decorrer do período da Creche de Verão (02/01 a 10/02/2012), na medida da existência de vaga.

13.9 A aprovação e classificação neste Processo Seletivo não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro da Prefeitura Municipal de Porto Belo. A admissão é de competência da Secretária Municipal de Educação, dentro do interesse e conveniência da mesma, observada a ordem de classificação dos candidatos e das condições estabelecidas neste Edital.

13.10 O processo de escolha de vagas será de competência e responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

14. O FORO JUDICIAL

14.1 O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o processo seletivo e que trata este edital é da comarca de Porto Belo.

15. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

15.1 Fica delegada competência à CLICK SOLUÇÕES TÉCNICAS, ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS LTDA para:

a) divulgar o processo seletivo na Internet;

b) deferir e indeferir as inscrições;

c) elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar as provas objetivas, práticas, aptidão física e de títulos;

d) julgar os recursos previstos no edital;

e) prestar informações sobre o processo seletivo, no período de realização do mesmo;

f) definir normas para aplicação das provas;

g) divulgar os resultados das provas.

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 Os efeitos legais do processo de seleção da Creche de Verão entrarão em vigência em 02 de janeiro de 2012, encerrando-se no dia 10 de fevereiro de 2012.

16.2 O candidato que apresentar incompatibilidade de horários, por ter escolhido mais de uma vaga ou ter outro vínculo empregatício, terá sua portaria cancelada. .

16.3 O candidato que venha a não corresponder ao proposto pela unidade educativa onde atua terá sua portaria cancelada, mediante parecer da Comissão Geral de Avaliação de Desempenho, instituída pela Secretaria Municipal de Educação.

16.4 Será excluído do processo seletivo o candidato que:

a) fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa ou inexata;

b) tornar-se culpado por agressões ou descortesias para com qualquer membro da equipe encarregada de realização das provas;

c) for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

d) for flagrado, utilizando-se de qualquer meio, visando burlar a prova, ou que apresentar falsa identificação pessoal;

e) recusar-se a proceder a autenticação digital do cartão resposta ou de outros documentos;

f) ausentar-se da sala de prova durante a sua realização, sem estar acompanhado de um fiscal;

g) faltar ou chegar com atraso a qualquer dos eventos previstos no presente edital.

SECRETARIO DA EDUCAÇÃO
PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO BELO

ANEXO

MOTORISTA

Direção Defensiva. Primeiros Socorros. Cargas Perigosas. Placas de Sinalização. Equipamentos obrigatórios. Código de Trânsito Brasileiro. Manutenção e reparos no veículo. Avarias sistema de aquecimento, freios, combustão, eletricidade. Controle quilometragem/combustíveis/ lubrificantes. Conservação e limpeza do veículo. Condições adversas. Segurança. Instrumentos e Controle. Procedimento de operações. Verificações diárias. Manutenção periódica. Ajustes. Diagnóstico de falhas. Engrenagens. Simbologia. Lei Orgânica do Município. Destinação do lixo, reciclagem. Cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Preservação ambiental. Educação ambiental. Aquecimento global. Atmosfera. Poluição.

VIGIA

Normas de segurança no trabalho e de vigilância. Cuidados com o Patrimônio Público. Princípios fundamentais para o bom atendimento. Qualidade de vida. Relacionamento humano. Orientação e encaminhamento ao público em geral. Conservação do mobiliário e material de trabalho. Postura profissional e apresentação pessoal. Equipamentos de segurança. Conhecimentos básicos da área de atuação como vigilante. Controle de entrada e saída de pessoas no órgão. Destinação do lixo, reciclagem. Meio ambiente. Cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Preservação ambiental. Educação ambiental. Aquecimento global. Atmosfera. Poluição. Saneamento básico.

SERVENTES

Conteúdo Programático: conhecimentos gerais - Brasil: regiões, estados, capitais. Principais aspectos geográficos, históricos e econômicos do Estado da Bahia. Ecologia e Meio Ambiente. Conhecimentos específicos - limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos. Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças, vasos e pias. Transporte de móveis, máquinas e utensílios. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo. Noções de Segurança no trabalho.

MONITOR

Conteúdo Programático: fundamentos históricos e políticos da recreação e lazer, saúde e qualidade de vida, aprendizagem e desenvolvimento motor, atividades recreativas: técnicas pedagógicas e didáticas, planejamento e organização de atividades recreativas, conceitos do esporte, perspectiva histórica e cultural do jogo, classificação dos jogos, dança e ludicidade, recreação e lazer para infância, recreação e lazer para portadores de necessidades especiais, primeiros socorros.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL:

Conteúdo Programático: Educação Infantil: Características da criança de 0 a 6 anos. Objetivos da educação infantil. Espaço físico e recursos materiais. Contribuições de Piaget e de Vygotsky. Construtivismo. Etapas do desenvolvimento psicomotor. Processo de aprendizagem da leitura a da escrita. A criança e o número. Jogos, brincadeiras e psicomotricidade. Trabalhando com histórias. Desenho infantil. A arte na escola. Trabalhando em sala de aula. Avaliação. Lei nº 9394/96 e a Educação Infantil. Parâmetros Curriculares nacionais (PCN). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.