Prefeitura de Peri Mirim - MA

Notícia:   Prefeitura de Peri Mirim - MA oferece 340 vagas de até R$ 3.000,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE PERIMIRIM

ESTADO DO MARANHAO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009

CNPJ: 41.611.856/0001-80
Praça São Sebastião, 76, Centro.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PERI MIRIM - MA, o Sr. Afonso Pereira Lopes no uso de suas atribuições legais, e em obediência ao que determina o Art. 37, Inciso II da Constituição Federal de 1988 e a Lei Municipal de nº. 077/2009, de 15 de maio de 2009, respectivamente, torna público que fará realizar Concurso Público de Provas e Títulos, através da Empresa SICOPE - CONSULTORIA PEDAGÓGICA LTDA, para preenchimento de vagas dos CARGOS EXISTENTES, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - Os cargos, vagas, qualificação mínima exigida, jornada de trabalho, valor da taxa de inscrição e vencimento são os constantes do Anexo I deste Edital.

1.2 - A distribuição de vagas por localidade (Sede ou Zona Rural) consta no quadro demonstrativo do Anexo II deste Edital.

1.3 - Os conteúdos programáticos para a Prova Objetiva de Múltipla Escolha constam no quadro demonstrativo do Anexo III deste Edital.

1.4 - O meio oficial de divulgação dos atos deste concurso é o mural de avisos da Prefeitura Municipal e/ou o site da Empresa contratada pela Prefeitura para a realização do concurso, a saber: www.sicope.com.br, cabendo ao(a) candidato(a) informar-se sobre quaisquer retificações, resultados, julgamento de recursos e outros atos ocorridos.

II - DO REGIME JURÍDICO E DO LOCAL DE TRABALHO

2.1 - O Regime Jurídico é o Estatutário, conforme estabelecido na legislação municipal de PERI MIRIM - MA.

2.2 - Local de Trabalho: Sede da Prefeitura Municipal de PERI MIRIM - MA e/ou outras instalações no território do município.

III - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 - Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a) ou a quem for deferida a igualdade nas condições previstas no parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal de 1998.

3.2 - Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.3 - Estar em dia com as obrigações do serviço militar, se do sexo masculino.

3.4 - Estar em gozo dos direitos políticos.

3.5 - Possuir, na data da posse, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

3.6 - Estar ciente que deverá possuir, na data da posse, a formação mínima exigida para o cargo.

3.7 - Não ter sido demitido(a) por justa causa do Serviço Público.

3.8 - Não registrar antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena.

3.9 - Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

IV - DAS INSCRIÇÕES

4.1 - Local: No Centro de Inclusão Digital de Peri Mirim que fica na Avenida Duque de Caxias s/n, Centro, local onde serão efetivadas as inscrições.

4.2 - Período: 30 DE JUNHO A 03 DE JULHO DE 2009.

4.3- Horário: 8h às 12h e 14h às 17h, devendo o(a) candidato(a), no último dia de inscrição atentar para o horário de encerramento das agências bancárias, pois não será aceito pagamento no local de inscrição.

4.4 - Documentação exigida: O(a) candidato(a) deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração com firma reconhecida em cartório, os seguintes documentos:

a) Comprovante de recolhimento da importância relativa à taxa de inscrição, a ser realizada no Banco Bradesco, na agência: 0786-2, na conta corrente: 0615376-3, em favor da Prefeitura Municipal de Peri Mirim - Concurso Público;

b) Não serão aceitos recibos de depósitos bancários efetuados em caixas eletrônicos, como comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;

c) Original e fotocópia legível (frente/verso) da Cédula de Identidade ou Carteira de Trabalho (CTPS), ou Carteira de Identidade Profissional, ou Carteira de Habilitação com equivalente valor legal a documentos oficiais.

d) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo candidato(a) ou procurador(a) anteriormente habilitado.

e) 01 foto 3x4 recente.

4.5 - Após apresentação da documentação exigida, o(a) candidato(a), ou seu(ua) procurador(a) legalmente habilitado(a), deverá assinar documento, no local da inscrição, no qual declare atender às condições exigidas para se inscrever e submeter-se às normas expressas neste edital. Após isso, receberá o seu comprovante de inscrição que deverá ser apresentado nos dias das provas.

4.6 - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, implica o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

4.7 - OUTRAS INFORMAÇÕES:

a) O pagamento da importância relativa à taxa de inscrição deverá ser efetuado somente em dinheiro;

b) Só o pagamento da taxa de inscrição não significa que o candidato(a) esteja inscrito;

c) A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso, por culpa ou omissão exclusiva da Administração do município;

d) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;

e) Não serão recebidas inscrições ou títulos por via postal, fac-símile, condicional ou extemporânea;

f) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;

g) O(a) candidato(a) poderá concorrer a apenas um cargo;

h) Ficam isentos de pagamento de taxa de inscrição os candidatos que comprovarem o efetivo recolhimento dela quando do concurso publico realizado por esta prefeitura em 2008, e anulado pelo Decreto Municipal nº003/2009, de 10 de março de 2009, desde que concorram para os mesmos cargos; os candidatos que concorrerem para o cargo de Professor de 5ª a 8ª séries do Ens. Fundamental inscritos no concurso passado poderão candidatar-se ao cargo de Professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental ou Educação Infantil neste atual concurso sem pagamento de taxa de inscrição; a comprovação de recolhimento da taxa em tela se dará pela apresentação do respectivo comprovante de depósito bancário, ou por outro meio idôneo, de acordo com à Comissão Especial do Concurso Público do Município de PERI MIRIM - MA.

V - DAS PROVAS

5.1 - O Concurso Público constará de provas Objetiva de Múltipla Escolha, de Títulos e Prova Prática.

5.1.1 - A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA, de caráter eliminatório, será aplicada para todos os cargos e terá duração máxima de 04 (quatro) horas.

a) A cada prova de múltipla escolha será atribuído um valor de 0 (zero) a 50 (cinqüenta) pontos.

b) A classificação geral dos(as) candidato(a)s será feita após o resultado do somatório dos pontos obtidos nas provas objetiva, de títulos e Prática, quando necessário;

c) Será aprovado o candidato(a) que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total geral de pontos do conjunto da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

d) O Programa de Prova para as questões de múltipla escolha encontra-se detalhado no anexo III deste Edital.

5.1.2 - A PROVA DE TÍTULOS, de caráter classificatório, terá seus pontos computados apenas aos(as) candidato(a)s aprovados(as) nas Provas Objetiva de Múltipla Escolha e Prática, e serão valorizados em até 20 (vinte) pontos, sendo desconsiderados os pontos que excederem este limite, obedecendo aos critérios estabelecidos nos itens 5.1.2.1.

a) Os comprovantes de Títulos por cursos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do certificado/certidão reconhecida oficialmente pelo Órgão/ Instituição competente e os comprovantes de títulos por tempo de serviço deverão ser apresentados em certidão do setor de pessoal da entidade empregadora, em original ou fotocópia autenticada.

b) A avaliação da documentação de cursos e do tempo de serviço será feita - EXCLUSIVAMENTE - pela equipe técnica de profissionais da SICOPE- Consultoria Pedagógica Ltda.

c) Será vedada, após entrega dos certificados, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

d) Os títulos deverão ser protocolados pelos(as) candidato(a)s, junto à Comissão Especial do Concurso Público do Município de PERI MIRIM - MA, após convocação que será feita através de Edital publicado na Internet e afixado nos murais da Prefeitura de Peri Mirim - MA;

e) Somente serão aceitos e avaliados os títulos entregues no prazo estabelecido.

5.1.2.1 - DOS CURSOS

a) A distribuição de pontos obedecerá aos seguintes critérios:

Descrição

Pontos

Quantidade

Curso de qualificação ou aperfeiçoamento com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas,sendo a mesma especificada no certificado, com validade a partir de janeiro de 2004.

1,0 (um)

03 Cursos

Comprovante de declaração por tempo de serviço (mínimo de 2 anos), emitida pelo órgão de origem do servidor.

1,0 (um)

01 declaração

Especialização, carga horária mínima de 360 horas

3,0 (Três)

02 Certificados

Mestrado4,(quatro)01 diploma
Doutorado6,0 (seis)01 diploma
Total20 pts08 titulos

b) O Curso de qualificação ou aperfeiçoamento será considerado desde que compatível com o cargo escolhido pelo candidato(a) e desde que mencione no respectivo certificado a carga horária correspondente.

c) Os títulos referentes a cursos poderão ser somados concomitantemente, até o limite máximo de 20 (vinte) pontos.

5.1.3. DA PROVA PRÁTICA

5.1.3.1. Os candidato(a)s inscritos para os cargos de Motorista e Digitador que obtiverem no mínimo 25 pontos na prova escrita serão submetidos também à Prova Prática;

5.1.3.2. A convocação, incluindo o programa para segunda fase será feita através de edital de convocação, afixada no mural da Prefeitura do Município de Peri Mirim - MA e/ou site da Empresa contratada, a saber: www.sicope.com.br;

5.1.3.3. Não haverá segunda chamada para a Prova Prática, nem sua realização ocorrerá fora da data, horário e local estabelecidos e divulgados a posteriore;

5.1.3.4.O candidato(a) deverá comparecer na data, horário e local para submeter-se à Prova Prática, com o comprovante de inscrição e documento original do Registro de Identidade ou somente o documento original do Registro de Identidade;

5.1.3.5. O candidato(a) que deixar de apresentar o documento original de identidade com foto estará automaticamente desclassificado das demais fases;

5.1.3.6. O resultado será o somatório dos pontos obtidos na prova prática e prova objetiva, sendo a classificação apresentada por ordem decrescente do valor da nota final.

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 - A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no município de PERI MIRIM - MA, DAS 8H ÀS 12H DO DIA 26 DE JULHO DE 2009 e terá duração máxima de 04 (quatro) horas. Caso a quantidade de candidato(a)s inscritos for maior do que possa comportar a estrutura física das escolas deste município, a Empresa realizadora do Concurso terá total liberdade para realizar o Concurso em dois turnos, a saber: turno matutino das 8h às 12h e no turno vespertino das 14h às 18h.

6.2 - Estará afixada na sede da Prefeitura Municipal de Peri Mirim - MA e/ou no site da Empresa contratada - www.sicope.com.br, a partir do dia 22 de julho de 2009 a planilha indicando o local em que os candidato(a)s se submeterão à Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

6.3. O candidato(a) deverá comparecer ao local designado para realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início das atividades, visto que os portões de acesso ao local serão fechados rigorosamente às 8 horas da manhã.

6.4 - O ingresso na sala de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato(a) que apresentar o comprovante de inscrição e documento original do Registro de Identidade ou somente o documento original do Registro de Identidade; Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópia, ainda que autenticada.

6.5 - Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato(a) em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

6.6 - Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

6.7 - O candidato(a) deverá comparecer ao local designado, munido de caneta do tipo esferográfica azul ou preta.

6.8 - Não será permitido nenhum tipo de consulta e/ou uso de equipamentos eletrônicos durante a realização das provas.

6.9 - O candidato(a) deverá transcrever suas respostas no Cartão Resposta, que é o documento válido para correção, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.10 - Serão de inteira responsabilidade do candidato(a) os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Cartão Resposta, sendo que as questões que contiverem mais de uma resposta marcada, rasuras ou emendas estará o candidato(a) automaticamente desclassificado, uma vez que a leitora óptica rejeita todo e qualquer cartão com danificações.

6.11 - Não se poderá substituir o Cartão Resposta e a ausência de assinatura na mesma implicará em sua anulação.

6.12 - O candidato(a), ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com o Cartão Resposta, seu caderno de questões, caso o mesmo queira ficar com o caderno de questões deverá permanecer no local de prova de forma respeitosa aos demais candidato(a)s que ainda estiverem fazendo sua prova, podendo receber do fiscal o mesmo somente a partir de 10minutos antes do horário previsto para encerramento da prova.

6.13 - Não haverá revisão de provas sem que haja recurso devidamente fundamentado.

6.14 - Será excluído do Concurso Público o candidato(a) que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o Comprovante de Inscrição e/ou Documento de Identidade exigido;

d) Durante a realização das provas for pego em flagrante em comunicação com outro candidato(a) ou com pessoas estranhas, portando equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal;

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de salas, auxiliares e autoridades presentes;

g) Não devolver integralmente o material recebido.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1 - A classificação final dos(as) candidato(a)s será de inteira responsabilidade da empresa contratada.

7.2 - Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidato(a)s, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato(a) que:

a) Tiver feito o maior número de pontos na parte específica da prova

b) For o mais idoso.

c) Tiver residência fixa no local onde estiver concorrendo ao cargo.

VIII - DOS RECURSOS

8.1 - Caberão recursos à Comissão Especial do Concurso Público do Município de PERI MIRIM - MA, sobre:

a) as inscrições, desde que interposto dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de afixação da relação dos candidato(a)s inscritos no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de PERI MIRIM - MA;

b) o Gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação;

c) os resultados, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação.

8.2 - Os pontos correspondentes às questões por ventura anuladas serão atribuídos a todos os candidato(a)s independente de formulação de recursos.

8.3 - Os recursos deverão ser protocolados, pelos candidato(a)s, no protocolo da Prefeitura Municipal de PERI MIRIM - MA, no horário de 8h às 12h e endereçados à Comissão Especial do Concurso Público, com indicação do concurso, nome do candidato(a), número de inscrição, cargo pleiteado e assinatura.

8.4 - Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos com as indicações acima ou não fundamentados, ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos.

8.5 - Compete à Empresa organizadora do Concurso julgar os recursos com referência às inscrições e resultados da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e à Comissão Especial do Concurso Público, no que diz respeito à Prova de Títulos.

IX - DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

9.1 - Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com o exercício do cargo, na proporção de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas para cada cargo, desprezadas as frações.

9.2 - O(A) candidato(a) portador de deficiência deverá declarar, no momento da inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico Original, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo ficará retido e ficará anexado ao formulário de inscrição. Caso o candidato(a) não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no formulário de inscrição.

9.3 - O(A) candidato(a) portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

9.4 - Caso necessite de condições especiais para se submeter às provas previstas neste edital, o candidato(a) portador de deficiência deverá solicitá-las por escrito, à Comissão Especial do Concurso Público, até o quinto dia útil após o encerramento das inscrições, no horário de 8h às 17hs.

9.5 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

9.6 - O candidato(a) portador de deficiência, se aprovado, quando de sua posse, será submetido a exames médicos e complementares, que terão decisão terminativa sobre a qualificação como deficiente ou não e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo.

9.7 - Na falta de candidato(a)s aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão revertidas aos demais concursados, com a estrita observância da ordem de classificação.

9.8 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidato(a)s, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e os critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

9.9 - Os candidato(a)s que, no ato da inscrição, se declarar portadores de deficiência, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados destacados em negrito.

X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 - Toda informação referente à realização do Concurso será fornecida pela Prefeitura Municipal de PERI MIRIM - MA, através da Comissão Especial do Concurso, devidamente assessorada pelos profissionais da SICOPE - Consultoria Pedagógica Ltda.

10.2 - O prazo de validade do presente Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

10.3 - Ao entrar em exercício, o candidato(a) ficará sujeito ao cumprimento do estágio probatório de 03 (três) anos, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

10.4 - A inscrição do candidato(a) importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

10.5 - Não serão fornecidos atestados ou certificados ou certidões, relativas à habilitação, classificação ou nota de candidato(a)s, valendo para tal fim a publicação do resultado final e homologação do Concurso Público.

10.6 - O MUNICÍPIO DE PERI MIRIM e a SICOPE - CONSULTORIA PEDAGÓGICA LTDA não se responsabilizarão por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

10.7 - O candidato(a) deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal de PERI MIRIM - MA, durante o prazo de validade do Concurso Público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso esta não seja possível, por falta da citada atualização.

10.8 - A aprovação no Concurso Público não assegura direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidato(a)s, o prazo de validade do concurso e limites de vagas existentes, bem como as que vierem a vagar ou que forem criadas posteriormente.

10.9 - O candidato(a) aprovado, quando convocado, caso não se apresente no prazo de 48 horas, será conduzido à última colocação, podendo ser convocado apenas mais uma vez. Após a apresentação do candidato(a), a posse deverá verificar-se no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da publicação ou afixação do decreto de provimento do cargo.

10.10 - Quando a posse do candidato(a) não ocorrer dentro do prazo previsto, sua nomeação será considerada sem efeito.

10.11 - O candidato(a) empossado deverá assumir suas atividades em dia, hora e local definido pela Administração, sendo que somente após esta data, ser-lhe-á garantido o direito à remuneração.

10.12 - No ato da posse no cargo o candidato(a) deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

a) fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento ou averbações, se houver;

b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos, se tiver;

c) fotocópia autenticada da Cédula de Identidade ou Carteira de Identidade Profissional (Curso Superior) e CPF;

d) cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se possuir);

e) laudo médico favorável, fornecido por junta médica;

f) 02 (duas) fotografias 3x4 recentes;

g) fotocópia autenticada do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição;

h) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, de isenção ou de dispensa (se do sexo masculino);

i) declaração de que não possui antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena;

j) declaração de que nunca foi demitido do serviço público por justa causa, caso já tenha sido servidor público;

k) fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível.

10.13 - Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de PERI MIRIM - MA e a Empresa responsável pela realização do mesmo a SICOPE - Consultoria Pedagógica Ltda, bem como elegem o Foro da Comarca de Bequimão - MA para dirimir quaisquer questões relacionadas à realização do Concurso Público de que trata este Edital.

10.14 - Todas as publicações referentes ao concurso estarão disponíveis na Internet, no endereço www.sicope.com.br salvo impedimento de força maior.

10.15 - Caberá ao Prefeito Municipal de Peri Mirim a homologação do resultado final.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente Edital que será publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO e afixado no local das inscrições e nos murais da Prefeitura deste município.

PERI MIRIM - MA, 25 de junho de 2009.

Afonso Pereira Lopes
Prefeito de Peri Mirim - MA

ANEXO I

CARGOS, VAGAS, QUALIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA, VENCIMENTO E TAXA DE INSCRIÇÃO.

CARGO

Nº DE VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA

SALÁRIO R$

CARGA HORARIA

TAXA DE INSCRIÇÃO

A O S D

80

ALFABETIZADO

465,00

40h

R$ 30,00

MOTORISTA - Categoria "B" e "D"

14

ENS. FUNDAMENTAL COMPLETO

465,00

40h

R$ 30,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

30

ENSINO MÉDIO COMPLETO

465,00

40h

R$ 30,00

AGENTE DE ENDEMIAS

03

ENSINO MÉDIO COMPLETO

465,00

40h

R$ 30,00

DIGITADOR

09

ENSINO MÉDIO COMPLETO E

465,00

40h

R$ 30,00

PROFESSOR(A) EDUCAÇÃO INFANTIL

30

CURSO DE MAGISTÉRIO - NÍVEL MÉDIO OU CURSO DE PEDAGOGIA OU CURSO NORMAL SUPERIOR

593,75

25h

VER OBSERVAÇÃO ABAIXO

PROFESSOR(A) ENS. FUNDAMENTAL I 1ª A 4ª SÉRIES.

80

CURSO DE MAGISTÉRIO - NÍVEL MÉDIO OU CURSO DE PEDAGOGIA OU CURSO NORMAL SUPERIOR

593,75

25h

VER OBSERVAÇÃO ABAIXO

PROFESSOR(A) ENS. FUNDAMENTAL I 5ª A 8ª SÉRIES.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS: PORTUGUÊS, MATEMÁTICA,

CIÊNCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS

40

CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA DA ÁREA ESCOLHIDA - GRADUAÇÃO COMPLETA

593,75

35h

R$ 50,00

ASSISTENTE SOCIAL

03

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

1.250 ,00

40h

R$ 50,00

BIOQUÍMICO(A)

01

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

1.250,00

40h

R$ 50,00

ENFERMEIRO(A)

05

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

1.250 ,00

40h

R$ 50,00

FISCAL TRIBUTÁRIO

01

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

1.250 ,00

40h

R$ 50,00

MÉDICO - CLINICO GERAL

05

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

3.000,00

40h

R$ 50,00

ODONTÓLOGO(A)

05

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

1.250,00

40h

R$ 50,00

PSICÓLOGO(A)

02

FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA NA ÁREA

1.250 ,00

40h

R$ 50,00

SUPERVISOR(A) PEDAGÓGICO(A)

08

FORMAÇÃO SUPERIOR - CURSO DE PEDAGOGIA

1.250,00

40h

R$ 50,00

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

19

CURSO PROFISSIONALIZANTE NA ÁREA MAIS DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO OFICIAL

465,00

40h

R$ 30,00

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

02

CURSO PROFISSIONALIZANTE NA ÁREA MAIS DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO OFICIAL

465,00

40h

R$ 30,00

OPERADOR DE RAIO X

01

CURSO PROFISSIONALIZANTE NA ÁREA MAIS DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO OFICIAL

697,50

40h

R$ 30,00

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

02

CURSO PROFISSIONALIZANTE NA ÁREA MAIS DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO OFICIAL

465,00

40h

R$ 30,00

TOTAL DE CARGOS

340

-

OBSERVAÇÃO: A TAXA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES SERÁ A SEGUINTE:

ESCOLARIDADE MAGISTÉRIO - NÍVEL MÉDIO - R$ 30,00

ESCOLARIDADE FORMAÇÃO SUPERIOR (CURSO DE PEDAGOGIA OU NORMAL SUPERIOR) - R$ 50,00

ANEXO II

QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS E VAGAS POR LOCALIDADE

Localidade

Nº de vagas

Cargo

SEDE

04

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Português

Pov. Três Marias

04

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Português

Pov. Tijuca

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Português

SEDE

03

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Matemática

Pov. Três Marias

03

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Matemática

Pov. Tijuca

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Matemática

SEDE

03

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Ciências

Pov. Três Marias

03

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Ciências

Pov. Tijuca

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Ciências

SEDE

02

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - História

Pov. Três Marias

02

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - História

Pov. Tijuca

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - História

SEDE

02

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Geografia

Pov. Três Marias

02

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Geografia

Pov. Tijuca

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Geografia

SEDE

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Inglês

Pov. Três Marias

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Inglês

Pov. Tijuca

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Inglês

SEDE

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Ed. Física

Pov. Três Marias

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Ed. Física

SEDE

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Artes

Pov. Três Marias

01

Professor(a) Ens. Fundamental - 5° à 8° séries - Artes

Pólo I - SEDE

08

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo II- Zona Rural

08

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo III - Zona Rural

01

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo IV - Zona Rural

01

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo V - Zona Rural

01

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo VI - Zona Rural

06

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo VII - Zona Rural

01

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo VIII - Zona Rural

03

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo IX - Zona Rural

01

Professor(a) de Educação Infantil

Pólo I - SEDE

10

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo II- Zona Rural

09

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo III - Zona Rural

12

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo IV - Zona Rural

10

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo V - Zona Rural

09

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo VI - Zona Rural

09

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo VII - Zona Rural

09

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo VIII - Zona Rural

05

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo IX - Zona Rural

07

Professor(a) de Ens. Fundamental - 1 ° a 4° séries

Pólo I - SEDE

23

A.O.S.D

Pólo II- Zona Rural

04

A.O.S.D

Pólo III - Zona Rural

05

A.O.S.D

Pólo IV - Zona Rural

04

A.O.S.D

Pólo V - Zona Rural

04

A.O.S.D

Pólo VI - Zona Rural

04

A.O.S.D

Pólo VII - Zona Rural

03

A.O.S.D

Pólo VIII - Zona Rural

03

A.O.S.D

Pólo IX - Zona Rural

04

A.O.S.D

Pov. Três Marias

02

A.O.S.D

Pov. Conceição

01

A.O.S.D

Pov. Inambú

01

A.O.S.D

Pov. Santa Maria

01

A.O.S.D

Pov. Santana

01

A.O.S.D

Pólo I - SEDE

03

Agente Administrativo

Pólo II- Zona Rural

02

Agente Administrativo

Pólo III - Zona Rural

02

Agente Administrativo

Pólo IV - Zona Rural

02

Agente Administrativo

Pólo V - Zona Rural01Agente Administrativo
Pólo VI - Zona Rural01Agente Administrativo
Pólo VII - Zona Rural01Agente Administrativo
Pólo VIII - Zona Rural01Agente Administrativo
Pólo IX - Zona Rural01Agente Administrativo
SEDE14Auxiliar de Enfermagem
Pov. Três Marias01Auxiliar de Enfermagem
Pov. Conceição01Auxiliar de Enfermagem
Pov. Inambú01Auxiliar de Enfermagem
Pov. Santa Maria01Auxiliar de Enfermagem
Pov. Santana01Auxiliar de Enfermagem
TOTAL243-

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1 - CARGOS - ESCOLARIDADE ALFABETIZADO

A.O.S.D.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Compreensão e interpretação de textos. Acentuação gráfica. Pronomes (classificação e uso). Verbos regulares e irregulares. verbos regulares e irregulares. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação gramatical. Substantivo (classificação e uso).

B) MATEMÁTICA: Números naturais; Sistema de número decimal; Operações fundamentadas com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); Números racionais; Porcentagem; Problemas; Geometria; Frações; Conjuntos (noção, igualdade e desigualdade, tipos, pertence e não pertence, subconjuntos, união e intersecção).

C) CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O descobrimento do Brasil; A independência do Brasil; A proclamação da República; As regiões brasileiras; Atualidades nacionais e internacionais, Capitais brasileiras; Cultura Geral; História e Geografia do Brasil; Curiosidades

2 - CARGOS - ESCOLARIDADE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

MOTORISTA.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Interpretação de texto; Encontro vocálico; Encontro consonantal; Dígrafo; Sílaba tônica; Números de sílabas; Acentuação gráfica; Sinais de pontuação; Tipos de frase; Classes gramaticais; Plural de substantivos e adjetivos; Aumentativo e diminutivo; verbo; numeral; ortografia; crase; pronomes; advérbio; interjeição e conjunção.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS: Números naturais; Sistema de número decimal; Operações fundamentadas com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); Números racionais; Porcentagem; Problemas; Geometria; Frações; Conjuntos (noção, igualdade e desigualdade, tipos, pertence e não pertence, subconjuntos, união e intersecção);Expressão numérica.

C) MOTORISTA: Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Legislação de trânsito. Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva; Noções gerais de circulação e conduta; Noções de mecânica de autos; Noções de primeiros socorros; Manutenção e Limpeza de veículos.

3 - CARGOS - ENSINO MÉDIO COMPLETO E CURSOS PROFISSIONALIZANTES

AGENTE ADMINISTRATIVO, AGENTE DE ENDEMIAS, DIGITADOR, AUXILIAR DE ENFERMAGEM, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, TÉCNICO DE LABORATÓRIO, OPERADOR DE RAIO-X, PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL E 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - CURSO DE MAGISTÉRIO.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Interpretação de texto; Ortografia: emprego de letras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Número e numeral; Pronomes; Verbos; Advérbios; Preposição; Conjunção; Interjeição; Sujeito e Predicado; Acentuação; Pontuação; Crase e Sílabas. SINTAXE: frase, oração e período, termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação pronominal; período composto por coordenação e subordinação.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS: Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contra-domínio e imagem; Função do 1º grau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares;Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana.

C) AGENTE ADMINISTRATIVO: Noções de Relações Humanas e atendimento ao público; Noções básicas de organização e arquivo; Noções de informática: conceitos básicos - hardware, software, Windows XP e Windows Vista. Sistemas Operacionais. Word 2003 e 2007. Excel. BROFFICE. Correio eletrônico e acesso à Internet; Redação oficial: conceitos e regras (ofícios, memorandos, circulares, cartas, requerimentos, relatórios) Manual de Redação da Presidência da República; Noções de gestão de recursos humanos, materiais e patrimoniais; Noções de Direito Constitucional - dos direitos e deveres individuais e coletivos. Remédios Constitucionais. Direitos Sociais. Organização do Estado.

D) AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Atendimento às necessidades básicas do paciente; Assistência da enfermagem no auxílio ao diagnóstico e tratamento: sinais vitais, coleta de material para exames, administração de medicamentos, curativos, sondagens; Assistência ventilatória: drenagem postural, nebulização, oxigenoterapia, aspiração de secreções; Assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória; Prevenção e controle de infecção hospitalar; Métodos de esterilização; Assistência de enfermagem em unidade cirúrgica: pré-, trans- e pós-operatório; Programas de Saúde: pré-natal, puericultura, imunização, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, cólera, hepatite, dengue, meningite e leptospirose, DST/AIDS, adolescentes, prevenção de câncer cérvico-uterino e planejamento familiar, Atuação do Auxiliar no trabalho de parto e cuidados com o recém-nascido; Saúde da mulher, criança, terceira idade; Educação em saúde;Urgências clínicas; Ética profissional; Evolução histórica das políticas públicas de saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS).

E) AUXILIAR DE LABORATÓRIO: Noções básicas de segurança do laboratório: estocagem de reagentes químicos, riscos de incêndios em solventes inflamáveis; misturas explosivas; reagentes perigosos pela toxidade e/ou reatividade; Técnicas básicas de laboratório: lavagem e esterilização de vidraria e de outros materiais; preparação de amostras e de materiais; preparo de soluções: análises potenciométricas e espectofotométricas; Filtração; Sistemas de aquecimento e refrigeração; secagem de substâncias; uso e conservação de aparelhagem comum de um laboratório; medidas de peso e de volume.

F) OPERADOR DE RAIO-X: Fatores Radiologicos: MA, KV, Espessura, Tempo, Distância. Tipos de Incidências Básicas: AP, PA, Obliqua, Panoramicas, Localizadas. Incidência de Rotina, Incidências Complementares, Identificação, Nomes e Termos Utilizados na Técnica Radiológica, Proteção Radiológica, Filmes, Câmara Escura, Revelação, Anatomia Óssea e Urinária.

G) TÉCNICO DE LABORATÓRIO: Biossegurança: esterilização e desinfecção, desinfetantes, níveis de biossegurança, descarte de material biológico, manuseio e transporte de amostras, equipamentos de contenção, equipamento de proteção individual e coletivo; Microbiologia: meios de cultura utilizados na rotina bacteriológica; coloração de rotina; microscopia; semeio; coleta de secreções e de linfa; Bioquímica: obtenção de amostra (sangue, soro, plasma e urina); Anticoagulantes; Métodos analíticos aplicados à Bioquímica. Controle de qualidade aplicado à Bioquímica; Hematologia: coleta de sangue; Esfregaços e técnicas de coloração de sangue periférico; Hemossedimentação, hemograma, grupos sangüíneos, fator RH, provas de hemostasia e célula LE: Determinação e técnicas utilizadas; Parasitologia: coleta de material; Fixadores; Conservadores; Técnica para diagnóstico das protozooses e helmintíases intestinais; Imunologia / hormônio; Coleta de sangue; Proteínas de fase aguda, marcadores virais: metodologias; VDRL e HIV; Hormônios da tireóide e fertilidade: metodologia; Controle de qualidade aplicado à imunologia; Urinálise: sumário de urina; Planoteste; Ética profissional.

H) AGENTE DE ENDEMIAS: Saúde pública e saneamento básico; Endemias e epidemias; Noções básicas das seguintes endemias: Dengue; Esquistossomose; Leishmaniose; Leptospirose; Prevenção primária das endemias acima citadas; Classificação dos agentes transmissores e causadores das endemias acima citadas; Combate aos agentes transmissores das endemias acima citadas, conforme estratégias e normas vigentes do Ministério da Saúde; Visitas domiciliares e aos pontos estratégicos: fiscalização para a promoção e preservação da saúde da comunidade, papel do agente na educação ambiental e saúde da população. Saúde como dever do estado. Saúde como direito social. Noções básicas sobre o SUS. Entendimento sobre a participação da comunidade na gestão do SUS. Promoção da saúde: conceito e estratégias. Formas de aprender e ensinar em educação popular. Cultura popular e sua relação com processos educativos. Noções de ética e cidadania.

I) DIGITADOR: Conceitos básicos. UCP - Unidade Central de Processamento. Unidade de entrada e saída: vídeo, teclado. Sistema Operacional. Microcomputadores. Uso de equipamentos. Cuidados especiais. Liga/desliga. Backup. Teste de funcionamento. Digitação e Verificação de um documento. Atalhos. Windows versões 98SE, ME, 2000 E XP. Office 2000 e 2003. Intranet e Internet - Configurações, navegadores e restrições. Vírus - detecção e eliminação/ prevenção. DOS: Principais Comandos; HARDWARE E SOFTWARE: Conceito, Tipos e Funções/Aplicações; Windows Explorer, Painel de Controle, Meu computador, Ferramentas de Sistema, Drivespace, Scandisk, Desfragmentador de Disco, Área de Transferência e Backup; WORD: Formatação de textos em geral, Mala direta e Memorandos; EXCEL: Planilhas Eletrônicas, Gráficos e Funções.

J) CONHECIMENTOS GERAIS PARA PROFESSORES: Os primeiros habitantes do Brasil; O descobrimento do Brasil; A independência do Brasil; A proclamação da República; As regiões brasileiras; Atualidades nacionais e internacionais, Capitais brasileiras; Cultura Geral; Meio Ambiente; História e Geografia do Brasil; Curiosidades.

L) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PROFESSOR (A) DE ED. INFANTIL E 1ª A 4ª SÉRIES- ENS. FUNDAMENTAL: Lei de Diretrizes de Bases da Educação - LDBEN 9394/96; Estatuto da Criança e do Adolescente; Alfabetização; Prática pedagógica; Atividades de Estimulo a leitura e produção de textos; Concepções de linguagem e escrita; Desenvolvimento da linguagem; Desenvolvimento de percepções, formação de conceitos e caráter da criança; Interação social do aluno; Elementos locais (sociedade, história, cultura, costumes, etc) como recursos didáticos, pedagógicos e metodologias de trabalho; Planejamento de aulas e avaliação de resultados; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; Relações entre ensino e aprendizagem; Ação educativa como redutor de violência; Importância do professor como participante da formação do caráter das crianças. Temas transversais em educação; Prática da educação infantil; A criança pré-escolar e suas linguagens; ampliação do repertório vocabular; Atividades de estimulo ao aprendizado na educação infantil.

3 - CARGOS - FORMAÇÃO SUPERIOR

ASSISTENTE SOCIAL, BIOQUÍMICO, ENFERMEIRO, FISCAL TRIBUTÁRIO, MÉDICO - CLINICO GERAL, ODONTÓLOGO, PSICÓLOGO, SUPERVISOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. DE 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSOR DE PORTUGUÊS, PROFESSOR DE MATEMÁTICA, PROFESSOR DE CIÊNCIAS, PROFESSOR DE HISTÓRIA, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, PROFESSOR DE INGLÊS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFESSOR DE ARTES.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Interpretação de texto. MORFOLOGIA: classificação das palavras, estrutura das palavras e processo de formação das palavras. SINTAXE: frase, oração e período, termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação pronominal; período composto por coordenação e subordinação. FONÉTICA: separação silábica, acento tônico, encontro vocálico e consonantal. PONTUAÇÃO. ABREVIATURAS E SIGLAS. ORTOGRAFIA. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. SEMÂNTICA: O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS = sinônimos, antônimos, parônimos.

B) CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS, INCLUSIVE DE PROFESSORES: História do Brasil. Geografia do Brasil. Atualidades nacionais e internacionais. Meio Ambiente. Cultura Geral. Curiosidades.

C) ASSISTENTE SOCIAL: Instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalhos com grupos, atuação na equipe interprofissional. Reabilitação psicossocial, compreensão do sofrimento psíquico e interdisciplinaridade; Álcool, tabagismo, outras drogas. Ética e Legislação da Assistência Social; Estatuto do Idoso e política estadual do idoso; Estatuto da criança e o Adolescente. Lei Orgânica da Assistência Social; Investigação e sistematização na prática profissional; Estatuto dos portadores de necessidades especiais; O assistente social na construção de projeto ético-político da profissão. O Sistema Nacional de Saúde: Programas e Projetos da Política Nacional de Saúde Prática Profissional X Prática Social X Prática Institucional.

D) PSICÓLOGO: Psicologia Geral, Abordagem psicanalítica, cognitivo-comportamental e existencialista. Estrutura e funcionamento do aparelho psíquico. Desenvolvimento da personalidade, psicodiagnóstico, entrevista psicológica, psicopatologia, serviços de saúde mental. Psicologia do Desenvolvimento, técnicas e exames psicológicos, fundamentos teóricos dos processos grupais. Ética dos profissionais de saúde mental: responsabilidades, atribuições. Psicologia em Recursos Humanos.

E) MÉDICO - CLINICO GERAL: A importância das atividades preventivas. Cuidados gerais com o paciente em medicina interna; Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial. cardiopatia isquêmica; insuficiência cardíaca; miocardiopatias e valvulopatias; arritmias cardíacas; Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar; Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica; doenças intestinais inflamatórias e parasitárias; diarréia; colelitíase e colecistite; pancreatite; hepatites virais e hepatopatias tóxicas; insuficiência hepática crônica; Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica; glomerulonefrites; síndrome nefrótica; litíase renal; Doenças endócrinas: diabetes mellitus; hipotireoidismo e hipertireoidismo; tireoidite e nódulos tireoidianos; distúrbios das glândulas suprarenais; distúrbios das glândulas paratireóides; Doenças reumáticas: artrite reumatóide; espondiloartropatias; colagenoses; gota; Doenças infecciosas e terapia antibiótica; Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos; Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária; Emergências clínicas; Ética e legislação profissional; Psicologia médica; Farmacologia; Controle de Infecções Hospitalares; Medicina baseada em evidências; Intoxicações exógenas; Doenças sexualmente transmissíveis; Doenças neurológicas; AVC, polirradiculoneu rites, polineurites, doença periféricas; Doenças degenerativas e infecciosas do SNC; Emergências psiquiátricas.

F) ENFERMEIRO: Princípios científicos de anatomia, fisiologia e farmacologia. Processo de enfermagem. - ENFERMAGEM MATERNO- INFANTIL: Recém-nascido normal e de alto risco. Distúrbio no recém-nascido; Assistência de enfermagem em obstetrícia: gravidez, trabalho de parto e puerpério - normal e complicações; Assistência de enfermagem à criança das diversas faixas de desenvolvimento (puericultura); com problemas clínicos nos sistemas: gastrointestinal, respiratório, circulatório - hematológico, músculo - esquelético, neurológico e urinário. Aspectos psicossociais da hospitalização infantil. ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA: Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos no pré, trans e pós-operatório; Assistência de enfermagem a pacientes com problemas clínicos e cirúrgicos nos sistemas: gastrointestinal, respiratório, urinário, circulatório - hematológico, músculo-esquelético, reprodutor, neurológico, Endocrinológico. CONHECIMENTO SOBRE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM: Aplicação dos princípios técnicos-científicos na execução de procedimentos de enfermagem. ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA: Sistema de Saúde no Brasil - Programa Saúde da Família; Vigilância epidemiológica; Doenças transmissíveis, controle, notificação compulsória; Saneamento do meio ambiente; Saúde ocupacional; Consulta de enfermagem. ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM: Funções administrativas: planejamento, liderança, controle e tomada de decisões; Aplicação dos princípios técnico-científicos na execução dos procedimentos de enfermagem - técnicas de enfermagem; Relacionamento com o paciente, família, grupos e equipe de trabalho; Processo de trabalho da enfermagem. CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: Método de aplicação, controle e prevenção de infecção hospitalar; Processamento de artigos hospitalares

G) ODONTÓLOGO: Seminologia oral: anamnese, exame clínico e radiológico. Meios complementares de diagnóstico. Carie dentária: patologia, diagnóstico, prevenção: fluorterapia e toxicologia. Poupa dentária: patologia, diagnóstico, conduta clínica. Tratamento conservador da polpa. Estomatologia: gengivites, estomatites, etiopatogenia, diagnóstico. Dentisteria: preparo da cavidade, material de proteção e restauração. Anestesia loco-regional oral: tipos técnicas, anestésicos, acidentes, medicação de emergência. Extração dentária, simples, complicações. Procedimentos cirúrgicos: pré e pósoperatório; pequena e média cirurgia, suturas, acidentes operatórios.Procedimentos endodônticos: polpotomia, pulpetomia, tratamento e obturação do conduto radicular. Procedimentos periodônticos. Síndrome focal: infecção focal, foco de infecção. Doenças gerais com sintomatologia oral: diagnóstico, tratamento local, orientação profissional. Odontopediatria: dentes decíduos, cronologia. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial: técnicas operatórias procedimentos de urgência. Radiologia oral. Terapêuticas: definição, métodos, agentes medicamentosos. Materiais Dentários: Resinas para restauração. Adesão. Amálgama dental: a) estrutura e propriedades; b) considerações técnicas. Cimentos odontológicos para restaurações e proteção pulpar. Materiais de acabamento e polimento. Saúde Bucal e Preventiva. Ética.

H) PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Finalidade da Educação Física brasileira do ensino médio, Jogos pré-esportivos e esportivos, Metodologia da educação física escolar, Educação Física escolar relacionada saúde, Aprendizagem motora, Conceitos e aplicações, Educação Física escolar na perspectiva da interdisciplinariedade, Relação congevidade, intensidade e duração da atividade física enquanto elemento beneficiador da melhoria da saúde.

I) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA PROFESSOR DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS: Tendências pedagógicas; Fundamentos psicológicas da aprendizagem. Planejamento; Parâmetros Curriculares do Ens. Fundamental para Educação Física; LDBEN 9394/96; Relação Professor aluno; Competência e compromisso do educador. Função e desafios da Educação Física escolar na atualidade.

J)CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIES: Tendências pedagógicas. Avaliação da aprendizagem; Relação professor - aluno - conhecimento; Competência e compromisso do educador; O trabalho com o conhecimento escolar - interdisciplinaridade - transposição didática; Concepções de currículo: teorias críticas e pós-críticas; Planejamento; A função social da escola; Concepções de Aprendizagem; Alfabetização: concepções epistemológicas; Os processos construtivos da leitura e da escrita; A produção de textos como prática social; Aspectos metodológicos da alfabetização; Projeto politico Pedagógico, Plano de aula; Práxis pedagógica do professor. LDBEN 9394/96 e suas implicações na educação; Referenciais Curriculares Nacional da Educação Infantil e PCN´S da séries iniciais do Ensino Fundamental. Papel do Professor; A educação segundo Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Vygotsky e Piaget; Brunner Fundamentos Psicológicos da Educação. As Relações estabelecidas no âmbito escolar e suas conseqüências na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Características do professor reflexivo.

L) PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INGLÊS: Compreensão de textos em forma de dissertação. Compreensão e uso de funções comunicativas. Gramática: Substantivo (caso, número, gênero); adjetivo (classificação, concordância, posição e graus); pronome (classificação e uso); advérbios; verbos: verbos regulares e irregulares. Voz Passiva e ativa. Subjuntivo. Imperativo. Preposições. Artigos definidos e indefinidos. Conjunções Sufixos e Prefixos Cognatos e falsos cognatos.

M) PROFESSOR DE EDUCAÇÃO PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais, informativos, publicitários e literários. Concepção de linguagem e de língua. Variação lingüística, emprego da língua formal e informal. Funções da linguagem. Textualidade:coesão e coerência. A intextualidade na leitura e na produção de textos. Tipologia textual. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das classes de palavras , concordância nominal e verbal.; regência nominal e verbal; ocorrência de crase, pontuação gramatical e antonímia, homonímia, paronímia, ambigüidade, figuras de linguagem. Gêneros literários. Estrutura da narrativa: tempo, espaço, ação, personagens, foco narrativo e tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre . Linguagem poética.

N) FISCAL TRIBUTÁRIO: Taxas, Tributos, Impostos, Emolumentos, Fato Gerador; Isenção dos contribuintes; Responsabilidade tributária; Lei 8666/93; Contribuição de Melhoria, Hierarquia; Código Tributário Nacional;Constituição Federal; Princípios Constitucionais Gerais e Tributários. Princípios da Segurança Jurídica, Legalidade, Tipicidade, Isonomia, Capacidade Contributiva, Anterioridade, Irretroatividade, Não-confisco, Não-cumulatividade, Seletividade. As Imunidades Tributárias. Sistema Constitucional Tributário. A Partilha das competências tributárias. O exercício das competências.

O) BIOQUÍMICO: Bioquímica Clínica - Padronização, Fotometria, Fundamentos Químicos, Metodologias, e interpretação clínico laboratorial das dosagens bioquímicas e das determinações enzimáticas; Hematologia Clínica - Hematipoiese, Fisiologia da linhagem vermelha e branca, imunologia, determinação dos antígenos eritrocitários, hemostasia; Imunologia Clínica; Reação de: Imunoensaio, imunofluorescência, fixação do complemento, precipitação e aglutinação, imunologia aplicada ao diagnóstico de: Rubéola, Doenças Autoimunes, Alergias, Hepatite, Imunodeficiências; Parasitologia clínica: Patologia, morfologia, epidemiologia, sintomatologia, profilaxia, e diagnostico das principais doenças causadas ao homem por parasitas intra e extra intestinais; Microbiologia Clínica - Métodos de esterilização, meios de cultura, sintomatologia, patogenia, profilaxia e diagnóstico laboratorial das principais doenças causadas ao homem por bactérias inclusive vias urinárias, líquidos de punções, controle de qualidade em microbiologia.

P) SUPERVISOR PEDAGÓGICO: As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96) análise do seu significado para a educação brasileira. LEI NO 9.394/96 ( LDB) Conhecimentos Básicos. Parâmetros curriculares nacionais. ESTRATÉGIAS EM RELAÇÃO ÀS ETAPAS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM: Composição da grade escolar, elaboração dos conteúdos programáticos, elaboração dos planos de ensino, aplicação dos objetivos às diversas fazes do processo, os conselhos de classe, escolha do material escolar do aluno. ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS DA AÇÃO SUPERVISORA: Planejamento da supervisão, o plano educacional ou geral da escola, controle, reuniões, observação, relacionamento humano, o contato com os pais, atualização dos professores, integração como serviço de orientação escolar. A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NO NÍVEL DE 2o GRAU. Os Parâmetros Curriculares em Ação, primeiro e segundo ciclos; As Diretrizes Curriculares Nacionais. O processo de Alfabetização; Letramento; A educação pública como instrumento de inclusão social; O Projeto Político Pedagógico da escola (conceito, caracterização, elaboração e execução); O trabalho escolar e o processo educacional: o desenvolvimento da aprendizagem enquanto instrumento de inclusão; A organização curricular compromissada com a aquisição de competências e habilidades; A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; Os processos de avaliação da aprendizagem; A organização dos tempos e dos espaços escolares; Os colegiados escolares (composição, atribuições e participação dos segmentos); A relação da escola com a família: a transformação na estrutura familiar e suas repercussões no processo educativo e nas funções da escola; A articulação escola/família no processo educativo;

Q) PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Aritmética: Razões e Proporções; Regra de Três; Porcentagem; Juros; Representação decimal de número real; Potenciação e Radiciação;. Álgebra: Função: Função injetora; Função sobrejetora; Função bijetora; Função crescente; Função decrescente; Função par; Função ímpar; Função composta; Inversa de Função; Representação Gráfica de uma Função (Gráficos); Funções Polinomiais; Estudo completo das funções polinomiais de 1º e 2º graus; Funções modulares; Funções exponenciais e Funções logarítmicas. Equações e Inequações de 1º e 2º graus, modulares, exponenciais e logarítmicas; Sistemas de equações lineares: Resolução e Discussão. Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem; Arranjos, Combinações e Permutações Simples e com Repetição. Probabilidade: Conceito e Cálculo; Adição e Multiplicação de Probabilidades; Dependência de Eventos; Matrizes: Conceito, Propriedades e Operações. Determinantes: Conceito, Cálculo e Propriedades. Progressões: Progressões Aritmética e Geométrica, com seus conceitos, propriedades e adição de termos. Polinômios e equações polinomiais: adição, multiplicação e divisão de polinômios; Fatoração de polinômios; Raízes de equações polinomiais; Teorema de D'alembert; Dispositivos práticos de Briot-Ruffini. Geometria Euclidiana Plana: Conceitos primitivos e postulados; Ângulos; Triângulos; Quadriláteros e polígonos; Congruência de triângulos; Teorema do ângulo externo e suas conseqüências; Teorema de Tales; Semelhança de triângulos; Relações métricas no triângulo; Relações métricas em triângulos; Áreas de figuras planas poligonais e circulares. Geometria Espacial: Conceitos Primitivos e Postulados; Poliedros; Cálculo de Superfície e volume dos principais Sólidos Geométricos; Trigonometria: Medidas de ângulos; Medidas de arcos; Funções Trigonométricas. Geometria Analítica Plana: Estudo do Ponto, da Reta, da Circunferência e das Cônicas. Noções de Estatística: Medidas de posição e dispersão, Distribuição de Freqüências e Gráficos.

R) PROFESSOR DE HISTÓRIA: Ensino de História: Saber histórico escolar; seleção e organização de conteúdos históricos; metodologias do ensino de História; trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História. Conhecimento histórico contemporâneo: saber histórico e historiografia; história e temporalidade. História do Brasil e a construção de identidades: historiografia brasileira e a história do Brasil; história nacional, regional e local; história brasileira: da ocupação indígena ao mundo contemporâneo. História da América e suas identidades: lutas sociais e identidades: sociais, culturais e nacionais. História do mundo Ocidental: legados culturais da Antigüidade Clássica, convívios e confrontos entre povos e culturas na Europa medieval; história africana e suas relações com a Europa e a América. Lutas sociais, cidadania e cultura no mundo capitalista

S) PROFESSOR DE GEOGRAFIA: Conhecimento da Terra: Origem e evolução, forma, movimentos e importância para a biodiversidade. Conceitos usuais em Geografia e sua aplicação: linhas e círculos; localização, situação e sítio; orientação, coordenadas geográficas, fusos horários e LID. Leitura e representação do espaço geográfico: Formas de representação, leitura e interpretação de documentos cartográficos. A Geosfera: Composição, estrutura e dinâmica da litosfera e das camadas internas da atmosfera, da hidrosfera e da biosfera. A natureza segundo o funcionamento integrado dos componentes físicos e ação antrópica. Conceitos demográficos, econômicos e políticos aplicados à Geografia: Composição, estrutura e dinâmica da população; recursos naturais, fontes de energia, sistemas econômicos, industrialização e circulação; relações sócio-econômicas internacionais. O Espaço Geográfico Brasileiro e Maranhense: Localização e situação. O ambiente natural: composição, estrutura e dinâmica dos elementos da paisagem: geologia, relevo e solos, clima, vegetação, hidrografia. Domínios morfoclimáticos. O ambiente humanizado: composição, estrutura e dinâmica da população; produção, circulação e consumo; regionalização, urbanização e metropolização. Relações internacionais e globalização. Produção e gestão do espaço geográfico: Ambiente natural: diversidade, composição, potencialidades, funcionamento integrado dos ecossistemas e geossistemas. A produção do espaço. Espaço rural e urbano: delimitação, diversidade, composição, formas de ocupação e aproveitamento, evolução e modernização. Relações campo-cidade e cidade-campo. Atividades produtivas: agropecuária, agroindústria, industrialização, urbanização e prestação de serviços. Problemas ambientais: ocupação, exploração, poluição. Degradação e risco ambiental. Políticas internas, qualidade ambiental e ações mitigadoras.

T) PROFESSOR DE CIÊNCIAS: Meio ambiente. Vírus: Reino Monera. Bactérias e algas. Reino protista. Reino fungi. Citologia. Estados físicos da matéria. O átomo e suas características. Funções químicas. Reações químicas. As leis da química. Ligações químicas. Substâncias puras, misturadas e combinações. Separação de misturas. Classificação dos elementos químicos. Movimento variado. Estudo das forças. As causas do movimento. Atrito. Potência e Energia. Termologia. Calor. Ondas sonoras. Noções gerais de óptica. Espelhos. Lentes. Magnetismo. Eletricidade. Biofísica. Zoologia. Elementos de Geologia. Formação pedagógica.

U) PROFESSOR DE ARTES: O histórico do ensino de arte no Brasil e perspectivas, Artistas plásticos famosos: Brasil, Manifestações artísticas e culturais. Arte e os temas transversais. Artes e as outras disciplinas, A história da Arte. Conceito de Arte. Análise e interpretações da linguagem artística. Metodologia do ensino da arte. História da arte: Renascimento, Barroco e Impressionismo. O barroco no Brasil. Artes plásticas no Brasil. Cores. Educação Musical. Teatro na educação fundamental. Expressão corporal. A cultura popular e o folclore na escola. Manifestações artísticas populares do Brasil.