Prefeitura de Paracatu - MG

Notícia:   Prefeitura de Paracatu - MG suspende seleção 001/2014 com mais de 400 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU

ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

EDITAL Nº 1/2014

O Município de Paracatu-MG, por meio do seu Prefeito, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, bem como atendimento de convênios e projetos específicos. O Processo Seletivo realizar-se-á em conformidade com a Lei Orgânica Municipal, Leis Municipais de n.ºS 1.941/1994 e 12.605/2006, Lei Complementar Municipal n.º 99/2013, Lei Federal n.º 11.350/2006 e normas deste Edital.

1- DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. O Processo Seletivo será realizado sob coordenação técnico-administrativa da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes - Cotec.

1.2.O Processo Seletivo, conforme disposto no Anexo I deste Edital, oferece vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para pessoas com deficiência.

1.3. Os cargos oferecidos, a jornada de trabalho, o vencimento básico, a escolaridade mínima e outras exigências dos cargos constam no Anexo I deste Edital.

1.4. A síntese das atribuições de cada cargo consta no Anexo III deste Edital.

1.5. A seleção dos candidatos constará de Provas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, conforme especificado no item V e no Anexo II deste Edital.

1.6. A contratação para a prestação de serviços será por tempo determinado, nos prazos estabelecidos na Lei Municipal n.º 1.941/1994, dentro do prazo de validade do Processo Seletivo, conforme o interesse público.

1.7. A lotação dos candidatos classificados no limite de vagas deste Processo Seletivo dar-se-á observando-se a ordem de classificação e de acordo com a necessidade do Município de Paracatu.

1.8. Os horários citados neste Edital referem-se à hora oficial de Brasília/DF.

1.9. Recomenda-se ao candidato a leitura das normas deste Edital, antes da realização da inscrição.

2- DAS EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃO

2.1. Condições exigidas para contratação, que deverão ser comprovadas na ocasião da contratação:

2.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988.

2.1.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

2.1.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.1.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, até o último dia de inscrição neste Processo Seletivo.

2.1.5. Comprovar, na data da contratação, conforme exigência do cargo pretendido, a escolaridade e a habilitação legal exigida para exercício de profissão regulamentada, bem como o registro no respectivo Conselho de Classe, se for exigência legal.

2.1.6. Comprovar, no caso de inscrição no cargo de Agente Comunitário de Saúde:

a) A conclusão do Ensino Fundamental (conforme Lei Federal n.º 11.350/2006 e Lei Complementar Municipal n.º 99/2013).

b) Residir na microrregião do PSF, conforme o código do cargo pleiteado, desde a data da publicação deste Edital. E, ainda, permanecer nela residindo durante o período da formação referida no subitem 5.2 deste Edital e durante a atuação no cargo.

2.1.6.1. As exigências referidas no subitem 2.1.6, letras "a" e "b", deverão ser declaradas pelo candidato, no ato da inscrição, e comprovadas no ato da contratação. Caso o candidato não atenda às exigências estabelecidas no subitem 2.1.6, letras "a" e "b", ainda que tenha sido aprovado neste Processo Seletivo, não terá sua contratação efetivada e será, consequentemente, desclassificado.

2.1.6.2. Há, no Anexo I deste Edital, uma codificação do cargo de Agente Comunitário de Saúde para cada Unidade de Saúde (PSF) e respectiva área de abrangência (microrregião). Ao fazer a sua inscrição, o candidato deverá optar pelo código do cargo, cuja área de abrangência seja a mesma de seu próprio endereço residencial, para que, assim, atenda ao disposto no subitem 2.1.6, letra b, deste Edital. Feita a inscrição, não serão admitidas mudanças de função ou de PSF.

2.1.7. Possuir aptidão física e mental, comprovada em inspeção médica, a ser realizada antes da contratação, de acordo com definição do Município de Paracatu. Poderão ser exigidos exames médicos conforme a especificidade do cargo pleiteado.

2.1.8. Apresentar a documentação estabelecida no subitem 12.6 deste Edital.

2.1.9. Atender às exigências especificadas para o cargo pleiteado, estabelecidas em legislação municipal e neste Edital.

2.1.10. Estar de acordo e atender às normas e exigências deste Edital.

3- DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição, neste Processo Seletivo, poderá ser feita com pagamento da taxa ou com pedido de isenção da taxa, conforme disposições dos subitens 3.4 e 3.5, deste Edital, respectivamente.

3.2. As inscrições serão efetivadas somente pela internet, no endereço www.cotec.unimontes.br. O preenchimento do Requerimento de Inscrição, a entrega de documentos relativos ao Processo Seletivo e o conhecimento das normas deste Edital são de responsabilidade única e exclusiva do candidato, ainda que a inscrição tenha sido efetuada por terceiros.

3.3. O valor da taxa de inscrição, para cada cargo, consta no Anexo I deste Edital.

3.4. Inscrição com pagamento da taxa - das 8h de 24/3/2014 às 18h de 25/4/2014, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.

3.4.1. Para inscrever-se, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, de acordo com as instruções contidas no referido sítio eletrônico. Após esse procedimento, será exibido, em nome do candidato, o boleto bancário, o qual deverá ser impresso para que o pagamento da taxa de inscrição seja efetuado até o dia 25/4/2014.

3.4.2. A taxa de inscrição deverá ser paga com o boleto bancário. Não serão de responsabilidade da Unimontes/Cotec ou do Município de Paracatu inscrições cujas taxas não tenham sido pagas através do boleto bancário gerado no ato da inscrição e que não possam ser comprovadas. O pagamento da taxa não poderá ser feito através de depósito em caixa eletrônico, depósito bancário, cheque ou agendamento de depósito.

3.4.2.1. A inscrição referida no subitem 3.4.1 que não tiver o pagamento efetuado até o dia estabelecido será automaticamente cancelada.

3.5. Pré-inscrição/pedido de isenção da taxa de inscrição - das 8h de 24/3/2014 às 18h de 26/3/2014, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.

3.5.1. Conforme a Lei Municipal n.º 2.605/2006, poderá solicitar isenção da taxa de inscrição o cidadão comprovadamente desempregado e que demonstrar insuficiência de recursos financeiros. Para a pré-inscrição, deverão ser observadas as disposições contidas nos subitens de 3.5.2 a 3.5.3.8 deste Edital.

3.5.2. Para a finalidade do subitem 3.5.1, considera-se insuficiência de recursos o rendimento mensal do grupo familiar igual ou inferior a 11/2 (um e meio) salário mínimo nacional, valor em vigência no período de inscrição.

3.5.3. Para fazer o pedido de isenção de taxa, o candidato, na condição referida no subitem 3.5.1, deverá:

3.5.3.1. Preencher a Ficha de Inscrição e o Pedido de Isenção, de acordo com as instruções contidas no referido sítio eletrônico.

3.5.3.2. Imprimir o comprovante da Inscrição/Pedido de Isenção, que deverá ser guardado para consultar o resultado quando este for divulgado.

3.5.3.3. Imprimir e assinar a Ficha de Pré-inscrição/Pedido de Isenção e a Declaração de Insuficiência Financeira (Anexo V).

3.5.3.4. De 24/3/2014 a 26/3/2014, o candidato deverá postar nos Correios, por AR ou SEDEX, para a Unimontes/Cotec - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros/MG, os seguintes documentos (dentro de envelope):

a) Pedido de Isenção da taxa de inscrição, assinado.

b) Declaração de Insuficiência Financeira (anexo V deste Edital), devidamente preenchida e assinada. As informações nela contidas deverão ser comprovadas por meio de documentos (cópia xerográfica legível e sem rasuras). A Declaração rasurada ou sem assinatura implicará indeferimento automático do pedido de isenção.

c) Cópia de documentos do candidato e de todos os membros do grupo familiar: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento.

d) Cópia da Carteira de Trabalho do candidato e de todos os membros do grupo familiar, que trabalhem formal ou informalmente (enviar as páginas em que constam os contratos de trabalho, a página seguinte ao último contrato - mesmo em branco -, as páginas que identificam o portador da Carteira e as que registrem alterações salariais).

e) Cópias de contracheques do candidato e de todos os membros do grupo familiar, referentes ao dois últimos meses do início das inscrições. Se a empresa não emitir contracheque pode ser enviada Declaração constando o cargo, mês e o valor bruto mensal (emitida pela empresa, em papel timbrado e assinada por autoridade competente).

f) Cópia da Declaração Anual de Imposto de Renda, exercício 2012, do candidato e dos membros do grupo familiar.

g) Cópia do Extrato do recebimento de benefício previdenciário, se for o caso, de pessoas do grupo familiar, para comprovar situação de pensionista, aposentado, afastado ou de recebe(m) qualquer benefício social de órgão público ou privado, desde que regularmente. O Extrato deverá ser dos últimos 3 meses antes do início das inscrições. Obs.: Para obter-se esse Extrato, o interessado deverá acessar o endereço www.previdenciasocial.gov.br, no link Extrato de Pagamento de Benefício, informar o número do benefício e imprimir o Extrato.

3.5.3.4.1. O candidato deverá enumerar cada folha da documentação enviada e fazer uma declaração, de próprio punho, informando a quantidade total de folhas enviadas.

3.5.3.5. Antes de enviar os documentos, o candidato deverá escrever no envelope a identificação: PI - PSS Prefeitura de Paracatu/2014.

3.5.3.6. A documentação enviada será de propriedade da Cotec, por isso não podem ser enviados documentos pessoais originais.

3.5.3.7. Não serão recebidos nem aceitos pedidos de isenção ou documentos fora dos prazos e forma estabelecidos neste Edital.

3.5.3.8. Serão sumariamente indeferidos os pedidos de isenção que estiverem com documentação incompleta e em desacordo com as disposições deste Edital. Não poderá haver complementação ou substituição de documentos após o envio da documentação citada no subitem 3.5.3.4.

3.5.4. O resultado do pedido de isenção será divulgado no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, até o dia 11/4/2014. Não haverá informação individual aos candidatos, mas será disponibilizada a consulta pela internet no Posto de Atendimento.

3.5.4.1. O subitem 10.4.1 deste Edital dispõe sobre eventual interposição de recurso.

3.5.5. O candidato que tiver o pedido deferido estará, automaticamente, inscrito no Processo Seletivo para o cargo informado na Ficha.

3.5.6. O candidato que tiver o pedido indeferido, se quiser participar do Processo Seletivo, deverá imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, e efetuar o pagamento até 29/4/2014.

3.5.7. A taxa de inscrição deverá ser paga com o boleto bancário. Não serão de responsabilidade da Unimontes/Cotec ou do Município de Paracatu inscrições cujas taxas não tenham sido pagas através do boleto bancário gerado no ato da inscrição e que não possam ser comprovadas. O pagamento da taxa não poderá ser feito através de depósito em caixa eletrônico, depósito bancário, cheque ou agendamento de depósito.

3.5.8. O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido estará automaticamente excluído do Processo Seletivo.

3.5.9. As informações prestadas no Pedido de Isenção, a declaração falsa ou inexata, bem como os documentos apresentados, são de inteira responsabilidade do candidato. Será excluído do Processo Seletivo, em qualquer época, aquele candidato que prestar informações ou documentos incorretos, rasurados, incompletos, inverídicos, sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis.

3.5.10. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição para outros candidatos que não sejam os referidos no subitem 3.5.1 deste Edital.

3.6. Outras informações relativas à participação neste Processo Seletivo

3.6.1. O candidato não poderá se inscrever em mais de um cargo.

3.6.2. Caso haja mais de uma inscrição de um mesmo candidato para mais de um cargo, prevalecerá a inscrição mais recente. Se a data for a mesma, prevalecerá a inscrição relativa ao cargo com maior número de vagas entre os já escolhidos pelo candidato.

3.6.3. A não indicação de cargo implicará a anulação da inscrição do candidato.

3.6.4. Não será permitida a realização de inscrição condicional ou extemporânea.

3.6.5. O Formulário de Inscrição, bem como o valor pago relativo à taxa de inscrição, é pessoal e intransferível.

3.6.6. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração de cargo.

3.6.7. Não será devolvido o valor da taxa de inscrição, exceto na eventualidade de cancelamento ou anulação do Processo Seletivo.

3.6.8. No caso de suspensão do certame, se o candidato desistir de participar do Processo Seletivo poderá requerer, até 15 (quinze) dias antes da data de aplicação das provas, a devolução do valor da taxa de inscrição diretamente na Unimontes/Cotec.

3.6.9. O preenchimento da Ficha de Inscrição, a entrega de documentos relativos ao Processo Seletivo e o conhecimento das normas deste Edital são de responsabilidade única e exclusiva do candidato, ainda que a inscrição tenha sido efetuada por terceiros.

3.6.10. E de responsabilidade do candidato acompanhar as informações sobre o Processo Seletivo, bem como eventuais retificações do Edital, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br ou nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Paracatu.

3.6.11. O Município de Paracatu e a Unimontes/Cotec não se responsabilizam por qualquer problema, na inscrição via internet, motivado por falhas de comunicação, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados, quando tais motivos e fatores de ordem técnica não forem de responsabilidade dessas instituições.

3.6.12. Para que a inscrição seja efetivada, é necessário que, além de ser feita dentro do prazo e em modelo próprio, esteja em conformidade com as normas deste Edital e tenha o pagamento da respectiva taxa efetuado no prazo estabelecido.

3.6.13. São motivos para anulação sumária da inscrição: o não pagamento da taxa de inscrição, pagamentos efetuados após a data limite, ordens de pagamento efetuadas em caixas eletrônicos ou feitas por telefone e que não possam ser comprovadas.

3.6.14. Serão automaticamente indeferidas as inscrições que estiverem em desacordo com as disposições deste Edital.

3.6.15. Na Ficha de Inscrição constará declaração de que o candidato tem conhecimento das condições exigidas para o exercício do cargo, conforme o subitem 2.1 deste Edital e que concorda com as suas disposições.

3.6.16. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a plena aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em suas eventuais retificações, das quais não poderá alegar desconhecimento. E de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos atos relativos a este Processo Seletivo e de eventuais retificações do Edital que, se houver, serão divulgadas na sede da Prefeitura Municipal de Paracatu-MG, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e em jornais de circulação local e/ou regional.

3.6.17. Qualquer falsidade ou inexatidão nos dados e nos documentos apresentados para a inscrição, pelo candidato, apuradas a qualquer tempo, que comprometerem a lisura do certame, se não for corrigido pelo candidato até a data de término das inscrições (ressalvado o disposto no subitem 2.5.6), acarretarão a anulação da inscrição no Processo Seletivo, bem como de todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de medidas cíveis, administrativas e/ou penais cabíveis.

3.7. Cartão de Inscrição

3.7.1. Não será enviado Cartão de Inscrição para o endereço do candidato. O candidato deverá obter informações sobre sua inscrição e local de provas no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 14/7/2014.

3.7.2. Uma vez divulgadas as informações, as consequências decorrentes do não conhecimento do local de Provas são de responsabilidade do candidato.

3.7.3. Na ocorrência de erros simples no Cartão de Inscrição (tais como: erro no nome do candidato, na data de nascimento, no n.º do documento de identificação), o candidato deverá informá-los ao Fiscal de Sala, no dia das provas, para correção em formulário próprio. Orientações poderão ser obtidas na Unimontes/Cotec, por meio do telefone 38-3229-8080.

3.8. Tratamento Especial

3.8.1. O candidato que necessitar de tratamento especial no dia das Provas deverá fazer o Pedido de Tratamento Especial por escrito, especificando os meios necessários para a realização dessas provas. Junto ao Pedido de Tratamento Especial, deverá conter Atestado Médico que descreva a situação do candidato.

3.8.2. Até o dia 25/4/2014, o Pedido de Tratamento Especial, junto ao Atestado Médico, deverá ser postado nos Correios (com custos por conta do candidato), por meio do serviço de Sedex ou com A.R., para o endereço Unimontes/Cotec - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Montes Claros-MG , CEP 39401-089. No envelope, o candidato deverá escrever a seguinte referência: PSS Prefeitura de Paracatu/2014 - Tratamento Especial.

3.8.3. O prazo citado no subitem 3.8.2 é o tempo hábil para que possa ser feita a análise do pedido e a tomada de providências. Apenas em casos de força maior ou fortuitos, poderá haver solicitação de tratamento especial fora da data especificada no subitem 3.8.2. Nesse caso, a aceitação do pedido dependerá de análise a ser feita pela Unimontes/Cotec, que avaliará a possibilidade de atendimento.

3.8.4. Na impossibilidade de atendimento, a Unimontes/Cotec comunicará ao candidato o indeferimento do pedido.

3.8.5. Serão preliminarmente indeferidos os pedidos de tratamento especial que não apresentarem Atestado Médico que descreva a situação do candidato.

4- DAS VAGAS

4.1. As vagas oferecidas neste Processo Seletivo estão distribuídas no Anexo I deste Edital, totalizando (Quadro I):

QUADRO I

VAGAS OFERTADAS

a) Vagas Gerais/Ampla Concorrência (AC)

387

b) Vaga Reservadas para Pessoas com Deficiência (PD)

30

Total

417

4.2. Das Vagas Reservadas para Pessoas com Deficiência

4.2.1. Em conformidade com as disposições do artigo 37 do Decreto Federal n.º 3.298/1999, do total de vagas do Processo Seletivo, fica estabelecida a reserva de vagas para pessoas com deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência. As Vagas reservadas estão indicadas no Anexo I deste Edital e, para essa finalidade, são considerados o limite mínimo de 5% e o limite máximo de 20%, observando-se o total de vagas ofertadas para cada cargo. Assim, apenas cargos com total acima de 5 (cinco) vagas, são sujeitos à reserva.

4.2.1.1. Será considerada pessoa com deficiência aquela que se enquadrar nas categorias dispostas nos artigos 3.º e 4.º do Decreto Federal n.º 3.298/1999. É imprescindível, porém, a compatibilidade entre a deficiência do candidato e as atribuições do cargo.

4.2.1.2. O candidato, nessa condição, deverá entregar o Laudo Médico (original ou cópia autenticada em cartório) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID - e a provável causa da deficiência.

4.2.1.3. O candidato deverá enviar o Laudo Médico à Unimontes/Cotec, até o dia 25/4/2014, em envelope no qual deverá estar escrito: RV Processo Seletivo/2014 - Paracatu. O envio deverá ser feito pelos Correios, por meio do serviço de Sedex ou A.R. (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG.

4.2.1.4. O candidato que não apresentar o Laudo Médico, no prazo e forma estabelecidos, perde o direito de pleitear vaga reservada para pessoa com deficiência. Nesse caso, participará deste Processo Seletivo concorrendo às vagas de ampla concorrência. Dessa decisão não caberá recurso.

4.2.1.5. O candidato que se inscrever nas vagas reservadas para pessoa com deficiência, deverá estar ciente de que, se aprovado neste Processo Seletivo, será submetido à avaliação pela junta médica-pericial municipal, sem qualquer ônus, com a finalidade de aferir a compatibilidade da deficiência com as atividades e natureza da função ao qual concorreu. O parecer médico deverá ser fundamentado.

4.2.1.6. As características e especificidades do cargo deverão ser observadas para se estabelecer se as exigências de condições físicas são imprescindíveis para o pleno e eficiente exercício das funções inerentes ao cargo.

4.2.1.7. A junta médica-pericial municipal terá decisão terminativa quanto à compatibilidade da deficiência do candidato com as atribuições da função, devendo seu parecer ser fundamentado. Havendo parecer médico oficial contrário a essa compatibilidade, o nome do candidato será excluído da listagem de classificação correspondente e, consequentemente, do Processo Seletivo.

4.2.1.8. Caso alguma das vagas reservadas para pessoa com deficiência não seja preenchida, o seu preenchimento dar-se-á por candidato inscrito nas vagas de ampla concorrência do cargo, segundo a ordem de classificação obtida no resultado final deste Processo Seletivo.

4.2.1.9. A participação de pessoa com deficiência, neste Processo Seletivo, será em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios para aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para os demais candidatos.

4.2.1.10. Havendo necessidade de tratamento especial para realizar as provas, a pessoa com deficiência deverá fazer a solicitação de acordo com as disposições do subitem 3.8 deste Edital.

4.2.1.11. Em caso de falsidade, a qualquer tempo, o candidato sofrerá as consequências legais dela decorrentes.

5- DO SISTEMA DO PROCESSO SELETIVO

5.1. O Processo Seletivo constará de Provas de Múltipla Escolha (eliminatória e classificatória), conforme disposto no item 6 e no Anexo II deste Edital. A pontuação máxima dessas provas é 100 (cem) pontos.

5.2. Aos candidatos aprovados neste Processo Seletivo para o cargo de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, será oferecido, pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme a Lei Federal n.º 11.350/2006, Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, de caráter eliminatório. O candidato somente será contratado se tiver concluído o Curso com aproveitamento.

5.2.1. As informações relativas ao Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, relativas à data e local de realização, carga horária, critérios de frequência e mecanismos de avaliação serão divulgadas posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu.

5.2.2. Os parâmetros do Curso serão estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme a Lei Federal n.º 11.350/2006.

6- DAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

6.1. Os programas das Provas de Múltipla Escolha e a Bibliografia sugerida constam no Anexo IV deste Edital.

6.2. As Provas de Múltipla Escolha serão valorizadas de acordo com a pontuação estabelecida no Anexo II deste Edital, a partir da pontuação 0 (zero), obedecendo às características especificadas, por cargo, neste Anexo.

6.3. Na apuração dos pontos obtidos nas Provas de Múltipla Escolha, será(ão) eliminado(s) o(s) candidato(s) que:

6.3.1. obtiver(em) menos de 60% (sessenta por cento) dos pontos totais das Provas de Múltipla Escolha;

6.3.2. preencher(em) a Folha de Respostas a lápis;

6.3.3. não assinar(em) a Folha de Respostas;

6.3.4. não comparecer(em) para realizar das Provas.

6.4. As Provas de Múltipla Escolha serão corrigidas por processo eletrônico (leitura óptica), através de Folha de Respostas, de acordo com o Gabarito Oficial elaborado pela Unimontes/Cotec. Não serão computadas as questões não assinaladas na Folha de Respostas nem as questões que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura.

6.5. Na hipótese de alguma questão das Provas de Múltipla Escolha vir a ser anulada, o seu valor, em pontos, será contabilizado em favor de todos os candidatos que fizeram a respectiva prova, mesmo daqueles que não tenham recorrido da questão.

7- APLICAÇÃO DA PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

7.1. As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas em Paracatu-MG, no dia 20/7/2014. As provas terão duração de 3 (três) horas, estando incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas. O horário de início será às 9h e o de término às 12h.

7.2. O endereço do local de provas será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, a partir da data indicada no subitem 3.7. Caberá ao candidato se informar sobre o local de Provas.

7.3. E de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do local indicado para realizar suas provas e o comparecimento no horário determinado.

7.4. Recomenda-se ao candidato que esteja presente no local das provas 30 (trinta) minutos antes do horário marcado para o início.

7.5. O ingresso do candidato ao prédio onde fará suas provas será permitido somente até o horário de início dessas provas, antes do fechamento dos portões.

7.6. Os portões dos prédios onde serão realizadas as provas serão fechados, impreterivelmente, quando do início dessas provas, mediante preenchimento "Termo de Fechamento de Portão", lavrado pelo Coordenador na presença de duas testemunhas. O candidato que chegar após o fechamento dos portões, não se levando em conta o motivo do atraso, terá vedada sua entrada no prédio e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.7. O candidato não poderá realizar provas fora do local indicado pela Unimontes/Cotec.

7.8. O candidato fará as provas em prédio, sala e carteira indicados pela Unimontes/Cotec, por intermédio de seus Coordenadores e/ou Fiscais.

7.9. Para acesso ao prédio e à sala em que se realizarão as provas, o candidato deverá apresentar o Documento Oficial de Identificação (com foto) original e em perfeitas condições.

7.9.1. Serão aceitos, para identificação, os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Reservista (com foto), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRP, CREA, CRM e outros), Carteira de Motorista (modelo com foto).

7.9.2. Não serão aceitos para realizar as Provas: Certidões de Nascimento ou de Casamento, Títulos Eleitorais, Carteira Nacional de Habilitação (modelo sem foto), Carteiras de Estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, protocolo de documento, bem como cópias xerográficas (ainda que autenticada) ou documentos originais ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

7.9.3. No dia de realização das provas, caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar Documento Oficial de Identificação original (com foto), por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado Boletim de Ocorrência, expedido há, no máximo, 90 dias, por órgão policial. Nesse caso, o candidato será submetido à identificação especial, a qual compreende coleta de assinaturas e impressão digital em formulário próprio.

7.9.3.1. Para realização das Provas, não será aceita a simples anotação de n.º de registro de Boletim de Ocorrência Policial.

7.9.4. A equipe de coordenação do prédio em que as provas estiverem sendo aplicadas poderá, conforme a necessidade, fazer a identificação especial do candidato que apresentar documento (mesmo sendo original), que não possibilite precisa identificação ou que apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

7.10. Em hipótese alguma, o candidato fará as provas se não apresentar a documentação exigida ou não cumprir a norma estabelecida para identificação, conforme subitens 7.9.1 a 7.9.4, e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.11. O candidato deverá levar caneta esferográfica comum, de tinta azul ou preta (tubo transparente) para preencher a Folha de Respostas. Não será permitido o uso de caneta diferente da especificada, por medida de segurança do Processo Seletivo.

7.12. Não haverá funcionamento de guarda-volumes, e a Unimontes/Cotec não se responsabilizará por perdas, danos ou extravios de objetos ou documentos pertencentes aos candidatos.

7.13. Não será permitido, durante a realização das provas, qualquer tipo de consulta, bem como o uso de aparelhos eletrônicos ou de comunicação (tais como: máquina de calcular, notebook, pen-drive, aparelho receptor ou transmissor de dados e mensagens, gravador, telefone celular, agenda eletrônica, mp3 player ou similar, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, etc.), bem como relógio de qualquer tipo, chaveiro, régua de cálculo, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, etc.) e, ainda, lapiseira, grafite e marca-texto.

7.13.1. Com observância do disposto no subitem 7.12 deste Edital, fica estabelecido que, caso esteja portando equipamentos eletrônicos e objetos pessoais, antes do início das Provas, o candidato deverá identificá-los e colocá-los no local indicado pela equipe de fiscalização, devendo, previamente, desligar aparelhos de telefone celular. Os equipamentos e objetos pessoais somente poderão ser manuseados pelo candidato após a sua saída do Prédio.

7.13.2. O candidato que estiver portando, mesmo que desligados, telefone celular ou quaisquer dos equipamentos mencionados no subitem 7.13 ou similares, durante a realização de sua prova, ou for flagrado em tentativa de cola, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.13.3. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante a realização das provas, for flagrado comunicando-se com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, ou, ainda, que se utilizar de notas, livros, impressos, etc.

7.13.4. Mesmo em caso de eliminação, o candidato somente poderá sair do Prédio decorridos 60 minutos do início das Provas, devendo aguardar esse horário em local indicado pela Coordenação.

7.14. Para segurança de todos os envolvidos no Processo Seletivo, é vedado o porte de armas nos prédios onde serão realizadas as provas do Processo Seletivo. No caso de arma de fogo, se constatado o seu porte, o candidato será encaminhado à sala de Coordenação, onde deverá entregar a arma (desmunicionada) para guarda durante a realização das Provas, mediante preenchimento e assinatura de "Termo de Acautelamento de Arma de Fogo".

7.14.1. No caso de o examinando se recusar a entregar a arma de fogo, assinará Termo assumindo a responsabilidade pela situação, devendo, na sala de Coordenação, desmuniciar a arma, reservando as munições na embalagem fornecida pela equipe da Cotec/Unimontes, a qual deverá permanecer lacrada até que o candidato termine suas provas e se retire do prédio.

7.15. Como forma de garantir a lisura do Processo Seletivo, é reservado à Unimontes, caso julgue necessário, o direito de utilizar detector de metais, gravação em áudio ou proceder à identificação especial (identificação datiloscópica, e/ou filmagem e/ou fotografia) dos candidatos, inclusive durante a realização das provas.

7.15.1. A identificação datiloscópica consistirá na coleta da impressão digital do polegar direito, Contudo, se for necessário, por impedimento físico, será feita a coleta da impressão digital do polegar esquerdo ou de outro dedo e, nesse caso, será registrada em Ata tal ocorrência.

7.16. Se o candidato, iniciadas as provas, desistir de fazê-las, deverá devolver ao fiscal de sala, devidamente assinados, a Folha de Respostas e o Caderno de Provas de Múltipla Escolha (completo). Somente poderá deixar o prédio depois de decorrida 1 (uma) hora do início dessas provas.

7.17. Os candidatos deverão permanecer nos locais de provas (salas) por, no mínimo, 60 (sessenta) minutos.

7.17.1. Ocandidato somente poderá levar o Caderno de Provas de Múltipla Escolha após decorridos 120 (cento e vinte) minutos do início dessas provas.

7.17.2. O candidato que sair antes de decorridas duas horas das Provas não poderá levar nenhuma folha do Caderno de Provas, nem a folha de rascunho com as marcações da Folha de Respostas ou quaisquer anotações da Prova. O candidato que sair nesse período e fizer anotação de questões das Provas e/ou das suas respostas no Cartão de Inscrição e/ou em qualquer outro papel ou local, será eliminado do Processo Seletivo.

7.18. Em cada sala, os dois últimos candidatos a terminarem as provas deverão deixar o recinto ao mesmo tempo e deverão assinar a Ata de Aplicação de Provas.

7.19. O candidato deverá transcrever as respostas das Provas de Múltipla Escolha para a Folha de Respostas, que deverá ser assinada no local indicado. A Folha de Respostas é o único documento válido para correção das Provas de Múltipla Escolha e o seu preenchimento será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e na própria Folha de Respostas.

7.19.1. O candidato que fizer essas provas e deixar de assinar a Folha de Respostas no local indicado será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.19.2. A Folha de Respostas será personalizada e não será substituída, em nenhuma hipótese, por motivo de rasuras ou marcações incorretas.

7.19.3. O candidato que não entregar a Folha de Respostas ao término de suas Provas será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.20. Será eliminado deste Processo Seletivo o candidato que, sem a devida autorização da Unimontes/Cotec, deixar o local de provas durante a realização das Provas.

7.21. O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar, em hipótese alguma.

7.22. Em nenhuma hipótese, haverá segunda chamada para as provas.

7.23. O candidato que fizer uso de medicamento deverá trazê-lo consigo.

7.24. A candidata lactante fica resguardado o direito de amamentar, no horário de aplicação das provas, em local indicado pela coordenação do Processo Seletivo, ficando vedada a comunicação com o(a) acompanhante do bebê.

7.24.1. A Unimontes/Cotec não disponibilizará acompanhante para guarda de criança. A candidata que não levar acompanhante adulto não poderá permanecer com a criança no local de realização das provas.

7.25. Na ocorrência de alguma irregularidade, tentativa ou comprovação de fraude, o candidato será, a qualquer tempo, automaticamente eliminado do Processo Seletivo e estará sujeito a outras penalidades legais, garantindo-se, contudo, ao candidato o direito ao contraditório e à ampla defesa, devendo manifestar-se no prazo de três dias úteis.

7.26. O Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura de Paracatu, até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas. O Gabarito não será informado por telefone.

8- DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

8.1. A classificação final, em ordem decrescente, será de acordo com a soma dos pontos obtidos na Prova de Múltipla Escolha.

8.2. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, será classificado, preferencial e sucessivamente, o candidato que:

8.2.1. Obtiver maior pontuação na Prova de Múltipla Escolha, de maior peso.

8.2.2. For mais idoso.

9- DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

9.1. A Divulgação dos resultados do Processo Seletivo será feita no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e na Prefeitura Municipal de Paracatu-MG, nas seguintes datas:

9.1.1. Resultado do pedido isenção da taxa de inscrição: dia 11/4/2014. 0 resultado após recursos será divulgado em 25/4/2014.

9.1.2. Resultado da inscrição como portador de deficiência (reserva de vagas): dia 9/5/2014. O resultado após recursos será divulgado em 16/5/2014.

9.1.3. Resultado Final do Processo Seletivo, com a classificação dos candidatos, decorrente da pontuação obtida na Prova de Múltipla Escolha e na Prova de Títulos: até o dia 1.º/8/2014.

9.2. O Resultado Final será divulgado em duas listas. Na 1a. lista (incluindo os candidatos portadores de deficiência), os candidatos serão classificados por cargo e no limite de vagas, na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos nas Provas de Múltipla Escolha. Na 2a. lista, constará, especificamente, a classificação dos candidatos portadores de deficiência, por cargo.

9.3. Para os candidatos classificados além do limite de vagas, as listagens serão apresentadas em ordem decrescente da pontuação obtida, observando-se a classificação final.

9.4. Não serão divulgados nomes e pontos dos candidatos eliminados ou não classificados no Processo Seletivo. O Relatório Geral, com a situação e notas dos candidatos, poderá ser consultado pelos candidatos no prédio da Prefeitura Municipal de Paracatu-MG ou através do extrato de notas, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, em 1.º/8/2014 (permanecendo na internet pelo período máximo de 30 dias).

9.5. Não haverá informação individual aos candidatos. Caberá a estes tomarem conhecimento do resultado deste Processo Seletivo nos locais indicados para divulgação. A responsabilidade pela busca de informações, bem como pelos prejuízos decorrentes do fato de não se terem informado, será exclusiva dos candidatos, e não da Unimontes/Cotec ou da Prefeitura Municipal de Paracatu-MG.

10 - DOS RECURSOS

10.1. A Cotec será responsável pela análise e resposta aos eventuais recursos interpostos pelos candidatos.

10.2. Os recursos somente poderão ser interpostos pela Internet, em link específico, na forma e prazos determinados para cada caso, assim, não serão respondidos aqueles que forem enviados através de outro meio, tais como fax, e-mail, Correios, etc.

10.3. Os recursos, devidamente fundamentados, deverão conter dados que informem a identidade do reclamante, seu número de inscrição, o nome do cargo e o endereço completo.

10.4. O candidato ou seu procurador poderá interpor recurso, devidamente fundamentado:

10.4.1. Contra o indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição, na ocorrência de eventuais erros na análise da documentação enviada: no dia 14/4/2014, das 8 às 18 horas.

10.4.1.1. Até o dia 25/4/2014, a Cotec informará o resultado do recurso, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br

10.4.2. Contra o indeferimento da Inscrição na condição de Portador de Deficiência, em caso de erro material ou de análise: no dia 12/5/2014, das 8 às 18 horas.

10.4.2.1. Até o dia 16/5/2014, a Cotec informará o resultado dos recursos, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.

10.4.3. Contra qualquer questão das Provas de Múltipla Escolha, na ocorrência de erros no enunciado das questões ou erros e omissões no gabarito: nos das 21/7/2014, das 8 às 18 horas.

10.4.3.1. Até o dia 1.º/8/2014, a Cotec informará o resultado do recurso, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br

10.4.3.2. A decisão sobre os recursos interpostos poderá resultar em retificação no Gabarito Oficial. O Gabarito Oficial, após recursos, será divulgado pela Cotec, no referido endereço eletrônico, por período máximo de 30 (trinta) dias, para conhecimento dos candidatos. Não haverá informação individual aos candidatos.

10.5. Serão rejeitados, preliminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados ou, ainda, aqueles a que se der entrada fora do prazo improrrogável previsto para cada caso.

10.6. A resposta aos recursos ficará à disposição do candidato, no site da Cotec por um período máximo de 15 (quinze) dias úteis, observada a data limite para resposta.

10.7. A decisão sobre os recursos interpostos, previstos no subitem 10.4.3, poderá resultar em retificação na ordem de classificação dos candidatos.

10.8. A divulgação do Resultado final, com a classificação dos candidatos, será feita até o dia 1.º/8/2014, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e na sede da Prefeitura Municipal de Paracatu. No referido sítio eletrônico, o resultado será divulgado por período máximo de 30 (trinta) dias, para conhecimento dos candidatos. Não haverá informação individual aos candidatos

10.9. Decairá do direito de impugnar este Edital o candidato que efetivar sua inscrição, pois, assim, terá concordado com todas as disposições nele contidas.

11 - DA CONTRATAÇÃO

11.1. As contratações serão realizadas em conformidade com as leis municipais pertinentes, observadas, no que couber, as disposições da Lei Federal n.º 11.350/2006.

11.2. Para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, somente poderá exercer a função o candidato que tiver concluído, com aproveitamento, o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme a Lei Federal n.º 11.350/2006 e subitem 4.1.5 deste Edital.

11.3. A convocação para contratação dos candidatos classificados para as vagas oferecidas neste Processo Seletivo será feita respeitando sempre a ordem de classificação final dos candidatos e as disposições legais pertinentes.

11.4. O início das atividades no cargo ocorrerá em data a ser definida pelo Município de Paracatu.

11.5.O candidato aprovado, quando for convocado para contratação, deverá submeter-se a exames médicos admissionais, de caráter eliminatório. A contratação dependerá de prévia inspeção médica, feita por médico credenciado pelo Município de Paracatu, visando constatar se o candidato está apto, física e mentalmente, para o cargo.

11.6. Quando convocado para contratação, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, o original e Xerox (legível e sem rasuras) dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) Certidão de Nascimento ou de Casamento, se casado;

c) Título Eleitoral e comprovante da última votação;

d) Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

e) Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

f) Número de PIS/PASEP (se já inscrito) ou Declaração, de próprio punho, de que não é inscrito;

g) Atestado médico de sanidade física e mental, necessária ao desempenho das funções, conforme for solicitado pela autoridade municipal competente;

h) Diploma ou Certificado de Escolaridade, conforme exigência do cargo, registrado no órgão competente;

i) Registro Profissional no Órgão da Classe, se for exigência legal;

j) 1 foto 3x4, recente;

k) Comprovante de residência, relativo ao mês anterior ao da convocação para contratação - deverá ser apresentado apenas pelos candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, para fins de atendimento ao disposto no subitem 2.1.6. A conferência da residência será feita pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Paracatu.

I) Outros documentos exigidos em legislação do Município, se for o caso.

11.7. Após a divulgação do resultado final, caso venha a surgir vaga em algum cargo, ou sejam ampliados os Programas, poderão, por interesse e necessidade do Município, ser convocados, para contratação, candidatos classificados além do limite de vagas, no prazo de validade do Processo Seletivo. No caso de Agente Comunitário de Saúde, deverá ser observada exigência de residência, conforme disposto no subitem 2.1.6 deste Edital.

12 - NORMAS DISCIPLINARES

12.1. A Cotec - Comissão Técnica de Concursos da Unimontes - terá amplos poderes para orientação, realização e fiscalização dos trabalhos do Processo Seletivo, relativamente às Provas de Múltipla Escolha. Somente poderão adentrar nos prédios onde serão aplicadas as provas pessoas devidamente autorizadas pela Cotec.

12.2. Todas as informações referentes a este Processo Seletivo serão prestadas pela Unimontes/Cotec e poderão ser obtidas no sítio www.cotec.unimontes.br ou através do telefone (38) 3229-8080.

12.3. O Candidato que, comprovadamente, usar de fraude ou para ela concorrer, atentando contra a disciplina ou desacatando a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar ou fiscalizar a aplicação das provas deste Processo Seletivo será automaticamente excluído dessa seleção e estará sujeito a outras penalidades legais.

12.4. As informações prestadas pelo candidato, bem como os documentos que forem apresentados serão de sua inteira responsabilidade, tendo o Município de Paracatu o direito de excluir deste Processo Seletivo, a qualquer tempo, aquele que participar usando documento ou informações falsas ou outros meios ilícitos, devidamente comprovados.

12.5. Conforme disposições do artigo 9.º da Lei Complementar Municipal n.º 99/2013, no caso do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, o contrato poderá ser rescindido unilateralmente pelo Município.

12.6. Caso seja verificado, após seleção e contratação, que o candidato omitiu ou falsificou alguma informação essencial, este terá o seu contrato rescindido.

13 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A Cotec será responsável pela elaboração e aplicação da Prova de Múltipla Escolha, pela classificação final dos candidatos, e pelo fornecimento de informações referentes a este processo seletivo.

13.2. Durante a aplicação e correção da Prova de Múltipla Escolha, se ficar constatado, em qualquer questão, erro de elaboração que prejudique a resposta, conforme o Gabarito Oficial, a Cotec poderá anular a questão e, se assim for decidido, divulgará novo Gabarito Oficial, antes da publicação do Resultado Final, na Cotec e na sede da Prefeitura Municipal de Paracatu.

13.3. As publicações referentes ao Processo Seletivo, objeto deste Edital, serão feitas na sede da Prefeitura Municipal de Paracatu-MG, em jornal diário de circulação local e regional e/ou jornal oficial do Estado de Minas Gerais. O Edital e eventuais Retificações bem como os Resultados do Processo Seletivo serão divulgados no site www.cotec.unimontes.br e sede da Prefeitura Municipal de Paracatu-MG.

13.4. Não haverá justificativa para o não cumprimento pelo candidato dos prazos determinados neste Edital.

13.5. As Folhas de Respostas das Provas de Múltipla Escolha, bem como os Cadernos de Provas que não forem levados pelos candidatos no horário permitido, serão de propriedade da Cotec, que dará a eles o destino conveniente, decorridos 60 (sessenta) dias da divulgação do resultado do Processo Seletivo.

13.6. O prazo de validade deste Processo Seletivo é de 2 (dois) anos, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

13.7. A aprovação neste Processo Seletivo, no limite de vagas, somente gerará direito à contração, a qual dar-se-á a exclusivo critério da Administração, se forem atendidas as disposições deste Edital e outras disposições legais pertinentes, dentro do prazo de validade do Processo Seletivo. Será obedecida, rigorosamente, a ordem de classificação final dos candidatos.

13.8. Em hipótese alguma, serão concedidas cópias ou vista de provas.

13.9. Do resultado deste Processo Seletivo, não caberá recurso de qualquer natureza, salvo o previsto no item 10.4 deste Edital.

13.10. O Município de Paracatu e a Cotec não se responsabilizam por quaisquer textos, apostilas e outras publicações referentes a este Processo Seletivo.

13.11. São de inteira responsabilidade do candidato as declarações incompletas, erradas ou desatualizadas do seu endereço e que venham a dificultar quaisquer comunicações necessárias sobre o Processo Seletivo. Inclusive, não caberá ao candidato aprovado qualquer reclamação, caso não seja possível ao Município de Paracatu convocá-lo por falta de atualização do endereço residencial.

13.12. Na ocorrência de caso fortuito, força maior, ou qualquer outro fato previsível ou imprevisível que impeça a realização do Processo Seletivo, à Cotec será reservado o direito de cancelar, substituir provas ou atribuir pesos compensatórios, de modo a viabilizar o Processo Seletivo.

13.13. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, as disposições e instruções contidas na Folha de Respostas e nas Provas, bem como os Editais Complementares, Retificações do Edital ou Resoluções referentes ao Processo Seletivo que vierem a ser publicadas pelo Município de Paracatu.

13.14. O Município de Paracatu e a Cotec não fornecerão declarações de classificação e/ou de aprovação neste Processo Seleção.

13.15. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Técnica de Concursos da Unimontes - Cotec.

13.16. Caberá ao Prefeito Municipal de Paracatu a homologação do resultado deste Processo Seletivo.

13.17. Este Edital, na sua íntegra, será afixado na Sede da Prefeitura Municipal de Paracatu e divulgado no sítio eletrônico www. cotec.unimontes.br, dele dando-se notícia em jornal de abrangência regional, através do seu Extrato.

Paracatu -MG, 14 de março de 2014.

Olavo Remígio Condé
Prefeito Municipal

ANEXO I

ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS E VAGAS

C
Ó
D
I
G
O

 D
E

I
N
S
C
R
I
Ç
Ã
O

CARGOS

MICROREGIÃO DO PSF / LOCAL DE ATUAÇÃO / PROGRAMAS SOCIAIS

VAGAS OFERTADAS

E
S
C
O
L
A
R
I
D
A
D
E

 M
Í
N
I
M
A

 E

 O
U
T
R
A
S

E
X
I
G
Ê
N
C
I
A
S

 D
O

 C
A
R
G
O

J
O
R
N
A
D
A

 D
E

 T
R
A
B
A
L
H
O

 E

V
E
N
C
I
M
E
N
T
O

B
Á
S
I
C
O

T
A
X
A

 D
E

I
N
S
C
R
I
Ç
Ã
O
 (
R
$
)

T
O
T
A
I
S

G
E
R
A
I
S
(
A
C
)1

R
E
S
E
R
V
A
 (
P
D

1

Agente Comunitário de Saúde (PSF Prado)

Prado, Lavrado, Cidade Nova I e II, Santa Lúcia, Vila São Calixto, Vila Crunivel.

1

1

-

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

2

Agente Comunitário de Saúde (PSF Aeroporto)

Aeroporto, Paracatuzinho.

 

1

-

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

3

Agente Comunitário de Saúde (PSF Vila Mariana)

Vila Mariana, Jardim Serrano.

5

4

1

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

4

Agente Comunitário de Saúde (PSF Paracatuzinho)

Paracatuzinho.

4

4

-

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

5

Agente Comunitário de Saúde (PSF Amoreiras)

Amoreiras, Esplanada, Alto da Colina, Nossa Senhora Aparecida.

3

3

-

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

6

Agente Comunitário de Saúde (PSF Primavera)

Primavera, Alvorada.

6

5

1

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.2
Atender ao subitem 5.2 deste Edital .

40 horas R$ 859,43

43,00

7

Agente Comunitário de Saúde (PSF Bela Vista)

Bela Vista, Santo Eduardo.

6

5

1

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2

40 horas R$ 859,43

43,00

8

Agente Comunitário de Saúde (PSF JK)

JK, Sol Nascente, Morada do Sol.

3

3

-

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

9

Agente Comunitário de Saúde (PSF Chapadinha)

Chapadinha, Paracatuzinho.

2

2

-

Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .

40 horas R$ 859,43

43,00

10Agente Comunitário de Saúde (PSF Nossa Senhora de Fátima)Nossa Senhora de Fátima e parte do bairro JK.22- Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .
40 horas R$ 859,4343,00
11Agente Comunitário de Saúde (PSF Alto do Açude)Alto do Açude, Vista Alegre, São Domingos.11- Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .
40 horas R$ 859,4343,00
12Agente Comunitário de Saúde (PSF Novo Horizonte)Novo Horizonte, Projeto 21, JK e parte do bairro Nossa Senhora de Fátima.11- Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .
40 horas R$ 859,4343,00
13Agente Comunitário de Saúde (PSF Vila São João Evangelista)Vila São João Evangelista, Bandeirantes, Bom Pastor e parte do Aeroporto.22- Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .
40 horas R$ 859,4343,00
14Agente Comunitário de Saúde (PSF Santana/ Arraial D'Angola)Santana, Arraial D'Angola.44- Ensino Fundamental Completo.
Residir na microrregião do PSF.
Atender ao subitem 5.2 deste Edital 2 .
40 horas R$ 859,4343,00
15Agente de Combate a EndemiasNo Município.82775Ensino Fundamental Completo.2 
Atender ao subitem 5.2 deste Edital .
40 horas R$ 859,4343,00
16Auxiliar de OfícioSecretaria de Meio Ambiente e Obras.11101Ensino Fundamental Completo.40 horas 696,8935,00
17Auxiliar de Serviços GeraisUnidades Administrativas CREAS, Casa de e de Saúde, CRAS, Passagem.15141Ensino Fundamental Completo.696,89 40 horas35,00
18Bombeiro HidráulicoSecretarias de Obras e de Educação.22- Ensino Fundamental Completo. Qualificação na área, no mínimo 40h (certificado ou declaração emitidos por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos) ou experiência comprovada em Carteira de Trabalho.40 horas R$ 859,4043,00
19EletricistaSecretarias de Obras e de Educação.22- Ensino Fundamental Completo. Qualificação na área, no mínimo 40h (certificado ou declaração emitidos por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos) ou experiência comprovada em Carteira de Trabalho.40 horas R$ 945,3547,00
20Mecânico de Veículos e de Máquinas PesadasSecretaria de Transporte.22- Ensino Fundamental Completo. Cursos na área do cargo (no mínimo 40h), certificados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos.40 horas R$ 1.082,8450,00
21Motorista de Veículos PesadosSecretarias de Transporte e de Meio Ambiente.651Ensino Fundamental Completo e CNH Categoria D.40 horas R$ 1.082,8450,00
22PedreiroSecretaria de Obras.44- Ensino Fundamental Completo. Qualificação na área, no mínimo 40h (certificado ou declaração emitidos por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos) ou experiência comprovada em Carteira de Trabalho.40 horas R$ 859,4043,00
23PintorSecretaria de Obras.22- Ensino Fundamental Completo. Qualificação na área, no mínimo 40h (certificado ou declaração emitidos por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos) ou experiência comprovada em Carteira de Trabalho.40 horas R$ 859,4043,00
24VigiaUnidades Administrativas e de Saúde, CREAS.30282Ensino Fundamental Completo.40 horas R$ 790,6640,00
25AlmoxarifeSecretaria de Saúde.22- Ensino Médio Completo.40 horas R$ 1.117,1855,00
26AtendenteCRAS, CREAS.651Ensino Médio Completo.40 horas R$ 920,8146,00
27Auxiliar AdministrativoUnidades Administrativas e de Saúde, CRAS, CREAS.22202Ensino Médio Completo e Cursos Básicos de Informática, no mínimo 40h (Certificado).40 horas R$ 1.082,8450,00
28Educador Social - Oficina de Trabalhos Manuais (bordados em geral)Programa AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
29Educador Social - Oficina de ReciclagemPrograma AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
30Educador Social - Oficina de Pintura e TapeçariaPrograma AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
31Educador Social - Oficina de Culinária AlternativaPrograma AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
32Educador Social - Oficina de Música, Percussão, Violão, Teclado e Flauta DocePrograma AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
33Educador Social - Oficina de Canto e CoralPrograma AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
34Educador Social - Oficina de Teatro e DançaPrograma AABB Comunidade.11- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).30 horas R$ 812,1341,00
35Facilitador de Oficinas - Esporte, Lazer, Arte e CulturaCRAS, CREAS.20182Ensino Médio Completo.40 horas R$ 1.021,2950,00
36Fiscal de Obras, Serviços e PosturasSecretarias de Obras, de Meio Ambiente, de

Cultura.

871Ensino Médio Completo.40 horas R$ 1.117,1855,00
37Fiscal Sanitário e AmbientalSecretarias de Saúde.33- Ensino Médio Completo.40 horas R$ 1.117,1855,00
38Orientador SocialCRAS, CREAS.651Ensino Médio Completo.40 horas R$ 1.021,2950,00
39Professor de Oficina de Artes Manuais - Bordado, Tapeçaria, ReciclagemEscola Tempo Integral.44- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
40Professor de Oficina de Canto e CoralEscola Tempo Integral.22- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
41Professor de Oficina de CapoeiraEscola Tempo Integral.22- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
42Professor de Oficina de DançaEscola Tempo Integral.22- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
43Professor de Oficina de InformáticaEscola Tempo Integral.22- Ensino Médio Completo e Cursos Básicos de Informática (Certificado de, no mínimo, 40h)24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
44Professor de Oficina de InglêsEscola Tempo Integral.11- Ensino Médio Completo e Cursos na área do cargo, ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos, com carga horária mínima de 160h (Certificados).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
45Professor de Oficina de Música - Percussão, Violão, Teclado e Flauta DoceEscola Tempo Integral.33- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
46Professor de Oficina de TeatroEscola Tempo Integral.22- Ensino Médio Completo e Cursos de Qualificação na área do cargo (no mínimo 40h), ministrados por órgãos ou entidades legalmente reconhecidos (Certificado ou Declaração).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
47Técnico em ContabilidadeSecretaria Municipal de Fazenda.22- Ensino Médio Completo e Curso Técnico na área. Registro no CRC.40 horas R$ 1.350,0068,00
48Técnico em FarmáciaUnidades de Saúde do Município.1091Ensino Médio Completo e Curso Técnico Específico. Registro no CRF.40 horas R$ 1.340,7068,00
49Educador Social - Oficina de Reforço EscolarPrograma AABB Comunidade.11- Curso Magistério (Modalidade Normal, de nível Médio ou Superior).30 horas R$ 928,1847,00
50Educador Social - Oficina de Apoio PedagógicoEscola Tempo Integral.22- Curso Magistério (Modalidade Normal, de nível Médio ou Superior).24 horas/aula R$ 7,41 por aula40,00
51AdvogadoCREAS e Unidades Administrativas.22- Ensino Superior Completo (Direito) e Registro na OAB.40 horas R$ 2.664,15130,00
52ArquitetoSecretaria de Obras11- Ensino Superior Completo (Arquitetura) e Registro no CREA.40 horas R$ 2.664,15130,00
53Educador FísicoUnidades de Saúde do Município.44- Ensino Superior Completo (Educação Física) e Registro no CREF.30 horas R$ 1.082,8855,00
54Instrutor de Atividades Recreativas e Esportivas - Futebol, Handebol, Voleibol, Futsal e Natação Programa AABB Comunidade.6 51 Ensino Superior Completo (Educação Física) e Registro no CREF. 30 horas R$ 1.082,88 55,00
55Engenheiro CivilSecretarias de Obras, Ação Social, Habitação.22- Ensino Superior Completo (Engenharia Civil). Registro no CREA.40 horas R$ 2.664,15130,00
56Médico AnestesistaUnidades de Saúde do Município.33- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
57Médico CardiologistaUnidades de Saúde do Município.22- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
58Médico CirurgiãoUnidades de Saúde do Município.541Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
59Médico Clínico-GeralUnidades de Saúde do Município.15141Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM. 20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
60Médico do PSF -Programa de Saúde da FamíliaUnidades de Saúde do Município.1091Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.40 horas R$ 2.406,39 (mais parcela retribuitória e adicional de insalubridade)**130,00
61Médico EndocrinologistaUnidades de Saúde do Município.22- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
62Médico GeriatraUnidades de Saúde do Município.22- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
63Médico Ginecologista/ObstetraUnidades de Saúde do Município.33- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
64Médico IntensivistaUTI do Hospital Municipal.871Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
65Médico OftalmologistaUnidades de Saúde do Município.22- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
66Médico OrtopedistaUnidades de Saúde do Município.541Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
67Médico PsiquiatraUnidades de Saúde do Município.22- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
68Médico PediatraUnidades de Saúde do Município.12111Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
69Médico RadiologistaUnidades de Saúde do Município.22- Ensino Superior Completo (Medicina) e Especialização Específica. Registro no CRM.20 horas R$ 2.406,39 (mais gratificações e adicional de insalubridade)*130,00
70Médico VeterinárioSecretaria de Saúde22- Ensino Superior Completo (Medicina Veterinária) e Registro no CRMV.30 horas R$ 2.406,39130,00
71PsicólogoCRAS, CREAS e Unidades de Saúde.541Ensino Superior Completo (Psicologia) e Registro no CRP.30 horas R$ 2.406,39130,00
72Professor de Ensino Básico II (PEB II) - CiênciasEscolas Municipais Urbanas e Rurais22- Ensino Superior Completo (Habilitação Específica).24 horas/aula R$ 1.082,88 (ver obs. sobre gratificação e adicionais)***85,00
73Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Educação FísicaEscolas Municipais Urbanas e Rurais44- Ensino Superior Completo (Habilitação Específica).24 horas/aula R$ 1.082,88 (ver obs. sobre gratificação e adicionais)***85,00
74Professor de Ensino Básico II (PEB II) - GeografiaEscolas Municipais Urbanas e Rurais11- Ensino Superior Completo (Habilitação Específica).24 horas/aula R$ 1.082,88 (ver obs. sobre gratificação e adicionais)***85,00
75Professor de Ensino Básico II (PEB II) - InglêsEscolas Municipais Urbanas e Rurais11- Ensino Superior Completo (Habilitação Específica).24 horas/aula R$ 1.082,88 (ver obs. sobre gratificação e adicionais)***85,00
76Professor de Ensino Básico II (PEB II) - MatemáticaEscolas Municipais Urbanas e Rurais22- Ensino Superior Completo (Habilitação Específica).24 horas/aula R$ 1.082,88 (ver obs. sobre gratificação e adicionais)***85,00
77Professor de Ensino Básico II (PEB II) - PortuguêsEscolas Municipais Urbanas e Rurais22- Ensino Superior Completo (Habilitação Específica).24 horas/aula R$ 1.082,88 (ver obs. sobre gratificação e adicionais)***85,00
78Professor de Oficina de Esportes - futebol, handebol,voleibol, futsal e natação.Escola de Tempo Integral651Ensino Superior Completo (Educação Física).Registro no CREF.24 horas/aula R$ 11,28 por aula60,00

 

TOTAL

417

387

30****

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS

417

OBSERVAÇÕES:

¹ VAGAS GERAIS (AC) = Vagas gerais de ampla concorrência; RESERVA (PD) = Vagas reservadas para pessoas com deficiência (conforme subitem 4.2 do Edital).

2 Para os cargos de códigos 1 a 15 (Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias), deverá ser concluído, com aproveitamento, o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada (subitem 5.2 deste Edital).

*Cargo de Médico: Serão concedidos: Gratificação de Plantão pelo período de 12h, no valor de R$ 480,00 (limitado a 12 plantões/mês); Gratificação de Sobreaviso, por cada período de 12h, no valor de R$ 120,00; Gratificação de Internações Cirúrgicas, com base no valor da tabela de procedimentos do SUS; Adicional de Insalubridade, de 10% sobre o vencimento base.

** Cargo de Médico do PSF: Serão concedidos: Parcela Retribuitória, no valor de R$ 6.246,36; Adicional de Insalubridade, de 10%.

*** Cargo de Professor (PEB II): Serão concedidos: Gratificação de 1/3, pelo exercício em unidade escolar na zona rural (desde que o servidor não resida na localidade onde atua); Adicional de Licenciatura Plena (60%); Adicional de Especialização (20%), Gratificação de Pó de Giz (10%), conforme a legislação do Município.

**** Vagas para pessoas com deficiência, conforme normas especificadas no subitem 4.2 do Edital.

ANEXO II

ESPECIFICAÇÃO DAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGOS

ESCOLARIDADE

PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

QUESTÃO

PESO

TOTAL PONTOS

DATA E HORÁRIO DAS PROVAS

- Agente Comunitário de Saúde
- Agente de Combate a Endemias
- Auxiliar de Ofício
- Auxiliar de Serviços Gerais
- Bombeiro Hidráulico
- Eletricista
- Mecânico de Veículos e de Máquinas Pesadas
- Motorista de Veículos Pesados
- Pedreiro
- Pintor
- Vigia

Ensino Fundamental Completo.

Língua Portuguesa

15

4,2

100

Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.

Matemática

10

3,7

- Almoxarife
- Atendente
- Auxiliar Administrativo
- Educador Social - Oficina de Trabalhos Manuais (bordados em geral)
- Educador Social - Oficina de Reciclagem
- Educador Social - Oficina de Pintura e Tapeçaria
- Educador Social - Oficina de Culinária Alternativa

Ensino Médio Completo (conforme o Anexo I do Edital).

Língua Portuguesa

15

4,2

100

Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.

Matemática

10

3,7

- Educador Social - Oficina de Música, Percussão, Violão, Teclado e Flauta Doce
- Educador Social - Oficina de Canto e Coral
- Educador Social - Oficina de Teatro e Dança
- Facilitador de Oficinas - Esporte, Lazer, Arte e Cultura
- Fiscal de Obras, Serviços e Posturas
- Fiscal Sanitário e Ambiental
- Orientador Social
- Professor de Oficina de Artes Manuais - Bordado, Tapeçaria, Reciclagem
- Professor de Oficina de Canto e Coral
- Professor de Oficina de Capoeira
- Professor de Oficina de Dança
- Professor de Oficina de Informática
- Professor de Oficina de Inglês
- Professor de Oficina de Música - Percussão, Violão, Teclado e Flauta Doce
- Professor de Oficina de Teatro
Ensino Médio Completo (conforme o Anexo I do Edital).Língua Portuguesa154,2100Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.
Matemática103,7
- Técnico em Contabilidade
- Técnico em Farmácia
Ensino Médio e Curso Técnico Específico (conforme o Anexo I do Edital)Conhecimentos Específicos154,2100Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.
Língua Portuguesa103,7
- Educador Social -Oficina de Reforço Escolar
- Educador Social - Oficina de Apoio Pedagógico
Curso Magistério (Modalidade Normal, de nível Médio ou Superior).Conhecimentos Específicos (Didática)154,2100Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.
Língua Portuguesa103,7
- Advogado
- Arquiteto
- Educador Físico
- Engenheiro Civil
- Instrutor de Atividades Recreativas e Esportivas - Futebol, Handebol, Voleibol, Futsal e Natação
- Médico Anestesista
- Médico Cardiologista
- Médico Cirurgião
- Médico Clínico-Geral
- Médico do PSF - Programa de Saúde da Família
- Médico Endocrinologista
- Médico Geriatra
- Médico Ginecologista/Obstetra
- Médico Intensivista
- Médico Oftalmologista
- Médico Ortopedista
- Médico Psiquiatra
- Médico Pediatra
- Médico Radiologista
- Médico Veterinário
- Psicólogo
Nível Superior Específico, conforme o Anexo I do Edital.Conhecimentos Específicos154,2100Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.
Língua Portuguesa103,7
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - PortuguêsNível Superior Específico, conforme o Anexo I do Edital.Conhecimentos Específicos154,2100Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.
Didática103,7
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Ciências
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Educação Física
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Geografia
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Inglês
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Matemática
- Professor de Oficina de Esportes - futebol, handebol,voleibol, futsal e natação.
Nível Superior Específico, conforme o Anexo I do Edital.Conhecimentos Específicos154,2100Dia 20/7/2014, das 9 às 12 horas.
Língua Portuguesa103,7

ANEXO III

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Agente Comunitário de Saúde

Desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS; utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; registrar, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outras agravados á saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco á família; participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor da saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; executar outras atividades correlatas.

Advogado

Apoio administrativo e assessoramento técnico-jurídico aos órgãos da Administração Pública Municipal Direta no âmbito do Poder Executivo; elaborar minutas de proposições ou sua adequação à técnica-legislativa; preparar minutas de despacho em processos administrativos; opinar obre minutas de editais, contratos, acordos, convênios ou ajustes; examinar, por solicitação, processos relativos a direitos e deveres dos servidores, emitindo parecer; emitir parecer sobre assuntos cuja natureza exija a instauração de sindicância e procedimentos administrativos e disciplinares; promover o patrocínio das causas em que a Prefeitura Municipal de Paracatu figure nos pólos ativo ou passivo, inclusive em conjunto com o Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos quando, para tanto, receber mandato; exercer outras atividades privativas do cargo.

Agente de Combate a Endemias

Atuar em endemias existentes e/ou a surgir no município, assim como Dengue, Esquistossomose, leishmaniose, Escorpião; visitar residências, estabelecimentos comerciais, industriais e outros; vistoriar terrenos baldios; localizar, eliminar focos e criadouros; realizar tratamento focal: aplicação de larvicida (organosfoforado) em vasos de plantas, pneus, tambores e outros; realizar tratamento focal em pontos estratégicos; realizar levantamento de índice (pesquisa larvária); fazer orientação sobre o mosquito Aedes Aegypti e como evitar a Dengues, em todas as visitas; preencher formulários; atualizar mapeamento; participar de reuniões e treinamentos; realizar palestras e outras atividades de educação em saúde; outras atividades inerentes a função.

Almoxarife

Serviços gerais de almoxarifado; conferência de entrada e saída de materiais; controlar estoques; executar serviços de digitação, cadastrando fichas de requisição de materiais, fazendo relatório de balanço anual, fazendo inventário do estoque; assinar e controlar requisições; solicitar compra de materiais requisitados por cada setor; executar outras atividades correlatas.

Arquiteto

Serviços de arquitetura relacionados a edificações, urbanismo e ao Patrimônio Histórico; elaborar projetos arquitetônicos; analisar projetos arquitetônicos para fins de regularização urbana; vistoriar imóveis; orientar correções; analisar projetos; emitir ofícios, relatórios e pareceres; atender ao público; executar outras atividades correlatas.

Atendente

Receber, registrar, protocolar, despachar, classificar e arquivar documentos e volumes; redigir correspondências de natureza simples; realizar serviços de digitação, datilografia e controle diversos; recepcionar pessoas; requisitar serviços de reprografia; transmitir e receber fax e e-mail; recepcionar e expedir listagens aos usuários; classificar e arquivar correspondências, relatórios, planilhas.

Auxiliar Administrativo

Serviços administrativos, direcionados ao setor público, que necessitam de conhecimentos estruturais da função; executar serviços de digitação, possuir habilidade datilográfica e de computação; protocolizar, organizar e arquivar documentos; efetuar levantamentos, anotações, cálculos e registros relativos à sua área de atuação; digitar ofícios circulares, memorandos, boletins, relatórios, requisições e outros; proceder escrituração, certidão, atas, atestados, ofícios, procurações, dentre outros; possuir conhecimento de técnicas de redação oficial, aritmética e português; atender ao público; preencher guias, requisições e requerimentos; executar outras atividades correlatas.

Auxiliar de Ofício

Executar tarefas auxiliares relacionadas aos serviços e obras públicas.

Auxiliar de Serviços Gerais

Executar serviços de copa, cozinha e limpeza em geral nas diversas unidades da administração; preparar e servir café, lanche ou similares; preparo de alimentos e fornecimento de refeições; promover a limpeza da copa e/ou cozinha e dos utensílios e equipamentos; preparar as mesas para refeições diversas; fazer limpeza em geral, varrendo, lavando, removendo pó, encerando, recolhendo o lixo das diversas dependências, e limpando móveis, janelas, portas, equipamentos e outros; limpeza e manutenção de banheiros; conservação, organização e manutenção de salas, corredores, bens e materiais das diversas unidades da Administração; executar outras atividades correlatas.

Bombeiro Hidráulico

Serviços de instalação e manutenção de sistemas hidráulicos; executar serviços de instalação e manutenção de sistemas hidráulicos; desentupir pias, ralos, vasos sanitários; demonstrar conhecimentos sobre tipos de tubulações e conexões, materiais utilizados, ligações de água e esgoto, válvulas, tipos de tubos, pequenos reparos; executar reparos na rede existente, verificando vazamentos, substituindo componentes, de acordo com as necessidades; executar outras atividades correlatas.

Educador Físico

Reger salas de aula em atividades de educação física, desportiva e de lazer; atuar no ensino esportivo e atividade de lazer para criança, adolescentes e adultos; divulgar atividades esportivas e de lazer; reger atividades esportivas e de lazer; atuar na área de ensino e prática esportiva; elaborar programas e plano de trabalho, controle e avaliação de rendimento; organizar e acompanhar turmas de competições e excursões, ainda que fora do Município; manter disciplina; organizar e participar de reuniões; colaborar na conservação da ordem do ambiente de trabalho; desempenhar tarefas afins.

Educador Social - Oficina de Reforço Escolar

Planejar, organizar, coordenar atividades relativas às aulas de reforço de português e de matemática; avaliar e encaminhar mensalmente relatório das atividades ao coordenador/equipe de referência; participar de reuniões, cursos, capacitações e seminários; cooperar na execução de outros serviços e atividades determinadas pela chefia imediata; contribuir na realização de atos e eventos do projeto; apoiar às atividades escolares, realização de pesquisa, conhecimento do folclore, bibliotecas, exposições, eventos cívicos e datas comemorativas; exercer as demais funções decorrentes do seu cargo ou as que lhe forem atribuídas.

Educador Social - Oficina de Canto e Coral

Desenvolver nos alunos as diversas possibilidades de aprendizado de canto e coral, fornecendo técnicas e conceitos específicos; organizar, e zelar pelas partituras dos grupos preparar planos de aula, material didático específico para as aulas e ensaios; organizar grupos de estudos; preparar apresentações artísticas; participar de atividades gerais de estímulo à arte; elaborar programas e plano de trabalho, controle e avaliação de rendimento; manter disciplina; organizar e participar de reuniões; organizar apresentações e atividades gerais de estímulo à arte; executar outras tarefas correlatas e auxiliar na execução de outras atividades da área onde estiver lotado.

Educador Social - Oficina de Culinária Alternativa

Desenvolver habilidades práticas gerais e específicas culinárias, conforme a lei; desenvolver conceitos relacionados à higiene, organização, custos e procedimentos recomendados na área de alimentação e saúde.

Educador Social - Oficina de Música, Percussão, Violão, Teclado e Flauta Doce

Promover a educação dos alunos aplicando técnicas de música, elaborando o plano de ensino; planejar as aulas, preparar o material; ministrar aulas e avaliar o aprendizado dos alunos; orientar oficinas de percussão, estimulando a criação musical nas perspectivas da cultura afro-brasileira, enfocando o ritmo, o arranjo, a prática e a performance; orientar oficinas e atividades de teclado que desenvolvam conhecimentos elementares em teoria musical (ênfase em harmonia funcional) e no repertório da música popular brasileira; orientar oficinas e atividades de violão clássico e/ou popular que desenvolvam o conhecimento das técnicas que abranjam postura, qualidade e projeção sonoras, relaxamento, musicalidade e noções de harmonia.

Educador Social - Oficina de Pintura e Tapeçaria

Desenvolver nos alunos as diversas possibilidades de artes manuais, fornecendo técnicas e conceitos sobre materiais, ferramentas diversas e estilos; executar serviços de confecção, reparo de artefatos de tapeçaria em tecido, plástico, couro, entre outros; determinar as características e especificações dos materiais a serem aplicados nas peças a serem reparadas ou confeccionadas; confeccionar moldes; executar outras tarefas correlatas e auxiliar na execução de outras atividades da área em que estiver lotado; orientar oficinas de desenho a partir de observações, visando a compreensão de formas abstratas e geométricas, uso de luz e sombras nos desenhos e o desenvolvimento da percepção visual de textura, distância e profundidade; fazer pintura em tela.

Educador Social - Oficina de Reciclagem

Desenvolver nos alunos as diversas possibilidades de artes manuais, fornecendo técnicas e conceitos sobre materiais recicláveis, ferramentas diversas e estilos.

Educador Social - Oficina de Teatro e Dança

Planejar e ministrar aulas de dança para grupos de crianças, jovens e adultos; montar coreografias; organizar apresentações, participar de festivais e atividades gerais de estímulo à arte; orientar oficinas e atividades a partir de textos literários que estimulem o desenvolvimento do fazer teatral; especialmente nas técnicas de interpretação e improvisação técnica vocal, construção e elaboração de personagens, cenários, esquetes, espetáculos e dramaturgia; Instrumentalizar os estudantes sobre os mecanismos de fomento à produção teatral e formação de grupo.

Educador Social - Oficina de Trabalhos Manuais (bordados em geral)

Orientar oficinas e atividades de bordados que estimulem a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades artísticas relacionadas a bordados com diversos materiais (linha, pedrarias, entre outros) e customização; ministrar aulas teóricas e práticas, apresentação de vídeo e palestras empreendedoras e visitas da área apresentada; noções básicas de medidas, distribuição de espaço, teoria das cores, conhecimento da utilização e manuseio dos materiais; várias técnicas em bordados com materiais diversos (linhas e pedrarias); uso de técnicas de acabamentos diversos, customização, reciclagem e outros materiais afins, conforme tendência do mercado; bordados a mão em linha e pedraria de no mínimo 30 pontos diferentes direcionados ao vestuário pessoal, cama, mesa, banho e decoração de peças; cuidado no manuseio na confecção das peças; promover a inclusão do aluno com deficiência; promover inclusão de pessoas em medidas socioeducativas e alternativas.

Eletricista

Serviços de instalação, de reforma e de manutenção de redes, sistemas e componentes elétricos; executar manutenção de redes, regulagem, reforma, substituição, instalações, sistemas e componentes elétricos de máquinas e equipamentos, visando o perfeito funcionamento; zelar pelas normas de segurança e do material empregado; utilizar e manusear isolantes, cargas, fases e circuitos; conservar o sistema elétrico de motores, bombas, reguladores de voltagens e outros aparelhos; executar outras atividades correlatas.

Engenheiro Civil

Elaborar, executar e supervisionar atividades inerentes ao campo da Engenharia Civil; elaborar projetos de construções, preparando plantas e especificações da obra, indicando os tipos e qualidade dos materiais, equipamentos e mão de obra necessários, efetuando cálculos e orçamento aproximado dos custos, para apreciação do superior hierárquico; elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia civil, estudando características e preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo de obras e assegurar os padrões técnicos exigidos; acompanhar e fiscalizar obras públicas; executar e dirigir projetos arquitetônicos, estudando características e especificando os recursos necessários, para permitir a construção, montagem e manutenção das mencionada obras; elaborar, executar, e dirigir projetos de urbanização, planejando, orientando e controlando a construção de áreas urbanas, parques de recreação e centros cívicos, para possibilitar a criação e o desenvolvimento ordenado das zonas industriais, urbanas e rurais; executar vistorias técnicas, avaliação de imóveis para fins de desapropriação, elaboração de laudo e parecer técnico; prestar atendimento ao público em requerimentos e liberação de "habite-se"; prestar assessoramento às obras públicas e manutenção de praça; executar outras atividades correlatas.

Facilitador de Oficinas - Esporte, Lazer, Arte e Cultura

Auxiliar o orientador social em todas as atividades realizadas no âmbito dos programas sociais do Município.

Fiscal de Obras, Serviços e Posturas

Executar tarefas de fiscalização relativas à atividades urbanas, relativas à obras, serviços e posturas, visando organizar o exercício dos direitos individuais e coletivos, para o bem-estar geral. Na função obras e serviços: fiscalizar e acompanhar a execução de obras em vias e logradouros públicos, no que se refere a alvenaria, serviços de pavimentação, drenagem, escavação de valas, restauração de passeio, meio-fios, esgoto e limpeza de canais, observando a qualidade do material e as especificações dos serviços; fiscalizar e acompanhar a construção e restauração de imóveis públicos e demais obras de pequeno porte; fiscalizar a execução de construção de edificações, observando a qualidade do material empregado e as especificações dos serviços; efetuar a fiscalização de edificações, quanto à segurança, colocação de andaimes, toldo, tapumes e marquises; fiscalizar o depósito de materiais e construção em vias públicas; executar a fiscalização em demolições, loteamento e obras paralisadas; fiscalizar a legalidade da execução de obras; fiscalizar comércio irregular e ambulantes; fiscalizar eventos e festas públicas; vistoriar, para licenciamento, empresas e estabelecimentos comerciais; coibir invasão de terrenos públicos e ocupação irregular de encostas; fiscalizar ocupação irregular das vias públicas (entulho, comércio, etc.); zelar pela proteção ao patrimônio histórico e ambiental; executar outras atividades correlatas. Na função de Posturas: fiscalizar a obediência às posturas municipais referentes à instalação e funcionamento de teatros, cinemas, circos, farmácias, hospitais, colégios, bailes públicos, festejos carnavalescos e eventos especiais; inspecionar licenças e funcionamento de feiras livres, mercados e comércio ambulante em geral; fiscalizar a localização e funcionamento de todas as atividades comerciais, inclusive bancas de jornais, quiosques, barracas, traillers, estátuas, relógios e fontes; fiscalizar nomenclaturas de vias públicas e numerações das casas e/ou prédios; fiscalizar licenças relativas a publicidade, efetuando apreensão de faixas, out-door e placas, quando necessário; fiscalizar o despejo de materiais provenientes de desaterros, drenagens e demolições; fiscalizar anúncios, letreiros, tabuletas, cartazes, painéis, placas e faixas, visando à defesa do panorama urbano; efetuar revisões periódicas no sentido de apurar a existência de construções clandestinas; orientar o público sobre a observância de normas fiscais pertinentes; emitir notificações, lavrando autos de infração; executar outras atividades correlatas.

Fiscal Sanitário e Ambiental

Inspeção de ambientes e estabelecimentos de alimentação pública, verificando o cumprimento das normas de higiene sanitária contidas na legislação em vigor e de atividades em geral, objetivando a proteção ao meio ambiente. Na função sanitária: inspecionar os estabelecimentos que lidam com gêneros alimentícios e similares, verificando as condições sanitárias interiores, a qualidade, o estado de conservação, a limpeza dos equipamentos utilizados e as condições de armazenamento dos produtos oferecidos ao consumo, segundo as normas de saúde pública; fiscalizar os estabelecimentos que fabricam ou manuseiam alimentos, inspecionando as condições de higiene das instalações, dos equipamentos e das pessoas que manipulam os alimentos; orientar a direção dos estabelecimentos no que diz respeito às condições de asseio e saúde, indispensáveis ao bom funcionamento, bem como no cumprimento das normas fiscais na área de limpeza e saúde pública; colher amostras de gêneros alimentícios para análise em laboratório, quando for o caso; providenciar a interdição da venda de alimentos impróprios ao consumidor; providenciar a interdição de locais com presença de animais, tais como pocilgas e galinheiros, que estejam instalados em desacordo com as normas constantes do Código de Posturas do Município; inspecionar hotéis, restaurantes, laboratórios de análises clínicas, farmácias, consultórios médicos e odontológicos, entre outros, observando a higiene das instalações, bem como as datas de vencimento de detetização é desratização; executar a fiscalização e controle dos locais que ofereçam serviços de saúde, estética e lazer para apurar as medidas profiláticas necessárias; inspecionar construções e prédios recém-construídos, verificando a obediência aos requisitos sanitários regulamentares; comunicar as infrações verificadas, propor a instauração de processos e proceder as devidas autuações de interdição inerentes à função; atender aos pedidos de vistoria solicitados pela população, verificando as condições e a existência de criações clandestinas de animais, lotes sujos, esgotos sem tratamento ou canalização adequados, entre outros, para aplicação das normas e penalidades previstas em legislação própria, quando for o caso; coletar água de bicas, piscinas, fontes, riachos e caixas d'água para posterior encaminhamento a unidade de análise laboratorial; participar de campanhas de controle de vetores, vacinação anti rábica, entre outras. Na função Meio-ambiente: detectar as iniciativas de desmatamentos, de pesca predatória, de invasões de áreas protegidas e de outras que causem degradação ambiental; identificar ocorrências como erosão, praças deslizamentos e outras que possam colocar em risco o patrimônio natural e causar degradação ambiental; fiscalizar a execução dos serviços de ajardinamento, arborização, erradicação de árvores e tratamento de áreas verdes; inspecionar as guias para trânsito de madeiras, lenha, carvão, areia e qualquer outro produto extrativo; fiscalizar ações que comprometam a qualidade de vida da população, controlando as várias formas de poluição e proteção ao meio-ambiente; emitir notificações, lavrando autos de infração; executar outras atividades correlatas.

Instrutor de Atividades Recreativas e Esportivas - Futebol, Handbol, Voleibol, Futsal e Natação

Desenvolver oficinas de atividades esportivas e recreativas promotoras da sociabilidade, da cultura local e do respeito à diversidade, visando o acesso da população à pratica esportiva e lazer recreativo; organizar eventos e realizar registros das oficinas e atividades externas; realizar planejamento das oficinas de lazer, cultura e esporte e desenvolver, integralmente, o conteúdo e atividades registrados no planejamento; registrar a freqüência diária; fomentar a participação democrática e avaliar o desempenho dos aprendizes; atuar com ética e profissionalismo e participar dos eventos; desenvolver oficinas com conteúdo teórico e prático.

Mecânico de Veículos e Máquinas Pesadas

Serviços de manutenção preventiva e corretiva em veículos pesados; fazer manutenção, preparar e conservar os veículos e máquinas pesados da Prefeitura; fazer substituição, ajuste ou reparos no motor; fazer substituição ou regulagem do sistema de freio, ignição, alimentação, lubrificação, transmissão, direção, suspensão, etc.; proceder a revisão periódica e manutenção de veículos automotores; zelar pela conservação do equipamento usado; atender a normas de segurança e higiene no trabalho; executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Médico (Anestesista, Cardiologista, Cirurgião; Clínico-Geral, Médico do PSF, Endocrinologista, Geriatra, Ginecologista/Obstetra, Intensivista, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Radiologista)

Prestar assistência médica, no âmbito municipal, nas diversas áreas de saúde, visando preservar ou recuperar a saúde pública; efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e realizar outras formas de tratamento para os diversos tipos de enfermagem, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica; realizar ou supervisionar e interpretar exames radiológicos, bioquímicos, hematológicos e outros, empregando técnicas especiais ou orientando a sua execução para confirmação ou informação de diagnóstico; identificar precocemente o aparecimento de doenças na comunidade, detectando alterações no comportamento dessas doenças, apontando os grupos de maior risco e propondo medidas de controle; prestar assistência médica especializada aos indivíduos, da zona urbana e rural, bem como realizar palestras educativas; estudar os problemas e exercer as atividades relacionada com higiene e medicina do trabalho; desenvolver métodos e técnicas de trabalhos que permitam a maior produtividade e melhoria dos serviços médicos; proceder o acompanhamento de tratamento ambulatoriais e hospitalares; estudar, orientar, implantar, coordenar e executar projetos e programas especiais de saúde pública; preencher prontuários de pacientes, indicando os males constatados, o tratamento prescrito e o especialista necessário; realizar exames médicos para admissões, licenças, aposentadorias, transferências, adaptações de servidores, bem como realizar exames periódicos, perícias e laudos médicos; planejar e executar programas dê educação sanitária; executar estudos nas áreas de prevenção de acidentes de trabalho, estabelecendo medidas para o atendimento do acidentado, bem como propor medidas que visem a prevenção de doenças profissionais; executar outras atividades correlatas.

Médico Veterinário

Realizar inspeção sanitária e controle de qualidade de produtos de origem animal e de estabelecimentos que comercializam gêneros alimentares e similares; realizar tratamento clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais, orientar a população quanto à prevenção e combate de moléstias infecto-contagiosas e parasitárias de animais, através da difusão e aplicação de métodos profiláticos e terapêuticos; efetuar exames veterinários, estabelecendo diagnósticos, prescrevendo medicamentos e outras formas de tratamento para os diversos tipos de lesões, enfermidades e transtornos do organismo animal; realizar exames clínicos e de laboratório, para estabelecer o diagnóstico e o tratamento adequado; executar programas de reprodução e inseminação artificial; desenvolver e executar programas de nutrição animal, formulando e balanceando as rações, para prevenir doenças carências; aplicar anestésicos e vacinas em animais; fiscalizar e orientar locais de produção, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal; manter a vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, controle de vetores é roedores, profilaxia da raiva, vigilância e controle das zoonoses, (incluindo acidentes por animais peçonhentos); realizar controle sanitário de rebanhos (brucelose, aftose, etc.); prestar assessoramento quanto à necessidade de alimentação e "habitai" dos animais e demais espécies zoológicas; prestar orientação técnica em palestras e cursos; executar outras atividades correlatas.

Motorista de Veículos Pesados

Conduzir veículos pesados, transportando pessoas, cargas e/ou materiais aos locais preestabelecidos; conhecer as normas de trânsito brasileiras, direção defensiva, noções de primeiros socorros, mecânica, normas de segurança do trânsito e sinalização; dirigir veículos diversos, como caminhão, ônibus e outros, utilizados no transporte oficial de cargas e/ou passageiros aos locais preestabelecidos; vistoriar o veiculo a ser utilizado, verificando o nível de água, óleo, combustível, lubrificante e outros; lavagem, lubrificação, troca de óleo e pneus; fixação de carga transportada; executar programação e itinerários estabelecidos pelas ordens de serviço; inspecionar as partes vitais do veículo', comunicando a quem de direito as falhas verificadas; providenciar o abastecimento do veículo; executar reparos de emergência no veículo; dirigir veículos diversos, como caminhão, ônibus e outros, transportando cargas e/ou passageiros aos locais preestabelecidos; transmitir os acontecimentos de fatos e danos relacionados com o veículo sob sua responsabilidade; preencher, diariamente, fichas de controle dos serviços realizados; tratar os passageiros com cordialidade; zelar pela manutenção e conservação do veículo e equipamentos utilizados; executar outras atividades correlatas.

Orientador Social

Mediar os processos grupais do Serviço, sob orientação do órgão gestor; participar de atividades de planejamento e sistematizar o serviço, juntamente com a equipe de trabalho responsável pela execução; atuar como referência para crianças, adolescentes e para os demais profissionais que desenvolvem atividades com o grupo sob sua responsabilidade; registrar a freqüência e as ações desenvolvidas e encaminhar as informações, mensalmente, para o profissional de referência do CRAS; organizar e facilitar situações estruturadas de aprendizagem e de convívio social, explorando e desenvolvendo temas e conteúdos do serviço; desenvolver oficinas esportivas, culturais e de lazer, em caso de habilidade para tal; identificar e encaminhar famílias para o técnico da equipe de referência do CRAS; participar de atividades de capacitação da equipe de trabalho responsável pela execução do serviço; Identificar o perfil dos usuários e acompanhar a sua evolução nas atividades desenvolvidas; informar ao técnico da equipe de referência a identificação de contextos familiares e informações quanto ao desenvolvimento dos usuários em seus múltiplos aspectos (emotivos, de atitudes, etc.); coordenar o desenvolvimento das atividades realizadas com os usuários.

Pedreiro

Realizar serviços de construção civil em geral; executar trabalhos de alvenaria e concreto, de acordo com plantas e especificações; construir alicerces e paredes, empregando pedras, areia e outros materiais, segundo técnicas específicas; revestir estruturas construídas, empregando argamassa, azulejos, cerâmicas e outros, para dar o acabamento necessário; impermeabilizar caixas d `água, paredes, tetos e outros; executar outras atividades correlatas.

Pintor

Serviços de pintura em superfícies diversas; apresentar conhecimento geral em pintura; preparar superfícies a serem pintadas, lixando, emassando, secando e retocando falhas e emendas; preparar e aplicar tintas, verniz, laça ou outras substâncias similares para proteger ou decorar superfícies; preparar previamente o local do trabalho, cobrindo e protegendo pisos e móveis; retirar sujeiras, ferrugem e incrustações com auxílio de solventes, raspadeiras e lixas, para igualá-la, alisá-la, para facilitar a aderência da tinta; preparar tintas de acordo com a tonalidade desejada, colocando-as em equipamentos próprios para executar a pintura; aplicar camada de tintas ou produtos similares em superfícies de edifícios, construções metálicas e outro; executar outras atividades correlatas.

Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Ciências, Educação Física, Geografia, Inglês, Matemática, Português

Regência de classe no ensino fundamental de 5.a à 8ª série, em sua área de habilitação específica; participar da elaboração da proposta pedagógica de sua unidade escolar; cumprir o plano de trabalho estabelecido de acordo com a proposta pedagógica de sua unidade escolar; elaborar programas e planos de aula, relacionando e confeccionando material didático a ser utilizado, em articulação com a equipe de orientação pedagógica; elaborar e confeccionar, em articulação com a equipe de orientação pedagógica, material destinado à divulgação do pensamento, da arte e do saber, nos termos da Constituição Federal, Art. 206, II; elaborar e confeccionar, em articulação com a equipe de orientação pedagógica, material destinado à conscientização dos alunos para preservação do patrimônio artístico, histórico, cultural e ambiental do País, Estado e Município; ministrar aulas, repassando aos alunos os conteúdos definidos nos planos de aula; orientar os alunos na formulação e implementação de projetos de pesquisa quanto ao seu formato e à seleção, leitura e utilização de textos literários e didáticos indispensáveis ao seu desenvolvimento; elaborar, aplicar e corrigir testes, provas e outros instrumentos usuais de avaliação para verificação do aproveitamento dos alunos e da eficácia dos métodos adotados; controlar e avaliar o rendimento escolar dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação paralela para alunos de menor rendimento; elaborar e encaminhar relatório das atividades desenvolvidas à direção ou à coordenação da unidade escolar em que está lotado; participar da organização de atividades de integração da escola com as famílias e a comunidade; participar de reuniões com pais de alunos e com outros profissionais de ensino; participar e/ou organizar reuniões, cursos, seminários e grupos de trabalho, visando o aperfeiçoamento, atualização e capacitação profissional do aluno, bem como a melhoria da qualidade do ensino, em sua área de atuação; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento e à avaliação do processo ensino-aprendizagem e ao seu desenvolvimento profissional; participar de projetos de inclusão escolar, reforço de aprendizagem ou correção de problemas dos alunos da rede municipal de ensino; participar e/ou organizar eventos destinados à comemoração de datas significativas nacionais, estaduais e municipais, no âmbito de sua atuação; participar de reuniões, grupos de trabalho e/ou outras ações destinadas a assegurar o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, a proteção integral aos seus direitos, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho; prestar assistência e suporte, quando couber, aos órgãos encarregados de assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; executar outras atribuições afins.

Professor de Oficina de Apoio Pedagógico

Desenvolvimento de todas as atividades pedagógicas, inclusive as articuladas com outras áreas de atendimento; auxiliar na elaboração do planejamento escolar; auxiliar no registro e na avaliação do processo de aprendizagem do aluno; controlar o interesse do aluno; auxiliar no planejamento e execução de projetos e relatórios na área; acompanhar os alunos nas ações internas e externas à sala de aula: atividades recreativas, utilização dos sanitários, serviços de merenda, entre outras; auxiliar o professor no atendimento aos pais, bem como participar das reuniões pedagógicas com as famílias; substituir, eventualmente, o professor titular; conduzir, acompanhar, recepcionar e entregar as crianças na educação infantil que utilizam os serviços de transportes, quando houver; zelar pelos equipamentos e materiais de suporte, bem como pela organização e limpeza do ambiente pedagógico; participar da seleção de temas/projetos adequados a os objetivos pedagógicos a serem trabalhados em sala de aula.

Professor de Oficina de Artes Manuais - Bordado, Tapeçaria, Reciclagem

Bordado - Orientar oficinas e atividades de bordados que estimulem a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades artísticas relacionadas a bordados com diversos materiais (linha, pedrarias, entre outros) e customização; ministrar aulas teóricas e práticas, apresentação de vídeo e palestras empreendedoras e visitas da área apresentada; noções básicas de medidas, distribuição de espaço, teoria das cores, conhecimento da utilização e manuseio dos materiais; várias técnicas em bordados com materiais diversos (linhas e pedrarias); uso de técnicas de acabamentos diversos, customização, reciclagem e outros materiais afins, conforme tendência do mercado; bordados a mão em linha e pedraria de, no mínimo, 30 pontos diferentes, direcionados ao vestuário pessoal, cama, mesa, banho e decoração de peças; cuidado no manuseio e na confecção das peças; promover a inclusão do aluno com deficiência; promover inclusão de pessoas em medidas socioeducativas e alternativas. Tapeçaria - Desenvolver nos alunos as diversas possibilidades de artes manuais, fornecendo técnicas e conceitos sobre materiais, ferramentas diversas e estilos; executar serviços de confecção, reparo de artefatos de tapeçaria em tecido, plástico, couro, entre outros; determinar as características e especificações dos materiais a serem aplicados nas peças a serem reparadas ou confeccionadas; confeccionar moldes; executar outras tarefas correlatas e auxiliar na execução de outras atividades da área em que estiver lotado. Reciclagem - Desenvolver nos alunos as diversas possibilidades de artes manuais, fornecendo técnicas e conceitos sobre materiais recicláveis, ferramentas diversas e estilos.

Professor de Oficina de Canto e Coral

Planejar e ministrar aulas práticas e teóricas de canto, canto coral e técnica vocal nos diversos níveis de aprendizado para crianças, jovens e adultos, em aulas individuais ou coletivas; organizar, preparar, ensaiar e reger os corais em todas as suas formações e grupos da instituição; pesquisar, escrever, organizar e adaptar arranjos e obras musicais de partituras folclóricas, populares e eruditas, além de métodos e todo o material que seja necessário para prática do canto coral; organizar e zelar pelas partituras dos grupos corais; preparar planos de aula, material didático específico para as aulas e ensaios; organizar grupos de estudos; preparar apresentações artísticas; participar de festivais e atividades gerais de estímulo à arte.

Professor de Oficina de Capoeira

Orientar oficinas e atividades de capoeira, desenvolvendo a expressão corporal e vocal, o conhecimento teórico da história da capoeira e a aprendizagem, prática e construção de instrumentos percussivos; desenvolver habilidades para apresentações culturais.

Professor de Oficina de Dança

Planejar e ministrar aulas de dança para grupos de crianças, jovens e adultos; montar coreografias; organizar apresentações, participar de festivais e atividades gerais de estímulo à arte.

Professor de Oficina de Informática

Planejar e ministrar aulas de informática aos alunos matriculados nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Projeto Habilidades de Estudo; apoiar tecnicamente na manutenção do Laboratório de Informática; participar de reuniões pedagógicas desenvolvidas nas Unidades Executivas; zelar pelos equipamentos e materiais de suporte da Unidade, bem como pela manutenção da organização e limpeza da sala; suporte técnico no trabalho administrativo (Operação dos Sistemas); planejar aulas com conteúdos voltados à área de informática; participar de reuniões pedagógicas.

Professor de Oficina de Inglês

Ministrar aulas nos quatro últimos anos do ensino fundamental, visando o pleno desenvolvimento do aluno; participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir piano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem do aluno; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar aulas nos dias e horários estabelecidos; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis para atingir os fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem. O exercício do cargo poderá exigir a prestação de serviços à noite, feriados e trabalho externo.

Professor de Oficina de Música - Percussão, Violão, Teclado e Flauta Doce

Planejar e ministrar aulas práticas e teóricas, nos diversos níveis de aprendizado para crianças, jovens e adultos em aulas individuais ou coletivas; organizar planos de aula, material didático específico, grupos de estudos; zelar pelos instrumentos; preparar apresentações artísticas; participar de festivais e atividades gerais de estímulo à arte; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; promover a educação dos alunos, aplicando técnicas de música, elaborando o plano de ensino de acordo com as leis de diretrizes e bases e parâmetros. Curriculares; planejar as aulas, preparar o material; ministrar aulas e avaliar o aprendizado dos alunos, podendo até encaminhar alguns problemas para outros profissionais: Psicólogo, Psicopedagogo, etc.; dar" suporte ao maestro nos ensaios e apresentações quando solicitado.

Professor de Oficina de Teatro

Orientar oficinas e atividades, a partir de textos literários que estimulem o desenvolvimento do fazer teatral, especialmente nas técnicas de interpretação e improvisação técnica vocal, construção e elaboração de personagens, cenários, esquetes, espetáculos e dramaturgia; instrumentalizar os estudantes sobre os mecanismos de fomento à produção teatral e formação de grupo.

Professor de Oficina de Esportes - Futebol, Handbol, Voleibol, Futsal e Natação

Organizar e coordenar oficinas de convívio por meio de esporte, lazer, arte, etc.; comprometer-se com o processo socioeducativo dos adolescentes em todas as fases; participar na elaboração, execução e avaliação do Plano Individualizado de Atendimento, com vistas ao desenvolvimento integral; encaminhar, acompanhar e monitorar os adolescentes em todas as atividades; desenvolver oficinas de atividades esportivas e recreativas promotoras da sociabilidade, da cultura local e do respeito à diversidade, visando o acesso da população à prática esportiva e lazer recreativo; organizar eventos e realizar registros das oficinas e atividades externas; realizar planejamento das oficinas de lazer, cultura e esporte e desenvolver, integralmente, o conteúdo e atividades registrados no planejamento; registrar a freqüência diária; fomentar a participação democrática e avaliar o desempenho dos aprendizes; atuar com ética e profissionalismo e participar dos eventos; desenvolver oficinas com conteúdo teórico e prático.

Psicólogo

Coordenar, orientar e executar tarefas especializadas referentes ao estudo do comportamento humano e à dinâmica da personalidade com vistas à orientação psicopedagógica, ocupacional, clínica e ao ajustamento individual; Na função clínica: proceder ao exame de indivíduos com problemas de comportamento familiar ou social ou distúrbios psíquicos; desenvolver trabalhos com alunos que apresentem dificuldades, promovendo sua integração e crescimento, visando o desenvolvimento educacional; analisar a influência de fatores hereditários, ambientais e outros que atuam sobre o indivíduo, entrevistando o paciente, consultando ficha de atendimento, aplicando testes e outros métodos de verificação para orientar-se no diagnóstico e tratamento psicológico adequado; promover a correção de distúrbios psíquicos, estudando características individuais e aplicando técnicas apropriadas; desenvolver individual ou em equipe multiprofissional de saúde mental, processo de acompanhamento clínico/psicoterápico em indivíduos ou grupos; estudar, implantar, coordenar, organizar e executar projetos e programas especiais de saúde mental, de acordo com diretrizes da política nacional de saúde pública; executar outras tarefas correlatas. Na função organizacional: desenvolver e executar procedimentos de análise do trabalho, estabelecendo requisitos psicológicos e condições ambientais necessárias ao desempenho do indivíduo; aplicar instrumentos de medida psicológica para subsidiar ações relativas ao recrutamento, seleção, treinamento, saúde ocupacional, segurança do trabalho, ergonomia, acompanhamento psicopedagógico e processo psicoterápico; definir e executar procedimentos de levantamento de dados, intervenção e acompanhamento em problemática psicossociais de indivíduos ou grupos, em situação de trabalho, escolha, família e grupo de referência; realizar estudos e diagnósticos psicológicos de servidores com problemas de ajustamento e promover a sua reintegração; executar outras tarefas correlatas.

Técnico em Contabilidade

Execução de atividades contábeis diversas, como lançamento de dados, conferência e arquivo de documentos, levantamento de posições patrimoniais, financeiras; registro de empenho; conhecimento quanto às despesas, livros contábeis, fazenda pública, bens públicos, receitas orçamentárias, atos e fatos contábeis, balanço orçamentário, financeiro e patrimonial, Licitações, Lei 4.320/64, contabilidade pública. E ainda: classificar e contabilizar receitas e despesas; executar a escrituração analítica de atos contábeis; conferir faturas, recibos, contas e outros documentos; elaborar mapas demonstrativos e comparativos das receitas mensais; elaborar balancetes exigidos por lei e promover sua publicação nos prazos fixados; efetuar a conciliação bancária por secretaria; levantar serviços auxiliares na elaboração do balanço geral; manter atualizada a escrituração contábil, efetuando lançamentos, calculando totais e apurando os saldos; executar atividades financeiras no que se refere a pagamentos, recolhimentos, cálculos de impostos, depósitos, retiradas, balancetes diários, necessários aos controles financeiros e contábeis; emitir empenho de despesa; fazer controle orçamentário; prestar assistência à tesouraria; atualizar registros fiscais de contribuintes; realizar cálculos em processos de apuração de débitos de contribuintes; executar outras atividades correlatas.

Técnico em Farmácia

Auxiliar o farmacêutico nas diferentes etapas do circuito de medicamento, desde a produção, aquisição e distribuição de medicamentos, passando pela gestão, controle de qualidade e marketing, atuando sob a alçada direta do farmacêutico inscrito no órgão da classe; participar igualmente em ações de informação/formação junto do ente, de outros técnicos de saúde e de comunidade em geral; recolher e analisar, tecnicamente, prescrições médicas, sob supervisão do farmacêutico; conferir e efetuar ressuprimento do estoque de medicamentos da Unidade; individualizar, preparar, conferir e entregar doses individualizadas de medicamentos; controlar estoque de medicamentos da farmácia; manter atualizado o sistema de medicamentos; organizar e zelar pela conservação dos medicamentos; auxiliar no controle de medicamentos não padronizados; executar outras atividades correlatas.

Vigia

Executar serviços de vigilância e zeladoria em prédios e logradouros públicos; exercer a vigilância de próprios municipais em praças, logradouros públicos, centros esportivos, creches, estabelecimentos de ensino, centros de saúde e outros bens públicos municipais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, visando a proteção e a manutenção da ordem, evitando a destruição do patrimônio público; efetuar a ronda diurna ou noturna das dependências dos próprios municipais e áreas adjacentes, verificando se portas, janelas e outras vias de acesso estão fechadas corretamente, para evitar roubos e outros danos, informando aos superiores a ocorrência de qualquer irregularidade; controlar a movimentação de pessoas, veículos e materiais, fazendo os registros pertinentes, anotando o número dos mesmos para evitar desvio de materiais e outras faltas; zelar pela segurança de veículos, equipamentos, matérias e demais bens de propriedade da administração municipal existentes nas dependências sob sua guarda, visando a proteção e segurança dos bens públicos; verificar se a pessoa procurada está no prédio, utilizando-se de telefone, interfone ou outros meios para encaminhar o visitante ao local desejado; fiscalizar a entrada e saída de pessoas nos edifícios públicos municipais, procurando identificá-las e encaminhá-las aos setores competentes; executar outras atividades correlatas.

ANEXO IV

PROGRAMAS DAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

OBSERVAÇÃO: A bibliografia sugerida tem apenas o propósito de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.

CARGOS

- Agente Comunitário de Saúde

- Mecânico de Veículos e de Máquinas Pesadas

- Agente de Combate a Endemias

- Motorista de Veículos Pesados

- Auxiliar de Ofício

- Pedreiro

- Auxiliar de Serviços Gerais

- Pintor

- Bombeiro Hidráulico

- Vigia

- Eletricista

 

ESCOLARIDADE: Ensino Fundamental Completo

PROVAS: Língua Portuguesa e Matemática

LÍNGUA PORTUGUESA

A prova constará de questões de interpretação de texto(s) de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros como, por exemplo, poema, texto jornalístico, propaganda, charge, tirinha, etc. Nessas questões, além dos conhecimentos linguísticos gerais e específicos relativos à leitura e interpretação de um texto, tais como: apreensão da idéia central ou do objetivo do texto, identificação/análise de informações e/ou idéias expressas ou subentendidas, da estrutura ou organização do texto, da articulação das palavras, frases e parágrafos (coesão) e das idéias (coerência), das relações intertextuais, ilustrações ou gráficos, recursos sintáticos e semânticos, do efeito de sentido de palavras, expressões, ilustrações, também poderão ser cobrados os seguintes conteúdos gramaticais, no nível correspondente à 8ª série: divisão silábica, grafia de palavras, acentuação gráfica, concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; crase; pontuação; classes gramaticais (reconhecimento e flexões); estrutura e formação de palavras; sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Gramáticas da Língua Portuguesa a que o candidato tenha mais fácil acesso, adaptadas ao Ensino Fundamental. Livros didáticos adotados nas escolas de 1.º grau (5.a a 8ª séries).

MATEMÁTICA

1. Números: números primos, algoritmo da divisão. Sistemas de numeração. Critérios de divisibilidade. Máximo divisor comum (entre números inteiros). Mínimo múltiplo comum (entre números inteiros). 2. Conjuntos Numéricos: operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nos conjuntos numéricos. Propriedades dessas operações. Médias (aritmética e ponderada). Módulo e suas propriedades. Desigualdades, Intervalos. Sistemas de medidas. 3. Proporcionalidade: razões e proporções: propriedades. Regra de três simples e composta. Regra de sociedade. Percentagem. Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. 4. Funções: gráficos de funções: definição e representação. 5. Função afim: definição, valor numérico, gráfico, raízes, estudo dos sinais, gráficos. Equações e inequações do 1.º grau. Sistema de equações do 1.º grau. 6. Função quadrática: definição, valor numérico, gráfico, raízes, estudo dos sinais, gráficos. Equações e inequações do 2.º grau. Equações biquadradas. 7. Expressões algébricas. Polinômios, algoritmos de divisão, produtos notáveis e fatoração. 8. Geometria Plana: curvas. Ângulos. Triângulos e quadriláteros. Igualdade e semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo. Trigonometria no triângulo retângulo e relações trigonométricas. Círculos e discos. Polígonos regulares e relações métricas. Feixes de retas. Áreas e perímetros. 9. Estatística básica: conceitos, coleta de dados, amostra. Gráficos e tabelas: interpretação. Distribuição de frequência. Médias, moda e mediana. 10. Probabilidades: espaço amostral. Experimentos aleatórios.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BIGODE, Antônio José Lopes. Matemática Hoje é Feita Assim. 5.a a 8ª séries. São Paulo: FTD, 2000.

IMENES & LELLIS. Matemática. 5.a a 8ª séries. São Paulo: Scipione. 1997. Livros didáticos do Ensino Fundamental.

PROGRAMAS DAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGOS

- Almoxarife
- Atendente
- Auxiliar Administrativo
- Educador Social - Oficina de Trabalhos Manuais (bordados em geral)
- Educador Social - Oficina de Reciclagem
- Educador Social - Oficina de Pintura e Tapeçaria
- Educador Social - Oficina de Culinária Alternativa
- Educador Social - Oficina de Música, Percussão, Violão, Teclado e Flauta Doce
- Educador Social - Oficina de Canto e Coral
- Educador Social - Oficina de Teatro e Dança
- Facilitador de Oficinas - Esporte, Lazer, Arte e Cultura

- Fiscal de Obras, Serviços e Posturas
- Fiscal Sanitário e Ambiental
- Orientador Social
- Professor de Oficina de Artes Manuais
- Bordado, Tapeçaria, Reciclagem
- Professor de Oficina de Canto e Coral
- Professor de Oficina de Capoeira
- Professor de Oficina de Dança
- Professor de Oficina de Informática
- Professor de Oficina de Inglês
- Professor de Oficina de Música
- Percussão, Violão, Teclado e Flauta Doce
- Professor de Oficina de Teatro

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO COMPLETO

PROVAS: Língua Portuguesa e Matemática

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a idéia central de um texto; estabelecer relações entre idéia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira. Coleção base: português - volume único. São Paulo: Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional. FIORIN, José Luiz;

SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.

Observação: Para o conteúdo gramatical, a bibliografia indicada serve como sugestão, podendo o candidato recorrer a outras gramáticas que lhe forem mais acessíveis. O candidato poderá recorrer também a livros didáticos adotados nas escolas de Ensino Médio (2.º grau).

MATEMÁTICA

1. Sistemas de numeração. Número primo, algoritmo da divisão. Critérios de divisibilidade; Máximo divisor comum (entre números inteiros); Mínimo múltiplo comum (entre números inteiros). 2. Conjuntos Numéricos: operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nos conjuntos numéricos; Propriedades dessas operações; Médias (aritmética simples e ponderada). Módulo; Desigualdades; Intervalos; Sistemas de medida. 3. Proporcionalidade: razões e proporções: propriedades; Regra de três simples e composta; Percentagem; Juros simples. 4. Relações e Funções: relações binárias; Domínio, contradomínio, imagem direta de funções; Gráficos de relações; Funções: definição e representação; Funções crescentes, decrescentes e periódicas; Função inversa. 5. Funções afins, lineares e quadráticas - propriedades, raízes, gráficos. 6. Exponenciais e Logaritmos: funções exponenciais e logarítmicas; propriedades e gráficos. Mudança de base; Equações e inequações exponenciais e logarítmicas. 7. Trigonometria no triângulo retângulo; Funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente; propriedades e gráficos; Equações trigonométricas. 8. Sequências: progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos, relação entre dois termos, propriedades; Progressões geométricas: termo geral, relação entre dois termos, soma e produto dos termos, propriedades. 9. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem; Arranjos, permutações e combinações simples e com repetições; Binômio de Newton; Triângulo de Pascal. 10. Matrizes e Sistemas Lineares: operações com matrizes: adição, subtração e multiplicação; Propriedades dessas operações; Sistemas lineares e matrizes; Resolução, discussão e interpretação geométrica de sistemas lineares. 11. Geometria Plana: curvas. Ângulos. Triângulos e quadriláteros; Igualdade e semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos. Círculos e discos; Polígonos regulares e relações métricas; Feixes de retas; Areas e perímetros. 12. Geometria Espacial: retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicularidade entre retas, entre retas e planos e entre planos; Prismas e pirâmides; Cálculo de áreas e volumes; Cilindro, cone, esfera e bola: cálculo de áreas e volumes; Poliedros e relação de Euler. 13. Geometria Analítica: coordenadas cartesianas. Equações e gráficos. Distância entre dois pontos; Estudo da equação da reta: interseções de duas ou mais retas (no plano); Retas paralelas e perpendiculares, feixes de retas; Distância de um ponto a uma reta, áreas de triângulos, circunferências e círculos. 14. Números Complexos: módulo, argumento, forma algébrica; Operações com números complexos: adição subtração, multiplicação, divisão e potenciação. 15. Polinômios: conceitos; Adição e multiplicação de polinômio; Algoritmos de divisão; Fatoração. Equações polinomiais; Relações entre coeficientes e raízes. Raízes reais e complexas; Raízes racionais e polinômios com coeficientes inteiros. 16. Estatística básica: conceito, coleta de dados, amostra; Gráficos e tabelas: interpretação. Média (aritmética simples e ponderada), moda e mediana; Desvio padrão. 17. Probabilidades: espaço amostral; Experimentos aleatórios; Probabilidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

KATIA & ROKO. Matemática. V. 1, 2, 3. São Paulo: Saraiva, 1995.

PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. V. 1, 2, 3, São Paulo. 1995. Livros Didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

CARGOS

- Técnico em Contabilidade

- Técnico em Farmácia

ESCOLARIDADE: Ensino Médio e Curso Técnico Específico PROVAS: Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a idéia central de um texto; estabelecer relações entre idéia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira. Coleção base: português - volume único. São Paulo: Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional. FIORIN, José Luiz;

SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.

Observação: Para o conteúdo gramatical, a bibliografia indicada serve como sugestão, podendo o candidato recorrer a outras gramáticas que lhe forem mais acessíveis. O candidato poderá recorrer também a livros didáticos adotados nas escolas de Ensino Médio (2.º grau).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1. Contabilidade Pública: Conceitos gerais; Campo de aplicação; Regimes contábeis; Técnicas de registro e de lançamentos contábeis; Plano de contas; Balanço orçamentário, financeiro e patrimonial; Demonstração das variações patrimoniais. 2. Orçamento Público: Conceitos gerais; Processo de planejamento; Princípios; Ciclo orçamentário; Orçamento por programas. 3. Receita Pública: Conceito; Classificação; Estágios; Escrituração contábil; Dívida ativa. 4. Despesa Pública: Conceito; Classificação; Licitação; Estágios. 5. Restos a Pagar. 6. Dívida Pública. 7. Regime de Adiantamento: Conceito; Finalidades; Controle dos adiantamentos. 8. Patrimônio Público: Conceito; Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas; Variações patrimoniais; Variações ativas e passivas. 9. Créditos Adicionais: Conceito; Classificação; Autorização e abertura; Vigência; Indicação e especificação de recursos. 10. Lei de Responsabilidade Fiscal. 11. Prestação e tomada de contas. 11. Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

AGUILAR, A. M. et al. Planejamento governamental de municípios: plano plurianual, Lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

AMORIM, F. A. et al. Lei de responsabilidade fiscal para os municípios: uma abordagem prática. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ANDRADE, Nº A. Contabilidade pública na gestão municipal. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ANGELICO, J. Contabilidade pública. 8 ed. São Paulo: Atlas, 1994.

CRUZ, Flávio et al. Lei de responsabilidade fiscal comentada: Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

KOHAMA, H. Contabilidade pública: teoria e prática. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MEIRELLES, Hely Lopes. Licitação e contrato administrativo. 14 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2007.

PISCITELLI, R. B. et al. Contabilidade pública: uma abordagem da administração financeira pública. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, L. M. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SLOMSKI, V. Manual de contabilidade pública: um enfoque na contabilidade municipal. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003. Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público. (www.cfc.org.br). Lei Complementar n.º 101/2000 (atualizada). Lei n.º 4.320/64 (atualizada). Lei nº 8.666/93 e suas alterações (atualizada).

TÉCNICO EM FARMÁCIA

Atribuições de um técnico de farmácia, Boas práticas de distribuição, armazenamento e transporte de medicamentos. Noções de farmacologia: princípios farmacocinéticos e farmacodinâmicos, vias de administração de medicamentos, estudo da posologia, reações adversas e interações medicamentosas. Noções de farmacotécnica: conceitos, formas e apresentações farmacêuticas. Formas de expressão de concentrações na manipulação farmacêutica. Estabilidade de medicamentos. Biossegurança. Legislação: Regulamento de medicamentos genéricos. Medicamentos de controle especial: Portaria 344/98 SVS/MS de 12/05/1998 e suas atualizações. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

DESTRUTI, A. B. et al. Cálculos e conceitos em farmacologia. 6 ed. São Paulo, Senac, 2003. Dicionário de Especialidades Farmacêuticas - DEF 2004/2005 - 33 ed. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2004.

ZANINI, A. C.; OGA, S. Farmacologia Aplicada. 5 ed. São Paulo: Atheneu, 1994.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 344 de 12 de maio de 1998. Substâncias e Medicamentos Sujeitos a controle especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 19 de maio de 1998.

REIS, Nº B. et al. Manual de boas práticas de distribuição, estocagem e transporte de medicamentos, 2 ed., Goiânia, 2000.

SITE DA AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: www.anvisa.gov.br.

BRASIL. ANVISA - Resolução RDC nº 135, de 29 de maio de 2003. Aprova o Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 de jun. de 2003. (Disponível em: www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/legis/resoluções/2003/135 03rdc.htm).

OLIVEIRA, M. C. et al. Vias de Administração de Formas Farmacêuticas.

BRASIL. Ministério da Saúde. Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde. Brasília, 2 ed., 1994. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

CARGOS

- Educador Social - Oficina de Reforço Escolar

- Educador Social - Oficina de Apoio Pedagógico

ESCOLARIDADE: Curso Magistério (Modalidade Normal, nível médio ou superior)
PROVAS: Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos (Didática)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a idéia central de um texto; estabelecer relações entre idéia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira. Coleção base: português - volume único. São Paulo: Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional. FIORIN, José Luiz;

SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.

Observação: Para o conteúdo gramatical, a bibliografia indicada serve como sugestão, podendo o candidato recorrer a outras gramáticas que lhe forem mais acessíveis. O candidato poderá recorrer também a livros didáticos adotados nas escolas de Ensino Médio (2.º grau).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - DIDÁTICA

Conhecimentos Didáticos: 1. 0 processo de ensino-aprendizagem. 2. Tendências Pedagógicas. 3. Planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica. 4. Orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 5. A relação professor/aluno/conhecimento. 6. A avaliação do processo ensino-aprendizagem. 7. A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas. 8. Saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1.a a 4ª séries. Brasília: SEF/MEC, 1997. v. 1 a 10.

BRASIL. MEC - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 9.394/96.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8.069/90.

BRASIL. MEC - Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 .

BRASIL. MEC - Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Resolução CEB/CNE n.º 02/2001.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília. MEC/SEESP, 2005.

CANDAU, Vera. Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Vozes, 2001.

COLL, César. Aprendizagem escolar e construção de conhecimento, Porto Alegre, Armed, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LERNER, DELIA - Ler e Escrever na Escola: o real , o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed. 2002.

LIBANEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, C. Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.

TEBEROSKY, Ana et alii. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CARGO

- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Português

ESCOLARIDADE: Ensino Superior Completo (Habilitação Letras/Português)

PROVAS: Conhecimentos Específicos e Didática

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 1.1. Modalidade básica: descrição, narração, dissertação. 1.2. Fatores de textualidade: Coerência e coesão; Intertextualidade; Progressão temática. 1.3. Relação entre: idéia principal/ideias secundárias; ideias explícitas/ideias implícitas; autor/texto/leitor; inferências contextuais linguísticas e extralinguísticas. 1.4. Figuras de linguagem. 1.5. Funções de linguagem. 2. Língua Falada e Língua Escrita: usos culto e coloquial. 3. Estudo da Língua. 3.1. Sintaxe: Frase/Oração/Período; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Crase. 3.2. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas; afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais (identificação, classificação e emprego). 3.3. Fonética - fonologia: Fonemas (vogais, consoantes e semivogais); Encontro Vocálico; Encontros consonantais e dígrafos. 3.4. Pontuação: normas de pontuação, seus efeitos semânticos e comunicativos. 3.5. Ortografia: Correção ortográfica; Acentuação gráfica; Divisão silábica. 3.6. Semântica: Denotação/Conotação; Polissemia; Sinonímia; Antonímia; Homonímia; Paronímia. 3.7. Habilidade de produção textual.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Imprensa Universitária - UFMG, 1991. FIORIN, José Luiz;

SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: Leitura e Redação. São Paulo: Atica, 1986.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1986.

KOCH, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1991.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 Lições. São Paulo: Atica.

DIDÁTICA

Conhecimentos Didáticos: 1. O processo de ensino-aprendizagem. 2. Tendências Pedagógicas. 3. Planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica. 4. Orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 5. A relação professor/aluno/conhecimento. 6. A avaliação do processo ensino-aprendizagem. 7. A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas. 8. Saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1.a a 4ª séries. Brasília: SEF/MEC, 1997. v. 1 a 10.

BRASIL. MEC - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 9.394/96.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8.069/90.

BRASIL. MEC - Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 .

BRASIL. MEC - Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Resolução CEB/CNE n.º 02/2001.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília. MEC/SEESP, 2005.

CANDAU, Vera. Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Vozes, 2001.

COLL, César. Aprendizagem escolar e construção de conhecimento, Porto Alegre, Armed, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LERNER, DELIA - Ler e Escrever na Escola: o real , o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed. 2002.

LIBANEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, C. Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.

TEBEROSKY, Ana et alii. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CARGOS

- Advogado
- Arquiteto
- Educador Físico
- Engenheiro Civil
- Instrutor de Atividades Recreativas e Esportivas -Futebol, Handebol, Voleibol, Futsal e Natação
- Médico Anestesista
- Médico Cardiologista
- Médico Cirurgião
- Médico Clínico-Geral
- Médico do PSF - Programa de Saúde da Família
- Médico Endocrinologista
- Médico Geriatra
- Médico Ginecologista/Obstetra
- Médico Intensivista
- Médico Oftalmologista

- Médico Ortopedista
- Médico Psiquiatra
- Médico Pediatra
- Médico Radiologista
- Médico Veterinário
- Psicólogo
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Ciências
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Educação Física
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Geografia
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) - Inglês
- Professor de Ensino Básico II (PEB II) -Matemática
- Professor de Oficina de Esportes - futebol, handebol,voleibol, futsal e natação.

ESCOLARIDADE: NÍVEL SUPERIOR ESPECÍFICO (CONFORME O ANEXO I DO EDITAL)

PROVAS: Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a idéia central de um texto; estabelecer relações entre idéia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira. Coleção base: português - volume único. São Paulo: Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional. FIORIN, José Luiz;

SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Atica.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.

Observação: Para o conteúdo gramatical, a bibliografia indicada serve como sugestão, podendo o candidato recorrer a outras gramáticas que lhe forem mais acessíveis. O candidato poderá recorrer também a livros didáticos adotados nas escolas de Ensino Médio (2.º grau).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO

ADVOGADO

DIREITO CONSTITUCIONAL - A Constituição da República Federativa, de 5 de outubro de 1988. Princípios fundamentais: fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil e princípios norteadores das relações internacionais. Direitos e garantias fundamentais: Direitos e deveres individuais e coletivos; Direitos sociais; Nacionalidade; Direitos políticos; Dos partidos políticos. Da organização do Estado: Organização política administrativa; A União; Os Estados; O Município; O Distrito Federal e Territórios. Da Administração Pública: Disposições gerais e princípios, servidores públicos civis e militares; Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária; Da tributação e do orçamento; Do sistema tributário nacional: princípios gerais; Das limitações do poder de tributar, Impostos da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios; Da repartição das receitas tributárias; Das finanças públicas.

DIREITO ADMINISTRATIVO - Administração Pública: Características; Modo de atuação; Regime Jurídico; Poderes e deveres do Administrador Público; Uso e o abuso do poder. Princípios básicos da administração. Personalidade jurídica do Estado: Órgão e agentes públicos; Competência. Poderes Administrativos: Poder vinculado; Poder discricionário; Poder hierárquico; Poder disciplinar; Poder regulamentar; Poder de polícia. Atos Administrativos: Conceito e requisitos; Atributos; Classificação; Espécies; Anulação e revogação. Organização Administrativa: Administração direta e indireta; Centralização e descentralização. Licitações. Contratos Administrativos. Domínio público: Conceito e classificação dos bens públicos; Administração, utilização e alienação de bens públicos; imprescritibilidade; impenhorabilidade e não oneração dos bens públicos; Aquisição de bens pela administração pública; Responsabilidade civil da administração pública. Controle da administração, Tipos e formas de controle, responsabilidade fiscal, controle administrativo, controle legislativo e judiciário.

DIREITO CIVIL - Teoria Geral do Direito Civil: Eficácia da lei Nº tempo; Eficácia da lei Nº espaço. Personalidade e capacidade; Das pessoas jurídicas. Dos bens públicos. Dos fatores Jurídicos: do ato Jurídico; do negócio Jurídico; modalidades do ato e negócio Jurídico; do erro; do dolo; da coação; da lesão; da simulação; da fraude contra credores. Da prescrição; Da decadência. Obrigações: Fontes das obrigações; Elementos da obrigação; Efeitos da obrigação; Obrigações e suas classificações: obrigação de dar, fazer e não fazer; obrigações divisíveis e indivisíveis; obrigações alternativas, obrigações objetivamente múltiplas; obrigações subjetivamente múltiplas; obrigações solidárias. Do adimplemento e extinção das obrigações. Do inadimplemento das obrigações. Das várias espécies de contratos. Da responsabilidade civil. Da posse em geral, classificação, aquisição, perda, efeitos da posse, interditos possessórios. Da propriedade: aquisição e perda da propriedade móvel e imóvel. Dos direitos de vizinhança.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - Código de Processo Civil. Do processo de conhecimento. Do processo de execução. Do processo cautelar. Dos procedimentos especiais.

DIREITO PENAL: Dos crimes contra a administração pública.

DIREITO TRIBUTÁRIO - Sistema Tributário Nacional: competência e limitações; Dos impostos, das taxas, da contribuição de melhoria e das contribuições sociais. Distribuições de receitas tributárias: disposições gerais; Dos fundos de participação dos Estados e dos Municípios. Da obrigação tributária: fato gerador, sujeito ativo e passivo, responsabilidade tributária. Crédito tributário: disposições gerais, constituição, suspensão, exclusão e extinção do crédito tributário, Garantias e privilégios do crédito tributário. Fiscalização. Dívida Ativa. Certidões Negativas.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ANDRADE FILHO, E. O. Direito penal tributário. São Paulo: Atlas, 2004.

BALEEIRO, A. Direito tributário brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

BONAVIDES, P. Curso de direito constitucional. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2004. Código Civil Brasileiro (Lei. n º. 10.406, de 10 de janeiro de 2002). Código de Processo Civil. Código Penal. Código Tributário Nacional.

COELHO, S. C. Nº Curso de direito tributário brasileiro 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

DA SILVA. J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

TEODORO JÚNIOR, Humberto, Curso de Direito Processual Civil Vol. I, II, III. Rio de Janeiro: Forense.

MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. São Paulo: Malheiros, 2004.

MEIRELLES. E. L., Direito administrativo brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

MELO. C. A. B., Curso de Direito Administrativo. 17 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

MONTEIRO, W. B. Curso de Direito Civil. Vol. 1, 3, 4, 5. São Paulo: Saraiva.

MOREIRA. J. C. B. O Novo Processo Civil Brasileiro. Rio de Janeiro: Forense.

PEREIRA. C. M. S. Instituições do Direito Civil. Vol. I, II, III, IV. Rio de Janeiro: Forense.

PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2004.

RODRIGUES, S. Curso de Direito Civil. Vol. 1, 2, 3, 4, 5. São Paulo: Saraiva.

SANTOS. M. A. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense.

ARQUITETO

1. Projetos: arquitetura, instalações elétricas, instalações hidráulicas, instalações sanitárias, estruturas. 2. Análise Orçamentária: orçamento de obras, reajustamentos, quantitativos, licitações e contratos administrativos, utilização de índices de custos. 3. Topografia. 4. Especificação Técnica de materiais e serviços. 5. Tecnologia da Construção. 6. Urbanização. 7. Conforto Ambiental: Acústica, Insolação, iluminação e ventilação. 8. Noções de Cálculo Estrutural. 9. Noções de Resistência dos Materiais. 10. Noções de Mecânica dos Solos. 11. AutoCAD. 12. Projetos físicos de estabelecimentos de serviços de saúde e da área de produtos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BAUD, G. Manual de Pequenas Construções. Hemus Ed. S.A., 1998.

CARDÃO, Celso. Técnica da Construção. Vols. I e II. Edições Engenharia e Arquitetura, 1976.

CHING, Francis D. K. e ADAMS, Cassandra. Técnicas de Construção Ilustrada. Bookman Companhia Editora, 2001.

CREDER, Hélio. Instalações Elétricas. Livros Técnicos e Científicos Ed., 1982.

DE MARCO, Conrado Silva. Elementos de Acústica Arquitetônica. Nobel, 1982.

FROTA, Anésia Barros e SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de Conforto Térmico. Nobel, 1988.

LEI FEDERAL Nº 8.666/93, de 21/6/1993, e suas atualizações.

LEI FEDERAL Nº 4.320/64, de 17/3/1964 e suas atualizações.

MACINTYRE, Archibald Joseph. Instalações Hidráulicas. Livros Técnicos e Científicos Ed., 1996.

MENEGOTTO, José Luis; ARAÚJO, Tereza Cristina Malveira de. O Desenho Digital - Técnica & Arte. Interciência, 2000.

MOLITERNO, Antônio. Caderno de Projetos de Telhados em Estruturas de Madeira. Edgard Blucher Ltda, 1981. 12.

RANGEL, Alcyr Pinheiro. Projeções Cotadas e Desenho Projetivo. Ao Livro Técnico, 1979.

RIVERO, Roberto de. Acondicionamento Térmico Natural da Arquitetura e Clima. D. C. Kuzzatto Ed. Ltda: Ed. da Universidade UFRGS, 1985. RDC Nº 50, de 21/2/2002. Projetos Físicos de Estabelecimentos de Saúde. RDC Nº 307 DE 14/11/2002. Alterações da RDC Nº 50, de 2/2/2002. RDC Nº 189, de 18/7/2003.

REGULAMENTAÇÃO DE ANÁLISE, AVALIAÇÃO DE PROJETOS FÍSICOS.

EDUCADOR FÍSICO

Políticas públicas em educação física. Política nacional de promoção da saúde. Práticas corporais: benefícios e riscos. Educação física e saúde. Fisiologia do exercício. Avaliação e prescrição de exercícios físicos. Epidemiologia da atividade física. Aprendizagem e desenvolvimento motor: conceitos básicos envolvidos no planejamento das habilidades motoras a serem trabalhadas. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pactovolume7.pdf. GEIS, Pilar Ponte. Atividade física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MAGILL. R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Bluche, 1984.

MARCELINO, Nelson C. (Org.). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001.

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício - Energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1998.

NAHAS, Markus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)]. BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

ENGENHEIRO CIVIL

Relacionamento sistêmico entre os diversos projetos do edifício: especificações técnicas, memorial descritivo, coordenação e interferências entre os projetos de arquitetura, estrutura e instalações. Planejamento e controle de obra: conceituação básica de planejamento e controle de obras, cronogramas físico-financeiros (análise). Canteiro de obras: planejamento do canteiro de obras, programação e controle de produção (controle de qualidade), desmontes, movimentos de terra (corte e aterro), equipamentos e ferramentas usuais, contenção e proteção de taludes. Locação da obra: processos e verificações. Alvenarias: alvenaria de tijolos cerâmicos (tipo de paredes, argamassa de assentamento, técnica de assentamento dos tijolos nas alvenarias, cintas e vergas, cunhamento das paredes), alvenaria de blocos de concreto (blocos e materiais de assentamento, processos construtivos), alvenarias especiais. Esquadrias: função e composição, esquadrias de madeira (generalidades, especificações, técnicas de fixação, recomendações); esquadrias metálicas (generalidades, especificações, técnicas de fixação, recomendações); vidros: tipos e técnicas de colocação. Revestimentos: função, revestimento de paredes e tetos - tipos de técnicas de execução. Pavimentação (pisos) - tipos e técnicas de execução, juntas e arremates. Coberturas; tipos de telhado, tipos de telhas, nomenclaturas das tesouras, impermeabilidade das lajes, tratamento térmico e acústico. Pintura: função, processamento da pintura, tipos e técnicas das pinturas mais comuns (cal, gesso, óleo, plásticas). Orçamentos: conceitos básicos, modalidade de orçamento, cálculo das qualidades, custos ou preços unitários de serviços, formulação do preço, reajustamento do preço, medições práticas e acompanhamento da obra. O concreto de cimento portland - dosagem e controle tecnológico. Conceitos de Tensão e Deformação. Critérios das Normas Brasileiras. Execução de estruturas de concreto armado em edifícios: forma, ferragens e instalações (características, materiais e processos); forma convencional de madeira (diferentes elementos estruturais); armaduras (aços para armaduras, montagem dosagem do concreto, obtenção do concreto, transporte, lançamento, adesamento, cura), retirada da forma e do escoamento. Execução de estruturas de concreto armado em edifícios: concretagem e desforma: concretagem (planejamento de concretagem, dosagem de concreto, obtenção de concreto, transporte, lançamento, adensamento, cura), retirada das formas e do escoamento. Sondagem de reconhecimento do subsolo: generalidades, objetivos, métodos de sondagem (especificações). Fundações diretas para edifícios (tipos e técnicas construtivas), alicerce corrido (tipos e técnicas construtivas), blocos (tipos e técnicas construtivas) e tubulões (tipos e técnicas construtivas), vigas baldrames, impermeabilização nos alicerces e baldrames, controle executivo. Fundações indiretas para edifícios: tipos e técnicas construtivas; estacas: tipos e técnicas construtivas, blocos de transição: objetivos e técnicas construtivas; controle executivo. Terminologia e dimensionamento das instalações de água fria, quente e gelada. Instalações especiais: ar-condicionado, alarme, para-raios, incêndios incineradores. Dimensionamento dos diâmetros de recalque e de sucção. Licitações e contratos: legislação específica para obras de engenharia civil; participação em comissões de licitação; análise de contratos para execução de obras. Vistoria e elaboração de pareceres.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABNT NBR 6.118:2003 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, Rio de Janeiro, RJ, 2003.

FALCÃO BAUER, L.A. Materiais de Construção. Vol 2. São Paulo: Editora LTC, 1999.

FIORITO, A. J. S. I. Manual de Argamassas e Revestimentos: Estudos e Procedimentos de Execução. São Paulo: PINI, 1994.

LIMMER, C. V. Planejamento, orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1996.

METHA, P.K.; MONTEIRO, P.J.M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais. São Paulo: PINI, 1994.

NEVILLE, A.M. Propriedades do Concreto. São Paulo: Editora Pini, 1989.

RIPPER E. Como Evitar Erros na Construção. São Paulo: PINI. VIANNA, M.R. Instalações hidráulicas prediais. Belo Horizonte: Imprimatur, 1998. 360p.

LEAKE, James & BORGERSON, Jacob L. Manual de Desenho Técnico para Engenharia - Desenho, Modelagem e Visualização. LTC Editora. ed 1/2010.

BAUER, Luiz Alfredo Falcão. Materiais de Construção. Vol. 1. Ed. LTC. ed. 5/1994.

BAUER, Luiz Alfredo Falcão. Materiais de Construção. Vol. 2. Ed. LTC. ed. 5/1994.

CASACA, João Manuel Martins, MATOS, João Luís de, & DIAS, José Miguel Baio. Topografia Geral. Ed. LTC. ed. 4/2007.

BRUNETTI, Franco. Mecânica dos Fluídos. Ed. Pearson. 2. ed. 2008.

SANTOS. Alvaro Rodrigues dos. Geologia de Engenharia - Conceitos, Método e Prática. Ed. O Nome da Rosa. 2. ed. 2009.

MASSAD, Faiçal. Obras de Terra - Curso Básico de Geotecnia. Ed. Oficina de Textos. 2. ed. 2010.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica Dos Solos e Suas Aplicações. Vol 1. Ed. LTC. 6. ed. 2011.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica Dos Solos e Suas Aplicações. Vol 2. Ed. LTC. 6. ed. 2011.

PINTO, Nelson L. S., HOLTZ, Antônio T., MARTINS, José A. HIDROLOGIA BÁSICA. Ed. Edgard Blucher. ed. 2003.

CARVALHO, Roberto C. FIGUEIREDO FILHO, Jasson R. de. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. Ed. Edufscar. 3. ed. 2009.

YAZIGI, Walid. Técnica de Edificar. Ed. PINI. 11. ed. 2010.

JORDÃO, Eduardo Pacheco. PESSOA, Constantino Arruda. Tratamento de Esgotos Domésticos. Ed. ABES. 3. ed. 1995.

AZEVEDO NETTO, José M. de. Técnica de Abastecimento e Tratamento de Agua. Ed. CETESB. 3. ed. 1987.

VON SPERLING, M., CHERNICHARO, C.A.L. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Vol. 1 a 5. Ed. CETESB. ed UFMG, 1996.

ALONSO, U.R. Exercícios de Fundações. São Paulo: Edgar Blücher Ltda, 1983.

SÉGUIN, Elida. Estatuto da Cidade. Ed. Forense. 2. ed. 2005.

NUVULARI, Ariovaldo. Esgoto Sanitário - coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola. Ed. Blucher. ed. 2009.

BARTHOLOMEU D. B., & CAIXETA-FILHO, J. V. Logísitica Ambiental de Resíduos Sólidos. Ed. Atlas. ed. 2011.

FUSCO, Péricles Brasiliense. Estruturas de Concreto - Solicitações Tangenciais. Ed. PINI. 1. ed.

KRIPKA. Moacir. Análise Estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura - Estruturas Isostáticas. Ed. PINI. 2. ed. 2012.

MANDARINO, D.; ROCHA, A. J. F.; LEIDERMAN, R. B. Geometria Descritiva & Fundamentos de Projetiva. Plêiade. 2011.

CAVALCANTI, P.J. Mendes. Fundamentos de Eletrotécnica. Ed. Freitas Bastos. ed. 22/2012. LIMA, Silvio de Souza;

SORIANO, Humberto Lima. Análise de Estruturas. Vol 1 - Método das Forças e Método dos Deslocamentos. Editora Ciência Moderna.

GRIBBIN, John E. Introdução à Hidráulica, Hidrologia e Gestão de Aguas Pluviais. Cengage Learning.

REBELLO, Yopanan C. P. Estruturas de Aço, Concreto e Madeira. Ed. Zigurate.

GERSCOVICH, DENISE. Estabilidade de Taludes. Ed. Oficina de Tex.

CARVALHO, Roberto Chust. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. 3ª ed. Edufscar.

INSTRUTOR DE ATIVIDADES RECREATIVAS E ESPORTIVAS (FUTEBOL, HANDEBOL, VOLEIBOL, FUTSAL E NATAÇÃO)

1. Fisiologia do Exercício: compreensão das alterações fisiológicas que ocorrem durante as atividades físicas. 2. Aprendizagem e desenvolvimento motor: conceitos básicos envolvidos no planejamento das habilidades motoras a serem trabalhadas. 3. Iniciação esportiva: metodologia de ensino. 4. Jogos, lutas e brincadeiras. 5. Atividades rítmicas e expressivas. Treinamento esportivo: Elaboração e regulação dos processos de treinamento; métodos de treinamento. Handebol: Regras oficiais, fundamentos e aperfeiçoamento técnico-tático; conhecimento e aplicação dos sistemas de ataque e defesa, contra-ataque e goleiro; métodos e técnicas de ensino. Voleibol: Estudo dos elementos técnicos do jogo; métodos de ensino; regras oficiais; características específicas do voleibol - táticas individuais e coletivas. Treinamento físico, técnico, tático e psicológico; métodos de treinamento. Natação: Técnicas do crawl, peito, costas e borboleta; saídas e viradas. Futsal: Regras oficiais; treinamento em Futsal com enfoque nos aspectos pedagógicos, fisiológicos, psicológicos, técnicos e táticos (sistemas defensivo e ofensivo). Futebol de campo: Histórico do futebol e sua evolução no mundo; regras oficiais; fundamentos técnicos (sistemas defensivo e ofensivo).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BIZZOCCHI, C. C. Voleibol de Alto Nível: Da iniciação à competição. São Paulo: Manole, 2004.

BOMPA, O. T. Treinando atletas de desporto coletivos. São Paulo: Phorte, 2004.

GRECO, P.J. e Benda, R.N. (organiz.) Iniciação Esportiva Universal 1 - Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 1998.

GRECO, Pablo Juan. Organizador. Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol.. 1ª edição. 2000.

GRECO, Pablo Juan. Organizador.Caderno do Goleiro de Handebol. Belo Horizonte: [s.n], 2002.

GUERRA, M. Recreação e lazer. 5. ed. Porto: Alegre Sagra-DC, Luzatto, 1996.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MAGILL. R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Edgar Bluche, São Paulo, 1984.

MAGLICHO, E. Nadando ainda mais rápido. São Paulo: Manole, 1999.

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício - Energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1998.

NAHAS, Markus V. EHRET, A .; SPATE, D.; SCHUBERT, R.; ROTH,C. Manual de Handebol - treinamento de Base para Crianças e Adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.

PLATONOV, V. Nº Tratado geral de treinamento desportivo. São Paulo: Phorte, 2008.

SANTIN, S. Educação Física: temas pedagógicos. Est. ESEF/UFRGS, Porto Alegre, 1992.

SANTOS, R. Handebol 1000 Exercícios. 2. ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1999.

SCHMIDT, R.a Aprendizagem e performance motora. Dos princípios à prática. São Paulo: Ed. Movimento, 1993.

SOARES, C.L.; Taffarel, C.N.Z.; Varjal, E.; Filho, L.N.; Escobar, M e Bracht, V. Metodologia do ensino de Educação Física - coletivo de autores. Ed.Cortez, 1992.

SOUZA, E. S. e Vago, T.M. (org.) Trilhas e partilhas - Educação Física escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Editora Cultura, 1997.

TANI, G. Manoel; Kokobun, E. e Proença. Educação Física Escolar. São Paulo: Edusp/EPU, 1988.

TUBINO, M. J. G; MOREIRA S. B. Periodização, Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo. São Paulo, Phorte, 2002.

WEINECK, J. Treinamento Ideal. 9. ed. São Paulo: Manole, 1999.

MÉDICO ANESTESISTA

Avaliação pré-anestésica; Monitorização peroperatória; Manejo de vias aéreas; Anestesia Ambulatorial; Anestesia Obstétrica; Anestesia em Urgência; Anestesia Pediátrica; Distúrbios Hidroeletrolíticos; Distúrbios ácido-base; Complicações anestésicas; Fisiopatologia da dor; Anestesia nas endocrinopatias; Anestesia para radiologia intervencionista e diagnóstica. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BARASH, P.G., CULLEN, B.F., STOELTING, R.K. Clinical anesthesia. 5th ed, Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2005.

MORGAN Jr., G.E.; MIKHAIL, M.S.; MURRAY, M.J. Clinical anesthesiology. 4th ed. New York: Lange Medical Books/McGraw-Hill, 2006.

PIRES DE MORAES, R. Anestesia no trauma. Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais, 2006.

SHNIDER AND LEVINSON'S. Anesthesia for obstetrics. 4th ed, Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2002.

YAMASHITA, A. M.; TAKAOKA, F.; AULER Jr., J.O.C. et al. Tratado de anestesiologia. SAESP, São Paulo: Atheneu, 2006.

BRASIL. Constituição Federal.

Artigos 196, 197, 198, 199 e 200. BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

1. Exames subsidiários em cardiologia: ECG - Holter, Teste ergométrico, Ecocardiograma, Mapa, Radiologia e Angiografia, Cateterismo cardíaco, Arteriografia coronária, Imagenologia nuclear, Análises clínicas. 2. Fisiologia cardíaca. 3. Edema pulmonar. 4. Choque - Falência circulatória aguda. 5. Arritmias cardíacas. 6. Marca-passo. 7. Morte súbita. 8. Hipertensão pulmonar. 9. Hipertensão arterial sistêmica. 10. Cardiopatias congênitas. 11. Valvulopatias. 12. Endocardite - Pericardites. 13. Aterosclerose. 14. Insuficiência cardíaca. 15. Doença arterial, coronariana: Isquemia miocárdica, Infarto agudo do miocárdio, Doença isquêmica crônica do coração. 16. Dislipidemias. 17. Miocardiopatias e miocardites. 18. Doenças da horta. 19. Corpulmonale e troboembolia pulmonar. 20. Doenças de outros sistema com acometimentos cardiovasculares: Doença reumática e colagenopatias, Doença hematológicas, Doenças oncóticas, Doenças Neurológicas, Doença endócrinas, Doença da gravidez. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Heart Disease Tex Book Of Cardiovascular. Medicina - Tratado de Medicina Cardiovascular - E. BRAUNWALD. The Hert Arteries and Veins - O Coração.

J. WILLIS HURST, MD - LOGUE - SCHLANTWENGER Eletrocardiograma - J. TRAWUHESI - ENÉAS CARNEIRO.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO CIRURGIÃO

Atendimento clínico nas urgências cirúrgicas; Interpretação dos sinais e sintomas em cirurgia de urgência; Propedêutica da dor abdominal; Exames complementares básicos em cirurgia; Métodos de imagem nas cirurgias abdominais; Punção abdominal; Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos; Uso de antibióticos em cirurgia; Avaliação clínica do paciente cirúrgico; Controle per e pós-operatório; Traqueostomia, estomias, drenagens, paracentese; Cateterismo venoso central; Cuidados a serem dispensados a pacientes vítimas de pequenas lesões; Abdome agudo; Úlcera cloridropéptica, íleos; Apendicite aguda, litíase biliar, colecistite aguda; Derrames pleurais; Doenças clínicas que simulam abdome agudo cirúrgico; Politraumatizado: abordagem inicial, primeiros socorros; Cânceres do aparelho digestório; hérnias da parede abdominal; tromboembolismo; doenças da tireoide e paratireoide; tumores endócrinos abdominais. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

DOHERTY, G.M., LOWEY JK; MASON JE; REZNICK SI; SMITH MA. Washington. Manual de cirurgia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

FAHEL E; SAVASSI-ROCHA PR. Abdome agudo não traumático. Rio de Janeiro: MedBook, 2008.

FONSECA FP; SAVASSI-ROCHA PR. Cirurgia ambulatorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1999.

FREIRE, E. Trauma. A doença dos séculos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.

PAULA CASTRO, L. e COELHO LCV Gastroenterologia. Rio de Janeiro: MEDSI, 2004.

RODRIGUES MAG; CORREIA MITD; SAVASSI-ROCHA PR. Fundamentos de clínica cirúrgica. Belo Horizonte: Coopmed, 2006.

SABINSTON JR., D.C. Tratado de cirurgia. 15. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

VINHÁES, J.C. Clínica e terapêutica cirúrgicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

WAY, LW. Cirurgia, diagnóstico e tratamento. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO CLÍNICO-GERAL

Hipertensão arterial sistêmica; Arritmia cardíaca; Insuficiência coroniana aguda; Infarto agudo do miocárdio; Tromboembolismo - embolia pulmonar aguda; Insuficiência cardíaca; Hepatites virais; Doenças de Chagas; Esquitossomose Mansoni; Leishmaniose - cutânea e visceral; Síndrome de imunodeficiência humana adquirida; Tuberculose pulmonar; Raiva; Ofidismo; Escorpionismo/aracneísmo; Insuficiência hepática; Insuficiência renal aguda; Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido básico; Diabetes Melitus; Hipertireoidismo; Hipotireoidismo; Doenças cloridopépticas; Doenças inflamatórias intestinais; Icterícias; Neoplasias pulmonares; Insuficiência respiratória aguda; Asma brônquica; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Cancer gástrico; Micoses pulmonares. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CECIL. Tratado de Medicina Interna - Volumes 1 e 2, 2ª ed; - Editora Elvesier: 2005.

NEVES David Pereira. Parasitologia Humana - 11. ed. Editora Atheneu: 2005.

HARRISON. Medicina Interna - 15. ed. - Editora McGraw Hill Interamericana do Brasil:

VERONESI, Ricardo. Tratado de Infectologia - Volumes 1 e 2. - Editora Atheneu: 1996.

HINRICHSEN, Silvia Lemos. Doenças Infecciosas e Parasitárias. Editora Guanabara Koogan: 2005.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO DO PSF - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

1. Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes em Atenção Primária em Saúde 2. Promoção e proteção à saúde da criança, da mulher do adolescente, do adulto e idoso 3. Identificação das fases evolutivas e assistência aos transtornos adaptativos da infância, adolescência, do adulto e da velhice, 4. Assistência à gestação normal, identificando os diferentes tipos de risco 5. Assistência ao parto e puerpério normais 6. Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes do ciclo gravídico-puerperal 7. Cuidados ao recém nascido normal e condução da puericultura 8. Tratamento das afecções mais freqüentes na infância, na adolescência,na idade adulta e na velhice 9. Reconhecimento e primeiros cuidados às afecções graves e urgentes 10. Interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária 11. Orientação dos distúrbios psicológicos mais comuns na prática ambulatorial 12. Diagnóstico das patologia cirúrgicas mais freqüentes e encaminhamentos necessários 13. Orientação pré e pós-operatória das intervenções cirúrgicas mais simples 14. Técnicas e cuidados relativos às cirurgias ambulatoriais mais simples 15. Diagnóstico dos problemas mais freqüentes de saúde ocupacional 16. Conhecimento sobre o ciclo vital, a estrutura e a dinâmica familiar. 17. Reconhecimento e abordagem das crises familiares, evolutivas e não evolutivas, das disfunções familiares no âmbito da Medicina de Família e Comunidade 18. Conhecimento e utilização das principais técnicas de dinâmica de grupo 19. Promoção de ações de educação em saúde e ações em parceria com a comunidade 20. Identificação dos problemas de saúde da comunidade, particularizando grupos mais vulneráveis 21. Desenvolvimento de ações de caráter multiprofissional ou interdisciplinar 22. Cadastro familiar e delineamento do perfil de saúde de grupos familiares 23. Gerenciamento de serviços de saúde 24. Montagem e operação de sistemas de informação na Atenção Primária à Saúde 25. Organização de arquivo médico 26. Montagem, orientação e avaliação de sistema de referência e contra-referência 27. Atuação intersetorial nos vários níveis de atenção à saúde 28. Estudos de prevalência de morbi-mortalidade e de indicadores de saúde na população sob sua responsabilidade 29. Estudos de demanda e de aspectos específicos da unidade, visando a sua adequação à clientela 30. Conhecimento das novas tecnologias na assistência de atenção no âmbito da medicina geral,da família e da comunidade, baseadas no paradigma bio-psico-social 31. Implementação, controle e avaliação do programa de imunização da unidade 32. Orientação e implementação de atividades de treinamento de pessoal e educação continuada para a equipe de saúde. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

STARFIELD, Bárbara. Atenção Primária, equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços-tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p. BRASIL. Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n.º 8.080/90 - Lei Orgânica da Saúde, 1990. In: Manual Gestor SUS. Rio de Janeiro: Lidador, 1997.

CARVALHO, Guido Ivan; SANTOS, Lenir. Sistema Único de Saúde: Comentários à Lei Orgânica da Saúde (Leis 8.080/90 e 8.142/90). 3. ed. Campinas, Ed. Unicamp, 2001.

CREMESC. Manual de Orientação Etica e Disciplinar. VI, 2ª ed., Florianópolis: CRM-SC, 2000. [Inclui o Código de Etica Médica do CFM. Disponível no Portal CFM e em http://www.portalmedico.org.br/Regional/crmsc/manual/sumario.htm]

DUNCAN, Bruce B. et al. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

MeWHINNEY. A Texbook of Family Medicine, 2. ed., Oxford. Oxford University Press, 1997. 448p.

RAKEL, R. E. Textbook of famili practice. Philadelphia, W B Saunders Co, 2001. - Part I - Principles of Family Practice.

ROQUAYROL, Maria Zélia & ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia Saúde. 6. ed. Rio de Janeiro, Medsi, 2003.

VAUGHAN, J. P.; MARROW, R. H. Epidemiologia para os Municípios: manual para gerenciamento dos distritos sanitários. Tradução: Carlos Dora, Iná dos Santos Hallal, César Gomes Victoria. 3. ed. São Paulo:

HUCITEC, 2002. Tradução de: Manual of epidemiology for district health management. WONCA.

A Definição Européia de Medicina Geral e Familiar: Justin Allen et al., WONCA, 2002. [disponível na página da SBMFC na Internet: www.sbmfc.org.br - traduzido para o português].

MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA

Mecanismos de ação hormonal. Eixo hipotálamo - hipófise. Doenças hipotalãmicas. Diabetes Insipidus e SIHAD. Hipopituitarismo. Adenomas hipofisários. Avaliação funcional da tireóide. Nódulos tireoidianos. Disfunção da tireóide. Neoplasias malignas da tireóide. Doença de Addison. Feocromocitoma. Hiperaldosteronismo primário. Síndome de Cushing. Alterações de aparelho reprodutor masculino e feminino. Crescimento e desenvolvimento. Puberdade normal e patológica. Hipoglicemias. Diabetes Melito. Dislipidemias. Metabolismo do Cálcio. Desordens das glândulas paratireóides. Doenças do metabolismo ósseo. Osteoporose. Neoplasia endócrina múltipla 1 e 2. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Williams Textbook of Endocrinology. P.R. Larsen, H.M. Kronenberg, S. Melmed, K.S. Polonsky, editores. Philadelphia: W.B. Saunders Co. 10. ed. 2005. Basical and Clinical Endocrinology. Francis S. Greenspan, David G. Gardner, editors. 7. ed. McGraw-Hill 2001. Werner and Ingbar's The Thyroid: A Fundamental and Clinical Text. Braverman LE, Utiger RD, Sidney C. Werner, Sidney H. Ingbar, Raven 9. ed. 2004. Disorders of Bone and Mineral Metabolism, Fredric L. Coe, Murray J. Favus. Lippincott Williams & Wilkins; 2. ed. 2002. Vilar, L., CASTELLAR, E., MOURA, E. Et al. Endocrinologia clínica. Rio de Janeiro: MEDSI, 2001.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)]. BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO GERIATRA

I . Epidemiologia do envelhecimento. II. Fisiologia do envelhecimento. III. Avaliação geriátrica ampla. IV. Enfermidades do sistema digestivo no idoso. V. Enfermidades do sistema respiratório no idoso. VI. Enfermidades do sistema cardiovascular no idoso. VII. Enfermidades do sistema nervoso no idoso. VIII. Enfermidades metabólicas no idoso. IX. Enfermidades do sangue no idoso. X. Enfermidades degenerativas das articulações no idoso. XI. Neoplasias no idoso. XII. Emergências clínicas no idoso. XIII. Suporte nutricional no idoso. XIV. Reabilitação física no idoso. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HARRISON. Medicina Interna (vols. I e II). 15. ed. Ed Mc Graw.Hill.

CARVALHO Fo, Eurico Thomaz de;

PAPALÉO NETO, Matheus. Geriatria, fundamentos, clínica e terapêutica. Atheneu, 2000.

PAPALÉO NETO, Matheus; BRITO, Francisco Carlos de. Urgências em Geriatria. Atheneu, 2001.

SOUZA ANDRADE Fo, Carlos Humberto Pereira Antônio de. Neurogeriatria. Revinter, 2001.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA

Ginecologia: Anatomia do trato genital feminino; Fisiologia do ciclo menstrual; Citologia cervicovaginal; Dor pélvica; Tensão pré-menstrual; Endometriose; Doenças sexualmente transmissíveis/Aids; Vulvovaginites; Planejamento familiar; Hemorragia uterina disfuncional; Propedêutica mamária; Cancer de colo uterino; Cancer de corpo; Cancer de mama; Climatério; Tratamento de reposição hormonal; Obstetrícia: Fisiologia da gravidez; Pré-natal; Trajeto ósseo e mecanismo do parto; Assistência ao parto; Puerpério normal e patológico; Cesariana; Hemorragias da primeira metade da gravidez; Hemorragias da segunda metade da gravidez; Desordens hipertensivas da gravidez; Parto prematuro; Gravidez prolongada; Gemelidade; Crescimento intrauterino retardado; Diabetes e gravidez; Drogas e medicamentos usados na gravidez; Líquido amniótico; Rotura prematura das membranas; Doença trofoblástica gestacional. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Endocrinologia ginecológica e infertilidade. SPEROFF. Ginecologia am bulatorial;

CAMARGO, AROLDO; MELO, Victor Hugo de Melo. Ginecologia; Viana, Gerber, Martins Manual do TEGO - Sogimig. Noções Básicas de Obstetrícia; Mário Dias Correia. Tratado de ginecologia; Halbe Willians Obstetrícia.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO INTENSIVISTA

Generalidades sobre o trauma: formas clínicas, etiologia, classificação, anatomia patológica, fisiopatologia; Sistema de atendimento pré-hospitalar; Aproximação inicial do paciente politraumatizado, transporte de pacientes; Tratamento durante o transporte de vítimas de acidentes; Ressuscitação cardiopulmonar; Insuficiência respiratória aguda; Trombose venosa profunda. Tromboembolismo pulmonar. Politraumatizado: abordagem inicial, primeiros socorros ao politraumatizado de trânsito; Trauma torácico; Trauma abdominal; Traumatismo crãnioencefálico e raquimedular. Lesões provocadas por queimaduras e frio. Prevenção do trauma; Insuficiência renal aguda; Intoxicações exógenas. Acidente ofídico e escorpiõnico; Arritmias cardíacas; Insuficiência coronária; Síndromes hemorrágicas; Transfusão de sangue e derivados; Choque; Antibioticoterapia; Abdome agudo; Abordagem ao paciente em coma; Insuficiência respiratória aguda; Abordagem clínico-terapêutica ao paciente em cetoacidose diabética (Diabetes mellitus); Emergência hipertensiva; Status epilepticus; Distúrbios hidroeletrolíticos e ácidos básicos; Arritmias cardíacas; Sangramento gastrintestinal. Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Medicina Intensiva Amib Series Brasileiras. CURRENT medical diagnosis & treatment 2012.

HARRISON. Of principles internal medicine. 18th ed. IRWIN and RIPPE'S. Intensive care medicine. 6th ed.

KNOBEL, Condutas no paciente grave. 3. ed.

PAUL L. The Icu Book Autor Marino. 3. ed.

WASHINGTON. Manual Tm of medical therapeutics. 3rd ed.

MÉDICO OFTALMOLOGISTA

Anatomia do olho e anexos orbitários; Histologia do olho e anexos orbitários; Embriologia do olho e anexos orbitários; Fisiologia do olho e anexos orbitários; Farmacologia do olho e anexos orbitários; Efeitos oftalmológicos adversos das drogas; Óptica e refração oftalmológicas; Semiologia do olho e anexos orbitários; Propedêutica oftalmológica e associada; Patologia do olho e anexos orbitários; Terapêutica oftalmológica clínico-cirúrgica; Manifestações oftalmológicas das doenças sistêmicas; Captação de órgãos. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALLINGHAM, R. R,; DAMJI, K.; FREEDMAN, S.,;MOROI, S. E.; SHAFRANOV, G. Shields' textbook of glaucoma. Philadelphia: Lippincot. BRON, A. J.;

TRIPATHI, R. C.; TRIPATHI, B. J. Wolf's anatomy of the eye and orbit. London: Arnold.

DUANE, T. D.; JAEGER, E. A. (Eds.). Clinical ophthalmology. Philadelphia: Lippincott.

DUKE-ELDER, S. System of ophthalmology. London: Henry Kimpton.

FARAH, M. E.; ALLEMANN, N.; BELFORT Jr., R. Exames e diagnósticos em oftalmologia. Rio de Janeiro: Cultura Médica.

KANSKI, J. J. Clinical ophthalmology; a systematic approach. London: Butterworlh-Heinemann. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

MICHAELS, D. D. Visual optics and refraction; a clinical approach. St. Louis: Mosby.

MILLER, Nº R. Walsh and Hoyt's clinical neuro-ophthalmology. Baltimore: Williams & Wilkins.

ORÉFICE, F. Uveíte clínica e cirúrgica. Atlas e texto. Rio de Janeiro: Cultura Médica.

ROOTMAN J. Diseases of the orbit; a multidisciplinary approach. Philadelphia: Lippincott'.

SHIELDS, J. A; SHIELDS, C. L. Intraocular tumors; an atlas and textbook. Philadelphia:

SHINGLETON, B. J.; HERSH, P. S.; KENYON, K. R. Eye trauma. St. Louis: Mosby.

SPAL TON, D. J.; HITCHINGS, R. A.; HUNTER, P. A. Atlas of clinical ophthalmology. Edinburgh: Churchill Livingstone.

SPENCER, W. H. Ophthalmic pathology; an atlas and textbook. Philadelphia: Saunders.

YANOFF, M.; DUKER, J. S. (Eds). Ophthalmology. SI. Louis: Mosby.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO ORTOPEDISTA

Fraturas e luxações em adultos. Fraturas na criança. Ortopedia pediátrica e fraturas na criança. Patologias do ombro. Infecções orstearticulares. Tumores ósseos. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Revista Brasileira de Ortopedia. Rockwood, Charles A. Júnior, Green, DP, Bulchoz, R.W. - Fraturas em adulto. 3. ed. Rockwood, Charles A. Júnior, Matsen III, Frederik A. Wirth, Michael A., Harryman II, Douglas T. -The shoulder. Vol. I e II. 2. ed. Rockwood, Charles A. Júnior, Wilkin, Kaye E, King, Richard E. - Fraturas na criança. 3. ed. Editora Manole. Schatzker, Joseph. Tile Marvin. - Tratamento Cirúrgico das Fraturas. 1. ed. Editora Manole. Sharrard, W. J. W. - Ortopedia Pediátrica e Fraturas. Vols. I e II.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200. BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO PSIQUIATRA

Transtornos mentais orgânicos: agudos e crônicos; Neuroses; Esquizofrenias; Deficiências mentais; Demências; Depressão, Emergência em psiquiatria; Transtornos psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

KAPLAN, H. I., Sadock, B.I. Compêndio de Psiquiatria, Artes Médicas, 1997.

LOUZÃ, Mário R. Thelma da Motta, Yuan - Pang Wang, Hélio Elkis. Psiquiatria Básica.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO PEDIATRA

Afecções de vias aéreas superiores; Agravos nutricionais; Desnutrição energético-Proteica; Alimentação; Anemias; Asma; Crescimento e desenvolvimento; Diarréia aguda; Diarréia crônica; Diarréia persistente; Distúrbios hidroeletrolíticos; Doenças exantemáticas na infância; febre reumática; Glomerulonefrite; Hipovitaminoses; Imunização; Infecção do trato uinário; Parasitoses intestinais; Pneumonias agudas; Problemas dermatológicos mais comuns; Síndrome nefrótica; Síndromes infecciosas; Tuberculose. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

LEÃO, E- Pediatria Ambulatorial. 3. ed. Belo Horizonte: Cooperativa Editora e Cultura Médica, 1998. Ministério da Saúde. Manual de procedimentos para vacinação. Brasília; Ministério da Saúde, 1993.

NELSON, Waldo E. Tratado de Pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

TONELLI, E. Doenças Infecciosas na Infância. 2. ed. Rio de Janeiro: Medsi. 2000.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)].

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO RADIOLOGISTA

Aparelho ostearticular - Displasias ósseas: infecção óssea em geral, tuberculose, sífilis, sarcoidose; necrose asséptica; doenças articulares; artografia; tumores ósseos benignos; tumores ósseos malignos; lesões pseudotumorais; esqueleto nas hemopatias; o esqueleto nas doenças metabólicas e endócrinas; fraturas e luxações. O Tórax: Exame radiológico do tórax; patologia da parede torácica, diafragma e pleura; pneumonia alveolar e intersticial, broncopneumonia, abscesso pulmonar, tuberculose pulmonar, micoses pulmonares; doença pulmonar obstrutiva crônica; tumores do pulmão; doenças pulmonares por alteração da atividade imunológica, pulmão hipersensível; edema pulmonar, tromboembolismo pulmonar; pneumoconiose, pneumopatias ocupacionais; o tórax no pós-operatório; síndrome de angústia respiratória do adulto; radiologia do mediastino; doenças pulmonares de etiologia desconhecida. Sistema Cardiovascular: O coração normal, métodos de exames; radiologia da circulação pulmonar; radiologia das cardiopatias congênitas; radiologia das cardiopatias adquiridas; radiologia do pericárdio. Aparelho Digestivo e Abdome: Radiologia do esôfago; radiologia do estômago e duodeno; radiologia do intestino delgado; radiologia do intestino grosso; radiologia das vias biliares e do pancreas; o abdome agudo. Aparelho Gênito-urinário: Métodos de exames; lesões congênitas; urolitíase nefrocalcionosa; glomerulonefrite crônica, pielonefrite crônica, pielonefrite xantogranulomatosa; hipertensão renovascular; massas expansivas renais, cistos renais, hipernefroma; patologia vesical e prostática, uretrocistografia, cistouretrografia miccional; radiologia em ginecologia, histerossalpingografia, anomalias congênitas uterinas, adenomiose, miomatose, cancer do endométrio, patologia tubária. Radiologia em Otorrinolaringologia: Radiologia da laringe; radiologia dos seios da face; radiologia das mastóides; o osso temporal. Neurorradiologia: Radiologia do crânio normal; calcificações intracranianas normais e patológicas; lesões supra e infratentoriais; angiografia cerebral normal e patológica; anielografia. Física dos Raios X: Produção de Raios X; circuito básico de um aparelho de Raios X; propriedades dos Raios X; efeitos biológicos das radiações; radiobiologia: meios de proteção em radiologia; absorção dos Raios X; antidifusores; exames intensificadores; filmes radiográficos; formação da imagem radiológica. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BENJAMIN, Felson. The acute abdomen. BRAASCH, Emmett. Clinical Urography.

CAFFEY. Diagnóstico Radiológico em Pediatria.

EDEIKEN-Hodes. Diagnostico Radiologico de Ias enfermidades de los huesos.

MARGULIS-Burhenne. Alimentary Tract Roentgemology.

OSBORAN, Anne G. Diagnostic Neuroradiology.

PAUL-JUHL. Interpretação Radiológica. SANCHO, R. Blanco; R. Salador Monte. Esterelidade in Fertilidad Feminina.

SUTTON. Textobook of Radiology.

TEPLICK, Haskin-Schment. Roentegenologic Diagnosis.

BRASIL. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 20 set. 1990 [com redação dada pela Lei 9.836, de 23 de setembro de 1999 (Diário Oficial da União, 24 set. 1999)]. BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 31 dez. 1990.

MÉDICO VETERINÁRIO

Epidemiologia: Introdução; O método epidemiológico; Epidemiologia descritiva. Epidemiologia analítica. Noções de demografia e estimativas de populações; Componentes ecológicos das doenças transmissíveis; inter-relações agente-hospedeiro-ambiente; Fontes de infecção. Mecanismos de transmissão. O processo epidêmico; Programa de combate às doenças; Modelos de estudos epidemiológicos das zoonoses; Epidemiologia das doenças transmitidas por veículo comum. Doenças bacterianas: introdução; Gênese e desenvolvimento das doenças infecciosas bacterianas: estreptococcias, estafilococcias, mamites, bruceloses, corinebacterioses, tuberculoses, cam pilobacterioses, salmoneloses, colibaciloses, carbúnculo sintomático, leptospirose, botulismo. Doenças por vírus, clam ídias e micoplasmas: introdução; Aspectos imunológicos e desenvolvimento das doenças: raiva, febre aftosa, varíolas, leucose bovina, clam idioses, anaplasmoses, peste suína clássica. Doenças Parasitárias e Micóticas: Introdução; Parasitoses do trato intestinal e outros órgãos abdominais; Dictiocaulose e metastrongilose; Babesioses; Eimerioses; Tricomonoses; Tripanossomíases; Leishmanioses; Toxoplasmoses; Ectoparasitoses; Micoses. Saneamento: A água e sua importância higiênica; Aspectos qualitativos e quantitativos das fontes de abastecimento. Epidemiologia das doenças de veiculação hídrica. Aspectos sanitários da construção de poços rasos. Exame bacteriológico da água. Tratamento da água destinada aos animais domésticos. Solo e sua significação higiênica. Ar e sua significação higiênica. Destino de resíduos orgânicas no meio rural. Desinfetantes e métodos de desinfecção. Controle de roedores. Produção e controle de produtos biológicos: introdução; Vacinas e antígenos usados no Brasil. Planificação em saúde animal: Legislação sanitária. Planificação em saúde animal. Tecnologia de leite e produtos derivados: introdução; Leite, conceito, classificação, composição e propriedades organolépticas. Fatores de variação na composição do leite e derivados.Valor nutritivo do leite. Leites anormais. Tipos de leite de consumo. Produção higiênica do leite. Métodos de conservação e tratamento do leite. Limpeza e desinfecção na indústria de laticínios. Princípios de tecnologia dos produtos derivados do leite. Inspeção de leite e produtos derivados: introdução: Flora normal e contaminante. Utilização de microorganismo na industrialização do leite. Doenças transmissíveis ao homem pelo consumo do leite e derivados. Famílias lactobacteriáceas e enterobacteriáceas: características e propriedades culturais. Leveduras no leite e derivados. Microbiologia e inspeção sanitária do leite de consumo - Leites A, B e C. Microbiologia e inspeção de creme e da manteiga. Microbiologia e inspeção dos queijos. Inspeção de carnes e produtos derivados: introdução: Animais de abate. Objetivos e técnicas de inspeção. Exigências regulamentares nas edificações e instalações de matadouros, frigoríficos e outros. Inspeção ante mortem, processos de matanças, exigências regulamentares. Inspeção post mortem, linha de inspeção e cuidados higiênicos. Parasitoses e infecções dos animais de abate, transmissíveis ao homem pela ingestão de carne. Contaminação microbiana das carnes. Identificação e inspeção das carnes anormais, de conservadores, de produtos gordurosos e conservas enlatadas e embutidos. Tecnologia de carnes e produtos derivados: introdução. Estabelecimentos industriais de carnes e produtos derivados. Edificações, instalações e regulamentação. Abastecimento de água. Matadouro frigorífico: operações básicas. Aproveitamento da carcaça. Processamento da carcaça. Inspeção sanitária de aves, ovos, pescado e mel. Aves: Alterações e regulamentação da inspeção. Ovos e mel: Classificação e inspeção. Pescado: Características. Regulamentação da inspeção. Legislação: Defesa sanitária animal. Fiscalização da indústria, do comércio, da utilização, e transporte de produto de uso veterinário.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CORREA, Walter Mauricio; CELIA Nogueira Mauricio Correa. Enfermidades infecciosas dos mamíferos domésticos. 2. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1992.

CORREA, OUTUBRINO. Doenças parasitárias dos animais domésticos. 4. ed. Porto Alegre: Sulina.

FORATTINI, Osvaldo Paulo. Ecologia, epidemiologia e sociedade. São Paulo: EDUSP: Artes Medicas, 1992.

ROUQUAYROL, Maria Zelia. Epidemiologia & Saúde. Fortaleza: Funifor, 1983.

SPREER, Edgar. Lactologia industrial; leche, preparacion y elaboracion, maquinas y aparatos, produtos lacteos. Zaragoza: Acribia, 1975.

FERREIRA, A. Jacinto; FERREIRA, Carlos. Doenças Infectocontagiosas dos Animais Domésticos, 4. ed. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 1990.

MAYR, Anthon; GUERREIRO, Milton G. Virologia Veterinária, 3. ed, Livraria Sulina Editora, 1988.

ROJAS, R. Armijo. Epidemiologia Básica, Intermédica Editora.

DAKER, Alberto. A água na Agricultura, 2.º Volume - Editora Freitas Bastos, 1970.

ACHA, Pedro N.; Szyfres, B. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales, 2. ed., Washington: OPS/OMS, 1986.

DIKSTRA, R.R. Higiene Animal Y Prevencion de Enfermidads, LABOR S.A, 1970.

LERCHE, Martin. Inspeccion Veterinária de la leche. ZARAGOZA, Acriba, 1969.

SPREER, E. Lactologia industrial. ZARAGOZA, Acriba, 1975.

BARTELS, H. Inspeccion Veterinaria de la carne.

ZARAGOZA, Acriba, 1971.

FRAZIER, W. C. Microbiologia de los alimentos.

ZARAGOZA, Acriba, 1962.

BRASIL/M. A./SDSA. Desinfetantes em Saúde Animal, Brasília, 1987.

ALMEIDA Filho, N; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemiologia moderna. 2. ed.- Ed. Coopmed, 1992.

ORGANIZACION PANAMERICANA DE LA SALUD. El control de las enfermedades transmisibles en el hombre. 14. ed. Washington, D. C. Informe oficial de la Asociacion Americana de la Salud Publica, 1987.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, aprovado pelo Decreto 3.0691 de 29/03/52 e alterado pelos Decretos 1.255 de 25/6/62, 1.236 de 2/9/94, 1.812 de 8/2/96 e 2244 de 4/6/97 - Brasília. DF;

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Instrução Normativa n.º 51/2002-Brasília-DF.

PSICÓLOGO

Técnicas de intervenção psicológica: as entrevistas preliminares; o processo psicodiagnóstico e a direção do tratamento. As estruturas clínicas: Neurose, Psicose e Perversão. A criança e o adolescente: a teoria da sexualidade; as novas formas do sintoma; delinquência, toxicomania, anorexia e outros. Os complexos familiares: o sintoma e a família. A nova política de organização da assistência à saúde mental voltada para a substituição gradativa dos leitos hospitalares por modalidades de tratamentos substitutivos. O psicólogo no Hospital Geral: o possível dessa prática no hospital, atendendo às demandas e suas especificidades nas 3 vertentes: Paciente-Família-Equipe. A clínica das urgências. Psicologia como Profissão: responsabilidades do Psicólogo; procedimentos aplicados à atuação profissional. Psicologia Escolar: principais teóricos da aprendizagem e suas contribuições: Skinner, Piaget, Ausuber, Bandura, Bruner, Gagné e Vygotsky. Psicologia na escola. Avaliação do ensino-aprendizagem. Psicopedagogia.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

LOBOSQUE, Ana Marta. Clínica em movimento - por uma sociedade sem manicômio. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

EY; H., BERNARD, P.; BRISSET, C. - Manual de Psiquiatria. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Massom, 1981. (Seção II, 2-8 e seção III, 4-6).

FREUD, S. Neurose e Psicose (1923). Obras Completas. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

MACHADO, R. Ciência e Saber: a trajetória da arqueologia de Michel Foucault (Arqueologia da percepção - 57-95). Rio de Janeiro: Graal, 1981. BRASIL. Lei n.º 10.216, de 6 de abril de 2001, atualizada.

MINAS GERAIS. Lei n.º 11.802, de 18 de janeiro de 1995.

BIAGGIO, Angela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento, 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CASTRO, Helenice Saldanha de. Almanaque de Psicanálise e Saúde Mental. Texto: Soluções psicóticas: o delírio, a passagem ao ato e a produção, Ano 04. Número 07. Novembro de 2001.

CFP. Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia Aplicada à Educação, em Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986.

CURINGA n.º 13. Psicanálise e Saúde Mental. Belo Horizonte: EBP-MG, 1999.

DOR, Joel. Estruturas e clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: 1994.

FREUD, S. Romances Familiares. Ed. Standard Brasileira da Obra de Freud. Rio de Janeiro: Imago Ed., Vol. IX, 1976.

LACAN, Jacques. Os Complexos Familiares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1985.

LURIA; LEONTIEV; VYGOTSKY e outros. Psicologia e Pedagogia. São Paulo: Moraes, 2003.

OLIVEIRA, V.B., BOSSA, N.A. Avaliação Psicopedagógica do Adolescente, 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. Organizadores: Francisco Eduardo de Campos; Mozart de Oliveira Júnior; Lídia Maria Toneon. Cadernos de Saúde, Volumes 1, 2 e 3, Belo Horizonte: Coopmet, 1998.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral da Criança, Editora Summus, 1994. Saúde Mental: Nova concepção, Nova esperança. Relatório sobre a saúde no mundo. Genebra: OMS, 2001.

PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II (PEB II) - CIÊNCIAS

O candidato deverá mostrar domínio da linguagem científica e capacidade crítica na solução de problemas, aplicar conceitos científicos básicos contextualizados na vida cotidiana, analisar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas.

1. Citologia: A química da célula: substâncias orgânicas e inorgânicas - papel biológico e importância na preservação da vida; A vida nas células: membrana celular, citoplasma e núcleo (divisão celular); Metabolismo celular: energia e controle. 2. Histologia: Animal e vegetal. 3. Fisiologia Humana (órgãos e funções vitais): Nutrição e digestão; Respiração; Circulação; Excreção; Sistemas integradores: glândulas endócrinas e sistema nervoso; Órgãos dos sentidos. 4. A continuidade da vida: Formas de reprodução e fecundação; Reprodução humana, métodos anticoncepcionais, DST e AIDS; Intervenções humanas na área da reprodução: bebé de proveta, clonagem. 5. A diversidade dos seres vivos: Classificação dos seres vivos; Características gerais dos vírus, bactérias, protozoários, fungos e algas; Importância ecológica e econômica das bactérias, algas e fungos; Características gerais, anatomia e fisiologia comparadas dos metazoários; Doenças de alta incidência ou de surtos epidêmicos causadas por vírus, bactérias, helmintos e protozoários; Características morfológicas, fisiológicas e adaptativas das plantas. 6. Hereditariedade: Composição, estrutura, duplicação e importância do estudo do DNA; Código genético e mutação; Leis de Mendel; Grupos sanguíneos: sistema ABO (Alelos múltiplos) e Fator Rh; Heranças autossõmicas e ligadas ao sexo. 7. Evolução: Origem da vida; Teoria e evidências da evolução; Mecanismos de especiação. 8. Ecologia: Habitat e nicho ecológico: Cadeias e teias alimentares; Ciclos biogeoquímicos (água, carbono e nitrogênio); Relações entre os seres vivos. Adaptações morfológicas e fisiológicas; Ecossistemas brasileiros; Interferência do homem no ambiente: poluição da água, do ar e do solo. 9. Noções de Química: Importância da química em nossa vida; Propriedades da matéria; Estados físicos e mudanças de estado físico da matéria; Elementos químicos: Nomenclatura dos elementos químicos principais; Substâncias puras simples e compostas. Misturas homogêneas e heterogêneas. Métodos de separação. Estrutura atômica da matéria - constituição dos átomos. Ligações químicas iõnicas e covalentes. Reações químicas: equações químicas - balanceamento e classificação. Funções químicas: distinção entre ácidos, bases, óxidos e sais. Termoquímica: Calor e temperatura: conceito e diferenciação; Transmissão de calor: condução, convecção e radiação; Produção de energia pela queima de combustíveis fósseis e álcool. Impactos sobre o meio ambiente. 10. Noções de Física: Óptica: Propagação, refração e reflexão da luz; Cor de um objeto; Olho humano: alterações que levam à miopia e hipermetropia; Lentes: aplicação. Relação trabalho-energia. Energia cinética e potencial. Eletricidade: A formação de raios e relâmpagos na atmosfera; Circuito elétrico simples. Corrente elétrica; Cuidados com a eletricidade; O movimento e suas causas: Influência do referencial na velocidade e trajetória; Movimentos sem aceleração e com aceleração constante: interpretação de gráficos. Relação entre força, massa e aceleração. Forças de ação e reação. Som: qualidades fisiológicas do som. Consequências da poluição sonora. 11. Nosso planeta: Regiões e estrutura da Terra. Composição da crosta terrestre. Solo: Formação, componentes e tipos de solo. Doenças transmitidas através do solo. Fatores que prejudicam o solo. Erosão. Agua: Composição, estados físicos e mudanças de estado físico. Propriedades da água: pressão, princípio dos vasos comunicantes, flutuação de objetos na água e dissolução de substâncias. Doenças transmitidas através da água. Ar: Atmosfera. Propriedades e componentes do ar. Pressão atmosférica. Doenças transmitidas através do ar.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALVARENGA, Beatriz & MÁXIMO, Antônio. Curso de Física. São Paulo: Harper, 1992. 3 v.

CURTIS, Helena. Biologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1977.

DAJOZ, Roger. Ecologia Geral. Petrópolis: Vozes, 1978.

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Interamericana, 1976.

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Noções Básicas de Citologia, Histologia e Embriologia. São Paulo: Nobel, 1981.

AMABIS, José Mariano. Amabis e Martho - Biologia. Moderna, 1999. 3v.

FELTRE, Ricardo. Química - 5. ed. Moderna, 2000.

PIEDEMONTE DE LIMA, C. Genética Humana. São Paulo: Moderna, 1978.

SILVA JÚNIOR, César & SASSON, Sésar. Biologia. São Paulo: Nacional, 1978.

SOARES, José Luis. Biologia no Terceiro Milênio. São Paulo: Scipione, 1999.

SOARES, José Luis. Programas de Saúde. São Paulo: Scipione, 1994.

STORER, Tracy I. & USINGER, Robert L. Zoologia Geral. São Paulo: Nacional, 1978.

PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II (PEB II) - EDUCAÇÃO FÍSICA

Para a Prova de Educação Física, os conteúdos selecionados serão avaliados numa perspectiva de estarem articulados com questões conceituais, interpretação crítica de dados (gráficos, tabelas, etc.) e na solução de situações problema.

1. Objetivos do ensino da Educação Física no Ensino Fundamental. 2. Fisiologia do Exercício: compreensão das alterações fisiológicas que ocorrem durante as atividades físicas. 3. Aprendizagem e desenvolvimento motor: conceitos básicos envolvidos no planejamento das habilidades motoras a serem trabalhadas. 4. Iniciação esportiva: metodologia de ensino. 5. Jogos, lutas e brincadeiras. 6. Atividades rítmicas e expressivas. 7. Avaliação da aprendizagem no ensino da Educação Física escolar.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

GRECO, P.J. e Benda, R.N. (organiz.). Iniciação Esportiva Universal. 1 - Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 1998.

GUERRA, M. Recreação e lazer. 5. ed. Porto: Alegre Sagra-DC, Luzatto, 1996.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MAGILL. R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Edgar Bluche, São Paulo, 1984.

MEC, Parâmetros curriculares nacionais - Educação Física - 1.a a 4ª série - ensino fundamental. Brasília, 1997.

McARDLE, W.D., KATCH, F.I., KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício - Energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed., Interamericana, Rio de Janeiro, 1998.

SCHMIDT, R. Aprendizagem e performance motora. Dos princípios à prática. São Paulo: Ed. Movimento, 1993.

SANTIN, S. Educação Física: temas pedagógicos. Est. ESEF/UFRGS, Porto Alegre, 1992.

SOARES, C.L.; Taffarel, C.N.Z.; Varjal, E.; Filho, L.N.; Escobar, M e Bracht, V. Metodologia do ensino de Educação Física - coletivo de autores. Ed.Cortez, 1992.

SOUZA, E. S. e Vago, T.M. (org.) Trilhas e partilhas - Educação Física escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Editora Cultura, 1997.

TANI, G. Manoel; Kokobun, E e Proença. Educação Física Escolar. São Paulo: Edusp/EPU, 1988.

PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II (PEB II) - GEOGRAFIA

1. Teoria e métodos da Geografia. Categorias de análise geográfica - Métodos e interpretação geográfica. Evolução do pensamento geográfico. 2. Cartografia - A aquisição das relações espaciais e o desenvolvimento do raciocínio geográfico. As habilidades básicas do raciocínio geográfico: localização, orientação e representação espacial. As linguagens da interpretação geográfica. 3. Os grandes conjuntos paisagísticos do globo terrestre - Os elementos naturais na estruturação da paisagem. Relação sociedade/natureza e problemas ambientais. 4. Produção e organização do espaço - População: crescimento e mobilidade espacial. Os recursos minerais e a economia. Recursos energéticos e recursos hídricos. Produção e organização do espaço urbano-industrial. O espaço agrário. O espaço da circulação e das redes. 5. Espaço, tecnologia e globalização. 6. Espaço, território e poder. 7. Espaço brasileiro - Características da natureza e da sociedade. As disparidades regionais. O Brasil no contexto mundial.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

MOREIRA, Igor. Espaço Geográfico. Editora Ática, 1998.

ROSS, J. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo. 1995.

SENE, Eustáquio e MOREIRA, João Carlos. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Editora Scipione, 1998. Livros didáticos que abrangem o programa proposto.

PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II (PEB II) - INGLÊS

A prova de Língua Inglesa tem por finalidade selecionar candidatos a professores dessa disciplina para lecionar em escolas de Ensino Fundamental. Serão selecionados aqueles que demonstrarem mais competência para compreender, interpretar, analisar, sintetizar e avaliar elementos linguístico-textuais presentes em textos escritos em Língua Inglesa. A prova constará de textos que poderão ser colhidos de fontes diversas, com níveis diferenciados de dificuldade, de distintos gêneros e tipos textuais. Serão verificados conhecimentos de vocabulário e de estrutura e funcionamento da Língua Inglesa, bem como conhecimentos linguístico-gramaticais: 1. Nouns: Singular and Plural; Compound; Genitive; Countable and Uncountable. 2. Articles: A/An and The; Use and Omission. 3. Quantity: Some; Any; (Too/Very/So) Much; (So/Too) Many; A lot of; (A) Little; (A) Few; No; None; All; Everybody/thing; Whole; Both; Either; Neither; Enough. 4. Pronouns: Personal; Possessives Adjectives and Pronouns; Reflexive; Some/Anything; Some/Anybody. 5. Adjectives: Form; Position; Order; Comparative and Superlative; As...as. 6. Verbs: Affirmative, Interrogative and Negative Forms; Verbal tenses: Simple and Compound/The Present, the Past, the Future; Modals ; Auxiliary Verbs ; -ing Form and Infinitive; Imperative Mood; Yes/No Questions ; Wh-questions ; Passive Voice. 7. Adverbs: Form; Meaning; Manner; Place; Time; Degree; Frequency; Probability. 8. Prepositions: Meaning; Form; Positions; Place; Movement; Time; Means of Transport. 9. Linking Words/Conjunctions: Time; Contrast; Reason and Result; Purpose. 10. Relative Clauses. 11. If-clauses. 12. Phrasal Verbs. 13. Reported Speech. 14. Word-Formation.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Livros didáticos do Ensino Fundamental. Revistas e jornais tais como: Speak up; The New York Times; Newsweek; The Washington Post; The Times; outros que sejam atuais e de fácil acesso via internet. Para aprendizagem sistemática dos fatos linguísticos/gramaticais: BEAUMONT, Digby;

GRANGER, Colin. The Heinemann English grammar an intermediate reference and practice book. Oxford: Heinemann Publishers, 1992.

COLLINS COBUILD. English grammar helping learners with real English. London: HarperCollins Publishers, 1997.

HARMER, Jeremy. The practice of English language teaching. London: Longman, 2006.

HEWINGS, M. Advanced grammar in use. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

SWAN, Michael. Practical English usage. Oxford: Oxford University Press, 1998.

PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II (PEB II) - MATEMÁTICA

Linguagem básica de conjuntos: noções básicas de conjuntos. Operações: união; interseção; diferença; complementação e produto cartesiano. Cardinalidade de conjuntos finitos. Raciocínio lógico-matemático. 2. Teoria Elementar dos Números: número primo, algoritmo da divisão. Sistemas de numeração. Critérios de divisibilidade. Máximo divisor comum (entre números inteiros). Mínimo múltiplo comum (entre números inteiros). Princípio de indução finita. 3. Conjuntos Numéricos: conjuntos numéricos. Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nos conjuntos numéricos. Propriedades algébricas dessas operações. Médias (aritmética e ponderada). Módulo e suas propriedades. Desigualdades. Intervalos. Sistemas de medida. 4. Proporcionalidade: razões e proporções: propriedades. Regra de três simples e composta. Regra de sociedade. Percentagem. Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. 5. Relações e Funções: relações binárias. Domínio, contradomínio, imagem direta de funções. Gráficos de relações. Funções: definição e representação. Funções injetivas, sobrejetivas, bijetivas, pares, ímpares crescentes, decrescentes e periódicas. Composição de funções. Funções invertíveis. 6. Números Complexos: Módulo, argumento, forma algébrica e forma trigonométrica. Operações com números complexos: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Interpretação geométrica. 7. Polinômios: conceitos. Funções afins, lineares e quadráticas - propriedades, raízes, gráficos. Equações biquadradas. Adição e multiplicação de polinômio. Algoritmos de divisão. Fatoração. Equações polinomiais. Relações entre coeficientes e raízes. Raízes reais e complexas. Raízes racionais de polinômios com coeficientes inteiros. 8. Exponenciais e Logaritmos: funções exponenciais e logarítmicas; propriedades e gráficos. Mudança de base. Equações e inequações exponenciais e logarítmicas. 9. Trigonometria: Grau e radiano. Funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente, cossecante, secante; propriedades e gráficos. Identidades trigonométricas. Funções trigonométricas inversas e seus gráficos. Equações trigonométricas. Leis do seno e do cosseno. Resolução trigonométrica usando triângulos. 10. Sequências: progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos, relação entre dois termos, propriedades. Progressão geométrica, termo geral, relação entre dois termos, soma e produto dos termos, propriedades. 11. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem. Arranjos, permutações e combinações simples e com repetições. Binômio de Newton. Triângulo de Pascal. 12. Matrizes e Sistemas Lineares: operações com matrizes: adição, subtração e multiplicação. Propriedades dessas operações. Sistemas lineares e matrizes. Resolução, discussão e interpretação geométrica de sistemas lineares. Determinantes e suas propriedades. Regra de Cramer. Regra de Sarrus e teorema de Laplace. 13. Geometria Plana: Curvas. Ângulos. Triângulos e quadriláteros. Igualdade e semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos. Círculos e discos. Polígonos regulares e relações métricas. Feixes de retas. Areas e perímetros. 14. Geometria Espacial: retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicularidade entre retas, entre retas e planos e entre planos. Prismas, pirâmides e respectivos troncos. Cálculo de áreas e volumes. Cilindro, cone, esfera e bola: cálculo de áreas e volumes. Poliedros e relação de Euler. 15. Geometria Analítica: coordenadas cartesianas. Equações e gráficos. Distância entre dois pontos. Estudo da equação da reta: interseções de duas ou mais retas (no plano) e interpretação geométrica de sistemas lineares correspondentes. Retas paralelas e perpendiculares, feixes de retas. Distância de um ponto a uma reta, áreas de triângulos, circunferências e círculos. Estudo analítico das cônicas; parábola, elipse e hipérbole. 16. Tópicos de cálculo diferencial: noção intuitiva de limite de função. Cálculo de limite. Noção intuitiva de continuidade de funções. Noções de derivada. Cálculo de derivadas de funções reais de variável real. 17. Estatística básica: conceito, coleta de dados, amostra. Gráficos e tabelas: interpretação. Média (aritmética simples e ponderada, geométrica e harmônica), moda e mediana. Números índices. Desvio padrão. 18. Probabilidades: espaço amostral. Experimentos aleatórios. Probabilidades: clássicas, frequentistas e condicionais; propriedades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BIGODE, Antônio José Lopes. Matemática Hoje é Feita Assim. 5.a a 8ª séries. São Paulo: FTD. 2000.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática - Contexto & Aplicações. São Paulo: Ática, 1999.

IMENES & LELLIS. Matemática. 5.a a 8ª séries. São Paulo: Scipione, 1997.

KATIA & ROKO. Matemática. V. 1, 2, 3. São Paulo: Saraiva, 1998.

PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. V. 1, 2, 3, São Paulo. 1995. Livros Didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

PROFESSOR DE OFICINA DE ESPORTES - FUTEBOL, HANDEBOL, VOLEIBOL, FUTSAL E NATAÇÃO

Fisiologia do Exercício: compreensão das alterações fisiológicas que ocorrem durante as atividades físicas. Iniciação esportiva: metodologia de ensino. Treinamento esportivo: Elaboração e regulação dos processos de treinamento; métodos de treinamento. Handebol: Regras oficiais, fundamentos e aperfeiçoamento técnico-tático; conhecimento e aplicação dos sistemas de ataque e defesa, contra-ataque e goleiro; métodos e técnicas de ensino. Voleibol: Estudo dos elementos técnicos do jogo; métodos de ensino; regras oficiais; características específicas do voleibol - táticas individuais e coletivas. Treinamento físico, técnico, tático e psicológico; métodos de treinamento. Natação: Técnicas do crawl, peito, costas e borboleta; saídas e viradas. Futsal: Regras oficiais; treinamento em Futsal com enfoque nos aspectos pedagógicos, fisiológicos, psicológicos, técnicos e táticos (sistemas defensivo e ofensivo). Futebol de campo: Histórico do futebol e sua evolução no mundo; regras oficiais; fundamentos técnicos (sistemas defensivo e ofensivo).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BIZZOCCHI, C. C. Voleibol de Alto Nível: Da iniciação à competição. São Paulo: Manole, 2004.

BOMPA, O. T. Treinando atletas de desporto coletivos. São Paulo: Phorte, 2004.

GRECO, P.J. e Benda, R.N. (organiz.) Iniciação Esportiva Universal 1 - Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 1998.

GRECO, Pablo Juan. Organizador. Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol.. 1ª edição. 2000.

GRECO, Pablo Juan. Organizador.Caderno do Goleiro de Handebol. Belo Horizonte: [s.n], 2002.

GUERRA, M. Recreação e lazer. 5. ed. Porto: Alegre Sagra-DC, Luzatto, 1996.

MAGLICHO, E. Nadando ainda mais rápido. São Paulo: Manole, 1999.

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício - Energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1998.

NAHAS, Markus V. EHRET, A .; SPATE, D.; SCHUBERT, R.; ROTH,C. Manual de Handebol - treinamento de Base para Crianças e Adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.

PLATONOV, V. Nº Tratado geral de treinamento desportivo. São Paulo: Phorte, 2008. SANTIN, S. Educação Física: temas pedagógicos. Est. ESEF/UFRGS, Porto Alegre, 1992.

SANTOS, R. Handebol 1000 Exercícios. 2. ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1999.

SOARES, C.L.; Taffarel, C.N.Z.; Varjal, E.; Filho, L.N.;

TUBINO, M. J. G; MOREIRA S. B. Periodização, Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo. São Paulo, Phorte, 2002.

WEINECK, J. Treinamento Ideal. 9. ed. São Paulo: Manole, 1999.

Paracatu-MG, 14 de março de 2014.

Olavo Remígio Condé
Prefeito Municipal