Prefeitura de Novo Santo Antônio - PI

Notícia:   Prefeitura de Novo Santo Antônio - PI oferece 47 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO

ESTADO DO PIAUÍ

EDITAL 01/2007 - CONCURSO PÚBLICO

A Sr.ª Prefeita do Município de NOVO SANTO ANTÔNIO, Estado de Piauí, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto do artigo 37 da Constituição Federal c/c as Leis Municipais vigentes, em especial as Leis Municipais N.º 86/2007 e N.º 019/1998 (institui o Plano de carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal) e divulga a abertura de inscrições para a realização de Concurso Público de prova objetiva e prova de títulos (para o cargo de Professor) e provas objetivas (para os demais cargos) e, como também resolve baixar resoluções como regulamento deste Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos cargos de Professor, Assistente Social, Cirurgião Dentista (Odontólogo), Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Digitador, Recepcionista, Auxiliar Administrativo/Digitador, Instrutor do PETI, Eletricista,Tratorista, Motorista, Agente de Vigilância(Vigia), Operador de Chafariz e Auxiliar de Serviços Gerais. O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional do Instituto Ludus, conforme Contrato Estabelecido, sendo regido por este Edital e seus Anexos I, II, III, IV, V e VI.

CAPÍTULO I

Dos Cargos e Requisitos

1. O concurso público destina-se ao provimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO, sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

GRUPO DE ATIVIDADES - NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Quadro I

CARGO

N.º TOTAL DE VAGAS

LOTAÇÃO

Local de trabalho

REQUISITOS ESCOLARIDADE MÍNIMA

PNEs

CHS

REMUNERAÇÃO (R$)

Professor de Educação Física

02

Secretaria de Educação

Zona Urbana e Rural do Município

Curso Superior de Educação Física

-

40 horas

R$ 522,00 + as vantagens e incentivos constantes da Lei N.º 019/1998

Professor Classe A Professor das séries iniciais

01

Localidade Santa Luzia (Zona Rural)

Curso Magistério em Nível Médio (Curso Pedagógico), ou Curso Normal Superior, ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério para as séries iniciais do Ensino Fundamental

-

40 horas

R$ 448,00 + as vantagens e incentivos constantes da Lei N.º 019/1998

01

Localidade Conceição (Zona Rural)

-

40 horas

R$ 448,00 + as vantagens e incentivos constantes da Lei N.º 019/1998

Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeiras

03

Zona Rural do Município, a critério da Administração

Fundamental Incompleto

-

40 horas

1 Salário Mínimo (R$ 380,00)

Vigia (Agente de Vigilância)

01

Zona Urbana (Sede) do Município

Fundamental Incompleto

-

40 horas

1 Salário Mínimo (R$ 380,00)

NOTA TÉCNICA.

a) CHS - Carga horária de trabalho semanal - Jornada semanal de trabalho

b) PNE - Vagas preferencialmente reservadas a Portadores de Necessidades Especiais. Caso sejam convocados mais servidores que o previsto para o mesmo cargo específico, a 5.ª vaga será, preferencialmente, reservada a Portador de Necessidades Especiais.

GRUPO DE ATIVIDADES: NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

QUADRO II

CARGO

N.º TOTAL DE VAGAS

LOTAÇÃO

Local de Trabalho

REQUISITOS ESCOLARIDADE MÍNIMA

PNEs

CHS

REMUNERAÇÃO (R$)

CIRURGIÃO DENTISTA

(ODONTÓLOGO)

01

Secretaria Municipal da Saúde

Curso Superior Odontologia + Registro no CRO

-

20

horas

1.500,00

ENFERMEIRO

01

Secretaria Municipal da Saúde

Curso Superior em Enfermagem + Registro no COREN

-

20 horas

1.500,00

FISIOTERAPEUTA

01

Secretaria Municipal da Saúde

Curso Superior em Fisioterapia + Registro no Respectivo Conselho

-

20 horas

1.500,00

NUTRICIONISTA

01

Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Educação

Curso Superior em Nutrição + Registro no Respectivo Conselho

-

40 horas

1.500,00

Técnico em Enfermagem

02

Secretaria Municipal da Saúde

Ensino Médio

Completo + Curso Específico

-

40 horas

R$ 380,00 + 25% Total = R$ 475,00

Técnico em Higiene Bucal

(THD)

01

Secretaria Municipal da Saúde

Ensino Médio

Completo + Curso Específico

-

40 horas

R$ 380,00 + 25% Total = R$ 475,00

Auxiliar Administrativo/DIGITADOR

03

Secretaria Municipal da Saúde

Ensino Médio Completo + Curso Básico de Informática

-

40 horas

R$ 380,00 + 25% Total = R$ 475,00

Motorista (Carteira Nacional de Habilitação B)

03

Secretaria Municipal da Saúde

Ensino Fundamental Incompleto + CNH B

-

40 horas

380,00

Auxiliar de Serviços Gerais

03

Secretaria Municipal da Saúde

Fundamental Incompleto

-

40 horas

380,00

NOTA TÉCNICA.

c) CHS - Carga horária de trabalho semanal - Jornada semanal de trabalho

d) PNE - Vagas preferencialmente reservadas a Portadores de Necessidades Especiais. Caso sejam convocados mais servidores que o previsto para o mesmo cargo específico, a 5.ª vaga será, preferencialmente, reservada a Portador de Necessidades Especiais.

e) A Nutricionista contratada desenvolverá suas atividades na Zona Urbana, com carga horária dividida, entre a Secretaria de Saúde (20 horas semanais) e a Secretaria de Educação (20 horas semanais).

GRUPO DE ATIVIDADES: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

QUADRO III

CARGO

N.º TOTAL DE VAGAS

LOTAÇÃO

Local de Trabalho

REQUISITOS ESCOLARIDADE MÍNIMA

PNEs

CHS

REMUNERAÇÃO (R$)

Auxiliar Administrativo/DIGITADOR

01

Prefeitura Municipal

Nível Médio Completo + curso básico de informática

-

40

horas

R$ 380,00 + 25% Total = R$ 475,00

Auxiliar Administrativo/DIGITADOR

01

Secretaria de Agricultura

Nível Médio Completo + curso básico de informática

-

40 horas

R$ 380,00 + 25% Total = R$ 475,00

RECEPCIONISTA

01

Secretaria de Administração

Nível Fundamental Completo

-

40 horas

380,00

ELETRICISTA

01

Secretaria de Administração

Nível Fundamental Completo + Experiência Comprovada de 2(dois) anos na atividade

-

40 horas

380,00

OPERADOR DE CHAFARIZ

08

Zona Rural, a critério da Administração

Nível Fundamental Incompleto

01

40 horas

380,00

MOTORISTA (Carteira Nacional de Habilitação B)

01

A critério da Administração

Nível Fundamental Incompleto + CNH B

-

40 horas

380,00

Vigia (Agente de Vigilância)

03

Secretaria de Administração

Nível Fundamental Incompleto

-

40 horas

380,00

Auxiliar de Serviços Gerais

02

Secretaria de Administração

Nível Fundamental Incompleto

-

40 horas

380,00

NOTA TÉCNICA.

f) CHS - Carga horária de trabalho semanal - Jornada semanal de trabalho

g) PNE - Vagas preferencialmente reservadas a Portadores de Necessidades Especiais. Caso sejam convocados mais servidores que o previsto para o mesmo cargo específico, a 5.ª vaga será, preferencialmente, reservada a Portador de Necessidades Especiais.

GRUPO DE ATIVIDADES: SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

QUADRO IV

CARGO

N.º TOTAL DE VAGAS

LOTAÇÃO

Local de Trabalho

REQUISITOS ESCOLARIDADE MÍNIMA

PNEs

CHS

REMUNERAÇÃO (R$)

ASSISTENTE SOCIAL

01

Secretaria da Assistência Social

Curso Superior de Serviço Social + Registro no Conselho Competente

-

40

horas

1.500,00

PSICÓLOGO

01

Secretaria da Assistência Social

Curso Superior de Psicólogo + Registro no Conselho Competente

-

20

horas

1.000,00

Auxiliar Administrativo/DIGITADOR

01

Secretaria da Assistência Social

Ensino Médio Completo + curso básico de informática

-

40 horas

R$ 380,00 + 25% Total = R$ 475,00

INSTRUTOR DO PETI

01

Secretaria da Assistência Social

Ensino Médio Completo

-

40 horas

380,00

NOTA TÉCNICA.

h) CHS - Carga horária de trabalho semanal - Jornada semanal de trabalho

i) PNE - Vagas preferencialmente reservadas a Portadores de Necessidades Especiais. Caso sejam convocados mais servidores que o previsto para o mesmo cargo específico, a 5.ª vaga será, preferencialmente, reservada a Portador de Necessidades Especiais.

j) O candidato aprovado para o cargo de Instrutor do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - será treinado e/ou reciclado pela Prefeitura Municipal, com ônus para o Município.

3. No ato da inscrição, sob pena de ser eliminado do certame, o candidato deve indicar para que Secretaria ou local de trabalho para qual ele concorre. O candidato inscrito para determinado local CONCORRE somente para as vagas destinadas ao local indicado pelo candidato.

4. Ocorrendo o não preenchimento de cargos em determinada Secretaria, estes cargos poderão ser ocupados por candidatos classificados para os mesmos cargos em outras Secretarias, se assim aceitar o candidato e a critério da Administração Pública, sempre obedecendo à ordem de classificação.

5. As vagas aos cargos previstos no item 2 deste Capítulo serão preenchidas nas localidades da zona urbana e zona rural, de acordo com as necessidades da Administração Pública Municipal.

6. As atribuições (Anexo II), remunerações e jornada de trabalho dos supracitados cargos, obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes.

CAPÍTULO II

Das Inscrições ao Concurso Público

1. As inscrições poderão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 2 ou por intermédio da internet seguindo os itens 3 e 4 deste capítulo.

2. Inscrições de forma presencial:

2.1 Período de inscrição: 11 de janeiro de 2008 a 08 de fevereiro de 2008.

2.2 Local de inscrição: Rua Manoel Vitório de Sousa, 500 - Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO

2.3 Horário: de 8:00h às 13:00h (hora local)

3. Inscrições Via internet:

3.1. Pode ser realizada a inscrição para o Concurso Público via Internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, no mesmo período fixado pelo item 2 deste edital.

3. 2. DO PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.2.1 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.institutoludus.com.br e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto de pagamento disponível também no site, podendo efetuar o pagamento qualquer posto do PagContas.

3.2.2 As inscrições efetuadas via Internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento do valor de inscrição, a ser efetuado nos postos do PagContas.

3.2.3 O candidato inscrito via Internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade os dados cadastrais informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.

3.2.4 Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br

3.2.5 O Instituto Ludus não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.6 Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estão cientes do conhecimento e aceitação das normas do edital do concurso e automaticamente se declaram ter as condições e os documentos exigidos pelo edital, bem devem disponibilizar um e-mail, por intermédio do qual deverá receber informações de interesse do candidato.

4. Cada candidato poderá concorrer para apenas um dos cargos em Concurso.

5. São condições de inscrição:

5.1 Ser brasileiro; possuir no ato da inscrição, idade mínima de 18 anos e o pagamento dos seguintes valores, correspondentes à taxa de inscrição:

QUADRO V

CARGO

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)

Cirurgião Dentista (CD), Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social e Enfermeiro.

100,00

Professor de Educação Física

60,00

Professor Classe A

50,00

Técnico em Enfermagem, Técnico Higiene Bucal (THD)

50,00

Digitador, Auxiliar Administrativo, Instrutor do PETI, Eletricista e Recepcionista

40,00

Motorista, Operador de Chafariz

30,00

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais/(Merendeira) e Vigia

25,00

5.2 Não pertencer aos quadros do Instituto Ludus, empresa responsável pela organização do presente Concurso.

5.3 Possuir na data da posse requisito mínimo exigido (escolaridade mínima exigida) para o cargo pretendido, conforme o Capítulo I do presente edital.

6. Para inscrever-se o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição fornecido no local da inscrição, na Rua Manoel Vitório de Sousa, 500 - Centro - Prefeitura de NOVO SANTO ANTÔNIO (PI), optando por um dos cargos previstos do item 2 do Capítulo I do presente regulamento, juntando a seguinte documentação:

a) guia comprovando o recolhimento do valor da inscrição;

b) cópia legível do documento de identidade - Registro Geral ou, na forma da lei, documento reconhecido como Identidade.

c) Ficha de inscrição preenchida de forma legível.

7. DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (P.N.Es).

Nos termos da legislação pátria - Lei n.º 7.853, de 24.10.89 e o Decreto N°. 3.298, 20.12.99, bem como, na ausência de Legislação Municipal, no que couber, o que estabelece a Lei Federal N.º 8.112/90, as inscrições para as vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais (PNEs) são balizadas pelas regras estabelecidas neste item 7, Capítulo II - Das Inscrições ao Concurso Público.

7.1- Será assegurada aos portadores de necessidades especiais a reserva de vaga neste concurso público, na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas por cargo.

7.1.1- As frações decorrentes do cálculo do percentual, quando maiores ou iguais a 0,5 (cinco décimos), serão arredondadas para o número inteiro subseqüente.

7.1.2- A inscrição e as normas deste Edital, para Portadores de Necessidades Especiais, atenderão o que estabelecem a Lei n.º 7.853, de 24.10.89 e o Decreto N°. 3.298, 20.12.99, bem como, na ausência de Legislação Municipal, no que couber, o que estabelece a Lei Federal N.º 8.112/90, em especial, o art. 5.º, § 2.º, o qual determina que ATÉ 20% das vagas sejam destinadas aos PNEs.

7.2- No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá declarar, na ficha de inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando no local da inscrição, até 05 (cinco) dias úteis após a inscrição, Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID.

7.2.1- Esse laudo será retido e ficará anexado à ficha de inscrição.

7.2.2- Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como portador de necessidades especial apto para concorrer à vaga reservada, mesmo que tenha assinalado tal opção na ficha de inscrição.

7.2.3- O laudo também deverá ser apresentado quando dos exames pré-admissionais, no caso de o candidato ser aprovado e convocado.

7.3- O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

7.4- Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo da prova, avaliação e aos critérios de aprovação, duração, horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

7.4.1- O candidato portador de necessidades especiais, que nos termos legais, necessitar de tempo adicional para realização das provas bem como necessitar de condições especiais para participar do certame, deverá requerê-lo, no prazo determinado para as inscrições (item 2.1, deste Capítulo II), com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

7.4.2- As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.

7.5- Os candidatos portadores de necessidades especiais não serão discriminados pela sua condição, exceto para os Cargos que não possibilitem as suas contratações pelas características de atribuições e desempenhos, incompatíveis com a deficiência possuída,

7.6 A partir da publicação do resultado final do Concurso Público, o candidato portador de necessidades especiais considerado aprovado, deverá comparecer, no prazo de até 03 (três) dias úteis, na sede da Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO-PI, perante a Comissão do Concurso, no horário de expediente, munido do original de documento oficial de identidade, para tomar ciência do dia, horário e local perante ao serviço médico do Município para fins de comprovação de sua deficiência.

7.6.1. Quando a perícia concluir pela inaptidão do Candidato P.N.E, havendo Recurso interposto pelo candidato, constituir-se-á Junta Médica, composta de três profissionais, para nova inspeção, da qual poderá, se assim requerer o Recorrente, um dos integrantes da Junta Médica será indicado pelo interessado.

7.6.2. O candidato cego ou portador de ambliopia deverá solicitar, por escrito, à Comissão de Concurso Público Municipal até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, juntando, nos casos de ambliopia, atestado médico comprobatório dessa situação, nos termos do item 7.2, supra

7.6.3- Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem anterior não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

7.6.4- Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

7.6.5- Após admissão no Cargo a que concorreu como candidato portador de necessidades especiais, a mesma não poderá ser argüida para justificar a concessão de readaptação do Cargo, bem como aposentadoria por invalidez.

7.7- Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de necessidades especiais, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

CAPÍTULO III

Das Provas e da Data de Realização

1. O Concurso Público constará de prova escrita, constando de 60 (sessenta) questões, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas cada, em que uma, e somente uma, alternativa é correta.

1.1 - A prova objetiva terá duração de 4 horas, no dia e horário agendados no Cronograma deste Edital, conforme explicitado nos termos do ANEXO III

2. Para os cargos de Professor, o presente certame é composto de duas provas: prova objetiva, na forma estabelecida no item anterior e, para aqueles que lograrem êxito na prova objetiva, prova de títulos, de natureza apenas classificatória, com títulos valorados na forma estabelecida no ANEXO I.

2.1. Cada Cargo terá uma modalidade específica de prova, ou combinação de conteúdos, número de questões, com pesos distintos, exigências distintas, conforme as tabelas (QUADROS) seguintes:

QUADRO VI

CARGO: PROFESSOR

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

Conhecimentos pedagógicos e legislação

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

2,0

48 PONTOS

PROFESSOR CLASSE A

LÍNGUA PORTUGUESA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

Conhecimentos pedagógicos e legislação

20

1,5

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

30

2,0

SEM EXIGÊNCIA

 

QUADRO VII

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA E CIRURGIÃO DENTISTA

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

2,0

48 PONTOS

 

QUADRO VIII

CARGOS: TÉCNICO DE ENFERMAGEM E TÉCNICO EM HIGIENE BUCAL

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA + CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

2,0

48 PONTOS

 

QUADRO IX

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO/DIGITADO E INSTRUTOR DO PETI

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

MATEMÁTICA BÁSICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Incluso conhecimentos de informática)

40

2,0

SEM EXIGÊNCIA

 

QUADRO X

CARGO: RECEPCIONISTA

PROVA - MODALIDADES

N.º DE

QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,5

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

30

2,0

SEM EXIGÊNCIA

 

QUADRO XI

CARGO: Motorista (CNH B) e ELETRICISTA

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

10

1,0

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

2,0

SEM EXIGÊNCIA

 

QUADRO XII

CARGOS: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeira, Operador de Chafariz e Vigia

PROVA - MODALIDADES

N.º DE QUESTÕES

PESOS

PONTUAÇÃO PONDERADA

ACERTO MÍNIMO POR PROVA

ACERTO MÍNIMO DO CONJUNTO DA PROVA

MATEMÁTICA BÁSICA

20

1,0

SEM EXIGÊNCIA

60 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

20

1,0

SEM EXIGÊNCIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

20

3,0

SEM EXIGÊNCIA

3. Para os cargos de Professor, o Concurso Público será de provas escritas e títulos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelo candidato, obedecendo à pontuação especificada no quadro Anexo I, valendo, no máximo, 20 pontos.

4. O resultado parcial da prova objetiva para o os cargos sujeitos a Prova de Títulos não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que se promulgará o resultado final.

4.1 Somente os candidatos aos cargos de Professores, ATÉ UM LIMITE DE 04 (QUATRO) VEZES O NÚMERO DE VAGAS, que obtiverem nota igual ou superior àquelas estabelecidas nos QUADROS VI e VII, acima (item 3 deste capítulo III) terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final.

4.2. Os candidatos que não atingirem o número mínimo de acertos estabelecidos nos QUADROS acima, bem como aqueles com classificação excedente ao número correspondente a 4 vezes o número de vagas, não serão considerados aprovados no concurso

4.3. Para os candidatos não submetidos a prova de títulos, a apresentação de conclusão de curso ou comprovação da escolaridade mínima, somente será exigida quando do ato de nomeação.

5. Data da Realização das Provas: 24 de fevereiro de 2008 , das 9h às 13h (hora local)

5.1 Até 05 (cinco) dias antes a data da realização das provas, será divulgado, na sede da Prefeitura de NOVO SANTO ANTÔNIO e na página do Instituto Ludus (www.institutoludus.com.br) os locais das provas.

6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de 60 minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original.

6.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

6.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não-identificáveis.

7. Será excluído do Concurso o candidato que:

7.1 Apresentar-se após o horário estabelecido.

7.2 Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.

7.2.1 Ao se ausentar da sala de provas - acompanhado do fiscal - o candidato não poderá levar consigo o caderno de questões, cartão-resposta, documento de identidade ou qualquer outro meio para anotação. O descumprimento desta norma implica na eliminação sumária do candidato.

7.3 For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

7.4 Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

7.5 Lançar meios ilícitos para execução das provas.

7.6 Não devolver integralmente o material recebido.

7.7 Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

7.8 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

a) O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

b) O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões. A não devolução do caderno de questões será registrada em ata e implica eliminação do candidato.

c) O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

d) Em hipótese alguma haverá vista de prova.

CAPÍTULO IV

Classificação e Aprovação

1. A aprovação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, e igual ou superior ao número de pontos estabelecidos nos Quadros VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII, do Capítulo III, calculada na forma estabelecida neste edital.

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo.

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

3.1.Para o candidato com idade igual ou superior a 60 anos:

a) mais idoso;

b) se houver empate, aquele que obtiver o maior número de pontos na prova de conteúdo específico;

c) persistindo o empate, aquele com maior aproveitamento na prova de conteúdo Língua Portuguesa;

3.2. Para o candidato menor de 60 anos,

a) Aquele que obtiver a maior nota em conhecimentos específico

b) Persistindo o empate, aquele que alcançar maior pontuação na prova de conteúdo de Língua Portuguesa;

c) Persistindo o empate, o mais idoso.

CAPÍTULO V

Da Organização

1. A Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO, neste ato representada pela Senhora Prefeita Municipal, contratou o Instituto Ludus para a execução do Concurso e este é a responsável pela organização do certame.

2. A Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO nomeará Comissão composta por três servidores do Município, com finalidade de coordenar, dirimir dúvidas e, circunscrição do Município de NOVO SANTO ANTÔNIO, efetivar inscrições do Concurso Público que trata este Edital.

CAPÍTULO VI

Dos Recursos

1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado na prova escrita ou em qualquer fase do Concurso regido por este Edital.

1.1 Os prazos para os respectivos recursos são aqueles explicitados no Anexo III, que define o CRONOGRAMA do Concurso.

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, se devidamente fundamentado.

3. Compete ao Instituto Ludus julgar, em instância única, administrativa, no prazo definido no Anexo III, os recursos interpostos de acordo com o edital.

3.1. Será aceito recurso via postal e via fax.

3.1.1 No caso de recurso via postal, a data para atestar a tempestividade deste é a do recebimento do recurso interposto, e não a data da postagem.

3.1.2 O Instituto Ludus não se responsabiliza por atraso e nem por falhas na transmissão de recursos via fax.

4. Recursos inconsistentes, sem fundamentação e/ou intempestivo, serão, de plano, indeferidos.

5. Se do exame de recursos resultar anulação de questão ou questões, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII

Da Homologação

1. Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, o Instituto Ludus encaminhará à Sr.ª Prefeita, que homologará e fará publicar na Imprensa Oficial (Diário dos Municípios) o seu resultado.

CAPÍTULO VIII

Das Nomeações

1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo, quando convocado, o candidato apresentar os seguintes documentos:

- comprovante da qualificação exigida;

- duas fotos 3x4 (iguais), coloridas e recentes;

- Cópia autêntica da Carteira de Identidade;

- Cópia autêntica do CPF;

- Cópia autêntica do Título de Eleitor e do último comprovante de votação;

- Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

- Certidão de Casamento (se casado) ou da Certidão de Nascimento (se solteiro).

- declaração de não exercer cargo/emprego na Administração Pública Direta ou Indireta, inclusive Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista Federal, Estadual ou Municipal, excetuados os casos previstos em lei;

- comprovante de vacinação de filhos até cinco anos de idade;

- Certidão de Nascimento de filhos menores de 18 anos;

- comprovante de residência em seu nome ou nome dos pais, onde conste seu endereço completo, inclusive o CEP.

- Declaração de Bens

2. As nomeações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, mediante decisão administrativa, por intermédio de Decreto e/ou Portaria.

CAPÍTULO IX

Das Disposições Gerais

1. Não será admitida concessão de vista ou revisão de provas.

2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente edital.

4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de 1 (um) ano, a contar da data da publicação de sua homologação no Diário dos Municípios, podendo, a critério da Administração Pública Municipal, ser prorrogado por igual período, na forma estabelecida no artigo 37 da CF.

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado na Imprensa Oficial.

6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a este concurso público no Diário Oficial dos Municípios e, em especial, no quadro de avisos, na sede da Prefeitura.

7. A classificação no processo seletivo assegurará a expectativa do direito de ser nomeado dos candidatos aprovados, seguindo a ordem classificatória, ficando a concretização das nomeações condicionada à existência de vagas e a prioridade sobre novos concursados para assumir cargo no serviço público municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO.

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado perante a Prefeitura Municipal do Município, a fim de que possa convocá-lo para comparecer quando for para tratar assunto relacionado à sua provável nomeação.

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no concurso público integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO, por intermédio das Secretarias, enquanto da vigência da validade do presente certame.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal para coordenação deste Concurso Público, juntamente com o Instituto Ludus.

NOVO SANTO ANTÔNIO , 28 de dezembro de 2007.

Albertina Pereira Gomes Pessoa
Prefeita Municipal

ANEXO I

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - SOMENTE P/ O CARGO DE PROFESSOR

A Prova de Títulos (inclusive experiência profissional), de caráter apenas classificatório, será aplicada para os candidatos habilitados na Prova Objetiva. Esta Prova valerá, no máximo, 20 (vinte) pontos, ainda que a soma dos valores dos Títulos apresentados possa superar esse valor.

Critérios para a avaliação de títulos

Titulação / aperfeiçoamento / experiência profissional

Valor unitário em pontos

Valor máximo de pontos possíveis

Doutorado na área específica (até um curso)

8,0

8,0

Mestrado na área específica (até um curso)

4,0

4,0

Curso de especialização, em nível de pós-graduação, com carga mínima de 360 horas, na área do cargo de opção (até dois cursos).

3,0

6,0

Curso de capacitação, em nível de pós - graduação, com carga horária mínima de 40 horas, na área específica (até três cursos).

2,0

6,0

O efetivo exercício do Magistério no cargo (ou na disciplina) para o qual concorre. Tempo máximo aproveitado de 05 (cinco) anos no efetivo exercício do Magistério no cargo (ou na disciplina) para o(a) qual concorre.

1,5 ponto por ano de experiência comprovada

7,5

O efetivo exercício do Magistério em cargo (ou disciplina) diferente daquele (ou daquela) para o qual concorre. Tempo máximo aproveitado de 05 (cinco) anos

0,5 ponto por ano de experiência comprovada

2,5

Título de Graduação (Curso de Nível Superior) distinto do exigido para o Concurso.

1,0

2,0

NOTA TÉCNICA: O Exercício do Magistério será contado para o máximo de 05 (cinco) anos, mesmo que o concorrente o tenha exercido por mais de 05 (cinco) anos, se somados o tempo de exercícios do Magistério em cargo (ou disciplina) para o qual concorre e o tempo de exercício em cargo ou disciplina diferente daquele (ou daquela) para o qual concorre.

Critérios:

01. A comprovação de experiência profissional será feita da seguinte forma: Fotocópia autenticada da Carteira Profissional e Previdência Social - CTPS, das folhas referentes aos dados do empregado e do(s) contrato(s) de trabalho existente(s), e/ou cópia autêntica de Certidão de Tempo de Serviço, devidamente assinada por 02 (dois) representantes da entidade, sendo 01 (um) o representante geral e o outro o representante da área de recursos humanos ou similar, em papel timbrado da entidade.

02. Se tempo de serviço de entidade privada, apenas será pontuado tempo de serviço com o devido registro na CTPS.

03. Não serão recebidos originais de documentos. As cópias dos documentos entregues somente serão analisadas se autenticadas, em Cartório de Notas e não serão devolvidos em hipótese alguma.

04. Os títulos especificados neste Edital deverão conter timbre, identificação do órgão expedidor, carimbo e assinatura do responsável e data.

05. Para receber a pontuação relativa ao título correspondente a curso de especialização, o candidato deverá comprovar que o curso de especialização foi realizado de acordo com as normas do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES Nº 1, de 3 de abril de 2001). Caso não seja comprovado que o curso de especialização atendeu às normas do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES N.ºCES n.º 1, de 3 de abril de 2001), o título não será considerado.

06. Para receber a pontuação relativa a curso de capacitação, deve esta ser comprovada por intermédio de fotocópias autenticadas das capacitações específicas, expedidos por entidades reconhecidas pelo MEC/ Conselho Estadual Educação. Instituições públicas, privadas ou filantrópicas reconhecidas por lei.

07. Cada título será considerado uma única vez.

08. Somente será considerado tempo de serviço consecutivo, não sendo admitida a contagem de tempo paralela.

09. Não serão aceitos títulos encaminhados via fax e/ou via correio eletrônico.

ANEXO II

DAS ATRIBUIÇÕES

CARGO

ATRIBUIÇÕES

PROFESSOR

Planejar e ministrar aulas na sua respectiva área, cumprindo os dias letivos e horas aula estabelecidos na Lei N°9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Participar ativamente da elaboração da proposta pedagógica da Escola, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação da aprendizagem e ao desenvolvimento profissional. Elaborar e cumprir o plano de trabalho com base na proposta pedagógica da Escola; atentando para as sugestões metodológicas das diretrizes curriculares nacionais e estaduais; Responsabilizar-se pela aprendizagem e a formação integral do educando; Cooperar com as atividades de articulação da Escola com as famílias e a comunidade. Comprometer-se com o desenvolvimento da própria formação profissional, assim como participar dos momentos de formação continuada proporcionados pela Secretaria da Educação; Executar outras atividades afins.

ASSISTENTE SOCIAL

Prestar serviços de âmbito social às pessoas, individualmente ou em grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais, sociais e de outra ordem, aplicando os processos básicos de assistência social, para facilitar a recuperação de indivíduos ou grupos e promover sua reintegração no meio social, familiar e de trabalho; desenvolver atividades de educação e vigilância em saúde e executar o serviço social, aplicando seus métodos e técnicas específicas; assessorar e prestar suporte técnico de gestão em saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde do Município. Planejar, executar, coordenar e avaliar Programas, Projetos e Serviços na área de Assistência Social e Trabalho. Propor e realizar estudos sócio-econômicos que possam contribuir para identificar as demandas e potencialidades para atendimento e defesa dos direitos dos usuários. Realizar orientação social e encaminhamento de pessoas e famílias à Rede de Proteção Social e ao mercado de trabalho. Realizar visitas e emitir pareceres e relatórios sociais. Assessorar e prestar apoio técnico de gestão no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.

CIRURGIÃO DENTISTA

Diagnosticar e trata de afecções da boca, dente e região maxilofacial, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos, para promover e recuperar a saúde bucal e Desempenhar tarefas afins.

ENFERMEIRO

Realizar atividades de Enfermagem, em unidade hospitalar e/ou ambulatorial, preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; executar tratamentos especificamente prescritos ou de rotina, além de outras atividades de Enfermagem.

FISIOTERAPEUTA

Prestar assistência fisioterapêutica. Prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar atividades fisioterapêuticas dos pacientes, sua eficácia, resolutividade e condições de alta. Educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva, na atenção primária em saúde. Orientar as atividades fisioterápicas de cada paciente em função de seu quadro clínico e outras tarefas afins.

NUTRICIONISTA

Planejar, organizar, controlar, supervisionar, executar e avaliar serviços de alimentação e nutrição; elaborar e/ou participar de estudos dietéticos, de programas e cursos relacionados com alimentação e nutrição; prestar assistência dietoterápica hospitalar e/ou ambulatorial e participar de programas de educação e vigilância em saúde.

PSICÓLOGO

Atuar no âmbito da Psicologia nos Programas, Projetos e Serviços sócio-assistenciais procedendo estudos, elaborando e aplicando técnicas e métodos de verificação, possibilitando orientações e encaminhamentos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias à Rede de Proteção Social Básica e Especial. Desenvolver espaço de debate e interlocuções, bem como, participar de equipes multiprofissionais, visando a interação de conhecimentos e práticas, na perspectiva da interdisciplinaridade em que se dêem as relações de trabalho e a construção dos projetos terapêuticos individuais e/ou coletivos. Realizar triagens, relatórios técnicos, pareceres e outros documentos relativos à função.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO / DIGITADOR

Executar trabalhos de apoio administrativo em diversas unidades organizacionais da Prefeitura Municipal, digitando, conferindo documentos e processos, efetuando lançamentos e controles, entre outras atividades correlatas. Quando determinado pela administração, desenvolver as atividades de digitador de microcomputadores.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Executar as atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação; executar tratamentos especificamente prescritos, ou de rotina, além de outras atividades de enfermagem, tais como: ministrar medicamentos por via oral e parenteral; realizar controle hídrico; fazer curativos; aplicar oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma, enema e calor ou frio; executar tarefas referentes à conservação e aplicação de vacinas; efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis, realizar testes e proceder a sua leitura para subsídio de diagnóstico; colher material para exames laboratoriais; prestar cuidados de enfermagem pré e pós-operatórios; circular em sala de cirurgia e, se necessário, instrumentar; executar atividades de desinfecção e esterilização; prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar por sua segurança, inclusive alimentá-lo ou auxiliá-lo a alimentar-se; zelar pela limpeza e ordem do material, de equipamentos e de dependências de unidades de saúde e executar outras atividades correlatas.

TÉCNICO EM HIGIENE BUCAL (THD)

Realizar ações de atendimento clínico-odontológico voltadas para o reestabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo, bem como atuar no desenvolvimento das atividades de educação permanente, voltadas para a equipe de trabalhadores de saúde.

INSTRUTOR DO PETI

Monitorar, no âmbito do Município, as atividades operacionais do PETI e programas sociais envolvendo crianças e adolescentes - PETI

RECEPCIONISTA

Organizar, discutir e executar o expediente de seus superiores, tomando as providências decorrentes; Preparar a correspondência ditada e/ou rascunhada e redigir a correspondência simples; Atender pessoas, prestando-lhes informações a respeito e, dependendo do assunto, marcando entrevistas; Atender e efetuar ligações telefônicas, anotando e transmitindo recados; Manter em dia os arquivos e fichários; Redigir e digitar memorandos, cartas, relatórios, apostilas, circulares, tabelas, formulários e impressos padronizados; Controlar a recepção, o protocolo e o envio de correspondências e documentos; Executar tarefas correlatas a critério do superior

ELETRICISTA

Executar serviços de instalação e de manutenção de sistemas elétricos necessários às obras e às edificações públicas entre outras atividades correlatas.

MOTORISTA (CNH B)

Dirigir veículos de acordo com a categoria da Carteira Nacional de Habilitação exigida, para transporte de passageiros ou cargas, zelando pelo perfeito estado de conservação e limpeza do mesmo e pelo conforto e segurança dos passageiros entre outras atividades correlatas.

AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS (MERENDEIRA)

Preparar e servir a merenda controlando-a quantitativa e qualitativamente; Informar ao Diretor do Estabelecimento de Ensino da necessidade de reposição de estoques; Conservar o local de preparação da merenda em boas condições de trabalho procedendo a limpeza e arrumação; Respeitar os alunos; Preparar a merenda de acordo com o cardápio elaborado por nutricionista; Zelar pelo material de uso e consumo na preparação da merenda escolar; Executar tarefas que se destinam à conservação interna, nas edificações públicas; Executar outras tarefas correlatas.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Executar tarefas que se destinam à conservação interna, nas edificações públicas, entre outras atividades correlatas

VIGIA

Executar tarefas de vigilância em prédios públicos, rondando suas dependências, observando a entrada e saída de pessoas e bens, objetivando a proteção do patrimônio público municipal, entre outras atividades correlatas.

ANEXO III - CRONOGRAMA DO CONCURSO

EVENTO

DATA E/OU PERÍODO

01. Publicação do Edital

09 de janeiro de 2008 - No Diário dos Municípios

02. Período para as inscrições

De 11 de janeiro a 08 de fevereiro de 2008.

03. Publicação da relação das inscrições homologadas mais das inscrições que apresentem vícios e\ou impropriedades insanáveis

Até 05(cinco) dias úteis após o encerramento das inscrições

04. Prazo para apresentação de recurso referente às inscrições indeferidas

Até 03 (três) dias úteis após a publicação da relação que trata o item acima.

05. Homologação e publicação da relação das inscrições, após julgamento dos recursos.

Até 03 (três) dias úteis após a apresentação dos recursos referente as inscrições não homologadas e indeferidas

06. Divulgação dos locais de aplicação da prova objetiva (escrita)

Até 05 (cinco) dias antes da aplicação das provas objetivas.

07. Aplicação da prova escrita - objetiva

Dia 24 de fevereiro de 2008, das 9:00h às 13:00h (hora local)

08. Divulgação do gabarito da prova escrita objetiva

Até 02 dias úteis após a realização das provas objetivas.

09. Apresentação de recurso do gabarito, para fins de possíveis retificações

Até 03 dias úteis após a divulgação do gabarito da prova objetiva

10. Publicação do gabarito definitivo da prova escrita objetiva

Até 05 (cinco) dias úteis após a apresentação dos recursos

11. Divulgação da relação dos classificados para prova de títulos (somente para os cargos de Professor)

Até 07 (sete) dias úteis após a publicação do gabarito definitivo.

12. Prazo para a entrega da titulação

03 (três) dias úteis após a publicação da relação dos classificados que trata o item anterior.

13. Publicação provisória da relação dos pontos obtidos por cada candidato nas provas de títulos.

Até 10 (dez) dias úteis após o término do prazo de entrega dos títulos.

14. Abertura de prazo para apresentação de recursos referentes à pontuação da titulação que trata o item anterior

03 dias úteis após a publicação inicial do resultado dos pontos dos títulos

15. Resultado provisório da classificação no Concurso (todos os cargos)

Até 07 (sete) dias após o prazo para apresentação de recursos que trata o item anterior.

16. Abertura de prazo para a interposição de recursos, com finalidade única (e somente esta) de ser corrigido apenas algum erro material, como equívoco no nome, ou na soma das notas ou no critério de desempate.

Até 03 (três) dias úteis após a publicação do resultado que trata o item anterior

17. Resultado final do Concurso.

Até 05 (cinco) dias úteis após o término que trata o item anterior.

OBSERVAÇÕES:

1. Todas as decisões e demais atos serão publicados no Diário dos Municípios (DOM), no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br e na prefeitura do Município, local de inscrição.

2. A publicação dos escores dos títulos que trata o item 13 é provisória, pois pode ser modificada após a interposição dos cabíveis recursos administrativos

3. Na fase prevista no item 16 somente será corrigido algum erro material, de nome do candidato, de algum equívoco na soma das notas ou no critério de desempate. Não cabe mais, em hipótese alguma, a discussão de mérito sobre questões ou sobre a titulação apresentada.

ANEXO IV - PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DE PROVA

Professor de EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE TEXTUAL: Meio Ambiente, Cidadania e Participação Popular. FONÉTICA: Fonemas e letras - Classificação dos fonemas: vogal, semivogal e consoante; Encontro vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; Encontros consonantais: dígrafos; Acentuação Gráfica: monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos e hiatos. MORFOLOGIA: Verbo - flexões (número, pessoa, modo, tempo e vozes) e conjugações; Advérbios: classificação e emprego; locução adverbial; Conjunções: coordenativas e subordinativas; Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. SINTAXE: Oração e período; Tipos de períodos: simples e composto (coordenação e subordinação); Sinais de pontuação: ponto, ponto e vírgula, vírgula, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação e travessão; Sintaxe de concordância: concordância verbal e concordância nominal; Sintaxe de regência: regência verbal e regência nominal.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO: Filosofia crítica da educação. Os pensamentos filosóficos da educação. Pedagogia do conflito. Ideologia e contra-ideologia na educação. Temas transversais. Ensino e aprendizagem de questões sociais. Linguagem na escola. História da Educação. Sociologia da Educação. Tendências Pedagógicas. Gestão democrática. Autonomia. Pedagogia da inclusão. A relação professor/aluno. Conhecimento sobre ciclos de formação. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental. Reorganização do Ensino. Educação e sociedade. Temas emergentes. A escola e seus sujeitos. As funções sociais da escola no mundo contemporâneo. Cotidiano escolar. Democratização do ensino. Avaliação. Planejamento Participativo. Plano. Projeto Político Pedagógico. LDB 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conhecimentos Pedagógicos: As funções sociais da escola no mundo contemporâneo. Gestão democrática da escola. Didática e democratização do ensino. As tendências pedagógicas na educação; Planejamento de ensino e projeto pedagógico da escola; O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos, métodos; Avaliação do ensino/aprendizagem; Educação inclusiva e fracasso escolar. Metodologia de ensino. O processo educativo. Teorias e práxis educacionais. Planejamento escolar. Avaliação escolar. Práticas interdisciplinares na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais. Projeto Político-Pedagógico na escola cidadã. Artigos 205 a 214 da Constituição Federal.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: 1 Histórico da Educação Física. 1.1 Educação Física contemporânea. 1.2 Educação Física atual: crítica e transformadora. 2 Os aspectos específicos das atividades corporais. 2.1 Os mitos da Educação Física. 2.2 Corpo e a ludicidade. 2.3 Esporte, educação e sociedade. 2.4 Esporte e integração social. 2.5 Esporte: abordagem teórica e prática. 2.6 Esporte e lazer. 3 Aspectos do desenvolvimento humano. 3.1 Motor. 3.2 Cognitivo. 3.3 Social. 3.4 Afetivo. 4 Atividades rítmicas e expressivas. 4.1 Danças (populares, folclóricas, contemporâneas). 5 Análise crítica do corpo na sociedade. 5.1 Educação e Trabalho. 5.2 Consciência corporal e o consumo corporal.

 

Conteúdo Programático - Professor Classe A

Língua Portuguesa: Fonética e fonologia. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do hífen. Regência. Crase, pontuação, figura e vício de linguagem. Morfologia. Substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios da oração, vocativo, tipos de período, oração coordenadas, orações subordinadas e concordância. Leitura, análise, compreensão e interpretação de textos. Estrutura e formação das palavras. Semântica: sinônima/antonímia, Variação contextual de sentido.

LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1. Constituição Federal de 1988: Dos direitos sociais; Dos Municípios; Da Educação. Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96). 2. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069 de 13/07/1990: Das disposições preliminares; Dos direitos fundamentais; Do direito à vida e à saúde; Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; Do direito à convivência Familiar e Comunitária; Do direito à Educação à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Do direito à profissionalização e a proteção no Trabalho. 3. Conceito e objetivo da Didática, Processo de Ensino Aprendizagem. Elementos do Processo Ensino aprendizagem - planejamento didático e a organização do trabalho docente. A Educação como agente de mudanças. A função social da Escola. A Dimensão Política, pedagógica e administrativa do professor. Interação professor aluno. A avaliação no processo de ensino e aprendizagem. 4. Parâmetros Curriculares Nacionais: Breve Histórico; Princípios e Fundamentos. A Proposta, Curricular face ao Ensino Fundamental levando-se em consideração: habilidades, conteúdos, a Organização da Escolaridade e a Organização do Conhecimento escolar. Áreas e temas Transversais: Objetivos, Conteúdos e Avaliação, Autonomia e Diversidade, Interação e Cooperação. 5. Administração escolar. Fundamentos sociais e políticos. Natureza do trabalho pedagógico escolar. Relações interpessoais na instituição educativa. Projeto Político Pedagógico da Escola. Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE. Tendências atuais de gestão escolar.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: MATEMÁTICA BÁSICA: Números e Operações: Sistema de Numeração Decimal; Operações com números naturais; Operações com números racionais (formas fracionárias, decimal e percentual). Espaço e Forma: Identificação e planificação de poliedros; Caracterização de Polígonos; Localização de pessoas ou objetos no espaço. Grandeza e Medidas: Sistema de Medidas: Medidas de tempo (ano, mês, dia, hora, minuto, segundo); Medidas de comprimento (km, m, cm); Medidas de massa (kg, g); Medidas de capacidade (l, ml). Cálculo de área e perímetro de figuras planas. Tratamento da Informação: Resolução de problema utilizando dados contidos em tabelas e gráficos. CONHECIMENTOS SOCIAIS: O espaço natural e ação humana: noções de Geografia e História do Brasil e Piauí; Brasil e suas regiões; O Estado e a Nação Brasileira; Geografia do Piauí: aspectos naturais, sociais e econômicos. O Brasil: A sua descoberta e evolução histórica: Brasil - Colônia - Economia e Sociedade; a construção da identidade brasileira - o mundo do trabalho e Globalização. Formação Histórica do Piauí: primeiras freguesias e vilas; economia e sociedade centradas no curral; o Piauí e as lutas pela Independência.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ASSISTENTE SOCIAL, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA E CIRURGIÃO DENTISTA

LÍNGUA PORTUGUESA:[PARA TODOS OS CARGOS ACIMA] ANÁLISE TEXTUAL: Meio Ambiente, Cidadania e Participação Popular. FONÉTICA: Fonemas e letras - Classificação dos fonemas: vogal, semivogal e consoante; Encontro vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; Encontros consonantais: dígrafos; Acentuação Gráfica: monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos e hiatos. MORFOLOGIA: Verbo - flexões (número, pessoa, modo, tempo e vozes) e conjugações; Advérbios: classificação e emprego; locução adverbial; Conjunções: coordenativas e subordinativas; Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. SINTAXE: Oração e período; Tipos de períodos: simples e composto (coordenação e subordinação); Sinais de pontuação: ponto, ponto e vírgula, vírgula, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação e travessão; Sintaxe de concordância: concordância verbal e concordância nominal; Sintaxe de regência: regência verbal e regência nominal.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ ASSISTENTE SOCIAL: Estado e Políticas Sociais: questões teóricas e históricas; Seguridade Social e LOAS; Política de Saúde e SUS: perfil histórico da assistência à saúde, Reforma Sanitária, caracterização organizacional e política do sistema de saúde e dilemas sócioinstitucionais; trabalho coletivo em saúde e interdisciplinaridade; Fundamentos históricos e teórico metodológicos do Serviço Social; Instituições: saberes, estratégias e práticas; SUS e Serviço Social: via de acesso aos serviços das políticas sociais e ações educativas; Família, mudanças societárias contemporâneas e Serviço Social; Pesquisa social, projeto social e sistematização da prática; Ética e trabalho profissional. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Estatuto do Idoso

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ CIRURGIÃO DENTISTA: Sistema Único de Saúde. Programa Saúde da Família. Cariologia: Microbiologia oral; Etiologia da doença cárie; Histopatologia da cárie dental; Diagnóstico da doença cárie; Prevenção e controle da doença cárie. Saliva e seus componentes. Dentística: princípios de preparo cavitário; Materiais protetores do complexo dentino-pulpar; Materiais restauradores diretos. Materiais restauradores preventivos: Materiais restauradores com liberação e recarga de flúor (ionômeros de vidro); Técnicas restauradoras minimamente invasivas (ART - Tratamento restaurador atraumático). Cirurgia: Cirurgia oral menor; Princípio de cirurgia odontológica; Medicação pré e póscirúrgica. Procedimentos em anestesia odontológica; Anestesiologia local e controle da dor; Técnicas de anestesia intraoral. Substâncias anestésicas. Cálculo Anestésico. Toxicologia. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas. Anatomia e Aplicação Clínica. Farmacologia e Terapêutica aplicada a Odontologia. Patologia Oral. Odontopediatria. Noções de Endodontia.e Periodontia.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ ENFERMEIRO: Administração de medicamentos: Métodos e vias de administração; Assistência de enfermagem clínico-cirúrgica: Funções do Enfermeiro(a) nos exames complementares: Anamnese, Exame físico, Posições, Sinais e sintomas, Complicações, Cuidados de enfermagem; Assistência de enfermagem materno-infantil: Desenvolvimento e aspectos psicológicos da gravidez, Gravidez de alto risco e baixo risco, Acompanhamento do pré-natal; Assistência de enfermagem em Pediatria: Desidratação e desnutrição, Doenças respiratórias Problemas dermatológicos e neurológicos; Assistência de enfermagem na saúde mental: Desenvolvimento psicológico, Distúrbios psicológicos, Abuso de drogas e álcool; Métodos de esterilização e desinfecção; Assistência de enfermagem em Saúde Pública: No programa nacional de imunizações, no programa de DST e AIDS, no programa de hipertensão, no programa de diabete, no programa do adolescente, no programa de pneumologia sanitária, no programa de assistência integral à saúde da mulher, no programa de hanseníase e tuberculose

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ FISIOTERAPEUTA: Fisiologia do Ato Motor. Bases Fisiopatológicas da Espasticidade. Cinesioterapia nas Lesões Neurológicas Centrais e Periféricas. Cinesioterapia Respiratória. Cinesioterapia nos Desvios Posturais. Técnicas de treinamento do paciente amputado: preparação do coto, adestramento com a prótese, treino de marcha. Princípios físicos e biofísicos dos recursos terapêuticos. Aplicação, cuidados técnicos e precauções com agentes físicos, termoterápicos, eletroterápicos e mecanoterápicos. Fundamentos neurofisiológicos do tratamento da paralisia cerebral. Técnicas empregadas no tratamento de paralisia cerebral. Testes de Avaliação do programa de reabilitação: força muscular, perimetria, cirtometria, De Lorme. Cinesioterapia em reumatologia: Cinesioterapia em traumatoortopedia. Bases Cinesioterápicas na distrofia muscular. Cinesioterapia nos traumas desportivos. Fisioterapia em reabilitação cardíaca. Fisioterapia em pacientes queimados. Fisioterapia em pacientes aidéticos. Equipes de reabilitação: ética, perfil profissional e interrelacionamento. Fisioterapia no Treinamento de independência em AVD.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ NUTRICIONISTA: Nutrientes: Definições e classificação. Funções, digestão, absorção, transporte e excreção. Energia. Água. Eletrólitos equilíbrio ácido-base. Fonte alimentares. Deficiência de toxidade. Nutrição e avaliação Nutricional: Conceitos. Métodos de Avaliação. Primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescentes, gestante, nutriz, adulto e idoso. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Terapia Nutricional: Nas patologias cardiovasculares e pulmonares. Na patologia do sistema digestivo e glândulas anexas. Nas afecções endócrinas e do metabolismo. Nas patologias do sistema renal e das vias urinárias. Nas doenças infectoparasitárias. Nos distúrbios metabólicos. Na obesidade. Nas anemias. No estresse metabólico. Nas alergias e intolerâncias alimentares. Nas doenças reumáticas. Na desnutrição protéico-energética. Métodos de suporte nutricional. Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais: Obesidade.,Desnutrição protéico-energética. Anemia ferropriva. Hipovitaminose A. Controle Higiênico Sanitário: Fundamentos microbiológicos. Contaminação. Alteração e conservação de alimentos. Toxinfecções alimentares. Controle sanitário na área de alimentos. APPCC. Técnica Dietética: Conceitos, classificação, características dos alimentos. Pré-preparo e preparo dos alimentos. Administração e Serviços de Alimentos e Nutrição: Planejamento, organização e controle. Recursos humanos e aspectos físicos das Unidades de Alimentação e Nutrição. Lactário. Educação Nutricional: Conceitos e métodos de ensino em Educação Nutricional. Evolução e mudanças nos hábitos alimentares. Políticas e Programa de Saúde.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ PSICÓLOGO: O binômio saúde/doença: A produção social da saúde. A psicossomática nos dias de hoje: Origem/conceito. Evolução/objetivos. A psicossomática e a formação do psicólogo. A relação profissional de saúde/usuários do sistema de saúde. A Psicologia nas instituições de saúde: Funções/papéis/ atividades do psicólogo. Objetivos/ estratégias da prática psicológica. O psicólogo e a equipe de saúde: A importância da visão interdisciplinar. O psicólogo e a saúde mental: A saúde mental no Brasil: origem/evolução. Saúde mental, psicossomática, trabalho. Terapêuticas ambulatoriais em saúde mental. A psicologia, a l comunidade e a promoção do. bem-estar social

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÉCNICO EM ENFERMAGEM, TÉCNICO EM HIGIENE BUCAL

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: Compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Vocabulário. 2. FONÉTICA. 3. MORFOLOGIA: Classe de palavras: classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases. 4. ORTOGRAFIA: Acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras. 5. PRINCÍPIOS NORMATIVOS DA LÍNGUA: Uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal. 6. SINTAXE: Análise sintática: período simples. Sintaxe de colocação. Emprego de classes de palavras (artigo, adjetivo, advérbios, numeral, pronomes, o pronome se, emprego dos pronomes). 7. Figuras de Linguagem. Vícios de linguagem.

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA BÁSICA + CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA: Números naturais: comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais. Análise, interpretação e resolução de problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, número primo, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Equações do 1.o e 2.o graus. Números racionais: operações, representações e exploração dos diferentes significados dos racionais em situações problemas. Sistema monetário brasileiro. Geometria: figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades. Composição e decomposição de figuras planas e espaciais, planificações. Medidas: cálculos com unidades de medida de comprimento, massa, superfície e capacidade. Perímetros, áreas e volumes. Raciocínio lógico. Noções básicas de: Computadores (Discos Flexíveis, Discos Removíveis, Hard Disc, Memória ROM, Memória RAM, CD-ROM, CPU), Editor de Textos (MS-Word), Editor de Planilha Eletrônica (MS-Excel) e Noções de Internet (Internet Explorer).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS P/ O CARGO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM: 1. Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame 2. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional 3. Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica, noções de epideminologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas 4. Socorros de Urgência: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras 5. Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários 6. Centro Cirúrgico: terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS P/ O CARGO DE TÉCNICO DE HIGIENE BUCAL (THD):

Atribuições do Técnico em Higiene Dental segundo as normas do Conselho Federal de Odontologia. Odontologia integral. Sistema incremental. Níveis de prevenção. Equipe odontológica e funções dos seus componentes. Conhecimentos básicos sobre ergonomia. Esterilização e desinfecção. Placa bacteriana. Cáries.

Forramento cavitário, condensação, escultura e polimento de amálgama. Forramento cavitário, inserção, escultura e polimentos de resinas compostas. Os materiais dentários: a armazenagem e manipulação de materiais forradores e restauradores provisórios. Raspagem e polimento supra gengival.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AUXILIAR ADMINISTRATIVO / DIGITADOR e INSTRUTOR DO PETI

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: Compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Vocabulário. 2. FONÉTICA. 3. MORFOLOGIA: Classe de palavras: classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases. 4. ORTOGRAFIA: Acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras. 5. PRINCÍPIOS NORMATIVOS DA LÍNGUA: Uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal. 6. SINTAXE: Análise sintática: período simples. Sintaxe de colocação. Emprego de classes de palavras (artigo, adjetivo, advérbios, numeral, pronomes, o pronome se, emprego dos pronomes). 7. Figuras de Linguagem. Vícios de linguagem.

MATEMÁTICA BÁSICA: Números naturais: comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais. Análise, interpretação e resolução de problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, número primo, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Equações do 1.o e 2.o graus. Números racionais: operações, representações e exploração dos diferentes significados dos racionais em situações problemas. Sistema monetário brasileiro. Geometria: figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades. Composição e decomposição de figuras planas e espaciais, planificações. Medidas: cálculos com unidades de medida de comprimento, massa, superfície e capacidade. Perímetros, áreas e volumes. Raciocínio lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO/DIGITADOR: 1) Princípios da Administração Pública 2) Correspondência Oficial. 3) Redação Oficial. 4) Formas de Tratamento. 5) Abreviações; 6) Características dos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Princípios Gerais e Modalidades; 7)SERVIDORES PÚBLICOS: Regime Estatutário, Regime Trabalhista; Expediente Funcional e Organizacional; Material de Escritório; Técnicas de Serviços de Escritório; Conceito de Documentação e sua Terminologia.; 8) Aspectos econômicos, históricos, geográficos e culturais do Município de NOVO SANTO ANTÔNIO(PI). Legislação Municipal. 9) Sistema Operacional Microsoft Windows: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 10) Editor de Textos - Microsoft Word: criação, edição, formatação e impressão; 11) Criação e manipulação de tabelas; 12)Planilha Eletrônica Microsoft Excel: criação, edição, formatação e impressão; 13.) Internet. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e ­-­ mail).

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ CARGO DE INSTRUTOR DO PETI: Artigo 227 da Constituição Federal. Estatuto da Criança e do Adolescente, Convenções 138 e 182 da OIT. Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU, de 1989: consagrou a doutrina de proteção integral e de prioridades aos direitos da infância. Portaria nº 458, de 4 de outubro de 2001, que estabelece as Diretrizes e Normas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. Conhecimentos elementares do Programa (PETI); conhecimento de serviços de monitoração das atividades operacionais em programas sociais, especialmente envolvendo crianças e adolescentes; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

RECEPCIONISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: Compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Vocabulário. 2. FONÉTICA. 3. MORFOLOGIA: Classe de palavras: classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases. 4. ORTOGRAFIA: Acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras. 5. PRINCÍPIOS NORMATIVOS DA LÍNGUA: Uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal. 6. SINTAXE: Análise sintática: período simples. Sintaxe de colocação. Emprego de classes de palavras (artigo, adjetivo, advérbios, numeral, pronomes, o pronome se, emprego dos pronomes). 7. Figuras de Linguagem. Vícios de linguagem.

MATEMÁTICA BÁSICA:

I- Operações Elementares no Conjunto dos Números Reais: Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão; Potenciação; II- Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum; III- Expressões Numéricas; IV Regras de Três Simples; V- Percentagens; VI- Unidades de Comprimento; VII- Noções de áreas de figuras Geométricas Planas. VIII - Problemas do 1.º grau; IX - Raciocínio Lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO DE RECEPCIONISTA

Técnicas de recepção: 1) Atendimento ao público interno e externo. 2) Formas de tratamento de autoridades e público em geral 3) Elementos da comunicação: Emissor, receptor. 4) Correspondência Oficial - documentos e/ou modelos utilizados. 8) Recepção e distribuição da correspondências 9) Capacidade de empatia. 9) Inviolabilidade do sigilo das comunicações 10) O telefone e os sistemas telefônicos. 11) A voz e suas funções. 12) Uso e Manuseio de lista telefônica; A numeração telefônica. Procedimento para ligações interurbanas e ligações a cobrar. 13) O fax e a secretária eletrônica. 14) Telefonia móvel celular. 15) Atendimento ao público interno e externo. 16) Organização de Fichários/Agendas. 17) Conhecimento e uso adequado, conservação e manutenção de equipamentos 18) Cuidados com o ambiente de trabalho: a) Limpeza do local de trabalho. b) Remoção de lixos e detritos c) Noções de segurança e higiene do trabalho. 19) Noções de Informática - Editor de Texto e Noções de Internet.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MOTORISTA I (CNH B); e ELETRICISTA

LÍNGUA PORTUGUESA:

I- Interpretação de textos; II- Encontros vocálicos: ditongos, tritongos e hiato; III- Encontros consonantais: dígrafos; IV- Divisão silábica; V- Tonicidade; VI- Acentuação gráfica; VII- Ortografia.

MATEMÁTICA BÁSICA:

I- Operações Elementares no Conjunto dos Números Reais: Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão; Potenciação; II- Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum; III- Expressões Numéricas; IV Regras de Três Simples; V- Percentagens; VI- Unidades de Comprimento; VII- Noções de áreas de figuras Geométricas Planas. Raciocínio Lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ MOTORISTA:

Legislação e Sinalização de Trânsito; Normas gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito; Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania; Noções de mecânica básica de autos; Código de Trânsito Brasileiro e seus Anexos, Decreto n. 62.127 de 16/01/68 e Decreto n.º 4.711 de 29/05/2003.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ ELETRICISTA: a) Ferramentas mecânicas e utensílios utilizados em serviços elétricos; Máquinas e Motores; Limpeza e conservação do ambiente de trabalho; Cuidados com a segurança no setor de trabalho: Bateria, Choque elétrico, Prevenções; Terminologia básica utilizada nas construções civis; Princípios básicos da construção civil e as rotinas de trabalho; Conhecimento dos materiais de construção civil na área elétrica. b) Fundamentos da eletricidade: noções sobre a constituição da matéria; noções sobre a energia elétrica; potência elétrica; tensão elétrica; Corrente elétrica CC e CA; definição de resistência elétrica; geradores; motores de transformadores. c) Materiais elétricos: conhecimentos dos principais tipos de condutores elétricos (fios e cabos), capacidade dos condutores de acordo com sua bitola; principais tipos de condutores; eletrodutos, noções sobre dispositivos de comandos e proteção, Disjuntores; Fusíveis, Chaves seccionadoras, Contatores, Relés Fotoelétricos individual e coletivo, Relés temporizados; Principais tipos de lâmpadas (incandescentes, halôgenas, fluorescentes e demais lâmpadas de descarga elétrica). d) Instalações elétricas: ligação de lâmpadas e interruptores simples e paralelo, ligação de tomadas, ligação de reatores de lâmpadas fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico. e) Noções sobre equipamentos de segurança de uso individual e coletivo e primeiros socorros.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE:

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeira, Operador de Chafariz e Vigia

LÍNGUA PORTUGUESA:

I- Interpretação de textos; II- Encontros vocálicos: ditongos, tritongos e hiato; III- Encontros consonantais: dígrafos; IV- Divisão silábica; V- Tonicidade; VI- Acentuação gráfica; VII- Ortografia.

MATEMÁTICA:

I- Operações Elementares no Conjunto dos Números Reais: Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão; Potenciação; II- Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum; III- Expressões Numéricas; IV Regras de Três Simples; V- Percentagens; VI- Unidades de Comprimento; VII- Noções de áreas de figuras Geométricas Planas. Raciocínio Lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ O CARGO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (MERENDEIRA)

Noções Básicas de conservação de utensílios e materiais, faxinas, organização produtos de higiene e limpeza (dosagens, formas de utilização, indicações e usos). Noções de Higiene e saúde. Noções de Higienização (dependências, equipamentos, materiais e utensílios). Segurança no trabalho. Varrição de superfícies diversas.

Os alimentos; Proteção dos alimentos; Cuidados pessoais no trabalho - Segurança no trabalho; Da merenda escolar; Preparação dos alimentos; O gás de cozinha; Utilização e manuseio dos eletrodomésticos; Elaboração dos pratos; Estocagem dos alimentos; Controle de estoque; Melhor aproveitamento de alimentos; Conservação e validade dos alimentos; Relacionamento interpessoal; Conservação de alimentos e manipulação de carnes; Conservação e higiene; Conceitos básicos de alimentação, nutrição, nutrientes e alimentos; Relação entre saúde e alimento; A classificação dos alimentos; Os nutrientes e sua atuação no organismo; Seleção, conservação e condições inadequadas ao consumo dos alimentos; Cuidados ao compor frutas e verduras, alimentos enlatados, grão e farinhas, massas, doces e tortas, carnes, pescado, laticínios.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ O CARGO DE OPERADOR DE CHAFARIZ

Concertos, instalação, reparos ou substituição de encanamentos, registros e torneiras. Conhecimento de aparelhos de medição, ferramentas e equipamentos das instalações hidráulicas. Conhecimento de qualidade e segurança. Conservação de ferramentas, equipamentos e materiais. Conservação, instalação e montagem de Sistemas de tubulações de implantação e manutenção das redes de água. Equipamentos de Segurança e Segurança do Trabalho. Estruturação de instalações hidráulicas. Identificação de defeitos diversos em instalações hidráulicas. Instalação, conserto e manutenção de hidráulica, em PVC soldável e roscável, água fria. Instalação e manutenção de equipamentos e sistemas hidráulicos. Instalação e Manutenção de redes de distribuição e encanamentos de água. Instrumentos de marcação e medição. Manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e de instalações hidráulicas. Noções de Hidráulica. Noções de vazão e pressão, perda de carga, perda por conexões, problemas com ar no encanamento, etc. Reparos e substituições de peças. Técnicas de uso, manuseio, conservação e armazenamento de instrumentos, equipamentos, ferramentas comuns e específicas da Profissão. Uso de equipamentos de proteção individual. Hierarquia. Urbanidade.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ O CARGO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Noções Básicas de conservação de utensílios e materiais, faxinas, organização produtos de higiene e limpeza (dosagens, formas de utilização, indicações e usos). Noções de Higiene e saúde. Noções de Higienização (dependências, equipamentos, materiais e utensílios). Segurança no trabalho. Varrição de superfícies diversas.

CONTEÚDO ESPECÍFICO P/ O CARGO DE VIGIA:

Assuntos correlatos e gerais à respectiva área. Procedimentos de Comunicação e registro de eventos e irregularidades verificadas no turno do serviço de segurança. Segurança no trabalho. Vigilância patrimonial e proteção do patrimônio contra danos. Atendimento ao público. Conhecimento Básico da Função. Conhecimento dos utensílios possíveis de utilização. Fiscalização e Controle de entradas e saídas. Formas de Tratamento. Noções de segurança. Noções de Hierarquia.

ANEXO V

MODELO SUGERIDO PARA RECURSO ADMINISTRATIVO

RECURSO ADMINISTRATIVO - EDITAL 001/2007
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO -PI

NOME DO CANDIDATO:

R.G:

CPF:

CARGO A QUE CONCORRE:

FASE DO CONCURSO PARA A QUAL O RECURSO É APRESENTADO

__

Revisão de questão - Prova Objetiva

__

Revisão de gabarito

__

Prova de Títulos

__

Outra razão

RAZÕES DO RECURSO:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

NOVO SANTO ANTÔNIO (PI), _____ de _______________________ de 2008

Assinatura do Candidato

Recebido em:......./........../2007

Responsável pelo recebimento
Assinatura e carimbo

ANEXO VI

MODELO SUGERIDO AO PNE PARA PETICIONAR DIREITO OU APRESENTAR RECURSOS

EDITAL 01/2007 - PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO(PI)

NOME DO CANDIDATO:

R.G.:

CPF:

CARGO PARA O QUAL CONCORRE:

N.º INSCRIÇÃO:

FASE DO CONCURSO EM QUE APRESENTA PETIÇÃO O RECURSO:

__

INSCRIÇÃO

__

PROVA OBJETIVA

__

TÍTULOS

__

EXAME MÉDICO

__

OUTRA

À Comissão Organizadora do Concurso Público Edital 001/2007
Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO - PI.

_____________________________________________, nacionalidade, estado civil, residente no endereço __________________________________________________, inscrito no Concurso Público - Edital N.º 001/2007 - Prefeitura Municipal de NOVO SANTO ANTÔNIO - PI, inscrito para vaga reservada a P.N.E, com fulcro na legislação pátria, vem à r. presença de Vossa Senhoria requerer _______________________________(especificar o que requer).

Nestes Termos

Pede Deferimento

NOVO SANTO ANTÔNIO - PI, ____ DE _____________________ 2008

Assinatura do Candidato _______________________________

Recebido em:......./........../2007

Responsável pelo recebimento
Assinatura e carimbo