Prefeitura de Mulungu do Morro - BA

Notícia:   Prefeitura de Mulungu do Morro - BA abre 270 vagas para vários cargos e níveis

PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU DO MORRO

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº 01/2010

CNPJ: 16.445.876/0001-81- Rua - Eronides Souza Santos, 55 - Mulungu do Morro - Bahia
Tel: (74) 3643-1076 Fax: (74) 3643-1230 E-mail: pmmmorro@yahoo.com.br

MANUAL DO CANDIDATO

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL

ETAPAS DO CONCURSO

INSCRIÇÃO

VIA INTERNET: 13 a 26/09/2010 INSCRIÇÕES PRESENCIAIS:20 a 24/09/2010

Homologação das inscrições

16/10/2010

Edital confirmando a data das provas

18/10/2010

Cartão de Informação do Candidato

A partir de 18/10/2010 (via internet)

Data das provas escritas

07/11/2010

Divulgação do gabarito

Até 15/11/2010

Resultado da prova objetiva escrita

Até o 15° dia após a realização das provas, ou após o julgamento de recursos.

Prova de Títulos (Professor) - Limite para entrega dos documentos

Até o 3° dia útil após divulgação resultado das provas objetivas.

Resultado geral

Até o 15° dia após publicação da provas de títulos, ou após o julgamento de recursos.

Homologação

Até o 30° dia após resultado geral

- As datas previstas neste manual são de caráter informativo, podendo ser modificadas em função de eventuais recursos interpostos nas diversas fases e sempre serão validadas pelos Editais publicados no decorrer do processo.

- Visite sempre o WEBSITE da Liderança Consultoria para manter-se atualizado sobre todas informações referente ao Concurso.

- No dia 18/10/2010, será publicado Edital confirmando a data de realização das provas objetivas escritas e da disponibilização do Cartão de Informação do Candidato - CIC . No cartão constará a data, local e sala onde o candidato fará sua prova.

- O CIC, é um instrumento para confirmação dos dados da inscrição do Candidato, e informação do local e data da prova. As informações CIC serão disponibilizas a partir do dia 18 de outubro de 2010 no endereço da Internet: www.consultorialideranca.com.br

- O candidato poderá obter as informações constantes no CIC, nas listas publicadas no endereço da Internet: www.consultorialideranca.com.br, nos murais da Prefeitura e Câmara Municipal, no posto de inscrição, no mural do Fórum da Comarca de Morro do Chapéu e no sitio: - www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/mulungudomorro/publicacao, (Diário Oficial Eletrônico do Município).

- Através do CIC ou lista de inscrições homologadas, o candidato deverá conferir de imediato e detalhadamente, os dados registrados no sistema informatizado da empresa organizadora do Concurso.

- Caso haja inexatidão na informação, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a Comissão Municipal de Concurso, na Prefeitura Municipal, Rua - Eronides Souza Santos, 55 - Mulungu do Morro - Bahia, Tel: (74) 3643-1076 Fax: (74) 3643-1230, CEP: 44.885-000; ou pelo link [fale conosco] no website. www.consultorialideranca.com.br ou ainda pelo e-mail ccarvalho@terra.com.br .

- O candidato só terá acesso ao local de prova com a apresentação do documento original de identidade utilizado na inscrição. Sem o documento de identidade o candidato não poderá entrar na sala de realização das provas, implicando na sua eliminação do concurso.

- Após resolver as questões objetivas da prova escrita, o candidato deverá assinar e marcar as respostas na Folha Óptica, que é o documento oficial para correção.

- É de responsabilidade do Candidato a conferência da paginação e sequência de questões do caderno de Prova e dos dados impressos na Folha Óptica, que deverá ser preenchida e assinada conforme instruções específicas contidas na mesma. Os prejuízos advindos das marcações incorretas são de exclusiva responsabilidade do candidato, não haverá substituição da folha por erro do mesmo.

- São consideradas marcações incorretas, implicando em não se computar a questão: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo delimitado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica azul ou preta.

- Somente serão convocados para a entrega de títulos, os candidatos aos cargos de Professor habilitados na prova objetiva. Os candidatos convocados terão prazo de três dias úteis para entregar documentação para avaliação de títulos, em envelopes lacrados, identificado com o seu nome, número de inscrição e número do documento de identidade, no Posto de Inscrição presencial, sendo atribuída a nota ZERO na avaliação de títulos ao candidato que não entregar os referidos documentos no período estabelecido.

- O Barema dos títulos pontua três itens: I - CURSO PÓS-GRADUAÇÃO, II - CURSOS DE TREINAMENTO, III - EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Os títulos, conforme Art. 21 do Edital de Abertura de Inscrições, só serão pontuados se referentes à área educacional. Os itens I e II serão comprovados através de Diploma ou Certificados e o Item III, deverá ser comprovado através de Declaração ou Certidão de tempo de docência no ensino fundamentale/ou educação infantil. Será atribuída a pontuação zero ao documento que não demonstre claramente o período de atividade no ensino fundamental.

- As provas objetivas escritas terão duração de 3 horas.

- Os candidatos inscritos pela internet que optarem por vagas reservadas para deficientes, deverão encaminhar até dois dias após o período de inscrições, a documentação comprobatória (art 12 do edital), para Comissão Municipal de Coordenação do Concurso.

- Os documentos encaminhados para Comissão Municipal de Coordenação do Concurso serão protocolados diretamente na Prefeitura Municipal de Mulungu do Morro ou postados Via SEDEX da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

- MAIORES INFORMAÇÕES DIRIJA-SE A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO CONCURSO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU DO MORRO Rua - Eronides Souza Santos, 55 - Mulungu do Morro - Bahia, Tel: (74) 3643-1076 Fax: (74) 3643-1230, CEP: 44.885-000; ou pelo link [fale conosco] no website. www.consultorialideranca.com.br ou ainda pelo e-mail ccarvalho@terra.com.br.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS EXISTENTES NO QUADRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU DO MORRO

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MULUNGU DO MORRO, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Constituição Federal, da Lei Orgânica Municipal e demais legislações pertinentes, faz saber que estarão abertas as inscrições ao Concurso Público para provimento de vagas nos cargos existentes no quadro da Prefeitura Municipal de MULUNGU DO MORRO, indicados neste Edital, nos níveis correspondentes, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1° - Poderão candidatar-se aos cargos públicos do quadro de funcionários da Prefeitura todos os cidadãos que preencham os seguintes requisitos:

a) - ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) - estar em gozo dos direitos políticos;

c) - estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

d) - não ter registro de antecedentes criminais;

e) - preencher os pré-requisitos exigidos para ocupação do cargo.

f) - ter na data de assinatura do termo de posse, idade mínima de 18 anos;

g) - estar apto, física e mentalmente, para o exercício do cargo para o qual concorrerá, não sendo portador de deficiência incompatível com as atribuições do cargo;

h) - conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital e no Regulamento Geral;

Art. 2° - A aprovação em concurso não cria direito a nomeação, mas esta quando se der respeitará a ordem de classificação dos candidatos.

Art. 3° - A declaração falsa ou inexata de dados constantes da ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou graciosos, determinarão o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes.

Art. 4° - Os pedidos de inscrição significarão a aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do Regulamento Geral e deste Edital.

Art. 5° - Os pedidos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Concurso, cabendo-lhe a decidir sobre sua aprovação.

Art. 6° - Encerrado o prazo das inscrições será publicada a relação dos candidatos regularmente inscritos, com indicações dos respectivos números de inscrição.

Art. 7° - Durante a realização da prova não será permitido ao candidato sob pena de ser excluído do concurso:

I. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso, bem como consultar livros ou apostilas, salvo as fontes informativas que forem declaradas no edital do concurso.

II. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia do fiscal.

III. Utilizar-se de calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares ou outros equipamentos similares, que não poderão ingressar nos locais de realização das provas.

IV. Utilizar meios ilícitos para execução da prova;

V. Perturbar de qualquer modo, a execução dos trabalhos.

CAPÍTULO II

DAS DISPOSIÇÕES ESPECIAIS

Art. 8° - A habilitação para o provimento será por Cargo, mediante Concurso Público, de acordo com as especificações e requisitos mínimos descritos neste Edital.

Art. 9° - Os candidatos deverão ter os requisitos mínimos para preenchimento dos cargos em concurso na data da convocação para nomeação.

Art. 10 - Os cargos de Professor são regidos pela Lei Municipal n° 002/1998 de 10 de fevereiro de 1998; o cargo de Agente Comunitário de Saúde é regido pela Lei n° 028/2008 de 05 de maio de 2008; e os demais cargos, constantes deste Edital, são regidos pela Lei n° 017/2010 de 18 de junho de 2010. Aplica-se à todos os cargos as demais leis pertinentes, em especial a Lei 035/97 de 20 de março de 1997 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Mulungu do Morro), Emenda Constitucional n° 51/06 e Lei Federal n° 11.350/06.

Art. 11- O Concurso Público, objetiva o preenchimento de vagas para os cargos constantes do ANEXO I, parte integrante deste Edital.

Art. 12 - Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) por cargo serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência, desde que a fração obtida deste cálculo seja superior a 0,5 (cinco décimos), condicionado, entretanto à apresentação de laudo médico estabelecendo a compatibilidade entre o cargo e a deficiência do candidato na conformidade do Regulamento Geral estatuído pelo Decreto Municipal n° 087/2010 de 13 de agosto de 2010.

Parágrafo único - Fica obrigado ao candidato portador de deficiência, a apresentação, no ato da inscrição, de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

Art. 13 - O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Art. 14 - As vagas serão preenchidas, por cargo, em ordem rigorosa de classificação, de acordo com a necessidade e conveniência da administração e conforme opção única manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição - RI, observados os critérios estatuídos no artigo 30 deste edital.

Parágrafo 1° - As vagas para os cargos de professor serão preenchidas por Cargo/Região, conforme opção única manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição - RI, na observância da Regionalização regulamentada pelo Decreto Municipal 090/2010 de 25 de agosto de 2010 e do quantitativo do Anexo I - D

Parágrafo 2°- As vagas para Agente Comunitário de Saúde, serão preenchidas por Cargo/Micro Área, conforme opção única manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição - RI, e o cadastro de reserva destina-se ao preenchimento de vagas decorrente de vacância do cargo na respectiva micro área

Art. 15 - O regime jurídico de trabalho será Estatutário, com carga horária no Plano de Cargos e Salários de cada categoria.

Art. 16 - O valor básico dos vencimentos dos cargos é o constante da tabela de vencimento dos funcionários municipais, conforme Legislação Municipal.

CAPITULO III

DA INSCRIÇÃO

Art. 17 - As inscrições serão abertas no período de 13 a 26 de setembro de 2010, para inscrições via Internet e no período de 20 a 24 de setembro de 2010, no horário das 09:00h ás 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, de forma presencial, no posto de inscrição, localizado na - Rua - Eronides Souza Santos, 94, Centro, MULUNGU DO MORRO - BA, mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição - RI, acompanhado da seguinte documentação.

a) Cópia da Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, ou outro equivalente;

b) CPF - Cadastro de Pessoa Física;

c) Procuração se for o caso, com poderes especiais para requerer a inscrição, acompanhada da Cédula de Identidade do Procurador;

d) Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição, através de Boleto Bancário na Agência: 1696-9 Conta: 11924-5 P.M.M.M CONCURSO PÚBLICO Banco do Brasil, dentro do vencimento do boleto bancário.

Parágrafo 1° - São também considerados documentos de identidade, as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelo Ministério de Relações Exteriores, Forças Armadas, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação com foto, e Carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos de Classe.

Parágrafo 2°- Será indeferida a inscrição do candidato que não tenha preenchido corretamente o RI (Requerimento de Inscrição), na inscrição presencial ou via Internet, e/ou que não tenha quitado a respectiva taxa de inscrição no prazo de validade do boleto bancário.

Art. 18 - As inscrições via Internet serão a partir do acesso ao site: www.consultorialideranca.com.br e serão validadas após o pagamento do boleto bancário.

Parágrafo Único - A Comissão Municipal e a C. Carvalho e Cia. Ltda. (Liderança Consultoria) não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Art. 19 - O Concurso constituir-se-á de questões objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de Professor, será aplicada prova adicional, de títulos, de caráter classificatório e para os cargos de Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde será exigido conclusão com aproveitamento do curso introdutório de formação inicial e continuada, oferecido pelo Município aos candidatos, melhores classificados na quantidade equivalente ao dobro das respectivas vagas oferecidas neste Edital, na conformidade do Anexo II -B

Art. 20 - As provas objetivas (escritas) serão compostas de questões pertinentes às especificidades do cargo em concurso, contendo cada questão 05 (cinco) alternativas de respostas, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos no somatório da prova objetiva, obedecendo aos seguintes critérios:

I - Será avaliada na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos;

II - O total de pontos de cada candidato, no conjunto das provas, será igual à soma da nota obtida na prova referente a cada matéria constante dos programas;

III - O total de pontos máximo que um candidato poderá obter é de 100 (cem) pontos, incluindo a avaliação dos Títulos, no caso de Professor;

IV - As provas objetivas (escritas) terão duração de 03 (três) horas.

Parágrafo 1° - Para cada um dos cargos em Concurso, as provas respectivas serão estatisticamente avaliadas de acordo com desempenho do grupo a elas submetidas.

Parágrafo 2° - A prova constará de 40 (quarenta) questões objetivas, valendo 2,0 pontos cada uma, distribuídas na forma do ANEXO II.

Art. 21 - A Prova de Títulos de caráter classificatório, será realizada exclusivamente para os candidatos aos cargos de Professor, habilitados na prova objetiva (escrita), considerando-se os seguintes títulos em área Educacional:

I - CURSO PÓS GRADUAÇÃO COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 360H.

a) Especialização

2,0

b) Mestrado

2,5

c) Doutorado

3,0

Total máximo de pontos

8,0

II - CURSOS DE TREINAMENTO

a) Acima de 120h

1,0

Total máximo de pontos

4,0

III - EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ED. INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

a) Por cada ano de ensino público Municipal.

1,5

b) Por cada ano de ensino público em outras esferas de governo

1,0

c) Por cada ano de ensino em outras instituições regulamentadas

0,5

Total máximo de pontos

8,0

TOTAL GERAL (Escore Máximo)

20,0 (PONTOS)

Parágrafo 1° independente da quantidade de títulos apresentados pelos candidatos, a pontuação será limitada ao escore máximo estabelecido nos itens e no total apresentado no caput deste artigo.

Parágrafo 2° - Os Candidatos aprovados para o cargo de Professor, terão prazo de 3 (três) dias úteis, contados da publicação do resultado, para entregar à Comissão Municipal de Concurso, no mesmo local de inscrição, os documentos para serem avaliados na Prova de Títulos, na forma estabelecida neste artigo.

Parágrafo 3°- Cada Candidato deverá colocar cópias de seus documentos em envelope lacrado, contendo: Número de inscrição, nome do Candidato e relação de documentos.

Parágrafo 4°- Os títulos, conforme o caput deste artigo, só serão pontuados se referentes à área educacional. Os itens I e II serão comprovados através de Diploma ou Certificados emitidos por instituições regulamentas o Item III, deverá ser comprovado através de Declaração ou Certidão de tempo de docência na educação infantil e/ou ensino fundamental. Será atribuída a pontuação zero ao documento que não demonstre claramente o período de atividade docente.

CAPITULO IV

DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Art. 22 - A prova OBJETIVA (escrita) será realizada em local a ser definido e divulgado posteriormente em Edital de convocação de provas, nesta cidade.

Parágrafo 1° - Anulada alguma questão da prova Objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os candidatos.

Parágrafo 2° - Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que forem marcadas incorretamente no cartão-resposta.

Parágrafo 3° - A ausência de assinatura no cartão de resposta, implicará na atribuição de nota 0 (zero) na prova do candidato.

Art. 23 - O candidato terá acesso ao local da realização da prova, indicado no Cartão de Informação do Candidato, com a apresentação da Cédula de Identidade utilizada para inscrição (via original).

Art. 24 - Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado e a ausência do candidato implicará na sua eliminação.

Art. 25 - O candidato deverá chegar ao local da prova trinta minutos antes do horário determinado para início da aplicação das provas, não sendo permitida a entrada de candidato sob qualquer pretexto, após o fechamento dos portões.

Art. 26 - No dia da prova o candidato deverá apresentar-se no local e horário indicados, munidos de:

- Documento de identidade, em via original; (obrigatório)

- Cartão de informação do candidato; (opcional)

- Caneta azul ou preta.

CAPÍTULO V

DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 27 - Havendo igualdade de pontos na classificação final, após a observância do disposto no parágrafo único do art. 27 da Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), terá preferência sucessivamente, o candidato que:

I - Que ocupar ou tiver ocupado cargo ou emprego no serviço público municipal;

II - Tiver maior tempo de serviço público em qualquer esfera;

III - For mais idoso;

Art. 28 - Quando ocorrer irregularidade insanável ou preterição de formalidade substancial que possa afetar o seu resultado, terá qualquer candidato o direito de interpor recurso, nas fases de homologação das inscrições, publicação dos gabaritos e dos resultados parciais ou globais, homologação do concurso e posteriormente nomeação de candidatos aprovados.

§ 1° - Os recursos deverão ser protocolados na Comissão Municipal de Concursos e só serão aceitos devidamente fundamentados.

§ 2° - O recurso previsto neste artigo poderá ser interposto até o 2°(segundo) dia útil após a publicação do respectivo ato.

Art. 29 - A Prefeitura divulgará através de Edital, o resultado final deste Concurso relacionando os candidatos habilitados em ordem de classificação e com o total de pontos obtidos, em duas listas:

I. Os candidatos, pela ordem de classificação final, por cargo com o total de pontos obtidos;

II. Os candidatos inscritos como portadores de deficiência, por cargo com o total de pontos obtidos;

Parágrafo Único - A homologação deverá ocorrer no prazo de até 30 (trinta) dias contados da referida publicação, acrescido dos prazos recursais.

Art. 30 - A Prefeitura Municipal, quando da nomeação, através da Secretaria de Administração, convocará os candidatos habilitados, em ordem de classificação final, para aplicação dos critérios de desempate; para comprovação dos requisitos mínimos e realização dos exames de sanidade e capacidade física, mental e psicológica, sendo eliminado o candidato inapto.

Parágrafo 1° - A convocação para nomeação dar-se-á na ordem da lista de classificação final por cargo.

Parágrafo 2° - havendo extinção da Unidade onde o Servidor, nomeado em decorrência deste concurso, esteja lotado, a Administração relotará para outra Localidade onde exista vaga.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 31 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções e na aceitação das condições do Concurso tais como se acham estabelecidas neste Edital.

Art. 32 - A inexatidão das afirmativas ou irregularidades constatadas no decorrer do processo, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do concurso anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

Art. 33 - A inscrição do candidato importará em anuência implícita à sua futura nomeação.

Art. 34 - O candidato que não comparecer á convocação de aprovados, recusar a nomeação, ou consultado e nomeado deixar de entrar em exercício, perderá os direitos de sua classificação.

Art. 35 - O conteúdo programático das provas objetivas é o publicado no anexo III deste edital.

Art.36 - A Comissão Municipal de Concurso contará com a consultoria da Empresa C. Carvalho e Cia Ltda. ( Liderança Consultoria), contratada pela Prefeitura Municipal de MULUNGU DO MORRO para este fim.

Art. 37 - Os atos decorrentes deste edital serão publicados no quadro de publicações da Prefeitura e da Câmara Municipal, no Fórum desta Comarca e nos sítios da internet: www.consultorialideranca.com.br ou www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/mulungudomorro/publicacao/

Parágrafo Único- A Comissão Municipal de Concurso além dos locais indicados no caput deste artigo, poderá utilizar outros meios para ampliar a publicidade dos atos relacionados com este certame.

Art. 38 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso.

MULUNGU DO MORRO, 01 de setembro de 2010.

AMAURI SALDANHA DE LUCENA
Prefeito Municipal

ANEXO I

A) - PERFIL DO CARGO/ REQUISITOS MÍNIMOS

Cargo

Requisito Mínimo

Carga Hora

SALÁRIO BASE R$

Auxiliar de Serviços Gerais

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Cozinheiro

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Gari

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Lavadeira

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Merendeira

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Pedreiro

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Porteiro

Fundamental Incompleto

40h

510,00

Guarda Municipal

Fundamental Completo

40h

510,00

Operador de Máquinas e Equipamentos

Fundamental Completo

40h

510,00

Agente de Tributos

Médio completo

40h

510,00

Assistente Administrativo I

Médio Completo, com digitação

40h

510,00

Eletricista para rede elétrica

Médio Completo

40h

510,00

Inspetor de Ensino

Médio Completo

20h

510,00

Monitor de Creche

Médio Completo

40h

510,00

Operador de Computador

Médio Completo com Curso de Informática

40h

510,00

Recepcionista

Médio Completo

40h

510,00

Técnico Agrícola

Médio/Técnico Agrícola

40h

700,00

Técnico Contábil

Médio Completo com CRC

40h

1.800,00

Técnico em informática

Médio completo e formação em informática

40h

700,00

Técnico de Enfermagem

Curso Técnico Enfermagem /COREN

40h

510,00

Analista de Controle Interno

Superior em Direito, Administração, Economia ou Ciências Contábeis.

40h

1.300,00

Assistente Social

Superior Serviço n Social c/ CRESS

40h

2.000,00

Contador

Bel. Contabilidade/ CRC

40h

1.800,00

Enfermeiro

Sup. Enfermagem c/COREN

40h

2.000,00

Farmacêutico

Superior em Farmácia

40h

2.000,00

Fisioterapeuta

Superior em Fisioterapia

40h

2.000,00

Médico Plantonista

Superior c/ CRM

24h

3.000,00

Médico PSF

Superior c/ CRM

40h

6.000,00

Médico Psiquiatra

Superior c/ CRM e Esp. Psiquiatria

20h

3.000,00

Nutricionista

Superior C/ CRN

40h

1.500,00

Odontólogo

Superior C/ CRO

20h

2.000,00

Psicólogo

Superior C/ CRP

20h

1.500,00

Professor Nível I

Habilitação para o ensino do magistério das séries iniciais do ensino fundamental

20h

510,00

Professor Nível II - Artes

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Professor Nível II - Biologia

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Professor Nível II - Geografia

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Professor Nível II - História

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Professor Nível II - Inglês

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Professor Nível II - Matemática

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Professor Nível II - Português

Licenciatura na área especifica

20h

714,00

Agente de Endemias

Médio completo

40h

510,00

Agente Comunitário de Saúde

Fundamental Completo

40h

510,00

B - QUADRO DE VAGAS

Item

Cargo

Vagas

Vagas P/ Deficientes

Cadastro Reserva

Taxa

1

Auxiliar de Serviços Gerais

40

2

-

40,00

2

Cozinheiro

06

-

-

40,00

3

Gari

06

-

-

40,00

4

Lavadeira

02

-

-

40,00

5

Merendeira

04

-

-

40,00

6

Pedreiro

01

-

-

40,00

7

Porteiro

03

-

-

40,00

8

Guarda Municipal

04

-

-

40,00

9

Operador de Máquinas e Equipamentos

01

-

-

40,00

10

Agente de Tributos

01

-

-

50,00

11

Assistente Administrativo I

08

-

-

50,00

12

Eletricista para rede elétrica

01

-

-

50,00

13

Inspetor de Ensino

20

1

-

50,00

14

Monitor de Creche

05

-

-

50,00

15

Operador de Computador

01

-

-

50,00

16

Recepcionista

05

-

-

50,00

17

Técnico Agrícola

01

-

-

50,00

18

Técnico Contábil

01

-

-

50,00

19

Técnico em informática

01

-

-

50,00

20

Técnico de Enfermagem

05

-

-

50,00

21

Analista de Controle Interno

01

-

-

85,00

22

Assistente Social

02

-

-

85,00

23

Contador

01

-

-

85,00

24

Enfermeiro

05

-

-

85,00

25

Farmacêutico

02

-

-

85,00

26

Fisioterapeuta

01

-

-

85,00

27

Médico Plantonista

08

-

-

85,00

28

Médico PSF

02

-

-

85,00

29

Médico Psiquiatra

01

-

-

85,00

30

Nutricionista

01

-

-

85,00

31

Odontólogo

04

-

-

85,00

32

Psicólogo

01

 

-

85,00

33

Professor Nível I

35

3

-

55,00

34

Professor Nível II - Artes

01

-

-

85,00

35

Professor Nível II - Biologia

04

-

-

85,00

36

Professor Nível II - Geografia

06

-

-

85,00

37

Professor Nível II - História

05

-

-

85,00

38

Professor Nível II - Inglês

02

-

-

85,00

39

Professor Nível II - Matemática

09

-

-

85,00

40

Professor Nível II - Português

03

-

-

85,00

41

Agente de Endemias

15

1

-

50,00

42

Agente Comunitário de Saúde Obs.: vagas por micro áreas

07

-

31

50,00

C - DETALHAMENTO DAS VAGAS PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Código Cargo

Vagas

Cadastro de Reserva

ÁREA

SEG

MICRO ÁREA

LOCALIDADE

ACS 1.1.1

 

01

1

1

1

-1 Praça Imaculada Conceição; .2 R. Prof. Ludes; .3 R..Heraclito
Neto; .4 R. Alcebiades; .5 R. Benito Gama; .6 R. 2 de Julho; .7 R.7 de Setembro

ACS 1.1.2

 

01

1

1

2

-1 Rua Belarmino Santos; .2 R. Valmir Mascarenhas; .3 R. Ana de Jesus; .4 R. Salustiano; .5 R. Jair

ACS 1.1.3

 

01

1

1

3

-1 R. Eronides S. Santos; .2 R do Alagadiço; .3 R Rui Barbosa

ACS 1.1.4

 

01

1

1

4

-1 Av. Acm; .2 Rua José S. Nogueira; .3 Rua Antônio Rocha

ACS 1.1.5

 

01

1

1

5

-1 Rua E Travessa Boa Vista; .2 Rua E Travessa Nobelino; .3 Rua E Travessa Satelite; .4 Rua E Travessa Castro Alves; .5 Rua São Sebastião;.6 Lajedo

ACS 1.1.6

 

01

1

1

6

-1 Rua George Verde; .2 R. Joana Xavier; .3 R Adélia Guimarães;

-4 R. Salustiano J. de Morais; .5 I e II Travessa Raimundo Dias; .6 R. Raimundo Dias

ACS 1.1.7

 

01

1

1

7

-1 R.Satelite; .2 R.Bahia ;.3 R. Felisberto Porto;.4 R. João Primo;.5 Travessa Satelite;.6 R Bertolo S. Santos;.7 R João Paulo Ii

ACS 1.1.8

 

01

1

1

8

-1 Casas Populares (Portelinha); .2 R.Gervásio; .3 R. Mário
Ribeiro.

ACS 1.1.9

 

01

1

1

9

-1 Rua São Sebastião ;2 Rua Cerqueira; .3 Rua Castro Alves

ACS 1.2.6

 

01

1

2

6

-1 Bx Da Cainana; .2 Mundubi; .3 Barauna II

ACS 1.2.7

 

01

1

2

7

-1 Rosendo; .2 Rosendo II; .3 Espia; .4 Caldeirão

ACS 1.2.9

 

01

1

2

9

-1 José Raimundo; .2 Cascavel; .3 Lagedinho

ACS 1.2.10

 

01

1

2

10

-1 Lagoa Preta; .2 Recifinho; .3 Pimentas ; .4 Alagadiço Branco

ACS 1.2.13

 

01

1

2

13

-1 Lagoa Nova I, .2 Mundo Novo

ACS 1.2.17

 

01

1

2

17

-1 Cainana; .2 Umbuzeiro

ACS 1.2.18

01

01

1

2

18

1 Chicão; .2 Loteamento Piadecheves Nacajara

ACS 3.2.1

 

01

3

2

1

1- Vila Canudos

ACS 3.2.2

 

01

3

2

2

1- Umburana dos Ingós; 2- Mandacaru

ACS 3.2.3

 

01

3

2

3

-1 Umburaninhas; .2 Capim Açu; .3 Lagoa dos Patos

ACS 3.2.5

01

01

3

2

5

-1 Alagadiço; .2 Lagadiço

ACS 3.2.8

01

01

3

2

8

-1 Boa Vista; .2 Lagoa Vermelha ; .3 Baraúna

ACS 3.2.15

01

01

3

2

15

-1 Caatinga do Egídio; .2 Lagoa de Chico Damasceno

ACS 3.2.16

 

01

3

2

16

-1 Vila Canudos

ACS 3.2.17

01

01

3

2

17

-1 Queimada Da Onça; .2 Pedra Lisa

ACS 4.2.2

 

01

4

2

2

-1 Vila Varzea do Cerco

ACS 4.2.4

 

01

4

2

4

-1 Boca Da Mata; .2 Lagoa dos Meninos; .3 Açudes ; .4 Gentio;

-5 Bx. dos Poudos

ACS 4.2.11

 

01

4

2

11

-1 Suvela; .2 Mata Da Serra;.3 Olho D'água; .4 Salina

ACS 4.2.12

 

01

4

2

12

-1 Sapecado; .2 Gitirana; .3 Lagoa Nova Ii

ACS 4.2.15

01

01

4

2

15

-1 Poços; .2 Vz. de Baixo; .3 Capão Da Onça;.4 Agropeva;

-5 Faz. Staª Catarina; .6 Faz. 2 Irmãos

ACS 4.2.18

 

01

4

2

18

-1 Vila Varzéa do Cerco

ACS 4.2.19

01

01

4

2

19

-1 Vila Varzea do Cerco

C - DETALHAMENTO DAS VAGAS PARA PROFESSOR

Código Cargo

Região

Cargos Professor

VAGAS

Reserva Deficientes

PA01

Sul

ARTES

1

 

PC02

Sede

CIÊNCIAS

3

 

PC03

Leste

CIÊNCIAS

1

 

PC04

Sul

CIÊNCIAS

1

 

PG05

Sede

GEOGRAFIA

4

 

PG06

Leste

GEOGRAFIA

2

 

PH07

Sede

HISTÓRIA

3

 

PH08

Leste

HISTÓRIA

1

 

PH09

Sul

HISTÓRIA

1

 

PI10

Leste

INGLÊS

1

 

PI11

Sul

INGLÊS

1

 

PM12

Sede

MATEMÁTICA

3

 

PM13

Leste

MATEMÁTICA

4

 

PM14

Sul

MATEMÁTICA

2

 

PP15

Sede

PORTUGUÊS

2

 

PP16

Leste

PORTUGUÊS

1

 

PN17

Sede

PROFESSOR NÍVEL I

10

1

PN18

Leste

PROFESSOR NÍVEL I

11

1

PN19

Sul

PROFESSOR NÍVEL I

14

1

ANEXO II

A) MONTAGEM DA PROVA OBJETIVA

I - PARA: ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO PLANTONISTA, MÉDICO PSF, MÉDICO PSIQUIATRA, NUTRICIONISTA,ODONTÓLOGO, PSICÓLOGO

Língua Portuguesa ........................................................................ 15 (quinze) questões.

Conhecimentos Específicos/Gerais ................................................ 25 (vinte e cinco) questões.

II - PARA: CONTADOR E ANALISTA DE CONTROLE INTERNO

Língua Portuguesa ........................................................................ 15 (quinze) questões.

Matemática .................................................................................. 10 (dez) questões.

Conhecimentos Específicos/Gerais ................................................ 15 (quinze) questões.

III - PARA PROFESSOR NÍVEL I

Língua Portuguesa ........................................................................ 13 (treze) questões.

Matemática .................................................................................. 05 (cinco) questões.

Conhecimentos Pedagógicos ........................................................ 10 (dez) questões.

Conhecimentos Gerais (geografia, história e ciências) .................... 12 (doze) questões.

IV - PARA PROFESSOR NÍVEL II (ARTES, BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, E MATEMÁTICA)

Língua Portuguesa ....................................................................... 10 (dez) questões.

Conhecimentos Pedagógicos ....................................................... 15 (quinze) questões.

Conhecimentos Específicos ......................................................... 15 (quinze) questões.

V - -PARA PROFESSOR NÍVEL II - PORTUGUÊS

Língua Portuguesa ....................................................................... 25 (vinte e cinco) questões.

Conhecimentos Pedagógicos ....................................................... 15 (quinze) questões

IV - PARA AGENTE DE TRIBUTOS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I, ELETRICISTA PARA REDE ELÉTRICA, INSPETOR DE ENSINO, MONITOR DE CRECHE, OPERADOR DE COMPUTADOR, RECEPCIONISTA, TÉCNICA AGRÍCOLA, TÉCNICO CONTÁBIL, TÉCNICO EM INFORMÁTICA E TÉCNICO DE ENFERMAGEM.

Língua Portuguesa ....................................................................... 10 (dez) questões.

Matemática ................................................................................. 10 (dez) questões.

Conhecimentos Específicos/Gerais................................................ 20 (vinte) questões.

V - PARA GUARDA MUNICIPAL; OPERADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS; AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS; COZINHEIRO; GARI; LAVADEIRA; MERENDEIRA; PEDREIRO; PORTEIRO; AGENTE DE ENDEMIAS E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Língua Portuguesa ....................................................................... 10 (dez) questões.

Matemática ................................................................................. 10 (dez) questões.

Conhecimentos Específicos/Gerais ............................................... 20 (vinte) questões.

B) DETALHAMENTO DA ETAPA ELIMINATÓRIA PARA OS APROVADOS NO CONCURSO PARA OS CARGOS DE AGENTE DE ENDEMIAS E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

CURSO INTRODUTÓRIO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

I - Os candidatos aprovados no Concurso Público Municipal para os Cargos de Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde, em cumprimento ao inciso II do Art. 6° da lei Federal 11.350/06, terão como pré-requisito para posse, haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada, de caráter eliminatório.

II- o Curso terá uma carga horária de 40 horas, será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e desenvolvida pelos enfermeiros da rede de atenção básica municipal através da utilização do Módulo Introdutório desenvolvido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis da SESAB.

III- A prefeitura Municipal Publicará edital de convocação para participação no Curso de Introdutório de Formação Inicial e Continuada dos candidatos habilitados com melhor classificação na Prova Objetiva na quantidade equivalente ao dobro das respectivas vagas oferecidas neste Edital.

IV- O edital de convocação para o Curso Introdutório de Formação Inicial deverá estabelecer o prazo para realização da matrícula e será considerado desistente e eliminado do concurso público, o candidato convocado que não efetuar sua matrícula dentro do prazo estabelecido.

V- Havendo desistências ou eliminações deverão ser convocados, em igual número de desistentes/eliminados, candidatos habilitados para se matricularem no Curso de Introdutório de Formação Inicial, obedecida a ordem de classificação.

VI- Considera-se que concluiu com aproveitamento o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, o candidato que tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco) da carga horária do Curso e nota igual ou superior a 60% (sessenta) em prova objetiva de 20 (vinte) questões aplicada no final do Curso, versando sobre os conteúdos vistos no Curso Introdutório.

VII - Caberá à Secretaria Municipal de Saúde emitir certificado aos candidatos que concluírem com aproveitamento o Curso de Introdutório de Formação Inicial e Continuada.

VIII- O candidato que já possuir o certificado de conclusão com aproveitamento do curso introdutório, poderá requerer a dispensa á autoridade que publicou o edital mencionado no item III, no prazo estipulado para matricula.

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS ESCRITAS

Os conteúdos atenderão ao nível exigido e as atribuições para cada cargo

PROGRAMAS DE NÍVEL SUPERIOR ANALISTA DE CONTROLE INTERNO, CONTADOR, ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO PSF, MÉDICO PLANTONISTA, MÉDICO PSIQUIATRA, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO E PSICÓLOGO.

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos, mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia textual. Diversidade linguística: dialetos regionais, sociais e outros. Variedades de Registros: formal, informal, oral, escrito. Definição de Texto. Texto e construção dos sentidos. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, advérbio, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: período simples e composto. Concordância verbal e nominal. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e pontuação. Semântica: sinônimos, antônimos. Homônimos. Parônimos.

CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos de interesse geral amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local (rádio, televisão, jornais, e/ou revistas): política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, segurança e cidadania. Aspectos relevantes e atuais do contexto internacional, brasileiro e local nas seguintes áreas: política, economia, sociedade, educação, saúde Meio ambiente: problemas e impactos ambientais globais e locais. Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. Relações Humanas no trabalho, na família e na comunidade. Pesquisa, suas inter-relações e suas vinculações históricas. O município de MULUNGU DO MORRO.

MATEMÁTICA PARA ANALISTA DE CONTROLE INTERNO E CONTADOR: Sistema de equações do 1° e 2° graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função - domínio, imagem e contra - domínio; Gráfico de uma função; Função do 1° grau; Expressões algébricas; Função do 2° grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, co-seno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ANALISTA DE CONTROLE INTERNO E CONTADOR: Os conteúdos atenderão ao nível exigido e as atribuições para cada cargo

CONTABILIDADE PÚBLICA E PRIVADA: Conceitos Contábeis Básicos. Registros e Sistemas Contábeis. Análise de Questões Contábeis. Relatórios Contábeis. Aplicação dos Conhecimentos da Ciência e da Técnica Contábil Voltados à Estruturação de Balanços e do Conjunto dos Demonstrativos Contábeis. A Fazenda Pública. Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio. Origem e formação dos fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial registrados pela contabilidade. Principais relatórios emitidos pela contabilidade pública. Objeto e Classificação dos Inventários. Sistema e Plano de Contas. Escrituração das Operações Econômico-Financeiras. Apuração dos Resultados Econômico-Financeiros Controles da Administração Pública: Princípios básicos da Administração. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificações, Pressupostos e espécies, invalidação, anulação, revogação. Regime jurídico da Administração Pública. Organização administrativa: administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. Regras constitucionais sobre controle externo: fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. Tribunais de Contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. Controle interno e os Tribunais de Contas. Competência para revisão dos próprios atos. Processo orçamentário: plano plurianual; lei de diretrizes orçamentárias; lei orçamentária anual. Orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos. Princípios orçamentários. Classificação orçamentária: classificação institucional; funcional-programática; econômica; por fonte de recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Execução orçamentária, financeira e contábil. Estágios da receita e da despesa públicas. Créditos adicionais. Patrimônio público: aspectos qualitativos e quantitativos. Variações patrimoniais: variações ativas e variações passivas. Dívida pública flutuante e fundada. Plano de contas: função e funcionamento das contas. Escrituração contábil. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Prestação de contas e transparência na gestão fiscal. Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Relatório de Gestão Fiscal. Balanço Geral do Exercício. Ordem econômica e ordem financeira: princípios gerais. Princípios constitucionais da ordem econômica. Finanças públicas na Constituição de 1988. Orçamento: Conceito e espécies. Fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos. Despesa pública. Conceito e classificação. Lei Complementar Federal n° 101/00. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ASSISTENTE SOCIAL: O serviço social no campo das políticas sociais: descentralização, municipalização e políticas setoriais; intersetorialidade - em especial entre as políticas de assistência social e da criança e do adolescente. Compromisso ético-político e intervenção do assistente social na defesa e garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade social, criança e adolescente, mulher, em especial a família. O processo de trabalho do serviço social: aspectos metodológicos e ético-políticos; atribuições da profissão, dimensões da competência profissional - planejamento, execução, avaliação, produção de conhecimento e assessoria; dimensão pedagógica, elaboração de estudos sociais, laudos e pareceres; interdisciplinaridade. Fundamentos do Serviço Social e rebatimentos na prática profissional: mediação e instrumentalidade do serviço social. Conselhos Municipais de Saúde e Movimentos Sociais. Oficinas Terapêuticas. Legislação e Política do sistema Único de Saúde (SUS): Constituição Federal, Lei 8080, Lei 8142, NOB 01/96, NOAS-SUS 01/2001, NOAS-SUS 01/2002; Bioética e Saúde Pública; Programa Saúde da Família; Fundamentos Epidemiológicos em Saúde Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ENFERMEIRO: Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Seção II - Da Saúde. Lei Federal n° 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01e 02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social. Ética e Exercício Profissional: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; legislação do exercício da Enfermagem; Lei n. ° 5.905. Administração e Organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Planejamento e administração da assistência de enfermagem. Regulação, controle e avaliação dos serviços de saúde. Política Nacional de Saúde Mental. Assistência de enfermagem nos transtornos psicóticos, neuróticos e sociais (dependência química). Humanização da Assistência. Enfermagem em Saúde Coletiva: Vigilância em Saúde Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. Saneamento. Doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, medidas de controle; Processo Saúde - Doença. Imunizações. Programas de Saúde. Programa Nacional de Imunização; doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Fundamento de Enfermagem: Técnicas Básicas de Enfermagem; identificação de sinais e sintomas vias de administração de medicamentos, dosagem e aplicação. Enfermagem Materno-Infantil: Anatomia dos órgãos de reprodução; assistência de enfermagem na prevenção do câncer cervico-uterino, nas diversas fases do parto e nas doenças sexualmente transmissíveis; fisiologia do puerpério e da lactação; processo de desenvolvimento da criança; implementação do aleitamento materno e desmame; afecções respiratórias agudas; diarreia aguda e terapia de reidratação oral, imunização.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FARMACÊUTICO: Ética profissional: Legislação Sanitária aplicada à Farmácia. MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL: Psicotrópicos, entorpecentes e antirretrovirais (legislação e Dispensação); Administração de Farmácia; Organização de Almoxarifados e Condições adequadas de Armazenamento; Controle de Estoque de Medicamentos e Materiais de Consumo; sistemas de Distribuição de Medicamentos. Deontologia (Legislação Farmacêutica); Conhecimentos básicos sobre Farmácia; Vigilância Sanitária: Portaria 344/98, Portaria 06/99; Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Classificação das formas farmacêuticas, via de administração de drogas. Absorção, distribuição, biodisponibilidade, biotransformação e eliminação de fármacos. Mecanismo de ação de drogas. Interações medicamentosas. Relação dose efeito. Sinergismo. Agonistas e antagonistas. Bloqueadores neuromusculares. Anestésicos gerais. Anestésicos locais. Fármacos que atuam no Sistema nervoso autônomo e Sistema nervoso central. Fármacos utilizados no sistema urinário, cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, reprodutor e hematopoietico. Antibióticos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários e antineoplásicos. Vitaminas. Farmacotécnica: pós, comprimidos, drágeas, cápsulas, emulsões, suspensões e aerossol. Soluções, extratos, tinturas e xaropes. Pomadas, cremes e pastas. Injetáveis, supositórios e colírios. Desenvolvimento farmacêutico: sistema de liberação de fármacos, estabilidade, preservação e aditivos utilizados em medicamentos. Boas práticas de fabricação e controle de qualidade na produção de medicamentos. Controle de infecção hospitalar. Biossegurança. Conceito, estrutura organizacional e funções da farmácia hospitalar: seleção, aquisição, armazenamento, manipulação, distribuição e informação sobre medicamentos. Suporte nutricional parenteral. Assistência farmacêutica e legislação farmacêutica; Anticéticos, Desinfetantes e Esterilizantes. Conhecimentos sobre Legislações de Saúde Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FISIOTERAPEUTA: Fisioterapia: Conhecimentos básicos: anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia, patologia. Processo de fisioterapia: semiologia exame e diagnósticos das anomalias posturais (patomecânica e correção). Atuação da Fisioterapia em: Distúrbios ortopédicos, Distúrbios neurológicos, Distúrbios cardiorrespiratórios, Fisioterapia nos programas de controle de: Hipertensão Arterial, Diabetes, Neoplasias. Reabilitação de: Queimados Amputados. Orientação Fisioterápica Preventiva. O Fisioterapeuta na Equipe Interdisciplinar. Organização dos Serviços de Saúde / Reabilitação / S. Mental. Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Seção II - Da Saúde. Lei Federal n° 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01/02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MÉDICO PLANTONISTA E PSF: Cuidados gerais, diagnóstico e tratamento do paciente na pratica clinica diária. Anamnese e exame físico em medicina interna. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarreia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas suprarrenais, distúrbios das glândulas paratireoides. Doenças reumáticas: artrite reumatoide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. Emergências clínicas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MÉDICO PSIQUIATRA: Anamnese, exame físico e diretrizes diagnósticas nos transtornos mentais incluindo os orgânicos, transtornos decorrentes de uso de substâncias psicoativas, esquizofrenias, transtornos esquisotípicos e delirantes, transtornos neuróticos, transtornos do humor, transtornos relacionados com estress e somatoformes, transtornos de personalidade e de comportamentos, transtornos de desenvolvimento psicológico, síndrome comportamentais associadas a fatores físicos e fisiológicos, retardo mental. Psicofarmacologia e tratamento dos transtornos psiquiátricos. Epidemiologia dos transtornos mentais. Psicoterapias.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA NUTRICIONISTA: Importância da alimentação para o homem e a sociedade. Nutrientes energéticos, reguladores e construtores: Funções, necessidades diárias, fontes alimentares, fatores que modificam a absorção. Finalidades e Leis da alimentação. Determinação de valor calórico total. Necessidades calóricas. Modificação do regime normal: Pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz, idoso. Classificação das dietas terapêuticas. Fisiopatologia e dietoterapia: Distúrbio do aparelho digestivo, distúrbios metabólicos e hepatopatias, cardiopatias, ontologia, distúrbios renais, gota, doenças infantis, estados febris, doenças carenciais. Processos básicos de cocção: pré-preparo, preparo, cocção. Quantidade de compras: fator de correção, massas alimentares. Equivalência de pesos e medidas. Cereais: tipos, princípios de cocção, massa alimentícias. Leguminosas: variedades, valor nutritivo, fatores que interferem na cocção. Hortaliças: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na cocção. Frutas: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na cocção. Carnes (bovinos, suínos, aves, pescados, vísceras): valor nutritivo, cortes, princípio de cocção. Gorduras: utilização culinária, decomposição. Leite e derivados: processos de industrialização, utilização culinária, decomposição. Técnicas básicas de congelamento. Aproveitamentos de sobras e partes não convencionais dos alimentos. Nutrição e gravidez. Gravidez na adolescência. Aleitamento materno e artificial. Alimentação da criança de 0 a 12 anos. Higiene alimentar. Controle do desenvolvimento microbiano em alimentos. Doenças transmitidas por alimentos: agente biológicos e químicos, epidemiologia, medidas preventivas. Água: cuidados Lixo: acondicionamento e destino Educação alimentar: objetivos e importância. Organização dos serviços de alimentação: rotinas, roteiros, empregos e atribuições. Tipos de serviços de alimentação para a coletividade. Custos: cálculos, controle de estoque, custo operacional e de materiais. Higiene e segurança no trabalho. Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Seção II - Da Saúde. Lei Federal n° 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01/02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social. Reeducação alimentar nas famílias brasileiras como prevenção da obesidade. Pirâmide Alimentar. Obesidade

(fisiologia, etiologia, classificação da obesidade, tratamento clinico e cirúrgico.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ODONTÓLOGO: Conceitos. Materiais restauradores: Amálgama; Resinas compostas; Cimentos de ionômero de vidro. Instrumentais. Materiais protetores. Diagnóstico e plano de tratamento. Métodos preventivos. Oclusão: Ajuste oclusal; Movimentos oclusivos; Posições: relação cêntrica, máxima intercuspidação habitual, dimensão vertical, relação de oclusão cêntrica; Disfunção miofacial. Restaurações preventivas: Selantes, Ionômero de vidro; Resinas compostas. Facetas estéticas. Prótese adesiva: direta e indireta. Clareamento dental. Inter-relação dentística/periodontia. Restaurações em dentes posteriores com resinas compostas. Restaurações em amálgama. Flúor: Mecanismo de ação do flúor; Farmacocinética do flúor. Toxicologia. Princípios de cirurgia. Inclusão dental. Cirurgia em endodontia. Cirurgia préprotética. Farmacologia. Anestesiologia. Anatomia de cabeça e pescoço. Traumatologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PSICÓLOGO: Funções do psicólogo na equipe multiprofissional. Gestão de programas preventivos de saúde. Técnicas de seleção profissional. Técnicas de aconselhamento e orientação psicossocial. Pareceres. Laudos. Relatórios. Métodos e Técnicas de Avaliação Psicológicas. Psicofisiologia. Transtornos mentais. Psicopatologia e o método clínico. Psicologia Clínica e Social e os fenômenos de grupo: a comunicação, as atitudes, o processo de socialização, o s grupos sociais e seus papéis. Psicologia institucional e seus métodos de trabalho. Psicologia hospitalar, reforma psiquiátrica, o psicólogo e a saúde pública. Teorias e técnicas psicoterápicas. Psicofarmacologia. Drogodependência. Parâmetros para o funcionamento do SUS. Ações de Biossegurança, Humanização da Assistência. Sistema de referência e contra referência. Agravos sociais.

PROGRAMAS PARA PROFESSOR SUPERIOR: PROFESSOR DE ARTES, BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos, mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia textual. Diversidade linguística: dialetos regionais, sociais e outros. Variedades de Registros: formal, informal, oral, escrito. Definição de Texto. Texto e construção dos sentidos. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, advérbio, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: período simples e composto. Concordância verbal e nominal. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e pontuação. Semântica: sinônimos, antônimos. Homônimos. Parônimos.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSOR NÍVEL SUPERIOR: A função social da escola. Gestão democrática e participativa. O processo de ensino e da aprendizagem no contexto atual. Os pilares da educação Teorias pedagógicas: Vygotsky, Paulo Freire, Wallon e Piaget. Planejamento. Conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Projeto Político Pedagógico. LDB (Lei 9394/96). Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas transversais. Lei do Ensino de nove anos, n° 11.274/06. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parecer n° 02/98 CNE/CEB. Educação inclusiva. Integração família/escola. Relação afetiva adulto/criança. Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Lei do FUNDEB. Conselho Municipal de Educação. Avaliação da aprendizagem. IDEB. Prova Brasil. Evasão Escolar: causas e conseqüências.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE ARTES: - A especificidade do conhecimento artístico e estético; a produção artística da humanidade em diversas épocas, diferentes povos, países, culturas; identidade e diversidade cultural; a contextualização conceitual, social, política, histórica, filosófica e cultural da produção artístico-estética da humanidade. 2- LINGUAGEM o Homem - ser simbólico; arte: sistema semiótico de representação; os signos não-verbais; as linguagens da arte: visual, audiovisual, música, teatro e dança; construção/produção de significados nas linguagens artísticas; leitura e interpretação significativas de mundo; a fruição estética e o acesso aos bens culturais; percepção e análise; elementos e recursos das linguagens artísticas; 3- EDUCAÇÃO - O papel da arte na educação; o professor como mediador entre a arte e o aprendiz; o ensino e a aprendizagem em arte; fundamentação teórico-metodológica; o fazer artístico, a apreciação estética e o conhecimento histórico da produção artística da humanidade, na sala de aula.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE BIOLOGIA: Vírus, Moneras, Protistas e Fungos: Representantes; Características da Célula; Caracteres morfofisiológicos; Importância do estudo dos benefícios e malefícios para os seres humanos. Evolução dos Seres Vivos. Animais: Ordenação evolutiva da filogenia dos principais grupos do reino animal com seus respectivos representantes. Estudo dos Poríferos e Celenterados (ecologia, principais caracteres morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo); Estudo dos Platelmintos, Nematelmitos e Anelídeos (ecologia, principais caracteres diferenciais morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). Estudo dos Artrópodes, Moluscos e Equinodermos (classificação dos principais representantes, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). Estudo dos Vertebrados Superiores (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos): classificação, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo. Ecologia, Comunidades e Populações, Ambiente e Biodiversidade, Biosfera e ação humana. Fundamentos químicos das células, organização celular, células e energia. Material Genético, fundamentos de hereditariedade. Corpo Humano: doenças parasitárias, sistemas do corpo humano (composição (órgão) e principais considerações funcionais de todos os sistemas). Educação Sexual. Vida e diversidade das plantas e bases da fisiologia vegetal (representantes, organização geral, ciclo de vida, sistemas e classificações). Parâmetros Curriculares Nacionais para ensino médio relacionados à Biologia. Orientações Educacionais aos Complementares Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) relacionados à Biologia.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: Orientação e localização no espaço geográfico: pontos cardeais e coordenadas geográficas. Planeta Terra: forma,movimentos e as inter-relações clima x vegetação x solo x relevo. Tempo geológico e a dinâmica interna e externa do relevo terrestre. O processo de desenvolvimento do capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial. O fenômeno da globalização e a revolução técnico-científica. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Geopolítica do mundo contemporâneo. A inserção do território brasileiro no processo de produção e organização do espaço geográfico mundial na atualidade. Dinâmica demográfica e urbana no Brasil e no mundo. A questão energética no Brasil e no mundo. Impactos ambientais globais e as lutas pela preservação. Impactos ambientais urbanos e rurais. O Nordeste brasileiro. Aspectos geoeconômicos do Estado da Bahia. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - geografia (6ª a 9ª série). Atualidades.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE HISTÓRIA: Introdução ao estudo da História: Conceito, Para que serve a História. Concepção de tempo como construção cultural e histórica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais. A origem do homem. Civilizações do oriente médio antigo. O mundo antigo clássico. O mundo medieval ocidental: A alta idade média, a baixa idade média. A idade moderna europeia: Das monarquias nacionais ao absolutismo, o renascimento e a cultura na época do absolutismo, política européia e administração do Brasil, as reformas religiosas, os pensadores do iluminismo. A idade contemporânea: a grande revolução francesa, o Brasil na crise do sistema colonial, o tráfico negreiro na Bahia, o Brasil do ouro, processo de independência do Brasil, a expansão da indústria e o imperialismo, a primeira república brasileira, a primeira guerra mundial, o Brasil no período entre guerras, a segunda guerra mundial, o Brasil, a guerra fria e o golpe de l964, Brasil: da guerra fria à era da globalização.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE INGLÊS: Leitura e interpretação de textos; formação de palavras: composição e derivação; Discurso direto e indireto; Falso cognato; substantivo; gênero, número, acomodação das flexões vocabulares e uma estrutura de frase; Pronome: classificação, uso, concordância; Preposição: uso, coligação nominal e verbal; Adjetivos; Advérbio: classificação, uso, posição num período; Verbos: tempo, modo, vozes; Sintaxe de períodos simples ou complexo.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Sistema de numeração decimal; Operações com números naturais e inteiros; Proporcionalidade; Razões e Proporção; Regra de três simples e composta; Números racionais; Porcentagem; Juros; Números reais; Noções de retas, semirretas e segmento de reta; Medidas de Ângulo; Áreas e perímetros; Fatoração e expressões algébricas; Equações de 1° e 2° graus; Função do 1° e 2° grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Análise combinatória; Noções de funções trigonométricas; Matemática financeira; Noções de estatística e probabilidade; Números complexos; Polinômios; Geometria plana; Geometria analítica; Geometria espacial; Circunferência - superfície esférica, esfera; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental - Matemática ( 6ª a 9ª séries).

PROGRAMAS PARA PROFESSOR NÍVEL I

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos, mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia textual. Diversidade lingüística: dialetos regionais, sociais e outros. Variedades de Registros: formal, informal, oral, escrito. Definição de Texto. Texto e construção dos sentidos. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, advérbio, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: período simples e composto. Concordância verbal e nominal. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e pontuação. Semântica: sinônimos, antônimos. Homônimos. Parônimos.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: A função social da escola. Gestão democrática e participativa. O processo de ensino e da aprendizagem no contexto atual. Os pilares da educação Teorias pedagógicas: Vygotsky, Paulo Freire, Wallon e Piaget. Planejamento. Conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Projeto Político Pedagógico. LDB (Lei 9394/96). Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas transversais. Lei do Ensino de nove anos, n° 11.274/06. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parecer n° 02/98 CNE/CEB. Educação inclusiva. Integração família/escola. Relação afetiva adulto/criança. Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Lei do FUNDEB. Conselho Municipal de Educação. Avaliação da aprendizagem. IDEB. Prova Brasil. Evasão Escolar: causas e consequências.

MATEMÁTICA - Sistema de equações do 1° e 2° graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função - domínio, imagem e contra - domínio; Gráfico de uma função; Função do 1° grau; Expressões algébricas; Função do 2° grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, cosseno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.

CONHECIMENTOS GERAIS:

GEOGRAFIA: Regionalização do espaço baiano e brasileiro; Alfabetização cartográfica; As relaçõessócio-políticas, econômicas e culturais nas diversas escalas: locais, regionais, nacionais e mundiais, no presente e no passado; O município de Mulungu do morro.

HISTÓRIA: Movimentos populacionais na Bahia e no Brasil nos diversos contextos históricos. Pluralidade cultural e cidadania. Principais conflitos sócio-políticos da História da Bahia. As relações de trabalho em diferentes momentos da história brasileira: ética e sociedade.

CIÊNCIAS: A matéria viva: a célula e a formação do organismo humano. Funções da nutrição. Adolescência. Prevenção de saúde: micro-organismos e verminoses. Corpo humano: sistema respiratório; sistema circulatório; sistema digestivo. Os alimentos. Relação entre o homem e outros seres vivos e o ambiente: cadeia alimentar; ecossistema; nincho ecológico. Biosfera. Preservação das áreas verdes e vegetação nativa. Ocupação do solo: desmatamento; incêndios e queimadas; poluição. A natureza e os elementos que a constituem: vegetais, animais, ar, água, solo, rochas, corpos celestes, nuvens e outros. Partes das plantas e suas funções.

PROGRAMAS PARA: AGENTE DE TRIBUTOS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I, ELETRICISTA PARA REDE ELÉTRICA, INSPETOR DE ENSINO, MONITOR DE CRECHE, OPERADOR DE COMPUTADOR, RECEPCIONISTA, TÉCNICA AGRÍCOLA, TÉCNICO CONTÁBIL, TÉCNICO EM INFORMÁTICA E TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AGENTE DE ENDEMIAS

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos, mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia Textual. Formas de discurso: direto, indireto e indireto livre. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, termos da oração, período simples e composto; coordenação e subordinação. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e pontuação.

MATEMÁTICA - Sistema de equações do 1° e 2° graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função - domínio, imagem e contra - domínio; Gráfico de uma função; Função do 1° grau; Expressões algébricas; Função do 2° grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, cosseno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.

CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos de interesse geral amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local (rádio, televisão, jornais, e/ou revistas): política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, segurança e cidadania. Aspectos relevantes e atuais do contexto internacional, brasileiro e local nas seguintes áreas: política, economia, sociedade, educação, saúde Meio ambiente: problemas e impactos ambientais globais e locais. Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. Relações Humanas no trabalho, na família e na comunidade. Pesquisa, suas inter-relações e suas vinculações históricas. O município de MULUNGU DO MORRO.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AGENTE DE TRIBUTOS: Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Sistema Tributário Nacional; Lei Orgânica Municipal; Constituição Federal - Títulos VI eVII. Princípios constitucionais da ordem econômica. Competência tributária, limitações da competência tributária, Direito Tributário: legislação tributária, obrigação tributária, crédito tributário, administração tributária. Espécies Tributárias: Imposto, Taxa, Contribuição de Melhoria, Contribuições Parafiscais. Competência Tributária: União, Estados e Municípios. Fato Gerador. Repartição e Distribuição das Receitas Tributárias. Imunidade Tributária. Sujeitos Ativo e Passivo da Obrigação Tributária. Responsabilidade Tributária. Extinção do Crédito Tributário. Exclusão do Crédito Tributário - Isenção e Anistia Orçamento: Conceito e espécies. Fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos. Despesa pública. Conceito e classificação. Lei Complementar Federal n° 101/00. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I: Técnicas de arquivos, elaboração de ofícios e correspondências. Noções de Internet e Intranet. Utilização do Windows na parte de organização do microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; Utilização de Word. Excel, Power Point. Ética profissional/ regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Zelo pelo patrimônio público. Poderes da União e suas funções, a organização dos poderes executivos, legislativos e judiciário. Licitação e contratos; Títulos III e IV. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64. Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ELETRICISTA PARA REDE ELÉTRICA: Interpretação de esquemas elétricos simples. Ligações prediais e ligações de motores. Convenções e padrões elétricos. Medidas elétricas. Dimensionamento de Condutores e dispositivos de proteção. Noções de aterramento elétrico. Dimensionamento de fiação e eletroduto. Utilização de fiação de acordo com a carga. Ligações de motores. Identificação de materiais básicos e símbolos usados. Conhecimento de equipamentos e ferramentas usadas no serviço. Efetuar cálculos matemáticos simples e usar fórmulas simples. Noções básicas de Prevenção de Acidentes, Higiene no Trabalho e Equipamentos de Segurança de Proteção Individual. Noções básicas de Ética no Trabalho.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA INSPETOR DE ENSINO: Perspectivas atuais da educação, Escola e democracia, Da administração escolar para a gestão escolar, Autonomia da escola, Instrumentos de democratização da gestão ( Projeto Político Pedagógico, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Uex, PDE ), Organização Escolar. Direitos da criança e do adolescente garantidos no ECA (Lei 8069 de 13 de julho de 1990). Gestão da sala de aula na Educação infantil: ação pedagógica nas etapas do desenvolvimento de 0 a 3 anos. Constituição Federal de 1988 Título VIII.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MONITOR DE CRECHE: Regionalização do espaço baiano e brasileiro; Alfabetização cartográfica; As relações sociopolíticas, econômicas e culturais nas diversas escalas: locais, regionais, nacionais e mundiais, no presente e no passado; O município de MULUNGU DO MORRO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução n° 1 de 7 de abril de 1999 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação). Direitos da criança e do adolescente garantidos no ECA (Lei 8069 de 13 de julho de 1990). Gestão da sala de aula na Educação infantil: ação pedagógica nas etapas do desenvolvimento de 0 a 3 anos. Instrumentos de trabalho da educadora da Educação Infantil (Creche). Aprendizagem e desenvolvimento Especificidades da escola e do professor da Educação Infantil. A importância do lúdico na Educação Infantil. Avaliação do processo na Educação

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OPERADOR DE COMPUTADOR: Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações básicas do Windows: Resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Conceito básico de internet e intranete utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Processador de Textos. MS Office 2003/2007/XP - Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP - Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA RECEPCIONISTA: Atendimento ao público. Princípios das relações humanas. Qualidade da voz, dicção, Naturalidade, comunicabilidade. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo. Fluxo de informações. Recepção e Transmissão de Mensagens Telefônicas. Sigilo das comunicações, e domínios de serviços de telefonia. Natureza, prioridade e prontidão das mensagens telefônicas. Organização do local de serviço e do trabalho. Noções sobre Registros de Expedientes, agendamento, seletividade de documentações e pautas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO AGRÍCOLA: Biologia: Noções de botânica e microbiologia. Solos: Noções de gênese, classificação e morfologia; propriedades físicas e químicas, relação água-solo-planta; fertilidade; Amostragem e interpretação de boletim de análise de solos; Principais fontes orgânicas e de elementos minerais; conservação do solo, água e meio ambiente; técnicas conservacionistas e capacidade de uso do solo; manejo e preparo do solo. Mecanização agrícola: Máquinas e implementos; noções de funcionamento, operação e regulagem. Grandes culturas: Implantação e manejo de lavouras de café, milho, arroz, feijão, soja, cana e mamona; Cultivos orgânicos; técnicas de beneficiamento e armazenamento. Fruticultura: Fruticultura tropical, subtropical e temperada; Fisiologia; Métodos de propagação e produção de mudas; Técnicas de enxertia; Implantação e condução de viveiros para a produção de mudas de plantas frutíferas; Implantação e manejo de pomares frutíferos. Olericultura: Produção de olerícolas e planejamento de hortas comerciais; Noções de cultivo protegido e hidropônico; cultivos orgânicos. Silvicultura: Coleta e preparo de sementes; produção de mudas florestais, implantação e manejo de viveiros florestais; Manejo de florestas cultivadas, culturas de eucalipto e pinus. Meio Ambiente: Noções de ecologia; Noções sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), florestamento e reflorestamento; fontes de contaminação da água e solo na atividade agropecuária; Manejo e tratamento de resíduos sólidos e líquidos resultantes da atividade agropecuária; noções das características de microbacias e cursos d'agua; Noções de planimetria e altimetria. Irrigação: Noções de técnicas de irrigação e manejo da água; Uso sustentável de recursos hídricos; Águas pluviais, fluviais e subterrâneas; Noções de climatologia agrícola. Fitossanidade: Noções de fitopatologia, desenvolvimento de doenças, relação patógeno-hospedeiro-ambiente, epidemiologia, etiologia, controle e diagnose visual; doenças de grande importância econômica; Entomologia agrícola, conceito de praga, monitoramento e amostragens a campo, nível de equilíbrio (NE), nível de dano econômico (NDE), nível de controle (NC); insetos praga de grande importância econômica. Defesa Vegetal: Tecnologia de aplicação de agroquímicos; toxicidade,classes toxicológicas; cuidados gerais na aquisição, manuseio, aplicação, transporte e armazenamento de produtos agroquímicos; cuidados gerais e impactos ao meio ambiente e na saúde humana provocados pela utilização de produtos agroquímicos; Métodos de controle de pragas, doenças e plantas invasoras; controle químico e biológico de pragas e doenças, manejo integrado de pragas e doenças. Criações: Noções de piscicultura, suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite e corte; Instalações, equipamentos e ambiência; Noções de forragicultura, implantação e manejo de pastagens, recuperação de áreas de pastagens; Ensilagem e fenação. Administração rural: Planejamento agropecuário; Legislação rural e Custos de produção.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO CONTÁBIL: Origem Histórica da Contabilidade. Patrimônio: Conceito e Definição; Aspectos qualitativo e quantitativo. Situações líquidas Patrimoniais. Patrimônio Líquido. Origem e aplicação dos Recursos. Plano de Contas. Atos e Fatos Administrativos. Apuração de Resultado Balancete e Razonetes. Demonstrações Financeiras. Noções de Contabilidade Pública. Organização Contábil das Prefeituras. Contabilidade Analítica. Contabilidade Sintética. Sistema Orçamentário Público. Recursos para Execução do Orçamento. Licitações e Contratos. Empenho de Despesa. Encerramento do Exercício. Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ética profissional. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações básicas do Windows: Resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranete utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Processador de Textos. MS Office 2003/2007/XP - Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP - Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO DE ENFERMAGEM: - Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Legislação do exercício da enfermagem; Lei n°. 5905. Fundamentos de enfermagem: técnicas básicas de enfermagem (identificação de sinais e sintomas, vias de administração de medicamentos, dosagem e aplicação, higienização). Cuidados de enfermagens aos pacientes em situação de pré, trans e pós-operatório. Cuidados na desinfecção, esterilização e acondicionamento de material. Causas determinantes e cuidados de enfermagem a pacientes portadores de distúrbios respiratórios, cardiovasculares, urinários e endócrinos. Enfermagem nas emergências: Princípios básicos da assistência da emergência nas situações de edema agudo do pulmão, choque, hemorragias, politraumatismos, intoxicação exógena, queimaduras, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico e alterações do comportamento (estados psicóticos e distúrbios de ansiedade. Implementação do aleitamento materno e desmame; afecções respiratórias agudas; diarreia aguda e terapia de reidratação oral; imunização. Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, medidas de controle; Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde - SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal n° 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142 de 26/12/1990. NOB 01/96. Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, papel do gestor estadual, papel do gestor federal. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AGENTE DE ENDEMIAS:- Atribuições do agente de Endemias. Lei que regulamenta a atividade dos agentes comunitários de Saúde e dos Agentes de combate às endemias. (Lei Nacional 11.350/2006). Epidemias e endemias: Chagas, Dengue, Cólera, Febre Amarela, Filariose, Leishamaniose, Peste, Raiva, Leptospirose, Malária, tuberculose. Cuidado higiênico do corpo e alimentos. Recomendação quanto ao manuseio de inseticidas e uso de E.P.I.. imunização. Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, medidas de controle; Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde - SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal n° 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142 de 26/12/1990. NOB 01/96. Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, papel do gestor estadual, papel do gestor federal. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.

PROGRAMAS PARA GUARDA MUNICIPAL; OPERADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS; AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE; AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, COZINHEIRA, GARI, LAVADEIRA, MERENDEIRA, PEDREIRO E PORTEIRO

Língua Portuguesa _ Compreensão e interpretação de texto. Tipologia textual. Significação literal e contextual de vocábulos. Emprego das classes de palavras. Pontuação. Discurso direto e indireto. Frase interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa. Separação silábica. Tonicidade: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Ortografia oficial. Concordância. Regência.

Matemática - Situações problemas envolvendo o conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, reais; porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples; Sistema de medidas - comprimento, superfície, massa, tempo, capacidade, volume; Equações do 1° grau; Razão e proporção.

Conhecimentos Gerais - Brasil: sociedade, economia e política. Aspectos físicos e utilização dos recursos naturais. O rio São Francisco: transposição. Bahia: rios, vegetação, população, economia e evolução político-administrativa e cultural. MULUNGU DO MORRO: origem, aspectos naturais: rios, vegetação, relevo e clima; população e política. Atualidades. Emancipação, autoridades municipais e monumentos históricos. Economia município: atividades econômicas: agropecuária, comércio e indústria. Manifestações culturais: datas comemorativas oficiais e festejos populares. Localização geográfica: limites e aspectos naturais. Cidadania.

ESPECÍFICO PARA OPERADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: Conhecimento e aplicação da Legislação de Trânsito, das Normas do CONTRAN, do DENATRAN e outros, em situações de serviço. Operação e Mecânica básica de Máquinas do tipo pá carregadeira, retroescavadeiras, patrol, rolo compressor, entre outros. Conhecimento e noções de funcionamento dos principais componentes das máquinas pesadas. Noções básicas de terraplanagem (escavar, cortar, aterrar, nivelar) e de nivelamento de terrenos. Noções básicas de Prevenção de Acidentes, Higiene no Trabalho e Equipamentos de Segurança de Proteção Individual. Noções básicas de Ética no Trabalho.

ESPECÍFICO PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: - A Atenção Básica no contexto das políticas públicas de saúde e as estratégias de implementação. Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família. O processo de trabalho das equipes. território: mapeamento e dinâmicas da organização social; cadastramento e visita domiciliar; atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos no processo de trabalho;instrumentos e ferramentas para o trabalho com famílias Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, medidas de controle; Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde - SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal n° 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142 de 26/12/1990. NOB 01/96. Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, papel do gestor estadual, papel do gestor federal. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.