Prefeitura de Monte Alegre do Piauí - PI

Notícia:   Prefeitura de Monte Alegre do Piauí - PI aplicará prova para vários cargos

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE DO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2010

1.0 - APRESENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Piauí - Piauí, faz saber que realizará Concurso Público de provas e títulos para preenchimento das vagas existentes no quadro de Pessoal da Prefeitura e estabelece as normas relativas à sua realização, de acordo com o presente edital.

2.0 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1 - O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Instituto Machado de Assis, CNPJ 10 886 150 0001-06 localizado com sede na Avenida Getúlio Vargas, S/N BR 343 loja 14 PIAUÍ CENTER MODA, Bairro Redenção e escritório para atendimento a concursos na Rua Magalhães Filho n° 1825, Bairro Marquês, Teresina - PI, telefone (86) 9943-0299 e endereço eletrônico institutomachadodeassis29@yahoo.com.br, obedecendo às normas constantes no presente Edital.

2.2 - O Concurso Público será regido por este Edital e destina-se a selecionar candidatos para o provimento dos cargos públicos efetivos indicados no ANEXO I dentro do limite de vagas estabelecidos pela Administração Pública Municipal e de acordo com a conveniência e oportunidade definida pela Municipalidade.

2.3 - O Regime Jurídico é o Estatutário com atribuições e competências estabelecidas na Legislação do Município de Monte Alegre do Piauí - Piauí.

2.4 - Os cargos, a jornada de trabalho, o valor do salário, o valor de taxa de inscrição e os requisitos exigidos, encontram-se dispostos no ANEXO I, deste Edital.

2.5 - As vagas oferecidas neste Edital de Concurso Público, destinam-se às zonas urbana e rural do Município de Monte Alegre do Piauí - Piauí, conforme definido no ANEXO IV.

3.0 - PARA INVESTIDURA DO CARGO

3.1 - O Candidato aprovado no concurso de que trata este Edital será investido no cargo, se atender no ato da posse, às seguintes exigências e condições:

a) Ser brasileiro e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses e/ou naturalizado na forma do disposto na Legislação Pertinente;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da posse;

c) Estar em gozo dos direitos políticos (ter votado na última eleição) comprovados;

d) Possuir nível de escolaridade e habilitação exigida para o exercício do cargo conforme ANEXO I;

e) Estar quite com as obrigações militares se for do sexo masculino;

f) Estar apto físico e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo ao qual concorreu, não sendo portador de deficiência incompatível com as atribuições que o cargo requer;

g) Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer condenação incompatível com o exercício do cargo ou emprego pretendido; e

h) Não ter sido demitido, nos últimos 05 (cinco) anos, do serviço público por Processo Administrativo Disciplinar, com nota "a bem do serviço público".

3.2 - O candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no referido Concurso, até a data da posse. A falta do atendimento de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 3.1 impedirá a posse do mesmo.

4.0 - DOS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO DE TAXA

4.1 - Os candidatos deverão pagar suas taxas de inscrição no período estabelecidos no Edital nº 001/2010, junto a Caixa Econômica Federal, Agencia: 1606, Operação: 003 conta corrente nº 1764-9 E F PESQUISAS E PROJETOS ou no ato da inscrição com a pessoa responsável pelas mesmas.

4.2 - A inscrição dos candidatos implicará no recolhimento da taxa de inscrição conforme ANEXO I, e no conhecimento e na expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

4.3 - As inscrições serão efetuadas no período de 29 DE MARÇO à 15 de ABRIL de 2010, das 08h00min às 11h30min e das 13h00min às 17h30min, na Secretaria Municipal de Educação do Município de Monte Alegre do Piauí - Piauí:

a) A inscrição dar-se-á após a comprovação do pagamento da taxa, conforme o valor especificado no ANEXO I; e

b) Para a efetivação da inscrição, o candidato, deverá entregar a seguinte documentação:

I - Ficha de inscrição devidamente preenchida COM LETRA DE FORMA e assinada, sem rasuras, em modelo a ser fornecido no local da inscrição, em que o candidato prestará todas as informações solicitadas, expressando sua concordância em aceitar as condições estabelecidas no presente Edital e as que vierem a se estabelecer, sendo seu preenchimento de inteira responsabilidade do candidato ou do seu procurador;

II - Comprovante de pagamento; e

III - Fotocópia Legível da Cédula Oficial de Identidade, ou Cédula de Identidade Profissional, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CNH, ou Passaporte, e fotocópia do CPF, sendo que a cópia deverá ser anexada a FICHA DE INSCRIÇÃO.

4.4 - Será permitida a inscrição pelo candidato ou poderá ser feita por procuração pública, com poderes específicos para efetivar a inscrição com indicação expressa do cargo, do Município e do local para o qual o candidato deseja concorrer, neste caso anexar o respectivo instrumento de procuração com a firma reconhecida e cópia do documento de identidade (RG) do procurador e do candidato e ficha de inscrição do mesmo. Sendo de inteira responsabilidade do candidato qualquer erro decorrente dos atos do seu procurador.

4.5 - Não será aceita inscrição de candidato, em caráter condicional ou por correspondência postada nas agências dos Correios ou E-mail.

4.6 - Depois de efetivada a inscrição não será aceito em hipótese alguma, pedido de alteração da escolha do cargo ou restituição do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.7 - Por ocasião da inscrição o candidato deverá optar por um único cargo para o qual deseja concorrer às vagas ofertadas. No caso de o candidato se inscrever para mais de um cargo, a última inscrição invalida a primeira.

5.0 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

5.1 - Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público, desde que a deficiência seja compatível com o exercício das atribuições do cargo e a elas serão reservadas vagas conforme o que estabelece a legislação em vigor. (5% das vagas determinadas para cada cargo).

5.2 - Só serão consideradas deficiências, aquelas conceituadas na medicina especializada de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.

5.3 - No ato da inscrição o candidato portador de deficiência deverá declarar na ficha de inscrição a deficiência da qual é portador e indicar se necessita de condições especiais, para a realização da prova (Preenchendo o anexo VI) e anexar o Laudo Médico em receituário próprio e original, devidamente assinado pelo Médico especialista na área médica da deficiência, contendo expressamente as seguintes informações:

a) Identificação da deficiência da qual o candidato é portador, de acordo com a legislação vigente e a Classificação Internacional de Doença - CID; e

b) Se a deficiência da qual o candidato é portador, é compatível com as atribuições do cargo para o qual concorre, a vaga oferecida neste edital do concurso público, de acordo com o que exige.

5.3.1 - A não observância do disposto no item anterior acarretará na perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

5.4 - A lista de classificação dos portadores de deficiência será divulgada separadamente, sendo feita às devidas ressalva na hora de sua colocação final após a prova de título, se for o caso.

5.5 - Não havendo candidato classificado para as vagas reservadas a portadores de deficiências, essas deverão ser preenchidos pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

6.0 - DAS PROVAS

O concurso público constará de uma única etapa (com exceção aos cargos de professor, médico, dentista e enfermeiro), constante de uma prova escrita (objetiva) com 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha com cinco (05) alternativas (A, B, C, D e E), com apenas uma correta, onde cada questão valerá dois (02) pontos, perfazendo um total de 100 (cem) pontos

Etapa de caráter classificatório-prova de Títulos ( para os candidatos aos cargos de professor, de médico, de dentista e de enfermeiro) com pontuação máxima de 30 pontos, conforme ANEXO III.

6.1- Os títulos terão que ser obrigatoriamente na área do cargo para o qual o candidato concorrer a vaga oferecida neste edital de Concurso Público,observando ao seguintes critérios:

I. a comprovação do tempo de serviço tem que ser feita da seguinte forma:

a) se for no serviço público deverá ser apresentado fotocópia autenticada do termo de posse e certidão de tempo de serviço(original) com firma reconhecida expedida pela Secretaria de Administração do órgão Municipal, Estadual ou Federal, ao qual o candidato esteve com vínculo empregatício;

b) se for na empresa privada a comprovação far-se-á através de fotocopia autenticada da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social, da parte que contem a identificação e da que contem os registros do colaborador e respectivo cargo.

ll. a comprovação da participação em cursos previstos no anexo - lll, somente será aceita se atender além do que estabelece o sub item 6.1 obedecer os seguintes critérios:

a) se for apresentada fotocópia autenticada do certificado de curso de pós graduação lato sensu a nível de Especialização e stricto sensu a nível de Mestrado ou Doutorado, expedido por instituições de Ensino Superior IES regularmente credenciada e oficialmente reconhecida;

b) se for apresentada fotocópia autenticada do CERTIFICADO de curso de qualificação profissional expedida por Escola ou Empresa regularmente credenciada e oficialmente reconhecida.

b.1) quando se tratar de curso ministrado por Empresa Privada deve constar no CERTIFICADO o carimbo do CNPJ e o Endereço.

c) a comprovação do curso ministrado obedece os mesmos critérios estabelecidos na letra b e b1 deste inciso ll.

NOTA: Não será aceito em hipótese nenhuma a apresentação da DECLARAÇÃO como comprovação de títulos seja qual for o motivo alegado.

6.2 - Da prova escrita PROFESSOR DE CIÊNCIAS - 10 (dez) questões de português, 10 (dez) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05 (cinco) questões de conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 10 (dez) questões de português, 10 (dez) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05 (cinco) questões de conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR DE HISTÓRIA - 10 (dez) questões de português, 10 (dez) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05 (cinco) questões de conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL -10 (dez) questões de português, 05 (cinco) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05(cinco) questões de conhecimentos locais, 05 (cinco) questões de matemática e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR POLIVALÊNCIA (1º ao 5º ano) - 10 (dez) questões de português, 05 (cinco) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05(cinco) questões de conhecimentos locais, 05 (cinco) questões de matemática e 20 (vinte) questões específicas. AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Matemática, 05 (cinco) questões de Conhecimento Gerais, 05 (cinco) questões de Conhecimento local, 20 (vinte) de conhecimentos específicos. MÉDICO - 10(dez) questões de Português, 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos, 05 (cinco) questões de conhecimentos gerais, 05 (cinco) questões de conhecimento local, 10(dez) conhecimento informática. OPERADOR DE MICRO COMPUTADOR - 10 (dez) questões de Português, 20 (vinte) conhecimentos específicos, 05 (cinco) conhecimentos gerais, 05 (cinco) de conhecimento local, 10 (dez) conhecimento de matemática. AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 10 (dez) questões de Português, 20 (vinte) conhecimentos específicos, 05 (cinco) conhecimentos gerais, 05 (cinco) de conhecimento local, 10 (dez) conhecimento de matemática. PROFESSOR DE PORTUGUÊS - 10 (dez) questões de fundamentos legais e teórico da educação, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais, 10 (dez) questões de Conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR DE MATEMÁTICA - 10 (dez) questões de português, 10 (dez) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05 (cinco) questões de Conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR DE INGLÊS -10 (dez) questões de português, 10 (dez) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05 (cinco) questões de Conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. PROFESSOR DE GEOGRAFIA -10 (dez) questões de português, 10 (dez) questões de Fundamentos Legais e Teóricos da Educação, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais, 05 (cinco) questões de Conhecimento local e 20 (vinte) questões específicas. ENFERMEIRO -10(dez) questões de Português, 20 (vinte) de conhecimentos específicos, 05 (cinco) questões de conhecimentos gerais, 05 (cinco) questões de conhecimento local e 10(dez) conhecimento informática. DENTISTA -10(dez) questões de Português, 20 (vinte) de conhecimentos específicos, 05 (cinco) questões de conhecimentos gerais, 05 (cinco) questões de conhecimento local e 10(dez) conhecimento informática. SERVIÇOS GERAIS (ZELADOR / MERENDEIRA) - 10 (dez) questões de português, 20 (vinte) de conhecimentos específicos, 05 (cinco) conhecimentos Gerais, 05 (cinco) conhecimento local e 10 (dez) matemática.

6.2.1 - Ao término da prova escrita o candidato deverá entregar o cartão-resposta e o caderno de questões.

6.2.2 - O cartão-resposta é o documento oficial para a correção da prova.

6.2.3 - São de responsabilidade do candidato os prejuízos com marcações incorretas no cartão-resposta, tais como: dupla marcação, perfuração do cartão, rasuras e/ou alternativas sem marcação.

6.2.4 - A prova terá duração de 04 (quatro) horas, a contar do horário de seu início.

7.0 - DA REALIZAÇÃO DA PROVA (ESCRITA)

7.1 - As PROVAS ESCRITAS serão realizadas no dia 23 DE MAIO DE 2010 (domingo) na cidade de Monte Alegre do Piauí - Piauí.

7.2 - As provas serão realizadas no turno da MANHÃ e terá início às 08:00 horas e término às 12:00 horas.

7.3 - O local de realização das provas será posteriormente divulgado, por intermédio de publicação no Diário Oficial dos Municípios (DOM), bem como no mural da sede da Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Piauí - Piauí, sendo que os candidatos serão informados previamente do local e horário exatos a partir do dia 26/04/2010.

7.4 - Não será permitido, em hipótese alguma, ao candidato realizar a prova fora do local e horário determinado.

7.5 - O candidato deverá comparecer ao local da prova 01 (uma) hora antes do horário determinado, para o seu início, com o documento de identificação original com o qual fez a inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Em caso de perda ou extravio do referido documento, o candidato deverá apresentar um Boletim de Ocorrência (BO), expedido pela autoridade policial do órgão competente, em até 30 (trinta) dias da data da ocorrência, acompanhado de outro documento que contenha FOTO.

7.6 - Durante a prova objetiva, não serão permitidos qualquer tipo de consulta, uso de máquina calculadora, telefone celular, outros meios de comunicação eletrônica como bip, walkman ou similares.

7.7 - Não será permitida a entrada de qualquer candidato ou pessoa estranha à organização do concurso, após o início das provas.

7.8 - Os 03 (três) últimos candidatos somente poderão retirar-se da sala de aplicação de provas, juntos.

7.9 - Durante a realização das provas os candidatos só poderão se ausentar da sala, mediante o acompanhamento de um fiscal.

7.10- Após o início da prova, o candidato não poderá deixar o recinto da mesma antes de decorrido o prazo mínimo de 01 (uma) hora.

8.0 - DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO (PROVA ESCRITA)

8.1 - Será aprovado e habilitado para a prova de títulos em caráter classificatório, o candidato ao cargo de professor, de médico, de dentista e de enfermeiro, e, aprovado e classificado para o provimento do cargo, o candidato às vagas ofertadas para os demais cargos constantes neste edital, que obtiver no mínimo 60% (sessenta por cento) do total de pontos atribuídos ao conjunto de provas, sem zerar nenhuma delas, obedecendo no 2º (segundo) consta à ordem de classificação, da maior para a menor nota de pontuação obtida.

8.2 - A classificação de candidatos dar-se-á rigorosamente da maior para a menor nota.

8.3 - Em caso de igualdade de pontos entre candidatos ao mesmo cargo, serão observados os seguintes critérios:

a) Ter o maior número de pontos na prova específica; e

b) For mais idoso.

8.3.1 - Caso o candidato seja maior de 60 (sessenta) anos, o critério de desempate será o seguinte:

a) a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada (Lei Nacional nº 10.741/2003);

b) Ter o maior número de pontos na prova objetiva específica.

9.0 - DO RESULTADO

9.1 - O resultado final do concurso será divulgado pela Prefeitura Municipal de Monte Alegre - PI, até o dia 02/06/2010, com publicação, por afixação, no mural da sede da Prefeitura e no Diário Oficial dos Municípios.

10.0 - DOS RECURSOS

10.1 - Será assegurado ao candidato o direito de recurso, desde que devidamente fundamentado, com argumentações lógicas e consistentes.

10.2 - O prazo para a interposição de recursos é de 48 (Quarenta e oito horas) a partir da divulgação do GABARITO OFICIAL e do RESULTADO FINAL DO CONCURSO.

10.3 - Será indeferido o pedido de recurso apresentado fora de prazo.

10.4 - Não será aceito pedido de recursos VIA FAX e CORREIO ELETRÔNICO.

10.5 - O recurso deverá ser dirigido ao escritório do INSTITUTO MACHADO DE ASSIS, localizado na Rua Magalhães Filho nº 1825 Bairro Marquês, telefone (86) 3232-9708 Teresina - PI pessoalmente ou através de SEDEX e ou AR.

10.6 - Se, da análise do recurso for constatada a necessidade de anulação de questão, o ponto relativo à mesma será atribuído a todos os candidatos que concorrerem ao respectivo cargo. Caso necessite de mudança no GABARITO OFICIAL, a prova será corrigida de acordo com o GABARITO DEFINITIVO.

11.0 - DA VALIDADE

11.1 - O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser permitida a sua prorrogação por igual período.

12.0 - DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 - A falsidade de afirmações e/ou documentos, ainda que verificados posteriormente à realização do concurso, implicará na eliminação sumária do candidato, e será declarada nula de pleno direito à inscrição e todos os atos decorrentes, sem prejuízos de eventuais soluções de caráter judicial.

12.2 - Será excluído do concurso público, por ato da COORDENAÇÃO DO CONCURSO, o candidato que:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido para início ou não comparecer a prova objetiva, seja qual for o motivo alegado;

b) Fizer declarações falsas ou inexatas em qualquer documento;

c) Agir com incorreção ou indelicadeza para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

d) For surpreendido, durante as provas, em comunicação com outro candidato, bem como, utilizar-se de livros, impressos ou anotações ou outros meios ilícitos;

e) Não apresentar o documento de identidade exigido ou usar falsa identificação pessoal;

f) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos estabelecidos pela Comissão Executora do Concurso;

g) Desobedecer às instruções dos supervisores e fiscais do processo seletivo durante a realização da prova objetiva;

h) Utilizar e/ou tentar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do processo seletivo.

12.3 - Não será fornecido atestado, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas do candidato, devendo considerar-se com validade para tal fim a lista de classificados com o respectivo Decreto de Homologação do Concurso, publicado pelos órgãos oficiais.

12.4 - A classificação do processo seletivo do candidato será concretizada quando preenchidas todas as exigências que preceituem este Edital, observando as pertinências legais da Administração Pública do Município de Monte Alegre do Piauí - Piauí.

12.5 - O candidato classificado nas condições do sub-item anterior será convocado para a posse por correspondência enviada ao endereço constante no requerimento de inscrição, obrigando-se a declarar por escrito, se aceita ou não o cargo, no prazo de 05 (cinco) dias. O não pronunciamento no prazo estabelecido permitirá à Administração Municipal ao fazer convocação do próximo candidato da lista de classificação. O candidato que não obedecer às exigências do sub-item anterior será deslocado "ex-oficio" para o final da relação dos aprovados.

12.6 - Não será aceito ficha de inscrição rasurada ou ilegível.

12.6.1 - Em caso de rasura o candidato deverá adquirir outra ficha no valor de R$ 1,00 (um real), disponível no local de inscrição.

12.7 - A lotação do candidato aprovado e classificado obedecerá rigorosamente os critérios da existência de vagas e a necessidade da Administração Municipal, podendo ser lotada na sede ou zona rural, de acordo com as vagas disponibilizadas e constante do ANEXO IV.

12.8 - O candidato aprovado deverá apresentar no ato de sua convocação a documentação que comprove sua qualificação, através de cópia autenticada do certificado acompanhada do original, não sendo aceito em hipótese alguma sua substituição por DECLARAÇÃO, fotocópia autenticada dos documentos pessoais e demais documentos exigidos pela Administração Municipal de Monte Alegre do Piauí - Piauí.

12.9 - Os profissionais aprovados no respectivo Concurso Público, deverão cumprir integralmente a jornada de trabalho estabelecida no presente edital.

12.10 - No ato de inscrição os candidatos receberão comprovante de inscrição e conteúdo programático, conforme o anexo VIII.

12.11 - A aprovação no concurso público assegurará, apenas, a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à substância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração Municipal de Monte Alegre do Piauí - Piauí, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso, do respeito e obediência aos limites da Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.

12.12 - A posse no cargo dar-se-á após a publicação do ato de nomeação ou de admissão no Diário Oficial dos Municípios (DOM), possibilitando o início do exercício funcional.

12.13 - Todas as convocações, avisos e resultados deste certame, serão publicados no Diário Oficial dos Municípios, bem como afixados no mural da sede da Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Piauí - Piauí, ficando o candidato responsável por manter-se informado de todas as etapas do andamento do concurso.

12.14 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do Concurso Público, em conjunto com a empresa responsável pela sua realização.

Monte Alegre (PI), 24 de Março de 2010

Césio Gomes da Silva
Prefeito Municipal

ANEXO I - QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS

CARGO

Nº VAGAS

Jornada de Trabalho

SALÁRIO

TAXA DE INSCRIÇÃO

REQUISITOS

Professor Polivalência
(1° ao 5° ano)

12

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Curso de Magistério (Nível Médio) na Modalidade Normal, Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Professor de Educação Infantil

07

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Curso de Magistério (Nível Médio) na Modalidade Normal, Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Professor de Inglês
Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano

05

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Licenciatura Plena em Letras Inglês

Professor de Educação Física
Ensino Fundamental 1º ao 9º ano

07

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Licenciatura Plena em Educação Física

Professor de Português Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano

04

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Licenciatura Plena em Português

Professor de Matemática Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano

05

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Licenciatura Plena em Matemática

Professor de Geografia Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano

05

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Licenciatura Plena em Geografia

Professor de Ciências Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano

04

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Licenciatura Plena em Ciências

Professor de História Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano

03

20 h/s

R$ 617,50

R$ 65,00

Curso de Graduação em Nível Superior de Licenciatura Plena em História.

Auxiliar Administrativo

04

40 h/s

R$ 510,00

R$ 50,00

Ensino Médio e Curso de Operador de Microcomputador

Agente Comunitário de Saúde0240 h/sR$ 510,00R$ 50,00Ensino Médio
Enfermeira PSF0440 h/sR$ 950,00 + produtividadeR$ 100,00Curso de enfermagem e Registro no Conselho Regional de Enfermagem
Médico PSF0440 h/sR$ 1.050,00 + produtividadeR$ 100,00Curso de Medicina e Registro no Conselho Regional de Medicina
ODONTÓLOGO PSF0440 h/sR$ 1.050,00 + produtividadeR$ 100,00Curso de Odontologia e Registro no Conselho Regional de Odontologia
Serviços Gerais (Zelador/Merendeira)0540 h/sR$ 510,00R$ 50,00Ensino Fundamental Incompleto.
Operador de Microcomputador0340 h/sR$ 510,00R$ 50,00Ensino Médio e Curso de Operador de Microcomputador

ANEXO II - CRONOGRAMA DO CONCURSO

ATIVIDADE

DATA

LOCAL

Inscrições de Candidatos

29/03 A 15/04/2010

Na Secretaria Municipal de Educação

Divulgação dos locais onde será aplicada às provas

A partir do dia 10/05/2010

Na Prefeitura Municipal de Monte Alegre - PI

Aplicação das Provas

23/05/2010

Conforme local especificado

Divulgação do Gabarito

25/05/2010

Prefeitura Municipal

Prazos para entrega de recursos ao Gabarito

26 e 27/05/2010

Escritório do Instituto Machado de Assis

Julgamento dos Recursos

31/05/2010

Prefeitura Municipal de Monte Alegre e publicado no DOM

Resultado Final

02/06/2010

Prefeitura Municipal de Monte Alegre e publicado no DOM

 

ANEXO III - pontuação da prova de titulo na área do cargo

Discriminação

Pontuação por Títulos

Limite Aceito

Tempo de serviço na área do cargo (por cada ano trabalhado)

01

5,0

Especialização na área (carga horária mínima 360h)

2,0

4,0

Mestrado

3,0

6,0

Doutorado

5,0

10,0

Curso ministrado na área do cargo com carga horária mínima de 20 horas aulas

1,5

3,0

Curso de qualificação (carga horária mínima 40h)

1,0

02

ANEXO IV - QUADRO DE LOTAÇÃO

CARGO PÚBLICO

ZONA

LOCAL DE TRABALHO

N° de vagas

Médico

Urbana ou Rural

 

04

Enfermeira

Urbana ou rural

 

04

Dentista

Urbana ou rural

 

04

Operador de Microcomputador

Urbana

 

03

Auxiliar Administrativo

Urbana

 

04

Agente Comunitário de Saúde

Rural

POVOADO PAUS

01

Agente Comunitário de Saúde

Urbana

SEDE

01

Professor de Inglês

Urbana

U.E. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SEDE)

01

Professor de Educação Física

Urbana

U.E. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SEDE)

01

Professor de Português

Rural

U.E. FAUSTO RODRIGUES (BREJO)

01

Professor de Inglês

Rural

U.E. FAUSTO RODRIGUES (BREJO)

01

Professor de Matemática

Rural

U.E. FAUSTO RODRIGUES (BREJO)

01

Professor de Geografia

Rural

U.E. FAUSTO RODRIGUES (BREJO)

01

Professor de Ciências

Rural

U.E. FAUSTO RODRIGUES (BREJO)

01

Professor de Educação Física

Rural

U.E. FAUSTO RODRIGUES (BREJO)

01

Professor de Português

Rural

U.E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)

01

Professor de História

Rural

U.E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)

01

Professor de Matemática

Rural

U.E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)

01

Professor de Geografia

Rural

U.E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)

01

Professor de Ciência

Rural

U.E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)

01

Professor de Educação Física

Rural

U.E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)

01

Professor de Matemática

Rural

U.E. Dr. ÁTILA FREITAS LIRA (SÃO DIMAS)

01

Professor de Inglês

Rural

U.E. Dr. ÁTILA FREITAS LIRA (SÃO DIMAS)

01

Professor de Educação Física

Rural

U.E. Dr. ÁTILA FREITAS LIRA (SÃO DIMAS)

01

Professor de Português

Rural

U.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)

01

Professor de Inglês

Rural

U.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)

01

Professor de MatemáticaRuralU.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)01
Professor de GeografiaRuralU.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)01
Professor de CiênciaRuralU.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)01
Professor de Educação FísicaRuralU.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)01
Professor de HistóriaRuralU.E. PETRÔNIO PORTELA (INGAZEIRA)01
Professor de GeografiaRuralU.E. JOSÉ ALVES FOLHA (REGALO)01
Professor de Educação FísicaRuralU.E. JOSÉ ALVES FOLHA (REGALO)01
Professor de PortuguêsRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de InglêsRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de MatemáticaRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de GeografiaRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de CiênciasRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de Educação FísicaRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de HistóriaRuralU.E. ELIZEU GUIMARÃES (PIQUIZEIRO)01
Professor de Educação InfantilUrbanaCRECHE PEQUENO POLEGAR (SEDE)01
Professor de Educação InfantilRuralU.E. SÃO JOSÉ (CONTRATO)01
Professor de Educação InfantilRuralU.E. ÁTILA DE FREITAS LIRA (SÃO DIMAS)01
Professor de Educação InfantilRuralU.E. JOSÉ ALVES FOLHA (REGALO)01
Professor de Educação InfantilRuralU.E. JOÃO RODRIGUES CARVALHO (SERRINHA)01
Professor de Educação InfantilRuralU.E. ANTONIO MARTINS (POVOADO PAUS)01
Professor de Educação InfantilRuralU.E. SANTOS DUMONT (PIRIPIRI)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)UrbanaU. E. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SEDE)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. JOÃO RODRIGUES CARVALHO (SERRINHA)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. SANTOS DUMONT (PIRIPIRI)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. JOSÉ ALVES FOLHA (REGALO)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. ÁTILA DE FREITAS LIRA (SÃO DIMAS)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. TIRADENTES (FAZENDA TAPERA)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. SÃO JOSÉ (CONTRATO)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU.E. FAUSTO LUSTOSA (PATOS)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. AUTO BORGES (JABURU)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. JOAQUIM DA SILVA MATOS (RIACHO DOS CAVALOS)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. ANTÔNIO DE MARTINS (PAUS)01
Professor Polivalência (1° ao 5° ano)RuralU. E. ELIZEU GUIMARÃES (PEQUIZEIRO)01
Serviços Gerais (Zelador/Merendeira)RuralU. E. ELIZEU GUIMARÃES (PEQUIZEIRO)01
Serviços Gerais (Zelador/Merendeira)RuralU. E. ANTÔNIO MARTINS (POVOADO PAUS)01
Serviços Gerais (Zelador/Merendeira)RuralU.E. TIRADENTES (LOCALIDADE PAU DE PENTE)01
Serviços Gerais (Zelador/Merendeira)RuralU.E. FAUSTO RODRIGUES (LOCALIDADE BREJO)01
Serviços Gerais (Zelador/Merendeira)UrbanaSEDE01

ANEXO V - FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DOS TÍTULOS

ESTADO DO PIAUÍ

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE - PIAUÍ

CONCURSO PÚBLICO

DADOS PESSOAIS

NOME DO CANDIDATO:

CARGO:

RG:

CPF:

CART. TRABALHO

ENDEREÇO ATUALIZADO

RUA/AV.

CIDADE ESTADO

TELEFONE

CELULAR

FILIAÇÃO

NOME DA MÃE:

NOME DO PAI:

TÍTULOS

_____________________________________________________________________________

ESPECIALIZAÇÃO ( ) ÁREA

_____________________________________________________________________________

MESTRADO ( ) ÁREA

_____________________________________________________________________________

DOUTORADO ( ) ÁREA

______________________________________________________________________________(Anexar comprovante - cópia autenticada)

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA ( ) Carga horária mínima 180h

______________________________________________________________________________(Anexar comprovante - cópia autenticada)

CURSO MINISTRADO OU PARTICIPADO NA ÁREA ( ) Carga horária mínima 40h

______________________________________________________________________________(Anexar comprovante - cópia autenticada)

LOCAL _____ de __________________ 2010

____________________________________________
Assinatura do Candidato

PREENCHIMENTO RESTRITO A INSTITUIÇÃO EXECUTORA

RESUMO DA ANALISES DE TÍTULO:
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

TOTAL DE PONTOS OBTIDOS: _________

Observações: ___________________________________________________________________________________

ANEXO VI

REQUERIMENTO DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Nome candidato ________________________________________________________________________________

Nº inscrição _______________ Cargo: ______________________________________________________________

Vem REQUERER vaga especial como PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS, apresentou LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência : _____________________________________________________________________________

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID ______________________________________

Nome do Médico que emitiu o laudo: ________________________________________________________________

(OBS: Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres)

Dados especiais para aplicação das PROVAS: (marcar com X no local caso necessite de Prova Especial ou não, em caso positivo, discriminar o tipo de prova necessário )

( ) NÃO NECESSITA DE PROVA ESPECIAL e/ou TRATAMENTO ESPECIAL

( ) NECESSITA DE PROVA ESPECIAL (Discriminar abaixo qual o tipo de prova necessário)
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO com CID, junto a esse requerimento.

__________________ , _____ de _______________________ de _________

________________________________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO VII

FORMULÁRIO DE RECURSOS

Para:

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DA PREFEITURA DE MONTE ALEGRE - PI

NOME DO CANDIDATO: _______________________________________________________________________

CARGO: _______________________________________ Nº DE INSCRIÇÃO: _____________________________

Nº DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE ________________________ CPF ______________________________

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

( ) CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

( ) CONTRA RESULTADO DA 1ª ETAPA

( ) CONTRA RESULTADO DA 2ª ETAPA

( ) CONTRA CONTRA RESULTADO FINAL

( ) OUTRO: ___________________________________

REF. PROVA OBJETIVA

Nº da questão: ________________

Gabarito oficial: ________________

Resposta Candidato: _____________

Justificativa do candidato - FUNDAMENTAÇÃO:
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

Obs.: SE HOUVER MAIS DE UM QUESITO A SER RECORRIDO O CANDIDATO TERÁ DE PREENCHER A QUANTIDADE DE FORMULÁRIOS DE RECURSOS

Data: ____/____/____

Assinatura do candidato ______________________________

Assinatura do Responsável p/ recebimento ______________________________

ANEXO VIII- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PORTUGUÊS: Professor Educação Infantil; Professor Polivalência (1° ao 5° ano); Professor de Matemática; Professor de História; Professor de Ciências; Professor de Geografia; Professor de Inglês; Professor de Educação Física.

* Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Médico

* Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Auxiliar Administrativo, Operador de Microcomputador e Agente Comunitário de Saúde

* Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

Serviços Gerais

* Alfabeto; Acentuação gráfica; Encontro vocálico e consonantal e dígrafos; Sinal de Pontuação; Classe de Palavras e suas flexões; Ortografia; Interpretação de texto.

MATEMÁTICA PARA OS CARGOS DE SERVIÇOS GERAIS (ZELADOR/MERENDEIRA)

Números e Numeral; adição; subtração; multiplicação; dobro; divisão; metade.

MATEMÁTICA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AUXILIAR ADMINISTRATIVO.

Números: Sequência numérica e operações (adição, subtração, multiplicação,divisão).Grandezas e suas medidas ( tempo, comprimento , massa). Unidades de medida: comprimento ( metro e seus múltiplos e submúltiplos ); massa ( tonelada, quilograma, grama); capacidade ( litro e mililitro); tempo ( horas, minutos e segundos). Formas Geométricas: reconhecimento de regiões planas (quadradas, retangulares, triangulares e circulares) e seus contornos ( quadrado, retângulo, triângulo e circunferência ); reconhecimento de figuras espaciais ( esfera, cilindro, prisma, pirâmide, cone, cubo, paralelepípedo ou bloco retangular ). Matemática Financeira: razão, proporção, divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem e juros.

ATUALIDADES. ( COMUM A TODOS OS CARGOS)

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política,economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental,segurança e ecologia e suas vinculações históricas.

CONHECIMENTOS LOCAIS (COMUM A TODOS OS CARGOS)

Geografia, religião, história, cultura, artes e política.

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS (FUNDAMENTOS LEGAIS E TEÓRICOS). Professor de Língua Portuguesa; Professor de Matemática; Professor de História; Professor de Ciências; Professor de Geografia; Professor de Inglês; Professor de Educação Física.

* LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (n.º 9.394/96) e Parâmetros Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: Planejamento participativo. Concepção, Construção, Acompanhamento e avaliação. Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática; Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento; Planejamento de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e avaliação. PSICOLOGIA ESCOLAR: Noções de psicologia da aprendizagem. Noções de psicologia do desenvolvimento. Noções de psicodinâmica das relações. DIDÁTICA: Concepções de educação e ensino. Tendências pedagógicas, relação professor x aluno, didática x formação continuada do professor, planejamento da ação didática.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Professor (educação infantil) CONTEÚDO ESPECÍFICO: Teorias da Aprendizagem: Piaget e sua Teoria Psicogenética; Vygotsky: a interação social e o desenvolvimento cognitivo; A ação educativa na educação infantil: currículo, planejamento, avaliação, relatórios, reuniões; A organização das atividades no tempo; Aspectos gerais do desenvolvimento infantil; O papel do professor de educação infantil; Fundamentos e metodologias da alfabetização. Fundamentos da Educação; Tendências da Educação; Relação entre Sociedade e Educação; O educador e o trabalho pedagógico escolar; O significado do "aprender" e do "aprender a aprender"; A escola como organização; Os eixos da aprendizagem infantil como jogo, a linguagem, o ambiente; A organização das atividades no tempo; A criança de zero a um ano e meio; A criança de um ano e meio a três anos; A criança de três a cinco anos. Lei Federal n° 9.394, de 20.12.96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ( Educação Infantil, Níveis e Modalidades de Ensino) Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, Resolução 01/99 - CNE , Lei Federal n° 8.069,de 13.07.90 - Estatuto da Criança e do Adolescente Livro I : Título I, Título II: arts 7 a 24 e 53 a 69 ; Livro II: Título V- arts. 131 a 140. Professor Polivalência ( 1ª ao 5ª Ano) CONTEÚDO ESPECÍFICO: O Movimento Histórico da Renovação Pedagógica no Brasil (Têndencias Pedagógicas), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - N° 9394/96. Parâmetros Curriculares em ação, Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular, Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos (Constituição Federal/88);Avaliação da Aprendizagem; Instrumentos de Avaliação; Metodologia e Didática Aplicada as Disciplinas;Projeto Político Pedagógico Professor de Língua Portuguesa

*1 Fonologia: relação letra e fonema. Separação de sílaba e translineação. Acentuação gráfica e tônica. Ortografia vigente e pontuação. 2 Morfologia: estrutura de palavras. Processo de formação de palavras. Classes gramaticais de palavras. 3 Sintaxe: frase, oração e período. Tipos de períodos: simples e composto. 3.1 Análise morfossintática de período simples. Análise de período composto por coordenação. Análise de período composto por subordinação (orações substantivas, adjetivas e adverbiais). Sintaxe de concordância verbal e nominal. Sintaxe de regência verbal e nominal. Colocação pronominal. 4 Semântica. Sinonímia. Antononímia. Homonímia. Paronímia. Polissemia. Ambigüidade. 5 Linguagem. Funções da linguagem. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Níveis de linguagem. 6 Produção de texto: leitura, compreensão, interpretação e produção de texto. Coesão e coerência. Tipologia textual e gênero textual: narração, descrição, dissertação, carta (argumentativa, familiar, comercial, convite, amorosa etc.). Produção de texto em prosa, dissertativo, argumentativo com temas relacionados à questões educacionais. 7 Metodologia de ensino da língua portuguesa. Professor de Matemática

* 1 Os números: naturais e inteiros; operações, propriedades, divisibilidade; racionais: representação fracionária e decimal, operações e propriedades; irracionais e reais: caracterização, representação na reta, representação como radical, operações, propriedades. 2 A álgebra: cálculo literal, equações redutíveis às do 1º e 2º graus, funções do 1º e 2º graus, gráficos e inequações. 3 Proporcionalidade, regra de três simples ou composta, porcentagem, juros simples e noção de juros compostos. 4 Geometria: propriedades fundamentais de ângulos, polígonos, círculos; semelhança; relações métricas e trigonométricas nos triângulos: áreas das principais figuras planas; volumes dos principais sólidos. 5 Medidas: sistemas de medidas usuais, decimais ou não. 6 Metodologia de ensino de matemática.

Professor de História

*1 A formação do mundo contemporâneo. 2 O período entre guerras. 3 A Segunda Guerra Mundial. 4 O mundo após a Segunda Guerra Mundial. 5 O Terceiro Mundo. 6 Brasil - A ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena. 7 A colonização portuguesa no Brasil. 8 O Brasil Imperial. 9 A República Velha. 10 A Era Vargas. 11 A República Contemporânea. 12 A Nova República. 13 Datas comemorativas e a figura do herói no ensino de História. 14 A percepção do fato no ensino de História. 15 A interdisciplinaridade e o conceito de "Longa Duração" na História Nova. 16 Metodologia de ensino de história. 17 História do Piauí. Professor de Ciências

*1 A Terra no Universo. 1.1 Hipóteses sobre a origem da Terra, localização no Sistema Solar. 1.2 Condições específicas do planeta Terra que permitem a vida. 1.3 Movimentos de translação e rotação, movimentos aparentes dos astros e diferenças nas durações dos dias e das noites dependendo do local e da época do ano. 2 Ambiente e vida. 2.1 Biosfera e relações de interdependência, biociclos. 2.2 Características gerais comparativas entre os grupos animais e vegetais e sua adaptação ao meio ambiente; relações entre os seres vivos de um ecossistema - predação, cooperação, mutualismo. 2.3 - Fatores abióticos no ecossistema, cadeia alimentar e transferência de energia, interferência dos seres humanos nos ciclos vitais dos ecossistemas - desmatamento, uso de agrotóxicos, lançamento de resíduos, exploração inadequada do solo. Poluição, chuva ácida, efeito estufa e camada de ozônio. 2.4 Doenças causadas por microorganismos e vermes parasitas: ciclo biológico, contágio, sintomas e prevenção. 2.5 Necessidades vitais de animais e vegetais: obtenção de alimentos e respiração. 3 Seres humanos e saúde. 3.1 Reprodução e hereditariedade, clonagem e transgênicos. 3.2 Temas da sexualidade: métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, funcionamento dos órgãos reprodutores masculino e feminino. 3.3 Aspectos morfo-fisiológicos básicos da digestão, respiração, circulação, excreção, sistema nervoso, sistema endócrino, órgãos dos sentidos, sistema ósseo-muscular e sistema imunológico. 3.4 A saúde do homem e o ambiente, contaminação por agentes biológicos, doenças infecto-contagiosas e parasitoses. 4 Sociedade e tecnologias. 4.1 Água no ecossistema, ciclo da água, propriedades físicas da água (pressão, empuxo, densidade e tensão superficial e aplicação na construção de barcos e submarinos), água como solvente universal e misturas, tratamento da água para consumo humano. 4.2 Energia no ecossistema, fluxo da energia no ambiente: transformação e conservação da energia solar em energia química, armazenamento de energia em combustíveis fósseis. (Fotossíntese, carvão, petróleo). 4.3 Solo no ecossistema, composição do solo, agentes de transformação do solo. 5 Metodologia de ensino de ciências. Professor de Geografia

* GEOGRAFIA GERAL. 1 Leitura, análise e interpretação de códigos específicos de Geografia: mapas, gráficos, tabelas, escalas. 2 Uso de escalas cartográficas e geográficas como forma de organizar e conhecer a localização, a distribuição e a freqüência dos fenômenos naturais e humanos. 3 O conceito geopolítico do espaço. 4 Identificação da unidade espacial: lugar, paisagem e território. 5 Organização de grupos humanos. 6 Apropriação-expropriação do espaço. 7 Exploração e preservação das paisagens. 8 O local e o global - jogo de escalas. 9 O espaço como disputa social. 10 Evolução do pensamento geográfico e seus reflexos no contexto escolar de ensino fundamental e médio. 11 Geografia política mundial. Características e contradições da organização sócio-espacial no século XXI. 12 Espaço agroindustrial brasileiro: características e transformações recentes. 13 Geoecologia global, clima, solo, relevo, hidrografia, vegetação e qualidade de vida da população. 14 Espacialidades rurais e urbanas. 15 Ética e cidadania. 16 Geografia e meio ambiente: nova abordagem. 17 Os espaços e paisagens como construções sociais e luta política. II GEOGRAFIA DO ESTADO DO PIAUÍ. 1 O aproveitamento dos recursos naturais e o meio ambiente. 2 As formas de colonização no Piauí com o Projeto de Integração Nacional e o surgimento dos municípios. 3 Os elementos da dinâmica populacional: natalidade, mortalidade, migrações, pirâmides etárias e o envelhecimento da população. 4 O Espaço agrário. Estrutura fundiária: a luta pela terra - os assentamentos rurais. Relações de trabalho na área rural. 5 O Espaço urbano, índice de urbanização, problemas sócio-ambientais urbanos. 6 Piauí, globalização da economia e Mercosul. 7 A hidrografia do Piauí e a depredação dos rios. 8 Os biomas do Piauí. 9 O agronegócio e a pecuária bovina. III METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. Professor de Inglês

*1 Os diversos tipos de textos - histórias, quadrinhas, instruções de jogos e manuais, anedotas, provérbios, anúncios, diálogos, rótulos de embalagens, músicas, reportagens, classificados, poemas, editoriais, artigos jornalísticos, textos de enciclopédias, verbetes de dicionários, receitas e outros. 2 Gramática: a construção da oração nos tempos presente, passado, futuro e condicional dos verbos (afirmativa, interrogativa e negativa ). 3 Verbos defectivos. 4 Grau dos adjetivos (igualdade, superioridade e inferioridade). 5 Pronomes (pessoais; demonstrativos; possessivos; interrogativos). 6 Metodologia de ensino de Inglês. Professor de Educação Física.

* 1 A história e as atuais tendências pedagógicas da Educação Física. 2 Processos de ensino e avaliação da Educação Física escolar. 3 Conhecimentos sobre o corpo (anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). 4 A cultura modular corporal da Educação Física. 5 Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. 6 Estética, fisiculturismo e consumo. 7 A Educação Física com instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. 8 A Educação Física: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente. 9 A corporalidade e a ludicidade no ambiente escolar. 10 Linguagem corporal e cultura. 11 Corpo e poder: disciplina e controle. 12 Metodologia de ensino de educação física. Médico PSF

* LEGISLAÇÃO DO SUS: Saúde Pública: aspectos evolutivos e conceituais. Atenção Primária de Saúde; Conferência Internacional de Promoção da Saúde; Ações Integradas de Saúde-AIS /SUDS/ SUS. Lei Orgânica da Saúde: 8.808/1990 e alei 8.142/1990. Financiamento do setor saúde Municipalização do setor saúde. NOB-SUS 91, NOB-SUS 93, NOB-SUS 96 - NOAS-SUS 2002. Controle Social: Conferências (municipal, estadual, nacional) de Saúde; Conselhos (local, municipal e estadual e nacional) de Saúde. Papel do Ministério Público no Controle Social. Programas Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família. Política Nacional de Atenção Básica (Portaria n.° 648, de 28 de março de2006). Pacto pela Saúde 2006 (Portaria n.° 399/GM de 22 de fevereiro de 2006). Política de Humanização no SUS. Sistema de Informação em Saúde-SIAB. Sistema de Vigilância em Saúde; Agencia Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA). Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde e Educação Permanente em Saúde para o SUS. CONTEÚDO: Abordagem da Família (a criança, o adolescente, o adulto, o idoso no contexto familiar). Promoção a Saúde. A Educação em Saúde na Prática da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sistema de Informação da Atenção Básica. Noções Básicas de Epidemiologia. Vigilância Epidemiológica. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. Abordagem Ambulatorial do Paciente com: Enfermidades do Aparelho Digestivo (alterações da cavidade oral, sintomas dispéticos, esofagites, gastrite, úlceras, câncer); Enfermidades do Aparelho Cardiovascular (cardiopatia isquêmica, Insuficiência cardíaca, Arteriosclerose, Hipertensão arterial, tramboflelites); Enfermidades do Aparelho Respiratório (Doenças do Trato Respiratórias Superior, Insuficiência Respiratória, Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva. Pneumonias, Câncer de Pulmão); Enfermidades dos Rins e Vias Biliares (Litíase Renal, GNDA, Infecção Urinária); Enfermidades do Sistema Nervoso Central (Acidente Vascular Cerebral, Meningites, Epilepsia, Vertigens, Cefaléia); Enfermidades Hematológicas (Anemias, Distúrbios da Hemostasia, Leucemia); Enfermidades Metabólicas e Endócrinos (Diabetes Melitus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Dislipidemias, Obesidade, Hipoavitaminose, Desnutrição); Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermidades Reumáticas (Artrite Reumática, Febre Reumática); Enfermidades Ostroarticulares (Dores musculoesqueléticos, Afecção da Coluna Cervical, Lombalgia, Osteoporose); Enfermidades Dermatológicas (Micose da Pele, Dermatites, Eczema, Escabiose, Pediculose, Urticária); Enfermidades Psiquiátricas (Transtornos Ansiosos, Depressão). Atenção do Médico nos Programas de Saúde Pública: Tuberculose, Hanseníase, Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção a Saúde da Mulher, Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso. Vacinação na Criança e no Adulto. Tabagismo, Alcoolismo, Dependência às Drogas. Saúde do Trabalhador. Saúde da Família na busca da Humanização e da Ética na Atenção a Saúde. Atenção do Médico da ESF nas Emergências: Cardiovasculares, Respiratórias, Ginecológicas, Obstétricas, Neurológicas, Metabólicas, Endocrinológicas e Gastroenterológicas, das Doenças Infecciosas, dos Estados Alérgicos, dos Politraumatizados. Enfermeiro PSF

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Fundamentação teórica-prática do cuidar: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Consulta de Enfermagem, Medidas de Biossegurança Princípios, métodos e técnicas de esterilização. Avaliação das condições de saúde individual e coletiva, Métodos e técnicas de Avaliação clínica, Sinais Vitais, Identificação de Sinais e Sintomas por disfunção de órgãos e sistemas, Exames Complementares. Procedimentos relacionados ao atendimento às necessidades de Higiene e conforto, Alimentação, Eliminações, O processo saúde-doença no cuidar da saúde individual e coletiva: Concepções teóricas sobre saúde-doença. Enfermagem em Saúde Pública. Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças, Riscos e Agravos à Saúde e Reabilitação do cliente. Doenças como Problemas de Saúde Pública. Doenças Emergentes, Remergentes e Permanecentes. Políticas Nacionais de Saúde, Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), Historicidade, princípios, diretrizes e financiamento. Participação Popular e o Controle Social. Atenção Básica de Saúde. A Estratégia de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde. Sistema de Vigilância a Saúde: epidemiológica, ambiental e sanitária (ANVISA). Informação, Comunicação e Educação. Programas de Saúde. Atuação do Enfermeiro (a) nos Programas de Assistência à Saúde da Mulher. Planejamento Familiar. Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Trabalhador, Saúde do Adulto e do Idoso, DST e AIDS, Tuberculose, Hanseníase. Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Programa Nacional de Imunização. Saúde Mental e o CAPS. Educação em Saúde. Educação Popular em Saúde. Ambiente sustentável e Qualidade de vida. Implementação e Avaliação da Assistência de Enfermagem a clientes e grupos humanos no ambiente domiciliar e ambulatorial. Programa de Humanização da Assistência ao cliente. Processo de Trabalho em Saúde. Planejamento, organização e Gerência de Serviços de Saúde. Regulação, Controle e avaliação do Serviço de Saúde e de Enfermagem; Supervisão e Avaliação da Qualidade da Assistência e do Serviço de Enfermagem. Administração de recursos materiais; Relações Interpessoais no Trabalho. Educação Permanente em Saúde e a Enfermagem. Aspectos históricos, éticos e legais do exercício profissional: Princípios éticos e legais da prática profissional. Código de odontologia e o processo ético de transgressões e Penalidades. Competências do Enfermeiro segundo a Lei de Exercício Profissional. Entidades de Classe. Odontólogo PSF CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Odontologia Social: Saúde Bucal, Saúde Pública e Odontologia Social; Relações da odontologia social com a odontologia e com a saúde pública: Relações com a odontologia preventiva, Caracterização e hierarquização dos problemas da odontologia social, Níveis de prevenção, Organização e Administração de serviços Odontológicos, Planejamento e Avaliação em Odontologia, Educação em Odontologia; Controle de infecção em Odontologia; Farmacologia em Odontologia: Terapêutica Medicamentosa, Analgésicos, antiinflamatórios, antimicrobianos, Farmacologia em pacientes especiais; Emergências em Endodontia; Dentística: Tratamentos preventivos de cicatrículas e fissuras, Ionômero de vidro, Resinas compostas, Amálgama; Políticas de Saúde: Evolução histórica e as perspectivas da Reforma Sanitária e do Sistema Único de Saúde do Brasil, Atenção primária à saúde e a organização do serviços primários de saúde através do PSF, Estratégias para o desenvolvimento do SILOS, Promoção da saúde em todos os níveis de Atenção, Educação e saúde, Participação social no SILOS, Atual sistemática de financiamento do SUS; Sistema de Informação: Componentes do sistema de informação e sua importância no âmbito do SILOS, Sistemas de Informação utilizados pelo Ministério de Saúde, Fontes de dados e informações; Periodontia: Etiologia da doença periodontal, Prevenção da doença periodontal, Tratamento básico da Gengivite Crônica e Periodontite, Abscesso Periodontal, Periodontite Juvenil e Lesões agudas da gengiva. Auxiliar Administrativo

Conhecimento sobre: Ata; Ofício; Memorando; Certidão; Atestado; Declaração; Curriculum; Procuração; Aviso; Comunicado; Circular; Requerimento; Portaria; Edital; Decreto; Organograma; Fluxograma; Recebimento e Remessa de Correspondência Oficial; Impostos e Taxas; Siglas e Abreviaturas; Formas de tratamento em correspondências oficiais; Tipos de Correspondência; Atendimento ao Público; Noções de Protocolo; Arquivo e as Técnicas de Arquivamento; Assiduidade; Disciplina na execução dos trabalhos; Relações Humanas no Trabalho; Noções básicas de administração pública; Ética no serviço público; Técnicas de qualidade no atendimento público;Trabalho em Equipe; Noções básicas de segurança no trabalho; Relacionamento Interpessoal.

Conhecimentos em Informática para o cargo de Auxiliar administrativo,médico,dentista,enfermeiro

Noções de operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 98, 2000 e XP; Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2000; Conceitos e serviços relacionados à Internet e à intranet; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; Conceitos de Organização de Arquivos e métodos de acesso; Noções hardware e de utilização de softwares.

Agente Comunitário de Saúde

Atribuições do Agente de Saúde; Noções básicas sobre as principais doenças de interesse para saúde pública: Diarréia, Cólera, Dengue, Doença de Chagas, Esquistossomose, Febre Tifóide, Meningite, Tétano, Sarampo, Tuberculose, Hepatite, Hanseníase, Difteria, Diabete, Hipertensão Arterial, Raiva, Leishmaniose e Outras. Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Anticoncepcionais. Noções Básicas sobre: Higiene Corporal, Higiene da Água e Higiene dos Alimentos. Noções sobre: Vacinas, Vacinação, Imunização, Período de Incubação, Hospedeiro, Portador, Transmissibilidade. Noções sobre Reprodução Humana: Ciclo Menstruação, Gestação, Parto, Aborto, Puerpério, Pré-Natal. Noções Sobre desenvolvimento humano: Nutrição, Aleitamento Materno, Coleta de Lixo, Tratamento adequado do lixo, reciclagem do lixo, classificação do lixo, Poluição ambiental e Desmatamento

Operador de Microcomputador

Noções de operação de Microcomputadores; Sistema Operacional Windows 98, 2000 e XP; Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2000; Conceitos e serviços relacionados à Internet e à intranet; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; Conceitos de Organização de Arquivos e métodos de acesso; Noções hardware e de utilização de softwares.

Serviços Gerais (Zelador/ Merendeira)

Finalidades da limpeza. Racionalização do trabalho. Seleção e organização das atividades: Ergonomia aplicada ao trabalho. As técnicas de uso, limpeza, conservação, utilização e guarda dos materiais, equipamentos, estrutura física, produto de limpeza, ferramentas, instrumentos e equipamentos peculiares ao trabalho.

ANEXO VI - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Cuidar da comunidade e do município no que diz respeito as principais doenças de Interesse para a Saúde Pública.Encaminhamento da Comunidade ao Posto de Saúde para tratamento das enfermidades acometidas.Orientação básica sobre Higiene Corporal ,Higiene da Água e Higiene dos Alimentos.Orientação para vacinação, cuidados com as gestantes e idosos.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Digitar e/ou datilografar relatórios, minutas e/ou memorando; executar serviços de recebimento de correspondências/documentos e/ou expedientes, separando, classificando, encaminhando ou arquivando adequadamente, a fim de facilitar seu acesso e manuseio; compilar ou elaborar dados estatísticos; atender a municipalidade e demais funcionários, prestando informações ou encaminhando aos responsáveis, solicitar, conferir, armazenar e controlar material de expediente;inserir dados nos sistemas informatizados.

SERVIÇOS GERAIS (ZELADOR/MERENDEIRA)

Receber objetos, mercadorias, materiais e equipamentos. Cuidar da limpeza dos prédios públicos e preparar merenda escolar.

OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR

Organizar a rotina de serviços e realizar entrada e transmissão de dados, operando teleimpressoras e microcomputadores; registrar e transcrever informações; atender necessidade do cliente interno e externo.

PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL

Desenvolver programas de ensino na pré escola, segundo orientação técnico pedagógica nas escolas da rede escolar do município; preparar planos de aulas, elaborar, aplicar e julgar provas; manter contato com pais ou responsáveis pelos alunos e motivá-los quanto aos problemas da educação e da vida escolar; atender às convocações de autoridades de ensino, participar de atividades extra-classe; incentivar o desenvolvimento das instituições escolares e propor a instalação de novas unidades; manter o registro das atividades de classe; manter atualizado o diário de classe e outros papéis relativos à vida escolar dos alunos; sugerir medidas que aprimorem a qualidade do ensino e propor a aquisição de materiais que ajudem na educação dos alunos; colaborar na programação de solenidades cívicas e outras de interesse do ensino; participar de bancas julgadoras, reuniões de pais e mestres e conselho de classe; responsabilizar-se pelo controle e utilização de equipamentos e materiais colocados à sua disposição; executa outras tarefas correlatas, determinadas pelo superior imediato

PROFESSOR DE 1ª ao 5º ANO

Planejar e ministrar aulas e atividades afins para os alunos do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série nas diversas áreas e disciplinas do Ensino Fundamental, transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada e através de atividades. Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Participar da elaboração do plano de ensino da escola. Elaborar planos de aula. Participar de cursos de treinamento, aperfeiçoamento, atualização e outros. Participar de outros eventos propostos pela escola e/ou Secretaria Municipal de Educação. Executar outras atividades correlatas.

PROFESSOR (Ciências, História, Matemática, Geografia, Educação Física, Português, Inglês)

Planejar aulas e desenvolver coletivamente atividades e projetos pedagógicos. Ministrar aulas, promovendo o processo de ensino/aprendizagem. Participar da avaliação do rendimento escolar. Atender às dificuldades de aprendizagem do aluno, inclusive dos alunos com necessidades especiais. Elaborar e executar projetos em consonância com o programa político / pedagógico da Rede Municipal de Educação. Participar de reuniões pedagógicas e demais reuniões programadas pela direção da escola. Participar de cursos de atualização e/ou aperfeiçoamento programados pela Secretaria Municipal de Educação, pela Secretaria Municipal de Administração, pela escola e outros. Participar de atividades escolares que envolvam a Comunidade. Elaborar relatórios. Promover a participação dos pais ou responsáveis pelos alunos no processo de avaliação do ensino / aprendizagem. Esclarecer sistematicamente aos pais e responsáveis sobre o processo de aprendizagem. Elaborar e executar projetos de pesquisa sobre o ensino da Rede Municipal de Educação. Participar de programas de avaliação escolar ou institucional da Rede Municipal de Educação. Desincumbir-se de outras tarefas específicas que lhe forem atribuídas

MÉDICO PSF

Prestar atendimento e realizar avaliação clínica em pacientes, que utilizam o sistema de saúde pública municipal e instituições educacionais, emitindo diagnósticos, prescrevendo medicamento e/ou tratamentos adequados, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, promovendo a saúde e o bem estar do paciente.

ODONTÓLOGO PSF

Executar rotinas técnicas de trabalho; fazer anamnese, exames clínicos, radiológicos; diagnósticos e prognósticos; tratamento preventivo de câncer bucal e semiologia; realizar cirurgia oral menor a nível de média complexidade; prescrições de medicamentos. Executar rotinas administrativas de apoio; controle de materiais odontológicos; controle de informações; orientação de pessoal auxiliar; conservação de bens e imóveis; Executar ações educativas, preventivas e de promoção em saúde bucal. Propor e participar de ações dentro de princípios de odontologia integral, visando à proteção e recuperação do indivíduo no seu contexto social; através de trabalho em equipes multidisciplinares; desenvolvimento de programas, padrões de técnicas de trabalho; vigilância sanitária e epidemiológica em odontologia, etc; Contribuir para o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas junto à comunidade, fortalecendo as ações que contribuem para a reversão do modelo assistencial centrado na doença Zelar pela segurança própria e de terceiros no seu ambiente de trabalho; Zelar pela conservação, preservação e manutenção do patrimônio, equipamentos e materiais de consumo em seu local de trabalho; Participar de auditorias e comissões técnicas de variados fins; Expedir laudos e pareceres no que couber. Executa quaisquer outras atividades correlatas.

ENFERMEIRO PSF

Planejar, organizar, supervisionar e executar serviços de enfermagem em postos, centros de saúde e unidades assistenciais, participar da elaboração e da execução de programas de saúde pública, orientar e acompanhar a saúde da mulher quanto ao pré-natal, prevenção de câncer uterino, de mama e cérvico, orientar e acompanhar a saúde de crianças e idosos, orientar quanto ao controle de verminose, hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, hanseníase, tuberculose e demais patologias, realizar palestras comunitárias, vacinar, acompanhar a aplicação do receituário médico, realizar curativos, auxiliar nos procedimentos cirúrgicos, bem como executar outras atividades que, por sua natureza, estejam inseridas no âmbito das atribuições do cargo e da área de atuação