Prefeitura de Lages - SC

Notícia:   Prefeitura de Lages - SC abre vagas para Professores

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES

ESTADO DE SANTA CATARINA

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2014

A PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES, através da Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de prova escrita, título e tempo de serviço, no período de 07 de outubro a 06 de novembro de 2014, para admissão de professores em caráter temporário de excepcional interesse público, sob regime administrativo especial, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal e Lei Complementar nº 145, de 19 de abril de 2001.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo será regido pelas normas deste edital, pelo Decreto nº 14.604 de 01 de outubro de 2014 e pelas demais disposições legais vigentes e será executado pela Fundação Carlos Joffre do Amaral - FCJ, localizada à Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 132. Centro, CEP: 88.502-230, Lages, SC. Telefone (49) 3224-8080. Endereço eletrônico (site) www.fcja.com.br e-mail: fcj@scc.com.br

1.2 O Edital do Processo Seletivo e demais comunicados e avisos aos candidatos, como: relação das inscrições deferidas e indeferidas, isenção da taxa de inscrição, condições especiais, gabarito, caderno de provas, pontuação e classificação das provas, recursos, julgamentos, resultado preliminar e homologação do resultado final processo seletivo e a primeira chamada para escolha de vagas, bem como os demais atos que se fizerem necessários ao bom andamento do processo, serão publicados no endereço eletrônico (site) da Fundação Carlos Joffre do Amaral - FCJ, www.fcja.com.br

A inscrição do candidato, neste Processo Seletivo, implicará no conhecimento e na aceitação irrestrita das normas exigidas por este edital.

1.3. É de responsabilidade do candidato acompanhar toda e qualquer publicação referente ao andamento do presente Processo Seletivo.

1.4 A aprovação no Processo Seletivo não gera o direito à admissão, apenas credencia o aprovado à nomeação durante o prazo de validade deste edital, ou eventual prorrogação, de acordo com a necessidade do Município, obedecida a ordem de classificação, computadas as vagas já existentes ou as que decorrerem de vacância do cargo ou das que vierem a ser criadas.

2. DOS CARGOS - ÁREAS/DISCIPLINAS, REQUISITOS e ESCOLARIDADE, JORNADA DE TRABALHO, REMUNERAÇÃO

2.1 A comprovação da habilitação mínima exigida ao cargo - áreas/disciplinas, conforme tabela abaixo, deverá ser comprovada, quando da apresentação dos documentos para a admissão.

A não comprovação implicará na desclassificação do candidato.

ÁREA

ÁREA/ DISCIPLINA

REQUISITOS E ESCOLARIDADE

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

Habilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em Pedagogia/Educação Infantil, licenciatura plena em Pedagogia ou curso normal superior ou certificado de conclusão de Ensino Médio em Magistério.

Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Pedagogia ou certidão de frequência no último ano do Magistério, desde que tenha concluído o Ensino Médio.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

Habilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Pedagogia, Pedagogia/Séries Iniciais ou curso normal superior ou certificado de conclusão de curso de Ensino Médio em Magistério.

Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Pedagogia ou certidão de frequência no último ano do Magistério, desde que tenha concluído o Ensino Médio.

PROFESSOR DO PRÉ- ESCOLAR E ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 5º ano)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Habilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena e bacharelado em Educação Física.

Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em Educação Física.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL/ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Habilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Pedagogia, Pedagogia/Séries Iniciais ou curso normal superior ou certificado de conclusão de curso de Ensino Médio em Magistério.

Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Pedagogia ou certidão de frequência no último ano do Magistério, desde que tenha concluído o Ensino Médio.

PROFESSOR DO PRÉ- ESCOLAR AO ENSINO MÉDIO

ARTES

Habilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Artes ou Educação Artística ou Artes Visuais.

Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena Artes, Educação Artística ou Artes Visuais.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano) E/OU ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA

Habilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Biologia.

Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Biologia.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano) E/OU ENSINO MÉDIOCIÊNCIASHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Ciências Biológicas ou Biologia.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Ciências Biológicas ou Bilogia.
EDUCAÇÃO FÍSICAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena e bacharelado em Educação Física.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em Educação Física.
FÍSICAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Física.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Física.
GEOGRAFIAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Geografia.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Geografia.
HISTÓRIAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em História.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em História.
INGLÊSHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Letras - habilitado em Inglês.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Letras - habilitado em Inglês.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Letras - habilitação em Português.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Letras - habilitado em Português.
MATEMÁTICAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Matemática.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Matemática.
SOCIOLOGIAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Sociologia, ou Ciências Sociais.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Sociologia.
ESPANHOLHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Letras - com habilitação em Espanhol.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Letras - com habilitação em Espanhol.
FILOSOFIAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Filosofia.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Filosofia.
QUÍMICAHabilitado: Diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em licenciatura plena em Química.
Não Habilitado: Certidão de frequência a partir da 2ª fase em curso de graduação em licenciatura plena em Química.

2.4 Considerar-se-á habilitado o professor que possuir na sua área de atuação licenciatura plena ou curso normal superior ou outro curso superior com complementação pedagógica de acordo com a Resolução Nº 2/CNE, de 26 de junho de 1997.

2.4.1 Professor não habilitado, para fins deste edital é o que está cursando o ensino de graduação e não possui a formação do ensino médio em magistério.

2.5 No caso de estudante da 2ª fase em diante do Curso de Graduação em Licenciatura, será aceito original da certidão da instituição de ensino, mencionando a fase ou semestre letivo em que o aluno estiver regularmente matriculado e frequentando as aulas, que deverá ser apresentada na data da escolha de vagas ou até a data da admissão.

2.6 O professor admitido em caráter temporário receberá mensalmente o equivalente aos níveis de vencimento e proporcional ao regime de trabalho, sendo esse de 10 (dez), 20 (vinte), 30 (trinta) e 40 (quarenta) horas semanais, a seguir especificados:

Tabela de Vencimentos dos Professores - Lei Complementar 353/2011 Atualizada em setembro/2014 (DRH)

HABILITADOS - COM MAGISTÉRIO (Segundo LDB)

CARGO

10 h

20 h

30 h

40 h

Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

R$ 424,23

R$ 848,50

R$ 1272,69

R$ 1697,00

HABILITADOS - COM GRADUAÇÃO

CARGO

10 h

20 h

30 h

40 h

Professor de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino médio

R$ 515,46

R$ 1030,90

R$ 1546,36

R$ 2061,79

NÃO-HABILITADOS - Lei Complementar 141/01

CARGO

10 h

20 h

30 h

40 h

Professor de educação infantil, Anos iniciais do ensino fundamental, Anos finais do ensino fundamental e Ensino médio

R$ 424,23

R$ 848,50

R$ 1272,69

R$ 1697,00

2.7 Conforme o caso e na forma de regulamento próprio, o valor da retribuição pecuniária mensal poderá ser acrescido de:

I . Auxílio-alimentação;

II . Auxílio-transporte;

III . Salário-família;

IV . Gratificação natalina;

V . Férias proporcionais.

3. DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 É assegurado às pessoas com deficiência o direito de se inscrever neste Processo Seletivo, desde que, suas atribuições sejam compatíveis com a deficiência, devendo o candidato assinalar sua condição no item específico do requerimento de Inscrição.

3.2 As vagas para as pessoas com deficiência serão na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas do Processo Seletivo, conforme dispõe o inciso VIII art. 37 da Constituição Federal.

3.3 Somente serão consideradas deficiências aquelas que se enquadrem nas categorias descritas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/1999 e suas alterações e Lei Estadual nº 12.870/2004 e suas alterações.

3.4 No ato da inscrição, a pessoa com deficiência deverá indicar, no espaço apropriado, sua deficiência e as condições especiais que necessitar para realizar a prova escrita.

3.5 Não havendo candidatos aprovados e classificados para as vagas reservadas aos deficientes, as mesmas serão ocupadas pelos demais candidatos habilitados e classificados.

3.6 O candidato com deficiência participará deste Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, horário, data, local de aplicação e nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.8 Não será admitido recurso relativo à condição de deficiência do candidato que, no ato da inscrição, não declarar essa condição.

3.9 Os candidatos portadores de necessidades especiais, se aprovados, serão submetidos a uma junta médica oficial do Município de Lages, para verificar a compatibilidade de sua deficiência com o exercício da atribuição do cargo.

4. DOS REQUISITOS EXIGIDOS PARA A ADMISSÃO

4.1 No ato da admissão o candidato classificado deverá comprovar os critérios abaixo através de documentação. Os documentos deverão ser apresentados conforme a seguinte ordem:

a) Foto 3x4;

b) Folha corrida do Fórum (original e atual);

c) Cópia da Carteira de Identidade, sendo a idade mínima de 18 anos;

d) Cópia da Certidão de Casamento;

e) Cópia do Título de Eleitor;

f) Cópia da Carteira de Reservista (masculino);

g) Comprovante de votação ou quitação da Justiça Eleitoral;

h) Comprovante de Escolaridade exigido no pedido de contratação (cópia autenticada ou cópia acompanhada do original);

i) Comprovante de Situação Cadastral no CPF, obtido junto à Receita Federal;

j) Cópia do número do PIS/PASEP;

k) Cópia da Carteira Profissional (página que contenha número e foto e verso);

l) Comprovante de Residência atual (no máximo de 30 dias atrás, em seu próprio nome ou em nome de pai, mãe ou esposo (a), se casado oficialmente);

m) Cópia de Certidão de Nascimento dos filhos;

n) Cópia da Carteira de Vacinação (para quem atuar na área da saúde);

o) Cópia da Carteira de Vacinação de filhos menores de sete anos;

p) Cópia de Comprovante escolar de filhos maiores de sete anos.

4.2 Comprovar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, mediante Avaliação Junta Médica, apresentando os seguintes exames:

a) Hemograma completo;

b) Glicemia jejum;

c) EQU (Exame Qualitativo de Urina);

d) EPF (Exame Parcial de Fezes);

e) Carteira de Vacinas atualizada;

f) Radiografia coluna-lombo-sacra (acima de 35 anos - Educador Infantil);

g) Eletrocardiograma (acima de 40 anos).

4.3 Os exames médicos serão eliminatórios, sendo excluídos do Processo Seletivo os candidatos que não apresentarem aptidão física e/ou mental para o exercício da função para a qual se inscreveram, podendo a Junta Médica Ocupacional do Município solicitar exames específicos (cardiológicos, radiológicos e laboratoriais) para melhor avaliar as condições de saúde do candidato.

4.4 O candidato, por ocasião da ADMISSÃO, que não comprovar todos os requisitos acima elencados, não poderá ser admitido nesta chamada do Processo Seletivo e, portanto, deverá aguardar a próxima chamada.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 A inscrição no Processo Seletivo somente será efetuada via Internet, no endereço eletrônico www.fcja.com.br no período compreendido entre o dia 07 de outubro e o dia 06 de novembro de 2014, até às 14 horas.

5.2 Para efetivar a sua inscrição o candidato deverá seguir os seguintes passos:

a) Acessar o endereço eletrônico: www.fcja.com.br

b) Preencher o Requerimento de Inscrição;

c) Conferir as informações do seu cadastro e, ao término, imprimir uma cópia que ficará com o candidato;

d) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de Boleto Bancário, em favor da Fundação Carlos Joffre do Amaral - FCJ;

e) Entregar ou enviar via Correio (registrado), cópia dos documentos exigidos para a inscrição (relação abaixo) para:

PROCESSO SELETIVO SME DE LAGES
Fundação Carlos Joffre do Amaral - FCJ
Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 132, Centro
CEP: 88502-230, Lages, (SC)

1. Cópia do requerimento de inscrição;

2. Cópia do comprovante de pagamento da inscrição;

3. Cópia do certificado ou diploma para comprovação da titulação, conforme ANEXO IV;

4. Cópia dos certificados dos cursos de aperfeiçoamento, conforme ANEXO V;

5. Cópia a das declarações do tempo de serviço no magistério conforme ANEXO VI;

6. Requerimento e cópia da comprovação para vagas destinadas a pessoas com deficiência, conforme ANEXO VII, se for o caso.

5.3 O candidato poderá se inscrever em até 2 (duas) áreas/disciplinas, desde que esteja habilitado ou em processo de habilitação, devendo fazer esta opção no Requerimento de Inscrição e assinalando o código da área/disciplina para qual deseja se inscrever, bem como efetuar o pagamento de duas taxas.

5.4 O preenchimento do Requerimento de Inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, não sendo permitida a alteração das informações prestadas, exceto a eventual mudança de endereço que deverá ser comunicada à FCJ, até a data de realização da prova, por correspondência eletrônica através do e-mail: fcj@scc.com.br

5.5 A inscrição só será confirmada quando o estabelecimento bancário confirmar o respectivo pagamento, sendo canceladas as inscrições cuja taxa de inscrição tiver sido paga com cheque sem cobertura ou com qualquer outra irregularidade.

5.6 Em caso de desistência do processo seletivo o valor da taxa de inscrição não será restituído.

5.7 A FCJ não se responsabilizará por solicitações de inscrição não efetivadas por falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência dos dados, a impressão dos documentos solicitados e ou o pagamento da respectiva taxa de inscrição.

5.8 A adulteração de qualquer documento ou a não veracidade de qualquer informação apresentada, verificada a qualquer tempo, implicará no cancelamento da inscrição do candidato.

5.9 Valor da taxa de Inscrição por cargo:

Valor único R$ 50,00 (cinquenta reais)

6. DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1 De acordo com a Lei Estadual nº 10.567/97, o doador de sangue para ficar isento do pagamento da taxa de inscrição neste Processo Seletivo, deverá preencher o requerimento de inscrição via site www.fcja.com.br, e entregar na FCJ - Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 132, Centro, CEP: 88502-230, Lages, (SC) até o dia 21/10/2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, os seguintes documentos:

a) Requerimento de isenção ANEXO VIII;

b) Comprovante de inscrição no Processo Seletivo;

c) Documento expedido pela entidade coletora, que discrimine o número e a data em que foram realizadas as doações, não podendo ser inferior a 03 (três) vezes no período de um ano, contado retroativamente da data de publicação do presente Edital.

6.2 A FCJ publicará, o deferimento dos requerimentos de isenção do pagamento em seu site www.fcja.com.br, no dia 28 de outubro de 2014.

6.3 O não cumprimento, pelo candidato ou seu representante legal, de qualquer um dos itens referentes à isenção de pagamento da inscrição implicará, automaticamente, no cancelamento de seu pedido de isenção.

6.4 Se o requerimento de isenção da taxa de inscrição for indeferido e o candidato, mesmo assim, optar por fazer a inscrição no Processo Seletivo, deverá efetivar sua inscrição mediante boleto bancário.

7. DO PEDIDO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

7.1 Os candidatos para as vagas reservadas aos deficientes e que necessitar condições especiais para a realização da prova, deverão assinalar esta opção no Requerimento de Inscrição e relacionar as condições que julgarem necessárias.

7.2 A candidata que desejar amamentar deverá, além de requerer condição especial para realizar a prova, comparecer ao local com a antecedência mínima de trinta minutos, acompanhada de pessoa de maioridade que ficará responsável pela guarda da criança. O menor e o responsável ficarão em sala especial. Nos momentos de amamentação a candidata solicitará ao fiscal de sala que a conduza à sala reservada. O tempo destinado à amamentação não será descontado do tempo de duração da prova.

8. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

8.1 As inscrições que preencherem todas as condições deste edital serão deferidas e homologadas pela autoridade competente. O ato de homologação será divulgado no site do FCJ, endereço eletrônico www.fcja.com.br, onde estarão indicados o número de inscrição, o nome do candidato, e a área/disciplina para a qual está concorrendo, no dia 20 de novembro 2014.

9. DO LOCAL DA PROVA

9.1 O local da Prova Escrita será divulgado na data da homologação das inscrições.

9.2 A Prefeitura Municipal de Lages e a FCJ não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos, quando da realização das provas.

10. DAS PROVAS

10.1 O Processo Seletivo, objeto deste Edital, constará de:

a) Prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;

b) Prova de título de caráter classificatório;

c) Prova de cursos de caráter classificatório;

d) Prova de tempo de serviço no magistério, de caráter classificatório.

10.2 Serão atribuídas notas conforme tabela abaixo, sendo que a nota final será igual à soma das quatro notas obtidas das quatro provas, totalizando no máximo 20 (vinte) pontos:

Prova Escrita

De 0,00 a 10,00

Prova de Títulos

De 0,00 a

5,00

Prova de Cursos/Aperfeiçoamento Continuado

De 0,00 a

2,00

Prova de Tempo de Serviço no Magistério

De 0,00 a

3,00

Fórmula:

NF = NPE+NPT+NPC+NPTSM

Sendo:

NF = nota final

NPE = nota da prova escrita

NPT = nota da prova de títulos

NPC = nota da prova de cursos

NPTSM = nota da prova do tempo de serviço no magistério

a) DA PROVA ESCRITA

10.3 A prova escrita/objetiva é de caráter classificatório e eliminatório e os conteúdos programáticos, para cada área de conhecimento/disciplina, encontram-se no ANEXO III.

10.3.1 Cada uma das questões será composta por 4 (quatro) alternativas, das quais uma única correta.

10.3.2 A prova escrita terá pontuação de 0,00 a 10,00. As áreas de conhecimento sobre as quais versarão a prova, o número de questões, o valor de cada questão e a pontuação mínima e máxima constam no quadro abaixo. O candidato não poderá zerar.

Áreas do Conhecimento

Nº de questões

Valor

Pontuação

Mínima

Máxima

Língua Portuguesa

05

0,20

0,20

1,00

Atualidades

05

0,20

0,20

1,00

Conhecimentos Específicos

Legislação e temas de Educação

08

0,40

0,40

3,20

Conhecimentos da disciplina

12

0,40

0,40

4,80

Total

30

-

2,00

10,00

10.3.4 A prova escrita será realizada no dia 30 novembro de 2014 (domingo), conforme horário abaixo:

1. Horário da Primeira Prova

08 h 15min: Acesso dos candidatos aos locais de prova;

09 horas: Fechamento dos portões (não sendo permitido o acesso de candidatos, sob qualquer alegação, a partir deste horário);

09 h 05min: Abertura dos invólucros e distribuição das provas;

09 h 10min: Início da resolução da prova;

11 h 10min: Final da prova.

2. Horário da Segunda Prova

13 h 15min: Acesso dos candidatos aos locais de prova;

14 horas: Fechamento dos portões (não sendo permitido o acesso de candidatos, sob qualquer alegação, a partir deste horário);

14 h 05min: Abertura dos invólucros e distribuição das provas;

14 h 10min: Início da resolução da prova;

17 h 10min: Final da prova.

10.3.5 O candidato para realizar a Prova Escrita, receberá um caderno com as questões e um cartão resposta e será responsável pela conferência dos dados e se os mesmos correspondem ao cargo para o qual se inscreveu. A ocorrência de qualquer divergência deve ser comunicada imediatamente ao fiscal de sala.

10.3.6 O candidato deverá transcrever suas respostas para o cartão-resposta utilizando caneta esferográfica feita de material transparente, de tinta preta ou azul. As provas serão corrigidas unicamente pela marcação do candidato no cartão resposta, não sendo válidas as marcações feitas no caderno de questões.

10.3.7 O candidato, ao encerrar a prova entregará ao fiscal de sua sala, o cartão resposta devidamente assinado e o caderno de provas.

10.3.8 O candidato só poderá entregar o cartão resposta e o caderno de questões uma (1) hora após o início da prova.

10.3.9 Os três (3) últimos candidatos de cada sala só poderão entregar a prova e o cartão resposta ao mesmo tempo.

10.3.10 Serão considerados classificados na prova escrita, somente, os candidatos que atingirem a pontuação mínima, conforme tabela 10.1.3.

10.3.11 Os programas/conteúdos sobre os quais a prova escrita será elaborada encontram-se no ANEXO III.

b) DA PROVA DE TÍTULOS

10.4 A Prova de Títulos de caráter classificatório constará da avaliação dos certificados lato sensu e ou diplomas stricto sensu na área que se inscreveu. Para comprovar a titulação, o candidato deverá preencher o ANEXO IV. Será considerada formação na área específica os cursos relativos aos temas relacionados conforme Tabela de Áreas de Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES: www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/TabelaAreasConhecimento072012.pdf

10.4.1 O diploma ou certificado de cursos de Mestrado ou Doutorado obtido no exterior só serão validados se os cursos forem reconhecidos pelo MEC, ou seja, validado por instituição federal de ensino superior.

10.4.2 Os títulos apresentados receberão pontuação unitária, não sendo avaliados cumulativamente, conforme pontuação na tabela abaixo:

Certificado ou Diploma

Quantidade

Pontuação máxima

Especialização "Lato Sensu"

01

2.0

Mestrado

01

3.0

Doutorado

01

5.0

c) DA PROVA DE CURSOS

10.5 A Prova de Cursos de caráter classificatório constará da avaliação dos certificados apresentados.

10.5.1 Para comprovar o número de horas o candidato deverá preencher o ANEXO V.

10.5.2 Somente será validada a carga horária dos cursos realizados no período compreendido entre, fevereiro de 2012 a setembro de 2014.

10.5.3 A carga horária referente aos cursos do PNAIC, somente será computada para o candidato que se inscrever para os cargos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

10.5.4 Os certificados apresentados receberão pontuação, conforme tabela abaixo:

Título do Curso

Pontuação a cada 10 horas

Máximo de horas

PNAIC (somente para 1º ao 3º ano do ensino fundamental)

0,50

120

Para cursos na área específica

0,40

120

Congresso Municipal de Educação de Lages

0,40

40

Para cursos em geral

0,20

40

d) DA PROVA DO TEMPO DE SERVIÇO

10.6 A Prova de Tempo de Serviço de caráter classificatório constará da avaliação das certidões emitidas pelos órgãos competentes.

10.6.1 Para comprovar o tempo de serviço o candidato deverá preencher o ANEXO VI.

10.6.2 As certidões apresentadas receberão pontuação conforme tabela abaixo

TEMPO DE SERVIÇO

Pontuação por ano

Máximo de tempo

Pontuação máxima

Magistério Público ou Privado

0,50

20 anos

10,00

10.7 A constatação de qualquer irregularidade ou falsidade de documentos apresentados em qualquer das 4 (quatro) provas implicará na imediata desclassificação do candidato.

11. DAS NORMAS DE SEGURANÇA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

11.1 A entrada nos locais de prova só será admitida mediante a apresentação de documento de identificação.

11.2 São considerados documentos de identidade os documentos expedidos por órgão público, com foto.

11.3 Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial.

11.4 Só serão aceitos documentos no prazo de validade e em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

11.5 A não apresentação de documento de identidade, nos termos deste edital impedirá o acesso do candidato ao local de prova.

11.6 Será vedado o acesso ao portão de entrada do local de prova o candidato que se apresentar após o horário determinado para o seu início.

11.7 Durante a realização das provas é permitida a posse e uso unicamente dos seguintes materiais:

a) Canetas esferográficas feitas com material transparente com tinta das cores azul ou preta;

b) Documento de identificação;

c) Água acondicionada em embalagem plástica transparente sem qualquer etiqueta ou rótulo.

11.8 É vedado, durante a realização das provas:

a) Uso de máquinas de calcular;

b) Relógios e aparelhos celulares;

c) Qualquer equipamento elétrico ou eletrônico;

d) Bolsas, chapéus e bonés;

e) Proibida a ingestão de alimentos, uso de medicamentos e óculos escuros (salvo por prescrição médica apresentada a um fiscal de sala antes do início da prova).

11.9 Caso o candidato portar objetos citados ao item 13.8, deverá entregar ao fiscal da sala, que não se responsabilizará pela guarda, sendo de total responsabilidade do candidato.

11.10 A simples posse de telefone celular, mesmo que desligado, ou uso de qualquer material, objeto ou equipamento não permitido, no local da prova, corredor ou banheiros, implicará na exclusão do candidato do Processo Seletivo, sendo atribuída nota zero às provas já realizadas.

11.11 Não será permitido o porte de qualquer armamento pelo candidato no local durante o horário das provas.

11.12 É vedado ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se da sala sem a companhia de um fiscal.

11.13 A FCJ poderá, por medida de segurança, submeter os candidatos à revista pessoal e ou de seus pertences, bem como exigir a sua identificação datiloscópica.

12. DOS RECURSOS

12.1 Os recursos só poderão ser interpostos nos prazos previstos no cronograma, ANEXO I.

12.2 Para interposição dos recursos o candidato deverá seguir os seguintes procedimentos:

12.2.1 Acessar o endereço eletrônico do Processo Seletivo www.fcja.com.br e clicar no link RECURSOS;

12.2.2 Preencher o formulário e redigir o recurso de forma clara, com argumentos a consistentes, e enviá-lo via Internet;

12.2.3 O resultado dos recursos será publicado no Site da FCA, respeitando as datas previstas no cronograma. A resposta do recurso será enviada individualmente para cada candidato no e-mail indicado na inscrição.

12.3 No caso de erro do gabarito, a questão será anulada e o ponto será atribuído a todos os candidatos.

12.4 Em caso de retificação do gabarito ou erro material constatado em nota ou resultado, a nota e ou classificação dos candidatos poderá ser alterada para maior ou menor.

12.5 A decisão exarada nos recursos, pela Comissão Organizadora, é irrecorrível na esfera administrativa.

12.6 Não serão recebidos recursos interpostos por qualquer outro meio a não ser o descrito no edital.

12.7 Os recursos intempestivos não serão reconhecidos e os inconsistentes não providos.

13. DO CÁLCULO DA MÉDIA FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

13.1 A nota final será obtida através da soma das notas da prova escrita, da prova de títulos, da prova de cursos e da nota da prova de tempo de serviço. Conforme tabela e fórmula do item 10.2 deste edital.

13.2 Os candidatos serão classificados na respectiva área/disciplina de inscrição, em ordem decrescente da média obtida, expressa com 2 (dois) decimais, obedecendo à ordem de preferência por formação, conforme segue:

a) Graduação;

b) Ensino Médio habilitação Magistério e estudante em curso de graduaçao a partir da 2 fase;

c) Ensino Médio habilitação Magistério;

d) Estudante em curso de graduação a partir da 2ª fase.

13.3 Ocorrendo empate, aplicar-se-á para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do artigo 1º da mencionada lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

13.4 Para os candidatos que não estão ao amparo do item anterior, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver a maior nota na prova escrita de Conhecimentos Específicos;

b) Obtiver a maior nota na prova escrita de Conhecimentos Gerais;

c) Obtiver maior pontuação na prova de Títulos;

d) Obtiver maior Tempo de Serviço;

e) Tiver mais idade.

13.5 A homologação do resultado final será publicada no endereço eletrônico da FCJ, www.fcja.com.br, no dia 18 de dezembro de 2014.

14. DA ESCOLHA DE VAGAS

14.1 As vagas serão preenchidas, observando-se a ordem de classificação por área/disciplina.

14.2 A cada chamada reprocessada voltar-se-á ao início da listagem de classificação, oferecendo, primeiramente, as novas vagas aos candidatos habilitados e melhor classificados, mesmo que já tenham assumido vaga neste processo seletivo, observando as seguintes situações:

a) Quando o contrato cessar por extinção da vaga ou retorno do titular;

b) Quando o candidato no ato da escolha não preencher a carga horária de 40h semanais.

14.3 O candidato que não comprovar a formação mínima exigida para a área/disciplina declarada no ato de inscrição, no dia da escolha de vagas, não poderá ser admitido.

14.4 Para a comprovação do endereço residencial o candidato deverá apresentar cópia atual de conta de água, luz, telefone, ou contrato de aluguel em seu nome. Se o comprovante não estiver em nome do candidato, além da cópia do comprovante deverá anexar uma declaração e documento de identidade do titular da conta, de que o candidato reside naquele endereço.

14.5 A primeira chamada para a escolha de vagas dar-se-á entre os dias 19 de dezembro a 23 de dezembro de 2014, em local e horário a ser divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a homologação do resultado final.

14.6 Após a primeira chamada pública, vagas serão divulgação no site da Secretaria Municipal de Educação www.seml.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a relação das vagas semanalmente e/ou quando surgirem novas vagas, que também serão publicadas no site, conforme termo assinado pelo candidato quando do ato da realização da prova escrita;

14.7 A responsabilidade pelo acompanhamento das chamadas é de inteira responsabilidade do candidato. Em hipótese alguma, será realizada por telefone.

14.8 Caso o candidato desista da vaga assumida, perderá o direito a uma nova escolha para aquele cargo.

14.9 Caso haja redução da jornada de trabalho a pedido do candidato, o mesmo perderá o direito a uma nova escolha de vaga para aquele cargo.

14.10 Depois de efetivada a escolha de vagas não será permitido ao candidato trocá-la, em hipótese alguma.

14.11 O candidato, após escolher vaga e de posse do encaminhamento do Setor de RH - Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, deverá apresentar-se em até 24 (vinte e quatro) horas, ao diretor da unidade educativa onde irá atuar, exceto após o primeiro processo de escolha de vagas.

14.12 O candidato que escolheu vaga e não assumiu no tempo previsto no item anterior, será considerado desistente e eliminado do processo seletivo regido por este edital no ano vigente.

14.13 O candidato com antecedentes de avaliação pericial pelo INSS e gozo de auxílio doença nos últimos dois anos estará sujeito à avaliação médica pericial do Município de Lages.

14.14 Em não havendo vaga em alguma área/disciplina relacionada, quando do processo de escolha de vagas, a Secretaria Municipal de Educação procederá à chamada no decorrer do ano letivo, na medida da existência de vaga.

14.15 A aprovação e classificação neste Processo Seletivo não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro da Prefeitura Municipal de Lages.

14.16 A admissão é de competência do DRH da Prefeitura Municipal de Lages, dentre às necessidades temporais de interesse excepcional da Administração, observada a ordem de classificação dos candidatos.

15. O FORO JUDICIAL

O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o processo seletivo e que trata este edital é de Lages, SC.

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 O candidato ao cargo de professor poderá inscrever-se em até 02 (duas) áreas do conhecimento abaixo relacionadas:

a) Professor da Educação Infantil;

b) Professor de anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano para a área urbana;

c) Professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano para a Educação do Campo;

d) Professor de séries finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e ou Ensino médio das disciplinas específicas.

16.2 O candidato que se ausentar da unidade educativa pelo prazo superior a 48 (quarenta e oito) horas, sem apresentar justificativa para a chefia imediata, terá seu contrato cessado, sendo considerado desistente e eliminado do processo seletivo regido por este edital.

16.3 O candidato que apresentar incompatibilidade de horários, por ter escolhido mais de uma vaga ou ter outro vínculo empregatício, terá seu contrato cessado, será considerado desistente e eliminado do processo seletivo regido por este edital.

16.4 É vedada a inscrição neste processo seletivo de quaisquer membros que integram a Comissão do Processo Seletivo, tanto da Prefeitura Municipal de Lages, como da FCJ.

16.5 Os casos não previstos, no que tange à realização deste processo seletivo, serão resolvidos, conjuntamente, pela FCJ e pela Prefeitura Municipal de Lages.

16.6 O candidato que sofreu processo disciplinar ou sindicância em alguma Unidade de Ensino da rede municipal, estadual ou federal nos três anos imediatamente anteriores à inscrição, não poderá assumir o cargo pretendido, bem como o candidato que teve seu contrato encerrado por justa causa no ano de 2014.

Lages, 01 de outubro de 2014.

ELIZEU MATTOS
Prefeito do Município de Lages/SC

FAZEM PARTE DESTE EDITAL OS ANEXOS ABAIXO RELACIONADOS:

ANEXO I - CRONOGRAMA

ANEXO II - ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE PROFESSOR

ANEXO III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO IV - DECLARAÇÃO PROVA DE TÍTULOS

ANEXO V - DECLARAÇÃO DE HORAS DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

ANEXO VI - DECLARAÇÃO TEMPO DE SERVIÇO NO MAGISTÉRIO

ANEXO VII - VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

ANEXO VII - VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

ANEXO I

CRONOGRAMA

SME/Lages - EDITAL Nº 00/2014 Horário de publicação: 14h.

ATIVIDADE

Início

Término

Publicação do edital

01/10/2014

-

Prazo de recurso para impugnação do Edital

01/10/2014

06/10/2014

Inscrições

07/10/2014

06/11/2014

Inscrições com pedido de isenção da taxa

07/10/2014

21/10/2014

Deferimento dos pedidos de isenção da taxa

28/10/2014

-

Último prazo para entrega dos documentos

06/11/2014

-

Divulgação das inscrições deferidas, indeferidas e condições especiais

13/11/2014

-

Data para Recursos: inscrições deferidas e indeferidas

13/11/2014

14/11/2014

Divulgação da homologação definitiva das inscrições (recursos)

20/11/2014

-

Prova escrita

30/11/2014

-

Divulgação do gabarito e caderno de provas

30/11/2014

-

Data para Recursos das questões de prova e do gabarito

30/11/2014

01/12/2014

Deferimento dos recursos das questões de prova e do gabarito

08/12/2014

-

Divulgação gabarito final

08/12/2014

-

Divulgação preliminar das notas da prova escrita e da pontuação da prova de títulos, da prova de cursos, e da prova de tempo de serviço

08/12/2014

-

Data para Recursos da divulgação preliminar das notas da prova escrita e da pontuação da prova de títulos, da prova de cursos, e da prova de tempo de serviço

08/12/2014

09/12/2014

Divulgação dos resultados dos recursos das provas

12/12/2014

-

Divulgação preliminar do resultado do Processo Seletivo

15/12/2014

-

Data para Prazo para Recursos do resultado preliminar do Processo Seletivo

15/12/2014

16/12/2014

Divulgação do resultado dos recursos do resultado preliminar do Processo Seletivo

17/12/2014

 

Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo

18/12/2014

 

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE PROFESSOR (PME)

I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

V- ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conhecimentos gerais para todos os cargos/áreas/disciplinas

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Fonética (acentuação tônica e gráfica). Sintaxe (análise sintática, funções sintáticas, termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios). Orações coordenadas. Orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Predicação verbal. Crase. Colocação pronominal. Semântica: significado das palavras no contexto. Homônimas, parônimas, antônimas, sinônimas, monossemia e polissemia. Sentido denotativo e conotativo (figurado). Pontuação gráfica. Vícios de linguagem. Redação oficial.

ATUALIDADES

Análise de assuntos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, esporte, história, turismo, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do município de Lages.

LEGISLAÇÃO E TEMAS DE EDUCAÇÃO

O Sistema Nacional de Ensino - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Parâmetros Curriculares Nacionais. Projeto Conhecer: A excelência do ser na busca do saber e do fazer - Secretaria Municipal de Educação de Lages. Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Política Nacional de Educação: pelo direito da criança de zero a seis anos à educação. Ensino Fundamental de nove anos. Legislação da Educação do Campo - Decreto Nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Interdisciplinaridade. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Avaliação no ensino fundamental. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Tendências e concepções pedagógicas na educação brasileira.

Conhecimentos específicos

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A criança e a educação infantil: história, concepções. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Planejamento na educação infantil: dinâmica e processos. Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: o cuidar e o educar. Componentes curriculares da educação infantil: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro. Avaliação na educação infantil. O cotidiano na creche: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. O professor de educação infantil. Família e instituição. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva. Diretrizes Curriculares e de qualidade para a Educação Infantil. Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Projeto Conhecer: A excelência do ser na busca do saber e do fazer - Secretaria Municipal de Educação de Lages.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS 1º ao 5º Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da infância, as diferentes dimensões humanas, diretos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Conceitos Metodológicos específicos das ares do conhecimento de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Temas transversais.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - 1º ao 5º - EDUCAÇÃO DO CAMPO

Processo de ensinar e aprender. Pedagogia da infância, as diferentes dimensões humanas, diretos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais da Educação do Campo. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Conceitos Metodológicos específicos das areas do conhecimento de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Temas transversais.

Professor do Pré- Escolar ao Ensino Médio

PROFESSOR DE ARTES

História da Arte: movimentos, artistas e obras. História da Arte Catarinense: artistas e obras. Arte: linguagens, materiais e conceitos. Arte-educação: propostas metodológicas. Folclore brasileiro: conceitos e manifestações. Teatro como atividade coletiva-vivência de contextos e situações através da ação. A Educação Musical no contexto atual.

Professor de Ensino Fundamental

Anos Iniciais (6º ao 9º ano) e ou Ensino Médio

PROFESSOR DE BIOLOGIA

Características dos seres vivos e dos seres brutos. Citologia: compostos químicos orgânicos e inorgânicos da célula. Estrutura e organelas celulares. Formas de obtenção de energia para a célula. Respiração aeróbica e anaeróbica. Fotossíntese. Reprodução celular. Mitose e meiose. Embriologia: gametogênese. Classificação dos óvulos. Segmentação. Grastulação. Organogênese. Histologia animal e vegetal. Fisiologia animal e vegetal: Fisiologia humana. Evolução: teorias da Biogênese e Abiogênese, teorias de Lamarck e Darwin. Origem das variações: mutação, recombinação, fluxo gênico. Seleção natural e adaptação. A origem das espécies. Evolução do homem. Os seres vivos: taxonomia animal e vegetal. Vírus. Reino Monera. Reino Protista. Reino Fungi. Reino Plantae. Algas pluricelulares. Briófitas. Pteridófitas. Gimnospermas. Angiospermas. Reino Animália. Filo poríferos. Filo celenterado. Filo platelminto. Filo asquelmintos. Filo molusco. Filo anelídeos. Filo artrópodes. Filo Cordados. Genética: Leis de Mendel. Heredogramas. Grupos sanguíneos. Pleiotropia. Noções de probabilidade. Herança quantitativa. Determinação genética do sexo. Herança relacionada ao sexo. Ecologia: Estrutura dos ecossistemas. O fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas. Sucessão ecológica. Relações entre os seres vivos de uma comunidade. Ecologia das populações. Os biomas aquáticos e terrestres.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Biologia molecular: compostos químicos celulares: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas. Vírus e bactérias. Célula eucariótica animal e vegetal: estrutura e funcionamento: Membrana plasmática, Citoplasma e Organelas e Núcleo. Divisão celular: Mitose e Meiose. Reprodução humana. Métodos contraceptivos e DSTs. Conceitos fundamentais de Ecologia: espécie, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico, biomas, biosfera. Teia e cadeia alimentar. Relações ecológicas. Evolução biológica. Estrutura e funcionamento do corpo humano: os sistemas e órgãos. Biodiversidade: Reino Protista: algas e protozoários. Reino Fungi. Reino Animalia. Reino Vegetal. Histologia Vegetal. Organologia Vegetal - os órgãos vegetais. Fotossíntese. O crescimento e os movimentos vegetais. Histologia humana: tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos; tecido muscular e tecido nervoso. Substâncias químicas e suas propriedades. Luz e cor. Ondas mecânicas e eletromagnéticas.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Concepção de área - cultura corporal. Objetivos da área. História da Educação Física no Brasil - tendências pedagógicas. Organização didático-pedagógica do conhecimento. Jogo - jogos de interpretação, jogos tradicionais. Jogos cooperativos, jogos pré-desportivos. Recreação. Educação em Saúde. Atividades físicas e práticas corporais junto à comunidade. Prevenção e minimização de riscos, psicossomatização. O autocuidado. Conceituação e estratégias de promoção do lazer: ampliar o sentimento de pertinência social, através de práticas corporais que visem a Educação Permanente. Noções de práticas corporais. Noções básicas de nutrição e saúde. Formas de coparticipação, acompanhamento supervisionado, discussão de caso e demais metodologias do acompanhamento de casos. Utilização de espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social através de práticas corporais. Noções de fisiologia e neuropsicologia. Ciclo vital: da gênese a retro gênese psicomotora.

PROFESSOR DE FÍSICA

A Física, o universo e o planeta Terra: o homem e o universo - o que é matéria? As propriedades gerais e específicas da matéria. Os quatro estados da matéria. A energia e suas transformações. Cinemática, estática e dinâmica: conceitos fundamentais: repouso, movimento, deslocamento, velocidade, aceleração e gravidade. O conceito de força. A hidrostática. A gravitação universal. As leis de Newton. Eletricidade e magnetismo: A eletricidade estática - conceito, características e principais aplicações. A corrente elétrica. O magnetismo - conceito, campo magnético e eletricidade e principais aplicações. Ímãs - conceito, atração e repulsão entre os polos. O polo magnético da Terra. Som e luz - conceito, características da onda sonora e suas finalidades. Conceitos fundamentais de óptica geométrica. Lentes, instrumentos e óptica da visão. O som e a luz como características fisiológicas no corpo humano. Aplicações do conhecimento físico no cotidiano.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Geografia física, humana e econômica. Aspectos geográficos do município de Lages; geografia de Santa Catarina; geografia do Brasil; geografia Mundial; cartografia; leitura de paisagens; relação dinâmica entre sociedade e natureza; meio rural e meio urbano; produção e distribuição de riquezas; população. Brasil: diversidade natural/divisão geoeconômica. Brasil - diversidade cultural segundo o IBGE; Brasil - Campos e Cidades. Espaços em transformação; Brasil - regiões geoeconômicas, relações econômicas do Brasil: dinâmica natural do planeta Terra; mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido. A antiga e a Nova Ordem Mundial; a globalização e os avanços tecnológicos e científicos: Geopolítica - conflitos mundiais contemporâneos.

PROFESSOR DE HISTÓRIA

A Pré-História. O Mundo greco-romano. A Idade Média. A Idade Moderna. Os povos do Continente Africano. A América Pré Colonial. O Século das Revoluções (Revolução Gloriosa, Revolução Americana, Revolução Francesa). Os conflitos mundiais do século XX. O mundo contemporâneo. Brasil - Período colonial (economia, sociedade, processo de independência), Período Monárquico, a República. Brasil Contemporâneo.

PROFESSOR DE INGLÊS

Compreensão de textos escritos contemporâneos, literários e não literários. Conhecimento de aspectos linguístico-estruturais e gramática funcional. Estrutura da sentença; frase nominal; substantivo; genitivo; adjetivo (graus comparativo e superlativo) - locuções adjetivas. Artigos numerais; pronomes; frase verbal. Verbo (modo, forma, tempo). Auxiliares modais; locuções verbais. Verbos irregulares. Voz ativa/passiva. Advérbios. Locuções adverbiais. Proposições. Conjunções. Processos de formação de palavras. Discurso indireto. Atenção: As questões e alternativas da prova poderão ser redigidas em inglês.

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA - LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e interpretação de textos, conhecimento vocabular. Variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua. Ortografia, significação das palavras - antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Formação e estrutura das palavras - uso de prefixos e sufixos. Classes de palavras - flexões e emprego de: substantivos, adjetivos, pronomes e verbos. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos atribuídos pelas conjunções). Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação. Acentuação gráfica (de acordo com o novo Acordo Ortográfico).

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Operações fundamentais com números naturais, inteiros e racionais. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e composta. Cálculo algébrico: produtos notáveis, fatoração. Equações do 1º grau, do 2º grau, logarítmicas e exponenciais. Inequações do 1º grau, do 2º grau. Sistema de inequações do 1º grau e do 2º grau. Funções: polinomial do 1º grau, quadrática, exponencial e logarítmica. Sequências: progressões aritméticas e progressões geométricas. Trigonometria: razões trigonométricas no triangulo retângulo, lei dos senos, lei dos cossenos,identidades trigonométricas. Matrizes: operações, determinante de ordem nº resolução de sistemas de equações lineares. Análise combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjos, permutações e combinações. Probabilidade. Geometria plana: semelhança de polígonos, relações métricas no triangulo retângulo, circunferência (área e comprimento), área e perímetro de figuras planas. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Geometria Analítica: ponto, reta, equação da circunferência, elipse, hipérbole, e parábola. Nações Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos. Noções Estatística: população, amostra e medidas de tendência central; análise e interpretação de gráficos. Funções e equações trigonométricas.

PROFESSOR DE QUÍMICA

Os Constituintes Fundamentais da Matéria Orgânica: o átomo como unidade da matéria: do atomismo grego ao modelo atômico de Bohr; propriedades das partículas de prótons, elétrons e nêutrons. Configuração eletrônica; os tipos de átomos: classificação periódica dos elementos, relação entre configuração eletrônica e localização na classificação periódica; massa atômica, número atômico e isotópica. Carga elétrica e sua conservação; bases moleculares da vida - genes, vírus e célula: tipos, componentes morfológicos e químicos; código genético. As substâncias e suas transformações; conceitos de substância pura e suas propriedades: pontos de fusão, de ebulição e densidade absoluta; conceito de mistura, suas classificações e técnicas de separação; soluções características, concentração comum em quantidade comum de matéria; diluição de soluções; funções químicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico simples relacionado quantidade de matéria, massa e volume nas condições normais; cinética reacional: velocidade de reação e fatores de interferência. Equilíbrio químico. Conservação de energia interna: capacidade térmica, calor específico, calor latente; calorimetria envolvendo mudanças de estados, gases ideais. Conservação de energia nas transformações químicas.

PROFESSOR DE FILOSOFIA

Filósofos da Grécia clássica. Filósofos medievais. Thomas Morus, Pico Della Mirandola, F. Bancon, Galileu, Descartes, Leibniz, Hobbes, Lock, Hume, Rosseau, Kant. Filosofia contemporânea (século XIX até nossos dias). Filosofia e ensino: o ensino de Filosofia e suas indagações na atualidade: a tradução do saber filosófico para o aluno; as estratégias didáticas; seleção de conteúdos; os seus objetivos da Filosofia no ensino fundamental; a contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico.

PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

O diálogo metodológico com as demais áreas das Ciências Sociais. A leitura interdisciplinar dos fenômenos sociais que permita a articulação de fatos, conceitos, processos e tendências de forma contextualizada, ressaltando-se especificidades. O enforque teórico-metadológico da avaliação interdisciplinar. Valorização da autonomia intelectual. A produção de conhecimento e a apreensão de habilidades e competências. Avaliação entre o conteúdo e a capacidade de observar, interpretar, analisar e criticar fenômenos e processos sociais, também como sujeitos da ação social. Eixos interdisciplinares: conceito de espaço e tempo. O espaço social e suas representações culturais. Noções de pesquisa social. Aplicação de conceitos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: identidade, alteridade, continuidade, ruptura, ideologia, cultura, território, estado nacional, nacionalismo, soberania, etnocentrismo e sistemas políticos. Processos de Globalização e Fragmentação - territorial, econômica, política e cultural - no mundo contemporâneo. Movimentos Sociais: tensões sociopolíticas, geopolíticas e econômicas no mundo atual e os conflitos nacionalistas, regionalistas e étnico-culturais. Relação entre sociedade e natureza no mundo industrial moderno. Dinâmica da população brasileira ao longo do processo histórico: aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço e na desigualdade/heterogeneidade no processo de formação da identidade nacional; interação, resistência e produção cultural dos diferentes grupos étnicos. Origens históricas da questão da terra no Brasil: os conflitos, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo. Cidadania, participação política e sociedade de consumo no Brasil do século XX: as lutas e a organização dos trabalhadores rurais e urbanos; as disputas entre elites econômico-sociais; a resistência à ditadura militar e a organização da sociedade democrática em debate.

PROFESSOR DE ESPANHOL

Aspectos didácticos para eldesarrollo de lascuatro destrezas (leer, oír, escribir y hablar); aspectos didácticos para el desarrollo de la destrezas de comprésion: utilización de materiales audivisualles em lãs clases; estratégias para análise de texto: compresión e interpretación; aspectos metodológicos de la enseñanza de español y El portugués; aspectos metodológicos de la enseñanza de español/LE em Brasil; enfoques contrastivos entre el español y el portugués; fenomenologia del contacto portugués-español; variabilidad Del español em el mundo: peculiaridades peninsulares y extra peninsulares.

Importante: as questões e alternativas de respostas da prova poderão ser redigidas em Língua espanhola.