Prefeitura de Jacuizinho - RS

Notícia:   Prefeitura de Jacuizinho - RS abre 21 vagas de vários níveis

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACUIZINHO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL N° 030/2011

CONCURSO PÚBLICO N° 001/2011

O Prefeito Municipal de Jacuizinho/RS, no uso de suas atribuições legais e nos termos do Artigo 37 da Constituição Federal, TORNA PÚBLICO que realizará Concurso Público sob regime estatutário, para provimento de Cargos do Quadro Geral dos Servidores Municipais de Jacuizinho, regendo-se pelas instruções especiais neste Edital contidas e pelas demais leis vigentes.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

CAPÍTULO I

Dos Cargos

Cargo

Vagas

Carga Horária

Escolaridade

Vencimento Básico

Agente Administrativo

02

40 h/s

Ensino Fundamental Completo.

R$ 566.60

Ajudante de Operador de Máquinas Pesadas.

01

40 h/s

Alfabetizado, Carteira Nacional de Habilitação Categoria C.

R$ 489,87

Assistente Social.

01

20 h/s

Curso Superior de Serviço Social - Registro no CRESS

R$ 1.339,02

Auxiliar de Biblioteca.

02

40 h/s

Ensino Fundamental Completo.

R$ 566,60

Auxiliar de Serviços Gerais.

01

40 h/s

Alfabetizado

R$ 489,87

Eletricista

01

40 h/s

3ª Série Ensino Fundamental

R$ 566,60

Fiscal.

01

40 h/s

Ensino Médio Completo

R$ 803,40

Médico Clínico Geral

01

40 h/s

Curso Superior de Medicina - Registro no CRM.

R$ 6.078,67

Monitor de Técnicas Agrícolas.

01

40 h/s

Curso Técnico em Técnicas Agrícolas - Registro no CREA.

R$ 650,00

Motorista Geral.

02

40 h/s

Alfabetizado - Carteira Nacional de Habilitação Categoria D.

R$ 624,86

Operador de Trator Agrícola.

01

40 h/s

Alfabetizado Carteira Nacional de Habilitação Categoria C.

R$ 678,42

Psicólogo.

01

20 h/s

Curso Superior de Psicologia - Registro no CRP

R$ 1.339,02

Secretário de Escola.

01

40 h/s

Ensino Médio Completo

R$ 624,86

Técnico do Controle Interno.

01

40 h/s

Curso Superior em Administração, e/ou Ciências Jurídicas e Sociais e/ou Ciências Contábeis.

R$ 2.300,00

Técnico em Contabilidade.

01

40 h/s

Curso Técnico em Contabilidade - Registro no CRC.

R$ 1.696,09

Técnico em Enfermagem.

02

40 h/s

Curso Técnico de Enfermagem Registro no COREN.

R$ 624,86

1 - As atribuições típicas dos cargos (síntese dos deveres) constam no Anexo I do presente Edital.

Das Inscrições:

1 - O período de inscrições será dos dias 18 de outubro de 2011 a 28 de outubro de 2011, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, sito a Rua Eloí Tatim da Silva, s/nº, centro, Jacuizinho - RS, de segunda a sexta-feira das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30 horas.

2 - A inscrição presencial no Concurso implica, desde logo, o conhecimento e o compromisso tácito com a aceitação pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital.

3 - São condições de inscrição:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) encontrar-se em pleno exercício dos direitos civis e políticos;

c) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade completos quando do encerramento das inscrições;

d) estar quite com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino);

e) estar quite com as obrigações eleitorais;

f) Não ter contrato de trabalho anterior com o município rescindido por justa causa;

g) Não estar respondendo Sindicância junto ao Município;

h) ter habilitação específica para o cargo.

4 - No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente:

a) Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou ainda Carteira Profissional, e CPF, com fotocópia dos mesmos, não sendo aceito protocolo desse documento ou similar.

b) Taxa de inscrição, no valor de R$ 56,65 (cinqüenta e cinco reais com sessenta e cinco centavos) paga em moeda corrente na Tesouraria da Prefeitura Municipal de Jacuizinho­RS.

c) Ficha de inscrição devidamente preenchida e de inteira responsabilidade do candidato os dados nela prestados. A ficha de inscrição será retirada no local das inscrições.

5 - Para a inscrição por procuração, deverá ser apresentado documento de identidade do procurador não sendo este, servidor do município, e entregue o instrumento de mandato outorgado através de instrumento público ou particular com reconhecimento de firma em cartório (com poder específico para a inscrição no concurso público), e fotocópia da identidade do candidato.

6 - Não serão aceitas inscrições via postal, extemporâneas ou condicionais.

7 - As informações prestadas na ficha de inscrição, bem como o preenchimento dos requisitos determinados no item '3' deste capítulo, serão de total responsabilidade do candidato.

8 - É vedado anexar documentos após a inscrição.

9 - Aos deficientes físicos é assegurado o direito de inscrição no presente concurso para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, assegurada a reserva de 10% das vagas. Deverão os mesmos, no ato da inscrição, apresentar laudo médico emitido por junta médica, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), sujeito à verificação pericial da Prefeitura Municipal de Jacuizinho. Deverão entregar também, requerimento solicitando prova especial, se for o caso, constando o tipo de deficiência e a necessidade de condição da prova especial, sujeito a verificação das possibilidades de atendimento, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

10 - Não será permitida a inscrição para mais de um cargo.

11 - Em nenhuma hipótese haverá devolução da Taxa de Inscrição.

12- A habilitação exigida para o cargo pretendido, conforme disposto na tabela de cargos, deverá ser atendido quando da posse;

13 - Se mantida a não homologação o candidato será eliminado do concurso, não assistindo o direito a devolução do valor da inscrição.

14 - O candidato terá acesso ao edital de homologação, com a respectiva relação de inscritos, diretamente pelo site www.idrhconcursos.com.br e no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Jacuizinho-RS.

CAPÍTULO III

Da Prova Escrita

1 - A prova Escrita do concurso será de caráter classificatório/eliminatório, com 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha, contendo 5 (cinco) alternativas cada, sendo somente uma correta, a qual será aplicada em local, dia e hora a serem afixado no mural da Prefeitura Municipal de Jacuizinho e nos site www.idrhconcursos.com.br, conforme Edital publicado em 8 (oito) dias de antecedência. Não serão realizadas provas fora dos locais indicados na lista publicada e nem em datas e/ou horários diferentes.

2 - Desde já os candidatos ficam convocados a comparecer com antecedência de 30 minutos ao local das provas.

3 - Para a Prova Escrita, o ingresso na sala só será permitido ao candidato que apresentar documento de identidade com foto que originou a inscrição e o documento de inscrição no concurso, entregue quando do ato da inscrição.

4 - O candidato deverá comparecer ao local designado, no ato de realização da prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta.

5 - Não será permitido o ingresso de candidato no local da realização da prova, após o horário limite estabelecido. Não haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado.

6 - Durante a prova não será permitida nenhuma consulta a qualquer tipo de material (livros, apostilas, etc.) ou uso de equipamentos eletro-eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas, computadores, etc.).

7 - Não será permitido ao candidato ingressar no local da prova portando aparelhos eletro-eletrônicos e de comunicação (telefone celular, pager, etc). O Candidato que for flagrado portando os aparelhos descritos ou similares será imediatamente excluído do concurso.

8 - Será excluído do concurso o candidato que:

I - não atender as determinações dos fiscais de provas, bem como empreender ofensas ou agressões aos mesmos, seus auxiliares ou autoridades presentes;

II - for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como, se utilizando de livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos;

III - ausentar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal.

9 - O candidato, ao terminar a prova Escrita, devolverá ao fiscal da sala, juntamente com o cartão de respostas, o caderno de questões. O candidato que não observar esta exigência será automaticamente excluído do Concurso.

10 - Será permitido aos candidatos copiar seu cartão de respostas, para a conferência com o gabarito oficial.

11 - O cartão de respostas é o único documento que será considerado para correção da prova. Em nenhuma hipótese o caderno de questões será considerado para pontuação. O candidato que não assinar o cartão de respostas estará desclassificado automaticamente do concurso.

12 - Ao final da prova Escrita, os dois últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de assinar o lacre do envelope das provas juntamente com os fiscais, sendo seus nomes identificados na respectiva ata.

13 - O tempo de duração da prova será de até (3) três horas.

14 - O gabarito preliminar da prova será publicado até o segundo dia útil após a realização das provas, no site www.idrhconcursos.com.br e no mural da Prefeitura Municipal de Jacuizinho-RS.

Das Pontuações da Prova Escrita

1 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Agente Administrativo de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE MATEMÁTICA

5

12,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

15

37,5

PROVA DE INFORMÁTICA

5

12,5

2 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Ajudante de Operador de Máquinas Pesadas de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE MATEMÁTICA

20

50

3 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Assistente Social 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

15

37,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

4 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Auxiliar de Biblioteca de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE MATEMÁTICA

5

12,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

PROVA DE INFORMÁTICA

5

12,5

5 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE MATEMÁTICA

20

50

6- O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Eletricista de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE MATEMÁTICA

20

50

7 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Fiscal de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE MATEMÁTICA

5

12,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

15

37,5

PROVA DE INFORMÁTICA

5

12,5

8 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Médico Clínico Geral de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

15

37,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

9 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Monitor de Técnicas Agrícolas de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE MATEMÁTICA

5

12,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

PROVA DE INFORMÁTICA

5

12,5

10 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Motorista Geral de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova Prática.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE LEGISLAÇÃO

20

50

11 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Operador de Trator Agrícola de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova Prática.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

20

50

PROVA DE LEGISLAÇÃO

20

50

12 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Psicólogo de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

15

37,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

13 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Secretário de Escola de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA2050
PROVA DE MATEMÁTICA512,5
PROVA DE LEGISLAÇÃO1025
PROVA DE INFORMÁTICA512,5

14 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Técnico do Controle Interno de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

10

25

PROVA DE MATEMÁTICA

5

12,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

20

50,0

PROVA DE INFORMÁTICA

5

12,5

15 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Técnico em Contabilidade de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

15

37,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

16 - O Concurso Público - Edital 030/2011 constará, para o cargo de Técnico em Enfermagem de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

N° DE QUESTÕES

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

15

37,5

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

15

37,5

PROVA DE LEGISLAÇÃO

10

25

CAPÍTULO V

Da Prova Prática (para o cargo de Motorista e Operador de Trator Agrícola).

1 - A Prova Prática do Concurso ocorrerá em local e dia a serem afixados no mural da Prefeitura Municipal de Jacuizinho e no site www.idrhconcursos.com.br. A relação dos candidatos inscritos com a designação do local desta 2ª etapa do Concurso e a indicação do número de inscrição dos mesmos, devem ser anotadas pelo próprio candidato. Esta etapa do Concurso não acontecerá fora dos locais indicados na lista publicada e nem em datas e/ou horários diferentes.

2 - Desde já os candidatos ficam convocados a comparecer com antecedência de 30 minutos ao local da Prova Prática.

3 - Para a Prova Prática, o ingresso no local da mesma só será permitido ao candidato que apresentar a Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento que originou a inscrição.

4 - Também será exigida a Carteira Nacional de Habilitação para Condutores (CNH) compatível com a função.

5 - Não será admitido à prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado.

6 - Durante a prova não será permitida nenhuma consulta.

7 - Será excluído do concurso o candidato que:

a) tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com quaisquer dos fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;

b) for surpreendido, durante a realização da Prova Prática, em comunicação com outro candidato ou terceiros.

c) ausentar-se do local sem o acompanhamento do fiscal.

8 - O candidato só será considerado apto para realizar a prova prática se obtiver a classificação mínima na Prova Escrita, 1ª Etapa, que é de 50 (cinqüenta) dos pontos totais desta fase.

9 - A aprovação na prova prática (2ª etapa) somente ocorrerá se o candidato obtiver 50 (cinqüenta) dos pontos totais desta fase.

Da Prova Prática para Motorista e Operador de Trator Agrícola.

10 - Para o cargo de MOTORISTA, a prova prática de direção veicular consistirá na condução de um Caminhão ou Ônibus será composta de duas partes, quais sejam: manobras em local determinado e direção de veículo em percurso na via pública.

11 - Para o cargo de OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA: a prova será aplicada em um Trator Agrícola e implementos de trabalho.

12 - Na aplicação da prova, com utilização de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsabilidade do Município ou da entidade que realiza o certame, poderá ser procedida, a critério da Banca de aplicação, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no seu manejo, sem risco de danificá-los.

13 - Todos os candidatos deverão apresentar-se com trinta minutos de antecedência, em trajes apropriados para o teste, portando cédula de identidade e documento de inscrição e Carteira Nacional de Habilitação, conforme exigência do cargo.

14 - Na aplicação da prova, com utilização de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsabilidade do Município ou da entidade que realiza o certame, poderá ser procedida, a critério da Banca de aplicação, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no manejo, sem risco de danificá-los.

15 - Haverá um tempo máximo para a realização de cada item/quesito da prova, que será afixado pela comissão de provas considerando a dificuldade e demais aspectos necessários para o desempenho satisfatório dos testes por parte dos candidatos.

16 - O candidato ao terminar a prova prática deverá se retirar do local de aplicação da prova a fim de não prejudicar o andamento do processo avaliatório, bem como não intervir psicologicamente na avaliação do próximo candidato.

CAPÍTULO VI

Da Aprovação e Classificação

1 - Para os cargos de Agente Administrativo, Ajudante de Operador de Máquinas Pesadas, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Fiscal, Médico Clínico Geral, Monitor de Técnicas Agrícolas, Psicólogo, Secretário de Escola, Técnico do Controle Interno, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem a nota final, para efeito de classificação do candidato, será a nota da Prova Escrita.

2 - Para os cargos de Motorista Geral e Operador de Trator Agrícola, a nota final, para efeito de Classificação, será a média de pontos obtidos na Prova Escrita e da Prova Prática.

3 - A prova Escrita terá o valor de 100 (cem) pontos. A nota mínima de aprovação será de 50 (cinqüenta) pontos.

4 - Candidato que não obtiver aprovação na Prova Escrita estará automaticamente desclassificado do Concurso.

5 - A lista final de classificação das provas do concurso apresentará apenas os candidatos aprovados.

5.1 - Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos (sendo primeiro colocado o candidato que obtiver a maior nota).

6 - Caso ocorra empate será utilizado o seguinte critério para desempate:

6.1 Para os cargos de Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal, Monitor de Técnicas Agrícolas e Secretário de Escola.

a) Maior Pontuação na Prova de Português.

b) Maior Pontuação na Prova de Legislação.

c) Maior Pontuação na Prova de Matemática.

d) Maior Pontuação na Prova de Informática.

e) Permanecendo o empate será realizado sorteio público.

6.2 Para o cargo de Técnico do Controle Interno.

a) Maior Pontuação na Prova de Legislação.

b) Maior Pontuação na Prova de Português.

c) Maior Pontuação na Prova de Matemática.

d) Maior Pontuação na Prova de Informática.

e) Permanecendo o empate será realizado sorteio público.

6.3 Para os cargos de Assistente Social, Médico Clínico Geral, Psicólogo, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem.

a) Maior Pontuação na Prova de Conhecimentos Específicos.

b) Maior Pontuação na Prova de Português.

c) Maior Pontuação na Prova de Legislação.

d) Permanecendo o empate será realizado sorteio público.

6.4 Para os cargos de Ajudante de Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais e Eletricista.

a) Maior Pontuação na Prova de Português.

b) Maior Pontuação na Prova de Matemática.

c) Permanecendo o empate será realizado sorteio público.

6.5 Para os cargos de Motorista Geral e Operador de Trator Agrícola.

a) Maior Pontuação na Prova Prática.

b) Maior Pontuação na Prova de Português.

c) Maior Pontuação na Prova de Legislação.

d) Permanecendo o empate será realizado sorteio público.

CAPÍTULO VII

Dos Recursos

1- Serão admitidos recursos pelos candidatos, de acordo com os preceitos estabelecidos neste Edital. O prazo para interposição de recurso inicia-se no primeiro dia útil seguinte ao dia da publicação do resultado. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e dirigidos ao Prefeito Municipal de Jacuizinho, devendo os mesmos ser protocolados, na forma de requerimento, conforme o Anexo IV, junto à Prefeitura Municipal de Jacuizinho, na Secretaria de Administração.

2- Para os recursos relativos ao resultado das provas, os candidatos poderão ingressar com pedidos a respeito das questões ou pontos, os quais devem ter circunstanciado exposição, contendo a identificação do candidato, seu número de inscrição e o cargo ao qual concorre.

OBS: Não serão conhecidos os recursos que não atendem as exigências acima.

3 - Será disponibilizado ao candidato que tenha interesse em interpor recurso referente à prova escrita um exemplar padrão da mesma, para consulta junto a Secretaria de Administração sob fiscalização.

4- Em caso de haver questões que possam vir a serem anuladas, seja na fase de recurso ou aplicação

de provas, as mesmas serão pontuadas como corretas a todos os candidatos.

5 - O prazo para interposição de recursos, em qualquer fase do concurso, será de 03 (três) dias úteis a contar da publicação de cada edital ou comunicado.

CAPÍTULO VIII

Da Nomeação do Cargo

1 - A nomeação do cargo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

2 - O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço junto à Prefeitura Municipal de Jacuizinho.

3 - Contados do recebimento do aviso da convocação para a nomeação, o candidato terá o prazo de 10 (dez) dias para apresentar-se na Prefeitura Municipal de Jacuizinho, no horário de expediente externo.

4 - Decorrido o prazo retro e deixando o candidato chamado de apresentar-se regularmente, o não comparecimento caracterizará renúncia, desistindo o candidato do direito da respectiva admissão, operando-se automaticamente, a extinção plena de todos e quaisquer direitos relativos a este concurso e/ou dele decorrentes.

5 - Caso o candidato não queira assumir de imediato, e o mesmo tenha atendido os requisitos mínimos, conforme letra "a" do item 7 deste capítulo, poderá, mediante requerimento próprio, solicitar para passar para o final da lista dos aprovados, e para concorrer novamente, será observada sempre a nova ordem de classificação e a validade do concurso.

6 - O concurso terá validade por 2 (dois) anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Jacuizinho.

7 - Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de nomeação, o provimento da vaga só lhes será deferida no caso de apresentarem:

a) a documentação comprobatória das condições previstas no capítulo I e II - item 3, deste Edital, juntamente com a habilitação específica para o cargo ao qual é exigível, acompanhado de fotocópia;

b) atestado de boa saúde física, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo.

8 - A não apresentação dos documentos acima, por ocasião da posse, implicará na impossibilidade do aproveitamento do candidato aprovado, anulando-se todos os atos ou efeitos decorrentes da inscrição no Concurso.

CAPÍTULO IX

Das Disposições Finais

1 - A habilitação no concurso público não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo os cargos existentes, na ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionado às disposições pertinentes, sobretudo à necessidade e a possibilidade da Administração.

2 - A inexatidão das informações e/ou irregularidades e documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminarão o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

3 - As publicações sobre o processamento deste concurso, tais como prorrogação das inscrições, mudança na data de realização, local e horário das provas, prazos para recursos e homologação de resultados serão veiculados junto ao mural da Prefeitura Municipal de Jacuizinho e no site www.idrhconcursos.com.br.

4 - Casos omissos serão resolvidos pela Administração da Prefeitura Municipal de Jacuizinho, juntamente com a empresa executora do Concurso.

5 - Todas as informações pertinentes a este concurso podem ser obtidas no site: www.idrhconcursos.com.br em caráter informativo.

GABINETE DO PREFEITO, aos 14 dias de outubro de 2011.

DINIZ JOSÉ FERNANDES
Prefeito Municipal

ANEXO I

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS

1.

Agente Administrativo

As atribuições do cargo de agente administrativo são as de auxiliar todas as atividades atinentes e de responsabilidades das diversas seções e atividades da administração municipal em geral, realizar os serviços atinentes à seção onde foi designado, referente à digitação, recebimento e arquivamento de documentos, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responsabilizar-se pelo controle de correspondências recebidas e expedidas na seção, confeccionando documentos e arquivando-os cronologicamente, responder perante o chefe ou diretor de sua seção pelos serviços executados e em andamento, confeccionar relatório de atividades, zelar pela eficiência do serviço.

2.

Ajudante de Operador de Máquinas Pesadas

As atribuições, formas e requisitos de provimento do Cargo de Ajudante de Operador de Máquinas Pesadas são as de executar todas as atividades atinentes e de responsabilidades do seu cargo, conforme determinações do chefe da seção ou do Secretário da Secretaria em que estiver lotado; auxiliar o Operador de Máquinas Pesadas nas suas atribuições, operando o trator e a máquina eventualmente e quando determinado pelo chefe imediato; auxiliar e realizar a manutenção, limpeza, lubrificação e pequenos reparos na máquina, e, se necessário, transportar a mesma até o local da realização desses serviços; utilizar obrigatoriamente os equipamentos de proteção individual; realizar seu trabalho com qualidade e eficiência, e com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais; zelar pelo patrimônio que lhe for afeto; executar outras tarefas correlatas e afins.

3.

Assistente Social

As atribuições, formas e requisitos de provimento do Cargo de Assistente Social, são as de Planejar e supervisionar a execução de programas de assistência social; selecionar candidatos a amparo pelos serviços de assistência. EXEMPLO DE ATRIBUIÇÕES: Realizar ou orientar estudos e pesquisas no campo da assistência social; preparar programa de trabalho referente aos Serviços Sociais; supervisionar o trabalho dos auxiliares de serviço social; realizar e interpretar pesquisas sociais; orientar e coordenar trabalhos nos casos de realização profissional; encaminhar clientes à dispensários e hospitais, acompanhando o tratamento e a recuperação dos mesmos, assistindo aos familiares; planejar e promover inquéritos sobre a situação social de escolares e suas famílias; fazer triagem dos casos apresentados para estudos ou encaminhamentos; selecionar candidatos à amparo pelos serviços de assistência à velhice, à infância abandonada, à cegos, etc; fazer levantamentos sócio-econômicos, com vistas a planejamento habitacional nas comunidades; pesquisar problemas relacionados com a biometria médica; supervisionar e manter registros dos casos investigados; prestar serviços em creches, centro de cuidados diurnos de oportunidades e sociais; prestar assessoramento em assuntos de sua competência; participar no desenvolvimento de pesquisas médico sociais e interpretar junto ao médico, a situação social do cliente e de sua família; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão.

4.

Auxiliar de Biblioteca

As atribuições, forma e requisitos de provimento do Cargo de Auxiliar de Biblioteca são as de atender os leitores, orientando-os no manuseio dos fichários e localização de livros e publicações, bem como, auxiliá-los em suas consultas, prestando informações; responsabilizar-se pelo controle de correspondência recebida e expedida na seção, confeccionando documento e arquivando-o cronologicamente, bem como, responsabilizar-se pela digitação de documentos; efetuar o registro dos livros por empréstimo, anotando seus títulos, autores, códigos de referências, identidade do usuário, data prevista para a entrega,e outros dados de importância para garantir a futura devolução dos mesmos, e obter dados para levantamento estatísticos; repor nas estantes os livros utilizados pelos usuários, posicionando-os nas prateleiras de acordo com o sistema de possibilitar novas consultas; manter atualizado os fichários, catálogos da biblioteca, complementando-os e ordenando suas fichas de consulta, para assegurar a pronta localização dos livros e publicações; limpar os livros e/ou supervisionar a limpeza dos mesmos, bem como, consertá-los quando necessário; carimbar e conferir documentos; responder perante seu chefe ou diretor de sua seção pelos serviços prestados e executados ou em andamento, confeccionando relatórios, zelando pela eficiência do serviço; realizar projetos de incentivo; utilizar e oferecer recursos existentes (DVD - TV - FILMES), como auxiliar da leitura; preparar, receber e expedir toda correspondência, bem como, dar entrada nos processos, protocolando e registrando livros e fichas; catalogar documentos, livros, periódicos, etc; responsabilizar-se por materiais, máquinas e equipamentos, instrumentos e ferramentas sob sua responsabilidade; manter o local de trabalho agradável e acolhedor; executar outras tarefas correlatas.

5. Auxiliar de Serviços Gerais

As atribuições, formas e requisitos de provimento do cargo de auxiliar de serviços gerais são as de executar todas as atividades atinentes e de responsabilidades do seu cargo, conforme determinações do chefe da seção em que estiver lotado ou dos mestres de obra ou engenheiros responsáveis pela execução de obras, auxiliar em todas as atividades que não exijam qualificação profissional, tais como: auxiliar de pedreiro, auxiliar de carpinteiro, auxiliar de eletricista, limpeza e manutenção de prédios e logradouros públicos, realizar capinas, roçadas, podas, trabalhar nas cozinhas, recolhimento do lixo, e outras atividades assemelhadas, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responder perante o chefe ou diretor de sua seção pelos serviços executados e em andamento, zelar pela eficiência do serviço.

6. Eletricista

As atribuições do cargo de Eletricista são as de executar todas as atividades atinentes e de responsabilidades do seu cargo, conforme determinações do chefe da seção em que estiver lotado ou dos mestres de obra ou engenheiros responsáveis pela execução de obras, confeccionar ligações elétricas, tubulações, entradas de energia, instalação de terminais elétricos internos e externos, manutenção e realização de serviços de iluminação pública, inclusive com o uso de escadas e andaimes, bem como outras atividades assemelhadas, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responder perante o chefe ou diretor de sua seção pelos serviços executados e em andamento, zelar pela eficiência do serviço.

7. Fiscal

As atribuições e atividades do cargo são as de orientar; inspecionar e exercer a fiscalização, adotando medidas que visem à correção de irregularidades nas áreas de obras, indústria, comércio e transporte de produtos e mercadorias, orientando, inspecionando exercendo a fiscalização nessas áreas; emitir autos de infração; instaurar processos por infração às leis e posturas do Município; proferir despachos interlocutórios; emitir pareceres e se pronunciar a respeito de defesa e recursos apresentados pelas partes autuadas; fornecer dados para fins estatísticos; responsabilizar-se por equipes nas execuções das atividades próprias do cargo; verificar o recolhimento de taxas e alvarás de licença para construções, indústrias, transportes, comércio fixo e ambulantes; executar todos os procedimentos referentes aos serviços de fiscalização de obras, indústria,comércio e transporte que por força de Lei lhe estão afetos; efetuar levantamentos fiscais e inspeções nos estabelecimentos e/ou propriedades dos contribuintes sujeitos ao pagamento de tributos; realizar a intimação de contribuintes ou responsáveis; proceder quaisquer diligências; verificar denúncias; notificar construções e atividades clandestinas; aplicar multas; vistorias construções e atividades autorizadas pelo Município; proceder a apreensão de produtos e mercadorias clandestinas; emitir e assinar documentos e certidões relacionadas à sua atividade; receber e arquivar documentos; realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais; zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto; responder perante o chefe ou diretor de sua seção, pelos serviços executados e em andamento; confeccionar relatório de atividades; zelar pela eficiência do serviço e desempenhar outros serviços correlatos; conduzir veículos quando necessário, desde que devidamente habilitado; executar tarefas afins.

8. Médico Clínico Geral

SÍNTESE DOS DEVERES: Atividades de nível superior de grande complexidade, envolvendo trabalhos de defesa e proteção da saúde do indivíduo com programas voltados à saúde pública, tratamento clínico e atividades ambulatoriais com intervenções de pequeno porte. ATRIBUIÇÕES: Atender consultas médicas em ambulatórios e unidades sanitárias municipais, efetuar exames médicos em escolares e pré-escolares; fazer estudo caracterológico de pacientes, evidenciar suas predisposições constitucionais e encaminhá-los a tratamento médico especializado, quando for o caso; fazer diagnósticos e prescrever medicações; prescrever tratamentos para desnutridos e obesos; encaminhar casos especiais a setores especializados; aplicar métodos de medicina preventiva, como medida de proteção contra enfermidades; participar de juntas médicas; participar de programas voltados à saúde pública; ministrar atendimento médico a portadores de doenças dos diversos sistemas; atender a gestantes que procurem a Unidade Sanitária procedendo exame geral e obstétrico; solicitar exames de laboratório e outros que o caso requeira; controlar a pressão arterial e o peso da gestante; dar orientação médica a gestante e encaminhá-la à maternidade; preencher fichas médicas das pacientes, atender a crianças que necessitem dos serviços de Pediatria, para fins de exame clínico, educação e adaptação sanitária, orientar campanhas contra doenças epidêmicas; executar atividades ambulatoriais; realizar visitas domiciliares, implementando o programa de família e, executar outras tarefas pertinentes à prática médica sanitária, comunitária de urgência/emergência.

9. Monitor de Técnicas Agrícolas

As atribuições, forma e requisitos de provimento do Cargo de Monitor de Técnicas Agrícolas são as de orientar, auxiliar e acompanhar alunos e professores objetivando a iniciação dos estudantes da rede pública municipal de ensino, na prática das atividades agrícolas, hortifrutigranjeiras, produção de leite, frangos, peixes, mel, flores, etc; ministrar palestras nas escolas públicas municipais sobre técnicas de produção e atividades do setor primário; implantar, acompanhar e supervisionar hortas e canteiros junto as escolas municipais, para produção e estudos de culturas diversas, tais como, de hortifrutigranjeiros, de flores, etc; executar outras tarefas afins, responder perante a Secretaria Municipal de Educação ou Diretoras das escolas, pelos serviços executados e em andamento, confeccionar relatório de atividades e zelar pela eficiência do serviço; executar outras tarefas correlatas e afins;

10.Motorista Geral

As atividades e atribuições do cargo são as de conduzir veículos leves, de carga, de transporte de pessoas (coletivo), de transporte escolar, ambulâncias e outros a critério da administração, realizar os serviços atinentes à seção, setor ou departamento onde for designado, referente à condução de toda e qualquer espécie de veículos, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, selar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responsabilizar-se pelo controle da manutenção diária do veículo destinado aos seus trabalhos, verificando os níveis de óleo, água, solução do acumulador de energia, pneus, equipamentos obrigatórios, realizar a limpeza do veículo, portar e apresentar sempre que solicitado sua carteira nacional de habilitação e os documentos do veículo. Dirigir com estrita observância das normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro, especialmente quando envolvido com o transporte de escolares, responsabilizando-se pelo recolhimento de eventuais multas por infração de trânsito a que der causa, responder perante o chefe ou diretor de sua seção pelos serviços executados e em andamento, preencher com precisão e clareza a caderneta de controle do veículo, tratar com polidez e educação os servidores ou munícipes que esteja sendo transportado, zelar pela eficiência do serviço.

11.Operador de Trator Agrícola

As atribuições do cargo de Operador de Trator Agrícola são as de executar todas as atividades atinentes e de responsabilidades do seu cargo, conforme determinações do chefe da seção em que estiver lotado ou dos técnicos ou engenheiros responsáveis pela execução dos serviços; operar com presteza e segurança o trator agrícola que detiver nos serviços, realizando o trabalho com qualidade e eficiência; realizar a manutenção, limpeza, lubrificação e pequenos reparos do trator, fazendo uso obrigatoriamente dos equipamentos de proteção individual; realizar outras atividades assemelhadas; realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais; zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto; responder perante o chefe ou diretor de sua seção pelos serviços executados e em andamento; e, zelar pela eficiência do serviço.

12.Psicólogo

SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Executar atividades nos campos de psicologia aplicada ao trabalho, da orientação educacional e da clínica psicológica. EXEMPLOS DE ATRIBUIÇÕES: Realizar psicodiagnósticos para fins de ingresso, readaptação, avaliação das condições pessoais do servidor; proceder a análise dos cargos e funções sob o ponto de vista psicológico, estabelecendo os requisitos necessários ao desenvolvimento dos mesmos; efetuar pesquisas sobre atitudes, comportamentos, moral, motivação, tipos de liderança; averiguar causas de baixa produtividade; assessorar o treinamento em relações humanas; fazer psicoterapia breve, ludo terapia individual e grupal com acompanhamento clínico para tratamento dos casos; fazer exames de seleção em crianças para fins de ingresso em instituições assistenciais, bem como para contemplação com bolsas de estudos; empregar técnicas como testes de inteligência e personalidade, observações de conduta, etc; atender crianças excepcionais, com problemas de deficiência mental sensorial ou portadora de desajustes familiares ou escolares, encaminhando-se para escolas ou classes especiais; formular hipóteses de trabalho para orientar as explorações psicológicas médicas e educacionais; apresentar o caso estudado e interpretado à discussão em seminário; realizar pesquisas psicopedagógicas; confeccionar e selecionar o material psicopedagógico e psicológico necessário ao estudo dos casos; elaborar relatórios de trabalhos desenvolvidos; redigir a interpretação final após o debate e aconselhamento indicado a cada caso estudado, fazendo os necessários registros; manter-se atualizado nos processos e técnicas utilizadas pela Psicologia; executar tarefas afins.

13. Secretário de Escola

As atribuições, formas e requisitos de provimento do cargo, são as de auxiliar todas as atividades atinentes e de responsabilidades das diversas atividades de qualquer dos estabelecimentos da rede municipal de ensino, realizar os serviços atinentes à escola onde foi designado, referentes a digitação, recebimento e arquivamento de documentos, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responsabilizar-se pelo controle de correspondências recebidas e expedidas na seção, confeccionando documentos e arquivando-os cronologicamente, responder perante a direção de sua escola pelos serviços executados e em andamento, confeccionar relatório de atividades, zelar pela documentação e pela eficiência do serviço.

14. Técnico do Controle Interno

As atribuições, formas e requisitos de provimento do Cargo de Técnico do Controle Interno são as de apoiar o Controle Externo no exercício de sua missão institucional; aplicar e propor o uso de instrumentos e condições, para manter permanente controle e vigilância sobre a regularidade na realização das receitas e das despesas públicas municipais; acompanhar e orientar, com atuação prévia concomitante e posterior, os atos administrativos, objetivando a avaliação da ação governamental e da gestão fiscal dos responsáveis por bens e serviços públicos, com acompanhamento contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções concedidas e recebidas, e outras afins. DESCRIÇÃO ANALÍTICA DAS ATRIBUIÇÕES: acompanhar e orientar ações e procedimentos, com a finalidade de comprovar fatos, impedir erros, fraudes e aumentar a eficiência e a eficácia do serviço público; avaliar o cumprimento dos objetivos e metas previstos no Plano Plurianual e na LDO; controlar e acompanhar a execução orçamentária, assim como, a execução dos planos e programas de governo; apoiar, orientar e dar suporte técnico e administrativo necessários aos serviços setoriais de controle interno; realizar inspeções e verificação de natureza financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nos órgãos municipais da Administração Direta e Indireta; verificar, periodicamente, dentre outros, a observância dos limites estabelecidos pela legislação, quanto à despesa com pessoal, inscrição em restos a pagar, dívida pública, gastos com educação e saúde; aplicação dos recursos obtidos com alienação de ativos e das subvenções e auxílios recebidos e concedidos, e avaliar as medidas corretivas adotadas quanto às falhas ou incorreções apontadas; efetuar diligências, elaborar relatórios e pareceres conclusivos; acompanhar e examinar as fases da execução das despesas, inclusive verificando a regularidade das licitações e contratos administrativos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade; controlar o alcance do atingimento das metas fiscais dos resultados primários e nominal; realizar controle sobre as despesas com pessoal, e, sempre que possível, verificar se a lotação dos servidores está adequada à exigência dos serviços, solicitando, se necessário, relatórios de atividades e resultados obtidos; oferecer o suporte técnico de administrativo necessários ao órgão setorial de Controle Interno do Poder Legislativo e acompanhar sua execução orçamentária, e o cumprimento dos limites de gastos estabelecidos para aquele Poder; apreciar o relatório de gestão fiscal, e, se necessário, emitir recomendações ou parecer; apontar falhas de serviços, ações ou expedientes encaminhados e indicar possíveis soluções; acompanhar os processos e procedimentos adotados para corrigir as falhas, erros ou incorreções constatadas; acompanhar o atingimento dos índices estabelecidos para a Educação e Saúde, legalmente estabelecidos; acompanhar a gestão dos recursos públicos e emitir pareceres; exercer atividades específicas como a elaboração de laudos, pareceres, realização de auditorias, perícias, dentre outras; executar outras atribuições previstas em Lei, que venham dizer respeito ao Controle Interno, ou que decorram das atribuições do cargo; executar outras tarefas correlatas e afins;

15. Técnico em Contabilidade

As atribuições do cargo de Técnico Contábil são as de executar todas as atividades atinentes e de responsabilidades do seu cargo técnico, de qualquer das diversas seções de contabilidade e orçamento onde estiver lotado, realizar os serviços atinentes a seu cargo, executar todos os procedimentos referentes aos serviços de contabilidade pública de acordo com a Lei nº 4320/64 e outros que por força de Lei lhe estão afetos, orientar e fiscalizar a correta atuação dos auxiliares de sua seção, bem como, dos setores de arrecadação, licitações, tesouraria e empenhos, confeccionar relatórios, balanços e demonstrativos de receitas e despesas, anexos e projetos de lei do plano plurianual, diretrizes orçamentárias e orçamentos, zelar pela apresentação de documentos, no prazo legal, para o controle interno e externo e para à Câmara Municipal de Vereadores, observar as disposições da Lei Complementar 101/00, receber e arquivar documentos, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responder perante o secretário de finanças pelos serviços executados e em andamento, confeccionar relatório de atividades, zelar pela eficiência do serviço e desempenhar outros serviços correlatos.

16.

Técnico em Enfermagem

As atribuições, formas e requisitos de provimento do cargo de Técnico em Enfermagem, são as de auxiliar todas as atividades atinentes e de responsabilidades das diversas seções de saúde, realizar os serviços atinentes a seu cargo, auxiliando os enfermeiros e médicos em suas tarefas técnicas, referentes aos serviços de saúde que por força de Lei lhe estão afetos, receber e arquivar documentos, realizar suas tarefas com o mínimo de dispêndio de tempo e de materiais, zelar pelo patrimônio que lhe estiver afeto, responder perante o chefe ou diretor de sua seção de saúde, pelos serviços executados e em andamento, confeccionar relatório de atividades, zelar pela eficiência do serviço.

ANEXO II

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E/OU BIBLIOGRAFIA

1.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE AGENTE ADMINISTRATIVO:

1.1 Língua Portuguesa

- Interpretação de texto;

- Identificar e diferenciar: Fonema; Letra.

- Encontros vocálicos: Ditongo; Tritongo; Hiato.

- Encontros consonantais: Dígrafos

- Acentuação de vocábulos

- Regras de acentuação

- Divisão silábica.

- Classificação quanto a acentuação tônica e n.º de sílabas

- Notações léxicas: Til; Trema; Apóstrofe; Cedilha.

- Empregar os principais sinais de pontuação; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos.

- Reconhecer e empregar as classes gramaticais: Substantivo (todos os tipos); Classificação em gênero, número e grau.

- Adjetivo; Gênero, número e grau, adjetivos pátrios e locução adjetiva.

- Pronome (todos os tipos); Colocação pronominal (próclise, mesóclise e ênclise)

- Artigo; Definido, indefinido e flexões.

- Classificação e flexão de numerais

- Interjeição.

- Preposição (essenciais, combinação e contração).

- Verbos: modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo; Formas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio); Regulares; Irregulares; Verbos de ligação; Verbos transitivos e intransitivos; Auxiliares; Vozes do verbo.

- Advérbios; Classificação; Locução adverbial; Concordância verbal e nominal.

- Conjunções

- Elementos essenciais da oração: Sujeito (todos os tipos); Predicado (verbal, nominal); Predicativo do objeto e do sujeito; Adjunto adnominal e adjunto adverbial; Objeto direto e objeto indireto; Aposto e vocativo; Agente da passiva; Orações coordenadas e subordinadas.

- Processo de formação de palavras: Derivação sufixal; Derivação prefixal; Parassintética; Imprópria - regressiva; Justaposição; Aglutinação.

- Figuras de linguagem (Comparação, Metáfora, Metonímia, Prosopopéia, Antítese, Pleonasmo).

- Uso dos "porquês".

- Crase.

1.2 Matemática

- Conjunto dos números naturais.

- Expressões numéricas.

- Divisibilidade.

- Números primos (até 100).

- Múltiplos e divisores de um número.

- Máximo divisor comum.

- Mínimo múltiplo comum.

- Frações: leitura, classificação, propriedades, simplificação, redução ao mesmo denominador.

- Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Números decimais.

- Sistema métrico decimal.

- Regra de três.

1.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho

1.4 Informática

- Conhecimento básico de rede.

- Sistema Operacional Windows e suítes para escritório: Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e Power Point). Broffice e seus aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Windows xp.

- Outlook Express e Internet.

2.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE AJUDANTE DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS:

2.1 Língua Portuguesa

- Ortografia: emprego de maiúsculas; emprego do "m" antes de "p" e "b", "r" e "rr", "h" inicial; "ç" ou "c" antes de vogais; "l" e "u" em final de sílaba; "s" e "ss" entre vogais; acentuação gráfica; divisão silábica.

- Morfologia: flexão dos substantivos e adjetivos simples, gênero e número, emprego dos verbos regulares e irregulares (dar, ler, dizer, ir, vir) nos tempos do modo indicativo.

- Pontuação, uso do ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula (enumeração, datas e endereços).

- Leitura e compreensão de texto: significado de palavras e expressões no texto, idéias principais e secundárias, interpretação, significação contextual de palavras e expressões. 2.2 Matemática

- Conjunto dos números naturais.

- Expressões numéricas.

- Divisibilidade.

- Números primos (até 100).

- Múltiplos e divisores de um número.

- Máximo divisor comum.

- Mínimo múltiplo comum.

- Frações: leitura, classificação, propriedades, simplificação, redução ao mesmo denominador.

- Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Números decimais.

- Sistema métrico decimal. Regra de três.

3.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL:

3.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

3.2 Conhecimentos Específicos

- ABRANCHES, Sérgio Henrique. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro; Jorge

Zahar Editores Ltda., 1987.

- BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: Introdução à metodologia do planejamento social. 4ª ed. São Paulo: Moraes, 1981.

- BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e Serviço social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.

- BONETTI, Dilsea A. et. Al. (org). Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. 4.ed. São Paulo, Cortez, 2001.

- DEMO, Pedro. Participação é conquista. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

- DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes, Otávio Cruz Neto, Romeu Gomes, Maria Cecília de Souza Minayo (Org.). Petrópolis, RJ. Vozes, 1994.

- FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

- FRITSCH, Rosângela. Planejamento Estratégico: Um instrumento de Intervenção. Porto Alegre: Da casa, 1996.

- GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. São Paulo: Cortez, 1995.

- IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez,1999.

- IAMAMATO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismo no serviço social. São Paulo.Cortez, 1992.

- KARSCH, Ursula M. Simon. O serviço social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1987.

- MARTINELLI, Maria Lúcia (org). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora, 1999. (Série Núcleo de Pesquisa; I).

- MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1991.

- SCHERER - WARREN, Ilse. Movimentos sociais: um ensaio de interpretação sociológica. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 3ª ed., 1989.

- SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Avaliação das políticas sociais: concepção e modelos analíticos, Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo,n. 53, p. 74-79, Março, 1997.

- SILVA, Maria Ozanira da Silva (org.). Renda mínima e restruturação produtiva. São Paulo: Cortez, 1997.

- SPOSATI, Aldaíza. Desafios para fazer avançar a Política de Assistência Social no Brasil. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 68, p. 54-82, novembro, 2001.

- SPOSATI, ílian de Oliveira. Os direitos (dos desassistidos) sociais. Aldaisa Sposati, Maria do Carmo Falcão, Sônia Maria Fleury Teixeira. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1991.

- STEIN, Rosa Helena. A descentralização político-administrativa na Assistência Social, In: Serviço Social & Sociedade, São Paulo.n. 59, p. 74-79. Março, 1999.

- VITALE, Maria Amália Faller. Famílias monoparentais: indagações. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 71, p. 45-62, Setembro, 2002.

3.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho.

- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990).

- BRASIL. Lei n.° 8142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção I ,p. 25694-25695. Brasília, 31 de dezembro de 1990.

- BRASIL. Lei n. ° 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial de União, seção I, n.° 182, p. 18055-18059. Brasília, 20 de setembro de 1990.

- BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil 1988. Título VIII - Da Ordem Social, Capítulo II - Da Seguridade Social (seção II). Brasília: Gráfica do Senado Federal, 1988.

- CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL. Coletânea de leis. Porto Alegre; CRESS 10ª região, 2005.

- RIO GRANDE DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul 1989. Título VII - Da Seguridade Social, Capitulo III - Da saúde e do Saneamento Básico (seção I e II). Porto Alegre: Companhia Riograndense de Artes Gráficas- CORAG, 1989.

4.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECA:

4.1 Língua Portuguesa

- Interpretação de texto;

- Identificar e diferenciar: Fonema; Letra.

- Encontros vocálicos: Ditongo; Tritongo; Hiato.

- Encontros consonantais: Dígrafos

- Acentuação de vocábulos

- Regras de acentuação

- Divisão silábica.

- Classificação quanto a acentuação tônica e n.º de sílabas

- Notações léxicas: Til; Trema; Apóstrofe; Cedilha.

- Empregar os principais sinais de pontuação; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos.

- Reconhecer e empregar as classes gramaticais: Substantivo (todos os tipos); Classificação em gênero, número e grau.

- Adjetivo; Gênero, número e grau, adjetivos pátrios e locução adjetiva.

- Pronome (todos os tipos); Colocação pronominal (próclise, mesóclise e ênclise)

- Artigo; Definido, indefinido e flexões.

- Classificação e flexão de numerais

- Interjeição.

- Preposição (essenciais, combinação e contração).

- Verbos: modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo; Formas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio); Regulares; Irregulares; Verbos de ligação; Verbos transitivos e intransitivos; Auxiliares; Vozes do verbo.

- Advérbios; Classificação; Locução adverbial; Concordância verbal e nominal.

- Conjunções

- Elementos essenciais da oração: Sujeito (todos os tipos); Predicado (verbal, nominal); Predicativo do objeto e do sujeito; Adjunto adnominal e adjunto adverbial; Objeto direto e objeto indireto; Aposto e vocativo; Agente da passiva; Orações coordenadas e subordinadas.

- Processo de formação de palavras: Derivação sufixal; Derivação prefixal; Parassintética; Imprópria - regressiva; Justaposição; Aglutinação.

- Figuras de linguagem (Comparação, Metáfora, Metonímia, Prosopopéia, Antítese, Pleonasmo).

- Uso dos "porquês".

- Crase.

4.2 Matemática

- Conjunto dos números naturais.

- Expressões numéricas.

- Divisibilidade.

- Números primos (até 100).

- Múltiplos e divisores de um número.

- Máximo divisor comum.

- Mínimo múltiplo comum.

- Frações: leitura, classificação, propriedades, simplificação, redução ao mesmo denominador.

- Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Números decimais.

- Sistema métrico decimal.

- Regra de três.

4.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho

4.4 Informática

- Conhecimento básico de rede.

- Sistema Operacional Windows e suítes para escritório:Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e Power Point). Broffice e seus aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Windows xp.

- Outlook Express e Internet.

5.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS:

5.1 Língua Portuguesa

- Ortografia: emprego de maiúsculas; emprego do "m" antes de "p" e "b", "r" e "rr", "h" inicial; "ç" ou "c" antes de vogais; "l" e "u" em final de sílaba; "s" e "ss" entre vogais; acentuação gráfica; divisão silábica.

- Morfologia: flexão dos substantivos e adjetivos simples, gênero e número, emprego dos verbos regulares e irregulares (dar, ler, dizer, ir, vir) nos tempos do modo indicativo.

- Pontuação, uso do ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula (enumeração, datas e endereços).

- Leitura e compreensão de texto: significado de palavras e expressões no texto, idéias

principais e secundárias, interpretação, significação contextual de palavras e expressões.

5.2 Matemática

- Conjunto dos números naturais.

- Expressões numéricas.

- Divisibilidade.

- Números primos (até 100).

- Múltiplos e divisores de um número.

- Máximo divisor comum.

- Mínimo múltiplo comum.

- Frações: leitura, classificação, propriedades, simplificação, redução ao mesmo denominador.

- Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Números decimais.

- Sistema métrico decimal.

- Regra de três.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE ELETRICISTA:

6.1 Língua Portuguesa

- Ortografia: emprego de maiúsculas; emprego do "m" antes de "p" e "b", "r" e "rr", "h" inicial; "ç" ou "c" antes de vogais; "l" e "u" em final de sílaba; "s" e "ss" entre vogais; acentuação gráfica; divisão silábica.

- Morfologia: flexão dos substantivos e adjetivos simples, gênero e número, emprego dos verbos regulares e irregulares (dar, ler, dizer, ir, vir) nos tempos do modo indicativo.

- Pontuação, uso do ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula (enumeração, datas e endereços).

- Leitura e compreensão de texto: significado de palavras e expressões no texto, idéias principais e secundárias, interpretação, significação contextual de palavras e expressões.

6.2 Matemática

- Conjunto dos números naturais.

- Expressões numéricas.

- Divisibilidade.

- Números primos (até 100).

- Múltiplos e divisores de um número.

- Máximo divisor comum.

- Mínimo múltiplo comum.

- Frações: leitura, classificação, propriedades, simplificação, redução ao mesmo denominador.

- Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Números decimais.

- Sistema métrico decimal.

- Regra de três.

7.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE FISCAL:

7.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

7.2 Matemática

- Sistema de numeração decimal.

- Quatro operações fundamentais em N (Números Inteiros).

- Frações ordinárias - quatro operações.

- Números decimais - quatro operações.

- Porcentagem, juros simples e regra de três simples e composta.

- Sistema de medidas.

- Figuras planas: logaritmos e função logarítmica.

- Razões trigonométricas do triângulo retângulo.

- Resolução de triângulos quaisquer.

- Funções trigonométricas.

- Identidades trigonométricas.

- Equações e Inequações trigonométricas.

- Progressões Aritméticas

- Progressões Geométricas.

- Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

- Equações do Segundo Grau.

- Tópicos em Geometria (Polígonos, Triângulos, Quadriláteros, Sistema Circular para medida de ângulos planos, Poliedros, Prismas, Sólidos de Revolução).

- Trigonometria Plana (segmento orientado, circunferência trigonométrica, funções trigonométricas, quadrantes, sinais das funções trigonométricas, as funções trigonométricas na circunferência de raio unitário, variação das funções trigonométricas e seus intervalos de definição, relação entre as funções trigonométricas de um mesmo ângulo, relação trigonométricas, os valores das funções trigonométricas, redução ao primeiro quadrante, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas a triângulos quaisquer, leis dos senos e co-senos).

- Equações trigonométricas.

- Equações exponenciais.

7.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho.

- Código Tributário do Município de Jacuizinho.

7.4 Informática

- Conhecimento básico de rede.

- Sistema Operacional Windows e suítes para escritório:Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e Power Point). Broffice e seus aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Windows xp.

- Outlook Express e Internet.

8.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE MÉDICO CLÍNICO GERAL:

8.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

- Redação Oficial.

8.2 Conhecimentos Específicos

- Métodos diagnósticos - Consulta rápida. José Luiz Möller Soares, Alessandro Pasqualoto, Daniela Rosa, Verônica Leite. Artmed, 2000;

- Medicina Ambulatorial - Condutas de atenção primária baseadas em evidências. Bruce Duncan, Maria Inês Schmidt, Elsa Giugliani. 3ª edição. Artmed, 2004;

- Diagnóstico e Tratamento 2004. Lawrence Tierney Jr., Stephen McPhee, Maxine Papadakis. 41ª edição. Atheneu editora. 2004;

- Medicina Interna de Netter. Marschall Runge, M. Andrew Greganti. Artmed, 2005;

- French's - Diagnóstico diferencial em Clínica Médica. Ian Bouchier, Harold Ellis, Peter Fleming. 13ª edição. MEDSI editora. 2002;

- Condutas em Clínica Médica. Norma Filgueira, José Iran Costa Júnior, Clézio Leitão, Virgílio de Lucena, Heloísa de Melo, Carlos Alexandre de Brito. 3ª edição. MEDSI editora;

- Clínica Médica - Consulta Rápida. 2ª edição. Stephen Doral Stefani, Elvino Barros. Artmed. 2003;

- Antimicrobianos - Consulta Rápida. 3ª edição. Elvino Barros, Henrique Bittencourt, Maria Luiza Caramori, Adão Machado. Artmed. 2003;

- Atualização Terapêutica 2005. F. Cintra do Prado, Jairo Ramos, J. Ribeiro do Valle. 22ª edição. Artes Médicas. 2005;

- CECIL - Medicina Interna Básica. 4ª edição. Thomas Andreoli, J. Claude Bennet, Charles Carpenter, Fred Plum. Guanabara Koogan. 1998.

8.3 Legislação

- Legislação do Sistema Único de Saúde (Leis Federais nº 8080/90 e 8142/90).

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho.

- Regime Juridico do Municipio de Jacuizinho.

9.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE MONITOR DE TÉCNICAS AGRÍCOLAS:

9.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

9.2 Matemática

- Sistema de numeração decimal.

- Quatro operações fundamentais em N (Números Inteiros).

- Frações ordinárias - quatro operações.

- Números decimais - quatro operações.

- Porcentagem, juros simples e regra de três simples e composta.

- Sistema de medidas.

- Figuras planas: logaritmos e função logarítmica.

- Razões trigonométricas do triângulo retângulo.

- Resolução de triângulos quaisquer.

- Funções trigonométricas.

- Identidades trigonométricas.

- Equações e Inequações trigonométricas.

- Progressões Aritméticas

- Progressões Geométricas.

- Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

- Equações do Segundo Grau.

- Tópicos em Geometria (Polígonos, Triângulos, Quadriláteros, Sistema Circular para medida de ângulos planos, Poliedros, Prismas, Sólidos de Revolução).

- Trigonometria Plana (segmento orientado, circunferência trigonométrica, funções trigonométricas, quadrantes, sinais das funções trigonométricas, as funções trigonométricas na circunferência de raio unitário, variação das funções trigonométricas e seus intervalos de definição, relação entre as funções trigonométricas de um mesmo ângulo, relação trigonométricas, os valores das funções trigonométricas, redução ao primeiro quadrante, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas a triângulos quaisquer, leis dos senos e co-senos).

- Equações trigonométricas.

- Equações exponenciais.

9.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho

9.4 Informática

- Conhecimento básico de rede.

- Sistema Operacional Windows e suítes para escritório: Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e Power Point). Broffice e seus aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Windows xp.

- Outlook Express e Internet.

10.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE MOTORISTA GERAL:

10.1 Língua Portuguesa

- Ortografia: emprego de maiúsculas; emprego do "m" antes de "p" e "b", "r" e "rr", "h" inicial; "ç" ou "c" antes de vogais; "l" e "u" em final de sílaba; "s" e "ss" entre vogais; acentuação gráfica; divisão silábica.

- Morfologia: flexão dos substantivos e adjetivos simples, gênero e número, emprego dos verbos regulares e irregulares (dar, ler, dizer, ir, vir) nos tempos do modo indicativo.

- Pontuação, uso do ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula (enumeração, datas e endereços).

- Leitura e compreensão de texto: significado de palavras e expressões no texto, idéias principais e secundárias, interpretação, significação contextual de palavras e expressões.

10.2 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho

- LEGISLAÇÃO DO CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO - LEI FEDERAL N.º 9.503 DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

11.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA:

11.1 Língua Portuguesa

- Ortografia: emprego de maiúsculas; emprego do "m" antes de "p" e "b", "r" e "rr", "h" inicial; "ç" ou "c" antes de vogais; "l" e "u" em final de sílaba; "s" e "ss" entre vogais; acentuação gráfica; divisão silábica.

- Morfologia: flexão dos substantivos e adjetivos simples, gênero e número, emprego dos verbos regulares e irregulares (dar, ler, dizer, ir, vir) nos tempos do modo indicativo.

- Pontuação, uso do ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula (enumeração, datas e endereços).

- Leitura e compreensão de texto: significado de palavras e expressões no texto, idéias principais e secundárias, interpretação, significação contextual de palavras e expressões.

11.2 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho

- LEGISLAÇÃO DO CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO - LEI FEDERAL N.º 9.503 DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

12.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PSICÓLOGO:

12.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

12.2 Conhecimentos Específicos

- WINNICOTT. D.W, O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago. .

- KLEIN, Melanie; HEIMANN, Paula; ISAACS, Susan; RIVIERE, Joan, Os progressos da Psicanálise. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.

- KLEIN, Melanie; RIVIERE, Joan, Amor, Ódio e Reparação. 2ª Ed., Editora da Universidade de São Paulo, 1975.

- KLEIN, Melanie, Psicanálise da Criança. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

- WINNICOTT. D.W, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

- CHEMAMA, Roland, Elementos Lacanianos para uma Psicanálise no Cotidiano. Porto Alegre: CMC, 2002.

- WINNICOTT. D.W, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

- ABRAM, Jan, A Linguagem de Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter.

- FREUD, Sigmund, Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

- ZIMERMAN, David E, Vocabulário Contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- LAPLANCHE, J; PONTALIS, J.-B., Vocabulário da Psicanálise. 10ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

- HANNS, Luis Alberto. Dicionário Comentado do Alemão de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

- FENICHEL, Otto. Teoria Psicanalítica das Neuroses. São Paulo: Atheneu, 2000.

- AJURIAGUERRA, J. e MARCELLI, D. Manual de Psicopatologia Infantil. Porto Alegre: Artes

- RODULFO, Ricardo. O Brincar e o Significante. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

- OUTEIRAL, José. Clínica da Transicionalidade, fragmentos da análise de uma adolescente, Rio de Janeiro, Revinter, 2001.

- OUTEIRAL, José (organizador), Clínica Psicanalítica de Crianças e Adolescentes, Rio de Janeiro, Revinter, 1998.

- OUTEIRAL, José, Adolescer, 2º Edição Revisada, Revinter, 1998.

- GREEN, André, André Green e a fundação Squiggle, São Paulo, ROCA, 2003.

- GREEN, André, Narcisismo de morte, São Paulo, Editora Escuta, 1988.

- GRENN, André, Conferências Brasileiras de André Green, Metapsicologia dos limites, Rio de Janeiro, Imago, 1990.

- FÉDIDA, Pierre, Depressão, São Paulo, Editora Escuta, 1999.

12.3 Legislação

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho.

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

13.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE SECRETÁRIO DE ESCOLA:

13.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

13.2 Matemática

- Sistema de numeração decimal.

- Quatro operações fundamentais em N (Números Inteiros).

- Frações ordinárias - quatro operações.

- Números decimais - quatro operações.

- Porcentagem, juros simples e regra de três simples e composta.

- Sistema de medidas.

- Figuras planas: logaritmos e função logarítmica.

- Razões trigonométricas do triângulo retângulo.

- Resolução de triângulos quaisquer.

- Funções trigonométricas.

- Identidades trigonométricas.

- Equações e Inequações trigonométricas.

- Progressões Aritméticas

- Progressões Geométricas.

- Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

- Equações do Segundo Grau.

- Tópicos em Geometria (Polígonos, Triângulos, Quadriláteros, Sistema Circular para medida de ângulos planos, Poliedros, Prismas, Sólidos de Revolução).

- Trigonometria Plana (segmento orientado, circunferência trigonométrica, funções trigonométricas, quadrantes, sinais das funções trigonométricas, as funções trigonométricas na circunferência de raio unitário, variação das funções trigonométricas e seus intervalos de definição, relação entre as funções trigonométricas de um mesmo ângulo, relação trigonométricas, os valores das funções trigonométricas, redução ao primeiro quadrante, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas a triângulos quaisquer, leis dos senos e co-senos).

- Equações trigonométricas.

- Equações exponenciais.

13.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho

13.4 Informática

- Conhecimento básico de rede.

- Sistema Operacional Windows e suítes para escritório: Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e Power Point). Broffice e seus aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Windows xp.

- Outlook Express e Internet.

14.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE TÉCNICO DO CONTROLE INTERNO:

14.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

14.2 Matemática

- Sistema de numeração decimal.

- Quatro operações fundamentais em N (Números Inteiros).

- Frações ordinárias - quatro operações.

- Números decimais - quatro operações.

- Porcentagem, juros simples e regra de três simples e composta.

- Sistema de medidas.

- Figuras planas: logaritmos e função logarítmica.

- Razões trigonométricas do triângulo retângulo.

- Resolução de triângulos quaisquer.

- Funções trigonométricas.

- Identidades trigonométricas.

- Equações e Inequações trigonométricas.

- Progressões Aritméticas

- Progressões Geométricas.

- Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

- Equações do Segundo Grau.

- Tópicos em Geometria (Polígonos, Triângulos, Quadriláteros, Sistema Circular para medida de ângulos planos, Poliedros, Prismas, Sólidos de Revolução).

- Trigonometria Plana (segmento orientado, circunferência trigonométrica, funções trigonométricas, quadrantes, sinais das funções trigonométricas, as funções trigonométricas na circunferência de raio unitário, variação das funções trigonométricas e seus intervalos de definição, relação entre as funções trigonométricas de um mesmo ângulo, relação trigonométricas, os valores das funções trigonométricas, redução ao primeiro quadrante, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas ao triângulo retângulo, aplicação das funções trigonométricas a triângulos quaisquer, leis dos senos e co-senos).

- Equações trigonométricas.

- Equações exponenciais.

14.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho - RS.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho - RS.

- Código Tributário do Município de Jacuizinho - RS.

- Constituição Federal da República Federativa do Brasil, de 1988. Título IV - Da tributação e do Orçamento; Título VIII - Da Ordem Social

- Lei Municipal nº 103/2002 - Institui o Sistema de Controle Interno e da outras providências e Alterações da Lei 148/2003.

- Lei Federal n° 4.320, de 17/03/1964.

- Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n° 101, de 4/5/2000;

- Lei Federal 8.666/93 com suas alterações posteriores;

14.4 Informática

- Conhecimento básico de rede.

- Sistema Operacional Windows e suítes para escritório: Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e PowerPoint). Broffice e seus aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Windows xp.

- Outlook Express e Internet.

15.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE:

15.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

15.2 Conhecimentos Específicos

- Estudo do Patrimônio:

- inventário geral inicial - sua importância, o patrimônio ativo, o passivo, o patrimônio líquido, a equação patrimonial básica, relação entre os valores ativo e passivo.

- O inventário geral final - relação entre os valores do capital próprio de dois inventários, considerações sobre o inventário geral.

- A elaboração do balanço patrimonial a partir do inventário geral. As origens e aplicações de capitais.

- Avaliação Patrimonial. Critérios de avaliação de estoques. Métodos de avaliação: UEPS, PEPS, Preço Médio ponderável variável.

- Variações Patrimoniais Permutativas. Variações permutativas (fatos administrativos) - a contabilidade como uma seqüência de balanços, como um balanço movimentado. O nascimento da contas patrimoniais. A contabilidade é um circuito fechado.

- Variações Patrimoniais Modificadas. Esquema de funcionamento das contas. O débito e o crédito. O método de partidas dobradas. Registro das variações modificadas na contas capital. O nascimento das contas de resultados.

- Administração de Mercadorias pelo Sistema de Três Contas

- A escrituração em função da conta, lucros e perdas. O sistema de escrituração de mercadorias pelo método de três contas. O cálculo e registro das mercadorias vendidas

- Capital Próprio. A constituição do capital. Capital social, reservas, lucros acumulados, previsões e provisões.

- Plano de Contas. Conceito e finalidade. Técnicas de elaboração. Codificação, elenco, função e funcionamento das contas.

- Os Livros Contábeis. Obrigatoriedade, funções e formas de escrituração. O sistema das partidas dobradas.

- As Contas Retificadas do Ativo. A previsão para créditos de liquidação duvidosa, sua constituição e liquidação. As depreciações: conceito, considerações iniciais, causas, bases e critérios de amortização das depreciações . As contas de regularização.

- Regimes Contábeis. Regime de caixa. Regime de competência. O ajustamento do saldo das contas patrimoniais.

- Demonstrações Contábeis. Balancete de Verificação. Balanço Patrimonial. Apuração do Resultado do Exercício. Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos.

- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

15.3 Legislação

- Regime Jurídico do Município de Jacuizinho.

- Lei Orgânica do Município de Jacuizinho.

16.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

16.1 Língua Portuguesa

- Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

- Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, ajuste e harmonia nas frases.

- Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

- Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

- Sintaxe: análise sintática.

16.2 Conhecimentos Específicos

- BURROUHS, Arlene. Uma introdução à Enfermagem Materna. Porto Alegre: Artes Médicas. 6ªedição 1995.

- FORTES, Paulo A. de Carvalho. Ética e Saúde. São Paulo: EPU. 1998.

- SMELTZER, Suzane, C. & Bare, Brenda G. Tratado de Enfermagem Médico - Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.

- VEIGA, Débora de Azevedo; Corsetti, Maria da Graça. Manual de Técnicas de Enfermagem. 4ª ed. Porto Alegre: Sangra DC Luzzato, 1993.

- REIBNITZ, Kenyas., Prado Marta Lenise. Série Auxiliar de Enfermagem. Volumes: 1, 2, 3, 4, 5, Florianópolis. NFR/SPB, CCS - UFCS 1997. 315P 2° edição. Série Auxiliar de Enfermagem.

- ARAÚJO, Maria josé bezerra de. Ações de Enfermagem em Saúde Pública, volume1. 4 edição Rio de Janeiro: M. \J. Bezerra de Araújo ed., 1995.

- HERMANN, Hellma & Pegoraro, Aildes dos Santos. Enfermagem em Doenças Transmissíveis. São Paulo,: E.P.U.,1986.

- MENNA BARRETO, Sérgio S. Rotinas em Terapia intensiva. 2° edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

- GENZ, Gessy Corrêa. Auxiliar de Enfermagem: enfermagem para a Promoção da Saúde. 5 Ed. Porto alegre, 1995. V.1.

- ______ Auxiliar de enfermagem: Enfermagem para Recuperação da Saúde do Adulto. 5 Ed. 1993. V.3.

- ______ Enfermagem para Recuperação da Saúde Materno - infantil. 4 Ed. Porto Alegre, 1996. V. 3.

- TAYLOR, CECELIA M. Manual de enfermagem psiquiátrica de Mereness/Cecelia M. Taylor; trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

- Calendário de Vacinas do Estado do Rio Grande do Sul atualizado.

- Guias de Vigilância Epidemiológica - Ministério da Saúde.

- Manuais do Ministério da Saúde: Planejamento Familiar, Assistência a Saúde da Mulher, Assistência a Saúde da Criança, Assistência a Saúde do Adulto, Assistência ao Pré-natal e DST/AIDS.

- NASI, Luis Antonio. Rotinas de Pronto Socorro. Artes Médicas

- COORDENAÇÃO: IDEOMINA LOPES DE LIMA. MANUAL DE TÉCNICA E AUXILIAR DE ENFERMAGEM. EDITORA AB GOIÁS, 6° EDIÇÃO.

16.3 Legislação

- Lei Orgânica do Município de Jacuinho.

- Regime Jurídico do Município de Jacuinho.

- Legislação do Sistema Único de Saúde (Leis Federais n°. 8080/90 e 8142/90). Lei Federal nº. 10.424, de 15 de abril 2002. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento de serviços correspondentes e regulamentando a assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde.

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE RECURSO

Para
Prefeitura Municipal de Jacuizinho

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________

Nº DE INSCRIÇÃO:____________________________ CARGO: __________________________

Recurso Administrativo

Homologação das Inscrições ( )

Gabarito ( )

Notas ( )

_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Justificativa do Candidato

Data: ____/____/____

Assinatura do candidato: _______________________________

Assinatura do responsável pelo recebimento: _______________________________

ANEXO V

REQUERIMENTO - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PARA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JACUIZINHO

NOME DO CANDIDATO:______________________________________________________

Nº. DE INSCRIÇÃO:_______________ CARGO:____________________________________

Vem REQUERER vaga especial como PESSOA COM DEFICIÊNCIA, apresentou LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência de que é portador:_______________________________________________

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID _____________________

Nome do Médico Responsável pelo Laudo:____________________________________________

(OBS: Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres)

Dados especiais para aplicação das PROVAS: (marcar com X no local caso necessite de Prova Especial ou não, em caso positivo, discriminar o tipo de prova necessário)

( ) NÃO NECESSITA DE PROVA ESPECIAL e/ou TRATAMENTO ESPECIAL

( ) NECESSITA DE PROVA ESPECIAL (Discriminar abaixo qual o tipo de prova necessário)
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO com CID, junto a esse requerimento.

Data: _____/_____/_______

____________________________
Assinatura do candidato: