Prefeitura de Itanhaém - SP

Notícia:   Prefeitura de Itanhaém - SP abre inscrições para professor substituto e PEB III

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL Nº 02/2012

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM, por sua SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo objetivando a contratação por tempo determinado para as funções de Professor Substituto e Professor de Educação Básica III - nas disciplinas de Geografia, História e Matemática.

A contratação será efetuada em conformidade com as disposições da Lei Municipal nº 3.258, de 22 de novembro de 2006, por tempo determinado, para responder por classes disponíveis e/ou em substituição temporária, e, ainda, para aquelas que surgirem durante o período de validade deste processo seletivo, nas escolas da rede municipal de ensino, no ano letivo de 2012.

1 - REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO 1.1. Ser brasileiro.

1.2. Possuir 18 anos completos no ato da inscrição.

1.3. Estar no pleno exercício dos direitos políticos.

1.4. Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino.

1.5. Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício da docência.

1.6. Para os candidatos a função de Professor Substituto: possuir Curso Normal em nível médio ou Curso Normal em nível superior, ou licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação específica.

1.7. Para os candidatos a função de Professor de Educação Básica III - disciplina de Geografia: possuir Curso Superior de Licenciatura Plena com habilitação específica em área própria (Geografia) ou formação correspondente e complementação nos termos da lei vigente (Deliberação CEE 10/99 / Resolução CNE nº 02 de 26/06/97).

1.8. Para os candidatos a função de Professor de Educação Básica III - disciplina de História: possuir Curso Superior de Licenciatura Plena com habilitação específica em área própria (História) ou formação correspondente e complementação nos termos da lei vigente (Deliberação CEE 10/99 / Resolução CNE nº 02 de 26/06/97).

1.9 Para os candidatos a função de Professor de Educação Básica III - disciplina de Matemática: possuir Curso Superior de Licenciatura Plena com habilitação específica em área própria (Matemática) ou formação correspondente e complementação nos termos da lei vigente (Deliberação CEE 10/99 / Resolução CNE nº 02 de 26/06/97).

1.10. Apresentar a documentação necessária constante do item 2.

2 - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 2.1. Apresentação dos seguintes documentos pessoais no ato da inscrição:

2.1.1. Cédula de Identidade - RG;

2.1.2. CPF;2.2. Entrega da Cópia do comprovante de habilitação profissional exigida nos itens 1.6. a 1.9. do presente Edital, conforme a função pretendida.

3 - DO CAMPO DE ATUAÇÃO 3.1. Professor Substituto: Atuar em todos os níveis e modalidades da educação básica para substituir o titular da classe e/ou aulas em suas eventuais faltas legais, e nos projetos de complementação curricular e de reforço escolar.

Quando não estiver na regência de classe e/ou aula deverá desenvolver atividades de apoio aos docentes titulares, de acordo com determinações da direção da unidade escolar e diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. 3.2. Professor de Educação Básica III: nas séries finais do ensino fundamental.

4 - LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas nos dias 9 e 10 de abril de 2012, das 9h às 11h e das 14h às 16 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros nº 1.131, Centro, em Itanhaém.

4.2. No caso de inscrição por procuração, o procurador deverá apresentar o instrumento de mandato original, o seu documento de identidade, e se responsabilizará pelas informações prestadas no preenchimento da ficha de inscrição e entrega dos títulos, conforme item 8.

4.3. A procuração deverá ter firma reconhecida do outorgante.

5 - DO PROCESSO SELETIVO

5.1. O processo seletivo constará de prova objetiva, prova de títulos e de tempo de serviço no Magistério, que serão avaliadas por uma Comissão de Seleção indicada pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes.

5.2. A prova objetiva constará de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, que será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

5.3. A prova de títulos e de tempo no Magistério obedecerá aos critérios estabelecidos no item 9 do presente Edital

6 - DA PROVA OBJETIVA

6.1. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

6.2. Para se chegar ao total de pontos o candidato deverá dividir 10 (dez) pelo número de questões da prova, e multiplicar pelo número de questões acertadas.

7 - DA PRESTAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

7.1. A prova será realizada no dia 15 de abril de 2012, em horário e local a ser definido em Edital de Convocação para provas.

7.2. A convocação para a prova escrita será afixada na sede da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes e divulgada no site www.itanhaem.sp.gov.br no dia 12 de abril de 2012, contendo informações quanto aos horários e locais de realização.

7.3. O programa relativo à prova de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos é o estabelecido no Anexo III do presente Edital.

7.4. Os candidatos deverão comparecer ao local da Prova, pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos do protocolo de inscrição, documento oficial de identidade com foto e no original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

7.5. Não será admitido na sala de Prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento do portão do prédio ou que não estiver de posse dos documentos hábeis previstos no item anterior.

7.6. Durante a prova não será permitida comunicação entre os candidatos ou pessoa estranha ao Processo Seletivo, bem como consulta de nenhuma espécie a livros, revistas ou folhetos, nem uso de máquina calculadora, celulares e pagers, estes deverão permanecer desligados enquanto os candidatos permanecerem no recinto da prova.

7.7. Por razões de segurança, de ordem técnica e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares do caderno de questões a candidatos ou Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

7.8. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, vista, revisão de provas, seja qual for o motivo alegado.

7.9. As provas não serão aplicadas em outra data, local e/ou horário, senão aqueles previstos no Edital de Convocação.

7.10. Em casos de comportamentos inadequados, desobediência a qualquer regulamento constante deste Edital, persistência em comunicação entre os candidatos e consultas vedadas no item 7.6., o candidato será eliminado do Processo Seletivo.

8 - AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS E TEMPO DE SERVIÇO

8.1. A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios:

 

Títulos Valor

8.1.1.

Certificado de pós-graduação stricto sensu (doutorado) na área do magistério;

3 (três) pontos

8.1.2.

Certificado de pós-graduação stricto sensu (mestrado) na área do magistério;

2 (dois) pontos

8.1.3.

Certificado de pós-graduação lato sensu ou especialização (360 horas) na área do magistério - apenas um certificado;

1 (um) ponto

8.1.4.

Diploma de licenciatura plena em outra disciplina que não a de habilitação para inscrição - apenas um certificado;

1 (um) ponto

8.1.5.

Comprovante de Tempo de serviço no Magistério, no campo de atuação, até 30 de junho de 2011.

0,002 por dia de efetivo exercício, até o máximo de 8 (oito) pontos.

8.2.O comprovante de Tempo de serviço prestado ao Magistério: Estadual, Municipal, Particular e/ou Federal deverá atestar o tempo de serviço especificando o(s) período(s) ano, mês e dias de efetivo trabalho.

8.3. Períodos concomitantes serão computados apenas uma única vez.

8.4. Não será computado como título o curso que se constituir em pré-requisito para inscrição.

8.5. O (s) título (s) deverá (ão) ser apresentado (s), no original, no ato da inscrição, acompanhado do Formulário Modelo, em duas vias sem rasuras ou emendas, identificadas e assinadas por extenso, em que será descrito cada título, não serão aceitos protocolos dos documentos.

8.6. O formulário-modelo para relação dos títulos consta do Anexo I deste Edital, sendo que cada título será considerado uma única vez.

8.7. Entregue a relação dos títulos não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos, sob qualquer hipótese ou alegação.

8.8. Constituem Títulos somente os indicados, no item 8.1. desde que devidamente comprovados e relacionados à área para a qual está se candidatando.

8.9. O(s) diploma(s) e/ou certificado(s) dos títulos mencionados deverá (ão) ser expedido(s) por instituição oficial e/ou privada de ensino devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

9 - DA CLASSIFICAÇÃO

9.1. O resultado final será obtido somando-se os pontos da prova objetiva, dos títulos e do tempo de serviço no Magistério.

9.2. Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente de pontos, cujo resultado será divulgado mediante afixação na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

9.3. Em caso de empate, terá preferência para contratação, sucessivamente, o candidato:

9.3.1. de maior de idade;

9.3.2. que possuir maior número de filhos e/ou dependentes menores de 18 (dezoito anos).

9.3.3. Maior tempo de serviço no magistério.

9.4. No ato da inscrição, o candidato fornecerá as informações necessárias para fins de desempate, estando sujeito às penalidades impostas pela Administração Municipal, em caso de inverídicas.

10 - DOS RECURSOS

10.1. O prazo para interposição de recurso será de 1 (um) dia útil contado da data da divulgação do fato que lhe deu origem.

10.2. O recurso (modelo Anexo II) deverá ser protocolado na Prefeitura Municipal de Itanhaém, na sua Secretaria de Educação, com as seguintes especificações:

10.2.1. Nome do candidato

10.2.2. Número e tipo do documento de identificação;

10.2.3. Função para a qual se inscreveu;

10.2.4. Endereço completo;

10.2.5. Fundamentação ou embasamento, com as devidas razões do recurso;

10.2.6. Data e assinatura.

10.3. Para efeito do prazo estipulado no item 10.1. será considerada a data do protocolo firmado pela Prefeitura Municipal de Itanhaém.

10.4. O recurso deverá estar digitado, datilografado ou em letra de forma e assinado, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile (fax), telex, Internet, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

10.5. O candidato deverá retirar a reposta do recurso no prazo de 1 (um) dia útil.

10.6. No caso de provimento de recurso interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, ser alterada a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior ou ainda ocorrer à desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para habilitação.

10.7. Será indeferido o recurso interposto fora da forma e dos prazos estipulados neste edital.

10.8. Depois de julgados todos os recursos apresentados, será publicado o resultado final do Processo Seletivo, com as alterações ocorridas em face do disposto no item 10.6 acima.

10.9. Em hipótese alguma será aceito vistas de prova, revisão de recurso, recurso do recurso ou recurso de gabarito final definitivo.

11 - DA ATRIBUIÇÃO

11.1. A atribuição de aulas/classes será feita, obedecida à ordem de classificação, em data, horário e local a serem oportunamente divulgados.

11.2. Não será permitida a troca de aulas/classes após a realização da sessão de atribuição.

11.3. A lista de classificação será obedecida em ordem decrescente até o último candidato classificado.

12 - DA CONTRATAÇÃO 12.1. A contratação obedecerá à rigorosa ordem de classificação e será efetivada segundo os critérios de conveniência e oportunidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em decorrência da necessidade do serviço e da disponibilidade de recursos orçamentários.

12.2. Para a contratação os candidatos, terão o prazo máximo de 2 (dois) dias úteis para apresentação dos documentos discriminados a seguir: Certidão de Casamento, Título de Eleitor, Comprovantes de votação nas 2 (duas) últimas eleições ou Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral, Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, Cédula de Identidade - RG ou RNE, 2 (duas) fotos 3x4 iguais, coloridas e recentes, Pesquisa do PIS/PASEP ou declaração de firma anterior, informando não haver feito o cadastro, Cadastro de Pessoa Física - CPF/CIC e regularização, Comprovantes de escolaridade, Certidão de Nascimento dos filhos, Caderneta de Vacinação dos filhos menores entre 1 (um) e 5 (cinco) anos e Atestados de Antecedentes Criminais; Comprovante de endereço, Carteira de Trabalho e Previdência Social (original e cópia relativa à qualificação frente e verso); Declaração de bens; Conta Corrente no Banco Santander.

12.3. O candidato que não atender à convocação no prazo fixado no instrumento de convocação ou que deixar de apresentar a documentação exigida pelo Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itanhaém, ou ainda, que recusar a contratação, terá a mesma preterida, passando a figurar na lista de classificação em último lugar.

12.4. Obedecida a ordem de classificação, os candidatos convocados serão submetidos a exame médico que avaliará sua capacidade física e mental no desempenho das tarefas.

12.4.1. A avaliação médica compreenderá a realização de Exames Básicos (e complementares, se necessário), exames específicos da função e Avaliação Clínica, os quais serão realizados por médicos indicados pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém (SESMT).

12.4.2. As decisões do Serviço Médico da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém serão de caráter eliminatório para efeito de contratação, são soberanas e delas não caberá qualquer recurso.

12.5. Não serão aceitos no ato da contratação, protocolos ou cópias dos documentos exigidos. As cópias somente serão aceitas se estiverem acompanhadas do original, para fins de conferência pelo órgão competente.

12.6. As contratações serão efetuadas por tempo determinado em conformidade com as disposições da Lei Municipal nº 3.258, de 22 de novembro de 2006, ou até que se possam realizar contratações em decorrência da homologação do Concurso Público.13 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Este processo seletivo terá validade durante o ano letivo de 2012.

13.2. O período de validade estabelecido para este processo seletivo não gera obrigatoriedade para a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, de aproveitar, neste período, todos os candidatos habilitados.

13.3. A contratação será feita em conformidade com o estabelecido na Lei Municipal nº 3.258, de 22 de novembro de 2006.

13.4. O salário será o salário-base inicial da classe, instituído pela Lei Complementar nº 89, de 12 de março de 2008 e alterações.

13.5. O vale-transporte concedido pela Administração aos seus servidores será exclusivamente para o transporte coletivo público urbano nos limites territoriais do Município de Itanhaém, para utilização efetiva em deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa, nos termos da Lei nº 3.480, de 5 de novembro de 2008.

13.6. Não será permitida a desistência de aulas/classes anteriormente atribuídas, para atribuição de outra do mesmo segmento no decorrer do ano.

13.7. A acumulação de dois cargos docentes poderá ser exercida, desde que:

13.7.1. O somatório das cargas horárias não exceda o limite de 64 (sessenta e quatro) horas semanais, incluídas as horas de trabalho pedagógico (HTP) e as horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC)

13.7.2. Haja compatibilidade de horários, considerando-se também as horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).

13.8. Em caso de acumulação de classes na mesma unidade escolar, o docente não terá direito à duplicidade de horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), que serão suprimidas, ficando apenas com as 3 (três) horas de trabalho pedagógico (HTP), em um dos cargos.

13.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Prefeitura Municipal de Itanhaém, em 3 de abril de 2012.

CILENE RODRIGUES FORSSELL
Secretária de Educação, Cultura e Esportes

ANEXO I

PROCESSO SELETIVO PREFEITURA DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE ITANHAÉM

Relação de Títulos - MODELO

Nome: __________________________________________________________________

R.G.: _________________________

Função: ______________________

N° de ordem

Descrição do documento entregue

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do candidato: _________________________________________________

Identificação do responsável pelo recebimento:__________________________________________

Data: _________________

ANEXO II

FORMULÁRIO DE RECURSO - MODELO

À
Comissão do Processo Seletivo

NOME CANDIDATO: _____________________________________________RG ____________________

FUNÇÃO: _____________________________________

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

( )

( )

( )

( )

CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

CONTRA GABARITO DA PROVA OBJETIVA

CONTRA RESULTADO DA PROVA DE TÍTULOS

CONTRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL

Justificativa do candidato - Razões do Recurso
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

Obs: Reproduzir a quantidade necessária - Preencher em letra de forma, digitada ou à máquina; entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Data: ____/____/____

Assinatura do candidato ____________________________________

Assinatura do Responsável p/ recebimento ____________________________________

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PROVA OBJETIVA

Professor Substituto

1. Ler, escrever e resolver problemas - Kátia Stocco Smole e Mª Ignez Diniz - Editora Artmed.

2. A criança e o número - Constance Kamii - Editora.

3. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem - Telma Weisz - Editora Ática.

4. Ler na escola: o real, o possível e o necessário - Delia Lerner - Editora Artmed.

5. Alfabetização de crianças: Construção e intercâmbio - Ana María Kaufman - Editora Artmed.

6. Novas competências para ensinar - Phelippe Perrenoud - Editora Artmed.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais de Lingua Portuguesa e Matemática - MEC.

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

9. Fundamentos teóricos de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Magda Soares.

10. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - MEC.

11. Diretrizes Curriculares para Educação Infantil - MEC.

12. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

13. Ensino Fundamental de 9 anos - Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade - MEC.

14. Aprender e ensinar na Educação Infantil - Eulália Bassedas - Editora Artmed.

PEB III - Geografia

AB"Saber, Aziz. Os Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 - Vol. Geografia (3º e 4º ciclos). CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. _______, Ana Fani Alessandri (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Atual. 1998. MORAES, Antônio Carlos R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1981. ROSA, Antônio Vitor. Agricultura e meio ambiente. São Paulo: Atual, 1998. ROSS, Jurandyir L. Sanches. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp. 1995. SANTOS, Milton. Por uma Geográfica nova. Da crítica da Geográfica a uma Geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2002. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.

PEB III - História

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998, Perry. Passagens da Antigüidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1998. BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998. BRASIL. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF, 1998. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2008. FERRO, Marc. História das colonizações - Das conquistas às independências - século XIII a XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. FREITAS, Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções - 1789 - 1748. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Eric. Era dos extremos - O breve século XX - 1914 - 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. MOTA, Carlos Guilherme. A experiência brasileira. A grande transação. São Paulo: SENAC, 2000. PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX - Tramas, telas e textos. São Paulo: Edusp; Bauru: Edusc, 1999. SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.). A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC, MARI, UNESCO, 1995. SIMAM, Lana Mara de Castro & Fonseca, Thais Nívia de Lima e (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. VIZENTINI, Paulo Gilberto Fagundes, Da guerra fria a crise (1945-1990) : as relações internacionais contemporâneas . Porto Alegre: Ed. da UFRGS,1990.

PEB III - Matemática

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática - MEC - Brasília 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998. COURANT, Richard, ROBBINS, Herbert. O que é Matemática? Uma abordagem elementar de métodos e conceitos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2000. NUNES, Terezinha...(et al.). Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005. SBM - Sociedade Brasileira de Matemática. Revista do Professor de Matemática (RPM). São Paulo: IMEUSP (Publicação quadrimestral, números de 56 a 70).