IONE ANDRADE GOULART, Prefeita Municipal de Itacurubi, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Federal 11.788/08 e amparada na Lei Municipal nº 1564 de 04 de abril de 2012, TORNA PÚBLICO que encontram-se abertas as inscrições para Cadastro Reserva para as vagas de Estágio de Estudantes, que serão oportunamente disponibilizadas, em consonância com este Edital..
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:
1.1 O Processo de Seleção de Estagiários será executado por intermédio de Comissão composta por cinco servidores, designados através da Portaria nº 1206/2012.
1.2 O Edital de abertura do Processo de Seleção de Estagiários será publicado no painel de Publicações do Município, sendo que seu extrato será publicado no Diário Oficial do Estado, também em caráter meramente informativo na internet, pelo site www.itacurubi.rs.gov.br
1.3 Os demais atos e decisões inerentes ao Processo Seletivo Simplificado serão publicados no painel de publicações oficiais do Município e no site www.itacurubi.rs.gov.br
1.4 É obrigação do candidato acompanhar todos os editais referentes ao andamento do presente Processo Seletivo Simplificado.
1.5 Todos os estudantes inscritos serão submetidos a uma prova objetiva classificatória e a uma avaliação psicológica.
1.6 O Processo Seletivo será destinado à formação de Cadastro de Reserva para o preenchimento de vagas de estágio que surgirem durante o período de validade de 02(dois) anos, a contar da presente seleção.
1.7 O Cadastro de Reserva será formado pelos estudantes-candidatos aprovados no Processo Seletivo, por ordem de classificação.
1.8 O estágio não gerará vínculo empregatício entre o estagiário e esta Prefeitura Municipal, nos termos da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Lei Nº 1564, de 15 de abril de 2012.
2. DAS VAGAS:
2.1 O Cadastro Reserva será destinado para o preenchimento das vagas de Estágio que surgirem durante o período de validade do Processo Seletivo, incluindo-se as seguintes vagas, conforme o quadro a seguir:
Cargo | Vagas Legais | Curso/ Área de Conhecimento | Carga Horária Semanal | Bolsa- Auxílio R$ | Tipo de Prova |
Técnico de Informática | CR | Técnico de Informática | 30 horas | 385,00 | Objetiva |
Técnico de Enfermagem | CR | Técnico de Enfermagem | 30 horas | 385,00 | Objetiva |
Técnico de Farmácia | CR | Técnico de Farmácia | 30 horas | 385,00 | Objetiva |
Administração | CR | Superior em Administração | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Ciência da Computação | CR | Superior em Ciência da Computação | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Enfermagem | CR | Superior em Enfermagem | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Área da Educação | CR | Superior na Área da Educação | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Serviço Social | CR | Superior em Serviço Social | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Arquitetura e Urbanismo | CR | Superior em Arquitetura e Urbanismo | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Ciências Contábeis | CR | Superior em Ciências Contábeis | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
PIM (Primeira Infância Melhor) - Visitador | CR | Superior ou Técnico nas áreas de Educação, Saúde ou Assistência Social | 30 horas | 500,00 | Objetiva |
Técnico em Segurança do Trabalho | CR | Técnico em Segurança do Trabalho | 30 horas | 385,00 | Objetiva |
Farmácia | CR | Farmácia | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Engenheiro Agrônomo | CR | Engenheiro Agrônomo | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
Agronomia | CR | Agronomia | 30 horas | 440,00 | Objetiva |
3 INSCRIÇÕES:
3.1 As inscrições serão recebidas exclusivamente junto à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, situada à Rua Amália Carvalho Rocha , 316, nos seguintes dias:
De 25 de maio a 01 de junho de 2012 , das 07h às 13hs de segunda a sexta - feira
3.2 Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
3.3 A inscrição do candidato implicará o conhecimento prévio e tácita aceitação das presentes instruções e normas estabelecidas neste Edital.
4 CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
4.1 Para inscrever-se no Processo de Seleção de Estagiários, o candidato deverá comparecer pessoalmente ao endereço e nos horários e prazos indicados no item 3.1, ou por intermédio de procurador munido de instrumento público ou particular de mandato (com poderes especiais para realizar a sua inscrição no Processo de Seleção), em ambos os casos, preenchendo os seguintes requisitos:
a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido - o formulário está disponível como anexo do presente edital e na Secretaria de Educação, para preenchimento;
b) Apresentar cópia legível (frente e verso), que será retida, recente e em bom estado, do documento de Identidade, bem como o original, para simples conferência.
c) Possuir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF)
d) Apresentar comprovante original de escolaridade, estando regularmente matriculado e com frequência efetiva em um dos cursos do Quadro de Cadastro Reserva.
4.2 Os documentos poderão ser autenticados no ato da inscrição, desde que o candidato apresente para conferência os originais juntamente com as cópias.
5. DO ESTÁGIO
5.1 O Estágio poderá ser prestado em qualquer uma das Secretarias e Setores desta Prefeitura.
5.2 Os estagiários desempenharão atividades pertinentes a sua área de formação e serão orientados e supervisionados por servidores com experiência e/ou formação superior a do estagiário.
5.3 O estagiário terá assegurado, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 01 (um) ano, período de recesso remunerado de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.
5.4 Os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional,, no caso de o estágio ter duração inferior a 01(um) ano.
5.5 A duração do estágio será fixada até o período máximo de 24 (vinte e quatro) meses, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.
5.6 A bolsa-auxílio será paga com base na freqüência mensal do estagiário, deduzindo-se as faltas injustificadas.
5.7 O estagiário estará segurado contra acidentes pessoais durante a vigência do respectivo termo de compromisso de estágio.
6. DA SELEÇÃO
A seleção será realizada obedecendo os seguintes critérios:
Critérios | Nº de questões | Pontuação por questão | Pontuação Total |
Prova objetiva de, no mínimo, 25 questões, assim distribuídas: |
|
|
|
Português | 10 | 4,0 | 40 |
Conhecimentos Gerais | 10 | 4,0 | 40 |
Informática. | 05 | 4,0 | 20 |
TOTAL | 25 |
| 100 |
7 DA PROVA OBJETIVA :
A prova objetiva será realizada no dia 09 DE JUNHO DE 2012, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariúza Silva da Silva, situada na Rua Agostinho Fidelis da Silva nº, a partir das 8:30 hs, sendo que os candidatos deverão estar no local com 30 minutos de antecedência.
7.1 A Prova objetiva será avaliada em 100 pontos, tendo caráter CLASSIFICATÓRIO.
7.2 A prova escrita constará de 25 questões, assim distribuídas:
DISCIPLINA | Nº DE QUESTÕES | VALOR DE CADA QUESTÃO |
Língua Portuguesa | 10 | 4,0 |
Conhecimentos Gerais | 10 | 4,0 |
Informática | 05 | 4,0 |
|
|
|
TOTAL | 25 | 100 |
7.3 Cada questão terá o valor de 4,0 pontos, em um total de 100 pontos.
7.4 Após o inicio da prova, o candidato deverá permanecer na sala pelo período mínimo de uma (01) hora.
6.5 Os envelopes com as provas deverão estar lacrados, sendo abertos pela banca examinadora na presença dos alunos, levando a assinatura de dois dos candidatos presentes.
7.5 Em caso de suspeita ou tentativa de fraude de qualquer natureza durante a realização da prova, o candidato deverá ser advertido. Se constatada a fraude, será sumariamente eliminado da seleção.
7.6 Ao término do período destinado á prova, os 02 últimos candidatos ainda presentes em sala deverão assinar a ata de presença e o termo de encerramento das atividades em sala.
7.7 Não será admitido tempo extra de execução da prova sob nenhum pretexto.
7.8 O candidato terá direito de levar o caderno de provas após o término da mesma por todos os candidatos presentes.
7.9 A prova terá a duração máxima de duas horas.
7.10 Na folha de resposta somente poderá ser utilizado caneta azul ou preta.
7.11 O aluno deverá apresentar documento de identidade com foto no momento do início da prova objetiva e na avaliação psicológica, para sua identificação.
8. DA SEGUNDA ETAPA: A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
8.1 Ás 8 (oito) horas do dia 15 de junho , na E.M.E. F. Mariúza Silva da Silva, na Rua Agostinho Fidelis 479, Bairro Tio Nato, iniciarão os trabalhos da Avaliação Psicológica para todos os estudantes-candidatos., tendo caráter eliminatório.
8.2 O estudante que não fizer a segunda etapa, automaticamente será desclassificado do Processo Seletivo.
9. DA CLASSIFICAÇÃO:
7.1 Ultimada a totalização dos pontos dos candidatos na prova objetiva, o resultado preliminar será publicado no painel de publicações oficiais da Prefeitura Municipal e no site www.itacurubi.rs.gov.br, abrindo-se o prazo para os candidatos apresentarem recursos, nos termos estabelecidos neste edital.
7.2 Após o período de recursos, será realizada a Avaliação Psicológica dos estagiários-candidatos.
10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
10.1 Os candidatos serão classificados e ordenados por curso de acordo com os valores decrescentes respectivos das notas da Prova Objetiva.
10.2 Em caso de igualdade de notas, o desempate se dará adotando-se os critérios abaixo pela ordem e na seqüência apresentada, obtendo a melhor classificação o candidato:
a) que tiver obtido a maior pontuação em Língua Portuguesa
b) de maior idade
10.3 Continuado o empate, o desempate se fará por sorteio público.
10.4 O sorteio ocorrerá em local e horário previamente definido pela Comissão, na presença dos candidatos interessados, os quais serão convocados por correio eletrônico ou qualquer outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.
10.5 A aplicação do critério de desempate será efetivada após a análise dos recursos e antes da publicação da lista final dos selecionados.
11. RECURSOS:
11.1 Da classificação preliminar dos candidatos cabe recurso endereçado à Comissão, uma única vez, no prazo comum de um dia, sendo este o primeiro dia útil subseqüente ao da publicação do resultado.
11.1.1 O recurso deverá conter a perfeita identificação do recorrente e as razões do pedido recursal.
11.1.2 Havendo a reconsideração da decisão classificatória pela Comissão, o nome do candidato passará a constar no rol de selecionados.
11.1.3 Sendo mantida a decisão da Comissão, o recurso será encaminhado a Prefeita Municipal para julgamento, no prazo de um dia, cuja decisão deverá ser motivada
12 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS:
12.1 Transcorrido o prazo sem a interposição de recurso ou ultimado o seu julgamento, a Comissão encaminhará o Processo de Seleção de Estagiários a Prefeita Municipal para homologação.
12.2 Homologado o resultado final, será lançado edital com a classificação geral dos candidatos aprovados, quando então passará a fluir o prazo de validade do Processo de Seleção dos Estagiários, que terá validade de 02 (dois) anos.
13 CRONOGRAMA DE EXECUÇÕES
Publicação do edital | 24 de maio de 2012 |
Período de inscrições | 28 de maio a 01 de junho/2012 |
Homologação das Inscrições | 04 de junho/2012 |
Recebimento de recursos | 05 de junho/2012 |
Aplicação Prova Objetiva | 09 de junho/2012 |
Divulgação do gabarito | 09 de junho/2012 |
Recebimento de Recursos | 11 de junho/2012 |
Julgamento Recursos | 12 de junho/2012 |
Divulgação de resultados da prova escrita | 13 de junho/012 |
Avaliação Psicológica | 15 de junho/2012 |
Recebimento de Recursos | 18 de junho/2012 |
Classificação final dos candidatos | 20 de junho/2012 |
14 DISPOSIÇÕES GERAIS:
14.1 Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação ou classificação do candidato, valendo para esse fim a publicação do resultado final.
14.2 Os candidatos classificados deverão manter atualizados os seus endereços.
14.3 Respeitada a natureza da função temporária, por razões de interesse público, poderá haver a readequação das condições definidas inicialmente no Edital, conforme dispuser a legislação local.
14.4 Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Comissão designada.
Prefeitura Municipal de Itacurubi, 22 de maio de 2012..
IONE ANDRADE GOULART
Prefeita Municipal
ANEXO I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
OBSERVAÇÃO: A relação de bibliografias é mera sugestão, podendo ser consultado outros autores.
LÍNGUA PORTUGUESA
- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Análise global do texto. Ortografia . Relação entre fonemas e grafia. Acentuação gráfica. Morfologia. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões. Gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe. Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos. Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos.
- BIBLIOGRAFIA S SUGERIDAS
CEGALLA,Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo - Livros, 2004.
FIORIN, José Luiz, SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
CONHECIMENTOS GERAIS:
- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Constituição da República Federativa do Brasil.
Aspectos Históricos e Geográficos do município de Itacurubi
Atualidade brasileira e mundial
INFORMÁTICA:
- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Noções básicas de Informática. Windows Explorer: área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos do Windows XP. Aplicativos associados à internet, navegação e correio eletrônico ( Internet Explorer, Firefox). Editor de texto: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, elaboração de tabelas e gráficos, linhas, colunas.
- BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS
BATTISTI, Júlio. Windows XP - Home & Professional para Usuários e Administradores. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, 2002.
MICROSOFT CORPORATION. Ajuda do Internet Explorer 7 ou superior ( ajuda eletrônica integrada ao Programa Internet Explorer 7)
MICROSOFT CORPORATION . Ajuda do Microsoft Windows XP ( Ajuda eletrônica integrada ao MS Windows XP)
ANEXO II
FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME DO CANDIDATO: ___________________________________________________
FILIAÇÃO:
PAI: _____________________________________________________________________
MÃE: ____________________________________________________________________
ENDEREÇO - RUA / Nº:
_________________________________________________________________________
BAIRRO: _________________________________________________________________
CIDADE: ________________________ ESTADO: ________________________________
CEP: ________________________ FONE PARA RECADO: ________________________
DATA DE NASC.: _______________________ SEXO: ____________________________
CART. IDENTIDADE: ______________________________________________________
CANDIDATO À VAGA DE: _________________________________________________
Declaro que tomei conhecimento do Edital do Processo Seletivo e que as declarações acima são verdadeiras.
Itacurubi, _____de ____________________ 2012.
___________________________________
Assinatura do Candidato
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACURUBI
NOME DO CANDIDATO: ___________________________________________________
CANDIDATO À VAGA DE: __________________________________________________
__________________________________________
Assinatura do Candidato
ANEXO III
FORMULÁRIO DE RECURSO ADMINISTRATIVO
Candidato ________________________________________________________________
Telefone ( )___________________________________
Edital ______________ Inscrição _____________ CPF ____________________________
- Data de Nascimento ________ /________ /________
Cargo __________________________________________________________________-
Local da Prova ___________________________________________________________
Nota Recebida (CGC ) ______________ Classificação Geral _______________________-
Questão _______________________________________________________________
( ) Lista de Inscritos ( ) Recurso de Gabarito ( ) Recurso de Nota
( ) Recurso Avaliação Psicológica
ARGUMENTAÇÃO:
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Itacurubi, _____de __________________de 2012.
________________________________
Assinatura
(Preenchimento exclusivo da Comissão de Avaliação )
Nº de questões corretas por disciplina:
Pontuação recebida :
- Língua Portuguesa : _______________________________________________________
- Informática : ____________________________________________________________
- Conhecimentos Gerais: _____________________________________________________
CONSIDERAÇÕES:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS/ 2012
ATA Nº _____________
Aos _______________________________________ dias do mês de _________________ do ano de ________________________________________________, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariúza Silva da Silva, com início às ____________ horas realizou-se a PROVA __________________ dos candidatos as vagas , conforme Edital nº 001/2012. Compareceram os seguintes candidatos, abaixo assinados:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
OCORRÊNCIAS:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Nada mais havendo digno de nota, lavrei a presente ata, que será por todos os presentes assinada.
Itacurubi, _______ de ________________________ de 2012.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________