Prefeitura de Guariba - SP

Notícia:   Prefeitura de Guariba - SP oferece vagas para Professores de até R$ 1.513,35

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARIBA

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO Nº 02/2010

EDITAL Nº 02-02/2010

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GUARIBA, Estado de São Paulo, no exercício das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município, combinado com o artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, torna público, para conhecimento de todos os interessados, que se acham abertas as inscrições para realizar o Processo Seletivo nº 02/2010, que terá a coordenação da Comissão designada para atender o presente edital, nomeada através da Portaria n° 16.044, de 0 8 de novembro de 2.010, nos termos da legislação vigente, para contratação de pessoal em caráter temporário, para suprir necessidades da Secretaria Municipal da Educação, dos empregos abaixo relacionados, em decorrência de programas e convênios especiais, serviços emergenciais, aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, desistências, afastamentos e licenças de concessão obrigatória, conforme artigo 17, da Lei nº 1.921, de 25 de julho de 2.003, que aprova o Plano de Carreira para os integrantes do Quadro de Magistério da Secretaria Municipal de Educação.

Estabelece ainda as presentes instruções especiais que regularão todo o processo de seleção ora instaurado.

1 - Dos Empregos:

1.1- Os empregos temporários a serem providos, para o preenchimento de vagas de aulas e/ou classes, salários e exigências a serem submetidos ao presente Processo Seletivo, são os seguintes:

Empregos

Vagas

Jornada mensal

Salário Base R$

Escolaridade e Exigências

Professor de Educação Básica I - (PEB I) Educação Infantil e Ensino Fundamental

*

110 /135hs.

1.070,01
1.314,90

Licenciatura plena em Pedagogia com habilitação específica

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Biologia

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Biologia com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Ciências

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Ciências com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Educação Artística

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Educação Artística com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Educação Física-

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Educação Física com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) História

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em História com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Inglês

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Letras e habilitação em Inglês com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Matemática

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Matemática com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Português

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Letras com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Geografia

*

110 / 135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Geografia com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Química

*

110 / 135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Química com licenciatura plena

Professor de Educação Básica II - (PEB II) Física

*

110 /135hs.

1.233,19
1.513,35

Curso superior em Física com licenciatura plena

Professor de Informática

*

135hs.

1.513,35

Ensino Superior (Sistema de Informação ou Ciências da Computação)

1.2- O número de vagas será aquela decorrente da necessidade de contratação temporária, que irá suprir os serviços emergenciais para os quais o presente Processo Seletivo está sendo aberto e a carga horária semanal será definida de acordo com a do emprego que está sendo suprida, observando os limites estabelecidos no artigo 24, da Lei nº 1.921, de 25 de julho de 2.003, no qual ficam reservados o percentual de 5% aos portadores de necessidades especiais, conforme artigo 110, da Lei Orgânica do Município.

2 - Dos Candidatos Portadores de Deficiência:

2.1- Os candidatos portadores de deficiência participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas.

2.2- Os portadores de deficiência física e sensorial não serão reservadas vagas, os quais não serão discriminados pela sua condição, exceto se não houver possibilidade das contratações pelas características de atribuições e desempenhos, incompatíveis com a deficiência possuída.

2.3- Aqueles que portarem deficiência compatível com a função dos respectivos empregos e desejarem prestar o processo seletivo nesta condição, deverão manifestar-se na inscrição, apresentando atestado médico, contendo o código da Classificação Internacional de Doença - CID, descrevendo o tipo de deficiência.

2.4- Os deficientes visuais (cegos) que se julgarem amparados pelas disposições legais, somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema Braille, e, suas respostas deverão ser transcritas também em Braille. Os referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas, reglete e punção.

2.4.1– O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, à Comissão de Processo Seletivo Municipal até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, juntando, nos casos de ambliopia, atestado médico comprobatório dessa situação, nos termos do item 2.4;

2.4.2- Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem anterior não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

3 - Das Inscrições:

3.1- As inscrições se realizarão, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído, no período de 22 à 26 de novembro de 2.010, das 9:00 às 17:00 horas, no Centro de Apoio e Formação ao Professor "Prof.ª Marlene Toniati Garavelo, sito à Av. Dr. Sobral Neto, nº 236 - Centro, em Guariba, neste Estado, ou pelo site: www.projecaoconcursos.com.br, mediante o pagamento dos valores das respectivas taxas de inscrição.

3.1.1- Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá ler e conhecer o Edital e certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos para o ingresso no Emprego;

3.1.2- No ato da inscrição o candidato deverá comparecer ao local determinado no item 3.1, munido de Cédula de Identidade (RG) ou Carteira Profissional e CPF, para preencher o Requerimento de Inscrição com os dados solicitados, e recolher a taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais);

3.1.3- A Taxa de Inscrição que trata o subitem 3.1.2 deverá ser recolhida em qualquer agência bancária ou em qualquer estabelecimento integrado a rede nacional de compensação bancária, observando a data limite de vencimento.

3.2 - Requisitos mínimos exigidos:

3.2.1– Atender às escolaridades e exigências do item 1.1;

3.2.2- Estar quite com Justiça Eleitoral, e não registrar antecedentes criminais achando-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

3.2.3- Quando do sexo masculino, haver cumprido às obrigações para com o Serviço Militar;

3.2.4- O candidato portador de deficiência, deverá encaminhar laudo médico com especificação da deficiência requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas, para a Secretaria Municipal de Educação de Guariba, situada na Avenida Neca Junqueira, nº 1.188, Centro, Guariba, São Paulo, CEP:14840-000;

3.2.5- O deferimento das inscrições dependerá do correto preenchimento pelo candidato do requerimento de inscrição, devendo o candidato indicar forma de contato para dirimir eventuais dúvidas;

3.2.6- As inscrições somente serão válidas após a divulgação do deferimento do pedido pela empresa contratada;

3.2.7- A relação dos candidatos inscritos com a indicação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas será divulgada por listagem afixada no prédio da Secretaria Municipal de Educação e na internet, a título informativo, no endereço eletrônico www.projecaoconcursos.com.br;

3.2.8- A inscrição do candidato implicará no conhecimento e a expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, e nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros editais pertencentes ao presente Processo Seletivo que porventura venham a ser publicados, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza;

3.2.9- O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

3.3 - Para inscrever-se o candidato deverá:

3.3.1- Acessar o endereço eletrônico www.projecaoconcursos.com.br durante o período de inscrição;

3.3.2- Localizar o "link" correspondente ao processo seletivo público;

3.3.3- Ler o edital e preencher a ficha de inscrição;

3.3.4- Efetuar o pagamento da inscrição, observando o valor descrito no item 3.1.2 até a data limite de 29 de novembro de 2.010;

3.3.5- O candidato deverá recolher a taxa de inscrição, que será cobrada a título de reembolso de despesas com materiais e serviços, de acordo com os valores constantes no subitem 3.1.2 deste Edital, até a data estabelecida;

3.3.6- As inscrições cujos pagamentos forem efetuados por caixas eletrônicos, somente serão consideradas devidamente efetivadas após a compensação integral dos mesmos;

3.3.7- Após o término do período destinado para as inscrições a ficha de inscrição não estará mais disponibilizada;

3.3.8- A Prefeitura Municipal de Guariba/SP e a Projeção Consultoria e Assessoria Pública Ltda, não se responsabilizarão por eventuais falhas que possam advir de inscrições realizadas via internet, sendo de responsabilidade de o candidato acompanhar a efetivação da inscrição.

4- Da isenção da taxa de inscrição:

4.1- Os candidatos com direito a isenção do valor da taxa da inscrição, somente poderão se inscrever na modalidade presencial. Período: de 22 à 26 de novembro de 2.010;

Horário: das 9:00 às 17:00 horas;

Local: Centro de Apoio e Formação ao Professor "Prof.ª Marlene Toniati Garavelo, sito à Av. Dr. Sobral Neto, nº 236 - Centro, em Guariba.

4.2- Sobre a isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição.

4.2.1- Em cumprimento a Lei nº 1.601, de 17 de dezembro de 1.998, os candidatos que no ato da inscrição estiverem desempregados ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição, desde que atendidas as exigências;

4.2.2- Para que o desempregado obtenha o direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, na forma deste edital, deverá, obrigatoriamente, comprovar a sua situação no ato da inscrição, mediante a apresentação de documentos originais e cópias para conferencia e autenticidade pelo servidor municipal que estiver efetuando as inscrições, conforme a seguinte relação:

a) Cópia da frente da Carteira de Trabalho e Previdência Social, onde consta a foto e assinatura, devidamente atualizada com a baixa do último emprego, bem como comprovação de não estar recebendo o seguro desemprego.

b) Declaração conforme modelo contido no Anexo II deste edital, onde conste que não possui nenhuma fonte de renda ou provento próprio e/ou de seus familiares de qualquer natureza, não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, oferecido por previdência social oficial ou privada e não estar recebendo seguro desemprego.

4.3- Para obter o benefício da isenção, deverá ser entendido por desempregado todo aquele que não possua relação de emprego com pessoa física e/ou jurídica e que não possua nenhuma fonte de renda ou provento próprio e de seus familiares (pensão).

4.4- Se no ato da inscrição o candidato desempregado estiver recebendo ou tenha direito a receber parcelas do seguro desemprego, o mesmo não terá direito à gozar dos benefícios da Lei municipal nº. 1601/98.

4.5- O candidato desempregado poderá valer-se do benefício da isenção da taxa de inscrição para concorrer a uma vaga de empregos públicos oferecida neste processo seletivo e, obrigatoriamente, deverá fazer pessoalmente a inscrição no local designado no item 3.1, deste edital.

4.6- Caso o candidato utilize-se indevidamente do benefício da isenção da taxa de inscrição, para dois ou mais empregos públicos, serão sumariamente indeferidas as respectivas inscrições.

4.7- Ressalvados os casos dispostos na Lei municipal n° 1.601/98, não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

5 - Das Provas:

5.1- O Processo Seletivo constará de prova objetiva e Prova de Títulos.

5.1.1- A prova objetiva que versará sobre conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos, visando aferir as noções básicas relacionadas com a formação específica relativa ao Emprego Público;

5.1.2- A prova de títulos visa aferir o aperfeiçoamento acadêmico relacionado diretamente com as atividades do Emprego Público.

5.2- As provas escritas serão realizadas no dia 19 de dezembro de 2.010 nos seguintes períodos:

a) para os empregos de: Professor de Educação Básica I – (PEB I) Educação Infantil e Ensino Fundamental: no período da manhã, às 9 horas, na "EMEB "Prof. Luiz Garavello", sita à Rua José Mazzi, nº 920, Centro, Guariba/SP.

b) para os empregos de: Professor de Educação Básica II - (PEB II) Biologia; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Ciências; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Educação Artística; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Educação Física; Professor de Educação Básica II - (PEB II) História; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Inglês; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Matemática; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Português; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Geografia; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Química; Professor de Educação Básica II - (PEB II) Física; Professor de Informática, no período da tarde, às 14 horas, EMEB "Prof. Luiz Garavello", sita à Rua José Mazzi, nº 920, Centro, Guariba/SP.

5.2.1- A publicação com indicação do local e horário das provas dar-se-á na edição do Jornal "Guariba Noticias", e será divulgada na internet a título informativo, nos endereços www.projecaoconcursos.com.br e www.guariba.sp.gov.br;

5.2.2- A abertura dos portões às 08:30 para os inscritos no período da manhã e às 13:30 para os inscritos no período da tarde.

5.3- O ingresso no local da prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem a ficha de inscrição, comprovante de pagamento e documento hábil de identificação que contenha foto.

5.4- Durante a execução das provas, não será permitida consulta de nenhuma espécie, nem a utilização de máquinas calculadoras, bem como, não será admitida comunicação entre os candidatos.

5.5– Não será permitida a permanência de pessoas estranhas no local determinado para a realização da prova.

5.6- O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova, no dia e horários designados, com antecedência de 30 (trinta) minutos, munidos de seus documentos e caneta esferográfica azul ou preta. O não comparecimento no horário indicado será considerado como desistência.

5.7- A duração da prova será de 2 (duas) horas, e será controlado pela Comissão de Processo Seletivo durante a aplicação da prova.

5.8- Não haverá em hipótese alguma, segunda chamada, vista ou revisão de provas, podendo o candidato requisitar junto à Comissão de Processo Seletivo, revisão de questões e notas no prazo de 2 (dois) dias corridos a contar da data da divulgação ou da publicação do resultado final.

5.9 - É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.

5.10- Por justo motivo, a critério da Comissão de Processo Seletivo Municipal, a realização de 1 (uma) ou mais provas do presente processo seletivo poderá ser adiada ou anulada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta as novas datas em que realizar-se-ão as provas.

5.11- Eventualmente, se, por qualquer motivo, o nome do candidato não constar das Listas de Presença, mas que tenha em seu poder o respectivo comprovante de pagamento, efetuado nos moldes previstos neste Edital, o mesmo poderá participar deste Processo Seletivo, devendo para tanto, preencher formulário específico, no dia da realização das provas objetivas.

5.12- A inclusão de que trata o item anterior será realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da referida regularidade, por apreciação da Secretaria de Educação.

5.13- Constatada a irregularidade da inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

5.14- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência com data de validade atualizada, bem como um outro documento oficial que identifique.

5.15- O candidato deverá assinalar suas respostas na prova objetiva e transcrevê-la no Cartão de Respostas, que é o único documento válido para a correção eletrônica, que lhe será entregue no início da prova.

5.16- Somente serão permitidos assinalamentos no Cartão de Respostas feitos pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um fiscal.

5.17- Na correção do Cartão de Respostas do candidato não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta ou questões rasuradas.

5.18- Sob nenhuma hipótese haverá a substituição do Cartão de Respostas, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emendas ou rasura, ainda que legível.

5.19- No decorrer da prova se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que, consultada a Comissão, encaminhará solução imediata ou anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

5.20- Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação dos recursos.

5.21- Sempre que o candidato observar qualquer anormalidade deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

5.22- Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal o caderno de questões e a folha de respostas, bem como, todo e qualquer material cedido para a execução das provas, podendo, no entanto, copiar as respostas no gabarito que está na frente do caderno de questões, que poderá ser destacado, para conferência posterior.

5.23- Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

5.24- O não comparecimento para a prestação da prova objetiva excluirá automaticamente o candidato do processo seletivo.

6 - Do Programa de Prova:

6.1- O programa de prova a ser aplicada a no processo seletivo é o constante do Anexo I, estará à disposição dos candidatos no local de inscrição e no endereço eletrônico: www.projecaoconcursos.com.br.

7 - Do Julgamento das Provas:

7.1- A prova objetiva será corrigida por meio de processamento eletrônico, através de leitora óptica.

7.2- As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.3- As provas objetivas para todos empregos constarão de 20 (vinte) questões de múltipla escolha com quatro alternativas, cada uma valendo 5 (cinco) pontos, totalizando 100 (cem) pontos.

7.4- O candidato que não lograr 50 (cinquenta) pontos, na prova objetiva estará automaticamente desclassificado do Processo Seletivo.

7.5- Os gabaritos das provas objetivas serão publicados em data a ser informada aos candidatos no momento da realização da prova objetiva.

8 - Dos Títulos:

8.1- Concorrerão à prova de títulos somente os candidatos ao Emprego que tenham sido aprovados na prova objetiva de conhecimentos específicos/pedagógicos.

8.2- Os títulos deverão ser entregues pelo próprio candidato, no dia designado para a aplicação da prova objetiva, em envelope com a devida identificação do candidato, constando número de inscrição, nome completo do candidato e a relação de títulos entregues, conforme modelo constante no Anexo III deste edital. Esta relação será preenchida em duas vias, destas, uma será devolvida ao candidato, e a outra será encaminhada à Banca Avaliadora do Processo Seletivo.

8.3- Essa fase somente de caráter classificatório, sendo que o candidato aprovado que deixar de entregar seus títulos, apenas não terá somado dos pontos correspondentes a essa fase, mas o mesmo não ficará eliminado do Processo Seletivo.

8.4- Os títulos deverão ser autenticados ou se for cópia simples deverá ser apresentado o título original, sendo que o responsável pelo recebimento dos mesmos deverá conferir cada cópia apresentada com o título original para autenticação.

8.5- Serão considerados para a Prova de Títulos os certificados e/ou diplomas de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e/ou Doutorado), devidamente recomendados e/ou reconhecidos pelos órgãos competentes.

8.6- Os títulos serão pontuados da seguinte forma:

Especialização Lato Sensu com carga horária mínima de 360 horas, que tenha relação direta com a área de Educação.

5,0 (cinco) pontos

Diploma de Mestre em área educacional, com reconhecimento CAPES.

10,0 (dez) pontos

Diploma de Doutor na área educacional, com reconhecimento CAPES.

15,0 (quinze)

pontos

8.7- Todos os títulos acima especificados deverão conter timbre e identificação do órgão expedidor, carimbo e assinatura do responsável e data.

8.8- Os certificados de extensão universitária, pós-graduação, nível de especialização (lato sensu) e similares, com duração de carga horária mínima de 360 horas, deverão estar de acordo com a Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007.

8.9- Os certificados mencionados no subitem anterior, terá um acréscimo de pontos na análise de avaliação de títulos, até o máximo de 02 (dois), equivalente a um total de 10,00 (dez) pontos sobre a nota obtida na prova objetiva.

8.9.1- Será computado os títulos de Mestre e de Doutor para pontuação, o título de maior valor exclui o de menor, vedada a atribuição cumulativa de pontos dessa natureza.

8.10- Os certificados expedidos em língua estrangeira deverão vir acompanhados pela correspondente tradução efetuada por tradutor juramentado ou pela revalidação dada pelo órgão competente.

8.11- A pontuação aferida na prova de títulos será acrescida à nota final do candidato obtida na prova objetiva de conhecimentos específicos e computada para efeito de classificação.

8.12- Os títulos entregues que não atenderem as especificações contidas neste edital não serão considerados para a referida avaliação de títulos.

8.13- Em hipótese alguma será aceito entrega dos documentos fora do prazo estabelecido.

9 - Da Classificação Final

9.1- Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota obtida na prova objetiva e soma dos títulos.

9.2- A lista de classificação final será publicada no jornal que publica os atos oficiais do Município e afixada na Secretaria Municipal de Educação de Guariba, para conhecimento dos candidatos e será divulgada na internet a título informativo, nos endereços www.projecaoconcursos.com.br e www.guariba.sp.gov.br.

9.3- No prazo de 2 (dois) dias a contar da divulgação da listagem da classificação final, o candidato poderá apresentar recurso à Comissão Examinadora, o que será admitido para único efeito de correção de notório erro de fato.

9.4- No caso de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato que:

- obtiver maior pontuação na prova escrita;

- tiver maior idade; e

- tiver maior número de filhos menores;

9.5- O fato do candidato ser aprovado neste processo seletivo não assegura direito de contrato de trabalho automático.

10- Dos recursos:

10.1- O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à publicação dos atos do processo seletivo.

10.2- O candidato que quiser interpor o recurso deverá fazê-lo por meio de petição acompanhada das razões devidamente fundamentada, incluindo bibliografia pesquisada, deverá conter todos os dados que informem a identidade do candidato recorrente, emprego e seu número de inscrição e encaminhar à Comissão do Processo Seletivo, no setor de protocolo da Prefeitura Municipal de Guariba/SP, situada na Av. Evaristo Vaz 1.190 - Centro - Guariba/SP.

10.3- O recurso recebido será encaminhado a Comissão do Processo Seletivo para análise e manifestação a propósito do arguido, não havendo o candidato requerente direito de vista ou revisão pessoal da prova objetiva.

10.3.1- Tendo em vista que as questões que compõem as provas não são de propriedade da Prefeitura Municipal de Guariba/SP, o caderno de questões não será publicado, não será entregue à Prefeitura Municipal de Guariba/SP e nem entregue ao candidato, não havendo vista ou revisão pessoal das questões das provas, mesmo no caso de recurso protocolado.

10.4- A decisão proferida pela Banca Examinadora, quando houver deferimento e alteração no gabarito oficial, terá caráter irrecorrível na esfera administrativa e será dada a conhecer, coletivamente, através de Comunicado a ser publicado no jornal que publica os Atos Oficiais do Município e em caráter informativo, através dos endereços eletrônicos www.projecaoconcursos.com.br e www.guariba.sp.gov.br.

10.5- Os recursos intempestivos serão desconsiderados.

10.6- A Comissão do Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Guariba/SP constitui a última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

11 - Disposições Gerais:

11.1- A contratação dar-se-á mediante celebração de contrato com prazo determinado sob regime da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, não gerando quaisquer direito à estabilidade no emprego, regularmente registrado na CTPS, com prazo determinado, o qual poderá ser rescindido antes de seu término, desde que presentes razões de interesse público.

11.2- A remuneração dos contratados com base neste processo seletivo, excluindo-se quaisquer vantagens pessoais, são as constantes do item 1.1, deste Edital.

11.3- O candidato que vier a ser habilitado no processo seletivo de que trata este Edital poderá ser investido no emprego se atendidas, à época, todas as exigências para a contratação ora descritas, atendendo o interesse público, bem como a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal.

11.4– O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e que o fato seja constatado posteriormente.

11.5- A Prefeitura Municipal de Guariba/SP e a empresa Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda, não se responsabilizarão por eventuais coincidências de locais, datas e horários de provas e quaisquer outras atividades ou eventos.

11.6- O resultado final e o gabarito oficial da prova objetiva serão divulgados, através de comunicado, a ser expedido pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo e será publicado em jornal local e afixado nos locais de costume, devendo também ser divulgado, em caráter informativo, através dos endereços www.projecaoconcursos.com.br e www.guariba.sp.gov.br.

12 - Das Disposições Finais:

12.1- A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração e da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Processo Seletivo.

12.2- Não serão fornecidas informações por telefone ou FAX, somente através do contato via e-mail no site www.projecaoconcursos.com.br.

12.3- Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no processo seletivo, valendo para esse fim, a homologação publicada na Imprensa Oficial do Município de Guariba/SP.

12.4- Os atos administrativos (Editais, convocações para as provas, gabaritos, classificação final, retificações e outros informativos se necessário), até a homologação do Processo Seletivo nº 02/2010 serão publicados na Imprensa Oficial do Município de Guariba/SP e disponibilizados em caráter informativo nos endereços eletrônicos: www.projecaoconcursos.com.br e www.guariba.sp.gov.br.

12.5- O candidato é totalmente responsável pelo acompanhamento das publicações referentes ao Processo Seletivo nº 02/2010, não havendo responsabilidade da Prefeitura Municipal de Guariba/SP quanto as informações divulgadas por outros meios que não seja a Imprensa Oficial do Município de Guariba/SP em caráter meramente informativo nos endereços eletrônicos: www.projecaoconcursos.com.br e www.guariba.sp.gov.br.

12.6- O candidato classificado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal de Guariba/SP.

12.7- Os interessados que preencherem o formulário pela internet, mas não efetuarem o pagamento, serão considerados excluídos.

12.8- A Prefeitura Municipal de Guariba/SP e a empresa contratada não aprova a comercialização de apostilas preparatórias para o presente Processo Seletivo, bem como não fornecerá e nem recomendará nenhuma apostila deste gênero, não se responsabilizando pelo conteúdo de qualquer uma delas.

12.9- O Processo Seletivo nº. 02/2010 após homologado, terá validade enquanto perdurar o ano letivo de 2011, sendo a contratação temporária de até 180 dias, podendo ser prorrogado conforme interesse público, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Guariba, de acordo com a legislação vigente.

12.10– Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo.

12.11- Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados do Processo Seletivo.

Guariba/SP, 18 de novembro de 2.010.

HERMÍNIO DE LAURENTIZ NETO
Prefeito do Município

"ANEXO I"

"PROGRAMA DE PROVAS"

A Prefeitura Municipal de Guariba/SP e a empresa contratada não aprova a comercialização de apostilas preparatórias para o presente Processo Seletivo, bem como não fornecerá e nem recomendará nenhuma apostila deste gênero, não se responsabilizando pelo conteúdo de qualquer uma delas.

PROGRAMAÇÃO GERAL PARA TODOS OS EMPREGOS DESTE EDITAL

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:

Fundamentação, finalidades e conceituação do ensino fundamental de conformidade com a LDBEN - Lei Federal nº. 9.394/96 e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais.

Fundamentos: processo de avaliação educacional; processo do trabalho coletivo; processo de escolarização; sucessos e fracassos; evasão e repetência: causas, consequências e alternativas; processo de inclusão no ensino fundamental; questões políticas educacionais brasileiras; gestão educacional.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

- Currículo e cidadania: saberes para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

- Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

- A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

- O papel do professor na integração escola-família.

- O ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na legislação.

- O reforço e a recuperação: parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem.

- Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo, avaliação por competência, flexibilização do currículo e da trajetória escolar.

- O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente.

- A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.

- A formação continuada como condição de construção permanente das competências.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares - estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília. MEC/SEF/SEESP. 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília. Junho de 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2007.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1988.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: WVA 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz Terra, 1987.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

WEISZ, Telma, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo. Editora Ática - 2000.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. 6ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar - O que é? Por que? Como Fazer? Ed. Moderna, 2003.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 2008.

LEGISLAÇÃO:

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir de 6 (seis) anos de idade.

Lei Federal nº. 11.645, de 10/03/2008 - Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena".

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

O eixo pedagógico central que norteará as questões deste processo seletivo, será conforme indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil: Ministério da Educação) e Referencial Curricular

Nacional para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEF, 1988) e tem como base os seguintes princípios:

- Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum;

- Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

- Princípios estéticos da sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

A Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. http://portal.mec.gov.br/publicacoes;

A Educação Básica das séries iniciais de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 1 ao 10. http://portal.mec.gov.br/publicacoes; Construção coletiva da proposta pedagógica da escola;

O papel do professor na integração escola-família;

A relação professor-aluno;

Reforço e recuperação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento Alfabetização e Linguagem. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília. SEB. 2007. http://portal.mec.gov.br/publicacoes

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento Matemática. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília. SEB. 2007. http://portal.mec.gov.br/publicacoes

DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 2002.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas. 1988.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1988.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36º Ed. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed.Paz Terra, 1987.

LERNER, Delia. A matemática na escola aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1996.

LERNER, Delia. Ler e Escrever na escola - o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LERNER, Delia. PIZANI, Alicia P. A aprendizagem da língua escrita na escola: reflexões sobre a prática pedagógica construtivista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2 ed., São Paulo: Cortez/Campinas: Editora da Unicamp, 1989.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos para educação infantil. São Paulo: Sprint, 2002.

SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. São Paulo: Sprint, 2005.

ZUNINO, Delia Lerner. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed. 2004. cap. 2, 3 e 8.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000.

FERREIRA NETO, Raul. Recreação na escola. São Paulo: Sprint, 2000.

WEISZ, Telma, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo. Editora Ática - 2000.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: WVA 2003.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - MATEMÁTICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Função de 1º grau.

- Função de 2º grau

- Função Exponencial

- Função Logarítmica

- Progressão Aritmética

- Progressão Geométrica

- Sistemas Lineares

- Matrizes

- Determinantes

- Probabilidades

- Noções básicas de Estatística

- Matemática Financeira

- Geometria Analítica

- Números Complexos

- Polinômios

- Equações Polinomiais

- Geometria Espacial

- Geometria Plana

- O Ensino da Matemática no Ensino Fundamental

- As atuais Propostas Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio

- Objetivo do Ensino de Matemática

- Uso de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais )

- Alguns caminhos para fazer matemática na sala de aula

- Jogos e Resolução de Problemas

- História da Matemática

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

MACHADO, Antônio dos Santos. Coleção Matemática Temas e Metas. Editora Atual, 1996. Volumes: 1, 2, 3, 4 e 5.

IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. Editora Atual, 1997. Volumes: 1, 2, 4, 5, 6, 7, 9 e 10.

BUSSAB, Wilson e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Editora Saraiva, 2002.

IFRAH, Georges. Os Números: a história de uma grande invenção. Editora Globo, 2004.

BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática, Editora CAEM - IME-USP, 1995.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Editora Edgard Blücher, 2010.

KRULIK, Stephen e Reys, Robert E. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Editora Atual, 2003.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas. Editora Ática, 1989.

D'AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação Matemática. UNICAMP, Campinas,1986.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática da 5ª a 8ª séries.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática do Ensino Médio.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - PORTUGUÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Aprendizagem da Língua Portuguesa:

- Aprendizagem da gramática normativa;

- Estrutura, uso e funções da língua materna;

- Linguagem e texto: Uso, funções e análise;

- Língua oral e língua escrita;

- Variantes linguísticas: dialetos e registros;

- Norma padrão;

- Gêneros e tipos textuais;

- Estilo, coerência e coesão;

- Argumentação;

- Intertextualidade;

- Norma lingüística e o texto;

- Leitura e processos de escrita.

Literatura:

- História literária;

- Teoria da literatura;

- A literatura infanto-juvenil na escola.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. Volume Língua Portuguesa, 1998

Proposta Oficial do Estado de São Paulo - Volume Língua Portuguesa, Ensino Fundamental II - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2008.

CHIAPPINI, Lígia, CITELLI, Adilson (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

CHIAPPINI, Lígia, NAGAMINE, Helena, MICHELETTI, Guaraciaba (coord). Aprender e Ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

ILARI, Rodolfo; GERALDI, J.W. Semântica. São Paulo: Ática, 1985

LERNER, Delia - Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002

FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis - A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1993

KHEDE, Sônia Salomão (org). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2000. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore G. Vilaça; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

VILELA, M.; KOCH, Ingedore G. Vilaça - Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina, 2001.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1987.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MOISÉS, Massaud. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 1995

AGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 1997.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1983.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto - Leitura e redação. 16ª Ed. São Paulo: Ática, 2003.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - GEOGRAFIA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Paisagem- ritmo e ciclos da natureza.

- Escalas da Geografia- mundo, lugar.

- Representações geográficas e linguagem dos mapas.

- Os ciclos da natureza e a sociedade: água, clima,relevo,vida humana.

- As atividades econômicas e o espaço geográfico: indústria, agronegócio, consumo.

- Território brasileiro: formação territorial; organização política e administrativa.

- Regionalização do território brasileiro.

- Domínios morfoclimáticos do Brasil.

- Brasil: população e economia.

- Globalização: espaço industrial e o encurtamento das distâncias.

- Produção e consumo de energia: fontes, formas, matrizes energéticas e perspectivas energéticas.

- A biodiversidade brasileira fauna e flora.

- Poluição atmosférica e o efeito estufa.

- Globalização e regionalização.

- Os blocos econômicos supranacionais.

- Geografia das populações: demografia; migrações internacionais.

- Mundo árabe e mundo islâmico.

- As redes sociais: consumo e cidades globais; turismo.

BIBLIOGRAFIA

SÃO PAULO. Proposta Curricular para o ensino de Geografia. Ensino Fundamental. Secretária da Educação. SP, 2008.

COUTO, Mia. Pensatempos. Lisboa. Editoria Caminho, 2004.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro, Record, 2000.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo. Editora Loyola, 1996.

LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso serve em primeiro lugar para fazer guerra. Campinas, SP. Papirus, 1993.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia - Pequena história crítica, 19ª Ed. São Paulo. Editora Annablume, 2003.

PEREIRA, Diamantino. Paisagens, lugares e espaços: a geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 79, 2003.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo. Hucitec, 1996.

SODRE, Nelson W. Introdução à geografia. Rio de Janeiro. Vozes,1985.

JOLY, Fernando. A cartografia. São Paulo. Papirus, 1997.

HAESBAERT, Rogério. O mito da (dês) territorialização. Rio de Janeiro. Bertand Brasil, 2004.

CORRÊA, Roberto lobato. Região e organização do espaço. São Paulo. Ática.1987.

MAGNOLI, Demétrio. Globalização: Estado Nacional e espaço mundial. São Paulo. Moderna, 2004.

MARTIN, André Roberto. Geopolítica e poder mundial. São Paulo. SEESO/USP/CENP, 2004.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - HISTÓRIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Sistemas sociais e culturais de notação do tempo ao longo da história.

- A vida na Pré-história e a escrita.

- Civilizações do Oriente Médio - surgimento do Estado e as civilizações egípcia, mesopotâmica, hebraica, fenícia e persa.

- Grécia Antiga.

- Roma Antiga

- Europa na Idade Média - migrações bárbaras e cristianismo.

- A civilização do Islã - expansão islâmica e sua presença na península Ibérica.

- Feudalismo: relações sociais, econômicas, políticas e religiosas.

- Formação das Monarquias Nacionais.

- Reforma e Contrarreforma.

- A expansão marítima europeia nos séculos XV e XVI.

- Conquista espanhola na América.

- O encontro de povos: portugueses e povos indígenas.

- A sociedade no Brasil Colonial.

- Iluminismo.

- A colonização inglesa e independência dos Estados Unidos.

- Revolução Industrial.

- Revolução Francesa.

- A Família Real no Brasil.

- Independência do Brasil.

- Período Regencial no Brasil.

- II Reinado no Brasil e a economia cafeeira.

- Escravidão e abolicionismo.

- Brasil: industrialização, urbanização e imigração.

- Imperialismo no século XIX.

- Primeira Guerra Mundial.

- Revolução Russa.

- A República no Brasil até a década de 1920.

- Nazifascismo.

- Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial.

- O Período Vargas.

- Descolonização da África e Ásia.

- Guerra Fria.

- Populismo e ditadura militar no Brasil e na América.

- A Nova Ordem Mundial.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

SÃO PAULO. Proposta Curricular para o ensino de História. Ensino Fundamental. Secretária da Educação. SP, 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Editora Record, 1992.

JÚNIOR, Caio Prado. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense, 1989.

BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Nos Tempos de Getúlio: da Revolução ao fim do Estado Novo. Editora Atual, 1990.

RIBEIRO, Darcy. Diários Índios (os urubus - kaapor). Editora Companhias das Letras, 2004.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções- 1789-848. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1997.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos - O breve século XX (1914 a 1991). Trad. Marcos Santarrita, 2 . São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1995.

BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo. Contexto, 1997.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. Trad. J. Guinsberg; T.C.S. da Motta. São Paulo. Perspectiva, 1978.

PINSKY, Carla (org) Fontes históricas. São Paulo. Contexto, 2005.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma: Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo. Contexto, 2004 (Repensando a História).

PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo. Contexto, 2002.

VEIGA, Luiz Maria. A Reforma Protestante. São Paulo. Ática, 1992 (Coleção: O Cotidiano da História).

AMADO, Janaína. Magia das especiarias, a busca de especiarias e a expansão marítima. São Paulo. Atual, 2001.

KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo. FTD, 1996.

FALCON, Francisco José Calazans. Iluminismo. Série Princípios. São Paulo. Ática, 1994.

KARNAL, Leandro. Estados Unidos - A formação da Nação. Coleção Repensando a História. São Paulo. Contexto, 2001.

LAS CASAS, Bartolomeu de. O Paraíso Destruído. Coleção Descobertas. Porto Alegre. L&PM, 2001.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – INGLÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Language as a communication.

- Language system: phonology, syntax and morphology.

- Teacher development and teaching practice: objectives in teaching English as a foreign language.

- Methods approaches, techniques and resources.

- The four skills: reading, speaking, listening and writing.

- Evaluating, selecting and producing materials.

- Texts comprehension.

- A metodologia da língua estrangeira.

- Proposta curricular de língua estrangeira moderna.

- O ensino de língua para a comunicação e as dimensões comunicativas no ensino de inglês.

- Construção de leitura e escrita da língua estrangeira.

- A linguagem oral do ensino de inglês.

BIBLIOGRAFIA:

ALEXANDER, L. G. Longman advanced Grammar. Burnt Mill, Harlow, Essex: Longman, 1993.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

BRASIL: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Língua Estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998.

KERN, R. Literacy and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000

OXFORD, R. Language Learning strategies: what every teacher should know. Newbury House, 1990.

SÃO PAULO. Currículo de Língua Estrangeira Moderna - Inglês 1º grau. São Paulo, SE/Cenp, 1988.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Meio Ambiente:

- Ambiente natural: ecossistemas, relações alimentares, seres bióticos e abióticos; Biomas brasileiros.

- Ambiente construído: uso de recursos naturais.

Matéria:

- Fontes, obtenção, uso e propriedades dos materiais.

- Materiais obtidos de vegetais fotossintetizantes.

- Constituição, interações e transformações dos materiais.

- Substâncias simples e compostas; constituintes das substâncias químicas.

- Linguagem química; representação dos elementos químicos.

Qualidade de vida:

- Saúde individual, coletiva e ambiental;

- Poluição do ar, da água e do solo e seus efeitos para a saúde.

- Saneamento básico: tratamento de água, esgoto; coleta de lixo.

Astronomia:

- Elementos astronômicos visíveis: sol, lua, estrelas, planetas, galáxias.

- Movimentos dos astros: direção norte/sul.

- Elementos do Sistema Solar: sol e planetas.

- As estações do ano: Eixo de rotação, inclinação e translação.

- Sistema Sol - Terra - Lua.

Planeta Terra:

- Características e estrutura.

- Rotação da Terra.

Seres vivos:

- Origem e evolução dos seres vivos.

- Características básicas dos seres vivos.

- Diversidade da vida animal.

- Diversidade de plantas.

- Fungos: características gerais.

Tecnologia e os seres vivos:

- Produção de alimentos, bebidas e remédios a parir de seres vivos mais simples (fungos e bactérias).

- Conservação dos alimentos.

- Recuperação dos solos e de ambientes aquáticos através de seres vivos.

Saúde:

- O que é saúde?

- Saúde individual, coletiva e ambiental.

- Os agravos da saúde - parasitas humanos: vírus, bactérias, protozoários e vermes.

Manutenção do organismo:

- Os nutrientes e suas funções no organismo.

- Estrutura e funcionamento e inter-relações dos sistemas.

- Manutenção da integridade - Sistema imunológico, antígenos e anticorpos.

Manutenção das espécies:

- Tipos de reprodução.

- Sexualidade e reprodução humana.

- Saúde reprodutiva. Energia no cotidiano:

- Energia: fontes, obtenção, usos e propriedades.

- Materiais como fonte de energia.

Funções orgânicas:

- Sistema nervoso.

- Sistema endócrino.

- Sistema locomotor.

- Órgãos dos sentidos.

Preservando o organismo:

- Drogas.

Uso Tecnológico das Radiações:

- Radiação. Espectro das radiações.

- Luz, cores e temperatura.

- Aplicações das radiações.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BRANCO, Samuel Murgel. Poluição do ar. São Paulo: Moderna, 1995.

COTRIM, Beatriz Carlini. Drogas: mitos e verdades. São Paulo: Ática, 1997.

CURTIS, Helena. Biologia. Tradução Heni Sauaia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.

DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Nutrição. São Paulo: Editora Ática, 1994.

GIANSANTI, Roberto. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atual, 1998.

GRUPO PELA VIDA - www.aids.org.br.

HELENE, Maria Elisa Marconde; MARCONDES, Beatriz. Evolução e Biodiversidade. São Paulo: Scipione, 1996.

KRASILCHIK, Myriam; FRATESCHI, Myriam. Biologia para o cidadão do século XX. Primeira parte. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1995.

MATSUURA, Oscar T. Atlas do Universo. São Paulo: Scipione, 1996.

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Atlas Celeste. São Paulo: Vozes, 1997.

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Explicando a origem do Sistema Solar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1987.

PENTEADO, Heloísa D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Teoria Celular: de Hooke a Schwann. São Paulo: Scipione, 1997.

Proposta Curricular do Estado de São Paulo - Ciências, Ensino Fundamental II. Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, 2008.

RODRIGUES, R.M. Vida e alimentação. São Paulo: Editora Moderna, 1995.

SCARLATO, Francisco Capuano; PONTIN, Joel Arnaldo. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992.

TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - BIOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Citologia: teoria celular, composição química, organoides citoplasmáticos, núcleo. Fisiologia celular e divisão celular.

- Histologia: tipos de tecidos e suas respectivas funções.

- Embriologia: tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento.

- Genética: Leis de Mendel, mapas cromossômicos, alelos múltiplos, herança dos genes dos cromossomos sexuais, determinação do sexo, Duplicação do DNA, transcrição e síntese de proteínas código genético, noções de biotecnologia.

- Origem da vida: Teorias Abiogênese e Biogênese.

- Evolução: conceitos, fontes de variabilidade genética. As grandes linhas da evolução.

- Anatomia e fisiologia dos seres vivos: nutrição e digestão, fotossíntese, quimiossíntese e respiração, circulação, excreção, sensibilidade, coordenação nervosa e hormonal, reprodução.

- Classificação dos seres vivos: regras de nomenclatura; os reinos: Monera, Protoctista, Fungi, Linimália e Plantae.

- Zoologia: a biologia dos poríferos, celenterados, platielmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.

- Botânica: a biologia das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

- Ecologia: conceito, comunidade biótica, fatores abióticos, ecossistemas, relações alimentares, ciclos biogeoquímicos, fluxo de energia no ecossistema. Desenvolvimento sustentável.

- Higiene e saúde: carências nutricionais, doenças parasitárias.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BURNS, George W. Genética. Editora Guanabara Koogan.

CAPELETO, Armando. Biologia e Educação Ambiental. Editora Ática.

CLEFFI, Norma Maria. Curso de biologia - ecologia. Editora Harbra.

DIAS, Diaroni. Biologia Vegetal. Editora Moderna.

GIANSANTI, Roberto. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Atual.

GOWDAK, Demétrio. Citologia, embiologia, histologia. Editora FTD.

JUNQUEIRA, Luis Carlos. Biologia celular e molecular. Editora Guanabara Koogan.

WOLPERT, Lewis. Princípios da biologia do desenvolvimento. Editora Artes Médicas Sul.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Aspectos conceituais do ensino da arte; Arte como expressão; Arte como linguagem e arte como área de conhecimento.

- Abordagens metodológicas do ensino da arte.

- Contextualização, reflexo e fazer artístico.

- Artes visuais e percepção visual.

- Elementos formais das artes visuais; da dança, da música e do teatro.

- O ensino da arte e a estética.

- História da arte; movimentos artísticos;originalidade e continuidade.

- A construção do conhecimento em arte.

- Contextualização da formação profissional do professor.

- Análise da função do professor de arte diante de uma proposta inclusiva.

- Das origens da dança, do teatro, da música e das artes visuais à contemporaneidade.

- Características, produções e produtores dos principais períodos, escolas, movimentos e tendências no Brasil e no mundo.

- O conhecimento da arte no currículo escolar: razões e finalidades.

- O ensino da arte no ensino fundamental.

- O desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo sócio-cultural do ser humano.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Programa Cultura é Currículo. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br

SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Arte para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropARTCO MPredmd2003.pdf

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC?SEF. Volume Arte.

ALMEIDA, Berenice e PUCCI, Magda. Outras terras, outros sons. São Paulo: Callis, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.

BERTHOLT, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (org). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.

OSTROWER, Fayga Universos da Arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança, arte, educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na Sala de Aula. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VERTAMATTI, Leila Rosa Gonçalves. Ampliando o Repertório do Coro Infanto-Juvenil - um estudo de repertório inserido em uma nova estética. São Paulo: UNESP, 2007; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Educação Física: reprodução e mudança: elementos para uma prática libertadora e democrática.

- A educação física no currículo da educação básica: significado e possibilidades.

- Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em educação física.

- Corpo e sociedade: a cultura corporal enquanto construção social.

- Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares.

- Esporte: dimensões educativas da competição no âmbito escolar.

- Educação física, esporte e lazer.

- O movimento o se humano nas dimensões, política, histórica, sociocultural e biológica: sua importância e implicações pedagógicas.

- A educação física e a cidadania, inclusão e qualidade de vida; a educação física e suas diferentes abordagens; o ensino e a aprendizagem em educação física; procedimentos metodológicos e avaliatórios.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.

SEE. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008.

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DANTAS, E.H.M. A prática da preparação física. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N.; GALVÃO, Z.;

FERREIRA, L. A.; MOTA e SILVA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES NETO, L.; PONTE, G.; CUNHA, F. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte, Ijuí: Unijuí, 1994.

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 51/5, 25 de fevereiro de 2010.

LIMA, Elvira Souza. Neurociência e Aprendizagem. Editora Inter Alia. São Paulo, 2007.

MARCELINO, N. C. Lazer e educação. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1990.

PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas. Revista Paulista de Educação Física, v. 14, n. 1, p. 97-106, 2000.

SOUSA, E.S.; ALTMAN, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p. 52-68, 1999.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro - Teoria e prática da Educação Física. Editora Scipione, 1999.

FREIRE, João Batista. SCAGLIA, Alcides J. Educação como Prática Corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido - Edição 40. Rio de Janeiro: Ed. Paz Terra, 2005.

GARDNER, Howard; PERKINS, David; PERRONE, Vito e colaboradores. Ensino para a compreensão. A pesquisa na prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001

MOREIRA, Antônio Flávio B. (Org.). Currículo: Questões Atuais. Editora Papirus, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: WVA 2003.

TARDIF, Naurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TANI, Go (et alii) Educação física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU / EDUSP, 1988.

SOARES, C. et. al. Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar: São Paulo: Cortez, 1992.

SOLER, Reinaldo. Educação Física: ima abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - QUÍMICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Matéria e energia.

- Substâncias simples, substâncias compostas, substâncias puras, símbolos e fórmulas na representação de substâncias - o conceito de átomo e molécula.

- Misturas homogêneas e heterogêneas, processos de separação de uma mistura, critérios de pureza.

- Estados físicos e mudanças de estado, variações de energia nas mudanças de estado.

- Propriedades físicas dos materiais, pontos de fusão e ebulição, solubilidade e densidade.

- Estrutura da matéria.

- Construção atômica da matéria.

- Natureza elétrica da matéria.

- Carga elétrica e suas interações, massa e carga de elétron.

- Massas e cargas de prótons e nêutrons, aplicações.

- Massa atômica e molecular, conceito de quantidade de matéria e massa molar.

- Classificação periódica.

- Tabela periódica moderna, lei periódica, reconhecimento de períodos, colunas e famílias.

- Classificação dos elementos quanto à condutividade térmica e elétrica.

- Propriedades periódicas e periódicas: raio atômico e energia de ionização, volume atômico, pontos de fusão e ebulição, densidade, afinidade eletrônica e eletronegatividade.

- Ligações químicas.

- Ligação iônica, substâncias iônicas e suas propriedades.

- Ligações e interações intermoleculares.

- Funções químicas.

- Funções da química inorgânica.

- Produto iônico da água, conceito, escala e cálculos de ph.

- Química orgânica

- Substâncias orgânicas, conceito, fontes naturais e usos mais comuns.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

FELRE, Ricardo. Química Orgânica. São Paulo, volume 1, 2 e 3. Moderna, 5ª edição, 2001.

USBERGO, João & SALVADOR, Edgard. Química, volumes 1, 2 e 3, 9ª edição. São Paulo, Editora Saraiva, 2000.

PERUZZO, Tito Miragaia & CANTO, Eduardo Leite do, Química na Abordagem do Cotidiano. São Paulo, volume 1, 2 e 3, Moderna, 2ª edição, 1997.

BROWN, Theodore L.Química - Ciência Central. Livros Técnicos e Científicos Editora.

BRADY, E. Gerard. James E. Humiston .Química Geral - vol. I e vol. Livros Técnicos e Científicos.

NOVAIS, Vera Lúcia Duarte e. Química, volumes 1, 2 e 3, São Paulo, Atual Editora, 1999.

LEMBO, Antônio. Química, volumes 1, 2 e 3, São Paulo, Editora Ática, 1999.

JONES & ATKINS Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o mio ambiente, trad. I. Caracelli at al., Bookman, 2001.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - FÍSICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Fundamentos da física: Grandezas físicas e suas medidas.

- Conceitos e definições, medidas e padrões das grandezas físicas.

- Cinemática: conceitos e definições de posição, deslocamento, velocidades e acelerações média, instantânea escalar e vetorial.

- Movimento relativo, composto e de projéteis.

- Movimento circular uniforme e uniformemente.

- Força e energia.

- Lei de Newton.

- Forças elásticas e da gravidade.

- Forças de atrito.

- Conceitos de medidas de temperatura.

- Grandezas e equações termométricas.

- Equilíbrio térmico.

- Termômetros.

- Escalas termométricas e conversões entre escalas.

- Dilatação dos sólidos e líquidos.

- Relação entre massa específica e temperatura.

- Conceito e unidade de calor.

- Calor sensível e calor latente.

- Capacidade térmica e calor específico.

- Transmissão de calor.

- Condutores e isolantes térmicos.

- Mudança de Estados e Gases.

- Estados físicos de matérias, mudança de estado.

- Conceitos e definição de átomos, carga elétrica, processos de eletrização, condutores e isolantes.

- Forças de atração, repulsão.

- Vetor, campo elétrico e suas características.

- Natureza e programação da luz, definições e conceitos de luz, raio e feixe de raios luminosos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. p. 200- 273. - .

PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEM-TEC, 2002.

AMALDI, Hugo. Imagens da física: as ideias e as experiências, do pêndulo aos quarks. São Paulo: Scipione, 1995.

GONÇALVES FULHO, Aurélio. Física e realidade - Mecânica (vol 1) - Física térmica e óptica (vol II) - Eletricidade e magnetismo (vol 3). V.3. São Paulo: Scipione, 1997.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: Gravitação, ondas e termodinâmica, vol. 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, Editora, 6ª edição, 2002.

MÀXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Curso de Física (vol. 1, vol2, vol3) São Paulo: Scipione, 1997.

PARANÁ, Djalma Nunes. Física - Eletricidade (vol 1) - Termologia óptica, ondulatória (vol2) - Mecânica (vol 3). São Paulo: Ática, 1995.

RESNICK, R. Física. Rio de Janeiro: Livro Técnica Científico, 1984.

Os programas de provas dos empregos deste edital, tomam como base o referencial educacional atualizado a partir dos Parâmetros Curriculares

Nacionais e as disciplinas específicas de cada volume. Desta forma, aborda os conhecimentos sobre os fundamentos de cada ares de conhecimento, seu objeto de estudo, suas dimensões e implicações relativas à aplicação didática e metodológica no desenvolvimento de seu trabalho, considerando os princípios da educação e as especificidades do ensino aprendizagem em relação ao currículo da área de atuação.

Constam do anexo I, o programa de prova deste edital, sugestão bibliográfica para cada disciplina, no entanto, trata-se apenas de sugestão, o candidato poderá valer-se de outras obras que tratam dos assuntos em pauta, considerando-se em especial as obras básicas utilizadas nos cursos de graduação e livros didáticos utilizados.

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE ISENTO

Cargo:_____________________________________________________________________________________

Telefone para contato:_________________________________________________________________________

Eu, ____________________________________ Portador do RG. nº. ____________________ e do CPF nº. ___________________ residente na Rua _______________________________________ nº. ________________, Bairro ______________________________ no município de Guariba, Estado de São Paulo, declaro para os devidos fins, não possuir renda de qualquer natureza, não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, oferecido por sistema de previdência social oficial ou privado, e não estar recebendo seguro desemprego.

Dessa forma estou ciente de que as informações por mim prestadas devem representar a verdade.

Caso a analise dos documentos realizados pelo Fiscal do Processo Seletivo 02/2010 não atenda totalmente as exigências da Prefeitura Municipal de Guariba/SP, não terei direito a isenção para a realização da inscrição, seja qual for o motivo alegado, podendo, no entanto realizar a inscrição nas mesmas condições que dos demais candidatos, efetuando o pagamento do valor da inscrição exclusivamente no período estabelecido para a realização das inscrições.

Ciência e Assinatura do Candidato:

Guariba, _____ de novembro de 2010.

ANEXO III - RELAÇÃO DE TÍTULOS

Processo Seletivo nº.: 02/2010

Nome do Candidato:__________________________________________________________________________

Emprego:___________________________________ Nº. de inscrição:___________________________________

RELAÇÃO DOS TÍTULOS ENTREGUES

Títulos

Quantidade

Especialização Lato Sensu com carga horária mínima de 360 horas, que tenha relação direta com a área de Educação.

 

Diploma de Mestre em área educacional, com reconhecimento CAPES.

 

Diploma de Doutor na área educacional, com reconhecimento CAPES.

 

Obs. Preencher a quantidade de títulos em letra legível ou digitar nos campos destinados, entregar este formulário em 02 (duas) vias, conforme previsto no edital.

Data:_____/dezembro de 2010.

___________________
Assinatura do Candidato