Prefeitura de Doverlândia - GO

Notícia:   Prefeitura de Doverlândia - GO prorroga as inscrições do Concurso

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOVERLÂNDIA

ESTADO DE GOIÁS

PODER EXECUTIVO

EDITAL E REGULAMENTO DO CONCURSO Nº 001/2011

O MUNICÍPIO DE DOVERLÂNDIA, ESTADO DE GOIÁS, Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, com sede na Avenida Independência n°. 470 - Centro - CEP 75.855-000 - Doverlândia-GO., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.078.790/0001-28, neste ato representado por seu titular, Sr. GASPAR ALVES DE SOUZA, brasileiro, casado, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e nos termos do Art. 37 da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município e considerando a verdadeira necessidade do provimento de cargos, TORNA PÚBLICO que no período de 01 (primeiro) a 25 (vinte e cinco) de fevereiro de 2011, serão realizadas inscrições para AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE ENDEMIAS, AGENTE FISCAL, ANALISTA ADMINISTRATIVO, ARTÍFICE, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE SOCIAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-PSF, AUXILIAR DE FARMÁCIA, BIOMÉDICO(A), ENFERMEIRO(A), ENFERMEIRO(A)-PSF, FARMACÊUTICO(A), FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO(A), MÉDICO(A) CIRURGIÃO CLÍNICO GERAL, MÉDICO(A)-PSF, MONITOR(A) EDUCACIONAL, MOTORISTA, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO(A)-PSF, OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, PROFESSOR(A) PII, PSICÓLOGO(A), TÉCNICO(A) EM ENFERMAGEM, TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA, TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO e TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA, existentes no Plano de Cargos e Salários dos Servidores e Plano de Cargos do Magistério da Administração Direta, Autarquias e Fundações do Município de Doverlândia-GO., bem como para reserva técnica, para as vagas que ocorrerem nos limites de validade deste concurso, observadas as seguintes condições:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O Concurso para seleção de candidatos aos cargos públicos da Prefeitura Municipal de Doverlândia, será realizado e regido de acordo com as normas contidas no presente Edital e Regulamento.

1.2. O Concurso será de provas teóricas e específicas para todos os cargos e prática para o cargo de Assistente Administrativo.

1.3. O prazo de validade do Concurso será de 2 (dois) anos, prorrogável uma vez por igual período, contado da data de sua publicação e da homologação e, a critério da Administração Municipal.

1.4. Após a homologação do resultado final, a critério da Administração Pública Municipal, dar-se-á a nomeação dos candidatos aprovados em cada grupo funcional e classe do respectivo cargo, em conformidade com o Plano de Cargos dos Servidores, Plano de Cargos do Magistério do Município da Administração Direta, Autarquias e Fundações do Município Doverlândia - Goiás.

1.5. O enquadramento no Quadro Permanente de Cargos, do (s) candidato (s) aprovado (s) no Concurso Público, será sempre na primeira referência salarial de sua classe, dentro de seu grupo funcional e durante 3 (três) anos deverá cumprir o estágio probatório estando, no entanto, sob permanente avaliação.

1.6. Qualquer irregularidade na documentação do candidato empossado, detectada durante o período probatório, poderá incorrer no seu desligamento do Quadro de Pessoal, sem direito a indenização ou qualquer prejuízo para os cofres do Município de Doverlândia-GO

1.7. Além da habilitação no Concurso Público, o ingresso em cada cargo sempre dependerá de plena aptidão física e mental do(a) candidato(a), comprovada por Junta Médica Oficial, conforme dispuser o presente Edital.

1.8. É assegurada a livre participação das pessoas portadoras de deficiências que sejam compatíveis com o cargo e suas atribuições, sendo destinado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas.

1.9. Para efeito desse Concurso, consideram-se deficiências que asseguram o direito de concorrer às vagas reservadas na forma do item 1.8, somente aquelas conceituadas na medicina especializada, conforme Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e suas alterações.

1.10. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Às pessoas portadoras de deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pelo inciso VII do artigo 37 da Constituição Federal, de 05/10/1988, pelo artigo 37 do Decreto Federal n° 3.298/1999 e alterações posteriores, que regulamenta a Lei n° 7.853/1999, é assegurado o direito de inscrição no Concurso Público objeto deste Edital, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições dos cargos descritos neste Edital.

1- Das vagas estabelecidas neste item, reservar-se-ão 5% (cinco por cento) delas de cada cargo e das vagas existentes e das que vierem a surgir no prazo de validade do Concurso Público.

2- Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto Federal n° 3.298, de 20/12/1999.

3- Nos termos estabelecidos pelo Decreto Federal n° 3.298 de 20/12/1999, o candidato portador de deficiência deverá especificá-la na Ficha de Inscrição.

4- A necessidade de intermediários permanentes para auxiliar na execução das atribuições do cargo é obstativa à inscrição do Concurso.

5- Não obsta a inscrição ou o exercício das atribuições pertinentes ao cargo a utilização de material tecnológico de uso habitual.

6- Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto Federal n° 3.298/1999 e suas alterações, assim definidas:

a) Deficiência Física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

b) Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 3.000 Hz.

c) Deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°; ou a ocorrência simultânea de quaisquer condições anteriores.

d) Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho.

e) Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

7- Às pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições previstas no Decreto Federal n° 3.298/1999, particularmente em seu artigo 40, participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

8 - As condições especiais previstas nos §§ 1° e 2° do artigo 40 do Decreto Federal n° 3.298/1999 deverão ser solicitadas por escrito durante o período das inscrições, à Comissão de Concurso, ficando o deferimento do pedido condicionado à indicação constante do Laudo referido no item 10- a.

9- O atendimento às condições especiais solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido pela Comissão de Concurso.

10- No período das inscrições, o candidato deverá encaminhar o ANEXO X juntamente com a ficha de inscrição, à Comissão de Concurso (A/C Comissão de Concurso - Ref.: Laudo Médico - Prefeitura Municipal de Doverlândia - GO - Avenida Independência, 470 - centro CEP: 75.855-000), os documentos a seguir:

a) Laudo Médico, original e expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova. Ao laudo médico deverão ser anexadas as seguintes informações: nome completo, número do documento de identidade (RG), número do CPF e número do telefone.

b) O candidato portador de deficiência visual, além do envio da documentação indicada na letra "a" deste item, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, o formato adaptado de sua prova, observados os itens 11- e 12-.

c) O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional e/ou leitura de prova, além do envio de documentação indicada na letra "a" deste item, deverá encaminhar solicitação, por escrito, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, até o término das inscrições, observados os itens 8-. e 9-.

11 - Aos deficientes visuais (cegos) que solicitarem prova especial em Braile serão oferecidas provas nesse sistema e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção podendo, ainda, utilizar-se de soroban.

12 - Aos deficientes visuais (amblíopes) que solicitarem prova especial ampliada serão oferecidas provas com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

13 - O candidato portador de deficiência que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes nos itens acima perderá o direito de concorrer à reserva de vagas referida no item 1-.

14 - Será eliminado da lista de candidatos portadores de deficiência, o candidato cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição, não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral final.

15 - A não observância, pelo candidato, de qualquer das disposições deste Capítulo, implicará a perda do direito de ser nomeado às vagas reservadas aos portadores de deficiência física.

16 - Ao ser convocado, o candidato deverá submeter-se a Perícia Médica indicada pela Prefeitura Municipal de Doverlândia que terá a assistência de equipe multiprofissional, que confirmará de modo definitivo o enquadramento de sua situação como portador de deficiência e a compatibilidade com o cargo pretendido.

17 - Os candidatos que no ato da inscrição se declararem portadores de deficiência, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes divulgados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

1.11. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da Homologação do Concurso Público e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultada a incineração de registros escritos deste evento, mantendo-se pelo período de validade do Concurso Público e a ele referente.

1.12. Os cargos, área de atuação, quantitativo de vagas, requisitos, vencimento salarial, carga horária e a taxa de inscrição são os estabelecidos no presente Edital, conforme tabelas abaixo:

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR:

Cargos

Vagas

Vencimento (R$)

Carga Horária

Pré-requisitos

Taxa de inscrição

01

ANALISTA ADMINISTRATIVO

01

R$ 750,00

40 horas semanais

Curso Completo em Administração mais Registro Profissional no órgão de classe (CRA) e estar em dia com as obrigações junto ao órgão.

R$ 25,00

02

ASSISTENTE SOCIAL

01

R$ 750,00

40 horas semanais

Curso Superior completo de Serviço Social com registro no Conselho Regional de Serviços Sociais.

R$ 25,00

03

BIOMÉDICO(A)

01

R$ 1.300,00

40 horas semanais

Curso Superior Completo no curso de Biomedicina, com registro profissional no órgão de classe.

R$ 40,00

04

ENFERMEIRO (A)

02

R$ 1.000,00

40 horas Semanais;

Possuir formação superior em Enfermagem, com registro no COREN exigido na Legisl. Federal.

R$ 30,00

05

ENFERMEIRO(A) -PSF

04

R$ 1.000,00

40 horas semanais

Possuir formação superior em Enfermagem, com registro no COREN exigido na Legisl. Federal.

R$ 30,00

06

FISIOTERAPEUTA

01

R$ 1.200,00

40 horas semanais

Ensino Superior Completo em Fisioterapia, com registro profissional no órgão de classe.

R$ 40,00

07

FARMACÊUTICO (A)

01

R$ 1.000,00

40 horas semanais

Curso Superior Completo em Farmácia, mais registro no órgão de classe.

R$ 30,00

08

FONOAUDIÓLOGO (A)

01

R$ 750,00

40 horas semanais

Curso Superior Completo em Fonoaudiologia, mais registro no órgão de classe.

R$ 25,00

09

MÉDICO(A) CIRURGIÃO CLÍNICO GERAL

02

R$ 8.000,00

40 horas semanais

Ensino Superior Completo em Medicina, com registro profissional no CRM.

R$ 120,00

10

MÉDICO(A)-PSF

03

R$ 6.000,00

40 horas semanais

Ensino Superior Completo em Medicina, com registro profissional no órgão de classe.

R$ 100,00

11

NUTRICIONISTA

01

R$ 1.000,00

40 horas semanais

Curso Superior em Nutrição, com registro profissional no órgão de classe.

R$ 30,00

12

ODONTÓLOGO (A)-PSF

03

R$ 1.320,00

40 horas semanais

Curso Superior Completo em Odontologia mais Registro Profissional no órgão de classe.

R$ 40,00

13

PROFESSOR(A)- PII

31

R$ 654,50

30 horas semanais

Licenciatura Plena em Pedagogia, mais registro no MEC.

R$ 20,00

14

PSICÓLOGO(A)

01

R$ 750,00

40 horas semanais

Curso Superior completo em Psicologia mais Registro profissional no órgão de classe.

R$ 25,00

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO:

Nº.

Cargos

Vagas

Vencimento (R$)

Carga horária

Pré-requisitos

Taxa de inscrição

15

AGENTE FISCAL

02

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

Ensino Médio Completo;

R$ 18,00

16

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

20

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

-Ensino Médio Completo mais habilitação em Digitação e Micro Computador.

R$ 18,00

17

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-PSF

04

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

Ensino Médio Completo mais curso de formação na área.

R$ 18,00

18

AUXILIAR DE FARMÁCIA

01

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

Ensino Médio Completo.

R$ 18,00

19

MONITOR(A) EDUCACIONAL

12

R$ 600,00

30 horas semanais

Ensino Médio Completo na

modalidade Magistério ou antigo Normal.

R$ 18,00

20

TÉCNICO(A) EM ENFERMAGEM

14

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

Ensino Médio Completo, mais curso Técnico na área e Registro Profissional no órgão de classe.

R$ 18,00

21

TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA

02

R$ 600,00

40 horas semanais

Ensino Médio Completo mais habilitação em Digitação e Micro Computador.

R$ 18,00

22

TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO

01

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

Ensino Médio Completo, mais curso especifico e respectivo registro profissional;

R$ 18,00

23

TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA

01

R$ 900,00

40 horas semanais

Ensino Médio Completo, mais Curso Técnico de Formação na Área e Registro Profissional no órgão de classe.

R$ 30,00

CARGOS DE NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL: (1ª fase/2ª fase/completo/incompletos)

Cargos

Vagas

Vencimento (R$)

Carga horária

Pré-requisitos

Taxa de inscrição

24

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

06

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

-Ensino Fundamental completo, mais compromisso de residir no Município e setor de atuação do Programa, mais qualquer curso na área de saúde.

R$ 18,00

25

AGENTE DE ENDEMIAS

06

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

-Ensino Fundamental completo; Compromisso de residir no setor de atuação do Programa; - Mais curso na área da saúde.

R$ 18,00

26

ARTÍFICE

65

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

-1ª Fase do Ensino Fundamental Incompleto.

R$ 18,00

27

MOTORISTA

08

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

-Ensino fundamental incompleto e Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "D"

R$ 18,00

28

OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES

05

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

Ensino Fundamental Incompleto mais CNH - Carteira Nacional de Habilitação- Categoria "D"

R$ 18,00

29

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

05

R$ 510,00 + Complemento Salarial

40 horas semanais

- Ensino fundamental incompleto e CNH - Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "D"

R$ 18,00

2. DA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES:

Ministrar e executar os serviços que lhe forem atribuídos, atendendo as exigências da Secretaria ou Órgão que fizer referência à função, e de acordo com o Quadro Permanente do Plano de Cargos e Salários dos Servidores, do Plano de Cargos do Magistério do Município da Administração Direta, Autarquias e Fundações do Município de Doverlândia-GO, e alterações posteriores

3. DO REGIME EMPREGATÍCIO:

Os habilitados e classificados no concurso serão nomeados sob o Regime Estatutário.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

4.1. São requisitos para inscrição:

I - ser brasileiro (nato ou naturalizado);

II - ter 18 (dezoito) anos completos no ato da posse;

III - preencher requerimento que obedecerá à fórmula própria fornecida pela Internet e Prefeitura Municipal, no ato da inscrição;

IV - juntar ao requerimento:

a) Documento de identidade (fotocópia, acompanhada do original);

b) CPF (fotocópia, acompanhada do original);

c) 02 (duas) fotografias 3x4, tiradas recentemente;

d) Recibo de recolhimento da Taxa de Inscrição no valor correspondente ao cargo, efetuada no Banco do Brasil S/A, em favor da Prefeitura Municipal de Doverlândia - Agência 3670-6 Conta Corrente nº 20.094-8 - Conta Movimento, com a apresentação do comprovante de depósito na conta supra, efetuado na Agência do Banco Brasil S/A. Não se admitirá em hipótese alguma o depósito em caixa eletrônico ou via Internet, (pela internet será fornecido as informações sobre o Concurso, obtenção do Edital, Regulamento e ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e entregue junto a Prefeitura juntamente com o comprovante de depósito e os documentos solicitados), a ficha de inscrição também poderá ser obtida na Prefeitura.

e) Para os deficientes, apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência e solicitar, por escrito, os recursos especiais de que necessitar para realizar as provas, em conformidade com o requerimento contido no ANEXO deste Edital.

V - O deferimento da inscrição está vinculado à comprovação do pagamento do boleto bancário pela instituição bancária credora.

VI - As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo ser excluído do Concurso Público aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

VII - verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será ela cancelada.

4.2. São considerados documentos de identidade: as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pelas Polícias Militares, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo, com foto), além das carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos, que por Lei Federal, valem como identidade, desde que dentro do prazo de validade.

4.3. O candidato deverá apresentar o documento original no dia das provas.

4.4. O pagamento da Taxa de Inscrição deverá ser efetuado em dinheiro.

4.5. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de categoria funcional, exceto para os casos em que houver alteração do Edital.

5. DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

5.1. O Candidato que comprovar estar em estado de hipossuficiência econômica, ou seja, baixa renda, poderá requerer, junto com o pedido de inscrição e isenção da referida taxa para qualquer cargo oferecido no edital do concurso público 001/2011;

5.2. O interessado deverá apresentar juntamente com o pedido de inscrição, o pedido de isenção da taxa de inscrição, conforme formulário, constante do ANEXO X deste Edital;

5.3. A isenção da taxa de inscrição será concedida principalmente às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal - Decreto nº. 6.135/07, que comprovarem possuírem o cartão de benefício de qualquer um dos programas sociais instituídos pela União.

5.4. A comprovação do cartão poderá se feita por cópia autenticada ou por cópia simples, sendo que nesse caso o interessado deverá apresentar o original no ato do requerimento, ocasião em que o próprio servidor da prefeitura que estiver procedendo á inscrição, ou que receber o requerimento, constará que o mesmo confere com o original.

5.5. Também poderão gozar da isenção da taxa, os beneficiários do Programa Renda Cidadã - Goiás - Lei n. 13.605/2000, além das pessoas que comprovarem, mediante documento idôneo, serem beneficiárias de outros programas com o mesmo perfil em qualquer unidade do País.

5.6. Aqueles que não estão incluídos em qualquer programa social poderão obter, junto a Secretaria que cuida da área de Assistência Social do Município de Doverlândia, preenchidas as condições estabelecidas pela Assistente Social do Município, a guia de isenção, devendo a referida profissional assinar a guia em conjunto com o responsável pelo órgão mencionado.

5.7. A caracterização da hipossuficiência está condicionada à declaração expressa do candidato, RESPONDENDO CIVIL E CRIMINALMENTE PELO SEU TEOR.

5.8. A análise dos pedidos de isenção e o deferimento ou não destes é de competência da Comissão Organizadora do Concurso.

5.9. A análise dos pedidos de isenção será feita no momento do requerimento, comunicando o resultado ao interessado de forma imediata.

5.10. Do indeferimento da isenção caberá recurso à Comissão de Concurso, no prazo de 2 (dois) dias da ciência do indeferimento.

5.11. O candidato, cujo pedido de isenção for deferido, deverá, obrigatoriamente, efetivar sua inscrição, pessoalmente ou por procuração, na sede da Prefeitura Municipal de Doverlândia, situada na Avenida Independência n°. 470 - Centro - impreterivelmente, até o dia 25/02/2011, no horário de 8h às 11h e 13h às 17h apresentando:

a) original e fotocópia legível (frente/verso) da cédula de identidade ou outro documento equivalente, de valor legal, sendo que a fotocópia ficará retida no ato da inscrição;

b) Original e fotocópia legível (frente/verso) do CPF, sendo que a fotocópia ficará retida no ato da inscrição (permitido o protocolo).

6. DAS INSCRIÇÕES:

6.1. As inscrições deverão ser realizadas, no período de 01 (primeiro) a 25 (vinte e cinco) de fevereiro de 2011. O formulário de inscrição poderá ser preenchido via Internet, no endereço eletrônico www.torresadvogadosassociados.com.br devendo ser entregue na Prefeitura Municipal de Doverlândia - GO O atendimento será das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, na sede da Prefeitura.

6.2. Será permitida a inscrição por terceiros mediante procuração do(a) interessado(a) e apresentação do comprovante (original) de depósito bancário no valor da inscrição, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do(a) candidato(a). Esses documentos serão retidos.

6.3. Não será admitida inscrição condicional ou provisória, sem a apresentação da documentação obrigatória e da taxa de pagamento.

6.4. Ao candidato só será permitida inscrição para um único cargo.

6.5. A TORRES ADVOGADOS ASSOCIADOS LTDA não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Mesmo nos casos de inscrição por procuração, o candidato(a) é responsável por todas as informações prestadas no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros no preenchimento desse documento.

6.6. Ao entregar o requerimento devidamente assinado e os documentos exigidos para a inscrição ao concurso, o (a) candidato (a) receberá o comprovante da inscrição com o número, que servirá como Cartão de Identificação e sem o qual não terá ingresso no recinto onde serão realizadas as provas.

6.7. O requerimento de inscrição deverá ser preenchido, via internet ou manual sem rasuras ou emendas, ou em formulário fornecido pela Prefeitura Municipal. Se solicitado via internet deverá ser preenchido, impresso e levado à Prefeitura que se completará a inscrição mediante a apresentação dos documentos pessoais e o recolhimento da Taxa de Inscrição.

6.8. Ao fazer a inscrição e assinar o requerimento o(a) candidato(a) não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre as disposições contidas no Edital.

6.9. No ato da inscrição o(a) candidato(a) receberá o ANEXO (Anexo do Candidato) para o cargo respectivo, que também estará disponível via internet no site www.torresadvogadosassociados.com.br que define o conteúdo exigido em cada disciplina e sobre o qual versarão as provas.

6.10. O prazo para recebimento de inscrições encerrar-se-á às 17:00 horas do dia 25 (vinte e cinco) de fevereiro de 2011. Examinada a documentação apresentada e satisfeitas as exigências, o membro Presidente da Comissão de Concursos, nomeado pelo Decreto nº. 008/2011, de 20 de janeiro de 2011, do Chefe do Poder Executivo, homologará as inscrições cujo ato, será publicado e afixado no Placar Oficial de Publicidade da Prefeitura Municipal.

6.11. As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a TORRES ADVOGADOS ASSOCIADOS do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta.

6.12. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública, ou na forma prevista no presente edital.

6.13. A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores de deficiência será divulgada na Internet, no endereço eletrônico www.torresadvogadosassociados.com.br

6.14. Na eventualidade do nome do candidato não constar da lista de candidatos inscritos, mas que seja apresentado o respectivo protocolo de inscrição, efetuado nos moldes previstos neste Edital, este poderá participar do Concurso Público devendo preencher formulário específico.

6.15. A inclusão de que trata este item será realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da regularidade da referida inscrição.

6.16. Constatada a irregularidade da inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito à reclamação, independente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

6.17. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá encaminhar a Empresa Torres Advogados Associados LTDA, o Requerimento de Condições Especiais (Anexo XIII).

6.18. A candidata em aleitamento deverá anexar, ao requerimento, uma cópia legível do documento de identificação do acompanhante, o qual terá acesso ao local de realização das provas mediante apresentação do documento original de identidade.

6.19. O acompanhante da candidata ficará em sala reservada para amamentação, sendo o responsável pela guarda da criança no local de realização da prova. A candidata que não levar acompanhante não poderá realizar a prova.

6.20. Os casos de alterações psicológicas e/ou fisiológicas permanentes ou temporárias (gravidez, estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, crises reumáticas, luxações, fraturas, crises de labirintite, e entre outros), que impossibilitem a realização de cada prova, diminuam ou limitem a capacidade física dos candidatos, não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado, respeitando-se o princípio da isonomia.

6.21. O candidato que apresentar algum comprometimento grave das condições físicas que o impeça de realizar as Provas (por motivos tais como pós-operatório, acidente, gravidez de risco, e outros) estará automaticamente eliminado do Concurso Público, não cabendo nenhum recurso contra esta decisão.

6.22. O prazo de inscrição poderá ser prorrogado no caso do número de candidatos ser inferior ao das vagas iniciais a serem preenchidas, ficando a critério da Comissão de Concurso da Prefeitura Municipal de Doverlândia, a adoção de tal medida.

7. DA COMISSÃO EXAMINADORA:

7.1. O Concurso Público será realizado sob a fiscalização da comissão nomeada por Decreto do Executivo Municipal, composta de 03 (três) membros titulares, que será responsável pelo certame desde a abertura das inscrições até a homologação, auxiliada pela empresa contratada para a prestação dos serviços.

7.2. A comissão examinadora será auxiliada por membros da comunidade que atuarão como fiscais, se necessário.

8. DAS PROVAS:

8.1. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar o documento de identidade original, na forma definida nesse Edital, será automaticamente excluído do Concurso.

8.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início munido de caneta esferográfica azul ou preta, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

8.3. A ausência do candidato a qualquer uma das provas do concurso de que trata este Edital acarretará a sua eliminação do Concurso.

8.4. As provas teóricas e específicas, para os cargos constantes dos Anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX, serão aplicadas às 9:00 horas do dia 13 (treze) de março de 2011 e se encerrarão às 12:00 horas. As provas serão realizadas nas Escolas Municipais existentes no Município. A lista com o nome dos candidatos, e respectivo local das provas será afixada no Placar da Prefeitura, em locais públicos e no site da empresa.

8.5. As provas serão elaboradas, aplicadas e corrigidas por profissionais especializados, sob a fiscalização da Comissão de Concurso.

8.6. As provas teóricas objetivas do Concurso versarão sobre conteúdos específicos conforme os ANEXOS que fazem parte integrante deste Edital, e de acordo com o cargo a que o(a) candidato(a) estiver concorrendo, nas seguintes disciplinas, para os cargos de:

- ARTÍFICE, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES e OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, , nas seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa - 10 questões

b) Matemática - 10 questões

c) Conhecimentos Gerais- - 10 questões

d) Conhecimentos Específicos atinente ao cargo - 20 questões

- AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE ENDEMIAS, ASSISTENTE SOCIAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-PSF, AUXILIAR DE FARMÁCIA, BIOMÉDICO(A), ENFERMEIRO(A), ENFERMEIRO(A)-PSF, FARMACÊUTICO(A) FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO(A), MÉDICO(A) CIRURGIÃO CLÍNICO GERAL, MÉDICO(A)-PSF, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO(A)-PSF, PSICÓLOGO(A), TÉCNICO(A) EM ENFERMAGEM, TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO e TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA, nas seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa - 10 questões

b) Conhecimentos do Sistema de Saúde -SUS - 10 questões

c) Conhecimentos Específicos atinente ao cargo - 30 questões

- AGENTE FISCAL, ANALISTA ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO e TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA, nas seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa - 10 questões

b) Matemática/Raciocínio Lógico - 10 questões

c) Informática Básica - 10 questões

d) Conhecimentos Específicos atinente ao cargo- 20 questões

- MONITOR(A) EDUCACIONAL, nas seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa - 10 questões

b) Matemática Básica de Ensino Fundamental - 10 questões

c) Conhecimentos Didáticos Pedagógico - 10 questões

d) Conhecimentos Específicos atinente ao cargo - 20 questões

- PROFESSOR(A) P-II, nas seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa - 15 questões

b) Legislação Educacional - 05 questões

c) Conhecimentos Didático-Pedagógicos - 10 questões

d) Conhecimentos Específicos atinente ao cargo- 20 questões

8.7. O concurso será realizado em uma fase eliminatória, contendo provas teóricas e específicas (ao candidato) sobre atribuições pertinentes ao cargo, conforme os Anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX.

8.8. Serão atribuídas às provas, notas que variam de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.9. As Provas de Língua Portuguesa, de Matemática, de Conhecimentos Gerais, de Conhecimento do Sistema de Saúde - SUS, Noções de Informática, Informática Básica, Legislação Educacional, Conhecimentos Didático-Pedagógicos e Conhecimentos Específicos, constarão de questões objetivas de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, A, B, C, D e E com uma única resposta, versando sobre os programas contidos neste Edital, buscando avaliar o grau de conhecimento do candidato para o desempenho do cargo.

8.10. As provas objetivas constarão de 50 (cinquenta) questões objetivas de múltipla escolha, valendo 02 (dois) pontos cada, e versarão sobre conteúdos programáticos constantes dos Anexos, integrantes do presente Edital;

8.11. Para os cargos de: - ARTÍFICE, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES e OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, - a prova teórica terá o valor máximo de 100 (cem) pontos, com um total de 50 (cinquenta) questões, divididas em Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, com 10 (dez) questões cada uma e a prova Específica atinente ao cargo com 20 (vinte) questões, a partir da questão 31, sendo ambas objetivas e de múltipla escolha, com cinco alternativas representadas pelas letras A, B, C,D e E, com pesos iguais.

8.12. Para os cargos de: - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE ENDEMIAS, ASSISTENTE SOCIAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-PSF, AUXILIAR DE FARMÁCIA, BIOMÉDICO(A), ENFERMEIRO(A), ENFERMEIRO(A)-PSF, FARMACÊUTICO(A) FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO(A), MÉDICO(A) CIRURGIÃO CLÍNICO GERAL, MÉDICO(A)-PSF, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO(A)- PSF, PSICÓLOGO(A), TÉCNICO(A) EM ENFERMAGEM, TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO e TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA , - a prova teórica terá o valor máximo de 100 (cem) pontos, com um total de 50 (cinquenta) questões, divididas em Língua Portuguesa, Conhecimentos do Sistema de Saúde -SUS , com 10 (dez) questões cada uma e a prova Específica atinente ao cargo com 30 (trinta) questões, a partir da questão 21, sendo ambas objetivas e de múltipla escolha, com cinco alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com pesos iguais.

8.13. Para os cargos de: - AGENTE FISCAL, ANALISTA ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO e TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA, - a prova teórica terá o valor máximo de 100 (cem) pontos, com um total de 50 (cinquenta) questões, divididas em Língua Portuguesa e Matemática, com 10 (dez) questões cada uma, a prova de Informática Básica, com 10 (dez) questões e a prova Específica atinente ao cargo com 20 (vinte) questões, a partir da questão 31, sendo ambas objetivas e de múltipla escolha, com cinco alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com pesos iguais.

8.14. Para o cargo de MONITOR(A) EDUCACIONAL, a prova teórica terá o valor máximo de 100 (cem) pontos, com um total de 50 (cinquenta) questões, divididas em Língua Portuguesa, Matemática Básica de Ensino Fundamental e Conhecimentos Didático-Pedagógicos, com 10 (dez) questões cada uma e a prova Específica atinente ao cargo com 20 (vinte) questões, a partir da questão 31, sendo ambas objetivas e de múltipla escolha, com cinco alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com pesos iguais;

8.15. Para o cargo de: PROFESSOR(A) P-II, a prova teórica terá o valor máximo de 100 (cem) pontos, com um total de 50 (cinquenta) questões, divididas em Língua Portuguesa, Legislação, Conhecimentos Didático-Pedagógicos, com 15 (quinze) questões a primeira, 05 (cinco) questões a segunda e 10 (dez) questões a terceira e a prova Específica atinente ao cargo com 20 (vinte) questões, a partir da questão 31, sendo ambas objetivas e de múltipla escolha, com cinco alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com pesos iguais;

8.16. Para o cargo de: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO e TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA haverá prova obrigatória de Prática de Digitação a ser realizada na mesma data, a partir das 14:00 horas em local a ser divulgado no horário da prova objetiva e terá caráter eliminatório e classificatório, e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos: Somente serão avaliados e classificados os candidatos habilitados e classificados na prova objetiva.

a) A prova consistirá para dos dois primeiros, na digitação de texto, com observância principalmente da agilidade e visão geral de formatação de texto, sendo utilizados MICRO COMPUTADOR COM PROCESSADOR DE TEXTOS MICROSOFT WORD;

b) O candidato deverá estar apto a digitar e utilizar qualquer tipo de teclado e mouse;

c) O candidato será responsável por qualquer falha decorrente de tecla acionada indevidamente, a qual venha a prejudicá-lo durante a realização da prova prática, devendo o candidato ter conhecimento básico de informática 16 que lhe permita solucionar o problema, caso isto ocorra;

d) O texto a ser digitado apresentará aproximadamente 1.472 (hum mil, quatrocentos e setenta e dois) caracteres, devendo o candidato digitar e imprimir o texto devidamente assinado e repassá-lo para a Banca Examinadora, de acordo com as instruções, sendo que, o não cumprimento deste item, implicará na eliminação do candidato;

e) O tempo total para a execução da digitação será de 15 (quinze) minutos;

f) Será considerado erro para efeito de desconto: na ortografia, omissão, excesso e/ou troca de letras, sinais e acentos; falta ou excesso de espaços; falta ou uso indevido de maiúscula/minúscula e cada discordância do texto original;

g) Os erros serão computados toque a toque, sendo considerado um erro para cada ocorrência citada no item "f";

h) Serão considerados toques brutos todos os caracteres digitados pelo candidato, no tempo estipulado, tais como: letras, letras acentuadas e espaços entre as palavras;

i) Serão consideradas toques líquidos, os toques brutos, menos três vezes o total de erros cometidos, segundo a fórmula

NTL = NTB - 3 x ERROS

NTL =Toques Líquidos

NTB =Toques Brutos

ERROS = Descontos por erros cometidos

j) Serão atribuídos 100 pontos ao texto formatado, em que o candidato tenha produzido, no mínimo, 1.472 toques líquidos em 15 (quinze) minutos. Para o cálculo da nota correspondente ao número de toques líquidos do candidato, será aplicada a regra de três simples, conforme exemplo na Tabela abaixo:

NTL

PONTUAÇÃO

1.472

100

1.325

90

1.178

80

1.030

70

883

60

736

50

=< 735

ELIMINADO

8.17. Será considerado habilitado e classificado, conforme o caso, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos na prova objetiva.

8.18. Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer outro motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos.

8.19. No dia da realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer no local de exame portando armas ou aparelhos eletrônicos (agenda eletrônica, bip, gravador, notebook, pager, palmtop, receptor, relógios com banco de dados, telefone celular, walkman, etc.) ou semelhantes.

8.20. A TORRES ADVOGADOS ASSOCIADOS LTDA., não se responsabilizará pela perda ou extravio de objetos e/ou equipamentos eletrônicos, durante a realização das provas.

8.21. As provas serão individuais, não sendo tolerado qualquer tipo de comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, notas, manuais, impressos, quaisquer espécies de anotações, celulares, calculadoras, tabuadas e similares. Reserva-se à Comissão realizadora do Concurso Público e aos Fiscais, o direito de excluir do recinto e eliminar o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como, toma medidas saneadoras, estabelecendo critérios para resguardar a execução individual e correta das provas.

8.22. Não haverá segunda chamada, sob nenhuma hipótese, para qualquer prova sendo eliminado(a) o(a) candidato(a) faltoso(a), sem direito a qualquer reclamação.

8.23. Não haverá aplicação de provas fora do local destinado a todos os candidatos, sob nenhum motivo.

8.24. Será desconsiderada a questão que:

a) não apresentar nenhuma alternativa assinalada;

b) apresentar alternativa (s) rasurada (s);

c) tiver mais de uma alternativa assinalada;

d) estiver assinalada diferente do proposto no Cartão-Resposta.

8.25. Somente terão validade as alternativas lançadas no Cartão-Resposta;

8.26. É de exclusiva responsabilidade do candidato, assinar e preencher devidamente o Cartão-Resposta, bem como conferir os dados nele constante.

8.27. O cartão-resposta não será substituído, ressalvado se tiver erro de impressão.

8.28. Ao concluir a prova objetiva, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o Cartão-Resposta.

8.29. O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas 1(uma) hora após o início da mesma.

8.30. O candidato somente poderá levar o caderno de provas após 2(duas) horas do início da mesma.

8.31. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos após o fechamento do envelope contendo os Cartões-resposta e folha de assinatura dos candidatos presentes e ausentes e assinatura da ata de sala atestando que o envelope foi devidamente lacrado.

8.32. Após assinar a folha de frequência, até a entrega do cartão-resposta, o candidato não poderá ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal.

8.33. Eventuais erros no caderno de provas ou Cartão-Resposta, referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, deverão ser comunicados apenas no dia de realização das provas, na sala de prova, junto ao fiscal que fará o registro em ata.

8.34. O candidato que não solicitar a correção nos termos deste item deverá arcar, exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão.

8.35. A correção dos Cartões Respostas será feita por equipamento eletrônico e o candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar o cartão, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

8.36. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados.

8.37. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 8.1. deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

8.38. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

8.39. Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, a TORRES ADVOGADOS ASSOCIADOS LTDA, poderá proceder à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das provas.

8.40. O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.

8.41. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

8.42. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palm top, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer fase do concurso público;

l) não permitir a coleta de sua assinatura e/ou de sua impressão digital.

8.43. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

8.44. Expirado o prazo para a realização das provas, os cartões de respostas serão imediatamente recolhidos pelos fiscais e entregues à comissão examinadora, que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para a correção e publicação.

8.45. Não se admitirá a entrada no recinto das provas, de candidato (a) que não estiver munido do cartão de identificação (comprovante de inscrição), fornecido pela Comissão de Concursos acompanhado da carteira de identidade original.

8.46. As provas serão recolhidas, pelos fiscais, juntamente com os cartões de respostas e poderão ser devolvidas aos interessados após o término do horário previsto.

8.47. O cartão de respostas será o único documento válido para a correção. O seu preenchimento será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), sendo assim, arcará com os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente. Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com este Edital e com as instruções ao candidato, tais como: dupla marcação, marcação rasurada ou emendada.

8.48. Não serão consideradas para a correção as marcações feitas no caderno de provas. O caderno de provas é de preenchimento facultativo.

8.49. Qualquer dúvida ou reclamação sobre a falta de alguma parte da prova ou qualquer outro defeito gráfico, erro de conteúdo da prova, deve ser questionado durante a prova, sendo intempestiva e de pronto indeferida a arguição feita após o término da mesma.

9 . DA CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO:

9.1. O(A) Candidato(a) que realizar prova teórica e específica será considerado(a) classificado(a) se obtiver, no mínimo, 50 (cinquenta) pontos da somatória das provas, conforme disposto neste Edital.

9.2. Para todos os candidatos a nota final será igual ao total de pontos obtidos na prova teórica, cujo resultado será feito por meio de equipamento eletrônico de leitura óptica, acrescido dos pontos obtidos na prova específica.

9.3. Para os candidatos que farão prova prática: os pontos obtidos na prova objetiva (teórica e específica), somado aos pontos obtidos na prova prática e dividido por dois.

I - Na hipótese de empate na nota final, os critérios de desempate serão:

a) O (a) candidato (a) que obtiver melhor nota na prova Específica;

b) Permanecendo o empate, o(a) candidato(a) mais idoso(a);

c) For casado, viúvo, divorciado ou separado judicialmente;

d) A classificação dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente.

9.4. A homologação do Concurso dar-se-á por ato do Prefeito Municipal, à vista de relatório final sobre todas as fases do concurso, elaborado pela Comissão do Concurso.

9.5. O resultado do Concurso será afixado no placar da Prefeitura Municipal de Doverlândia e ainda será divulgado na Internet no endereço eletrônico www.torresadvogadosassociados.com.br. e caberá recurso nos termos deste Edital.

9.6. A lista de aprovados, será divulgada apenas na proporção de 4 (quatro) candidatos por vaga, ficando como reserva técnica, 3 (três) candidatos por vaga, obedecendo o prazo de validade do concurso.

9.7. Os demais candidatos estarão automaticamente desclassificados e eliminados do certame, não gerando nenhuma expectativa de ser convocado.

10. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS:

10.1. O Gabarito Oficial será fornecido em até 2 (dois) dias úteis, após a realização das provas, afixado em local público e no Placar de Publicidade da Prefeitura Municipal de Doverlândia - GO e ainda será divulgado na Internet no endereço eletrônico www.torresadvogadosassociados.com.br. e caberá recurso nos termos deste Edital.

10.2. Será admitido recurso contra o Gabarito Oficial até 2 (dois) dias após a publicação do mesmo.

10.3. Admitir-se-á um único recurso por candidato(a) para o referido Concurso Público - Anexo XII, integrante deste Edital.

10.4. Somente serão apreciados recursos preenchidos com clareza e interpostos dentro do prazo e em formulário próprio que estará à disposição dos candidatos no protocolo da Prefeitura Municipal de Doverlândia, a partir do primeiro (1º) dia até o 2º dia útil após a publicação dos resultados do concurso.

10.5. O (s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes, conforme item 8.18.

10.6. Os recursos devem ser protocolados no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Doverlândia, dirigidos à Comissão de Concurso Público do Município de Doverlândia-GO, nomeada pelo Decreto nº. 008/2011, de 20 de janeiro de 2011.

10.7. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, devendo ser considerado, para tanto, a data da correspondência, no protocolo geral.

10.8. Caso haja procedência de recurso interposto dentro das especificações poderá, eventualmente, alterar a classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou inferior ou ainda poderá ocorrer à desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para aprovação;

10.9. Caberá recurso administrativo contra indeferimento de pedido de isenção da Taxa de Inscrição, nos termos do item 5. do presente Edital, na forma e no prazo estipulado.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1. Efetivada a inscrição, a entrega do requerimento e recebimento do respectivo COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO, pelo(a) candidato(a) implicará conhecimento destas instruções e compromissos, já expressos no formulário/requerimento de inscrição, de aceitar as condições do concurso, nos termos em que se acham estabelecidos neste Edital, na forma de Regulamentos e Leis em vigor, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

11.2. Os candidatos aprovados serão nomeados e lotados em sua área específica, de acordo com as necessidades e conveniências da Administração Municipal.

11.3. A classificação nas provas não assegura ao(à) candidato(a) o direito à nomeação devendo, ainda, comprovar que possui boa condição física e mental (apresentar os exames atualizados: Eletrocardiograma, Machado Guerreiro e Hemograma Completo), por Junta Médica Oficial do Município de Doverlândia-GO

11.4. Para ingressar nos quadros da Administração Municipal é indispensável apresentar, no ato da posse, os seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) Título de Eleitor com o comprovante de estar quite com a Justiça Eleitoral;

d) Certificado de Reservista ou Alistamento Militar (para os candidatos do sexo masculino);

e) Certificado de Conclusão do Ensino Superior, mais registro profissional no órgão de classe, para os cargos de:

ANALISTA ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE SOCIAL, BIOMÉDICO(A), ENFERMEIRO(A), ENFERMEIRO(A)-PSF, FARMACÊUTICO(A), FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO(A), MÉDICO CIRURGIÃO CLÍNICO GERAL, MÉDICO(A)-PSF, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO(A), PROFESSOR P-II e PSICÓLOGO(A);

f) Certificado de Conclusão do Ensino Médio, para os cargos de AGENTE FISCAL E AUXILIAR DE FARMÁCIA;

g) Certificado de Conclusão do Ensino Médio, na modalidade Magistério ou antigo Normal para o cargo de MONITOR(A) EDUCACIONAL;

h) Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os cargos de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO e TÉCNICO EM INFORMÁTICA, mais habilitação em Digitação e Micro Computador;

i) Certificado de Conclusão do Ensino Médio, para os cargos de TÉCNICO(A) EM ENFERMAGEM, TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO e TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA, mais curso técnico na área e registro profissional no órgão de classe;

j) Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental Completo, para os cargos de: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE ENDEMIAS e AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-PSF, mais qualquer curso na área da saúde e comprovante de residência;

k) Comprovantes de Escolaridade do Ensino Fundamental Incompleto para os cargos de ARTÍFICE, MOTORISTA (CNH categoria "D"), OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES e OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS (CNH categoria "D");

l) Certidão Negativa da Fazenda Pública Municipal do Município de Doverlândia- GO;

m) Atestado Médico, para todos os cargos (Saúde Física e Mental), por Junta Médica Oficial do Município de Doverlândia-Goiás.

11.5 Os documentos enumerados de "a" a "m" deverão ser entregues mediante fotocópia autenticada em cartório ou por servidor público do município de Doverlândia.

11.6 A apresentação da documentação acima referida deverá ser no prazo que for fixado por Edital de Convocação para a posse do(a) candidato(a) nos quadros da Administração Municipal, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período a pedido do favorecido. No caso de não atendimento do o prazo fixado, tornará sem efeito a convocação extinguindo a vaga do candidato.

11.7 Não será fornecido ao(à) candidato(a), qualquer documento comprobatório de classificação no concurso, valendo para esse fim a homologação publicada no Diário Oficial do Estado ou no Placar Oficial da Prefeitura Municipal.

11.8 A aprovação dos candidatos no Concurso e dentro do limite de vagas previstas neste Edital, não lhes assegura o direito à nomeação no prazo de sua validade.

11.9 Os candidatos deverão comparecer ao local de provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos com o comprovante de inscrição, carteira de identidade (original) ou equivalente e caneta azul ou preta.

11.10 Ao terminar a prova o(a) candidato(a) entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala o Cartão de Resposta.

11.11 Será excluído do concurso o(a) candidato(a) que:

a) fizer em qualquer documento, declaração falsa, inexata para fins de nomeação e posse;

b) não comprovar a escolaridade e os pré-requisitos na posse;

c) deixar de apresentar quaisquer dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos no item 11.4;

11.12. Na hipótese dos subitens "b" e "c", do item 11.11, deste Capítulo, o(a) candidato(a) terá a sua nomeação invalidada por ato do Prefeito Municipal.

11.13. A carga horária especificada nos Anexos integrantes do presente Edital, para os candidatos aprovados no presente certame, será de acordo com previsto em Lei.

11.14. Os casos omissos, serão resolvidos pelo Presidente da Comissão mediante provocação dos membros da mencionada comissão.

11.15. Quaisquer outras informações, bem como cópia do Edital, poderão ser obtidas no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal ou com a Presidência da Comissão de Concurso, em horário de expediente e também no endereço eletrônico da firma: www.torresadvogadosassociados.com.br.

11.16. A aprovação no concurso não gera direito à contratação, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem da classificação final.

11.17. Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados finais do Concurso Público.

11.18. A realização do certame será feita sob exclusiva responsabilidade da TORRES ADVOGADOS ASSOCIADOS LTDA. e da Administradora de Empresa JOARLA TEREZA MORAES SALES - devidamente inscrita no CRA/GO. sob o n.º 7059, em conformidade com a legislação vigente.

11.19. Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente pela Comissão do Concurso Público da Prefeitura Municipal de DOVERLÂNDIA e pela TORRES ADVOGADOS ASSOCIADOS LTDA., no que tange à realização deste Concurso.

Doverlândia-GO, 25 de janeiro de 2011.

GASPAR ALVES DE SOUZA JOARLA TEREZA MORAES SALES

-Prefeito Municipal- -CRA/GO Nº 7059-

ANEXO I

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011:

CARGO: ARTÍFICE (Todas as atribuições de: Serviços Gerais, Guardas Noturno, Porteiro, Servente, Lavador, Jardineiro, Merendeira e Limpeza).

Número de Vagas - 65

Vaga para Deficiente - 04

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. de Salário Mínimo

Requisitos para provimento -1ª Fase do Ensino Fundamental Incompleto;

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

- Executar as atividades e serviços gerais, de nível primário, envolvendo orientação e execução de serviços operacionais semi-qualificados de infraestrutura, conservação, limpeza e outros serviços afins;

- Executar serviços, assim como conservar as dependências e materiais sob sua guarda em perfeitas condições de limpeza dos diversos setores;

- Executar trabalhos externos, braçais ou não, desde que não exijam especialização;

- Limpar o local que seja determinado, bem como, paredes, janelas, portas, máquinas, móveis e equipamentos;

- Executar serviços de limpeza em escadarias, arquibancadas, áreas e pátios;

- Limpar carpetes, lustres, lâmpadas, luminárias, fechaduras e olear móveis;

- Trocar toalhas, colocar sabão e papel sanitário nos banheiros e lavatórios;

- Varrer, lavar e encerar pisos; Remover lixos e detritos;

- Desinfetar bens móveis e imóveis;

- Roçar áreas públicas e lotes, fazer e consertar cercas de arame, abrir valetas, tapar buracos, limpar meios fios e calhas, limpar e reparar estradas e bueiros;

- Marcar campos, colocar e retirar redes e bandeirolas;

- Desempenhar tarefas de conservação e limpeza em geral;

- Executar serviços em geral tais como: colocar e retirar placas de sinalização, serviços de lavar e passar, transportar e carregar material de um local para outro;

- Prestar serviços de apoio, transporte e conservação de estradas;

- Atender aos cidadãos que se dirigirem às suas pessoas, prestando as informações solicitadas com educação, encaminhando para quem possa melhor atendê-lo;

- Carregar e descarregar veículos em geral, transportar mercadorias e materiais de construção, bem como todos os demais serviços braçais que sejam necessários e determinados a sua execução por superior;

- Fazer mudanças;

- Proceder à limpeza de fossas;

- Efetuar serviços de capina em geral, coletar lixo, varrer, lavar e remover o lixo e detritos das ruas e prédios municipais;

- Recolher o lixo a domicílio com os equipamentos disponíveis. Auxiliar em tarefas de construção, calçamento e pavimentação em geral;

- Auxiliar no recebimento, entrega, pesagem e contagem de materiais;

- Executar faxinas em geral nos bens públicos;

- Exercer tarefas afins ou que sejam determinadas por seus superiores.

Guarda noturno: Vigilância e conservação de instalações de bens e próprios públicos: Exercer vigilância em estabelecimentos públicos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos e outras anormalidades;

- Executar ronda noturna nas dependências dos estabelecimentos públicos, observando a entrada, trânsito e saída de pessoas e bens, para evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e segurança;

- Verificar portas, janelas e portões e outras vias de acesso se estão fechadas corretamente, examinando as instalações hidráulicas e elétricas, para constatar possíveis irregularidades e adotar providências para evitar incêndios e outros danos;

- Controlar e orientar o acesso de pessoas aos prédios e demais instalações públicas;

- Zelar pela conservação e guarda do material de trabalho;

- Exercer vigilância em praças, logradouros públicos, centros esportivos, creches, centros de saúde, estabelecimentos de ensino e outros bens públicos municipais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, visando à proteção, à manutenção da ordem, evitando a destruição do patrimônio público;

- Desenvolver outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

Porteiro: Executa serviços de vigilância e recepção em portaria de edifícios públicos, comerciais ou outros, baseando-se em regras de conduta predeterminadas, para assegurar a ordem no prédio e a segurança dos seus ocupantes: fiscaliza a entrada e saída de pessoas, observando o movimento das mesmas no saguão da portaria principal, nos pátios, corredores do prédio e garagem e procurando identificá- las, para vedar a entrada às pessoas suspeitas, ou encaminhar as demais ao destino solicitado; sob supervisão, executa trabalho de portaria e de mensageiro encarrega-se da correspondência em geral e de encomendas de pequeno porte enviadas aos ocupantes do edifício e ou local de trabalho, recebendo-as e encaminhando-as aos destinatários, para evitar extravios e outras ocorrências desagradáveis. - Desenvolve outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

Servente: Auxiliar o pedreiro nas atividades relacionadas a trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais; Executar serviços auxiliares de pedreiro, pintor, marceneiro, eletricista, encanador, pré-moldados e cerâmica; Auxiliar serviços de demolição, construção de alicerces, assentamento de tijolos, conserto de telhado; efetuar mistura de cimento, brita, areia e água; preparar a argamassa; preparar pisos e paredes; fazer rebocos de parede; assentar azulejos, pias e outros; fazer colocação de telhas e desenvolver outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

Lavador: Compreende as atribuições que se destinam a executar e orientar os trabalhos de limpeza de veículos, como proceder à lavagem dos veículos e máquinas; lavagem e manutenção de veículos e equipamentos rodoviários; proceder à lubrificação externa de veículos e máquinas; calibrar e balancear pneus; orientar os servidores que o auxiliem na execução de suas atribuições típicas; manter limpo e arrumado o local de trabalho; executar outras atribuições afins.

Jardineiro: executa os serviços de jardinagem e arborização em ruas e logradouros públicos; Plantar e conservar as árvores, jardins, flores, arbustos e outras plantas da unidade de prestação de serviço, preparando terra, fazendo canteiros, plantando sementes e mudas, adubando e realizando demais cuidados necessários. Podar, roçar e capinar, limpar, enxertar e executar outros cuidados de jardinagem, em épocas adequadas, para assegurar seu desenvolvimento, atendendo a todas as necessidades de sua unidade de prestação de serviços. Aplicar defensivos agrícolas em árvores e plantas contra insetos e pragas, bem como extinguir formigueiros. Efetuar a conservação das estufas de plantas. Fazer cercas vivas e conservá-las. Realizar a limpeza de ruas e guias dos parques e jardins da unidade de trabalho. Operar equipamentos e máquinas de pequeno porte específicas de jardinagem. Zelar pela guarda, conservação, limpeza e manutenção das ferramentas e equipamentos peculiares ao trabalho, bem como dos locais. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

Merendeira: Manuseio e preparação de alimentos: Executar tarefas inerentes ao preparo e distribuição de merenda, selecionando alimentos, preparando refeições ligeiras e distribuindo-as aos comensais, para atender ao programa alimentar de estabelecimentos educacionais e outros.

- Efetuar o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo de merenda, recebendo-os e armazenando-os de acordo com as normas e instruções estabelecidas, para obter melhor aproveitamento e conservação dos mesmos;

- Selecionar os ingredientes necessários ao preparo das refeições, separando-os, medindo-os de acordo com o cardápio do dia para facilitar a utilização dos mesmos;

- Preparar as refeições, lavando, descascando, cortando, temperando, refogando, assando e cozendo alimentos diversos de acordo com a orientação superior para atender ao programa alimentar estabelecido;

- Distribuir as refeições preparadas, entregando-as conforme rotina determinada, para atender os comensais;

- Registrar o número das refeições distribuídas, anotando-as em impresso próprio, para possibilitar cálculos estatísticos;

- Elaborar pesagem e registro das sobras e restos alimentares, utilizando balanças apropriadas e anotando os resultados em fichas especificas, para permitir a avaliação da aceitação dos alimentos pelos comensais;

- Efetuar o controle do material existente no setor, discriminando-o, por peças e respectivas quantidades, para manter o estoque e outros extravios;

- Receber ou recolher louças e talheres após as refeições, colocando-os no setor de lavagem, para determinar a limpeza dos mesmos;

- Manter a ordem, higiene e segurança do ambiente de trabalho, observando as normas e instruções, para prevenir acidentes;

- Dispor quanto à limpeza da louça, talheres e utensílios, empregados no preparo das refeições providenciando sua lavagem e guarda para deixá-los em condições de uso imediato;

- Desenvolve outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

Limpeza: Executar as atividades relativas à limpeza urbana, terminal rodoviário, cemitério, feiras livres, bem como a coleta do lixo dos estabelecimentos comerciais e hospitalares do Município; Executar trabalhos de limpeza e conservação em geral nas dependências internas e externas da Unidade, bem como serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento, utilizando os materiais e instrumentos adequados e rotinas previamente definidas; - Efetuar a limpeza e conservação de utensílios, móveis e equipamentos em geral, para mantê-los em condições de uso; - Executar atividades de copa; - Auxiliar na remoção de móveis e equipamentos; - Separar os materiais recicláveis para descarte (vidraria, papéis, resíduos laboratoriais); - Reabastecer os banheiros com papel higiênico, toalhas e sabonetes; - Controlar o estoque e sugerir compras de materiais pertinentes de sua área de atuação; - Executar outras atividades de apoio operacional ou correlatas; - Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho; - Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho; - Executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do seu local de trabalho; - Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

MATEMÁTICA:

01. Fonética e fonologia

01. Leitura e escrita dos números

02. Ortografia

2. Operações fundamentais

3. Sílaba átona e tônica

03. Dezena, centena, milhar, dúzia,

04. Sinônimo e antônimo

04. Problemas com as 4 operações

05. Acentuação gráfica

05. Dobro, triplo, quádruplo,

06. Pontuação

06. Metade, terça parte,

07. Colocação pronominal

07. Números pares e ímpares

08. Verbo

- Tempo verbal

8. Sistema de medidas: comprimento, massa, capacidade, volume

9. tempo

09. Classes gramaticais

10. Porcentagem

10. Termos da oração

CONHECIMENTOS GERAIS:

11. Compreensão de textos

1. Atualidades

2. Geografia do Brasil, Goiás e do município de Doverlândia-GO

3. História do Brasil, Goiás e do município de Doverlândia-GO

PROVA DE MATEMÁTICA

1. OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: a) adição; b) subtração; c) multiplicação; d) divisão; e problemas envolvendo as operações fundamentais 2. LEITURA E ESCRITA DOS NUMERAIS; 3. UNIDADES: dezena, centena, milhar, dúzia, etc.; 4. DOBRO, TRIPLO, QUÁDRUPLO etc.; 5. METADE, TERÇA PARTE. 8. SISTEMA DE MEDIDAS: comprimento, massa, capacidade, volume;.6 TEMPO: ano, semana, dias horas.

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, 2. ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i, o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; 3. SÍLABA TÔNICA. .4 SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS; 5. ACENTUAÇÃO GRÁFICA; 6. PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; 7. COLOCAÇÃO PRONOMINAL; 8. VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro 9. CATEGORIAS GRAMATICAIS: 9.1 Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; 9.2 Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; 9.3 Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal; 10. TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito e predicado; 11. COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. E outros livros que abranjam o programa proposto.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. ATUALIDADES: gerais, político, econômico, sociais, ambiental e avanços tecnológicos; Vida e meio ambiente; Higiene pessoal; Cidadania e desenvolvimento; Sexo; Prevenções de saúde; Sociedade e ética; Noções de saneamento básico e zelo pelo patrimônio público. 2. HISTÓRIA DO BRASIL, GOIÁS E DO MUNICÍPIO: Aspectos históricos e geográficos; Aspectos econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal. 3. GEOGRAFIA DO BRASIL, GOIÁS E DO MUNICÍPIO: Símbolos Nacionais e Municipais; Deveres morais e cívicos; Datas comemorativas Nacionais e do Município. Autoridades, federais, estaduais e do município. Evolução do pensamento geográfico. Natureza e sociedade: os sistemas naturais; as ações humanas sobre a natureza. O espaço geográfico mundial e brasileiro: o processo de industrialização; o processo de urbanização; o espaço agrário; o papel do Estado na organização do espaço; a dinâmica demográfica; globalização.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS:

ARTÍFICE: (Todos os cargos: Serviços Gerais, Guardas Noturno, Porteiro, Servente, Lavador, Jardineiro, Merendeira e Limpeza).

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de limpeza; 2. Manuseio de produtos de limpeza e outros; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prática e experiência de serviços braçais, coleta de lixos, capinagens e poda de árvores; 6. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 7. Varrição de ruas, avenidas, praças etc.; 8. Remanejamento de móveis; 9. Noção sobre seleção de tipos de lixos; 10. Auxílio nos trabalhos elementares de topografia (abertura de picadas, coivaras, etc.); 11. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO II

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011:

CARGO: MOTORISTA

Número de Vagas - 08

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. de Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Fundamental Incompleto.

- Carteira Nacional de Habilitação - Categoria

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Conduzir veículos de grande porte, no interesse da Prefeitura. Participar e orientar o carregamento e descarregamento de equipamentos e materiais diversos; dirigir os caminhões muncs, sky munck, comboio, ônibus, basculantes, etc.Executar pequenos reparos no veículo em caráter de emergência; controlar quilometragem e consumo de combustível do veículo, bem como a movimentação de passageiros e mercadorias transportadas; - Vistoriar o veículo a ser utilizado, verificando o nível de água, combustível, lubrificante e outros; examinar as ordens de serviço, verificando o itinerário a ser percorrido e a programação estabelecida; dirigir o caminhão munck, sky munck, comboio, etc..., acionando dispositivos e comandos; dirigir o caminhão basculante e outros, conduzindo-os a central de operação e posteriormente ao local dos reparos;

- dirigir o caminhão basculante, às jazidas de areia, arenosos, britas, etc., para o abastecimento das obras;

- zelar pela manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos; executar outras tarefas correlatas.

- Dirigir automóveis utilizados no transporte oficial de passageiros;

- Registrar no mapa de controle, dados referentes a itinerário, horário de saída e chegada e outros;

- Manter o veículo sob sua responsabilidade em perfeito estado de conservação e condições de funcionamento, comunicando a quem de direito as falhas verificadas;

- Efetuar pequenos reparos de emergência;

- Providenciar abastecimento dos veículos;

- Comunicar a ocorrência de fatos de avarias relacionados com o veículo sob sua responsabilidade;

- Vistoriar o veículo a ser utilizado, verificando o nível de água, combustível, lubrificante e outros;

- Examinar as ordens de serviço, verificando o itinerário a ser percorrido e a programação estabelecida;

- Dirigir caminhão basculante e outros, conduzindo-os à central de operação e posteriormente ao local dos reparos;

- Dirigir o ônibus, transportando a equipe de manutenção aos locais preestabelecidos; - Dirigir o caminhão basculante, às jazidas de areia, brita, etc., para o abastecimento das obras;

- Zelar pela manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos;

- Desenvolve outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES

Número de Vagas - 05

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Fundamental Incompleto. - CNH - Carteira Nacional de Habilitação Categoria "D"

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Guardar, conservar e conduzir máquinas leves da frota municipal;

- Realizar trabalhos de operação e checagem de máquinas leves;

- Vistoriar a máquina, aquecendo o motor e verificando o nível do óleo, água, bateria, combustível e painel de comando;

- Operar as máquinas observando as recomendações dos fabricantes, bem como, as condições do terreno;

- Realizar o controle da qualidade de trabalho executado e horas trabalhadas; - Zelar pelo bom estado de conservação e funcionamento das máquinas;

- Executar trabalhos de terraplanagem, escavações, movimentação de terras e preparação de terrenos, para fins específicos;

- Operar tratores para a execução de limpeza de ruas;

-Zelar pela manutenção e conservação das máquinas e equipamentos utilizados; atender às normas de segurança e higiene do trabalho;

-Zelar pela limpeza das maquinas promovendo a sua higienização/limpeza;

- Desenvolver outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

Número de Vagas - 05

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Fundamental Incompleto. - CNH- Carteira Nacional de Habilitação Categoria "D"

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Guardar, conservar e conduzir máquinas pesadas da frota municipal;

- Realizar trabalhos de operação e checagem de máquinas pesadas, motoniveladoras (patrol), retroescavadeiras, pá-carregadeiras, trator de esteira e outras máquinas de mesmo porte.

- Vistoriar a máquina, aquecendo o motor e verificando o nível do óleo, água, bateria, combustível e painel de comando;

- Operar as máquinas observando as recomendações dos fabricantes, bem como, as condições do terreno;

- Realizar o controle da qualidade de trabalho executado e horas trabalhadas; - Zelar pelo bom estado de conservação e funcionamento das máquinas;

- Executar trabalhos de terraplanagem, escavações, movimentação de terras e preparação de terrenos, para fins específicos;

- Operar tratores para a execução de limpeza de ruas;

-Zelar pela manutenção e conservação das máquinas e equipamentos utilizados; atender às normas de segurança e higiene do trabalho;

-Zelar pela limpeza das maquinas promovendo a sua higienização/limpeza;

- Desenvolver outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

MATEMÁTICA:

01. Fonética e fonologia

01. Leitura e escrita dos números

02. Ortografia

2. Operações fundamentais

3. Sílaba átona e tônica

03. Dezena, centena, milhar, dúzia,

04. Sinônimo e antônimo

04. Problemas com as 4 operações

05. Acentuação gráfica

05. Dobro, triplo, quádruplo,

06. Pontuação

06. Metade, terça parte,

07. Colocação pronominal

07. Números pares e ímpares

08. Verbo

- Tempo verbal

8. Sistema de medidas: comprimento, massa, capacidade, volume

9. tempo

09. Classes gramaticais

10. Porcentagem

10. Termos da oração

CONHECIMENTOS GERAIS:

11. Compreensão de textos

1. Atualidades

2. Geografia do Brasil, Goiás e do município de Doverlândia-GO

3. História do Brasil, Goiás e do município de Doverlândia-GO

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, 2. ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i, o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; 3. SÍLABA TÔNICA. .4 SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS; 5. ACENTUAÇÃO GRÁFICA; 6. PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; 7.COLOCAÇÃO PRONOMINAL; 8. VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro 9. CATEGORIAS GRAMATICAIS: 9.1 Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; 9.2 Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; 9.3 Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal; 10. TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito e predicado; 11. COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. E outros livros que abranjam o programa proposto.

PROVA DE MATEMÁTICA

1. OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: a) adição; b) subtração; c) multiplicação; d) divisão; e problemas envolvendo as operações fundamentais 2. LEITURA E ESCRITA DOS NUMERAIS; 3. UNIDADES: dezena, centena, milhar, dúzia, etc.; 4.DOBRO, TRIPLO, QUÁDRUPLO etc.; 5. METADE, TERÇA PARTE. 8. SISTEMA DE MEDIDAS: comprimento, massa, capacidade, volume;.6 TEMPO: ano, semana, dias horas.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. ATUALIDADES: gerais, político, econômico, sociais, ambiental e avanços tecnológicos; Vida e meio ambiente; Higiene pessoal; Cidadania e desenvolvimento; Sexo; Prevenções de saúde; Sociedade e ética; Noções de saneamento básico e zelo pelo patrimônio público. 2. HISTÓRIA DO BRASIL, GOIÁS E DO MUNICÍPIO: Aspectos históricos e geográficos; Aspectos econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal. 3. GEOGRAFIA DO BRASIL, GOIÁS E DO MUNICÍPIO: Símbolos Nacionais e Municipais; Deveres morais e cívicos; Datas comemorativas Nacionais e do Município. Autoridades, federais, estaduais e do município. Evolução do pensamento geográfico. Natureza e sociedade: os sistemas naturais; as ações humanas sobre a natureza. O espaço geográfico mundial e brasileiro: o processo de industrialização; o processo de urbanização; o espaço agrário; o papel do Estado na organização do espaço; a dinâmica demográfica; globalização.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS:

- MOTORISTA

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de direção, operação e manutenção da máquina; 2. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: Código Nacional de trânsito, direção defensiva; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 6. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 7. Funcionamento básico dos motores, sistema de lubrificação: fluídos e lubrificantes, combustível; compartimento do operador, principais controles de operação, controles da caixa de mudanças; instrução para o manejo da máquina; tabela de manutenção periódica, sistema de arrefecimento do motor(radiador, correia,bomba d'água; transmissão, suspensão, freios, pneus, e sistema elétrico; sistema de purificação de ar do motor;sistema de frenagem; 8. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

- OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de direção, operação e manutenção da máquina; 2. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: Código Nacional de trânsito, direção defensiva; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 6. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 7. Funcionamento básico dos motores, sistema de lubrificação: fluídos e lubrificantes, combustível; compartimento do operador, principais controles de operação, controles da caixa de mudanças; instrução para o manejo da máquina; tabela de manutenção periódica, sistema de arrefecimento do motor (radiador, correia,bomba d'água; transmissão, suspensão, freios, pneus, e sistema elétrico; sistema de purificação de ar do motor;sistema de frenagem; 8. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

- OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de direção, operação e manutenção da máquina; 2. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: Código Nacional de trânsito, direção defensiva; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 6. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 7. Funcionamento básico dos motores, sistema de lubrificação: fluídos e lubrificantes, combustível; compartimento do operador, principais controles de operação, controles da caixa de mudanças; instrução para o manejo da máquina; tabela de manutenção periódica, sistema de arrefecimento do motor(radiador, correia,bomba d'água; transmissão, suspensão, freios, pneus, e sistema elétrico; sistema de purificação de ar do motor;sistema de frenagem; 8. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO III

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011:

CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - ACS

Número de Vagas - 06

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Fundamental Completo; Compromisso de residir no Setor de atuação no programa. Qualquer curso na área da saúde.

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Desenvolver atividades auxiliares e técnicas nos serviços de controle de epidemias, participações em programas de saúde, orientações da população sobre medicina preventiva e cuidados de preservação da higiene pessoal e coletiva, executar atendimento básico aos pacientes sob a supervisão da enfermagem e orientação médica e mais aquelas de entrega de notificações e comunicados de interesse da Municipalidade e do programa ao qual estiver vinculado e ainda auxiliar nos encargos da vigilância sanitária e outras tarefas correlatas. - o cargo de Agente Comunitário de Saúde para o PSF, realizar mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar áreas de risco; orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; realizar ações e atividades no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básica; realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; promover a educação e mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possam ser potencializados pela equipe; promover também o combate ao dengue e malária, conforme determinações do Ministério da Saúde.

CARGO: AGENTE DE ENDEMIAS

Número de Vagas - 06

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Fundamental Completo. Compromisso de residir no setor de atuação do Programa; - Mais curso na área da saúde

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores, inclusive, se for o caso, fazendo uso de substâncias químicas, abrangendo atividades de execução de programas de saúde.

- Atribuições do Programa Nacional de Controle de Vetores; Elaborar o mapeamento de sua área de trabalho;

- Estimular a educação e a participação comunitária e Participar das ações de saneamento básico e melhoria do meio ambiente;

- Identificar áreas de risco; orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde;

- Promover também o combate ao dengue e malária, conforme determinações do Ministério da Saúde;

-Conhecer as principais doenças e os causadores delas e orientar a comunidade como combatê-las em ações coletivas e saneamento básico;

- Atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores, inclusive, se for o caso, fazendo uso de substâncias químicas, abrangendo atividades de execução de programas de saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado;

- Executar os serviços de desinfecção em residências, para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos; desenvolver atividades inerentes ao combate à doença de Chagas, esquistossomose, dengue e outras doenças; proferir palestras em escolas públicas e associações comunitárias com a finalidade de melhorar os hábitos e prevenir doenças;

- zelar pela conservação dos materiais e equipamentos sob sua responsabilidade;

- atender às normas de segurança e higiene do trabalho e realizar outras tarefas afins.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

 

01. Ortografia

10. Análise morfológica e sintática

11. Termos da oração

02. Fonética

12. Análise sintática (simples e composto)

03. Classe de Palavras

13. Verbo e Tempo verbal

14. Formação e estrutura das palavras

15. Compreensão e análise crítica de textos

04. Encontros vocálicos, Sinônimo e antônimo

 

05. Palavras parônimas e homônimas

 

06. Acentuação gráfica

 

07. Uso de mal e mau, uso dos porque, por que, por quê, porquê

CONHECIMENTOS DO SISTEMA DE SAÚDE - SUS

08. Pontuação

 

09. Classes gramaticais

 

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i, o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRÁFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa,tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. E outros livros que abranjam o programa proposto.

PROVA DO SISTEMA DE SAÚDE - SUS -

Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II Seção I); Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS/1996; Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS - SUS/2001. www.saude.gov.br

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS:

- AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - ACS

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9. Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; o cargo de Agente de Saúde, realiza mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar áreas de risco; orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; realizar ações e atividades no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básica;

- AGENTE DE ENDEMIAS

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9. primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO IV

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011:

CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - PSF -

Número de Vagas - 04

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Médio Completo.
- Mais curso de formação na área.

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Recepciona as pessoas em consultório dentário e auxilia o cirurgião-dentista, acompanhando suas atividades.

- Atribuições do cargo de Auxiliar (atendente) de Serviços Odontológicos do PSF e outros: Proceder à desinfecção e esterilização de materiais e instrumentos utilizados; sob a supervisão do cirurgião dentista ou do THB realizar procedimentos educativos e preventivos aos usuários, individuais ou coletivos, como evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada, orientações de escovação, uso de fio dental; preparar e organizar o instrumento e materiais (sugador, espelho, sonda, etc.), necessários para o trabalho; instrumentalizar o cirurgião dentista ou THB durante a realização de procedimentos clínicos (trabalho a quatro mãos); cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos; agendar o paciente e orientá-lo quanto ao retorno e à preservação do tratamento; acompanhar e desenvolver trabalhos com a Equipe de Saúde da Família, no tocante à saúde bucal e outros tarefas correlatas.

- Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

CARGO: AUXILIAR DE FARMÁCIA

Número de Vagas - 01

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo
Requisitos para provimento: -Ensino Médio Completo

Valor da Inscrição: R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Atendimento das solicitações do Hospital Municipal e Unidades Básicas de saúde, mediante protocolo, controle de estoque de medicamentos. Planejamento e revisão de aquisição de medicamentos devidamente encaminhados ao setor de compras/licitações. Atendimento ao público em geral. Conhecimento em medicação e leitura de prescrições médicas. Receber material e medicamentos da farmácia, conferir aquisições de produtos de acordo com as notas fiscais. Todas as tarefas serão supervisionadas pelo Farmacêutico responsável técnico pela unidade.

-Desenvolver atividades da área sempre sob a supervisão do Farmacêutico, respeitando a legislação específica e os princípios éticos;

-Obedecer a legislação farmacêutica e sanitária específicas para a área;

-Realizar a entrega de medicamentos;

-Orientar ao público quanto a utilização e conservação dos medicamentos;

-Executar tarefas de caráter administrativo, tais como: atendimento ao público, atendimento telefônico, conferência de estoque, controle da validade de produtos, solicitação de compras de medicamentos, manutenção da higiene do ambiente, organização e abastecimento da farmácia, lançamentos em sistema dos medicamentos dispensados, conferência de notas fiscais, participar de reuniões em busca de melhorias contínuas e realizar outras tarefas correlatas com o cargo;

-Arquivar cópias de documentos emitidos colocando-os em postos apropriados, para emitir eventuais consultas e levantamento de informações;

-Preencher formulários diversos, consultando fontes de informações disponíveis para possibilitar a apresentação dos dados solicitados;

-Conferir o material e medicamentos recebidos, confrontando-os com dados contidos na requisição, examinando-os, testando-os e registrando-os para posterior encaminhamento ou dispensação;

-Operar máquinas simples de escritório, digitando textos e relatórios, fazendo cálculos e tirando cópias xerográficas, para contribuir na execução dos serviços de rotina. -Executar outras tarefas correlatas.

CARGO: TÉCNICO(A) EM ENFERMAGEM

Número de Vagas - 14

Vaga para Deficiente - 01

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo
Requisitos para provimento: -Ensino Médio Completo e mais curso especifico de Técnico em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem - COREN;

Valor da Inscrição: R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

- Acompanhar os serviços de enfermagem das unidades de saúde, zelando pelas metas e rotinas de trabalho, para auxiliar no atendimento aos pacientes.

- Auxiliar na elaboração do plano de enfermagem, baseando-se nas necessidades identificadas, para determinar a assistência a ser prestada pela equipe, no período de trabalho;

- Desenvolver programas de orientação às gestantes, atividades de treinamento e reciclagem, para manter os padrões desejáveis de assistência aos pacientes;

- Participar de trabalhos com crianças, desenvolvendo programa de suplementação alimentar, para prevenção da desnutrição;

- Executar diversas tarefas de enfermagem, como administração de sangue e plasma, controla a pressão venosa, monitorizarão e aplicação de respiradores artificiais, prestação de cuidados de conforto, para proporcionar maior bem-estar físico e mental aos pacientes;

- Preparar e esterilizar material e instrumental, ambientes e equipamentos, obedecendo normas e rotinas preestabelecidas, para a realização de exames, tratamentos e intervenções cirúrgicas;

- Controlar o consumo de medicamentos e demais materiais de enfermagem, verificando o estoque para solicitar o suprimento dos mesmos;

- Exercer atividades auxiliares de nível médio técnico, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar:

- Participar do planejamento da assistência de enfermagem; executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro;

- Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave; participar na prevenção e controle nas doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológicas; auxiliar na prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de dano físico que possam ser causados a pacientes durante à assistência de saúde;

- Entregar à equipe de saúde e efetivar quaisquer atividades inerentes ao cargo, exercer outras atividades correlatas.

CARGO: TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO

Número de Vagas - 01

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Compl. do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: -Ensino Médio Completo e mais curso especifico e respectivo registro profissional.

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Executa trabalhos técnicos de laboratório, relacionados à anatomia patológica, dosagens e análises bacteriológicas e químicas em geral, para possibilitar o diagnóstico de doenças.

- Orienta, supervisiona e controla as atividades de equipe auxiliar, indicando as técnicas e acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos, para garantir a integridade física e fisiológica do material coletado e a exatidão dos exames e testes laboratoriais;

- Realiza a coleta do material, empregando técnicas e instrumentação adequadas para proceder aos testes, exames e amostras de laboratório;

- Realiza exames de urina, sorológicos, hematológicos, bacterioscópicos e bacteriológicos, empregando técnicas apropriadas, para possibilitar o diagnostico laboratorial;

- Interpreta os resultados dos exames, análises e testes, valendo-se de seus conhecimentos técnicos e baseando-se nas tabelas cientificas, para a elaboração dos laudos médicos e a conclusão dos diagnósticos clínicos;

- Auxilia na elaboração de relatórios técnicos e na computação de dados estatísticos, anotando e reunindo os resultados dos exames e informações, para possibilitar consultas por outros órgãos;

- Desenvolve outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligada à sua área de atuação.

CARGO: TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA

Número de Vagas - 01

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 900,00

Requisitos para provimento: - Ensino Médio Completo, mais curso Técnico de formação na área e registro profissional no órgão de classe.

Valor da Inscrição: R$ 30,00 (Trinta reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Seleciona filmes a serem utilizados, atendendo ao tipo de radiologia requisitada pelo médico, visando facilitar a execução do trabalho; coloca os filmes no chassis, posicionando e fixando letras e números radiopacos no filme, para bater as chapas, preparando os pacientes nas posições corretas.

- prepara o paciente nas posições corretas, medindo as distancias para a focalização da área a ser radiografada, a fim de obter maior nitidez;

- aciona o aparelho de raio "x", observando as instruções de funcionamento;

- encaminha os chassis com o filme à câmara escura e, efetua a revelação da chapa;

- registra o número de radiografias realizadas, discriminando tipos, regiões e requisitantes, para possibilitar a elaboração do boletim estatístico;

- controla o estoque de filmes e de outros materiais do setor, verificando gastos, para assegurar a continuidade do serviço;

- opera qualquer tipo de máquina para a revelação, fixação e secagem de chapas radiográficas;

- executa outras atividades correlatas ao cargo.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

 

01. Ortografia

11. Análise sintática (simples e composto)

02. Fonética

12. Formação e estrutura das palavras

03. Classe de Palavras

13. Composição e derivação

04. Encontros vocálicos

14. Vozes do verbo

05. Palavras parônimas e homônimas

15. Estudo dos Porquês/que

06. Acentuação gráfica

16. Orações Coordenadas e Subordinadas

07. Uso de mal e mau

17. Concord. verbal - Coloc.Pronominal

08. Pontuação

18. Interpretação de texto Compreensão e análise crítica.

09. Análise morfológica

 

10. Termos da oração

 

CONHECIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE - SUS

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRÁFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa,tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração. Sintaxe: coordenação e subordinação de termos e de orações; concordância verbal e nominal.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997. MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. 11ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

PROVA DO SISTEMA DE SAÚDE - SUS -

Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II Seção I); Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS/1996; Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS - SUS/2001. SUS de A a Z na internet. www.saude.gov.br

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DO CARGO:

- AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - PSF

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de atendimento geral ao público/cidadão; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados à atendimento geral direto e indireto; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Características adequada de atendimento ao público; 7. habilidade de transmissão e recepção da informação; 8. ética e comportamento, 9. qualidade no atendimento; 9. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 10. Conhecimentos específicos em saúde pública; 11.limpeza, higiene, esterilizações e manuseio de ferramentas; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

- AUXILIAR DE FARMÁCIA

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9. Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11. habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

- TÉCNICO EM ENFERMAGEM

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9. Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11. habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. - saúde pública: imunização, infecção hospitalar, ergonomia, saúde do trabalhador, Lei n° 8.080: SUS; princípios e diretrizes, financiamento do sistema de saúde nas três esferas do poder, programas de saúde pública do ministério da saúde, doenças de agravos nacional pelo M.S., DST'S/AIDS; Saúde do adulto e idoso: procedimentos de baixo e médio risco, assistência ao paciente com doenças crônicas na atenção básica, secundária e terciária; cuidados com pacientes na unidade de terapia intensiva infantil e adulto, atenção básica ao suporte de vida, cuidados na assistência clínica, cirúrgica, urgência e desinfecção e esterilização das unidades de saúde, atenção à saúde da mulher, adolescente, criança; Exercício da enfermagem: leis do exercício da enfermagem - Lei n° 7.498/86, Decreto n° 94.406/87, Lei n° 5.905/73, código de ética dos profissionais de enfermagem, funções dos órgãos de classe da enfermagem.

-TÉCNICO(A) EM LABORATÓRIO

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9. Administração de medicamentos; primeiros socorros, 10.habilidade de transmissão e recepção da informação; 11. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.12 - saúde pública;

-TÉCNICO(A) EM RADIOLOGIA

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9. Administração de medicamentos; primeiros socorros, 10.habilidade de transmissão e recepção da informação; 11. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.12 - saúde pública;

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO V

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011:

CARGO: AGENTE FISCAL

Número de Vagas - 02

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Complemento do Salário Mínimo

Requisitos para provimento:.. Ensino Médio Completo

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Encargos relativos à fiscalização tributária, de edificações, de posturas ou de vigilância sanitária do Município.

Área de fiscalização tributária:

- Fiscalizar estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços, verificando a correta inscrição quanto ao tipo de atividades, recolhimento de taxas e tributos municipais, ou licença de funcionamento, para notificar as irregularidades encontradas;

- Fiscaliza o cumprimento da legislação Municipal;

- Faz vistorias de menor complexidade nas atividades comerciais localizadas e ambulantes infratores em geral;

- Autua, notifica os contribuintes que cometerem infrações e informa-os sobre a legislação vigente, visando à regularização da situação e o cumprimento da lei;

- Exerce atividades de planejamento, inspeção, controle e execução dos trabalhos de fiscalização e arrecadação tributária;

- Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação. Área de Edificações e Posturas:

- Efetua comandos gerais, autuando ambulantes e comerciantes que exercem atividades sem a devida licença, garantindo o cumprimento de normas e regulamentos do município;

- Executa tarefas referentes ao controle e fiscalização sobre o horário do comércio, acompanhando e sugerindo normas de procedimento, para assegurar seu funcionamento;

- Fiscalizar os estabelecimentos comerciais, feiras, bares, casas de jogos e outros, inspecionando e adentrando no local para verificar a higiene e as condições de segurança, visando o bem estar social;

- Atende às reclamações do público em geral quanto aos problemas que possam prejudicar o seu bem-estar, segurança e tranquilidade, com referência às residências, aos estabelecimentos comerciais, às indústrias ou aos prestadores de serviços, fiscalizando e fazendo cumprir as disposições do Código de Posturas; Inspeciona estabelecimentos que lidam com gêneros alimentícios e similares;

- Vistoriar imóveis em construção, verificando se os projetos estão aprovados e com a devida licença, para possibilitar e assegurar o uso dos mesmos;

- Providencia a notificação aos contribuintes, comunicando-os para efetuar a retirada de projetos aprovados;

- Mantém atualizado sobre política de fiscalização de obras, acompanhando as alterações e divulgações em publicações especializadas, colaborando para difundir a legislação vigente;

- Atuar e notifica os contribuintes que cometerem infrações e informando-os sobre a legislação, visando à regularização da situação e o cumprimento da Lei;

- Fiscaliza e acompanha a construção de edificações desde a aprovação de projetos até o acabamento final e expedição do termo de habite-se e a execução de loteamento, reloteamento, remanejamento, conforme definido no Código de Edificações e na Lei de Loteamentos;

- Fiscalizar quaisquer outros serviços de engenharia previsto no Código de Edificações do Município, ou atividades regulamentadas no Código de Posturas;

- Promove a interdição de estabelecimentos de atividades econômicas, o embargo e execução de obras e loteamentos;

- Aplica corretamente o seu poder de polícia, usando como ponto de apoio a legislação competente; - Lavra notificações, intimação, autos de infração, de apreensão e de interdição e termo de embargos;

- Instrui processos fiscais e administrativos na sua área de competência;

- Desenvolver outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

Área de vigilância sanitária:

- Executar atividades de natureza fiscal, policial e operacional, envolvendo serviços relativos à inspeção, fiscalização e vigilância sanitária;

- Fiscalizar habitações e estabelecimentos comerciais e de serviços, excetuando-se os estabelecimentos na área da saúde;

- Fiscalizar piscinas de uso coletivo restrito, comerciais e de serviços sob a responsabilidade de profissionais, cuja escolaridade seja a superior completa tais como: as de clubes, condomínios, escolas associações, hotéis, motéis e congêneres;

- Fiscalizar as condições sanitárias das instalações prediais de águas e esgotos;

- Fiscalizar quanto à regularização das condições sanitárias das ligações de água e esgoto à rede pública;

- Fiscalizar estabelecimentos de serviços, tais como: barbearias, salões de beleza, casas de banho, estabelecimentos esportivos de ginástica, cultura física, natação e congêneres, asilos, creches e similares;

- Fiscalizar estabelecimentos de ensino, hotéis, motéis e congêneres, clubes recreativos e similares, lavanderias e similares, agências funerárias, velórios, necrotérios, cemitérios e crematórios, no tocante às questões higiênico-sanitárias;

- Fiscalizar estabelecimentos que comercializem e distribuam gêneros alimentícios, bebidas e águas minerais;

- Fiscalizar estabelecimentos que fabriquem e/ou manipule gêneros alimentícios e envasem bebidas e águas minerais;

- Encaminhar para análise laboratorial alimentos e outros produtos para fins de controle;

- Apreender alimentos, mercadorias e outros produtos que estejam em desacordo com a legislação sanitária vigente;

- Efetuar interdição de produtos, embalagens e equipamentos em desacordo com a legislação sanitária vigente;

- Efetuar interdição parcial ou total do estabelecimento fiscalizado;

- Expedir autos de intimação, de interdição, de apreensão, de coleta de amostras e de infração e aplicar diretamente as penalidades que lhe forem delegadas por legislação específica;

- Executar e/ou participar de ações de Vigilância Sanitária em articulação direta com as de Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde, incluindo as relativas à Saúde do Trabalhador, Controle de Zoonoses e ao Meio Ambiente;

- Fazer cumprir a legislação sanitária federal, estadual e municipal em vigor;

- Exercer o poder de polícia do Município na área de saúde pública;

- Elaborar réplica fiscal em processos oriundos de atos em decorrência do poder de polícia sanitária do Município;

- Relatar ou proferir voto nos processos relativos aos créditos do Município, enquanto membros de Juntas de Julgamentos e de Recursos Fiscais Sanitários;

- Executar outras atividades correlatas à área fiscal, a critério da chefia imediata;

- Acatar todas as determinações superiores pertinentes as suas atividades.

CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Número de Vagas - 20

Vaga para Deficiente - 02

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 510,00 + Complemento do Salário Mínimo

Requisitos para provimento: - Ensino Médio Completo mais curso de Digitação e Micro Computador

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Auxiliar na execução de tarefas sob supervisão, nas áreas financeiras, orçamentárias, administrativas, de material, patrimonial, recursos humanos ligadas as atividades meio e fim do órgão, auxiliar sob supervisão nas tarefas inerentes a comunicações e telecomunicações, auxiliar na implantação e execução de normas, regulamentos e roteiros de serviços, prestar informações e esclarecimentos sobre o órgão; auxiliar na elaboração e conferência de listagens, dados, notas faturas e documentos, operar máquinas e equipamentos manuais, elétricos e eletrônicos, executar tarefas de digitação, auxiliar no trabalho de secretarias em geral;

- Executar tarefas de controle e guarda do patrimônio;

- Auxiliar no controle das atividades e tarefas da área de manutenção em geral;

- Auxiliar sob supervisão, tarefas inerentes as comunicações e telecomunicações, recebendo e transmitindo mensagens;

- Auxiliar na implantação e observações das normas, regulamentos, manuais e roteiros de serviços;

- Cumprir e fazer cumprir com a regulamentação do setor de seu serviço;

- Executar outras tarefas que contribua direta ou indiretamente para o bom desempenho de suas atividades;

- Elaborar relatórios, preparando gráficos e minuta de documentos;

- Rascunhar e redigir ofícios, cartas, certidões, declarações e outros;

- Fazer cumprir os regulamentos e as leis municipais;

- Executar outras tarefas que lhe forem determinadas pelos Secretários pelo Chefe do Setor e pelo Prefeito.

CARGO: TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA

Número de Vagas - 02

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 600,00

Requisitos para provimento: - Ensino Médio Completo mais habilitação em Digitação e Micro Computador

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

O(A) Técnico(a) em Informática tem como atribuição elaborar programas para computador, em linguagem compatível com o equipamento a ser usado, a partir de definições preestabelecidas; estudar o objetivo do programa, analisando as especificações e instruções recebidas e esquematizar a forma do fluxo do programa;

- Preparar manuais, instruções de operação, descrição dos serviços, e outros para instruir operadores e usuários do computador e solucionar possíveis dúvidas;

- modificar programas, corrigir falhas, para atender a alterações de sistemas ou necessidades novas;

- fornecer ao computador comandos sobre as operações a serem executadas, possibilitando a máquina, a leitura e/ou impressão de arquivos em qualquer periférico, acionando botões e teclas; zelas pela confiabilidade das informações tratadas pelos programas; estimar tempos e custos da programação;

1. Elaborar programas de computador, conforme definição do analista de informática.

2. Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização. Participar de programa de treinamento, quando convocado.

3. Organizar e controlar os materiais necessários para a execução das tarefas de operação, ordem de serviço, resultados dos processamentos, suprimentos, bibliografias etc.

4. Operar equipamentos de processamento automatizados de dados, mantendo ativa toda a malha de dispositivos conectados.

5. Interpretar as mensagens exibidas no monitor, adotando as medidas necessárias.

6. Notificar e informar aos usuários do sistema ou ao analista de informática, sobre qualquer falha ocorrida. Ministrar treinamento em área de seu conhecimento.

7. Executar e controlar os serviços de processamento de dados nos equipamentos que opera.

8. Executar o suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, com substituição, configuração e instalação de módulos, partes e componentes.

9. Administrar cópias de segurança, impressão e segurança dos equipamentos em sua área de atuação.

10. Executar o controle dos fluxos de atividades, preparação e acompanhamento da fase de processamento dos serviços e/ou monitoramento do funcionamento de redes de computadores.

11. Controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos.

12. Auxiliar na execução de planos de manutenção, dos equipamentos, dos programas, das redes de computadores e dos sistemas operacionais. Elaborar, atualizar e manter a documentação técnica necessária para a operação e manutenção das redes de computadores. Fornecer ao computador comandos sobre as operações a serem executadas, possibilitando a máquina a leitura e/ou impressão de arquivos em qualquer periférico, acionando botões e teclas; zelas pela confiabilidade das informações tratadas pelos programas; estimar tempos e custos da programação;

- executar outras tarefas correlatas.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

MATEMÁTICA:

01. Ortografia

01. Números inteiros, relativos/operações

02. Fonética

2. Equação de 1° e 2° Graus

3. Classe de Palavras

03. Inequações

04. Encontros vocálicos

04. Razão e Proporção

05. Palavras parônimas e homônimas

05. Regra de três simples e composta

06. Acentuação gráfica

06. Porcentagem

07. Uso de mal e mau

07. Problemas e medidas

08. Pontuação

08. Polígonos - Triláteros - Quadriláteros e Círculo

09. Análise morfológica

9. Triângulos Retângulos - Relações Métricas

10. Termos da oração

10. Seno, cosseno e tangente nos triângulos- retângulos

11. Análise sintática(simples e composto)

 

12. Formação e estrutura das palavras

 

13. Composição e derivação

 

14. Vozes do verbo

 

15. Estudo dos Porquês/que

INFORMÁTICA BÁSICA

16. Orações Coordenadas e Subordinadas

01. Manuseio de periféricos

17. Concord. verbal - Coloc.Pronominal

02. Utilização microsoft Word/Excel

18. Interpretação de texto Compreensão e análise crítica.

3. Utilização do Windows

4. Noções de internet.

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i, o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRÁFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; - COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa, tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração. Sintaxe: coordenação e subordinação de termos e de orações; concordância verbal e nominal.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997. MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. 11ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

PROVA DE MATEMÁTICA

1. Números e operações: resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais; tradução de situações-problema por equações e inequações do 1º e 2º grau; resolução de situações-problema que envolvem porcentagem e juros;razão e proporção;regras de três simples e compostas; expressões numéricas; número de lados dos polígonos; Medidas: resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura...);

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

BIANCHINI, E., PACCOLA, H. Curso de Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999. DANTE, L. R. Matemática - Contexto & Aplicações. São Paulo: Ática, 1999. 1ª à 3ª série - Ensino Médio. GIOVANI, J. R., BONJORNO, J. R. , GIOVANI JR, J. R. Matemática Fundamental. Volume único. São Paulo: FTD, 1994, 2° Grau. PAIVA, M. Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999.

PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICA

1. Manuseios de periféricos, utilização de microsoft Word e Excel, utilização do Windows e noções de internet. 2. 1 - Organização e arquitetura de microcomputadores: Componentes de hardware e software / Funcionamento de um microcomputador / Software básico e software de aplicação / Representação numérica (inteira e em ponto flutuante) / Sistemas operacionais (Windows); - Linguagens de programação: Programação estruturada em linguagem C. / Variáveis e tipos de dados. / Entrada e saída de dados. / Operadores aritméticos, relacionais e lógicos. / Estruturas de decisão e de repetição. /Editor de texto / Planilha eletrônica / Software de apresentação; - Redes de computadores: Conceitos básicos / Arquitetura, Protocolos básicos de comunicação na Internet / Equipamentos de interconexão / Serviços: navegador, correio eletrônico, FTP.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

Livros Técnicos/Específicos da Área, que abranjam o programa proposto. ( Manuais básicos sobre o uso dos softwares Microsoft Windows, Microsoft Word, Microsoft Excel e Internet Explorer, etc.)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS:

- AGENTE FISCAL

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de Agente Fiscal; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados à atendimento geral direto e indireto; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Características adequada de atendimento ao público; 7. habilidade de transmissão e recepção da informação; 8. ética e comportamento, 9. qualidade no atendimento; 10. comunicação telefônica; 11. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

- ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de atendimento geral ao público/cidadão; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados à atendimento geral direto e indireto; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Características adequada de atendimento ao público; 7. habilidade de transmissão e recepção da informação; 8. ética e comportamento, 9. qualidade no atendimento; 10. comunicação telefônica; 11. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo.

- TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA

1. Manuseios de periféricos, utilização de microsoft Word e Excel, utilização do Windows e noções de internet. 2. 1 - Organização e arquitetura de microcomputadores: Componentes de hardware e software / Funcionamento de um microcomputador / Software básico e software de aplicação / Representação numérica (inteira e em ponto flutuante) / Sistemas operacionais (Windows); - Linguagens de programação: Programação estruturada em linguagem C. / Variáveis e tipos de dados. / Entrada e saída de dados. / Operadores aritméticos, relacionais e lógicos. / Estruturas de decisão e de repetição. /Editor de texto / Planilha eletrônica / Software de apresentação; - Redes de computadores: Conceitos básicos / Arquitetura, Protocolos básicos de comunicação na Internet / Equipamentos de interconexão / Serviços: navegador, correio eletrônico, FTP.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

Livros Técnicos/Específicos da Área, que abranjam o programa proposto. (Manuais básicos sobre o uso dos softwares Microsoft Windows, Microsoft Word, Microsoft Excel e Internet Explorer, etc.)

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO VI

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011.

CARGO: MONITOR(A) EDUCACIONAL

Número de Vagas - 12

Vaga para Deficiente - 01

Carga Horária: 30 horas semanais

Vencimento base: - R$ 600,00

Requisitos para provimento: - Ensino Médio Completo na modalidade Magistério ou antigo Normal

Valor da Inscrição: - R$ 18,00 (Dezoito reais)

ATRIBUIÇÕES SUMÁRIAS:

Auxiliar as atividades do Magistério e exercer atividades junto ao Centro Municipal de Educação Infantil, ou seja, educar, cuidar e brincar com crianças.

Unidades escolares e CMEIS.

- Respeitar as determinações internas da Unidade Escolar, tendo como ponto de referência as etapas do desenvolvimento da criança;

- Conhecer o Projeto Pedagógico e inteirar-se por tudo que ocorre no cotidiano da escola;

- Participar da elaboração do Plano Escolar e trabalhar seguindo a Proposta Pedagógica, buscando o êxito do aluno não apenas na aprendizagem dos temas abordados, mas generalizado suas aplicações;

- Priorizar na ação pedagógica a busca do desenvolvimento da comunicação global;

- Garantir a organização e condições estimuladoras do ambiente, a fim de permitir que se assegure a atenção do aluno;

- Ter responsabilidade e postura ética, colaborando para os fins educacionais e cumprindo tarefas indispensáveis a pela realização do processo ensino-aprendizagem, proporcionando situações com significados funcionais;

- Relacionar-se bem com todos os funcionários da Unidade Escolar, bem como com os alunos, respeitando suas individualidades e diferenças, enfocando o trabalho cognitivo e auxiliando no controle da atenção;

- Buscar aperfeiçoamento profissional através de cursos, palestras, congressos e seminários;

- Participar das reuniões propostas pela coordenação técnica e direção da escola;

- Cumprir orientações que provenham tanto da esfera administrativa, quanto da técnica, considerando sempre conjectura da Secretaria Municipal da Educação;

- Desenvolver nas crianças hábitos de higiene, de boas maneiras, de educação informal e de saúde; despertando-lhes o senso de responsabilidade;

- Estimular as crianças com brinquedos, brincadeiras e jogos;

- Assessorar o professor da sala regular, seguindo orientações do Coordenador Pedagógico nas atividades de classe e extraclasse;

-Executar atividades diárias de recreação com crianças e trabalhos educacionais de artes diversas; acompanhar crianças em passeios, visitas e festividades sociais; proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere a higiene pessoal;

- Auxiliar as crianças na alimentação; servir refeições e auxiliar crianças menores a se alimentarem; auxiliar a criança a desenvolver a coordenação motora; observar a saúde e o bem estar das crianças, levando-as quando necessário, para atendimento médico e ambulatorial; ministrar medicamentos conforme prescrição médica; prestar primeiros socorros, cientificando o superior imediato da ocorrência;

- Vigiar e manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade, confiando-as aos cuidados de seu substituto ou responsáveis, quando afastar-se, ou ao final do período de atendimento;

- Auxiliar no recolhimento e entrega das crianças que fazem uso do transporte escolar, acompanhando-as na entrada e saída do mesmo, zelando assim pela sua segurança;

-Executar outras tarefas correlatas e afins.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

MATEMÁTICA BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL

01. Ortografia

01. Leitura e escrita dos números

02. Fonética

2. Operações fundamentais

3. Classe de Palavras

03. Dezena, centena, milhar, dúzia,

04. Encontros vocálicos

04. Problemas com as 4 operações

05. Palavras parônimas e homônimas

05. Dobro, triplo, quádruplo,

06. Acentuação gráfica

06. Metade, terça parte,

07. Uso de mal e mau, uso porque, por que por quê, porquê

07. Números pares e ímpares

8. Pontuação

08.Sistema de medidas: comprimento, massa, capacidade, volume.

9. Análise morfológica

09. Tempo

10. Termos da oração

 

11.Análise sintática(simples e composto)

CONHECIMENTOS/DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

12. Formação e estrutura das palavras

 

13. Composição e derivação

 

14. Vozes do verbo

 

15. Orações Coordenadas e Subordinadas

 

16. Concord. verbal - Coloc.Pronominal

 

17. Interpretação de texto Compreensão e análise crítica.

 

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRÁFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa,tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração. Sintaxe: coordenação e subordinação de termos e de orações; concordância verbal e nominal.

BIBLIOGRAFIA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. E outros livros que abranjam o programa proposto. 1986. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997. MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. 11ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

PROVA DE MATEMÁTICA BÁSICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

1. OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: a) adição; b) subtração; c) multiplicação; d) divisão; e problemas envolvendo as operações fundamentais 2. LEITURA E ESCRITA DOS NUMERAIS; 3 Números inteiros,relativos/operações.; 4.DOBRO, TRIPLO, QUÁDRUPLO etc.; 5. METADE, TERÇA PARTE. 8. SISTEMA DE MEDIDAS: comprimento, massa, capacidade, volume;.6 TEMPO: ano, semana, dias horas. Números e operações: resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais; tradução de situações-problema por equações e inequações do 1ºgrau; resolução de situações-problema que envolvem porcentagem e juros;razão e proporção;regras de três simples e compostas; expressões numéricas; Medidas: resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura...);

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

BIANCHINI, E., PACCOLA, H. Curso de Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999. DANTE, L. R. Matemática - Contexto & Aplicações. São Paulo: Ática, 1999. 1ª à 3ª série PAIVA, M. Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999. BIANCHINI, E. Matemática. São Paulo: Moderna, 1999. 5ª à 8ª. BONGIOVANI, V., VISSOTO, O. R., LAUREANO, J.L.T. Matemática e vida. São Paulo: Ática, 1997. 5ª à 8ª série. GIOVANI, J.R., CASTRUCCI, B.; GIOVANI JR., J.R. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 1998. 5ª à 8ª série. SILVEIRA, E. Matemática. São Paulo: Moderna, 1999. 5ª à 8ª série. E outros livros que abranjam o programa proposto.

PROVA DE CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

PCN s - Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos gerais do ensino fundamental; Temas transversais; A educação que desejamos. Desafios modernos da Educação e como chegar lá. Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Formação continuada. Diretrizes e Fundamentos da Educação Básica: Legislação Municipal, Estatuto da criança e do adolescente. Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação. Reflexão sobre creches e pré-escola no Brasil/ situando e fundamentando concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

ZABALA, Antoni. A pratica Educativa: como ensinar. TRAD. Ernâni da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed,1987

TEBEROSKY, Ana et al. Compreensão de leitura: a língua como Procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem; São Paulo: Ática, 2002

FERREIRO, Emília - Cultura Escrita e educação, Porto Alegre, Artmed, 2001

Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, Volumes I, II e III

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007

AQUINO, Júlio Groppa (Org), Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem; São Paulo: Ática, 2002

KRAMER, Sônia (org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular par educação infantil. São Paulo. Atica, 1992

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DO CARGO - MONITOR(A) EDUCACIONAL

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de educação; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre a realidade da educação; 8. Conhecimentos específicos na educação do Brasil; 9. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. A educação básica no Brasil; acesso; permanência; inclusão; fracasso escolar; organização da educação brasileira. Realizar serviços socioeducativos em núcleos para um coletivo de crianças / adolescentes até dezesseis anos. As atividades desenvolvidas irão abranger: reforço escolar, recreação e lazer,atividades artísticas e culturais, atividades com as famílias (reunião bimensais, palestras, oficinas), assim como, articulação com a rede de garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além do acompanhamento das ações empreendidas pelo município no enfrentamento do trabalho infantil.

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO. e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO VII

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011.

CARGO: PROFESSOR(A) P-II

Número de Vagas - 20 Vagas para a ZONA RURAL

11 Vagas para a ZONA URBANA

Vaga para Deficiente -02

Carga Horária: 30 horas semanais

Vencimento base: - R$ 654,50

Requisitos para provimento: - Licenciatura Plena em Pedagogia mais registro no MEC.

Valor da Inscrição: - R$ 20,00 (Vinte reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Exerce atividades docentes na Educação Infantil e ministra aulas do currículo do ensino pré-escolar, educação infantil, ensino fundamental e médio, elaborando planos de cursos e de aula, preparando e selecionando materiais didáticos; elaborando, aplicando e testes e trabalhos para assegurar a formação do aluno; Como também, exerce atividades de apoio pedagógico, quando planeja e coordena as atividades de ensino em unidades escolares ou órgão municipal de educação, supervisionando, orientando e avaliando a execução dos trabalhos pedagógicos e orientação educacional, administração escolar e supervisão pedagógica, para assegurar o desenvolvimento do processo educativo.

- Participa da elaboração de propostas pedagógicas do estabelecimento de ensino;

- participa da elaboração do currículo escolar;

- elabora e cumpre plano de trabalho segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

- acompanha o desenvolvimento do aprendizado de seus alunos, elaborando material instrucional adequado;

- estabelece estratégias de recuperação de alunos de menor rendimento;

- ministra nos dias letivos horas/aula estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

- mantém em dia os documentos e anotações referentes ao acompanhamento da vida escolar dos alunos;

- participa de cursos, encontros e grupos de estudo, visando a seu aperfeiçoamento constante e melhoria da qualidade de ensino;

- colabora com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; - participar das atividades cívicas, culturais e educativas da comunidade; participar da Associação de Pais e Professores e outras instituições auxiliares da escola, executar e manter atualizados os registros escolares e os relativos às suas atividades específicas e fornecer informações conforme as normas estabelecidas no Regimento interno da escola, responsabilizar-se pelo uso e conservação dos equipamentos e instrumentos utilizados em suas atividades docentes. Cabe ao professor o controle da frequência de seus alunos, observando que: não há abono de faltas, sobre as faltas coletivas decidirá o conselho de professores. Executar atividades extracurriculares em áreas afins, de acordo com a necessidade da escola e de acordo com sua respectiva carga horária.

- executa outras atribuições correlatas.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

 

01. Ortografia

11. Análise sintática(simples e composto)

02. Fonética

12. Formação e estrutura das palavras

03. Classe de Palavras

13. Composição e derivação

04. Encontros vocálicos

14. Vozes do verbo

05. Palavras parônimas e homônimas

15. Estudo dos Porquês/que

06. Acentuação gráfica

16. Orações Coordenadas e Subordinadas

07. Uso de mal e mau

17. Concord. verbal - Coloc.Pronominal

08. Pontuação

18. Interpretação de texto Compreensão e análise crítica.

09. Análise morfológica

 

10. Termos da oração

LEGISLAÇÃO

 

LDB, Lei Federal n°. 7853, Lei n° 8069/90 de 13/07/90, Lei Federal n°11494 de 20/06/2007

 

CONHECIMENTOS/DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRAFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa,tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração. Sintaxe: coordenação e subordinação de termos e de orações; concordância verbal e nominal.

BIBLIOGRAFIA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. E outros livros que abranjam o programa proposto. 1986. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997. MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. 11ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

PROVA DE LEGISLAÇÃO

LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Ed. Nacional): Lei Federal n° 9394, de 20/12/96 e normas para Educação.

Lei Federal n°. 7853, de 24 de outubro de 1989.

Lei n° 8069/90 de 13/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente

Lei Federal n°11494 de 20/06/2007 - Regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação - FUNDEB

PROVA DE CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

PCN s - Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos gerais do ensino fundamental; Temas transversais; Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Escola reflexiva com professores reflexivos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. A educação que desejamos. Desafios modernos da Educação e como chegar lá. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Formação continuada. Diretrizes e Fundamentos da Educação Básica: Legislação Municipal, Estatuto da criança e do adolescente. Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação. Reflexão sobre creches e préescola no Brasil/ situando e fundamentando concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional. Conhecimento de mundo: Eixos de trabalho para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. A Formação social da mente. Letramento, cultura e modalidades. Prática social da escrita. Juventude e educação. Pedagogia diferenciada. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa: como ensinar. Compreensão de leitura; a língua como procedimento. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Os adolescentes e a mídia. Cultura escrita e a educação. Avaliação: mitose desafios.

BIBLIOGRAFIA A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OLIVEIRA, Marta Kohol. Letramento, cultura e modalidades de pensamentos. In: KLEIMAN, Ângela

B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras,1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo:Paz e Terra:1996

ZABALA, Antoni. A pratica Educativa:como ensinar. TRAD. Ernâni da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed,1987

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000

TEBEROSKY, Ana et al. Compreensão de leitura: a língua como Procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem; São Paulo: Ática, 2002

STRANBURGER, Vitor. Os adolescentes e a mídia: impacto psicológico. Porto Alegre: Artmed, 1999

FERREIRO, Emília - Cultura Escrita e educação, Porto Alegre, Artmed, 2001

HOFFMAN, J. Avaliação Mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre, Mediação, 2001

Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil , Volumes I, II e III

LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa,2001.

ALARCÃO, I . Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projetopolítico-pedagógico

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007

MEIRIEU, Philipe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar: trad. Fátima Murad - Porto Alegre:Artmed,2002.

AQUINO, Júlio Groppa (Org), Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem; São Paulo: Ática, 2002

PERRONOUD, Philipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas, Porto Alegre: Artmed, 1998

KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Editora Pioneira,1998 (3ªtiragem)

KRAMER, Sonia (org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para educação infantil. São Paulo. Atica, 1992

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DO CARGO

- PROFESSOR(A) P-II

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de educação; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre a realidade da educação; 8. Conhecimentos específicos na educação do Brasil; 9. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. A educação básica no Brasil; acesso; permanência; inclusão; fracasso escolar; organização da educação brasileira; tendências pedagógicas na pratica escolar; projetos, trabalhos e interdiciplinaridade; concepção de supervisão; tendências atuais do trabalho do pedagogo e do planejamento educacional; responsabilidade na qualidade de ensino; atuação do pedagogo e a capacitação docente em serviço; planejamento didático; avaliação do processo ensino X aprendizagem; a didática na formação do educador; planejamento de ensino e a realidade escolar.

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO. e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO VIII

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011.

CARGO: ANALISTA ADMINISTRATIVO

Número de Vagas - 01

Vaga para Deficiente - -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: - R$ 750,00

Requisitos para provimento: - Ensino Superior Completo em Administração mais registro profissional no órgão de classe - CRA e estar em dia com as obrigações junto ao órgão.

Valor da Inscrição: - R$ 25,00 (Vinte e cinco reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

- Atividades de supervisão, orientação, planejamento, coordenação e execução especializada, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração em geral;

- Promover estudos, pesquisas, projetos e análises sobre problemas que envolvam simultaneamente administração de pessoal, material, financeira, organização e métodos.

- Realizar estudos, pesquisas e propor medidas para racionalizar e agilizar rotinas dos órgãos da Administração.

- Elaborar normas gerais visando o estabelecimento de jurisprudência administrativa uniforme para todo o serviço.

- Sugerir soluções para as deficiências que afetam o melhor entrosamento dos vários sistemas de administração geral.

- Planejar, coordenar e promover a realização de programas de treinamento em serviço.

- Estudar e acompanhar projetos de estruturação e reorganização de serviços.

- Acompanhar e estudar o desenvolvimento dos programas administrativos a fim de estimar os seus efeitos e promover o seu aperfeiçoamento.

- Estudar e acompanhar trabalhos de natureza técnica, para elaboração de normas pertinentes ao processo financeiro.

- Planejar e propor normas para a administração de pessoal.

Executar quaisquer outros encargos semelhantes, pertinentes à categoria funcional, estabelecidos na legislação que regulamentou o exercício da profissão.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO

01. Ortografia

01. Números inteiros, relativos/operações

02. Fonética

2. Equação de 1° e 2° Graus

3. Classe de Palavras

03. Inequações

04. Encontros vocálicos

04. Razão e Proporção

05. Palavras parônimas e homônimas

05. Regra de três simples e composta

06. Acentuação gráfica

06. Porcentagem

07. Uso de mal e mau

07. Problemas e medidas

08. Pontuação

08. Polígonos - Triláteros - Quadriláteros e Círculo

09. Análise morfológica

09. Triângulos Retângulos - Relações Métricas

10. Termos da oração

10. Seno, cosseno e tangente nos triângulos- retângulos

11.Análise sintática(simples e composto)

 

12. Formação e estrutura das palavras

 

13. Composição e derivação

 

14. Vozes do verbo

 

15. Estudo dos Porquês/que

INFORMÁTICA BÁSICA

16. Orações Coordenadas e Subordinadas

01. Manuseio de periféricos

17. Concord. verbal - Coloc.Pronominal

02. Utilização microsoft Word/Excel

18. Interpretação de texto Compreensão e análise crítica.

3. Utilização do Windows

4. Noções de internet.

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i, o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRÁFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; - COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa, tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração. Sintaxe: coordenação e subordinação de termos e de orações; concordância verbal e nominal.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997. MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. 11ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

PROVA DE MATEMÁTICA

1. Números e operações: resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais; tradução de situações-problema por equações e inequações do 1º e 2º grau; resolução de situações-problema que envolvem porcentagem e juros;razão e proporção;regras de três simples e compostas; expressões numéricas; número de lados dos polígonos; Medidas: resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura...);

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

BIANCHINI, E., PACCOLA, H. Curso de Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999. DANTE, L. R. Matemática - Contexto & Aplicações. São Paulo: Ática, 1999. 1ª à 3ª série - Ensino Médio. GIOVANI, J. R., BONJORNO, J. R. , GIOVANI JR, J. R. Matemática Fundamental. Volume único. São Paulo: FTD, 1994, 2° Grau. PAIVA, M. Matemática. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999.

PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICA

1. Manuseios de periféricos, utilização de microsoft Word e Excel, utilização do Windows e noções de internet. 2. 1 - Organização e arquitetura de microcomputadores: Componentes de hardware e software / Funcionamento de um microcomputador / Software básico e software de aplicação / Representação numérica (inteira e em ponto flutuante) / Sistemas operacionais (Windows); - Linguagens de programação: Programação estruturada em linguagem C. / Variáveis e tipos de dados. / Entrada e saída de dados. / Operadores aritméticos, relacionais e lógicos. / Estruturas de decisão e de repetição. /Editor de texto / Planilha eletrônica / Software de apresentação; - Redes de computadores: Conceitos básicos / Arquitetura, Protocolos básicos de comunicação na Internet / Equipamentos de interconexão / Serviços: navegador, correio eletrônico, FTP.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

Livros Técnicos/Específicos da Área, que abranjam o programa proposto. ( Manuais básicos sobre o uso dos softwares Microsoft Windows, Microsoft Word, Microsoft Excel e Internet Explorer, etc.)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO:

- ANALISTA ADMINISTRATIVO

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de atendimento geral ao público/cidadão; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados à atendimento geral direto e indireto; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Características adequada de atendimento ao público; 7. habilidade de transmissão e recepção da informação; 8. ética e comportamento, 9. qualidade no atendimento; 10. comunicação telefônica; 11. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Técnicas de atendimento ao cliente (excelência no atendimento); - Negociação; - Prestação de contas junto a órgãos financiadores públicos; - Gestão de pessoas; - Melhoria de processos; - Indicadores (levantamento de resultados e atividades realizadas); - Rotinas Administrativas; - Conhecimentos gerais (história e atualidade); Matemática (nível ensino médio); - Português: gramática e interpretação de texto (nível ensino médio); - Raciocínio analítico; - Raciocínio lógico; - Relatórios gerenciais.

Administração

1. Administração Geral - conceitos básicos: o administrador; as organizações e a administração. Princípios e fundamentos de organização: a organização e a estrutura organizacional. A organização: planejamento, coordenação e controle. A organização: gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. A Tomada de decisões. Tendências da administração. 2. Planejamento Estratégico Organizacional Municipal - Planejamento estratégico: conceitos, contexto, premissas e tipologia. Metodologia de elaboração e implementação do Planejamento Estratégico Municipal. Metodologias de análise de cenários municipais. O diagnóstico estratégico: tecnologias de elaboração. Políticas, objetivos, estratégias, estruturas, desafios e fatores críticos de sucesso na Construção do Planejamento Estratégico Municipal. Projetos e Planos de Ação Municipais. Monitoramento e Avaliação de Planos Estratégicos Municipais. A Gestão de Projetos Aplicada ao Setor Público. Plano Diretor, Planos Plurianuais e Agenda 21. 3. Administração de Recursos Humanos - Gestão de pessoas: evolução e estágio atual. Atividades Essenciais da Administração de Recursos Humanos: captação e seleção de pessoal; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento; planos de carreira; avaliação de desempenho; benefícios sociais; saúde e segurança no ambiente de trabalho. Gestão de Recursos Humanos: teorias e práticas contemporâneas. Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional: percepção e tomada de decisão; conceitos básicos e avançados de motivação; fundamentos do comportamento de grupos e equipes de trabalho; comunicação; liderança; poder e política; conflito e negociação; cultura organizacional. 4. Administração Pública - A reforma do Estado e da administração pública: contexto, papéis e desafios. Gestão do setor público: estratégia e estrutura para um novo Estado. Sobre o desenho do Estado: uma perspectiva agente x principal. A revolução global: reforma da administração do setor público. A complementaridade entre a reestruturação econômica e a reconstrução do Estado na América Latina. Possibilidades técnicas e imperativos políticos em 70 anos de reforma administrativa. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente. Da administração pública burocrática à gerencial. 5. Finanças - O contexto, o papel e o ambiente da gestão financeira. As demonstrações financeiras: estrutura e análise. Planejamento financeiro: fluxos e gestão de caixa. Elementos financeiros fundamentais: valor e tempo, risco e retorno, taxas de juros e avaliação de títulos de renda fixa. Decisões de investimento de longo prazo: fluxos de caixa e técnicas de orçamento de capital, risco e refinanciamentos em orçamento de capital. Decisões de financiamento de longo prazo: custo de capital, alavancagem financeira. Decisões financeiras de curto prazo: gestão do capital de giro e dos ativos e passivos circulantes. 6. Gestão de Operações e Logística - A gestão da produção e operações: contexto, papéis, objetivos e estratégias. O projeto em gestão de produção e operações: projeto de produtos e serviços, projeto de redes de operações produtivas e tecnologia de processos produtivos e operacionais. Planejamento e controle de capacidades, de estoques, de suprimentos, de projetos e de qualidade. Políticas e técnicas de melhoramento dos processos produtivos e operacionais. 7. Orçamento - Orçamento Público: evolução histórica e correlação orçamento / planejamento; princípios orçamentários; orçamento tradicional e orçamento-programa; orçamento na Constituição de 1988 (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual); processo de elaboração da proposta orçamentária; classificações orçamentárias da despesa e da receita; créditos adicionais. Execução do orçamento e controle da execução orçamentária: programação da despesa; empenho; liquidação da despesa; pagamento das despesas; suprimento de fundos; despesas de exercícios anteriores; restos a pagar; controle interno e externo. licitação: conceito; finalidades; princípios; objeto; obrigatoriedade; dispensa; inexigibilidade; modalidades; pregão eletrônico. contrato administrativo: conceito, formalização, alteração, alteração, execução, inexecução e rescisão. Tópicos da Lei de Responsabilidade Fiscal: Princípios, objetivos e efeitos no planejamento e no processo orçamentário; Limites para despesas de pessoal; Limites para a dívida; Mecanismos de transparência fiscal.

Bibliografia sugerida

ARAÚJO, Luiz César G. de. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson, 2004.

LACOMBE, Francisco & HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico - conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas.

PEREIRA, Luis Carlos Bresser e SPINK, Peter. Reforma do estado e administração pública gerencial. São Paulo: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

REZENDE, Denis Alcides; CASTOR, Belmiro Valverde Jobim. Planejamento estratégico municipal: empreendedorismo participativo nas cidades, prefeituras e organizações públicas. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

ROBBINS, Stephen, P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson, 2005.

TROSA, Sylvia. Gestão pública por resultados. São Paulo: Revan, 2001.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002.

Lei Complementar n. 101 de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Decreto n. 93.872 de 23 de dezembro de 1986 (Dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do tesouro nacional e atualiza e consolida a legislação pertinente).

Lei n. 4.320 de 17 de março de 1964 (Dispõe sobre normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal).

Lei 8.666 de 22 de junho de 1993 e alterações (Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências).

Decreto Municipal n. 10.710 de 29 de junho de 2001 e alterações posteriores (Dispõe sobre a execução orçamentária e financeira do Município de Belo Horizonte).

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (com as alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais) - arts. 163, 165 e 169.

Decreto Federal n. 5450 de 31 de maio de 2005 (Regulamenta o pregão na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências).

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. Go. e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.

ANEXO IX

PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2011.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimentos base: R$ 750,00

Requisitos para provimento: -Curso Superior de Serviço Social.
Registro no Conselho Regional de Serviços Sociais - CRESS

Valor da Inscrição: R$ 25,00 (Vinte e cinco reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Prestar serviços no âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais, financeiras e psico-sociais para prevenir ou eliminar desajustes, promovendo a integração dos servidores municipais e da comunidade;

- Executar programas de trabalhos comunitários;

- Elaborar Projetos específicos nas áreas de Serviço Social de caso ou de grupos;

- Elaborar projetos de pesquisas visando a implantação de serviços especializados na área de desenvolvimento comunitário;

- promover ações, métodos e sistemas para conhecimento da realidade social do indivíduo;

- aconselhar e orientar indivíduos afetados em seu equilíbrio emocional, aplicando técnicas que possibilitem o desenvolvimento de suas capacidades e seu ajustamento ao meio de trabalho e a sociedade;

- promover atividades educativas, recreativas e culturais para permitir o progresso coletivo e a melhoria do comportamento individual;

- assessorar em assuntos e problemas ligados à assistência social no município;

- elaborar e viabilizar a política social de instituição com a participação da comunidade;

- executar outras tarefas correlatas.

CARGO: BIOMÉDICO(A)

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas

Vencimentos base: R$ 1.300,00

Requisitos para provimento: -Curso Superior em Biomedicina.
Registro profissional no órgão de classe.

Valor da Inscrição: R$ 40,00 (Quarenta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

- Estuda seres vivos; desenvolve pesquisas na área de biologia, molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia;

- Realizar exames de Análises Clínicas;

- Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;

- Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;

- Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;

- Desenvolve atividades de educação ambiental;

- Realiza diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais;

- Realiza análises clínicas, citológicas, citrogênicas e patológicas;

- Realiza análises, físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente;

- Realiza serviços de radiografia, excluída a interpretação;

- Atua, sob supervisão médica, em serviço de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado;

- Planeja e executa pesquisas cientificas em instituições publicas e privadas na área de sua especialidade profissional;

- executa outras atividades correlatas ao cargo.

CARGO: ENFERMEIRO(A)

Número de Vagas: 02

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 1.000,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior Completo de Enfermagem.
- Registro no COREN, exigido na Legislação Federal.

Valor da Inscrição: R$ 30,00 (Trinta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

- Organizar, coordenar, supervisionar e executar serviços de enfermagem, empregando processo de rotina e/ou específicos, para possibilitar a proteção e a recuperação da saúde individual ou coletiva.

- Elaborar e executar programas de educação e saúde, visando a melhoria de saúde do indivíduo, da família e da comunidade;

- participar juntamente com a equipe de saúde, no planejamento, execução e avaliação dos programas de saúde a serem desenvolvidas;

- distribuir e supervisionar o trabalho de equipes de enfermagem e auxiliares;

- prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde;

- selecionar, reciclar e aprimorar o pessoal da área de saúde, principalmente equipes de enfermagem auxiliares;

- efetuar estatística mensal do número de pacientes e atendimentos;

- programar e participar de todos os programas de vacinações e combate a endemias na região do município;

- executar outras tarefas correlatas.

CARGO: ENFERMEIRO(A)-PSF

Número de Vagas: 04

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 1.000,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior Completo de Enfermagem.
- Registro no COREN, exigido na Legislação Federal.

Valor da Inscrição: R$ 30,00 (Trinta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Organizar, coordenar, supervisionar e executar serviços de enfermagem, empregando processo de rotina e/ou específicos, para possibilitar a proteção e a recuperação da saúde individual ou coletiva.

- Atribuições para o cargo de Enfermeiro(a) do PSF - Realizar cuidados de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para a continuidade da assistência prestada; realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecimentos nos Programas do Ministério da Saúde e as disposições legais da profissão; planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a USF a partir da data de aprovação do Município; executar as ações de assistência integral em todas as fases de ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e integral; no nível de sua competência, executar assistências básicas e ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na USF e, quando necessário, no domicílio; realizar as atividades correspondentes às áreas prioritárias de intervenção na Atenção Básica, definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS/2001; Aliar a atuação clínica à pratica da saúde coletiva; organizar e coordenar as criações de grupos de patologias específicas, como hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, etc.; supervisionar e coordenar ações para Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas aos desempenhos de suas funções; responsabilidade total sobre o controle dos funcionários relacionados na UBS e PSF; organizar e planejar as ações realizadas na equipe; entregar relatórios dentro dos prazos vigentes em cronograma já entregues na UBS; realizar e avaliar o teste do pezinho.

CARGO: FARMACÊUTICO(A)

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 1.000,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior Completo em Farmácia.
Registro profissional no órgão da classe.

Valor da Inscrição: R$ 30,00 (Trinta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Assume responsabilidade técnica por farmácia de hospitais, ambulatórios e dispensários do município; realiza estudos de pesquisas microbiológicas e imunológicas, químicas, físico-químicas e físicas, relativas a quaisquer substâncias ou produtos que interesse à saúde pública.

- examina e controla a composição e atividade de qualquer produto de uso parenteral, vacinas, anatoxinas, antitoxinas, antibióticos, fermentos, alimentos, saneantes, produtos de uso cirúrgico, plástico e quaisquer outros de interesse da saúde pública;

- supervisiona a organização e controle de produtos farmacêuticos, químicos e biológicos;

- participa dos exames e controle de qualidade de drogas e medicamentos, produtos biológicos, químicos, odontológicos e outros que interessem à saúde humana;

- orienta e supervisiona a manipulação farmacêutica e o aviamento de receitas médicas;

-promove o controle de receitas, realizando periodicamente o balanço de entorpecentes e os barbitúricos;

- executa outras atividades correlatas ao cargo.

CARGO: FISIOTERAPEUTA

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 1.200,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior Completo em Fisioterapia.
Registro profissional no órgão da classe.

Valor da Inscrição: R$ 40,00 (Quarenta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Previne complicações cardiorrespiratórias em todos os pacientes do hospital; previne contraturas, deformidades e complicações urinárias nos pacientes queimados e neurológicos; previne o aparecimento de escaras de decúbitos e outras complicações, nos pacientes que permanecem por tempo prolongado nos leitos.

- ainda promove e executa técnicas de mudanças de decúbitos, cinesioterapia respiratória com e sem incentivadores, facilitação neuro-muscular proprioceptiva;

- estimula a deambulação precoce, objetivando a melhoria do estado geral dos pacientes, diminuindo o tempo médio de internação;

- promove palestras, seminários, etc., para que haja uma inter-relação mais eficaz entre os membros da equipe multiprofissional do hospital;

- executa outras atividades correlatas ao cargo.

CARGO: FONOAUDIÓLOGO(A)

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 750,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior Completo em Fonoaudiologia.
Registro profissional no órgão da classe.

Valor da Inscrição: R$ 25,00 (Vinte e cinco reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Realiza e avalia o treinamento fonético, auditivo, de dicção, de respiração funcional e de impostação da voz; analisa outros aspectos cognitivos relacionados à elaboração do pensamento e a sua forma de expressão, bem como sua interferência no aperfeiçoamento ou na reabilitação da fala do paciente.

- Trata dos distúrbios de origem neurológica, alterações congênitas e emocionais, relacionadas a linguagem, a articulação, a audição e a comunicação;

- desenvolve as atividades acima em consonância com a natureza e os objetivos da unidade de trabalho em que está lotado, respeitando os limites legais de sua profissão;

- Executa outras atividades correlatas ao cargo.

CARGO: MÉDICO(A) CIRURGIÃO(Ã) CLÍNICO GERAL

Número de Vagas: 02

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 8.000,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior em Medicina.
- Inscrição no Conselho Regional de Medicina CRM

Valor da Inscrição: R$120,00 (Cento e vinte reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Faz exames médicos, emite diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e bem-estar do paciente. Realiza partos e cirurgias de sua área de atuação;

- Examina o paciente, palpando ou utilizando instrumentos especiais para determinar o diagnóstico ou, sendo necessário, requisitar exames complementares e encaminhá-lo ao especialista;

- Registra a consulta médica, anotando em prontuário próprio a queixa, os exames físico e complementares, para efetuar a orientação adequada;

- Analisa e interpreta resultados de exames de raio X, bioquímicos, hematológicos e outros, comparando-os com padrões normais, para confirmar ou informar diagnóstico; - Prescreve medicamentos, indicando dosagem e respectiva via de administração, assim como cuidados a serem observados, para conservar ou restabelecer a saúde do paciente;

- Efetua exames médicos destinados à admissão de candidatos a cargos em ocupações definidas, baseando-se nas exigências da capacidade física e mental das mesmas, para possibilitar o aproveitamento dos mais aptos;

- Presta atendimento de urgência em casos de acidentes de trabalho ou alterações ajuda de saúde, orientando e/ou executando a terapêutica adequada, para prevenir consequências mais graves ao trabalhador;

- Emite atestados de saúde, sanidade e aptidão física e mental e de óbito, para atender às determinações legais;

- Participa de programas de saúde pública, acompanhando a implantação e avaliação dos resultados, assim como a realização em conjunto com equipe da unidade de saúde, ações educativas de prevenção às doenças infecciosas, visando preservar a saúde do município;

- Participa de reuniões de âmbito local, distrital ou regional, mantendo constantemente informações sobre as necessidades da unidade de saúde, para promover a saúde e o bem-estar da comunidade;Zela pela conservação de boas condições de trabalho, quanto ao ambiente físico, limpeza e arejamento adequados, visando proporcionar aos pacientes um melhor atendimento;

- Desenvolve outras funções da mesma natureza, eventuais ou não, ligadas à sua área de atuação.

CARGO: MÉDICO(A) - PSF

Número de Vagas: 03

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 6.000,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior em Medicina.
- Inscrição no Conselho Regional de Medicina CRM

Valor da Inscrição: R$100,00 (Cem reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Faz exames médicos, emite diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e bem-estar do paciente.

- Atribuições para o médico do PSF - Realizar consultas aos usuários de sua área adstrita; executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso e zelar pelo andamento e qualidade dos programas de saúde implantados; realizar consultas e procedimentos na USF e, quando necessário, no domicílio; realizar as atividades clínicas correspondentes às áreas prioritárias na intervenção na Atenção Básica, definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 2001; aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva; fomentar a criação de grupos de patologias específicas, como hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, etc.; realizar o pronto atendimento médico nas urgências e emergências; encaminhar aos serviços de maior complexidade, quando necessário, garantindo a continuidade ao tratamento na USF, por meio de sistema de acompanhamento e de referência e contra-referência; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; indicar internação hospitalar; solicitar exames complementares e verificar e atestar óbitos.

- Atribuições para o médico Especialista: Prestar assistência médica no âmbito municipal, visando preservar ou recuperar a saúde pública no exercício das atribuições detalhadas para o cargo de médico prevista nesta Lei e mais aquelas específicas da sua área de atuação, devidamente comprovada com o respectivo Certificado de Especialização.

CARGO: NUTRICIONISTA

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 1.000,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior em Nutrição.
- Registro profissional no órgão de classe.

Valor da Inscrição: R$ 30,00 (Trinta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Proceder avaliação técnica da dieta comum das coletividades e sugere medidas para a sua melhoria; participa de programas de saúde pública realizando inquéritos clínico­nutricionais, bioquímicos e somatométricos; colabora na avaliação dos programas de nutrição e saúde mental.

- Desenvolve projetos em áreas estratégicas, para treinamento de pessoal técnico auxiliar;

- adota medidas que assegura a preparação higiênica e a perfeita conservação dos alimentos;

- calcula o custo médio das refeições servidas e o custo total de serviço de nutrição com órgãos da administração municipal;

- Zela pela ordem e manutenção de boas condições higiênicas em todas as áreas e instalações relacionadas com o serviço de alimentação;

- elabora mapas dietéticos, verificando, no prontuário dos doentes a prescrição de dietas;

- examina o estado de nutrição do indivíduo ou do grupo, avaliando diversos fatores relacionados com problemas de alimentação como classe social e meio de vida, para planejamento e elaboração de cardápios e dietas especiais, oferecendo refeições balanceadas;

- emite pareceres em assuntos de sua competência;

- fornece dados estatísticos de suas atividades;

- executa outras atividades correlatas ao cargo.

CARGO: ODONTÓLOGO(A) - PSF

Número de Vagas: 03

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 1.320,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior em Odontologia.
- Registro profissional no órgão de classe.

Valor da Inscrição: R$ 40,00 (Quarenta reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Executar atividades odontológicas generalizadas, realizar exames, tratamentos e perícias odonto-legais. Diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, proceder odontologia profilática em estabelecimentos de ensino, unidade móvel ou hospital, UBS , USF e da comunidade.

- Atribuições para o(a) Odontólogo(a) (Cirurgião Dentista)- do PSF - Realizar levantamento epidemiológico para traçar o perfil de saúde bucal da população adstrita à sua área de atuação; realizar procedimentos clínicos definidos na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB/SUS 96 - e na Norma Operacional Básica de Assistência à Saúde; realizar o tratamento integral, no âmbito da atenção básica para a população adstrita à área de atuação; encaminhar e orientar os usuários que apresentarem problemas mais complexos a outros níveis de assistência, assegurando seu acompanhamento; realizar atendimentos de primeiros cuidados nas urgências; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; prescrever medicamentos e outras orientações na conformidade dos efetuados; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; executar as ações de assistência integral, aliando a atuação clínica à saúde coletiva, assistindo as famílias, indivíduos ou grupos específicos, de acordo com o planejamento local; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal; programar e supervisionar o fornecimento de insumos para as ações coletivas; capacitar as equipes de saúde da família no que se refere às ações educativas e preventivas em saúde bucal e supervisionar o trabalho efetuado pelo THD e o ACD.

CARGO: PSICÓLOGO(A)

Número de Vagas: 01

Vaga para Deficiente: -

Carga Horária: 40 horas semanais

Vencimento base: R$ 750,00

Requisitos para provimento: - Curso Superior em Psicologia.
- Registro profissional no órgão de classe.

Valor da Inscrição: R$ 25,00 (Vinte e cinco reais)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Planeja, executa, acompanha e avalia processos seletivos, realizando entrevistas e aplicando técnicas psicológicas como testes e dinâmicas de grupo, determinando aptidões, traços de personalidades e outras características pessoais, assegurando a admissão de pessoal adequado aos requisitos do cargo.

- Realiza entrevistas de entrada e saída do servidor na instituição, fazendo o acompanhamento da movimentação de pessoal, orientando os servidores e obtendo dados e informações úteis para o diagnóstico e tomada de decisões relativas às diferentes funções de recursos humanos e outras áreas;

- executa trabalhos de readaptação funcional, realizando análise , diagnósticos e orientação sobre a relação do servidor com a organização;

- planeja, executa, coordena, avalia e acompanha programas de treinamento;

- orienta e executa diretamente, ou em colaboração com outros profissionais da área, a seleção de estagiários de psicologia, bem como a supervisão deste trabalho, no âmbito dos órgãos do Município;

- presta atendimentos a alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem, incluindo a orientação aos respectivos pais, quando necessário, conforme encaminhamento feito pela direção de outro profissional aos alunos e a servidores da instituição onde trabalha;

- realiza, individualmente ou em equipe, envolvendo profissionais do ensino e de recursos humanos, trabalhos de orientação vocacional e profissional aos alunos e a servidores onde trabalha;

- presta orientações psicopedagógica em colaboração aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de ensino do estado;

- realiza psicodiagnósticos a partir de aplicação de testes, entrevistas e dinâmicas de grupo, com o fim de orientar trabalhos médicos ou psicoterápicos desenvolvidos pelas instituições de saúde, educação ou de assistência social do Município;

- realiza psicoterapia individual ou de grupo, podendo atuar juntamente com profissionais da área médica e social, em atendimento a pessoas assistidas pelo município em hospitais, penitenciárias, serviços sociais e outras instituições;

- realiza aconselhamento psicológico junto a alunos de estabelecimentos de ensino, detentos de penitenciária, menores carentes assistidos pelo município e servidores que necessitem tal serviço;

- executa outras atividades correlatas ao cargo.

CONTEÚDO DA PROVA TEÓRICA

PORTUGUÊS:

 

01. Ortografia

11. Análise sintática(simples e composto)

02. Fonética

12. Formação e estrutura das palavras

03. Classe de Palavras

13. Composição e derivação

04. Encontros vocálicos

14. Vozes do verbo

05. Palavras parônimas e homônimas

15. Estudo dos Porquês/que

06. Acentuação gráfica

16. Orações Coordenadas e Subordinadas

07. Uso de mal e mau

17. Concord. verbal - Coloc.Pronominal

08. Pontuação

18. Interpretação de texto Compreensão e análise crítica.

09. Análise morfológica

 

10. Termos da oração

CONHECIMENTOS DO SISTEMA DE SAÚDE - SUS -

PROVA DE PORTUGUÊS

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica e classificação das sílabas, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; ENCONTROS VOCÁLICOS. PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS; ACENTUAÇÃO GRÁFICA; PONTUAÇÃO: ponto final, interrogação, exclamação, travessão; VERBO E TEMPO VERBAL: presente, passado e futuro; CATEGORIAS GRAMATICAIS: Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal;TERMOS DA ORAÇÃO: sujeito, predicado e complemento; COMPREENSÃO DE TEXTOS: Interpretação e crítica; ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA: morfológica: indica a classe gramatical a que pertence a palavra, também com forma, gênero, numero, grau, pessoa,tempo... sintática: indica a função ao de cada palavra na oração. Sintaxe: coordenação e subordinação de termos e de orações; concordância verbal e nominal.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FIORIN, JoséLuiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997. MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. 11ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

PROVA DO SISTEMA DE SAÚDE - SUS -

Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II Seção I); Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS/1996; Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS - SUS/2001. SUS de A a Z na internet. www.saude.gov.br

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DOS CARGOS:

- ASSISTENTE SOCIAL

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de assistência social e saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Estudar: O Serviço Social, as Políticas Sociais e a questão dos Direitos Sociais no contexto da Reforma do Estado brasileiro: A contrarreforma do Estado e as Políticas Sociais no Brasil na contemporaneidade. A questão dos direitos sociais no sistema de seguridade social: previdência, assistência e saúde. A Reestruturação das políticas sociais no Brasil e as novas formas de regulação Social. O lugar ocupado pelo Serviço Social na implementação das Políticas Sociais no contexto da descentralização e municipalização: a gestão social e participativa. A política de assistência social como política de proteção social e o SUAS. A questão social no cenário contemporâneo, as diferentes expressões concretas na sociedade brasileira e a sua centralidade no Serviço Social. Metamorfoses da questão social nos meandros das relações entre o Estado e a Sociedade no Brasil contemporâneo. Pobreza, exclusão social e subalternidade: expressões concretas da Questão Social no Brasil contemporâneo. A questão social como base fundante do trabalho do assistente social. O projeto ético-político profissional, os espaços ocupacionais e o trabalho profissional do Assistente Social no contexto da reestruturação do capital e da lógica neoliberal em defesa dos direitos sociais. As dimensões éticas e políticas do projeto profissional. O projeto profissional e as estratégias para fazer frente às diferentes expressões da Questão Social. O assistente social como trabalhador coletivo: o trabalho profissional, demandas e requisições que exigem competência teórica, metodológica, ética, política, técnica e operativa no fazer profissional na defesa dos direitos sociais. A legislação social e o trabalho profissional, instrumento sociojurídico e legal na efetivação e defesa dos direitos sociais.

- BIOMÉDICO(A)

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Realizar exames de Análises Clínicas; Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos; Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais; Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;

- ENFERMEIRO(A)

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Legislação em enfermagem. Ética em enfermagem. Planejamento e gerência nos serviços de Saúde Gestão de recursos humanos em saúde. Estrutura organizacional e organização do serviço de enfermagem. O processo de assistir em enfermagem - instrumentos básicos do cuidar. Comunicação e relação interpessoal. Histórico de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Plano de cuidados de enfermagem. Avaliação de enfermagem. Registro de enfermagem. Entrevista e exame físico. Processos clínicos e cirúrgicos - intervenção de enfermagem ao cliente adulto e idoso. Procedimentos técnicos de enfermagem. Enfermagem na administração de medicamentos. Técnicas básicas de enfermagem. Assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. Avaliação de saúde e intervenção de enfermagem a crianças e adolescentes. Princípios gerais de isolamento. Prevenção e controle de infecções hospitalares e aplicação de medidas de biossegurança. Assistência domiciliar. Suporte básico de vida. Enfermagem em saúde coletiva. Atuação nos programas do Ministério da Saúde.

- ENFERMEIRO(A) -PSF

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde publica; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Legislação em enfermagem. Ética em enfermagem. Planejamento e gerência nos serviços de Saúde Gestão de recursos humanos em saúde. Estrutura organizacional e organização do serviço de enfermagem. O processo de assistir em enfermagem - instrumentos básicos do cuidar. Comunicação e relação interpessoal. Histórico de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Plano de cuidados de enfermagem. Avaliação de enfermagem. Registro de enfermagem. Entrevista e exame físico. Processos clínicos e cirúrgicos - intervenção de enfermagem ao cliente adulto e idoso. Procedimentos técnicos de enfermagem. Enfermagem na administração de medicamentos. Técnicas básicas de enfermagem. Assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. Avaliação de saúde e intervenção de enfermagem a crianças e adolescentes. Princípios gerais de isolamento. Prevenção e controle de infecções hospitalares e aplicação de medidas de biossegurança. Assistência domiciliar. Suporte básico de vida. Enfermagem em saúde coletiva. Atuação nos programas do Ministério da Saúde.

- FARMACÊUTICO(A)

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8.habilidade de transmissão e recepção da informação; 9. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Conhecimentos em: Farmacodinâmica; Anatomia e Fisiologia Humana; Farmacotécnica; Química Farmacêutica; Deontologia (Legislação Farmacêutica); Conhecimento básico sobre Farmácia; Vigilância Sanitária: Portaria 344/98, Portaria 06/99; Análise de Urina; Análise de cálculos; Líquidos Sinovial; Interferentes; Automação; Mecanismos Microbiológicos; Meios de Cultura; Esterilização em Laboratório de Análise Clínica; Colorações; Coproculturas; Cultura de materiais Geniturinários; Cultura de materiais da Garganta e Escarros; Hemoculturas; Exames do Líquido Cefalorraquidiano; Antibiograma; Autovacinas; Bacteriologia de Anaeróbicos; Reação de Precipitação; Reação de Aglutinação; Reação de Hemólise; Técnicas de Imunofluorescências; Coleta de Sangue; Estudo de elementos figurados do sangue; Estudos dos globos vermelhos; Imuno-hematologia; Hemostasia; Protozooses intestinais e cavitárias do homem; Parasitoses sanguíneas e fissulares; diagnóstico das helmintíases intestinais; Técnicas para diagnósticos das micoses; Micoses de localização superficial; Micoses profundas; Micoses sistêmicas. Recepcionar e identificar o paciente, apresentando e explicando os procedimentos a serem realizados; atuar em equipe multiprofissional no desenvolvimento de projetos terapêuticos em Unidades de Saúde; atuar em equipe multiprofissional assegurando a assistência terapêutica universalizada na promoção, proteção e recuperação da saúde da população, em seus aspectos individuais e coletivos; desenvolver atividades de planejamento, pesquisa, manipulação, produção, controle de qualidade, vigilância epidemiológica, farmacológica e sanitária dos medicamentos e produtos farmacêuticos; atuar no controle e gerenciamento de medicamentos e correlatos (políticas de saúde e de medicamentos); prestar assistência farmacêutica na dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos envolvendo revisão, atualização, inspeção e fiscalização, elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionadas com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica; atuar na seleção (padronização), compra (licitação e opção técnica), armazenamento e distribuição de medicamentos e correlatos; atuar no controle de qualidade, inocuidade e eficácia dos medicamentos; desenvolver atividades de formação e educação; facilitar o acesso e participação do paciente e seus familiares no processo de tratamento, incentivando o auto - cuidado e as práticas de educação em saúde; participar do planejamento, coordenação e supervisão de atividades desenvolvidas na instituição por estagiários e voluntários; atuar na comunidade através de ações intersetoriais.

- FISIOTERAPEUTA

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Fisioterapia-geral: efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações. Termoterapia, fototerapia, hidroterapia. Massoterapia, cinesioterapia, eletroterapia e eletroacupuntura. Manipulação vertebral. Traumatologia: fraturas, luxações, entorses, distensões, lesões ligamentares, lesões meniscais, artroplastias, ligamentoplastias patológicas, patelo-femurais. Fisioterapia em neurologia; acidente vascular cerebral; lesões medulares; paralisia facial periférica; miopatias; neuropatias. Fisioterapia em reumatologia; bursites, tenossinovites, tendinites, osteosporose, artrose, febre reumática, artrite reumatoide, algias vertebrais. Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia; dismenorreia, menopausa, gravidez, período pós-parto (imediato e tardio). Fisioterapia em ortopedia; luxação congênita do quadril, pé torto congênito, deformidades da coluna vertebral, deformidades adquiridas nos pés e joelhos, doença de legge-perthes, doença de oosgood schater. Fisioterapia em pediatria; crescimento e desenvolvimento, retardo psicomotor, paralisia cerebral, tocotraumatismo, reflexos e reações mielomenangoceles, síndrome de marquio. Fisioterapia cardiovascular: respostas do sistema cardiovascular ao esforço físico, programação de exercícios, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, patologias arteriais, venosas e linfáticas - amputação, mastectomias. Fisioterapia em pneumologia: patologia do sistema pulmonar; mecânica tóraco-pulmonar. Fisioterapia em queimados: tipos de queimaduras, enxertos de pele, complicações, cuidados gerais. Caracterização das unidades de terapia intensiva. Caracterização do paciente grave e potencialmente grave. Equipamentos de suporte de vida. Papel do fisioterapeuta na terapia intensiva. Avaliação e monitorização em terapia intensiva. Fundamentos de suporte ventilatório. Fisioterapia e suporte ventilatório aplicado. Humanização, ética e bioética em terapia intensiva. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário.

- FONOAUDIÓLOGO(A)

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 10. habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Atuar em equipes multifuncionais, no desenvolvimento de projetos terapêuticos em Unidades de Saúde; abordar os distúrbios da comunicação, prevenindo, avaliando, diagnosticando e reabilitando alterações na audição, voz, fala, linguagem, motricidade oral e leitura escrita, oferecendo atendimento a todas as idades; realizar ações individuais e coletivas na assistência, vigilância e educação em saúde; facilitar o acesso e a participação do paciente e seus familiares no processo de tratamento , incentivando o auto - cuidado e as práticas de educação em saúde; participar do planejamento, coordenação e supervisão de atividades desenvolvidas na instituição por estagiários e voluntários; atuar na comunidade através de ações intersetoriais.

- MÉDICO(A) CIRURGIÃO CLÍNICO GERAL

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7.conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Medicina Geral: Atendimentos a urgências e emergências médicas. Diagnóstico e tratamento das doenças de maior prevalência na população. Epidemiologia e Bioestatística. Infecções Hospitalares. Clínica Médica: Cuidados gerais com o paciente em medicina interna; Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial; cardiopatia isquêmica; insuficiência cardíaca; miocardiopatias e valvulopatias; arritmias cardíacas;Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abcessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar; Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica; doenças intestinais inflamatórias e parasitárias; diarreia; colelitíase e colecistite; pancreatite; hepatites virais e hepatopatias tóxicas; insuficiência hepática crônica; Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica; glomerulonefrites; síndrome nefrótica; litíase renal; Doenças endócrinas: diabetes mellitus; hipotireoidismo e hipertireoidismo; tireoidite e nódulos tireoidianos; distúrbios das glândulas suprarrenais; distúrbios das glândulas paratireoides; Doenças reumáticas: artrite reumatoide; espondiloartropatias; colagenoses; gota; Doenças infecciosas e terapia antibiótica; Distúrbios hidreletrolíticos e acidobásicos; Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária; Emergências clínicas; Psicologia médica; Farmacologia; Controle de Infecções Hospitalares; Medicina baseada em evidências; Intoxicações exógenas; Doenças sexualmente transmissíveis; Doenças neurológicas; AVC, polirradiculoneurites, polineurites, doença periféricas; Doenças degenerativas e infecciosas do SNC; Emergências psiquiátricas.

- MÉDICO(A)-PSF

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde publica; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Prestar assistência médico-cirurgica e preventiva; diagnosticar e tratar doenças do corpo humano. Comprometer-se com a pessoa inserida em seu contexto biopsicossocial, desenvolvendo ações enquanto indivíduos ainda estão saudáveis. Valorizar a relação médico-paciente e médico-familia; prestar assistência integral ao individuo sob sua responsabilidade; visar e abordar aspectos preventivos e de educação sanitária; promover qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente seja mais saudável; discutir de forma permanente junto a equipe de trabalho e comunidade o conceito de cidadania, enfatizando os direitos a saúde e as bases legais que legitimam; participar do processo de programação, planejamento e avaliação das ações e da organização do processo de trabalho das Unidades de Saúde da Família e da Secretaria Municipal de saúde, coordenar programas de áreas específicas; promover e participar de ações inter setoriais com outras secretaria do poder público sociedade civil e outras equipes de saúde; representar a unidade de saúde em reuniões.

- NUTRICIONISTA

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde publica; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. - Condições sanitárias e higiênicas do Serviço de nutrição. Aleitamento materno. Planejamento da alimentação complementar. Alimentação do pré-escolar. Alimentação do escolar. Avaliação nutricional de crianças. Educação nutricional. SISVAN. RN de risco e crianças de baixo peso. Parâmetros de crescimento e desenvolvimento nas diferentes faixas etárias. Necessidades nutricionais nos diferentes períodos da vida. Código de Ética do Nutricionista. Ética Profissional e Legislação. Conceitos básicos de nutrição. Nutrição nas diferentes fases da vida. Dietoterapia. Microbiologia de alimentos. Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos. Técnicas dietéticas de pré-preparo e preparo de alimentos. Conceitos de Administração. Desnutrição. Fundamentos sobre as principais leis de Alimentos/Vigilância Sanitária (hortifrutigranjeiros, enlatados, embutidos, carnes, etc.). Concepções de programas de merenda escolar e suplementação alimentar em escolas. Ênfase também em ambientes coletivos (hospitais), elaborando sugestões de cardápios específicos a diferentes necessidades.

- ODONTÓLOGO(A)-PSF

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde publica; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Conceitos. Materiais restauradores. Amálgama. Resinas compostas. Cimentos de ionômero de vidro. Instrumentais. Materiais protetores. Diagnóstico e plano de tratamento. Métodos preventivos. Oclusão. Ajuste oclusal. Movimentos oclusivos. Posições: relação cêntrica, máxima intercuspidação habitual, dimensão vertical, relação de oclusão cêntrica. Disfunção mio facial. Restaurações preventivas. Selantes. Ionômero de vidro. Resinas compostas. Facetas estéticas. Prótese adesiva: direta e indireta. Clareamento dental. Inter-relação dentística/periodontia. Restaurações em dentes posteriores com resinas compostas. Restaurações em amálgama. Flúor. Mecanismo de ação do flúor. Farmacocinética do flúor. Toxicologia. Examinar a boca e os dentes de alunos e pacientes em estabelecimentos do Município, bem como pela unidade móvel, fazer diagnósticos dos casos individuais, determinando o respectivo tratamento, fazer extrações de dentes, compor dentaduras, preparar, ajustar e fixar dentaduras artificiais, coroas, trabalhos de pontes, fazer esquema das condições da boca e dos dentes dos pacientes, fazer registros e relatórios dos serviços executados; difundir os preceitos de saúde pública odontológica, através de aulas, palestras, impressos, escritos, etc., responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias a execução das atividades próprias do cargo; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão, realizar exames radiográficos; promover e participar de ações inter setoriais com outras secretaria do poder público sociedade civil e outras equipes de saúde;

- PSICÓLOGO(A)

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de saúde; 2. Uso de equipamentos de trabalho; 3. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 4. Prática e experiência de serviços relacionados ao atendimento ao publico; 5. Prevenção e acidentes no trabalho; 6. Ética e comportamento; 7. conhecimentos básicos sobre principais doenças; 8. Conhecimentos específicos em saúde pública; 9.Administração de medicamentos; primeiros socorros, vigilância epidemiológica e sanitária; indicadores de saúde; sistema de notificação; endemias, epidemias; programa de saúde da família; 11.habilidade de transmissão e recepção da informação; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão e as demais funções do quadro da descrição detalhada para o cargo. Histórico da Psicologia; Métodos da Psicologia; O Arco reflexo; A Inteligência; A Motivação e a Aprendizagem; O processo de aprendizagem segundo Piaget; A Personalidade; A sensação e a percepção; A Psicanálise; O Gestalt - Terapia; O Behaviorismo; Os testes psicológicos; Etiologia das Deficiências Mentais; Desordens da Personalidade; Deficiências Mentais; Orientação de Pais; Conhecimentos em Psicomotricidade; Psicoterapia de grupo; Desenvolvimento infantil; Psicoterapia Breve; Orientação Familiar.

PROVA OBJETIVA, contendo CINCO alternativas representadas pelas letras A, B, C, D e E, com apenas uma alternativa correta.

OBS.: - O local da Prova será nas Escolas Municipais de Doverlândia. GO. e o local exato será publicado no site da empresa www.torresadvogadosassociados.com.br e no placar da Prefeitura.