Prefeitura de Dores do Indaiá - MG

Notícia:   Prefeitura de Dores do Indaiá - MG abre certame com vagas de diversos níveis

PREFEITURA MUNICIPAL DE DORES DO INDAIÁ

ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PÚBLICO EDITAL Nº. 001/2013

O Prefeito Municipal de Dores do Indaiá, Estado de Minas Gerais, uso de suas atribuições legais, e com vistas ao atendimento de necessidade de serviço temporária e excepcional, torna público a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime de Direito Administrativo, observado o disposto no inciso IX, do art. 37, da Constituição Federal, Leis Complementares nºs. 002/2007, 003/2007, 005/2007, 002/2008, 005/2009, 006/2009, 007/2009, 009/2010, 010/2010, 011/2010, 012/2010, Portaria nº. 131/2013, consoante às normas contidas neste Edital.

I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Processo Seletivo Simplificado será executado pela Liberal Consultores Associados Ltda.

2. O Processo Seletivo simplificado objetiva selecionar pessoal para contratação temporária, por excepcional interesse público, para preenchimento das vagas existentes e de das vagas que surgirem por vacância ou criação durante o período de valide deste certame.

3. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 02 (dois) anos, contado a partir da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável, por igual período.

4. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de etapa única composta de Prova Objetiva de avaliação de Conhecimentos Gerais e Específicos, eliminatória e classificatória aplicada para todos os cargos e funções.

5. As funções a ser selecionadas neste processo seletivo são as constantes no Anexo I, deste Edital.

6. A descrição sumária dos cargos dispostos no Anexo I deste Edital, constam das leis municipais que os criaram, para tanto os candidatos deverão consultá-los junto ao Sistema de Legislação Municipal de Dores do Indaiá - MG.

7. Não há reserva de vagas para provimento de cargos aos candidatos com deficiência, uma vez que o quantitativo ofertado para cada setor não atinge mínimo para calcular percentual de vagas reservadas.

8. Ao candidato portador de necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo, desde que a deficiência de que é portador seja compatível com as atribuições do objeto do cargo pleiteado, e que o mesmo preencha os pré-requisitos descritos no presente edital.

9. Todas as provas serão realizadas na cidade de Dores do Indaiá, na data prevista ou em outra data em função da necessidade de alteração por motivo justificado e amplamente divulgado.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2. As inscrições serão realizadas no período de 18 à 22 de Novembro de 2013, unicamente pela Internet no endereço eletrônico: www.liberalconsultores.com.br. A inscrição poderá ser feitas em ambiente próprio do candidato ou no posto de apoio às inscrições que funcionará na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, situada à Rua Mestra Angélica, 318, Centro, Dores do Indaiá/MG, obedecendo os procedimentos seguintes:

2.1 Ler e preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados via internet.

2.2 Imprimir o boleto bancária e efetuar o pagamento até a data de seu vencimento nele impressa.

2.3 A Prefeitura Municipal de Dores do Indaiás/MG e a Liberal Consultores Associados não se responsabilizarão por inscrições via internet não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, portanto aconselha não deixar para fazer a inscrição nas ultimas horas do prazo para recebimento destas.

2.4 O valor da taxa de inscrição para a respectiva função encontra-se no Anexo I, deste Edital.

2.5 Não será feita a devolução da taxa de inscrição, exceto na hipótese do processo seletivo ser cancelado.

2.6 As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento do valor da inscrição.

2.7 Serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, na forma regulamentada neste edital.

2.8 Não serão aceitas inscrições, provisórias, condicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que não as especificadas neste Edital

2.9 O descumprimento das instruções para a inscrição via internet implicará na não efetivação da inscrição.

3. Ao inscrever-se o candidato deverá indicar no Formulário de Inscrição via internet, a opção pelo Cargo/Função, ao qual pretende concorrer, conforme cargos/funções dispostos no Anexo I, deste Edital.

4. O candidato poderá concorrer apenas a um dos cargos/funções oferecidas no Processo Seletivo Simplificado.

5. O candidato que efetivar mais de uma inscrição no Processo Seletivo Simplificado, terá a(s) primeira(s) cancelada(s), sendo considerada válida a última inscrição paga.

6. As informações prestadas no Formulário de Inscrição via Internet serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se à Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG o direito de excluir do Processo Seletivo Simplificado aquele que não preencher esse documento oficial de forma completa, correta e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos, assegurado ao candidato, e o direito da ampla defesa e do contraditório.

7. O candidato que necessitar de condições especiais para realização da prova deverá solicitá-las até o 8º (oitavo) dia que anteceder a data da aplicação das provas objetivas, através de requerimento de próprio punho acompanhado dos seguintes documentos: laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório), emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

7.1 O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido;

7.2 O requerimento de condições especiais deverá ser protocolado na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG, situada à Rua na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, situada à Rua Mestra Angélica, 318, Centro, Dores do Indaiá/MG.

8. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, além de solicitar condição especial para tal fim, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.

8.1 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

9. A partir do 10º (décimo) dia após o encerramento das inscrições, será publicada a lista dos candidatos inscritos no certame no site www.liberalconsultores.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG. O candidato deverá conferir a regularidade e confirmação do registro dos dados de inscrição. Detectando qualquer irregularidade, o candidato deverá entrar em contado com a Liberal Consultores Associados Ltda., através do E-mail: liberala@terra.com.br ou pelo Telefax Oxx31 3024-2728 para verificar o ocorrido.

10. Serão tornadas sem efeito as solicitações de inscrição via Internet, cujos pagamentos não forem efetuados até a data de vencimento do Boleto Bancário.

11. Não se exigirá do candidato cópia do documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a veracidade dos dados informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.

12. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de Código da Opção do Cargo, portanto, aconselhamos que o candidato só efetue o pagamento da taxa de inscrição, após confirmar todas as informações contidas na sua ficha de inscrição.

13. Serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição do cidadão comprovadamente desempregado, conforme estabelece a Lei Estadual nº 13.392, de 7/12/1999, (por simetria), e por candidato que independentemente de sua condição de desempregado, comprovar que o pagamento da taxa de inscrição comprometerá seu sustento pessoal e/ou de seus familiares.

14. As inscrições com isenção de pagamento de que trata o item anterior somente serão realizadas na forma presencial, na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, situada à Rua na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, situada à Rua Mestra Angélica, 318, Centro, Dores do Indaiá/MG., no dia 18 de Novembro de 2013, na forma regulamentada neste Edital.

15. O candidato deverá comprovar, protocolando junto à Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG, requerimento conforme modelo contido no Anexo IV, acompanhado dos seguintes documentos:

15.1. Declaração de que está desempregado (de próprio punho), não exerce atividade como autônomo, não participa de sociedade profissional e que a sua situação econômica não o permite arcar com o valor da inscrição, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família, respondendo civil e criminalmente pelo inteiro teor das afirmativas.

15.2. Cópias autenticadas das folhas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que contenham a foto do candidato, sua qualificação civil e as anotações referentes ao seu último contrato de trabalho, assim como cópia da primeira página subsequente

15.3. Cópia autenticada do documento de identidade - RG e do Cadastro de Pessoa Física - CPF.

15.4. Comprovante de inscrição do candidato no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

16. Os documentos mencionados para instruir o pedido de isenção de pagamento de taxa de inscrição deverão ser encaminhados por meio de fotocópias autenticadas. Não serão consideradas as cópias não autenticadas bem como os documentos encaminhados via fax, via Correio Eletrônico ou por outro meio que não o estabelecido no respectivo item.

17. A autenticação dos documentos de que trata este item poderá ser realizada gratuitamente diretamente na sede da Prefeitura, bastando para tanto que o candidato apresente os documentos originais aos responsáveis pelo recebimento das inscrições.

18. A Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá - MG, a qualquer tempo, poderá realizar diligências relativas à situação declarada pelo candidato, deferindo ou não o seu pedido.

19. No dia 16 de Outubro de 2013 será publicado na sede da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG, e no site www.liberalconsultores.com.br a lista dos pedidos deferidos e indeferidos, neste caso, assegurado ao candidato, em todos os casos, o direito da ampla defesa e do contraditório.

20. Para os candidatos, cujos pedidos de Isenção de Pagamento forem julgados improcedentes e queiram participar do certame, deverão efetuar sua inscrição em uma das formas de pagamento previstas e no prazo estabelecido neste Edital.

21. Não é permitida a transferência do valor pago como Taxa de Inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou.

22. A inscrição deverá ser feita pessoalmente, ou por procurador formalmente constituído, por procuração pública ou particular, cuja assinatura deverá ter firma reconhecida, não se aceitando inscrição condicional ou por via postal.

III - REQUISITOS ESPECIAIS PARA OS CANDIDATOS AO CARGO/FUNÇÃO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - PSF:

1. São as seguintes área que se ofertam vagas:

001

Agente Comunitário de Saúde

PSF - SÃO JOSÉ E SÃO GERALDO DE DORES

DO INDAIÁ - 01 VAGA

002

Agente Comunitário de Saúde

PSF - SÃO SEBASTIÃO E VALE DO SOL DE DORES DO INDAIÁ - 03 VAGAS

003

Agente Comunitário de Saúde

PSF - JUIZ DE FORA - 04 VAGAS

2. São requisitos mínimos para contratação temporária para preencher as vagas existentes na Função de Agente Comunitário de Saúde:

2.1 Diploma ou Histórico Escolar do Ensino Fundamental completo emitido por instituição reconhecida pelo órgão competente.

2.2 Comprovante de Residência na comunidade para a qual fará a inscrição e nela pretende atuar, desde a data de publicação deste Edital, em cumprimento ao disposto no art. 6º, inciso I, da Lei Federal nº 11.350, de 05 de outubro de 2006.

2.3 Se aprovado, submeter-se sempre que convocado ao Curso de Qualificação Básica para Formação de Agente Comunitário de Saúde.

2.4 Os candidatos à função de Agente Comunitário de Saúde deverão, ao se inscreverem, indicar a qual micro área geográfica concorrem, entre as oferecidas no Item 1, deste capítulo. A área indicada por ocasião da inscrição deverá, obrigatoriamente, ser a que o candidato reside, desde a publicação deste edital, nos termos do artigo 6º da Lei Federal nº 11.350/2006.

2.5 Os candidatos deverão comprovar no ato da contratação, a respectiva residência em seu nome ou em nome do pai, da mãe, do esposo(a), companheiro(a) por meio da conta de luz, água, telefone, imposto predial (com data anterior à data de publicação deste Edital), contrato de locação registrado em cartório de títulos e documentos ou por declaração também reconhecida em cartório, onde deverá afirmar que reside na área para a qual prestou o processo seletivo público, desde a publicação deste edital, sob pena de indeferimento da posse.

2.6 Caso o candidato nomeado preste informação falsa, em relação ao seu endereço, poderá sofrer penalidades civis, administrativas e criminais, além da demissão para da Função Pública para o qual foi empossado.

2.7 Os requisitos previstos neste Edital deverão obrigatoriamente ser comprovados por ocasião da contratação do candidato aprovado na Função de Agente Comunitário de Saúde, como condição sine qua non, para a efetivação da contração na função.

2.8 Fica reservado à Secretaria Municipal de Saúde providenciar diligências, quando se fizer necessário, para comprovar a fidelidade das informações prestadas pelo candidato por ocasião da posse.

IV - DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

1. A Prova Objetiva de Conhecimentos terá duração máxima de 02(duas) horas, em locais e horários que serão divulgados no prazo de até 10(dez) dias antecedentes à data da realização da prova.

2. A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos será composta por grupos de questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, de múltipla escolha e versará sobre os programas contidos no Anexo III, do presente Edital, para todos os Cargos/funções, conforme o Quadro de Provas apresentado abaixo:

CARGO/FUNÇÃO

Nº. QUESTÕES

NÚCLEO DE CONHECIMENTO

PONTUAÇÃO

TOTAL DE PONTOS

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Conhec. Específico

10

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Conhec. Específico

10

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Conhec. Específico

10

AGENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Noções de informática

10

AGENTE SANITÁRIO

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Conhec. Especifico

10

ASSISTENTE SOCIAL

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Noções de informática

10

AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS - GARI

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Teste de Aptidão

10

AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS - INTERNO

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Teste de Aptidão

10

AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS URBANO E RURAL

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Teste de Aptidão

10

AUXILIAR TÉCNICO

10

Língua Portuguesa
Matemática
Noções de Informática

10

30

1010
1010

BIOQUÍMICO

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

CIRURGIÃO DENTISTA

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

ENFERMEIRO

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

ENFERMEIRO DO PSF

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

FARMACÊUTICO

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

MÉDICO GENERALISTA

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

MÉDICO GINECOLOGISTA

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

MÉDICO PEDIATRA

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

MONITOR DE CRECHE

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Conhecimento específico

10

MOTORISTA

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Legislação de Transito

10

NUTRICIONISTA

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

OPERADOR DE MÁQUINAS

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Matemática

10

10

Legislação de Transito

10

PSICÓLOGO

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Saúde Pública

10

10

Conhec. Específico

10

PROFESSOR PEB I

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Fundamentos da Educação

10

10

Conhec. Específico

10

PROFESSOR PEB II (todas especialidades)

10

Língua Portuguesa

10

30

10

Fundamentos da Educação

10

10

Conhec. Específico

10

PROFESSOR PEB III - (todas especialidades)

10

Língua Portuguesa
Fundamentos da Educação
Conhec. Específico

10

30

1010
1010

SUPERVISOR PEDAGÓGICO

10

Língua Portuguesa
Fundamentos da Educação
Conhec. Específico

10

30

1010
1010

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

10

Língua Portuguesa
Saúde Pública
Conhec. Específico

10

30

1010
1010

3. Todas as provas terão 30(trinta) questões com 4 (quatro) alternativas de respostas em cada questão, das quais apenas 1 (uma) será correta, com a respectiva pontuação.

4. O candidato deverá obter, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acerto do total de pontos atribuídos à prova, para ser considerado aprovado.

5. Havendo alteração da data prevista, a prova poderá ocorrer em sábados, domingos e feriados.

6. Ao candidato somente será permitida a realização da prova na data, horário e local disponibilizados no endereço eletrônico informado no item anterior.

7. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.

8. O candidato não poderá alegar desconhecimento das informações relativas à realização da prova como justificativa de sua ausência.

9. A duração da Prova Objetiva será de 02 (duas) horas, incluído o tempo para preenchimento da Folha de Respostas. O controle do tempo de aplicação da prova e as informações a respeito do tempo transcorrido, durante a realização da prova, serão feitos pelos fiscais da sala. Nenhum candidato poderá ausentar-se antes de transcorrida 1 hora de aplicação da prova.

10. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado.

11. Somente será admitido à sala de prova o candidato que apresentar documento que legalmente o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias da Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CRM,CREF, CRA, OAB, CRC etc., a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997.

11.1 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

11.2 As questões da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais Específicos, serão do tipo múltipla escolha. O candidato deverá transcrever as respostas da Prova para a Folha de Respostas personalizada, único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do caderno de questões. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

11.3 O candidato deverá comparecer ao local designado munido de caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha.

11.4 Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

11.5 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

11.6 Os últimos três candidatos da sala de aplicação de prova serão mantidos na sala até o encerramento dos trabalhos e o lacre do malote contendo os gabaritos dos candidatos.

11.7 Os gabaritos preliminares serão divulgados no primeiro dia útil após a aplicação da prova objetiva de conhecimento, a partir das 13:00 horas, na internet pelo site: www.liberalconsultores.com.br.

V - DA ELIMINAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

1. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido, inadmitindo-se qualquer tolerância;

b) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar documento que legalmente o identifique;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

e) ausentar-se do local de prova antes de decorrida uma hora do início da mesma;

f) ausentar-se da sala de prova levando Folha de Respostas, Caderno de Questões antes do horário permitido, ou outros materiais não permitidos, sem autorização;

g) estiver portando armas (branca ou de fogo), mesmo que possua o respectivo porte;

h) lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova;

i) não devolver integralmente o material recebido;

j) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impresso não permitido, máquina calculadora ou similar;

k) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico de comunicação (bip, telefone celular, relógios de qualquer natureza, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como fones e protetores auriculares;

l) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

m) não atender aos procedimentos determinados para realização da inscrição, conforme previsto no presente Edital;

n) for surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos pelo coordenador de sala;

o) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou incorreta;

p) obtiver pontuação inferior ao mínimo estabelecido;

q) tratar incorretamente ou agir com descortesia em relação a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova, bem como aos Coordenadores, Fiscais, Auxiliares e Autoridades presentes.

2. Os aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados até a saída do candidato do local de realização da prova.

3. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

4. Os candidatos poderão levar seu Caderno de Questões somente após 1h e 30m (uma hora e trinta minutos) do seu início. Em hipótese alguma o candidato poderá levar o Caderno de Questões antes do horário permitido.

VI - DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. A nota do candidato será a soma do número de acertos nas questões da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

2. Considerar-se-á habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%(cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova, ou seja: igual ou superior a 15 (quinze) pontos.

2.1 Na publicação do resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos, o resultado constará a identificação e pontuação de todos os candidatos submetidos à prova.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO

1. A nota final dos candidatos habilitados será igual à nota obtida na Prova Objetiva de Conhecimentos.

2. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente de pontuação final, de acordo com a opção do Cargo/função.

3. Na hipótese de igualdade de nota final terá preferência, após a observância do parágrafo único do art. 27 da Lei 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso), persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.

VIII - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

1. A Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG, publicará os resultados da Prova Objetiva de Conhecimentos, Avaliação de Títulos e Experiências, o Resultado Final no site www.liberalconsultores.com.br, e sua Homologação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

2. Nas publicações das listagens de todos os resultados do Processo Seletivo constarão:

a) os candidatos habilitados em ordem decrescente de pontuação final, com a nota final, por Cargo, de acordo com a opção declarada no ato da inscrição;

3. A Homologação do Resultado do Processo Seletivo Simplificado ocorrerá no prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados da publicação do Resultado Final.

IX - DOS RECURSOS

1. Será admitido recurso quanto:

a) indeferimento da inscrição;

b) indeferimento do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição;

c) a aplicação, divulgação das questões e gabaritos preliminares e Resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos;

d) avaliação dos títulos e experiências.

2. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis após a concretização do evento lhes disser respeito (aplicação, divulgação das questões e gabaritos preliminares e resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos, indeferimentos em geral) tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento.

3. As respostas consideradas como certas (gabarito preliminar) serão divulgadas no endereço eletrônico: www.libralconsultores.com.br.

4. O candidato interessado em apresentar recurso deverá preencher um formulário em folha separada junto ao serviço de protocolo da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG, conforme modelo a seguir:

MODELO DE IDENTIFICAÇÃO DE RECURSO

Processo Seletivo Simplificado/ 2013:

Candidato:
Cargo/Função:
Nº de Inscrição:
Nº do Documento de Identidade:
Fundamentação e argumentação lógica:

X - DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO NA FUNÇÃO TEMPORÁRIA

1. O candidato aprovado no Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital, será contratado para o cargo se atender as seguintes exigências:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no dia da investidura do cargo;

c) Não ter registro de antecedentes criminais;

d) Estar quite com as obrigações eleitorais;

e) Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

d) Possuir os pré-requisitos/escolaridade requeridos para o cargo/função temporário escolhido, de acordo com o discriminado no Anexo I, deste Edital.

f) Possuir Diploma de Conclusão do Curso, relacionado à opção da Função Temporária, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC e devidamente registrada;

g) Estar regularmente inscrito no Conselho de Classe da sua categoria profissional se for o caso;

h) Ter aptidão física e mental para o exercício das atividades;

i) Não exercer outro cargo, função ou emprego na Administração Estadual, Municipal, Federal e no Distrito Federal, salvo os acumuláveis previstos na Constituição Federal/88, artigo 37, inciso XVI, alíneas a,b,c;

j) Não ter sido punido com nenhuma falta grave passível de demissão em cargo ou emprego ocupado anteriormente no serviço público nas esferas Federal, Estadual/Distrital e Municipal;

k) Não está respondendo como indiciado em processo administrativo disciplinar no âmbito das esferas federal, estadual/distrital e municipal;

2. No ato da contratação, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não atender às condições apresentadas acima.

XI - DA CONTRATAÇÃO

1. Após a Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, a Administração Municipal, convocará os candidatos habilitados, conforme distribuição das vagas dispostas no Anexo I, deste Edital, por ordem de classificação, com a pontuação final em ordem decrescente, por vaga/setor e por função.

2. O candidato deverá comparecer no dia, horário e local designados, conforme Edital de Convocação publicado para entrega da documentação exigida.

3. No ato da contratação o candidato habilitado deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Originais e Cópias do RG, CPF, Título de Eleitor, e registro no PIS/PASEP;

b) Original e Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

c) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e idênticas);

d) Original e cópia do documento de comprovação de escolaridade correspondente à Função Temporária na qual foi inscrito;

e) Original e cópia da Certidão de Casamento para os candidatos de estado civil casado;

f) Original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG dos dependentes, se houver;

g) Original e cópia do Certificado de Reservista para candidatos do sexo masculino até os 45 (quarenta e cinco) anos de idade;

h) Declaração de Bens;

i) Número de conta corrente na instituição financeira que a Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá indicar;

j) Original e cópia de comprovante de residência;

k) Atestado de Saúde Física e Mental, emitido por profissional credenciado pela Administração Municipal;

l) Original e cópia do Registro no Conselho de Classe, quando for o caso.

4. O candidato que, na data da contratação, não reunir os documentos requisitados e enumerados acima, perderá o direito ao ingresso na referida contratação.

5. Atendido todos os requisitos, o candidato aprovado e classificado no presente processo seletivo será contratado, nos termos da legislação municipal que trata sobre o assunto, pelo prazo de 12 (doze) meses, prorrogável por iguais períodos, de acordo com a legislação cabível e subordinado ao interesse público e a conveniência administrativa.

5.1 O prazo da contratação poderá ser inferior ao previsto neste item, caso ocorra por qualquer motivo a paralisação das atividades pertinentes.

6. O contratado estará obrigado a participar de todos os cursos de capacitação convocados pela Administração Municipal.

7. O contratado em virtude deste processo seletivo estará subordinado à respectiva Secretaria Municipal para a qual foi lotado, podendo a lotação recair em qualquer parte do território municipal, seja zona rural ou urbana.

XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo simplificado contidas neste edital e nos comunicados a serem publicados forma estabelecida por este edital.

2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo simplificado.

3. A seleção do candidato gera apenas a expectativa de direito à contratação. A Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG reserva-se o direito de proceder à contratação, em número que atenda ao seu interesse e às suas necessidades.

4. Os candidatos selecionados serão convocados para contratação por meio de portarias e avisos, podendo ainda ser utilizado o endereço informado no ato da inscrição. É de exclusiva responsabilidade do candidato os dados referentes ao endereço informado no ato da inscrição.

4.1 O não recebimento da correspondência citada no subitem anterior, por erro no endereço informado, é de exclusiva responsabilidade do candidato.

4.2 O não-pronunciamento do candidato em um prazo de três dias úteis, após o recebimento da correspondência, permitirá a Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG a excluí-lo do processo seletivo simplificado.

5. As despesas decorrentes da participação no processo seletivo simplificado correm por conta do candidato.

6. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão supervisora em conjunto com a empresa executora do certame.

6.1 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital somente poderão ser feitas por meio de avisos complementares.

Dores do Indaiá/MG, 05 de Novembro de 2.013.

RONALDO ANTÔNIO ZICA COSTA
Prefeito Municipal

Comissão Coordenadora e Fiscalizadora do Processo Seletivo Simplificado - Portaria nº. 131/3013:

Crystian Alex Lopes Miranda
Presidente

Laury de Fática Caetano Silva e Silva
Membro

Romildo José dos Santos
Membro

ANEXO I

QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS/FUNÇÕES, VAGAS, REMUNERAÇÃO, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA, TAXA DE INSCRIÇÃO

CÓDIGO CARGO EDITAL

CARGO/FUNÇÃO

Nº. VAGAS

ESCOLARIDADE

CARGA HORÁRIA SEMANAL

REMUNERAÇÃO BÁSICA (R$)

TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)

001

Agente Comunitário de Saúde PSF São João e São Geraldo

01

Ensino médio completo

40 horas

678,00

25,00

002

Agente Comunitário de Saúde PSF São Sebastião e Vale do Sol

03

Ensino médio completo

40 horas

678,00

25,00

003

Agente Comunitário de Saúde Juiz de Fora

04

Ensino médio completo

40 horas

678,00

25,00

004

Agente de Serviços Administrativos

02

Ensino médio completo

40 horas

679,25

25,00

005

Agente Sanitário

09

Ensino médio completo

40 horas

678,00

25,00

006

Assistente Social

04

Curso superior específico + CRESS

40 horas

1.132,08

50,00

007

Auxiliar de Serviços Administrativos

05

Ensino Fundamental incompleto

40 horas

678,00

25,00

008

Auxiliar de Serviços Públicos - Gari

13

Alfabetizado

44 horas

678,00

25,00

009

Auxiliar de Serviços Públicos Interno

13

Alfabetizado

44 horas

678,00

25,00

010

Auxiliar de Serviços Públicos Urbano e Rural

17

Alfabetizado

44 horas

678,00

25,00

011

Auxiliar técnico

01

Ensino Fundamental completo

40 horas

905,66

25,00

012

Bioquímico

01

Curso superior específico + CRF

30 horas

1.281,60

50,00

013

Cirurgião Dentista

02

Curso superior específico + CRO

40 horas

2.349,60

200,00

014

Enfermeiro

01

Curso superior específico + COREN

20 horas

1. 174,80

50,00

015

Enfermeiro do PSF

02

Curso superior específico + COREN

40 horas

2.349,60

200,00

016

Farmacêutico

01

Curso superior específico + CRF

40 horas

1.200,00

50,00

017

Médico Generalista

03

Curso superior específico + CRM

40 horas

11.000,00

200,00

018

Médico Ginecologista

01

Curso superior específico + especialização na área + CRM

20 horas

5.500,00

200,00

019

Médico Pediatra

01

Curso superior específico + especialização na área + CRM

20 horas

5.500,00

200,00

020

Monitor de Creche

04

Magistério de 2º Grau.

30 horas

913,14

25,00

021

Motorista

07

Ensino fundamental incompleto

44 horas

678,00

25,00

022

Nutricionista

01

Curso superior específico + CRN

20 horas

868,28

25,00

023

Operador de Máquinas

04

Ensino Fundamental incompleto

44 horas

701,68

25,00

024

Psicólogo

01

Curso superior específico + CRP

40 horas

1.281,60

50,00

025

Professor PEB I

08

Ensino superior em magistério ou pedagogia séries iniciais

26 horas

913,14

25,00

026

Professor PEB II Língua Portuguesa

12

Licenciatura plena na habilitação em matérias específicas

22 horas

913,14

25,00

027

Professor PEB II - Matemática

01

Licenciatura plena na habilitação específica

22 horas

913,14

25,00

028

Professor PEB II Geografia

01

Licenciatura plena na habilitação específica

22 horas

913,14

25,00

029

Professor PEB II Educação Religiosa

01

Licenciatura plena na habilitação específica

22 horas

913,14

25,00

030

Professor PEB II Introdução à Informática

01

Bacharel em Informática

22 horas

913,14

25,00

031

Professor PEB II História

02

Licenciatura plena na habilitação específica

22 horas

913,14

25,00

032

Professor PEB II Educação Física

02

Licenciatura plena na habilitação específica + CREF

22 horas

913,14

25,00

033

Professor PEB III Língua Portuguesa

01

Licenciatura plena na habilitação específica

14 horas

18,00 / aula

25,00

034

Professor PEB III Matemática e Estatística

01

Licenciatura plena na habilitação específica

24 horas

18,00 / aula

25,00

035

Professor PEB III Professor de /Técnicas de Operação I e II;- Linguagem de Programação; Linguagem de Programação Web; Técnica de Programação; Análise de Sistema; Banco de Dados; Redes; Prática Profissional Simuladas, Iniciação em Informática e Estágio Curricular

05

Bacharel em Ciência da Computação

83 horas

18,00 / aula

25,00

036

Professor PEB III Física/Química/Biologia e Eletricidade

02

Licenciatura plena na habilitação específica

23 horas

18,00 / aula

25,00

037

Professor PEB III Geografia e História

01

Licenciatura plena na habilitação específica

08 horas

18,00 / aula

25,00

038

Professor PEB III Sociologia / Filosofia

01

Licenciatura plena na habilitação específica. Bacharel em Letras/Sociologia/ Filosofia

08 horas

18,00 / aula

25,00

039

Professor PEB III Língua Estrangeira (Inglês)

02

Licenciatura plena na habilitação específica

14 horas

18,00 / aula

25,00

040

Professor PEB III Organização de Empresas

01

Bacharel e Administração de Empresas

06 horas

18,00 / aula

25,00

041

Supervisor Pedagógico

03

Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar

24 horas

972,47

25,00

042

Técnico em Enfermagem (*)

06

Curso técnico específico + COREN

40 horas

720,00

25,00

(*) Candidatos ao Cargo de Técnico em Contabilidade deverão possuir disponibilidade plena para acompanhar pacientes em

ambulâncias em deslocamentos para outro município ou estado, sempre que designado pela Secretaria Municipal de Saúde.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Alfabetizado

Cargos: AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS - Gari, AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS INTERNO, AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS URBANO E RURAL.

PROGRAMA: 1. Leitura e Interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Divisão Silábica. 4. Acentuação Gráfica. 5. Sinônimos e antônimos. 6. Pontuação. 7. Verbo: conjugação e emprego dos tempos e modos verbais. 8. Substantivo e adjetivo. 9. Pronome pessoal, demonstrativo e possessivo.

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Ensino Fundamental - incompleto e completo

Cargos: AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, AUXILIAR TÉCNICO, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS.

PROGRAMA: 1. Leitura e Interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Divisão Silábica. 4. Acentuação Gráfica. 5. Sinônimos e antônimos. 6. Pontuação. 7. Verbo: conjugação e emprego dos tempos e modos verbais. 8. Substantivo e adjetivo. 9. Pronome pessoal, demonstrativo e possessivo.

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Ensino Médio Completo Cargos: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, AGENTE SANITÁRIO, MONITOR DE CRECHE, TÉCNICO EM ENFERMAGEM.

PROGRAMA: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2.Conhecimentos lingüísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos. 3. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 4. Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica. 5. Estrutura dos vocábulos e processos de formação de palavras: elementos mórficos (radical, afixo desinência, vogal temática de verbo e nome, fonema de ligação, radicais gregos e latinos), derivação, composição, hibridismo e outros processos não incluídos na Nomenclatura Gramatical Brasileira - NGB. 5. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. 7. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. 8.Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares). Concordância ideológica (silepse). 9. Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal. 10. Crase. 11. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. 12. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. A nova regra da Língua Portuguesa.

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Ensino Superior

Cargos: ASSISTENTE SOCIAL, BIOQUÍMICO, CIRURGIÃO DENTISTA, ENFERMEIRO, ENFERMEIRO DO PSF, FARMACÊUTICO, MÉDICO GENERALISTA, MÉDICO GINECOLOGISTA, MÉDICO PEDIATRA, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, SUPERVISOR PEDAGÓGICO, PROFESSORES PEB I, II e III (todas as especialidades).

PROGRAMA: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2.Conhecimentos lingüísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos. 3. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 4. Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica. 5. Estrutura dos vocábulos e processos de formação de palavras: elementos mórficos (radical, afixo desinência, vogal temática de verbo e nome, fonema de ligação, radicais gregos e latinos), derivação, composição, hibridismo e outros processos não incluídos na Nomenclatura Gramatical Brasileira - NGB. 5. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. 7. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. 8.Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares). Concordância ideológica (silepse). 9. Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal. 10. Crase. 11. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. 12. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. A nova regra da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA - Nível de Escolaridade: Alfabetizado

Cargos: AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS - Gari, AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS INTERNO, AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS URBANO E RURAL.

PROGRAMA: 1. Conjunto: universo, complementar, relação de pertinência, igualdade, desigualdade, inclusão, operações de conjuntos (união, interseção e diferença). 2. Números naturais: sistema de numeração decimal, operações fundamentais, múltiplos, divisores, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, potenciação, fatoração, critérios de divisibilidade. Problemas. 3. Números racionais: frações e decimais, operações, comparação, ordenação, simplificação. Problemas. 4. Grandezas e Medidas: comprimento, perímetro, capacidade, massa, superfície, volume, tempo e valor. Problemas.

MATEMÁTICA - Nível de Escolaridade: Ensino Fundamental - incompleto e completo

Cargos: Cargos: AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, AUXILIAR TÉCNICO, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS.

PROGRAMA: 1. Conjunto: universo, complementar, relação de pertinência, igualdade, desigualdade, inclusão, operações de conjuntos (união, interseção e diferença). 2. Números naturais: sistema de numeração decimal, operações fundamentais, múltiplos, divisores, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, potenciação, fatoração, critérios de divisibilidade. Problemas. 3. Números racionais: frações e decimais, operações, comparação, ordenação, simplificação. Problemas. 4. Grandezas e Medidas: comprimento, perímetro, capacidade, massa, superfície, volume, tempo e valor. Regra de três: simples e composta. Problemas.

MATEMÁTICA - Nível de Escolaridade: Ensino Médio completo.

Cargos: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, AGENTE SANITÁRIO, MONITOR DE CRECHE, TÉCNICO EM ENFERMAGEM.

PROGRAMA: 1. Linguagem dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: o conjunto dos números aturais. Operações, múltiplos e divisores, divisibilidade, fatoração, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum, potências e raízes. 2. O conjunto dos números inteiros, operações. O conjunto dos números racionais: operações com números fracionários e números decimais, potências e raízes. Problemas de aplicação. Conceito de número irracional. Números reais. 3. Unidades de medida: o sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume, massa e tempo. Problemas de aplicação. 4. Grandezas direta e inversamente proporcionais; razões, proporções e suas propriedades; regra de três simples e composta; médias aritmética e geométrica. Problemas de aplicação. 5. Porcentagem, juros simples e compostos. Problemas de aplicação. 6. Cálculo algébrico: fatoração, produtos notáveis, operações com polinômios. 7. Equações e inequações do primeiro e segundo graus. Sistemas de equações.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Cargos: AGENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, AUXILIAR TÉCNICO E AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS.

PROGRAMA: Considerar versão em Português do Sistema Operacional Windows e Ferramentas. 1. Conhecimento de operação com arquivos em ambiente Windows XP. 2. Conhecimento de arquivo e pastas (diretórios) Windows XP. 3. Utilização do Windows Explorer: criar, copiar, mover arquivos, criar diretório Windows XP. 4. Conhecimentos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, elaboração de tabelas, formatação geral e impressão. Microsoft Office XP. 5. Conhecimentos de INTERNET. 6. Correio Eletrônico: receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens. 7. Conhecimentos do Microsoft Excel: referências a células, fórmulas de soma e de condição, gráficos, formatação condicional, importação de arquivos CSV, impressão. 8. Noções básicas de Linux. (hierarquia de diretórios e manipulação de arquivos).

SAÚDE PÚBLICA

Cargos: ASSISTENTE SOCIAL, BIOQUÍMICO, CIRURGIÃO DENTISTA, ENFERMEIRO, ENFERMEIRO DO PSF, FARMACÊUTICO, MÉDICO GENERALISTA, MÉDICO GINECOLOGISTA, MÉDICO PEDIATRA, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO.

PROGRAMA: 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, controle social - organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS. 2. Planejamento e Programação Local de Saúde. 3. A medida da saúde coletiva: indicadores de saúde. 4. Administração e inovação nos serviços públicos de saúde. 5. Ações coletivas de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, controle das principais zoonoses. 6. Calendário de Vacinação Nacional. 7. Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8. Modelo Assistencial. Política Nacional de Humanização. 9. Programa Saúde da Família: legislação, conceitos e funcionamento.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Cargos: SUPERVISOR PEDAGÓGICO, PROFESSORES PEB I, II e III (todas as especialidades).

PROGRAMA: 1. Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação: 1.1. Concepções filosóficas da educação; 1.2. Relação entre educação, sociedade e cultura; 1.3. A escola como instituição social; 1.4. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 2. Fundamentos didático-metodológicos da Educação: 2.1. Tendências pedagógicas na prática escolar; 2.2. Planejamento, metodologia e avaliação do processo ensino/aprendizagem; 2.3. Projeto Político Pedagógico. 3: Fundamentos legais da Educação: 3.1. Constituição Federal de 1988 - capítulo da Educação; 3ª Educação básica na Lei nº 9.394/96 (LDBEN); 3.3. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica.

TESTE ESCRITO DE APTIDÃO - CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargos: AUXILIAR DE SERVIÇO PÚBLICO/Gari, AUXILIAR DE SERVIÇOS PÚBLICOS INTERNO.

PROGRAMA: Associação de idéias a partir de imagens e proposições relacionadas com as atividades do respectivo cargo, quando o candidato deverá demonstrar seu conhecimento e experiência ao responder as questões formuladas, que abrangerão além da prática, aspectos de economicidade de matérias para sua execução e segurança na execução dos serviços.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.

PROGRAMA: 1. O ACS na atenção a saúde da criança; adolescente; Saúde da mulher; Saúde do adulto e do idoso. 2. A sexualidade humana e as doenças sexualmente transmissíveis. 3. Deficiências. 4. Educação alimentar: os alimentos e a saúde. 5. Aleitamento materno. 6. Saúde bucal. 7. Educação para a saúde: O conceito de saúde. 8. Inter-relações homem-ambiente-agente patogênico. 9. Doenças transmissíveis e infecciosas mais comuns. 10. Prevenção de doenças e promoção da saúde. 11. Orientações e combate a doenças contemporâneas endêmicas; Doenças crônicas e Parasitários; Imunização. 12. PACS/ PSF. Atribuições do ACS. 13. O trabalho do ACS no domicílio e na comunidade. 14. Sistemas de Informação da atenção básica. 15. O programa de Saúde da Família: Normatização e funcionamento. O Agente Comunitário de Saúde. A Lei Federal 11.350/2.006: conceitos e aplicação.

Cargo: AGENTE SANITÁRIO

PROGRAMA: SAÚDE PÚBLICA: 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, controle social - organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS. 2. Planejamento e Programação Local de Saúde. 3. A medida da saúde coletiva: indicadores de saúde. 4. Administração e inovação nos serviços públicos de saúde. 5. Ações coletivas de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, controle das principais zoonoses. 6. Modelo Assistencial. Política Nacional de Humanização.

Cargo: ASSISTENTE SOCIAL

1. O trabalho do assistente social com a questão social nas diferentes expressões cotidianas; problemas e necessidades da população; 2. O Serviço Social nas relações sociais no Brasil; ações de promoção social dos indivíduos integrando-os à sociedade; 3. O Serviço Social no desenvolvimento de programas, projetos e pesquisas na implantação de políticas sociais; análises socioeconômicas dos habitantes do município; 4. Atendimentos / orientações / informações aos usuários, aos grupos, à comunidade e /ou clientes dos serviços; 5. Competências e habilidades do profissional.

Cargo: BIOQUÍMICO

PROGRAMA: Parasitologia: Métodos diagnósticos em parasitologia: Hoffman - sedimentação espontânea. Faust et cols - flutuação de zinco. Willys. Anal swab. Diagnóstico de laboratório dos protozoários parasitas do homem: Flagelados parasitas do sangue e tecidos. Flagelados das vias digestivas e urinárias. Amebas parasitas do homem. Esporozoários e coccidioses. Diagnóstico de laboratório dos platelmintos parasitas do homem. Trematódeos digenéticos parasita do homem. Cestóideos parasitas do homem. Diagnósticos de laboratórios dos Nematelmintos parasitas do homem. Vetores de doenças. Artrópodes. Moluscos. Hematologia. O sangue e sua formação: eritrócitos e leucócitos. Eritrograma: Índices hematimétricos. Anemias carenciais e não carenciais. Policitemias. Plaquetas. Leucograma: Leucometria. Contagem diferencial dos leucócitos. Lecocitose e "desvio à esquerda". Doenças proliferativas da linhagem mielóide. Doenças proliferativas da linhagem linfóide. Hemostasia. Doenças hemorrágicas. Coagulograma. Púrpuras plaquetárias. Tipagem sanguínea e Fator Rh. Fator Du. Testes de Coombs, direto e indireto. Prova de falcização. Pesquisa de células LE. Hemossedimentação. Bioquímica: Metabolismo das proteínas. Metabolismo dos carboidratos. Metabolismo dos lipídeos. Provas hepáticas e do trato biliar: interpretação de resultados. Bilirrubinas séricas e urinárias. Fosfatase alcalina. Aspartato-aminotransferase sérica (AST). Alanina-aminotransferase sérica (ALT). Gamaglutamil-transferase (GGT). Proteinograma. Lipidograma. Provas da função renal. Dosagem da uréia. Dosagem da creatinina. Clearance (depuração) da uréia. Eletrólitos. Diagnósticos do diabetes. Glicemia. Curva glicêmica clássica. Glicemia pós-carga e pós prandial. Provas de atividade reumática. Ácido úrico. Fator reumatóide. Antiestreptolisina O. Proteína C Reativa. Mucoproteínas. Análise do líquido sinovial. Microbiologia: Uroculturas: Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Interpretação de resultados. Coproculturas. Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Teste de patogenicidade e tipagens sorológicas. Interpretação de resultados. Culturas de secreções em geral. Preparação de meios. Técnicas de coletas de material. Técnicas de semeadura. Técnicas de isolamento e identificação bacteriana. Antibiograma. Bacterioscopia. Parasitologia. Baciloscopia para BAAR. Preparação de lâminas. Coloração. Leitura e interpretação. Preparação de materiais (vidrarias). Esterilização: Autoclave. Estufa. Normas de biossegurança. Análise de urina - urina tipo I. Técnicas de coleta de material. Exame físico e interpretação de resultados. Exame químico e interpretação de resultados. Exame microscópico e interpretação de resultados.

Cargo: CIRURGIÃO DENTISTA

PROGRAMA: 1. Biossegurança em odontologia: técnicas de acondicionamento, desinfecção e esterilização do material e ambiente; doenças ocupacionais; controle de infecção; medicamentos. 2. Semiologia: Métodos e técnicas de exame, anamnese, diagnóstico, plano de tratamento, exames complementares. 3. Estomatologia: Patologias intra e extra-ósseas da cavidade bucal - características clínicas, diagnóstico e tratamento. Manifestações bucais de doenças Sistêmicas. Câncer Bucal. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Síndromes. 4. Farmacologia e terapêutica: Bases farmacológicas da terapêutica medicamentosa em odontologia; prevenção e controle da dor; uso clínico dos medicamentos; protocolos indicados na prática odontológica; mecanismos de ação e efeitos tóxicos dos fármacos; receituário e regulamentação dos fármacos. 5. Anestesiologia: Considerações anatômicas da cabeça e pescoço; técnicas e soluções anestésicas; acidentes, risco e prevenção; indicações e contra-indicações; emergências. 6. Radiologia: Técnicas, equipamentos e interpretação. 7. Cariologia: Epidemiologia, diagnóstico, patologia e prevenção da cárie dentária. 8. Dentística: Diagnóstico; técnicas, materiais restauradores e de proteção do complexo dentina-polpa; tratamentos não invasivos. 9.Periodontia: Diagnóstico e tratamento dos problemas periodontais. 10. Endodontia: Topografia da cavidade pulpar e periápice; diagnóstico e tratamento das alterações pulpares e periapicais; traumatismos; emergências. 11.Prótese: Diagnóstico, plano de tratamento, técnicas, materiais; prótese fixa e removível. 12. Cirurgia: Procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte; urgências e emergências. traumatismo dental. 13. Odontopediatria: diagnóstico e tratamento das afecções bucais em crianças e adolescentes; anomalias do desenvolvimento. 14. Oclusão: fundamentos biológicos básicos; crescimento e desenvolvimento craniofacial e da oclusão; classificações das má-oclusões. Dor e Disfunção temporo-mandibular. 15. Ortodontia: prevenção e interceptação das má-oclusões; fisiologia do movimento dentário; pequenos movimentos; manutenção de espaço; indicações. 16. Prática odontológica baseada na promoção de saúde; epidemiologia das doenças bucais; educação para a saúde. 17. Planejamento, organização e financiamento da saúde no Brasil; recursos humanos em odontologia. 18. Urgências e emergências em odontologia. 19. Procedimentos estéticos: preparos cavitários, restaurações unitárias diretas e indiretas com resina composta e cerômeros, restaurações provisórias em acrílico; 20. Restaurações complexas com amálgama; 21. Núcleo metálico fundido; 22. Núcleo de preenchimento com pinos pré-fabricados; 23. Restabelecimento das relações dinâmicas e funcionais dos dentes em oclusão; 24. Manutenção e controle das restaurações; 25. Confecção de próteses adesivas diretas e indiretas.

Cargo: ENFERMEIRO E ENFERMEIRO DO PSF

PROGRAMA: 1. Gerenciamento da assistência de enfermagem e Gerenciamento dos serviços de saúde, educação continuada e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). 2. Atuação gerencial e assistencial do enfermeiro nas clínicas: médica e cirúrgica. 3. Atuação gerencial e assistencial do enfermeiro nos serviços de controle e prevenção das infecções hospitalares e normas de biosseguranca. 4. Atuação gerencial e assistencial do enfermeiro nos serviços de saúde mental. 5. Atuação gerencial e assistencial do enfermeiro nos serviços de urgência e emergência: pré-hospitalar e hospitalar (pronto atendimento e terapia intensiva). 6. Programa de saúde da Mulher: assistência de enfermagem à gestante de risco habitual e alto risco, à parturiente, puérpera, aleitamento materno; assistência de enfermagem a mulher com afecções ginecológicas, clínicas e cirúrgicas, no período reprodutivo e no climatério; assistência de enfermagem ao recém nascido normal, pré-termo e de alto risco. 7. Programas de atenção à saúde: criança, adolescente, mulher, adulto, idoso. 8. Programas de atenção à saúde mental. 9. Educação em Saúde. 10. Código de ética e lei do exercício profissional de Enfermagem. 11. Tratamento e prevenção de lesões cutâneas. 12. SAE - Sistemas de classificação da prática profissional do enfermeiro. 13. PSF - Programa Saúde da Família: legislação, conceitos e funcionamento.

Cargo: FARMACÊUTICO

Eliminação; Mecanismo de ação dos fármacos que atuam nos principais sistemas orgânicos; Fármacos que atuam sobre a musculatura lisa; Fármacos usados no tratamento de doenças infecciosas, Agentes antibacterianos, Antifúngicos, Antivirais, Antiparasitários; Citostáticos; Fármacos que atuam sobre o coração; Antitrombóticos; Vasodilatadores; Diuréticos; Analgésicos antipiréticos; Anestésicos; Hormônios; Psicofármacos; Opióides e narcóticos; Antianginosos; Antihipertensivos; Antídotos. Farmacotécnica: Tecnologia de sólidos orais,líquidos e semi-sólidos; Pomadas; Loções; Emulsões; Suspensões; Comprimidos; Drágeas; Supositórios;Colírios; Preparações para uso injetável; Esterilização; Operações Farmacêuticas; Pesagem; Medição de Volumes e líquidos; .Acondicionamento e estabilidade das diversas formas farmacêuticas; Vias de administração das diferentes formas farmacêuticas; Boas Práticas de Manipulação Farmacêutica(RDC 67/07). Atribuição e competência do farmacêutico na farmácia com manipulação. Farmácia Hospitalar:Estrutura,organização e funções; Sistemas de distribuição de medicamentos; Seleção de medicamentos; Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Medicamentos Genéricos Central de Abastecimento Farmacêutico; Aquisição de medicamentos, armazenamento e controle de estoque; Modalidades de licitação; Farmacovigilância; Reação Adversa a Medicamento; Nutrição Parenteral; Pesquisa Clínica;Atenção farmacêutica;Política Nacional de medicamentos; Biossegurança; Gerenciamento de resíduos;.Ética Farmacêutica; Legislação farmacêutica:RDC67/07 RDC306/04, Portaria 344/98 , .Lei 8.666/83,RDC 417/2004.15.6.Lei 9.787/99; RDC84/02;RDC 44/10;Sistema Único de Saúde.

Cargo: MÉDICO - Generalista

PROGRAMA: Princípios de terapia farmacológica. Princípios da antibioticoterapia. Radiologia do coração. Princípios de eletrocardiograma. Conduta na insuficiência cardíaca. Edema agudo dos pulmões. Abordagem clínica das taquiarritmias e bradiarritmias. Hipertensão arterial sistêmica. Abordagem clínica da cardiopatia isquêmica. Parada cardio-respiratória. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Síndrome do choque. Asma brônquica. Pneumonias comunitárias. Insuficiência respiratória aguda. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Uropatia obstrutiva. Cistite e pielonefrite. Insuficiência renal aguda. Abordagem do paciente com diarréia. Doença intestinal inflamatória. Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos.Pancreatite. Hepatites virais. Cirrose hepática. Hemorragia digestiva alta. Encefalopatia hepática. Leucopenia e leucocitose. Abordagem do paciente com sangramento e trombose. Diabetes mellitus. Hipoglicemia. Hipo e hipertireoidismo. Anafilaxia. Alergia a picadas de insetos. Reações adversas às drogas e aos alimentos. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Abordagem clínica das orofaringites agudas. Síncope e Cefaléias. Acidente vascular cerebral. Convulsões e estado de mal epiléptico. Acidentes com animais peçonhentos. Intoxicação alcoólica.

Cargo: MÉDICO - Ginecologista

PROGRAMA: Semiologia ginecológica. Sangramento uterino disfuncional e amenorréia. Síndrome Pré-menstrual. Dismenorréia. Planejamento familiar. Propedêutica do casal infértil. Síndrome do climatério. Vulvovaginites e doenças sexualmente transmissíveis. Doenças da mama. Diagnóstico de gravidez. Modificações fisiológicas da gravidez. Assistência pré-natal. Assistência ao parto. Hiperêmese gravídica. Hemorragias da primeira e segunda metade da gravidez. Diabetes e gravidez. Doença hipertensiva específica da gravidez.

Cargo: MÉDICO - Pediatra

PROGRAMA: 1. Desenvolvimento e crescimento da criança. 2. Aleitamento materno. 3. Imunização da criança. 4. Distúrbios nutricionais e hidroeletrolíticos. 5. Abordagem ao recém-nascido normal e patológico. 6. Diagnóstico diferencial das doenças exantemáticas. 7. Problemas hematológicos. 8. Problemas gastrointestinais. 9. Problemas do trato respiratório. 10. Problemas do aparelho cardiovascular. 11. Problemas neurológicos.

Cargo: MONITOR DE CRECHE

PROGRAMA: 1. A educação infantil: breve histórico da Educação Infantil envolvendo aspectos socioculturais políticos e educacionais. 2. Desenvolvimento da criança da zero a 7 anos. 3. O cuidar e o educar. 4. A importância do brincar. 5. A rotina na Educação Infantil. 6. A relação família x escola/ou a parceria com a família. 7. A avaliação na Educação Infantil. 8. A educação inclusiva.

Cargo: MOTORISTA E OPERADOR DE MÁQUINAS

PROGRAMA: O Código Brasileiro de Trânsito: normatização, conceitos e aplicabilidade.

Cargo: NUTRICIONISTA

PROGRAMA: 1- Regulamentação das atividades do profissional de nutrição. 2- Características sensoriais, físico-químicas, nutricionais e higiênico-sanitárias dos alimentos. 3- Métodos de avaliação e efeitos das diversas modalidades de aquisição, seleção, armazenamento, pré-preparo, preparo e conservação da qualidade nutricional dos alimentos. 4- Higienização e sanitização dos alimentos, utensílios e equipamentos. 5- Doenças veiculadas por alimentos e microrganismos patogênicos de importância em alimentos. 6- Energia e nutrientes: definição, classificação, propriedades, funções, digestão, absorção, metabolismo, biodisponibilidade, requerimentos, recomendações e fontes alimentares. 7- Definição, fundamentação e característica da dieta normal e suas modificações. 8- Alimentação e nutrição nos diferentes grupos etários e para aqueles nutricionalmente vulneráveis. 9- Avaliação nutricional de indivíduos e comunidades: tipos, conceitos, material e métodos, interpretação e aplicabilidade dos resultados. 10- Nutrição clínica: Patologia da nutrição e dietoterapia nas doenças nutricionais. 11. Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética. 12- Saúde coletiva e nutrição: programas de aplicação e nutrição, atenção primária e educação em saúde, epidemiologia dos problemas nutricionais brasileiros, Política Nacional de Alimentação e Nutrição, situação alimentar e nutricional no Brasil e segurança alimentar. 13- Educação nutricional: conceitos, objetivos, metodologias e aspectos sociais, econômicos e culturais, planejamento, organização, implementação e avaliação de programas de educação nutricional. 14- Alimentação coletiva: conceitos básicos da administração geral e sua aplicação a Unidade de Alimentação e Nutrição, planejamento e operacionalização de cardápios, tipos e sistema de serviços, planejamento físico funcional, controle e avaliação de recursos humanos, financeiros e de materiais, higienização, segurança e ergonomia no trabalho. 15- Legislação relacionada à área de Nutrição e alimentos.

Cargo: PSICÓLOGO

PROGRAMA: 1. Psicologia e Educação. 1.1. Processos psicológicos de aprendizagem e desenvolvimento humano. 1.2. Questões de Psicologia Educacional: exclusão, inclusão, marginalização social, fracasso escolar. 1.3. Propostas da psicologia para as questões educacionais no Brasil. 2. Psicologia e Clínica. 2.1.Estrutura psíquica dos sujeitos humanos. 2.2. Saúde e doença mental. 2.3. Diagnóstico fenomenológico e diagnóstico psicanalítico. 2.4. Atendimento psicoterapêutico em instituições de saúde. 2.5. Clínica psicológica de crianças e adolescentes.

Cargo: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PROGRAMA: 1. Organização da assistência e cuidados de enfermagem à mulher, a criança, adolescente, ao adulto, ao idoso e saúde mental. 2 - Cuidados de Enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto contagiosas, sexualmente transmissíveis e de doenças crônicas e degenerativas. 3 - Imunização: Vacinas e rede de frio. 4 - Executar Técnicas de Enfermagem: tais como sinais vitais, sondagens, higienização, procedimentos e técnicas pre-hospitalares, administração de medicamentos, administração de dietas, coleta de material para exame, oxigenoterapia, nebulização, procedimento pós-morte. 5 - Cuidados de Enfermagem no tratamento de feridas e prevenção de lesões cutâneas. 6 - Central de Material Esterelizado: Métodos e procedimentos específicos de Limpeza, desinfecção e esterilização. 7 - Políticas institucionais de Humanização da Assistência. 8 - Prontuário e Registro de enfermagem. 9 - Assistência domiciliar de enfermagem. 10 - Resíduos de Saúde.

Cargo: SUPERIVISOR PEDAGÓGICO

PROGRAMA: A Gestão Compartilhada na Escola - A Escola como Organização - Escola, um sistema social. A cultura. Organização, Clima Organizacional. 2) A Supervisão Escolar - Origem - Evolução - Objetivo - Atribuições da Supervisão Escolar - Métodos e Técnicas da Supervisão - Relações Humanas e a Supervisão - Ética Profissional - Qualidades Pessoais do Supervisor - A Supervisão e o Projeto Político Pedagógico - Competências em Supervisão 3) Avaliação Escolar - Conceitos - Funções - Avaliação numa Perspectiva Construtivista.4) Alfabetização e Letramento - Uma proposta em Construção. 5) LDBEN/9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 6) Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's .

CONHECIMENTO ESPECÍFICO - DIDÁTICAS ESPECÍFICAS

Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - Séries iniciais

PROGRAMA: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: 1. 1. Concepções de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: . A construção do sentido da leitura e da escrita; . Relação leitor-texto-autor. 2. 2. Usos e funções da leitura e da escrita. 3. Relação oralidade-escrita. 4. Variação lingüística e norma padrão. 5. Aspectos lingüísticos da alfabetização: sistema fonológico e sistema ortográfico. 6. Aspectos psicolingüísticos da alfabetização - aquisição do sistema de escrita. 7. Aspectos metodológicos do ensino da leitura e da escrita. 8. Leitura literária/literatura infantil. 9. Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. MATEMÁTICA: Sobre Educação Matemática: 1. Educação Matemática - Perspectivas Atuais. 2. Os objetivos do ensino de Matemática na escola básica. 3. A construção dos conceitos matemáticos. 4. O conteúdo de Matemática no Ensino Fundamental e Ensino Médio: Seleção e Organização para propostas inclusivas de educação. 5. Aspectos metodológicos do Ensino da Matemática; o uso dos recursos tecnológicos; o uso dos jogos e de materiais concretos; a resolução de problemas, Investigações matemáticas na sala de aula. CIÊNCIAS: 1. Educação Científica. Perspectivas históricas e atuais (fases e tendências). 2. O conteúdo de Ciências Naturais no Ensino Fundamental: Seleção e Organização para propostas alternativas de educação. 3. O conhecimento científico e suas características. 4. Os objetivos do ensino de Ciências Naturais na escola. 5. A construção dos conceitos científicos. 6. Aspectos metodológicos do Ensino de Ciências Naturais. 7. Ciências Naturais e o uso da tecnologia no seu processo de ensino e aprendizagem. 8. Ciências Naturais e o uso dos jogos e de materiais concretos (aparelhos e modelos) no seu processo de ensino e aprendizagem. 9. A resolução de problemas como ponto de partida do ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. 10. O trabalho de campo e o uso do laboratório no processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. 11. A avaliação como processo transformador. 12. Conteúdos e eixos temáticos: Terra e Universo; . Vida e ambiente; Ser humano e saúde; Tecnologia e sociedade. GEOGRAFIA: 1. Os homens como sujeitos que constroem e reconstroem historicamente o espaço geográfico ao se organizarem em sociedade. 2. A prática interdisciplinar de ensino da geografia no campo das ciências humanas e sua contribuição para a construção da cidadania. 3. Compreensão da dimensão espacial da realidade: 3.1. O lugar ocupado pelo educando na estrutura social; 3.2. Produção e organização da vida: na sala de aula, na escola, na moradia e em seu entorno; 3.3. Produção e organização do espaço de vivência maior no bairro; 3.4. Os espaços de vivência na cidade. HISTÓRIA: A história como conhecimento das constantes mudanças vividas pelas sociedades humanas. O ensino da história como instrumento de compreensão da realidade social.

Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - Educação Física

PROGRAMA: 1. Construção histórica da Educação Física no âmbito escolar. 2. Legislação atual sobre a Educação Física na educação básica: LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais. 3. A Educação Física como espaço de construção de sujeitos, de contextos e de conhecimentos: 3.1. Diferentes concepções do objeto da Educação Física; 3.2. Teorias pedagógicas da Educação Física; 3.4. Educação Física e lazer; 3.5. Educação Física e cultura corporal; 3.6. Educação Física, saúde e qualidade de vida; 3.7.Educação Física e o trato das diferenças: gênero, idade e habilidade. 4. O ensino da Educação Física na escola: 4.1. Objetivos, princípios, conteúdos básicos e metodologias; 4.2. Organização do conhecimento e avaliação do processo ensino-aprendizagem. 5. Formação de professores de Educação Física: saberes e habilidades. Lazer como prática de liberdade.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II e III - LÍNGUA PORTUGESA

PROGRAMA: A leitura e a produção de textos na escola (O processo de leitura; A leitura nos textos didáticos; A formação do leitor literário; O processo de produção de textos; Texto, textualidade, textualização; Gêneros textuais; As relações entre oralidade e escrita); O ensino de gramática (Concepções de gramática e suas implicações teóricas e pedagógicas; Problemas que envolvem o ensino de gramática: conteúdos e perspectivas; Relação entre sistema fonológico e sistema ortográfico; Estudo do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos); A variação lingüística como fenômeno inerente ao uso da língua em diferentes situações de interação.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - EDUCAÇÃO RELIGIOSA

PROGRAMA: Cristianismo e História. Conceitos chaves da Teologia Cristã. Teologia cristã e Sociedade. Conceituação de Religião, Catequese e Ensino Religioso. PCN do Ensino Religioso. As Tradições Religiosas Cristas e as religiões afro-brasileiras no contexto da comunidade escolar. Ecumenismo e Diálogo Inter religioso. Cultura da tolerância e Fundamentalismo. A vivência dos valores humanos no contexto da escola. O cuidado nas relações humanas e com o meio ambiente. O fenômeno do Bullying e suas facetas. Ética e Moral. O papel do professor de Formação Humano Cristã.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II e III - SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

PROGRAMA: A contribuição dos fundadores da Sociologia para a compreensão da sociedade contemporânea; Durkheim, Weber e Marx: semelhanças e diferenças; A análise da dialética materialista e a atualidade do método da economia política; Questão de método: dialética e fenomenologia em busca do Ser; Sobre a condição da existência e a Liberdade em Sartre; Uma vez mais a Liberdade: a Escola de Frankfurt e a crítica do Imperialismo e da Sociedade Industrial; A rendição pós-moderna à individualidade alienada e a perspectiva marxista da individualidade livre e universal; O trabalho na transição do fordismo para a sociedade digital; Educação e hegemonia na transição do fordismo para a sociedade digital; Marx em tempos de tormento, crise e caos ou a crítica da positividade científica.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II e III - Matemática

PROGRAMA: O candidato deverá demonstrar conhecimento matemático crítico e abrangente sobre Educação Matemática e metodologias de ensino aplicáveis no Ensino Fundamental, bem como domínio sobre os conteúdos matemáticos do Ensino Básico e sua relação com temas matemáticos mais avançados. 1.Conjuntos numéricos: a) N, Z, Q, I, R. b) Em N e Z, as quatro operações básicas - algoritmos. c) Potências e raízes. 2. Funções, equações, inequações e sistemas; 1º e 2º graus. 3. Ângulos. 4. Polígonos. 5. Circunferência e círculo. 6. Perímetros, áreas e volumes. 7. Semelhanças. 8. Simetrias. 9. Resolução de problemas de matemática no Ensino Fundamental. 10. Uso de materiais concretos no ensino de conceitos matemáticos. 11. História da Matemática e sua aplicação no ensino. 12. A educação matemática no Ensino Fundamental.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - Geografia

PROGRAMA: 1. As práticas socioespaciais na Amazônia, a ordem territorial das corporações e os ecossistemas na era do biopoder. 2. O espaço geográfico e categorias geográficas no Ensino Fundamental: um debate das correntes teórico-metodológicas da renovação da Geografia. 3. Documentos de leitura do espaço geográfico em sua representação e sua importância na Educação Básica. 4. Usos do território brasileiro: do meio natural ao meio técnico-científico­informacional. 5. A dimensão espacial dos fenômenos migratórios: uma reestruturação urbana mundial. 6. Natureza, energia, matriz energética e recursos minerais nas discussões ambientais da Educação Básica. 7. As relações sociedade e natureza e os problemas socioambientais contemporâneos nos debates de sustentabilidade: a água, o aquecimento global e as florestas 8. O campo e a cidade: o mundo rural e desafios urbanos. 9. A produção do espaço globalizado, as transnacionais, as zonas de livre comércio, os circuitos mundiais, as redes e os fluxos. 10. A ordem internacional e os conflitos, fronteiras, redes legais e ilegais e território.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO III - Geografia e História

PROGRAMA: GEOGRAFIA: 1. As práticas socioespaciais na Amazônia, a ordem territorial das corporações e os ecossistemas na era do biopoder. 2. O espaço geográfico e categorias geográficas no Ensino Fundamental: um debate das correntes teórico-metodológicas da renovação da Geografia. 3. Documentos de leitura do espaço geográfico em sua representação e sua importância na Educação Básica. 4. Usos do território brasileiro: do meio natural ao meio técnico-científico-informacional. 5. A dimensão espacial dos fenômenos migratórios: uma reestruturação urbana mundial. 6. Natureza, energia, matriz energética e recursos minerais nas discussões ambientais da Educação Básica. 7. As relações sociedade e natureza e os problemas socioambientais contemporâneos nos debates de sustentabilidade: a água, o aquecimento global e as florestas 8. O campo e a cidade: o mundo rural e desafios urbanos. 9. A produção do espaço globalizado, as transnacionais, as zonas de livre comércio, os circuitos mundiais, as redes e os fluxos. 10. A ordem internacional e os conflitos, fronteiras, redes legais e ilegais e território. HISTÓRIA: PARTE I - CONTEÚDO HISTORIOGRÁFICO: 1 - A MODERNIDADE: a. O Renascimento. b. Os Estados Nacionais. c. As reformas religiosas. d. O iluminismo. 2. O MUNDO CONTEMPORÂNEO: a. A Revolução Francesa. b. A Revolução Industrial. c. O Imperialismo. d. A Grande Guerra de 1914/18. e. A Revolução Russa. f. Os totalitarismos de direita. g. A Segunda Guerra Mundial. h. A política e blocos e a Guerra Fria. i. A Globalização. 3. O BRASIL E SEU PROCESSO HISTÓRICO/CULTURAL: a. A colonização e a formação das estruturas econômico-sociais. b. Brasil monárquico: a economia, a sociedade, o escravismo e a abolição. c. A república liberal / oligárquica. d. A Era Vargas e a modernização conservadora. e. A república populista. f. A ditadura militar. g. O Brasil contemporâneo. PARTE II - ENSINO DE HISTÓRIA: 4. Características e funções da História como disciplina curricular no Ensino Fundamental. a. A cidadania no currículo escolar de História. b. A história local, a educação patrimonial e a identidade cultural. c. Projetos de trabalho pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade. d. Pesquisa e produção do conhecimento histórico. e. Novas fontes, linguagens, recursos e estratégias no ensino de história.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO III - Língua Inglesa

PROGRAMA: A prova de Língua Inglesa tem por finalidade selecionar candidatos a professores dessa disciplina para lecionar em escolas de Ensino Fundamental. Serão selecionados aqueles que demonstrarem mais competência para compreender, analisar e interpretar elementos linguísticos presentes em textos escritos em Língua Inglesa. A prova constará de textos colhidos de fontes diversas como obras literárias, jornais, revistas, etc. Serão verificados conhecimentos de vocabulário e conhecimentos da estrutura e funcionamento da Língua Inglesa. Verificar-se-ão, ainda, conhecimentos linguísticos e conhecimentos gramaticais da Língua Inglesa: 1. Artigos 2. Substantivos 3. Uso do "Genitive Case" ('s) 4. Adjetivos 5. Pronomes 6. Formas verbais de verbos regulares e irregulares; verbos anômalos; formas afirmativas, interrogativas e/ou negativas dos tempos verbais: Simple Present; Present Continuous; Simple Past; Past Continuous; Future Tense (will); Near Future; Present Perfect; Present Perfect Continuous; Past Perfect; Imperative 7. Wh-questions; "Question words" (Who, what, where, when, why, how, which...) 8. Advérbios 9. Preposições 10. Conjunções 11. Processo de formação de palavras 12.Orações relativas e condicionais 13. Discurso indireto 14. Voz passiva.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - Informática e Professor PEB III - Professor de/Técnicas de Operação I e II-Linguagem de Programação;Linguagem de Programação Web; Técnica de Programação; Análise de Sistema; Banco de Dados; Redes; Prática Profissional Simuladas, Iniciação em Informática e Estágio Curricular

PROGRAMA: Fundamentos de computação: Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Aplicações de informática e microinformática. Redes de computadores. Fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, swinches, roteadores). Estações e servidores. Tecnologias de redes locais e de longa distância. Sistemas Operacionais: a. Conceitos e fundamentos b. Configuração e gerenciamento de processos servidores dos Sistemas Operacionais Windows e Linux c. Comandos e procedimentos para manipulação e gerenciamento do sistema de arquivos dos Sistemas Operacionais Windows e Linux d. Comandos e procedimentos para configuração de rede dos Sistemas Operacionais Windows e Linux. Sistema Operacional Microsoft Windows: a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede Editor de Textos Microsoft Word: a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de documentos HTML e. Geração de mala direta f. Criação de campos Planilha Eletrônica Microsoft Excel: a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Formatação condicional d. Geração de gráficos e. Importação e exportação de dados f. Classificação e organização de dados g. Criação e manipulação de tabelas e gráficos dinâmicos Software de Apresentação Microsoft PowerPoint: a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de imagens, figuras e gráficos c. Configuração, personalização e animação. Software de Gerência de Projeto Microsoft Project: a. Criação e manutenção de projetos b. Formatações, configurações e simulações para análise de projetos c. Relatórios e impressão Internet: a. Conceitos e arquitetura b. Configuração dos Web Browsers Internet Explorer e Mozilla Firefox c. Configuração de ferramentas de manipulação de mensagens eletrônicas (Microsoft Outlook Express e Thunderbird) d. Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers Internet Explorer e Mozilla Firefox e. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail) f. Transferência de arquivos (FTP).

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO III - Física/Química/Biologia e Eletricidade

PROGRAMA: QUÍMICA: Principais fatos históricos da Química. Aplicações da química sobre a vida do Planeta, relacionando-as diretamente com a ação do homem. Matéria e sua constituição; Fenômenos físicos e químicos; Substância pura e mistura; Estrutura Atômica: Partículas atômicas fundamentais; Modelos atômicos (Thonson, Rutherford-Bohr); Número atômico e número de massa; Elementos químicos: Isótopos, isóbaros, isótonos; Configurações eletrônicas. Classificação periódica dos elementos: Tabela periódica atual e sua estrutura: Propriedades periódicas e aperiódicas. Ligações químicas: Ligações iônicas; Ligações covalentes; Geometria molecular; Polaridade das ligações; Ligações inter e intramoleculares; Ligações metálicas; Tipos de fórmula; Oxiredução. Funções inorgânicas: Conceitos; Classificação e Nomenclatura; Função óxido; Função base; Função sal. Hidretos metálicos; Propriedades e preparação das funções inorgânicas. Reação Química: Reação e equação química; Classificação das reações químicas; Balanceamento das equações químicas. Leis das combinações químicas: Leis ponderais, Leis volumétricas; Cálculo estequiométrico. Introdução aos estudos dos gases: Gases ideais e suas leis; Princípio do Avogadro; Equação de Clayperon; Lei das Pressões Parciais; Misturas gasosas; Teoria cinética dos gases. Soluções: Conceito; Classificação; Unidades e tipos de concentração; Diluição; Volumetria de neutralização. Efeitos energéticos nas reações químicas: Calores de reação, formação, combustão, dissolução e decomposição. Eletroquímica: Reações de oxidação; Espontaneidade de uma reação; Células eletroquímicas e eletrolíticas; Aspectos qualitativo e quantitativo da eletrólise. Equilíbrio Químico: Processos reversíveis; Fatores que deslocam o equilíbrio; Princípio de Le Chatelier. Equilíbrio Iônico: Constante de ionização; Produto iônico da água e pH; Solução tampão. Estudo do Carbono: Hibridação do carbono; Ligações sigma e pi; Classificação dos átomos, cadeias carbônicas; Radicais orgânicos e nomenclatura. Funções Orgânicas: Conceito e grupamento funcional; Fórmula geral e estrutural; Classificação; Nomenclatura-IUPAC. Isomeria: Isomeria plana; Isomeria espacial. Estudo das Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, hidrocarbonetos aromáticos); Haletos orgânicos; Funções orgânicas oxigenada(álcool, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres); Funções orgânicas nitrogenadas(aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos); Propriedades físicas e químicas. BIOLOGIA: Seres Vivos. - Noções e classificação e variedades dos Seres Vivos. - Critérios utilizados na classificação dos Seres vivos. - Categorias taxonômicas. - Seres Vivos inferiores. - Vírus, bactérias, protozoários e fungos. - Invertebrados: - Políferos, celenterados, plantelmintos, nematelmintos,anelídeos, moluscos, artrópode e equinodermos. - Bertebrados:- Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. - Estrutura e Funções do Corpo Humano. - Células. - Tecidos. - Funções: - Funções de nutricão-digestão, (alimentos e nutrientes), respiração, circulação, excreção. - Funções de relação-locomoção, percepção sensorial, coordenação nervosa e hormonal. - Reprodução e desenvolvimento. - Hetreditariedade. - Grandes grupos vegetais: - Algas, briófitas, pteridófitas, ginmosperma e angiospermas. - Transpiração. - Absorção. - Fotossítese. - Reprodução. - Genética. - Evolução. - Mutação. - Seleção natural. Ecologia e Saúde: - Níveis de organização dos seres vivos, indivíduo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. - Ciclo da matéria e fluxo de energia. - Cadeia alimentar e teia alimentar. - Ciclos Bioquímicos da água, carbono, cálcio e nitrogênio). - Relações entre seres vivos-harmônicos e desarmônicos. - Equilíbrio e conservação da natureza: - Modificações introduzidas pelo homem no ambiente. - Recursos naturais. - Proteção, (solo, água, flora, fauna). - Poluição. Saúde: - Defesas do organismo. - Doenças transmissíveis, (doenças sexualmente transmissíveis), prevenção e profilaxia. - imunização (natural e adquirida). tabagismo, alcoolismo e drogas. - Saneamento. - Primeiros socorros. - Anticoncepção. - Aleitamento materno. NOÇÕES DE FÍSICA / ELETRICIDADE: Cinemática. - Movimento retilíneo. - Movimento retilíneo uniforme. - Velocidade instantânea e velocidade média. - Movimento uniformemente variado. - Queda livre. - Galileu Galilei. - Leis de Newton. - Primeira e Terceira Leis de Newton. - Força. A Primeira Lei de Newton. - Equilíbrio de uma partícula. - Terceira Lei de Newton. - Força de atrito. - Segunda força e massa. - Unidades de força e massa. - Massa e peso. - Exemplos de aplicação da segunda lei de Newton. - Queda com resistência do Ar. - Forças no movimento circular. - Gravitação Universal. - Leis de Kepler. - Hidróstática. - Pressão e massa específica. - Pressão atmosférica. - Princípios de Arquimédes. - Leis da conservação. - Temperatura e Dilatação. Gases. - Calor e Termodinâmica. - Ótica e Ondas. - Reflexão da Luz. - Refração da luz. - Movimento Ondulatório. - Campo Potencial Elétrico. - Carga Elétrica-Campo, Elétrico-Potencial, Elétrico. - Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. - Corrente Elétrica-Força Eletromotriz. - Eletromagnetismo.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - História

PROGRAMA: PARTE I - CONTEÚDO HISTORIOGRÁFICO: 1 - A MODERNIDADE: a. O Renascimento. b. Os Estados Nacionais. c. As reformas religiosas. d. O iluminismo. 2. O MUNDO CONTEMPORÂNEO: a. A Revolução Francesa. b. A Revolução Industrial. c. O Imperialismo. d. A Grande Guerra de 1914/18. e. A Revolução Russa. f. Os totalitarismos de direita. g. A Segunda Guerra Mundial. h. A política e blocos e a Guerra Fria. i. A Globalização. 3. O BRASIL E SEU PROCESSO HISTÓRICO/CULTURAL: a. A colonização e a formação das estruturas econômico-sociais. b. Brasil monárquico: a economia, a sociedade, o escravismo e a abolição. c. A república liberal / oligárquica. d. A Era Vargas e a modernização conservadora. e. A república populista. f. A ditadura militar. g. O Brasil contemporâneo. PARTE II - ENSINO DE HISTÓRIA: 4. Características e funções da História como disciplina curricular no Ensino Fundamental. a. A cidadania no currículo escolar de História. b. A história local, a educação patrimonial e a identidade cultural. c. Projetos de trabalho pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade. d. Pesquisa e produção do conhecimento histórico. e. Novas fontes, linguagens, recursos e estratégias no ensino de história.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - Ciências

PROGRAMA: 1 - Ciências Físicas e Biológicas e programas de Saúde: 1.1 - Seres Vivos. - Noções e classificação e variedades dos Seres Vivos. - Critérios utilizados na classificação dos Seres vivos. - Categorias taxonômicas. - Seres Vivos inferiores. - Vírus, bactérias, protozoários e fungos. - Invertebrados: - Políferos, celenterados, plantelmintos, nematelmintos,anelídeos, moluscos, artrópode e equinodermos. - Bertebrados:- Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. - Estrutura e Funções do Corpo Humano. - Células. - Tecidos. - Funções: - Funções de nutricão-digestão, (alimentos e nutrientes), respiração, circulação, excreção. - Funções de relação-locomoção, percepção sensorial, coordenação nervosa e hormonal. - Reprodução e desenvolvimento. - Hetreditariedade. - Grandes grupos vegetais: - Algas, briófitas, pteridófitas, ginmosperma e angiospermas. - Transpiração. - Absorção. - Fotossítese. - Reprodução. - Genética. - Evolução. - Mutação. - Seleção natural. 1.2 - Ecologia e Saúde: - Níveis de organização dos seres vivos, indivíduo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. - Ciclo da matéria e fluxo de energia. - Cadeia alimentar e teia alimentar. - Ciclos Bioquímicos 9água, carbono, cálcio e nitrogênio). - Relações entre seres vivos-harmônicos e desarmônicos. - Equilíbrio e conservação da natureza: - Modificações introduzidas pelo homem no ambiente. - Recursos naturais. - Proteção, (solo, água, flora, fauna). - Poluição. 1.3 - Saúde: - Defesas do organismo. - Doenças transmissíveis, (doenças sexualmente transmissíveis), prevenção e profilaxia. - imunização (natural e adquirida). tabagismo, alcoolismo e drogas. - Saneamento. - Primeiros socorros. - Anticoncepção. - Aleitamento materno. 2 - Noções de Física: - Cinemática. - Movimento retilíneo. - Movimento retilíneo uniforme. - Velocidade instantânea e velocidade média. - Movimento uniformemente variado. - Queda livre. - Galileu Galilei. - Leis de Newton. - Primeira e Terceira Leis de Newton. - Força. A Primeira Lei de Newton. - Equilíbrio de uma partícula. - Terceira Lei de Newton. - Força de atrito. - Segunda força e massa. - Unidades de força e massa. - Massa e peso. - Exemplos de aplicação da segunda lei de Newton. - Queda com resistência do Ar. - Forças no movimento circular. - Gravitação Universal. - Leis de Kepler. - Hidróstática. - Pressão e massa específica. - Pressão atmosférica. - Princípios de Arquimédes. - Leis da conservação. - Temperatura e Dilatação. Gases. - Calor e Termodinâmica. - Ótica e Ondas. - Reflexão da Luz. - Refração da luz. - Movimento Ondulatório. - Campo Potencial Elétrico. - Carga Elétrica-Campo, Elétrico-Potencial, Elétrico. - Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. - Corrente Elétrica-Força Eletromotriz. - Eletromagnetismo. 3 - Noções de Química: 3.1 - Matéria: - Constituição da Matéria. - Estados Físicos da Matéria. - Mudanças de estado e suas causas. - Propriedades da matéria. - Estrutura da matéria. - Átomos e partículas subatômicas. - Elementos químicos e símbolos. - Número atômico, número de massa e massa atômica. - Átomo neutro e eletrizado. - Isótopos, isóbaros e isótonos. 3.2 - Modelo Atômico Atual: - Distribuição eletrônica nas camadas. Substâncias e misturas. - Substâncias puras. - Substâncias simples e compostas. - Misturas Homogêneas e heterogêneas. - Fracionamento de misturas. 3.3 - Classificação Periódica e Tabela Periódica: - Períodos. - Grupos ou famílias. 3.4 - Elementos naturais e artificiais: - Ligações químicas-Valências. - Ligações iônicas. - Ligações covalentes. - Ligações metálicas. - Ponte de hidrogênio. - Força de Van der Walls. 3.5 - Fenômenos físicos e químicos: - Reações químicas. - Funções da química inorgânica. - Ácidos. - Bases. - Sais. - Óxidos. - Hidretos.

Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA III - Organização de Empresas

PROGRAMA: A administração no século XXI: o ambiente nas organizações; administração em um contexto, dinâmica e competitiva; cultura organizacional; planejamento, organização, direção, controle. O comportamento organizacional: o contexto ambiental e organizacional; as pessoas nas organizações; os grupos nas organizações; a dinâmica organizacional. Planejamento: conceito de planejamento e de sistema; elaboração e Implementação de planejamento estratégico; diagnóstico; missão, objetivos e desafios; estratégias e políticas; planejamento estratégico, tático e operacional. Projetos: projetos em organizações contemporâneas; seleção de projeto, organização de projeto, planejamento do projeto; implementação do projeto e controle do projeto; planejamento e Acompanhamento de projetos - PERT/CPM. Organização, métodos e processos: a análise administrativa; processos empresariais; levantamento de dados: questionário, entrevista e observação direta; gráficos e formulários; análise da distribuição do trabalho; manuais organizacionais. Gestão de Recursos Humanos: teoria e pratica do recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de recurso humanos.