Prefeitura de Divinópolis - MG

Notícia:   Prefeitura de Divinópolis - MG oferece 60 vagas de Nível Superior

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2008

De ordem do Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Divinópolis/MG, Sr. Demetrius Arantes Pereira, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos torna público que estarão abertas inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos vagos de seu Quadro de Pessoal, e para fins de criação de cadastro de reserva, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os cargos, escolaridades, vagas, valor de inscrição, vencimentos e carga horária, são os constantes do Anexo I, deste Edital.

1.2. O Cronograma de Concurso é o constante do anexo III deste Edital, cujas datas deverão ser rigorosamente respeitadas.

1.3. O meio oficial de divulgação dos atos deste concurso é o mural de avisos da sede da Prefeitura Municipal e o endereço eletrônico www.primafaceconcursos.com.br, cabendo ao candidato informar-se sobre quaisquer retificações, julgamento de recursos e outros atos ocorridos. Os resultados serão divulgados no Ginásio Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini.

2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português na forma da Lei.

2.2. Ter, na data de encerramento das inscrições, 16 (dezesseis) anos completos.

2.3. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3 - DAS CONDIÇÕES PARA POSSE

3.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

3.3. Estar em gozo dos direitos políticos.

3.4. Não ter sido demitido por justa causa por órgão público da administração direta ou indireta a nível municipal.

3.5. Não registrar antecedentes criminais.

4 - DAS INSCRIÇÕES

4.1. Período: 08 e 09/05/2008, para os candidatos que solicitarem a gratuidade de inscrição; no protocolo da Prefeitura Municipal de Divinópolis, à Rua Pernambuco, 60 - Centro, no horário de 8:00 às 16:00 horas.

4.2. Terá direito a gratuidade da inscrição o candidato que atender às exigências da Lei Municipal nº 6.445/2006, apresentar comprovante de endereço, xerox da carteira de trabalho, e declaração de acordo com o artigo 299 do Código Penal Brasileiro.

4.3. A Comissão Municipal de Concurso Público, juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Humana analisará os pedidos de gratuidade de inscrição, e fará publicar no jornal oficial e no saguão do Paço Municipal a relação das inscrições deferidas com o pedido de isenção, em decisão definitiva, no dia 14/05/2008.

4.3.1 Serão considerados indeferidos os pedidos de isenção daqueles candidatos cujo nome não constar na relação acima referida.

4.4. Período: 12 a 21/05/2008, exceto sábados, domingos e feriados, para todos os cargos.

4.5. Horário: 08:30 às 11:00 e 13:00 às 17:30 h.

4.6 Local: Estação da Cultura (Secretaria Municipal de Cultura), Pça. Pedro X. Gontijo, 21 - Centro (atrás do novo Pronto Socorro) - Divinópolis.

4.7. VIA INTERNET:

4.7.1 Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.primafaceconcursos.com.br, solicitada até as 18:00 horas do dia 21/05/2008 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até o ultimo dia de inscrição.

4.7.2 A inscrição efetuada via internet somente será validada após confirmação do recolhimento do valor da inscrição através de procedimento a ser informado no ato da inscrição, não sendo aceito depósito em caixa rápido/ eletrônico (terminal de auto-atendimento).

4.7.3 O comprovante de inscrição do candidato será enviado pelo endereço de e-mail informado pelo candidato quando da solicitação de inscrição.

4.7.4 São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação de inscrição.

4.7.5 Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da inscrição tenha sido efetuado em desacordo com as opções oferecidas no ato do preenchimento da inscrição via internet, seja qual for o motivo alegado.

4.7.6 Os valores de inscrição pagos em desacordo com o estabelecido neste Edital não serão devolvidos, seja qual for o motivo alegado.

4.7.7 A Prima Face Concursos não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilite a transferência dos dados, ou pelo descumprimento das instruções para inscrição via internet constante neste Edital.

4.7.8 O Edital e o Manual do Candidato estarão disponíveis na página do endereço eletrônico www.primafaceconcursos.com.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse material.

4.8. Documentação exigida: O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica, os seguintes documentos:

a) Comprovante de recolhimento, em impresso próprio a ser fornecido no local de inscrição, da importância referente à inscrição.

b) Original e cópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, o procurador também deverá apresentar original e cópia de seu documento.

4.9. Após apresentação da documentação exigida, o candidato deverá assinar documento (o próprio formulário de inscrição), no qual declare atender às condições exigidas para a inscrição e submeter-se às normas expressas neste Edital.

4.10. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e declarado no ato da inscrição.

4.11. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, determinarão o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

4.12. O preenchimento da ficha de inscrição é de total responsabilidade do candidato ou de seu procurador. 4.13. Outras informações:

a) O pagamento da importância relativa à inscrição poderá ser efetuado com dinheiro ou cheque do próprio candidato, sendo considerada nula a inscrição se o cheque for devolvido por qualquer motivo;

b) Só o pagamento da inscrição não significa que o candidato esteja inscrito;

c) O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso, por culpa ou omissão exclusiva da Administração.

d) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional.

e) Não serão recebidas inscrições ou títulos por via postal, fax, condicional e/ou extemporânea;

f) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;

5 - DAS PROVAS

5.1 O processo seletivo constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Prova de Títulos.

5.2 As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, serão aplicadas para todos os cargos e terão duração máxima de 3 (três) horas.

5.3 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 40 (quarenta) questões, com 05 (cinco) opções de respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois e meio) o valor de cada questão.

5.4 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos distribuídos no conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

5.5 O programa de prova para as questões de múltipla escolha constará do Manual do Candidato, disponível a partir do dia 12/05/2008 no endereço eletrônico www.primafaceconcursos.com.br.

5.6. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, será valorizada em até 23 (vinte e três) pontos e obedecerá o critério de pontuação estabelecido a seguir:

5.6.1 Tempo de Serviço - Ao servidor da Prefeitura Municipal de Divinópolis, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, estabilizado com base no artigo 19º do ADCT da Constituição Federal/88, se para fins de efetivação, serão atribuídos 3 (três) pontos.

5.6.2 Cursos

Pós-Graduação - Lato Sensu, de carga horária mínima de 360 horas................................. 03 pts

Mestrado.......................................................................................................................... 07 pts

Doutorado........................................................................................................................ 10 pts

5.6.3 Os títulos referentes a cursos deverão se referir à área correspondente ao cargo a que o candidato tenha se inscrito.

5.6.4 Os títulos deverão ser protocolados no Protocolo da Prefeitura Municipal de Divinópolis, no horário de 8:00 às 16:00 hs, nos 2 (dois) dias úteis após o dia da divulgação do resultado das provas eliminatórias.

5.6.5 Não serão aceitos títulos entregues fora do prazo estabelecido ou em local diverso ao estabelecido no item 5.6.4.

5.6.6 Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma, do certificado ou da declaração de conclusão, expedidos por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de recursos humanos reconhecida oficialmente.

5.6.7 O setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal será responsável por enviar à Primaface Concursos a relação dos candidatos que terão direito a pontuação por títulos.

5.6.8 A avaliação dos títulos apresentados será feita pela Comissão Municipal de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Divinópolis.

5.6.9 Só serão computados para efeito de acréscimo como Títulos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, 01 (um) único título de cada modalidade.

6 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de Divinópolis, no dia 08/06/2008.

6.2 Estarão afixadas na Sede da Prefeitura Municipal de Divinópolis, à Rua Pernambuco, 60 - Centro, na sede da Prima Face e disponibilizadas no endereço eletrônico: www.primafaceconcursos.com.br, a partir do dia 30/05/2008 , planilhas contendo os horários e locais de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

6.3 O ingresso nos locais de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar o comprovante de Inscrição, juntamente com a Cédula Oficial de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado de Reservista ou Carteira do Conselho Regional, correspondente à sua atividade profissional ou Carteira de Motorista (CNH modelo novo com foto). Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópias, ainda que autenticadas.

6.4 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

6.5 Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

6.6 O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de caneta tipo esferográfica azul ou preta.

6.7 Não será permitido o uso de máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos de celulares ou com quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de transmitir dados.

6.8 O candidato portador de deficiência que necessitar de provas em condições especiais, deverá informar no ato da inscrição, através de requerimento.

6.9 O candidato deverá transcrever suas respostas no Cartão de Respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.10 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.11 Será excluído do concurso o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o documento de identidade;

d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de um fiscal.

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes;

6.12 Não haverá revisão de provas.

6.13 O candidato, ao terminar a prova, deverá entregar ao fiscal o seu Cartão de Respostas.

6.14 Serão consideradas, exclusivamente, as respostas marcadas no Cartão de Respostas, não sendo atribuído ponto a questão que contenha mais de uma resposta assinalada, emenda, rasura ou não marcada.

7 - DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1 Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas Objetivas de Múltipla Escolha.

7.2 A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha e de Títulos.

7.3 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que:

a) Obtiver o maior número de pontos na Prova Específica;

b) Obtiver o maior número de pontos na Prova de Português;

c) Obtiver o maior número de pontos na Prova de Títulos;

d) For o mais idoso.

8 - DOS RECURSOS

8.1 Caberá recurso, em única e última instância, à Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Divinópolis:

8.2 Contra questão da prova Objetiva de Múltipla Escolha, nos dois primeiros dias úteis seguintes ao da divulgação do gabarito oficial, desde que demonstrado erro material, divulgação esta que ocorrerá no 1º dia útil após a realização das provas.

8.3 Contra os resultados, nos dois primeiros dias úteis seguintes ao da divulgação, desde que demonstrado erro material;

8.4 Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos preestabelecidos.

8.5 Os recursos deverão ser protocolados no Protocolo da Prefeitura Municipal de Divinópolis, ou na sede da Primaface Concursos, no horário de 9:00 às 16:00 hs, e encaminhados à Comissão Municipal de Concurso Público.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O candidato aprovado e nomeado submeter-se-á ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Divinópolis.

9.2 A Comissão Municipal de Concurso Público terá a responsabilidade de acompanhar a realização do Concurso, receber os recursos, encaminhando-os à Primaface Concursos que fará estudo, fornecendo parecer.

9.3 O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

9.4 Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, de três anos, conforme definido na Emenda Constitucional nº 19/98, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

9.5 A aprovação no Concurso não assegura direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos e seu prazo de validade.

9.6 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.7 A Prefeitura Municipal de Divinópolis e a PRIMAFACE CONCURSOS não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

9.8 O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal de Divinópolis, durante o prazo de validade do Concurso, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível a sua convocação por falta da citada atualização.

9.9 Toda informação referente à realização do Concurso será fornecida pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Comissão Municipal de Concurso Público.

9.10 Ficam reservados 05% (cinco por cento) das vagas oferecidas para pessoas portadoras de deficiência, conforme previsto no ANEXO I, em cumprimento às normas legais, desde que compatível com o exercício do cargo e declarada no ato da inscrição. O candidato que não declarar ser deficiente no ato de sua inscrição não poderá declarar posteriormente.

9.10.1 Os candidatos deverão declarar, em requerimento próprio (o próprio formulário de inscrição), serem portadores de deficiência, especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência.

9.10.2 Os portadores de deficiência, quando de sua posse, serão submetidos a exame médico, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo.

9.10.3 O candidato deverá solicitar, no ato de sua inscrição, caso necessite, condições especiais para realização das provas, em campo especificado na ficha de inscrição.

9.10.4 É considerado portador de deficiência aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

9.10.5 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com a estrita observância da ordem de classificação.

9.11 O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de posse no cargo:

a) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;

b) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos, se tiver;

c) Fotocópia autenticada do CPF;

d) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

e) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

f) Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina da Prefeitura Municipal de Divinópolis.

g) 02 (duas) fotografias 3x4;

h) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição;

i) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

j) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível;

k) Declaração de não acumulação de cargos públicos, exceto nos casos previstos em lei;

l) Declaração de bens e valores componentes do patrimônio individual.

m) Certidão Negativa Criminal.

9.12 Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Divinópolis, ouvida a Primaface Concursos, empresa responsável pela execução do Concurso.

9.13 Caberá ao Prefeito Municipal a homologação do resultado final.

9.14 Todas as informações referentes ao concurso serão publicadas no Jornal Oficial do Município de Divinópolis e os resultados serão afixados no Ginásio Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini e disponibilizadas no endereço eletrônico da Primaface Concursos: www.primafaceconcursos.com.br

Divinópolis/MG, 30 de abril de 2008.

Mendelsshon Nogueira
Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos

ANEXO I

CARGOS, VAGAS, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA, VENCIMENTO E VALOR DA INSCRIÇÃO

Cód. Cargo

CARGOS

N° DE VAGAS

VAGAS P/ PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITO MÍNIMOS

CARGA HORÁRIA MENSAL

VENCIMENTO MENSAL

Taxa de Inscrição

00001

Médico Cardiologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00002

Médico Angiologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00003

Médico Cirurgião - Cabeça e Pescoço

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00004

Médico Cirurgião Cardiovascular

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00005

Médico Cirurgião Geral

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00006

Médico Cirurgião geral - Plantonista 24 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 24h/semana

R$ 1958,82

R$ 33,30

00007

Médico Cirurgião geral - Plantonista 12 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00008

Médico Cirurgião Plástico

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00009

Médico Clínico Geral

04

01

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00010

Médico Clínico Geral - Plantonista 12 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00011

Médico Clínico Geral - Plantonista 24 Hs

02

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 24h/semana

R$ 1958,82

R$ 33,30

00012

Médico Endocrinologista

02

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00013

Médico Endoscopista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00014

Médico Generalista

04

01

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00015

Médico Generalista - Plantonista 24 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 24h/semana

R$ 1958,82

R$ 33,30

00016

Médico Generalista - Plantonista 12 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00017

Médico Ginecologista - Plantonista 12 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00018

Médico Hematologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00019

Médico Infectologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00020

Médico Neurologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00021

Médico Neurologista - Plantonista 12 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00022

Médico Oftalmologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00023

Médico Oncologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00024

Médico Ortopedista

04

01

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00025

Médico Ortopedista - Plantonista 12 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00026

Médico Ortopedista - Plantonista 24 Hs

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 24h/semana

R$ 1958,82

R$ 33,30

00027

Médico Pediatra

04

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00028

Médico Pediatra - Plantonista 12 Hs

02

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 12h/semana

R$ 979,41

R$ 16,65

00029

Médico Pediatra - Plantonista 24 Hs

02

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 24h/semana

R$ 1958,82

R$ 33,30

00030

Médico Psiquiatra

02

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00031

Médico Psiquiatra - Plantonista 24 Hs

02

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

Plantão 24h/semana

R$ 1958,82

R$ 33,30

00032

Médico Urologista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

100h

R$ 1632,29

R$ 27,75

00033

Médico Generalista (PSF)

04

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

200h

R$ 5419,77

R$ 92,14

00034

Jornalista

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

150h

R$ 923,09

R$ 15,69

00035

Publicitário

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

200h

R$ 923,09

R$ 15,69

00036

Relações Públicas

01

 

Ensino Superior Completo + registro no órgão competente

200h

R$ 923,09

R$ 15,69

ANEXO II

TIPOS DE PROVAS E QUANTIDADE DE QUESTÕES

Cargos

Tipos de ProvasNº questões

Nível Superior Completo:

- Médico (todas as especialidades)

Língua Portuguesa

15

SUS/Saúde Pública

10

Conhecimentos Específicos

15

- Jornalista
- Publicitário
- Relações Públicas

Língua Portuguesa

15

Conhecimentos Gerais

10

Conhecimentos Específicos

15

ANEXO III

CRONOGRAMA PREVISTO PARA A REALIZAÇÃO DO CONCURSO

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

05/05/2008

16:00

Publicação da íntegra do Edital

Órgão Oficial de Publicação do Município de Divinópolis, quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Site www.primafaceconcursos.com.br

08 e 09/05/08

08:00 às 16:00

Período de solicitação de gratuidade para realização das Inscrições de candidatos ao concurso público.

Presencial na sede da Prefeitura Municipal, com endereço à Rua Pernambuco, 60 - Centro - Divinópolis/MG.

12 a 21/05/2008

08:30 às 11:00 e 13:00 às 17:30

Período de Inscrições dos candidatos ao concurso público.

Presencial na Estação da Cultura (Secretaria Municipal de Cultura) - Praça Pedro X. Gontijo, 21 - Centro - Divinópolis/MG (atrás do Pronto Socorro). ou pela internet, no site www.primafaceconcursos.com.br

14/05/2008

16:00

Divulgação da relação de inscrições gratuitas deferidas.

Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal

30/05/2008

16:00

Divulgação da Planilha indicando o local e horário de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha e disponibilização de impressão do comprovante de inscrição pela internet.

Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no Site www.primafaceconcursos.com.br

08/06/2008

-

Realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Local e horário de realização: a divulgar

09/06/2008

16:00

Divulgação dos gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no Site www.primafaceconcursos.com.br

10 e 11/06/2008

09:00 às 16:00

Prazo para protocolo de recurso sobre os gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Sede da Prefeitura Municipal em Divinópolis/MG ou na sede da Prima Face Concursos à Rua Espírito Santo, 1059 Centro - Cep: 30160-922 - Belo Horizonte/MG.

13/06/2008

16:00

Disponibilização do julgamento dos recursos sobre os gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Sede da Prefeitura Municipal, com endereço à Rua Pernambuco, 60 - Centro - Divinópolis/MG.

16/06/2008

16:00

Divulgação do Resultado Parcial contendo notas da Prova Objetiva de Múltipla Escolha .

Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no Site www.primafaceconcursos.com.br

17 e 18/06/2008

09:00 às 16:00

Prazo para protocolo de Títulos

Sede da Prefeitura Municipal, com endereço à Rua Pernambuco, 60 - Centro - Divinópolis/MG.

17 e 18/06/2008

09:00 às 16:00

Prazo para protocolo de recursos sobre Resultado Parcial, referente às notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

Sede da Prefeitura Municipal em Divinópolis/MG ou na sede da Prima Face Concursos à Rua Espírito Santo, 1059 Centro - Cep: 30160-922 - Belo Horizonte/MG.

19/06/2008

16:00

Divulgação do Resultado Geral contendo notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha,Títulos e Classificação.

Ginásio Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini e no Site www.primafaceconcursos.com.br

20 e 23/06/2008

09:00 às 16:00

Prazo para protocolo de recursos sobre Resultado Geral, referente às notas das de Múltipla Escolha,Títulos e Classificação.

Sede da Prefeitura Municipal em Divinópolis/MG ou na sede da Reis e Reis Auditores Associados à Rua da Bahia, 1004 - conj. 904 - Centro - Belo Horizonte/MG.

24/06/2008

16:00

Julgamento dos recursos sobre o Resultado Geral.

Sede da Prefeitura Municipal, com endereço à Rua Pernambuco, 60 - Centro - Divinópolis/MG.

24/06/2008

16:00

Divulgação do resultado final, apto à homologação pelo prefeito.

Ginásio Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini e no Site www.primafaceconcursos.com.br

ANEXO IV

PROGRAMAS DE PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

MÉDICO (TODAS AS ESPECIALIDADES), JORNALISTA, PUBLICITÁRIO, RELAÇÕES PÚBLICAS.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão de texto. 2. Ortografia. 3. Pontuação. 4. Concordância nominal e verbal. 5. Regência nominal e verbal. 6. Acentuação gráfica. 7. Ocorrência de crase. 8. Emprego de tempos e modos verbais. 9. Vozes do verbo. 10. Flexão nominal e verbal. 11. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 12. Análise sintática: termos da oração; estrutura do período (coordenação e subordinação).; orações.

Sugestões Bibliográficas

1. CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 42a Edição, 2.000.

2. FARACO, C. E. e MOURA, F. M. de. Gramática. São Paulo, Ática, 1a Edição, 1993.

3. CIPRO NETO, P. e INFANTE, U. Gramática da Língua Portuguesa. Editora Scipione, 2a Edição, 2004.

SAÚDE PÚBLICA (PARA MÉDICOS): 1. Programa Humanizasus. 2. Epidemiologia: bases conceituais; indicadores de saúde; vigilância epidemiológica; transição demográfica e epidemiológica; fundamentos da pesquisa epidemiológica; sistema de informação em saúde; epidemiologia e serviços de saúde; epidemiologia e meio ambiente, dinâmica de transmissão das doenças; fatores determinantes do processo saúde-doença e medidas de morbimortalidade, epidemiologia das doenças infecciosas e não- infecciosas; 3. Sistema Único de Saúde: histórico, princípios e diretrizes, organização da rede de saúde, operacionalização da assistência à saúde e financiamento. 4. Organização e administração dos serviços de saúde; trabalho em equipe, diagnóstico de saúde; planejamento estratégico situacional. 5. Ética: proteção à vida humana; saúde física e mental; a AIDS e o direito; o sigilo e a preservação da confidencialidade e da privacidade do paciente; o crescente aumento dos questionamentos judiciais de pacientes contra os prestadores dos serviços de saúde; direitos do paciente; macrobioética e preservação do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado; ética em pesquisa, cuidados com os resíduos dos serviços de saúde. 6. Plano Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Sugestões Bibliográficas:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 5. ed. Brasília, 2001.

2. DINIZ, M.H. O estado atual do biodireito.. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

3. MEDRONHO, R.A. et al. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2004.

4. MONTEIRO, L. O. SUS passo a passo: normas, gestão e financiamento. São Paulo: hucitec, 2001.

5. ROSENFELD, S. (Org.). Fundamentos da Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

6. ROUQUAYROL, M.Z.; Almeida Filho, N. Epidemiologia e saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999

7. Documento da Política Nacional de Humanização - Marco conceitual e Diretrizes Políticas. Ministério da Saúde, Março de 2004. Disponível no site: www.saude.gov.br

8. Constituição Federal - Título VIII, Capítulo II, seção II

9. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização - Ministério da Saúde/ Secretaria Executiva. Disponível no endereço: www.saúde.gov.br/humanisus,

10. Decreto Municipal no 12.165 de 15 de Setembro de 2005

11. BRASIL, MS, Lei Orgânica da Saúde no 8080

12. BRASIL, MS, Norma Operacional da Assistência à Saúde no 01/2001

13. SILVA,MJP.Comunicação tem Remédio - A Comunicação nas relações interpessoais em Saúde. São Paulo/ Ed Gente,1996

14. Plano Municipal de Saúde de Belo Horizonte - 2005/2008 Endereço : www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/gpld/planomunicipaldesaude20052008.pdf

CONHECIMENTOS GERAIS: 1- História, Geografia e Ciências de 10 e 20 grau. 2- Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. 3- Testes de raciocínio lógico. 4- Conhecimentos básicos de informática e Internet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MÉDICO CARDIOLOGISTA: Infarto agudo do miocárdio. Edema agudo do pulmão. Hipertensão arterial/Crise hipertensiva. Insuficiência cardíaca. Parada Cardiorespiratória. Choque Cardiogênico. Embolia pulmonar. Intoxicação digitálica. Arritimia cardíaca. Dislipidemia. Cardiopatia congênita. Radiologia cardíaca. Eletrocardiografia. Valvopatias. Hipotensão e sincope. Cardiopatia isquêmica. Fatores de risco e seu tratamento. Febre reumática. Endocardite Bacteriana. Aneurisma da aorta e dissecção. Cardiopatia Chagásica.

Sugestões Bibliográficas:

1. Tratado de medicina cardiovascular. E. Braunwald

2. ECG nas Arritmias. Ivan G. Maia

3. Condutas no paciente grave. Elias Knobel

4. Cardiologia Princípio e Prática. Iran de Castro

5. O Coração Hurst's. R. Wayne Alexander. Robert C. Schlant. Valentin Fuster.

6. CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20a edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

MÉDICO ANGIOLOGISTA: Diagnóstico clínico das doenças arteriais periféricas. Diagnóstico clínico das doenças venosas periférics. Diagnóstico clínico das doenças linfáticas. Métodos propedêuticos não invasivos no estudo das doenças vasculares periféricas. Métodos propedêuticos invasivos no estudo das doenças vasculares periféricas. Oclusões arteriais agudas. Aterosclerose obliterante periférica. Vasculites. Aneurismas arteriais. Trombose Venosa profunda. Tromboembolismo pulmonar. Varizes de membros inferiores. Insuficiência venosa crônica. Linfangites e erisipelas. Linfedemas. Pé diabético. Isquemia intestinal. Isquemia cerebral. Úlceras de membros inferiores.

Sugestões Bibliográficas:

1. F H A Maffei. Doenças Vasculares Periféricas. 2a Ed. - Editora Medsi 1995.

2. John Cook Lane. O Exame do Paciente Vascular. Fundação Byk, 1995.

3. Franklin Pinto Fonseca. Cirurgia Ambulatorial. 3a Ed. Guanabara Koogan, 1999.

4. Robert B. Rutherford. Vascular Surgery. 4 Ed. Saunders, 1995

MÉDICO CIRURGIÃO - CABEÇA E PESCOÇO: 1. Anatomia. 2. Coluna. 3. Semiologia. 4. Nerocirurgia Pediátrica. 5. Trauma Craniano e Raquimedular. 6. Tumores. 7. Urgências Neurológicas em Geral. 8. Vascular.

Sugestões Bibliográficas:

1. Youmans: Neurological Surgery - 5a edição

2. Schmideck: Operative Surgery - 5a edição

MÉDICO CIRURGIÃO CARDIOVASCULAR: 1. Doença Aterosclerótica Obliterante Periférica. 2. Pé Diabético. 3. Oclusão Arterial Aguda. 4. Amputações. 5. Varizes dos Minferiores. 6. Aneurismas. 7. Arteniografia e Duplex scan. 8.Trombose Venosa Profunda. 9. Traumas Vasculares.

Sugestões Bibliográficas.

1. MAFFEI. F.H.A - Doenças Vasculares Periféricas - 3a edição - 2002, Editora Medsi

2. BRITO, CJ - Cirurgia Vascular - 1a Edição, 2002, Editora Revinter

3. Management of Peripheral Arterial Disease - TASC (Trans Atlantic Inter- Society Consensus) Supplement to Journal of Vascular Surgery - January 2000.

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL E PLANTONISTAS: Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digestivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia.

Sugestões Bibliográficas:

1. ALEXANDER R.H., PROCTOR, H.J. Manual de Suporte Avançado de Vida no Trauma - ATLS 5a ed. Traduzido e impresso com autorização do American College of Surgeons, Brasil, 1996.

2. DUDRICK, S.J. et. al. Manual de cuidados pré e pós-operatórios - Comitê de Cuidados Pré e Pós- operatórios do American College of Surgeons. 3a ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1984.

3. GOLIGHER, J. Cirurgia do Ânus, Reto e Colo. 5a ed. v. 1-2. São Paulo: Editora Manole, 1990.

4. NYHUS, L,.M, BAKER, R.J El Domínio de la Cirugía - Master of Surgery. v. 1-2. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, 1992.

5. TESTUT, L, JACOB, O. Tratado de Anatomia Topográfica com aplicaciones medicocirúrgicas. 8a ed., v. 1-2. Barcelona: Salvat Editores, 1975.

6. WAY, L.W. Cirurgia - Diagnóstico e Tratamento. 9a ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1993.

MÉDICO CIRURGIÃO PLÁSTICO:

01.00 CIRURGIA PLÁSTICA GERAL

01.01 Anatomia e fisiopatologia normais da pele

01.02 Transplantes de tecidos. Implantes

01.03 Retalhos musculares, musculocutâneos e fasciocutâneos

01.04 Cicatrização das feridas - Quelóides e cicatrizes hipertróficas

01.05 Tumores cutâneos (benignos e malignos)

01.06 Embriologia das malformações congênitas

01.07 Microcirurgia - Princípios gerais

02.00 QUEIMADURAS

02.01 Conceitos e classificação

02.02 Fisiopatologia - Resposta metabólica do queimado

02.03 Queimado - Fase aguda

02.04 Queimado - Fase crônica

02.05 Tratamento local - técnicas, táticas cirúrgicas e seqüelas

02.06 Queimaduras por diferentes agentes

02.07 Queimaduras em criança

02.08 Queimaduras da face

02.09 Queimaduras da mão

03.00 CABEÇA E PESCOÇO

03.01 Anatomia básica

03.02 Reconstrução das diferentes regiões da cabeça e pescoço

03.03 Traumatísmos de partes moles

03.04 Fraturas da maxila e mandíbula

03.05 Fraturas do zigomátíco e orbitais

03.06 Fraturas múltiplas e complexas da face

03.07 Fissuras faciais

03.08 Fissura labiais - Queiloplastias

03.09 Fissura Palatina - Palatoplastias

03.10 Seqüela das Queiloplastias e Palatoplastias

03.11 Deformidades congênitas e adquiridas da orelha. Reconstrução de orelha

03.12 Paralisia facial

03.13 A microcirurgia na reconstrução da cabeça e pescoço

04.00 REGIÃO NASAL

04.01 Anatomia do nariz

04.02 O nariz do paciente fissurado

04.03 Rinosseptoplastias e laterorrinias

04.04 Nariz negróide

04.05 Tumores nasais e rinofima

04.06 Reconstrução parcial e total do nariz

04.07 Fratura nasal

05.00 REGIÃO ORBITAL

05.01 Anatomia da órbita contendo cavitário

05.02 Ptose palpebral

05.03 Reconstrução parcial e total das pálpebras

05.04 Ectrópio, entrópio e lagoftalmo

05.05 Tratamento cirúrgico das exoftalmias

05.06 Deformidades congênitas das pálpebras

06.00 MEMBRO SUPERIOR E MÃO

06.01 Anatomia funcional e cirúrgica da mão

06.02 Propedêutica da mão

06.03 Princípios gerais do tratamento da mão

06.04 Tratamento das seqüelas de traumatismos de mão

06.05 Contratura de Dupuytren e Volkmann

06.06 Lesões neurotendinosas do membro superior

06.07 Tumores de mão - Princípios básicos

06.08 Microcirurgia na reconstrução da mão

06.09 Reconstrução de membro superior

07.00 TRONCO E MEMBROS INFERIORES

07.01 Anatomia cirúrgica do tronco e do membro inferior

07.02 Conduta nos esmagamentos de membro inferior

07.03 Úlceras de pressão e úlceras neurovasculares

07.04 Reconstrução de membros inferiores

08.00 APARELHO UROGENITAL

08.01 Hipospadias, epispadias e extrofia de bexiga

08.02 Reconstrução do aparelho genital feminino

08.03 Reconstrução escrotal

08.04 Cirurgia do intersexo

09.00 REGIÃO MAMÁRIA

09.01 Ginecomastia, amastía e polimastia

09.02 Noções gerais de tumores da mama

09.03 Deformidades da glândula mamária

09.04 Reconstrução imediata e tardia da mama CIRURGIA ESTETICA

10.00 FACE E PESCOÇO

10.01 Anatomia aplicada a ritidoplastia

10.02 Ritidoplastia facial

10.03 Procedimentos ancilares

10.04 Ritidoplastia frontal

10.05 Ritidoplastia cervical

10 06 Peeling químico

10.07 Dermabrasão e ritidoplastia facial

10.08 Blefaroplastias

10.09 Ritidoplastia secundária e ritidoplastia em homens

10.10 Osteotomias estéticas da face

10.11 Rinoplastia - Princípios gerais e técnicas

10.12 Calvície e métodos de correção

11.00 LIPODISTROFIAS E LlPOASPIRAÇÃO

11.01 Lipoaspiração e enxerto de gordura

11.02 Lipodistrofias dos membros superiores e inferiores

11.03 Lipodistrofias da face, do tronco e do abdome

12.00 GLÂNDULA MAMÁRIA

12.01 Ptose mamária - Correção cirúrgica

12.02 Mastoplastia de aumento

12.03 Mastoplastia redutora

13.00 ABDOME

13.01 Abdominoplastias

13.02 Plástica umbilical

Programa Complementar de Cirurgia Plástica Bibliografia Complementar

1 - Cirurgia plástica na criança

2 - Expansores cutâneos

3 - Anestesia em cirurgia plástica

4 - Substâncias aloplásticas em cirurgia plástica

Sugestões Bibliográficas:

MC CARTHY - Plastic Surgery, Saunders, Philadelphia, 1990.

GRABB and SMITH'S - Plastic Surgery. Fifth Edition (editores: Aston, S.J., Beasley, R.W., Thorne, C.H.M.) Lippincott-Raven, 1997.

MATHES, S.J., NAHAI, F.-Clinical Aplication of Muscule and Musculutaneous Flaps.- MOSBY, St Louis, 1982.

MÉLEGA, J.M. - Cirurgia Plástica. Fundamento e Arte, 04 (quatro) volumes:

1°.Princípios Gerais - MEDSI, Rio de Janeiro, 2002.

2°. Cirurgia Reparadora de Cabeça e Pescoço, MEDSI, Rio de Janeiro, 2002.

3°. Cirurgia Estética, MEDSI, Rio de Janeiro, 2003.

4°. Cirurgia reparadora de tronco e Membros, MEDSI, Rio de Janeiro, 2004.

CARREIRÃO,S., LIVRO DA SBCP, Cirurgia Plástica, São Paulo, Editora Atheneu, 2005.

FARINA, R. - Cirurgia plástica e Reparadora. Gráfica São José, S. Paulo, 1965.

FRANCO, T., REBELLO, C. - Cirurgia Estética. ATHENEU, Rio de Janeiro, 1977.

FRANCO, T.- Princípios de Cirurgia Plástica, ATHENEU, Rio de Janeiro, 2002.

GREEN, D.P. - Operative Hand Surgery, Churchill Livingstone, 1998.

HERNDON, D.N. - Total Burn Care, Saunders, 1996.

CARREIRAO,S. LESSA, S. e ZANINI S.A., Tratamento das Fissuras Labiopalatinas., Segunda edição, 1996. Ed. Revinter.Rio de Janeiro.

LIMA, E. e col. - Tratamento de Queimaduras - ATHENEU, Rio de Janeiro, 2004.

PARDINI e cols. - Traumatismos da Mão, Editora MEDSI, 2000.

PONTES, R. - Abdominoplastia - REVINTER 2004

REES, T.D., LaTrenta, G.S. - Aesthetic Plastic Surgery. Saunders, 1994.

SOUZA PINTO, E.B. - Lipoaspiração Superficial - REVINTER, Rio de Janeiro, 1999

MÉDICO CLÍNICO GERAL e PLANTONISTAS: 1. Síndromes coronarianas agudas. 2. Insuficiência cardíaca. 3. Tromboembolia. 4. Doença cerebrovasculare. 5. Distúrbios hidroeletrolíticos. 6. Doenças infecciosas comuns. 7. Asma e DPOC. 8. Insuficiência cardíaca. 9. Diabetes Mellitus. 10. Doenças da Tireóide. 11. Insuficiência renal. 12. Hipertensão arterial sistêmica. 13. Abordagem clínica das arritmias cardíacas supraventriculares. 14. Pneumonias . 15. Gastrite. Úlcera péptica. 16. Dispepsia sem úlcera e dor torácica não-cardíaca. 17. Abordagem do paciente com diarréia. Doença intestinal inflamatória. 18. Neoplasias do estômago e do intestino grosso. 19. Pancreatite. 20. Hepatites virais. 21. Cirrose hepática. 22. Doença da vesícula biliar e dos ductos biliares. 23. Abordagem das anemias. 24. Leucopenia e leucocitose. 25. Abordagem do paciente com linfadenopatia e esplenomegalia. 26. Abordagem do paciente com sangramento e trombose. 27. Dislipidemia. 28. Anafilaxia. Alergia a picadas de insetos. Alergia medicamentosa. 29. Reações adversas às drogas e aos alimentos. 30. Artrite reumatóide. 31. Gota e metabolismo do ácido úrico. 32. Dorsalgia e cervicoalgias. 33. Abordagem clínica do paciente febril. 34. Tuberculose. 35. Doenças sexualmente transmissíveis. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. 36. Gripe e resfriado. 37. Abordagem clínica das orofaringites agudas. 38. Parasitoses intestinais. 39. Princípios da antibioticoterapia. Síncope e cefaléias. 40. Interpretação dos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos.

Sugestões Bibliográficas:

1. KASPER, Braunwald & cols. Harrisons Principles of Internal Medicine.16th edition. McGraw-Hill 2005

2. GOLDMAN & Ausiell. Cecil Textbook of Medicine 22nd Edition, Saunders,2004

3. FIGUEIRA, Costa Júnior e cols. Condutas em Clínica Médica 3a. Edição. Editora Guanabara Koogan,2004

4. VERONESI & FOCACCIA . Tratado de Infectologia. 2a edição. Livraria Atheneu 2004.

5. GREEN, G. B.; HARRIS, I. S.; LIN, G. A.; MOYLAN, K. C. The Washington Manual. Manual de terapêutica clínica. 31. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005.

MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA: Diabetes. Distúrbios da tireóide. Hormônios e câncer. Sistema neuro­endócrino - Fisiologia. Distúrbios da glândula pituitária. Distúrbios da glândula adrenal. Hipoglicemia. Urgências endocrinológicas. Distúrbios de diferenciação sexual. Endocrinologia ginecológica. Desordens da função endócrina pancreática. Metabolismo mineral e doenças metabólicas do osso. Hipertensão endócrina. Propedêutica encrinológica. Obesidade. Síndromes envolvendo múltiplas glândulas endócrinas. Endocrinologia geriátrica. Deslipidemias.

Sugestões Bibliográficas:

1. Cecil, Tratado de Medicina Interna, Wyngaarden/Smith/Bennett - última edição.

2. Textbook of Endocrinology, Wilson/Willians - última edição.

3. Basic & Clinical Endocrinology, Greenspan - última edição.

4. Tratado de Endodrinologia Clínica, B. L. Wajchenberg - última edição.

5. Endocrinologia Clínica, Lúcio Vilar, editora MEDSI - última edição.

6. CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20a edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

MÉDICO ENDOSCOPISTA: Esofagogastroduodenoscopia. Enteroscopia (Push enteroscopy). Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada. Colonoscopia. Técnicas Endoscópicas para Detecção de H. pylori. Endoscopia Digestiva na Hemorragia Digestiva Alta Não Varicosa. Tratamento Laparoscópico da Coledocolitíase. Endoscopia Pediátrica. Hemorragia Digestiva Baixa. Polipectomia Endoscópica.

Sugestões Bibliográficas:

1 - Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (=SOBED), Endoscopia Digestiva, Editora Medsi, 3a Edição, 2000.

2 - Cotton, Peter e alls. Fundamentos de Endoscopia Digestiva, Artmed, 4a Edição, 1998.

MÉDICO GENERALISTA, PLANTONISTAS E PSF: Semiologia(anamnese, exame físico, febre, estado mental, estado nutricional, dor, edema, linfonodos); Dor abdominal; Icterícia; Hipertensão portal; Ascite; Pâncreas; Diarréia; Constipação intestinal; Ciclo cardíaco; Insuficiência cardíaca; Afecções repiratórias agudas e crônicas; Avaliação clínica do fígado; Cefaléias; Hipertensão arterial; Anemias; Antibioticoterapia; Diabetes; Parasitoses intestinais; Esquistossomose; Úlcera péptica; Hepatites; Patologias tireoideanas; Alcoolismo; Doenças sexualmente transmissíveis; Cardiopatia isquêmica; Arritmias cardíacas; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Dor torácica; Dor lombar ; Ansiedade /Depressão; Asma Brônquica; Tuberculose; Hanseníase; AIDS; Leishmaniose; Patologias do trato urinário; Enfermidades bucais; Epilepsia; Febre reumática; Doenças do colágeno e do tecido conjuntivo; Acidentes por animais peçonhentos; Micoses superficiais; Obesidade; Dislipidemias; Tromboembolismo pulmonar; Desidratação e rehidratação; Colestase neonatal; Refluxo gastroesofágico; Doenças exantemáticas; Vacinação; Aleitamento materno.

Sugestões Bibliográficas.

1 - LÓPEZ,M. , MEDEIROS,J.L. - SEMIOLOGIA MÉDICA:As bases do diagnóstico clínico. Quarta edição , volumes I e II. Rio de Janeiro ; Editora Revinter, 1999.

2 - BENNET,J.C. , PLUM,F. CECIL-Tratado de Medicina Interna. Vigésima edição ,volumes I e II. Rio de Janeiro ; Editora Guanabara Koogan, 1997.

3 - ISSELBACHER,K.J. , BRAUNWALD,E. , WILSON,J.B. , FAUCI,A.S.,KASPER,D.L. HARRISSON‑ Medicina Interna. Décima terceira edição, volumes I e II. Mexico;Nueva Editorial Interamericana, 1995.

4 - LEÃO,E. , CORRÊA,E.J. , VIANA,M.B. , MOTA,J.A.C. PEDIATRIA AMBULATORIAL.Terceira edição.Belo Horizonte; Cooperativa Editora e de Cultura Médica LTDA, 1998.

5 - BEHRMAN , KHIGMAN , ARVIN. NELSON-Tratado de Pediatria. Décima quinta edição,volumes I e II. Rio de Janeiro; Editora Guanabara Koogan, 1997.

MÉDICO HEMATOLOGISTA: Exame laboratorial hematológico; Hematopoiese e células do sangue; As anemias microcíticas e hipocrônicas; Anemias megaloblásticas; Anemia aplástica e doenças relacionadas; Anemia falciforme e hemoglobinopatias associadas; Esferocitose hereditária e outras anemias hemolíticas associadas com anormalidades da membrana e do citoesqueleto da hemácia; Anemias hemolíticas auto-imune; Distúrbios leucocitários não neoplásicos; Hiperesplenismo; Síndromes mielodisplásicas; Farmacologia e toxicidade das drogas antineoplásicas e uso terapêutico das citocinas; Leucemias agudas; Leucemias crônicas; Doença de Hodgkin; Linfomas não-Hodgkin; Mieloma múltiplo e condições relacionadas; Trombocitopenia causada por destruição das plaquetas por mecanismo imunológico; Deficiências congênitas dos fatores da coagulação; Doença de von Willebrand; Distúrbios dos fatores de coagulação vitamina K dependentes; Transplante de medula óssea; Emergências hematológicas.

Sugestões Bibliográficas

1. WINTROBE"S - CLINICAL HEMATOLOGY

2. WILLIAMS - HEMATOLOGY

3. MURAD, KATZ - ONCOLOGIA , BASES CLÍNICAS DE TRATAMENTO.

4. CECIL - TEXT BOOK OF MEDICINE

MÉDICO INFECTOLOGISTA: Antibioticoterapia; Princípios gerais de infecção hospitalar; AIDS e infecções oportunistas associadas; Sífilis; Tuberculose; Doenças exantemáticas agudas; Mononucleose; Hepatites; Sepse; Endocardite; Meningites; Pneumonias; Infecção urinária; Leptospirose; Leishmaniose; Toxoplasmose; Paracoccidioidomicose; Parasitoses intestinais; Esquistossomose.

Sugestões Bibliográficas:

1. Mandell, G., et al.: Mandell, Douglas and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases - 5th edition Ed. Churchill Livingstone, 2000.

2. Veronesi, R., et al.: Tratado de Infectologia - Ed. Atheneu, l996.

3. Tavares, W.: Manual de antibióticos e quimioterápicos antiinfecciosos - 2a Edição - Ed. Atheneu, l996.

MÉDICO NEUROLOGISTA e PLANTONISTA: 1. Sinais e sintomas dos distúrbios neurológicos. 2. Métodos diagnósticos. 3. Neuroinfecção. 4. Doenças vasculares. 5. Distúrbios da circulação do líquor. 6. Tumores. 7. Tocotraumatismos e anormalidades do desenvolvimento. 8. Doenças genéticas do sistema nervoso. 9. Facomatoses. 10. Neuropatias periféricas. 11. Neurologia comportamental. 12. Distúrbios do movimento. 13. Mielopatias. 14. Miopatias. 15. Doenças desmielinizantes e degenerativas. 16. Distúrbios autonômicos. 17. Epilepsia. 18. Doenças paroxísticas. 19. Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas. 20. Neurofisiologia. 21. Neurofarmacologia. 22. Neurologia ambiental.

Sugestões Bibliográficas:

1. BRADLEY, W.G.; DAROFF. R.B.; FENICHEL, G.M.; JANCOVIC, J. Neurology in clinical practice. 4. ed. Philadelpfia: Butterworth Heinemann, 2004.

2. FONSECA, L.F.; PIANETTI, G.; XAVIER, C.C. Compêndio de neurologia infantil. Rio de Janeiro: Médica e Científica, 2002.

3. VICTOR, M.; ROPPER, A.H. Adams and Victor's. Principles of neurology. 8. ed. McGraw-Hill, 2005.

MÉDICO OFTALMOLOGISTA: Refração Clínica; Estrabismo - Abordagem Clínica; Doenças oculares externas; Obstruções de vias lacrimais (congênitas e adquiridas); Ambliopia - Tratamento clínico. Retina.

Sugestões Bibliográficas:

1. Duke Elder. Prática de Refração em Oftalmologia.

2. Julio Prieto Dias e Carlos Souza Dias. Estrabismo.

3. Rubens Belfort Júnior e Newton José. Córnea clínica e cirúrgica.

4. Weil-Milder. Sistema Lacrimal.

MÉDICO ONCOLOGISTA: Ver folha anexa.

MÉDICO ORTOPEDISTA e PLANTONISTAS: 1. Histologia e consolidação de fraturas; 2. Embriologia; 3. Fisiologia; 4. Osteomielite hematogênica aguda; 5. Pioartrites; 6. Osteomielites subaguda e crônica; 7. Infecções específicas e não usuais; 8. Bioética; 9. Princípios de biomecânica geral; 10. Marcha normal e patológica; 11. Desenvolvimento postural; 12. Princípios das fraturas fechadas; 13. Fraturas expostas; 14. Complicações de fraturas; 15. Descolamento epifisário; 16. Pseudoartroses; 17. Fixadores externos; 18. Princípios de coberturas cutâneas; 19. Atendimento ao politraumatizado I; 20. Atendimento ao politraumatizado II; 21. Ética médica; 22. Técnica de amputações dos membros; 23. Próteses; 24. Princípios de osteossíntese e técnica ao; 25. Fraturas de clavícula e escápula; 26. Luxação acrômioclavicular e glenoumeral; 27. Instabilidade glenoumeral; 28. Fraturas proximais do úmero; 29. Fraturas diafisárias do úmero; 30. Fraturas distais do úmero e luxações do cotovelo em adultos; 31. Fraturas da cabeça do rádio e olecrano; 32. Fraturas supracondilianas do úmero em crianças; 33. Demais fraturas do cotovelo na criança; 34. Fraturas dos ossos do antebraço; 35. Fraturas distais do rádio no adulto; 36. Fraturas do punho na criança; 37. Fraturas do escafóide e ossos carpo; 38. Instabilidade cárpica; 39. Fraturas da mão; 40. Luxações da mão; 41. Lesões dos tendões flexores e extensores do punho e mão; 42. Metodologia científica I; 43. Metodologia científica II; 44. Lesões dos nervos periféricos; 45. Lesões do plexo braquial; 46. Traumatismo raquimedular; 47. Fraturas-luxações da coluna cervical; 48. Fraturas da coluna tóraco-lombar e sacro; 49. Fraturas do anel pélvico; 50. Fraturas do acetábulo; 51. Luxações do quadril e fraturas da cabeça do fêmur; 2. Fraturas do colo do fêmur; 53. Demais fraturas proximais do fêmur; 54. Fraturas proximais do fêmur na criança; 55. Fratura diáfise do fêmur; 56. Lesões ligamentares do joelho; 57. Lesões meniscais; 58. Lesões do aparelho extensor do joelho; 59. Luxações do joelho; 60. Fratura distal do fêmur e da patela; 61. Fraturas do planalto tibial; 62. Fraturas dos ossos da perna; 63. Fratura e luxação do tornozelo no adulto; 64. Fraturas do tornozelo em criança; 65. Entorses do tornozelofraturas do calcâneo; 66. Fraturas do tálus e outros ossos do tarso; 67. Lesões da articulação de lisfranc; 68. Fraturas do antepé; 69. Lesões osteocondriais; 70. Lesões da unidade músculo-tendínea; 71. Distúrbios metabólicos e endocrinológicos (raquitismo, escorbuto, paget, etc); 72. Osteocondrites e osteocondroses; 73. Doenças reumáticas (ar, gota, soronegativas, etc); 74. Hemofilia e hemopatias; 75. Introdução aos tumores (patologista e radiologista); 76. Tumores benignos; 77. Tumores malignos; 78. Revisão de infecções; 79. Displasia do desenvolvimento do quadril; 80. Legg-calvè -perthes; 81. Epifisiolistese femoral proximal; 82. Necrose asséptica da cabeça femoral, osteoartrose e osteotomias do quadril; 83. Revisão das fraturas da coluna e trauma raquimedular; 84. Lombalgias (adultos e crianças), psoíte e discite; 85. Espondilolistese, diastematomielia e siringomielia; 86. Escoliose idiopática e congênita; 87. Cifose (scheuermann e congênitas); 88. Hérnias discais (cervical, torácica e lombar); 89. Cervicobraquialgias e síndrome do desfiladeiro torácico; 90. Estenose do canal medular (cervical e lombar) e mielopatias; 91. Síndrome do impacto e lesões do manguito rotador; 92. Ombro congelado; 93. Tendinite calcárea e do bíceps; 94. Instabilidade do ombro; 95. Kienbóck, impacto ulnocarpal, dupuytren, de quervain e cistos; 96. Exame físico ortopédico.

Sugestões Bibliográficas:

1. Atualização em conhecimentos ortopédicos. Ortopedia pediátrica. AAOS/SBOT.

2. Atualização em conhecimentos ortopédicos: Trauma. AAOS/ SBOT.

3. Barros Filho TEP, Lech O. Exame físico em ortopedia. São Paulo: Sarvier.

4. Browner J, Levine e Trafton. Skeletal trauma. Philadelphia: Saunders/Manole.

5. Canale S.T. Campbell's operative orthopaedics. St. Louis: Mosby/Manole.

6. Hebert Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed.

7. Morrissy R.T, Weinstein SL. Lovell and Winter's pediatric orthopaedics. Philadelphia: Lippincott/Manole.

8. Pardini A.Traumatismos da mão. Rio de Janeiro: Medsi.

9. Rockwood C.A. et al. Fractures. Philadelphia: Lippincott.

10. Ruedi e Murphy. AO Principles of fracture management. Verlag/Artmed.

11. Tachdjian MO. Pediatric orthopaedics. Philadelphia: Saunders.

12. Terminologia anatômica. São Paulo: Manole, 2001.

13. Weinstein SL, Buckwalter JA. Turek's orthopaedics: principles and their application. Philadelphia: Lippincott/Manole.

PERIÓDICOS (últimos 5 anos):

14. Revista Brasileira de Ortopedia.

15. Journal of the American Academy of Orthopaedics Surgeons.

16. Journal of Bone & Joint Surgery.

18. Clinica ortopédica. Rio de Janeiro: Medsi.

19. Clinical Orthopaedic and Related Research.

MÉDICO PEDIATRA e PLANTONISTAS: 1. Patologias do sistema respiratório. 2. Assistência ventilatória. 3. Instabilidade hemodinâmica. 4. Patologias Neurológicas. 5. Trauma. 6. Insuficiência renal. 7. Cetociadose Diabética. 8. Atendimento a parada cardiorespiratória. 9. Assistência Neonato na sala de parto. 10. Distúrbios hidroeletroliticos e ácido básicos. 11. Nutrição enteral e parenteral. 12. Analgesia e sedação. 13. Arritmias. 14. Distúrbios de coagulação. 15. Morte encefálica - diagnóstico e legislação. 16. Transplantes. 17. Anomalias congênitas cirúrgicas e não cirúrgicas. 18. Enterocolite Necrosante. 19. Distúrbios metabólicos no período perinatal. 20. Sofrimento fetal agudo e encefalopatia hipoxico isquêmica. 21 Intoxicações e acidentes por animais peçonhentos. 22. Urgências Cirúrgicas. 23.TCE. 24. Direito da Criança.26. Doenças hematológicas mais prevalentes.27. Aleitamento materno.

Sugestões Bibliográficas:

1. Cloherty, JP; Eichenwald, EC; Stark, AR Manual of Neonatal Care 5th Lippincott Williams & Williams 2004 Philadelphia.

2. Fanaroff, AA; Walsh, MC Neonatal-Perinatal Medicine Diseases of the fetus and infant - 8th Mosby 2005 St Louis.

3. Berhman, ER; Kliegman, RM; Jenson, HB Nelson Textbook of Pediatrics - 17th Saunders 2004 Philadelphia

4. Piva, JP; Garcia, PCR Medicina Intensiva em Pediatria - 1ed Revinter 2005 Rio de Janeiro

5. Normas Hospital Amigo da Criança - Ministério da Saúde

6. Estatuto da Criança e do Adolescente

7. Guia de atuação frente aos maus tratos na infância e na adolescência - SBP - www.sbp.com.br

8. Silva, ACS; Norton, RC; Mota,JAC; Penna, FJ Manual de Urgências em Pediatria - 1ed MEDSI 2003 Rio de Janeiro

9. Andrade Filho, A; Campolina, D; Dias, MB Toxicologia na prática clínica - 1ed Folium Comunicação 2001 Belo Horizonte.

10. Cirurgia Pediátrica: Condutas Clínicas e Cirúrgicas. Pereira; Simões e Silva;Pinheiro­MEDSI/GUANABARA KOOGAN- 2005.

11. Tratado de Pediatria- Sociedade Brasileira de Pediatria. Editora: Manole-2007.

12. Diagnóstico Diferencial em Pediatria.Freire, Lincoln Marcelo Silveira- Editora: Guanabara Koogan­2008.

MÉDICO PSIQUIATRA e PLANTONISTA: Transtornos psiquiátricos na clínica geral, aspectos da relação médico - paciente, abordagem psiquiátrica dos quadros sintomáticos e dos estados demenciais, dependência e uso nociso do álcool, tratamento da dependência da nicotina, transtornos relacionados ao uso de drogas, depressões e transtorno bipolar do humor, esquizofrenia.

Sugestões Bibliográficas:

1. BERCHERIF, Paul. Los Fundamentos de la clínica. s.l.; Manantial, 1986.

2. VIGANO, Carlo, Saúde mental: psiquiatria e psicanálise s.l:; ISM/AMP, 1997.

3. LOBOSQUE, Ana Marta. Princípios para uma clínica antimanicomia. São Paulo: HUCITEC, 1997.

4. CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20a edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

MÉDICO UROLOGISTA: Anatomia do Trato Geniturinário. Exame Físico do Trato Geniturinário. Exames Laboratoriais Urológicos. Infecções Inespecíficas do Trato Geniturinário. Doenças Sexualmente Transmissíveis em Homens. Refluxo Vesicoureteral. Cálculos Urinários. Infertilidade Masculina.

Suaestões Biblioaráficas:

1. Smith, Tanagho e Mcaninsh-Urologia-13a Ed., Editora Guanabara Koogan, 1994.

2. Resnick e alls, Segredos em Urologia-Editora Artes Médicas, 1996.

3. Netto, Nelson Rodrigues e all. Urologia-Fundamentos para o Clínico, Editora Sarvier, 2001.

4. Netto, Nelson Rodrigues-Urologia, Editora Rocca, 1986.

5. CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20a edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

JORNALISTA: O Jornalista: Função, Ética, Fontes de apuração. O Jornalismo: Função e empregos sociais, Estilos de redação, O jornal impresso: os vários estilos. A Notícia: Notícia, matéria prima do jornal, Elementos e qualidade, Apuração e redação, Interesse humano e aspectos psicológicos das informações, Matérias explicativas e interpretativas, Editorial, Forma e conteúdo, Título, legenda e texto-legenda, Opinião. A Mídia: Mídia e modernidade, Comunicação e contexto social, Ação, poder e comunicação, Os meios de comunicação e o desenvolvimento das sociedades modernas, O crescimento das indústrias da mídia, Globalização da comunicação, A emergência das redes de comunicação global, Meios de comunicação e integração nacional, Tecnologia da nova mídia (multimídia, telecomputadores), Industrialização, urbanização e meios de comunicação de massa, Meios de comunicação comunitária.

Suaestões Biblioaráficas:

Matéria de 1a pág./Luiz Amaral. Universidade Federal do Ceará. 1982.

A Nova Mídia: Comunicação de massa na era da informação. WILSON. Bizard. ed. Jorge Zalar. 1998.

A Mídia e a Modernidade: Uma teoria social da mídia. Jonh D. Thompson. ed. Vozes. 1998.

Comunicação e transição democrática. Mauro Salles. ed. Mercado Aberto/Intercon. 1985.

PUBLICITÁRIO: Análise das mensagens publicitárias. Redação do texto publicitário. Montagem de um anúncio publicitário. Componentes do texto publicitário. Publicidade: Alguns conceitos. O desejo publicitário. A obra publicitária e o Marketing. O papel do código brasileiro de Auto-Regulamentação. Diferenças entre publicidade e Propaganda. Penalidades aplicáveis os crimes cometidos contra o consumidor. Utilização de Logomarcas. O processo de venda através de Logomarcas. O processo de venda através da publicidade. O código de ética de um publicitário.

Suaestões Biblioaráficas:

1. Publicidade Responsabilidade Civil perante o consumidor (Maria Luiza de Sabóia);

2. Cultural Paulista Editora. Ano 1996. São Paulo;

3. Os códigos da Publicidade (Sut Jhally) Edições Asa - 1995 - Portugal;

4. O canto da sereia - Uma análise do discurso publicitário (Maria Helena Rabelo Campos) Editora UFMG - Belo Horizonte - 1987;

5. O que é criação publicitária ( Solange Bigal) Nobel S.A. 1999. São Paulo;

6. O impacto da propaganda (Marcos Cobra) Editora Atlas - São Paulo - 1991;

7. Propaganda de A a Z (Rafael Sampaio) Campus, 1997.São Paulo;

8. Redação publicitária - teoria e prática (Jorge S. Martins) Editora Atlas S. A. Ano 1997. São Paulo.

RELAÇÕES PÚBLICAS: 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES. 1.1 Processos da Comunicação. 1.2 Ferramentas da Comunicação Promocional. 1.3 Comunicação de Marketing .2. COMUNICAÇÃO INTEGRADA . 2.1 Relações Públicas 2.2 Promoção de vendas. 2.3 Propaganda geral.2.4 Planejamento de Comunicação de Marketing 3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. 3.1Redação de textos jornalísticos. 3.2 Comunicação na Administração. 3.3 Público Interno da Organização. 4. DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ. 4.1 público. 4.2 elaboração de mensagem 4.3 objetivos da comunicação 5. COMUNICAÇÃO E CULTURA 5.1 Importância da Comunicação 5.2 Legislação 6. COMUNICAÇAO DE MASSA 6.1 Segmentação de mercado 6.2 veículos 6.3 Penetração 6.4 Abrangência 7. COMUNICAÇÃO ORAL 7.1 Falar em público 7.2 Oratória 8. FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 8.1 Publicidade e Propaganda 8.2 Marketing 8.2 Jornalismo 8.3 Relações Públicas:

Sugestões Bibliográficas:

1. Administração de Marketing - Autor: Philip Kotler - Edição do novo milênio - Editora Afiliada - São Paulo-2000.

2. O que é Comunicação Empresarial - Autores: Paulo Nassar e Rubens Figueiredo - São Paulo­Brasiliense - 1995.

3. Comunicação e Cultura - Autor: Adair Caetano Peruzzolo - Porto Alegre - Sulina 1972.

4. Teoria Geral da Comunicação - Autor: Luiz Beltrão - Brasília 1977.

5. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial - Autor: Roger Cahen - 5a edição -São Paulo - 1990.

6. Assim é que se fala: Como organizar a fala e transmitir idéias - Autor: Reinaldo Polito - 13ed. - Saraiva, 1999.

7. A ciência e os meios de comunicação de massa - Autor: Hillier Krieghbaum - Rio de Janeiro - Correio da manhã - 1970.

8. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Autor: Everardo Rocha - 2a edição - Rio de Janeiro - Mauad, 1995.

9. Planejamento de marketing e de mídia - Autor: Nádia Kassouf Pizzinatto - 2a edição - Piracicaba: Unimep, 1996.