Prefeitura de Cosmópolis - SP

Notícia:   Prefeitura de Cosmópolis - SP oferece vagas de até R$ 9,00 h/a

PREFEITURA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA Nº 011/2009

Rua Dr. Campos Sales, 398 - Centro - Cosmópolis - Estado de São Paulo
Telefone: (19) 3872-2288 - CEP. 13.150-000

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal a abertura de inscrições ao PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS, para formação de cadastro reserva abaixo especificadas, providos pelo Regime Celetista. O Processo Seletivo será regido pelas instruções especiais constantes do presente instrumento, elaborado de conformidade com os ditames da Legislação Federal e Municipal vigentes e pertinentes. O contrato de trabalho será por tempo determinado, de acordo com a necessidade da Administração, sob o regime da CLT, com carga horária necessária para substituições por prazo determinado. São atribuições das funções, ministrar aulas e participar do processo educativo nas diversas Unidade Escolares do Município de Cosmópolis, nos termos do Estatuto do Magistério do município de Cosmópolis.

1. Nomenclatura - Vencimentos - Requisitos Especiais

1.1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO ESPECÍFICA OU NORMAL SUPERIOR OU NÍVEL MÉDIO COM HABILITAÇÃO NO MAGISTÉRIO

Nomenclatura

Vencimentos (R$)

Requisitos Especiais

Professor de Educação Básica I - Educação Infantil Ensino Fundamental (1 °ao 5° ano) e EJA (1 °ao 5° ano)

7,50 h/a

Habilitação Específica para séries iniciais do Ensino Fundamental

1.1.1. NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO

Nomenclatura

Vencimentos (R$)

Requisitos Especiais

PEB II - Ciências

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica

PEB II - Arte

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica

PEB II - Educação Física

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica e Registro no CREF

PEB II - Geografia

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica

PEB II - História

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica

PEB II - Informática

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica

PEB II -Inglês

9,00 h/a

Licenciatura Plena em Letras com Habilitação Específica em Inglês

PEB II - Matemática

9,00 h/a

Licenciatura Plena com Habilitação Específica

PEB II - Língua Portuguesa

9,00 h/a

Licenciatura Plena em Letras com Habilitação Específica em Língua Portuguesa

1.2 A atribuição da carga horária será feita conforme as necessidades da administração, respeitando-se, contudo, a ordem de classificação.

1.2.1 As vagas a serem oferecidas serão as remanescentes do Processo Inicial de atribuição para o ano letivo de 2010 e as que vierem surgir no decurso desse mesmo ano letivo.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições estarão abertas no período de 14 a 18 de dezembro de 2009, no horário das 9h às 15h, na Rua Ramos de Azevedo, 345 - centro, ao lado da Secretaria da Educação - Cosmópolis - SP.

2.1.1 - Os candidatos poderão inscrever-se para até duas funções, desde que haja compatibilidade de horário de prova, conforme dispõe o presente Edital, devendo para tanto proceder duas inscrições.

2.2 - São condições para inscrição:

2.2.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado nos termos do Art. 12 da Constituição Federal;

2.2.2 - Ter até a data da contratação idade mínima de 18 anos; gozar de boa saúde física e mental; estar no gozo dos direitos políticos e civis e, se do sexo masculino, estar quite com o serviço militar;

2.2.3 - Estar ciente que se aprovado quando da contratação deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para a função, constantes do presente Edital, sob pena de perda do direito à vaga.

2.2.4 - Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exonerado "a bem do serviço público", mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental;

2.2.5 - A inscrição pessoal constará de preenchimento de ficha que será fornecida ao candidato no local da inscrição, mediante apresentação do documento de identidade (Cédula de Identidade ou Carteira de Trabalho), "original e cópia reprográfica". Os PNE deverão solicitar FICHA ESPECIAL DE INSCRIÇÃO e observar o disposto no capítulo Dos Portadores de Necessidades Especiais - PNE do presente Edital.

2.2.5.1- As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração individual, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia do Documento de Identidade do candidato e do procurador.

2.2.6 - Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de funções, seja qual for o motivo alegado;

2.3 - Se aprovado e contratado, o candidato, por ocasião da contratação, deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes: Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições ou procedido a justificação na forma da lei, Quitação com o Serviço Militar, C.P.F., Prova de Escolaridade e Habilitação Legal, duas fotos 3X4, declaração de não ocupar função pública e remunerada, exceto os acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais e demais necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

3. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

3.1 - As pessoas PNE que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e pela Lei Nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para as funções em Processo Seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

3.1.1 - Em obediência ao disposto art. 37, § 1º e 2º do Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei 7853/89, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do presente Processo Seletivo.

3.1.1.1- Se na aplicação do percentual resultar número fracionado igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), estará formada 01(uma) vaga para o PNE. Se inferior a 0,5 (cinco décimos) a formação da vaga ficará condicionada à elevação da fração para o mínimo de 0,5 (cinco décimos), caso haja aumento do número de vagas para o cargo ou função.

3.1.2 - Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a PNE, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

3.1.3 - Consideram-se pessoas PNE aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal Nº 3.298/99.

3.1.4 - As pessoas PNE, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal Nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no artigo 40, §§ 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, através de ficha de inscrição especial.

3.1.5 - O candidato deverá encaminhar via sedex ou carta com aviso de recebimento para a CONSESP, sita a Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP, via sedex ou carta com aviso de recebimento até o último dia de inscrição, na via original ou cópia reprográfica autenticada:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação de prova.

b) Indicar o município para o qual se inscreveu

c) Solicitação de prova especial, se necessário.

d) A não solicitação de prova especial, eximirá a empresa de qualquer providência.

3.1.6 - Serão indeferidas as inscrições na condição especial de PNE, dos candidatos que não encaminharem dentro do prazo e forma prevista no presente Edital o respectivo laudo médico.

3.1.7 - Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho e letra correspondente a corpo 24.

3.1.8 - Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados no presente Edital serão considerados como não PNE e não terão prova especial preparada, sejam quais forem os motivos alegados.

3.1.9 - O candidato PNE que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.1.10 - A publicação do resultado final do Processo Seletivo será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos PNE, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.1.11 - Ao ser convocado para investidura na função pública, o candidato deverá se submeter a exame médico oficial ou credenciado pela Prefeitura, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício da função. Será eliminado da lista de PNE o candidato cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral.

3.1.12 - Após o ingresso do candidato portador de necessidades especiais, esta não poderá ser argüida para justificar a concessão de readaptação da função e de aposentadoria por invalidez

4. DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS

4.1 - O Processo Seletivo será de provas com valoração de títulos.

4.1.1 - A duração da prova será de 3h (três horas), já incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas.

4.1.2 - O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 1 (uma) hora, munido de UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL:

- Cédula de Identidade - RG;

- Carteira de Órgão ou Conselho de Classe;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- Certificado Militar;

- Carteira Nacional de Habilitação, emitida de acordo com a Lei 9.503/97 (com foto);

- Passaporte.

4.1.3 - As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, através de questões de múltipla escolha, na forma estabelecida no presente Edital.

4.1.4 - Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer outro motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos e, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que não os obtiveram, independente de recurso.

4.1.6 - Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie; utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, "WALKMAN" ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização das provas. Os aparelhos "celulares" deverão ser desligados e deixados sobre a mesa do fiscal de sala até o término da prova.

4.1.7 - Após adentrar à sala de provas e assinar a lista de presença, o candidato não poderá, sob qualquer pretexto, ausentar-se sem autorização do Fiscal de Sala, podendo sair somente acompanhado do Volante, designado pela Comissão do Processo Seletivo;

4.1.8 - O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 1 hora do horário previsto para o início das mesmas e constante do presente edital, devendo entregar ao Fiscal de Sala o caderno de questões e respectiva folha de respostas. Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

4.1.9 - Por razões de segurança e direitos autorais, a CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, não fornecerá exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

5. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO ESPECÍFICA OU NORMAL SUPERIOR OU NÍVEL MÉDIO COM HABILITAÇÃO NO MAGISTÉRIO

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL (1°AO 5° ANO) E EJA (1°AO 5° ANO)

Língua Portuguesa

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Educacionais

Conhecimentos Específicos

05

05

05

15

NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO

PEB II - CIÊNCIAS, PEB II - ARTE, PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA, PEB II - GEOGRAFIA, PEB II - HISTÓRIA, PEB II - INFORMÁTICA, PEB II - INGLÊS e PEB II - MATEMÁTICA

Língua Portuguesa

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Educacionais

Conhecimentos Específicos

05

05

05

15

PEB II - LÍNGUA PORTUGUESA

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Educacionais

Conhecimentos Específicos

05

10

15

5.1 - A classificação final obedecerá à ordem decrescente de notas ou média.

6. DOS TÍTULOS

6.1 - Serão considerados os seguintes Títulos:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

VALOR

Doutorado

20 (vinte) pontos - máximo um título

Mestrado

15 (quinze) pontos - máximo um título

6.1.1 - O candidato que se inscrever para mais de uma função deverá entregar os títulos em envelopes separados, não sendo considerados em hipótese alguma os títulos apresentados para função diferente daquele descrito no envelope.

6.2 - Serão pontuados como títulos, Certificado/Declaração em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária, que ateste sobre a conclusão do curso.

6.3 - A soma total dos títulos não poderá ultrapassar "20 (vinte) pontos".

6.4 - Sobre a nota obtida pelos candidatos será somado os pontos referentes aos títulos, para classificação final.

6.5 - Os pontos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

6.6 - Os candidatos deverão apresentar na data das provas até 30 (trinta minutos) após o encerramento das mesmas, em salas especialmente designadas, cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que possuam, conforme item 6.1 do presente Edital. Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, fora do dia e horário acima determinados e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, função e número de inscrição do candidato, conforme modelo abaixo, que após conferência será fechado, emitindo-se comprovante de recebimento.

TÍTULOS
PROCESSO SELETIVO
Prefeitura do Município de _______________________
Cargo:
Nome do Candidato:
Nº de Inscrição:
RG:

6.7 - Não serão aceitos protocolos de documentos referentes a títulos. As cópias reprográficas deverão ser autenticadas ou acompanhadas do original, para serem autenticadas pelo receptor e vistadas pelo candidato.

6.8 - Não haverá segunda chamada para entrega dos títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não os apresentou no dia e horário determinado;

6.9 - Em que pese os títulos serem apresentados na data das provas, os pontos somente serão contados se o candidato obtiver a nota mínima para aprovação na prova objetiva.

6.10 - Os títulos entregues serão inutilizados após decorrido o prazo de 365 dias corridos, contado da data da homologação do Processo Seletivo.

7. DAS NORMAS

7.1 - LOCAL - DIA - HORÁRIO - As provas serão realizadas no dia 27 de dezembro de 2009, nos horários descritos abaixo, na "E.M.E.F. EDUCADOR PAULO FREIRE", Rua 7 de abril, 649 - Vila Damiano - Cosmópolis - SP.

8 horas

Professor de Educação Básica I - Educação Infantil Ensino Fundamental (1 °ao 5° ano) e EJA (1 °ao 5° ano)

PEB II - Ciências

PEB II - Geografia

PEB II - Inglês

 

14 horas
PEB II - Arte
PEB II - Educação Física
PEB II - História
PEB II - Informática
PEB II - Matemática
PEB II - Língua Portuguesa

7.2 - Será disponibilizado no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias, o cartão de convocação. Essa comunicação não tem caráter oficial, e sim apenas informativo;

7.3 - COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Examinadora do Processo Seletivo e aos Fiscais, o direito de excluir da prova e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como tomar medidas saneadoras e restabelecer critérios outros para resguardar a execução individual e correta da provas.

7.4 - Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas a candidata deverá levar um acompanhante que terá local reservado para esse fim e que será responsável pela guarda da criança.

7.5 - Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização das provas e os candidatos deverão comparecer, no mínimo 1 (uma) hora antes do horário marcado para o início das provas, após o que os portões serão fechados não sendo permitido a entrada de candidatos retardatários.

7.6 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo, os quais serão afixados também nos quadros de aviso da Prefeitura, devendo ainda manter atualizado seu endereço.

8. DAS MATÉRIAS

8.1 - As matérias constantes das provas a que se submeterão os candidatos são as seguintes:

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO ESPECÍFICA OU NORMAL SUPERIOR OU NÍVEL MÉDIO COM HABILITAÇÃO NO MAGISTÉRIO

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL (1°AO 5° ANO) E EJA (1°AO 5° ANO)

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS: Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo;

CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS: A Educação na Legislação Brasileira atual; Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8069 de 13/07/90); Processo de Ensino e Aprendizagem; Relações entre Educação, Escola e Sociedade; Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Fundamental; EMEI Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (MEC), Educação para Jovens e Adultos (MEC).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A Política Social no Brasil; Legislação da Educação; Instituições escolares: análise; Os efeitos do clima organizacional da escola; Currículo e Ensino; A proposta progressista e crítica; Pluralidade cultural no âmbito da escola; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; As estruturas mentais; Fases do desenvolvimento cognitivo da criança; O conceito de aprendizagem na obra de Piaget; O conceito de aprendizagem na obra de Paulo Freire; A linguagem; O conteúdo e os processos de aprendizagem; Aprendizagem em matemática; Avaliação; A atenção à diversidade; O desenvolvimento moral e afetivo; A concepção de verdade na criança; Autonomia; Heteronomia; PCN (do Ensino Básico)

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; PCN - MEC (referente à Educação Básica); ABRANCHES, Sérgio Henrique et al. Política Social e Combate à Pobreza. Rio de Janeiro. Zahar Ed.: 1989; CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização & Lingüística. SP: Scipione Ltda. 1995; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática. 2001; FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa 2ª. ed. SP: Paz e Terra. 1997; KAUFMANN, Ana Maria et al. Alfabetização de Crianças: construção e intercâmbio. Porto Alegre: Artmed. 1998; NÓVOA, António - Coord. As Organizações Escolares em Análise. Publicações Dom Quixote. Inst. Inovação Educacional. Lisboa: 1992; PIAGET, J. e INHELDER, B. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1983; PROEPRE. Prática Pedagógica. Campinas, 1999; SOARES, Magda. Letramento - Um tema em três gêneros. BH: Autêntica. 2001; SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed. 1998; VEIGA, Ilma P. A. e CARDOSO, Maria Helena F. (org.) Escola fundamental - Currículo e ensino. Campinas: Papirus. 1991; VINHA, Telma Pileggi. O Educador e a Moralidade Infantil - Uma visão construtivista. SP: Mercado das Letras. 2001; WEISZ, Telma e SANCHES, Ana. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. SP: Ática Ed. 2001; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998.

NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO

PEB II - CIÊNCIAS

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; A organização e a estrutura da Educação Nacional; Os sistemas e os níveis de ensino; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; Psicologia e desenvolvimento; O conceito de aprendizagem na obra de Piaget; O conceito de aprendizagem na obra de Paulo Freire; A linguagem; O conteúdo e os processos de aprendizagem; O que ensinar exige; Avaliação; A atenção à diversidade; O desenvolvimento moral e afetivo; O senso e a consciência moral; PCN (do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1- Meio Ambiente e seus elementos: Fatores físicos e sociais; Áreas: Urbana e Rural; Proteção Ambiental; Ciclos da natureza; 2- Ecologia: Pirâmide Ecológica de energia. 3- Seres Vivos; 4- Ser Humano e Saúde: Digestão; Asseio Corporal; Defesas naturais e estimuladas do corpo; Funcionamento do corpo humano; Aparelho reprodutor masculino e feminino; 5- Recursos Naturais e tecnológicos; 6- Manifestações de Energia: Luz; Calor; Eletricidade; Som; 7- Biologia Celular: Células e Divisão; Metabolismo Celular; Evolução Biológica; 8- Zoologia: Protozoários; Poríferos; Platelmintos e Nematelmintos; Anelídeos; Moluscos; Artrópodes; Equinodermos; Vertebrados; 9- Botânica: Liquens; Reprodução; Briófitas; Pteridófitas; Gimnospermas; Angiospermas; 10- Genética: A lei de Mendel; Alelos Múltiplos; Cromossomos Sexuais.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; Lei 8069/96 - Estatuto da Criança e do Adolescente; PCN - MEC (referente à Educação Básica); BARROS, Carlos. O corpo humano: programa de saúde. São Paulo: Editora Ática, 1976; BECKER, Fernando. Da ação à operação. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre, Ed. EST: Palmarinca: Educação e Realidade. 1993; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática. 2001; CRUZ, Daniel. Ciências e Educação Ambiental. São Paulo: Ática, 2001; FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967; GOWDAK, Demétrio. Biologia. São Paulo: FTD, 1991; KEIM, Ernesto Jacob. Construindo com Ciências. São Paulo: FTD, 1997. (Coleção Construindo com Ciências, Vol. 5, 6, 7 e 8); PAULINO, Wilson Roberto. Biologia Atual. São Paulo: Editora Ática, 1997; Biologia: Volume Único. São Paulo: Editora Ática, 2002; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998;

PEB II - ARTE

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; A concepção da verdade; A linguagem; O conteúdo e os processos de aprendizagem; Avaliação; A atenção à diversidade; O senso e a consciência moral; PCN (do Ensino Básico)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1 - História da Arte: Arte contemporânea; Das origens do modernismo à semana de 1922; Evolução do modernismo, depois da SAM, até 1930; As variáveis artísticas das duas décadas; 2 - Educação Artística: Educação Artística - para quê?; Para fazer e pensar uma educação escolar em arte;Significado da arte na educação; Concepção pedagógica e expressiva da arte; A criança no ambiente natural e cultural; O professor e as crianças no espaço da arte; Percepção, imaginação e fantasia nas aulas de arte; 3 - Artes Visuais: Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais; As artes visuais como objeto de apreciação significativa; As artes visuais como produto cultural e histórico; 4 - Dança: A dança na expressão e na comunicação humana; A dança como manifestação coletiva; A dança como produto cultural e apreciação estética; 5 - Música: Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição; Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; A música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo; Eficiência da música-terapia; 6 -Teatro: O teatro como expressão e comunicação (expressão corporal e expressão oral); O teatro como produção coletiva (encenação); O teatro como produto cultural e apreciação estética; 7 - Contexto Artístico: Em busca da representação artística; Jogo e brincadeiras; Linguagem e arte na sociedade; Arte e Cultura de Massa (Indústria cultural); Arte e Filosofia; A relação arte-sociedade; Cinema, televisão e arte; 8 - Arte geométrica: Estruturação geométrica: lugares geométricos bi e tridimensionais; Construção: Segmentos proporcionais; Triângulos; Quadriláteros inscritíveis e circunscritíveis; Curvas cônicas; Curvas cíclicas; outras curvas.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; PCN - MEC (referente à Educação Básica) BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo/Porto Alegre: Perspectiva, 1996; BECKER, Fernando. Da ação à operação. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre, Ed. EST: Palmarinca: Educação e Realidade, 1 993;BOSI, Alfredo. Reflexões sobre Arte. São Paulo: Ática, 1995; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática, 2001; CHILDCRAFT. O Mundo da Criança (Matemática). Rio de Janeiro: Ed. Delta, 1984; CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1996; FISHER, Carmen. Curso Prático de Desenho. SP: Círculo do Livro, 1986; FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967; STOKSTAD, Marilyn. Art History. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1995; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; Instituições escolares: análise; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; O conteúdo e os processos de aprendizagem; Avaliação; A atenção à diversidade; PCN (do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. Breve histórico da educação física; 2. Criatividade nas aulas de educação física; 3. Educação física nas escolas: Métodos criativos de ensino na educação física; Disciplina e treinamento esportivo; O treinamento tático; A motivação na competição; 4. Métodos de ensino de educação física: Procedimentos, técnicas e recursos utilizados em educação física; Métodos de ensino de acordo com idade e a modalidade desportiva; A educação física no currículo escolar; 5. Conhecimentos sobre o corpo: Anatômico; Fisiológico; Bioquímico; Biomecânico; Afetivo; Psicomotricidade básica; Educação psicomotora; 6. Conceitos e procedimentos das danças, jogos, lutas e ginásticas: A relação entre força e movimento; Movimento; Força; Análise de movimento; O sistema articular elementar; A adaptabilidade do sistema motor;Anatomia funcional e mecânica.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:

Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; PCN - MEC (referente à Educação Básica); BECKER, Fernando. Da ação à operação. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre, Ed. EST: Palmarinca: Educação e Realidade. 1993; BOUCH, Jean Le. A educação pelo movimento: a psicocimetria na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986; BRUHNS, Heloísa Turini (org.). Lazer: aspectos sociais. Campinas: Autores Associados, 2000; ENOKA, Roger M. Bases Neuromêcanicas da Cinesiologia. São Paulo, 2ª edição, Manole, 2000; FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989; FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1967; HAMILL, Joseph & Knutzen, M. Kathleen. Bases Biomecânicas Movimento Humano. São Paulo, 1ª edição, Manole, 1999; MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. 3ª edição, Campinas, Papirus, 1990; SOARES, Carmem Lucia et alli. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo, Cortez 1991; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Criatividade nas aulas de educação física. São Paulo, 1ª edição, Livro Técnico S.A, 1986; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998.

PEB II - GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; Instituições escolares: análise; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; Avaliação; PCN (do Ensino Básico)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1-Recursos Naturais: Conceitualização Básica; Recursos Naturais e o Desenvolvimento Sustentável; Recursos Energéticos; Principais Fontes Energéticas; Fontes Alternativas de Energia; 2-Linguagem Cartográfica; 3- Geoecologia (clima, solo e biota); 4-Erosão dos Solos: Principais Classes de Solos e sua Suscetibilidade à Erosão; Áreas Críticas quanto à Incidência de Processos Erosivos; 5-Bacias Hidrográficas; 6-População e Urbanização Brasileira e Mundial; Distribuição Espacial; Crescimento Demográfico; Teoria da Transição Demográfica; Índice de Desenvolvimento Humano; 7-Nova Ordem Econômica e a Geopolítica Mundial no Fim do Século XX: Nova Divisão Internacional do Trabalho (panorama econômico); O Papel da Economia dos EUA no Mundo; Economias Emergentes e Formação dos Blocos Econômicos; Regentes da Economia Mundial (FMI, Banco Mundial e G7); O Processo de Globalização; 8-Mercosul, Bloco Sub-regional; 9-Inserção do Brasil no Capitalismo Monopolista Mundial: Distribuição da Renda Nacional; Lógica da Dívida Externa Brasileira; 10- Espaço Industrial Brasileiro: Atual Perfil da Evolução Industrial e Distribuição Espacial; 11-Agricultura Brasileira: Movimentos Sociais no Campo e a Reforma Agrária no Brasil.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:

Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; PCN - MEC (referente à Educação Básica); ARAUJO, Regina & MAGNOLI, Demétrio. A Nova Geografia: Estudos da Geografia Geral. SP: Moderna, 1997; Geografia Geral e Brasil. Paisagem e Território. SP: Moderna, 1997; BECKER, Fernando. Da ação à operação. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre. Ed. EST: Palmarinca: Educação e Realidade 1993; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP : Ática. 2001; CUNHA, Sandra Baptista & GUERRA, Antonio José Tuscura. Geomorfologia do Brasil; Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 1998; NÓVOA, António - Coord. As Organizações Escolares em Análise. Publicações Dom Quixote. Inst. Inovação Educacional. Lisboa: 1992; ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil. SP: Edusp, 1996; SOARES, Magda. Letramento - Um tema em três gêneros. BH: Autêntica, 2001; VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço. SP: Ática, 1998; ZABALA, Antoni. A prática educativa- Como ensinar. Porto Alegre : Artemed 1998.

PEB II - HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; A organização e a estrutura da Educação Nacional; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; O conteúdo e os processos de aprendizagem; Avaliação; A atenção à diversidade; PCN (do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. História da Civilização Brasileira: Fundação do Brasil; Período Colonial; O modo de produção escravista; Conflitos/ Guerras/ Rebeliões; A expansão territorial; O ciclo do ouro (século XVIII); O Processo de Independência; Império; República; O Regime Militar; A nova republica; 2. História da América Latina: A Espanha e a América no final do século XV; Estruturas socioeconômicas coloniais; Febre do ouro e da prata; Fase açucareira e monarcas agrícolas; Política e administração na sociedade colonial hispânica; Crise no sistema colonial; Processo de independência; Formação do Estado Nacional na América Latina; 3. A Pré- história e a Antigüidade: A Antigüidade Clássica Grega; A Antigüidade Clássica Romana; 4. Idade Média:A Alta Idade Média; O Feudalismo Medieval; A Baixa Idade Média; O capitalismo Comercial; 5. Idade Moderna: América Colonial; Revolução Comercial e os descobrimentos; Renascimento; Reformas religiosas; Absolutismo e despotismo esclarecido; Iluminismo e a Independência dos EUA; 6. História Moderna e Contemporânea: A época do mercantilismo; A Revolução Industrial; A Revolução Francesa; O Liberalismo, o Imperialismo e o Socialismo no século XIX; 1ª Guerra Mundial; A Revolução Russa; Entreguerras; Crises Internacionais e a 2ª Guerra Mundial; A Revolução do século XX; O Mundo pós-guerra.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; PCN - MEC (referente à Educação Básica); BECKER, Fernando. Da ação à operação. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre, Ed. EST: Palmarinca: Educação e Realidade. 1993; CÁCERES, Florival e PEDRO, A. História Geral. Série Sinopse, São Paulo: Editora Moderna, 4ª edição 1997; FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1967; GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981; HOLANDA, Sérgio Buarque de (org.). História Geral da Civilização Brasileira. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1988; HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. Rio De Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. A ., 1986; RIBEIRO, Darcy & MOREIRA, C. D. A . A Fundação do Brasil. Testemunhos 1500/ 1700. Petrópolis: Vozes, 1993; WASSERMAN, Claudia (Coord.). História da América Latina: Cinco séculos. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 1998; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998.

PEB II - INFORMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; O conceito de aprendizagem na obra de Piaget; O conceito de aprendizagem na obra de Paulo Freire; A linguagem; O conteúdo e os processos de aprendizagem; Avaliação; A atenção à diversidade; O senso e a consciência moral; PCN (do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Windows XP

Paint, Plano de Fundo; Protetor de Tela; Teclado, Bloco de Notas e Paint; Windows Explorer; Word Pad e Windows Explorer; Janelas e atalhos; Windows Move Maker; Calculadora, arquivos e disquetes; Windows Media Player 8; Windows Messenger.

Internet

Histórico; Internet Explorer; Endereço da Internet; Correio eletrônico; Software de comunicação instantânea.

Microsoft Word 2003

Formatando o texto; Inserindo símbolos e WordArt; Tabela; Hiperlinks; Mala direta.

Microsoft PowerPoint 2003

Modelos de slide; Ilustrando a apresentação; Botões de ação; Configurar os slides; Auto formas; Inserindo tabela; Formatando a apresentação.

Microsoft Excel 2003 para Estudantes

Formatando colunas e linhas; Código simples; funções; Gráficos.

CorelDraw

Ambiente do CorelDraw 11; Seleção e construção de objetos; Objetos; Ferramenta Texto, Retângulo e Elipse; Ferramenta Polígono, Papel Gráfico, Espiral e Formas; Objetos em Curvas; Ferramentas de Desenho; Trabalhando com Nós; Organização de Objetos; Mesclagem de Objetos; Preenchimento Uniforme, Gradiente e Padrão; Preenchimento Textura, PostScript, Interativo e Atributos de Contorno; Texto Artístico; Efeitos e Impressão.

Macromedia Dreamweaver.

Interface; Inspetor de Propriedade; Tabela; Link; Formulário; Templates; CSS; Behaviors .

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: PRATICANDO CORELDRAW - ABRANGE VERSAO 7 A 12 - NASCIMENTO, GLAUCIO MARCEL - BRASPORT -ISBN: 8574521795; DOMINANDO - MICROSOFT WINDOWS XP - OGLETREE, TERRY W. - MAKRON BOOKS - ISBN: 8534614601; INTEGRACAO MICROSOFT OFFICE 2003 PROFESSIONAL - GONZALEZ,KARIM GIZELLE - SENAC SAO PAULO - ISBN: 8573593660; MACROMEDIA DREAMWEAVER MX - LIVRO DE TREINAMENTO OFICIAL MACROMEDIA - PAGE, KHRISTINE ANNWN - MAKRON BOOKS - ISBN: 8534615055

PEB II - INGLÊS

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; A organização e a estrutura da Educação Nacional; Instituições escolares: análise; Os efeitos do clima organizacional da escola; Os sistemas e os níveis de ensino; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; Psicologia e desenvolvimento; O conceito de aprendizagem na obra de Piaget; O conceito de aprendizagem na obra de Paulo Freire; O conteúdo e os processos de aprendizagem; O que ensinar exige; Avaliação; A atenção à diversidade; O desenvolvimento moral e afetivo; PCN (do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Interpretação de textos; Gramática; Verbo "to be" (presente / passado); Verbo "there to be" (presente / passado); Artigos (definidos e indefinidos); Pronomes (demonstrativos, pessoais, possessivos, reflexivos, relativos, interrogativos, indefinidos); Adjetivos Possessivos; Substantivos (gênero e número); Caso Possessivo (Genitive Case); Verbos (regulares e irregulares); Tempos verbais; Quantitativos; Preposições; Graus de comparação; Sentenças Condicionais ("if" clauses); Verbos modais; Voz passiva; Discurso direto e indireto; Imperativo; Gerúndio; Infinitivo.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; Lei 8069/96 - Estatuto da Criança e do Adolescente; PCN - MEC (referente à Educação Básica); AMOS, Presher . Simplified Grammar Book SP: Editora Moderna, 2001; BECKER, Fernando. Da ação à operação. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre, Ed. EST: Palmarinca: Educação e Realidade. 1993; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática. 2001; DIXSON, Robert J. Graded Exercises in English. Rio de Janeiro: Editora ao Livro Técnico, 1999; FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa 2ª. ed. SP: Paz e Terra. 1997; HOLLAENDER, Arnon & Sanders, Sidney - New Keyword - A Complete English Course. Editora Moderna, 2001; LIBERATO, Wilson - Compact English Book. FTD, 2001; - De olho no vestibular - textos. SP: Editora FTD, 2001; MURPHY, Raymond. Grammar in Use - Reference and Practice for Intermediate Students of English. Cambridge, 1999; NÓVOA, António - Coord. As Organizações Escolares em Análise. Publicações Dom Quixote. Inst. Inovação Educacional. Lisboa: 1992; SIQUEIRA, Rute. Context. SP: Editora Saraiva, 2000; WILLIS, Dave. Student's Grammar - Helping learners with real English. Collins Cobuild, 1999.

PEB II - MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; O conceito de aprendizagem na obra de Piaget; O conceito de aprendizagem na obra de Paulo Freire; A linguagem; O conteúdo e os processos de aprendizagem; Avaliação; A atenção à diversidade; O senso e a consciência moral; PCN (do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1- Geometria Analítica e Vetores em Duas e Três Dimensões: Operações Vetoriais, Produtos Escalar, Vetorial e Misto; Retas, Cônicas, Planos e Circunferências; Bases, Transformações e Projeção Ortogonal. 2-Geometria Plana: Congruência de triângulos; Polígonos Convexos; Polígonos Regulares; Ângulos numa Circunferência; Quadriláteros notáveis; Segmentos proporcionais; Triângulos semelhantes; Triângulo retângulo; Triângulo qualquer; Comprimentos de circunferências; Áreas. 3-Geometria Espacial: Paralelismo e perpendicularismo; Projeção ortogonal e distâncias; Poliedros; Prisma; Pirâmide; Cilindro e cone de revolução; Esfera; Troncos; Inscrição e circunscrição de sólidos. 4-Álgebra: Teoria do conjuntos; Funções; Equações e inequações; Polinômios; Números Complexos; Matrizes e determinantes; Sistemas lineares; Progressões. 5-Probabilidade e Estatística: Análise Combinatória; Cálculo de probabilidades; Estatística Descritiva; Distribuições de probabilidade discretas e contínuas. 6-Cálculo: Limites de funções; A derivada e suas aplicações; Integrais definidas e indefinidas; Funções exponencial e logarítmica; Funções trigonométricas; Séries infinitas; Integrais múltiplas; Equações diferencias de 1ª e 2ª ordem.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; Lei 8069/96 - Estatuto da Criança e do Adolescente; PCN - MEC (referente à Educação Básica); BOULOS, Paulo. Cálculo Diferencial e Integral. Volumes 1 e 2. 1ª ed. Editora Makron Books 2000; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática. 2001; EDWARDS, C.H. Cálculo com Geometria Analítica. Volumes 1 e 2. 4ª ed. Livros Técnicos e Científicos, 1997; GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. Volumes 1, 2, 3 e 4 - 5ª ed. Livros Técnicos e Científicos, 2001; IEZZI, Gelson. Matemática - Ciências e Aplicações. Volumes 1, 2 e 3. Editora Atual, 2002; OLIVEIRA, F. Estatística e Probabilidade. 2ª ed. Editora Atlas, 1999; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998;

PEB II - PEB II - LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:

Atualidades científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas, esportivas do Brasil e do mundo; Legislação da Educação; A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; Relações interativas em sala de aula; A prática educativa; A formação, papel dos professores e alunos; O Construtivismo; O Sociointeracionismo; A linguagem; Avaliação; O senso e a consciência moral; PCN ( do Ensino Básico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Nomenclatura Gramatical Brasileira; Redação, processo e estrutura; Composição, compreensão e Interpretação de textos; Comunicação; Tipos de discurso; Constituintes do texto; Poesia e Prosa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa;

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Livros Didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa; Jornais e Revistas Nacionais; LDBEN - Lei 9394/96; PCN - MEC (referente à Educação Básica); ANDRADE, Maria Margarida de et al. Língua Portuguesa. Noções básicas para cursos superiores. SP: Atlas. 1999; BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna Ltda 2001; BRAIT, E.R.O. et al. Aulas de redação. SP: Atual. 1980; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática. 2001; DIONÍSIO, Angela et al. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna Ltda. 2001; FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 11ª. ed. SP: Cortez, 1985; MOISÉS, Massaud. A análise literária. 6ª. Ed. SP: Cultrix. 1981; SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. BH: Autentica 2001; et al. Técnica de Redação. Rio de Janeiro: Ao Livro técnico. 1986; TUFANO, Douglas. Estudos de Língua e Literatura . São Paulo Ed. Moderna 1990; ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998.

9. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 - Na classificação final entre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência os seguintes:

a - idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, dando-se preferência ao de idade mais elevada, considerando-se, caso necessário, o horário de nascimento.

b - maior idade, considerando-se, caso necessário, o horário de nascimento.

9.1.1 - Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará através de sorteio.

9.1.2 - O sorteio será realizado ordenando-se as inscrições dos candidatos empatados, de acordo com o seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do sorteio imediatamente anterior ao dia de aplicação da Prova Objetiva, conforme os seguintes critérios:

a) se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será a crescente;

b) se a soma dos algarismos da Loteria Federal for ímpar, a ordem será a decrescente.

10. DA FORMA DE JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

10.1 - A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e terá caráter classificatório.

10.1.1 - A nota da prova objetiva será obtida com aplicação da fórmula abaixo:

NPO = 100 / TQP * NAP

ONDE:

NPO = Nota da prova objetiva

TQP = Total de questões da prova

NAP = Número de acertos na prova

10.1.2 - Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota diferente de zero.

11. DO RESULTADO FINAL

11.1 - O resultado final será a nota obtida com o número de pontos auferidos na prova, acrescido dos pontos auferidos com títulos.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Processo Seletivo, estabelecidas no presente Edital e na legislação municipal e federal pertinente.

12.2 - A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

12.3 - A CONSESP, bem como o órgão realizador do presente certame não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes ao Processo Seletivo.

12.4 - Considerando que convivemos com dupla ortografia pelo prazo de 3 (três) anos de transição, serão aceitas como corretas as duas normas ortográficas.

12.5 - Caberá recurso à CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda., no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data da divulgação oficial do resultado de classificação em jornal com circulação local, excluído-se o dia da publicação para efeito de contagem do prazo, mediante requerimento a ser protocolado no setor competente da Prefeitura, que deverá conter o nome do candidato, RG, número de inscrição, cargo para o qual se inscreveu e as razões recursais.

12.6 - Não serão aceitos recursos encaminhados via postal, via fax e/ou por via eletrônica, devendo ser digitado ou datilografado e estar embasado em argumentação lógica e consistente. Em caso de constatação de questões da prova, o candidato deverá se pautar em literatura conceituada e argumentação plausível.

12.7 - Recursos não fundamentados ou interpostos fora do prazo serão indeferidos sem julgamento de mérito. A Comissão examinadora constitui última instância na esfera administrativa para conhecer de recursos, não cabendo recurso adicional pelo mesmo motivo.

12.8 - Após o ato de Homologação do Processo Seletivo, as Folhas de Respostas serão digitalizadas, podendo após serem incineradas e mantidas em arquivo eletrônico, com cópia de segurança, pelo prazo de cinco anos.

12.9 - O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço para correspondência, junto ao órgão realizador, após o resultado final.

12.10 - A validade do presente Processo Seletivo será para o ano letivo de 2010.

12.11 - A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente a ordem de classificação, não gerando o fato de aprovação, direito à contratação. Os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais, a critério da Administração.

12.11.1- Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exame de saúde, elaborado por médicos especialmente designados pela Prefeitura Municipal e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

12.12 - Nos termos do artigo 37, § 10º, da Constituição Federal, acrescido pela Emenda Constitucional nº 20, de 04/06/98, é vedada a percepção simultânea de salários com proventos de aposentadoria, salvo nas hipóteses de acumulação remunerada, expressamente previstos pela Lei Maior.

12.13 - Ficam impedidos de participarem do certame aqueles que possuam com qualquer dos sócios da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, a relação de parentesco disciplinada nos artigos 1591 a 1595 do Novo Código Civil. Constatado o parentesco a tempo o candidato terá sua inscrição indeferida, e se verificado posteriormente à homologação o candidato será eliminado do certame, sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabível.

12.13.1 Não obstante as penalidades cabíveis, a Comissão Organizadora do certame, poderá, a qualquer tempo, anular a inscrição, a prova ou a admissão do candidato, desde que verificadas falsidades de declaração ou irregularidades na prova.

12.14 - Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e Lei Orgânica Municipal serão resolvidos em comum pela Prefeitura através de Comissão Fiscalizadora especialmente constituída pela Portaria nº 5.556, de 05 de fevereiro de 2009 e CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

12.15 - A Homologação do Processo Seletivo poderá ser efetuada por função, individualmente, ou pelo conjunto de funções constantes do presente Edital, a critério da Administração.

12.16 - A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Processo Seletivo.

12.17 - Os vencimentos constantes do presente Edital, são referentes ao da data do presente Edital.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Cosmópolis - SP, 09 de dezembro de 2009.

Dr. Antonio Fernandes Neto
Prefeito