Prefeitura de Cerro Azul - PR

Notícia:   Prefeitura de Cerro Azul - PR oferece 200 vagas de vários níveis

PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL

ESTADO DO PARANÁ

TESTE SELETIVO N° 001/2011

EDITAL N° 001/2011

ALTERADO PELOS EDITAIS Nº 002 E 003/2011

O Prefeito Municipal de Cerro Azul, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO que realizará TESTE SELETIVO sob regime celetista, para provimento temporário de cargos do quadro geral dos servidores municipais, da Prefeitura Municipal, com a execução técnica-administrativa da empresa RCV - Comércio e Materiais para Concursos Ltda. o qual se regerá pelas Instruções Especiais contidas neste Edital e pelas demais disposições legais vigentes.

CAPÍTULO I - DOS CARGOS

1. TABELA DE CARGOS:

O presente teste seletivo destina-se ao provimento temporário, pelo prazo de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, para atender situação de urgência, de vagas nos cargos descritos no quadro abaixo, sendo que os demais classificados ficarão em cadastro de reserva, para suprimento de novas vagas a serem previstas por Lei Orçamentária, durante a validade do Teste Seletivo.

1.1 - GRUPO I - CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL (EF) INCOMPLETO

Vagas

Cargos

Localidade

Carga Horária Semanal

Taxa Inscrição

Vencimento Mensal

Habilitação Profissional e/ou Escolaridade Exigida

Geral

Reserva

PNE

17

-

1

Auxiliar de Serviços Gerais

Sede

40

R$ 30,00

R$ 622,73

Ensino Fundamental Incompleto.

1--Bomba

20

-

1

Operário

Sede

40

R$ 30,00

R$ 622,73

Ensino Fundamental Incompleto.

1--Bomba
1--São Sebastião
1--Morro Grande
1--Freguesia
1--Ribeirão Veado
1--Lageadinho
1--Barra Bonita
1--Três Barras
1--Lageado Grande

2

-

-

Coveiro

40

R$ 30,00

R$ 649,21

Ensino Fundamental Incompleto.

5

-

-

Pedreiro

40

R$ 30,00

R$ 724,70

Ensino Fundamental Incompleto.

2

-

-

Borracheiro

40

R$ 30,00

R$ 649,21

Ensino Fundamental Incompleto.

7

-

-

Guardião

40

R$ 30,00

R$ 622,73

Ensino Fundamental Incompleto.

2

-

-

Auxiliar de Abatedouro

40

R$ 30,00

R$ 664,31

Ensino Fundamental Incompleto.

4

-

-

Gari

40

R$ 30,00

R$ 622,73

Ensino Fundamental Incompleto.

4

-

-

Merendeira

40

R$ 30,00

R$ 649,21

Ensino Fundamental Incompleto.

24

-

1

Motorista

40

R$ 30,00

R$ 754,90

Ensino Fundamental Incompleto e Carteira Nacional de Habilitação categoria "B".

3

-

-

Operador de Máquinas

40

R$ 30,00

R$ 754,90

Ensino Fundamental Incompleto e Carteira Nacional de Habilitação categoria "C".

1.2 - GRUPO II - CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL (EF) COMPLETO

Vagas

Cargos

Carga Horária Semanal

Taxa Inscrição

Vencimento Mensal

Habilitação Profissional e/ou Escolaridade Exigida

Geral

Reserva

PNE

1

-

-

Costureira

40

R$ 30,00

R$ 724,90

Ensino Fundamental Completo.

1

-

-

Mestre de Obras

40

R$ 30,00

R$ 754,90

Ensino Fundamental Completo.

1.3 - GRUPO III - CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO (EM) COMPLETO

Vagas

Cargos

Carga Horária Semanal

Taxa Inscrição

Vencimento Mensal

Habilitação Profissional e/ou Escolaridade Exigida

Geral

Reserva

PNE

2

-

-

Mecânico de Máquina Pesada

40

R$ 40,00

R$ 1.132,35

Certificado de Conclusão do Curso Específico da Área a Nível de Ensino Médio.

13

-

-

Agente Administrativo

40

R$ 40,00

R$ 664,31

Certificado de Conclusão do Curso Específico da Área a Nível de Ensino Médio.

8

-

-

Educador Social

40

R$ 40,00

R$ 754,90

Certificado de Conclusão do Curso Específico da Área a Nível de Ensino Médio.

1

-

-

Maestro

20

R$ 40,00

R$ 1.132,35

Certificado de Conclusão do Curso Específico da Área a Nível de Ensino Médio.

1

-

-

Agrimensor

20

R$ 40,00

R$ 1.132,35

Curso Técnico Pós-Médio Completo.

2

-

-

Técnico Agrícola

40

R$ 40,00

R$ 1.132,35

Curso Técnico Pós-Médio Completo.

4

-

-

Técnico em Raio X

30

R$ 40,00

R$ 981,37

Curso Técnico Pós-Médio Completo e Registro no Conselho de Classe.

4

-

-

Técnico em Higiene Dental

40

R$ 40,00

R$ 981,37

Curso Técnico Pós-Médio Completo e Registro no Conselho de Classe.

13

-

-

Técnico em Enfermagem

40

R$ 40,00

R$ 981,37

Curso Técnico Pós-Médio Completo e Registro no Conselho de Classe.

1.4 - GRUPO IV - CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO (EM) OU ENSINO SUPERIOR (ES) COMPLETO (EDUCAÇÃO

Vagas

Cargos

Localidade

Carga Horária Semanal

Taxa Inscrição

Vencimento Mensal

Habilitação Profissional e/ou Escolaridade Exigida

Geral

Reserva

PNE

20

-

1

Professor

Sede

20

R$ 50,00

R$ 594,00

Ensino Médio Completo em Magistério ou Curso Normal, e ou Ensino Superior Completo em Pedagogia com Habilitação em Magistério na Educação Infantil e/ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou em Ensino Superior de Licenciatura Plena com Certificado de Conclusão do Ensino Médio Completo em Magistério.

1

-

-

Professor

Bomba

20

R$ 50,00

R$ 594,00

2

-

-

Professor

São Sebastião

20

R$ 50,00

R$ 594,00

1

-

-

Professor

São Francisco

20

R$ 50,00

R$ 594,00

1

-

-

Professor

Morro Grande

40

R$ 50,00

R$ 1.118,00

2

-

-

Professor

Milton Teilo

20

R$ 50,00

R$ 594,00

1

-

-

Professor

Lajeado da Barra Bonita II

20

R$ 50,00

R$ 594,00

1

-

-

Professor

Lajeado de São Francisco

20

R$ 50,00

R$ 594,00

2

-

-

Professor

Guaraipos

20

R$ 50,00

R$ 594,00

1

-

-

Professor

Quarteirão Athanagildo

40

R$ 50,00

R$ 1.118,00

1

-

-

Professor

Lajeado da Barra Bonita I

20

R$ 50,00

R$ 594,00

2

-

-

Professor

Ângelo Motim

20

R$ 50,00

R$ 594,00

2

-

-

Professor

Anta Gorda

20

R$ 50,00

R$ 594,00

1

-

-

Professor

Quarteirão dos Órfãos

20

R$ 50,00

R$ 594,00

8-- ProfessorSede40R$ 50,00R$ 1.118,00

* PNE - Portador de Necessidade Especial

* Fica reservado no mínimo o percentual de 5% das vagas a serem preenchidas de acordo com o Decreto Federal N° 3.298/99.

2. DA DIVULGAÇÃO:

A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e as divulgações referentes às etapas deste Teste Seletivo dar-se-ão através de afixação nos painéis de publicações do Município, através de publicações do seu extrato junto aos jornais de maior circulação no Município, no site www.rcvconcursos.com.br da empresa organizadora do certame.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES E DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

1. AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS PRESENCIALMENTE OU VIA INTERNET/SEDEX: de 02/01/2012 a 06/01/2012, e os candidatos poderão obter mais detalhes quanto aos procedimentos para inscrições nos Capítulos III e IV deste Edital.

2. A inscrição do presente Teste Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

3. Documentos para inscrição: para inscrever-se, o candidato deverá anexar à ficha de inscrição os seguintes documentos:

a) Documento de Identidade (não será aceito protocolo deste documento) - original e cópia ou cópia autenticada;

b) CPF (Cadastro de Pessoa Física) - original e cópia ou cópia autenticada;

c) Original do Comprovante Bancário do recolhimento da Taxa de Inscrição;

d) Duas fotos 3 x 4 recentes e iguais;

e) Original e cópia ou cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação para os candidatos inscritos nos cargos de Motorista e Operador de Retroescavadeira, conforme a exigência do cargo;

f) Para o cargo de Professor, Títulos, para concorrer à Prova de Títulos, conforme determinado no Capítulo VIII deste Edital;

g) Para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais, laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como da provável causa da deficiência de que são portadores, nos termos do Decreto Federal n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

4. Aos Portadores de Necessidades Especiais é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, em percentual conforme o determinado em Lei.

5. No ato da inscrição o candidato portador de necessidades especiais deverá declarar estar ciente das atribuições do cargo para qual pretende se inscrever, assim como, juntar a documentação solicitada conforme determinado no Capítulo V.

6. Não será permitido a inscrição para mais de um cargo por candidato, devendo este fazer a sua opção quando da sua inscrição, tendo em vista provavelmente a realização das provas para todos os cargos na mesma data e horário.

7. São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pela Secretaria de Segurança Pública, pelos Ministérios Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente no caso do modelo novo, com a foto).

8. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.

9. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

9.1 . No dia 13 de janeiro de 2012 será divulgado o Edital de Homologação das inscrições, através de afixação nos painéis de publicações do Município, junto aos jornais de maior circulação no Município, no site www.rcvconcursos.com.br da empresa organizadora do certame.

9.2 . Os candidatos deverão acompanhar este Edital, para verificar, se sua inscrição foi deferida, caso contrário, o candidato não poderá prestar provas, sendo eliminado do Concurso, não assistindo o direito à devolução da taxa de inscrição, cabendo porém, recurso quanto ao indeferimento, conforme preconiza o item 1 do Capítulo XI.

9.3 . Pelo Edital de Homologação os candidatos deverão conferir se o seu cargo está correto, cargo este escolhido durante a realização de sua inscrição, caso contrário, o candidato não poderá prestar provas, sendo eliminado do Concurso, não assistindo o direito à devolução da taxa de inscrição e não cabendo recurso para alteração de cargo.

CAPÍTULO III - DA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

1. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas impreterivelmente no período de 02/01/2012 a 06/01/2012.

1.1. Presencial: De segunda à sexta feira, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, no Ginásio de Esportes Laranjinha, sito à Rua Padre Luciano Maria Ussai, Centro, Cerro Azul, Paraná.

2 . Procedimentos para Inscrição:

2.1. O candidato deverá dirigir-se ao Ginásio de Esportes Laranjinha sito a Rua Padre Luciano Maria Ussai, Centro, Cerro Azul, Paraná, munido da documentação especificada no item 3 do Capítulo II para efetuar a sua inscrição ao cargo pretendido, (estipulado no Capítulo I deste Edital) e receber as informações necessárias de como recolher a importância referente à Taxa de Inscrição.

2.2. Feito o recolhimento da Taxa o candidato deve retornar ao Ginásio de Esportes Laranjinha, para apresentar a documentação e preencher a Ficha de Inscrição. O candidato receberá um Comprovante de Inscrição com o número de sua inscrição no Teste Seletivo, que deverá apresentar no dia da Prova de Conhecimentos, junto com o documento de identidade que originou a inscrição.

2.3. O candidato pagará uma Taxa de Inscrição de acordo com o valor específico para a função, cobrada a título de ressarcimento das despesas com material e serviços para a realização do Teste Seletivo, na conta da Prefeitura Municipal de Cerro Azul, Banco nº 341, Banco Itaú, Agência nº 3792, Conta Corrente nº 1110-2, em moeda nacional corrente.

2.4. O pagamento da importância relativa à Taxa de Inscrição estipulada no Capítulo I deste Edital poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque, através de depósito bancário identificado ou transferência bancária, não sendo aceito deposito bancário em caixa automático.

2.5. O pagamento da inscrição realizado, somente com cheque do candidato, e sem provisão de fundos acarretará no cancelamento automático da inscrição.

2.6. Entregar a documentação para efetivação da inscrição. Ficarão retidos, no local da inscrição, a Ficha de Inscrição, a Taxa de Inscrição, a(s) cópia(s) do(s) documento(s) exigido(s), sendo entregue para o candidato o Comprovante da Inscrição, o qual passará a ser a comprovação de que o mesmo efetivou sua inscrição.

2.7. Por ocasião da efetivação da inscrição, o candidato receberá da realizadora do concurso (empresa contratada), caderno com conteúdo sobre o qual versarão as questões.

2.8. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para inscrição. Não haverá devolução da Taxa de Inscrição, salvo se for cancelada a realização do Teste Seletivo.

2.9. Os(as) candidatos(as) que concorrerem ao cargo de Professor, por ocasião da inscrição, deverão entregar na mesa receptora, em envelope, fotocópia dos "Títulos", (ANEXO II), para ser anexado à Ficha de Inscrição juntamente com a Taxa de Inscrição paga.

2.10. Os(as) candidatos(as) que concorrerem aos cargos de Motorista e Operador de Retroescavadeira, por ocasião da inscrição, deverão entregar na mesa receptora, cópia da Carteira Nacional de Habilitação acompanhada de original para simples conferência ou cópia autenticada, para ser anexada juntamente com a Taxa de Inscrição paga, à Ficha de Inscrição.

3. Inscrição por procuração: Deverá ser apresentado documento de Identidade do procurador e entregue o instrumento de mandato outorgado através de instrumento público ou particular, desde que reconhecida firma pelo outorgante, por verdadeira, em cartório, com apresentação dos documentos indispensáveis à inscrição, contendo poder específico para a inscrição no Teste Seletivo, e o cargo para o qual o candidato deseja inscrever-se.

4. É obrigação do candidato ou seu procurador conferir as informações contidas na Ficha de Inscrição, bem como tomar conhecimento do local, data e horário de realização de cada etapa do Teste Seletivo.

5. Os candidatos deverão inscrever-se em um cargo somente, tendo em vista a realização das provas para todos os cargos na mesma data e horário.

6. Após a efetivação da inscrição não serão aceitos pedidos de alterações das opções de cargo/disciplina.

7. Não serão aceitas inscrições: com falta de documentos, por via postal, por telex, via fax, e-mail, extemporâneas ou condicionais.

8. Em caso de perda do comprovante de Inscrição, o candidato deverá solicitar mediante requerimento, junto a Comissão Especial de Concurso, na Prefeitura Municipal de Cerro Azul a segunda via, que será fornecida mediante entrega de uma fotografia 3x4 recente, o pagamento de multa equivalente a 50% do valor da taxa de inscrição.

9. As informações prestadas na ficha de inscrição, bem como o preenchimento dos requisitos determinados no item 2 deste Capítulo, serão de total responsabilidade do candidato.

CAPÍTULO IV - DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET/POSTAL SEDEX

1. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas impreterivelmente no período de 02/01/2012 a 05/01/2012.

2. Via Internet/Postal SEDEX: O candidato, concorrente a um cargo, poderá inscrever-se, até o dia 05/01/2012. O candidato deverá efetuar sua inscrição através de SEDEX (Empresa de Correios e Telégrafos) devendo para isto acessar o site www.rcvconcursos.com.br, seguir as instruções com máxima atenção e observar o seguinte:

a) A postagem deverá ser feita até o prazo acima estabelecido, ou seja, 05/01/2012;

b) Somente serão aceitas as inscrições recebidas na sede da empresa RCV-Concursos Ltda., por SEDEX, até as 16:00 horas do dia 06/01/2012;

c) Em hipótese alguma serão recebidas inscrições pessoalmente.

2. Procedimentos para inscrição:

2.1. A efetivação da inscrição estará condicionada a apresentação pelo candidato, dos documentos exigidos no item 3 do Capítulo II, do correto preenchimento da ficha, do requerimento e do comprovante de inscrição impresso através do site www.rcvconcursos.com.br.

2.2. Toda a documentação conforme item 3 do capítulo II, para efetivação da inscrição, postalizada pelo candidato ficará retida na empresa organizadora do certame, ficando com o candidato o Comprovante de Inscrição, o qual passará a ser a comprovação de que o mesmo efetivou sua inscrição e que deverá apresentar juntamente com o documento de identidade, durante a realização da Prova Objetiva de Conhecimentos e outras provas.

2.3. Recolher junto ao Banco n° 341, Banco Itaú, Agência n° 3792, Conta Corrente n° 1110-2, em moeda nacional corrente, a importância referente à taxa de inscrição estipulada neste Edital e conforme as instruções contidas na inscrição via Internet/Postal SEDEX.

2.4. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para inscrição. Não haverá devolução da Taxa de Inscrição, salvo se for cancelada a realização do Teste Seletivo.

3. É obrigação do candidato conferir as informações contidas na Ficha de Inscrição, bem como tomar conhecimento do local, data e horário de realização de cada etapa do Teste Seletivo.

4. Após a efetivação da inscrição não serão aceitos pedidos de alterações de opção de cargo.

5. Não serão aceitas inscrições: com falta de documentos, por telex, via fax, e-mail, extemporâneas ou condicionais. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos será ela cancelada.

6. Em caso de perda do Comprovante de Inscrição, o candidato deverá preencher outro comprovante de inscrição impresso através do site www.rcvconcursos.com.br, e nesta segunda via colar uma fotografia 3x4 recente.

7. Aos portadores de necessidades especiais é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

8. As informações prestadas na ficha de inscrição, bem como o preenchimento dos requisitos determinados no item 2 deste Capítulo, serão de total responsabilidade do candidato.

CAPÍTULO V - DAS INSCRIÇÕES PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

1. Ao candidato Portador de Necessidade Especial que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989 é assegurado o direito de inscrição para os cargos/funções em Teste Seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

2. Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais serão destinadas 5% (cinco por cento) do total de vagas oferecidas para cada emprego público, das que vierem a surgir ou das que forem criadas no prazo de validade do Concurso, em cumprimento ao disposto no § 2° do art. 5° da Lei N° 8.112/1990, bem como na forma dos Decretos N° 3.298/99 e 5.296/2004.

2.1. Quando o cálculo para o número de vagas mencionado no item anterior resultar em número fracionário, elevar-se-á até o primeiro número inteiro subsequente resultante da aplicação do percentual, em conformidade com o disposto no § 2° do art. 37 do Decreto Federal n° 3.298/99, mas somente se a casa decimal for igual ou maior que 75 (setenta e cinco);

2.2. A reserva de vaga oferecida à pessoa portadora de necessidades especiais, não se aplica para alguns cargos ao presente Teste Seletivo, devido ao número insuficiente de vagas para esse fim.

3. Consideram-se pessoas Portadoras de Necessidades Especiais aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 70 do Decreto N° 5.296/2004.

4. O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição não declarar esta condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

5. O candidato Portador de Necessidade Especial participará do Concurso em igualdade com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

6. Durante o período das inscrições (será observada a data de postagem), o candidato deverá encaminhar via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), para a RCV-Concursos Ltda., situada na Rua da Glória, 72, Centro Cívico, CEP: 80.030-060, Curitiba, Paraná, os documentos a seguir:

a) Laudo Médico original atestando a espécie, o grau e o nível da deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência;

b) O candidato portador de necessidades especiais que necessitar de procedimentos especiais para realização das provas, tais como vaga especial, prova especial e/ou sala especial, deverá informar mediante preenchimento do ANEXO I;

c) Cópia do documento de identidade, cópia do CPF e telefone para contato.

7. No ato da inscrição o candidato Portador de Necessidade Especial deverá declarar estar ciente das atribuições do emprego público para o qual pretende se inscrever e que, no caso de vir a exercê-lo, estará sujeito à avaliação pelo desempenho dessas atribuições, para fins de habilitação no estágio probatório.

8. Antes da posse dos candidatos, o Município de Cerro Azul designará Junta Médica para analisar o efetivo enquadramento na legislação própria, daqueles que se declararam Portadores de Necessidades Especiais. Caso a decisão da Junta seja pelo não enquadramento, o candidato será excluído como Portador de Necessidade Especial, para efeitos dos benefícios da lei neste concurso, e passará a constar da relação geral dos candidatos, observada a ordem de classificação.

9. A publicação do resultado final do Teste Seletivo será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos Portadores de Necessidades Especiais e, a segunda, somente a pontuação destes últimos, para efeito de conhecimento.

10. Se a deficiência do candidato não se enquadrar na previsão do art. 70 do Decreto N° 5.296/2004, ele será classificado em igualdade de condições com os demais candidatos.

11. Será eliminado da lista de candidatos Portadores de Necessidades Especiais aquele cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo figurar apenas na lista de classificação geral.

12. A não observância, pelo candidato, de qualquer das disposições deste Capítulo implicará a perda do direito a ser nomeado para as vagas reservadas aos Portadores de Necessidades Especiais.

13. O laudo médico apresentado terá validade somente para este Teste Seletivo e não será devolvido.

14. O candidato Portador de Necessidade Especial, que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes deste Edital não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

15. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria.

CAPÍTULO VI - DAS PROVAS

1. Para todos os cargos, o Concurso constará de Provas Objetivas de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, em primeira etapa, com 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta, a ser avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo que cada questão terá o valor de 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) pontos. As questões serão compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos.

1.1 . Quando o candidato se submeter apenas à Prova de Conhecimentos, considerar-se-á aprovado, se obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

2. Para os cargos de Motorista e Operador de Retroescavadeira, haverá segunda etapa, Prova Prática de caráter eliminatório/classificatório, conforme capítulo IX do presente Edital.

2.1. Realizada a Prova Prática, será considerado aprovado o candidato que obtiver a soma das notas das Provas de Conhecimentos e Prática, a nota final superior a 5,0 (cinco) pontos.

3. Para o cargo de Professor haverá Prova de Títulos de caráter classificatório, conforme capítulo VIII do presente Edital.

3.1. Realizada a Prova de Títulos, será considerado aprovado o candidato que obtiver a soma das notas das Provas de Conhecimentos e Título, a nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

4. Só estará habilitado à Prova Prática e Prova de Títulos (pontuação dos Títulos) o candidato que obtiver na Prova de Conhecimentos nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

CAPÍTULO VII - DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS

1. As Provas de Conhecimentos serão realizadas em 22 de janeiro de 2012, sendo que o local e horário para a realização das provas será oportunamente divulgado, no Órgão Oficial do Município, em mural da Prefeitura Municipal de Cerro Azul, no site www.rcvconcursos.com.br da empresa organizadora do certame, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis das suas realizações.

2. O gabarito oficial das Provas de Conhecimentos será afixado em mural da Prefeitura Municipal de Cerro Azul, sito à Avenida Brasil, nº 277, Centro e disponível no site www.rcvconcursos.com.br, a partir das 14 (quatorze) horas do dia 23/01/2012 e permanecendo no site até as 18 (dezoito) horas do dia 27/01/2012.

3. As Provas de Conhecimentos serão disponibilizadas no site www.rcvconcursos.com.br, a partir das 14 (quatorze) horas do dia 23/01/2012 e permanecendo no site até as 18 (dezoito) horas do dia 24/01/2012.

4. Os conteúdos programáticos e/ou as referências bibliográficas, a constituição das provas, tempo de duração das provas e outras informações pertinentes constarão do "Manual do Candidato/2011" e que serão entregues aos candidatos por ocasião da inscrição.

5. Não haverá provas fora do local designado, nem em datas e/ou horários diferentes.

6. Desde já, ficam os candidatos convocados a comparecerem com antecedência de 30 (trinta) minutos ao local das provas, munidos de caneta esferográfica azul ou preta de ponta grossa.

7. O ingresso na sala de provas, só será permitido ao candidato que apresentar o documento de identidade que originou a inscrição e documento de inscrição no Concurso, entregue quando do ato de inscrição.

8. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização de qualquer uma das fases do concurso, deverá levar um (a) acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança. Para ter esse direito a candidata deverá requerer tal condição em até 72 horas antes do horário marcado para o início da prova. O requerimento deverá ser enviado a RCV, através do FAX (41) 3029-0470 constando o nome, número de inscrição, cargo e RG do candidato.

9. Não será admitido às provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.

10. No recinto de provas não será permitida a utilização de equipamentos de rádio tipo "walk-man" ou similar, bem como o uso de telefone celular.

11. Durante as provas não será permitida nenhuma consulta ou uso de máquina calculadora.

12. O caderno de questões é o espaço pelo qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha, EXCETO na capa do caderno de questões e no cartão-resposta.

13. Será atribuída nota 0 (zero) à resposta que, no cartão-resposta estiver em desconformidade com as instruções, não estiver assinalada, que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda, rasura ou alternativa marcada a lápis, ainda que legível.

14. Em nenhuma hipótese será considerado para correção e respectiva pontuação o caderno de questões.

15. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

16. O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão-resposta e sua integridade, e em nenhuma hipótese haverá substituição do mesmo, salvo em caso de defeito em sua impressão.

17. Será eliminado do Concurso o candidato que:

a) Tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com qualquer dos fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;

b) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como se utilizando de livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos;

c) Ausentar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal, após ter assinado a lista de presença;

d) Não devolver o cartão-resposta e/ou o caderno de questões;

e) Deixar de assinar a lista de presença e/ou o cartão-resposta;

f) Utilizar processos ilícitos ou imorais na realização das provas, caso se comprove, imediata ou posteriormente, mediante analise por meio eletrônico, estatístico, mecânico, visual ou grafotécnico;

g) Não atender às determinações do presente Edital.

18. O candidato, ao terminar a Prova de Conhecimentos, devolverá ao fiscal da sala, juntamente com o cartão-resposta, o caderno de questões, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo junto ao Município.

18.1. Será permitido aos candidatos copiar suas respostas, no espaço reservado na folha de rosto (capa) do caderno de questões que se encontra no rodapé.

18.2. No transcorrer da prova, se o candidato observar alguma anormalidade como: de prova entregue de outro cargo, problema de ordem gráfica ou irregularidade na formulação de questão, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala, o qual anotará a anormalidade no Relatório de Ocorrências para posterior análise da Banca Examinadora.

18.3. Sempre que o candidato observar a anormalidade prevista no item 18.2, deverá manifestar-se no momento da prova, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

19. Os candidatos só poderão deixar a sala de provas após 1 (uma) hora de seu início, mesmo que tenha desistido do Concurso, não podendo, neste caso, levar consigo o caderno de questões.

20. Ao final das Provas de Conhecimentos, os dois últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de assinarem o lacre do envelope das provas juntamente com os fiscais, sendo liberados quando todos as tiverem concluído.

21. Não será concedida, em hipótese alguma, segunda chamada, vista e/ou revisão de provas.

CAPÍTULO VIII - DA PROVA DE TÍTULOS

SOMENTE PARA O CARGO DE PROFESSOR

1. Os candidatos deverão apresentar junto com a inscrição, os títulos para concorrer à última etapa do Teste Seletivo (ANEXO II).

2. PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS:

A Prova de Títulos constará de duas fases distintas: Experiência Profissional e Aperfeiçoamento Profissional.

1ª - DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

01. Em docência do Ensino Fundamental, Educação Infantil e/ou Especial - 1,0 ponto por ano (doze meses consecutivos).

2ª - DO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL:

1. Cursos com carga horária acima de 80 horas / aulas comprovadas - 1,0 ponto por curso.

2. Cursos com carga horária de 16 a 80 horas / aulas comprovadas - 0,8 ponto por curso.

3. Cursos com carga horária inferior a 16 horas / aulas comprovadas - 0,5 ponto por curso.

Os pontos do aperfeiçoamento profissional somente serão considerados para cursos com conteúdos na área de Educação e com Certificados expedidos a partir de 20 de dezembro de 1996 (data da sanção da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

TOTAL DA FASE DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL4,0 (QUATRO) PONTOS
TOTAL DA FASE DO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL6,0 (SEIS) PONTOS
TOTAL GERAL DA PROVA DE TÍTULOS10,0 (DEZ) PONTOS

3. APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS:

3.1. Os candidatos inscritos deverão entregar, impreterivelmente, no período determinado e nas formas estabelecidas neste edital, os documentos com os quais pretenderão concorrer à contagem de pontos por títulos.

3.2. Os títulos deverão ser entregues pelos candidatos em envelope, devidamente identificado com seu nome, número de inscrição e cargo (ANEXO II).

3.3. As certidões, certificados, diplomas e demais documentos exigidos para a Prova de Títulos deverão ser apresentados original e/ou em fotocópias devidamente autenticadas.

3.4. Juntamente com a fotocópia sem autenticação, o candidato deverá apresentar o título original, sendo que o funcionário encarregado do recebimento dos mesmos deverá conferir cada cópia apresentada com o título original para autenticação desta.

3.5. Os documentos comprobatórios de títulos não podem apresentar rasuras, emendas ou entrelinhas.

3.6. Títulos sem conteúdo especificado não serão pontuados, caso não se puder aferir a relação com o cargo.

3.7. Não serão pontuados boletim de matricula, histórico escolar ou outra forma que não a determinada acima.

3.8. Estágios, monitorias, residência, coordenação de cursos, palestrante, orientador, fiscal, facilitador e outros trabalhos executados não serão pontuados.

3.9. O candidato que possuir alteração de nome (casamento, separação, etc.) deverá anexar cópia do documento comprobatório da alteração sob pena de não ter pontuados títulos com nome diferente da inscrição e/ou identidade.

3.10. Comprovada em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos do candidato, bem como encaminhamento de um mesmo título em duplicidade, com o fim de obter dupla pontuação, o candidato terá anulado a totalidade de pontos desta prova. Comprovada a culpa do candidato este será excluído do concurso.

3.11. Somente os candidatos habilitados na 1ª Etapa - Prova Objetiva concorrerão à contagem de Títulos.

3.12. Os candidatos são responsáveis pela apresentação e comprovação dos títulos postos em julgamento.

3.13. Somente será comprovada a experiência em atividades semelhantes às do cargo para o qual o candidato está concorrendo.

3.14. As pontuações do item experiência são independentes por ano trabalhado, ou seja, não são cumulativas.

3.15. Na comprovação da qualificação, cada certificado só poderá pontuar em uma faixa de carga horária. Um certificado de carga horária maior poderá ser utilizado para pontuar em faixa de carga horária menor.

3.16. Na contagem geral dos títulos apresentados, não serão computados os pontos que ultrapassarem o limite de pontos de cada área.

3.17. Cada título será considerado uma única vez e para uma única situação.

3.18. A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem apresentados na Prova de Títulos é exclusiva do candidato.

3.19. A quantidade de títulos apresentados será conferida na presença do candidato que assinará o respectivo Protocolo de Entrega.

3.20. Serão desconsiderados os títulos que não atenderem as exigências deste Edital.

3.21. O resultado obtido pelos candidatos nesta Etapa serão divulgados juntamente com o Resultado Final do Concurso.

CAPÍTULO IX - DA PROVA PRÁTICA

SOMENTE PARA OS CARGOS DE MOTORISTA E OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA

1. Esta prova será realizada de acordo com a tabela previamente elaborada pela banca responsável, a partir das atribuições de cada cargo.

2. A prova constará da verificação do desempenho do candidato na execução dos serviços pertinentes ao cargo pleiteado, bem como a qualidade do serviço executado.

3. Nas provas que exigirem o emprego de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsabilidade do Município ou da entidade que realiza o certame, poderá ser procedida, a critério da fiscalização, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no seu manejo, sem risco de danificá-los.

4. Haverá um tempo máximo para a realização de cada item da prova, que será fixado pela comissão de provas, considerando a dificuldade e demais aspectos necessários para o desempenho satisfatório dos testes, por parte dos candidatos.

5. Será considerado reprovado o candidato que obtiver nota zero nesta prova e/ou o candidato que não comparecer à prova no dia, local e horário de convocação. Igual tratamento será dado ao candidato incluído no item 3 deste capítulo.

6. Todos os candidatos deverão apresentar-se com trinta minutos de antecedência, em trajes apropriados para o teste, portando cédula de identidade, documento de inscrição e Carteira Nacional de Habilitação.

7. A data, a hora e o local das provas práticas serão comunicados aos candidatos, quando da realização da prova escrita. Caso seja possível, a mesma poderá ser aplicada na mesma data daquela prova, no turno seguinte.

CAPÍTULO X - DA APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

1. A nota final, para efeito de classificação dos candidatos, será igual à nota da Prova de Conhecimentos para os candidatos que realizaram somente esta prova. Para os candidatos que realizaram Prova de Conhecimentos e Prova Prática ou Prova de Título, a nota final, para efeito de classificação dos candidatos será a soma das notas obtidas nas provas.

2. O Edital de classificação dos candidatos aprovados no Concurso apresentará apenas os candidatos aprovados por cargo.

3. Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente das notas obtidas.

4. Na hipótese de igualdade no total de pontos entre os aprovados, o desempate se dará através dos seguintes critérios:

a) Idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste Concurso, de acordo com o previsto no parágrafo único do Artigo 27 da Lei Nº 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso);

b) Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

c) Obtiver maior nota na prova de Português;

d) Por idade, prevalecendo o de maior idade.

5. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:

5.1. Os candidatos deverão acompanhar este Edital, cabendo porém, recurso quanto à nota final, conforme preconiza o item 3 do capítulo XI.

Será divulgado através de afixação nos painéis de publicações do Município, junto aos jornais de maior circulação no Município, no site www.rcvconcursos.com.br da empresa organizadora do certame.

CAPÍTULO XI - DOS RECURSOS

1. DAS INSCRIÇÕES:

1.1. Caberá ao candidato, recurso quanto ao indeferimento da inscrição, no prazo de 2 (dois) dias úteis a contar da data da publicação, o qual deverá ser interposto mediante formulário próprio (ANEXO III), devidamente fundamentado e obrigatoriamente assinado pelo candidato, protocolizado no protocolo geral do Município, encaminhado à Comissão Especial do Concurso, que o julgará no prazo de cinco dias.

1.2. Interposto o recurso e não julgado no prazo previsto o candidato poderá, se for o caso, participar condicionalmente das provas que se realizarem até a decisão, permanecendo no Concurso se o apelo for provido, dele sendo eliminado se indeferido.

2. DAS PROVAS:

2.1. Caberá ao candidato, recurso quanto às Prova de Conhecimentos, Prática e/ou de Títulos, no prazo de dois dias úteis a contar da data da realização da respectiva prova, o qual deverá ser interposto mediante formulário próprio (ANEXO III), devidamente fundamentado e obrigatoriamente assinado pelo candidato, protocolizado no protocolo geral do Município, encaminhado à Comissão Especial do Concurso.

2.2. As reclamações sobre questões da Prova de Conhecimentos somente serão admitidas quando de sua realização, mediante preenchimento do relatório de irregularidades através do fiscal de sala, no qual deverão constar o nome completo do candidato, o número de inscrição do candidato, o cargo pretendido e o número da questão impugnada.

2.3. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões das Prova de Conhecimentos, porventura anuladas serão atribuídas a todos os candidatos, indistintamente, aos que não os obtiveram na correção inicial.

2.4. Da decisão final da Comissão Especial do Concurso e da Banca Examinadora não caberá recurso.

3. DO RESULTADO FINAL:

3.1. Caberá ao candidato, recurso quanto ao resultado final, no prazo de 2 (dois) dias úteis a contar da data da publicação do Edital dos candidatos aprovados, o qual deverá ser interposto mediante formulário próprio (ANEXO III), devidamente fundamentado e obrigatoriamente assinado pelo candidato, protocolizado no protocolo geral do Município, encaminhado à Comissão Especial do Concurso.

3.2. A Comissão Especial do Concurso, após análise dos pedidos, decidirá sobre sua aceitação e publicará, quando couber, o resultado do pedido através de Edital.

4. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

4.1. Todos os recursos serão liminarmente indeferidos se forem interpostos fora dos prazos previstos.

CAPÍTULO XII - DO PROVIMENTO DOS CARGOS

1. O provimento dos cargos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

2. O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Cerro Azul - Paraná.

3. O candidato nomeado terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação do ato de nomeação para tomar posse. Não ocorrendo a apresentação e a respectiva posse, o candidato perderá automaticamente a vaga, facultando ao Município o direito de convocar o próximo candidato por ordem de classificação.

4. Caso o candidato não deseje assumir de imediato a nomeação, deverá assinar termo de desistência, possibilitando à Prefeitura Municipal convocar o próximo candidato por ordem de classificação.

5. O Teste Seletivo terá validade por 1 (um) ano a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais1 (um) ano, a critério da Secretaria de Administração e Finanças.

6. A nomeação e a posse no cargo, somente será deferida, mediante comprovação dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro de acordo com o que dispõe o artigo 12 da Constituição Federal de 1988;

b) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da contratação;

c) CPF - Cadastro de Pessoa Física

d) Comprovante de Endereço;

e) Carteira de Identidade - RG;

f) PIS/PASEP;

g) Título de Eleitor e comprovante da última votação;

h) Certificado de Reservista (homens);

i) Certidão de Nascimento ou Casamento;

j) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos;

k) Documento Escolar comprovando a escolaridade;

l) Carteira de registro no Conselho Regional (quando for o caso);

m) Certidão Negativa de antecedentes criminais;

n) Declaração de não Acúmulo de Cargos com firma reconhecida;

o) No caso de Portadores de Necessidades Especiais, compatibilidade da deficiência atestada, com o cargo de opção do candidato, comprovada através de Junta Médica Oficial do Município, que emitirá parecer sobre o enquadramento do tipo ou grau de deficiência e sua compatibilidade com o cargo.

p) Atestado de boa saúde física e mental a ser fornecido, por Junta Médica do Município ou por esta designada, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física.

7. A não apresentação dos documentos acima, por ocasião da posse, implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato aprovado, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da inscrição no Concurso.

CAPÍTULO XIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A coordenação do Teste Seletivo ficará sob a responsabilidade da Comissão Especial de Seleção de Pessoal, designada pelo Decreto nº 179/2011, de 19 de outubro de 2011.

2. A habilitação no Teste Seletivo não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo as vagas existentes, na ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada às disposições pertinentes, sobretudo à necessidade e às possibilidades da administração.

3. A inexatidão das informações, falta e/ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso, constituída pelo Prefeito Municipal através de Portaria, juntamente com a Secretaria de Administração e Finanças e com a empresa responsável pela realização do Teste Seletivo.

5. CRONOGRAMA:

Cronograma de Atividades

1ª Publicação oficial do extrato do edital de Abertura

13/12/2011

2ª Início e término das inscrições

02 a 06/01/2012

3ª Homologação das inscrições

13/01/2012

4ª Recurso quanto à homologação das inscrições

16 e 17/01/2012

5ª Aplicação das provas escritas

22/01/2012 (manhã)

6ª. Aplicação da prova prática somente para os cargos de Motorista Categoria B e Operador de Retroescavadeira

22/01/2012 (tarde)

7ª Divulgação dos Gabaritos Oficiais - Provisórios

23 a 27/01/2012

8ª. Divulgação das Provas Escritas de Conhecimentos

23 e 24/01/2012

9ª Recurso quanto ao gabarito oficial

23 e 24/01/2012

10ª Divulgação do edital de aprovados

27/01/2012

11ª Recurso quanto ao edital de aprovados

30 e 31/01/2012

12ª Homologação do edital de aprovados

01/02/2012

Prefeitura Municipal de Cerro Azul, 13 de dezembro de 2011.

Dalton Luiz de Moura e Costa
Prefeito Municipal

ANEXO I

TESTE SELETIVO Nº 001/2011

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE SALA E/OU PROVA ESPECIAL

ILMO SR.

PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DO TESTE SELETIVO

CERRO AZUL - PARANÁ

EU, ________________________________ portador do RG n°____________________ e C.P.F: n°______________________, inscrito para o cargo de: _______________________, e conforme está estabelecido no art. 6.b do Capítulo V - DAS INSCRIÇÕES PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS,
venho por meio deste solicitar:

VAGA ESPECIAL ( )

SALA ESPECIAL ( )

PROVA ESPECIAL: BRAILE ( )

AMPLIADA ( )

Nestes termos peço deferimento.

Cerro Azul, em: ____/____/ 2012.

__________________________
Assinatura do candidato

Obs: Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou à máquina; entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Cerro Azul, em: ____/____/ 2012.

______________________
Assinatura do candidato

______________________________________
Assinatura do responsável pelo recebimento

ANEXO II

TESTE SELETIVO N° 001/2011 RELAÇÃO DE TÍTULOS

ILMO SR.

PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DO TESTE SELETIVO CERRO AZUL - PARANÁ

NOME CANDIDATO: __________________________________________________________________

Nº INSCRIÇÃO: __________ CARGO: ____________________________________________________

RELAÇÃO DE TÍTULOS ENTREGUES

N° de horas

Histórico / Resumo

Pré-pontuação

    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    

Obs.: Preencher em letra de forma ou à máquina nos campos destinados ao candidato, entregar este formulário em 02 (duas) vias, conforme Edital, uma via será devolvida como protocolo.

Cerro Azul, em: ____/____/ 2012.

______________________
Assinatura do candidato

______________________________________
Assinatura do responsável pelo recebimento

ANEXO III

TESTE SELETIVO Nº 001/2011 FORMULÁRIO DE RECURSO

ILMO SR.

PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DO TESTE SELETIVO

CERRO AZUL - PARANÁ

NOME CANDIDATO: ________________________________________________________________

Nº INSCRIÇÃO ______ CARGO: _______________________________________________________

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

( )

( )

( )

( )

( )

CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

CONTRA PROVA DE CONHECIMENTOS

CONTRA PROVA DE TÍTULOS

CONTRA PROVA PRÁTICA

CONTRA RESULTADO FINAL

Justificativa do candidato - Razões do Recurso
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________

Obs: Reproduzir a quantidade necessária - Preencher em letra de forma ou à máquina; entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Cerro Azul, em: ____/____/ 2012.

______________________
Assinatura do candidato

____________________________________
Assinatura do responsável pelo recebimento

ANEXO IV

TESTE SELETIVO Nº 001/2011

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. DAS PROVAS A QUE O CANDIDATO SE SUBMETERÁ:

1.1. Para o presente concurso haverá Prova de Conhecimentos, Prova de Conhecimentos Específicos, Prática e/ou Títulos, conforme estabelecem os quadros abaixo:

1.1.1. GRUPO I - CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL (EF) INCOMPLETO

CÓDIGO

CARGO

PROVA DE CONHECIMENTOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA PRÁTICA

01 (A e B)

Auxiliar de Serviços Gerais

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

02 (A a J)

Operário

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

03

Coveiro

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

04

Pedreiro

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

05

Borracheiro

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

06

Guardião

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

07

Auxiliar de Abatedouro

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

08

Gari

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

09

Merendeira

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

10

Motorista

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

SIM

11

Operador de Retroescavadeira

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

SIM

1.1.2. GRUPO II - CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL (EF) COMPLETO

CÓDIGO

CARGO

PROVA DE CONHECIMENTOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA PRÁTICA

12

Costureira

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

13

Mestre de Obras

SIM, de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais

SIM

NÃO

1.1.3. GRUPO III - CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO (EM) COMPLETO

CÓDIGO

CARGO

PROVA DE CONHECIMENTOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DE TÍTULOS

14

Mecânico de Máquina Pesada

SIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e Informática

SIM

NÃO

15

Agente Administrativo

SIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e Informática

SIM

NÃO

16

Educador Social

SIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e Informática

SIM

NÃO

17MaestroSIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e InformáticaSIMNÃO
18AgrimensorSIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e InformáticaSIMNÃO
19Técnico AgrícolaSIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e InformáticaSIMNÃO
20Técnico em raio XSIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e InformáticaSIMNÃO
21Técnico em Higiene DentalSIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e InformáticaSIMNÃO
22Técnico em EnfermagemSIM, de Português, Matemática,Conhecimentos Gerais e InformáticaSIMNÃO

1.14. GRUPO IV - CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO (EM) OU ENSINO SUPERIOR (ES) COMPLETO (EDUCAÇÃO

CÓDIGO

CARGO

PROVA DE CONHECIMENTOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DE TÍTULOS

23 ao 36

Professor

SIM, de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências

SIM

SIM

2. DO TIPO DE QUESTÕES DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS:

Todas as provas de conhecimentos e conhecimentos específicos, serão de questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, precedidas as letras (A), (B), (C), (D) e (E), das quais somente uma será correta.

3. DO RESULTADO FINAL (NOTA FINAL):

3.1. Para os cargos de Motorista e Operador de Retroescavadeira.

Nota da Prova de Conhecimentos + Nota + da Prova Prática = Nota Final

3.2. Para os cargos de Professor.

Nota da Prova de Conhecimentos + Nota + da Prova Títulos = Nota Final

4. DO TEMPO DE DURAÇÃO DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS:

A duração das provas de conhecimentos é de no máximo 03 (três) horas. Neste tempo já está incluído aquele utilizado para o preenchimento do cartão-resposta.

5. DA DOCUMENTAÇÃO E MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS: 5.1. No dia da realização das provas de conhecimentos, o candidato deverá identificar-se através de:

a) documento oficial de identidade e

b) comprovante de inscrição.

5.2. Para as provas de conhecimentos, o candidato deverá levar os seguintes materiais:

a) caneta esferográfica azul ou preta;

b) lápis preto;

c) borracha e

d) apontador.

6. DOS PROGRAMAS:

6.1. GRUPO I - CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL (EF) INCOMPLETO

6.1.1. Português - 10 Questões

1. Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); 2. Sinais de pontuação; 3. Divisão silábica; 4. Acentuação gráfica; 5. Ortografia; 6. Substantivo (gênero e número); 7. Adjetivo (reconhecimento); 8. Pronome (pessoal, reto e oblíquo); 9. Verbo (identificação dos tempos: presente, pretérito e futuro).

6.1.2. Matemática - 5 Questões

1. Sistema de numeração decimal; 2. Simbologia (maior e menor); 3. Dúzia; 4. Adição (propriedades); 5. Subtração; 6. Multiplicação (propriedades); 7. Divisão; 8. Problemas com até 3 raciocínios; 9. Expressões numéricas (quatro operações básicas e parênteses); 10. Sistema monetário; 11. Algarismos romanos até 50 (cinquenta); 12. Medidas de tempo; 13. Frações ordinárias; 14. Frações decimais.

6.1.3. Conhecimentos Gerais - 10 Questões

1. História e Geografia do Paraná e de Cerro Azul; 2. Atualidades.

6.14. Conhecimentos Específicos - 15 Questões

CARGO

PROGRAMA

Conhecimentos sobre: 1. Produtos de limpeza, sua utilidade e aplicação; 2.

Auxiliar de Serviços Gerais

Instrumentos e materiais utilizados na realização de limpezas em geral; 3. Serviços de limpeza de: móveis, paredes, janelas, portas, vidros, espelhos, persianas, equipamentos, escadas, pisos, passadeiras, tapetes, utensílios, banheiros e toaletes; 4. Coleta de lixo e tipos de recipientes; 5. Trabalho de cozinha: preparo de café, lanches, merenda escolar e refeições em geral; 6. Guarda e conservação de alimentos; 7. Controle de estoque de materiais de limpeza e de cozinha; 8. Higiene pessoal e com todo o material mantido sobre a sua responsabilidade; 9. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs;10. Noções de primeiros socorros.

OperárioConhecimentos sobre: 1. Carregamento e descarregamento de objetos como: madeiras, móveis, maquinários; 2. Serviços de jardinagem e capina em geral; 3. Limpeza de vias públicas e praças municipais; 4. Limpeza de sanitários; 5. Tarefas de construção; 6. Abastecimentos de veículos; 7. Serviços de lavoura; 8. Aplicação de inseticidas e fungicidas; 9. Lavagem de máquinas e veículos; 10. Limpeza de peças e oficinas; 11. Produtos de limpeza, sua utilidade e aplicação; 12. Instrumentos e materiais utilizados na realização de limpezas em geral; 13. Serviços de limpeza de: móveis, paredes, janelas, portas, vidros, espelhos, persianas, equipamentos, escadas, pisos, passadeiras, tapetes e utensílios; 14. Coleta de lixo e tipos de recipientes; 15. Guarda e conservação de alimentos; 16. Controle de estoque de materiais de limpeza e de cozinha; 17. Pequenos reparos em calçamentos e pavimentação em geral; 18.Conhecimentos básicos de hidráulica e eletricidade; 19. Relações humanas no trabalho; 20. Higiene pessoal e com todo o material mantido sob a sua responsabilidade; 21. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 22. Noções de primeiros socorros.
CoveiroConhecimentos sobre: 1. Capina, varreção e limpeza dos cemitérios existentes no município; 2. Preparação de sepultura; 3. Remoção da lápide e limpeza do interior das covas; 4. Colocação do caixão, manipulação das cordas de sustentação; 5. Fechamento da sepultura; 6. Limpeza e conservação dos jazigos; 7. Exumação e cremação de cadáveres; 8. Translado de corpos e despojos; 9. Materiais de limpeza; 9. Materiais e equipamentos utilizados no trabalho; 10. Noções de segurança no trabalho higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 11. Noções de primeiros socorros.
PedreiroConhecimentos sobre: 1. Conhecimentos das ferramentas básicas utilizadas na função; 2. Conhecimentos da Função; 3. Conhecimentos do sistema de metragem linear; 4. Cubagem; 5. Conhecimentos dos materiais; 6. Concretagem; 7. Preparação de massas; 8. Noções de assentamento de tijolos, pedras, ladrilhos, manilhas, mármores; 9. Noções de carpintaria; 10. Noções de pintura; 11. Noções de eletricidade; 12. Noções de hidráulica; 13. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 14. Noções de primeiros socorros.
BorracheiroConhecimentos sobre: 1. Ferramentas básicas utilizadas na função; 2. Reparos nos diversos tipos de pneus e câmaras de ar usados em veículos e máquinas; 3. Noções básicas sobre combustíveis e ferramentas; 4. Educação ambiental e descarte de materiais; 5. Limpeza do local de trabalho; 6. Remoção de lixos e detritos; 7. Desgaste de pneus; 8. Pressão e temperatura; 9. Acorrentamento de pneus; 10. Geometria e alinhamento; 11. Segurança aplicada à troca de pneus e rodas; 12. Bitolas e tipos de pneus; 13. Levantamento de veículos e máquinas em geral; 14. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 15. Noções de primeiros socorros.
GuardiãoConhecimentos sobre: 1. Noções gerais de higiene pessoal; 2. Noções de segurança patrimonial; 3. Noções de hierarquia; 4. Conhecimentos básicos da função; 5. Conhecimento e uso de relógio ponto; 6. Formas de tratamento; 7. Atendimento ao público; 8. Telefones públicos de emergência; 9. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 10. Noções de primeiros socorros.
Auxiliar de AbatedouroConhecimentos sobre: 1. Asseio; 2. Noções de higiene e limpeza; 3. Abate; 4. Tipos de animais para o abate; 5. Hierarquia; 6. Direitos e deveres do funcionário; 7. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 8. Noções de primeiros socorros.
GariConhecimentos sobre: 1. Carregamento e descarregamento de lixo sólido e líquido do caminhão de lixo; 2. Serviços de capina em geral; 3. Limpeza de vias públicas e praças municipais; 4. Lavagem de máquinas e veículos; 5. Produtos de limpeza, sua utilidade e aplicação; 6. Instrumentos e materiais utilizados na realização de limpezas em geral; 7. Coleta de lixo e tipos de recipientes; 8. Higiene pessoal e com todo o material mantido sobre a sua responsabilidade; 9. Noções sobre aterro sanitário; 10. Noções sobre reciclagem de lixo; 11. Noções de segurança no trabalho higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 12. Noções de primeiros socorros.
MerendeiraConhecimentos sobre: 1. Contaminação de alimentos e doenças veiculadas por alimentos; 2. Higiene pessoal; 3. Higiene ambiental, de utensílios e equipamentos; 4. Higiene na manipulação de alimentos; 5. Guarda e conservação de alimentos: importância e métodos; 6. Transporte e distribuição de alimentos; 7. Tratamento e destino do lixo: prevenção de doenças; 8. Qualidade da água: importância da água potável e proteção dos reservatórios; 9. Trabalho de cozinha: preparo de café, lanches, merendas e refeições em geral; 10. Controle de estoque de materiais de limpeza e de cozinha; 11. Prevenção e controle de insetos e roedores; 12. Noções de segurança no trabalho; 13. Noções de primeiros socorros.
MotoristaConhecimentos sobre: 1. Legislação (Código Nacional de Trânsito; 2. Regras gerais de circulação; 3. Deveres e proibições; 4. Infrações e penalidades; 5. Dos veículos; 6. Dos condutores de veículos; 7. Direção defensiva; 8. Prevenção de acidentes; 9. Condições adversas; 10. Colisão; 11. Distância; 12. Cruzamento; 13. Ultrapassagem; 14. Curvas; 15. Rodovias; 16. Placas de advertência; 17. Placas de regulamentação; 18. Placas de indicação de serviço auxiliar; 19. Sinalização horizontal; 20. Conhecimento básico de mecânica de automóveis, ônibus e caminhões; 21. Noções de primeiros socorros.
Operador de RetroescavadeiraConhecimentos sobre: 1. Operações com patrolas e tratores de esteira relativos à: nivelamento de solo, abertura de ruas e estradas, espalhamento de pedras, saibro, corte de barrancos, terraplanagem e movimento de terras; 2. Operações com Pá Carregadeira e Retroescavadeira relativos à: abertura de valas, remoção de aterros, carregamento de caminhões com aterros, desgastes, rasgamentos e alisamento de barrancos; 3. Noções de mecânica de máquinas pesadas; 4. Código de Trânsito Brasileiro; 5. Legislação e sinalização de trânsito; 6. Normas gerais de circulação e conduta; 7. Direção defensiva; 8. Proteção ao meio ambiente; 9. Cidadania; 10. Noções de mecânica básica de autos; 11. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 12. Noções de primeiros socorros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

O candidato ao se preparar para as provas do Concurso, de acordo com o programa acima proposto, poderá consultar qualquer bibliografia que trate dos assuntos de forma sistemática e adequada, ao nível do seu grau de escolaridade.

6.2. GRUPO II - CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL (EF) COMPLETO

6.2.1. Português - 10 Questões

1. Interpretação de texto; 2. Ortografia: emprego de letras, acentuação gráfica, divisão silábica; 3. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, pronome, verbo; 4. Sintaxe: colocação pronominal, concordância nominal, concordância verbal, regência verbal.

6.2.2. Matemática - 5 Questões

1. Números reais: números decimais, potenciação de números reais; 2. Polinômios: expressões numéricas e literais, valor numérico de uma expressão literal, termos semelhantes, operações com polinômios, fatoração com fator comum, adição, subtração, multiplicação e divisão de frações algébricas; 3. Equações de 1° grau: resolução de equações de 1° grau. 4. Equações de 2° grau: resolução de equações de 2° grau; 5. Geometria: ponto, reta, planos, área das principais figuras planas.

6.2.3. Conhecimentos Gerais - 10 Questões

1. História e Geografia do Paraná e de Cerro Azul; 2. Assuntos atuais nas áreas: econômica nacional, cientifica, tecnológica, política nacional, cultural, saúde, meio ambiente, esportiva, artística e social do Brasil.

6.24. Conhecimentos Específicos - 15 Questões

CARGO

PROGRAMA

Costureira

Conhecimentos sobre: 1. Alinhavar e coser as entretelas de diferentes peças, com instrumentos comuns de costura e máquina de costurar; 2. Colocar forros, costurando-os à mão ou à máquina; 3. Acabamento, à mão ou à máquina de roupas; 4. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 5. Noções de primeiros socorros.

Mestre de Obras

Conhecimentos sobre: 1. Noções básicas de construção civil; 2. Noções básicas sobre pavimentação urbana; 3. Equipamentos para construção civil e pavimentação; 4. Código de postura; 5. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 6. Noções de primeiros socorros.

6.3. GRUPO III - CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO (EM) COMPLETO

6.3.1. Português - 10 Questões

1. Interpretação de texto; 2. Fonética: dígrafo, encontro consonantal, encontros vocálicos, prosódia, ortoépia; 3. Ortografia: emprego de letras, acentuação gráfica, emprego do porquê, divisão silábica, crase; 4. Morfologia: estrutura das palavras, formação das palavras, classes de palavras; 5. Sintaxe: frase, oração e período, tipos de frases, termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios da oração e vocativo, orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais, orações coordenadas, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal.

6.3.2. Matemática - 5 Questões

1. Números reais: números decimais, potenciação de números reais; 2. Polinômios: expressões numéricas e literais, valor numérico de uma expressão literal, termos semelhantes, operações com polinômios, fatoração com fator comum, adição, subtração, multiplicação e divisão de frações algébricas; 3. Equações de 1° grau: resolução de equações de 1° grau. 4. Equações de 2° grau: resolução de equações de 2° grau; 5. Geometria: ponto, reta, planos, área das principais figuras planas.

6.3.3. Conhecimentos Gerais - 5 Questões

1.. História e Geografia do Brasil, do Paraná; 2. Assuntos atuais nas áreas: econômica (nacional e internacional), cientifica, tecnológica, política (nacional e internacional), cultural, saúde, meio ambiente, esportiva, artística e social do Brasil e do mundo.

6.34. Informática - 5 Questões

1. Sistema Operacional Windows, Microsoft Office e seus aplicativos (Word, Excel e PowerPoint); 2. Hardware (periféricos de entrada, saída e armazenamento, redes de computadores); 3. Software (conceitos e utilização de softwares); 4. Segurança em Informática (spam, spywares, firewall pessoal, backup e recuperação de dados); 5. Utilização de serviços de Outlook Express e Internet.

6.3.5. Conhecimentos Específicos - 15 Questões

CARGO

PROGRAMA

Mecânico de Máquina

Conhecimentos sobre: 1. Utilização adequada das ferramentas; 2. Explosão; 3.

Pesada

Óleos e lubrificantes; 4. Motor; 5. Transmissão; 6. Suspensão; 7. Ignição; 8. Peças de reposição; 9. Sistemas de medidas e utilizadas para as peças, roscas e parafusos; 10. Mecanismos hidráulicos; 11. Implementos; 12. Correias e Correntes; 13. Ferramentas de trabalho das máquinas; 14. Noções básicas sobre segurança, higiene no trabalho, uso de equipamentos de proteção - EPIs; 15. Noções de primeiros socorros.

Agente AdministrativoConhecimentos sobre: 1. Atividades administrativas: conceitos diversos. 2. Conceitos de coordenação e organização; 3. Rotinas de prestação de contas; 4. Organização de arquivos, fichários e de documentos; 5. Rotinas de acompanhamento de tarefas de manutenção e conservação; 6. Atendimento ao público, agendamento, recepção e triagem de visitas a chefias; 7. Práticas de anotação, redação, convocação de reuniões e elaboração de atas; 8. Datilografia e digitação de documentos; 9. Registros diversos: de compromissos e de informações; 10. Serviços básicos de contabilidade; 11. Legislação Municipal: Lei Orgânica do Município e Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Cerro Azul.
Educador SocialConhecimentos sobre: 1. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; 2. Noções básicas sobre as relações humanas; 3. Princípios éticos e fundamentos para a educação de jovens; 4. Normas básicas de segurança em unidades sócio-educativas; 5. Normativas internacionais para a proteção de jovens privados de liberdade e para a administração da justiça da infância e da juventude (ONU - UNICEF); 6. Declaração universal de direitos humanos; 7. Declaração universal dos direitos das crianças (UNICEF); 8. Noções básicas sobre a Pedagogia do Oprimido.
MaestroConhecimentos sobre: 1. Instrumentos de madeira (classificação, extensão, afinação, embocadura e escrita); 2. Instrumentos de metal (classificação, extensão, afinação, embocadura e escrita); 3. Instrumentos de percussão (classificação, extensão, afinação, técnica de execução e escrita); 4. Instrumento de corda aplicados à banda (afinação, extensão e escrita); 5. Formas musicais e gêneros musicais; 6. Andamentos (marcação metronômica); 7. Análise harmônica; 8. Construção de escalas (maiores, menores e exóticas); 9. Instrumentos transpositores (leitura, escrita e execução); 10. Harmonização de melodias.
AgrimensorConhecimentos sobre: 1. Medidas de distâncias: diretas com trenas, indiretas com teodolito; 2. Aparelhos topográficos (teodolitos, níveis); 3. Demais materiais topográficos como: fichas, piquetes, estacas testemunhas, fita de agrimensor, mira falante, balizas, tripé; 4. Execução de levantamentos planimétricos e altimétricos e cadernetas utilizadas; 5. Legislação Técnica; 6. Conceitos de CAD (Desenho Assistido por Computador); 7. Noções de Microstation; 8. Noções de software Datageosis.
Técnico AgrícolaConhecimentos sobre: 1. A propriedade agrícola: metodologia para avaliação das atividades agrícolas, econômicas e pastoris - fatores intrínsecos e extrínsecos à propriedade agrícola; 2. Adaptação de terras à exploração agrícola (metodologia e recomendações): matas, várzeas, campos nativos e áridas; 3. Sistemas de cultivos: sistema convencional, sistema cultivo mínimo, sistema plantio direto na palha e sistema sobressemeadura; 4. Adubações verdes: de verão e de inverno; 5. Rotações de culturas: planejamento dos sistemas de rotações, rotações de inverno e rotações de verão; 6. Sistemas orgânicos de produção: agricultura biodinâmica, agricultura orgânica e agricultura alternativa; 7. Técnicas culturais: tratos culturais relativos ao solo, tratos culturais relativos às plantas, tratamento fitossanitário e controle de plantas de daninhas; 8. Sistemas de produção: métodos de propagação das plantas cultivadas, épocas de semeadura, espaçamento e densidade de semeadura; 9. Técnicas de colheita: mecanizada, manual, problemas de campo relativos à máquina e problemas de campo relativos às plantas; 10. Técnicas pós colheita: secagem, beneficiamento e armazenamento; 11. Ensilagem - alimentação animal: tipos de silos, a prática de ensilagem e colheita das principais plantas forrageiras para ensilagem; 12. Fenação: metodologia, principais espécies forrageiras, alimentação de feno para as diferentes espécies animais; 13. Pecuária: quanto à produção animal serão abordados os principais aspectos da bovinocultura (de corte e leiteira), suinocultura e avicultura; 14. Manejo: conhecimento das particularidades de cada espécie explorada; 15. Sanidade: controle e prevenção das principais doenças e parasitoses; 16. Principais raças e aptidões; 17. Reprodução: ciclo reprodutivo e técnicas promotoras de maiores produtividades; 18. Agricultura familiar.
Técnico em Raio XConhecimentos sobre: 1. Rotinas de exames radiológicos: tempo de exposição, cuidados no controle de radiação (recomendações gerais), preparo do paciente; 2. Tomada radiografia: geral e odontológica; 3. Termos e nomes usados na prática radiológica; 4. Câmara escura: técnicas e componentes; 5. Raio X - contrastado. 6. Noções de Saúde Pública - SUS; 7. Ética profissional (Programa de saúde pública encontra-se abaixo da tabela).
Técnico em Higiene DentalConhecimentos sobre: 1. Conhecimentos gerais de ciências e saúde oral; 2. O ambiente e sua influência na saúde do indivíduo; 3. Fisiologia oral; 4. Noções de higiene bucal; 5. Métodos de higienização; 6. Dieta; 7. Noções básicas de microbiologia: inflamação, infecção, resistência, assepsia, antissepsia, desinfecção, esterilização; 8. Noções de anatomia dental; 9. Identificação dos elementos de suporte dentário; 10. Funções da mastigação na digestão; 11. Noções sobre cárie dental: etiologia, prevenção, controle; 12. Materiais dentários; 13. Radiologia; 14. Métodos e técnicas de ergonomia; 15. Organização e métodos administrativos; 16. Biossegurança; 17. Noções de Saúde Pública - SUS; 18. Ética profissional (Programa de saúde pública encontra-se abaixo da tabela).
Técnico de EnfermagemConhecimentos sobre: 1. Técnicas básicas de enfermagem; 2. Cuidado de saúde do idoso; 3. Cuidado de saúde da criança; 4. Cuidado de saúde do adulto; 5. Assistência ao cliente em tratamento clínico; 6. Assistência ao cliente em tratamento cirúrgico; 7. Assistência à criança, a mulher e ao adolescente; 8. Assistência ao cliente em situação de urgência e emergência; 9. Assistência ao cliente em estado grave; 10. Assistência a parturiente e recém-nato; 11. Assistência ao cliente de UTI (pediátrica, neonatal, geral e cardíaca); 12. Assistência ao cliente no centro cirúrgico; 13. Atendimento de enfermagem de urgências e emergências pediátricas; 14. Atendimento de enfermagem de urgências e emergências adulto; 15. Atendimento de enfermagem médico cirúrgica em pediatria; 16. Atendimento de enfermagem médico cirúrgica em adulto; 17. Ética profissional; 18. Noções de Saúde Pública - SUS (Programa de Saúde Pública encontra-se abaixo da tabela).

PROGRAMA DE SAÚDE PÚBLICA:

1. Política Nacional de Saúde no Brasil - Atualidades.

2. Saneamento Básico.

3. Municipalização da Saúde.

4. Nutrição e Saúde.

5. Doenças Causadas por Vírus, Bactérias, Protozoários e Vermes.

6. Educação em Saúde.

7. Tóxicos, Álcool e Fumo.

8. Sistema Único de Saúde - SUS.

9. Trabalho em Equipe Multidisciplinar e Multiprofissional.

10. Higiene Social, Sanitária e Mental.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

O candidato ao se preparar para as provas do Concurso, de acordo com o programa acima proposto, poderáconsultar qualquer bibliografia que trate dos assuntos de forma sistemática e adequada, ao nível do seu grau de escolaridade.

6.4. GRUPO IV - CARGO DE NÍVEL ENSINO MÉDIO (EM) OU ENSINO SUPERIOR (ES) COMPLETO (EDUCAÇÃO)

6.4.1. Português - 8 Questões

1. Interpretação de texto; 2. Fonética: dígrafo, encontro consonantal, encontros vocálicos, prosódia, ortoépia; 3. Ortografia: emprego de letras, acentuação gráfica, emprego do porquê, divisão silábica, crase; 4. Morfologia: estrutura das palavras, formação das palavras, classes de palavras; 5. Sintaxe: frase, oração e período, tipos de frases, termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios da oração e vocativo, orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais, orações coordenadas, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal.

6.4.2. Matemática - 5 Questões

1. Números reais: números decimais, potenciação; 2. Polinômios: expressões numéricas e literais, valor numérico de uma expressão literal, termos semelhantes, operações com polinômios, fatoração com fator comum, adição, subtração, multiplicação e divisão de frações algébricas; 3. Equações de 1°. Grau: resolução de equações de 1°. Grau; 4. Geometria: ângulos de duas paralelas com uma transversal, triângulos, quadriláteros, área de figuras planas.

6.4.3. História - 4 Questões

1. Introdução aos estudos históricos; 2. História do Brasil (colônia); 3. História do Brasil (império); 4. História do Brasil (república); 5. História antiga e medieval; 6. História moderna e contemporânea.

6.4.4. Geografia - 4 Questões

1. Geografia física; 2. Geografia humana; 3. Geografia econômica; 4. Geografia do Brasil; 5. Geografia do Paraná; 6. Geografia dos continentes.

6.4.5. Ciências - 4 Questões

1. O estudo dos ambientes (biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera); 2. A vida e o tempo (evolução da biologia e origem da vida); 3. Seres vivos; 4. Corpo humano; 5. Ecologia; 6. Evolução (seleção natural e adaptação, teorias); 7. Fenômenos físicos e químicos.

6.4.6. Conhecimentos Específicos - 15 Questões

CARGO

PROGRAMA

Professor

Conhecimentos sobre: 1. Processos de construção da escrita, do número e do desenho; 2. Desenvolvimento da fala e da leitura; 3. Visão de trabalho em equipe; 4. Visão inclusiva no processo ensino/aprendizagem no âmbito das necessidades educativas especiais; 5. Concepção do processo de ensino e aprendizagem; 6. Fundamentação teórica, orientações metodológicas e enfoques didáticos das diferentes áreas do ensino numa visão interdisciplinar; 7. Currículo: conceito, fundamentos e componentes; 8. Avaliação do processo educativo; 8. Processos do desenvolvimento infantil: aspectos físicos, afetivo, cognitivo e social; 9. Importância do brincar no processo ensino/aprendizagem; 10. Resoluções de situações de problemas vinculados ao processo de ensino/aprendizagem; 11. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs): orientações gerais, temas transversais; 12. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9394/96; 13. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8069/90; 14. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - Parecer n° 04/98.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

O candidato ao se preparar para as provas do Concurso, de acordo com o programa acima proposto, poderá consultar qualquer bibliografia que trate dos assuntos de forma sistemática e adequada, ao nível do seu grau de escolaridade.