Prefeitura de Cascavel - PR

Notícia:   Prefeitura de Cascavel - PR oferece 490 vagas com salários de até 11,8 mil

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO Nº 031/2012

O PREFEITO MUNICIPAL DE CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONSIDERANDO O DISPOSTO NO INCISO II DO ARTIGO 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NOS TERMOS DA LEI MUNICIPAL N.° 5.598, DE 1510912010,

TORNA PÚBLICO

A realização de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para os cargos efetivos abaixo relacionados, mediante as condições estabelecidas neste edital, sendo executado pela Empresa de Seleção Pública e Privada - ESPP.

- CARGOS DE NÍVEL BÁSICO: Agente Comunitário de Saúde - Áreas: Aclimação, Cataratas, Colméia, Floresta, Morumbi, Navegantes, Pacaembu, Palmeiras, Período, Santa Bárbara, São Francisco, São João, São Salvador, Sede Alvorada e Vila Tolentino, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Marceneiro, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro e Zelador;

- CARGOS DE NÍVEL MÉDIO: Agente Funerário, Atendente de Farmácia, Monitor Educacional, Técnico Agrícola e Técnico em Segurança do Trabalho;

- CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: Advogado, Analista Programador de Sistemas, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo, Médico 40 horas - Função: Ginecologista/Obstetra, Médico Veterinário, Pedagogo e Psicólogo.

O detalhamento dos cargos contendo o quantitativo de vagas, reserva para deficientes, requisitos, carga horária, vencimentos, atribuições sumária e valor da taxa de inscrição de cada cargo está disposto no Anexo I deste Edital.

A atribuição detalhada dos cargos previstos neste edital poderá ser consultada no endereço eletrônico www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/manual-de-cargos.pdf sendo que essa está em constante atualização devido ao desenvolvimento, atualização e modernização do serviço público municipal e das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.

1 DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições poderão ser realizadas por meio da Internet, de acordo com o subitem 1.2 deste Edital, no período de 05/03/2012 a 16/03/2012 ou pessoalmente, conforme subitem 1.3 deste Edital, neste mesmo período, no andar térreo da Prefeitura Municipal de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h.

1.2. INSCRIÇÕES PELA INTERNEI Para inscrever-se via Internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.esppconcursos.com.br e efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:

1.2.1. Ler atentamente este Edital de Concurso e anexos, sendo que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para investidura no cargo.

1.2.2. Preencher corretamente o formulário de inscrição, conferir e transmitir os dados pela Internet.

1.2.3. Imprimir o comprovante de inscrição/boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição correspondente, que poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou nas Casas Lotéricas.

1.2.4. Para a inscrição via internet não será exigido o envio de qualquer documentação à Prefeitura Municipal de Cascavel, salvo nos casos previstos nos subitens 1.6 e 1.13 deste Edital.

1.3. INSCRIÇÕES PRESENCIAIS: Serão disponibilizados terminais de computador com acesso à internet e pessoal capacitado para a realização das inscrições dos candidatos, devendo ser observado o que segue:

1.3.1. Ler atentamente este Edital de Concurso e anexos, sendo que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para investidura no cargo.

1.3.2. Apresentar-se no andar térreo da Prefeitura Municipal de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, munido de CPF e documento oficial de identidade com foto. São considerados documentos oficiais de identidade para fins deste Edital a Carteira de Identidade, a Carteira de Identidade Profissional, a Carteira Nacional de Habilitação com foto ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

1.3.3. Conferir os dados lançados no formulário de inscrição.

1.4. O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à taxa de inscrição no prazo máximo de 02 (dois) dias, a contar da realização da inscrição, limitado à 19/03/2012.

1.4.1. Caso ocorra a expiração do prazo estabelecido para o pagamento, o candidato deverá acessar novamente o site e emitir 2a via do boleto bancário ou procurar o posto de atendimento na Prefeitura Municipal de Cascavel até o dia 19/03/2012, nos horários previstos no subitem 1.1.

1.4.2. Não serão homologadas as inscrições cujo boleto bancário tenha sido quitado por meio de agendamento bancário com compensação após 19/03/2012.

1.4.3. Não serão homologadas as inscrições cujos pagamentos forem efetuados após o prazo estabelecido no subitem 1.4.

1.5. As inscrições somente serão efetivadas após a confirmação, por meio de compensação bancária, do pagamento da taxa de inscrição.

1.6. Será concedida isenção da taxa de inscrição, nos seguintes casos:

1.6.1. Ao candidato Doador Fidelizado de Sangue, conforme Resolução da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA n.° 329/2009, condicionado à comprovação por meio de certificação expedida pelas Unidades Hemoterápicas Públicas e privadas contratadas e/ou conveniadas/consorciadas ao SUS, devendo ser observado o que segue:

1.6.1.1. O candidato deverá efetuar sua inscrição utilizando-se do link "Pedido Isenção" o qual fará sua inscrição no Concurso Público juntamente ao pedido de isenção da taxa de inscrição. O Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, acompanhado de cópia autenticada ou original do Certificado de Doador Fidelizado válido, expedido por unidade hemoterápica na forma do previsto no item 1.6.1, deverá ser apresentado no posto de atendimento das inscrições, na Prefeitura Municipal de Cascavel, no período de 05/03/2012 a 16/03/2012.

1.6.2. Ao candidato desempregado, condicionado à comprovação por meio da Carteira de trabalho, do cadastro na Agência do Trabalhador do Município de Cascavel e que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, devendo estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, conforme Decreto Federal n.° 6.135, de 2007, devendo comprovar, ainda, domicílio eleitoral no Município de Cascavel de no mínimo 90 (noventa) dias.

1.6.2.1. O candidato deverá efetuar sua inscrição utilizando-se do link "Pedido Isenção" o qual fará sua inscrição no Concurso Público juntamente ao pedido de isenção da taxa de inscrição. O Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição juntamente com os documentos comprobatórios que seguem, deverão ser apresentados no posto de atendimento das inscrições, na Prefeitura Municipal de Cascavel, no período de 05/03/2012 a 16/03/2012.

1.6.2.1.1.Original e cópia autenticada da Carteira de Trabalho da primeira e segunda página do documento (número e qualificação), da página de registro do último emprego e, ainda, da página que consta o carimbo do cadastro na Agência do Trabalhador;

1.6.2.1.2.Original do relatório analítico, atualizado nos últimos 12 (doze) meses, do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.

1.6.2.1.3. Quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que comprove seu domicílio eleitoral há no mínimo 90 (noventa) dias a contar da data de publicação do Edital de Abertura do Concurso.

1.6.2.1.3.1.Poderá ser apresentado o documento de quitação eleitoral emitido via internet pelo site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, www.tse.gov.br.

1.6.3. Caso o pedido de isenção da taxa de inscrição seja indeferido, o candidato terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contadas da publicação da decisão no Órgão Oficial Eletrônico do Município, para fazer o recolhimento da respectiva taxa de inscrição, sob pena de não ter sua inscrição homologada.

1.7. Não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição, sob nenhuma hipótese.

1.8. Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverão inscrever-se no concurso público para a área de atuação, a qual deverá coincidir com sua área de residência, sendo observados, rigorosamente, os limites da área pretendida, conforme especificado no Anexo III - Mapas Representativos das Áreas de Atuação do Agente Comunitário de Saúde e Anexo IV - Descrições das Áreas de Atuação do Agente Comunitário de Saúde.

1.9. Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo constante neste Edital, desde que não haja coincidência de data e/ou horário de realização das provas.

1.9.1. Em hipótese alguma poderá haver alteração da inscrição. O candidato que, após efetuado o pagamento, desejar alterar o cargo, poderá fazê-lo somente mediante preenchimento e pagamento de nova inscrição.

1.9.2. O candidato que inscrever-se para mais de um cargo, cujas provas sejam realizadas no mesmo turno, terá suas inscrições homologadas, devendo o candidato fazer a opção por um dos cargos no momento da realização da prova.

1.10. Depois de efetivada a inscrição, os dados pessoais do candidato somente poderão ser alterados, em caso de incorreção, mediante protocolo endereçado à Comissão Organizadora de Concursos, ou no dia de realização da prova escrita, mediante registro na ata de sala.

1.11. Ao inscrever-se o candidato se responsabilizará pela veracidade e exatidão das informações prestadas, aceitando de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

1.12. O Município de Cascavel e a Empresa de Seleção Pública e Privada não se responsabilizarão por solicitações de inscrições via Internet não recebidas em virtude de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados.

1.13. Os candidatos com deficiência deverão protocolar até as 17h do dia 16/03/2012, na Prefeitura Municipal de Cascavel, endereçada à Comissão Organizadora de Concursos, solicitação de reserva de vagas, conforme Anexo V, acompanhada de laudo médico, original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID, com a provável causa da deficiência, nos termos da Lei Municipal n.° 5.598/2010.

1.13.1.Caso julgue necessário, a Equipe Multiprofissional poderá solicitar exames e/ou laudos complementares, os quais deverão ser apresentados dentro dos prazos estabelecidos pela Equipe, sendo que os custos serão arcados pelos candidatos.

1.13.2.Não serão aceitos laudos médicos emitidos há mais de 180 (cento e oitenta) dias da data de publicação deste Edital.

1.13.3. Os laudos médicos protocolados não serão devolvidos aos candidatos.

1.14. A Comissão Organizadora de Concursos publicará aviso de homologação das inscrições no Órgão Oficial Eletrônico do Município e divulgará a relação das inscrições homologadas nos endereços eletrônicos www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.

2 DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

2.1. É assegurado o direito de inscrição no Concurso de que trata este Edital às pessoas com deficiência, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores, nos termos da Lei Municipal n.° 5.598/2010 e do Decreto Federal n.° 3.298/1999 e suas atualizações.

2.2. São reservadas 5% (cinco por cento) das vagas abertas por este Edital às pessoas com deficiência, de conformidade com o inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e com a Lei Municipal n.° 5.598/2010.

2.3. O direito de concorrer à reserva de vagas será analisado pela Equipe Multiprofissional que, após avaliação do laudo médico, protocolado conforme previsto no subitem 1.13, deliberará se o candidato com deficiência atende aos critérios estabelecidos na Lei Municipal n.° 5.598/2010 e no Decreto Federal n.° 3.298/1999.

2.4. Caso o candidato inscrito como pessoa com deficiência não se enquadre nas categorias no Decreto Federal n.° 3.298/1999, a homologação de sua inscrição se dará na listagem geral de candidatos e não na listagem específica para pessoas com deficiência.

2.5. O candidato não terá direito à reserva de vagas, caso não apresente o laudo médico e/ou os exames complementares, nos termos do subitem 1.13.

2.6. O candidato com deficiência que necessitar de adaptação e/ou condições especiais para a realização das provas deverá requerê-las à Comissão Organizadora de Concursos, por meio de formulário específico, constante no Anexo V, até o dia 16/03/2012, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, indicando os recursos necessários para a realização das provas, nos termos da Lei Municipal n.° 5.598/2010.

2.6.1. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise da Equipe Multiprofissional e da Comissão Organizadora de Concursos quanto à necessidade e razoabilidade do pedido.

2.6.2. Não serão aceitos documentos enviados via postal, correio eletrônico ou via fax.

2.7. Os candidatos com deficiência participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere às etapas do concurso, ao conteúdo das provas, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

2.8. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas à pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

2.9. A não observância, pelo candidato, de quaisquer das disposições previstas no item 2 e seus subítens deste Edital, implicará na perda do direito de concorrer às vagas reservadas à pessoas com deficiência.

3 DAS ETAPAS DO CONCURSO

3.1. O concurso será constituído das seguintes etapas:

· PROVA ESCRITA, de caráter eliminatório e classificatório, onde será avaliado os conhecimentos gerais e específicos. A prova escrita será aplicada para todos os candidatos e será composta de questões objetivas de múltiva escolha, conforme previsto no item 3.2;

· PROVA PRÁTICA, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa (prova escrita), para os candidatos dos cargos de Advogado, Analista Programador de Sistemas, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Marceneiro, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu e Pedreiro, conforme item 3.3;

· EXAME PRÉ-ADMISSIONAL, de caráter eliminatório, tendo a finalidade de verificar as condições físicas, mentais e psicológicas necessárias ao desempenho das funções do cargo público postulado e consistirá de exame médico clínico e, se necessário exames complementares, bem como, de avaliação psicológica, a ser aplicado a todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores e convocados para posse no cargo, conforme previsto no item 3.5.

3.2. DA PROVA ESCRITA

3.2.1. A prova escrita para os cargos abaixo relacionados está prevista para ser realizada no dia 22/04/2012, sendo que os locais de realização serão divulgados em edital, a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.

3.2.2. Aos cargos em que o conteúdo de Língua Portuguesa compõe a Prova Escrita, não serão utilizadas as novas regras gramaticais previstas no acordo ortográfico.

3.2.3. As provas escritas para os cargos de Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Marceneiro, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro e Zelador serão compostas de 30 (trinta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QDE. DE QUESTÕES

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Conhecimentos Específicos do cargo

10

TOTAL

30

3.2.4. As provas escritas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Motorista I e Motorista II serão compostas de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QDE. DE QUESTÕES

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Conhecimentos Específicos do cargo

20

TOTAL

40

3.2.5. As provas escritas para os cargos de Agente Funerário, Atendente de Farmácia, Técnico Agrícola e Técnico em Segurança do Trabalho serão compostas de 50 (cinquenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QDE. DE QUESTÕES

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Conhecimentos Específicos do cargo

30

TOTAL

50

3.2.6. A prova escrita para o cargo de Monitor Educacional será composta de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta e da produção de um texto dissertativo (redação), conforme segue:

CONHECIMENTOS GERAIS

QDE. DE QUESTÕES

PESO

TOTAL

Ciências

05

1,8

09

Geografia

05

1,8

09

História

05

1,8

09

Língua Portuguesa

05

1,8

09

Matemática051,809
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Noções de higiene, primeiros socorros e cuidados infantis.050315
Fundamentos da Educação100220
TOTAL40-80
TEXTO DISSERTATIVO (REDAÇÃO)-20
TOTAL PROVA ESCRITA--100

3.2.6.1. Somente será corrigido o Texto Dissertativo (Redação) dos candidatos que obtiverem o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento dos pontos na Prova Escrita Objetiva.

3.2.6.2. A Redação deverá ser constituída de texto dissertativo, com no mínimo 25 (vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) linhas, versando sobre tema da atualidade, sendo considerados, na correção, a capacidade de estruturação lógica do texto, a coerência entre a fundamentação e a conclusão, a clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma. Será atribuída nota 0 (zero) à dissertação desenvolvida em desacordo com o tema proposto.

3.2.6.3. A correção da redação se dará seguindo os seguintes critérios:

CRITÉRIOS DE CORREÇÃOVALOR
1. Estruturação lógica do texto

· Atribuição do título

· Estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão)

5
2 Coerência entre a fundamentação e a conclusão

· Concatenação do texto dissertativo

· Elaboração da proposta de intervenção

5
3 Clareza na exposição das idéias

· Conhecimento dos mecanismos lingüísticos da dissertação

5
4. Domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma, incluindo: ortografia, acentuação e crase, flexão e emprego das palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal.(1)5

(1) Desconto de 0,5 pontos para cada erro

3.2.6.3.1. Será corrigida a redação transcrita no verso na folha de respostas objetivas, sendo desconsiderada a redação entregue na folha provisória utilizada como rascunho.

3.2.7. As provas escritas para os cargos de Médico 40 horas - Ginecologista/Obstetra, Pedagogo e Psicólogo serão compostas de 50 (cinquenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QDE. DE QUESTÕES

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos do cargo

35

TOTAL50

3.2.8. As provas escritas para os cargos de Advogado, Analista Programador de Sistemas, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo e Médico Veterinário, serão compostas de 50 (cinquenta) questões objetivas, de conhecimentos específicos dos cargos e respectivas especialidades, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si.

3.2.9. A nota máxima será de 100 (cem) pontos, exigindo-se, para aprovação, no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento, isto é, 60 (sessenta) pontos.

3.2.9.1. Para os candidatos inscritos para o cargo de Monitor Educacional, a aprovação se dará mediante o seguinte aproveitamento:

3.2.9.1.1. No mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova escrita objetiva; e

3.2.9.1.2. No mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento no texto dissertativo;

3.2.9.2. O resultado da prova escrita será apresentado com duas casas decimais, arredondando-se o número para cima caso o algarismo da terceira casa decimal seja igual ou superior a cinco.

3.2.10. Compõem este Edital os seguintes anexos, os quais serão disponibilizados nos endereços eletrônicos www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento:

· Demonstrativo dos cargos - Anexo I;

· Conteúdo programático das provas escritas - Anexo II;

· Mapas representativos das áreas de atuação do Agente Comunitário de Saúde - Anexo III;

· Descrições das áreas de atuação do Agente Comunitário de Saúde - Anexo IV;

· Requerimento de Reserva de Vagas para os candidatos com deficiência - Anexo V;

3.2.11. As provas escritas dos cargos Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Marceneiro, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro e Zelador terão a duração de 03 (três) horas, contadas a partir da autorização dada pelo fiscal de sala para início das mesmas.

3.2.12. As provas escritas dos cargos de Agente Funerário, Atendente de Farmácia, Advogado, Analista Programador de Sistemas, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo, Médico 40 horas, Médico Veterinário, Monitor Educacional, Pedagogo, Psicólogo, Técnico Agrícola e Técnico em Segurança do Trabalho, terão a duração de 04 (quatro) horas, contadas a partir da autorização dada pelo fiscal de sala para início das mesmas.

3.2.13. O candidato deverá comparecer ao local da prova escrita munido do comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta, sendo imprescindível a apresentação de qualquer um dos documentos citados no subitem 3.4.1, para ingresso à sala de provas.

3.2.14. O candidato não poderá ausentar-se da sala durante a realização da prova escrita, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia de um fiscal itinerante.

3.2.15. O cartão de respostas será considerado como único e definitivo documento para efeito de correção da prova escrita objetiva, devendo ser assinado e preenchido corretamente pelo candidato, de acordo com as instruções contidas na capa da prova e/ou no cartão de respostas, não podendo haver substituição em virtude de erro ou rasura do candidato.

3.2.15.1. Não serão computadas as questões não assinaladas, assim como aquelas que contenham mais de uma resposta ou, ainda, que contenham emenda, rasura ou preenchidas fora do padrão estabelecido no cartão de respostas, ainda que legíveis, sendo de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no cartão de respostas.

3.2.16. No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica de alguma questão, poderá solicitar ao fiscal de sala o registro na Ata de Sala, a qual será encaminhada para análise da Comissão Organizadora de Concursos.

3.2.16.1. Se da análise das Atas de Sala resultar anulação de questões, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova, independentemente da formulação de recursos.

3.2.16.2. Se da análise das Atas de Sala resultar alteração do gabarito preliminar, essa alteração valerá para todos os candidatos presentes à prova, independentemente da formulação de recursos.

3.2.17. Ao término da prova, os candidatos poderão levar o caderno de prova, respeitado o previsto no subitem 3.2.18.

3.2.18. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de prova por, no mínimo, uma hora após o início da mesma, sob pena de eliminação do concurso.

3.2.19. Durante a realização das provas não serão permitidas consultas de qualquer natureza, uso de telefone celular, óculos escuros, fones de ouvido, chapéus, bonés ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos ou similares.

3.3. DA PROVA PRÁTICA

3.3.1. Participarão da prova prática os candidatos inscritos para os cargos de Advogado, Analista Programador de Sistemas, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Marceneiro, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu e Pedreiro, classificados na primeira etapa do concurso (prova escrita), sendo que as datas, horários e locais de realização das provas serão divulgados em edital a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, nos endereços eletrônicos www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.

3.3.2. A nota máxima será de 100 (cem) pontos, exigindo-se, para aprovação, no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento, isto é, 60 (sessenta) pontos.

3.3.3. As provas práticas terão a seguinte composição:

3.3.3.1. Para o cargo de Advogado, a prova prática será composta de 03 (três) questões dissertativas e redação de peça processual conforme segue:

a) Peça processual:

DescriçãoPeso
Elaboração de uma peça processual envolvendo conhecimentos específicos para o exercício da função (Anexo II)40

b) Questões dissertativas:

Descrição: As questões dissertativas versarão sobre conhecimentos específicos para o exercício da função Anexo II)Peso
Questão Dissertativa n.° 0120
Questão Dissertativa n.° 0220
Questão Dissertativa n.° 0320
TOTAL60

3.3.3.1.1.A prova prática do cargo de Advogado será avaliada quanto ao domínio do conteúdo dos temas abordados, demonstração de conhecimento técnico aplicado, domínio de redação jurídica e desempenho técnico-jurídico do candidato.

3.3.3.1.2. Será atribuída nota zero à prova prática nos seguintes casos:

a) Fugir do tema proposto;

b) Apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas em forma de verso);

c) For assinada fora do local apropriado;

d) Apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;

e) For escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;

f) Estiver em branco;

g) Apresentar letra ilegível.

3.3.3.1.3. Não será considerado o conteúdo da resposta apontado fora do espaço definido para esse fim, não havendo em hipótese alguma a substituição da folha de resposta definitiva.

3.3.3.2. Para o cargo de Analista Programador de Sistemas a prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades práticas de análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas e redes, abrangendo os conhecimentos necessários ao profissional para o exercício do cargo.

3.3.3.3. Para o cargo de Carpinteiro, Eletricista e Marceneiro, a prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades práticas, na presença de examinadores, abrangendo os conhecimentos necessários aos profissionais no exercício do cargo, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Organização do trabalho;

b) Uso correto de instrumentos e equipamentos;

c) Habilidade e destreza no desenvolvimento das tarefas;

d) Conhecimento prático sobre as atividades desenvolvidas.

3.3.3.4. Para o cargo de Coveiro e Pedreiro a prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades práticas, na presença de examinadores, abrangendo os conhecimentos necessários aos profissionais no exercício do cargo, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Preparação de massa;

b) Alinhamento e levantamento de paredes de tijolos;

c) Reboco e calfinamento de paredes;

d) Assentamento de pisos e revestimentos;

e) Uso correto de instrumentos e equipamentos;

f) Outras atividades relativas à função.

3.3.3.5. Para o cargo de Motorista I e Motorista II a prova prática consistirá de teste de direção veicular, na presença de examinadores, em percurso a ser determinado no momento da prova, onde serão avaliados os seguintes itens: verificação das condições do veículo, partida e parada, uso do câmbio e dos freios, localização do veículo na pista, observação de normas e das placas de sinalização, velocidade desenvolvida, obediência às situações do trajeto e colocação em vaga (baliza).

3.3.3.5.1.A prova prática será valorada da seguinte forma: o candidato inicia com 100 (cem) pontos, sendo-lhe subtraído o somatório dos pontos perdidos relativos às faltas cometidas durante a realização da prova, de acordo com a seguinte pontuação:

FALTAS PONTOS

· Gravíssimas

30

· Graves

20

· Médias

10

· Leves

5

3.3.3.5.2.A pontuação final será calculada de acordo com a seguinte fórmula: Pontuação da Prova Prática = (100 pontos - E PP), sendo "E PP" = somatória dos pontos perdidos.

3.3.3.5.2.1. Os candidatos quando convocados para a realização da prova prática, deverão comparecer ao local designado munidos da Carteira Nacional de Habilitação - CNH com foto, original ou fotocópia autenticada, dentro do prazo de validade, observando, ainda, a categoria mínima exigida para o cargo, sendo que a não observância desses critérios implicará na eliminação do candidato.

3.3.3.6. O candidato deverá fazer uso de óculos ou lentes de contato, quando houver tal exigência na Carteira Nacional de Habilitação, não sendo permitida a realização da prova sem tais acessórios, implicando o descumprimento desta exigência na eliminação do candidato do concurso.

3.3.3.7. Para os cargos de Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, a prova prática consistirá na operação da máquina específica, na presença de examinadores, em tarefa a ser determinada no momento da prova, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Verificação das condições da máquina;

b) Verificação dos itens e procedimentos de segurança;

c) Partida, movimentação e parada;

d) Uso dos instrumentos de manuseio, e

e) Obediência às situações do trajeto.

3.3.3.7.1.A prova prática será aplicada levando-se em consideração os mesmos critérios dispostos nos itens 3.3.3.5 e seus subitens.

3.3.3.7.2. Os candidatos aos cargos de Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, quando convocados para a realização das provas práticas deverão comparecer ao local designado munidos da Carteira Nacional de Habilitação - CNH com foto, original ou fotocópia autenticada, dentro do prazo de validade, observando, ainda, a categoria mínima exigida para os cargos, sendo que a não observância desses critérios implicará na eliminação do candidato.

3.3.3.7.3. O candidato deverá fazer uso de óculos ou lentes de contato, quando houver tal exigência na Carteira Nacional de Habilitação, não sendo permitida a realização da prova sem tais acessórios, implicando o descumprimento desta exigência na eliminação do candidato do concurso.

3.3.4. Os horários, datas e locais, bem como os demais critérios de avaliação das provas práticas serão divulgados em edital específico, por ocasião da convocação dos candidatos para realização desta etapa.

3.4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE AS ETAPAS DO CONCURSO

3.4.1. Para fins deste Edital, considera-se documento oficial de identificação a Carteira de Identidade, a Carteira de Identidade Profissional, a Carteira Nacional de Habilitação com foto ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

3.4.1.1. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3.4.1.2. O candidato impossibilitado de apresentar, no dia da aplicação das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial emitido há no máximo 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de realização das provas, e cópia do documento de identificação.

3.4.2. Não haverá possibilidade de constituição de banca especial para a realização de nenhumas das provas deste concurso.

3.4.3. É de inteira responsabilidade do candidato a correta identificação dos locais de aplicação das provas e o comparecimento nos dias e horários determinados.

3.4.4. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para realização das provas, seja qual for o motivo alegado pelo candidato, importando a ausência na sua eliminação do concurso.

3.4.5. O candidato deverá assinar lista de presença em todas as etapas do concurso, sob pena de ser considerado ausente.

3.4.6. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato ou de pessoas estranhas ao concurso nas dependências do local de aplicação da prova escrita, salvo na hipótese prevista no subitem 3.4.7.

3.4.7. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova escrita deverá levar um acompanhante, o qual ficará em local reservado e será responsável pela guarda da criança, observado as condições previstas no item 3.2.14.

3.4.8. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração das provas.

3.4.9. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que durante a realização das provas:

a) for surpreendido, em ato flagrante, comunicando-se com outro candidato ou utilizando-se de consultas a equipamentos ou aparelhos eletrônicos não permitidos, quando da realização da prova escrita;

b) comparecer ao local das provas embriagado ou praticar quaisquer atos que venham a perturbar a ordem normal dos trabalhos;

c) utilizar-se de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos;

d) for descortês para com quaisquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridades presentes;

e) for responsável por falsa identificação pessoal.

3.4.10. Ao término das provas, o candidato deverá deixar imediatamente o recinto, sendo terminantemente proibido fazer contato com candidatos que ainda não tenham terminado a prova, sob pena de ser excluído do concurso.

3.4.11. Os examinadores designados terão autonomia na elaboração e julgamento das provas.

3.5. DO EXAME PRÉ-ADMISSIONAL

3.5.1. O exame pré-admissional, de caráter eliminatório, tem a finalidade de verificar as condições físicas e mentais necessárias ao desempenho das funções do cargo público postulado e será realizado pela Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Cascavel, consistindo em exame clínico, avaliação psicológica e, se necessário, em exames complementares.

3.5.1.1. Quando exigidos exames complementares, para melhor comprovar o estado físico e de saúde do candidato, fica este obrigado a cumprir os prazos que forem estabelecidos pelo médico do trabalho do Município para a entrega dos respectivos resultados, sob pena de ser eliminado do concurso público.

3.5.2. O candidato será submetido ao exame médico pré-admissional, sendo considerado inapto nessa etapa o candidato que tiver condição física e/ou de saúde incompatível com o cargo público, devidamente atestado pelo médico do trabalho.

3.5.3. Será considerado habilitado, no exame médico, o candidato que obtiver o resultado de APTO para o cargo.

3.5.4. A avaliação psicológica é parte integrante do concurso conforme regulamenta o Decreto Municipal n.° 10.376/2012, sendo eliminado o candidato considerado inapto nesta fase.

3.5.5. A avaliação psicológica será aplicada ao candidato quando convocado, consistindo na aplicação de baterias de testes psicológicos, de aptidão, sanidade mental, de personalidade, visando aferir se o candidato possui perfil adequado ao exercício das atividades inerentes ao cargo pretendido.

3.5.6. Será considerado inapto o candidato que não atender aos requisitos de aferição estabelecidos para cada teste ou que apresente características, quer estruturais, quer situacionais, que denotem comprometimento nas esferas psíquicas ou neurológicas.

3.5.7. Não haverá por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da avaliação psicológica.

3.5.8. O candidato somente poderá ausentar-se do recinto da aplicação da avaliação psicológica após o término da aplicação dos testes.

3.5.9. O candidato não poderá levar consigo os cadernos de testes.

3.5.10. Será considerado habilitado, nesta fase, o candidato que obtiver o resultado de APTO para o cargo.

3.5.10.1. A inaptidão nesta avaliação não significa a pressuposição da existência de transtornos mentais, indicando apenas que o candidato não atende aos parâmetros exigidos para o exercício das atribuições preestabelecidas para o cargo pretendido.

3.5.11. Será desclassificado o candidato que se recusar a responder algum dos testes da avaliação psicológica.

3.5.12. Será eliminado do concurso público o candidato que não comparecer no dia, horário e local determinados para realização do exame médico pré-admissional e avaliação psicológica ou que for considerado inapto nessa etapa.

3.5.12.1. Não haverá segunda chamada para realização do exame pré-admissional, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou ausência do candidato.

4 DA CLASSIFICAÇÃO

4.1. Serão considerados aprovados no concurso os candidatos que obtiverem no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova escrita, no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova prática, quando houver, e forem considerados aptos no exame pré-admissional.

4.1.1. Quanto aos candidatos inscritos para o cargo de Monitor Educacional, serão considerados aprovados, em relação à prova escrita, os que obtiverem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova escrita objetiva e no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento no texto dissertativo (redação).

4.1.2. O resultado final será apresentado com duas casas decimais, arredondando-se o número para cima caso o algarismo da terceira casa decimal seja igual ou superior a cinco.

4.2. Para o cálculo da média final dos cargos para os quais serão realizadas provas práticas, será considerado peso 01 (um) para a prova escrita e peso 02 (dois) para a prova prática.

4.3. Os candidatos aprovados serão classificados por meio de listas nominais, em ordem decrescente, de acordo com a média das notas obtidas nas provas escrita e prática, quando houver.

4.3.1. Havendo igualdade de notas, os critérios de desempate serão os seguintes, por ordem de prioridade:

a) idade igual ou superior a 60 anos, completados até o último dia de inscrição neste concurso, de acordo com o previsto no parágrafo único do artigo 27 da Lei n° 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso);

b) maior número de acertos nas questões de conhecimentos específicos do cargo;

c) maior nota na prova prática, quando houver;

d) o candidato mais idoso, não abrangido no item "a";

e) persistindo o empate, por sorteio.

4.3.2. O resultado final do concurso será homologado por meio de edital publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, disponibilizado nos endereços eletrônicos www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursosandamento.

4.3.3. Os candidatos que concorrerão à reserva de vagas, nos termos do item 2 deste Edital, terão sua classificação divulgada na listagem geral de candidatos e em lista especial para esse fim.

5 DOS PRAZOS PARA RECURSOS

5.1. O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

5.1.1. Com relação à homologação das inscrições, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da publicação do edital de homologação das inscrições.

5.1.2. Com relação à prova escrita, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da realização da prova, devendo estar acompanhado da bibliografia pesquisada.

5.1.3. Com relação ao resultado da prova escrita, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da publicação do edital de resultado da prova.

5.1.4. Com relação à prova prática, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da realização da prova.

5.1.5. Com relação ao resultado da prova prática, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da data de publicação do edital de resultado das provas.

5.1.6. Com relação às incorreções ou irregularidades constatadas na execução do concurso, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da ocorrência ou divulgação das mesmas.

5.1.7. Com relação ao resultado do exame pré-admissional, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da ciência do resultado, devendo o recurso ser fundamentado com laudo psicológico e/ou de Médico do Trabalho.

5.2. Para recorrer no caso previsto no item 5.1.7 o candidato deverá protocolar seu recurso, devidamente fundamentado, na Prefeitura Municipal de Cascavel.

5.3. Para recorrer nos casos previstos nos itens 5.1.1 a 5.1.6, o candidato deverá utilizar o sistema eletrônico de interposição de recurso, no endereço eletrônico www.esppconcursos.com.br e seguir as instruções ali contidas, observado os prazos e o que segue:

5.3.1. O candidato deverá preencher corretamente o formulário próprio de recurso, conferir e transmitir os dados pela Internet, imprimindo o protocolo do referido recurso o qual deverá ser entregue no Departamento de Recursos Humanos do Município de Cascavel, endereçado à Comissão Organizadora de Concursos, devidamente acompanhado de bibliografia.

5.3.1.1. O candidato que residir fora do Município de Cascavel poderá enviar o protocolo de recurso, devidamente preenchido e assinado, através dos correios pelo serviço de SEDEX, devendo ser postado dentro do prazo para o recurso previsto no item 5.1 endereçado à Comissão Organizadora de Concurso no endereço Rua Paraná, 5000 - Centro - CEP 85.810-011, Cascavel-PR.

5.3.2. O candidato deverá ser claro, objetivo e consistente na elaboração do recurso, explicitando, obrigatoriamente, qual a situação pleiteada (anulação, alteração, revisão), bem como a devida fundamentação quanto ao requerido. Recursos inconsistentes, intempestivos ou não fundamentados adequadamente serão preliminarmente indeferidos.

5.3.3. O candidato que se utilizar para fundamentação de recurso sites de internet, esses deverão ser oficiais da área em questão.

5.3.4. Quando o recurso se referir à Prova Escrita (questões objetivas) esse deverá ser elaborado de forma individualizada, ou seja, 01 (um) recurso para cada questão.

5.3.5. Não serão considerados os recursos apresentados fora da condição prevista no item 5.3 e seus subitens, formulados fora do prazo, encaminhados via correio eletrônico ou via fax, ou, ainda, cujo teor desrespeite a Comissão de Concurso.

5.3.6. Se da análise dos recursos da Prova Escrita (questões objetivas) resultar em anulação de questões, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos presentes às provas.

5.3.7. Se da análise dos recursos da Prova Escrita resultar em alteração do gabarito preliminar, essa alteração valerá para todos os candidatos presentes à prova.

5.4. As decisões proferidas pela Comissão Organizadora de Concursos serão dadas a conhecer aos candidatos no endereço eletrônico www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento e têm caráter irrecorrível na esfera administrativa, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

6 DO APROVEITAMENTO

6.1. O candidato deverá atender, cumulativamente, no ato da posse no cargo, aos seguintes requisitos:

6.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou se estrangeiro, gozar de prerrogativas legais que o habilite a participar do certame;

6.1.2. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data para posse prevista no Edital de Convocação;

6.1.3. Não estar condenado por sentença criminal transitada em julgado e não cumprida, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.4. Não ter sido demitido do serviço público, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.5. Não estar aposentado em decorrência de cargo, função ou emprego público, de acordo com o previsto no §10 do artigo 37 da Constituição Federal, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.6. Não estar em exercício ou investido em cargo, função ou emprego público em qualquer das esferas de governo, ressalvado os casos previstos no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.7. Possuir habilitação legal para o exercício do cargo público pretendido;

6.1.8. Estar apto física, mental e psicologicamente para o pleno exercício das atribuições do cargo, comprovado mediante exame pré-admissional; e

6.1.9. Outros documentos que se fizerem necessários à época da posse, conforme definido no Edital de Convocação.

6.2. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, o requisito de residir na área de atuação deverá ser comprovado pelo candidato por ocasião da convocação para a posse no cargo, no prazo estipulado no Edital de Convocação, devendo apresentar comprovante de residência atual e comprovante de que reside na área de atuação desde a data de publicação deste Edital.

6.3. O candidato aprovado e convocado para a posse deverá comprovar que preenche os requisitos exigidos para o cargo, previstos no item 6.1 deste edital, sob pena de perder os direitos advindos de sua aprovação, devendo apresentar os seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade (R.G.) original e fotocópia;

b) comprovante de vacinação das vacinas contra Tétano e Febre Amarela atualizadas;

c) Certificado de Reservista, original e fotocópia, para candidatos do sexo masculino;

d) Título Eleitoral, original e fotocópia;

e) comprovante de estar quite com as obrigações eleitorais;

f) Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e fotocópia;

g) Carteira Nacional de Habilitação na categoria exigida para o cargo, quando o cargo assim o exigir;

h) Carteira de Trabalho e Previdência Social original e fotocópia autenticada das páginas onde conste o número da carteira e a qualificação civil;

i) cópia autenticada em cartório do comprovante da escolaridade exigida para o cargo público;

j) Carteira de Identificação Profissional ou documento equivalente habilitando o exercício da profissão no Estado do Paraná, quando o cargo assim o exigir;

k) comprovante de regularidade da última anuidade do Conselho de Classe correspondente, quando o cargo assim o exigir;

I) certidão de nascimento ou casamento, original e fotocópia;

m) certidão de nascimento dos filhos menores de 21 (vinte e um) anos, original e fotocópia, quando houver;

n) comprovante de residência atualizado, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias, para os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde e 3 (três)K meses para os demais candidatos, a contar da data de publicação do Edital de Convocação, original e fotocópia;

o) comprovante de residência, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias da data de publicação deste edital, para os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, original e fotocópia;

p) cartão de inscrição no PIS/PASEP, original e fotocópia;

q) certidão negativa de antecedentes criminais da justiça Estadual e Federal, das Varas Criminais e da Vara de Execução Penal, da Comarca onde residir, extraídas da Justiça Estadual e Federal, emitidas há no máximo 90 (noventa) dias da data da posse;

r) 1 foto 3 x 4 recente;

s) outros documentos que se fizerem necessários à época da posse, conforme definido no Edital de Convocação.

6.4. Em relação aos candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, para cumprimento do disposto na alínea "n" e "o" do subitem 6.3 serão considerados como documentos comprobatórios de residência:

6.4.1. Fatura de água, luz ou telefone, em nome do candidato, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do edital de abertura do concurso público, e a contar da data de publicação do edital de convocação, no caso do comprovante de residência atual;

6.4.2. Contrato de locação de imóvel, em nome do candidato, em vigor na data de publicação dos respectivos editais, com assinatura das partes firmada em cartório;

6.4.3. Correspondência ou documento expedido por órgãos oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal, emitidos há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do edital de abertura do concurso público e a contar da data de publicação do Edital de Convocação, no caso do comprovante de residência atual;

6.4.4. Correspondência de instituição bancária ou de administradora de cartão de crédito, em nome do candidato, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do Edital de Abertura do Concurso Público, ou a contar da data de publicação do Edital de Convocação, no caso do comprovante de residência atual;

6.4.5. Declaração, firmada em cartório, do proprietário ou locatário do imóvel onde reside o candidato, de que o candidato reside em imóvel de sua propriedade ou por ele locado, acompanhada do respectivo comprovante de residência do locatário, quando couber, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da dada de publicação dos respectivos editais.

6.4.6. Contrato de locação ou arrendamento da terra, em vigor na data de publicação deste edital, nota fiscal do produtor rural fornecida pela Prefeitura Municipal de Cascavel ou documento de assentamento fornecido pelo INCRA, expedidos há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação deste edital, para os candidatos residentes em área rural;

6.5. Também serão considerados como válidos os comprovantes de residência, relacionados nos subitens 6.4.1 a 6.4.6, que estejam em nome dos pais, filhos ou cônjuge do candidato, mediante a devida comprovação do parentesco por meio de documento de identidade reconhecido pela legislação federal e a apresentação de declaração, firmada em cartório, do respectivo familiar.

6.6. Os documentos citados no item 6.5 poderão ser apresentados na forma original ou fotocópia autenticada.

6.7. A comprovação da escolaridade exigida para o cargo deverá ser feita por meio da seguinte documentação:

a) Histórico Escolar, para os cargos de nível fundamental e nível médio;

b) Diploma de Graduação, para os cargos de nível superior;

c) Diploma de Graduação mais o Certificado de Conclusão de curso de pós-graduação, para o cargo de Médico.

6.8. Quando da convocação para a posse, o candidato poderá apresentar, para fins de comprovação de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação, cujo respectivo diploma/certificado se encontre em tramitação para registro, documento comprobatório de conclusão de curso (certidão, certificado ou equivalente), emitido pela instituição de ensino, acompanhado, obrigatoriamente, do histórico escolar, observado o disposto nos subitens seguintes, bem como o previsto no item 6.8.3.

6.8.1. Os documentos comprobatórios de escolaridade a que se refere o item 6.8 deverão conter, obrigatoriamente, a identificação da instituição de ensino, o nome do curso, a habilitação obtida, a carga horária do curso, a data de colação de grau, quando tratar-se de curso de graduação, ou a data de conclusão do curso, quando tratar-se de pós-graduação, o número do ato de autorização e/ou reconhecimento, quando couber, devendo, ainda, ter a assinatura e identificação do responsável pela lavratura do respectivo ato.

6.8.2. Sendo a comprovação da escolaridade realizada por meio da documentação prevista no item 6.8, o candidato deverá apresentar o respectivo diploma ou certificado no prazo de 18 (dezoito) meses, a contar da data de colação de grau no curso, ou da conclusão do curso de pós-graduação, sob pena de anulação da nomeação.

6.8.2.1. Caso o candidato, quando convocado, tenha colado grau há mais de 18 (dezoito) meses, no caso de graduação ou concluído o curso há mais de 18 (dezoito) meses, no caso de pós-graduação, este deverá apresentar, obrigatoriamente, o respectivo diploma de conclusão da graduação ou o certificado de conclusão de curso de pós-graduação, sob pena de perder todos os direitos advindos do concurso.

6.8.3. Não se aplica o previsto no item 6.8 para fins de comprovação de conclusão de programas de capacitação em serviço, devendo, nesses casos, a habilitação ser comprovada por meio do diploma de graduação e demais documentos previstos no subitem 6.8.4 e 6.8.4.1.

6.8.4. Os candidatos que se utilizarem de programa de capacitação em serviço a fim de comprovar a habilitação necessária para o cargo, deverão apresentar, além do diploma de graduação, documentos que comprovem vínculo empregatício anterior à data de matrícula no referido programa, em instituição regular de ensino pública ou privada, nos quais conste o exercício de atividade docente, sendo necessária, ainda, a apresentação de comprovante de escolaridade de Ensino Médio, conforme especificado na Resolução n.° 193/2007 do Conselho Estadual de Educação.

6.8.4.1. Serão considerados como documentos comprobatórios, para fins de comprovação de vínculo empregatício:

a) Contrato de Trabalho; ou

b) Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou

c) Ato de nomeação ou termo de posse; ou

d) Comprovante oficial de pagamento do mês da matrícula, onde conste a função exercida.

6.9. Quando convocado, o candidato deverá comparecer para apresentação da documentação prevista no subitem 6.3 deste Edital e realização do exame pré-admissional, nos dias e horários estabelecidos no Edital de Convocação.

6.9.1. O candidato que for convocado e recusar a admissão ou deixar de assumir o exercício do cargo público no prazo estipulado neste subitem, perderá todos os direitos advindos de sua aprovação no concurso.

6.9.2. No caso do candidato convocado não aceitar assumir a vaga, deverá assinar o termo de desistência, sendo excluído do concurso.

6.9.3. O prazo para posse do candidato poderá ser estendido a critério da Administração, nos prazos e condições estabelecidos na Lei Municipal n.° 5.598/2010.

6.10. É facultado ao candidato aprovado solicitar o deslocamento para o final da ordem de classificação, uma única vez, após a convocação e dentro do prazo determinado para posse previsto no Edital de Convocação.

6.10.1. O candidato declarará, em formulário próprio, estar ciente de que pode ocorrer a expiração do prazo de validade do concurso sem o seu aproveitamento.

6.10.2. Para solicitar deslocamento para o final da ordem de classificação, o candidato deverá assinar o termo de alteração de classificação, nos termos da Lei Municipal n.° 5.598/2010.

6.11. A convocação respeitará a ordem da homologação da classificação final e processar-se-á dentro do prazo total de validade do concurso, de acordo com a necessidade da Administração Municipal não havendo obrigatoriedade da convocação dos candidatos aprovados além da quantidade de vagas estabelecidas neste edital.

6.12. O Município de Cascavel não se responsabilizará por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:

a) telefone e endereço não atualizados;

b) endereço de difícil acesso;

c) correspondência recebida por terceiros;

d) correspondência devolvida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Os candidatos convocados, nomeados e empossados serão regidos pelo Regime Estatutário, nos termos da Lei Municipal n.° 2.215/1991, ficando sujeitos a estágio probatório, com duração de 03 (três) anos.

7.2. É de inteira responsabilidade do candidato a identificação correta dos locais de aplicação das provas e o comparecimento nos dias e horários determinados.

7.3. É de responsabilidade do candidato a conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, cargo, número de inscrição, data de nascimento e números dos documentos identificação (RG e CPF).

7.4. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações dos editais e demais disposições referentes ao concurso público.

7.5. Ao número de vagas abertas por este edital poderão ser acrescidas aquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso.

7.6. O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

7.7. O candidato que fizer em qualquer documentação, declaração falsa ou inexata, deixar de apresentar os documentos exigidos pelo regulamento do concurso ou, ainda, deixar de atender aos requisitos exigidos por este edital, ainda que verificado posteriormente, será excluído do concurso, com a conseqüente anulação do ato de investidura no cargo público pela autoridade competente, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, cível ou criminal, quando couber.

7.8. Os cartões de respostas referentes a este concurso serão arquivados e mantidos pelo período de 06 (seis) meses após a realização da prova, findo o qual serão incinerados.

7.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de Concursos, de conformidade com o que dispõe o Regulamento Geral dos Concursos Públicos Municipais e/ou legislação específica.

Cascavel, 29 de fevereiro de 2012.

ALISSON RAMOS DA LUZ
Secretário de Administração

EDGAR BUENO
Prefeito Municipal

SANDRA MARA VASATA
Presidente da Comissão Organizadora de Concursos

ANEXO I - DO EDITAL N.° 031/2012

DEMONSTRATIVO DOS CARGOS

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO

CARGO

Requisitos

Total de Vagas Carga Hor. Semanal Venc. R$ Taxa de Inscrição R$
G(1)R.D.(2)

Agente Comunitário de Saúde

Área:

Ensino Fundamental completo; Residir na área da comunidade em que se inscrever, desde a data de publicação deste edital.

 

 40 horas 818,72 20,00

Aclimação

--cadastro reserva 

Cataratas

--cadastro reserva 
Colméia--cadastro reserva 

Floresta

--cadastro reserva 

Morumbi

--0301
Navegantes--cadastro reserva 

Pacaembu

--cadastro reserva 

Palmeiras

--cadastro reserva 
Período--0201

Santa Bárbara

--cadastro reserva 

São Francisco

--cadastro reserva 

São João

--cadastro reserva 

São Salvador

--cadastro reserva 
Sede Alvorada--cadastro reserva 

 

CARGORequisitosTotal de VagasCarga Hor. SemanalVenc. R$Taxa de Inscrição R$
GO)R.D.(2)
Vila Tolentino--0201   
Atribuição Sumária do cargo de Agente Comunitário de Saúde: Fazer visitas a cada família de sua área de abrangência. Identificar indivíduos em situação de risco ou com sinais de risco e encaminhá-los às equipes de saúde, conforme suas necessidades. Pesar e medir mensalmente as crianças menores de dois anos e registrar a informação no Cartão da Criança. Acompanhar a vacinação periódica das crianças e gestantes, por meio do cartão de vacinação. Orientar as famílias sobre o uso de terapia de reidratação oral, quando necessário. Orientar sobre prevenção de DST/AIDS e outras doenças. Orientar as famílias sobre a prevenção e cuidados em situação de endemias. Monitorar dermatoses e verminoses em crianças. Realizar ações educativas na prevenção de doenças e promoção da saúde. Supervisionar eventuais componentes da família em tratamento domiciliar e pacientes com tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas. Implementar práticas de comunicação intersubjetiva e em educação popular. Orientar indivíduos, famílias e grupos sociais para a utilização dos serviços de saúde e outros disponíveis nas localidades ou no município. Programar e executar acompanhamentos domiciliares de acordo com as prioridades definidas no planejamento local de saúde. Trabalhar junto às escolas e outros grupos organizados a estimulação de hábitos saudáveis e outras demandas requeridas pelos mesmos; Desempenhar outras atividades correlatas.
Auxiliar de Manutenção de Instalações6ª série do Ensino Fundamental.100140 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Auxiliar de Manutenção de Instalações: Executar tarefas inerentes aos serviços de manutenção dos prédios municipais. Realizar serviços de pequenos reparos dentro das diversas áreas da manutenção como encanamento, alvenaria, pintura, marcenaria, carpintaria, serralheria, solda, eletricidade, conforme necessidade ou a critério de seu superior; Desempenhar outras atividades correlatas.
Auxiliar de Serviços Gerais 6ª série do Ensino Fundamental.250240 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais: Executar tarefas rotineiras que exijam esforço físico. Preparar, conservar e limpar jardins, executando tarefas como capina, corte, replantio, adubação, irrigação, varredura e pulverização. Escavar valas e fossas. Executar serviços de limpeza e/ou manutenção em geral. Auxiliar em atividades de conservação de estradas. Preparar o material e equipamentos necessários para pavimentação asfáltica. Podar árvores utilizando as técnicas recomendáveis e ferramentas adequadas. Auxiliar no conserto de móveis
Carpinteiro Ensino Fundamental completo.020140 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Carpinteiro: Planejar trabalhos de carpintaria, preparar canteiro de obras e montar fôrmas metálicas. Confeccionar fôrmas de madeira e forro de laje (painéis), construir andaimes e proteção de madeira e estruturas de madeira para telhado. Montar portas e esquadrias. Finalizar serviços tais como desmonte de andaimes, limpeza e lubrificação de fôrmas metálicas, seleção de materiais reutilizáveis, armazenamento de peças e equipamentos; Desempenhar outras atividades correlatas.
Coveiro4ª série do Ensino Fundamental.040140 horas(3)622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Coveiro: Auxiliar nos serviços funerários, construir, preparar, limpar, abrir e fechar sepulturas. Realizar sepultamentos, fazer traslado de corpos e despojos. Proceder limpeza e auxiliar em todos os setores dos cemitérios municipais. Auxiliar nos serviços de construção e demolição de alvenaria, carpintaria e pintura. Executar serviços referentes à carga e descarga de veículos. Executar pequenos reparos que não exijam qualificação profissional. Efetuar a conservação de jardins, canteiros, vasos, floreiras e outros. Realizar o plantio, replantio, desbrota, poda e enxerto de diferentes plantas. Capinar, varrer e manter limpo os cemitérios. Auxiliar na colocação do caixão nos cemitérios e manipulação as cordas de sustentação. Pintar áreas gerais do cemitério, remarcar as identificações das sepulturas e reformar calçadas; Desempenhar outras atividades correlatas.
EletricistaEnsino Fundamental completo.01-40 horas900,5720,00
Atribuição Sumária do cargo de Eletricista: Efetuar a manutenção e instalação elétrica dos prédios públicos. Planejar serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica e realizar manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Instalar sistemas e componentes eletroeletrônicos e realizar medições e testes. Elaborar documentação técnica e trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental; Desempenhar outras atividades correlatas.
MarceneiroEnsino Fundamental completo.020140 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Marceneiro: Confeccionar e restaurar produtos de madeira e derivados, embalando, transportando e montando o produto no local da instalação.Confeccionar ou reparar móveis, como escrivaninhas, mesas, cadeiras, balcões, banquetas, quadros negros e outros, cortando, pregando, parafusando ou fazendo encaixes. Realizar medições nos locais em que serão colocadas portas, janelas e paredes divisórias. Revestir peças de madeira com fórmica e/ou lâminas, para embelezamento ou proteção das mesmas. Efetuar acabamento, lixando, encerando, pintando ou envernizando, utilizando os materiais adequados, para atender às exigências estéticas do trabalho; Desempenhar outras atividades correlatas.
Motorista IEnsino Fundamental completo;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C ou superior.

100140 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Motorista I: Dirigir automóveis, camionetas e caminhões com capacidade de carga de até 3.500 kg, e demais veículos de passageiros, transportando pessoas e materiais inclusive carregando e descarregando veículos; promover a manutenção do veículo sob sua responsabilidade, verificando as condições de funcionamento, de combustível, água, bateria, pneus e outros; Desempenhar outras atividades correlatas.
Motorista IIEnsino Fundamental completo;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "D", "E" ou superior.

100140 horas744,2820,00
Atribuição Sumária do cargo de Motorista II: Dirigir veículos de transporte de cargas pesadas e pessoas; Promover a manutenção do veículo sobre sua responsabilidade, verificando as condições de funcionamento, de combustível, água, bateria e outros; Verificar, diariamente, as condições de funcionamento do veículo, antes de sua utilização; Desempenhar outras atividades correlatas.
Operador de Escavadeira Hidráulica6ª Série do Ens. Fundamental;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior.

01-40 horas990,6520,00
Atribuição Sumária do cargo de Escavadeira Hidráulica: Operar escavadeira hidráulica para execução de serviços de escavação, terraplenagem, nivelamento de solo, pavimentação, conservação de vias, destocamento de árvores e demais atividades similares; Planejar o trabalho, realizar manutenção corretiva e preventiva básica da máquina Remover solo e material orgânico, drenar solos e executar construção de aterros. Realizar acabamento em pavimentos e cravar estacas; Desempenhar outras atividades correlatas.
Operador de Motoniveladora6ª série do Ens. Fundamental;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C ou superior.

01-40 horas990,6520,00
Atribuição Sumária do cargo de Motoniveladora: Examinar as condições da máquina, acionar e manobrar seus comandos para execução de serviços de terraplenagem, nivelamento de solo, pavimentação, limpeza, abertura e conservação de visa Planejar o trabalho, realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas. Remover solo e material orgânico, drenar solos e executar construção de aterros. Realizar acabamento em pavimentos e cravar estacas; Desempenhar outras atividades correlatas.
Operador de Pá Carregadeira6ª série do Ens. Fundamental;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C ou superior

020140 horas990,6520,00
Atribuição Sumária do cargo de Operador de Pá Carregadeira: Efetuar pequenos reparos de urgência, utilizando as ferramentas apropriadas, a fim de assegurar o bom funcionamento
do equipamento; Acompanhar os serviços de manutenção preventiva e corretiva da máquina e seus implementos e, após executados, efetuar os testes necessários; Planejar o trabalho,
realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas. Operar máquina provida de pá carregadeira e conduzi-la, acionando os comandos que escavam ou colhem materiais, vertendo-os em caminhões, veículos de carga pesada ou outros recipientes; Desempenhar outras atividades correlatas.
Operador de Trator de Esteira6ª série do Ens. Fundamental;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C ou superior

01-40 horas990,6520,00
Atribuição Sumária do cargo de Operador de Trator de Esteira: Planejar o trabalho, realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas. Operar trator de esteira a fim de remover solo e material orgânico; drenar solos; executar a construção de aterros; Operar tratores de esteira para execução de serviços de escavação, terraplenagem, desmatamento, barragem, nivelamento de solo, pavimentação, abertura e conservação de vias urbanas e estradas vicinais, curva de nível e tabuleiros agrícolas inspecionar as condições operacionais dos equipamentos; zelar pela manutenção da máquina; respeitar normas técnicas e regulamentos do serviço; Desempenhar outras atividades correlatas.
Operador de Trator de Pneu6ª série do Ens. Fundamental;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria C ou superior

020140 horas676,6320,00
Atribuição Sumária do cargo de Operador de Trator de Pneu: Operar o trator de acordo com as orientações técnicas, roçando, arando e gradeando o solo para o plantio de lavouras, bem como atividades urbanas correlatas. Operar tratores de pneu para a execução de serviços de raspagens de terra, retirada de entulhos, retirada de capa asfáltica, transporte de materiais, etc; Zelar pela conservação da máquina que lhe for entregue, mantendo-a em boas condições de funcionamento. Providenciar no abastecimento de combustível, lubrificantes e água; Desempenhar outras atividades correlatas.
Pedreiro6ª Série do Ens. Fundamental.030140 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Pedreiro: Fazer fundações de obras, observando e acertando o prumo, esquadro e níveis. Assentar azulejos, lajotas e tacos, fazer reboco e calfinagem. Construir calçadas, meios-fios, canteiros de alvenaria, caixas de escoamento e drenagens. Construir bases de concreto ou de outro material de acordo com as especificações para possibilitar a instalação de tubos para bueiros, postes, máquinas e para outros fins. Preparar massas, utilizando cimento, cal e areia. Construir paredes e componentes de construção civil, utilizando tijolos, massas, ferramentas e instrumentos próprios. Afiar e travar ferragens de trabalho, utilizando instrumentos adequados. Fazer reformas de pisos, portas e azulejos danificados. Auxiliar eventualmente na carga e descarga de materiais; Desempenhar outras atividades correlatas.
Zelador4ª série do Ens. Fundamental.1500840 horas622,0010,00
Atribuição Sumária do cargo de Zelador: Zelar pela limpeza e higiene do patrimônio público municipal. Higienizar e desinfetar as áreas e equipamentos sob sua responsabilidade. Zelar pelas condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária. Lavar, secar e passar peças de roupas. Mudar a posição dos móveis e equipamentos, colocando-os nos locais designados. Preparar e servir cafés, chá, sucos, lanches, merenda, refeições e outros. Guardar e manter o controle do gasto de materiais e produtos utilizados na desinfecção e higiene. Desempenhar outras atividades correlatas.

(1) Quadro geral de vagas as quais poderão ser acrescidas daquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso, incluídas as vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(2) Reserva de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(3) A carga horária poderá ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

CARGORequisitosTotal de VagasCarga Hor. SemanalVenc. R$Taxa de Inscrição R$
GO)R.D.(2)

Agente Funerário

Ensino Médio completo; Possuir conhecimentos na operação de computador, editor de textos e planilha eletrônica; Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "B" ou superior.

03

01

40 horas(3)

719,46

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Agente Funerário: Realizar tarefas referentes à organização de funerais, providenciar registros de óbitos e demais documentos necessários. Providenciar liberação, remoção e traslado de cadáveres. Executar preparativos para velórios, sepultamentos e conduzir o cortejo fúnebre. Preparar cadáveres em urnas, ornamentando-as. Embelezar cadáveres aplicando cosméticos específicos. Desempenhar outras atividades correlatas.

Atendente de Farmácia

Ensino Médio completo; Curso profissionalizante na área, legalmente reconhecido, com carga horária mínima de 140 horas; Possuir conhecimentos na operação de computador, editor de textos e planilha eletrônica.

10

01

30 horas

870,54

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Atendente de Farmácia: Receber, conferir (no ato do recebimento), classificar, armazenar e distribuir medicamentos e substâncias Correlatas; Identificar medicação prescrita, entregar o fármaco correto na quantidade preceituada ao paciente e orientá-lo sobre o uso adequado do produto; Administrar estoques segundo método de controle de estoque adotado pela Secretaria; Executar serviços de digitação em geral e elaboração de relatórios; Desempenhar outras atividades correlatas.

Monitor Educacional

Ensino Médio completo, na modalidade Normal - Magistério; ou Ensino Superior completo no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - com habilitação para a Educação Infantil ou para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou Ensino Superior Completo no Curso de Licenciatura Plena em Normal Superior(3); ou Programa de Capacitação em Serviço para a Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com Licenciatura Plena e habilitação nas Séries Iniciais, conforme legislação específica.

200

11

40 horas

1.215,26

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Monitor Educacional: Praticar os cuidados de higiene, alimentação e repouso das crianças. Promover atividades e práticas pedagógicas visando ao desenvolvimento cognitivo, entretenimento, integração social e desenvolvimento pessoal das crianças. Elaborar projetos e executar atividades recreativas; promover atividades lúdicas, estimulantes à participação e integração interpessoal do aluno. Desempenhar outras atividades correlatas.

Técnico Agrícola

Ensino Médio completo; Curso Técnico Agrícola legalmente reconhecido.

01

-

40 horas

1.274,62

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Técnico Agrícola: Prestar assistência técnica, orientando diretamente os produtores sobre a produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade. Executar projetos agropecuários em suas diversas etapas. Planejar atividades agropecuárias, verificando a viabilidade econômica, condições edafoclimáticas e infra-estrutura. Promover organização, extensão e capacitação rural. Fiscalizar a produção agropecuária. Desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Desempenhar outras atividades correlatas.
Técnico em Segurança do TrabalhoEnsino Médio completo; Curso Técnico em Segurança do Trabalho legalmente reconhecido.cadastro
reserva
-40 horas1.274,6230,00
Atribuição Sumária do cargo de Técnico em Segurança do Trabalho: Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho - SST; realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente; Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação; Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar e analisar acidentes recomendando medidas de prevenção e controle; Desempenhar outras atividades correlatas.

(1) Quadro geral de vagas as quais poderão ser acrescidas daquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso, incluídas as vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(2) Reserva de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(3) A carga horária poderá ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CARGORequisitosTotal de VagasCarga Hor. SemanalVenc. R$Taxa de Inscrição R$
GO)R.D.(2)

Advogado

Ensino Superior em Arquitetura; Possuir registro no Conselho de Classe específico.

01

-

40 horas

2.348,61

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Advogado: Pesquisar, analisar e interpretar a Legislação e regulamentos em vigor, referentes às áreas administrativa, fiscal, tributária, recursos humanos, constitucional, civil, processual ambiental, entre outros. Postular ou contestar ações, avaliar provas documentais e orais, participar de audiências trabalhistas, penais comuns e cíveis, instruindo a parte e defendendo a Municipalidade; mediar questões; contribuir na elaboração de projetos de lei analisando legislação para atualização e implementação, assistir a Municipalidade no que tange ao aspecto legal das diversas matérias que regem a Administração Pública; Desempenhar outras atividades correlatas.

Analista Programador de Sistemas

Ensino superior na área da Informática.

01

-

40 horas

2.348,61

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Analista Programador de Sistemas: Desenvolver e implantar sistemas informatizados, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administrar ambiente informatizado, prestar suporte técnico, elaborar documentação técnica. Estabelecer padrões, coordenar projetos, oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em informática; Desempenhar outras atividades correlatas.

Engenheiro Agrimensor

Ensino Superior em Engenharia de Agrimensura; Possuir registro no Conselho de Classe específico.

01

-

40 horas

3.254,20

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Engenheiro Agrimensor: Realizam atividades em topografia, geodesia e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésicos. Elaboram documentos cartográficos, estabelecendo semiologia e articulação de cartas, efetuam levantamentos por meio de imagens terrestres, aéreas e orbitais. Gerenciam projetos e obras de agrimensura e cartografia. Assessoram na implantação de sistemas de informações geográficas, implementam projetos geométricos. Locação de: a) loteamento; b) sistemas de saneamento, irrigação e drenagem; c) traçados de cidades; d) estradas; seus fins e correlatos; Desempenhar outras atividades correlatas.

Engenheiro Agrônomo

Ensino Superior completo em Agronomia;

Possuir registro no Conselho de Classe específico.

cadastro
reserva

_

40 horas

3.254,20

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Engenheiro Agrônomo: Elaborar projetos de construções e instalações complementares, irrigação e drenagem para fins agrícolas; desenvolver estudos relacionados a fitotecnia, zootecnia, melhoramento animal e vegetal. Promover a sustentabildade dos recursos naturais renováveis; atuar na defesa sanitária e tecnologia de transformação de alimentos. Pesquisar e desenvolver projetos referentes à mecanização agrícola, nutrição animal, economia e crédito rural; Desempenhar outras atividades correlatas.

Médico 40 horas
Função:
Ginecologista/Obstetra
Ensino Superior em Medicina, mais especialização na área específica da função; Possuir registro no Conselho de Classe específico.020140 horas(3)11.849,6180,00
Atribuição Sumária do cargo de Médico: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; zelar pela prevenção e recuperação da saúde da população; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Desempenhar outras atividades correlatas.
Médico VeterinárioEnsino Superior completo em Medicina Veterinária; Possuir registro no Conselho de Classe específico.cadastro
reserva
-40 horas2.348,6160,00
Atribuição Sumária do cargo de Médico Veterinário: Praticar clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuir para o bem-estar animal; promover saúde pública e defesa do consumidor; exercer defesa sanitária animal; desenvolver atividades de pesquisa e extensão; atuar no controle de qualidade de produtos. Fomentar produção animal; atuar na área de preservação ambiental; elaborar laudos, pareceres e atestados; assessorar na elaboração de legislação pertinente; Desempenhar outras atividades correlatas.
PedagogoEnsino Superior completo em Pedagogia.01-40 horas2.042,2660,00
Atribuição Sumária do cargo de Pedagogo: Elaborar e executar planos e programas de trabalho visando à estimulação cognitiva e de psicomotricidade de crianças; realizar pesquisa e planejamento educacional; atuar na área de educação especial. No desenvolvimento das atividades, viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo entre setores e/ou Secretarias e associações comunitárias. Elaborar e executar planos, programas e projetos na área pedagógica. Ministrar treinamentos para funcionários e profissionais que atuam com crianças, adolescentes, adultos e idosos; Desempenhar outras atividades correlatas.
PsicólogoEnsino Superior completo em Psicologia; Possuir registro no Conselho de Classe específico.020130 horas2.042,2660,00
Atribuição Sumária do cargo de Psicólogo: Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de .indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupai, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades de área e afins; Desempenhar outras atividades correlatas.

(1) Quadro geral de vagas as quais poderão ser acrescidas daquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso, incluídas as vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(2) Reserva de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(3) A carga horária poderá ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS OBJETIVAS

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO - 4ª Série do Ensino Fundamental

COVEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia (escrita correta das palavras); Divisão silábica; Pontuação; Acentuação Gráfica; Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural) e Interpretação de Texto. MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medidas brasileira; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ferramentas utilizadas; Tipos de sepulturas; A exumação; O enterro; Edificações; Preparo de concretos e argamassas; Revestimento: chapisco, emboço e reboco; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

ZELADOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia (escrita correta das palavras); Divisão silábica; Pontuação; Acentuação Gráfica; Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural) e Interpretação de Texto.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medidas brasileira; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Segurança no Trabalho; Noções Básicas de conservação de utensílios e materiais, faxinas, organização produtos de higiene e limpeza (dosagens, formas de utilização, indicações e usos); Noções de Higiene e saúde; Varrição de superfícies diversas; Equipamentos de Segurança (E.P.I. e E.P.C.); Ferramentas e equipamentos da área; Limpeza de equipamentos e conservação de materiais; Serviços Gerais de Limpeza; Conhecimento de materiais de limpeza; Princípios básicos de diluição e aplicação conforme especificação dos produtos (fabricante); Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO - 6ª série do Ensino Fundamental

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica. Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Regra de três simples; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções básicas de eletricidade, hidráulica, carpintaria e marcenaria e reparos em alvenaria; Noções de conservação do sistema de prevenção de combate a incêndio; Noções gerais de primeiros socorros; Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica. Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Regra de três simples; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções gerais sobre: Limpeza e higiene em geral; Remoção de lixos e detritos; Apoio operacional: jardinagem, cultivo de plantas, trabalho com a terra; Segurança e higiene do trabalho; Equipamentos de Segurança (E.P.I. e E.P.C.); Ferramentas e equipamentos da área; Limpeza de equipamentos e conservação de materiais; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

OPERADOR DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA, OPERADOR DE MOTONIVELADORA, OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA E OPERADOR DE TRATOR DE PNEU LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica. Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Regra de três simples; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções básicas e procedimentos de segurança, equipamentos de proteção conservação e manutenção de máquinas; Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva e preventiva; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

PEDREIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica. Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Regra de três simples; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ler e interpretar projetos de construção e arquitetura; Preparo de concretos e argamassas; Construir alicerces como: baldrame, sapata isolada, radier, blocos; Levantar paredes de alvenaria: amarração e encontro; Vão de portas e janelas; Uso de nível e prumo; Cintas de amarração; Pilares, vigas e lajes; Escoramentos; Telhado; Assentar esquadrias; Revestimento: chapisco, emboço e reboco; Assentamento de: aparelhos sanitários, manilhas e tubos; Montar e desmontar andaimes; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO - Ensino Fundamental Completo

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Emprego das classes de palavras; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Sintaxe da oração e do período; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1° e 2° graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O Sistema Único de Saúde (S.U.S.); História do PACS/ESF; O Agente Comunitário de Saúde um agente de mudanças; Trabalhar em equipe; Competências e habilidades do Agente Comunitário de Saúde: (Cadastramento as famílias); Territorialização (área e microárea) e epidemias; O diagnóstico comunitário; Planejamento; Meio Ambiente: (Água, solo e poluição); Doenças mais comuns na comunidade: Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, (Tuberculose, Hanseníase, DST/AIDS, Hipertensão Arterial, Diabetes, Neoplasias, Saúde Mental); Saúde Bucal; Alimentação e Nutrição; A saúde nas diversas fases da vida: (Transformações do Corpo Humano, Planejamento Familiar, Gestação, Pré-Natal e o ACS, Riscos na Gravidez, Direito da Gestante, cuidados básicos ao recém nascido, imunização, Puerpério: Um tempo para o Resguardo, Direitos da Criança, Amamentação, Critérios de Risco Infantil, Crescimento e Desenvolvimento, Doenças mais Comuns na Infância, Acidentes e Violência à Criança, Puberdade e Adolescência, Direito e saúde do Idoso, Prevenção de Acidentes); Educação em saúde; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1° a 14, arts.37 a 43 e arts. 196 a 200). Estatuto do Servidor Municipal

CARPINTEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Emprego das classes de palavras; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Sintaxe da oração e do período; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1° e 2° graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Técnicas básicas de reformas de móveis; técnicas de envernizamentos e pinturas; técnicas de colocação de forro; uso e conhecimento de maquinários de marcenaria; uso e manuseio de serras elétricas; noções sobre medidas de madeira (cálculo cúbico e em metros quadrados); Identificação de madeira e o seu uso; Orçamentos de custo de mão-de-obra e material a ser utilizado em obras; Técnicas de caixarias para construção; Equipamentos de Segurança (E.P.I.). Noções de combate e prevenção a incêndios. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

ELETRICISTA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Emprego das classes de palavras; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Sintaxe da oração e do período; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1° e 2° graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceitos básicos em eletricidade Principais materiais usados em instalações elétricas Tipos de instalações elétricas Práticas em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.Ferramentas e instrumentos de trabalho. Conhecimento prático em baixa e alta tensão. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho. Uso de EPIs. Prevenção de Acidentes. Primeiros Socorros (acidentes com eletricidade). Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

MARCENEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Emprego das classes de palavras; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Sintaxe da oração e do período; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1° e 2° graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ferramentas de trabalho; Noções sobre Segurança do trabalho; Equipamentos de Segurança (E.P.I.); Madeiras e seus derivados; Juntas e encaixes; Revestimento; Metrologia; Habilidades, destrezas e manuseios com máquinas operatrizes para madeiras que permitam o corte, aparelhamento, esquadrejamento e furação; Habilidades, destrezas e manuseios com ferramentas portáteis como furadeira, lixadeira entre outras; Habilidades em executar serviços de confecção ou reparação em peças ou artefatos de madeira; Domínio e conhecimento em revestimento de madeira com fórmicas e lâminas de madeira; Leitura e interpretação de desenhos; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

MOTORISTA I e MOTORISTA II

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Ortografia oficial. Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); Emprego das classes de palavras; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Sintaxe da oração e do período; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1° e 2° graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva; Noções gerais de circulação e conduta; Noções de mecânica de autos; Noções de primeiros socorros; Manutenção e Limpeza de veículos; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

AGENTE FUNERÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Análise de concordância, de regência e colocação; Classes de palavras; Colocação de pronomes nas frases; Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal; Conjugação de verbos; Flexão nominal e verbal; Formas de tratamento; Interpretação de texto; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Ortografia: acentuação gráfica; Ortografia oficial; Pontuação; Preposições e conjunções; Regência nominal e regência verbal; Separação silábica; Significado das palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1° e 2° graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Preparação de corpos - Higienização, Conservação de Corpos (tanatopraxia); Ornamentação de umas funerárias; Atendimento ao público; serviços administrativos pertinentes ao funeral e remoção de corpos por via terrestre; conhecimento de equipamentos para preparação de corpos; legislação de trânsito; procedimentos do funeral - certidão de óbito, liberação do corpo e sepultamento, normas de segurança do trabalho, direitos e deveres do servidor público de Cascavel.

ATENDENTE DE FARMÁCIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Análise de concordância, de regência e colocação; Classes de palavras; Colocação de pronomes nas frases; Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal; Conjugação de verbos; Flexão nominal e verbal; Formas de tratamento; Interpretação de texto; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Ortografia: acentuação gráfica; Ortografia oficial; Pontuação; Preposições e conjunções; Regência nominal e regência verbal; Separação silábica; Significado das palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1° e 2° graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Importância das relações humanas e da comunicação: seus conceitos, elementos, formas e barreiras. Princípio de qualidade no atendimento. Formas farmacêuticas. Vias de administração, nome genérico ou comercial, concentração dos medicamentos. Princípios de Farmacologia. Classes terapêuticas. Medidas preventivas e auxiliares na conservação dos medicamentos. Desinfecção, Esterilização, Assepsia e Anti-sepsia das mãos, materiais e instalações. Noções de medicamentos. Noções farmacológicas e farmácia hospitalar. Legislação Trabalhista, Farmacêutica, Sanitária e Ética. Lei do Exercício Profissional Noções de higiene no ambiente farmacêutico e em hospitais. Sistema de distribuição de medicamentos. Medicamentos de controle especial Portaria 344/98 SVS/MS de 12.05.1998. Dispensação de Produtos Farmacêuticos e correlatos. Armazenamento e Conservação de medicamentos e produtos. Noções de Organização e Funcionamento de Farmácias (Portarias). Noções de administração de farmácia hospitalar. Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Biossegurança e Segurança no trabalho Sistema Único de Saúde (SUS): seus princípios e diretrizes, Leis (8.080/90 e 8.142/90); Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho.

MONITOR EDUCACIONAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Análise de concordância, de regência e colocação; Classes de palavras; Colocação de pronomes nas frases; Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal; Conjugação de verbos; Flexão nominal e verbal; Formas de tratamento; Interpretação de texto; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Ortografia: acentuação gráfica; Ortografia oficial; Pontuação; Preposições e conjunções; Regência nominal e regência verbal; Separação silábica; Significado das palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1° e 2° graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CIÊNCIAS

NOÇÕES SOBRE O UNIVERSO: História da Ciência: conhecimentos gerais acerca da evolução dos conhecimentos científicos; Galáxias; constelações; sistema solar; movimentos da terra; MATÉRIA E ENERGIA: INTERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO (RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA): Biosfera - Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: água: estados físicos, composição química, propriedades; solo: formação e composição, tipos e características;ar: pressão, peso e composição; atmosfera, camadas da atmosfera; ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; cadeia e teia alimentar; Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; Origem da vida; Teoria da evolução da espécie humana; Conceitos básicos de: genoma humano, clonagem, células tronco; Animais e ecossistema: classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; Vegetais e ecossistema; MEIO AMBIENTE CORPO E SAÚDE: Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras;Doenças relacionadas à água, solo, ar; vacinas;Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global. Alimentação saudável; Lixo, reciclagem, poluição do ar, água e solo.

GEOGRAFIA

A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; O ensino da Geografia; O ensino da Geografia na Educação Infantil; O espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de Cascavel e suas relações.

HISTÓRIA

O que é História; A história do ensino de História no Brasil; O Ensino de História; O ensino de História na Educação Infantil; A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (segundo linha de pensamento de Lev S. Vygotsky)

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO e NOÇÕES DE HIGIENE, PRIMEIROS SOCORROS E CUIDADOS INFANTIS

Concepções de sociedade, homem e educação; A função social da escola pública; O conhecimento científico e os conteúdos escolares; A história da organização da educação brasileira; O atual sistema educacional brasileiro; Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano/apropriação do conhecimento baseado no método marialista histórico dialético, fundamentado na psicologia histórico cultural e pedagogia histórico crítica e procedimentos adequados ao atendimento à criança de O a 6 anos, referente à saúde, alimentação e higiene; A brincadeira de papéis sociais e formação da personalidade, tendo como referência o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Volume I: (www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/09072009_curriculo_para_rede_publica_municipal_de_ensino_de_cascavel_educaaao_infantil.pdf).

TÉCNICO AGRÍCOLA

LÍNGUA PORTUGUESA

Análise de concordância, de regência e colocação; Classes de palavras; Colocação de pronomes nas frases; Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal; Conjugação de verbos; Flexão nominal e verbal; Formas de tratamento; Interpretação de texto; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Ortografia: acentuação gráfica; Ortografia oficial; Pontuação; Preposições e conjunções; Regência nominal e regência verbal; Separação silábica; Significado das palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1° e 2° graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Teoria e princípio sobre o plantio direto; Palha, material orgânico e biologia do solo; Morfologia, classificação e fertilidade do dolo e nutrição de plantas; Principais plantas de cobertura do solo, características e manejo; Agroecologia: princípios, conceitos e manejo de culturas; O Estudo e classificação das áreas silvestres; Planejamento e administração das áreas silvestres; Proteção e interpretação da natureza; A fauna nas áreas silvestres; Olericultura: principais olerícolas: Clima, solo, adubação, trato culturais, época de plantio e colheita; Hidroponia;Cultivo em ambiente protegido: construção e manejo de estufas e túneis; Culturas: milho, soja, arroz, feijão, batata, trigo, aveia, sorgo: características botânicas, fisiologia da planta, cultivares, semeadura, adubação, tratos culturais, colheitas e aspectos pós-colheita; Plantas daninhas, doenças e insetos-pragas nas principais culturas; Fruticultura: Propagação das plantas frutíferas, principais árvores frutíferas e suas características como: solo, clima, adubação e colheita; Bovinocultura de leite: qualidade do leite, manejo, sanidade, nutrição, instalações; Bovinocultura de Corte, Ovinocultura, Avicultura, Piscicultura e Suinocultura: manejo, nutrição, sanidade e instalações; Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos. Associativismo, reunião de grupos e organização de produtores.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

LÍNGUA PORTUGUESA

Análise de concordância, de regência e colocação; Classes de palavras; Colocação de pronomes nas frases; Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal; Conjugação de verbos; Flexão nominal e verbal; Formas de tratamento; Interpretação de texto; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Ortografia: acentuação gráfica; Ortografia oficial; Pontuação; Preposições e conjunções; Regência nominal e regência verbal; Separação silábica; Significado das palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1° e 2° graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Higiene e Segurança do Trabalho: conceitos, definições e classificação dos riscos ambientais. Política de saúde e segurança do trabalho. Implementação de ações preventivas e corretivas. Análise preliminar de risco. Riscos químicos, físicos e Biológicos. Parâmetros e índices utilizados nas avaliações dos riscos. Instrumentos e técnicas aplicadas na medição dos riscos ambientais. Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios. Procedimentos e normas de sistemas de segurança. Metodologia para investigação de acidentes. Determinação de causas de acidentes. Ações educativas de segurança e saúde. Equipamentos fixos e móveis de combate a incêndios: tipos, inspeção, manutenção e recarga. Sistemas e equipamentos de alarme e detecção e proteção contra incêndio. Instruções gerais em emergências e Brigadas de incêndio. Acidente do Trabalho: Conceitos, causas e conseqüências do acidente do trabalho.

Estatísticas de acidentes do trabalho. Doenças profissionais e doenças do trabalho. Medidas de controle: EPIs e EPCs. Normas Regulamentadoras com ênfase nas NRs: NR-4, NR-5, NR-6, NR-7, NR8, NR-9, NR-10, NR-12, NR-15, NR-16, NR-17, NR-18, NR-20 NR-23, NR-24, NR-25, NR-26, NR-27, NR-28, NR-29, NR-30, NR-31, NR-32 e NR-33. Atividades Educativas de Segurança no Trabalho: CIPA. Biossegurança: esterilização, laboratórios de contenção, gestão de resíduos e biotérios e preparação para uso de equipamentos de proteção. Ergonomia: Levantamento e transporte de cargas. Aplicações da antropometria: o assento de trabalho, mobiliário de trabalho, arranjo físico e postos de trabalho informatizados. Ambiente: iluminação e cores, efeitos fisiológicos da iluminação. Fatores Humanos no trabalho. Organização do trabalho. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: conceitos, classificação, identificação e avaliação dos agentes de risco ambientais. Medidas preventivas e de controle dos agentes de risco. Garantias do empregador e deveres do trabalhador. Sistemas de gestão - BS 8800. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ADVOGADO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Direito Constitucional: Constituição Federal de 1988, alterações e complementações. Direito Administrativo: Administração Pública Direta e Indireta, Regime Jurídico Administrativo, Serviços Públicos, Poder de Polícia, Restrições do Estado Sobre a Propriedade Privada, Atos Administrativos, Contratos Administrativos, Licitação, Entidades Paraestatais e Terceiro Setor, Órgãos Públicos e Servidores Públicos, Processo Administrativo, Responsabilidade Extracontratual do Estado, Bens Públicos, Controles da Administração Pública, Improbidade Administrativa. Principais leis: 8.666/93, 10.520/02, 11.079/04, 8.429/92, Lei Complementar 101/2000, Lei 6.830/20 - Cobrança Judicial de Dívida Ativa, Lei 11.966/09 - Responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores e Decreto-Lei 201/67, Lei 11.977/09 - Minha Casa Minha Vida, Lei 12.016/09 - Disciplina o Mando de Segurança, Lei 12.063/09 - Inconstitucionalidade por omissão e Lei 9.868/99, Lei 12.087/09 - Incentivo à exportação, Lei 12.120/09 - Lei de Improbidade Administrativa e Lei 8.429/92, Lei 12.153/09 - Dispõe sobre os Juizados Especiais, LC 108/01 - Previdência Complementar, LC 116/03 - ISSQN, LC 131/09 - Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Emendas Constitucionais n° 19, 20, 25, 39, 41, 42, 47, 51, 53, 55, 57, 58, 59 e 62. Direito Civil: Código Civil - Parte Geral, Parte Especial e Livro Complementar. Lei de Introdução ao Código Civil. Direito Processual Civil: Código de Processo Civil - Do Processo de Conhecimento, Do Processo de Execução, Do Processo Cautelar, Dos Procedimentos Especiais, Das Disposições Finais e Transitórias. Direito do Trabalho e Processual do Trabalho: Consolidação das Leis do Trabalho - Introdução, Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Do Contrato Individual de Trabalho, Da Organização Sindical, Das Convenções Coletivas de Trabalho, Do Processo de Multas Administrativas, Da Justiça do Trabalho, Do Ministério Público do Trabalho, Do Processo Judiciário do Trabalho, Das Disposições Finais e Transitórias. Direito Penal: Código Penal - Parte Geral e Parte Especial. Efeitos civis e trabalhistas da sentença penal. Principais Leis: Crimes de sonegação fiscal (lei n° 4.729/65), Crimes contra a Ordem Tributária e a Ordem Econômica (lei n° 8.137/90 e lei n° 8.176/91). Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei n° 7.492/86). Crimes falimentares (Lei n° 11.101/05). Direito Tributário: Código Tributário Nacional - Disposição Preliminar, Sistema Tributário Nacional, Normas Gerais de Direito Tributário, Disposições Finais e Transitórias. Princípios Constitucionais Gerais e Tributários. Tributos: Conceitos, espécies, classificação, função. Direito Constitucional Tributário. Direito Ambiental: Direitos Coletivos e Interesses Difusos. Competências Legislativas, Executivas, Administrativas e Judiciais para a Proteção Ambiental e Cultural. Política Nacional do Meio Ambiente (lei n° 6.938/81). Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Código Florestal (lei n° 4.771/65). Código de Águas (lei n° 9.433/97). Concessão Florestal (lei n° 11.284/06). Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei no 9.985/00). Ação Popular. Ação Civil Pública. Ação de Desapropriação. Ação Discriminatória. Ações Privadas auxiliares de proteção ambiental. Espaços Ambientais Protegidos e Unidades de Conservação. Tombamento e Limitações Ambientais. Bens Ambientais e Culturais. Patrimônio Ambiental, Cultural, Histórico, Artístico, Arqueológico, Genético. Proteção da Biodiversidade e da Sociodiversidade. Licenciamento Ambiental. Estudos de Impacto Ambiental (EIA). Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e outros estudos e relatórios. Dano Público Ambiental e Cultural. Responsabilidade Civil dos particulares e do Estado. Responsabilidade objetiva. Crimes Ambientais (lei n° 9.605/98). Infrações administrativas (decreto n° 6.514/08). Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica. Estatuto do Servidor Municipal. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.

ANALISTA PROGRAMADOR DE SISTEMAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Algoritmos e Estruturas de Dados: Fundamentos de lógica de programação: tipos de dados; operadores; expressões; estruturas de controle e repetição; fluxogramas e diagramas de bloco; Estruturas de dados homogêneas e heterogêneas: vetores e matrizes, registros, listas, filas, pilhas e árvores; métodos de busca e ordenação; recursividade; funções e procedimentos: variáveis locais e globais; utilização de parâmetros. Programação Orientada e Objetos: fundamentos; classes concretas e abstratas; interfaces; objetos; atributos; métodos; herança; polimorfismo; encapsulamento; construtores e destrutores. Linguagens de programação: Java; Object Pascal, C, C++. Programação Java em arquitetura J2EE. Desenvolvimento para web: Linguagem PHP, HTML, xHTML, XML, CSS, JAVASCRIPT. Redes de Computadores: Arquiteturas de rede; Topologias; Equipamentos de conexão e transmissão; Modelo OSI da ISO, Arquitetura e protocolos TCP/IP; Nível de aplicação TCP/IP: DNS, FTP, NFS, TELNET, SMTP, HTTP e SNMP. Ambiente UNIX: Instalação e suporte a TCP/IP, DHCP, DNS, NIS, CIFS, NFS, serviços de impressão em rede, Integração com ambiente Windows; Ambiente Microsoft Windows 2000/2003: Instalação e suporte de TCP/IP, DHCP, DNS; Active Directory, IIS, Terminal Service; Serviços de arquivo e impressão em rede; Integração com ambiente UNIX. Gestão de Segurança da Informação: Conceitos gerais; Políticas de Segurança de Informação; Classificação de Informações; Norma ISSO 27001. Desenvolvimento de Sistemas Gerência de projetos. Processo de Software. Linguagem de Modelagem Unificada (UML); Padrões de Projeto de Software (Design Pattems). Garantia de Qualidade de Software. Técnicas de Teste de Software. Banco de Dados: Conceitos e arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD); Modelagem de dados e projeto lógico de banco de dados relacional; a linguagem SQL; Controle de transações; Indexação e hashing; Processamento da consulta; Controle de concorrência. Segurança Computacional: criptografia simétrica e assimétrica; assinatura digital, certificado digital, características do DES, AES e RSA; funções hash (MD5 e SHA-1).

ENGENHEIRO AGRIMENSOR

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Topografia. Geodésia. Fotogrametria e foto identificação. Sensoriamento remoto. Cartografia. Cadastro técnico e planejamento urbano. Sistemas de informações georreferenciadas. Traçado de estradas e cidades. Agrimensura legal. Código de Obras e Posturas e Lei de Parcelamento de solos municipal. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações (arts 1° a 14 e arts 37 a 43). Estatuto do Servidor Municipal.

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Agricultura - Quanto às culturas perenes e temporárias, serão abordados aspectos morfofisiológicos de crescimento, desenvolvimento e produção, que estão relacionados aos seguintes itens: Fatores edafoclimáticos (temperatura, disponibilidade de água, umidade relativa do ar, luminosidade, acidez/alcalinidade e aeração). Fertilidade dos solos e nutrição mineral de plantas (elementos essenciais e sua disponibilidade, adubação e fertilizantes, correção do solo e corretivos). Tratos culturais (principais práticas culturais e particularidades de lavouras de importância econômica). Calendário agrícola (épocas de preparo do solo, de plantio, de realização de tratos culturais, e da colheita das principais culturas nas diversas regiões do Brasil). Controle de ervas daninhas (diferentes métodos e sua eficiência). Principais pragas e doenças e métodos de controle; Pecuária - Quanto à produção animal, serão abordados os seguintes aspectos da Bovinocultura (de corte e leiteira), suinocultura e avicultura: Manejo (conhecimento das particularidades de cada espécie explorada). Sanidade (controle e prevenção das principais doenças e parasitoses). Principais raças e aptidões. Reprodução (ciclo reprodutivo e técnicas promotoras de maiores produtividades). Índices zootécnicos (taxas de natalidade, desfrute); Economia Agrícola - Teoria e instrumentos de análise econômica: teoria da produção e da estrutura de mercados, progresso técnico na agricultura, teoria da demanda, teoria da oferta, elasticidades, mudança no equilíbrio, relações entre receita e elasticidade, formação de preços, preços fixos e flexíveis, determinação dos preços agrícolas, teoria da renda da terra. Mecanismos e financiamentos da política agrícola, política macroeconômica e agricultura, instrumento de política agrícola: créditos, preços, tributação, tecnologia, armazenamento e comercialização, políticas de segurança alimentar, políticas de reforma agrária e colonização; Abordagens sobre: interpretação analógica e digital de imagens obtidas através de sensores remotos, aplicada a mapeamentos de solos; gênese do solo; processos e fatores de formação dos solos; características físicas, químicas e mineralógicas dos solos; principais atributos do solo para fins de classificação; Sistema Brasileiro de Classificação de Solos; aplicações dos estudos / levantamentos de solos. Noções e conhecimentos de extensão rural, como realizar reuniões técnicas com a comunidade rural, como apresentar e realizar propostas de palestras técnicas, quais as formas de uso de mídia podem ser usadas para se chegar ao produtor rural, como promover "dias de campo" para demonstrar técnicas. Noções e conhecimentos para elaboração de laudos técnicos; Noções e conhecimentos de uso de tecnologias alternativas para a agregação de valores na propriedade rural; Noções e conhecimentos de agricultura orgânica; Noções e conhecimentos para a elaboração de projetos técnicos na busca de recursos junto à instituições governamentais e não governamentais; Noções e conhecimentos para implantação de campos experimentais.

MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8069/1990: Dos Direitos Fundamentais, Da Prevenção, Da Política de Atendimento, Das Medidas de Proteção, Da Prática do Ato Infracional, Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsáveis, Do Conselho Tutelar, Do Acesso à Justiça, Dos Crimes e das Infrações Administrativas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Sistema Único de Saúde - SUS. Implementação do sistema de referência e contra-referência. Atenção a Saúde da Mulher: atendimento médico à mulher na adolescência, idade fértil, climatério e menopausa. Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer uterino e de mama. Planejamento familiar: Métodos de planejamento familiar e investigação de esterilidade. Acompanhamento de pré-natal, identificação e encaminhamento de gestantes de risco. Puepério. Vacinação da gestante. Planejamento e programação em saúde. Doenças de notificação compulsória. Atendimento às urgências obstétricas. Normas de Biossegurança. Doenças sexualmente transmissíveis. Atendimento às urgências de média e baixa complexidade.

MÉDICO VETERINÁRIO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CLÍNICA MÉDICA: Processos gerais de exploração clínica: inspeção, palpação, percussão, termometria clínica; Clínica dos aparelhos: digestivo, respiratório, circulatório, urinário, genital feminino e masculino e pele; Síndrome convulsiva; Toxicoses; Choque; Queimaduras; Traumatismos. ANÁLISES CLÍNICAS: Interpretação de: hemograma, urinálise, técnicas de exame de fezes, pesquisa de uréia, glicose, creatinina, colesterol, transminases e fosfatases; Microbiologia; 3. Função Hepática; .Função Tireóide; Função Renal; Eletrólitos e Equilíbrio ácido- básico. ANATOMIA PATOLÓGICA: Técnica de necropsia dos caninos, felinos e aves; Colheita de material; Exames "post-morten"; Aspectos gerais das lesões produzidas por agentes biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitos e neoplasias; Aparelho respiratório, aparelho urinário, sistema nervoso, aparelho circulatório. DOENÇAS INFECTO - CONTAGIOSAS E PARASITÁRIAS DE INTERESSE SANITÁRIO: Etiologia; Sintomatologia; Epidemiologia; Diagnóstico e profilaxia das principais enfermidades dos animais domésticos. .PRINCIPAIS ZOONOSES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA: Etiologia; Sintomatologia; Epidemiologia; Profilaxia. AGENTES DE TOXINFECÇÕES ALIMENTARES: Aspectos microbiológicos das principais intoxicações e infecções veiculadas ou transmitidas por alimentos. I-DEFINIÇÕES: Contaminação; Taxa de Incidência; Quarentena; Período de Incubação; Desinfecção; Infecção; Desinfestação; Infestação; Endemia; Imunidade; Fonte de Infecção; Patogenicidade; .Hospedeiro; Período de Transmissibilidade; Taxa de Mortalidade; Zoonoses. LEGISLAÇÃO SANITÁRIA. Normas de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem anima - Serviço de Inspeção Municipal, Estadual e Federal. Boas práticas de fabricação (BPF). Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Higiene dos Alimentos. Controle de Roedores e outros vetores de interesse da Saúde Pública.

PEDAGOGO CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8069/1990: Dos Direitos Fundamentais, Da Prevenção, Da Política de Atendimento, Das Medidas de Proteção, Da Prática do Ato Infracional, Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsáveis, Do Conselho Tutelar, Do Acesso à Justiça, Dos Crimes e das Infrações Administrativas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Tendências pedagógicas, concepções filosóficas-políticas e a prática pedagógica em escolas de Educação Profissional. Pressupostos teóricos e legais da Educação Profissional. Orientação vocacional e profissional. O trabalho pedagógico em equipes multidisciplinares. O projeto político-pedagógico da Escola: concepção, princípios e eixos norteadores. O planejamento, a execução, o acompanhamento e a comunicação de pesquisas científicas na educação. O planejamento educacional numa perspectiva crítica da educação: importância, níveis e componentes. O papel do pedagogo no âmbito escolar. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Currículo integrado: concepção, planejamento, organização dos conteúdos, avaliação e a integração curricular. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento: conceito, correntes teóricas e repercussões na escola de Educação Profissional. A prática da avaliação no cotidiano escolar. A pedagogia de projetos. A multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade no processo de ensinar e de aprender. A gestão escolar da Educação Profissional. A educação inclusiva. A dimensão técnica-política da prática docente. Concepções de sociedade, homem e educação; A função social da escola pública; O conhecimento científico e os conteúdos escolares; A história da organização da educação brasileira; O atual sistema educacional brasileiro; Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano/apropriação do conhecimento na psicologia histórico-cultural.

PSICÓLOGO

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8069/1990: Dos Direitos Fundamentais, Da Prevenção, Da Política de Atendimento, Das Medidas de Proteção, Da Prática do Ato Infracional, Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsáveis, Do Conselho Tutelar, Do Acesso à Justiça, Dos Crimes e das Infrações Administrativas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Parâmetros para o funcionamento do SUS; A psicologia como ciência. Diferentes escolas, diferentes campos de atuação e tendências teóricas; Métodos e técnicas de Avaliação Psicológicas; Psicopatologia e o método clínico. Modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano; A ética, sua relação com a cultura e sua influência na constituição do psiquismo; Psicologia Social e os Fenômenos de Grupo: a comunicação, as atitudes, o processo de socialização, os grupos sociais e seus papéis; Psicologia Institucional e seus métodos de trabalho; Psicologia na reforma psiquiátrica, o psicólogo e a saúde pública; Teorias e técnicas psicoterápicas; Processo Psicodiagnóstico; Terapia na Saúde mental; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia Familiar - Criança e Adolescente; Tratamento Psicoterápico de Portadores de HIV/AIDS; Psicologia Institucional e processo grupai; Código de Ética profissional do Psicólogo. Sistema Único de Saúde: Lei n° 8.080 de 19/09/90, Lei n° 8.142 de 28/12/90, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS de 1996, Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS - NOAS-SUS de 2002.

ANEXO IV - DO EDITAL N.° 031/2012

DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

1. Ficam definidas as seguintes delimitações para as áreas de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, conforme especificado nos incisos I a XXXIII do artigo 1° do Decreto Municipal n.° 7.560/2007:

1.1 ACLIMAÇÃO - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Aclimação, inicia a partir da Quadra 63, lado norte da Rua Osvaldo Aranha, seguindo por esta, no sentido leste, até a Rua Presidente Juscelino Kubitscheck. Segue pelo lado leste da Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, no sentido sul, até a Avenida Assunção. Segue pelo lado oeste da Avenida Assunção, no sentido nordeste, contornando a rotatória da Praça da Bíblia pelo lado oeste, chegando ao encontro desta com a Avenida Toledo. Segue pelo lado oeste da Avenida Toledo, no sentido norte, até a Rua Fortaleza. Segue pelo lado sul da Rua Fortaleza, no sentido oeste, até a Rua Francisco Bartinik. Segue pelo oeste da Rua Francisco Bartinik, no sentido norte, até a Rua Álamo. Segue pelo lado sul da Rua Álamo, no sentido sudoeste, até a Rua Cipreste. Segue pelo oeste da Rua Cipreste, no sentido noroeste, até o seu encontro com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado sul do limite do perímetro urbano, no sentido sudoeste, até o seu encontro com o Córrego Bezerra. Segue pelo lado leste do Córrego Bezerra, no sentido sul, até seu encontro com a Rua Tamoios. Segue pelo lado norte da Rua Tamoios, no sentido leste, até a Rua Tarcilio Wagner. Segue pelo lado leste da Rua Tarcílio Wagner até a Rua Casemiro de Abreu. Segue do lado norte da Rua Casemiro de Abreu até a Rua Marcelino Meneguzzi. Segue pelo lado oeste da Rua Marcelino Meneguzzi, no sentido nordeste, até a Rua Osvaldo Aranha, na quadra 63, finalizando a delimitação do perímetro.

1.2 CATARATAS - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Cataratas, inicia a partir do encontro da BR 277 com o limite do perímetro urbano, seguindo o perímetro urbano, no sentido sul, até seu encontro com o Arroio Jabuticabeira. Segue pelo lado oeste do Arroio Jabuticabeira, no sentido sul, até seu encontro com a Rua Julio Boaventura Tozzo. Segue pelo lado leste da Rua Julio Boaventura Tozzo, no sentido noroeste, até seu encontro com a BR 277. Segue pelo lado sul da BR 277, no sentido leste, até seu encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado norte da Avenida Brasil, no sentido noroeste, até seu encontro com a Rua União da Vitória. Segue pelo lado leste da Rua União da Vitória, no sentido nordeste, até a Rua Véu de Noiva. Segue pelo lado leste da Rua Véu de Noiva, no sentido norte, até seu encontro com Rua Prainha. Segue pelo lado sul a Rua Prainha, no sentido leste, até o limite do loteamento Recanto Azul. Contorna pelo lado leste do limite do loteamento Recanto Azul, seguindo no sentido nordeste, contornando pelo lado leste do limite do Loteamento Estrela do Mar, até seu encontro com a Sanga Amambay. Segue pelo lado sul da Sanga Amambay, no sentido leste, até o encontro com o limite dos bairros Cataratas e Morumbi, seguindo por esta divisa, no sentido leste, até a BR 369. Segue pelo lado oeste da BR 369, no sentido sul, até seu encontro com a BR 277 e com o limite do perímetro urbano, finalizando a delimitação do perímetro.

1.3 COLMÉIA - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Colméia, inicia a partir do encontro da BR 467 com a Rua Véu de Noiva, seguindo pelo lado oeste da Rua Véu de Noiva, no sentido norte, até a Rua Prainha. Segue pelo lado norte da Rua Prainha, no sentido leste, contornando o limite do loteamento Jardim Recanto Azul até o limite do loteamento Estrela do Mar. Segue pelo lado oeste do limite do loteamento Estrela do Mar até a Sanga Amambay. Segue pelo lado oeste da Sanga Amambay, no sentido norte, até seu encontro com a divisa dos bairros Cataratas e Morumbi. Segue pela divisa dos bairros Cataratas e Morumbi, no sentido noroeste, até seu encontro com a Avenida Corbélia. Segue pelo lado sul da Avenida Corbélia, no sentido sudoeste, até seu encontro com a BR 467. Segue pelo lado norte da BR 467, no sentido sudeste, até seu encontro com a Rua Véu de Noiva, finalizando a delimitação do perímetro.

1.4 FLORESTA - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Floresta, inicia a partir da quadra 39, no encontro da Rua Jacutinga com a Avenida das Pombas, seguindo pelo lado oeste da Avenida das Pombas, no sentido norte, acompanhando o limite do Perímetro Urbano, contornando o Parque Floresta e o Recanto Sanga Funda até seu encontro com a Sanga Funda. Segue pelo lado norte da Sanga Funda, no sentido leste, até o Lajeado Clarito. Segue pelo lado leste do Lajeado Clarito, no sentido sul, até a Rua Padre Pedro Arrute. Segue pelo lado sul da Rua Padre Pedro Arrute, no sentido noroeste, até a Rua Rachel de Queiroz. Segue pelo lado leste da Rua Rachel de Queiroz, no sentido sudoeste, até a Rua Albert Einstein, seguindo pelo lado norte desta, no sentido sudeste, até o Lajeado Clarito. Segue pelo lado leste do Lajeado Clarito, no sentido sudoeste, até a Rua São Gabriel. Segue pelo lado leste da Rua São Gabriel, no sentido sul, até a Rua Padre José Maurício. Segue pelo lado norte da Rua Padre José Maurício, no sentido leste, até a Rua Francisco Alves. Segue pelo lado leste da Rua Francisco Alves, no sentido sul, até a Rua Bruna Costa, seguindo pelo lado leste desta rua até a divisa norte do loteamento Jardim Colonial. Segue pelo lado norte da divisa do loteamento Jardim Colonial, no sentido nordeste, até a Rua Pedro Dambrós. Segue pelo lado oeste da Rua Pedro Dambrós, no sentido norte, até a Rua Jacutinga. Segue pelo lado norte da Rua Jacutinga, no sentido leste, até a Avenida das Pombas, na quadra 39, finalizando a delimitação do perímetro.

1.5 MORUMBI - Vinculada à Unidade de Saúde da Família Morumbi, é composta por uma área urbana, localizada dentro do perímetro urbano, e uma área rural, localizada no Distrito de Espigão Azul, conforme descritas nos incisos a seguir:

a) Área Urbana: Tem início a partir do encontro da Rua Luiza Padovani Fanhame com a Rua Panamá, na Quadra 01, segue pelo lado leste da Rua Panamá, no sentido norte, até a quadra 61, no limite do loteamento Parque Morumbi. Segue pelo lado sul da divisa do loteamento Parque Morumbi, no sentido leste, até seu encontro com a Sanga Amambay. Segue pelo lado oeste da Sanga Amambay, no sentido sul, até seu encontro com a Sanga Moreira. Segue pelo lado sul da Sanga Moreira, no sentido nordeste, até seu encontro com a Rua Serra da Mantiqueira. Segue pelo lado oeste da Rua Serra da Mantiqueira, no sentido sudeste, até seu encontro com a BR 369. Segue pelo lado oeste da BR 369, no sentido sul, até a divisa dos bairros Cataratas e Morumbi. Segue pela divisa dos bairros Cataratas e Morumbi, no sentido noroeste, até seu encontro com a Sanga Amambay. Segue pelo lado leste da Sanga Amambay, no sentido norte, até a Rua Luiza Padovani Fanhame. Segue pelo lado norte da Rua Luiza Padovani Fanhame, no sentido oeste, até a Rua Panamá, na quadra 01, finalizando a delimitação do perímetro.

b) Área Rural no Distrito de Espigão Azul: Tem início a partir do encontro do Córrego Acero com o limite do perímetro urbano, segue pelo lado leste do perímetro urbano até seu encontro com a BR 369. Segue pelo lado oeste da BR 369, no sentido nordeste, até a Estrada Fazenda Taquaraçu. Segue pelo lado sul da Estrada Fazenda Taquaraçu, no sentido oeste, até seu encontro com o Córrego Acero. Segue pelo lado leste do Córrego Acero, no sentido sudeste, até seu encontro com o limite do perímetro urbano, finalizando a delimitação do perímetro.

1.6 NAVEGANTES - vinculada à Unidade de Saúde da Família Navegantes, compreende o perímetro do Distrito Administrativo n.° 07 - abrangendo as localidades de Rio 47, Gramadinho, Jangada Taborda, Rio Diamante, Jangada e Nossa Senhora dos Navegantes, conforme constante no artigo 7° da Lei Municipal n.° 3.765/2003.

1.7 PACAEMBU - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Pacaembu, inicia a partir do encontro da Avenida Brasil com o Rio Cascavel, seguindo pelo lado sul da Avenida Brasil, no sentido sudeste, até a Avenida Rocha Pombo. Segue pelo lado leste da Avenida Rocha Pombo, no sentido nordeste, até seu encontro com a BR 467. Segue pelo lado sul da BR 467, no sentido sudeste, até seu encontro com a Rua União da Vitória. Segue pelo lado oeste da Rua União da Vitória, no sentido sudoeste, até seu encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, no sentido sudeste, até seu encontro com a BR 277. Segue pelo lado norte da BR 277, no sentido oeste, até seu encontro com o Rio Cascavel. Segue pelo lado leste do Rio Cascavel, no sentido norte, até a barragem do Lago Municipal, contornando o Lago Municipal pela margem oeste até seu encontro com o limite do loteamento Itaipu, contornando-o a oeste, passando pela Travessa Artilharia, Travessa Cavalaria e Travessa Infantaria, até a Rua Bom Jesus. Segue pelo lado sul da Rua Bom Jesus, no sentido nordeste, até seu encontro com o Rio Cascavel. Segue pelo lado leste do Rio Cascavel, no sentido norte, até seu encontro com a Avenida Brasil, finalizando a delimitação do perímetro.

1.8 PALMEIRAS - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Palmeiras, inicia a partir da quadra 44, lado sul da Rua Osvaldo Aranha, segue por esta rua no sentido leste até a Rua Presidente Juscelino Kubitscheck e, seguindo pelo lado oeste desta, até o seu encontro com a Avenida Assunção. Segue pelo lado leste da Avenida Assunção, no sentido nordeste, até a rotatória da Praça da Bíblia, contornando-a pelo lado leste, chegando na Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, no sentido leste, até a Avenida Tancredo Neves. Segue pelo lado oeste da Avenida Tancredo Neves, no sentido sudoeste, até a Rua Nereu Ramos. Segue pelo lado oeste da Rua Nereu Ramos no sentido sul, até a Rua Cuiabá. Segue pelo lado norte da Rua Cuiabá, no sentido oeste, até a Avenida Tancredo Neves. Segue pelo lado oeste da Avenida Tancredo Neves, no sentido sudoeste, até seu encontro com a Sanga Bezerra. Segue pelo lado leste da Sanga Bezerra, no sentido noroeste, até o Córrego Bezerra. Segue pelo lado oeste do Córrego Bezerra, no sentido norte, até a Rua Tamoios. Segue pelo lado sul da Rua Tamoios, no sentido leste, até a Rua Tarcílio Wagner. Segue pelo lado oeste da Rua Tarcílio Wagner, no sentido sul, até a Rua Casemiro de Abreu. Segue pelo lado sul da Rua Casemiro de Abreu, no sentido leste, até Rua Marcelino Meneguzzi. Segue pelo lado leste da Rua Marcelino Meneguzzi, no sentido norte, até a Rua Osvaldo Aranha, finalizando a delimitação do perímetro.

1.9 PERIOLO - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Período, inicia a partir do encontro da Sanga Jaboriti com a BR 467, segue pelo lado norte da BR 467, no sentido sudeste, até a Avenida Corbélia. Segue pelo lado oeste da Avenida Corbélia, no sentido nordeste, até seu encontro com a Sanga Amambay. Segue pelo lado oeste da Sanga Amambay, no sentido norte, até a Rua Luiza Padovani Fanhame. Segue pelo lado sul da Rua Luiza Padovani Fanhame, no sentido oeste, até a Rua Panamá. Segue pelo lado oeste da Rua Panamá, no sentido norte, até a quadra 61, na divisa do loteamento Parque Morumbi. Segue pelo lado norte da divisa do loteamento Parque Morumbi, no sentido leste, até seu encontro com a Sanga Amambay. Segue pelo lado oeste da Sanga Amambay, no sentido norte, até seu encontro com o Lajeado Acero. Segue pelo lado leste do Lajeado Acero, no sentido sudoeste, até seu encontro com a Sanga Jaboriti. Segue pelo lado leste da Sanga Jaboriti, no sentido sul, até seu encontro com a BR 467, finalizando a delimitação do perímetro.

1.10 SANTA BÁRBARA - Vinculada a Unidade Saúde da Família Santa Bárbara, inicia a partir da localidade de Colônia Centenário, seguindo pela divisa dos Municípios de Cascavel e Catanduvas, no sentido sul, até a divisa dos Municípios de Cascavel e Catanduvas. Segue pela divisa dos Municípios de Cascavel e Catanduvas até a BR 277. Segue pela BR 277, no sentido oeste, até a Estrada da Bandeira. Segue rumo sul, pela estrada Rio do Salto-Coluna Prestes até a Reserva Florestal. Segue pela Estrada dos Acampados, até o encontro com o limite do distrito de São Salvador, próximo a localidade de São Luis, daí segue na direção leste, pelo Rio do Salto, divisa do distrito de São Salvador, até encontrar a Estrada Colônia Prestes, seguindo por ela, no sentido norte, até a localidade de Salto Portão e BR 277, seguindo pela BR 277 rumo leste, até o encontro com a Estrada da Bandeira. Segue rumo norte, ao lado sul da Estrada da Bandeira, até o encontro com a Estrada Theobaldo Bresolim. Segue, a partir deste ponto, pelo lado sul de uma linha reta, no sentido nordeste, até a sede da localidade de Centenário. A partir da sede da localidade de Centenário, segue pelo lado sul da Estrada Slavieiro, no rumo leste, até a localidade de Colônia Centenário, finalizando a delimitação do perímetro.

1.11 SÃO FRANCISCO - Vinculada à Unidade de Saúde São Francisco, inicia a partir do encontro da BR 277 com o Rio Sapucaia, seguindo pelo lado oeste do Rio Sapucaia, no sentido nordeste, até seu encontro com o limite dos Municípios de Cascavel e Corbélia. Segue pelo limite dos Municípios de Cascavel e Corbélia, no sentido norte, até seu encontro com a BR 369. Segue pelo lado leste da BR 369, no sentido sudoeste, até seu encontro com a BR 277. Segue pelo lado norte da BR 277, no sentido leste, até seu encontro com o Rio Sapucaia, finalizando a delimitação do perímetro.

1.12 SÃO JOÃO - Vinculada à Unidade Saúde da Família São João, inicia a partir do encontro da Estrada da Bandeira com a BR 277, segue pelo lado norte da BR 277, no sentido noroeste, até o Rio Sapucaia. Segue pelo lado leste do Rio Sapucaia, no sentido nordeste, até o limite entre o Município de Cascavel e Corbélia. Segue pelo limite entre os Municípios de Cascavel e Corbélia, no sentido sul, até o limite com o Município de Braganey, seguindo pelo limite dos referidos Municípios no sentido leste, passando pelo Rio da Erva, Rio Tourinho e Rio Ano Novo, até a localidade de Colônia Centenário. Segue, a partir da localidade Colônia Centenário, pelo lado norte da Estrada Slavieiro, no sentido oeste, até a sede da localidade de Centenário. A partir da sede da localidade de Centenário, segue pelo lado norte de uma linha reta, no sentido sudoeste, até o encontro da Estrada da Bandeira com a Estrada Theobaldo Bresolim. Segue pelo lado oeste da Estrada da Bandeira, no sentido sudoeste, até a BR 277, finalizando a delimitação do perímetro.

1.13 SÃO SALVADOR - Vinculada à Unidade de Saúde da Família São Salvador, compreende o perímetro do Distrito Administrativo n.° 06 - São Salvador, conforme delimitação constante no artigo 6° da Lei Municipal n.° 3.765/2003.

1.14 SEDE ALVORADA - Vinculada à Unidade de Saúde da Família Sede Alvorada, será composta por duas áreas, conforme descritas nas alíneas a seguir:

a) Distrito de Sede Alvorada: Compreende o perímetro do Distrito Administrativo n.° 05 - Sede Alvorada, conforme delimitação constante no artigo 5° da Lei Municipal n.° 3.765/2003.

b) Distrito de Espigão Azul: Abrange parcialmente o Distrito de Espigão Azul, iniciando-se a partir do encontro do Córrego Acero com o limite do perímetro urbano, segue pelo lado norte do perímetro urbano, no sentido oeste, até a BR 467. Segue pelo lado norte da BR 467, no sentido noroeste, até a Estrada Velha de Toledo. Segue pelo lado leste da Estrada Velha de Toledo, no sentido noroeste, margeando o limite com o Distrito de Sede Alvorada, até a localidade Esquina Memória. A partir da localidade Esquina Memória, segue, no sentido norte, pela divisa do Município de Cascavel e Toledo, seguindo, a partir de então, no sentido leste, pelas divisas com os Municípios de Tupãssi, Cafelândia, e Corbélia, até a BR 369. Segue pelo lado oeste da BR 369, no sentido sudoeste, até a Estrada Fazenda Taquaraçu. Segue pela Estrada Fazenda Taquaraçu, no sentido oeste, até o Córrego Acero. Segue pelo lado oeste do Córrego Acero, no sentido sul, até o seu encontro com o limite do perímetro urbano, finalizando a delimitação do perímetro.

1.15 VILA TOLENTINO - Vinculada à Unidade de Saúde Vila Tolentino, inicia a partir da Quadra 373 da Avenida Brasil, esquina com a Rua Sete de Setembro, seguindo pelo lado oeste da Rua Sete de Setembro, no sentido sul, até seu encontro com o afluente esquerdo do Ribeirão Coati Chico. Segue pelo lado oeste do afluente esquerdo do Ribeirão Coati Chico, no sentido sudoeste, até o Ribeirão Coati Chico. Segue pelo lado oeste do Ribeirão Coati Chico, no sentido sul, até a BR 277. Segue pelo norte da BR 277, no sentido oeste, até o cruzamento com a Avenida Tancredo Neves. Segue pelo lado leste da Avenida Tancredo Neves, no sentido nordeste, até o seu cruzamento com a Rua Cuiabá. Segue pelo lado sul da Rua Cuiabá, no sentido leste, até o seu cruzamento com a Rua Nereu Ramos. Segue pelo lado leste da Rua Nereu Ramos até a Avenida Tancredo Neves. Segue pelo lado leste da Avenida Tancredo Neves, no sentido norte, até a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, no sentido leste, até seu cruzamento com a Rua Sete de Setembro, na quadra 373, finalizando a delimitação do perímetro.

2. As delimitações das áreas geográficas relacionadas no item 1.1 a 1.15 deste Anexo encontram-se representadas em mapas, constantes no Anexo III do Edital de Concurso n.° 031/2012, os quais estão disponíveis para consulta na página da internet www.esppconcursos.com.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php.

ANEXO V

REQUERIMENTO DE RESERVA DE VAGAS E/OU CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

À COMISSÃO ORGANIZADORA DE CONCURSOS

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:
Inscrição:CPF:
Cargo Pretendido:Fone:

Solicito participar da reserva de vagas destinadas a candidatos portadores de deficiência, conforme previsto na Lei Municipal n.° 5.598/2010 e no Decreto Federal n.° 3.298/1999.

Tipo da Deficiência: ( ) Física ( ) Auditiva ( ) Visual ( ) Mental ( ) Múltipla

Necessita condições especiais para realização da(s) prova(s)? ( ) Não ( ) Sim

Em caso positivo, especificar:

Cascavel, _______ de _______________ de 2012.

______________________________
Assinatura do candidato