Prefeitura de Carmópolis - SE

Notícia:   Prefeitura de Carmópolis - SE disponibiliza vagas para agente de endemias

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMÓPOLIS

ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "DR. AIRTON TELES BARRETO"

EDITAL Nº 007/2013

PROCESSO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

A Prefeita do Município de Carmópolis - Estado de Sergipe, através da Secretaria Municipal da Saúde, no uso de suas atribuições legais, torna público a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária emergencial de profissional para preenchimento de 05 (cinco) vagas de Agente de Combate as Endemias, uma vez que:

I - das vagas existentes, todas foram preenchidas no ultimo concurso realizado;

II - não há cadastro de reserva para o cargo, não havendo desta mesma forma, excedentes no último concurso realizado;

III - uma servidora encontra-se em licença maternidade;

IV - o servidor cedido pela Secretaria de Saúde do Estado teve seu contrato finalizado;

V - há necessidade de contratação para a função supracitada em razão da manutenção das ações de vigilância epidemiológica e alcance das metas do Programa Municipal de Controle da Dengue e Programa de Controle a Esquistossomose;

VI - enquanto não se realizar um novo concurso público, não pode o município ser prejudicado pela falta destes profissionais, sobretudo no tocante ao controle do mosquito transmissor da dengue.

1. Do Processo Seletivo

A presente seleção pública destina-se à contratação temporária emergencial, dando provimento a 05 (cinco) vagas para atender às necessidades deste Município, estando o cargo, carga horária e salário base descritos na tabela abaixo.

1.1 Requisitos e condições para inscrição:

a) Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas contidas no artigo 12 da CF (Constituição Federal)

b) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da inscrição;

c) Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste edital;

d) Enviar Currículo, somente em PDF, para o e-mail informado.

1.2 Função - Carga Horária -Vencimentos

CARGO

Nº de VAGAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTO EM R$

LOCALIDADE

Agente de Combate as Endemias

05

40h semanais

678,00*

CARMÓPOLIS

* O profissional contratado ainda fará jus ao adicional de insalubridade

1.3 Descrição das atribuições do Agente de Endemias

Exercer atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção a saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS.

Encaminhar os casos suspeitos de dengue à USB, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde;

Atuar junto aos domicílios, informando os seus moradores sobre a doença - seus sintomas e riscos - e o agente transmissor e medidas de prevenção;

Vistoriar imóveis, acompanhado pelo responsável, para identificar locais de existência de objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros de mosquito transmissor da dengue;

Orientar e acompanhar o responsável pelo imóvel na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos;

Informar o responsável pelo imóvel, sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue;

Vistoriar e tratar com aplicação de larvicida, caso seja necessário, os pontos estratégicos;

Vistoriar e tratar com aplicação de larvicida/biolarvicida, quando necessário, os criadouros de mosquitos;

Vistoriar e tratar os imóveis cadastrados e encaminhados pelo ACS que necessitem do uso de larvicidas e/ou remoção mecânica de difícil acesso que não pode ser eliminado pelo ACS;

Nos locais onde não existir ACS, seguir a rotina de vistoria dos imóveis e, quando necessário, aplicar larvicida/biolarvicida;

Elaborar e/ou executar estratégias para o encaminhamento/resolução das pendências;

Orientar a população sobre a forma de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco quanto a formação de criadouros do Aedes aegypti;

Promover reuniões com a comunidade com o objetivo de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue;

Notificar os casos suspeitos de dengue, informando a equipe da USB; Encaminhar ao setor competente a ficha de notificação da dengue, conforme estratégia local;

Reunir semanalmente com o agente comunitário de saúde para planejar ações conjuntas, trocar informações sobre febris suspeitos de dengue, a evolução dos índices de infestação por Aedes aegypti da área de abrangência, os índices de pendências, os criadouros preferenciais e as medidas que estão sendo, ou deverão ser adotadas para melhorar a situação.

1.4 Perfil do profissional

Ensino médio ou equivalente;

Experiência com o trabalho;

Iniciativa;

Capacidade de articulação intersetorial;

Responsabilidade: capacidade de responder pelas ações sob sua própria iniciativa e sob iniciativa de pessoas envolvidas nestas ações;

Autonomia: capacidade de aprender, formular, argumentar, defender, criticar, concluir e antecipar, mesmo quando não se tem poder para, sozinho, mudar uma realidade ou normas já estabelecidas;

Ter capacidade de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, colocando-os em ação para enfrentar situações do processo de trabalho; Coordenar-se com outros sujeitos: capacidade e disponibilidade de estabelecer movimento de compartilhamento de situações e acontecimentos do trabalho, assumindo co-responsabilidade.

2. Das Inscrições

As inscrições serão efetuadas mediante envio dos currículos para o e-mail saude@carmopolis.se.gov.br, observado o cronograma de atividades em anexo ao edital.

O candidato será responsável pela exatidão das informações contidas no seu currículo profissional.

O currículo, em PDF, deve conter:

Identificação completa do interessado;

Endereço completo;

Telefones de contato;

Endereço eletrônico;

Demonstração de formação compatível com os requisitos da função.

Toda documentação comprobatória deverá ser entregue pelo candidato no momento da entrevista, caso o candidato seja selecionado para essa fase.

A Comissão Especial de Seleção será responsável pela análise dos requisitos técnicos por meio do currículo profissional apresentado.

3. Etapas do Processo Seletivo

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas: Análise de Currículo e Entrevista, levando em conta os aspectos técnicos de experiência e habilidades no desenvolvimento das atribuições pertinentes a sua formação.

Após análise curricular e entrevista, em caso de empate os critérios seguidos serão:

a) Candidato que apresentar maior tempo de experiência e atuação na área específica;

b) Maior idade.

3.1 Primeira Etapa: Análise de Currículo

O currículo deverá conter as seguintes especificações: nome das instituições em que o candidato trabalhou ou trabalha, período de atividades, nomenclatura dos cursos e das instituições de ensino e ano, status (concluído ou não) do período.

3.2 Segunda Etapa: Entrevista

A entrevista constará de exame oral e tem como finalidade permitir uma avaliação complementar das qualificações, aptidões e habilidades do candidato para o exercício das atribuições constantes deste edital, apuradas na avaliação com membros da comissão apurada designada.

O exame oral constará de perguntas objetivas, e buscará, essencialmente, verificar no repertório do candidato, as situações vividas por ele que sejam próximas ou similares às que ele provavelmente viverá na posição para qual será contratado. As respostas deverão ser dissertativas, com detalhes que demonstrem a experiência anterior do candidato diante de cada uma das situações solicitadas.

Os candidatos selecionados para esta fase deverão apresentar toda documentação, original ou em cópia autenticada, comprobatória das informações contidas no currículo.

4. Classificação

Somente serão submetidos à entrevista os candidatos aprovados na primeira fase. A notificação do dia e local da entrevista será enviada para e-mail do candidato.

5. Da Publicação do Edital

O edital será publicado no mural de avisos da Prefeitura Municipal de Carmópolis e da Secretaria Municipal de Saúde, conforme indicado no calendário constante no anexo I deste edital.

6. Das Disposições Finais

O candidato que não comprovar as condições declaradas na inscrição será considerado desclassificado, bem como aquele que não comprovar aptidão física para exercício do cargo no momento do exame admissional.

As informações prestadas pelos candidatos são de sua inteira responsabilidade, reservando-se à Comissão da Seleção o direito de afastar do processo o candidato que apresentar documentos e comprovantes inverídicos, falsos, ilegíveis ou incompletos. Será afastado do processo o candidato que incorrer ou infringir as normas de conduta social vigentes para com os profissionais responsáveis pelas entrevistas ou para com outros candidatos.

7. Da validade

O prazo de validade do processo seletivo será de 3 (três) meses podendo ser prorrogado por igual período.

SERGIPE, EM 07 DE JUNHO DE 2013.

Esmeralda Mara Silva Cruz
Prefeita Municipal

ANEXO I

Calendário da Seleção

Atividade

Data

Local

Horário

Inscrição através do envio de currículo e publicação no mural de avisos da Prefeitura Municipal de Carmópolis

10/06/13 a 16/06/13

saude@carmopolis.se.gov.br

Até as 00h do dia 16/06/13

Publicação da Seleção de Currículos

17/06/13

Mural da Secretaria Municipal de Saúde "Dr. Airton Teles Barreto"

-

Entrevista

19/06/13 e 20/06/13

Secretaria Municipal de Saúde "Dr. Airton Teles Barreto" Rua Vereador Pedro Guimarães da Silva, S/N - Bairro Otávio Aciole Sobral - Carmópolis/SE

Das 13 h às 16 h

Resultado Final com Publicação do Selecionado

26/06/13

Mural da Secretaria Municipal de Saúde "Dr. Airton Teles Barreto"

A partir das 11h

Convocação

20/06/13

Mural da Secretaria Municipal de Saúde "Dr. Airton Teles Barreto"

A partir das 11h

ANEXO II

Segunda Fase: Entrevista

Tabela de Pontuação

Indicadores

Pontuação Máxima

Conhecimento específico na área de atuação

Pontuação 5,0

Comunicação, potencial de liderança comunitária, pro - atividade e relacionamento interpessoal.

Pontuação 10,0

Pontuação Máxima: 15