Prefeitura de Carambeí - PR

Notícia:   Prefeitura de Carambeí - PR oferece 18 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ

ESTADO DO PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

EDITAL N° 038/2008

O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAMBEÍ, Estado do Paraná, Senhor Osmar Rickli, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o artigo 37, da Constituição Federal, faz saber que ficam abertas a partir de 23 de Maio de 2008 encerrando-se no dia 06 de Junho de 2008, às 12 horas (horário de Brasília), as inscrições ao concurso público para provimento de vagas e classificação de candidatos a vagas futuras da administração municipal, regidos pela CLT, para os cargos de: ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, NUTRICIONISTA, MÉDICO PLANTONISTA, MÉDICO B- 06 HORAS, INSTRUTOR DE LIBRAS, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, com execução técnico-administrativa da empresa FAPEM - Fundação de Apoio-Pesquisa e Estudos Municipais Ltda, nos termos da Constituição Federal de 1988, da Lei Orgânica Municipal de Carambeí-PR, e da Lei Municipal nº 572/2008.

I - DAS VAGAS, HABILITAÇÕES, CARGA HORÁRIA, REMUNERAÇÃO

O concurso destina-se ao provimento de vagas existentes e classificação de candidatos a vagas futuras nos seguintes cargos:

CARGO

VAGAS

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTO BASE R$

VALOR DA INSCRIÇÃO R$

ASSISTENTE SOCIAL

01

Nível Superior em Serviço Social e registro no CRESS

40 horas semanais

2.460,00

80,00

PSICÓLOGO

02

Nível Superior em Psicologia e registro no CRP

40 horas semanais

2.460,00

80,00

NUTRICIONISTA

01

Nível Superior em Nutrição e registro no CRN

20 horas semanais

1.708,00

80,00

MÉDICO PLANTONISTA

07

Nível Superior em Medicina e registro no CRM

plantão de 12x36 (doze por trinta e seis)horas de acordo com escala semanal elaborada pela SMS

463,00 (por plantão)

80,00

MÉDICO B - 06 HORAS

06

Nível Superior em Medicina e registro no CRM

30 horas semanais

5.250,00

80,00

INSTRUTOR DE LIBRAS

01

Nível de Ensino Médio completo e certificado de Instrutor de Libras fornecido pela FENEIS ou SEED

20 horas semanais

415,00

30,00

CONTADOR

Cadastro Reserva

Nível Superior em Ciências Contábeis e registro no CRC

40 horas semanais

2.460,00

80,00

ENGENHEIRO CIVIL

Cadastro Reserva

Nível Superior em Engenharia Civil e registro no CREA

30 horas semanais

2.050,00

80,00

II - DAS INSCRIÇÕES

O candidato fará sua inscrição única e exclusivamente pela internet no site: www.fapem.com.br, no período de 23/05/2008 até as 12 horas (horário de Brasília) do dia 06/06/2008.

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, indicando obrigatoriamente as seguintes informações:

a) Nome e Sobrenome completo;

b) Nº do CPF;

c) Nº do RG;

d) Nome completo do Pai e da Mãe;

e) Endereço Completo;

f) Telefone para contato;

g) Cargo a que pretende concorrer;

O processo de inscrição somente se completa e se efetiva com o pagamento até o vencimento do valor da inscrição correspondente ao cargo pretendido.

Cada candidato poderá inscrever-se uma única vez e para apenas um cargo, considerando-se nulas as demais inscrições anteriores, sendo uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto à identificação do candidato ou do cargo escolhido, exceto do endereço ou telefone do candidato.

São condições para inscrição:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até o último dia da inscrição;

c) Encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

d) Estar quites com as obrigações militares e eleitorais;

e) Comprovante de recolhimento do valor da inscrição;

f) Fornecer com exatidão todos os demais dados necessários para o preenchimento da ficha de inscrição;

i) Conhecer e estar de acordo com as exigências do edital.

Ao realizar a Inscrição, o candidato está declarando formalmente que preenche as condições de inscrição exigidas no edital.

III - DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Serão assegurados aos portadores de deficiência, 5% (cinco por cento) das vagas, conforme Decreto Federal nº 3298/99 e Termo de Compromisso de ajustamento de conduta nº 436/06.

A pessoa portadora de deficiência é assegurada o direito de inscrição no Concurso Público de que trata este Edital, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, em obediência ao disposto no Decreto Federal nº 3.298.

A homologação do Concurso Público far-se-á em lista separada para os portadores de deficiência, constando em ambas a nota final de aprovação e classificação ordinal em cada uma das listas.

Quando do preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá comprovar a deficiência, sua identificação e a compatibilidade para o exercício do cargo através de laudo ou atestado médico, especificando claramente a deficiência, nos termos do Código Internacional de Doenças (CID) que deverá ser entregue pessoalmente pelo candidato no dia 06/06/2008 na Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí-PR, no horário das 08 horas às 12 horas, para que a comissão multiprofissional possa analisar a deficiência do candidato e ratificar os atestados ou declarações, sob pena de não poder se inscrever para a vaga destinada aos portadores de deficiência

Os candidatos, no momento da nomeação serão submetidos à avaliação por junta médica, nomeada pelo município, para comprovação da deficiência, bem como sua compatibilidade com o exercício das atribuições.

As pessoas portadoras de deficiência participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização das provas.

Os candidatos portadores de deficiência que necessitem de algum atendimento especial para a realização das provas, deverão solicitá-lo no momento da inscrição, informando a sua deficiência e especificando o tipo de atendimento, os instrumentos a serem disponibilizados e as configurações do caderno de provas, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

IV - DO PAGAMENTO E DO VALOR DA INSCRIÇÃO

No momento da inscrição do candidato, o sistema gerará o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) do valor da inscrição do candidato, o qual deverá realizar o pagamento do mesmo nas agências do Banco do Brasil até a data de vencimento.

O pagamento do DAM deverá ser efetuado em moeda corrente nacional, sendo cancelada a inscrição do candidato que efetuar o pagamento da mesma com cheque sem provisão de fundos, ou outra irregularidade que impossibilite o recebimento da quantia.

Não serão aceitos pagamentos após a data de vencimento constante no DAM.

Não serão aceitos depósitos em conta corrente, ou pagamentos na Tesouraria da Prefeitura Municipal de Carambeí-PR.

V - DA NOMEAÇÃO E DA POSSE

Os candidatos aprovados neste Concurso Público aguardarão, a critério da autoridade competente, nomeação em caráter de provimento efetivo, atendendo o limite de vagas oferecidas.

Os candidatos classificados serão nomeados conforme a ordem de classificação no Concurso Público.

A classificação neste Concurso Público não assegura ao candidato direito ao ingresso automático no Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Carambeí.

A decisão de nomeação é de competência do Prefeito Municipal de Carambeí, dentro do interesse e conveniência da Administração Pública.

No ato da posse o candidato habilitado e nomeado deverá apresentar:

1. Original e Cópia do Comprovante de escolaridade e/ou habilitação exigida para o cargo;

2. Prova de aptidão física e mental para o exercício do cargo, mediante atestado fornecido por médico oficial;

3. Original e Cópia dos seguintes Documentos de identificação pessoal, necessários ao registro funcional no serviço público municipal:

- Carteira de identidade;

- Certificado de reservista, para candidatos do sexo masculino;

- CPF;

- Título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição;

- Carteira Profissional;

- Certidão de Nascimento ou de Casamento

4. 02 (duas) fotografias recentes, tamanho 3 x 4;

5. Comprovação de Nacionalidade Brasileira (em caso de estrangeiro).

6. Registro na respectiva entidade ou órgão de classe se for o caso;

7. Declaração negativa de acumulação de cargo ou emprego público, ou de condição de acumulação amparada pela Constituição;

8. Declaração negativa de não registrar antecedentes criminais, Estadual e Federal, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

9. Outros documentos exigidos por Lei.

VI - DO REGIME EMPREGATÍCIO

Os habilitados e classificados no Concurso Público serão admitidos pelo Regime Jurídico previsto na Lei Municipal 572/2008 e no Decreto Lei n.º 5.452/43 - Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

VII - DAS PROVAS

A realização das Provas obedecerá aos seguintes critérios:

1. A prova objetiva (escrita) terá a duração mínima de 01:00 h (uma hora) e máxima de 03:00 h (três horas).

1.1. O caderno de prova somente será liberado depois de 02:00 horas do início da mesma, devendo para tanto o candidato permanecer na sala.

1.2. Não haverá provas fora do local designado, nem em datas e/ou horários diferentes.

1.3. O gabarito das provas será publicado conforme Cronograma em anexo.

2. Desde já, ficam os candidatos convocados a comparecerem com antecedência de 30 (trinta) minutos ao local das provas, munidos apenas de caneta esferográfica azul ou preta de ponta grossa, confeccionada em material transparente, e dos documentos solicitados.

3. O ingresso na sala de provas, só será permitido ao candidato que apresentar o documento de identidade com foto e o comprovante de pagamento (DAM).

3.1. Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade; Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (Ex.: CRM, CRO, OAB); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto e Passaporte.

4. Não será admitido às provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.

5. No recinto de provas não será permitida a utilização de equipamentos de rádio tipo "walk-man" ou similar, bem como o uso de telefone celular, máquina calculadora ou qualquer outro aparelho, bem como folha de rascunho.

6. O caderno de questões é o espaço pelo qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar a resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha, EXCETO no CARTÃO DE RESPOSTAS.

7. Será atribuída nota 0 (zero) à resposta que, no cartão de respostas estiver em desconformidade com as instruções, não estiver assinalada, que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda, rasura ou alternativa marcada a lápis, ainda que legível.

8. Na realização da prova não é permitido pedir esclarecimentos sobre o enunciado das questões ou modo de resolvê-las.

9. O candidato deverá preencher o Cartão Resposta cobrindo inteiramente com caneta esferográfica, tinta azul ou preta, o espaço correspondente à alternativa escolhida. O Cartão Resposta será o único documento válido para efeito de correção da prova, que deverá ser devolvido obrigatoriamente ao final da prova.

10. Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão Resposta por erro do candidato.

11. Não serão atribuídos pontos a questões divergentes do gabarito, que apresentem rasura, duplicidade de resposta (mesmo que uma delas esteja correta), ou que estiverem em branco.

12. Ao final da prova, os três últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de rubricarem o verso de todos os cartões resposta da sala, juntamente com os fiscais.

13. Será excluído do Concurso Público o candidato que:

- Tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com qualquer dos fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;

- For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como se utilizando de livros, impressos ou equipamentos não permitidos;

- Ausentar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal;

- Usar telefone celular nas dependências dos locais de provas, ou qualquer outro meio de comunicação;

- Perturbar, de qualquer forma, a ordem dos trabalhos;

- Permanecer no local após a conclusão e entrega da prova.

VIII - DAS PROVAS E QUESTÕES

CONCURSO PÚBLICO PARA OS CARGOS DE: ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, NUTRICIONISTA, MÉDICO PLANTONISTA, MÉDICO B - 06 HORAS, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, será de prova objetiva e terá desenvolvimento segundo o quadro a seguir:

Disciplinas

Nº de questões

Peso de cada questão

Nota total (PONTUAÇÃO)

Português

10

0,3

3,00

Conhecimentos Específicos

10

0,4

4,00

Legislação

10

0,3

3,00

Total

30

 

10,00

Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final, somando-se as três disciplinas, igual ou superior a 05 (cinco) pontos.

Em caso de empate, terá preferência, pela ordem:

1º) maior nota na disciplina de Conhecimentos Específicos;

2º) maior nota na disciplina de Legislação;

3º) maior nota na disciplina de Português;

4º) candidato mais idoso;

5º) sorteio público

O concurso consistirá na aplicação de prova objetiva, de múltipla escolha, contendo cada uma delas 04 (quatro) alternativas, com apenas uma correta. As questões de conhecimento específico terão peso superior às demais, conforme descrito no quadro acima.

CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE: INSTRUTOR DE LIBRAS, será de prova objetiva e terá desenvolvimento segundo o quadro a seguir:

Disciplinas

Nº de questões

Peso de cada questão

Nota total (PONTUAÇÃO)

Legislação

10

0,2

2,00

Conhecimentos Específicos

20

0,4

8,00

Total

30

 

10,00

Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final, somando-se as duas disciplinas, igual ou superior a 05 (cinco) pontos.

Em caso de empate, terá preferência, pela ordem:

1º) maior nota na disciplina de Conhecimentos Específicos;

2º) maior nota na disciplina de Legislação;

3º) candidato mais idoso;

5º) sorteio público

O concurso consistirá na aplicação de prova objetiva, de múltipla escolha, contendo cada uma delas 04 (quatro) alternativas, com apenas uma correta. As questões de conhecimento específico terão peso superior às demais, conforme descrito no quadro acima.

IX - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1 - CONCURSO PÚBLICO PARA OS CARGOS DE: ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, NUTRICIONISTA, MÉDICO PLANTONISTA, MÉDICO B - 06 HORAS, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL

1.1 - PROVA DE PORTUGUÊS ( PARA OS CARGOS DE ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, NUTRICIONISTA, MÉDICO PLANTONISTA, MÉDICO B - 06 HORAS, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL)

01 - Interpretação de texto

02 - Significação de palavras (sinônimos)

03 - Fonética:

- fonema e letra

- encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato

- encontros consonantais e dígrafos

- tonicidade: monossílaba, oxítona, paroxítona, proparoxítona

- separação (divisão) de sílabas

04 - Morfologia: todas as classes gramaticais, com ênfase especial às conjugações dos

verbos regulares e irregulares

05 - Sintaxe:

- sujeito e predicado e suas respectivas classificações

- transitividade dos verbos e complementação

- frase, oração, período e suas respectivas classificações

- concordância nominal

- concordância verbal

- regência nominal

- regência verbal

06 - Acentuação gráfica

07 - Uso do sinal de crase

08 - Pontuação e respectivas regras de uso

09 - Ortografia oficial.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

01 - Curso de Gramática Aplicada aos Textos, Ulisses Tufano - Editora Scipione

02 - Curso Prático de Gramática, Ernani Terra - Editora Scipione

03 - Gramática da Língua Portuguesa, Pasquale e Ulisses - Editora Scipione

04 - Gramática da Língua Portuguesa, Roberto Melo Mesquita - Editora Saraiva

05 - Gramática em 44 Lições, Francisco Platão Savioli - Editora Ática S. A.

06 - Gramática, Literatura e Produção de Textos para o Ensino Médio, Ernani & Nicola - Editora Scipione

07 - Gramática Metodológica da Língua Portuguesa, Napoleão Mendes de Almeida - Editora Saraiva

08 - Gramática Moderna, Celso Cunha - Editora Bernardo Álvares

09 - Gramática Normativa da Língua Portuguesa - Livraria José Olympio

10 - Gramática, Teoria e Exercícios, Paschoalin & Spadoto - FTD

11 - Livros didáticos disponíveis, a nível de aluno, utilizados nas escolas, referentes a conteúdos das séries do Ensino Médio.

1.2 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO

1.2.1 - ASSISTENTE SOCIAL

1.2.1.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ASSISTENTE SOCIAL

01 - O processo de trabalho do Serviço Social;

02 - Teoria e metodologia do Serviço Social;

03 - Pesquisa em Serviço Social;

04 - Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Serviço Social;

05 - Serviço Social e Polícias Sociais.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

LIVROS:

01 - FALEIROS, Vicente de Paula. A Política Social do estado capitalista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

02 - FALEIROS, Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

03 - IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 7 ed. São Paulo, Cortez, 2004.

04 - IAMAMOTO, Marilda Villela. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórica-metodológica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

TEXTOS:

01 - GUEIROS, Dalva Azevedo. Família e proteção social: questões atuais e limites da solidariedade familiar. Revista Serviço Social & Sociedade. Ano XXIII, n° 71, São Paulo: Cortez, 2002.

02 - GUIMARÃES, Rosamélia Ferreira. Famílias: uma experiência em grupo. Revista Serviço Social & Sociedade. Ano XXIII, n° 71, São Paulo: Cortez, 2002.

03 - MENDONÇA. Maria Helena Magalhães de. O desafio da política de atendimento à infância e à adolescência na construção de políticas publicas eqüitativas. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18 (suplemento): 113-120, 2002.

04 - SZYMANSKI, Heloisa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança. Revista Serviço Social & Sociedade. Ano XXIII, n° 71, São Paulo: Cortez, 2002.

LEGISLAÇÃO:

01 - Resolução CFESS n° 2373/93, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética dos Assistentes sociais.

02 - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS 01/2005 (www.mds.gov.br)

03 - Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

04 - Lei n° 10.741, de 01 de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

05 - Lei n° 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.

06 - Resolução CFESS n° 493/06 de 21 de agosto de 2006, que dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do Assistente Social.

1.2.1.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA ASSISTENTE SOCIAL

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí

1.2.2 - PSICÓLOGO

1.2.2.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO

01 - Psicologia Institucional

02 - O Psicólogo na Comunidade

03 - A Estrutura Social e Classes Sociais ( Materialismo Histórico)

04 - Sistemas de Psicologia

05 - Ideologia e Técnica das Psicoterapias Populares

06 - O Aparelho Mental

07 - Psicopatologia

08 - Processo Terapêutico

09 - As Mudanças no ciclo de vida familiar

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

01 - DEWALD,Paul. Psicoterapia-uma abordagem dinâmica.Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1981.

02 - MINUCHIN & FISHMAN. Técnicas de Terapia Familiar. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas,1990.

03 - MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal-Treinamento em Grupo. Rio de Janeiro, LTC ed. S.A.,1982.

04 - BLEGER, José. Psico-higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre, ed. Artes Médicas, 1984.

05 - HEIDBREDER, Edna. Psicologias do Século XX. São Paulo, ed. Mestre Jou, 1978.

06 - McGOLDRICK,Monica & CARTER, Betty. As mudanças no ciclo de vida familiar-uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre, ed. Artes Médicas, 1995.

07 - CUNHA, Jurema Alcides & outros. Psicodiagnóstico. Porto Alegre, ed. Artes Médicas, 1989.

08 - BOWLBY, John. Uma base segura-aplicações clínicas da teoria do apego.Porto Alegre, ed. Artes Médicas,1989.

1.2.2.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA PSICÓLOGO

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí

1.2.3 - NUTRICIONISTA

1.2.3.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NUTRICIONISTA

1 - Indicadores antropométricos

1.1 - Definições básicas

1.2 - Processo de crescimento e desenvolvimento do corpo

1.3 - Medidas do processo de crescimento e desenvolvimento

2 - Nutrição durante a gravidez e lactação

2.1 - Necessidades nutricionais

2.2 - Efeitos do estado nutricional sobre a evolução da gravidez

2.3 - Suplementação nutricional durante a gravidez

2.4 - Complicações da gestação relacionada a dieta

2.5 - Necessidades nutricionais da lactação

3 - Nutrição na infância

3.1 - Nutrição e crescimento

3.2 - Recomendações nutricionais

3.3 - Alimentando a criança na idade escolar

3.4 - Problemas nutricionais

3.5 - Baixo peso / incapacidade de desenvolvimento

3.6 - Educação nutricional

4 - Nutrição na adolescência

4.1 - Avaliação do crescimento

4.2 - Necessidades nutricionais

4.3 - Hábitos alimentares

4.4 - Recomendações para manter o crescimento

5_ Nutrição no adulto e envelhecimento

5.1_ Necessidades nutricionais e estado nutricional do adulto e idoso

5.2_ Cuidado nutricional e planejamento dietético

6 - Cuidados na Preservação dos alimentos

6.1 - Relação de substâncias químicas de uso Domissanitário permitidas

6.2 - Um chech-list de cuidados diários do profissional de cozinha

6.3 - Cuidados na preparação dos alimentos

6.4 - Cuidados na distribuição dos alimentos

7- Análise dos perigos em pontos críticos de controle

7.1- Requisitos fundamentais para implantar o método APPCC em cozinhas e garantir os critérios de segurança no controle higiênico-sanitário dos alimentos

7.2- Evolução gerando segurança higiênico-sanitário e qualidade nutricional para os alimentos

7.3- Fatores importantes que contribuem para surtos de doenças de origem alimentar

7.4- Risco e pontos críticos

7.5- Determinação dos pontos críticos de controle ( PCC )

8- Leis, Decretos e Portaria importantes que envolvem os produtos e processos no controle higiênico-sanitário de alimentos

8.1 - Resumo da Portaria nº 1428 - Ministério da Saúde

8.2 - Resolução SS-38 ( São Paulo 27/02/1996 )

8.3- Resolução- RDC nº 216 (15/09/2004)

9 - Bases da Dioterapia

9.1 - Peso teórico e necessidades energéticas dos indivíduos

9.2 - Avaliação nutricional

9.3 - Necessidades nutricionais

10 - Carências nutricionais

10.1 - Desnutrição

10.2 - Hipovitaminoses

10.3 - Carências de minerais

11 - Alteração de peso corporal

11.1 - Obesidade

11.2 - Magreza

12-Dietoterapia nas enfermidades

12.1- Cuidado nutricional nas doenças da cavidade oral,esôfago e estômago

12.2- Cuidado nutricional na doença intestinal

12.3- Cuidado nutricional nas doenças do fígado,sistema biliar e pâncreas exócrino

12.4- Cuidado nutricional no Diabete Mellitos

12.5- Cuidado nutricional na anemia

12.6- Cuidado nutricional nos distúrbios metabólicos

12.7- Cuidado nutricional na doença renal

12.8- Cuidado nutricional na infecção por HIV e AIDS

12.9- Nutrição na doença cardiovascular e hipertensão

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

01 - Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes - Avaliação nutricional de coletividades. Florianópolis, Editora da UFSC, 3a ed., 2000.

02 - Mahan LK e Escott-Stump S. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia, 10ª. ed., São Paulo, Roca, 2000. 1179p.

03 - Código de Ética do Nutricionista - Conselho Federal de Nutricionistas - Brasília - 1994.

04 - Alves da Silva Júnior,Ênio- Manual de Controle Higiênico-Sanitário em alimentos -São Paulo,

Livraria Varela - 1995.

05 - Augusto, Ana Lucia P., Denise C.Alves, Ida C.Manarino, E Outros- Terapia Nutricional.Editora Atheneu- São Paulo/Rio de Janeiro/Belo Horizonte - 1995.

1.2.3.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA NUTRICIONISTA

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí

1.2.4 - MÉDICO PLANTONISTA E MÉDICO B - 06 HORAS

1.2.4.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MÉDICO PLANTONISTA E MÉDICO B - 06 HORAS

01 - A importância das atividades preventivas.

02 - Orientações para uma alimentação saudável.

03 - Dietoterapia de adulto.

04 - Atividade física e saúde.

05 - Tabagismo.

06 - Obesidade.

07 - Problemas relacionados ao consumo de álcool.

08 - Saúde do trabalhador.

09 - Revisão periódica de saúde do adulto.

10 - Imunizações.

11 - Infecção do trato respiratório superior e inferior.

12 - Otite médica aguda.

13 - Tuberculose.

14 - Febre reumática e prevenção de endocardite infecciosa.

15 - AIDS e infecção pelo HIV.

16 - Hepatite viral aguda.

17 - Parasitoses intestinais.

18 - Doença de chagas.

19 - Hanseníase.

20 - Hipertensão arterial sistêmica.

21 - Dislipodemias.

22 - Cardiopatia isquêmica.

23 - Insuficiência cardíaca.

24 - Arritmias cardíacas.

25 - Asma Brônquica.

26 - Doença broncopulmonar obstrutiva crônica.

27 - Diabetes mellitus.

28 - Doenças da tireóide.

29 - Afecções eritêmato-escamosas.

30 - Afecções com bolhas ou vesículas.

31 - Anemia.

32 - Cefaléia.

33 - Dor torácica

34 - Dor lombar.

35 - Vertigens e tonturas.

36 - Intoxicações ocupacionais.

37 - Rinite e sinusite.

38 - Osteoporose.

39 - Doenças musculoesqueléticas e do tecido conjuntivo.

40 - Doenças infecciosas.

41 - Medicina ambiental e do trabalho.

42 - Micoses superficiais e profundas.

43 - Neoplasias cutâneas.

44 - Febre.

45 - Particularidades do paciente idoso.

46 - Trombose Venosa.

47 - Doença Péptica.

48 - Litiase biliar.

49 - Hemorragia digestiva.

50 - Doença do Refluxo gastroesofágico.

51 - Litiase urinária.

52 - Insuficiência renal aguda e crônica.

53 - Fibromiugia.

54 - Osteoartrose.

55 - Osteomielite.

56 - Doenças cerebrovascular.

57 - Doença de Parkinson

58 - Neuropatias periféricas.

59 - Síndrome da criança maltratada.

60 - Cicatrização.

61 - Trauma

62 - Cirurgia de esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto e ânus.

63 - Apendicite.

64 - Amenorréias.

65 - Climatério.

66 - Doenças da mama.

67 - Dor Pélvica.

68 - Infecções genitais.

69 - Amamentação.

70 - Diagnóstico de gestação.

71 - Prématuridade.

72 - Pós-maturidade.

73 - Epidemiologia: diagnóstico, freqüência, riscos, prognósticos, acaso, estudando casos, causalidade.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

01 - TRATADO DE MEDICINA INTERNA de Cecil.

02 - MEDICINA AMBULATORIAL: condutas clínicas em atenção primária, de Bruce B. Duncan - Maria Inês Schmidt e Elsa R. J. Giugliani.

03 - AS BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA CIRÚRGICA MODERNA - Tratado de cirurgia - Sabiston- 15ª edição.

04 - The Washington Manual of Surgery - 1997.

05 - ROTINAS EM GINECOLOGIA E OBSTETRICIA - Fernando Freitas.

06 - PEDIATRIA- Consulta Rápida - 2ª edição - Pztrez.

07 - EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - Elementos essenciais - 3ª Edição.

1.2.4.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA MÉDICO PLANTONISTA E MÉDICO B - 06 HORAS

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí

1.2.5 - CONTADOR

1.2.5.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONTADOR

01 - Auditoria: Conceitos fundamentais e finalidades da auditoria contábil; Normas de auditoria geralmente aceitas, Exames de auditoria; Desenvolvimento de auditoria; Parecer de Auditoria;

02 - Auditoria Governamental.

03 - Administração Pública: Conceito, Organização político-administrativa brasileira, Organização da administração pública.

04 - Contabilidade Pública: Conceito, Campo de Atuação, Abranjencia. Sistemas Contábeis e 05 - Regimes Contábeis; Registros Contábeis; Demonstrações Contábeis.

06 - Processo de Planejamento: PPA, LDO e LOA.

07 - Receita Pública.

08 - Despesa Pública.

09 - Patrimônio Público: Conceito, Bens Públicos, Variações Patrimoniais, Variações Ativas, Variações Passivas, Inventários (Estoque, Bens Móveis e Bens Imóveis), Reavaliações, Depreciações, Insubsistências e Superveniências Patrimoniais.

10 - Créditos Adicionais.

11 - Dívida Ativa.

12 - Lei de Responsabilidade Fiscal - LC nº 101

13 - Licitações (Lei 8.666/93 e Lei 10.520/02)

14 - Princípios Fundamentais de Contabilidade.

15 - Normas Brasileiras de Contabilidade e Normas Profissionais.

16 - Prestação de Contas, Controle Interno e Controle Externo na Administração Pública.

1.2.5.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA CONTADOR

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí;

1.2.6 - ENGENHEIRO CIVIL

1.2.6.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENGENHEIRO CIVIL

01 - Instalações hidráulicas.

02 - Topografia.

03 - Concreto Armado.

04 - Autocad 14.

05 - Excel 2000.

06 - Materiais de Construção.

07 - Instalações Elétricas.

08 - Fundações.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

01 - Creder, Hélio,: Instalações Elétricas/ Hélio Creder. ver. José Roberto Pires de Camargo 14. ed. Rio de Janeiro LTC 2000 479 p.:il.

02 - Macintyre, Archibald.: Instalações Hidráulicas / Archibald Joseph Macintyre 3. ed. Rio de Janeiro LTC 1996.

03 - Verçoza, Enio Joseé: Materiais de Construção. Porto Alegre, Sagra, 1987 2v.

04 - Botelho, Manoel Henrique de Campos.: concreto Armado: eu te amo/Manoel Henrique de Campos Botelho, e. ed. reimp. São Paulo Edgard Blucher 1998 489p.

05 - Comastri, José Aníbal.: Topografia aplicada: medição, divisão e demarcação / José Aníbal Comastri, Joel Gripp Junior, Viçosa UFV 1998 203p.

06 - Borges, Alberto de Campos.: Topografia; aplicada à engenharia civil, São Paulo Edgard Blucher 1999

07 - Bell, Brian J.: Fundações em concreto armado; Rio de Janeiro Guanabara Dois 1985 268p.

08 - Macintyre, Archibald Joseph.: Instalações Hidráulicas / Archibald Josep Macintyre 3. ed. Rio de Janeiro LTC 1996 739p.

09 - Swame, Marcondes Villela, Hidrologia Aplicada, eEditora MG. Graw-Hill.

10 - Maria José C. de Lima - Prospecção Geotécnica do subsolo, Editora S.A

1.2.6.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA ENGENHEIRO CIVIL

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí

2 - CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE: INSTRUTOR DE LIBRAS

2.1 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01 - Importância da Língua de Sinais;

02 - Diferentes Línguas de Sinais e suas denominações;

03 - História da Educação de Surdos;

04 - As duas grandes propostas pedagógicas: oralismo e bilingüismo;

05 - Cultura Surda: conceito de Cultura Surda;

06 - Aspectos da Cultura Surda: valores, comportamentos, tradições, costumes;

07 - Arte Surda;

08 - Conceito de Comunidade Surda;

09 - Comunidades Surdas do Brasil e suas características;

10 - Principais associações, escolas e representações de surdos no Brasil;

11 - Conhecimentos Gerais sobre a questão da Surdez;

12 - Código de Ética dos Intérpretes de Língua de Sinais;

INDICAÇÃO BIBLIOGRAFIA

QUADROS, R.M. de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

FERNANDES, Eulália. (Org.) Linguagem e Surdez. Porto Alegre, 1998.

Introdução à Gramática da LIBRAS. In. Educação Especial - Língua Brasileira de Sinais - V.II. Séries Atualidades Pedagógicas 4, MEC/SEESP, 2000

SKLIAR, Carlos (org.) A surdez; um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, Mediação, 1998.

QUADROS, R.M. de - KARNOPP, Lodenir Becker - Língua Brasileira de Sinais: estudos lingüísticos, Porto Alegre: Artmed, 2004.

O tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais e Língua portuguesa/ Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à educação de surdos - Brasília: MEC; SEESP, 2004.

SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima [et al.] - Ensino da Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. V.I - Brasília: MEC, SEESP, 2004

2v.: il. . _ ( Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos)

Diretrizes Nacionais para a Educação Especial - CNE (Conselho Nacional de Educação)

2.2 - PROVA DE LEGISLAÇÃO PARA INSTRUTOR DE LIBRAS

01 - Constituição Federal do Brasil de 1988;

02 - Constituição do Estado do Paraná;

03 - Consolidação das Leis do Trabalho;

04 - Lei Orgânica do Município de Carambeí

X - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

As provas serão realizadas no dia 15/06/2008, em locais e horários a serem divulgados por ocasião da publicação das inscrições, no mural da Prefeitura Municipal e nos sites www.carambei.pr.gov.br e www.fapem.com.br,

Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao concurso no estabelecimento de aplicação das provas, em nenhuma hipótese.

XI - DOS RECURSOS

Serão admitidos recursos das seguintes fases:

I - do presente edital;

II - do indeferimento da inscrição;

III - da prova objetiva

A impugnação a este Edital poderá ser efetuado por qualquer cidadão no prazo de dois dias úteis, contados da data da publicação do mesmo, mediante requerimento dirigido ao Prefeito Municipal.

Os recursos impetrados por indeferimento da inscrição e da prova objetiva no prazo de dois dias úteis, contados da data da publicação e da divulgação das notas dos candidatos, e serão dirigidos ao Prefeito Municipal mediante requerimento encaminhado através de protocolo, contendo obrigatoriamente as seguintes informações, conforme Anexo II do presente edital:

a) nome completo e número de inscrição do candidato;

b) indicação do Concurso Público e cargo a que concorre;

c) indicação da matéria da prova e/ou das questões envolvidas;

d) objeto do pedido e exposição de argumento com fundamentação circunstanciada.

O protocolo do requerimento deverá ser efetuado na Prefeitura Municipal de Carambeí, para abertura do processo

XII - DA VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO E DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período;

A aprovação no Concurso Público não gera o direito à admissão, mas credencia o aprovado à nomeação durante o prazo de sua validade ou eventual prorrogação, de acordo com a necessidade do Município, obedecida à ordem de classificação, computadas as vagas existentes na data do edital, as que decorrerem de vacância do cargo e as que vierem a ser criadas.

A inscrição do candidato implicará no conhecimento destas instruções e compromisso já expresso na ficha de inscrição, de aceitar as condições do Edital de Concurso Público, nos termos em que se acharem estabelecidas, inclusive nos regulamentos e leis em vigor.

É vedada a inscrição neste Concurso Público de quaisquer membros da Comissão Especial do Concurso Público.

O acompanhamento de editais, avisos e comunicados referentes ao Concurso Público é de responsabilidade exclusiva do candidato.

O candidato deverá manter atualizado o endereço, enquanto estiver participando do Concurso Público e no período subseqüente, se aprovado. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço.

A atualização cadastral deve ser feita por escrito e assinada pelo candidato e encaminhada à Prefeitura Municipal de Carambeí-PR, no seguinte endereço: Rua das Águas Marinhas, 450, Centro, CEP: 84.145-000, Carambeí-PR. A Prefeitura Municipal não assumirá qualquer responsabilidade decorrente da não localização de candidato que mudou e não promoveu sua atualização de endereço.

A adulteração de qualquer elemento da cópia da cédula de identidade em relação ao original da mesma ou a não veracidade de declaração apresentada na Ficha de Inscrição ou em decorrência deste edital, verificada a qualquer tempo implicará no cancelamento da respectiva inscrição ou na eliminação do candidato do Concurso Público, se a inscrição já estiver homologada.

As provas serão identificadas, em sessão pública, na data prevista no calendário do concurso.

O candidato que se julgar prejudicado no resultado de sua prova, terá o prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia imediato à publicação do resultado, para apresentar pedido de recurso de provas.

Caberá a Comissão Examinadora a anulação de questões.

Em caso de haver questões que possam vir a ser anuladas por decisão da Comissão Examinadora do Concurso, as mesmas serão pontuadas como corretas para todos os candidatos.

Após a efetivação da inscrição não serão aceitos pedidos de alteração das opções de cargo.

A divulgação oficial de todas as etapas deste concurso público se dará em forma de Editais no quadro de publicações da Prefeitura Municipal de Carambeí - PR. As publicações no site www.fapem.com.br, serão mera informação aos candidatos.

O cartão de respostas será o único documento considerado para a atribuição de pontos na prova escrita e em nenhuma hipótese o caderno de provas será considerado, para a pontuação do candidato.

As disposições deste Edital poderão ser alteradas ou complementadas, enquanto não for efetivado o fato respectivo, através da publicação do Edital correspondente.

Os conteúdos e indicações bibliográficas são indicações sugestivas. É aconselhado um maior aprofundamento.

O Município e a FAPEM não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Concurso Público elaborados e/ou confeccionados por terceiros.

É de inteira responsabilidade do candidato, o acompanhamento das publicações do Concurso Público.

Todos os questionamentos, solicitação de informações deverão ser efetuados por escrito e enviadas para o e-mail: concursos@fapem.com.br.

As disposições deste Edital poderão ser alteradas ou complementadas, enquanto não for efetivado o fato respectivo, através da publicação do Edital correspondente.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso Público.

Faz parte do presente edital o ANEXO I (Descrição dos cargos e atribuições), ANEXO II (Formulário para Entrega de Recursos), ANEXO III (Calendário do Concurso).

Carambeí-PR, 23 de maio de 2008.

OSMAR RICKLI
Prefeito Municipal

VANESSA CORRÊA MARTINS PETTER
Presidente Da Comissão Especial

ANEXO I

DESCRIÇÃO DOS CARGOS E DAS ATRIBUIÇÕES

01 - ASSISTENTE SOCIAL

SUMÁRIA

- Planejar, coordenar, orientar e executar as atividades de serviço social junto a indivíduos, grupos e comunidade, identificando e analisando os problemas ou necessidades, aplicando métodos e processos básicos do serviço social, buscando a solução dos problemas e dificuldades com vistas ao bem estar social.

DETALHADA

- Efetuar atendimento individual, grupal ou para comunidade para conhecer, avaliar e elaborar diagnóstico sócio-econômico, conjuntural, a fim de estabelecer o programa de tratamento adequado à realidade e necessidade dos mesmos, auxiliando e orientando nas soluções dos problemas, investindo na potencialidade dos mesmos.

- Realizar triagem e anamnese completa dos casos inscritos para planejamento, tratamento e acompanhamento dos mesmos.

- Fazer encaminhamentos para outros profissionais interna ou externamente à Instituição,opinando sobre o aspecto observado, propondo medidas corretivas e participando do processo de acompanhamento, visando minimizar os problemas.

- Planejar suas atividades de acordo com os recursos disponíveis de forma a atender as necessidades apresentadas pela comunidade.

- Elaborar, executar e avaliar programas e projetos relativos ao serviço social.

- Participar de projetos e programa de ação social juntamente com outros profissionais.

- Realizar visitas domiciliares, hospitalares, escolares e outras, objetivando conhecer a situação sócio-econômica do usuário, para elaboração de diagnósticos ou orientação sobre assuntos de sua competência.

- Coordenar reuniões com usuários, familiares ou outros elementos envolvidos, posicionando-os sobre o andamento dos trabalhos ou colhendo subsídios para continuidade dos mesmos.

- Detectar e intervir no processo de trabalho-saúde-doença dos usuários.

- Propor ações preventivas, mediante avaliação dos fatores de riscos sociais, utilizando o instrumento social quantitativo e qualitativo.

- Implementar ações de controle e tratamento, possibilitando aos profissionais de saúde, identificarem as dificuldades psicossociais, que possam interferir no processo de cura.

- Intermediar as relações médico-paciente, visando êxito no tratamento do paciente.

- Participar dos trabalhos desenvolvidos posicionando os dirigentes ou outros profissionais sobre resultados obtidos no período e custos.

- Articular-se com entidades, instituições, outras instâncias e profissionais especializados, intercambiando informações a fim de obter subsídios ou parcerias para implantação ou melhoria dos serviços prestados.

- Participar de equipes multiprofissionais em estudos de sua competência.

- Orientar estagiários, alunos e servidores em atividades relacionadas ao serviço social.

Escolaridade

Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Serviço Social e Registro no Conselho Regional de Serviço Social. CRESS

02 - PSICÓLOGO

SUMÁRIA

- Proceder estudos e pesquisas para investigação do comportamento do ser humano,elaborando, ampliando e aplicando técnicas psicológicas que contribuam para o desenvolvimento e aproveitamento do potencial profissional, tendo em vista os objetivos da organização.

- Desenvolver atividades de diagnóstico e intervenção organizacional, voltada para a relação homem-trabalho.

DETALHADA

- Realizar pesquisas e estudos para investigação de aspectos psicológicos dos problemas da organização e do trabalho em geral.

- Efetuar o acompanhamento do desenvolvimento profissional do servidor, utilizando-se de instrumentos específicos.

- Desenvolver e aplicar técnicas apropriadas, selecionando profissionais.

- Elaborar, desenvolver e aplicar programas de integração, visando a adaptação do novo integrante ao grupo e ao processo de trabalho.

- Colaborar com equipes multiprofissionais em estudos que envolvam assuntos de sua competência.

- Realizar perícias e emitir pareceres sobre assuntos de sua especialidade.

- Manter intercâmbio com outros órgãos e profissionais, objetivando obter subsídios para implantação ou melhoria dos serviços.

- Orientar alunos, estagiários e outros profissionais em assuntos de sua especialidade.

- Desenvolver atendimentos psicoterápicos, atividades de diagnóstico e intervenção organizacionais e assessoria na área de psicologia do trabalho, voltadas para a relação homem trabalho, que visem a promoção da saúde mental do trabalhador.

- Realizar pesquisas diagnósticas na organização, através de técnicas e instrumentos específicos, visando detectar disfunções, nas relações de trabalho e nas relações homem trabalho.

- Realizar intervenções nas relações de trabalho, através de técnicas específicas, buscando promover o bem estar do trabalhador.

- Realizar intervenções nos processos de organização do trabalho que causem sofrimento mental ao trabalhador, através de discussões que possam provocar mudanças que favoreçam a promoção da saúde.

- Realizar diagnósticos e atendimentos psicoterápicos aos trabalhadores que apresentem problemas emocionais, através de técnicas específicas, buscando contribuir para seu ajustamento profissional e social.

- Planejar e desenvolver treinamentos, palestras e outros eventos sobre sua especialização, para aperfeiçoar, aprimorar ou introduzir novas técnicas de atuação.

- Participar de equipes multiprofissionais em estudos de sua competência.

- Zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais.

- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

ÁREA EDUCACIONAL

SUMÁRIA

- Realizar estudos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, baseando-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais, para colaborar na definição da educação mais eficaz, com vistas a melhor receptividade, aproveitamento do aluno e a sua auto-realização.

DETALHADA

- Efetuar atendimento individual, a grupo e à comunidade para conhecer, avaliar e elaborar diagnóstico de distúrbios de aprendizagem e psicomotores e acompanhamento dos casos inscritos.

- Elaborar e aplicar princípios e técnicas psicológicas apropriadas ao desenvolvimento intelectual, social e emocional do indivíduo e familiar.

- Proceder a redução dos casos de desajustamento escolar, familiar ou de natureza, baseando-se nos conhecimentos da psicologia, da personalidade e no psicodiagnóstico.

- Estudar sistemas de incentivo de aprendizagem, novos métodos de treinamento, ensino e avaliação, utilizando conhecimentos específicos para elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, capazes de atender as necessidades individuais.

- Analisar as características e necessidades de ajustamento de indivíduos, empregando métodos específicos e experiências, para recomendar programas especiais de ensino, compostos de currículos e técnicas adequadas aos diferentes níveis de desenvolvimento.

- Emitir parecer em assunto de sua especialidade.

- Participar de programas de orientação profissional.

- Orientar alunos, estagiários e outros profissionais em assunto de sua especialidade.

- Participar de reuniões com usuários, familiares, outras pessoas envolvidas e equipes multiprofissionais.

- Elaborar, executar e avaliar programas e projetos relativos à área de atuação.

- Manter intercâmbio com outros órgãos e profissionais especializados, a fim de obter subsídios para aperfeiçoar as atividades da área e enriquecer seus conhecimentos.

- Efetuar atendimento psicoterápico, individual e grupal, para auxiliar o paciente em seu desenvolvimento emocional, superando problemas ligados às diferentes desordens de comportamento, incluindo disfunções e distúrbios psicossomáticos.

- Promover programas e projetos que possibilitem a promoção e prevenção da saúde mental, beneficiando a comunidade local.

- Planejar e desenvolver treinamentos, palestras e outros eventos sobre sua especialização, para aperfeiçoar, aprimorar ou introduzir novas técnicas de atuação.

- Participar de equipes multiprofissionais em estudos de sua competência.

- Zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais.

- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

ÁREA CLÍNICA

SUMÁRIA

- Realizar atividades didáticas, assistências e de pesquisa, referentes à problemas emocionais e de comportamento, empregando teorias e técnicas psicológicas adequadas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e interpessoal.

DETALHADA

- Efetuar atendimento individual a grupo e a comunidade para conhecer, avaliar e elaborar diagnóstico, planejando as atividades a serem desenvolvidas em relação aos casos inscritos.

- Estudar, diagnosticar e tratar de problemas emocionais e de comportamento pôr meio de técnicas psicológicas adequadas a cada caso.

- Elaborar e executar programas de psicoterapia e orientação familiar, baseando-se em técnicas específicas, em nível grupal e/ou individual, para auxiliar no relacionamento entre pacientes e familiares.

- Orientar alunos, estagiários e outros profissionais em assuntos de sua especialidade.

- Manter intercâmbio com outros órgãos e profissionais especializados, a fim de obter subsídios para o desenvolvimento das atividades de sua área de atuação.

- Emitir parecer em assuntos de sua especialidade.

- Planejar e desenvolver treinamentos, palestras, e outros eventos, sobre sua especialização.

- Participar de equipes multiprofissionais em estudos de sua competência.

- Zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais.

- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

Escolaridade

Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Psicologia e Registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP.

03 - NUTRICIONISTA

SUMÁRIA

- Planejar, orientar e supervisionar a execução das atividades relacionadas à área de alimentação e nutrição, sob sua responsabilidade.

DETALHADA

- Planejar e elaborar os cardápios, de acordo com a necessidade de sua clientela.

- Orientar o trabalho do pessoal auxiliar, supervisionando o preparo, distribuição das refeições, recebimento dos gêneros alimentícios, sua armazenagem e distribuição.

- Orientar e supervisionar os serviços nas áreas de cocção dos gêneros alimentícios, de acordo com o cardápio do dia.

- Planejar e relacionar a quantidade de gêneros alimentícios necessários, de acordo com o cardápio preestabelecido, para providências de compra.

- Estimar custo mensal das refeições, pôr meio de fichas de controle diário (saída de alimentos da despensa), cotação de preços e número de refeições servidas.

- Elaborar periodicamente tabelas e quadros demonstrativos do consumo de gêneros alimentícios.

- Elaborar escalas mensais de trabalho, prevendo a disponibilidade de recursos humanos no mês, para atendimento da demanda de consumo prevista.

- Programar e desenvolver o treinamento do serviço do pessoal da área de nutrição, objetivando racionalizar e melhorar o padrão técnico dos serviços.

- Orientar a compra de gêneros alimentícios, alimentos semi-preparados, assim como a aquisição de equipamentos, maquinários e materiais específicos.

- Controlar a qualidade e a quantidade de gêneros alimentícios recebidos.

- Zelar pela ordem e manutenção de boas condições higiênicas do local e instalações relacionadas com o serviço de alimentação, orientando e supervisionando o pessoal auxiliar, providenciando recursos adequados, para assegurar a confecção de alimentação sadia.

- Planejar e desenvolver treinamentos, palestras e outros eventos, sobre sua especialização.

- Participar de equipes multiprofissionais em estudos de sua competência.

- Zelar pela guarda e conservação dos equipamentos, instrumentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais.

- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

ÁREA HOSPITALAR

Além das atividades acima:

- Proceder avaliação nutricional dos pacientes internados e de laboratório, fazendo as observações necessárias no prontuário.

- Proceder prescrição dietoterápica, quando lhe for solicitado.

- Proceder adequação dietética, de acordo com a prescrição médica.

- Proceder assistência aos pacientes de ambulatório, fornecendo dietas específicas a cada caso.

- Participar de visitas multiprofissionais aos pacientes.

- Instruir os pacientes, quando necessário, na observância da dieta, durante a internação e após a alta.

- Auxiliar nos trabalhos de apoio à pesquisa e à extensão universitária.

Escolaridade

Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Nutrição e Registro no Conselho Regional de Nutricionistas - CRN.

04 - MÉDICO PLANTONISTA

SUMÁRIA

Prestar atendimento de Urgência e Emergência conforme escala previamente determinada, em todas as áreas clinicas nas unidades de saúde do Município a pacientes em demanda espontânea, cuja origem é variada e incerta, responsabilizando-se integralmente pelo tratamento dos mesmos.

DETALHADA:

- Realizar procedimentos como: suturas, drenagens e passagem de cateteres;

- Realizar triagem dos casos clínicos identificando os que requerem maior atenção da equipe de saúde;

- Integrar a equipe multiprofissional de trabalho, respeitando e colaborando no aperfeiçoamento de normas e procedimentos operacionais; contatar a Central de Regulação Médica para colaborar com a organização e regulação do sistema de atenção às urgências;

- Participar das reuniões necessárias ao desenvolvimento técnico-científico da Unidade de Urgência e Emergência na área médica;

- Promover incremento na qualidade do atendimento médico, melhorando a relação médico-paciente e observando preceitos éticos; no decorrer da execução de suas atividades de trabalho.

Escolaridade:Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Medicina, residência médica compatível com a área de atuação, quando for o caso, e Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM.

05 - MÉDICO B - 06 HORAS

SUMÁRIA

- Avaliar clínica e laboratorialmente os pacientes, de acordo com a área de atuação, emitindo diagnósticos e prescrevendo medicamentos ou outras formas de tratamentos, conforme o tipo de enfermidade, bem como propor medidas preventivas de saúde.

DETALHADA

- Examinar o paciente, auscultando, palpando ou utilizando instrumentos especiais para determinar o diagnóstico e, se necessário, solicitar exames complementares ou encaminhá-lo a especialista.

- Solicitar exames laboratoriais, quando necessário, efetuando o acompanhamento do tratamento.

- Realizar, de acordo com a área de atuação, intervenções cirúrgicas, utilizando recursos técnicos e materiais apropriados para extrair órgãos ou tecidos patológicos ou traumatizados, corrigir seqüelas ou lesões ou estabelecer diagnóstico cirúrgico.

- Prescrever medicamentos e tratamentos específicos de rotina ou de emergência dentro do seu campo de especialização, efetuando as anotações pertinentes nos prontuários.

- Atender tratamentos clínicos ambulatorial e hospitalar, avaliando e acompanhando o desenvolvimento do quadro clínico do paciente.

- Emitir pareceres sobre assuntos de sua especialidade.

- Orientar enfermeiros ou auxiliares sobre o cumprimento das normas e atendimento de pacientes.

- Participar da avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global.

- Participar na elaboração de programas de saúde, visando a prevenção de doenças e a orientação de alunos, residentes, estagiários e a comunidade.

- Dar plantão nos eventos realizados na Unidade, assistindo pacientes com o intuito de assegurar seu bem estar.

- Participar de reuniões administrativas e científicas do corpo clínico.

- Coordenar e dar encaminhamento a problemas sanitários, adotando medidas corretivas, quando de surtos.

- Responsabilizar-se pelos materiais (drogas, reagentes, etc), equipamentos e instrumentos da área de atuação.

- Planejar e desenvolver treinamentos, palestras, cursos e outros eventos, sobre sua especialização.

- Zelar pela guarda, conservação, limpeza e esterilização de equipamentos, instrumentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais.

- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

- Além das atividades acima: Avaliar novas funções, remanejamentos ou readaptações,adequando o servidor a nova função sem prejuízo para o mesmo ou para a instituição, determinando graus de incapacidade funcional, quando o parecer estabelecer limitação de saúde.

Escolaridade

Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Medicina, residência médica compatível com a área de atuação, quando for o caso, e Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM.

06 - INSTRUTOR DE LIBRAS

- Orientar alunos portadores de necessidades especiais, conforme determinação da FENEIS, SMEC e SEED.

07 - CONTADOR

SUMÁRIA

- Planejar, organizar, orientar e executar as atividades contábeis, observando as exigências legais e regulamentares da Contabilidade Pública.

DETALHADA

- Elaborar novos sistemas de registros contábeis, disponibilizando informações úteis e necessárias para uma Contabilidade Gerencial, dentro das exigências legais.

- Proceder, antes dos devidos registros contábeis, exame de toda documentação e das operações orçamentária, financeira e patrimonial, a fim de verificar a correta classificação da despesa e a legalidade, legitimidade, economicidade e exatidão.

- Executar a escrituração e os lançamentos contábeis nos sistemas financeiro, orçamentário, patrimonial e de compensação, de todas as receitas, despesas, empenhos, convênios, movimentação de recursos financeiro e orçamentário, registros e baixa de contratos e convênios, incorporação e baixa de bens patrimoniais e outros.

- Elaborar e analisar os balancetes contábeis mensais, de encerramento, balanços e demonstrações orçamentária, financeira e patrimonial, de acordo com as normas contábeis vigentes.

- Elaborar e manter atualizado relatório contábil com as áreas de Finanças, Orçamento, Patrimônio, Almoxarifado.

- Emitir relatórios mensais sobre a situação orçamentária, financeira e patrimonial, demonstrando de forma clara e objetiva, os resultados entre as receitas previstas com as arrecadadas e o montante das despesas fixadas com as realizadas, para tomada de decisão da administração.

- Analisar e conferir os documentos de despesas dos processos de prestação de contas de adiantamento, de acordo com a classificação da despesa, período de aplicação Estado.

- Desenvolver, implantar e executar normas e rotinas de controle interno, para atendimento da legislação, órgãos de controles externos e aos interesses da Administração.

- Planejar e desenvolver treinamento, palestras e outros eventos sobre sua especialização.

- Manter atualizados os conhecimentos das legislações fiscal e tributária.

- Zelar pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais.

- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

ESCOLARIDADE: Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Ciências Contábeis e Registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

08 - ENGENHEIRO CIVIL

SUMÁRIA

- Planejar, elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características e especificações, preparando o material necessário para possibilitar o desenvolvimento dos trabalhos dentro dos padrões técnicos exigidos.

DETALHADA

- Planejar e elaborar projetos de engenharia civil estudando as características e especificações, preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos, para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo das obras, visando assegurar os padrões técnicos exigidos.

- Estudar, projetar, fiscalizar e supervisionar os trabalhos relacionados com a construção de estradas, pontes, pontilhões, bueiros, túneis, edifícios, sistema de iluminação, de instalações elétricas e hidráulicas, bem como o funcionamento e a conservação da rede de esgoto e de águas, observando plantas e especificações, para assegurar os padrões de higiene e saneamento.

- Proceder a avaliação geral das condições requeridas para a obra, estudando o projeto e examinando as características do terreno disponível, para determinar o local mais apropriado à construção.

- Calcular os esforços e deformações previstos na obra projetada ou que afetem a mesma, consultando tabelas e efetuando comparações, levando em consideração fatores como: carga calculada, pressões de água, resistência aos ventos e mudanças de temperatura, para apurar a natureza dos materiais que devem ser utilizados na construção.

- Consultar outros especialistas como: engenheiros mecânicos, eletricistas, químicos, arquitetos de edifícios e paisagistas, trocando informações relativas ao trabalho a ser desenvolvido, para decidir sobre as exigências técnicas e estéticas relacionadas à obra a ser executada.

- Elaborar o projeto de construção, preparando plantas e especificações da obra, indicando tipos e qualidades de materiais, equipamentos e mão-de-obra necessários e efetuando cálculo aproximado dos custos.

- Preparar o programa de trabalho, elaborando plantas, croquis, cronogramas e outros subsídios que se fizerem necessários para possibilitar a orientação e fiscalização do desenvolvimento das obras.

- Dirigir a execução de projetos, acompanhando e orientando as operações à medida que avançam as obras, para assegurar o cumprimento dos prazos, padrões de qualidade e segurança recomendados.

- Previsionar, detalhadamente, as necessidades de fabricação, montagem, funcionamento, manutenção e reparo das instalações e equipamentos, determinando e calculando os materiais, custos e mão-de-obra, para estabelecer os recursos indispensáveis à execução do projeto.

- Fornecer orientação técnica e revisão teórica e prática a profissionais e auxiliares no desenvolvimento de projetos e detalhes complementares, acompanhando a sua execução, para possibilitar o atendimento às normas e especificações técnicas.

- Zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando da execução dos serviços.

ESCOLARIDADE: Diploma de Curso de Graduação de Nível Superior em Engenharia e Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

ANEXO II

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE RECURSOS

NOME:

Nº Insc.

CARGO:

Marque com X somente um tipo de recurso, conforme desejado.

( ) Contra a nota de Prova Escrita

( ) Outros:______________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebi em: _____/_________/________.

_________________________________
Assinatura do candidato

_________________________________
Assinatura do responsável pelo recebimento

ANEXO III CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO

23/06/2008

Início das Inscrições

06/06/2008

Encerramento das inscrições às 12 horas

Data da comprovação da deficiência alegada, conforme previsto no item III do presente edital

10/06/2008

Publicação das Inscrições deferidas e indeferidas e divulgação do(s) local(is) de realização das provas

11 a 12/06/2008

Prazo de recurso referente o indeferimento das inscrições

13/06/2008

Publicação dos pareceres referente aos recursos e homologação das inscrições

15/06/2008

Aplicação da Prova Objetiva, em locais e horários a serem divulgados previamente.

15/06/2008

Divulgação do Gabarito às 19 horas

16/06/2008

Divulgação das notas pelo nº do cartão de respostas às 08:00 horas

16/06/2008

Identificação pública dos cartões de resposta às 09:00 horas tendo por local o auditório da Prefeitura Municipal de Carambeí-PR.

16/06/2008

Publicação das notas dos candidatos a partir das 15:00 horas

17 a 18/06/2008

Prazo para apresentação de recurso referente à prova objetiva

23/06/2008

Publicação dos pareceres dos recursos da prova objetiva

24/06/2008

Homologação do Resultado final do Concurso Público.