Prefeitura de Cabeceiras do Piauí - PI

Notícia:   Prefeitura de Cabeceiras do Piauí - PI oferece 30 vagas de até R$ 745,75

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ

ESTADO DO PIAUÍ

TESTE SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 01/2010

Avenida Francisco da Costa Veloso, 620 - Centro
CNPJ: 41.522.277/0001-61

A Prefeitura Municipal de CABECEIRAS DO PIAUÍ, neste ato representada pela Ex.mo Sr. Prefeito Municipal, com fundamento na Lei Estadual N° 5.309/03 de 17/07/2003 e Lei Estadual N.° 5.866/2009, torna público as condições para inscrição em Teste Seletivo Simplificado de provas objetivas, com fins de ocupar cargo de Professor Classe "A", Professor Classe "B", Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Motorista, Monitor, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Professor do PETI e Professor de Música para o Quadro Provisório de Pessoal da Prefeitura Municipal, com contratação temporária, por prazo determinado, conforme as normas estabelecidas no presente Edital e dos seus Anexos I, II, III, IV e V.

1. PERÍODO, LOCAL E HORÁRIO DE INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições poderão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 1.2 ou por intermédio da internet seguindo o item 1.4 deste capítulo.

1.2 INSCRIÇÕES DE FORMA PRESENCIAL:

1.2.1. Período de inscrição: de 25 a 29 de janeiro de 2010.

1.2.2 Local de inscrição: Na sede da Prefeitura de Cabeceiras do Piauí, localizada na Avenida Francisco da Costa Veloso, 620 - Centro, ou na sede do Instituto Ludus, na Rua Alecrim, 2.199, Bairro Jóquei Clube - Teresina (PI).

2.2.3 Horário: Na sede da Prefeitura no horário das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 hs, na sede do Instituto Ludus, de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 17h.

1.3. Do procedimento para realizar a inscrição presencial

2.4.1. Documentos necessários para inscrição:

a) Comprovante da taxa de inscrição, a ser paga nos Postos do PagContas ou na sede do Instituto Ludus, devidamente autenticada;

b) Documento de identidade, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas e Polícia Militar ou carteiras emitidas por Conselhos ou Ordens, que por Lei Federal, valem como documentos de identificação ou outro documento de identificação, com fotografia.

c) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

d) Ficha de Inscrição devidamente preenchida, sem emendas ou rasuras.

1.4. INSCRIÇÕES VIA INTERNET:

1.4.1. Pode ser realizada a inscrição para o Teste Seletivo via Internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br, no mesmo período fixado pelo subitem 1.2.1 deste edital.

1.5. Do procedimento para realizar a inscrição via internet

1.5.1. O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.institutoludus.com.br e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto de pagamento disponível também no site, podendo efetuar o pagamento qualquer posto do PagContas.

1.5.2. As inscrições efetuadas via Internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento do valor de inscrição, a ser efetuado nos postos do PagContas.

1.5.3. O candidato inscrito via Internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade os dados cadastrais informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.

1.5.4. Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br

1.5.5. O Instituto Ludus não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

1.5.6. Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estão cientes do conhecimento e aceitação das normas do edital do teste seletivo e automaticamente se declaram ter as condições e os documentos exigidos pelo edital, bem devem disponibilizar um e-mail, por intermédio do qual deverá receber informações de interesse do candidato.

1.5.7. Cada candidato poderá concorrer para apenas um dos cargos no Teste Seletivo.

1.5.8. Havendo mais de uma inscrição de um candidato, será considerada para todos os efeitos legais, aquela datada mais recente.

1.5.9.O candidato é responsável pelas informações prestadas no ato da inscrição. 1.5.10. Serão aceitas inscrições por procuração, sendo uma para cada candidato, desde que devidamente registradas em cartório e as mesmas deverão ser anexadas a Ficha de Inscrição.

1.5.11. O valor da inscrição será de acordo com o cargo a ser escolhido pelo candidato, discriminado no Item 4, não sendo restituível em hipótese alguma.

1.5.12. Será anulada a inscrição, em qualquer ocasião, se for verificado que deixou de ser cumprido qualquer requisito.

1.5.13. O candidato somente será considerado inscrito no Teste Seletivo após ter sua Ficha de Inscrição deferida pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo.

1.5.14. A Comissão Organizadora publicará, no site do INSTITUTO LUDUS e no mural da Prefeitura, a relação dos candidatos com inscrições deferidas, portadoras ou não de deficiência física, devendo, pois, ser consideradas indeferidas aquelas inscrições, cujo nome do candidato não constar na referida relação.

2. DO TESTE SELETIVO: OBJETIVO

O presente Teste Seletivo Simplificado, constante apenas de provas objetivas para todos os cargos, tem por finalidade a contratação de Professor Classe "A", Professor Classe "B", Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Motorista, Monitor, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Professor do PETI e Professor de Música, por um período de 1 (um) ano, podendo, a critério da Administração Pública e com a devida fundamentação técnico- administrativa, ser renovado, uma única vez, até por igual período.

3. DAS VAGAS, DA REMUNERAÇÃO, DO LOCAL DE TRABALHO, DO VALOR DA INSCRIÇÃO E ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA.

3.1 O número de vagas e a escolaridade mínima, para cada cargo específico, se distribuem na forma estabelecida no quadro abaixo.

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(A)

LOTAÇÃO

Remuneração (R$)

Carga Horária Semanal

Professor Classe "A" (Séries Iniciais)

Curso Magistério em Nível Médio (Curso Pedagógico), ou Curso Normal Superior, ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério, ou Licenciatura Plena em qualquer área

06

01

A critério da Administração

557,50

20h

Professor Classe "B" - Matemática

Cursando Licenciatura Plena em Matemática, do 5.° Bloco em diante.

02

-

A critério da Administração

745,75

20h

Professor Classe "B" - Inglês

Cursando Licenciatura Plena em Inglês, do 5.° Bloco em diante

01

-

A critério da Administração

745,75

20h

Professor Classe "B" - Educação Física

Cursando Licenciatura Plena em Educação Física, do 5.° Bloco em diante

01

-

A critério da Administração

745,75

20h

Auxiliar de Enfermagem

Ensino Médio Completo + Curso de Auxiliar de Enfermagem + Registro no COREN

01

-

A critério da Administração

510,00

40h

Técnico de Enfermagem

Ensino Médio Completo + Curso Técnico de Enfermagem + Registro no COREN

01

-

A critério da Administração

510,00

40h

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

06

01

A critério da Administração

510,00

40h

MotoristaEnsino Fundamental Completo + CNH D.02-A critério da Administração510,0040h
Técnico em Higiene DentalCurso Técnico de THD + Registro no CRO01-A critério da Administração510,0040h
Professor do PETILicenciatura Plena em qualquer área ou Ensino Normal Médio Completo com habilitação para o Magistério02-A critério da Administração510,0040h
Professor de MúsicaCursando qualquer Licenciatura Plena, desde o 5.° Bloco em diante, e com Registro na Ordem dos Músicos do Brasil (Lei. 3.857/1960)01-A critério da Administração510,0040hs
MonitorEnsino Médio Completo + Curso de Informática (incluso curso de aperfeiçoamento em Linux Educacional e Linux Metasys)01-TELECENTRO510,0040h
02-PROINFO510,0040h
VigiaEnsino Fundamental Completo02 A Critério da Administração510,0040h
TOTAL DE VAGAS2802-

3.1.2 - Às pessoas portadoras de deficiência que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pelo Art. 37 do Decreto Federal N° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei N° 7.853/89, é assegurado o direito de inscrição no presente Teste Seletivo Simplificado, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições, objeto do cargo em provimento.

3.1.3 - Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais àquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no Art. 4°, do Decreto Federal N° 3.298/99.

3.1.4 - As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto Federal N° 3.298/99, particularmente em seu Art. 40, participarão do Teste Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.1.4 - Para concorrer às vagas, o Candidato deverá

a) declarar, no ato de inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a, se auditiva, motora ou visual. A não declaração, no ato da inscrição, implica no não acolhimento de pedido em data posterior.

b) requerer, se necessário, no período compreendido para a inscrição, por escrito, na forma prescrita no modelo constante do Anexo V condição especial para a realização das suas provas, especificando o nome completo, o cargo, o N° do documento de identidade e os recursos especiais necessários à aplicação da sua Prova. O requerimento deverá ser entregue, até o último dia de inscrição, no local em que o candidato se inscreveu.

c) estar ciente de que a incompatibilidade da deficiência com o exercício do Cargo acarretará a sua desclassificação.

3.1.4.1. A não-solicitação de condições especiais, no período acima determinado, implica a sua não- concessão no dia de realização A não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.1.5 - Os Candidatos portadores de deficiência, quando convocados, deverão apresentar o Laudo Médico que comprova sua necessidade especial, devendo submeter-se à perícia médica promovida por Junta Médica do Município, que terá decisão definitiva acerca de sua condição de portador de necessidades especiais ou não bem como o grau e a compatibilidade de sua deficiência para o exercício do Cargo.

3.1.6 - Após perícia, se favorável, serão os candidatos nomeados, observando-se a ordem de classificação. Em caso de não ratificação declarada pela Junta Médica Oficial, serão excluídos da Listagem dos candidatos portadores de deficiência, passando a integrar a listagem geral de candidatos.

3.1.7 - As vagas definidas no subitem 3.1. que não forem providas por falta de Candidatos portadores de deficiência, por reprovação no Teste Seletivo Simplificado.

3.2. Valor das taxas de inscrições:

1) PROFESSORES: R$ 35,00 (trinta e cinco reais);

2) AUXILIAR DE ENFERMAGEM, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL e MONITOR: R$ 30,00 (trinta reais);

3) AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, VIGIA e MOTORISTA: R$ 20,00 (vinte reais)

4. DO LOCAL DE TRABALHO

4.1 Os candidatos aprovados e contratados desenvolverão suas atividades no Município de CABECEIRAS DO PIAUÍ, obedecida a classificação, a critério da Administração Pública.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1 As Provas serão no dia 06 de fevereiro, no horário de 8:00h às 11:00h (duração máxima do teste: 3h), podendo ser realizado em dois turnos na cidade de CABECEIRAS DO PIAUÍ, em local a ser divulgado posteriormente.

5.2 O candidato somente poderá entregar a prova após 1h do início da prova. É vedado ao candidato entregar a prova antes de 1h após o início da realização da prova.

5.3 O candidato deverá comparecer ao local das provas com 1 (uma) hora de antecedência, portando:

a) caneta esferográfica (tinta azul ou preta);

b) comprovante de pedido de inscrição;

c) documento (original) de identidade apresentado no ato da inscrição.

5.4 A prova correspondente ao TESTE SELETIVO constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, todas com valor 1,0 (um) ponto, tendo cada questão cinco alternativas (A, B, C, D, E), com apenas uma, e somente uma, alternativa correta, sendo classificado, até um limite de 2 (duas) vezes o número de vagas, o candidato que obtiver, no mínimo, 24 (vinte e quatro) pontos. Tal quantum representa de o mínimo de acertos igual ou superior a 60% (sessenta por cento) da prova;

5.5 É vedada ao candidato entrada no local das provas após o horário estabelecido neste Edital;

5.6 No período da prova não será permitido consultar livros, revistas, cópia de documentos impressos de Internet ou qualquer outro escrito não autorizado pela fiscalização;

5.7 Terminado o tempo estabelecido para realização da prova o candidato deverá devolver o caderno de prova ao fiscal sobre pena de ser eliminado.

5.8 As respostas serão marcadas no Cartão Resposta, que é o único documento válido para a correção;

5.9 O preenchimento do Cartão Resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que procederá de acordo com as instruções nele contidas;

5.10 Na correção do Cartão Resposta será atribuído nota 0 (zero) às questões não assinaladas, ou que contiver mais de uma alternativa marcada, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.11 Os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos;

5.12 Ao terminar a prova escrita objetiva, o candidato entregará ao fiscal de sala, o Cartão Resposta devidamente assinado.

5.13 Os Cartões de Resposta e os documentos comprobatórios da titulação não submetidos a recursos, serão incinerados 120 (cento e vinte dias) após a homologação do Teste Seletivo;

5.14 Sem identificação o candidato não fará prova;

5.15 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para as provas, realização de provas fora de locais, datas e horários estabelecidos, nem substituição do Cartão Resposta por erro do candidato, seja qual for o motivo alegado.

5.16 Não será fornecido nenhum exemplar do caderno de questões a candidatos ou instituições de direitos públicos ou privados.

6. DO CONTEÚDO E DO NÚMERO DE QUESTÕES DAS PROVAS.

6.1 O Teste Seletivo consta de: 1 (uma) prova objetiva de 40 (quarenta questões), cada questão com cinco alternativas, com uma, e somente uma, alternativa correta, assim distribuídas na forma do quadro abaixo:

CARGO: ÁREA DE ATUAÇÃO

DISCIPLINA (CONTEÚDO)

N.° DE QUESTÕES

Professor Classe "A", Classe "B", Professor de Música e Professor do PETI

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Conhecimentos Pedagógicos

10(dez) questões

Conhecimentos Específicos

20 (vinte) questões

Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Monitor

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Matemática

10(dez) questões

Específico

20 (vinte) questões

Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Vigia

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Matemática Básica

10(dez) questões

Específico

20 (vinte) questões

6.2 As atribuições de cada cargo estão explicitadas no Anexo I e os conteúdos para cada cargo são explicitados no Anexo II do presente Edital.

7. DA CLASSIFICAÇÃO E DO DESEMPATE

7.1. Será considerado classificado e habilitado a entregar a titulação o candidato que obtiver no mínimo 24 (vinte e quatro) pontos do total de 40 (quarenta) pontos possíveis da prova escrita objetiva, até um limite de 3 (três) candidatos para cada vaga disponível.

7.2. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente, resultante do total de pontos obtidos na prova escrita objetiva.

7.3. Em caso de empate, atende-se aos seguintes critérios:

7.3.1 Se o candidato tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos até a data da realização da prova, o critério de desempate, na ordem, é:

a) o mais idoso.

b) Tenha obtido a maior pontuação na Prova Objetiva de conteúdo específico da categoria profissional.

c) Quando for o caso, tenha obtido a maior pontuação na Prova de Títulos;

7.3.2 Se o candidato é menor de 60 (sessenta) anos até a data da realização da prova:

a) Tenha obtido a maior pontuação na Prova Objetiva de conteúdo específico da categoria profissional.

b) Tenha obtido a maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;

c) O candidato mais idoso.

08. DOS RECURSOS

8.1 Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, relativo à divulgação do gabarito oficial, desde que devidamente fundamentado com as justificativas para cada questão impugnada, dirigido à Comissão Organizadora do Teste Seletivo, entregue sob protocolo na Sede da Prefeitura Municipal de CABECEIRAS DO PIAUÍ e na Sede do Instituto Ludus;

8.2 O recurso somente será admitido se interposto no prazo estabelecido de 01 (um) dia úteil após a divulgação do resultado oficial do certame, não sendo aceito em nenhuma hipótese, recurso interposto fora do prazo ou que não seja fundamentado.

8.3. O Recurso interposto será apresentado na forma prescrita no Anexo IV do presente Edital.

09. DA HOMOLOGAÇÃO

Decorrido o prazo para recurso, o resultado final do Teste Seletivo será encaminhado à Prefeitura Municipal de CABECEIRAS DO PIAUÍ, para homologação pela Ex.mo Sr. Prefeito, e publicado na Imprensa Oficial (Diário dos Municípios)

10. REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

a) A nomeação do candidato será efetivada pela Prefeitura Municipal de CABECEIRAS DO PIAUÍ (PI), de acordo com o número de vagas previstas, obedecida a ordem de classificação do candidato no Teste Seletivo Simplificado;

b) O candidato aprovado e classificado no Teste Seletivo de que trata este Edital, será investido no cargo, desde que atenda, além do exigido para a inscrição, a seguinte documentação:

b.1) Apresenta a documentação comprobatória do requisito Escolaridade na forma exigida;

b.2) Firmar, sob as penas da lei (art. 171 do Código Penal Brasileiro), declaração de não ter sido demitido do Serviço Público por intermédio de Processo Administrativo Disciplinar nos últimos 5 anos, e que não ocupa outro cargo público incompatível tanto no que se refere a carga horária como qualquer outra vedação Constitucional.

b.3) Apresentar Cópia do CPF e, se for o caso, cópia da Certidão de Casamento;

b.4) Apresentar cópia do título eleitoral.

11.DA EXCLUSÃO DO CERTAME

Será excluído do Teste Seletivo o candidato que:

a) faltar ou chegar atrasado a qualquer prova, seja qual for a justificativa, pois em nenhuma hipótese haverá segunda chamada;

b) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o cartão-resposta;

c) ausentar-se da sala, após ter assinado a lista de presença, sem o acompanhamento de fiscal;

d) dispensar tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida ou autoridade presente à aplicação das provas, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

e) utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita, eletrônica ou gestual, com outro candidato;

f) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer provas;

g) recusar-se a entregar o cartão-resposta ao término do tempo destinado para a realização das provas;

h) deixar de assinar o cartão-resposta e a lista de presença;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de questões;

j) se, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, que o candidato se utilizou de processos ilícitos, sua prova será anulada, sendo automaticamente eliminado do certame;

k) deixar de atender a qualquer ato convocatório;

l) não apresentar o documento que comprove a inscrição e que identifique o candidato, conforme exigido no item 2;

m) deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

n) se ausentar da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.

n.1) Ao se ausentar da sala, acompanhado do fiscal, o candidato não poderá levar consigo o Cartão de Resposta, o Caderno de Questões, lápis ou borracha ou qualquer outro documento. O não atendimento destas determinações implica a eliminação sumária do candidato.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Não será admitida inscrição condicional e nem por correspondência;

b) A inscrição e todos os atos dela decorrente serão anulados sumariamente a qualquer época, se o candidato não comprovar que, na data do encerramento da inscrição, tenha atendido a todos os requisitos exigidos, não se considerando qualquer situação adquirida após aquela data;

c) O candidato classificado será convocado para contratação, firmando documento atestando se aceita ou não o cargo, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. O não comparecimento do candidato no prazo estabelecido dará direito à Prefeitura Municipal de CABECEIRAS DO PIAUÍ a convocar o próximo candidato da lista de classificação.

d) A relação dos aprovados será afixada no Mural da Prefeitura até 04(quatro) dias úteis após o julgamento dos recursos porventura apresentados.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ (PI), 22 DE JANEIRO DE 2010

JOSE EVANGELISTA TORRES LOPES
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I: Edital 01/2010 - CABECEIRAS DO PIAUÍ

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS: Realizar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos dos prédios onde funcionam as unidades da Administração Municipal; exercer eventuais mandados; servir café e água; fazer merenda; carregar e descarregar móveis e equipamentos em veículos; controlar o acesso de pessoas aos prédios de acordo com as instruções recebidas; informarão público sobre horários de funcionamento; registrar ocorrências e comunicar a chefia; solicitar imediata colaboração dos serviços de urgência médica, policial em casos de acidentes e incêndios; zelar pelo equipamento de trabalho sob sua responsabilidade; executar outras atividades compatíveis com as atribuições do cargo.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Atribuições: Realizar tarefas auxiliares nas unidades de assistência médica, odontologia e fisioterapia; preparar doentes para exames de diagnóstico; realizar curativos; aplicar injeções; medir pressão arterial; esterilizar ou supervisionar a esterilização de instrumentos; efetuar a revelação de radiografias; fazer controle de temperatura dos pacientes; revisar o preenchimento de fichas e laudos dos exames; fazer imobilizações simples; exercer outras atividades compatíveis com o cargo.

MONITOR DO PETI: Atribuições: Exercício da docência em classes da educação infantil, de 1a a 4a séries do ensino fundamental I e do EJA e de atividades técnico-pedagógicas que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de 1a a 4a séries do ensino fundamental I e da educação de jovens e adultos (EJA) em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes à recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena, formula, executa e avalia a política educacional; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivencias curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja, executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, proposta, programas e políticas educacionais; participa na escolha do livro didático; articula atividades interescolares; emite parecer técnico; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas; executa outras atividades correlatas.

MOTORISTA: Dirigir veículos transportando cargas ou passageiros, conduzindo-os conforme necessidade do setor de trabalho, observando as normas de trânsito e operando os equipamentos inerentes ao veículo.

PROFESSOR: Planejar, ministrar, registrar, discutir, sistematizar, produzir e divulgar conhecimentos de experiências pedagógicas vivenciadas nas aulas

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Atribuições: Realizar tarefas auxiliares nas unidades de assistência médica, odontologia e fisioterapia; preparar doentes para exames de diagnóstico; realizar curativos; aplicar injeções; medir pressão arterial; esterilizar ou supervisionar a esterilização de instrumentos; efetuar a revelação de radiografias; fazer controle de temperatura dos pacientes; revisar o preenchimento de fichas e laudos dos exames; fazer imobilizações simples; prestar assistência a gestante durante o pré-natal fazendo exame sumário da paciente quando não existir médico; prestar assistência durante o parto e principalmente no período de expulsão; solicitar a presença do médico quando necessário; assistir a púberes, fazendo exames de rotina; exercer outras atividades compatíveis com o cargo.

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL - THD. Auxiliar o cirurgião dentista nos procedimentos clínicos; executar as etapas relativas a esterilização de instrumentos, bem como executar outras atividades que, por sua natureza, estejam inseridas no âmbito das atribuições do cargo e da área de atuação; participar do treinamento e capacitação de Atendente de Consultório Dentário, e de agentes multiplicadores das ações de promoção á saúde, participar dos programas educativos e de saúde bucal, atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais; participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos; fazer a demonstração de técnicas de escovação, orientar e promover a prevenção da carie dental através de aplicação de flúor e de outros métodos e produtos; detectar a existência de placa bacteriana e inductos, bem como executar a sua remoção; supervisionar, sob delegação, o trabalho dos Atendentes de Consultório Dentário; fazer tomada e revelação de radiografias intra-orais; realizar profilaxia das doenças buços-dentais; inserir, condensar, esculpir e polir substâncias restauradoras, proceder a limpeza e a anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos; remover suturas; preparar moldeiras e modelos; responder pela administração da clinica.

VIGIA (VIGILANTE): Garantir a vigilância dos prédios públicos (prefeitura, escolas, postos médicos, hospitais, PSF etc.) e dos logradouros públicos, fazendo a ronda em suas dependências internas e externas, estando atento a entrada e saída de pessoas ou bens, em função de evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança, apresentar as ocorrências do seu turno de trabalho ao chefe imediato; exercer outras atividades compatíveis com o Cargo

ANEXO II: Edital 01/2010 - CABECEIRAS DO PIAUÍ

CONTEÚDOS DE CADA CARGO

PROFESSOR CLASSE A - SÉRIES INICIAIS

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2 Semântica e interação. 1.3 Significação das palavras. 1.4. Denotação e conotação. 1.5. Funções da Linguagem. 1.6. Textualidade (coesão, coerência e contexto discursivo). 2. MORFOSSINTAXE 2.1 Estudo dos verbos e sua relação com as formas pronominais. 2.2 Sintaxe do período e da oração e seus dois eixos: coordenação e subordinação. 2.2.1 Sintaxe de Concordância. 2.2.2. Sintaxe de Colocação. 2.2.3. Sintaxe de Regência. 2.3. Análise Sintática 2.4. Estudo das classes gramaticais (incluindo classificação e flexão): Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Conjunção, Preposição, Interjeição, Conectivos, Formas variantes. 2.5. Emprego das palavras. 3. ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO 4. ESTUDO DE TEXTOS 4.1 Interpretação de textos. 4.2. Tópico frasal e sua relação com idéias secundárias. 4.3.Elementos relacionadores. 4.4 Pontuação. 4.5. Conteúdo, idéias e tipos de texto. 4.6. O texto literário: tema, foco narrativo, personagens, tempo. 5. FIGURAS DE LINGUAGEM.

CONTEÚDO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Estrutura: Organização da educação brasileira; Legislação educacional (LDB n°9394/96); Políticas educacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Descentralização: avaliação, currículo, legislação; Plano Nacional de Educação. Significado e limites do Plano Nacional de Educação; Neoliberalismo e implicações no campo educacional. A política educacional do Banco Mundial. Lei n° 9.394/96/LDB: antecedentes históricos da LDB; a trajetória da nova LDB; limites e perspectivas: concepções, diretrizes e bases da educação na nova LDB. Resolução CNE/CEB n° 1/2000. Parecer CNE/CEB n°11/2000. Fundamentos: Filosofia da Educação: Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites; Pedagogia tradicional, nova e tecnicista. Sociologia da Educação: a democratização da escola; educação e sociedade. Psicologia da Educação: Teoria do desenvolvimento humano, suas distintas concepções; História da Educação: da primeira república ao advento da nova república; A história das idéias pedagógicas: pensamento pedagógico - da antigüidade clássica ao iluminismo e a escola nova. O pensamento pedagógico brasileiro. Construtivismo. Piaget e Vygotsky. Alfabetização. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Gestão democrática na escola: A construção do projeto político pedagógico. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: Papel do professor no coletivo escolar; As novas competências requeridas para o ensino. Organização curricular: Currículo orientado para a construção de Competências. Planejamento Escolar. História da Educação: interdições e tensões ontem e hoje. Didática. Qualidade e educação. Educação de jovens e adultos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Paulo Freire. A história das idéias pedagógicas: pensamento pedagógico - da antigüidade clássica ao iluminismo e a escola nova. O pensamento pedagógico brasileiro. Currículo e Avaliação. Títulos referentes à Educação, na Constituição do Estado do Piauí e na Constituição Federal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ENSINO INFANTIL: 1. Objetivos gerais da educação infantil; 2. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais; 3. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico; 4. Brincar- o significado da brincadeira na formação da criança; 5. Interação social- diversidade e individualidade; 6. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios - a resolução de problemas; 7. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais; 8. A organização do currículo - orientações didáticas, objetivos e conteúdos.; 9. A formação pessoal e social - concepção e aprendizagem; 10. A criança de 04 a 06 anos orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais; 11. O erro construtivo; 12. Avaliação formativa: observação e registro. 13. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. MATEMÁTICA: 1. Sistemas de Numeração: base de um sistema de numeração, sistema decimal, leitura, escrita, valor absoluto e valor relativo, o sistema romano de numeração. 2. Divisibilidade: múltiplos e divisores, divisores de um número, critérios de divisibilidade, decomposição em fatores primos. 3. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. 4. Números Racionais: Forma fracionária: representação, classificação, equivalência e simplificação; operações fundamentais. 5. Números Racionais - Forma decimal: representação, leitura e compreensão; operações fundamentais. 6. Figuras Geométricas. 7. Sistema Métrico Decimal: unidades de medidas de tempo, comprimento, superfície, capacidade, volume e massa. 8. Razões e proporções; regra de três simples. ESTUDOS SOCIAIS: I - As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Nordeste. II. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião. III - História do Brasil. Da proclamação da República aos dias atuais. CIÊNCIAS: I - O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. II - Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. III - O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; VII - Meio Ambiente: Noções de ecologia. cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

CONTEÚDO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR CLASSE B - MATEMÁTICA 11 PROFESSOR CLASSE B - INGLÊS 1 1 PROFESSOR CLASSE B - EDUCAÇÃO FÍSICA 1 1 PROFESSOR DE MÚSICA11 PROFESSOR DO PETI
CONTEÚDO COMUM - LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2 Semântica e interação. 1.3 Significação das palavras. 1.4. Denotação e conotação. 1.5. Funções da Linguagem. 1.6. Textualidade (coesão, coerência e contexto discursivo). 2. MORFOSSINTAXE 2.1 Estudo dos verbos e sua relação com as formas pronominais. 2.2 Sintaxe do período e da oração e seus dois eixos: coordenação e subordinação. 2.2.1 Sintaxe de Concordância. 2.2.2. Sintaxe de Colocação. 2.2.3. Sintaxe de Regência. 2.3. Análise Sintática 2.4. Estudo das classes gramaticais (incluindo classificação e flexão): Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Conjunção, Preposição, Interjeição, Conectivos, Formas variantes. 2.5. Emprego das palavras. 3. ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO 4. ESTUDO DE TEXTOS 4.1 Interpretação de textos. 4.2. Tópico frasal e sua relação com idéias secundárias. 4.3.Elementos relacionadores. 4.4 Pontuação. 4.5. Conteúdo, idéias e tipos de texto. 4.6. O texto literário: tema, foco narrativo, personagens, tempo. 5. FIGURAS DE LINGUAGEM.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: PROFESSOR CLASSE B - MATEMÁTICA: 01- conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais; 02 - Problemas que envolvem conjuntos numéricos; 03 - Funções de 1° e 2° graus, modular, exponencial e logarítmica: domínio, imagem e gráficos; 04 - Porcentagem, juros simples e composto; 05 - Trigonometria no ciclo; 06 - Seqüência: progressões aritméticas e geométricas; 07 - Matrizes, determinantes e sistemas lineares; 08 - Análise combinatória e probabilidade; 09 - Geometria plana, espacial e analítica; 10 - Números complexos; 11 - Polinômios e equações polinomiais; 12 - Estatística; 13 - Limites e derivadas. 14 - Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: PROFESSOR CLASSE B - INGLÊS: 1. Objetivos do ensino de Inglês nas séries finais do ensino fundamental. 2 Leitura: compreensão e interpretação de textos extraídos de jornais, revistas, livros (ficção e não-ficção), brochuras e manuais. 3. Gramática contextualizada, abrangendo: 3.1. Tempos verbais: simples e compostos, formas afirmativa, negativa e interrogativa. 3.2. Palavras e expressões indicadoras de freqüência. 3.3. Modais indicadores de: possibilidade, obrigação, permissão, pedidos, convites. 3.4. Imperativo: instruções. 3.5. Indicação de lugar, posição, direção e distância. 3.6. Pronomes pessoais (retos e oblíquos), possessivos, demonstrativos, indefinidos e relativos. 3.7. Verbos preposicionados (prepositional verbs). 3.8. Comparações. 3.9. O sufixo - ing como substantivo, adjetivo e verbo. 3.10. Marcadores de: adição, Alternativa, contraste, causa, concessão, condição, conseqüência, resultado, enumeração, reforço, explicação, reformulação e conclusão. 3.11. Voz passiva. 4. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: PROFESSOR CLASSE B - EDUCAÇÃO FÍSICA: 1 - Relação da educação física com as demais disciplinas; 02 - Dimensões históricas da educação física; 03 - Dimensões Filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas a educação e ao esporte: lazer e as interfases como a educação física, esporte, mídia e os desdobramentos na educação física; 04 - As questões do gênero e o sexismo aplicados a educação física; 05 - Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento; 06 - Dimensões Biológicas aplicadas a educação física e ao esporte: as mudanças fisiológicas resultantes da atividade física; 07 - Nutrição e atividade física; 08 - Socorro de urgência aplicados a educação física; 08 - A educação física no currículo da educação básica - significados e possibilidades: as diferentes tendências pedagógicas da educação física na escola; 09 - Educação física escolar e cidadania; 10 - Os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na educação física escolar; 11 - Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático - pedagógica crescimento e desenvolvimento motor; 12 - Esportes escolares: o processo de ensino - aprendizagem - treinamento. A técnica. A tática. A regra. A competição. 13. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: PROFESSOR DO PETI: 01 - Lei de Diretrizes Básicas da Educação - LDB; 02 - Conceitos Básicos de Educação Infantil; 03 - Pratica da Educação Infantil; 04 -Atividades de Estímulos ao aprendizado na Educação Infantil; 05 - Projeto Pedagógico, planejamento de aulas e avaliação de resultados; 06 - Elementos locais (sociedade, historia, cultura, costumes) como recursos didáticos, pedagógico e metodologia de trabalho; 07 - Estatuto da criança e do adolescente; 08 - Conceitos básicos do ensino fundamental na series iniciais (1a a 4a séries); 09 - Alfabetização; 10 - Pratica pedagógica; 11 - Atividades de estímulos a leitura e produção de texto; 12 - Concepções de linguagem e escrita; 13 - Desenvolvimento da linguagem; 14 - Desenvolvimento de percepções; 15 - Formação de conceitos e caráter da criança; 16 - Interação social do aluno; 17 - Projeto pedagógico; 18 - Planejamento de aulas e avaliação de resultados; 19 - Origem da escrita e a sua apropriação pela criança; 20 - Relações entre o ensino e a aprendizagem; 21 - Ação educativa como redutor de violência; 22 - Importância do professor como participante da formação de caráter das crianças; 23 - Temas transversais em educação; 24 - A construção do conhecimento na escola; 25 - Projetos didáticos; 26 - Inovação na educação e seus reflexos sociais negativos e positivos; 27 - Legislação Pertinente ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI; 28. Informática Elementar (Edição de Textos - Word) - Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: PROFESSOR DE MÚSICA: Definição e Elementos Constitutivos; Conotação Musical: Notas, Escalas, Pauta, Claves, Valores; Divisão Proporcional dos Valores; Ligadura e Ponto de Aumento; Principais Sinais na Escrita Musical; Principais Figuras da Pauta; Meios de Conhecer Tom de um Trecho; Sinais de Abreviaturas; Principais Sinais de Freqüência; Sinais e Abreviaturas; Composição de Compasso Musical. Noções de claves, notas musicais, tempo, compasso. Audição musical. Conceitos matemáticos aplicados à prática profissional. A Física do Som (Acústica). Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM // TÉCNICO EM ENFERMAGEM // TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL (THD)
CONTEÚDO COMUM - LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Ortografia oficial. 2. Acentuação gráfica. 3. Crase. 4. Flexão nominal e verbal. 5. Emprego das classes e palavras. 6. Emprego de tempo e modo verbais. 7. Vozes do verbo. 8. Concordância nominal e verbal. 9. Regência nominal e verbal. 10. Analise sintática: coordenação e subordinação. 11. Sintaxe de colocação. 12. Pontuação. 13. Estudo da linguagem e interpretação de textos. 14. Bases de semântica e estilística. 15 - Sintaxe; 16 - Morfologia; 17 - Fonologia; 18 - Figuras de Linguagem.

CONTEÚDO COMUM - MATEMÁTICA: 01-Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais; 02 - Operações numéricas: adição, subtração, multiplicação e divisão; 03 - Potenciação, radiciação e propriedades; 04 - Múltiplos e divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum; 05 - Divisão proporcional e regras de três simples e composta; 06 - Sistema de medidas; 07 - Porcentagem e juros simples; 08 - Resolução de problemas; 09 - Equações de 1° e 2° graus (problemas de primeiro e segundo graus); 10 - Produtos notáveis; 11 - Cálculo de perímetro e área de figuras planas; 12 - Ângulos; 13 - Trigonometria no triângulo retângulo. 14. Raciocínio lógico-matemático.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - AUXILIAR DE ENFERMAGEM: 1. Assistência de Enfermagem relacionada a(o): Preparo, cálculo e administração de medicamentos; Curativos, Sinais Vitais, Oxigenoterapia, Sondagem Vesical, Sondagem e Lavagem gástrica, Crioterapia e Termoterapia. Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar. 2. Assistência de Enfermagem aos portadores: Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Edema Agudo de Pulmão, Asma, Hemorragia Digestiva, Dengue, Hepatite por vírus, Sarampo, AIDS, Tétano, 3. Assistência de Enfermagem em Saúde da Mulher: planejamento familiar, pré-natal, parto, puerpério aleitamento materno, prevenção do câncer cérvico­uterino, e mama. 4. Assistência de Enfermagem em Saúde da Criança: Crescimento e desenvolvimento da criança, diarréia, desnutrição e Infecção Respiratória. 5. Assistência de Enfermagem em Saúde Mental: ansiedade e depressão, 6. Programas: Saúde da Família, saúde da mulher, saúde da criança, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, saúde mental, saúde do idoso; Programa Nacional de Imunização e rede de frios. 7. Ética e Legislação profissional. Noções básicas de Informática (Editor de Textos e Planilhas Excel. Raciocínio Lógico. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - TÉCNICO EM ENFERMAGEM: : Imunização: conceito, importância, tipos, principais vacinas e soros utilizados em saúde pública (indicação, contraindicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio). Doenças transmissíveis: agente, forma de transmissão, prevenção, sinais e sintomas, assistência de enfermagem e vigilância epidemiológica das principais doenças transmissíveis. Assistência de enfermagem à mulher: na prevenção do Câncer cérvico-uterino e de Mama, no Pré-natal no planejamento familiar. Assistência de enfermagem à criança: no controle do crescimento e desenvolvimento, no controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas (pneumonia, otites, amigdalites, infecções das vias aéreas superiores), no controle das principais verminoses (ascaradíase, oxioríase, estrogiloidíase, giardíase, amebíase e esquitossomose), na alimentação da criança (aleitamento materno e orientação para o desmame). Assistência de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistência de enfermagem das patologias dos seguintes sistemas: Sistema cardiovascular, insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão arterial; Sistema respiratório: asma e pneumonias; Sistema digestivo: gastrites e úlceras pépticas; Sistema andócrino: diabetes mellitus; Sistema neurológico: caracterização dos níveis de consciência e acidentes vascular cerebral; Sistema músculo esquelético: traumatismos (distensão, entorços, subluxação e fraturas); Procedimentos básicos de enfermagem: verificação da pressão arterial, pulso, temperatura e respiração, curativos (técnicas, tipos de curativos), administração de medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais); Legislação em Enfermagem: Lei do exercício profissional; Conceitos matemáticos aplicados à prática profissional. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL: Auxiliar o cirurgião dentista nos procedimentos clínicos; executar as etapas relativas a esterilização de instrumentos, bem como executar outras atividades que, por sua natureza, estejam inseridas no âmbito das atribuições do cargo e da área de atuação; participar do treinamento e capacitação de Atendente de Consultório Dentário, e de agentes multiplicadores das ações de promoção á saúde, participar dos programas educativos e de saúde bucal, atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais; participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos; fazer a demonstração de técnicas de escovação, orientar e promover a prevenção da carie dental através de aplicação de flúor e de outros métodos e produtos; detectar a existência de placa bacteriana e inductos, bem como executar a sua remoção; supervisionar, sob delegação, o trabalho dos Atendentes de Consultório Dentário; fazer tomada e revelação de radiografias intra-orais; realizar profilaxia das doenças buços-dentais; inserir, condensar, esculpir e polir substâncias restauradoras, proceder a limpeza e a anti- sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos; remover suturas; preparar moldeiras e modelos; responder pela administração da clinica.Legislação específica do THD. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - MONITOR DO PETI: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. Noções de Educação, Escola, Docente e Discente; 2. Conceito de Ensino e Aprendizagem; 3. Noções da Proposta Construtivista; 4. Noções de Planejamento de Ensino: Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos e Avaliação; 5. Tipos de Plano de Ensino. 6. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB: artigos de n°: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 13, 29, 30, 31, 32, 62 e 67. 7. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. 8. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA: artigos de n° 7, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 18, 19, 25, 53, 54, 60 e 69.9. Principais tópicos do RECNEI. 10. Tendências pedagógicas, estrutura, objetivos, método, recursos pedagógicos, avaliação e pressupostos teóricos da educação infantil; 11. A política educacional no Brasil para crianças de 0 a 6 anos; 12. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança; 13. A brincadeira e o desenvolvimento infantil. 14. Informática: Editor de textos. Word. Excel. Linux. Linux Educacional. 15. Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDOS PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, MOTORISTA E VIGIA

CONTEÚDO COMUM - LÍNGUA PORTUGUESA:

Divisão silábica; Ortografia; acentuação; pontuação; interpretação de textos; verbos.

CONTEÚDO COMUM - MATEMÁTICA BÁSICA:

Multiplicação; divisão; subtração; adição; frações; medidas; percentagem; sistema legal de medidas; problemas envolvendo as quatro operações; juros simples. Problemas de primeiro grau. Regra de Três. Medidas de comprimento, área e tempo. Raciocínio Lógico.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS: 01 - Técnicas de Uso e Conservação de Materiais de Limpeza; 02 - Simbologia de Produtos Químicos e seus perigos; 03 - Conhecimentos sobre Lógica, Ecologia e Meio Ambiente; 04 - Sinalização e Placas; 05 - Aspectos Históricos, Culturais, Econômicos e Geográficos do Estado do Piauí e do Brasil; 06 - Atualidades; 07 - Conservação, Limpeza e Higiene Pessoal, de Trabalho e de Equipamentos; Segurança do Trabalho. 08 - Conhecimentos sobre lógica, cores, reconhecimento de figuras geométricas e semelhança; 09 - Reconhecimento e interpretação dos numerais e das horas. 10 - Noção de dimensões figura em três dimensões e mosaicos. 11 - Noção de grupos, categorias e organização de objetos. 12 - Senso de direcionamento e localização. 13 - Interpretação de figuras e seus significados. 14 - Conhecimentos sobre funcionamento de ferramentas e aparelhos em geral. 15 - Noções básicas de relacionamento humano e bom atendimento. 16 - Técnicas de uso e conservação de materiais de limpeza e higiene do ambiente de trabalho. 17 - Noções de como operar máquinas simples. 18 - Simbologia de produtos químicos e de perigo. 19 - Noções de higiene pessoal, de cuidados com os equipamentos, utensílios e ambiente de trabalho. 20 - Técnicas de uso e conservação de materiais de limpeza e higiene do ambiente de trabalho. 21 - Noções de controle para entrega e recepção de documentos, mensagens. 22 - Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - MOTORISTA: 1. Sinais de trânsito; regulamento de trânsito; teorias sobre mecânica; uso de veículos e conservação. 2. Novo Código de Trânsito Brasileiro. 3. Noções sobre mecânica. 4. Motores a explosão e a combustão. 5. Motores a diesel e a gasolina. 6. Sistema de distribuição de correntes. 7. Defeitos mais freqüentes em veículos; 08 - Direção defensiva; 09 - Primeiros Socorros; 10 - Meio ambiente e cidadania; 11- Legislação de transito. 12 - Mecânica Básica. 13 - Raciocínio Lógico. 14 - Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

CONTEÚDO ESPECÍFICO - VIGIA:

01 - Técnicas de Uso e Conservação de Materiais de Limpeza; 02 - Simbologia de Produtos Químicos e seus perigos; 03 - Conhecimentos sobre Lógica, Ecologia e Meio Ambiente; 04 - Sinalização e Placas; 05 - Aspectos Históricos, Culturais, Econômicos e Geográficos do Estado do Piauí e do Brasil; 06 - Atualidades; 07 - Conservação, Limpeza e Higiene Pessoal, de Trabalho e de Equipamentos; Segurança do Trabalho. 08 - Conhecimentos sobre lógica, cores, reconhecimento de figuras geométricas e semelhança; 09 - Reconhecimento e interpretação dos numerais e das horas. 10 - Noção de dimensões figura em três dimensões e mosaicos. 11 - Noção de grupos, categorias e organização de objetos. 12 - Senso de direcionamento e localização. 13 - Interpretação de figuras e seus significados. 14 - Conhecimentos sobre funcionamento de ferramentas e aparelhos em geral. 15 - Noções básicas de relacionamento humano e bom atendimento. 16 - Técnicas de uso e conservação de materiais de limpeza e higiene do ambiente de trabalho. 17 - Noções de como operar máquinas simples. 18 - Simbologia de produtos químicos e de perigo. 19 - Noções de higiene pessoal, de cuidados com os equipamentos, utensílios e ambiente de trabalho. 20 - Técnicas de uso e conservação de materiais de limpeza e higiene do ambiente de trabalho. 21 - Noções de controle para entrega e recepção de documentos, mensagens. 22 - Aspectos econômicos, históricos, geográficos e sociais de Cabeceiras do Piauí e Microrregião.

ANEXO III: Edital 01/2010 - CABECEIRAS DO PIAUÍ

CRONOGRAMA DO TESTE SELETIVO

FASE - ETAPA

DATAS E PRAZOS

01. Publicação do Edital

22 de janeiro de 2010

02. Período das Inscrições

25 a 29 de janeiro de 2010

03. Divulgação das inscrições homologadas

02 de fevereiro de 2010

04. Divulgação do Local de prova

04 de fevereiro de 2010

05. Data da Realização do Teste

06 de fevereiro de 2010

06. Publicação do Gabarito

08 de fevereiro de 2010

07. Prazo para recurso referente ao Gabarito divulgado

09 de fevereiro de 2010

08. Publicação do Gabarito após o julgamento dos Recursos

10 de fevereiro de 2010

09. Divulgação do resultado final

11 de fevereiro de 2010

ANEXO IV: Edital 01/2010 A CABECEIRAS DO PIAUÍ

MODELO PARA RECURSO

FORMULÁRIO A RECURSO

RECURSO ADMINISTRATIVO A EDITAL N ° 001/2010 A PREFEITURA MUNICIPAAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ R PREFEITURA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ

NOME DO CANDIDATO:

RG:

CPF:

CARGO A QUE CONCORRE:

LOCALIDADE: [_] ZONA URBANA [_] ZONA RURAL

EXPOR AS RAZÕES DO RECURSO:






 

CABECEIRAS DO PIAUÍ, ___ de ____________________ de 2010

_________________________
assinatura do candidato

Recebido em: ___/___/2010

Responsável pelo recebimento Assinatura e carimboANEXO V: Edital 01/2010 - CABECEIRAS DO PIAUÍ

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Ilma. Sra. Presidente da Comissão Organizadora do Teste Seletivo Simplificado

____________________________________________________________, Documento de Identidade Nº ___________, Órgão Expedidor ________________, residente ________________________________ Nº _________, Bairro _____________________, Cidade ________________________ , Telefone Nº ___________________, inscrito no Teste Seletivo Simplificado da Prefeitura do Município de Cabeceiras do Piauí, para concorrer às vagas do Cargo de ______________________________, sob o Nº de Inscrição _______________________, vem requerer que suas provas sejam realizadas em regime especial, conforme o estabelecido no subitem 4.1.4. deste Edital, na forma a seguir especificada.

Se você precisa de atendimento especial para a realização de sua prova, assinale sua necessidade

Portador de Deficiência Visual

1. ( ) Prova ampliada 2. ( ) Ledor 3. ( ) Prova em Braille

Portador de Deficiência Auditiva

1. ( ) Intérprete de linguagens de sinais 2. ( ) Não necessito de intérprete

Portador de Deficiência Física

1. ( ) Sala em andar térreo 2. ( ) Mobiliário especial.
Especifique: .............................................................................
3. ( ) Auxiliar para preenchimento do cartão.

Cabeceiras do Piauí, ___ de ________________________ de 2010.

Assinatura do candidato ___________________________

Recebido por : __________________________________
(carimbo)

Em : ______/_______________/ 2010