Prefeitura de Assunção - PB

Notícia:   Prefeitura de Assunção - PB divulga aditivo II ao concurso nº 1/2013 com 43 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSUNÇÃO

ESTADO DA PARAÍBA

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2013

RUA TEREZA BALDUÍNO DA NÓBREGA, Nº 114 - CENTRO CEP.: 58.685 - 000 - ASSUNÇÃO - PB
CNPJ.: 01.612.635/0001 - 02 - FONE.: (83) 3466 - 1079

O Prefeito Constitucional do Município de Assunção, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento que será realizado neste Município Concurso Público de provas e de provas e títulos, conforme Portaria instituída e tendo em vista o disposto no artigo 37 da Constituição Federal c/c as Leis Municipais, como também resolve baixar o presente Edital que passa a vigorar como único regulamento do Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos seguintes Cargos: Assistente Administrativo - 01 vaga; Agente de Vigilância Ambiental - 01 vaga; Auxiliar de Serviços Gerais - 04 vagas; Assistente Social - 01 vaga; Enfermeiro - 1 vaga; Engenheiro Civil - 01 vaga; Farmacêutico - 01 vaga; Médico - 01 vaga; Médico Veterinário - 01 vaga; Motorista""C" - 01 vaga; Motorista""D" - 03 vagas; Odontólogo - 01 vaga; Operário Urbano - 07 vagas; Professor A2 - 4 vagas; Professor de Ciências - 02 vagas; Professor de Geografia - 1 vaga; Professor de História - 01 vaga; Professor de Língua Inglesa - 01 vaga; Professor de Matemática - 01 vaga; Professor de Educação Física - 01 vaga; Professor de Artes - 01 vaga; Supervisor Escolar - 02 vagas; Psicólogo - 01 vaga; Técnico em Enfermagem - 03 vagas; Agente Comunitário de Saúde - 01 vaga. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Ápice Consultoria, conforme processo licitatório e Contrato Estabelecido.

O Edital nº 001/2013 será afixado no quadro de avisos do rol da Prefeitura Municipal de Assunção a partir da data da publicação deste Aviso, assim como será entregue aos candidatos inscritos quando da efetivação da inscrição no mencionado Concurso Público. As inscrições ao Concurso Público ocorrerão no período de 01 de Dezembro a 30 de Dezembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Assunção, situada na Rua Tereza Balduíno da Nóbrega, Nº 114-Centro - Assunção -PB, de segunda a sexta feira. (nos dias úteis), das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou pela Internet no site da organizadora: www.apiceconsultoria.com. O cartão de inscrição será disponibilizado ao candidato no período de 13 a 26 de Janeiro de 2014, no mesmo local e horário em que se efetuaram as inscrições ou pela internet. A prova será realizada na data provável 26 de Janeiro de 2014 em horários e locais a serem comunicados aos candidatos inscritos por meio do cartão de inscrição definitivo, que lhes será entregue nas datas supracitadas.

CAPÍTULO I - DOS CARGOS E REQUISITOS

1.1. O concurso público, regido por este edital, seus anexos e posteriores retificações, caso existam, destina-se ao provimento de vagas no Quadro Efetivo de Pessoal da Prefeitura Municipal de Assunção, sob o Regime Jurídico de Trabalho Estatutário, conforme a respectiva denominação, pré-requisitos, carga horária e salário base inicial especificados no item 1.2 deste capítulo, e de acordo com a Legislação Específica.

1.2. Os cargos, a distribuição da quantidade de vagas e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

CARGO

ESCOLARIDADE E REQUISITOS MÍNIMOS

VENCIMENTO (R$)

CARGA HORÁRIA

VAGAS

Total

AC

PNE

Assistente Administrativo

Ensino Médio completo

678,00

40

01

01

-

Agente de Vigilância Ambiental

Fundamental Incompleto

678,00

40

01

01

-

Auxiliar de Serviços Gerais

Fundamental Incompleto

678,00

40

04

03

01

Assistente Social

Curso Superior em Serviço Social

1.000,00

40

01

01

-

Enfermeiro

Curso Superior em Enfermagem e registro no COREN

1.000,00

40

01

01

-

Engenheiro Civil

Curso Superior em Engenharia Civil e registro no CREA

1.300,00

40

01

01

-

Farmacêutico

Curso Superior e Farmácia e registro no respectivo Conselho

950,00

40

01

01

-

Médico

Curso Superior em Medicina e registro no CRM

5.200,00

40

01

01

-

Médico Veterinário

Curso Superior em Medicina Veterinária e registro no respectivo Conselho

1.300,00

40

01

01

-

Motorista""C"

Fundamental Completo (CNH Categoria "C")

750,00

40

01

01

-

Motorista"D"

Fundamental Completo (CNH Categoria "D")

750,00

40

03

03

-

Odontólogo

Curso Superior em Odontologia e registro no CRO

1.250,00

40

01

01

-

Operário Urbano

Fundamental Incompleto

678,00

40

07

07

-

Professor A2

Nível Superior em Pedagogia+Habilitação para ensinar na educação infantil e no ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

1.294,37

30

04

04

-

Professor de Ciências

Curso superior de Licenciatura em Ciências.

1.294,37

30

02

02

-

Professor de Geografia

Curso superior de Licenciatura em Geografia.

1.294,37

30

01

01

-

Professor de História

Curso superior de Licenciatura em História.

1.294,37

30

01

01

 

Professor de Língua Inglesa

Curso superior de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Inglesa.

1.294,37

30

01

01

-

Professor de Matemática

Curso superior de Licenciatura em Matemática

1.294,37

30

01

01

-

Professor de Educação Física

Curso superior de Licenciatura em Educação Física.

1.294,37

30

01

01

-

Professor de Artes

Curso superior de Licenciatura Plena em Artes

1.294,37

30

01

01

-

Supervisor Escolar

Curso superior em Pedagogia+Habilitação para Supervisão Escolar ou Orientação Educacional.

1.294,00

30

02

02

-

Psicólogo

Curso superior em Psicologia e registro no respectivo Conselho

1.000,00

40

01

01

-

Técnico em Enfermagem

Ensino Médio completo, Curso Técnico de Enfermagem e registro no COREN

678,00

40

03

03

-

Agente Comunitário de Saúde* (Zona Urbana)

Ensino Médio completo

950,00

40

01

01

-

TOTAL DE VAGAS:

43

Legendas:

AC - Ampla Concorrência
PNE - Portador de Necessidade Especial

*É ofertada uma vaga para provimento de Cargo de Agente Comunitário de Saúde- ACS, LOCALIDADE: Zona Urbana:

1.3. As vagas aos cargos previstos no quadro do item anterior serão distribuídas e oferecidas para a área urbana e a área rural. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será ofertada uma única vaga para Zona Urbana. São consideradas da área urbana todas as repartições públicas municipais: escolas, unidades de saúde, autarquias e outros órgãos da Prefeitura Municipal, localizadas em toda a Cidade de Assunção e são consideradas da área rural as localizadas fora do perímetro urbano.

1.4. A comprovação dos requisitos mínimos para investidura no cargo será exigida no ato da posse do candidato.

1.5. A jornada de trabalho dos servidores públicos municipais será de acordo com a tabela do item 1.2 do capítulo I do presente Edital.

1.6. A comprovação da habilitação e das exigências para o provimento do cargo deverá ser apresentada quando da posse do candidato aprovado e, a não apresentação de qualquer dos documentos que comprovem as condições exigidas no presente Edital, implicará na exclusão do candidato, de forma irrecorrível.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO

2.1. As inscrições poderão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 2.2 ou através da internet seguindo o item 2. 3.

2.1.1. Cada candidato poderá inscrever-se para apenas um dos cargos previsto no Concurso.

2.2. PARA AS INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

2.2.1. Período de inscrições presenciais: 01 de Dezembro a de 30 de Dezembro de 2013 de segunda a sexta - feira.

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Sede da Prefeitura Municipal de Assunção, Rua Tereza Balduíno da Nóbrega Nº 114 Centro - Assunção - PB.

2.3. DO PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO VIA INTERNET

2.3.1. Pode ser realizada a inscrição para o Concurso Público via internet, no endereço eletrônico www.apiceconsultoria.com, no período de 01 de Dezembro a 30 de Dezembro de 2013.

2.3.2. O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.apiceconsultoria.com e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário disponível também no site, podendo efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do conveniado ou correspondente bancário.

2.3.3. As inscrições efetuadas via internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, que será feita através do contrato com o Banco conveniado.

2.3.4. A relação nominal dos candidatos com inscrição deferida para o Concurso estará disponível, a partir de 10 de Janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.apiceconsultoria.com. É de responsabilidade exclusiva do candidato verificar a confirmação de sua inscrição. A divulgação da relação nominal dos candidatos inscritos também estará disponível na sede da Prefeitura Municipal de Assunção a partir da mesma data.

2.3.5. Após confirmação de sua inscrição o candidato deverá imprimir o seu cartão de inscrição que também estará disponível de 13 a 26 de Janeiro de 2013, que deverá ser apresentado no dia da prova, acompanhado de documento oficial com foto.

2.3.6. O candidato inscrito via internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.

2.3.7. Informações complementares acerca das inscrições via internet estarão disponíveis no endereço eletrônico supracitado.

2.3.8. A Ápice Consultoria não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.3.9. Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estarão cientes do conhecimento e aceitação das normas do Edital do concurso e automaticamente se declaram estar de acordo com as condições e os documentos exigidos pelo edital.

2.3.10. Todos os horários comunicados neste Edital têm como referência o horário vigente no Estado da Paraíba.

2.4. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA DOS CARGOS

2.4.1. São condições para a inscrição: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa ou ser naturalizado, no caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deve estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do art. 12, da Constituição Federal e o pagamento dos seguintes valores:

CARGO

VALOR DA INSCRIÇÃO (R$)

Assistente Administrativo

R$ 60,00

Agente de Vigilância Ambiental

R$ 40,00

Agente Comunitário de Saúde

R$ 60,00

Auxiliar de Serviços Gerais

R$ 40,00

Assistente Social

R$ 80,00

Enfermeiro

R$ 80,00

Engenheiro Civil

R$ 80,00

Farmacêutico

R$ 80,00

Médico

R$ 80,00

Médico Veterinário

R$ 80,00

Motorista""C"

R$ 40,00

Motorista"D"

R$ 40,00

Odontólogo

R$ 80,00

Operário Urbano

R$ 40,00

Professor A2

R$ 80,00

Professor de Ciências

R$ 80,00

Professor de Geografia

R$ 80,00

Professor de História

R$ 80,00

Professor de Língua Inglesa

R$ 80,00

Professor de Matemática

R$ 80,00

Professor de Educação Física

R$ 80,00

Professor de Artes

R$ 80,00

Supervisor Escolar

R$ 80,00

Psicólogo

R$ 80,00

Técnico em Enfermagem

R$ 60,00

2.4.2. Para todos os cargos os requisitos mínimos e a idade mínima de 18 anos deverão ser comprovados na data da posse.

2.4.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

2.4.4. Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

2.4.5 Estar registrado no devido Conselho de Classe, para as vagas destinadas às profissões regulamentadas, de acordo com a legislação específica;

2.4.6. Os candidatos não poderão pertencer aos quadros da empresa Ápice Consultoria, responsável pela organização do presente Concurso.

2.4.7. Os candidatos poderão receber o cartão de inscrição no período de 13 de janeiro a 26 de janeiro de 2014 das 08:00h às 12:00 e das 14h às 17h de segunda a sexta (exceto os dias feriados) no mesmo horário e local em que efetuaram as inscrições presenciais ou pela internet no endereço eletrônico - www.apiceconsultoria.com - até o dia da prova.

2.5. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.5.1. Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais será assegurado 01 (uma) vaga às pessoas portadoras de deficiência, desde que, a deficiência de que é portadora, seja compatível com as atribuições do cargo. Devendo ainda, o candidato submeter-se, quando convocado, a exame oficial que terá decisão terminativa sobre o exercício do cargo.

2.5.2. O portador de deficiência deve especificar o teor da deficiência e o cargo para cuja vaga se inscreveu, juntando documento médico que comprove ser portador de deficiência.

2.5.3. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições (30 de Dezembro de 2013) a confecção de prova em Braile ou Ampliada, especificando o teor da deficiência, sob pena de não ter sua prova elaborada, impossibilitando de realizá-la. Tal solicitação deverá estar acompanhada de Laudo Médico conforme especificado no item 2.5.4 deste capítulo.

2.5.4. O candidato portador de deficiência deverá enviar até o dia 30 de Dezembro de 2013 (último dia das inscrições), impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, para a sede da Ápice Consultoria, na Av. Floriano Peixoto, 191 Centro, CEP 58.400-165, Campina Grande -PB, Concurso Público de Assunção/PB, o laudo médico, original ou cópia autenticada, emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando deficiência, a espécie e o grau ou o nível da mesma, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), acompanhado de cópia simples do CPF e solicitando, caso necessite, o atendimento especial para a realização das provas e os recursos especiais necessários. Solicitações feitas após esse período serão indeferidas.

2.5.5. O Fato de o candidato se inscrever para concorrer como pessoa com deficiência e enviar laudo médico não irá de imediato lhe assegurar participação na concorrência de vaga(s) reservada(s), devendo primeiro sua solicitação (e laudo) ser analisado por comissão e em caso de indeferimento, passará o candidato a concorrer à(s) vaga(s) de ampla concorrência.

2.5.6 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, quando convocados para a realização dos procedimentos pré-admissionais, deverão submeter-se à comissão para perícia médica, que irá verificar sobre a sua condição de pessoa com deficiência, bem como sobre o grau de deficiência se impeditivo ou não para o exercício do cargo (Art. 43, do Decreto Federal nº 3.298/99).

2.5.7. A perícia médica terá decisão terminativa sobre a qualificação e aptidão do candidato.

2.5.8. Quando convocados a comparecer à perícia médica, os candidatos deverão apresentar-se munidos de laudo médico emitido até 30 (trinta) dias antes da realização da referida perícia, atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, conforme especificado no Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações.

2.5.9. O candidato que prestar declarações falsas em relação à sua deficiência será excluído do processo, em qualquer fase deste Concurso Público, e responderá, civil e criminalmente, pelas consequências decorrentes do seu ato.

2.5.10. Será eliminado da lista dos deficientes o candidato cuja deficiência assinalada no requerimento de inscrição não se constate, passando assim a constar na lista de inscritos de ampla concorrência.

2.5.11. Logo após a investidura do candidato deficiente classificado, a deficiência não poderá ser arguida para justificar o pedido de aposentadoria.

2.6. DOS CANDIDATOS QUE NECESSITAM DE ATENDIMENTO ESPECIAL

2.6.1. Aos candidatos que necessitarem de atendimento especial para a realização da prova escrita objetiva deverão enviar até o dia 30 de dezembro de 2013 (último dia das inscrições), impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, para a sede da Ápice Consultoria, na Av. Floriano Peixoto, 191 Centro, CEP 58.400-165, Campina Grande -PB, Concurso Público de Assunção/PB, o laudo médico, original ou cópia autenticada, emitido nos últimos 12 (doze) meses justificando o atendimento especial solicitado. Solicitações feitas após esse período serão indeferidas, salvo por motivo de força maior.

2.6.2. As solicitações feitas após esse período serão analisadas separadamente e não serão aceitas, salvo nos casos de força maior. Qualquer outra solicitação feita após 30 de Dezembro de 2013, deverá ser solicitada inicialmente por email, contato@apiceconsultoria.com com cópia digitalizada de laudo médico que justifique tal pedido e em seguida deverá ser encaminhado documento original ou cópia autenticada em cartório via SEDEX acompanhado de cópia de identidade e CPF para endereço supracitado no item 2.6.1, especificando o atendimento especial necessário.

2.6.3. As solicitações para o atendimento especial serão atendidas levando-se em consideração a viabilidade e razoabilidade do pedido.

2.6.4. As candidatas lactantes que tiverem necessidade de amamentar seus filhos durante a realização das provas deverão também solicitar atendimento especial somente para tal fim. Devendo assim, enviar inicialmente por email, contato@apiceconsultoria.com cópia digitalizada de declaração médica que justifique tal pedido e em seguida deverá ser encaminhado documento original ou cópia autenticada em cartório via SEDEX acompanhado de cópia de identidade e CPF para endereço supracitado no item 2.6.1.

2.6.5. A candidata deverá ainda levar um acompanhante, que ficará em sala reservada com a criança e será o responsável por sua guarda. Não sendo permitido permanecer com a criança no local de realização da prova.

2.6.6. A Candidata que estiver amamentando não terá compensação de tempo em favor de realização da prova.

2.6.7. Durante o período de amamentação, a candidata será a todo tempo acompanhada por uma fiscal.

CAPÍTULO III - DAS PROVAS E DA DATA DE REALIZAÇÃO

3.1. DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

3.1.1 O Concurso Público constará de prova escrita, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas para todos os cargos e será realizada na cidade de Assunção/PB na data provável de 26 de janeiro de 2014.

3.1.2. O local e horário de realização das provas serão divulgados no cartão de inscrição.

3.1.3. O cartão de inscrição estará disponível no período de 13 de janeiro a 26 de janeiro de 2014 das 08:00h às 12:00 e das 14h às 17h de segunda a sexta (exceto os dias feriados) no mesmo horário e local para os candidatos que efetuaram as inscrições presenciais ou pela internet no endereço eletrônico - www.apiceconsultoria.com - até o dia da prova.

3.1.4. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas bem como o comparecimento no horário determinado para realização das mesmas.

3.1.5. Todos os horários comunicados neste Edital têm como referência o horário vigente no Estado da Paraíba.

3.1.6. A Prova Escrita Objetiva será composta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas para todos os cargos.

3.1.7. As questões da Prova Escrita Objetiva serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes do Anexo II deste edital.

3.1.8. Durante a realização das Provas Escritas Objetivas, por motivo de segurança e visando garantir a ordem e lisura do Concurso, serão adotados os seguintes procedimentos:

a) Após identificação, nenhum candidato poderá ausentar-se da sala sem autorização e acompanhamento de um fiscal;

b) Somente após decorridas duas horas do início da prova escrita, o candidato poderá entregar seu Caderno de Questões e seu cartão de respostas e retirar-se de sala;

c) O candidato que insistir em sair da sala de prova antes do horário pré-estabelecido, será solicitado a assinar Termo de Desistência do Concurso Público, que será assinado também pelo responsável pela aplicação da prova e por um fiscal da Ápice Consultoria;

d) Não será permitido o retorno do candidato à sala de prova após ter-se retirado da mesma, sob nenhum argumento,e sem nenhuma autorização, ainda que o tenha feito por questões de saúde;

e) Ao candidato só será permitido levar o Caderno de Questões 1 (uma) hora antes do horário previsto para o término da prova escrita;

f) Ao termino da prova, o candidato deverá entregar obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu cartão de respostas e assinar a lista de frequência.

3.1.9. Somente os candidatos que obtiverem acerto igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da prova escrita objetiva estarão classificados e terão seus nomes divulgados.

3.1.10. Os candidatos classificados serão listados em ordem decrescente, de acordo com nota obtida na prova escrita.

3.1.12. O número de questões obedece ao seguinte quadro:

CARGO

PROVAS

Nº DE QUESTÕES

NÍVEL SUPERIOR: Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Médico Veterinário, Odontólogo, Supervisor Escolar, Psicólogo.

Língua Portuguesa

20

Conhecimentos Específicos

20

NÍVEL SUPERIOR: Professor A2, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Artes

Língua Portuguesa

10

Conhecimentos Específicos

20

Didática

10

NÍVEL MÉDIO: Assistente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde.

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Conhecimentos Gerais e/ou Específicos

20

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO: Auxiliar de Serviços Gerais, Operário Urbano, Agente de Vigilância Ambiental.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO: Motorista""C", Motorista"D"

Língua Portuguesa

15

Matemática

15

Conhecimentos Gerais

10

3.1.13. Os candidatos serão cientificados dos locais de realização das provas, através dos cartões definitivos que serão entregues nas datas previstas no item 2.4.7 do Capítulo II deste edital.

3.1.14. Não serão dadas informações, por telefone, a respeito de datas, locais e horário de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os aditivos ao presente edital e os comunicados a serem publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Assunção e no endereço eletrônico www.apiceconsultoria.com

3.1.15. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de quarenta minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e de documento oficial de identificação original com foto.

3.1.16. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento oficial de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

3.1.17. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não identificáveis.

3.1.18. Será excluído do Concurso o candidato que:

1. Não comparecer para realizar a prova escrita.

2. Apresentar-se após o horário estabelecido.

3. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, de decorrido 30 (trinta) minutos do início das provas.

4. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

5. Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

6. Lançar meios ilícitos para a realização das provas.

7. Não devolver integralmente o material recebido.

8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

3.1.19. O candidato deverá transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

3.1.20. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões.

3.1.21. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

3.1.22. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica

3.2. DA PROVA DE TÍTULOS

3.2.1 O resultado parcial das provas escritas para os cargos de nível superior não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que será dado o resultado final.

3.2.2 Para os candidatos aos cargos de Nível Superior, que obtiverem acerto igual ou superior a 50% (Cinquenta por cento) da prova escrita terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final, obedecendo à ordem classificatória do resultado parcial (1ª Etapa). Esses Candidatos serão convocados posteriormente para apresentar os documentos comprobatórios.

3.2.3. Os candidatos aprovados e classificados nos cargos de Nível Superior deverão comprovar no ato da posse a conclusão do curso e demais requisitos exigidos para a ocupação do cargo.

3.2.4. Os Títulos, quando solicitados, deverão ser apresentados por meio de cópias autenticadas em cartório, anexados a formulário que será disponibilizado ao candidato através do site no endereço eletrônico - www.apiceconsultoria.com, após divulgação dos candidatos classificados na prova escrita objetiva. Ao candidato caberá observar rigorosamente os aditivos ao presente edital e os comunicados a serem publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Assunção e no endereço eletrônico da Ápice Consultoria.

3.2.5. A Ápice Consultoria reserva-se ao direito de exigir, a seu critério, a apresentação dos documentos originais para conferência.

3.2.6. A Avaliação de Títulos para os candidatos de Nível Superior terá caráter apenas classificatório.

3.2.7. O candidato que não apresentar o requisito mínimo exigido fica impedido de tomar posse e sua portaria de nomeação será tornada sem efeito.

3.2.8. No prazo de 72 (setenta e duas) horas após a realização das provas escritas, a Empresa Organizadora do Concurso divulgará os respectivos gabaritos de respostas no site www.apiceconsultoria.com.

CAPÍTULO IV - CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

4.1. A classificação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, calculada na forma estabelecida neste Edital.

CARGO

ORDEM DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Nível Superior: Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Médico Veterinário, Odontólogo, Professor A2, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Supervisor Escolar, Psicólogo.

1. Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;
2. obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;
3. obtiver maior nota na prova de português;
4. obtiver maior nota na prova de títulos;
5. persistindo o empate, o desempate se dará pela maior idade.

Nível Médio

1. Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;
2. obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais e/ou específico;
3. obtiver maior nota na prova de português;
4. obtiver maior nota na prova de matemática;
5. persistindo o empate, o desempate se dará pela maior idade.

Nível Básico - Ensino Fundamental

1. Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;
2. obtiver maior nota na prova de português;
3. obtiver maior nota na prova de matemática;
4. obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;
5. persistindo o empate, o desempate se dará pela maior idade.

4.2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo e com nota igual ou superior a 50 (cinquenta pontos).

CAPÍTULO V- DA ORGANIZAÇÃO

5.1. A Prefeitura Municipal de Assunção, através do senhor Prefeito Constitucional, contratou a Empresa Ápice Consultoria para a execução do Concurso e esta é a responsável pela organização do certame.

CAPÍTULO VI - DOS RECURSOS

6.1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado em qualquer etapa da seleção. Para isso terá um prazo de 3 (três) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito, das inscrições, encerramento da prova escrita, da divulgação do gabarito preliminar e da publicação do resultado da prova escrita e da prova de títulos. Para interpor o respectivo recurso o candidato deverá utilizar o formulário do anexo I do Edital.

6.2. Os recursos deverão ser remetidos por intermédio dos Correios, via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR) à ÁPICE - Consultoria , situada à Av. Floriano Peixoto, 191, Centro - Campina Grande - Paraíba. CEP 58.400-165.

6.2.1. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerada, para tanto a data da postagem.

62.2. Não serão aceitos os recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.

6.3. Compete à Comissão Especial de Coordenação, Supervisão e Acompanhamento do Concurso Público julgar, em instância única administrativa, no prazo de cinco dias úteis do recebimento, os recursos interpostos de acordo com o Edital.

6.4. Recursos inconsistentes e/ou intempestivos serão indeferidos.

6.4.1. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou item(ns) de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII - DA HOMOLOGAÇÃO

7.1. Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, a Ápice Consultoria encaminhará ao Prefeito Municipal que homologará e fará publicar no Boletim Oficial do Município o seu resultado.

CAPÍTULO VIII - DAS NOMEAÇÕES

8.1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo o candidato apresentar no ato da posse,os seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma ou Certificado Escolar;

b) Cópia da Carteira de inscrição no respectivo Conselho Regional;

c) Cópia da Cédula de Identidade;

d) Cópia da Carteira do Trabalho e Previdência Social (das páginas de identificação);

e) Cópia do Título Eleitoral, com comprovante de quitação perante a Justiça Eleitoral;

f) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

g) Cópia do Cartão de Inscrição do PIS/PASEP (se já foi ou é empregado registrado);

h) Cópia do Certificado de alistamento militar ou de reservista (se do sexo masculino);

i) Cópias das Certidões de nascimento de filhos menores de 14 anos, caso existam;

j) Cópia da Certidão de nascimento ou de casamento, conforme o caso;

k) Declaração de bens e outros cargos públicos (obter na Prefeitura);

l) Uma foto recente tamanho 3/4;

m) Laudo de Médico do Trabalho, atestando que o candidato está APTO ao exercício do cargo.

8.2. A nomeação dos candidatos, observada a ordem de classificação final por cargo, far-se-á pela Prefeitura Municipal de Assunção - PB, obedecido o limite de vagas existentes, as que vierem a ocorrer e as que forem criadas posteriormente, durante o prazo de validade deste concurso.

8.3. A convocação será feita através da Secretaria Municipal de Administração, por meio de Edital de Convocação determinando dia, horário e local para a apresentação do candidato para tomar posse no cargo, devendo o Edital ser publicado no Boletim Oficial do Município e o candidato convocado ser notificado, através de Correspondência com Aviso de Recebimento (AR) enviado individualmente ao interessado para o endereço informado no ato da inscrição.

8.4. O candidato nomeado para ocupar o cargo deve exercer no prazo legal as funções inerentes, ficando proibido qualquer ato que possa desviar as funções relativas ao cargo para o qual o mesmo logrou êxito no concurso público, ressalvadas as situações excepcionais e autorizadas pelo órgão superior competente.

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Será admitida concessão de vista ou revisão de provas, desde que tenha como finalidade o exercício do direito de recurso.

9.2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do certame, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

9.3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente edital.

9.4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação no Boletim Oficial do Município, podendo ser prorrogada a critério da Administração Pública Municipal, obedecendo ao disposto do artigo 37, incisos III e IV, da CF.

9.5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado.

9.6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais, aditivos e comunicados referentes a este concurso público no Boletim do Município e no Diário Oficial do Estado e quadros de avisos na sede da Prefeitura.

9.7. A classificação no Concurso Público assegurará aos candidatos aprovados dentro das vagas oferecidas, o direito de ser nomeado, seguindo a ordem classificatória do certame.

9.8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado junto a Secretaria da Administração do Município, a fim de que possa convocá-lo para tratar de assunto relacionado à sua nomeação.

9.9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no Concurso Público integrarão lista de classificados que poderá ser utilizada conforme a necessidade da Prefeitura Municipal de Assunção, no período de validade do presente certame.

9.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Concurso Público, juntamente com a empresa Ápice Consultoria.

Assunção-PB, em 25de Novembro de 2013.

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PREFEITO

ANEXO II

PROGRAMAS DOS CARGOS DO CONCURSO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: Língua Portuguesa: 1 - Interpretação de texto. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Matemática: 1-Razão e Proporção.2-Juros Simples e Composto.3- Porcentagem.4-Regra de Três Simples e Composta. 5-Números Inteiros e Operações.6-Os Números Racionais e Operações.7-Gráficos e Tabelas. 8-Perímetro e Área das Figuras Planas. 9- Geometria Plana.10-Geometria. Espacial.11-Equação do 2º Grau. 12-Conjuntos Numérico. 13- Funções Polinomial do 1º Grau. 14- Função Polinomial do 2º Grau (Função Quadrática), 15-Progressões Aritméticas. 16-Progressões Geométricas.17- Matrizes. 18- Determinantes. 19-Estatística. 20- Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional. Conhecimentos Específicos: Fundamentos básicos de administração: conceitos, características e finalidade. Funções administrativas: noções sobre Organização e Estrutura organizacional. Rotinas administrativas: circulação de documentos oficiais, protocolo, técnicas de arquivo, e procedimentos administrativos. Ofícios e memorandos, emissão de relatórios. Noções básicas de administração patrimonial. Noções básicas de administração e controle de estoques. Noções básicas de Administração Pública: Administração Direta e Indireta. Ato administrativo: conceito. Constituição da República Federativa do Brasil: organização do Estado, direitos e garantias fundamentais, organização dos Poderes. Noções de atendimento ao público. Redação Oficial: memorandos, comunicações internas e requerimentos. Informática: uso do correio eletrônico; conhecimentos práticos de Word e Excel; apresentação de slides; Noções de organização de arquivos e métodos de acesso.

AGENTE DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL: Língua Portuguesa: 1- Compreensão textual; 2- O uso de letras minúsculas e maiúsculas; 3- Ortografia oficial; 4- Reconhecimento das classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Matemática: 1-Sistema de Numeração Decimal - SND. 2-Operações com Números Naturais. 3-Formas Geométricas. 4- Grandezas e suas Medidas. 5-Sistema Monetário Brasileiro. 6- Representação dos Números Racionais. 7- Números Ordinais, 8-Números Pares e Ímpares. 9-Gráficos e Tabelas. 10- Porcentagem. Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS: Língua Portuguesa: 1- Compreensão textual; 2- O uso de letras minúsculas e maiúsculas; 3- Ortografia oficial; 4- Reconhecimento das classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Matemática: 1-Sistema de Numeração Decimal - SND. 2-Operações com Números Naturais. 3-Formas Geométricas. 4-Grandezas e suas Medidas. 5-Sistema Monetário Brasileiro. 6-Representação dos Números Racionais. 7-Números Ordinais, 8- Números Pares e Ímpares. 9-Gráficos e Tabelas. 10-Porcentagem. Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

ASSISTENTE SOCIAL: Língua Portuguesa: 1-Compreensão e interpretação de textos. 2- Tipologia textual e gênero textual . 3- Ortografia oficial. 4- Acentuação gráfica. 5- Emprego das classes de palavras. 6- Sintaxe da oração e do período. 7- Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9- Funções da linguagem. 10- Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: 1- Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social tradicional. 2- A renovação profissional: vertente modernizadora, a vertente da reatualização do conservadorismo e a vertente da intenção de ruptura. 3- O Serviço Social na contemporaneidade: 4- Mudanças no mundo do trabalho e as suas repercussões no trabalho profissional do assistente social. 5- Ética e Serviço Social: Fundamentos históricos e antógicos, o projeto ético-político profissional. 6- Pesquisa em Serviço Social: a dimensão investigativa da profissão. 7-O processo de trabalho no Serviço Social. 8- As possibilidades, os limites e as demandas para o Serviço Social na esfera pública, privada e nas ONG‟s. 9- O planejamento da intervenção e a elaboração de planos, programas, projetos e pesquisa na implantação de políticas sócias. 10- Mediação em Serviço Social. 11- Serviço Social e interdisciplinaridade. 12- O espaço sócio-ocupacional do Serviço Social e as diferentes estratégias de intervenção profissional: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências) e visitas domiciliares. 13- Questão Social e suas manifestações na contemporaneidade. 14- Estado e políticas sócias. 15- Políticas de seguridade: saúde, previdência e assistência social (organização, gestão, financiamento e controle social). 16- Movimentos Sociais contemporâneos. 17- A política social brasileira e os programas sociais de transferência de renda na contemporaneidade: bolsa família, PETI, Agente Jovem, etc. 18- O Centro de Referência de Assistente Social - CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. 19- A lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei nº 8.662/93). 20- O Sistema Único de Assistente Social (SUAS) e Norma Operacional Básica do SUAS. 21- A lei orgânica da Assistente Social- LOAS (Lei nº 8.742/93). 22- O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Leinº8.069/90). 23- A política Nacional do Idoso (Lei nº 10.741/03). 16 6- Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9- Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: 1- SUS. 2- Estratégia Saúde da Família. 3-Processo de trabalho da equipe da ESF. 4- Legislação e Portarias. 5- Diagnóstico de saúde da comunidade. 6- Legislação em enfermagem; 8- ética profissional (princípios básicos de ética e relações humanas). 9- Planejamento e gerência nos serviços de saúde. 10- A consulta de enfermagem. 11- Avaliação de saúde, intervenção de enfermagem ao indivíduo, à família e à comunidade. 12- Prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência a saúde, aplicação de medida de biossegurança. 13- Visita domiciliar no contexto da saúde da família. 14- Processo saúde-doença. 15-Prevenção e controle da Hanseníase e Tuberculose. 16- Imunização. 17- Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. 18- Doenças crônicas degenerativas (hipertensão e diabetes). 19- Saúde da mulher. Saúde da criança. 20- Saúde do Adolescente. Saúde do Homem. 21- Saúde do Idoso. 22- Vigilância em saúde: atuação do enfermeiro na vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. 23- Administração de Enfermagem.

ENGENHEIRO CIVIL: Língua Portuguesa: 1- Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3- Ortografia oficial. 4- Acentuação gráfica. 5- Emprego das classes de palavras. 6- Sintaxe da oração e do período. 7- Pontuação. 8- Figuras de linguagem. 9- Funções da linguagem. 10- Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: 1. Planejamento, controle e orçamento de obras. 2. Execução de obras civis. 2.1. Topografia e terraplenagem, locação de obra, sondagens, instalações provisórias; 2.2. Canteiro de obras: proteção e segurança, depósito e armazenamento de materiais, equipamentos e ferramentas; 2.3 Fundações; 2.4 Escoramentos; 2.5 Estruturas de concreto: formas, armação; 2.6 Argamassas; 2.7 Instalações prediais; 2.8 Alvenarias; 2.9 Revestimentos; 2.10 Esquadrias; 2.11 Coberturas; 2.12 Pisos; 2.13 Impermeabilização; 2.14 Isolamento térmico. 3. Materiais de construção civil. 3.1 Aglomerantes: gesso, cal, cimento portland; 3.2 Agregados; 3.3 Argamassa; 3.4 Concreto: dosagem: tecnologia do concreto; 3.5 Aço; 3.6 Madeira; 3.7 Materiais cerâmicos; 3.8 Vidros; 3.9 Tintas e vernizes; 3.10 Recebimento e armazenamento de materiais. 4. Mecânica dos solos. 4.1 Origem, formação e, propriedades dos solos; 4.2 Índices físicos; 4.3 Pressões nos solos; 4.4 Prospecção geotécnica; 4.5 Permeabilidade dos solos: percolação nos solos; 4.6 Compactação dos solos, compressibilidade dos solos, adensamento nos solos, estimativa de recalques; 4.7 Resistência ao cisalhamento dos solos; 4.8 Empuxos de terra, estruturas de arrimo, estabilidade de taludes, estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas. 5. Resistência dos materiais. 5.1 Deformações; 5.2 Teoria da elasticidade; 5.3 Análise de tensões; 5.4 Flexão simples, flexão composta, torção, cisalhamento e flambagem. 6. Análise estrutural. 6.1 Esforço normal, esforço cortante, torção e momento fletor; 6.2 Estudos das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros, arcos e treliças), deformações e deslocamentos em estruturas isostáticas, linhas de influência em estruturas isostáticas, esforços sob ação de carregamento, variação de temperatura e movimentos nos apoios; 6.3 Estruturas hiperestáticas, métodos dos esforços, método dos deslocamentos, processo de Cross e linhas de influência em estruturas hiperestáticas. 7. Dimensionamento do concreto armado. 7.1 Estados limites, aderência, ancoragem e emendas em barras de armação; 7.2 Dimensionamento de seções retangulares sob flexão; 7.3 Dimensionamento de seções T; 7.4 Cisalhamento; 7.5 Dimensionamento de peças de concreto armado submetidas a torção; 7.6 Dimensionamento de pilares; 7.7. Detalhamento de armação em concreto armado; 7.8. Norma NBR 6118 - ABNT - Projeto de estruturas de concreto - procedimentos. 8. Instalações prediais. 8.1 Instalações elétricas de baixa tensão; 8.2 Instalações hidráulicas; 8.3 Instalações de esgoto; 8.4 Instalações de telefone e instalações especiais (proteção e vigilância, gás, ar comprimido, vácuo e água quente). 9. Estradas e pavimentos urbanos. 10. Saneamento básico - tratamento de água e esgoto. 11. Hidráulica aplicada e hidrologia. 12. Saúde e segurança ocupacional em canteiro de obra. 12.1. Norma Regulamentadora - NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.0002), Ministério do Trabalho e Emprego. 13. Responsabilidade Civil e Criminal em Obras de Engenharia e Conhecimentos legais sobre o enquadramento dos responsáveis referentes aos arts. 121 e 132 do Código Penal Brasileiro. 14. Patologia das obras de engenharia civil. 15. Engenharia de avaliações: legislação e normas, laudos de avaliação. 16. Qualidade. 16.1. Qualidade de obras e certificação de empresas; 16.2. Aproveitamento de resíduos e Sustentabilidade na construção; 16.3. Inovação tecnológica e Racionalização da construção.

FARMACÊUTICO: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: 1-Interações farmacológicas: interação medicamento - medicamento e medicamento-alimento. 2-Formas farmacêuticas sólidas,semi-sólidas,líquidas, de uso oral e parenteral, preparação, vantagens e desvantagens das principais vias de administração. 3- O Sistema Único de Saúde. 4- Princípios de Epidemiologia e sua Aplicação na Assistência Farmacêutica. 5- Gerenciamento da Assistência Farmacêutica. Política Nacional de Medicamentos. 6- Política Nacional de Assistência Farmacêutica. 7- Atenção Farmacêutica. 8- Bases conceituais da Assistência Farmacêutica. 9- Ciclo da Assistência Farmacêutica. 10- Vigilância Sanitária: Legislações relacionadas a farmácias e drogarias: Biossegurança, Boas práticas de dispensação de medicamentos (RDC 44/2009 - Anvisa), Boas práticas de manipulação de medicamentos (RDC 67/2007 - Anvisa) Medicamentos de uso controlado (Portaria 344/2008; 11- RDC 67/2007 - Anvisa); 12- Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC (RDC 27/2007 - Anvisa); 13- Prescrição farmacêutica (Resolução 586/13 - CFF). 14- Uso Racional de Medicamentos. 15- Automedicação e seus perigos. 16- A prescrição Médica. 17- Tipos de prescrição médica. 18- Tipos de medicamentos, conforme a prescrição médica.

MÉDICO: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: 1. Código de Ética Médica; 2. Preenchimento da Declaração de óbito; 3. Doenças de Notificação Compulsória; 4. Princípios do Atendimento Clínico anamnese, no diagnóstico e na orientação; 5. Dor Fisiopatologia; 6. Dor Torácica; 7. Dor Abdominal; 8. Cefaleias; Dor Lombar e Cervical; 9. Distúrbios da Regulação Térmica; 10. Calafrios e Febre; 11. Dores Musculares, Espasmos, Cãibras e Fraqueza Muscular; 12. Tosse e Hemoptise; 13. Dispneia e Edema Pulmonar; 14. Edema; 15. Cianose, Hipoxia e Policitemia; 16. Hipertensão Arterial; Síndrome de Choque; 17. Colapso e Morte Cardiovascular Súbita; 18. Insuficiência Cardíaca; 19. Insuficiência Coronária; 20. Bradiarritmias; 21. Taquiarritmias; 22. Cateterismo e Angiografia Cardíaco; 23. Febre Reumática; 24. Endocardite Infecciosa; 25. Miocardiopatias e Miocardites; 26. Infarto Agudo do Miocárdio; 27. Cor Pulmonale; 28. Parada Cardio-respiratória; 29. Disfasia; 30. Constipação Diarreia e Distúrbios da Função Ano Retal; 31. Aumento e Perda de Peso; 32. Hematêmese Melena; 33. Hepatite Aguda e Crônica; 34. Icterícia e Hepatomegalia; 35. Cirrose; 36. Distensão Abdominal e Ascite; 37. Coledocolitíase; 38. Doenças do Pâncreas; 39. Líquidos e Eletrólitos; 40. Acidose e Alcalose; 41. Anemias; 42. Hemorragia e Trombose; 43. Biologia do Envelhecimento; 44. Problema de Saúde do Idoso; 45. Diagnóstico e Manuseio das Afecções Mais Comuns da Pessoa Idosa; 46. Avaliação e Diagnóstico das Doenças Infecciosas; 47. Diarreia Infecciosa Aguda e Intoxicação Alimentar; 48. Doenças Sexualmente Transmissíveis; 49. Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto; 50. Estado de Mal Asmático; 51. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; 52. Tromboembolismo Pulmonar; 53. Insuficiência Renal Aguda; 54. Insuficiência Renal Crônica; 55. Glomerulopatias; 56. Obstrução das Vias Urinárias; 57. Lupus Eritematoso Sistêmico; 58. Artrite Reumatóide; 59. Vasculites; 60. Doença Articular Degenerativa; 61. Artrite Infecciosa; 62. Distúrbios da Coagulação; 63. Diabetes Mellitus; 64. Doenças da Tireóide; 65. Acidose Lático; 66. Doenças Vasculares Cerebrais; 67. Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular; 68. Viroses do Sistema Nervoso Central: Meningites e Encefalites; 69. Coma; 70. Doenças Ocupacionais; 71. Acidentes do Trabalho; 72. Neoplasias; 73. MoléstiasInfecciosas; 74. Carências Nutricionais; 75. Princípios doutrinários e organizativos do SUS: Direito à saúde, Controle social na saúde, Recursos humanos no SUS, Financiamento no SUS, Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde; 76. Atenção Básica à Saúde: Programa de Saúde da Família como estratégia de reorientação da Atenção Básica à Saúde.

MÉDICO VETERINÁRIO: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: Controle higiênico e sanitário dos alimentos. Fundamentos microbiológicos na indústria de alimentos de origem animal. Pesquisa de micro-organismos indicadores e patogênicos em alimentos. Fatores que interferem no metabolismo dos micro-organismos: intrínsecos e extrínsecos. Fraudes por: alteração, adulteração e falsificação. Aditivos empregados na indústria de alimentos: riscos dos aditivos intencionais, Riscos dos aditivos acidentais ou incidentais, legislação. Zoonoses e Toxinfecções alimentares. Viroses de Origem Alimentar. Boas Práticas de Fabricação-BPF, Procedimentos Padrões de Higiene Operacional - PPHO e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC na qualidade e segurança de alimentos. Inspeção sanitária em estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal. Inspeção sanitária em estabelecimentos que abatem animais processa e/ou industrializam alimentos de origem animal. Inspeção ante e pós-morte: procedimentos, objetivos. Nodos linfáticos: exploração obrigatória na rotina de inspeção e na reinspeção. Cortes de carnes de bovinos, suínos caprinos e ovinos. Transformação do músculo em carne: "Rigor mortis" e maturação. Inspeção e julgamento de carcaças e vísceras de animais de açougue: portadores de doenças infecciosas, parasitárias transmissíveis ou não ao homem, pela ingestão e/ou manipulação de carnes. Frigorificação: conceito, carnes resfriadas, refrigeradas e congeladas, obtenção, características, armazenagem; alterações, descongelamento e transporte. Carnes curadas: fundamentos, métodos de cura, processo de defumação, produtos curados. Produtos de salsicharia: classificação, matérias-primas, envoltórios e protetores de envoltórios, emulsões, ligadores, processamento tecnológico de produtos de salsicharia. Carnes envasadas: conceito, classificação pela acidez ou valor do pH, fundamentos do tratamento térmico, fontes de contaminação, operações tecnológicas, apertização, embalagem e armazenamento. Irradiação de Alimentos: conceito, processamento, aplicações, legislação. Alimentos Transgênicos: biotecnologia, aplicações, avaliação da segurança, legislação. Higiene das diversas fases do preparo de carcaças e vísceras de aves: inspeção ante e pós-morte. Reinspeção no consumo: legislação. Refrigeração do pescado: na embarcação, no entreposto e na distribuição. Inspeção organoléptica do pescado. Leite de consumo, beneficiamento: processamentos, envase, inspeção sanitária e critério de julgamento. Leite esterilizado, leite de cabra: características e higiene de sua obtenção: inspeção e julgamento. Queijos e iogurtes dos diversos tipos: características e higiene de sua obtenção, alterações e defeitos. Embalagem na indústria de alimentos. Epidemiologia: conceitos fundamentais; indicadores de saúde; cadeia de transmissão de doenças infecciosas; estudos observacionais. Zoonoses: classificação das zoonoses; fatores determinantes na ocorrência de zoonoses; epidemiologia e controle do complexo teníase-cisticercose, complexo equinococose-hidatidose, tuberculose, leishmanioses, raiva, leptospirose, brucelose, toxoplasmose, carbúnculo hemático, doença de Chagas e febre amarela; zoonoses emergentes; doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

MOTORISTA "C": Língua Portuguesa desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

ODONTÓLOGO: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: 1- Neoplasias benignas e Lesões cancerizáveis 2-Diagnóstico bucal - Classificação 3-Cárie dental 4-Preparo Cavitário 5-Materiais Dentários: Restauradores , proteção pulpar , moldagem 6-Exodontias e técnicas anestésicas 7-Diagnóstico e plano de tratamento para cirurgias bucais 8- Sistema Único de Saúde - SUS: legislação, princípios e diretrizes.9-Diagnóstico das doenças periodontais10- Endodontia: indicação11-Código de ética odontológica . Lei 5.081 de 24/08/1966.

OPERÁRIO URBANO: Língua Portuguesa: 1- Compreensão textual; 2- O uso de letras minúsculas e maiúsculas; 3- Ortografia oficial; 4- Reconhecimento das classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Matemática: 1-Sistema de Numeração Decimal - SND. 2-Operações com Números Naturais. 3-Formas Geométricas. 4-Grandezas e suas Medidas. 5-Sistema Monetário Brasileiro. 6-Representação dos Números Racionais. 7-Números Ordinais, 8-Números Pares e Ímpares. 9-Gráficos e Tabelas. 10-Porcentagem. Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

PROFESSOR A2: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: 1- Tendências pedagógicas; 2- Metodologia de ensino por área do conhecimento (Matemática, Ciências Naturais, Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes); 3- Planejamento; Currículo: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI - Parâmetros Curriculares Nacionais); 4-Pedagogia de Projetos; 5- Avaliação. Conhecimentos Específicos: Constituição Federal (1988); Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96); Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; Políticas Públicas para a Educação.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia- materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos: Metodologia para o ensino de ciências; Os seres vivos e o ambiente: Habitat, população, comunidade, ecossistema, a biosfera; Noções de a Cadeia Alimentar, fotossíntese; Zoologia fundamental; Botânica fundamental, microrganismos (Monera, Protistas, Fungi e Vírus), Fisiologia Humana e Fisiologia Animal Comparada: Sexualidade; Fontes e transformação de energia; A ciência como produção humana. Temas Transversais: Obesidade, Drogas, Carência Nutricional, Sinergia Ambiental, Crescimento Populacional, Gravidez na Adolescência, Esporte e Desenvolvimento Cultural.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia- materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos:1-Correntes do pensamento geográfico; 2- Categorias e conceitos fundamentais na geografia; 3- O ensino de geografia e a cartografia (mapas, sistemas de projeções e escalas); 4-Domínios morfoclimáticos brasileiros; 5- Regiões e regionalização nos espaços paraibano e brasileiro; 6- Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; 7- Estruturas e dinâmicas da população; 8- Estrutura agrária e modernização da agricultura; 9- Globalização e Revolução técnico­cientifica-informacional; 10- Ensino de geografia e novas tecnologias da informação; 11- A geografia no ensino básico; 12- Diretrizes curriculares para o ensino de geografia.

PROFESSOR DE HISTÓRIA: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia­materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos: Fundamentos teóricos do Pensamento Histórico; Didática e prática dos procedimentos de produção do conhecimento histórico; 3. Linguagem e ensino de História; 4. Transversalidade, novas formas de abordagem e renovação do ensino de História; 5. O ofício do historiador e a construção da História; 6. Natureza, Cultura e História; 7. Passagens da Antiguidade para o Feudalismo; 8. Mundo Medieval; 9. Expansão Européia do século XV; 10. Formação do Mundo Contemporâneo; 12. Brasil - Sistema Colonial; 13. Brasil - Império; 14. Brasil - República; 15. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; 16. Parâmetros Curriculares Nacionais de História; 17. Aspectos da História da África e dos povos afro-americanos e ameríndios; 18. História da América.

PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia- materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos: 1-Teaching the linguistic abilities (listening, speaking, reading, writing); 2- Methodological approaches for the teaching of EFL; 3- English pronunciation for Brazilian speakers of EFL;4-New Technologies and ELT; 5-The teaching of verb tenses and aspects in EFL; 6-Contextual Reference; 7-The concept of International English and its implications for ELT; 8- Textual genres theory; 9-English Reading and Interpretation

PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia-materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos: 1.Aritmética E Conjuntos: Os conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais); operações básicas, propriedades, divisibilidade, contagem e princípio multiplicativo. Proporcionalidade. Resolução de Problemas envolvendo Aritmética e Conjuntos. 2. Álgebra; Equações de 1º e 2º graus; funções elementares, suas representações gráficas e aplicações: lineares, quadráticas, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas; progressões aritméticas e geométricas; polinômios; números complexos; matrizes, sistemas lineares e aplicações na informática; fundamentos de matemática financeira. Resolução de Problemas envolvendo aplicações algébricas. 3. Espaço E Forma: Geometria plana, plantas e mapas; geometria espacial; geometria métrica; geometria analítica. Resolução de Problemas envolvendo Geometria. 4.Tratamento De Dados: Fundamentos de estatística; análise combinatória e probabilidade; análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas.Resolução de Problemas envolvendo estatística e probabilidade.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática:. Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia-materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos: 1. Aspectos históricos e legais da Educação Física enquanto componente curricular na escola; 2. Aspectos técnicos, táticos e histórico-sociais do conhecimento de que trata a Educação Física escolar; 3. Didática da Educação Física escolar: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação; 4. Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino da Educação Física na escola; 5. Conhecimentos sobre o aluno: aspectos anatomo-fisiológicos e sócio-culturais do corpo e do movimento humano; 6. Crescimento e desenvolvimento humano; 7. Cidadania e inclusão social nas aulas de Educação Física; 8. Dimensões éticas e políticas do esporte na escola; 9. Mídia, Estética e Culto ao corpo; 10. Lazer, saúde e qualidade de vida.

PROFESSOR DE ARTES: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Didática: Educação e sociedade: Ação do professor no processo de socialização e construção do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas e as abordagens que ancoram a prática cotidiana do professor. Análise dos elementos necessários à organização do ensino: objetivos-conteúdos-metodologia-materiais didáticos-avaliação. Planejamento e Avaliação: concepções e repercussões na prática educativa. O professor e interfaces da cultura digital. Conhecimentos Específicos: 01.Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino da Arte 02.História do Ensino da Arte no Brasil 03. Tendências Pedagógicas do Ensino da Arte na Educação Escolar 04. Multiculturalismo e Interculturalismo no Ensino da Arte 05. Arte/Educação contemporânea 06. Abordagem triangular no Ensino de Arte 07. Linguagem das Artes Visuais: signos, gêneros e modalidades 08. História da Arte / História da Arte Brasileira 09. Avaliação em Arte: teoria e prática10. Avaliação e aprendizagem em Artes.

SUPERVISOR ESCOLAR: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: Lei Federal 9.394 de 1996 (LDB). A educação escolar, o sistema de organização e gestão da escola. Organização geral do trabalho escolar - gestão participativa, conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular. Ética profissional. O Currículo Escolar.

PSICÓLOGO: Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual e gênero textual 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Figuras de linguagem. 9 Funções da linguagem. 10. Novo acordo ortográfico. Conhecimentos Específicos: A Psicologia e seu processo Histórico: Epistemologia, humanismo e existencialismo ;Correntes da Psicologia, Psicologia Organizacional:Gestão de pessoas, Psicologia do trabalho. Processos Psicológicos: Cognição, Percepção, Aprendizagem, Memória, Inteligência, Pensamento e Raciocínio, Motivação, Linguagem e Emoção. A Psicologia Social. laudos, pareceres e relatórios psicológicos, avaliação psicológica; Teorias da personalidade. Psicopatologia. Teorias e técnicas psicoterápicas. Psicologia da saúde: fundamentos e prática; Programas em saúde mental; Ética profissional.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM: Língua Portuguesa: 1 - Interpretação de texto. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Matemática: 1-Razão e Proporção.2-Juros Simples e Composto.3- Porcentagem.4-Regra de Três Simples e Composta. 5-Números Inteiros e Operações.6-Os Números Racionais e Operações.7-Gráficos e Tabelas. 8-Perímetro e Área das Figuras Planas.9- Geometria Plana.10-Geometria. Espacial.11-Equação do 2º Grau. 12-Conjuntos Numérico. 13 Funções Polinomial do 1º Grau. 14- Função Polinomial do 2º Grau (Função Quadrática), 15-Progressões Aritméticas.16-Progressões Geométricas.17- Matrizes. 18- Determinantes. 19-Estatística. 20- Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional. Conhecimentos Específicos: 1- Código de ética e lei do exercício profissional; 2- Processo do trabalho em enfermagem; 3-Registros de enfermagem e ocorrência no serviço: implicações legais e éticas; 4-Biossegurança nas ações de enfermagem: precauções universais, exposição e material biológico, biossegurança no parto, contaminação radioativa; 5-Processamento de artigos hospitalares: limpeza, desinfecção e esterilização; 6-Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos no pré, trans e pós-operatório; 7- Assistência de enfermagem em obstetrícia, evolução do parto normal e operatório, aborto, toxemia gravídica e puerpério, cuidado com recém-nascido; 8. Aleitamento materno; 9- Assistência de enfermagem à criança: crescimento e desenvolvimento, necessidades nutricionais e doenças prevalentes da infância (desidratação, desnutrição e afecções respiratórias); 10- Assistência de enfermagem nas enfermidades endócrinas e circulatórias: hemorragias, trombose, embolia, choque, isquemia, edema agudo do pulmão, infarto do miocárdio e parada cardiorrespiratória; 11- Assistência de enfermagem em saúde mental; 12-Técnicas de enfermagem: cálculo, preparo e administração de medicamentos e hemoderivados, higiene, transporte, oxigenoterapia, drenagens, monitorização cardíaca, controle hídrico, aspiração de secreção, alimentação enteral e parenteral, sinais vitais; 13- Tratamento e prevenção de feridas; 14- Atendimento em urgência e emergência; 15- Imunização: aplicação, transporte, armazenamento e conservação de vacinas; 16- Vigilância epidemiológica: Políticas de saúde pública - SUS; 17- Ações básicas de saúde coletiva - PSF. tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. MATEMÁTICA: 1-Razão e Proporção. 2-Juros Simples e Composto. 3-Porcentagem.4-Regra de Três Simples e Composta. 5-Números Inteiros e Operações. 6-Os Números Racionais e Operações.7-Gráficos e Tabelas. 8-Perímetro e Área das Figuras Planas. 9- Geometria Plana.10-Geometria. Espacial.11-Equação do 2º Grau. 12-Conjuntos Numérico. 13 Funções Polinomial do 1º Grau. 14- Função Polinomial do 2º Grau (Função Quadrática), 15-Progressões Aritméticas. 16-Progressões Geométricas.17-Matrizes. 18- Determinantes. 19-Estatística. 20- Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional. Conhecimentos Específicos: Conhecimentos Básicos de Saúde Pública: Conhecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS); Organização e princípios do SUS; Atenção Básica à Saúde; Estratégia do PSF, Situações de Risco, cadastramento de famílias, Diagnóstico comunitário, Dinâmica e Participação da Comunidade; A profissão do Agente Comunitário de Saúde; Competências Profissionais; Habilidades e conhecimentos inerentes ao cargo; Normas e Diretrizes Gerais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS); Educação em Saúde; Diagnóstico sócio econômico; Diagnóstico sócio ambiental; Diagnóstico sociocultural. AIDS e DST - Transmissão e Prevenção; Importância da Amamentação; Controle e Prevenção das Doenças mais Comuns; Cólera, Doença de Chagas, Dengue, Febre Amarela; Doenças Transmissíveis Evitáveis por vacinação; Higiene Pessoal e do Ambiente; Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis; Pré-Natal: objetivos, cuidados com a gestante, parto e puerpério, cuidados com recém-nascido; Primeiros Socorros; Educação em Saúde; Verminoses: Transmissão e Prevenção.

Maiores informações no site: www.apiceconsultoria.com