Prefeitura de Araucária - PR

Notícia:   Prefeitura de Araucária - PR oferece 46 vagas de até R$ 4.195,64

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA

ESTADO DO PARANÁ

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO PÚBLICO - NÍVEL SUPERIOR

EDITAL Nº 031/2009 - SMRH

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o contrato celebrado entre a Fundação da Universidade Federal do Paraná - FUNPAR, a Universidade Federal do Paraná - UFPR e a Prefeitura do Município de Araucária, com fundamento nas Leis Municipais n°s 1.703/06, 1.704/06, 2.070/09 e 2.091/09 e Decreto nº 22.808/2009 que designou a Comissão Especial de Concurso Público - Nível Superior,

TORNA PÚBLICO

que ficam abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS e PROVAS DE TÍTULOS, destinado ao provimento de Cargos do Município de Araucária no REGIME ESTATUTÁRIO, que será regido por este edital e executado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná - NC/UFPR.

1. DOS CARGOS, NÚMERO DE VAGAS, VAGAS A NEGROS E PARDOS, REGIME DE TRABALHO, REMUNERAÇÃO E PRÉ-REQUISITOS GRUPO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR

CARGO

Nº DE VAGAS *

VAGAS A NEGROS E PARDOS

CARGA HORÁRIA SEMANAL

VENCIMENTO BÁSICO ***

PRÉ-REQUISITOS

ADVOGADO

07

01

40 horas

R$ 3.618,35

Curso Superior Completo em Direito e Carteira da OAB

ANALISTA DE FINANÇAS

08

01

40 horas

R$ 2.215,36

Curso Superior Completo em Ciências Econômicas, Administração, Direito, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Analista Financeiro ou Pós Graduação em Economia, com registro no respectivo Conselho Regional de Classe

ARQUITETO

05

01

40 horas

R$ 3.268,19

Curso Superior Completo em Arquitetura e Urbanismo, com registro no CREA

ASSISTENTE SOCIAL

01

01

30 horas

R$ 2.215,36

Curso Superior Completo em Serviço Social, com registro no CRESS

BIBLIOTECÁRIO

02

-

40 horas

R$ 2.215,36

Curso Superior Completo em Biblioteconomia, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia

CONTADOR

02

-

40 horas

R$ 2.215,36

Curso Superior Completo em Ciências Contábeis, com registro no Conselho Regional de Contabilidade

ECONOMISTA

01

-

40 horas

R$ 2.215,36

Curso Superior Completo em Ciências Econômicas ou Pós- Graduação em Economia, com registro no Conselho Regional de Economia

ENGENHEIRO AGRÔNOMO **00-40 horasR$ 3.268,19Curso Superior Completo em Agronomia, com registro no CREA
ENGENHEIRO AMBIENTAL01-40 horasR$ 3.268,19Curso Superior Completo de Engenharia Ambiental, com registro no CREA
ENGENHEIRO CARTÓGRAFO01-40 horasR$ 3.268,19Curso Superior Completo de Engenharia nas áreas de Agrimensura e Cartografia, com registro no CREA
ENGENHEIRO CIVIL01-40 horasR$ 3.268,19Curso Superior Completo em Engenharia Civil, com registro no CREA
ENGENHEIRO ELETRICISTA01-40 horasR$ 3.268,19Curso Superior Completo em uma das áreas de Engenharia: elétrica, eletrônica ou telecomunicações ou curso de tecnólogo em uma das áreas, com registro no CREA
JORNALISTA02-40 horasR$ 2.215,36Curso Superior Completo em Jornalismo ou Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo e registro no Ministério do Trabalho.
TERAPEUTA OCUPACIONAL02-30 horasR$ 2.255,05Curso Superior Completo em Terapia Ocupacional e registro no CREFITO
MÉDICO DO TRABALHO01-20 horasR$ 2.024,44 acrescido R$ 1.867,54 relativo a complemento ao vencimento + Insalubridade de 15% sobre vencimento base inicialCurso Superior Completo em Medicina, com registro da especialidade no Conselho Regional de Medicina
MÉDICO VETERINÁRIO **00-30 horasR$ 2.565,53Curso Superior Completo em Medicina Veterinária, com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária

(*) Condicionada a disponibilidade orçamentária do exercício em que se dará a nomeação (**) Banca de Reserva

(***) Para todos os cargos haverá um Auxilio Alimentação no valor de R$ 250,00 (Lei Municipal n° 2.009/09)

1.1 A descrição sumária das atividades dos cargos encontra-se no Anexo I e a análise e as especificações dos cargos, no Anexo II deste Edital.

2 DAS VAGAS PARA NEGROS E PARDOS

2.1 Aos candidatos negros e pardos é reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas existentes, ou que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso, na forma da Lei Municipal n° 2.070/09 de 20/10/2009.

2.1.1 Das 35 (trinta e cinco) vagas existentes, 04 (quatro) serão reservadas aos negros e pardos, conforme especificado na tabela do item 1.

2.2 Considera-se negro e pardo aquele que assim se declarar expressamente, identificando-se como de cor negra ou parda, a raça etnia negra, devendo tal informação integrar os registros cadastrais de ingresso de servidores.

2.3 O candidato negro ou pardo participará do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne ao conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização das provas, bem como no que concerne a critérios e nota mínima exigidos para aprovação e aptidão para o exercício do cargo.

2.4 Para se beneficiar da reserva de vagas prevista no item 2.1, o negro e pardo deverá assim declarar-se expressamente na ficha de inscrição, identificando-se como de cor negra ou parda, a raça etnia negra.

2.5 Caso seja detectada a falsidade na declaração a que se refere o item anterior, sujeitar-se-á o infrator às penas da lei e, ainda, à pena disciplinar de demissão, se já nomeado para o cargo efetivo para o qual concorreu e à anulação da inscrição no concurso e de todos os atos daí decorrentes.

2.6 Na inexistência de candidatos aptos a preencher as vagas destinadas a negros e pardos, as vagas remanescentes serão ocupadas pelos demais candidatos, observada a ordem de classificação da lista final após a homologação prevista neste Edital.

2.7 O candidato inscrito como negro ou pardo sujeitar-se-á, como todos os demais candidatos inscritos no Concurso, à perícia médica destinada à verificação de boa saúde - aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo objeto deste Edital.

2.8 Os candidatos que se declararem negros ou pardos, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados em lista à parte e também na lista geral de classificação.

2.9 Os candidatos negros ou pardos que não realizarem a inscrição conforme as instruções constantes neste Edital não poderão impetrar recurso em favor de sua situação.

2.10 O candidato que se declarar negro ou pardo deve estar ciente de que, se aprovado e convocado, será avaliado por uma comissão a ser indicada pelo Prefeito do Município de Araucária, a qual decidirá se o candidato atende aos requisitos da Lei.

3 DA INSCRIÇÃO, DA TAXA, DO REQUERIMENTO E DEMAIS EXIGÊNCIAS NO ATO

3.1 Antes de efetuar a inscrição, o interessado deverá conhecer este Edital na íntegra e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo pleiteado, devendo declarar no formulário de inscrição que tem ciência e aceita que quando convocado deverá entregar todos os documentos comprobatórios exigidos para o cargo, por ocasião da nomeação.

3.2 Não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição.

3.3 Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital e seus Anexos, não podendo delas alegar desconhecimento.

3.4 O preenchimento correto do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato pressupondo-se pela formalização desses atos, a aceitação de todos os termos do presente Edital.

3.5 A inscrição deverá ser feita exclusivamente via Internet, com início no dia 21 de dezembro de 2009 e término às 16h00min do dia 10 de fevereiro de 2010, mediante o preenchimento do formulário de Inscrição, no site www.nc.ufpr.br, no link específico do presente Concurso Público.

3.6 O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), poderá ser feito até o dia 10 de fevereiro de 2010, mediante uso do boleto gerado no ato da inscrição, devendo o candidato conservar em seu poder o comprovante de pagamento para a eventualidade de comprovação.

3.7 A inscrição somente será confirmada após a identificação eletrônica do pagamento da taxa de inscrição.

3.8 O simples agendamento do pagamento no banco não é suficiente para efetivação da inscrição.

3.9 Para efetuar a inscrição é indispensável o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, em situação regular na Receita Federal.

3.10 Somente a partir do dia 11 de janeiro de 2010, o candidato poderá verificar no site www.nc.ufpr.br, no link específico do presente Concurso Público, a confirmação do recebimento de sua inscrição, devendo, em caso de algum problema, entrar em contato com a Secretaria do Núcleo de Concursos, pessoalmente ou pelo telefone (0XX41) 3313-8800 (Central de Atendimento ao Candidato - NC - das 8h30min às 17h30min).

3.11 O comprovante de ensalamento estará disponível no site www.nc.ufpr.br a partir de 22 de fevereiro de 2010 e deverá ser impresso pelo candidato, uma vez que o mesmo será exigido para ingresso na sala de provas.

3.12 O candidato que necessite de atendimento diferenciado para a realização da prova deverá encaminhar ao Núcleo de Concursos o atestado médico e o formulário gerados no momento da inscrição.

3.12.1 O atestado médico e o formulário devem ser entregues pessoalmente ou enviados pelo correio via sedex, durante o período de inscrição, no seguinte endereço: Núcleo de Concursos da UFPR, Campus I (Agrárias), Rua dos Funcionários, 1540 - CEP 80035-050 - Juvevê - Curitiba-PR. Citando no envelope: Assunto: Concurso Público Prefeitura Municipal de Araucária/Nível Superior - laudo médico.

3.12.2 O laudo médico deve atestar a espécie e o grau ou nível da necessidade de atendimento diferenciado, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Deve ainda conter o nome, assinatura e CRM do médico que forneceu o atestado.

3.13 Não será concedido atendimento especial a candidatos que não efetuarem o comunicado ao Núcleo de Concursos até a data especificada.

3.14 O candidato deverá optar por um único cargo no ato da inscrição. Não será aceito qualquer pedido de alteração de cargo para o qual o candidato se inscreveu.

3.15 Caso o candidato faça mais de uma inscrição será considerada apenas a última.

4 DAS PROVAS

4.1 O concurso será realizado em 03 (três) fases abaixo relacionadas:

4.2 Primeira fase - será constituída de Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos, de caráter eliminatório e classificatório;

4.3 Segunda fase - consistirá de Prova de Títulos, de caráter classificatório.

4.4 Terceira fase - consistirá de Exame Médico e Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, a ser efetuada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos - Departamento de Saúde Ocupacional do Município de Araucária.

4.4.1 A Avaliação Psicológica tem como finalidade identificar as características e potencialidades dos candidatos, em relação aos requisitos mentais para o cargo de acordo com o anexo IV da Lei Municipal 1.704/2006.

4.4.2 No exame médico admissional serão avaliadas as condições de saúde dos candidatos em relação as atividades atinentes ao cargo.

4.5 As duas primeiras fases serão executadas pelo Núcleo de Concursos da UFPR e a terceira fase será de responsabilidade da Prefeitura do Município de Araucária.

5 DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

5.1 A Prova de Conhecimentos Gerais para todos os cargos será de caráter eliminatório e classificatório e será constituída por 8 (oito) questões de Português, 4 (quatro) questões de Raciocínio Lógico, 4 (quatro) questões de Informática e 4 (quatro) questões de informações atuais sobre Cultura, Política e Economia.

5.2 Para os cargos de Analista de Finanças, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Terapeuta Ocupacional, Médico do Trabalho e Médico Veterinário haverá 20 questões de conhecimentos gerais, conforme item 5.1, que valerão 1,5 (um vírgula cinco) ponto cada, e 30 (trinta) questões específicas, que valerão 2,0 (dois) pontos cada uma, totalizando a prova 50 (cinqüenta) questões no valor de 90 (noventa) pontos.

5.3 Para os cargos de Advogado, Contador, Economista e Jornalista haverá 20 (vinte) questões de conhecimentos gerais, conforme item 5.1, no valor de 1,5 (um vírgula cinco) ponto cada, 20 (vinte) questões específicas valendo 2,0 (dois) pontos cada uma, e 4 (quatro) questões discursivas, no valor de 5,0 (cinco) pontos cada, totalizando a prova 40 (quarenta) questões objetivas e 4 (quatro) questões discursivas, no valor de 90 (noventa) pontos.

5.4 Os conteúdos programáticos estão no Anexo III deste Edital.

5.5 Na avaliação das questões discursivas, serão considerados, além do domínio do conhecimento técnico específico, os aspectos de composição e ordenação dos textos e de emprego adequado da linguagem.

6 DA APLICAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

6.1 As provas serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2010, com início às 8h00min, com duração de 4h30min (quatro horas e trinta minutos), no município de Curitiba/PR, em local a ser disponibilizado através do site www.nc.ufpr.br, a partir do dia 22 de fevereiro de 2010.

6.2 As portas de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas serão fechadas às 07h30min. Os relógios da Comissão Organizadora do Concurso Público serão acertados pelo horário oficial de Brasília, de acordo com o Observatório Nacional, disponível no serviço telefônico 130.

6.2.1 A critério do Núcleo de Concursos / UFPR poderá ser prorrogado o horário de fechamento das portas de acesso de um ou mais locais onde serão realizadas as provas, em razão de fatores externos.

6.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

6.4 O não comparecimento do candidato por qualquer motivo implicará na sua eliminação do Concurso Público.

6.5 Não será permitido o ingresso de pessoas estranhas ao Concurso no local de aplicação das provas. Para ingresso na sala de prova, além do material necessário para a realização das provas (caneta esferográfica de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha), o candidato deverá apresentar o comprovante de ensalamento (item 3.11), juntamente com o original de documento oficial de identidade.

6.5.1 São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por Lei Federal tenham validade como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei nº 9.053/97.

6.5.2 De modo a garantir a lisura e a idoneidade do Concurso Público, o candidato deverá autenticar, com a mesma impressão digital do documento oficial de identidade, a ficha de identificação que lhe será entregue.

6.6 Os documentos para ingresso na sala de provas referidos no item 6.5 devem estar válidos e em perfeitas condições físicas, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

6.7 Em caso de perda ou roubo de documento, o candidato será admitido para realizar as provas desde que tenha se apresentado no local de seu ensalamento e que seja possível verificar seus dados junto ao Núcleo de Concursos da UFPR antes da hora marcada para o início das provas.

6.8 Nas salas de prova e durante a realização desta, não será permitido ao candidato:

a) manter em seu poder relógios, armas e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo acomodá-los no saco plástico fornecido pelo aplicador de provas para esse fim. O candidato que estiver portando qualquer desses instrumentos durante a realização da prova será eliminado do Concurso;

b) usar bonés, gorros, chapéus e assemelhados;

c) alimentar-se dentro da sala de prova, devendo aqueles que necessitarem fazê-lo por motivos médicos, solicitar ao aplicador de provas o seu encaminhamento à sala de inspeção;

d) comunicar-se com outro candidato, nem usar calculadora e equipamentos similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

6.9 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar acompanhante, que ficará responsável pela guarda da criança. A candidata nessa condição que não levar acompanhante não realizará a prova.

6.10 O caso citado no item 6.9, bem como outros casos de emergência, devem ser comunicados ao Núcleo de Concursos pelo fax (0XX41) 3313-8831 ou pelo telefone (0XX41) 3313-8800.

6.10.1 O atendimento dos casos de emergência ficará sujeito à análise de razoabilidade e viabilidade do pedido.

6.11 Para cada candidato, haverá um caderno de prova, um cartão-resposta e uma folha da versão definitiva para as questões discursivas, quando for o caso, identificados e numerados adequadamente.

6.12 As questões objetivas serão constituídas de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (a, b, c, d, e), das quais apenas uma deve ser assinalada.

6.13 As respostas às questões objetivas deverão ser transcritas no cartão-resposta com caneta esferográfica de tinta preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

6.14 Será atribuída nota zero à questão da prova objetiva de conhecimentos que tenha mais de uma resposta, emenda ou rasura, bem como àquela não assinalada no cartão de respostas.

6.15 O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão-resposta e pela sua integridade. Não haverá substituição desse cartão, salvo em caso de defeito em sua impressão.

6.16 O caderno de prova conterá um espaço designado para anotação das respostas das questões objetivas, que poderá ser destacado e levado pelo candidato para posterior conferência com o gabarito.

6.17 No caso de questões discursivas, o candidato deverá responder as questões de forma manuscrita com tinta preta, valendo-se apenas do espaço reservado a cada questão no caderno de provas.

6.17.1 Dentro do próprio caderno de provas haverá espaço destinado a rascunho, que deverá ser obrigatoriamente devolvido aos fiscais de sala ao término da prova, ainda que não utilizado.

6.17.2 O candidato deverá transcrever o rascunho das questões discursivas para a versão definitiva da prova.

6.18 Não será permitido ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se do recinto, a não ser em casos especiais e acompanhado de membro componente da equipe de aplicação do Concurso Público.

6.19 O candidato somente poderá retirar-se da sala após uma hora e trinta minutos do início da prova, devendo entregar ao aplicador da prova, obrigatoriamente, o caderno de provas, cartão-resposta e as folhas definitivas das questões discursivas, quando for o caso.

6.20 Os 3 (três) últimos candidatos de cada turma somente poderão retirar-se da sala simultaneamente, para garantir a lisura na aplicação.

6.21 A correção das provas objetivas será feita por meio de leitura óptica do cartão-resposta.

6.22 Os procedimentos e os critérios para correção das provas são de responsabilidade do Núcleo de Concursos.

6.23 O candidato que durante a realização das provas incorrer em qualquer das hipóteses a seguir relacionadas terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso Público:

a) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio que não os permitidos;

b) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

c) afastar-se da sala, a qualquer tempo, portando o caderno de provas ou o cartão-resposta;

d) descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de rascunho;

e) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter a sua aprovação ou a aprovação de terceiros no Concurso Público;

f) praticar atos contra as normas ou a disciplina, durante a aplicação das provas;

g) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, autoridades presentes ou para com outro candidato.

6.24 Não poderão ser fornecidas, em tempo algum, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas ou pelas autoridades presentes à prova, informações referentes ao conteúdo das provas ou aos critérios de avaliação/classificação.

6.25 Constatada a utilização, pelo candidato, a qualquer tempo, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, de procedimentos ilícitos, a prova será anulada, sendo o candidato automaticamente eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das correspondentes cominações civis e criminais.

6.26 O Núcleo de Concursos não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos durante a realização das provas, nem por danos a eles causados.

7 DOS RECURSOS

7.1 No dia 28 de fevereiro de 2010, após a realização das provas, será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas, no seguinte endereço da Internet: www.nc.ufpr.br.

7.2 Serão aceitos questionamentos sobre o gabarito provisório das questões objetivas, desde que estejam em conformidade com o disposto nos itens 7.3 a 7.8.

7.3 Os questionamentos devem estar devidamente fundamentados e apresentados em formulário específico que estará disponível no site www.nc.ufpr.br.

7.4 O candidato deverá cadastrar os questionamentos (por questão) no sistema de recursos e, ao final do processo, imprimir o formulário do protocolo dos recursos (formulário único) e o boleto bancário.

7.5 Para protocolar o questionamento, o candidato deverá fazer o pagamento do boleto bancário no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), independente do número de itens ou questões a serem impugnados. O simples agendamento no banco não é suficiente para efetivação do pagamento para a solicitação do recurso.

7.6 O recurso deverá ser protocolado diretamente na Secretaria do Núcleo de Concursos da UFPR, localizado no Campus I (Agrárias), Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê, CEP 80035-050, Curitiba - PR, nos dias 01 e 02 de março de 2010, das 8h30min às 17h30min e deve ser acompanhado da cópia do comprovante de pagamento.

7.7 Serão desconsiderados pelo Núcleo de Concursos questionamentos que não apresentarem a cópia do comprovante de pagamento, não estiverem redigidos no formulário específico, não-protocolados, protocolados fora do prazo ou que não estiverem devidamente fundamentados, bem como encaminhados de forma diferente do estabelecido nos itens anteriores.

7.8 Serão desconsiderados pelo Núcleo de Concursos questionamentos relativos ao preenchimento do cartão resposta.

7.9 O recurso será apreciado por uma banca examinadora, designada pelo Núcleo de Concursos, que emitirá decisão fundamentada, a qual será colocada à disposição do requerente na Secretaria do Núcleo de Concursos a partir do dia 17 de março de 2010.

7.10 Se qualquer recurso for julgado procedente será emitido novo gabarito.

7.11 A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

7.12 Os pontos relativos às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova. Se houver alteração, por força de impugnações do gabarito provisório, de item integrante de provas, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.13 Com exceção dos recursos previstos nos itens anteriores, não se concederá revisão de provas, segunda chamada, vistas, ou recontagem de pontos das provas.

7.14 O gabarito oficial das questões objetivas será divulgado no site www.nc.ufpr.br a partir do dia 18 de março de 2010.

7.15 Não haverá recurso para as questões discursivas.

8 DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

8.1 Da Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos

8.1.1 Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver na Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos, o índice igual ou superior a 60% (sessenta por cento) de acerto.

8.1.2 A relação dos candidatos que alcançaram o índice igual ou superior a 60% (sessenta por cento) na prova de conhecimentos gerais e específicos estará disponível no site www.nc.ufpr.br a partir do dia 26 de março de 2010.

8.2 Da Nota Final e Classificação

8.2.1 A nota final de cada candidato aprovado será igual à somatória da nota obtida na Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos e a pontuação obtida na Prova de Títulos.

8.2.2 Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente de nota final.

8.2.3 No caso de igualdade de classificação, dar-se-á preferência sucessivamente ao candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste Concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

b) obtiver maior pontuação na Prova de Conhecimentos na área específica do Cargo;

c) menor idade, considerando ano, mês, dia e hora de nascimento.

8.2.4 O resultado final será divulgado no site (www.nc.ufpr.br) e no Diário Oficial do Município (www.diariooficial.araucaria.pr.gov.br), em duas listas, uma contendo os nomes de todos os candidatos aprovados e a outra dos que se declararam negros e pardos, a partir de 05 de abril de 2010.

9 DA PROVA DE TÍTULOS

9.1 A Prova de Títulos é de caráter exclusivamente classificatório e terá como nota máxima o valor de 10 (dez) pontos.

9.2 Os candidatos que atingiram o índice igual ou superior a 60% (sessenta por cento) na Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos e que possuírem título(s) de especialista(s) conforme o item 9.21 deste Edital, deverão entregar os documentos comprobatórios entre os dias 30 e 31 de março de 2010, das 8h30min às 17h30min no seguinte endereço: Núcleo de Concursos - UFPR Campus I (Agrárias), na Rua dos Funcionários , 1540, Juvevê, Curitiba, PR.

9.3 Os títulos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas, em um envelope devidamente identificado com o nome do candidato, número de inscrição e cargo.

9.4 Não serão aceitos documentos postados após a hora e data acima mencionadas.

9.5 Não serão aferidos quaisquer títulos diferentes dos estabelecidos nos quadros especificados no item 9.21, nem aqueles apresentados de forma diversa ou fora do prazo, local e horário estabelecidos neste Edital.

9.6 Não serão aceitos documentos ilegíveis, bem como os emitidos via fax, páginas eletrônicas ou outras formas não previstas neste edital.

9.7 Comprovada, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos apresentados, o candidato terá anulada a respectiva pontuação, sem prejuízo das cominações legais cabíveis.

9.8 Será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos exigidos para sua comprovação.

9.9 Cada título será considerado uma única vez.

9.10 Serão considerados até dois títulos de especialização, sendo a nota cumulativa.

9.11 Os documentos em língua estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para língua portuguesa por tradutor juramentado.

9.12 Não serão aceitas declarações ou atestados de conclusão de curso ou de disciplinas.

9.13 Os diplomas de conclusão de cursos expedidos por instituições estrangeiras somente serão considerados se devidamente revalidados por instituição competente, na forma da legislação vigente.

9.14 Para a comprovação da conclusão do curso de pós-graduação em nível de especialização, o candidato deverá comprovar, por meio de certificado que o curso de especialização foi realizado de acordo com a Lei n° 9.394/96, com as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE) ou com as normas do extinto Conselho Federal de Educação (CFE).

9.15 Caso o certificado não comprove que o curso de especialização foi realizado de acordo com o solicitado no subitem anterior, deverá ser anexada declaração da instituição, atestando que o curso atende a Lei n° 9.394/96, ou as normas explicitadas no item anterior.

9.16 Para receber a pontuação do curso de pós-graduação em nível de especialização, somente serão aceitos certificados que constem a carga horária mínima de 360 horas, bem como histórico escolar em que constem as disciplinas cursadas, a carga horária e a menção obtida.

9.17 Os títulos apresentados que excederem o valor máximo previsto não serão considerados para a pontuação do candidato.

9.18 Não será admitida, sob hipótese alguma, o pedido de inclusão de novos documentos.

9.19 É de exclusiva responsabilidade do candidato a entrega e a comprovação dos títulos.

9.20 Receberá nota zero o candidato que não entregar documentos comprobatórios de títulos na forma, no prazo, no horário e no local estipulados no item 9.2.

9.21 Constituem Títulos somente os que a seguir são indicados, observados os limites de pontuação:

a) Certificado de curso de especialização, em nível de pós-graduação na área específica a que concorre, devendo ser de no mínimo 360 (trezentos e sessenta) horas.

5,0 (cinco) pontos cada

TOTAL MÁXIMO DE PONTUAÇÃO

10 (dez) pontos

9.22 O resultado da prova de títulos será divulgado no site www.nc.ufpr.br, a partir do dia 05 de abril de 2010.

10 DO EXAME MÉDICO E DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

10.1 O candidato quando convocado para nomeação deverá, obrigatoriamente, submeter-se à Avaliação Física e Psicológica, compatível com o exercício do cargo, em caráter eliminatório, a ser efetuada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos - Departamento de Saúde Ocupacional do Município de Araucária, em local e horário previamente designados, ou se for de sua conveniência, poderá requerer o seu deslocamento para o final de lista, uma única vez, mediante pedido a ser efetuado em formulário próprio, fornecido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária.

10.1.1 A Avaliação Física e Psicológica poderá utilizar-se de todos os recursos disponíveis para avaliação da aptidão ao cargo, conforme anexo IV da Lei Municipal nº 1.704/2006.

10.1.2 O candidato deverá apresentar todos os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas.

10.1.3 Para a realização do exame médico o candidato deverá apresentar-se munido do resultado dos exames abaixo relacionados, com intervalo máximo de 30 (trinta) dias, entre a data de realização dos exames laboratoriais e a data do exame médico, exceto o exame Preventivo de Câncer de Colo do Útero, nos termos do item 10.1.3.4.

10.1.3.1 Hemograma completo, Glicemia de jejum, Creatinina sérica, Uréia, Colesterol total e frações, Triglicerídeos;

10.1.3.2 Eletrocardiograma - ECG para candidatos com mais de 40 (quarenta) anos de idade;

10.1.3.3 Exame Preventivo de Câncer de Próstata - PSA para homens com mais de 40 (quarenta) anos de idade;

10.1.3.4 Preventivo de Câncer de Colo do Útero realizado nos últimos 12 (doze) meses da data do exame médico admissional.

10.1.4 O médico poderá, se necessário, solicitar outros exames e/ou avaliações especializadas, com a finalidade de esclarecer dúvidas diagnósticas ou suscitadas pelos laudos dos exames apresentados pelo candidato.

10.1.4.1 Os exames complementares solicitados pelo médico deverão ser apresentados acompanhados dos respectivos laudos médicos, em local, data e horário estipulados para a avaliação.

10.1.5 Após a realização do exame médico, o candidato receberá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, com o resultado de Apto ou Inapto.

10.1.6 Será considerado Inapto no Exame Médico o candidato que:

10.1.6.1 Não preencher os requisitos físicos e mentais constantes no Anexo IV da Lei Municipal 1.704/2006;

10.1.6.2 Não apresentar os exames relacionados no presente edital ou os exames complementares solicitados;

10.1.6.3 Apresentar exames com laudo ausente ou incompleto;

10.1.6.4 Não comparecer na data e local agendado para a avaliação.

10.1.7 Será eliminado o candidato que prestar declaração falsa ou inexata de dados constantes da Ficha Médica e Psicológica na Avaliação Admissional, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

10.2 A Avaliação Psicológica utilizará testes de acordo com as resoluções n° 25/2001 e 01/2002 do Conselho Federal de Psicologia, sendo esta avaliação de caráter eliminatório, na qual o candidato será considerado INDICADO OU CONTRA-INDICADO para o cargo.

10.2.1 Não será permitida a saída do candidato do recinto quando estiverem sendo aplicados testes de Avaliação Psicológica.

10.2.2 O candidato não poderá levar consigo os cadernos de testes.

10.2.3 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação da Avaliação Psicológica.

10.2.4 Será facultado ao candidato considerado CONTRA-INDICADO, e somente a este, solicitar o resultado da Avaliação por meio de entrevista devolutiva, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis da data da avaliação, no protocolo geral do Paço Municipal. A entrevista devolutiva ocorrerá em até 8 (oito) dias úteis da data do protocolo, devendo o candidato vir acompanhado de um psicólogo.

11 DA NOMEAÇÃO E DA POSSE

11.1 A nomeação fica condicionada ao atendimento dos requisitos básicos para a investidura constantes deste Edital e da legislação vigente.

11.2 A nomeação seguirá, rigorosamente, a ordem classificatória no Concurso e atenderá aos requisitos de Aprovação em Exame de Saúde Física e Psicológica como constam no Item 10 do presente Edital.

11.3 Os candidatos serão convocados para a nomeação por meio de Edital de chamamento no Diário Oficial do Município e terão o prazo improrrogável de 10 (dez) dias da publicação para se apresentarem na Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a fim de cumprirem com todas as formalidades exigíveis para a concretização do ato.

11.4 O candidato convocado deverá comparecer na Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária, sob pena de eliminação sumária e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis, devendo apresentar os documentos abaixo relacionados, em fotocópias autenticadas, a saber:

a) Cédula de Identidade;

b) CPF em situação regular perante a Receita Federal do Brasil;

c) PIS/PASEP;

d) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

e) Certificado de Reservista;

f) Certidão de Nascimento dos filhos com até 18 anos;

g) Atestado de antecedentes criminais do domicílio;

h) Certidão de Nascimento/Casamento ou Certidão de Óbito (do cônjuge quando for o caso de viúvo(a));

i) Carteira de Vacinação dos filhos menores de 05 (cinco) anos;

j) Carteira de Trabalho (parte da foto, frente e verso, e todos os contratos);

k) Diploma de conclusão do curso específico com registro no MEC;

l) Registro no Conselho de Classe e comprovante de pagamento da anuidade atualizado, exceto para o cargo de Jornalista;

m) Declaração de não acúmulo de cargo com firma reconhecida (em original fornecida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária);

n) Duas fotos 3x4 recentes;

o) Declaração de Bens ou última declaração do imposto de renda.

11.5 A posse dar-se-á nos prazos legais, após a publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Município, considerando-se eliminado o candidato que deixar de comparecer no dia, hora e local aprazados, para assinar o termo correspondente.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 É de inteira responsabilidade do candidato a interpretação deste Edital, bem como o acompanhamento da publicação no Diário Oficial do Município de Araucária, no site www.diariooficial.araucaria.pr.gov.br e no site www.nc.ufpr.br de todos os atos, editais e comunicados referente a este concurso, não podendo deles alegar desconhecimento ou discordância.

12.2 Será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que não cumprir as normas estabelecidas ou não preencher todos os requisitos previstos no Edital.

12.3 Se o candidato necessitar de declaração de participação no Concurso Público, deverá dirigir-se no dia da prova à Inspetoria do seu local de realização.

12.4 O Núcleo de Concursos poderá, por motivos relevantes, cancelar ou anular as provas em um ou mais locais de provas, devendo os candidatos afetados submeterem-se a novas provas em datas e locais fixados pelo Núcleo de Concursos, sem necessidade de pagamento de nova taxa de inscrição.

12.5 A qualquer tempo poderá ser anulada a inscrição do candidato se for verificada falsidade e/ou irregularidade nas declarações e/ou documentos apresentados.

12.6 As despesas relativas à participação no Concurso Público serão de responsabilidade do candidato.

12.7 O prazo de validade do presente Concurso é de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

12.8 O Concurso obedecerá a ordem rigorosa de classificação, não assegurando ao candidato aprovado o direito de ingresso automático no Serviço Público Municipal de Araucária, ficando a concretização do ato de nomeação condicionada às observâncias das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e conveniência da Administração.

12.9 O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária, sendo considerada como recebida a correspondência remetida para o endereço fornecido, constante dos dados informados na inscrição por ele preenchido, mesmo que devolvido pela Empresa de Correios.

12.10 As Certidões de Aprovação e Classificação dos candidatos do presente Concurso somente serão fornecidas durante o período de vigência do mesmo, por meio de requerimento efetivado na Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária.

12.11 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão Especial de Concurso Público, nomeada pelo Decreto nº 22.808/09.

12.12 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município de Araucária, no site www.diariooficial.araucaria.pr.gov.br.

Prefeitura do Município de Araucária, 15 de dezembro de 2009.

ALBANOR JOSÉ FERREIRA GOMES
Prefeito do Município de Araucária

RUTH LOMONACO GUIDOTI KASECKER
Presidente da Comissão Especial de Concurso

ANEXO I

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

CARGO: ADVOGADO

Representam a administração pública na esfera judicial; prestam consultoria e assessoramento jurídico, à administração pública; exercem o controle interno da legalidade dos atos da administração; zelam pelo patrimônio e interesse público, tais como, meio ambiente, consumidor e outros; integram comissões processantes; geram recursos humanos e materiais da procuradoria. Postulam, em juízo, propondo ou contestando ações, solicitando providências em qualquer órgão, avaliando provas documentais e orais, realizando audiências gerais, instruindo a parte e atuando no tribunal de júri, e extrajudicialmente, mediando questões, contribuindo na elaboração de projetos de lei, decretos e atos administrativos, analisando legislação para atualização e implementação, assistência, assessoramento e negociações; zelam pelos interesses da administração na manutenção e integridade dos seus bens, facilitando negócios, preservando interesses individuais e coletivos, dentro dos princípios éticos e de forma a fortalecer o estado democrático de direito.

CARGO: ANALISTA DE FINANÇAS

Elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros; realizam atividades internas e externas relativas à fiscalização tributária, examinando documento e outros papéis e lavram autos de infração; elaboram, coordenam e executam planos e programas de trabalho, relativos às atividades fiscais, tributárias e financeiras do Município; participam do planejamento de curto prazo nas suas respectivas áreas, assessorando e subsidiando instâncias superiores; gerenciam bancos de dados; analisam equações de custo/benefício em relação a ações propostas; examinam fianças empresariais; podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

CARGO: ARQUITETO

Elaboram planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações. Fiscalizam e executam obras e serviços, desenvolvem estudos de viabilidade financeira, econômica, ambiental. Podem prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como estabelecer políticas de gestão.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), orientam e monitoram ações em desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.

CARGO: BIBLIOTECÁRIO

Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural; desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.

CARGO: CONTADOR

Administram os tributos; registram atos e fatos contábeis; controlam o ativo permanente; gerenciam custos; administram o departamento pessoal; preparam obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaboram demonstrações contábeis; prestam informações gerenciais; realizam auditoria interna e externa; atendem solicitações de órgãos fiscalizadores e realizam perícia.

CARGO: ECONOMISTA

Analisam o ambiente econômico; elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros. Participam do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo. Gerem programação econômico-financeira; atuam nos mercados internos e externos; examinam finanças empresariais. Podem exercer mediação, perícia e arbitragem.

CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Planejam, coordenam e executam atividades agrossilvipecuárias e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais. Fiscalizam essas atividades, promovem a extensão rural, orientando produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuárias e elaboram documentação técnica e científica. Podem prestar assistência e consultoria técnicas.

CARGO: ENGENHEIRO AMBIENTAL

Engenheiro ambiental pode trabalhar em instituições de controle ambiental, no desenvolvimento de tecnologias para preservar o meio ambiente, atividades de planejamento, elaboração, coordenação acompanhamento, assessoramento, pesquisa e execução de programas, relativos à área ambiental.

CARGO: ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

Realizam atividades em topografia, geodésia e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésicos. Elaboram documentos cartográficos, estabelecendo semiologia e articulação de cartas, efetuam levantamentos por meio de imagens terrestres, aéreas e orbitais. Gerenciam projetos e obras de agrimensura e cartografia. Assessoram na implantação de sistemas de informações geográficas, implementam projetos geométricos. Podem pesquisar novas tecnologias.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

Desenvolvem projetos de engenharia civil; executam obras; planejam, orçam e contratam empreendimentos; coordenam a operação e a manutenção dos mesmos. Controlam a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados. Elaboram normas e documentação técnica. Podem prestar consultorias.

CARGO: ENGENHEIRO ELETRICISTA

Executam serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios.Projetam, planejam e especificam sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e telecomunicações e elaboram sua documentação técnica; coordenam empreendimentos e estudam processos elétricos,eletrônicos e de telecomunicações.

CARGO: JORNALISTA

Recolhem, redigem, registram através de imagens e de sons, interpretam e organizam informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazem seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público.

CARGO: TERAPEUTA OCUPACIONAL

Atendem pacientes e clientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos de terapia ocupacional. Habilitam pacientes e clientes; realizam diagnósticos específicos; analisam condições dos pacientes e clientes. Orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis; Desenvolvem programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida; exercem atividades técnico-científicas; administram recursos humanos, materiais e financeiros e executam atividades administrativas.

CARGO: MÉDICO

Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

Praticam clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuem para o bem-estar animal; podem promover saúde pública e defesa do consumidor; exercem defesa sanitária animal; desenvolvem atividades de pesquisa e extensão. Fomentam produção animal; atuam nas áreas agropecuária, debiotecnologia e de preservação ambiental; elaboram laudos, pareceres e atestados; assessoram a elaboração de legislação pertinente.

ANEXO II

ANÁLISE E ESPECIFICAÇÕES

CARGO: ADVOGADO

Requisitos Físicos

O trabalho é executado essencialmente sentado, parado, ereto e ocasionalmente em pé. Exige destreza e coordenação manual, resistência à fadiga física e mental. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos respiratório e circulatório em boas condições.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada e difusa, raciocínio lógico e abstrato, memória visual e auditiva, capacidade de compreensão e expressão gráfica e oral.

Comportamental: O trabalho requer capacidade de observação, empatia, estabilidade e maturidade emocional, tolerância a frustração, iniciativa, responsabilidade, capacidade de impor e sustentar normas e limites, controle adequado de impulsos, saber tomar decisões em situação de pressão, organização, capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de planejamento/liderança, probidade.

CARGO: ANALISTA DE FINANÇAS

Requisitos Físicos

O trabalho é executado essencialmente sentado, parado, ereto e ocasionalmente em pé. Exige destreza e coordenação manual, bem como equilíbrio estático e resistência à fadiga física e mental. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos respiratório e circulatório em boas condições.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada, atenção difusa, habilidade com cálculos, percepção visual, raciocínio lógico, percepção de detalhes.

Comportamental: O trabalho requer organização, capacidade de observação, estabilidade e maturidade emocional, tolerância a frustração, iniciativa, responsabilidade, respeito a normas e hierarquia, controle adequado de impulsos, saber tomar decisões em situação de pressão, capacidade de trabalhar em grupo,capacidade de planejamento, probidade.

CARGO: ARQUITETO

Requisitos Físicos

O trabalho é executado essencialmente em movimento, ou seja, andando, exige boa resistência física, capacidade funcional dos membros inferiores e superiores, força muscular para transportar pesos variados. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: coordenação motora global, discriminação visual e orientação espaço temporal;

Psico-comportamental: higiene, organização, capacidade para seguir normas e trabalhar sob supervisão, tolerância a tarefas rotineiras.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

Requisitos Físicos

O trabalho exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos circulatório e respiratório em boas condições, destreza e coordenação viso-manual, uso da voz, resistência física, acuidade visual e auditiva.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada e difusa, memória visual e auditiva, capacidade de compreensão e expressão gráfica e oral.

Comportamental: O trabalho requer capacidade de observação, empatia, estabilidade e maturidade emocional, tolerância a frustração, dinamismo, iniciativa, responsabilidade, capacidade de impor e sustentar normas e limites, controle adequado de impulsos, saber tomar decisões em situação de pressão, organização, adaptação a situações diversas e por vezes opostas ( ex. Contato com crianças e adultos, contato com pessoas de diferentes níveis sócio-culturais, etc) capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de planejamento/liderança, habilidade para palestras, probidade.

CARGO: BIBLIOTECÁRIO

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé, parado, deambulando, eventualmente subindo e descendo escadas. Necessita, constantemente de percepção auditiva e acuidade visual. Desloca-se na horizontal e ou vertical, transportando peso (livros). Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada e difusa, percepção visual e auditiva, memória de fixação e evocação, memória visual.

Comportamental: O trabalho requer capacidade de concentração, senso de organização e método de trabalho, raciocínio lógico, facilidade de comunicação, adaptação para tarefas rotineiras, probidade.

CARGO: CONTADOR

Requisitos Físicos

O trabalho é executado essencialmente sentado, parado, ereto e ocasionalmente em pé. Exige destreza e coordenação manual, bem como equilíbrio estático e resistência à fadiga física e mental. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos respiratório e circulatório em boas condições.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada, atenção difusa, habilidade com cálculos, percepção visual, raciocínio lógico, percepção de detalhes.

Comportamental: O trabalho requer organização, capacidade de observação, estabilidade e maturidade emocional, tolerância a frustração, iniciativa, responsabilidade, capacidade de impor e sustentar normas e limites, controle adequado de impulsos, saber tomar decisões em situação de pressão, capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de planejamento/liderança, higiene, organização, capacidade para seguir normas e trabalhar sob supervisão, tolerância a tarefas rotineiras, probidade.

CARGO: ECONOMISTA

Requisitos Físicos

O trabalho é executado essencialmente sentado, parado, ereto e ocasionalmente em pé. Exige destreza e coordenação manual, bem como equilíbrio estático e resistência à fadiga física e mental. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos respiratório e circulatório em boas condições.

Requisitos Mentais:

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada, atenção difusa, habilidade com cálculos, percepção visual, raciocínio lógico, percepção de detalhes.

Comportamental: O trabalho requer organização, capacidade de observação, estabilidade e maturidade emocional, tolerância a frustração, iniciativa, responsabilidade, respeito a normas e hierarquia, controle adequado de impulsos, saber tomar decisões em situação de pressão, capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de planejamento, probidade.

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé parado e/ou deambulando, com menos freqüência curvado e/ou agachado. Necessita, constantemente, de acuidade visual, com discriminação de cores. Faz uso da voz para contatos, pessoalmente e/ou por telefone. Desloca-se na horizontal e/ou na vertical, eventualmente, transportando ou tracionando peso. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: atenção concentrada, percepção espacial, percepção espaço temporal, habilidade para lidar com números, habilidade motora para desenhos, percepção visual, capacidade de observação, percepção de detalhes

Comportamental: O trabalho requer organização, objetividade, responsabilidade, tolerância a trabalho sob pressão, capacidade de negociação; de persuasão e liderança.

CARGO: ENGENHEIRO AMBIENTAL

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé parado e/ou deambulando, com menos freqüência curvado e/ou agachado. Necessita, constantemente, de acuidade visual, com discriminação de cores. Faz uso da voz para contatos, pessoalmente e/ou por telefone. Desloca-se na horizontal e/ou na vertical, eventualmente, transportando ou tracionando peso. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: atenção concentrada, percepção espacial, percepção espaço temporal, habilidade para lidar com números, habilidade motora para desenhos, percepção visual, capacidade de observação, percepção de detalhes.

Comportamental: O trabalho requer organização, objetividade, responsabilidade, tolerância a trabalho sob pressão, capacidade de negociação; de persuasão e liderança.

CARGO: ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé parado e/ou deambulando, com menos freqüência curvado e/ou agachado. Necessita, constantemente, de acuidade visual, com discriminação de cores. Faz uso da voz para contatos, pessoalmente e/ou por telefone. Desloca-se na horizontal e/ou na vertical, eventualmente, transportando ou tracionando peso. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/Psicomotor: atenção concentrada, percepção espacial, percepção espaço temporal, habilidade para lidar com números, habilidade motora para desenhos, percepção visual, capacidade de observação, percepção de detalhes.

Comportamental: O trabalho requer organização, objetividade, responsabilidade, tolerância a trabalho sob pressão, capacidade de negociação; de persuasão e liderança.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé parado e/ou deambulando, com menos freqüência curvado e/ou agachado. Necessita, constantemente, de acuidade visual, com discriminação de cores. Faz uso da voz para contatos, pessoalmente e/ou por telefone. Desloca-se na horizontal e/ou na vertical, eventualmente, transportando ou tracionando peso. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: atenção concentrada, percepção espacial, percepção espaço temporal, habilidade para lidar com números, habilidade motora para desenhos, percepção visual, capacidade de observação, percepção de detalhes

Comportamental: O trabalho requer organização, objetividade, responsabilidade, tolerância a trabalho sob pressão, capacidade de negociação; de persuasão e liderança.

CARGO: ENGENHEIRO ELETRICISTA

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé parado e/ou deambulando, com menos freqüência curvado e/ou agachado. Necessita, constantemente, de acuidade visual, com discriminação de cores. Faz uso da voz para contatos, pessoalmente e/ou por telefone. Desloca-se na horizontal e/ou na vertical, eventualmente, transportando ou tracionando peso. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/Psicomotor: atenção concentrada, percepção espacial, percepção espaço temporal, habilidade para lidar com números, habilidade motora para desenhos, percepção visual, capacidade de observação, percepção de detalhes

Comportamental: O trabalho requer organização, objetividade, responsabilidade, tolerância a trabalho sob pressão, capacidade de negociação; de persuasão e liderança.

CARGO: JORNALISTA

Requisitos Físicos

O trabalho exige boas condições ortopédicas e físicas em geral; capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos circulatório e respiratório em boas condições; destreza e coordenação viso-manual, equilíbrio estático, resistência física, acuidade visual e auditiva. Exige uso constante da voz.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada e difusa, memória visual e auditiva, capacidade de compreensão e expressão gráfica e oral.

Comportamental: O trabalho requer capacidade de observação, estabilidade e maturidade emocional, tolerância a frustração, dinamismo, iniciativa, responsabilidade, respeito a normas e limites, controle adequado de impulsos, saber tomar decisões em situação de pressão, organização, capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de planejamento, probidade.

CARGO: TERAPEUTA OCUPACIONAL

Requisitos Físicos

O trabalho exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos circulatório e respiratório em boas condições. Necessita destreza e coordenação viso-manual, equilíbrio estático, resistência física, uso da voz, acuidade visual e auditiva.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: Atenção concentrada e difusa, raciocínio lógico, percepção visual e auditiva, capacidade de compreensão e expressão verbal e escrita.

Comportamental: O trabalho requer senso de organização e método de trabalho, facilidade de comunicação, criatividade e flexibilidade para tarefas diversificadas.

CARGO: MÉDICO

Requisitos Físicos

O trabalho é executado sentado, em pé e curvado. Necessita constantemente de percepção visual, auditiva e tátil, bem como de coordenação viso motora. Exige boas condições ortopédicas e físicas em geral.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: atenção concentrada, percepção de detalhes, capacidade de observação, coordenação viso-motora, percepção e discriminação sensorial ( auditiva, visual e tátil), capacidade de compreensão e expressão oral e gráfica.

Comportamental: O trabalho requer respeito a normas, ética e sigilo profissional, maturidade e estabilidade emocional, capacidade avaliativa, decisão e discernimento, imparcialidade técnica (não se deixar levar por pressões externas), empatia, segurança, capacidade de bom contato interpessoal, capacidade para trabalhar em grupo, resistência ao trabalho sob pressão e probidade.

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

Requisitos Físicos

O trabalho exige boas condições ortopédicas e físicas em geral, com capacidade funcional dos membros superiores e inferiores; aparelhos circulatório e respiratório em boas condições; destreza e coordenação viso-manual, equilíbrio estático, resistência física, acuidade visual, auditiva e tátil.

Requisitos Mentais

Intelectual: igual ou superior a nível médio.

Cognitivo/psicomotor: atenção concentrada, percepção de detalhes, capacidade de observação, coordenação viso-motora, percepção e discriminação sensorial (auditiva, visual e tátil), capacidade de compreensão e expressão oral e gráfica

Comportamental: O trabalho requer respeito a normas, capacidade avaliativa, decisão e discernimento, imparcialidade técnica (não se deixar levar por pressões externas), segurança, habilidade no trato com pessoas, capacidade para trabalhar em grupo, resistência ao trabalho sob pressão, probidade.

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS GERAIS - PARA TODOS OS CARGOS

Português

- Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).

- Linguagem escrita do português contemporâneo sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Raciocínio lógico

As questões sobre RACIOCÍNIO LÓGICO visam, essencialmente, a avaliar a capacidade de compreender o processo lógico que permite validar a obtenção de conclusões determinadas, a partir de um conjunto de hipóteses. Podem envolver: raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, raciocínio verbal, formação de conceitos e orientação espacial.

Informática

Noções de Informática

Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer.

Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft Outlook Express).

Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows.

Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word).

Recursos de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas (Microsoft Excel).

Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos e funcionamento de computadores pessoais.

Informações atuais sobre cultura, política e economia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1- ADVOGADO

Direito Constitucional: Constituição. Poder Constituinte, Hierarquia das normas jurídicas. Controle da constitucionalidade. Classificação das normas constitucionais quanto à eficácia. Princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. Regime federativo. Intervenção federal. Competência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Discriminação de rendas. Da repartição das rendas tributárias. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Poder Legislativo. Processo legislativo. Normas orçamentárias. Poder Executivo: atribuições. Administração Pública. Poder Judiciário. Ordem econômica financeira e social. Servidores Públicos: aposentadoria, pensão, estabilidade, estágio probatório, disponibilidade.

Direito Administrativo: Regime jurídico-administrativo. Princípios. Administração Pública. Conceito. Classificação da administração Pública. A organização constitucional da Administração Pública. Administração Pública direta e indireta. Fundacional. Autarquias, Fundações Sociedades de Economia Mista, Empresas Públicas, Agências Executivas, Agências Reguladoras, Terceiro Setor. Emenda Constitucional 19/98. Os órgãos. Natureza jurídica. Teorias. Conceito. Classificação. Atos administrativos. Elementos. Atributos. Vinculação e Discricionariedade. Validade, perfeição e eficácia. Invalidade dos atos administrativos. Anulação e revogação. Licitação. Aspectos gerais, conceito, finalidade e princípios. Hipóteses de obrigatoriedade, de dispensa e inexigibilidade. Procedimentos. Invalidação, revogação e suspensão da licitação. Recursos administrativos. Apreciação jurisdicional. Sanções. Contratos administrativos. Conceito. Características. Fundamentos. Formalização do contrato. Cláusulas exorbitantes. Equilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo. Revisão e reajuste. Execução dos contratos administrativos. Alteração contratual. Inexecução e extinção dos contratos administrativos. Contratos em espécie. Serviços públicos. Autorização, permissão e concessão de serviço público. Regime jurídico dos agentes públicos. Cargos, empregos e funções públicos. Regime constitucional e jurídico. Classificação.

Conceitos. Regime jurídico-administrativo. Prerrogativas. Deveres e direitos. Processo disciplinar. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Araucária. Poder de polícia. Conceito. Fundamentos. Natureza jurídica. Objeto. Limites. Processo administrativo. Direito de petição e seus instrumentos. Prescrição administrativa. Noção de domínio público. Classificação e caracteres jurídicos dos bens públicos. Utilização e ocupação dos bens públicos: permissão, cessão e concessão de uso. Aforamento. Concessão de domínio. Intervenção do Estado na propriedade. Aspectos gerais. Conceito. Fundamentos. Função social da propriedade. Tratamento constitucional. Formas de intervenção estatal na propriedade. Limitação administrativa. Servidão administrativa. Tombamento. Ocupação temporária. Requisição administrativa. Desapropriação. Conceito. Objeto. Fundamentos. Espécies. Competência das pessoas jurídicas na desapropriação. Justa indenização. Formas de indenização. Procedimento. Imissão provisória e definitiva de posse. Desistência e consumação. Controle jurisdicional. Retrocessão. Responsabilidade extracontratual do Estado. Controle da Administração Pública. Controle interno e externo. Objetivos. Extensão. Ações constitucionais. Tratamento legislativo infraconstitucional. O Tribunal de Contas. O controle pelo Poder Judiciário.

Direito Financeiro: Sistema financeiro constitucional. Normas gerais de Direito Financeiro: competência legislativa. Princípios constitucionais aplicáveis ao direito financeiro. Competência administrativa do Estado-membro. Repartição constitucional das receitas tributárias. Validade, vigência, eficácia e aplicação das normas de direito financeiro. Atividade financeira do estado. Títulos públicos. Controle interno e externo. Tribunais de Contas: conceito, fundamento constitucional autonomia. Tribunal de Contas e os Poderes do Estado. Julgamento das contas dos administradores e demais responsáveis pela gestão de bens e recursos públicos.

Direito Tributário: Conceito de tributo. Espécies tributárias e identificação dos critérios desta classificação. Diferença entre taxas e preços públicos. Princípios constitucionais tributários. Competência tributária: conceito, definição e características. Normas gerais de direito tributário, função da lei complementar prevista no Art. 146 da Constituição Federal, fundamento de validade do CTN e demais legislação pertinente aos Estados e Municípios. Fato gerador. Conceito. Obrigação tributária e obrigações acessórias. Lançamento tributário. Crédito tributário. Notificação do lançamento tributário. Alterabilidade e invalidação do lançamento tributário. Garantias e privilégios do crédito tributário. Administração tributária. Fiscalização: competência administrativa da Fazenda Pública. Dívida Ativa. Certidões Negativas. Tributos em espécie. As Infrações e as Sanções Tributárias. Classificação. Espécies de Sanções. Princípios Aplicáveis. A Responsabilidade por Infrações. Ilícitos ou infrações tributárias e os crimes fiscais. A Denúncia Espontânea. Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000). Pessoas sujeitas à Lei. Renúncia Fiscal face à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Direito Civil e Processual Civil: Aplicação e interpretação das normas jurídicas. Princípios. Personalidade. Capacidade jurídica. Pessoas jurídicas. Domicílio. Bens. Fatos e atos jurídicos. Vícios, dos atos jurídicos. Ineficácia. Condição, termo e modo. Atos ilícitos. Prescrição e decadência. Contratos. Requisitos. Espécies. Compra e venda mercantil. Prestação de Serviços. Locação. Natureza jurídica da ação. Direito de ação e condições para o seu exercício. Classificação das ações. Função jurisdicional.Atos processuais. Forma, tempo, prazos e nulidade. Processo e procedimento. Conceito e espécies. Recursos. Conceito, classificação, requisitos e efeitos. Mandado de Segurança. Ação popular. Ação civil pública.

Lei Orgânica do Município de Araucária.

Regimento Interno da Câmara Municipal de Araucária

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Paraná - Lei Complementar nº 113/2005.

Lei Complementar nº 001/97 - Código tributário Municipal - alterações na Lei nº 1457/2003.

Lei Municipal nº 1240/01 - Vigilância Sanitária

2- ANALISTA DE FINANÇAS

Políticas Econômicas:

Política Monetária

Política Fiscal

Política Cambial

Política de Rendas

Indicadores Econômicos:

PIB

Inflação

População

Emprego

Renda

Planejamento:

Estratégico, tático e operacional

Planejamento Financeiro:

Orçamento de capital

Fluxo de caixa

Análise de Investimento.

Contabilidade

Demonstrativos Contábeis

Contabilidade Pública

Mediação, Perícia e Arbitragem.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

Lei Complementar nº 001/97 - Código tributário Municipal - alterações na Lei nº 1457/2003.

3 - ARQUITETO

1 História e Análise Critica da Arquitetura:

1.1 Arquitetura: seus significados históricos e críticos do período Moderno. Arquitetura contemporânea e seus aspectos estéticos e culturais.

1.2 Arquitetura brasileira e suas contribuições do passado à contemporaneidade.

2 Urbanismo e Meio Ambiente:

2.1 Legislação Urbanística Municipal: Lei 1030/95 - Parcelamento do Solo, Lei Complementar nº 005/2006

Plano Diretor.

2.2 Estrutura urbana.

2.3 Zoneamento e diversidade.

2.4 Densidade urbanística.

2.5 Legislação ambiental e urbanística, estadual e federal.

2.6 Estatuto da Cidade - diretrizes gerais da política urbana - Lei n° 10.257, de 10/07/2001 e Lei Federal n° 6.766/79.

2.7 Mercado Imobiliário

2.8 Sustentabilidade e suas aplicações projetuais no urbanismo e paisagismo (Agenda 21 e Agenda Habitat).

2.9 Projeto paisagístico: Paisagismo de jardins e grandes áreas; Arborização urbana, equipamentos e mobiliários urbanos.

3 Projeto de Arquitetura:

3.1 Linguagem e metodologia do projeto de arquitetura: concepção e desenvolvimento do projeto arquitetônico em suas diferentes fases (do estudo preliminar ao projeto executivo).

3.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto.

3.2 Noções de representação gráfica digital: AutoCAD e Sketch-up.

3.3 Adequação do edifício ás características geoclimáticas do sítio e do entorno urbano

3.4 Domínios Publico e Privado.

3.5 Programação de necessidades físicas das atividades e dimensionamento básico.

3.6 Ergonomia.

3.7 Sustentabilidade e suas aplicações no projeto de Arquitetura.

3.8 Normas de acessibilidade para portadores de deficiências físicas;

3.9 Normas de prevenção de incêndio e segurança

4 Edificações:

4.1 Topografia: relevo, cortes, aterros, taludes naturais e arrimadas, lotes e construções vizinhas.

4.2 Materiais e técnicas de construção: Especificações de materiais e acabamentos;

4.3 Sistemas construtivos.

4.4 Técnicas retrospectivas.

4.5 Sistemas estruturais: madeira, concreto, metálico

4.6 Fundações.

4.7 Noções básicas de instalações: hidráulica, elétrica, incêndio, segurança, luminotécnica, cabeamento lógico, ar condicionado, gás, águas pluviais.

4.8 Conforto térmico e acústico.

4.9 Iluminação natural e artificial.

4.10 Eficiência energética e automação predial.

5 Fiscalização e Gerenciamento:

5.1 Prática profissional.

5.2 Compatibilização de projetos complementares.

5.3 Caderno de encargos.

5.4 Orçamento: levantamento de quantitativos, composição de custos.

5.5 Planejamento da obra e controle físico-financeiro.

5.6 Acompanhamento e fiscalização de obras e serviços e gerais.

5.7 Laudos e pereceres técnicos.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura

Lei Complementar n° 005/2006 - Plano Diretor.

Lei Municipal nº 1030/1995 - Parcelamento do Solo.

4- CONTADOR

Contabilidade Geral: Princípios fundamentais de Contabilidade; Sistematização e contabilização das operações comerciais; Sistematização e contabilização das operações financeiras; Critérios de Avaliação de Ativos e Passivos; Depreciação, amortização e exaustão; Provisões; Reservas; Reavaliação; Demonstrações Contábeis obrigatórias - Lei 6404/76 e alterações; Método do custo de aquisição; Método da Equivalência Patrimonial; Demonstrações Contábeis adicionais para investidores; Pronunciamentos Contábeis - CPC; Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC-Técnicas; Publicações das demonstrações Contábeis; Demonstrações financeiras consolidadas;

Análise Econômico-Financeira

Elementos fundamentais para análise das demonstrações financeiras. Objetivo de análise de balanço; Técnicas de análise de balanço. Padronização das demonstrações. Avaliação do desempenho empresarial. Mecânica e analise dos índices financeiros. Análise através de índices. Descrição detalhada dos índices. Índice padrão. Análise horizontal/vertical. Tópicos especiais de análise de balanço. Índices de prazos médios: a dinâmica da empresa. Análise do capital de giro; Alavancagem financeira e as diversas taxas de retorno. Análise da gestão do lucro; Integração das técnicas de análise. Capital: investimento operacional em giro e capital de giro. Gestão dos investimentos no giro dos negócios;

Contabilidade De Custos

Terminologia contábil e de custos. Princípios de avaliação de estoques. Classificação e nomenclatura de custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Custeio por absorção. Custeio Baseado em Atividades. Custos para controle e gestão de negócios e decisão. Orçamento empresarial. Implantação de sistemas de custos.

Contabilidade Pública

Registros contábeis de operações típicas em unidades orçamentárias ou administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Inventário: material permanente e de consumo. Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n.º 4.320/1 964. Auditoria no setor público: princípios, normas técnicas, procedimentos, avaliação de controles internos, papéis de trabalho, relatórios e pareceres. Orçamento público. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Licitação pública: modalidades, dispensa e inexigibilidade. Pregão. Contratos e compras. Convênios e termos similares. Lei de responsabilidade Fiscal. Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.

Matemática financeira.

Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno, taxa interna de retorno.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

5- TERAPEUTA OCUPACIONAL

Modelos teóricos e de prática do processo de Terapia Ocupacional; Análise de atividade humana; Atividades e Recursos Terapêuticos em Terapia Ocupacional; Fundamentos de Terapia Ocupacional; Desenvolvimento humano; Métodos e Técnicas de Avaliação; Tecnologia assistiva, órtese e prótese; Modelos e Abordagens da Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional aplicada a (s): disfunções cognitivas, sensoriais, psiquiatria/ condições sociais, saúde coletiva; lesões de membros superiores; Fisiopatologia, Avaliação e Intervenção no Traumatismo cranioencefálico; Lesão Medular; Paralisia Cerebral; Doenças neuromusculares; AVC; dificuldades de aprendizagem; Políticas Públicas; ética e deontologia.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura

6- ASSISTENTE SOCIAL

Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social.

A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: técnicas e instrumentos de intervenção profissional.

A dimensão ético-política do Serviço Social: Projeto ético-político contemporâneo, princípios e legislação profissional.

O Serviço Social na contemporaneidade. A instrumentalidade do Serviço Social.

O Serviço Social e as políticas públicas e sociais.

O Serviço Social e a interdisciplinaridade. O Serviço Social e as instituições.

O planejamento em Serviço Social: programas e projetos sociais (do processo de elaboração à avaliação de programas e projetos sociais).

Atribuições do Assistente Social no âmbito do CAPS.

A legislação social:

Constituição Federal

Lei Orgânica da Assistência Social. Sistema Único da Assistência Social. Sistema Único de Saúde.

Estatuto do Idoso.

Estatuto da Criança e do Adolescente. Legislação Federal do CAPS.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

7- BIBLIOTECÁRIO

Representação descritiva e temática de material bibliográfico (AACR2).

Linguagens de indexação verbais(cabeçalhos de assunto, tesauros).

Linguagens de indexação notacionais (Classificação Decimal de Dewey e Classificação Decimal Universal). Controle Bibliográfico: ISBN, ISSN, Catalogação na Publicação.

Normalização de documentos (normas para apresentação de documentos científicos da UFPR, 2.ed.). Planejamento de bibliotecas e serviços de informação.

Avaliação de Bibliotecas (acervos e serviços).

Desenvolvimento de coleções (seleção e aquisição).

Serviços de informação em bibliotecas universitárias: atividades direta e indiretamente relacionadas com o público (serviços de referência , instrução ao usuário, disseminação da informação, circulação de documentos, comutação bibliográfica e suas atualizações, estratégias de busca avançada).

Obras de referência em bibliotecas universitárias, incluindo as fontes bibliográficas em qualquer suporte físico. Automação de bibliotecas e serviços de informação: bancos e bases de dados bibliográficos, ferramentas de busca; formato MARC 21, Norma ISO 2709, padrão de intercâmbio Z.39.50, bibliotecas digitais.

Preservação de documentos em meio físico e digital.

Redes e Sistemas de informação, tipos de sistemas e redes.

Compartilhamento de recursos e cooperação bibliotecária.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

8- ECONOMISTA

Microeconomia: Teoria do Consumidor: Comportamento do Consumidor; Demanda individual e de Mercado; Escolha sob incerteza; Teoria da Firma: tecnologia e as funções de produção; Condições para uma produção eficiente; Custos de produção; Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, monopsônio, concorrência monopolística, oligopólio; Determinação de preços e poder de mercado; Equilíbrio geral e eficiência econômica; Externalidades e bens públicos; Mercados com informações assimétricas; Teoria dos Jogos e comportamento estratégico; Custos de transação; Vieses e heurísticas no processo decisório.

Macroeconomia: Contas nacionais; Teorias macroeconômicas; Determinação da renda e do emprego; Demanda efetiva; Consumo e investimento; Determinação dos lucros e dos salários e Distribuição de renda; Política fiscal; Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico; Balanço de pagamentos; Banco Central e os instrumentos de política monetária; Sistema monetário; Demanda por moeda; Moeda Endógena, taxa de juros e Política Monetária; Taxas de câmbio e o sistema monetário internacional; Sistema financeiro e de financiamento; Inovações financeiras e instabilidade financeira; Globalização Financeira e Política Econômica em Economias em Desenvolvimento.

Estado e Economia: Princípios da atuação do Estado na atividade econômica; Funções do setor público na economia; Princípios de Tributação; Classificação dos tributos; Superávit, déficit e financiamento do setor público; Orçamento do setor público - noções elementares.

Métodos Quantitativos: Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Esperança matemática; Distribuição normal; Intervalo de confiança; Teste de hipótese; Análise de variância; Medidas de desigualdade; Números índices; Cálculo de valores reais ou deflacionados; Mudança de base; Medidas de concentração; Modelo de regressão linear simples e múltipla: especificação e estimação; Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados; Inferência no modelo de regressão: estimação do intervalo de confiança, teste de hipótese e previsão; Violação das hipóteses básicas: heterocedasticidade e autocorrelação; Análise de séries temporais.

Elaboração e análise de projetos: Projeto e processo de planejamento; Estrutura e etapas de um projeto; Identificação de oportunidades de investimento; Técnicas quantitativas de projeção da demanda; Critérios quantitativos de seleção de alternativas; Risco e incerteza em decisões de investimento; Pesquisa de mercado; Financiamento de projetos; Análise custo-benefício; Análise custo-efetividade; Gestão de projetos; Ciclo de vida do projeto; Análise dos impactos de investimentos públicos.

Perícia econômico-financeira: Regulamentação da atividade; Sistema de amortização de empréstimos; Cálculo de processos judiciais; Elaboração de laudos periciais e diligências; Normas profissionais do perito economista; Cálculos econômicos financeiros. Mediação e arbitragem: Câmaras de mediação e arbitragem; Direitos patrimoniais disponíveis; Técnicas alternativas de resolução de conflitos; Lei 9.307/96.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

9- ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Desenvolvimento sustentável

Planejamento, economia e administração rural

Cooperativismo e associativismo

Manejo, conservação e fertilização do solo

Sistemas de produção de grão de verão e inverno

Sistema de produção em frutas de clima temperado

Sistema de produção em olericultura

Manejo fitossanitátio

Maquinas e equipamentos agrícolas

Métodos de implantação de pastagem e manejo intensivo de criação

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1240/01 - Vigilância Sanitária

Lei Municipal nº 1892/2008 - Certificação Ambiental - selo verde.

10- MÉDICO DO TRABALHO

Diagnóstico e tratamento das doenças de maior prevalência na população.

Diagnóstico e tratamento das doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho.

Epidemiologia e Bioestatística aplicadas às doenças e acidentes do trabalho.

Ergonomia.

Ética, Bioética e Deontologia Médica.

Fisiologia do Trabalho.

Gestão em saúde do trabalhador.

Higiene Ocupacional.

Legislação relacionada com segurança e medicina do trabalho, e saúde complementar (Normas Regulamentadoras e Legislação Complementar atualizada, Convenções OIT, CLT, Capítulo V e modificações através da Lei 6.514 de 22/12/77, Legislação previdenciária e acidentária do trabalho nos casos de doença, lesão e morte).

Noções de Direito Civil e Criminal relacionadas à saúde.

Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças.

Psicologia do Trabalho.

Saneamento do meio ambiente.

Toxicologia Ocupacional.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1240/01 - Vigilância Sanitária

11- ENGENHEIRO ELETRICISTA

1. Conhecimento de Normas Técnicas: NBR-5410, NBR-5419, NBR-14039, NR-10, NBR-14565.

2. Circuitos elétricos em regime permanente, com alimentação em corrente contínua e alternada (monofásico e trifásico): Elementos de circuitos. Leis de Kirchhoff. Teoremas de análise de circuitos. Métodos de análise de circuitos. Cálculo de potências. Correção de Fator de Potência.

3. Instalações elétricas de baixa e média tensão (13,8 kV). Elaboração de projetos de instalações elétricas. Critérios de projeto. Dimensionamento de condutores elétricos de média e baixa tensão. Transformadores: monofásico e trifásico de baixa e média tensão: especificação, operação, ensaios, proteção e manutenção. Motores elétricos: especificação, operação, manutenção, ensaios, proteção e esquemas de comando. Materiais elétricos: elementos necessários para especificação, materiais e equipamentos. Sistemas de proteção. Sistemas de aterramento. Segurança em instalações e serviços de eletricidade.

4. Sistemas de cabeamento estruturado: principais elementos, materiais e cabos utilizados, organização do armário de telecomunicações. Redes de computadores. Redes Ethernet e protocolo IP.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

12- ENGENHEIRO CIVIL

1 - Projetos de obras civis: Estruturais(concreto armado, aço, madeira); Fundações (blocos, sapatas, estacas, tubulões); Instalações elétricas e hidrossanitárias.

2 - Planejamento de obras: Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais (TCPO); planejamento e cronograma físico-financeiro.

3 - Construção Civil: Execução de fundações; Alvenaria; Estruturas; Coberturas e impermeabilizações; Esquadrias; Pinturas; Instalações; Pisos e Revestimentos.

4 - Materiais de Construção - Controle de qualidade: aglomerantes; agregados, aditivos; concreto; argamassas, materiais cerâmicos; aço, madeira.

5 - Patologia e manutenção das Construções: Estruturas, Alvenarias, Revestimentos, Telhados, Forros e Pisos.

6 - Noções de drenagem, hidrologia, hidráulica, solos e topografia.

7 - Higiene e Segurança do Trabalho.

8 - Normas Técnicas.

9 - AutoCad.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

Lei Complementar n° 005/2006 - Plano Diretor.

Lei Municipal nº 1030/1995 - Parcelamento do Solo.

13- MÉDICO VETERINÁRIO Clínica Médica de Animais

- Dermatologia Semiologia dermatológica Doenças parasitárias da pele Doenças bacterianas da pele Doenças fúngicas da pele Doenças cutâneas auto-imunes Dermatopatias alérgicas Otites - Antibioticoterapia - Fluidoterapia - Gastroenterologia Principais afecções da cavidade oral Doenças esofágicas Gastrite aguda e crônica Diarréia aguda e crônica Colite Corpos estranhos Intussuscepção Dilatação torção gástrica - Nefrologia e urologia Insuficiência renal aguda e crônica Pielonofrite Glomerulon efropatias Infecção do trato urinário Urolitíase - Neurologia Exame neurológico Diagnóstico diferencial de paraplegia aguda Diagnóstico diferencial de paraplegia crônica Diagnóstico diferencial de ataxia / tetraparesia e dor cervical em cães -Diagnóstico diferencial de tetraparesia flácida em cães - Crises convulsivas em cães e gatos - Doenças da Junção Neuromuscular - Alterações dos Nervos Cranianos - Oftalmologia Semiologia oftálmica Afecções palpebrais Afecções corneais Uveite Glaucoma Catarata - Cardiologia Semiologia cardiovascular Principais cardiopatias congênitas - Miocardiopatias em felinos Miocardiopatias em caninos Pericardiopatias - Pneumologia Complexo respiratório felino Pneumonia bacteriana em cães Pneumonia fúngica em cães Pneumonia alérgica Traqueobronquite infecciosa Doenças infecciosas Parvovirose / coronavirose Erliquiose Cinomose Leptospirose Hepatite infecciosa canina Retroviroses em felinos Clínica Médica de Grandes Animais - Exame clínico de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos Contenção física e química de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos. Anatomia e Principais afecções do sistema digestório de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos: etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção. Anatomia e Principais afecções do trato respiratório de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos: etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção - Principais afecções dermatológicas de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos: etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção . Anatomia e Principais afecções da glândula mamária de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos: etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção. Anatomia e Principais afecções do sistema locomotor de equídeos, bovinos, caprinos e ovinos: etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1892/2008 - Certificação Ambiental - selo verde.

14- JORNALISTA

Levantamento de fatos e notícias, redação e produção de textos informativos a respeito de informações, serviços, eventos, projetos, obras e outras realizações do governo municipal, para mídia impressa ou digital. Formas de atuação nos centros de documentação e pesquisa de mídia e comunicação. Entendimento das atividades, organograma e funções de uma assessoria de comunicação/imprensa. Gestão de ferramentas de comunicação oficiais como site, intranet, canais de rádio e TV, jornais e boletins impressos, revistas, entre outros, visando manter os serviços públicos e a comunidade informada sobre o trabalho realizado pelo poder público: conceitos, funções, produção, distribuição/publicação. Divulgação de informações e estabelecimento de relações com veículos da mídia local e nacional: formas e adequação de divulgação; linguagens; ética no relacionamento com a imprensa e na função de jornalista.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

15- ENGENHEIRO CARTOGRÁFICO

Conceitos cartográficos: definição de Cartografia; sistemas de referência; representação cartográfica: mapa, carta; classificação de mapas e cartas; mapeamento topográfico e mapa temático; escalas de mensuração de dados geográficos; etapas para elaboração de mapas temáticos; escalas numérica e gráfica, resolução espacial e erro gráfico; coordenadas geográficas; sistema de coordenadas retangulares; projeções cartográficas; sistema de projeção UTM - Universal Transversa de Mercator. Principais equipamentos e métodos utilizados em levantamentos planimétricos e altimétricos. Noções de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Mapeamento Sistemático do Brasil; índice de nomenclatura e articulação de folhas. Aerofotogrametria: conceitos; levantamento aerofotogramétrico; estereoscopia: conceitos; restituição fotogramétrica; Modelo Digital do Terreno: conceitos. Sensoriamento remoto: o espectro eletromagnético; tipo e classificação de sensores; aquisição e registro de dados; resoluções; imagens de radar; imagens de satélite; métodos de interpretação visual; processamento digital de imagens; principais aplicações na cartografia. Sistema de Informação Geográfica - SIG: conceitos; estrutura de dados matricial e vetorial: conceitos; banco de dados espacial: conceito; operações espaciais; topologia: conceito; atualização cartográfica em ambiente digital com imagens de satélite; cartografia digital: conceitos. Cartometria: interpretação de feições cartográficas; curvas de nível; altitude; leitura de coordenadas geográfica e plana.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

16- ENGENHEIRO AMBIENTAL Responsabilidade civil por danos ambientais.

Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

NBR 13.896 - Aterro de Resíduos Não Perigosos - Critérios para Projeto, Implantação e Operação.

NBR 13.895 - Construção de Poços de Monitoramento e Amostragem.

NBR 9.897 - Planejamento de Amostragem de Efluentes Líquidos e Corpos Receptores.

Norma NBR ISO 14001 de dezembro/2004

Norma NBR ISO 19011 de novembro/2002

Aspectos Ambientais.

Fundamentos do desenvolvimento sustentável.

Ecossistemas e sua preservação. Aspectos sócio-econômicos no contexto dos aspectos ambientais do território. Aspectos Gerais do problema do lixo no Brasil. Gerenciamento. Classificação, composição, peso específico, geração per capita dos resíduos sólidos. Tipos de geradores de resíduos.

Gestão integrada de resíduos sólidos. Tratamento. Seleção de áreas, operação, generalidades de aterros sanitários, cálculo de volume e vida útil de aterros sanitários. Licenciamento Ambiental e Avaliação de impacto ambiental: conceitos básicos, metodologias de avaliação, identificação dos impactos, programas ambientais, medidas de mitigação e compensatórias.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.