Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis - RO

Notícia:   Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis - RO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS

ESTADO DE RONDÔNIA

VI CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2007

EDITAL 2/2007 - INSTITUTO EXATUS

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis e o Instituto Exatus Ltda. - ME, tendo em vista o resultado do processo administrativo 175/2007 carta convite nº 017/2006, tornam público que realizará seleção através de concurso público destinado ao provimento de cargos das categorias funcionais de seu quadro de pessoal e reserva técnica para prestação de serviços no Município.

1 - Disposições preliminares: o concurso público será regido pela Constituição Federal e pela Lei Complementar n. 018/97, que dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público do Município de Alto Alegre dos Parecis, pela Lei nº 084/2001, Lei n° 254/05; Lei Complementar nº 56/2005 e Instrução Normativa nº 013/2004/TCER, por este Edital, e será executado pelo Instituto Exatus Ltda - ME.

2 - Dos cargos: os cargos são os constantes do quadro abaixo.

Código

Cargo, Local e Carga Horária

Escolaridade completa

Vagas

Sal. básico

01

Agente Administrativo

Médio

04

400,00

02

Assistente Social

Sup. Serviço Social

01

2.100,00

03

Auxiliar de enfermagem (PSF) Zona Urbana

Fundamental

01

345,00

04

Auxiliar de enfermagem (PSF) Distrito de Flor da Serra

Fundamental

01

345,00

05

Auxiliar de enfermagem (PSF) Distrito de Vila Bosco

Fundamental

01

345,00

06

Auxiliar de enfermagem (PSF) Linhas P42 e P44.

Fundamental

01

345,00

07

Bibliotecário

Superior em Biblioteconomia

01

1.200,00

08

Coveiro

Elementar

01

300,00

09

Cozinheira

Elementar

01

345,00

10

Cozinheira zona rural Esc. M D João Paulo I, Vila Bosco;

Elementar

01

345,00

11

Desenhista técnico

Médio

01

400,00

12

Enfermeiro PSF Zona Urbana

Superior em Enfermagem

01

2.100,00

13

Enfermeiro PSF Zona Rural Distrito de Flor da Serra

Superior em Enfermagem

01

2.100,00

14

Enfermeiro PSF Zona Rural Distrito de Vila Bosco

Superior em Enfermagem

01

2.100,00

15

Enfermeiro PSF Zona Rural Linhas P42 e P44

Superior em Enfermagem

01

2.100,00

16

Fiscal sanitário

Médio

01

345,00

17

Fiscal Tributário

Médio

01

345,00

18

Fisioterapeuta

Superior em Fisioterapia

01

1.200,00

19

Gari

Elementar

02

300,00

20

Jardineiro

Elementar

01

300,00

21

Mecânico

Fundamental

01

680,00

22

Médico Clínico Geral PSF Zona Urbana

Superior em Medicina

01

4.500,00

23

Médico Clínico Geral PSF Z. Rural Dist. de Flor da Serra

Superior em Medicina

01

4.500,00

24

Médico Clínico Geral PSF Z. Rural Dist. de Vila Bosco

Superior em Medicina

01

4.500,00

25

Médico Clínico Geral PSF Zona Rural Linhas P42 e P44

Superior em Medicina

01

4.500,00

26

Médico ginecologista 20hs

Superior em Medicina

01

3.000,00

27

Médico pediatra 20hs

Superior em Medicina

01

3.000,00

28

Motorista de veículos leves zona urbana

Elementar

01

400,00

29

Motorista de veículos leves z. rural Dist. de Flor da Serra

Elementar

01

400,00

30

Motorista de veículos pesados zona urbana;

Elementar

01

680,00

31

Motorista de veículos pesados z. rural Dist. Flor da Serra;

Elementar

01

680,00

32

Odontólogo zona rural distrito de Flor da Serra

Superior em odontologia

01

2.100,00

33

Odontólogo zona rural linha P-44

Superior em odontologia

01

2.100,00

34

Operador de Maquina Pesada - Moto niveladora

Elementar

01

680,00

35

Operador de Maquina Pesada - Pá Carregadeira;

Elementar

01

680,00

36

Pedagogo Supervisor

Superior em pedagogia

01

1.260,00

37

Pedreiro

Elementar

01

300,00

38

Prof. Magistério 25hs, Esc. M. D. João Paulo I – Vila Bosco

Magistério nível médio

01

525,00

39

Prof. Magistério 25hs, Esc. M. Manuel Bandeira – Lh. P-30

Magistério nível médio

01

525,00

40

Professor magistério 25hs Escola M. Manuel Bandeira anexo: acampamento

Magistério nível médio

01

525,00

41

Professor magistério 25hs Escola M. Fernando Sabino – Flor da Serra;

Magistério nível médio

01

525,00

42

Professor magistério 25hs Escola M. Fernando Sabino anexo José Emílio Martins, Vila São Luis, Linha 130;

Magistério nível médio

01

525,00

43

Professor magistério 25hs Escola M. Silva Jardim

Magistério nível médio

01

525,00

44

Professor magistério 40hs Vila Bosco, Escola M. D. João Paulo I

Magistério nível médio

02

840,00

45

Professor de História 40hs

Superior em História

01

1.260,00

46

Psicólogo

Superior em psicologia

01

1.200,00

47

Médico Veterinário

Superior em Medicina Vet.

01

1.200,00

48

Técnico em enfermagem

Médio com curso técnico

01

600,00

49

Técnico em laboratório

Médio com curso técnico

01

680,00

50

Vigia zona urbana

Elementar

02

300,00

51

Vigia Escola M D João Paulo I, Vila Bosco;

Elementar

01

300,00

52

Vigia Escola M Fernando Sabino Flor da Serra;

Elementar

01

300,00

53

Vigia Escola Municipal Silva Jardim

Elementar

01

300,00

54

Zeladora zona urbana

Elementar

01

300,00

55

Zeladora Escola M D João Paulo I – Vila Bosco;

Elementar

01

300,00

56

Zeladora Escola M Manuel Bandeira, Linha P-30;

Elementar

01

300,00

57

Zeladora Escola M Almeida Junior Linha P.42

Elementar

01

300,00

58

Zeladora Escola M. Euzébio de Queiroz, Linha P-26;

Elementar

01

300,00

2.1- Os cargos de Coveiro; Fiscal Tributário; Fisioterapeuta; Pedreiro e Odontólogo zona rural linha 44, somente terão vagas para o cadastro de reserva técnica.

2.2 - Ao vencimento básico serão acrescidas as vantagens definidas em lei.

2.3 - Os cargos para os quais o valor da remuneração inicial for menor que o valor do salário mínimo vigente ou que passem a ser inferior, serão complementados até alcançarem o valor mínimo expresso em lei.

3 – Das atribuições dos Cargos: as atribuições dos cargos acima são as constantes do anexo I deste edital.

4 – Regime Jurídico: os candidatos serão contratados sob o regime estatutário.

5 – Jornada de Trabalho: a jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas, a exceção dos casos definidos pelo quadro acima.

6 - Local de trabalho: qualquer local do Município, exceto aqueles definidos pelo quadro acima.

6.1- A Prefeitura poderá por necessidade de atendimento ao interesse do serviço público municipal, lotar em outro setor ou local diverso daquele para o qual se inscreveram os candidatos aprovados respeitados as atribuições dos respectivos cargos.

7 – Inscrições: serão feitas nos dias 26 março a 20 de abril de 2007, durante os dias e horários de expediente dos correios, nas agências próprias dos correios do Estado de Rondônia.

8 - Valor das Inscrições: cargos de nível superior 55,00 (cinqüenta e cinco reais); nível médio R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e para os demais níveis, R$ 25,00 (vinte e cinco reais). O pagamento das inscrições será feito no próprio local da inscrição. Em nenhuma hipótese a taxa paga será devolvida ao candidato e não haverá inscrição condicional. Os interessados poderão fazer inscrição através de procuração com firma reconhecida em cartório com finalidade específica;

9 – Condições para realizar a Inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado e ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da posse;

10 – Documentos para realizar a inscrição: cédula de identidade ou carteira de trabalho e previdência social (CTPS), e preencher e assinar o requerimento de inscrição no local indicado. Ao assinar o requerimento de inscrição, o candidato declara que conhece e aceita todos os termos deste edital e que as informações por ele prestadas são corretas e verídicas;

11 – Das provas: todos os candidatos farão provas objetivas de natureza eliminatória e classificatória. Cada prova terá 50 (cinqüenta) questões e cada questão terá 5 (cinco) alternativas, sendo apenas uma correta. Todas as questões terão pesos iguais. Cada acerto equivale a dois pontos, podendo os candidatos obter classificação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 50 (cinqüenta) pontos ou mais.

12 – Das provas práticas: os candidatos aos cargos de Agente Administrativo, Operador de Maquinas Pesada - pá carregadeira, Operador de Maquinas Pesada - Moto-niveladora, Motoristas de Veículos Leves, Motoristas de Veículos Pesados e Mecânicos, que obtiveram pontuação mínima de 50 (cinqüenta) pontos na prova objetiva, serão convocados para prova prática de caráter eliminatório e classificatório.

12.1 - As provas práticas terão peso de 100 (cem) pontos cada e serão eliminados os candidatos que em qualquer uma das provas práticas obtiver nota inferior a 30 (trinta) pontos.

12.2 - Os candidatos ao cargo de Agente Administrativo farão duas provas práticas. A prova de redação oficial manuscrita e prova de digitação.

12.2.1 - Como prova de redação, será solicitado que o candidato elabore um documento oficial, conforme o padrão da união. Na avaliação dos resultados da prova de redação, serão observados os seguintes critérios: a) coesão sintática no desenvolvimento do documento e correção sintática de regência, concordância e colocação: 25 (vinte e cinco) pontos; b) coerência semântica na articulação lexical do discurso: 25 (vinte e cinco) pontos; c) correção gramatical: 25 (vinte e cinco) pontos. d) estética, organização e endereçamento do documento: 25 (vinte e cinco) pontos.

12.2.2 - No caso de entregar a prova de redação em branco, o candidato terá nota 0 (zero) nesta prova;

12.2.3 - A prova de digitação será feita da seguinte forma: o candidato digitará um texto de 1.000 (mil) caracteres. O tempo da prova é de 5 (cinco) minutos. Depois do tempo de digitação os textos de cada candidato serão impressos. Para o cálculo dos caracteres líquidos toma-se o total de caracteres digitados e descontam-se os caracteres errados. Para a obtenção da nota final do candidato na prova de digitação, multiplicam-se os caracteres líquidos por 0,10 (dez centésimos);

12.3 – Critérios da prova prática de motorista: Os candidatos serão submetidos a testes de direção e verificação das condições gerais de uso do veiculo.

12.4 – Critérios da prova prática de operadores de pá carregadeira e moto niveladora: Os candidatos deverão identificar peças e acessórios da máquina, verificar as condições de uso da máquina e realizar uma atividade pertinente ao cargo.

12.5 – Critérios da prova prática para mecânicos: Os candidatos deverão fazer identificação de peças, ferramentas e realizar uma atividade pertinente ao cargo.

13 – Da Prova escrita

13.1 - Nível Superior: 50 questões, sendo 10 de português, 5 de matemática, 10 de atualidades e 25 específicas da área de formação;

13.2 – Nível Médio para o cargo de Agente Administrativo: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática e 10 de atualidades;

13.3 – Nível Médio para os cargos de Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Desenhista Técnico e Professor de Magistério: 50 questões, sendo 10 de português, 10 de matemática, 20 específicas do cargo e 10 de atualidades;

13.4 – Fundamental para os cargos de auxiliar de enfermagem: 50 questões, sendo 10 de português, 10 de matemática, 20 específicas do cargo e 10 de atualidades;

13.5 – Fundamental: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática e 10 de atualidades;

13.6 – Elementar: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática e 10 de atualidades;

13.7 – Dos conteúdos das provas: os conteúdos das provas escritas estão no anexo II deste edital.

14 – Das Provas: Critérios de aprovação e classificação, datas e locais de realização.

14.1 – Critérios de aprovação e classificação: serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 50 (cinqüenta) pontos ou mais em média geral e a classificação será em ordem decrescente.

14.2 – Datas de realização das provas escritas e práticas.

14.2.1 – Informações sobre a realização das provas escritas: as provas escritas serão realizadas no dia 20 de maio de 2007, iniciarão às 14hs e terminarão às 18hs em locais a serem definidos pelos organizadores do Concurso Público.

14.2.2 – Informações sobre a realização das provas práticas: as provas práticas serão realizadas no dia 03 de junho de 2007, as 8 (oito) horas em locais a serem definidos pelos organizadores do Concurso Público. Os candidatos ao cargo de Agente Administrativo farão primeiro a prova de redação e em seguida a prova de digitação.

14.3 – Da divulgação dos locais de realização das provas escritas.

14.3.1 – Divulgação dos locais da prova escrita: no dia 09 de maio de 2007 será divulgado edital de homologação das inscrições, (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), nos murais da Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

14.3.2 – DAS CORREÇÕES DA PROVA OBJETIVA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA: As provas objetivas serão corrigidas em audiência pública realizada em local previamente divulgado, no dia 27 de maio de 2007, com inicio às 9 (nove) horas.

14.3.3 – Divulgação dos locais de realização e Convocação para as provas práticas: A convocação para a prova prática será divulgada no dia 28 de maio de 2007, através dos murais da Prefeitura e Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis e do Instituto Exatus, e, no site www.institutoexatus.com, nesta estarão especificados os candidatos que deverão realizar a prova prática e os locais que os candidatos farão as mesmas. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

15 – Dos Gabaritos: o candidato deverá preencher o gabarito com a resposta das questões das provas com caneta esferográfica azul ou preta, que será o único documento para a correção. Não haverá substituição de gabaritos. Será considerada nula a questão que tiver rasuras, emendas ou dupla marcação. Os gabaritos com as respostas corretas serão divulgados no dia 21 de maio de 2007, nos murais do Instituto Exatus em Ji-Paraná, no Mural da Prefeitura e Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis e no site www.institutoexatus.com

16 - Condições para a realização da prova: para a realização da prova o candidato deverá apresentar-se no horário e local indicado no edital de homologação de inscrições e portar caneta esferográfica, azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de qualquer recurso extra como calculadora ou régua. Também não será permitida a entrada na sala de prova de candidatos portando telefones celulares. O candidato deverá se apresentar no local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência. Somente poderá realizar a prova o candidato que apresentar documento de identificação original com foto. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, importando a ausência do candidato, na sua eliminação do concurso.

16.1 – O candidato será eliminado do concurso caso utilize recurso não autorizado, na hipótese de sua ausência no dia do concurso, não comparecer no horário previsto, não apresentar a documentação exigida para a realização da prova, enfim não atender às condições constantes neste edital.

17 – Critérios de Desempate: em caso de empate por pontos entre dois ou mais candidatos, a classificação será feita considerando-se os seguintes critérios: primeiro o candidato mais idoso considerando-se dia, mês e ano; segundo o candidato que tiver a maior prole; terceiro o candidato que for casado e quarto, sorteio.

18 – Do Resultado parcial: o resultado parcial e a convocação para as provas práticas, serão divulgados no dia 28 de maio de 2007, no Mural da Prefeitura e Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis, na sede do Instituto Exatus em Ji-Paraná e no site www.institutoexatus.com

19 – Recursos: no prazo de dois dias úteis contados a partir de cada ato, poderá o candidato requerer recurso à empresa contratada, por escrito e fundamentado. A decisão dos recursos será dada a conhecer coletivamente, por meio da imprensa escrita.

19.1 - Os recursos deverão ser entregues na sede do Instituto Exatus em Ji-Paraná, mediante protocolo da 2ª via. enviados pelos correios via sedex, com aviso de recebimento para Instituto Exatus Ltda – ME, Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, Ji-Paraná, Rondônia, CEP 78.962-410. O recurso enviado por sedex deverá ser também enviado por fax, juntamente com o comprovante de envio do sedex. Não serão aceitos recursos via Internet ou telefone, ou também ser entregues na sede da Prefeitura Municipal através de protocolo.

19.2 Se a verificação do recurso resultar em anulação de alguma questão de prova, a pontuação será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido ou não.

20 – Vagas para portadores de necessidades especiais: ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas para portadores de necessidades especiais que comprovem sua condição mediante cópia autenticada ou original do atestado médico a ser anexado a ficha de inscrição, na via do Instituto Exatus. O atestado deverá se referir às necessidades especiais apresentadas e a aptidão do interessado para o desenvolvimento do trabalho que o cargo pretendido exige. Fica, no entanto, reservado ao Município de Alto Alegre dos Parecis o direito de exigir novos exames médicos por ocasião da posse dos candidatos aprovados no Concurso Público.

21 – Resultado Final: O resultado final será divulgado no dia 19 de junho de 2007, e será publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia, em jornal de grande circulação, no mural da Prefeitura e Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis, na sede do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com

22 – Homologação: a empresa contratada encaminhará ao Município de Alto Alegre dos Parecis o dossiê de resultados finais para a homologação no dia 26 de junho de 2007.

23 – Da validade do concurso: dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis.

24 - Da investidura: a nomeação obedecerá à ordem rigorosa de classificação. A aprovação no concurso não cria direito à investidura. Em havendo necessidade de preenchimento de vaga, o candidato classificado será convocado para a investidura no emprego através de Edital de convocação afixado na Sede da Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, e divulgação pelos meios de comunicação local, devendo o mesmo se apresentar em até 30 (trinta) dias contados da publicação do edital de convocação. O candidato convocado que não desejar a investidura poderá requerer adiamento da mesma, sendo re-classificado como o último colocado de sua categoria, ficando anotado na listagem a data do adiamento e sua nova ordem de classificação. O candidato que, convocado para a investidura, dela desistir expressamente ou não se apresentar dentro do prazo previsto no Edital de Convocação, terá a investidura sem efeito. O mesmo acontecerá àquele que não apresentar a documentação exigida para a investidura, no mesmo prazo.

24.1 – Dos Requisitos para Investidura: ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir 18 anos completos na data da posse, apresentar os documentos exigidos para o exercício do cargo, haver cumprido as obrigações militares, ter boa conduta, ter boa saúde, possuir aptidão para o exercício do cargo.

24.2 – Documentos para contratação: o candidato aprovado e convocado deverá apresentar para a contratação: carteira de trabalho e previdência social (CTPS), comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes; carteira de registro profissional, (exclusivamente para os cargos de nível superior e técnicos); Certidão negativa de antecedentes civis e criminais, Declaração de que não acumula aposentadoria ou cargos no serviço público, salvo nos casos previstos em lei, Declaração de bens e valores, Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, acompanhado de carteira de vacinação dos filhos de até 6 (seis) anos e comprovante de freqüência escolar a partir de 7 anos a cada semestre, Atestado de saúde e tipagem sangüínea; Carteira de Saúde, fotocópias da carteira de identidade, cadastro de pessoa física, título de eleitor e Comprovante de votação da última eleição, cartão de inscrição no PIS ou PASEP, Documento militar comprovando que está em dia com as obrigações militares, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, Carteira Nacional de Habilitação (categoria “C” ou superior para o cargo de motorista de veículos leves e categoria “D” ou “E” para motoristas de veículos pesados e operadores de moto niveladora e operador de pá carregadeira), Certificado ou Diploma de escolaridade e CND do Tribunal de Contas do Estado.

25- As minutas dos editais deste concurso serão publicadas em jornal de grande circulação e no Diário Oficial Estado de Rondônia e serão publicado e afixados as integras dos mesmo no mural da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis, bem como no endereço eletrônico do empresa, site: www.institutoexatus.com.

26- Todas as dúvidas e os casos omissos decorrente do presente edital serão dirimidos pelo Instituto Exatus Ltda, e em grau de recurso pela Comissão Especial de Concurso.

27- Fazem parte do presente edital os seguintes anexos: Anexo I – Atribuições dos Cargos; Anexo II – Conteúdo das Provas.

28 – Maiores informações e dúvidas que surgirem serão dirimidas na sede do Instituto Exatus, a Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, Ji-Paraná, Rondônia, pelo site www.institutoexatus.com ou pelo telefone (69) 3421 7923 somente em horário de expediente de segunda a sexta feira das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs.

Alto Alegre dos Parecis, Rondônia, em 08 de março de 2007.

INSTITUTO EXATUS S/C LTDA

A COMISSÃO

EDITAL Nº. 001/2.007 - ANEXO I

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

AGENTE ADMINISTRATIVO

Executar trabalhos simples de escritório, compreendidos em rotinas pré-estabelecidas, que possam se prontamente aprendidas e requeiram pouca capacidade de julgamento; Fazer anotações em ficha e manusear fichários; classificar e organizar expedientes recebidos; Obter: informações de fontes determinadas e fornecê-las aos interessados, quando autorizado, transcrever textos e executar outros serviços correlatos, elaborando cartas, ofícios memorandos, telegramas, folhas de pagamento, etc; Auxiliar na separação, classificação, distribuição, numeração, selagem e expedição de correspondências; Executar outras tarefas correlatas.

ASSISTENTE SOCIAL

Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área do serviço social nos diferentes setores da área da Saúde, visando contribuir para a solução de problemas sociais; Orientar indivíduos, grupos e população para análise e solução de problemas sociais, utilizando instrumento técnico adequado às diversas abordagens; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar outras atividades correlatas.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Executa atividade necessária ao atendimento e bem-estar do paciente sob supervisão do enfermeiro, bem como atuar em serviços de saúde prestado ao indivíduo e à coletividade, em atividades de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Executar atividade do programa da saúde familiar e outras atividades correlatas.

BIBLIOTECÁRIO

Organizar, orientar, coordenar e controlar as atividades especificadas da biblioteca; Armazenar, classificar e catalogar o material bibliotecário e os materiais especiais, que compõe o acervo da biblioteca; Colher sugestões do usuário para enriquecimento do acervo e dos serviços prestados Selecionar sugestões, informações, catálogos de editoras e bibliografias especializadas; Manter intercâmbio com outras bibliotecas ou centros de documentação, objetivando a atualização do acervo e da informação;

COVEIRO

Atividade de nível primário, envolvendo a execução de diversas tarefas no campo de efetuar sepultamento, executar serviços de podagem; jardinagem e de conservação de jardins. Executar outras tarefas correlatas, etc.

COZINHEIRA

Manter a higiene, possibilitando o ambiente propício de trabalho; Atividades rotineiras, envolvendo a execução de cardápios pré-estabelecidos. Organizar pedidos de materiais necessários ao funcionamento dos serviços sob sua responsabilidade; Realizar serviços relacionados com cozinha e copa do órgão; Executar outras tarefas correlatas.

DESENHISTA TÉCNICO

Elaborar desenhos de projetos, instalações e produtos utilizando instrumentos apropriados e baseando-se em especificações técnicas. Executar outras atividades correlatas.

ENFERMEIRO

Elaborar e executar investigação epidemiológica; Atuar na execução de serviços de enfermagem; Comandar a Unidade Hospitalar no tocante ao auxílio médico/cirúrgico; Comandar o corpo de auxiliar clínico do Hospital, Centro de Saúde, etc; Executar os programas de vacina; Elaborar e executar a estatística de: vacina, epidemiológica, nascidos vivos e óbitos; Realizar atividades hospitalares, visando a proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da população municipal; Desempenhar suas atividades nos órgãos da Secretaria Municipal de Saúde - Hospital, Centros de Saúde, Postos de Saúde, etc; Executar outras atividades correlatas.

FISCAL SANITÁRIO

Atividades de natureza repetitiva, de complexidade mediana, envolvendo a execução de tarefas na área de vigilância sanitária. Executar outras tarefas correlatas..

FISCAL TRIBUTÁRIO

Atividades de nível médio, de natureza repetitiva sob supervisão, envolvendo a execução e qualificação do trabalho, relacionados com a fiscalização da receita tributária e conferência de mercadorias. Executar outras tarefas correlatas.

FISIOTERAPEUTA

Planejar, coordenar, orientar e executar atividades fisioterápicas, elaborando diagnóstico e indicando os recursos adequados a cada caso, utilizando equipamentos e instrumentos próprios, para reabilitação física de indivíduo. Executar outras tarefas correlatas.

GARI

Atividade de nível primário, envolvendo a execução de diversas tarefas no campo de limpezas em geral. Efetuar coleta de lixo domiciliar, comercial e industrial;. carregar e descarregar veículos; limpar catacumbas, incinerar lixo, executar a demolição de construções e remover os materiais compatíveis com as atribuições do cargo. Executar outras tarefas correlatas, etc.

JARDINEIRO

Atividade de nível primário, envolvendo a execução de diversas tarefas no campo de podagens; jardinagem e de conservação de parques e jardins. Executar outras tarefas correlatas, etc.

MECÂNICO

Atividade envolvendo a execução de diversas tarefas de mecânica em geral de veículos e maquinas pesada, na sede e também no campo de serviços. Executar outras atividades correlatas.

MÉDICO

Realizar consultas médicas, compreendendo: análise, exame físico, solicitar exames complementares e exarar receitas; · Realizar atividades clínicas dentro de sua área de formação específica · Realizar atividades hospitalares, visando a proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da população municipal; Colaborar na investigação epidemiológica. Executar atividade do programa da saúde familiar e outras atividades correlatas.

MÉDICO VETERINÁRIO

Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Medicina Veterinária da Secretaria Municipal de Saúde; atuar no Departamento de Vigilância Sanitária, analisando e exarando diagnósticos de veterinária; realizar atividades dentro da área de sua formação específica; assessorar as autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; executar outras atividades correlatas.

MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES E PESADOS

Dirigir veículos leves ou pesados, para o transporte de pessoas e materiais; Realizar viagens para outras localidades, segundo ordens superiores e atendendo às necessidades dos serviços, de acordo com o cronograma estabelecido; Verificar, diariamente, o estado de veículo, vistoriando pneumático, direção, freios, nível de água e óleo, bateria, radiador, combustível e outros itens de manutenção, para certificasse de suas condições de funcionamento; Zelar pela guarda, conservação e limpeza do veículo para que seja mantido em condições regulares de funcionamento; Executar outras tarefas correlatas.

ODONTÓLOGO

Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Odontologia da Secretaria; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Atuar na recuperação de pacientes com os meios necessários ou disponíveis no Hospital, Centro de Saúde, etc; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar atividade do programa da saúde familiar e outras atividades correlatas.

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

Operação de máquina pesada e outros serviços assemelhados; Executar outras tarefas correlatas. Orientar, controlar e realizar serviços de operações pesadas, manipulando os comandos, fazendo ajustes e regulagens e acoplando implementos para fazer funcionar os sistemas mecanizados. Operar a máquina em serviços de terraplenagem, drenagem e movimentação de materiais.

PEDAGOGO - SUPERVISOR

Coordenar a elaboração e a execução da proposta pedagógica da escola; Administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros da escola, tendo em vista o atendimento de seus objetivos pedagógicos; Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecido; Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; Promover a articulação com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola; Coordenar, no âmbito da escola, as atividades de planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional; Acompanhar o processo de desenvolvimento dos estudantes, em colaboração com os docentes e as famílias; Elaborar estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao desenvolvimento do sistema ou rede de ensino ou da escola; Elaborar, acompanhar e avaliar os planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do sistema e/ou rede de ensino e de escola, em relação a aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, de pessoal e de recursos materiais; Acompanhar e supervisionar o funcionamento das escolas, zelando pelo cumprimento da legislação e normas educacionais e pelo padrão de qualidade de ensino.

PEDREIRO

Executar serviços compreendendo alvenaria, pisos, revestimentos, instalações hidráulicas de acordo com as especificações constantes dos projetos. Executar outras tarefas correlatas.

PROFESSOR

Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecido; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Desincumbir-se das demais tarefa indispensável ao atendimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

PSICÓLOGO

Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Psicologia da Secretaria; Atuar no Departamento de Psicologia, analisando e exarando diagnósticos da área I Psicologia; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Prestar apoio psicológico a pacientes e familiares com os meios necessários ou disponível no Hospital, Centro de Saúde, etc; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar outras atividades correlatas.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Atividades de nível médio, de relativa complexidade, envolvendo a assistência complementar a clientes e o desenvolvimento de ações de enfermagem sob supervisão e orientação do enfermeiro. Executar outras tarefas correlatas.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO

Atividades envolvendo a execução de serviços técnicos em laboratório; Preparar, esterilizar e desinfeccionar materiais e instrumentos, ambientes e equipamentos, segundo normas para a realização de exames; Auxiliar na organização e normas de laboratório; Utilizar técnicas adequadas na coleta, acondicionamento e transporte de material biológico; Atuar no Laboratório auxiliando o Biomédico ou Bioquímico, a quem é hierarquicamente subordinado. Executar outras tarefas correlatas.

VIGIA

Executar serviços de guarda e vigilância garantindo a segurança do patrimônio da Prefeitura, fiscalizar a entrada e saúde de pessoas e materiais das repartições públicas, inspecionar instalações, tomando providências em casos de anormalidade, verificar no final de cada expediente, se janelas e portas estão fechadas e se as luminárias e demais aparelhos estão desligados.

ZELADORA

Atividade de nível primário, envolvendo a execução de diversas tarefas no campo limpeza e conservação, serviços de copa, etc

Alto Alegre dos Parecis, Rondônia, 08 de março de 2007.

INSTITUTO EXATUS S/C LTDA

A COMISSÃO

ANEXO II - CONTEÚDOS DAS PROVAS

Português para os cargos de nível elementar: ortografia; acentuação gráfica; separação silábica; sinônimos e antônimos; plural e singular; aumentativo e diminutivo; pontuação; maiúsculas e minúsculas; adjetivo e verbo;

Português para os cargos de nível fundamental: Compreensão e interpretação de textos; classes de palavras; ortografia e acentuação gráfica; separação e classificação silábica; emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação.

Português para os cargos de nível médio e superior: compreensão e interpretação de textos; classe de palavras; ortografia e acentuação gráfica; classificação silábica; análise sintática da oração; concordância verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação; uso do “por quê”; emprego dos pronomes de tratamento;

Matemática para os cargos de nível elementar: sistema de numeral decimal; operações com números naturais; operações básicas; MMC e MDC; frações: representação, simplificação e operações com frações; números decimais: transformações e operações; medidas de comprimento, capacidade e massa; resolução de problemas;

Matemática para os cargos de nível fundamental: Números reais; Produtos Notáveis; Fatoração; Potenciação e Radiciação; Equações de 1º e 2º Graus; Frações e números decimais; Problemas;

Matemática para os cargos de nível médio e superior: Números reais; Produtos Notáveis; Fatoração; Potenciação e Radiciação; Equações do 2º Grau; Progressões Geométrica e Aritmética; Regras de três; Porcentagem; Matemática financeira;

Atualidades para todos os cargos: conhecimentos de assuntos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais, segurança pública e esportes;

Específica para o cargo de Assistente Social: Serviço Social e interdisciplinaridade; Reforma Psiquiátrica no Brasil Recente; Serviço Social e intervenção na família; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei orgânica da Assistência Social; Ética Profissional; Estatuto do Idoso; Política de seguridade e Previdência social; Atuação em Programa de Prevenção e Tratamento, no uso de álcool, tabaco e outras drogas; Serviço Social e saúde nas famílias de baixa renda;

Específica para o cargo de Auxiliar de Enfermagem: Fundamentos de enfermagem; Procedimentos para o cuidado de enfermagem. fundamentação científica dos cuidados de enfermagem. Noções gerais de anatomia e fisiologia humanas; Enfermagem em Saúde Pública: Assistência de enfermagem para a prevenção, o controle e a recuperação da saúde nas doenças infectocontagiosas e crônico-degenerativas. Programa de imunização. Cadeia de frio. Enfermagem Médico-Cirúrgica: Assistência de enfermagem a pacientes portadores de afecção digestiva, cardiovascular, respiratória, renal, endócrina, hematológica, dermatológica, ortopédica, neurológica e psiquiátrica. Assistência de enfermagem a pacientes no pré, trans e pós-operatório. Atuação do auxiliar de enfermagem no centro cirúrgico. Medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de enfermagem a pacientes em situações de urgência e emergência. Enfermagem Materno-Infantil: Assistência de enfermagem à mulher, à gestante, à puérpera e ao recém-nascido normal e de alto risco. Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente. Aspectos Éticos e Legais da Prática Profissional de Enfermagem. Políticas de Saúde: Legislação do Sistema Único de Saúde.

Específica para o cargo de Bibliotecário: Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceituação; modelos teóricos; panorama brasileiro; sociedade de informação. Comunicação científica. Terminologia de Biblioteconomia e Documentação. Serviços de informação manuais e eletrônicos: tipologia; fontes de informação especializadas – primárias, secundárias e terciárias. Obras de referência – manuais e eletrônicas. Serviços de referência manuais e eletrônicos: busca bibliográfica; estudos de usuários; produtos e serviços de uma unidade de informação; referência legislativa; disseminação seletiva da informação; redes de intercâmbio; comutação bibliográfica; marketing. Representação e tratamento das informações: análise, indexação, recuperação/busca da informação; linguagens documentárias notacionais e verbais: bases teóricas e aplicações; catalogação; Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2); sistemas bibliográficos de classificação: Classificação Decimal Universal; Classificação Decimal de Dewey. Tesauros. Índices. Normalização da documentação no Brasil. Gestão de Unidades de Informação: planejamento, organização e administração de serviços de informação: Acervos: desenvolvimento e organização de coleções (monografias, periódicos, patentes, relatórios e documentos especiais); políticas de informação; estudos bibliométricos; avaliação de serviços e produtos; elaboração e desenvolvimento de projetos. Avaliação de serviços de informação. Informática documentária: bases de dados documentais; avaliação de software para sistemas de informações documentais; novas tecnologias em serviços de informação; periódicos e documentos eletrônicos; metadados; redes de informação e comunicação; bibliotecas eletrônicas (virtuais/digitais); hipermídia e hipertexto.

Específica para o cargo de Desenhista Técnico: Conhecimentos sobre materiais utilizados; medidas; escalas; volumes; desenho geométrico;

Específica para o cargo de Enfermeiro: Fundamentos de Enfermagem; Ética Profissional; Enfermagem Médica-Cirúrgica; Enfermagem Materno-Infantil; Enfermagem no Programa de Assistência ao Adulto; Enfermagem de Saúde Pública; Aspectos do trabalho de enfermagem na saúde coletiva; Assistência de Enfermagem ao Paciente Psiquiátrico Ambulatorial; Administração Aplicada à Enfermagem; Epidemiologia; Saneamento Básico;

Específica para o cargo de Técnico de Enfermagem: Ética profissional; Higiene e Profilaxia; Segurança no Trabalho; Relações humanas no trabalho; Farmacologia; Epidemiologia e estatística aplicada à saúde do trabalhador; Doenças ocupacionais; Enfermagem no trabalho; Atendimento de emergência e primeiros socorros; Psicologia aplicada; Enfermagem neuropsiquiátrica; Enfermagem em Saúde pública; Enfermagem cirúrgica; Enfermagem médica; Nutrição e dietética; Microbiologia e parasitologia; Anatomia e fisiologia humanas.

Específica para o cargo de Técnico em Laboratório: Noções básicas de segurança no laboratório: Estocagem de reagentes químicos; Riscos de incêndios em solventes inflamáveis; Misturas explosivas; Reagentes perigosos pela toxidade e/ou reatividade. Técnicas básicas de laboratório: lavagem e esterilização de vidraria e de outros materiais; preparação de amostras e de materiais; preparo de soluções; análises potenciométricas e espectofotométricas; Filtração. Sistemas de aquecimento e refrigeração: Secagem de substâncias. Uso e conservação de aparelhagem comum de um laboratório. Medidas de peso e de volume. Montagens típicas de aparelhos para destilação. Eliminação de resíduos químicos.

Específica para os cargos de Fiscal Sanitário e Fiscal tributário: Código Tributário Nacional.

Específica para o cargo de Fisioterapeuta: Avaliação respiratória e tratamento; Fisioterapia para o paciente em quadro agudo na unidade de terapia intensiva respiratória; Fisioterapia para a criança com disfunção respiratória; Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca e abdominal alta; Classificação das técnicas de tratamento facilitadoras e inibidoras mais utilizadas; Estratégias para avaliação e planejamento do tratamento de problemas músculo-esqueléticos; Treinamento da marcha com dispositivos auxiliares; Introdução ao exercício terapêutico; Princípios para o tratamento de tecido mole, osso e problemas pós-cirúgicos; Fisioterapia nos problemas ortopédicos e traumatológicos; Princípios do exercício aeróbico; Ficar em pé precocemente; Vencendo a limitação dos movimentos, contraturas e deformidades; Avaliação funcional fisioterapêutica. Problemas de ombro ligados à hemiplegia; Fisioterapia no paciente com doença cardíaca e pulmonar; Fisioterapia no doente neurológico; Ética profissional.

Específica para o cargo de Médico Clínico Geral: Endocrinologia: diabetes melitus tipo 1 e 2, doenças da tireóide, distúrbios do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal; Nefrologia: malformações e infecções do trato urinário, litíase urinária; Cardiologia; hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, endocardite infecciosa, taquiarritmias, bradiarritmias, doença arterial coronariana; Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; Imunologia: doenças reumáticas; Pneumologia: infecções e neoplasias do trato respiratório, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma brônquica; Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; Gastroenterologia: doenças pépticas, neoplasias do trato digestivo, hepatites, etilismo; Cuidados preventivos de Saúde; princípios de Avaliação e Tratamento; Programas de Saúde do Ministério da Saúde; Política de Saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS); Municipalização da Saúde. NOB 96 e NOAS/2001; Normas Operacionais de Assistência à Saúde: NOAS; Indicadores de Saúde Gerais e Específicas; Direito do Usuário SUS – Cartilha do Ministério da Saúde.

Específica para o cargo de Médico Pediatra: Assistência ao recém-nascido de baixo peso. Distúrbios metabólicos do recém-nascido. Distúrbios respiratórios do recém-nascido. Icterícia neonatal. Infecções neonatais. Lesões ao nascimento: asfixia neonatal, hemorragia intracraniana, luxações e fraturas. Triagem neonatal: erros inatos do metabolismo. Aleitamento materno. Avaliação do crescimento e do desenvolvimento normais. Imunizações. Nutrição do lactente, da criança e do adolescente. Prevenção de trauma. Anemias. Asma brônquica. Constipação. Convulsão. Desidratação e terapia de reidratação oral. Diabete melito. Diarréias. Distúrbios nutricionais. Doenças infectocontagiosas. Enurese noturna. Fibrose cística. Glomerulonefrite difusa aguda. Hepatites. Hiperatividade. Infecção urinária. Infecções de vias aéreas superiores e inferiores. Infecções do sistema nervoso central. Insuficiência cardíaca. Leucemia linfocítica aguda. Parasitoses. Problemas dermatológicos mais comuns. Problemas ortopédicos mais comuns. Raquitismo. Refluxo gastroesofágico. Sepse. Sibilância do lactente (“lactente chiador”). SIDA / infecção pelo HIV. Síndrome da criança mal-tratada. Síndrome da morte súbita da criança. Síndrome nefrótica/nefrítica. Manejo inicial de: Aspiração de corpo estranho, intoxicações agudas, queimaduras e afogamento. Ressuscitação cardiorrespiratória: Suporte básico. Transplantes em pediatria: princípios básicos e doação de órgãos.

Específicas para o cargo de Médico Ginecologista: Ginecologia. Amenorréias. Climatério. Consulta ginecológica. Doenças da mama. Doenças sexualmente transmissíveis e SIDA. Dor pélvica. Endocrinopatia ginecológica. Endometriose. Ginecologia infanto-juvenil. Infecções genitais. Neoplasias genitais. Planejamento familiar. Reprodução humana. Sangramento genital. Sexologia. Tensão pré-menstrual. Uroginecologia. Violência sexual. Obstetrícia. Abortamento. Amamentação. Assistência ao parto. Assistência pré-natal. Diabete gestacional. Diagnóstico de gestação. Doença hipertensiva. Fórcipe e cesariana. Gemelaridade. Gestação de alto risco. Gestação ectópica. Incompatibilidade sangüínea materno-fetal. Indução do parto. Infecções. Intercorrências clínico-cirúrgicas na gestação. Medicina fetal. Neoplasia trofoblástica. Pós-maturidade. Prematuridade. Puerpério. Ruptura prematura de membranas. Sangramento do terceiro trimestre. Semiologia obstétrica. Uso de drogas durante a gestação e a amamentação.

Específica para o cargo de Odontólogo: Patologia e diagnóstico oral; Cirurgia Buco Maxilo Facial; Prótese Dentária; Procedimentos Clínico – Integradas; Farmacologia e Terapêutica Aplicada a Odontologia; Radiologia oral e Anestesia; Odontologia social e preventiva; Odontologia legal; Odontopediatria e Ortodontia; Materiais Dentários; Dentística Operatória;

Especifica para o cargo de Médico Veterinário: Inspeção Sanitária e Tecnológica dos Produtos de Origem Animal; Patologia animal; Bovinocultura de corte e bovinocultura de leite; Nutrição animal e Agrostológica; Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial.

Especifica para o cargo de Pedagogo Supervisor: Fins da educação; Objetivos da educação; conceitos de supervisão; fundamentos filosóficos da supervisão; perfil do supervisor; relações humanas na supervisão; liderança; currículo; planejamento; a supervisão numa escola reflexiva; supervisão novas exigências; conhecimentos sobre a Lei 9394/96 LDB e PCNs.

Específica para Professor Magistério: Escola e educação; aprendizagem; tipos de aprendizagem; motivação; tendências pedagógicas; a importância dos objetivos; planejamento; currículo; recursos de ensino; o relacionamento na sala de aula; leitura; escrita; conhecimento sobre a Lei 9394/96 LDB e PCNs.

Específica para o cargo de Professor - História: Pré-história, História antiga, História medieval, História moderna, História contemporânea e História do Brasil.

Específica para o cargo de Psicólogo: Psicologia do desenvolvimento; Teorias da Personalidade; Psicopatologia; Técnicas Psicoterápicas; Processos Grupais; Fatores emocionais nas diferentes doenças; Psicodiagnóstico; Ética profissional.

Alto Alegre dos Parecis, Rondônia, 08 de março de 2007.

INSTITUTO EXATUS S/C LTDA

A COMISSÃO