CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - PB

Notícia:   Oportunidade de Estágio para nível Médio, Técnico e Superior na Cagepa - PB

CAGEPA - COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA PARAÍBA

EDITAL PARA ABERTURA DE INSCRIÇÕES E REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES, PELO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE, PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA PARAÍBA - CAGEPA.

O Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, usando das atribuições conferidas pelo contrato n° 0031/2011 celebrado entre esse Agente de Integração e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - CAGEPA, e considerando a Lei n.° 11.788/08, faz saber que fará realizar processo seletivo para a escolha de estagiários nas áreas de e instruções abaixo:

CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

Administração, Arquivologia, Automação Industrial, Ciências Contábeis, Comunicação Social -Jornalismo, Direito, Ciências Econômicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia em Geoprocessamento, Gestão Ambiental, Pedagogia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Tecnologia em Redes de Computadores e cursos superiores relacionados à área de Informática.

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO E TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Gestão Comercial, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho e cursos técnicos relacionados à área de Informática.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo será realizado pelo Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, através da Unidade de Operação de João Pessoa/PB.

1.2. A presente seleção visa o preenchimento das vagas de estagiários que vierem a vagar dentro do prazo de validade previsto neste Edital, através da formação de cadastro de reserva.

1.3. A seleção para preenchimento das vagas de que trata esse Edital compreenderá as seguintes fases:

- Primeira Fase: Inscrição no processo seletivo.

- Segunda Fase: Prova de Conhecimento Específico e de Língua Portuguesa.

- Terceira Fase: Análise de documentos conforme item 2.1 do Edital

1.4. Os locais de estágios por curso são os estabelecidos no quadro a seguir:

CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

JOÃO PESSOA

CAMPINA GRANDE

PATOS

SOUSA

CAJAZEIRAS

Administração

X

X

X

X

-

Arquivologia

X

-

-

-

-

Automação Industrial

X

-

-

-

-

Ciências Contábeis

X

X

X

X

-

Comunicação Social - Jornalismo

X

X

-

-

-

Direito

X

-

-

-

-

Ciências Econômicas

X

X

-

-

-

Engenharia Ambiental

X

-

-

-

-

Engenharia Civil

X

X

-

-

-

Engenharia Elétrica

X

X

-

-

-

Engenharia de Produção

X

-

-

-

-

Engenharia Mecânica

X

X

-

-

-

Engenharia Química

X

X

-

-

-

Engenharia Ambiental e Sanitária

-

X

-

-

-

Tecnologia em Geoprocessamento

X

-

-

-

-

Gestão Ambiental

X

-

-

-

-

Informática - cursos superiores relacionados à área de informática

X

-

-

-

-

Pedagogia

-

-

X

-

-

Química

X

X

-

-

-

Química Industrial

X

X

-

-

-

Serviço Social

X

X

-

-

-

Tecnologia em Redes de Computadores

X

 

-

-

-

 

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO E TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

JOÃO PESSOA

CAMPINA GRANDE

PATOS

SOUSA

CAJAZEIRAS

Cursos técnicos relacionados à área de Informática

X

-

-

-

-

Técnico em Eletromecânica

-

-

-

-

X

Técnico em Eletrônica

X

X

-

-

-

Técnico em Eletrotécnica

X

-

-

-

-

Técnico em Administração

X

-

-

-

-

Técnico em Contabilidade

X

X

-

-

-

Técnico em Edificações

X

-

-

-

X

Técnico em Gestão Comercial

-

X

-

-

-

Técnico em Mecânica

X

-

-

-

-

Técnico em Meio Ambiente

X

-

-

-

-

Técnico em Segurança do Trabalho

X

-

-

-

 

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1. O estágio destina-se, exclusivamente, aos estudantes regularmente matriculados, com frequência efetiva nos cursos vinculados ao ensino público ou particular nas Instituições de Ensino Técnico de Nível Médio Integrado, Técnico Profissionalizante e de Nível Superior reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC.

2.2. A contratação do aluno selecionado no processo está condicionada, no ato da assinatura do termo de compromisso a:

a) Nível Superior: Deverá está matriculado no 7º período em diante ou equivalente, para os cursos com graduação em 10 (dez) períodos ou 05 (cinco) anos, no 3º período em diante ou equivalente, para cursos com graduação em 06 (seis) períodos ou 03 (três) nos e no 5º período em diante ou equivalente, para os cursos com graduação em 08 (oito) períodos ou 04 (quatro) anos.

b) Nível Técnico de Ensino Médio Integrado: Deverá está regularmente matriculado no módulo profissional integrado.

c) Nível Técnico Profissionalizante: Deverá está cursando o 2º semestre do curso ou equivalente.

2.3. A inscrição é gratuita, e deverá ser requerida em formulário próprio disponibilizado no sitio do CIEE - www.ciee.org.br.

2.4. Nos termos do art. 17, § 5º, da Lei n° 11.788/2008, fica assegurado à reserva de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas para cada curso, em processo seletivo à parte, aos candidatos portadores de condição especial, devidamente comprovada por laudo médico, emitido até 90 (noventa) dias antes da inscrição, e confirmada a fidelidade de seu conteúdo pelo Centro de Integração Empresa Escola - CIEE.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições ficarão abertas no período de 15 de Junho de 2011 a 04 de julho de 2011 através do sitio do CIEE - www.ciee.org.br.

3.2. O candidato deverá acessar o sitio do CIEE - www.ciee.org.br, cadastrar-se para ter acesso à ficha de inscrição, que deverá ser impressa, preenchida, assinada e entregue de segunda a sexta-feira por si ou por seu procurador instruído com a documentação nos locais abaixo:

a) João Pessoa

Local: CIEE de João Pessoa, localizado a Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2346 -58040-000 - Tambauzinho - João Pessoa/PB. (Próximo ao Grupamento de Engenharia)

b) Campina Grande

Local: CIEE de Campina Grande, localizado a Rua João da Mata, 487 -58100-630 - Centro - Campina Grande/PB. (Próximo a Maternidade Elpídio de Almeida)

c) Patos

Local: Coordenação do Curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus VII, Av. Pedro Firmino, S/N - Salgadinho - 58704­400 - Patos/PB (Antiga Escola Norma).

d) Sousa

Local: Coordenação do Curso de Administração Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus V, Rua Sinfrônio Nazaré, 38 - Centro -58800-240 - Sousa/PB.

e) Caiazeiras

Local: Coordenação de Estágio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFPB, Rua José Antônio da Silva, 300 - Jardim Oásis - 58900­000 - Cajazeiras/PB.

I - Cópia de documento de identidade, acompanhada do original, para fins de conferência, ou autenticada;

II - Cópia do CPF, acompanhada do original, para fins de conferência, ou autenticada;

II - Original ou cópia autenticada do Histórico Escolar atualizado emitido pela instituição de ensino, com indicação clara do CRE (Coeficiente de Rendimento Escolar);

III - Original ou cópia autenticada da Declaração Escolar da instituição de ensino constando que o candidato encontra-se Matriculado e em que semestre ou ano está cursando.

IV - cópias autenticadas do documento de identidade do procurador e do instrumento de mandato a ele outorgado com reconhecimento de firma na hipótese de inscrição por procuração, além dos documentos do candidato exigidos nos incisos anteriores, acompanhadas do original, para fins de conferência, ou autenticadas.

V - Para os candidatos portadores de condições especiais, apresentação de cópia autenticada de laudo médico conforme item 2.4 desse Edital.

3.3. É vedada inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax e via correio eletrônico.

3.4. Os candidatos no ato da inscrição deverão optar por um único LOCAL DE ESTÁGIO ao qual concorrerá;

3.5. Estará automaticamente desclassificado o candidato que no ato da inscrição não optar por nenhum LOCAL DE ESTÁGIO e/ou optar por 02 (dois) ou mais LOCAIS DE ESTÁGIOS na mesma inscrição;

3.6. O LOCAL da realização da prova de Conhecimento Específico e de Língua Portuguesa será o mesmo em que o candidato optou em concorrer à vaga, com exceção dos candidatos que concorrerão às vagas da cidade de Cajazeiras, cujo LOCAL de realização da prova de Conhecimento Específico e de Língua Portuguesa será em Sousa/PB conforme item 4.2 desse Edital;

3.7. Estará Automaticamente desclassificado o candidato que no ato da inscrição não optar por nenhum LOCAL para realização da prova e/ou optar por 02 (dois) ou mais LOCAIS de realização da prova de Conhecimento Específico e de Língua Portuguesa na mesma inscrição.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O acesso à vaga destinada ao estágio ficará condicionado à submissão do aluno a processo seletivo, constituído de provas objetivas de conhecimento específico e de língua portuguesa.

4.2. Os candidatos que concorrerão às vagas da cidade de Cajazeiras serão submetidos às Provas de Conhecimento Específico e Língua Portuguesa na cidade de Sousa/PB conforme local e horário abaixo.

4.3. Os locais de realização das provas de conhecimento específico e língua portuguesa serão:

CIDADE

HORÁRIO

LOCAL

João Pessoa

08h00 às 11h00

Colégio Nossa Senhora de Lourdes - Lourdinas, Av. Pres. Epitácio Pessoa, 208 - Centro - João Pessoa/PB.

Campina Grande

08h00 às 11h00

Faculdade Maurício de Nassau - Rua Prefeito Antênio Carvalho de Souza, S/N - Estação Velha - Campina Grande/PB.

Patos08h00 às 11h00Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus VII - Av. Pedro Firmino, S/N - Salgadinho - Patos/PB.
Sousa08h00 às 11h00Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus V, Rua Sinfrônio Nazaré, 38 - Centro -58800-240 - Sousa/PB.

4.4. As provas de Conhecimento Específico e de Língua Portuguesa serão realizadas no dia 10 de Julho de 2011 no horário de 08h00 às 11h00 e conterá 20 (vinte) questões de múltipla escolha abordando as disciplinas contidas no conteúdo programático disposto no anexo I deste Edital.

5. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

5.1. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e documento de identidade original e com foto (RG e Carteira Nacional de Habilitação).

5.2. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá fornecer documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 15 (quinze) dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

5.3. Não serão aceitos como documento de identidade: certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de motorista no modelo antigo, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e ou danificados.

5.4. Não será aceita cópia do documento de identidade ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

5.5. Cada candidato receberá um caderno prova e um cartão para marcação de suas respostas, devendo ser marcada apenas uma das alternativas disponíveis para cada enunciado.

5.6. O cartão de resposta referido no item anterior não será substituído em qualquer hipótese, devendo o candidato tomar o devido cuidado no seu manuseio e preenchimento, sendo de sua exclusiva responsabilidade qualquer prejuízo que lhe possa advir de problemas decorrentes da indevida realização dessas duas atividades.

5.7. Não será permitido ao candidato levar o cartão de resposta, nem o caderno de prova.

5.8. Após o horário fixado para o início das provas, não se admitirá, sob qualquer hipótese, o ingresso de nenhum candidato aos locais de sua realização.

5.9. A ausência acarretará a eliminação automática do candidato, não havendo segunda chamada para qualquer uma das provas.

5.10. O tempo previsto para aplicação das provas será de 03 (três) horas, não havendo, por qualquer motivo, prorrogação em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

5.11. Durante a realização das provas, não será permitida espécie alguma de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

5.12. Não será permitida a utilização, no local de provas, aparelhos eletrônicos (máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, bip, telefone celular, walkman, receptor, lphone, lpad, gravador, etc.).

5.13. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do processo o candidato que, durante a realização da prova:

a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas;

c) Utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor ou pagers, ou que se comunicar com outro candidato;

d) Faltar com a devida cortesia para com qualquer um dos examinadores, seus auxiliares, autoridades presentes ou candidatos;

e) Se recusar a entregar o material de provas ao término do tempo de provas;

f) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

5.14. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas para a realização das provas, definidas neste Regulamento ou em outros relativos ao processo seletivo, nos comunicados, nas instruções ao candidato ou naquelas constantes em cada prova.

6. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

6.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, a partir das notas obtidas na Prova de Conhecimentos Específicos e de Língua Portuguesa.

6.2. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem na prova de Conhecimentos Específicos e de Língua Portuguesa, pelo menos 50% (cinquenta por cento) de acertos.

6.3. Em caso de empate, adotar-se-ão os seguintes critérios de desempate:

a) O candidato com maior número de pontos no CRE (Coeficiente de Rendimento Escolar), conforme documentação apresentada no momento da inscrição no processo seletivo.

b) O candidato que tiver maior idade.

7. DOS RECURSOS

7.1. O gabarito provisório das Provas será divulgado no dia 11 de Julho de 2011 no sitio do CIEE - www.ciee.org.br;

7.2. O recurso das Provas de Conhecimento Específico e de Língua Portuguesa do processo de seleção poderá ser interposto no prazo de 2 (dois) dias, das 08h00 às 17h00, contado a partir da divulgação do gabarito provisório objeto da irresignação, publicado no site CIEE, e apresentado exclusivamente nos endereços acima citados de locais de inscrições.

7.3. O recurso deverá ser apresentado em duas vias (original e cópia) e digitado com as seguintes especificações:

a) Nome, endereço completo e assinatura do candidato;

b) Cópia da Carteira de Identidade, CPF e original da Declaração Escolar do candidato atualizada

c) Indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada;

d) Argumentação lógica e consistente;

e) Folhas separadas para questões diferentes.

7.4. Não serão aceitos recursos interpostos por via postal, via fax, internet ou correio eletrônico, ou ainda, que não estejam no padrão acima exposto.

7.5. Se do exame dos recursos resultarem anulação de questão, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Os pedidos de recursos serão analisados e decididos pelo CIEE sendo o resultado dos mesmos divulgado juntamente com o Resultado Oficial do Processo Seletivo.

8. DO RESULTADO

8.1. As respostas dos Recursos e o Resultado Oficial do processo seletivo serão divulgados no sitio do CIEE www.ciee.org.br, dia 27 de Julho de 2011.

8.2. O resultado servirá para preenchimento das vagas existentes atualmente na CAGEPA bem como para formação de cadastro reserva, a ser utilizado pelo órgão segundo sua necessidade e conveniência, para preencher as vagas de estágio durante o período de validade do processo;

8.3. A aprovação no processo seletivo gera para o candidato apenas expectativa de ser convocado para preencher a vaga de estágio;

8.4. A CAGEPA reserva-se do direito de convocar candidatos em número que atenda as necessidades e de acordo com a disponibilidade orçamentária e a existência de vaga de estágio;

9. DO ESTÁGIO

9.1. O estágio tem duração de 01 (um) ano podendo o mesmo ser prorrogado por igual período bem como rescindido antecipadamente por ambas as partes.

9.2. O estágio será automaticamente cessado com a formatura ou colação de grau do estagiário, caso essa ocorra antes do término do prazo de duração contido no item 9.1 deste Edital.

9.3. O estágio tem carga horária de 20 (vinte) horas semanais, de segunda a sexta‑feira, distribuídas em jornadas diárias de 4 (quatro) horas diárias para 5 (cinco) dias por semana.

9.4. O estagiário receberá bolsa-auxílio correspondente a R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais, bem como o valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) mensais de auxílio transporte.

9.5. Poderá a CAGEPA descontar, da bolsa-auxílio do estagiário, à razão de 1/30 (um trinta avos) cada as faltas eventualmente verificadas e que não apresentem, a seu exclusivo critério, justificativa plausível.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. O aproveitamento dos candidatos aprovados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final.

10.2. O processo seletivo para a escolha de estagiários nas áreas de que trata este edital terá validade de 01 (um) ano, contado da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano;

10.3. Não haverá cobrança de taxa de inscrição;

10.4. A convocação para o exercício do estágio será feita pelo CIEE, por meio de contato telefônico e por meio eletrônico (e-mail) do candidato selecionado. O candidato convocado deverá apresentar-se ao CIEE no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis da data da convocação, sob pena de sofrer a consequência mencionadas nos itens 10.6 desse Edital.

10.5. É responsabilidade do Estagiário contratado a entrega das vias do Termo de Compromisso de Estágio devidamente assinadas pelas partes a CAGEPA, sob pena de ter seu contrato de estágio cancelado;

10.6. O estagiário contratado deverá comprovar, semestralmente, o período/ano letivo que se encontre cursando, através de Declaração fornecida pela Universidade a que se ache vinculada, a ser entregue na Gerência de Capital Humano da CAGEPA em João Pessoa/PB.

10.7. Serão considerados para convocação os telefones e e-mail registrados pelo estudante no ato da inscrição;

10.8. A não entrega da declaração exigida no item 10.6 acarretará imediata cessação do estágio;

10.9. Será eliminado do processo seletivo o candidato que

· Não for localizado em decorrência de telefone desatualizado, incompleto ou incorreto;

· Deixar de comparecer a entrevista, sem motivo justificado;

· Se recusar a iniciar o estágio na data, local e demais condições estipuladas pela CAGEPA.

João Pessoa, Junho de 2011.

Unidade de Operação João Pessoa
Centro de Integração Empresa Escola - CIEE

ANEXO - I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

1- ENGENHARIA CIVIL

Prática nos softwares AutoCade Excel; Noções de Estrutura, Técnicas de Construção; Instalações Hidráulicas; Instalação de Esgoto; Hidráulica e Saneamento Básico.

2- DIREITO

Direito Constitucional:Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Princípios, direitos e garantias fundamentais; Organização do Estado: Organização político-administrativa; Organização dos Poderes; Poder Judiciário: Disposições Gerais, os Tribunais; Funções Essenciais à Justiça.

Direito Administrativo: Administração Pública: Estrutura e atividades administrativas.;Poderes e deveres do administrador público; Atos administrativos. Licitações e Contratos Administrativos; Controle da Administração; Tribunal de Contas da União; Servidor Público (Lei n.º 8112/90); Responsabilidade Civil do Estado; Processo Administrativo: Lei nº 9784/99. 9 Processo Administrativo Disciplinar.

3- CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Contabilidade Básica:Contabilidade Aplicada a Administração Pública: Conceito, objeto, objetivo, regime contábil, campo de aplicação; Orçamento Público: Conceito, princípios, ciclo orçamentário, créditos adicionais; Receita: Conceito, classificação, estágios; Despesa: Conceito, classificação, estágios; Despesas de Exercícios Anteriores: Conceito, ocorrências; Suprimento de Fundos: Conceito, concessão, restrição na concessão; Restos a Pagar: Conceito, classificação; Plano de Contas: Conceito, estrutura, sistemas de contas.

4 - ADMINISTRAÇÃO

Planejamento Organizacional:Conceitos e princípios de planejamento; Natureza e importância do planejamento; Partes e tipos de planejamento; O ambiente de planejamento; Planejamento como processo e sistema; A organização e operacionalização do planejamento; Métodos e técnicas de planejamento; Conceitos e Ferramentas da Qualidade.

Administração Pública: Conceito, elementos, poderes: Organização e estrutura administrativa; Órgãos públicos; Agentes Públicos; Atividades Administrativas: Conceitos, natureza, fins e princípios básicos; Atos Administrativos: Conceito e requisitos, atributos, classificação, anulação e revogação, efeitos.

5 - CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Economia Geral; Teoria Microeconômica; Teoria Macroeconômica; Economia Financeira; Elaboração e análise de projetos.

6 - CURSOS SUPERIORES NA ÁREA DE INFORMÁTICA

1. Linguagem de programação: JAVA, PHP, Banco de Dados: Oracle, MySQL, POSTGRESQL, Administração de redes, Servidor de Aplicações: JBOSS, TOMCAT Segurança da Informação. 2. Hardware e Software, Sistemas Operacionais: WINDOWS XP e VISTA, LINUX, Redes de Computadores, Aplicativos de Escritório: Br Office, Ms Office, Ferramentas de Gerenciamento de Conteúdo - CMS: (Joomla, Druppal), Aplicativos de Editoração Gráfica: PHOTOSHOP, COREL DRAW, INSIDE)

7 - ENGENHARIA AMBIENTAL

Qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias de tratamento dos efluentes; Qualidade do solo e da água subterrânea, gerenciamento de resíduos sólidos, remediação de solos e de água subterrânea; Legislação ambiental; Economia ambiental; Política ambiental e desenvolvimento sustentável.

8 - ENGENHARIA ELÉTRICA

Instalações prediais de luz e força; Instalações para força motriz; Circuitos de sinalização; Sistema de aterramento e malha de terra; Instalações de pararaios.Proteção de equipamentos e de sistemas elétricos; Dispositivos de proteção: disjuntores, seccionadores e outros dispositivos para baixa tensão; Identificação de problemas comuns a todas as instalações: sobretensões, coordenação de isolamento, ligação a terra, condição do neutro nos sistemas trifásicos.Luminotécnica. Iluminação predial. Iluminação de áreas externas. Melhoramento do fator de potência e instalação de capacitores. Conceitos e fundamentos aplicados à manutenção predial (preventiva e corretiva);Planejamento e controle da manutenção.Conhecimentos de Eletrônica Básica e industrial.Conhecimentos de Segurança no Trabalho; NR-10.

9 - ENGENHARIA QUÍMICA

FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA ENGENHARIA QUÍMICA: Reatores Químicos; Classificação dos reatores e princípios de cálculos dos reatores ideais; Operações unitárias de indústria químicas. Transporte de fluídos compreensíveis; Equações fundamentais de balanço de energia e massa; Bombas: Tipos de Bombas; Curvas das bombas; Curvas dos sistemas de bombeamento; Escolha das bombas. Medidores de Vazão: Monômetro; Verturi; Retâmetros

10-ENGENHARIA MECÂNICA

Instalações hidráulicas. Ensaios mecânicos. Instrumentação. Vibrações mecânicas. Máquinas térmicas. Materiais de construção mecânica. Resistência dos materiais. Mecânica aplicada a máquinas. Elementos de máquina. Termodinâmica. Mecânica dos fluidos. Princípios de Transferência de Calor: condução, convecção, radiação.

11 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Noções de saúde pública, epidemiologia e saneamento. Sistemas de abastecimento de água. Qualidade da água. Tratamento de água de abastecimento. Controle de poluição da água. Sistemas de esgotos sanitários. Tratamento de águas residuárias. Resíduos sólidos e limpeza pública. Sistemas de drenagem urbana. Controle de poluição do ar.

12 - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Noções de Metrologia, Eletrônica Analógica e Digital. Definições e Unidades de Pressão, Temperatura, Nível e Vazão. Instrumentos de Medição de Pressão, Nível, Temperatura e Vazão. Controle de Processos: Conceito de Processos, Fundamentos de Controle Automático Contínuo e Descontínuo, Manual e Automático, Modos de Controle e Sintonia de Controladores.

13 - TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

I - Conceitos básicos: saber os fundamentos de rede de computadores, tipos de redes, componentes, transmissão de dados, identificação de problemas e solução de problemas e instalação e manutenção de redes de computadores.

II - Protocolos: conhecer o modelo OSI (camadas), padrão IEEE 802.3 Ethernet e TCP/IP (fundamentos, arquitetura, classes de endereçamento IP, máscara de rede, segmentação de rede, protocolos IP, ICMP, UDP, TCP, DNS, SNMP, Telnet, FTP, SMTP, HTTP e DHCP).

14 -QUÍMICA INDUSTRIAL

1. Biossegurança e qualidade: equipamentos de segurança individual e coletiva. 2 Boas práticas de Fabricação (BPF). 3. Biotecnologia fundamentos e aplicações de processos fermentativosindustriais (biomassa microbiana, enzimas, metabólitos, produtos recombinantes), cinéticas do crescimento celular, consumo de substrato e formação de produto em bioreatores.

15 - QUÍMICA

Estrutura e reações de moléculas orgânicas. Química de produtos naturais. Química Analítica Quantitativa. Métodos Instrumentais de análise e de separação. Química Ambiental. Transferência de massa e suas aplicações. Mecânica de fluidos. Leis da termodinâmica. Equilíbrio físico-químico. Equilíbrios em água.

16 -TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

1. Fundamentos da Cartografia: Conceitos e Definições; A Ciência Cartográfica; Mapas e Cartas; Tipos de Mapas. Atlas. Aplicações, Tendências, Relacionamentos com outros campos do conhecimento. Elementos de Composição Cartográfica: Projeto Cartográfico; Projeções Cartográficas; Escala; Sistemas de Coordenadas; Sistemas Geodésicos; Modelos e Teoria de Cores; Semiologia Gráfica; 2. Georreferenciamento e Registro: Transformações Geométricas e Polinomiais; Rubber Sheet; Pontos de Referência; 3. Fundamentos de Topografia: conceitos e métodos de levantamentos planimétricos e altimétricos; 4. Fundamento de Posicionamento de GPS; Pontos de Controle; Densificação e Distribuição de Pontos; Análise de Qualidade

17 - SERVIÇO SOCIAL

1 Ambiente de atuação do assistente social. 1.1 Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. 1.2 Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico, planos, programas, projetos e atividades de trabalho. 1.3 Avaliação de programas e políticas sociais. 1.4 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências). 1.5 Diagnóstico. 2 Estratégias de trabalho institucional. 2.1 Conceitos de instituição. 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais. 2.3 Uso de recursos institucionais e comunitários. 2.4 Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social.

18 - ARQUIVOLOGIA

- Conceitos fundamentais de arquivologia: teorias e princípios. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

- Diagnóstico.

- Arquivos correntes e intermediário. Protocolos. Avaliação de documentos. Tipologias documentais e suportes físicos: teoria e prática. As políticas públicas dos arquivos permanentes: ações culturais e educativas. A legislação arquivísticabrasileira; leis e fundamentos. A automação aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas.

- A preservação, a conservação e a restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas. Informática: Informática aplicada à arquivologia.

19 - PEDAGOGIA

Didática: Objeto de estudo da didática e Ensino- aprendizagem,Teorias da Educação, Planejamento educacional, Prática pedagógica, A pedagogia de projetos, A aprendizagem significativa, A docência, Fundamentos da Educação Inclusiva, Educação e Inclusão Social, Alfabetização e Letramento, Fundamentos Filosóficos da Educação.

20 - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

1. Gestão da Qualidade - Conceitos de Qualidade. Qualidade Total. Controle Estatístico da Qualidade. Principais Abordagens dos Mestres da Qualidade. Ferramentas Básicas para a Gestão da Qualidade. Normas da Série ISO 9.000 e ISO 14.000 nas Empresas Industriais e nas Empresas de Serviço.

21 - GESTÃO AMBIENTAL

1. Proteção ambiental - 1.1 Disponibilidade de recursos naturais e seu controle. 1.2 Estruturação legal e institucional. 1.3 Aspectos institucionais e legais no Brasil.2. Requisitos de qualidade das águas - 2.1 Uso prioritário, abastecimento domiciliar e industrial.

22 - COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

1 Gêneros Jornalísticos. 2 Notícia: conceito, barriga, notas, nariz de cera, elementos, classificação, tipos de lead, suíte. 3 Linguagem Jornalística: conceitos e tipos. 4 Objetividade Jornalística. 5 Reportagem: pauta, fontes, pesquisa, planejamento, tipos.

CURSOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO E DE NÍVEL MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

1 - TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Desenho de arquitetura: formatos, escalas, símbolos e convenções.Elementos básicos do projeto: plantas, cortes, fachadas e detalhes. Condições gerais das edificações: alinhamentos e afastamentos, classificação dos compartimentos, vãos, áreas, circulações em mesmonível, circulações de ligação de níveis diferentes, orientação e insolação.

2 - TÉCNICO EM ELETRÔNICA

1. Equipamentos laboratoriais e hospitalares. 2.Conhecimento de quadro de comandos eletrônicos em geral; conhecimento avançado em placas de comando digital (PLC digital) 3. Conhecimento em USCAS (grupos geradores). 4. Conhecimento em CPUs.

3 - TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1- Noções de Contabilidade geral: conceito, princípios contábeis geralmente aceitos; contabilização de operações básicas; 2- Contabilidade Pública: noções gerais; conceitos básicos; campo de aplicação; objeto;

4 - TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

1- Grandezas Elétricas. 2- Circuitos Elétricos (Lei de Ohm E Kirchoff). 3- Aparelhos de Medidas Elétricas. 4- Simbologia Elétrica. 5- Condutores Elétricos. 6- Aterramento. 7- Chaves Magnéticas. 8- Circuitos Monofásicos e Trifásicos.

5 - CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA

1- Conceitos básicos de operação de microcomputadores; 2- Noções básicas de operação de microcomputadores em rede local; 3- Operação do editor de textos Word 2000: conceitos básicos; principais comandos aplicáveis ao texto; uso de tabelas, mala direta e ferramentas; impressão de documentos; 4- Operação de planilha Excel 2000: conceitosbásicos; digitação e edição de dados; construção de fórmulas para cálculos de valores; criação de gráficos; formatação de dados e planilhas; 5- Noções gerais de utilização da Internet e suas ferramentas.

6 - TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1- Legislação específica. 2- Lei n.º6.514, de 22/12/1977. 3- Normas regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8/6/1978. 4- Legislações complementares. 5- Normas de segurança da ABNT. 6-Acidente de trabalho: conceitos, registro, comunicação, análise e estatística. 7- Prevenção e controle de riscos.

7 - TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

1. Processos Administrativos: 1.1. Noções de recursos humanos: CLT, benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida. 1.2.Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas. 1.3. Redação oficial: ofícios, comunicações internas, cartas, requerimentos, protocolo, expedição e distribuição de correspondência. geração de material escrito, visual e sonoro, entre outros. 2. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

8 - TÉCNICO EM MECÂNICA

1. Elementos de Máquinas: eixos, polias, redutores, engrenagens, acoplamentos. 2. Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos.3. Normas de Higiene e Segurança do Trabalho; 4. Eletricidade Veicular. Reparação Veicular. Sistemas de Controle. Manutenção de Veículos. 6. Materiais de Construção Mecânica: propriedades, comportamento e aplicações.

9 - TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Manutenção: princípios de lubrificação. Manutenção preditiva, preventiva e corretiva de instalações industriais. Usinagem: processos básicos, ferramentas e máquinas operatrizes.

10 - TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Elementos, átomos e compostos e ligações químicas. Nomenclatura química dos cátions, ânions,compostos inorgânicos e compostos orgânicos. Conceito de mol e massas molares. Equações químicas, representação e balanceamento. Soluções aquosas e precipitação. Ácidos, bases e reações redox.

11 - TÉCNICO EM GESTÃO COMERCIAL

1 - Conceito de Gestão de Empresas 2 - Tipos de Sociedades 3 - Características das Empresas 4 - Classificação das Empresas.

COMUM A TODOS OS CURSOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

1 - LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos; Tipologia textual; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Emprego das classes de palavras; Emprego do sinal indicativo de crase; Sintaxe da oração e do período; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras; Redação de correspondências oficiais (relatório, ata, atestado, circular, declaração, memorando, ofício e requerimento).