MP - Ministério Público - Arapongas - PR

Notícia:   MPE - PR seleciona Estagiário de nível médio para Arapongas

MINISTÉRIO PÚBLICO - ARAPONGAS

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL N.º 004/2014

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA COMARCA DE ARAPONGAS

Teste Seletivo para ingresso no quadro de estagiários de Ensino Médio do Ministério Público do Estado do Paraná

Os Promotores de Justiça, Dr. Fernando Augusto Sormani Barbugiani, Dr. Marcos Vinícius Pesenti, Drª. Patrícia Cristina Schmidt Grili Macedo, Dr. Tiago de Oliveira Gerardi, Dra. Leda Barbosa Lorejan e Dr. Ricardo Alessandro dos Santos no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Protocolo n.º 5.897/2014, resolvem:

TORNAR PÚBLICO

O presente edital, que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de 01 (um) estagiário de ensino médio para atuar junto às Promotorias de Justiça da Comarca de Arapongas/PR, (vaga nº 1051):

1 - DOS REQUISITOS: Poderão se inscrever os estudantes de ensino médio, que estejam devidamente matriculados nos dois últimos anos, em instituições de ensino oficiais, reconhecidas e autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação, que tenham o estágio previsto como obrigatório ou facultativo no projeto pedagógico do curso e que ainda estejam matriculados no ensino médio no ano letivo de 2014.

1.1 - Os candidatos deverão ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos no momento da convocação para a função de estagiário. Se no ato da inscrição o candidato não tiver a idade mínima, sua inscrição deverá ser assinada pelo responsável legal.

2 - DA VAGA A SER PREENCHIDA: O candidato selecionado ocupará uma vaga de estágio com bolsa-auxílio junto às Promotorias de Justiça da Comarca de Arapongas, com carga horária de 04 (quatro) horas diárias, de segunda à sexta-feira.

2.1 - Os demais aprovados formarão cadastro de reserva para eventuais vagas que venham a surgir no âmbito da instituição durante o prazo de 01 (um) ano a contar do resultado final do teste seletivo.

2.2 - O valor da bolsa-auxílio constitui-se de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais), acrescidos de R$ 114,00 (cento e quatorze reais) referentes a vale-transporte.

3 - DO PROGRAMA: A prova será constituída das seguintes disciplinas, com conteúdo específico ministrado no ensino médio:

a) Língua Portuguesa;

b) Matemática;

c) Conhecimentos Gerais.

4 - DAS INSCRIÇÕES: Serão realizadas no período de 09/04/2014 a 23/04/2014, na secretaria do Ministério Público de Arapongas, sito na Rua Íbis, n.º 888, esquina com Rua Pica-Pau (prédio do Fórum), no horário das 13:00 às 18:00 horas, mediante o preenchimento de requerimento padrão fornecido no local, isento de custas.

5 - DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: O candidato deverá anexar no momento da inscrição, os seguintes documentos:

a) fotocópias da cédula de identidade e CPF;

b) ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato para o teste, fornecida pelo órgão ministerial.

6 - DO TESTE SELETIVO: O teste seletivo será composto de uma prova objetiva e uma redação, ambas com caráter eliminatório e classificatório, e uma entrevista, de caráter classificatório.

6.1 - Da prova: A prova escrita será aplicada no dia 26/04/2014, às 08h30m, no Colégio Estadual Marques de Caravelas, localizado na Rua Uirapuru, 295, Centro, nesta cidade e comarca, sendo que o não comparecimento do candidato no horário acima especificado implicará na sua desclassificação no teste seletivo.

6.1. a - A prova terá duração de 03 (três) horas.

6.1. b - A prova será composta por uma parte objetiva com 30 (trinta) questões de múltipla escolha e por uma redação a ser elaborada pelo candidato de acordo com o tema estabelecido, a qual será corrigida segundo os seguintes critérios: adequação ao tema, coerência, coesão, ortografia, pontuação e estética.

6.1. c - A prova objetiva valerá 10,0 (dez) pontos e a redação 10,0 (dez).

6.1. d - Apenas serão corrigidas as redações dos 20 (vinte) primeiros classificados na prova objetiva e, eventualmente, daqueles que obtiverem a mesma nota do vigésimo classificado.

6.1. e - O resultado da prova escrita e classificação para entrevista será obtido pela média aritmética das notas obtidas nas provas objetivas e redação.

6.1. f - O resultado da prova escrita (objetiva e redação) e convocação para entrevistas será publicado no dia 30/04/2014.

6.1. f - As entrevistas com os classificados da prova escrita (objetiva e redação) serão realizadas em data e horário oportunamente informados aos candidatos.

6.1. h - A entrevista terá valor de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e será realizada com os 10 (dez) primeiros classificados no resultado da prova escrita (objetiva e redação), conforme item e, eventualmente, daqueles que obtiverem a mesma nota do décimo classificado.

7 - DO MATERIAL PARA A PROVA ESCRITA: Cada candidato deverá trazer, por ocasião da prova escrita, o seguinte material:

a) Cédula de Identidade;

b) Comprovante de inscrição;

c) Caneta esferográfica na cor azul ou preta, lápis e borracha.

7.1 - O candidato entrará no local de prova somente com objetos de uso estritamente pessoal. Não será permitido o uso de dicionário, calculadora, dispositivos eletrônicos ou não de comunicação, empréstimo de material entre candidatos, bem como a consulta a livros e documentos ou a outro candidato.

8 - DA CLASSIFICAÇÃO: Serão classificados todos os candidatos que atingirem a nota mínima 5,0 (cinco), desde que preencham os requisitos constantes deste Edital e estejam em conformidade com os dispositivos da Resolução 2.346/2008 da Procuradoria Geral de Justiça.

9 - DOS RESULTADOS:

9.1 - Os resultados do teste seletivo serão afixados na Secretaria do Ministério Público no fórum desta cidade, sendo ainda disponibilizados no site do Ministério Público (www.mp.pr.gov.br), no campo "Centro de Estudos/Divisão de Estágios".

9.2 - O resultado final será obtido pela média aritmética das notas obtidas nas provas objetiva, redação e entrevista, sendo levado em consideração, em caso de empate, a seguinte ordem de critérios para o desempate:

a) o candidato que obtiver a maior nota na prova de redação;

b) o candidato mais velho.

9.3 - O resultado final será publicado em Edital afixado na Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Arapongas e no endereço eletrônico do Ministério Público do Estado do Paraná.

10 - DA CONTRATAÇÃO: A contratação do candidato aprovado dependerá da conveniência do Ministério Público. Os casos omissos serão resolvidos pela Procuradoria-Geral de Justiça.

10.1 - O teste seletivo terá validade de 01 (um) ano a contar a publicação do edital final.

Arapongas, 09 de abril de 2014.

FERNANDO AUGUSTO SORMANI BARBUGIANI
Promotor de Justiça

MARCOS VINICIUS PESENTI
Promotor de Justiça

PATRICIA CRISTINA SCHMIDT GRILI MACEDO
Promotora de Justiça

TIAGO DE OLIVEIRA GERARDI
Promotor de Justiça

LÊDA BARBOSA LOREJAN
Promotor de Justiça

RICARDO ALESSANDRO DOS SANTOS
Promotora de Justiça