Ministério Público - PR

Notícia:   MPE - PR prorroga inscrição para Estagiário de Arquitetura e Urbanismo

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 01/2012

Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários do Ministério Público do Estado do Paraná.

O Diretor do Departamento de Infraestrutura, Sr. Rafael Kotaka, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos Protocolos n.º 19.009/2012, resolve:

TORNAR PÚBLICO

o presente edital que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de estagiários para atuarem junto ao DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA.

1 - Dos requisitos: poderão se inscrever os acadêmicos do curso de ARQUITETURA E URBANISMO, devidamente matriculados a partir do 3º ano ou 5º semestre

2 - Das vagas a serem preenchidas: o candidato selecionado ocupará a 01 (uma) vaga existente junto ao DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA - DIVISÃO DE EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES. Os demais aprovados formarão cadastro de reserva para eventuais vagas que venham surgir.

3 - Do programa: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA DE OBRAS E MELHORIAS NAS UNIDADES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ - Plano de atividades completo no Anexo 01 deste edital.

4 - Das inscrições: serão realizadas no período de 03 de julho a 13 de julho de 2012 no Departamento de Infraestrutura, Rua Marechal Hermes, 751 - 1º andar - Centro Cívico, Curitiba, Paraná, das 9:00 ás 11:00 e das 13:30 às 17:00 horas.

5 - Da documentação necessária: o candidato deverá anexar no momento da inscrição os seguintes documentos:

a) Fotocópias da cédula de identidade e do CPF;

b) Comprovante de matrícula atualizado e compatível com o estágio pretendido;

c) Ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato para o teste, fornecida pelo órgão ministerial.

6 - Do teste seletivo - 1º Fase: será aplicado no dia 16/07/2012, no mesmo endereço das inscrições, onde será informado na recepção, a sala onde deverá realizar o teste, que terá início às 14:00 horas e encerramento às 17:00 horas, sendo que o não comparecimento do candidato no horário acima especificado implicará sua desclassificação do teste seletivo (As instruções de conteúdo e materiais necessários para a realização da prova estão no anexo 2 desde edital).

7 - Do resultado 1ª Fase: Serão aprovados os candidatos que atingirem a nota mínima 7,00 (sete). A lista com os nomes dos classificados será afixada na sala do Departamento de Infraestrutura, a partir do dia 17 de julho às 17:00 horas, bem como na página eletrônica do MP.

8 - Do teste seletivo - 2º Fase: Os cinco candidatos mais bem colocados na primeira etapa estão convocados a comparecer no dia 19 e 20 de julho de 2012, no Departamento de Infraestrutura, Rua Marechal Hermes, 751 1º andar - Centro Cívico, Curitiba, Paraná, para o teste final de habilidade em desenho e representação em AutoCAD. O horário de realização da 2º avaliação estará disponível na página do MP, juntamente com o resultado da 1ª fase e será confirmado por telefone pelo Departamento de Infraestrutura, Divisão de Edificações e Instalações (As instruções de conteúdo e materiais necessários para a realização da prova estão no anexo 2 desde edital).

9 - Da Classificação: A Avaliação final será calculada a partir da média aritmética das duas notas. Serão classificados os candidatos que atingirem a nota mínima: 7,00 (sete), e se esta média não for alcançada por nenhum dos cinco primeiros na primeira etapa, serão chamados os cinco subseqüentes para avaliação e preenchimento da vaga, desde que preencham os requisitos constantes deste Edital e estejam em conformidade com os dispositivos da Resolução 1952/2009, da PGJ.

Após a publicação do Edital de Classificação do teste seletivo, os candidatos classificados deverão apresentar certidão de matrícula do curso de Arquitetura, reconhecidos ou autorizados a funcionar pelo Ministério da Educação.

9 - Dos resultados finais: serão afixados na sala do Departamento de Infraestrutura, a partir do dia 23 de julho às 17:00 horas, bem como na página eletrônica do MP.

A contratação do(s) candidato(s) aprovado(s) dependerá da conveniência ao Ministério Público do Estado do Paraná. Os casos omissos serão resolvidos pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Curitiba, 29 de junho de 2012.

Rafael Kotaka
Diretor do Departamento de Infraestrutura

Anexo 01 - PLANO DE ATIVIDADES PARA ESTAGIÁRIO DE ARQUITETURA NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

APRESENTAÇÃO:

O estágio será nas áreas de planejamento, projeto e execução de reparos e melhorias, adequações, layout, obras novas e espaços já existentes ocupados pelo Ministério Público, em seus imóveis próprios, cedidos e locados, bem como nas edificações do Tribunal de Justiça - "Fórum" em todas as comarcas do Estado do Paraná. Trata-se, portando, de estágio na área de OBRAS PÚBLICAS.

ATIVIDADES:

- Manuseio de planos, memoriais e projeto de arquitetura e outro projeto de engenharia, sua organização, guarda e arquivamento, tanto em meio físico (papel), quanto meio eletrônico (arquivo AutoCAD, WORD, PDF, EXCEL, etc).

- Realização de levantamentos arquitetônicos e respectivos desenhos, para fins de cadastro ou projetos de adaptações.

- Análise/ verificação de projetos de arquitetura e de outros sistemas (estruturas, instalações, impactos) e sua interação e compatibilidade.

- Elaboração de memoriais descritivos, qualitativos e quantitativos de serviços. Análise e elaboração de orçamentos.

- Gestão de contratos de projetos e obras.

- Elaboração de estudos e relatórios de viabilidade de obras e intervenções.

- Contato com conceitos e prática de licitações, elementos técnicos, fiscalização de obras, medições etc.

- A presente vaga de estágio não tem vinculação com as atividades "fins" do Ministério Público como auditorias, perícias etc, mas com as necessidades de projeto e execução dos espaços destinados ao desempenho de todas as atividades ministeriais.

- O estágio será supervisionado por arquitetos especialistas em obras públicas.

HORÁRIO:

- O jornada de trabalho é de segunda a sexta feira das 8:00h às 12:00h - para o período da manhã ou das 13:30h às 17:30h - para o período da tarde.

BOLSA AUXÍLIO:

- R$ 750,00 + R$ 110,00 de auxílio transporte.

ANEXO 02 - CONTEÚDO E MATERIAIS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1º Fase:

Será aplicado no dia 16/07/2012, no mesmo endereço das inscrições, onde será informado na recepção, a sala onde deverá realizar o teste, que terá início às 14:00 horas e encerramento às 17:00 horas.

1. Nesta prova será avaliado o conhecimento teórico e o conhecimento prático em representação arquitetônica do candidato.

1.1. Conhecimento Teórico: 10 questões de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais em Arquitetura e Urbanismo; Representação gráfica em arquitetura; Projeto de arquitetura - etapas de projeto; Ergonomia; Conforto Ambiental; Acessibilidade (NBR-9050); Técnicas construtivas.

1.2. Representação arquitetônica: apresentar solução arquitetônica em desenho com técnica livre (lápis, caneta, marcador...etc), um pequeno "projeto relâmpago".

2. O candidato deve trazer os materiais necessários para realização das questões de desenho (lápis, caneta, esquadro, escalímetro, marcadores, borracha, etc). Será fornecido as folhas de prova em formato A4. O material será de uso próprio, não sendo permitido o empréstimo.

Observação: É proibido uso de aparelhos de celular, ou qualquer comunicação ou consulta durante a aplicação do teste seletivo.

2º Fase:

Os cinco candidatos mais bem colocados na primeira etapa estão convocados a comparecer no dia 19 e 20 de julho de 2012, o horário de realização será combinado com os candidatos.

1. O teste final será de habilidade em desenho e representação no programa AutoCAD.

1.1. O candidato terá duas horas para realização da prova.

1.2. É proibido uso de aparelhos de celular, ou qualquer comunicação durante a aplicação do teste seletivo.

1.3. É permitida a consulta em sites pertinentes à realização da prova.

1.4. A representação é livre, sendo necessário a formatação mínima de layers.

1.5. Para interessados haverá disponível durante a realização da prova o Manual de Apresentação de Projetos utilizado no departamento, apenas para orientação, não será cobrado no teste.