MP - Ministério Público - Apucarana - PR

Notícia:   MPE - PR abre vagas de estágio de nível médio na Comarca de Apucarana

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA COMARCA DE APUCARANA

EDITAL Nº 06/2012

Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários de Ministério Público do Estado do Paraná.

O Promotor de Justiça, Dr. Eduardo Augusto Cabrini, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Setor de Estágios Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do Ministério Público do Estado do Paraná, resolvem:

TORNAR PÚBLICO

Presente edital, que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de 02 (dois) estagiários para atuar juntos as Promotorias de Justiça da Comarca de Apucarana.

1. Dos requisitos: se inscrever os alunos do ensino médio, devidamente matriculados a partir do, 2º ano do ensino médio e com idade mínima de 16 anos até a data da contratação

2. Das vagas a serem preenchidas: o presente concurso tem o fito de ocupar 02 (duas) vagas de estagiário de ensino médio, que serão abertas nas Promotorias de Justiça da Comarca de Apucarana posterior a janeiro de 2013. Os demais classificados formarão cadastro de reserva para eventuais vagas que venham surgir no prazo de 01 (um) ano, a partir da data da publicação do presente Edital

3. Das condições do estágio:

a) Acarga horária do estagio é de 20 horas semanais;

b) O estagiário receberá, a título de bolsa-auxilío, a importância de R$ 600,00 (seiscentos reais), mais reembolso de R$ 110,00 (cento e dez reais) referente a vale transporte;

c) Oestagiário tem o prazo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério do Ministério Público.

4. Das inscrições: serão realizadas no período de 05 de novembro a 28 de novembro de 2012, na Secretaria do Ministério Público em Apucarana, sito na Rua Professor Erasto Gaertner, 795, Apucarana-PR, das 08h30 as 11h30 e das 13h00 às 18h00

5 Da documentação necessária: o candidato deverá anexar no momento da inscrição os seguintes documentos:

a) Fotocópias da cédula de identidade e do CPF.

b) Ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato para o teste, fornecida pelo órgão ministerial

6. Do Processo de Seleção:

I) A prova será composta por uma parte objetiva, como questões de múltipla escolha, e por uma redação a ser elaborada pelo candidato de acordo com o tema estabelecido, a qual será corrigida segundo os seguintes critérios: adequação ao tema, coerência, coesão, ortografia, pontuação e estética.

a) A prova objetiva valerá 06,0 (seis) pontos e a redação 04,0 (quadro)

b) Apenas serão corrigidas as redações dos 20 (vinte) primeiros classificados na prova objetiva e, eventualmente, daqueles que obtiverem a mesma nota do vigésimo classificado.

c) O candidato entrará no local de prova somente com objetos de uso estreitamente pessoal. Não será permitido o uso de dicionário, calculadora, dispositivos eletrônicos ou de comunicação, empréstimo de material entre candidatos, bem como consulta a livros e documentos ou a outro candidato.

II) A Prova Escrita será aplicada no dia 08 de dezembro de 2012, na Escola Estadual Alberto Santos Dumont situado a Rua Professor Erasto Gaertner, 64 Apucarana-PR, as 09h00 (nove horas).

III) O candidato deverá comparecer com o original do documento de identidade com fotografia, munindo de caneta esferográfica de cor azul ou preta, sendo que não comparecimento no horário especificado implicará sua desclassificação do teste seletivo.

IV) A prova terá duração de 03 (três) horas e não será admitida qualquer espécie de consulta, sob pena de desclassificação

7. Do Programa da Prova Escrita:

a) Português: ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes de verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pontuação. Interpretação de texto. Redação

b) Matemática: aritmética, conjuntos numéricos; números naturais e inteiros; múltiplo e divisores; números racionais e irracionais; números reais; razões e proporções; sistema métrico. Álgebra: Expressões algébricas; frações algébricas; equações de 1º grau; equações de 2º grau. Geometria: ângulos e polígonos

c) Conhecimentos Gerais sobre fatos e atualidade.

8. Do Resultado Final:

I) A classificação final será obtida pela média aritmética das notas obtidas pelos candidatos aprovados na Prova Escrita e na Prova Oral e será levado em consideração, em caso de empate, a seguinte ordem de critérios para o desempate:

1º) melhor nota na redação.

2º) candidato com maior idade.

II) O resultado final será publica em Edital afixado na Secretaria do Ministério Público, a partir do dia 12 de dezembro de 2012, às 15h00.

III) Serão aprovados todos os candidatos que atingirem a média final de 5,0 (cinco) pontos na Prova Escrita, desde que preencham os demais requisitos constantes deste Edital e estejam em conformidade com os dispositivos da Resolução 2346/2008, da Procuradoria-Geral de Justiça.

9. Do Prazo para Recurso: os eventuais recursos de verão der interposto no prazo máximo de 02 (dois) dias, da data da publicação dos resultados, devendo constar o objeto da impugnação, bem como as suas razões; será recebido pela Secretaria do Ministério Público, observando-se o prazo estipulado para interposição.

10. Da Contratação: A contratação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação do teste seletivo e dependerá da convivência ao Ministério Público do Estado do Paraná.

11. Os casos omissos serão resolvidos pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Apucarana, 01 de novembro de 2012.

Eduardo Augusto Cabrini
Promotor de Justiça