Ministério Público - PA

Notícia:   Ministério Público - PA abre seleção para cadastros de reserva de estágio

ESTADO DO PARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

2ª SELEÇÃO PÚBLICA DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ.

Processo seletivo para ingresso no Programa de Estágio do Ministério Público do Estado do Pará.

O PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art. 67 da Lei Complementar Estadual nº 57, de 06 de julho de 2006 e do art. 37 da Lei Orgânica do Ministério Público (Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993), na Resolução nº 42, de 16 de junho de 2009 do Conselho Nacional do Ministério Público, e alterações posteriores, na Resolução nº 009/2011-CPJ, de 30 de junho de 2011 e na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, torna pública a abertura da 2ª Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Estágio do Ministério Público do Estado do Pará e estabelece as normas relativas à realização desse processo seletivo destinado a selecionar ESTAGIÁRIOS, com atuação específica nos órgãos auxiliares e/ou de execução das comarcas de ABAETETUBA, ANANINDEUA, BARCARENA, BELÉM, BENEVIDES, BUJARÚ, BOM JESUS DO TOCANTINS, CAPANEMA, CASTANHAL, CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, CONCÓRDIA DO PARÁ, ICOARACI, ITUPIRANGA, MARABÁ, MARITUBA, MOSQUEIRO, PARAUAPEBAS, SANTA IZABEL DO PARÁ, SANTA MARIA DO PARÁ, SANTARÉM, SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ, SÃO CAETANO DE ODIVELAS, SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA, SÃO FRANCISCO DO PARÁ, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, SÃO MIGUEL DO GUAMÁ e VIGIA.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O 2º Processo Seletivo será regido pelas disposições contidas neste edital, pelas normas estabelecidas na Resolução nº 009/2011-CPJ, de 30 de junho de 2011, e executado pelo CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - CEAF.

1.2 A seleção visa prover o quadro de estagiários dos órgãos auxiliares e/ou de execução das cidades acima especificadas e terá validade de um ano, a contar da data da homologação do processo seletivo.

1.3 O certame será realizado na respectiva cidade-polo ministerial, conforme quadro abaixo:

LOCAL DE OPÇÃO DE ESTÁGIO

LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Icoaraci e Mosqueiro.

BELÉM

Capanema, Santa Maria do Pará e São Miguel do Guamá.

CAPANEMA

Castanhal, Bujarú, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Francisco do Pará e Vigia.

CASTANHAL

Abaetetuba e Barcarena.

ABAETETUBA

Marabá, Itupiranga, Parauapebas, São João do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins e São Domingos do Araguaia.

MARABÁ

Conceição do Araguaia.

REDENÇÃO

Santarém.

SANTARÉM

1.4 O estágio não cria vínculo empregatício de nenhuma natureza entre o estagiário e o Ministério Público do Estado do Pará.

1.5 Os direitos, os deveres e as vedações do estagiário estão previstas nos artigos 17 a 22 da Resolução nº 009/2011, de 30 de junho de 2011.

1.6 O estagiário receberá, obedecida a jornada máxima indicada, a título de bolsa, a importância de R$ 512,00 (quinhentos e doze reais), que será definida anualmente por ato do Procurador-Geral de Justiça, observada a disponibilidade financeira e orçamentária, bem como auxílio transporte, pago em pecúnia junto com a bolsa de estágio, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados, além de estar coberto por seguro contra acidentes pessoais.

1.7 O período de estágio não excederá 2(dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de necessidades especiais.

1.8 O certificado de conclusão de estágio, válido como título no concurso para ingresso na carreira de membro do Ministério Público do Estado do Pará, segundo critérios da Comissão de Concurso, somente será expedido aos que estagiarem por no mínimo 1(um) ano consecutivo de efetivo desenvolvimento das atividades, obedecidas as normas do art. 28 da Resolução nº 009/2011-CPJ, de 30 de junho de 2011.

1.9 A jornada de estágio será de 4(quatro) horas diárias e 20(vinte) horas semanais, compatíveis com o horário escolar e de expediente do Ministério Público Estadual.

1.10 O estagiário estará dispensado da jornada de estágio nos períodos de avaliação de aprendizagem periódica ou final, devidamente comprovado, para garantir o bom desempenho acadêmico do estudante, contando-se tal período, para todos os efeitos legais, como tempo estagiado.

1.11 Considerar-se-ão aprovados todos os candidatos que alcançarem a pontuação mínima exigida e preencherem os requisitos previstos neste Edital, os quais serão vinculados a ocupar a função na medida da necessidade dos órgãos solicitantes, respeitadas a ordem de classificação e a reserva de 10% (dez por cento) das vagas existentes às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que atingida a pontuação mínima necessária para aprovação na prova objetiva do respectivo processo seletivo.

1.12 O candidato portador de necessidades especiais participará do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas, salvo casos especiais que serão decididos pela Comissão.

1.12.1 Para efeito desta seleção, consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais as que se enquadram nas categorias estabelecidas no art.4º e seus incisos do Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999.

1.13 O candidato disputará vagas para a cidade na qual tenha optado, observada a ressalva constante no item 12.4 do presente edital.

1.14 O candidato que não apresentar a documentação exigida para a vinculação, no prazo estabelecido, será eliminado do certame.

1.15 Somente poderão inscrever-se no Processo Seletivo os acadêmicos pertencentes às instituições de ensino conveniadas com o Ministério Público do Estado do Pará, conforme relação abaixo:

RELAÇÃO DAS FACULDADES E UNIVERSIDADES CONVENIADAS COM O MP/PA

N º

NOME

ABREVIAÇÃO

1.

CENTRO DE EXCELÊNCIA IDEAL

FACI

2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ

CESUPA

3.

FACULDADE DE BELÉM

FABEL

4. FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁESTÁCIO - FAP
5. FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINSFIESC
6. FACULDADES INTEGRADAS BRASIL AMAZÔNIAFIBRA
7. FACULDADES INTEGRADAS DE CASTANHALFCAT
8. FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓSFIT
9. INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIAIESAM
10. INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIORIESPES
11. INSTITUTO EURO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAFAMAZ
12. UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP
13. UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIAUNAMA
14. UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁUFOPA
15. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA

2. DOS REQUISITOS

2.1 São requisitos para a vinculação:

a) ter sido aprovado no processo seletivo, na forma estabelecida neste Edital;

b) estar quite com as obrigações eleitorais;

c) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

d) declaração firmada pelo candidato de inexistência de antecedentes criminais;

e) ter disponibilidade para cumprimento da carga horária semanal de 20(vinte) horas, divididas em 4 (quatro) horas diárias;

f) estar regularmente matriculado e frequentando os três últimos anos ou semestre equivalente dos cursos de Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social nas Instituições de Ensino Superior oficiais ou reconhecidas pelo MEC, que mantenham convênio com o MP/PA.

g) o horário de cumprimento do estágio será matutino ou vespertino, facultando-se à administração do MP/PA o oferecimento do número de vagas que lhe convenha em quaisquer dos períodos. Caso o candidato aprovado não possa cumprir o estágio no horário em que exista a vaga, será vinculado o que lhe for imediatamente subsequente na ordem de classificação, que aceite o horário fixado. Neste caso, reserva-se ao recusante o direito de ser vinculado na primeira vaga existente no horário desejado, caso outros recusantes não lhe sejam anteriores na ordem de classificação.

h) o servidor público poderá participar de estágio no Ministério Público Estadual, desde que haja compatibilidade de horário e não esteja incluso nas vedações de que trata o art. 22 da Resolução nº 009/2011-CPJ, de 30 de junho de 2011, não recebendo bolsa de estágio e nem auxílio transporte.

3. DAS VAGAS

3.1 O processo seletivo destina-se a formação de cadastro de reserva de estágio em Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social no Ministério Público do Estado do Pará, às vagas que surgirem dentro do prazo de validade do processo seletivo, nas seguintes cidades:

QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS PARA 2º PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DO MP/PA

ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO

ITEM

LOCAIS DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Ananindeua

cadastro de reserva

2.

Barcarena

cadastro de reserva

3.

Belém

cadastro de reserva

4.

Benevides

cadastro de reserva

5.

Capanema

cadastro de reserva

6.

Castanhal

cadastro de reserva

7.

Icoaraci

cadastro de reserva

8.

Marituba

cadastro de reserva

9.

Santarém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: ARQUITETURA

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: BIBLIOTECONOMIA

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: DIREITO

ITEM

LOCAIS DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Abaetetuba

cadastro de reserva

2.

Ananindeua

cadastro de reserva

3.

Barcarena

cadastro de reserva

4.

Belém

cadastro de reserva

5.

Bom Jesus do Tocantins

cadastro de reserva

6.

Benevides

cadastro de reserva

7.

Bujarú

cadastro de reserva

8.

Capanema

cadastro de reserva

9.

Castanhal

cadastro de reserva

10.

Conceição do Araguaia

cadastro de reserva

11.

Concórdia do Pará

cadastro de reserva

12.

Icoaraci

cadastro de reserva

13.

Itupiranga

cadastro de reserva

14.

Marabá

cadastro de reserva

15.

Marituba

cadastro de reserva

16.

Mosqueiro

cadastro de reserva

17.

Parauapebas

cadastro de reserva

18.

Santa Izabel do Pará

cadastro de reserva

19.

Santa Maria do Pará

cadastro de reserva

20.

Santarém

cadastro de reserva

21.

Santo Antônio do Tauá

cadastro de reserva

22.

São Caetano de Odivelas

cadastro de reserva

23.

São Domingos do Araguaia

cadastro de reserva

24.

São Miguel do Guamá

cadastro de reserva

25.

São Francisco do Pará

cadastro de reserva

26.

São João do Araguaia

cadastro de reserva

27.

Vigia

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA CIVIL

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: ODONTOLOGIA

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PEDAGOGIA

ITEM

LOCAL DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PSICOLOGIA

ITEM

LOCAIS DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Belém

cadastro de reserva

2.

Icoaraci

cadastro de reserva

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: SERVIÇO SOCIAL

ITEM

LOCAIS DE ESTÁGIO

VAGAS

1.

Ananindeua

cadastro de reserva

2.

Belém

cadastro de reserva

3.

Icoaraci

cadastro de reserva

4. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

4.1 A Comissão de Seleção é presidida pelo Procurador Geral de Justiça e composta pelo Subprocurador Geral de Justiça, Área Técnico-Administrativa, pelo Diretor Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, que executará a presente seleção, pela Diretora do Departamento de Recursos Humanos, pela Assessora da Procuradoria Geral de Justiça, pela Chefia de Unidade de Apoio, pelo Diretor do Departamento de Informática e pela Chefia da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal.

5. DA FASE

5.1 O processo seletivo se desenvolverá em uma única fase, conforme especificado a seguir:

a) inscrição;

b) prova objetiva de múltipla escolha.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

6.2 A inscrição será realizada de 29 de abril a 12 de maio deste ano, somente por meio de formulário disponível (online), no portal do Ministério Público do Estado do Pará (www.mp.pa.gov.br).

6.3 O MP/PA não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou de outros fatores de ordem técnica, que venham impossibilitar a transferência dos dados, ou ainda por falhas de impressão dos documentos.

6.4 No ato da inscrição o candidato fará a opção por uma das cidades para qual irá concorrer, realizando a prova conforme item 1.3, obedecida a observação constante no item 7.2 do presente Edital, parte final.

6.5 O candidato portador de necessidades especiais deverá entregar no CEAF ou na Coordenação do Polo, em até 2 (dois) dias úteis após o encerramento das inscrições, laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a sua provável causa, acompanhado de cópia do formulário de inscrição preliminar e relatório com indicação das condições especiais de que necessita para realização da prova (ANEXO II), sob pena de não as ter a sua disposição na data designada.

6.6 Encerrado o prazo da inscrição, será divulgada no site do MP/PA, a relação nominal dos candidatos inscritos.

7. DA PROVA OBJETIVA

7.1 Na prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório, serão avaliados os conhecimentos gerais e específicos, de acordo com o programa previsto no ANEXO I.

7.2 A prova objetiva terá a duração de, no máximo, 3 (três) horas, das 14h00 às 17h00 (horário de Brasília), no local constante no item 1.3, obedecida a opção de estágio do candidato.

7.3 A prova objetiva será composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha (com 4 alternativas de resposta), todas com o mesmo peso, que abordarão as seguintes disciplinas:

ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: ARQUITETURA

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: BIBLIOTECONOMIA

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: DIREITO

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

Direito Constitucional

4

12

Direito Civil e Processual Civil

4

Direito Penal e Processual Penal

4

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA CIVIL

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: ODONTOLOGIA

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PEDAGOGIA

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PSICOLOGIA

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: SERVIÇO SOCIAL

Disciplinas

Nº de Questões

Total de Questões

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

4

8

Legislação do Ministério Público

4

Conhecimentos Específicos

12

12

TOTAL

20

8. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA

8.1 A prova objetiva será aplicada no dia 16 de junho de 2013, das 14h00 às 17h00(horário de Brasília), no local constante no item 1.3, obedecida a opção de estágio do candidato.

8.2 O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, documento de identificação e comprovante de inscrição. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido do original (em perfeitas condições) da Cédula Oficial de Identidade ou de carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe com foto, que tenha força de documento de identificação.

8.3 Durante a realização da prova não será permitida a consulta a qualquer material didático, livro, código, etc, a comunicação entre os candidatos, a utilização de aparelhos receptores de mensagens, nem a consulta a qualquer tipo de material (livros, anotações, etc.). Também não será permitido se afastar da sala de prova, salvo com prévia autorização e acompanhamento de auxiliar de administração do corpo de seleção.

8.4 Somente serão permitidas marcações na Folha de Respostas feitas pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros, exceto no caso de portadores de necessidades especiais.

8.5 Questões não respondidas, com duas ou mais alternativas assinaladas, ou rasuradas, serão desconsideradas.

8.6 Ao terminar a prova, o candidato, obrigatoriamente, entregará ao fiscal de sala a Folha de Respostas e somente poderá levar o Caderno de Questões após duas horas do início da prova.

9 DA CLASSIFICAÇÃO NA PROVA OBJETIVA

9.1 Serão considerados classificados nessa etapa os candidatos que obtiverem 50% (cinquenta por cento) de acertos na prova objetiva.

9.2 O empate na classificação final resolver-se-á favoravelmente ao candidato que obtiver maior número de acertos em conhecimentos básicos da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará.

9.2.1 Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato que tenha obtido o maior número de pontos na soma das provas de conhecimentos específicos;

9.2.2 Subsistindo, ainda, o empate, o desempate beneficiará o candidato de maior idade.

9.3 A Comissão do Processo Seletivo divulgará a lista dos candidatos classificados no site da Instituição, www.mp.pa.gov.br, e no Diário Oficial do Estado.

10. DA CONVOCAÇÃO

10.1 Para ser vinculado no presente estágio do Ministério Público, o candidato aprovado e classificado será convocado por e-mail, sendo de sua inteira responsabilidade a atualização de seu endereço eletrônico, devendo comparecer perante o Departamento de Recursos Humanos/Divisão de Desenvolvimento de Pessoal do Ministério Público do Estado do Pará, munido dos seguintes documentos:

a) curriculum vitae;

b) cópia autenticada da Carteira de Identidade;

c) cópia autenticada do Certificado de Pessoa Física (CPF);

d) cópia autenticada do Título de Eleitor (com o comprovante da última votação);

e) cópia autenticada da Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino);

f) 02 (duas) fotos 3x4 recentes e adequadas para documentos oficiais;

g) cópia de comprovante de residência atualizado;

h) declaração da instituição de ensino contendo o ano ou período em que está matriculado no 1º semestre letivo de 2013, conforme sua opção;

i) histórico escolar original com indicação das notas obtidas nas disciplinas já cursadas;

j) atestado médico comprovando aptidão clínica para a realização do estágio;

k) encaminhamento para o estágio fornecido pela instituição de ensino ao qual esteja regularmente matriculado;

l) declaração firmada pelo candidato aprovado de inexistência de antecedentes criminais;

m) se, por meio de procurador, instrumento de mandato público ou particular (firma reconhecida) com poderes especiais expressos.

10.2 O candidato que não apresentar a documentação exigida para a vinculação no prazo estabelecido, será eliminado do certame.

10.3 Não serão aceitas inscrições de acadêmicos cursando o último semestre dos cursos objeto da presente seleção no 1º semestre letivo de 2013.

10.4 Será eliminado do processo seletivo o convocado que:

a) não for localizado em decorrência de e-mail desatualizado, incompleto ou incorreto.

b) se recusar a iniciar o estágio na data, local e demais condições estipuladas pelo Ministério Público Estadual.

10.5 O candidato que desistir formalmente do estágio, será excluído da lista de classificação, mediante preenchimento de declaração de desistência ou por simples resposta ao e-mail que o convocou, firmando essa intenção (ANEXO III).

10.6 A vinculação do estagiário será feita mediante assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, em três (3) vias, assinado pelo acadêmico, pela instituição de ensino superior, pelo Subprocurador Geral de Justiça para Área Técnico-Administrativa e pelo Diretor do Departamento de Recursos Humanos.

11 DOS RECURSOS

11.1 O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado na Internet, no site do Ministério Público, www.mp.pa.gov.br.

11.2 O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial da prova objetiva deverá fazê-lo via preenchimento de formulário próprio (ANEXO IV), devendo enviá-lo para o endereço eletrônico estagio.mp@mp.pa.gov.br. Será admitido um recurso por questão de cada candidato.

11.3 O prazo para interposição do recurso será de dois dias, a contar do dia subsequente ao da divulgação do gabarito oficial preliminar.

11.4 Os recursos interpostos em relação à prova objetiva serão decididos pela Comissão designada pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, para a realização do presente processo seletivo.

11.5 Se do exame de recurso resultar anulação ou alteração de item integrante de prova, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

11.6 Não haverá arredondamento de notas, bem como não se admitirá recurso ou pedido de revisão da decisão que considerar reprovado ou classificado o candidato, exceto no caso de erro no cômputo das notas e médias.

11.7 Não serão aceitos pedido de revisão de recurso ou recurso do gabarito oficial definitivo.

11.8 O prazo para interposição do recurso quanto a erro no cômputo das notas e médias, será de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia subsequente à divulgação do resultado provisório.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Procurador-Geral de Justiça, publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, afixado no mural do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF e nas respectivas sedes do Ministério Público do Estado Pará, onde houve o certame e no site do MP.

12.2 Os candidatos devem acompanhar o andamento das fases do processo seletivo pelo site da Instituição (www.mp.pa.gov.br).

12.3 O candidato aprovado terá assegurada a vinculação segundo sua ordem classificatória, observada a reserva de vagas de que fala o item 1.11, bem como os requisitos mínimos previstos neste edital.

12.4 Em não havendo candidatos inscritos e/ou aprovados, nem em cadastro de reserva para o local de opção de estágio, poderá ser convocado o candidato aprovado na mesma Região Administrativa ou da cidade mais próxima. Não aceitando a convocação, o candidato não perderá sua localização dentro da lista dos aprovados, tendo prioridade sobre os demais candidatos remanescentes, podendo, também, o Ministério Público, caso seja de sua conveniência, abrir novo processo seletivo.

12.5 Ao acadêmico aprovado na 1ª Seleção Pública para o Programa de Estágio no âmbito deste Ministério Público, ocorrida no ano de 2012, e ainda não convocado, é assegurada a sua convocação em detrimento dos aprovados na presente seleção, obedecido o prazo de validade daquele certame.

12.6 O candidato aprovado na seleção pública que não atender à convocação para assumir o estágio no prazo estipulado, será considerado desistente.

12.7 São incompatíveis com o estágio do Ministério Público o exercício de atividades concomitantes em outro ramo do Ministério Público, com a Advocacia Pública ou Privada, ou o estágio nessas áreas, bem como o desempenho de função ou estágio no Judiciário ou na Polícia Civil ou Federal.

12.8 É vedado ao estagiário realizar, simultaneamente, a atividade de estágio com a prestação de serviço voluntário no âmbito do Ministério Público Estadual.

12.9 É vedado ao estagiário atuar, sob orientação ou supervisão, diretamente subordinado a membro do Ministério Público ou servidor investido de cargo de direção, chefia ou assessoramento que lhe seja cônjuge, companheiro ou parente até terceiro grau, inclusive.

12.10 Outras vedações estão previstas no artigo 22 da Resolução nº 009/2011-CPJ, de 30 de junho de 2011.

12.11 Não participará como auxiliar de administração do processo seletivo aquele que tiver parentesco, nos termos da Lei Civil, em linha reta ou colateral, natural ou civil (incluído o parentesco por afinidade), com candidato.

12.12 Será eliminado pela Comissão de Seleção o candidato que não observar qualquer das regras deste Edital, especialmente aquele que se indispuser gravemente com outro candidato ou com o auxiliar de administração do Corpo de Seleção, bem assim quando flagrado em situação de fraude (cola, erro de pessoa mediante falsa identidade, etc.).

12.13 Os casos omissos ou ambíguos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, que poderá rever seus próprios atos, de ofício ou por solicitação do interessado.

PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ, em Belém-Pa, aos vinte e quatro dias do mês de abril de 2013 (24/4/2013).

JORGE DE MENDONÇA ROCHA
PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA, em exercício

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. CONHECIMENTOS BÁSICOS: TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO

1.1. LÍNGUA PORTUGUESA (Novo Acordo Ortográfico)

1. Compreensão textual.

2. Ortografia oficial.

3. Acentuação gráfica e colocação pronominal.

4. Emprego das classes de palavras.

5. Emprego do sinal indicativo de crase.

6. Sintaxe.

7. Pontuação.

8. Concordância nominal e verbal.

9. Regência nominal e verbal.

10. Significação das palavras (semântica).

1.2. LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ:

1. Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará (Lei Complementar nº 057, de 6 de julho de 2006).

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2.1 - ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA: Fundamentos e Evolução da Administração; Abordagem Sistêmica; Estrutura e Projeto Organizacional; Processo Decisório; Planejamento e Estratégia; Ética e Responsabilidade; Administração de Operações e da Qualidade; Cultura e Ambiente Organizacional; Mudança e Inovação; Controle de Processos e Gestão da Qualidade; Administração de Projetos. Recursos Humanos: Liderança e Poder; Motivação; Comunicação; Clima Organizacional; Estilos de Administração; Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de Desempenho. Organização e Métodos: Análise Organizacional; Distribuição do Trabalho; Estruturas Organizacionais e Departamentalização; Gestão da Qualidade; Mudança Organizacional; Controle Organizacional. Conceitos fundamentais do Direito Público e o funcionamento do Estado. Estado, governo e aparelho de Estado. Formas de administração pública: patrimonialista, burocrática, gerencial. Orçamento Público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios, Suprimento de fundos, Restos a Pagar, Despesas de exercícios anteriores. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000).

2.2 - ÁREA DE CONHECIMENTO: ARQUITETURA

2.2.1 INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO. Princípios básicos aplicáveis à arquitetura e ao urbanismo.

2.2.2 COMUNICAÇÃO VISUAL. Mobiliário Urbano; Comunicação Visual Urbana.

2.2.3 NOÇÕES DE TOPOGRAFIA. Dados técnicos para o projeto: levantamento planialtimétrico, poligonais. Levantamento altimétrico: perfis, curvas de nível.

2.2.4 CONFORTO AMBIENTAL. Controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso), conforto humano nas edificações, noções de ergonomia (Legislação).

2.2.5 MEIO AMBIENTE. Sustentabilidade e suas aplicações em projetos de arquitetura; Desenvolvimento Sustentável pelo Projeto de Arquitetura (Agenda 21 e Agenda Habitat).

2.2.6 ARQUITETURA DE INTERIORES. Noções de arquitetura de interiores: detalhamento de mobiliário, paginação de piso, forro, etc.

2.2.7 ACESSIBILIDADE: norma NBR 9050.

2.2.8 PROJETO DE ARQUITETURA. Metodologia de Projeto de Arquitetura e de Desenho Urbano; Noções de Zoneamento, Zonas de uso e características de uso; Noções de Parcelamento do Solo: loteamentos, desmembramento e desdobro; Índices; Taxas de ocupação, coeficientes de aproveitamento.

2.2.9 AUTOCAD.

2.3 - ÁREA DE CONHECIMENTO: BIBLIOTECONOMIA

2.3.1 Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação; Seleção e Aquisição; Fontes de informação jurídica; Indexação e Resumos; Linguagens documentárias; Representação descritiva: AACR2; Representação temática; Normalização: NBR 6021, NBR 6022, NBR 6023, NBR 6029, NBR 10520, NBR 10525; NBR 10719, NBR 12676, e NBR 14724; Tratamento da Informação; CDD, CDU e Classificação de Doris de Queiroz Carvalho; Atendimento ao usuário: circulação, empréstimo, organização e recuperação do material no acervo, serviço de referência; Preservação de materiais bibliográficos; Bibliotecas Jurídicas Virtuais.

2.4 - ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

2.4.1 NOÇÕES DE SISTEMAS OPERACIONAIS: Microsoft Windows: Preparando e executando a instalação do ambiente Windows; Atualizando o Windows; Configurando compatibilidade de aplicativos; Particionamento de disco no Windows; Gerenciando Volumes; Manutenção de discos; Instalando e configurando drivers; Visão geral de Autenticação e Autorização; Gerenciando acesso a arquivos no Windows; Gerenciando pastas compartilhadas; Configurando a compactação de dados; Gerenciando Impressão; Fazendo backup com a ferramenta Windows Backup; Recuperando pontos de Restauração do Sistema; Configurando Windows Update; Linux: Preparando e executando a instalação do ambiente Linux; Atualizando o Linux; Configurando compatibilidade de aplicativos; Particionamento de disco no Linux; Gerenciando Volumes; Manutenção de discos; Instalando e configurando drivers; Visão geral de Autenticação e Autorização; Gerenciando acesso a arquivos no Linux; Gerenciando pastas compartilhadas.

2.4.2 NOÇÕES DE REDE DE COMPUTADORES: Conceitos básicos de topologia: barramento, estrela, anel e mesh. Norma de cabeamento estruturado para prédios comerciais TIA/EIA-568: Confecção de cabos, tipos de cabos, testes de conectividade. Meios de comunicação de dados: par-trançado, fibra ótica e rádio frequência. Conceitos básicos de rede Ethernet: endereçamento, transmissão unicast, multicast, broadcast e anycast, comunicação unidirecional (simplex) e bidirecional (duplex), capacidade e alcance (Fast Ethernet, Gigabit Ethernet), empilhamento e cascateamento, prevenção de loop e redes virtuais (vlan). Ativos de rede: switch, bridge, ponto de acesso sem fio, roteador, firewall, proxy, Web cache, servidor, estação de trabalho, impressora. Conceitos básicos de TCP/IP: endereçamento, roteamento, encaminhamento de pacotes, NAT, resolução de nomes (DNS), ferramentas ARP, PING, TRACEROUTE e TELNET, protocolos UDP e TCP, HTTP; Configurando conectividade IP; Implementando alocação automática de endereços IP; Visão geral de resolução de nomes (DNS); Diagnosticando problemas de rede; Visão geral de rede wireless; Configurando redes wireless; Determinando a melhor configuração para rede wireless; Diagnóstico de problemas de redes wireless; Visão geral de domínio Windows com Active Directory; Configurando estação de trabalho no domínio Windows; Visão geral do gerenciamento da segurança; Configurando UAC; Configurando Windows Firewall; Configurando a segurança do Internet Explorer 8; Configurando o Microsoft Security Essentials; Manutenção da confiabilidade.

2.4.3. NOÇÕES DE ESTRUTURA DE DADOS: Análise de sistemas, princípios da orientação a objetos, classes, objetos, encapsulamento, herança, agregação e composição, modelagem orientada a objetos, diagramas UML.

2.4.4. NOÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Lógica de Programação. Testes Unitários. Testes de Aplicativo. Padrões de Projeto. Ferramentas utilizadas. Tendências de mercado. Conhecimentos sobre instruções SQL, conhecimentos sobre bancos de dados SQL Server, Conhecimento sobre plataforma de desenvolvimento Microsoft Visual Studio 2010. Conhecimento sobre desenvolvimento web. Protótipos. Conhecimento sobre linguagens C#, JavaScript, JQuery, CSS, HTML, PHP.

2.5 - ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.5.1 CONTABILIDADE GERAL: Patrimônio: componentes patrimoniais: ativo, passivo e patrimônio líquido. Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. Contas patrimoniais e de resultado. Teorias, funções e estrutura das contas. Sistema de contas e plano de contas. Regime de competência e regime de caixa. Provisões em geral. Escrituração. Sistema de partidas dobradas. Escrituração de operações típicas. Livros de escrituração: diário e razão. Erros de escrituração e suas correções. Balancete de verificação. Apuração de resultados; controle de estoques e do custo das vendas. Balanço patrimonial: obrigatoriedade e apresentação; conteúdo dos grupos e subgrupos. Classificação das contas; critérios de avaliação do ativo e do passivo; levantamento do balanço de acordo com a Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). Demonstração do resultado do exercício: estrutura, características e elaboração de acordo com a Lei 6.404/76. Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados: forma de apresentação de acordo com a Lei 6.404/76. Demonstração de Fluxo de Caixa: métodos direto e indireto. Notas explicativas às demonstrações contábeis. Análise das Demonstrações Contábeis. Teoria da Contabilidade: Conceito e objetivos da Contabilidade. Usuários e suas necessidades de informação.

2.5.2 CONTABILIDADE PÚBLICA: Lei 4320, de 17 março de 1964 e suas alterações, estágios da despesa pública, lei de responsabilidade fiscal (Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 e suas alterações).

2.6 - ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS

2.6.1. METODOLOGIA ANTROPOLÓGICA: O método etnográfico: o trabalho de campo. A observação participante e a "participação observante": os discursos "êmicos" e "éticos".

2.6.2. IDENTIDADE/RELAÇÕES INTERÉTNICAS: Teorias sobre etnicidade, raça, minoria e nacionalismo. Processos de fluxos culturais e a formação de grupos por meio do contraste entre "nós" e os "outros". Processos de formação e configuração de territórios étnicos.

2.6.3. ÉTICA ANTROPOLÓGICA: O ofício do antropólogo no campo pericial. Afirmação de direitos socioculturais, a responsabilidade social do antropólogo. Diferentes usos do conceito de cultura.

2.6.4. POLÍTICAS DE CULTURA: Questões políticas e éticas relacionadas à proteção dos direitos culturais de populações indígenas e tradicionais.

2.7 - ÁREA DE CONHECIMENTO: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

2.7.1. CARACTERÍSTICAS DO TEXTO JORNALÍSTICO: Características e funções do lide, da pauta e de outras ferramentas utilizadas pelos jornalistas. Técnica de redação do texto jornalístico.

2.7.2. TÉCNICAS DE APURAÇÃO JORNALÍSTICA E CONDUÇÃO DE ENTREVISTAS: Características dos diversos tipos de textos jornalísticos (matéria, reportagem, artigo, editorial, nota em coluna, crítica e resenha, charge e cartum, entre outros).

2.7.3. FUNÇÕES, CARACTERÍSTICAS E TÉCNICAS DE WEBWRITING. PRESS-RELEASE: Função, história, características, técnicas de redação e usos.

2.7.4 TÉCNICAS E PRÁTICAS EM ASSESSORIA DE IMPRENSA.

2.7.5. RELAÇÃO ENTRE ASSESSORIA DE IMPRENSA, JORNALISTAS E ASSESSORADOS.

2.8 - ÁREA DE CONHECIMENTO: DIREITO

2.8.1. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Do constitucionalismo. 2. Teoria da constituição. 3. Teoria da Norma Constitucional. 4. Dos princípios constitucionais fundamentais. 5. Direitos e garantias fundamentais. 6. Dos direitos sociais. 7. Da organização do estado brasileiro. 8. Organização dos poderes. 9. Poder legislativo. 10. Poder judiciário. 11. Poder executivo. 12. Funções essenciais à justiça.

2.8.2 CONHECIMENTOS DE DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL:

DIREITO CIVIL: 1. Da Lei de Introdução ao Código Civil. 2. Código Civil (Parte Geral). Das pessoas naturais e jurídicas: capacidade, personalidade e domicílio. Das diferentes classificações de bens. Dos atos jurídicos: defeitos e modalidades. Das nulidades e anulabilidades. Dos atos ilícitos. Da prescrição: disposições gerais, causas impeditivas e suspensivas. 3. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 1. Noções gerais. 2. Lei processual. 3. Evolução histórica do processo civil. 4. Jurisdição. 5. Poder judiciário. 6. Ministério Público. 7. Advocacia pública e privada. 8. Competência dos órgãos jurisdicionais.

2.8.3 CONHECIMENTOS DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL:

DIREITO PENAL: 1. Princípios aplicáveis ao Direito Penal. 2. Código Penal (Parte Geral). Da aplicação da lei penal. Do crime. Da imputabilidade penal. Do concurso de pessoas. Das penas. Das medidas de segurança. Da ação penal. Da extinção da punibilidade.

DIREITO PROCESSUAL PENAL: 1. Evolução histórica do processo penal. 2. Princípios processuais. 3. Persecução penal. 4. Notícia do crime. 5. Polícia e investigação. 6. Inquérito policial. 7. Ação penal pública. 8. Ação penal privada. 9. Jurisdição penal. 10. Competência.

2.9 - ÁREA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA CIVIL

2.9.1 Projetos e execução de: Topografia; Arquitetura; Obras civis; Fundações (rasas e profundas); Estruturas (concreto, aço, madeira); Instalações prediais (elétricas, hidrossanitárias, drenagem pluvial, prevenção e combate a incêndio). Normas correlatas da ABNT.

2.9.2 Vedações em alvenarias, sistemas de vedações industrializados, vedações pré-moldadas; estruturas de concreto, aço e madeira; coberturas e impermeabilização; esquadrias; pisos e revestimentos; pinturas, instalações (elétricas, água, esgoto, drenagem, prevenção e combate a incêndio; telefonia; instalações especiais).

2.9.3 Especificação normalizada de materiais e serviços. Propriedades dos materiais de construção civil.

2.9.4 Programação de obras. Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamentos quantitativos. Planejamento e cronograma físico-financeiro: PERT-CPM. Gerenciamento de obras. Construção. Procedimentos normalizados de: organização do canteiro de obras.

2.9.5 Fiscalização de obras; acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.); controle de materiais (cimento, agregados, aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro, etc.); controle de execução de obras e serviços terceirizados. Licitações e contratos. Legislação específica para obras de engenharia civil. Vistoria e elaboração de pareceres. Elaboração de orçamentos. Normas Regulamentadoras de Saúde e segurança no trabalho.

2.9.6 Engenharia de Avaliação: Noções da normalização de Avaliação de imóveis urbanos.

2.9.7 Normas de desenho técnico; desenho auxiliado por computador - AutoCAD.

2.9.8 Procedimentos de Projetos e construção civil de acordo com as normas da ABNT. Normalização de serviços.

2.10 - ÁREA DE CONHECIMENTO: ODONTOLOGIA

2.10.1 CÓDIGO DE ÉTICA EM ODONTOLOGIA: Disposições preliminares, Dos direitos fundamentais, Dos deveres fundamentais, Das auditorias e perícias odontológicas, Do relacionamento com o paciente e com a equipe de saúde, Do sigilo profissional, Dos honorários profissionais, Das especialidades, Da Odontologia hospitalar, Das entidades com atividades no âmbito da Odontologia, Do responsável técnico, Do magistério, Das entidades da classe, Da comunicação, Do anúncio, da propaganda e da publicidade, Da entrevista, Da publicação científica, Da pesquisa científica, Das penas e suas aplicações, Disposições finais, contidos na Resolução CFO-42/2003, de 20/05/03, que revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO-179/91, de 19/12/91.

2.10.2 BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA: Serviços Odontológicos - Prevenção e Controle de Riscos: Infra-estrutura Física, Documentação e Condições para o Funcionamento dos Serviços Odontológicos, Precauções-padrão e Riscos Ocupacionais, Acidente de Trabalho e Conduta após Exposição ao Material Biológico, Higienização das Mãos, Equipamentos de Proteção Individual, Fluxo e Processamento de Artigos, Processamento de Superfícies, Linhas de água, Rouparia e Limpeza em Geral.

2.10.3 DIAGNÓSTICO BUCAL: Radiologia odontológica, Diagnóstico de Pulpite, Pulpite Irreversível e polpa necrótica, Diagnóstico da Doença Periodontal e Cárie Dental, Diagnóstico Oral.

2.10.4 CLÍNICA ODONTOLÓGICA INFANTIL E ADULTO: Preparo Inicial em Periodontia, Raspagem e alisamento coronoradicular, Princípios Básicos da Terapia do canal radicular, Fases do tratamento na terapia do canal radicular, Procedimentos Clínicos na Terapia do Canal Radicular, Materiais Dentários, Dentística restauradora, Preparo Cavitário, Uso do Flúor, Selantes de Fóssulas e Fissuras.

2.11 - ÁREA DE CONHECIMENTO: PEDAGOGIA

2.11.1 Teorias da Educação.

2.11.2 Planejamento educacional.

2.11.3 Prática pedagógica.

2.11.4 A pedagogia de projetos, Interdisciplinaridade e Transversalidade.

2.11.5 Fundamentos da Educação Inclusiva, Educação e Inclusão Social.

2.11. 6 O papel da educação em uma sociedade em transformação.

2.11.7 O papel do professor frente às mudanças na educação.

2.11.8 A avaliação no contexto escolar.

2.11.9 Avaliação da Aprendizagem.

2.11.10 Conhecimentos gerais dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

2.11.11 As principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira.

2.11.12 O projeto político pedagógico.

2.12.13 Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases Nacionais. Estatuto da criança e do Adolescente, Lei 10.172/01, Plano Nacional em Direitos Humanos.

2.12 - ÁREA DE CONHECIMENTO: PSICOLOGIA

2.12.1 Introdução a Psicologia.

2.12.2 Psicologia Geral e da Comunicação.

2.12.3 Conceitos contemporâneos em Psicologia.

2.12.4 Noções gerais de teorias e sistemas em psicologia.

2.12.5 Psicologia da personalidade.

2.12.6 Ética profissional em psicologia.

2.12.7 Introdução a etologia humana.

2.12.8 Avaliação Psicológica: Entrevistas; Testes; Anamnese; Psicodiagnóstico, Documentos psicológicos (conceito, finalidade e estrutura, princípios, norteadores na elaboração de documentos psicológicos, modalidades de documentos).

2.12.9 Processos Psicológicos Básicos: Atenção e consciência; Motivação; Aprendizagem; Emoção e Percepção; Memória.

2.12.10 Psicologia do Desenvolvimento.

2.12.11 Psicologia da Personalidade.

2.12.12 Psicopatologia.

2.13 - ÁREA DE CONHECIMENTO: SERVIÇO SOCIAL

2.13.1 Dimensões da prática profissional do Serviço Social: teórico-metodológica; ética política; técnica-instrumental; investigativa e formativa.

2.13.2 O trabalho do assistente social no âmbito sócio-jurídico.

2.12.3 Princípios da Mediação e Conciliação familiar.

2.12.4 Abordagem Familiar - Serviço Social e a família, a Família como instituição na sociedade, Modelos familiares; Alcoolismo nas empresas. Atuação do Serviço Social na prevenção dos problemas relacionados à dependência química.

2.12.5 Técnicas e Instrumentos operativos utilizados pelo Serviço Social no campo sócio-jurídico: estudo social, laudos e pareceres; entrevista, reunião, visita domiciliar e institucional, inspeção e palestras; documentação; avaliação, acompanhamento, aconselhamento, orientação, prevenção de diversas situações atendidas.

2.12.6 Noções de estudo social, perícia social e parecer social.

ANEXO V - ENDEREÇOS DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ

SEDES DO MP-PA

ENDEREÇOS

Abaetetuba

Av. São Paulo, nº1572, Aviação, Abaetetuba, PA

Ananindeua

Br 316, Km 08, Centro, Ananindeua, PA

Barcarena

Fórum Des. Inácio de Sousa Mota, Trav. Cantilho Nunes, s/nº, Betânia, Barcarena, PA

Belém

Rua João Diogo, 100, Cidade Velha, Belém, PA

Benevides

Fórum Des. Edgar Augusto Viana, Rua João Fanjas, s/nº, Centro, Benevides, PA

Bom Jesus do Tocantins

Av. Transamazônica, s/nº, Esquina com Rua das Flores, Agrópolis do INCRA, Marabá, PA

Bujarú

Fórum Juiz Oscar Cunha Melo, Av. Beira Mar, nº 269, Centro, Bujaru, PA

Capanema

Av. Barão de Capanema, nº 1188, Centro, Capanema, PA

Castanhal

Av. Presidente Vargas, nº 2638, Castanhal, PA

Conceição do Araguaia

Fórum Des. Licurgo Narbal de Oliveira Santiago, Av. Marechal Rondon, s/nº, Centro, Conceição do Araguaia, PA

Concórdia do Pará

Fórum Dr. Nairo Barata, Av. Castelo Branco, nº 74, Centro, Concórdia do Pará, PA

Icoaraci

Rua Manoel Barata, 1307, Distrito de Icoaraci, Belém, PA

Itupiranga

Fórum Des. Osvaldo de Brito Farias, Rua São Salvador, s/nº, Centro, Itupiranga, PA

Marabá

Av. Transamazônica, s/nº, Esquina com Rua das Flores, Agrópolis do INCRA, Marabá, PA

Marituba

Fórum Pretor Carlos Samico de Oliveira, Rua Cláudio Barbosa da Silva, nº 536, Marituba, PA

Mosqueiro

Rua 15 de Novembro, 23, Distrito de Mosqueiro, Belém, PA

Parauapebas

Fórum Juiz Célio Rodrigues Cal, Rua C, Quadra Especial, s/nº, Cidade Nova, Parauapebas, PA

Santa Izabel do Pará

Fórum Dr. Salvador Rangel de Borborema, Rua Mestre Rocha, nº 1239, Centro, Santa Izabel do Pará, PA

Santa Maria do Pará

Fórum Juiz Jonathas Celestino Teixeira, Av. Bernardo Sayão, s/nº, Centro, Santa Maria do Pará, PA

Santarém

Trav. 15 de Agosto, nº 120, Centro, Santarém, PA

Santo Antônio do Tauá

Fórum Dr. Levy Hall de Moura, Av. Senador Antônio Lemos, s/nº, Centro, Santo Antônio do Tauá, PA

São Caetano de Odivelas

Fórum Prof. Aldebaro C. de Macedo Klautau, Av. São Benedito, s/nº, Centro, São Caetano de Odivelas, PA

São Domingos do Araguaia

Av. Jarbas Passarinho, 241, Centro, São Domingos do Araguaia, PA

São João do Araguaia

Praça José Martins Ferreira, s/nº, Centro(Fórum), São João do Araguaia, PA

São Francisco do Pará

Rua Celso Machado s/nº (Ed. Fórum), Cristo Redentor, São Francisco do Pará, PA

São Miguel do Guamá

Av. Nazaré, 530, Olho D'Água (Ed. Fórum), São Miguel do Guamá, PA

Vigia

Fórum Des. Álvaro Pantoja Pimentel, Rua de Nazaré, s/nº, Centro, Vigia, PA

ANEXO VI - CRONOGRAMA

Publicação do Edital

25/4/2013

Período de inscrição (www.mp.pa.gov.br)

29/4 a 12/5/2013

Prazo para o candidato portador de necessidades especiais entregar laudo médico.

13 e 14/5/2013

Provável data de divulgação da relação nominal de inscritos.

20/5/2013

Data da realização da prova objetiva

16/6/2013

Provável data de divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

17/6/2013

Prazo para recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva

18 e 19/6/2013

Provável data de divulgação do resultado dos recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva e do gabarito oficial definitivo.

24/6/2013

Provável data de divulgação do resultado provisório (candidatos aprovados e classificados) no site www.mp.pa.gov.br

26/6/2013

Prazo para interposição do recurso quanto a erro no cômputo das notas e médias

27 e 28/6/2013

Provável data de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Estado do Pará.

1/7/2013