O Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com as disposições da legislação em vigor, faz saber pelo presente Edital que estarão abertas, no período de 04 a 11 de fevereiro de 2010, no horário das 08h às 11h e de 14h às 17h, na Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRR, sito na Av. Glaycon de Paiva, 2496 - Pricumã, Boa Vista-RR as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 11 vagas para o Campus Boa Vista localizado no município de Boa Vista para Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas áreas especificadas no Quadro I, de acordo com a Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, e suas alterações, conforme segue:
QUADRO I
Diretoria | Área de Atuação | Formação /Graduação | CH | VG | Remuneração |
DIGRAD DIRET | LÍNGUA INGLESA | Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa | 40 | 02 | 2.124,20 |
DIRET | MATEMÁTICA | Licenciatura Plena em Matemática | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | ELÉTRICA OU ELETROTÉCNICA | Bacharel em Engenharia Elétrica ou Tecnólogo em Eletrotécnica | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | ELETRÔNICA OU ELETROELETRÔNICA | Engenharia Eletrônica ou Tecnólogo em Eletrônica ou Tecnólogo em Eletroeletrônica | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | INFORMÁTICA | Licenciatura em Processamentos de dados; Licenciatura em Análise e Desenvolvimento de Dados ou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Dados | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | SECRETARIADO | Bacharel ou Tecnólogo em Secretariado Executivo | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | TURISMO | Bacharel ou Tecnólogo em Turismo com formação em guia de Turismo | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | SOCIOLOGIA | Licenciatura em Sociologia ou Bacharel em Ciências Sociais | 40 | 01 | 2.124,20 |
DIRET | ENFERMAGEM | Bacharel em Enfermagem | 40 | 02 | 2.124,20 |
TOTAL | 11 |
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VG - Número de Vagas
CH - Carga Horária
1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
1.1. Fica condicionado ao seguinte atendimento:
a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos;
b) Estar em gozo de seus direitos políticos;
c) Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
d) Estar quite com as obrigações eleitorais;
e) Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público, com base no Art. 37, XVI da Constituição Federal;
f) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
g) Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da contratação;
h) Atender aos requisitos do Quadro I;
i) Não ter restrição fiscal.
2. DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições serão realizadas na Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRR. (Bloco I - Administração Geral) do Campus Boa Vista ou ainda via correio.
2.2 Para inscrições via correio, o candidato deverá imprimir a ficha de inscrição no site do IFRR (www.ifrr.edu.br), preenchê-la e enviá-la via SEDEX, até o último dia de inscrição (comprovado pela data da postagem nos correios), juntamente com o comprovante original de pagamento da taxa de inscrição e item 2.3. para o seguinte endereço: Av. Glaycon de Paiva, 2496 - CEP 69303-340 - Pricumã - Boa Vista -RR A/C: Diretoria de Gestão de Pessoas;
2.3 Juntamente com a Ficha de inscrição devem ser entregues:
a) Cópia do diploma de nível superior;
b) Histórico Escolar da formação exigida;
c) Cópia do Certificado ou Diploma de Especialização (caso exigida para o cargo)
d) Cópia do documento de identidade do candidato;
e) Cópia do CPF;
f) Cópia do Documento de Registro Profissional expedido pelo órgão competente;
g) Comprovante da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) que deverá ser recolhido no Banco do Brasil, através de GUIA DE RECOLHIMENTO-GRU, Código de Recolhimento 28883-7, Código da Unidade Favorecida: 158152/26437 que poderá ser obtida na Diretoria de Gestão de Pessoas / IFRR ou no site www.ifrr.edu.br.
2.4 Os candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de permanência e o diploma devidamente revalidado.
2.5 Não serão aceitas inscrições condicionais e ou extemporâneas.
2.6 Será excluído do processo seletivo, a qualquer tempo, o candidato que prestar declaração ou informação falsa ou inexata.
2.7 Admitir-se-á inscrição por procuração, devendo ser apresentado no ato da inscrição:
a) Instrumento de mandato para o fim específico;
b) Cópia legível do documento de identidade do procurador;
c) Documentação exigida no subitem 2.2.
2.8 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.
2.9 Caso seja detectada comprovadamente alguma irregularidade na documentação apresentada pelo candidato aprovado o IFRR reserva-se ao direito de desclassificá-lo do processo seletivo e contratar automaticamente o candidato posteriormente aprovado, conforme classificação publicada no Edital de Homologação.
3. DO PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo constará de uma única etapa:
1. Prova de Desempenho Didático
3.1. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
3.1.1. A Prova de Desempenho Didático constará de questões relativas à área de conhecimento do candidato.
3.1.2 O sorteio do tópico/tema a ser desenvolvido pelo candidato na Prova de Desempenho Didático será realizado no dia 19 de fevereiro de 2010, às 10:00h. na Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRR, na presença de pelo menos 2 (dois) candidatos.
3.1.3 A Prova de Desempenho Didático será realizada no dia 20 de fevereiro de 2010 com início as 8h30min., no Campus Boa Vista, de acordo com o anexo I deste Edital.
3.1.4 Os tópicos/temas a serem sorteados para ser desenvolvido pelo candidato na Prova de Desempenho Didático constam no Anexo I deste Edital.
3.1.5 Será sorteado um único tema por área de conhecimento, que será comum a todos os candidatos da área.
3.1.6 Os critérios de Avaliação da Prova de Desempenho Didático constam no anexo II deste Edital.
4 DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
4.1 Os candidatos serão classificados em função da pontuação na Prova de Desempenho Didático. A prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
5 DA APROVAÇÃO
5.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja nota na Prova de Desempenho Didático, for igual ou superior a 70 (setenta ) pontos.
5.2 Em caso de empate, para efeito de classificação, dar-se-á preferência, ao candidato:
a) Com maior idade.
6 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1 O resultado da Prova de Desempenho Didático será publicado, no local das inscrições e no site www.ifrr.edu.br no dia 22/02/2010, a partir das 14:00h.
6.2 O resultado final da Prova de Desempenho Didático será publicado em Edital, no D.O.U, e local das inscrições no dia 24/02/2009.
7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 Os candidatos que já exerceram a função de Professor Substituto nos termos da Lei nº 8.745/93, não poderão ser novamente contratados com fundamento nesta Lei, antes de decorrido 24 (vinte e quatro) meses do seu contrato anterior.
7.2 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.
7.3 Os candidatos habilitados terão seu ingresso imediato de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes e necessidade junto aos cursos existentes, para os componentes curriculares do Processo Seletivo e/ou em outras áreas correlatas, do quadro de Pessoal do IFRR.
7.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima.
7.5 O candidato contratado cumprirá horários de atividades, de acordo com a necessidade do Campus Boa Vista.
7.6 Por conveniência da administração do IFRR, os candidatos aprovados que não foram contratados por ocasião do limite das vagas, com base neste Edital, poderão ser contratados, posteriormente, no caso da existência de vagas, desde que esta contratação ocorra dentro do prazo de até 1 (um) ano, a contar da data de publicação do Edital de Homologação no DOU
Roberto de Queiroz Lopes
Reitor Pro Tempore em Exercício
Anexo I ao Edital nº 04/2010
Seleção para Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Área de Atuação | Formação /Graduação | TÓPICOS/ASSUNTOS PARA SORTEIO |
LÍNGUA INGLESA | Licenciatura em Língua Inglesa com Especialização na Área ou em Educação | 1. Plural of Nouns 2. Relatives Pronouns 3. If Clauses |
MATEMÁTICA | Licenciatura Plena em Matemática | 1. P.A. (Progressão Aritimética) 2. P.G. (Progressão Geométrica) 3. Números complexos |
ELETRICIDADE OU ELETROTÉCNICA | Engenharia Elétrica ou Tecnólogo em Eletrotécnica | 1. Lei de OHM 2. Correção do fator de Potência de um sistema elétrico 3. Associação de Geradores Elétricos ligados em Paralelo: Parâmetros para Geradores CA e CC. |
ELETRÔNICA OU ELETROELETRÔNICA | Engenharia Eletrônica ou Tecnólogo em Eletrônica ou Tecnólogo em Eletroeletrônica | 1. Lei de OHM 2. Diodos Semicondutores 3. Funções lógicas: Portas Lógicas |
INFORMÁTICA | Licenciatura em Processamentos de dados; Licenciatura em Análise e Desenvolvimento de Dados ou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Dados | 1. Programação Orientada a Objetos com JAVA. 2. Banco de Dados Relacionais. 3. Gestão Ágil de Objetos com SCRUM |
SECRETARIADO | Bacharel ou Tecnólogo em Secretariado Executivo | 1. Atividades desenvolvidas pelo profissional secretário e suas ferramentas de trabalho 2. O que faz um grupo de pessoas tornar-se uma equipe? O que pode sair errado com as atividades em equipe? 3. Código de Ética do Secretariado |
TURISMO | Bacharel ou Tecnólogo em Turismo com formação em guia de Turismo | 1. Interpretação de Trilha 2. Formação de roteiros ecoturísticos 3. Formatação de roteiros histórico-culturais |
SOCIOLOGIA | Licenciatura em Sociologia ou Bacharel em Ciências Sociais | 1. A importância da ética nas relações e no ambiente de trabalho 2. Compreensão dos elementos econômicos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e dos outros, enquanto sujeitos sociais. 3. O trabalho na sociedade capitalista. |
ENFERMAGEM | Bacharel em Enfermagem | 1. Técnica de curativo limpo e contaminado. 2. Preparo e diluição de Medicação Parenteral. 3. Técnica de Cateterismo Vesical: Masculino e Feminino. |
Boa Vista-RR, 02 de fevereiro de 2010
Roberto de Queiroz Lopes
Reitor Pro Tempore em Exercício
Anexo II ao Edital nº 04/2010
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
I - Condução da aula | Pontos de 0 a 5 | |
1 - Conteúdo | 1.1 Domina o assunto e o apresenta ao nível da turma. |
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2 - Fixação | 2.1 Consolida ideias principais. |
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2.2 Utiliza exemplos relevantes. |
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3 - Realimentação | 3.1 Formula perguntas claras. |
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4 - Fechamento | 4.1 Avalia adequadamente a participação do aluno na aula. |
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Total |
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II - Planejamento | Pontos de 0 a 5 | |
1 - Objetivos | 1.1 Deixa claro os objetivos da aula para o aluno. |
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2 - Organização da aula | 2.1 Facilita a aprendizagem inter-relacionando o conteúdo. |
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3 - Dosagem | 3.1 Dosa o tempo conforme a relevância e complexidade do tema. |
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4 - Seleção do Recurso Didático | 4.1 Mantém o recurso didático escolhido como fonte alimentadora da aula. |
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Total |
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III - Atitudes | Pontos de 0 a 5 | |
1 - Apresentação Pessoal | 1.1 Possui dicção clara e fluente. |
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1.2 Possui boa entonação de voz, postura e gestos adequados. |
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2 - Linguagem Técnico Didático | 2.1 Usa linguagem correta e adequada ao conteúdo. |
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Total |
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IV - Estratégia | Pontos de 0 a 5 | |
1 - Técnica de Ensino | 1.1 Emprega técnica adequada à natureza do conteúdo. |
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1.2 Possui segurança e facilidade no desenvolvimento da técnica escolhida. |
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2 - Recursos Didáticos | 2.1 Utiliza recursos didáticos bem elaborados e adequados ao conteúdo. |
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2.2 Usa com habilidade e segurança os recursos escolhidos. |
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3 - Motivação | 3.1 Mantém o aluno interessado e motivado durante a aula. |
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Total |
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PLANO DE AULA ( No máximo 15 pontos):___________
Total Geral:__________
Boa Vista-RR, 02 de fevereiro de 2010
Roberto de Queiroz Lopes
Reitor Pro Tempore em Exercício