IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - MT

Notícia:   Instituto Federal - MT oferece 127 vagas de até R$ 5.025,65

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS SÃO VICENTE

EDITAL N° 013/2009 ALTERADO RETIFICAÇÃO I

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente, no pleno exercício de suas atribuições legais e regulamentares, designado através da Portaria MEC nº. 1.123 de 27-11-2007, publicada no DOU de 28-11-2007 e considerando a autorização ministerial concedida pela Portaria MPOG Nº. 370 de 04 de dezembro de 2008, publicada no D.O.U. de 05 de dezembro de 2008 e Portaria MEC 1.500 de 09/12/2008 publicada no DOU de 10/12/2008, com possibilidade de ocorrer o acréscimo previsto no parágrafo 3°. do art. 1°. do Decreto n°. 4.175, de 27 de março de 2002, e no art. 14 da Portaria no 450, de 06 de novembro de 2002 do MPOG, faz saber que será realizado, em locais, datas e horários estabelecidos no presente Edital, Concurso Público de provas e títulos para provimento de vagas de professor de ensino básico, técnico e tecnológico do quadro de pessoal efetivo do Campus São Vicente, o qual reger-se-á de acordo com as Instruções Especiais que ficam fazendo parte integrante deste edital.

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público realizar-se-á sob a responsabilidade da empresa Instituto Saber contratada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente, sob fiscalização de Comissão de Concurso nomeada para tal fim e obedecidas as normas deste Edital.

1.2. O Concurso destina-se ao provimento dos cargos vagos constantes do Item 2 deste Edital. As nomeações serão feitas de acordo com autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG.

1.3. A seleção aos cargos de pessoal docente constará, além das provas objetivas, de provas de desempenho didático e de títulos, sendo as duas primeiras eliminatórias e classificatórias e a última,

unicamente de caráter classificatória.

1.4. O regime de trabalho do cargo de docente será de 40h. Poderá o mesmo solicitar regime de Dedicação Exclusiva, conforme plano de carreira e normas internas da Instituição cuja jornada de trabalho poderá ocorrer nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, em função das necessidades da Administração Autárquica.

1.5. O cargo/área/especialidade, a escolaridade/pré-requisitos, a remuneração inicial, inclusive vantagens e benefícios, e o número de vagas são os estabelecidos no item 2 deste Edital.

1.6. As provas objetivas deste certame serão realizadas na cidade de Cuiabá - MT e a prova de desempenho didático e de títulos em São Vicente da Serra - MT.

1.7. O Cronograma de Etapas ou Atividades do Certame é o estabelecido no Anexo I deste Edital.

1.8. A descrição das atribuições básicas dos cargos consta do Anexo II deste Edital.

1.9. O conteúdo programático consta do Anexo III deste Edital.

1.10. Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (Lei 8.112/90 com as alterações posteriores).

1.11. O docente, após a sua admissão, deverá, a critério da Instituição, ministrar aulas em qualquer curso equivalente com a sua formação profissional e acadêmica, bem como ter lotação em qualquer dos núcleos avançados existentes ou que venham a ser criados.

1.12. O candidato aprovado só poderá solicitar remoção ou redistribuição de seu local de lotação inicial após ter adquirido estabilidade, nos moldes da lei n° 8.112/90.

2 - QUADRO DOS CARGOS/REQUISITOS/VAGAS

2.1. Os cargos, requisitos, vagas, e a remuneração inicial, inclusive vantagens e benefícios, são os estabelecidos a seguir:

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Requisitos Mínimos

Vagas

Biologia

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena em Biologia ou Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação na área

2

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática ou Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação na área

2

Física

Licenciatura Plena em Física ou Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação na área

2

Química

Licenciatura Plena em Química ou Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação na área

1

Geografia

Licenciatura Plena em Geografia

1

Educação Física

Licenciatura Plena em Educação Física

1

Administração

Graduação em Administração, Administração Rural, Tecnologia em Agronegócio ou licenciatura em Ciências Agrícolas

1

Pedagogia

Licenciatura Plena em Pedagogia

2

Agronomia/ Produção Vegetal - Solos

Graduação em Agronomia

1

Agronomia/ Produção Vegetal - Fitotecnia (Melhoramento Genético de plantas e produção de sementes)

Graduação em Agronomia

1

Agronomia/ Engenharia Agrícola

Graduação em Agronomia ou Engenharia Agrícola

1

Zootecnia - Aqüicultura

Graduação em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária ou Tecnologia em Zootecnia

1

Zootecnia - Produção e nutrição de Não Ruminantes

Graduação em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária ou Tecnologia em Zootecnia

1

Engenharia de Produção Agro industrial

Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial

1

Total das Vagas

18

2.2. Do Vencimento Base

CARGO

40 HORAS

D. E.

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Nível DI - 1

R$ 1.115,02

R$ 1.728,28

2.3. Da Gratificação Especial de Atividades Docentes do Ensino Tecnológico - GEDBT

CARGO

40 HORAS

D. E.

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Nível DI - 1

R$ 1.009,19

R$ 1.029,36

2.4. Da Retribuição por Titulação

TITULAÇÃO

40 HORAS

D. E.

ESPECIALIZAÇÃO

R$ 82,09

R$ 319,64

MESTRADO

R$ 427,14

R$ 1.336,61

DOUTORADO

R$ 1.418,55

R$ 3.297,37

2.5. Além das vantagens descritas acima, o servidor fará jus à Auxilio Transporte, de acordo com a localidade, Auxílio-Creche (quando for o caso) e auxílio-Alimentação no valor de R$ 126,00.

3 - DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)

3.1. Conforme previsto no § 2º do art. 5º, da Lei nº. 8.112/90, não há vagas reservadas para portadores de deficiência, em virtude do número de vagas por área de atuação ser menor que o descrito no § 1º do art. 37 do Decreto nº. 3.298/99.

4 - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

4.1. O candidato selecionado neste Concurso Público será investido no cargo se, na data da posse, atender às seguintes exigências:

a) ter nacionalidade brasileira - inclusive naturalizado - ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal e do Decreto nº. 70.436/72;

b) ter idade mínima de dezoito anos completos;

c) estar em pleno exercício de seus direitos políticos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;

f) ter habilitação e requisitos exigidos para o cargo para o qual se inscreveu;

g) não auferir proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal de 1.988, ressalvadas suas exceções;

h) não possuir antecedentes criminais ou civis incompatíveis com o exercício do cargo;

i) ter aptidões física e mental para o exercício das respectivas atribuições, comprovadas por meio de perícia médica oficial; e

j) estar aprovado dentro do número de vagas e de acordo com todas as normas deste Concurso Público.

5 - DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

5.1. Taxas:

R$ 70,00 (setenta reais).

5.1.1. Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período entre 08 horas do dia 03 de junho 2009 e 17 horas do dia 24 de junho de 2009, observado o horário oficial de Mato Grosso.

5.2. O Instituto Saber não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

5.3. O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição apenas em dinheiro e logo após a feitura de sua inscrição por intermédio de boleto bancário gerado no próprio site da organizadora do certame.

5.4. O boleto bancário poderá ser pago em qualquer banco, bem como nas casas lotéricas e Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

5.5. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o seu vencimento.

5.6. As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

5.7. Uma vez paga, a taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma hipótese, salvo em caso de cancelamento do Concurso Público por conveniência da administração pública.

5.8. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo e Campus que deseja concorrer, ciente de que fará a prova nessa cidade polo. Não serão aceitos quaisquer pedidos de alteração de cargo e Campus.

5.9. É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.

5.10. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa, para terceiros ou para outros concursos.

5.11. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do R.G. e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

5.12. As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Concurso do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta, e/ou omití-las ou falseá-las.

6 - DAS ISENÇÕES DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

6.1. O candidato que se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa e ter renda mensal familiar igual ou menor a 02 (dois) salários mínimos, deverá retirar no endereço eletrônico www.saber.srv.br a partir da data de 03/06/2009 até 05/06/2009, o formulário de solicitação de isenção do pagamento da inscrição e encaminhar ao Instituto Saber, sito a Rua Maranhão, 1395 - Centro - Cascavel PR - CEP: 85801-050, com data máxima de postagem o dia 05/06/2009. O referido formulário deverá estar devidamente preenchido, assinado e sem rasuras com os seguintes documentos:

a) Cópia simples de documentos pessoais: RG e CPF;

b) Comprovante de renda familiar atualizado, como holerite, carteira de trabalho ou declaração de renda com firma reconhecida.

6.2. A falta de assinatura e/ou o não preenchimento integral do Formulário de Solicitação de Isenção, bem como deixar de anexar qualquer um dos documentos aqui solicitados, resultarão no indeferimento da Solicitação de Isenção.

6.3. O candidato ou o seu representante legal responderá civil e criminalmente, pela falsificação das informações apresentadas, além do cancelamento da solicitação de isenção.

6.4. Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela Comissão de Concurso.

7 - DAS PROVAS

O Concurso constará de uma única etapa, subdividida em 03 (três) Fases:

FASES

PROVAS

PESO

Natureza

Pontuação Máxima

Pontuação Mínima

1ª Fase: Prova teórica/objetiva

Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

10 questões

2

Eliminatória e Classificatória

20 pontos

50 pontos

Legislação

10 questões

2

20 pontos

Conhecimentos Específicos

20 questões

3

60 pontos

2ª Fase:

Desempenho Didático

Prova Prática

2

Eliminatória e Classificatória

200 pontos

120 pontos

3ª Fase:

Avaliação de Títulos

Avaliados na Escala de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos.

1

Classificatória

50 pontos

0 ponto

7.1. DAS PROVAS TEÓRICAS/OBJETIVAS

7.1.1 As provas acontecerão no dia 19/07/2009 na cidade de Cuiabá - MT, e terão duração de quatro horas. Os horários e locais serão divulgados no site www.svc.ifmt.edu.br e no site www.saber.srv.br na data de 01/07/2009.

7.1.2. As provas da 1ª Fase - teóricas/objetivas serão compostas por questões de múltipla escolha, num total de 100 (cem) pontos possíveis, dos quais o candidato deverá obter no mínimo metade dessa pontuação, conforme quadro descritivo acima.

7.1.3. O candidato deverá apresentar-se ao local de realização de prova 30 (trinta) minutos antes de sua realização, portando lápis preto, caneta esferográfica preta ou azul e documento oficial com foto e validade em todo território nacional utilizado no ato da inscrição.

7.1.4. Nesta fase, todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.

7.1.5. Não haverá segunda chamada de provas, em hipótese alguma.

7.1.6. Após o início das provas, não será permitido o ingresso de candidatos no local de realização de provas.

7.1.7. Em hipótese alguma, as provas serão aplicadas fora de local pré-determinado.

7.1.8. O não comparecimento do candidato para realização da prova implicará automaticamente em sua exclusão do concurso público.

7.1.9. O candidato será sumariamente eliminado do Concurso Público se: lançar mão de meios ilícitos para execução das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades; atrasar-se ou não comparecer a qualquer das provas; afastar-se do local das provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído as provas; deixar de assinar a Lista de Presença e os respectivos Cartões-Resposta; ausentar-se da sala portando o Cartão-Resposta e/ou o Caderno de Questões; descumprir as instruções contidas na capa das provas; for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou se utilizando de máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, ou, após as provas, for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter-se utilizado de processos ilícitos na realização das provas.

7.1.10. O candidato só poderá ausentar-se do recinto decorrido 01 (uma) hora do efetivo início das provas.

7.1.11. A candidata que tiver a necessidade de amamentar no dia da prova deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, não sendo dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de prova utilizado com a amamentação. A ausência de um acompanhante impossibilitará a candidata de realizar a prova.

7.1.12. Ao final das provas, os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer em cada sala sendo liberados somente quando todos tiverem concluído ou encerrado o período para realização das provas.

7.1.13. O candidato deverá assinalar suas respostas na folha própria (Cartão-Resposta) e assinar no espaço próprio com caneta esferográfica de tinta na cor preta ou azul.

7.1.14. Não serão computadas questões não assinaladas e questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que legíveis.

7.1.15. Os candidatos poderão ser submetidos à revista magnética para a realização do certame, inclusive no ingresso aos banheiros.

7.1.16. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude do afastamento de candidato da sala de provas.

7.1.17. Nos dias de realização das provas não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo e aos critérios de avaliação das provas.

7.2. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

7.2.1. Somente serão convocados para a prova de desempenho didático os candidatos classificados na prova objetiva em até 5 (cinco) vezes o número da vaga oferecida;

7.2.2. A prova de Desempenho Didático consistirá numa aula de 30 (trinta) minutos, ministrada perante a Banca Examinadora.

7.2.2.1. O sorteio do tema será efetuado pela Comissão Organizadora e Banca Examinadora e realizado às 8 horas do dia 14/08/2009 em local a ser publicado nos sites www.svc.ifmt.edu.br e www.saber.srv.br.

7.2.2.2. Os recursos didáticos colocados a disposição do candidato serão: Retroprojetor, quadro branco, pincel e apagador. Os demais recursos didáticos, não obrigatórios, são facultativos e de responsabilidade do candidato.

7.2.3. Os candidatos não convocados para a prova de desempenho didático estarão automaticamente eliminados do concurso público.

7.2.4. O candidato deverá se apresentar para a Prova de Desempenho Didático, munido de cartão de

inscrição e documento oficial de Identidade, bem como deverá entregar o plano de aula em 03 (três) vias, antes do início da prova.

7.2.5. Considerada sua natureza, não caberá recurso para a Prova de Desempenho Didático.

7.2.6. Será habilitado na Prova de Desempenho Didático o candidato que obtiver, no mínimo, 50 (cinqüenta) pontos e atender o item 7.2.1 deste edital.

7.2.7. Não será permitida a presença, no local da prova de desempenho didático, dos demais candidatos e de pessoas que não sejam os membros da banca examinadora.

7.2.8. Os critérios para avaliação da prova de desempenho didático estão descritos no anexo IV deste edital.

7.3. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Os títulos apresentados serão computados de acordo com a tabela abaixo:

TÍTULO

PONTOS

MÁXIMO

I. Especialização na área pretendida ou em áreas afins

10

30

II. Mestrado na área pretendida ou em áreas afins

20

III. Doutorado na área pretendida ou em áreas afins

30

IV. Experiência comprovada, adquirida no magistério (docência), supervisão escolar, direção escolar, coordenação administrativa escolar.

2,5 pontos por semestre comprovado, desprezado as frações de dias.

 

10

V. Orientação Educacional (Monografia, Dissertação e Tese)

0,5 pontos por monografia;
1,0 ponto por dissertação ou tese

VI. Publicação

Artigo Científico

1 ponto por Artigo e no máximo 5 pontos (nos últimos cinco anos);

10

Capítulo de Livro

1 ponto cada capítulo, no máximo 3 pontos;

Livro (autor, organizador, editor ou coordenador)

1 ponto cada livro, no máximo 2 pontos

TOTAL DE PONTOS: 50,00

7.3.1. Os títulos para pontuação deverão ser entregues em cópias simples pelo candidato às respectivas bancas examinadoras, em envelope lacrado, antes do inicio da prova de desempenho didático.

7.3.2. Não serão pontuados documentos ilegíveis ou emitido via fax, postal ou e-mail. Também não serão avaliados os Títulos apresentados fora do prazo e nem contendo rasuras.

7.3.3. Não serão consideradas para efeito de pontuação, documentos gerados por via eletrônica que não estejam acompanhados do respectivo mecanismo de autenticação.

7.3.4. As cópias dos referidos documentos descritos neste tópico não serão devolvidos.

7.3.5. Os diplomas e/ou certificados em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados

da validação do MEC e de tradução feita por Tradutor Juramentado.

7.3.6. Aos Títulos será conferido o máximo de 50 pontos.

7.3.7. Quanto aos Títulos a que se referem aos subitens I, II e III, será considerado apenas o de maior titulação, impossibilitada a pontuação cumulativa da mesma titulação ou de titulações diferentes.

8 - DOS RECURSOS

8.1. O candidato que queira contestar alguma questão, poderá fazê-lo, no dia da prova, através do fiscal de sala registrando na folha ATA, a qual será encaminhada à Comissão de Concurso Público;

8.2. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a entidade responsável pela execução do Concurso e com anuência da Comissão de Concurso, se reserva o direito de não fornecer exemplares dos Cadernos de Provas a candidatos ou à instituições outras, mesmo após o encerramento do Concurso;

8.3. Se o candidato quiser interpor recursos contra alguma das questões, por não tê-lo feito em ATA no dia da prova, poderá requerer cópia de prova, junto a Comissão de Concurso, solicitando junto ao site www.saber.srv.br - Link "Contato", respeitando sempre os prazos estipulados neste Edital.

8.4. O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

8.4.1. Com relação à homologação das inscrições, no prazo de 02 (dois) dias, a contar do primeiro dia útil subseqüente ao da publicação do edital de homologação das inscrições;

8.4.2. Com relação à prova escrita (questões objetivas), no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do primeiro dia útil subseqüente ao da realização da prova.

8.4.3. Com relação às incorreções ou irregularidades constatadas na execução do concurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da ocorrência das mesmas;

8.5. O recurso deverá ser individual com a indicação da questão que o candidato se julga prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, entre outros, juntando cópia dos comprovantes, devendo o mesmo ser dirigido à Comissão de Concurso, enviando via e-mail para institutosaber@gmail.com, respeitando sempre os prazos estipulados neste Edital.

8.6. Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo, bem como os que contenham erro formal e ou material, em sua elaboração ou procedimentos que sejam contrários ao disposto nesse Edital;

8.7. Se da análise de recursos resultarem anulação de questões, essas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos. Se resultar alteração de gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme essa alteração e seu resultado final divulgado de acordo com esse novo gabarito;

8.8. Os recursos indeferidos liminarmente não estão sujeitos à análise do mérito, mesmo que devidamente fundamentados.

8.9. A Banca Examinadora da entidade promotora do presente Concurso Público constitui última instância para recurso ou revisão, sendo soberana em suas decisões, razão porque não caberão recursos ou revisões adicionais.

9 - DO RESULTADO FINAL

9.1. Os candidatos que prestarem prova escrita, prova de desempenho didático e prova de títulos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a soma obtida entre a nota da prova escrita (NPE) e nota da prova de desempenho didático (NPDD), somada à nota da prova de títulos (NPT), conforme demonstrado na fórmula:

(NPE) + (NPDD) + (NPT) = nota Final de Classificação

9.2. Serão considerados aprovados, os candidatos com Média Final de Classificação igual ou superior a 170 (cento e setenta) pontos, sendo, no mínimo, 50 (cinquenta) pontos na prova escrita e 120 (cento e vinte) pontos na prova de desempenho didático.

9.3. Em casos de empate nas provas objetivas, terá preferência na classificação para a prova de desempenho didático e na classificação final o candidato que, sucessivamente:

a) Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos até o último dia da inscrição, conforme art. 27, parágrafo único da lei n°. 10.741 de 1° de outubro de 2003 (estatuto do idoso);

b) Maior total de pontos na prova de conhecimentos específicos.

c) Maior total de pontos na prova de legislação.

d) Maior total de pontos na prova de desempenho didático.

e) Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso, dentre os de idade inferior a 60 anos, até o último dia da inscrição.

10 - DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. O concurso terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, de acordo com Decreto n° 4.175 de 27 de março de 2002.

10.2. Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados no Diário Oficial da União.

10.3. Não serão concedidas vistas ou recontagens de pontos de provas, exames, avaliações ou pareceres, qualquer que seja a alegação do candidato.

10.4. O candidato convocado (através de telegrama com aviso de recebimento) para a posse que não comparecer nos prazos determinados será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do Concurso Público.

10.5 O resultado final do Concurso Público, contendo apenas os candidatos classificados, será divulgado por Edital publicado no Diário Oficial da União. Os candidatos constantes no cadastro de reserva do certame poderão ser convocados em caso de desistência de aprovados e caso surjam mais vagas durante a validade do concurso público, conforme conveniência da administração pública e autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG.

10.6. A inscrição importará aceitação das condições contidas neste Edital, incluindo seus Anexos, que constituem partes integrantes das normas que regem o presente Concurso Público.

10.7. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público que forem publicados no endereço eletrônico www.svc.ifmt.edu.br e no Diário Oficial da União.

10.8. Todos os atos oficiais relativos a este Concurso Público serão publicados no Diário Oficial da União.

10.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

São Vicente da Serra-MT, 02 de junho de 2009.

LEONE COVARI
Diretor Geral IFMT - Campus São Vicente

ANEXO I

CRONOGRAMA DE DATAS DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

CRONOGRAMA

ETAPA OU ATIVIDADE

DATA DE REALIZAÇÃO

Publicação do Edital

02/06/2009

Período de Inscrição

03/06/2009 a 24/06/2009

Publicação da relação das inscrições homologadas e divulgação dos locais para realização das provas objetivas

01/07/2009

Prazo para recurso perante a homologação das inscrições

02 e 03/07/009

Prova Objetiva

19/07/2009

Publicação do gabarito da prova escrita

19/07/2009

Recebimento de recurso contra gabarito preliminar

20 e 21/07/2009

Publicação do resultado final da prova objetiva

10/08/2009

Recebimento de recurso contra resultado final da prova objetiva

11 e 12/08/2009

Publicação do resultado de recursos

25/08/2009

Sorteio dos temas para desempenho didático

14/08/2009

Prova de desempenho didático e títulos

17, 18 e 19/08/2009

Resultado da Prova de desempenho didático e títulos

22/09/2009

Recebimento de Recurso contra o resultado da avaliação de títulos

23 e 24/09/2009

Divulgação do resultado final

30/09/2009

Recebimento de Recurso contra o resultado final

01 e 02/10/2009

Homologação e publicação do resultado final

08/10/2009

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES BÁSICAS DO CARGO

DENOMINAÇÃO DO CARGO: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações; Planejar, organizar e ministrar aulas teóricas e práticas para a educação básica, média e tecnológica e graduação, em quaisquer cursos e modalidades; Elaborar e/ou participar da elaboração de currículos e da escolha de livros didáticos a serem adotados; Orientar e supervisionar discentes nas atividades acadêmicas, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso e Estágio Curricular; Realizar segundo os meios pedagógicos mais adequados a verificação da aprendizagem; Exercer a coordenação de cursos, eventos e outras atividades de interesse institucionais ligadas ao ensino, pesquisa e extensão; Participar de bancas de examinação de discentes e docentes; Desenvolver além do Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Executar todas as atividades compatíveis com nível e área de formação para o qual está legalmente habilitado.

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos 2. Modos e tipos textuais: descrição, narração e argumentação 3. Ortografia oficial: emprego de letras e sinais gráficos 4. Acentuação gráfica e tônica 5. Emprego e identificação das diversas classes de palavras 6. Concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal 7. Emprego do sinal indicativo de crase 8. Pontuação 9. Reescritura de frases: correção, clareza e precisão 10. Variação lingüística 11. Significação das palavras: antônimos, sinônimos, parônimos, hiperônimos e hipônimos 12. Coesão e coerência nos textos 13. A intertextualidade 14. Funções de linguagem 15. Figuras de linguagem 16. Noções gerais de norma culta.

Observação: NÃO serão objeto de questões as alterações introduzidas na ortografia pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, uma vez que as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de 2012.

PROVA DE LEGISLAÇÃO

1. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, suas alterações e regulamentações.

2. Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações. Das Disposições Preliminares; do Provimento; da Vacância; do Vencimento e da Remuneração; das Férias; do Direito de Petição; dos Deveres; das Proibições; da Acumulação; das Responsabilidades; das Penalidades.

Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conteúdo para Licenciatura em Biologia: Citologia: Bioquímica celular, água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas, Origem da vida, Envoltórios celulares: estruturas e funções, Organelas citoplasmáticas: estruturas, funções e inter-relações, Metabolismo energético da célula, Núcleo celular: características gerais e funções, Material genético: estrutura, duplicação e síntese protéica, Ciclo celular; Seres Vivos: Sistemática e Taxonomia, Reino Monera: características gerais, metabolismo, importância econômica e ambiental, Protista e Fungi: características gerais, Reino Vegetal: classificação, metabolismo energético, reprodução, crescimento e desenvolvimento, Reino Animal: classificação, digestão, circulação, respiração, excreção e reprodução; Genética: Divisão celular, Conceitos fundamentais de genética, Leis de Mendel, Interação gênica, epistasia, pleiotropia, ligação gênica, genes letais, Herança ligado ao sexo, Genética quantitativa, Engenharia genética e biotecnologia, Introdução à genética na agropecuária; Ecologia: Conceitos fundamentais: população, comunidade, hábitat, nicho ecológico e ecossistema, Componentes de um ecossistema, Cadeias e teias alimentares, Transferência de matéria e energia, Ciclos biogeoquímicos, Relações ecológicas entre os seres vivos, Sucessões ecológicas, Ecologia na agropecuária; Ensino de Biologia: Ensino da Ciência, Métodos científicos, processos de investigação na produção do conhecimento científico e os tipos de raciocínio envolvidos, Principais teorias biológicas e influência de atores sociais em sua produção, Pensamento teleológico e evolucionista, História do Ensino de Biologia na escola brasileira, O papel da Biologia na questão da cidadania, Parâmetros Curriculares Nacionais, A avaliação no ensino de Biologia, A avaliação nacional dos livros didáticos.

Conteúdo para Licenciatura em Matemática: Funções: Conceito, Gráfico, Funções do 1° e do 2° grau, Funções Exponenciais e Logarítmicas, Função Modular, Funções Trigonométricas; Progressões: Progressão Aritmética, Progressão Geométrica; Trigonometria: Triângulos Retângulos e Triângulos Quaisquer, Medidas de arcos, Ciclo trigonométrico, Relações Trigonométricas Fundamentais e Derivadas, Fórmulas de: Adição; Subtração; Duplicação e Bissecção de arcos, Equações Trigonométricas; Geometria Espacial: Prisma, Pirâmide, Tronco de pirâmide, Cilindro, Cone, Tronco de cone, Esfera, Poliedros, Poliedros de Platão; Análise Combinatória e Probabilidade: Arranjos, Permutações e Combinações Simples, Números Binomiais, Binômio de Newton, Probabilidade; Números Complexos: Conjunto dos Números Complexos, Operações, Forma Trigonométrica; Polinômios: Operações com Polinômios, Divisão: método da chave; teorema do resto, dispositivo prático de Briot-Ruffini, Equações Algébricas; Matemática Financeira e Estatística: Juros Simples e Juros Compostos, Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão, Distribuição de Freqüências; Matrizes e Determinantes: Estudo das Matrizes, Cálculo de Determinantes; Sistemas Lineares: Resolução e Classificação de Sistemas de Equações Lineares; Geometria Analítica: Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência, Estudo das Cônicas; Limite e Continuidade de Funções: Conceito, Propriedades dos Limites de Funções, Continuidade e Limites Laterais; Derivada: Conceito, Regras para Cálculo de Derivada, Regra da Cadeia, Máximos e Mínimos; Integral: Conceito, Integrais Definidas e Indefinidas, Integrais Imediatas, Integrais por Substituição e por Partes, Integrais e Substituição Trigonométrica, Integrais de Funções Racionais.

Conteúdo para Licenciatura em Física: Cinemática: Medidas físicas, Movimentos; (MRU - MRUV - MC - MHS); Dinâmica: Leis de Newton, Gravitação universal, Peso e massa, Forças de tração e compressão, Lei de Hooke; Trabalho - Energia e sua conservação: Trabalho de uma força; Trabalho e Energia Cinética, Energia Potencial, Conservação de energia, Potência e rendimento; Hidrostática e Hidrodinâmica: Pressão, Densidade, Experiência de Torricelli, Princípio de Pascal, Princípio de Arquimedes, Princípio de Stevin, Regimes de escoamento, Equação da continuidade e teorema de Bernoulli; Termologia: Termometria, Calorimetria, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo: Eletrostática, Eletrodinâmica, Circuitos elétricos, Eletromagnetismo, Geradores e Motores elétricos, Transformadores, Potência e consumo, Aterramento, Circuitos monofásicos e trifásicos, Transmissão e distribuição de energia elétrica; Física Moderna.

Conteúdo para Licenciatura em Química: Estrutura atômica: Evolução dos modelos atômicos no decorrer da história, Conhecimentos fundamentais sobre a estrutura atômica, Distribuição eletrônica; Classificação Periódica dos Elementos: Classificação periódica moderna, Configuração eletrônica dos elementos ao longo da Classificação Periódica, Propriedades periódicas e aperiódicas; Ligações Químicas: Ligação iônica e propriedades dos compostos iônicos, Ligação covalente e propriedades dos compostos moleculares,Interações intermoleculares, Polaridades das moléculas, Geometria molecular e o modelo VSEPR: Funções Inorgânicas: Conceitos e nomenclatura, As principais aplicações dos compostos inorgânicos, Indicadores ácido bases; Reações Químicas: Classificação das reações químicas, Balanceamento das reações químicas, Leis ponderais, Cálculos estequiométricos; Dispersões: Conceito e classificações, Concentração das soluções, Diluição e misturas de soluções, Propriedades coligativas; Termoquímica: Energia interna e entalpia, Princípio da conservação da energia, Equações termoquímicas, Leis de Hess, Aplicações dos princípios de Termoquímicas no cotidiano, Cinética Química: Fatores que influenciam na velocidade das reações, Energia de ativação, Aplicações dos princípios da Cinética Química no cotidiano; Equilíbrio Químico: Definição de sistemas em equilíbrio, Constantes de equilíbrio, Princípio de Le Chatelier; pH e pOH de soluções aquosas, Hidrólise de sais, Produto de solubilidade; Eletroquímica: Conceitos, Potencial de oxidação e redução, Eletrólise, Aplicações industriais da eletroquímica; Radioatividade: Natureza das emissões radioativas, Leis da radioatividade; Meia vida, Fissão e fusão nuclear, Acidentes radioativos, Aplicações da radioatividade na medicina e na conservação de alimentos; Química Orgânica: Cadeias carbônicas, Funções Orgânicas, Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos, Nomenclatura dos compostos orgânicos, Isomeria dos compostos orgânicos, Reações orgânicas; Química ambiental: Poluição atmosférica, Poluição da água, Contaminação do solo.

Conteúdo para Licenciatura em Geografia: Evolução do pensamento geográfico, Produção do conhecimento e novas perspectivas para o ensino da geografia, Cartografia: mapas, escalas, projeções cartográficas, símbolos cartográficos, classificação de dados espaciais, localização na superfície terrestre; Recursos naturais e meio ambiente, os fenômenos climáticos: mudanças climáticas globais; a cobertura vegetal do planeta, a água no planeta Terra, a tectônica global, relevo, as formas de relevo, os recursos energéticos: distribuição, utilização, implicações políticas, o desenvolvimento sustentável e a globalização das preocupações ambientais. A produção do espaço geográfico mundial e brasileiro: o processo de industrialização, o processo de urbanização, o espaço agrário, o papel do Estado na organização do espaço, a dinâmica demográfica, globalização e geopolítica e a ordem mundial em curso; Geografia de Mato Grosso: hidrografia, clima, relevo, domínios morfocliáticos, a produção do espaço geográfico, a ocupação da fronteira agrícola, estrutura fundiária, demografia, migrações, urbanização, questões da atualidade sócio-economica, política e ambiental.

Conteúdo para Licenciatura em Educação Física: Os objetivos da Educação Física no Ensino Médio. O programa de Educação Física no ensino médio. A Educação Física e a interdisciplinaridade no Ensino Médio. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Dimensões históricas da Educação Física. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à Educação e ao Esporte e à atividade física. Educação Física escolar e cidadania. Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático-pedagógica. Crescimento e desenvolvimento motor. A prática da Educação Física para portadores de necessidades educacionais especiais. Educação do movimento. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conteúdo para licenciatura em Pedagogia: Trabalho e Educação; Organização escolar brasileira: contexto histórico, cultural e sócio-econômico da sociedade brasileira; Legislação Educacional; A função técnico-político-pedagógica da didática na formação do professor, e sua articulação com as tendências pedagógicas no contexto escolar; O paradigma do professor pesquisador, crítico e reflexivo: limites e possibilidades para práxis transformadora; A reforma educacional e o foco na aprendizagem: contribuições da psicologia cognitiva e do novo humanismo para a relação didática (professor-aluno-conhecimento); Gestão democrática da escola como princípio formativo de novos modelos de sociedade, orientada para a diversidade cultural, promoção dos valores humanos e participação crítica; Educação inclusiva e diversidade cultural: demandas éticas, estéticas e políticas no processo de adaptação curricular; Adaptações curriculares integradoras das Ciências, Tecnologias e Sociedade nos cursos de formação de professores: trabalho coletivo e práticas interdisciplinares em questão; Planejamento participativo e construção de projetos pedagógicos: resgate da ação pedagógica na prática dos professores. Ambientes virtuais e aprendizagem colaborativa: novas formas de aprender, novas formas de ensinar.

Conteúdo para Engenharia de Produção Agroindustrial: Sistemas Agroindustriais; Custos Agroindustriais; Teoria das Organizações; Planejamento e Controle de Produção; Gestão da Qualidade; Tópicos de Operações unitárias (Bombas e Tubulações, Centrífugas, Sedimentadores, Filtros, Secadores, Evaporadores, Trocadores de Calor; Colunas de Destilação); Processamento e Armazenamento de Produtos de Origem Vegetal; Processamento e Armazenamento de Produtos de Origem Animal; Processos Químicos Agroindustriais; Construções Agroindustriais; Fatores de Produção Agropecuária; Gerenciamento da Empresa Rural; Relações de Trabalho na Agroindústria; Estratégias de Mercado Agroindustrial; Logística Agroindustrial; Comercialização de Produtos Agroindustriais; Desenvolvimento de Novos Empreendimentos.

Conteúdo para Agronomia/ Produção Vegetal - Solos:

1. Morfologia do solo: conceitos, horizontes, características e descrição do perfil do solo; 2. Composição da crosta terrestre: minerais primários, rochas, intemperismo e composição do solo; 3. Classificação dos solos; 4. Propriedades coloidais do solo; 5. Matéria orgânica do solo; 6. Propriedades físicas do solo; 7. Propriedades químicas do solo; 8. Acidez e calagem; 9. Conceitos e leis da fertilidade do solo; 10. Uso, manejo e conservação do solo

Conteúdo para Área Agronomia/ Produção Vegetal - Fitotecnia (melhoramento genético de plantas e produção de sementes): 1 - Métodos e técnicas de melhoramento de plantas autógamas; 2 - Métodos e técnicas de melhoramento de plantas alógamas; 3 - Bases genética do melhoramento; 4 - Técnicas biotecnológicas aplicadas ao melhoramento de plantas; 5 - Dormência e germinação de sementes; 6 - Maturação fisiológica e colheita de sementes; 7 - Secagem, beneficiamento, tratamento, armazenamento e embalagem de sementes.

Conteúdo para Área Agronomia/ Engenharia Agrícola: 1- Máquinas para preparo periódico e cultivos do solo - métodos e equipamentos; 2- Desempenho operacional de máquinas agrícolas; 3- Máquinas semeadoras, plantio e transplantio - métodos e equipamentos; 4- Motores de combustão interna - princípio de funcionamento; 5- Levantamento topográfico plani-altimétrico; 6- Sistema de posicionamento global; 7- Fundamentos de fotogrametria; 8- Normatização em desenho: padrões brasileiros e internacionais; 9- Secagem e armazenamento de grãos; 10- Tipos de secadores.

Conteúdo para graduação em Administração:

ADMINISTRAÇÃO RURAL: Princípios gerais da administração; Fatores que afetam a renda da empresa rural; Medidas de resultados físicos e econômicos; Custos de produção e análise econômica de sistemas de produção animal e vegetal; Contabilidade rural; Planejamento agropecuário e estratégia empresarial; Marketing no agronegócio; Gestão da qualidade. ECONOMIA RURAL: Princípios da economia rural e suas estruturas de mercado; Políticas de crédito rural; Demanda, oferta, equilíbrio de mercado e elasticidade; Teoria da firma; Complexo agroindustrial; Comercialização e abastecimento; Planejamento do desenvolvimento rural a partir de cadeias produtivas; Economia solidária e agricultura familiar.

Conteúdo para graduação em Zootecnia - Produção e Nutrição de Não Ruminantes.

Produção: Sistemas alternativos de criação de suínos e aves; Dimensionamento de granjas de aves e suínos; Manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de suínos; Manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de eqüinos; Manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de coelhos; Manejo nutricional e produtivo de frangos de corte e aves de postura; Manejo dos ovos: coleta, seleção, classificação, embalagem e armazenamento; Bioclimatologia e bem-estar animal aplicado a produção de não ruminantes; Melhoramento genético aplicado a produção de não ruminantes; Biossegurança em granjas de aves e suínos; Criação e Manejo de abelhas.

Nutrição: Anatomia e fisiologia do Trato Gastrointestinal dos Animais Não-Ruminantes; Principais características nutricionais de não ruminantes; Digestão e Metabolismo de Carboidratos, Proteínas e Lipídeos em animais não-Ruminantes; Exigências Nutricionais dos Animais Não-Ruminantes; Principais alimentos para aves e suínos e suas características nutritivas; Principais distúrbios relacionados ao desequilíbrio nutricional; Alimentação e Nutrição de Aves e Suínos; Alimentação e Nutrição de Coelhos e Eqüinos; Formulação de dietas para animais não-ruminantes; Classificação dos nutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais e água) e uso na alimentação de não ruminantes.

Conteúdo para graduação em Zootecnia - AQÜICULTURA:

1. Noções de anatomia e de fisiologia de pescado; 2. Manejo alimentar e nutricional aplicado a espécies aquícolas; 3. Manejo da qualidade da água na criação de espécies aquícolas; 4. Manejo profilático e sanitário aplicado à criação de espécies aquícolas; 5. Melhoramento genético e reprodução natural e induzida de peixes; 6. Principais espécies aquícolas cultivadas e espécies com potencial para o cultivo; 7. Dimensionamento de instalações e equipamentos na criação de espécies aquícolas; 8. Situação atual de espécies aquícolas no Brasil e perspectivas; 9. Sistemas de produção de espécies aquícolas; 10. Impacto sócio-econômico e ambientais na aqüicultura;

ANEXO IV

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

CANDIDATO:

ÁREA/DISCIPLINA:

UNIDADE:

TEMA DA AULA:

DATA: HORÁRIO:

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

PONTOS

1. PLANO DE AULA

Elaboração e organização do Plano (apresentação, descrição, clareza), adequação dos objetivos ao conteúdo planejado, adequação dos processos de verificação de aprendizagem, referência bibliográfica citada.

0 - 20

 

2. INTRODUÇÃO

Clareza, aspectos motivacionais, conexão entre o tema e outros conhecimentos (contextualização), exposição clara e precisa dos objetivos da aula.

0 - 10

 

3. CONTEÚDOS

Domínio de conteúdo, utilização de exemplos e analogias, desenvoltura e segurança nas respostas aos questionamentos, coerência, adequação de vocabulário e termos técnicos.

0 - 20

 

4. PROCEDIMENTOS

Espontaneidade, movimentação, postura, dicção, tom de voz, autocontrole, manejo de classe, interatividade.

0 - 20

 

5. RECURSOS

Adequação dos recursos didáticos às técnicas, aos objetivos e aos conteúdos propostos; momento de utilização dos recursos e uso adequado dos mesmos.

0 - 10

 

6. FINALIZAÇÃO

Capacidade de síntese, cumprimento das etapas previstas no plano, dosagem do conteúdo em relação ao tempo previsto.

0 - 10

 

7. AVALIAÇÃO:

Utilização de procedimentos avaliativos, feedback

0 - 10

 

TOTAL DE PONTOS