Instituto Federal Farroupilha - RS

Notícia:   Instituto Federal Farroupilha - RS tem vagas para Professores Substitutos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

EDITAL Nº 009/2013

Rua 20 de Setembro, s/nº - 97420-000-São Vicente do Sul/RS
Fone: (55) 32571114 Fax (55) 32571263
gabinete@svs.iffarroupilha.edu.br

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições e de acordo com o Art. 2º, Inciso X, da Lei nº. 8.745, de 09/12/93, com alterações da legislação posterior, de acordo com a Portaria Interministerial nº 149/2011-MP/MEC, de 10/06/2011, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) nº 112, de 13/06/2011, Seção 1, pág. 74, e, ainda, de acordo com a Portaria nº 1.738/2011-MEC, de 09/12/2011, publicada no D.O.U. nº 238, de 13/12/2011, Seção 1, pág. 44, torna pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR SUBSTITUTO para atuar no ensino básico, técnico e tecnológico, objetivando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

1. DAS ÁREAS E CONDIÇÕES GERAIS

1.1. O Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital e executado pela Comissão conforme Portaria nº 007/2013 para o Campus São Vicente do Sul na área detalhada no Anexo I, e, conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

2. DAS ATRIBUIÇÕES, JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO

2.1. Das atribuições:

2.1.1. Ministrar aulas em cursos oferecidos pelo IF Farroupilha, no Campus São Vicente do Sul, em disciplinas ligadas às áreas de formação exigidas no edital, além de outras funções inerentes às suas áreas de competência.

2.2. Jornada de Trabalho:

2.2.1. Jornada de trabalho: 40 (quarenta) horas semanais, correspondentes aos encargos didáticos e demais atividades inerentes ao cargo, que poderão diminuir ou aumentar, de acordo com as demandas dos Departamentos ou Coordenações e a critério da Administração do Campus. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, observadas as normas e regulamentos do Instituto Federal Farroupilha.

2.3. Remuneração:

2.3.1. A remuneração será equivalente à remuneração da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico correspondendo a Classe D I, Nível 01, incluindo o Vencimento Básico e a Retribuição por Titulação, correspondente a titulação do candidato na data da assinatura do contrato, sendo vedada qualquer alteração posterior, conforme quadros a seguir:

Regime de Trabalho de 40 horas semanais:

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

RT (R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

2.215,54

-

2.215,54

Aperfeiçoamento

D I

01

2.215,54

58,74

2.274,28

Especialização

D I

01

2.215,54

140,87

2.356,41

Mestrado

D I

01

2.215,54

678,75

2.894,29

Doutorado

D I

01

2.215,54

1.610,35

3.825,89

2.4. Além da remuneração serão concedidos aos candidatos contratados os seguintes benefícios:

2.4.1. Auxílio Alimentação: R$ 373,00 (Trezentos e setenta e três reais);

2.4.2. Auxílio Transporte: o que exceder a 6% (seis por cento) do Vencimento Básico em gastos com transporte coletivo, de acordo com a legislação em vigor.

2.4.3. Auxílio Pré-Escolar: R$ 81,00 (Oitenta e um reais) por dependente, até aos 06 (seis) anos de idade.

2.5. Dos valores acima serão deduzidos os encargos e contribuições legais.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. O período de inscrição: de 28/02/2013 a 11/03/2013.

3.2. Horário de inscrição: das 9h00min (nove horas) do dia 28 de março de 2013 até as 20h00min (vinte horas) do dia 11 de março de 2013.

3.3. Local: acessando o sítio "www.iffarroupilha.edu.br/concursossvs

3.4. Ficha de Inscrição: www.iffarroupilha.edu.br/concursossvs

3.5. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

3.6. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3.7. Caso não haja candidatos inscritos e/ou classificados as inscrições poderão ser prorrogadas, por igual período.

3.8. TAXA DE INSCRIÇÃO: Recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a ser pago através de boleto bancário gerado após o correto preenchimento do formulário, disponível no sitio do Instituto Federal Farroupilha www.iffarroupilha.edu.br/concursossvs. O valor da Taxa de Inscrição foi definido nos termos do Artigo 17 da Portaria MPO nº 450, de 06/11/2002;

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O Processo Seletivo constará de 02 (duas) etapas:

4.1.1. Prova de Desempenho Didático (Eliminatória);

4.1.2. Avaliação Curricular (Classificatória).

4.2. da Prova de Desempenho Didático:

Prova de Desempenho Didático será constituída por uma (1) aula, a ser ministrada à Banca Avaliadora, no tempo de quarenta (40) minutos, na qual o candidato apresentará o Tema Sorteado.

O sorteio do tema do candidato ocorrerá 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da Prova de Desempenho, perante membros da Comissão do Processo Seletivo, sendo o assunto escolhido dentre os apresentados nos TEMAS PARA AS PROVAS DE DESEMPENHO, constantes no Anexo III deste, com reposição dos temas já selecionados a cada novo sorteio.

A ordem de realização do sorteio do tema e, por conseguinte, da Prova de Desempenho será definida, de acordo com a ordem de confirmação de inscrição do candidato.

O sorteio do ponto será feito na presença do próprio candidato ou não, por opção do candidato, que poderá buscar a informação por telefone (55) 3257 4113.

4.2.1. O candidato será responsável por providenciar os recursos necessários à execução da aula. Será disponibilizado quadro branco, canetas, computador e projetor multimídia.

4.2.2. O candidato deverá comparecer no local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos.

4.2.3. O candidato deverá entregar à Banca Examinadora o Plano de Aula, em três vias.

4.2.4. Serão avaliados os seguintes critérios:

ITENS DE AVALIAÇÃO - DESEMPENHO DIDÁTICOMÁXIMA
PLANO DE AULA 20
INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO 10
COMUNICAÇÃO VERBAL (máximo 20 pontos) 
- Clareza 05
- Segurança 05
- Organização 05
- Adequação 05
DOMÍNIO DO CONTEÚDO 10
DINÂMICA DA AULA 08
INTERAÇÃO COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS 08
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS 08
INTEGRAÇÃO 08
ADEQUAÇÃO AO TEMPO 08
TOTAL100

4.2.5. O valor final da Prova de Desempenho Didático será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.2.6. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 70% (setenta por cento).

4.2.7. Haverá uma tolerância de cinco minutos para o início da Prova de Desempenho Didático e, decorrido esse tempo, caso o candidato não compareça o mesmo será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

4.2.8. O Resultado da Prova de Desempenho Didático será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

4.3. Da Avaliação Curricular:

4.3.1. A Avaliação Curricular (classificatória): O candidato deverá apresentar os títulos a serem avaliados pela Banca, em cópias autenticadas, ou acompanhadas dos respectivos originais, no momento da prova didática.

4.3.2. A Avaliação Curricular terá caráter classificatório, sendo considerados: a formação universitária, a formação técnico-profissional, a produção acadêmico-científica, e, a efetiva atividade docente do candidato.

4.3.3. Para efeito da Avaliação Curricular, ser-lhes-ão atribuídos os seguintes valores:

ITEM

TÍTULOS

PONTOS

MÁXIMO

 

I

Formação Pedagógica

10

10

II

Doutorado na área de atuação pretendida

20

20

III

Mestrado na área de atuação pretendida

15

15

IV

Especialização - Carga Horária Mínim a de 360 horas

10

10

V

Experiência no Magistério

02 pts/ano

20

VI

Cursos/Estágios Não-Curriculares na área específica ou em Educação:

-

15

a) 180 a 359 horas

03

b) 80 a 179 horas

02

c) 30 a 79 horas

01

d) Participação em eventos nos últimos cinco (05) anos, com carga horária mínima de 20 horas

01

e) Participação em Comissões Organizadoras de Eventos ou Bancas de Avaliação

01

f) Participação em projetos

01

VII

a) Publicações em Periódicos Especializados na Área Específica ou em Educação (últimos 5 anos)

02

10

b) Capítulos de Livros (últimos 5 anos)

02

c) Livros (últimos 5 anos)

05

e) Apresentação de trabalhos (comunicações, resumos, oficinas, painéis, mini-cursos e afins). (últimos 5 anos)

0,5

TOTAL

100

OBS:

1) Os Diplomas de Curso de Formação ou de Pós-Graduação estrangeiros terão validade se reconhecidos no Brasil, pelos órgãos competentes.

2) As publicações, ainda que em co-autoria, terão validade para pontuação.

4.3.4. O Resultado da Avaliação Curricular será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

5. DA HOMOLOGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O Resultado Final será divulgado no sítio: www.svs.iffarroupilha.edu.br, de acordo com o CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

5.2. A pontuação final de cada candidato será o resultado da somatória dos pontos obtidos nas duas etapas do processo, desde que atenda os requisitos do item 4.2, sendo classificado aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 70 (setenta) pontos.

5.3. A Homologação do Resultado Final será feita pelo Diretor Geral do Campus e publicada no D.O.U.

5.4. Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

5.4.1. A maior idade, conforme determina a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, em seu art. 27, parágrafo único;

5.4.2. Maior pontuação na Prova de Desempenho Didático;

5.4.3. Maior pontuação na Avaliação Curricular.

5.5. Os candidatos classificados serão contratados de acordo com a ordem de classificação e necessidade do Campus, podendo ser aproveitados por outros Campi que compõe o Instituto.

6. DOS RECURSOS

6.1. Os recursos deverão ser interpostos, até 24 (vinte e quatro) horas da divulgação dos resultados provisório e definitivo no sitio do Instituto, mediante protocolo no Campus em que o candidato prestou a prova.

6.2. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e instruídos, constando nome do candidato, área a qual concorre e endereço para correspondência, e serão dirigidos à Comissão do Processo Seletivo.

6.3. Os resultados dos recursos julgados procedentes serão disponibilizados através do sítio: www.svs.iffarroupilha.edu.br.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Não será contratado o candidato que tenha prestado serviços nos termos da Lei nº 8.745/93, em qualquer Instituição Federal, antes de ter decorrido dois anos após o término do último contrato.

7.2. Não poderá ser contratado candidato que ocupe cargo efetivo integrante da carreira de magistério de que trata as Leis nsº 7.596/1987 e 11.784/2008.

7.3. Não poderão ser contratados:

7.3.1. Servidores da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assim como empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, salvo em caso de acúmulo lícito, previsto na Constituição Federal.

7.3.2. Proprietários, gerentes e/ou administradores de empresa privada, sociedade civil, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação do capital social, sendo-lhe vedado exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

7.4. A contratação do candidato dar-se-á de acordo com a lei 11.784/2008, Decreto nº 94.664, de 23.07.87, Lei 8.745/93, pelos artigos 593 a 609 do Código Civil Brasileiro e demais legislações pertinentes por um período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 (vinte e quatro) meses.

7.5. A partir da data da publicação do resultado homologado o candidato aprovado, atendendo a ordem de classificação, será convocado a comparecer na Coordenação de Recursos Humanos do Campus São Vicente do Sul, no prazo improrrogável de 03(três) dias úteis, para desfecho da contratação. O não comparecimento do candidato neste prazo implicará na perda do direito a ocupação da vaga e na convocação dos seguintes classificados sucessivamente.

7.6. O contrato firmado poderá ser rescindido pela decorrência de início do exercício do cargo de provimento efetivo, pelo nomeado à investidura nas atividades objeto dessa contratação, ou por iniciativa do contratado, ou em decorrência de conveniência administrativa, devendo estes dois últimos ser comunicados com antecedência mínima de trinta dias.

7.7. Conforme o art. 5º da Lei 8.112/90 será reservado até 20% (vinte por cento) das vagas, para candidatos com deficiência, declarando-se o grau de deficiência, quando do preenchimento da Ficha de Inscrição, e submetendo-se, quando convocado para contratação, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de necessidade específica ou não e a compatibilidade do grau de deficiência com o cargo.

7.8. Serão reservadas vagas as pessoas com deficiência, apenas para as áreas cujo número de vagas seja igual ou superior a 05 (cinco).

7.9. na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância à ordem classificatória.

7.10. O presente Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

7.11. Havendo desistência de algum candidato convocado para contratação, poderá ser substituído pelo próximo candidato melhor colocado.

7.12. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações, inclusive de endereço correto, completo e atualizado, não se responsabilizando o Instituto Federal Farroupilha, por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas e/ou insuficientes.

7.13. A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato direito de contratação automática pelo Instituto Federal Farroupilha, mas apenas a expectativa de ser contratado, seguindo a ordem cl assificatória, ficando esse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e a conveniência da Administração.

7.14. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão do Processo Seletivo e encaminhados, se necessário, à Coordenação Gestão de Pessoas do IF Farroupilha.

São Vicente do Sul/RS, 25 de fevereiro de 2013.

LUIZ FERNANDO ROSA DA COSTA
Diretor Geral

ANEXO I

CARGO: Professor Substituto

Área

Habilitações exigidas

Disciplinas serem lecionadas

Cursos a serem lecionados

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

LP em Letras - Português e Literatura ou Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas ou Letras - Português, Espanhol e respectivas Literaturas.

Disciplinas relacionadas à área de habilitação.

- Curso Técnico em Informática

- Curso Integrado em Agropecuária

- Curso Integrado em Suporte e Manutenção em Informática

- Cursos Pós-Médios

- Curso Técnico na modalidade PROEJA

Agricultura

Graduação em Agronomia, com Mestrado em Agronomia ou Fitotecnia ou Engenharia Agrícola.

Culturas Perenes, Mecanização Agrícola, Gestão Ambiental, Projetos de Drenagem, Defesa Fitossanitária.

Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem; Curso Técnico em Agropecuária Integrado; Curso Técnico em Agricultura e Curso Técnico em Zootecnia.

Biologia

LP em Biologia ou Bacharelado (com formação pedagógica) em Ciências Biológicas e Mestrado ou Doutorado em Biologia, com ênfase em Genética, Biotecnologia ou Biologia Molecular.

Biologia

- Técnico em Agropecuária;

- Técnico em Zootecnia;

- Técnico em Manutenção e suporte em Informática;

- Técnico em Informática;

- Tecnólogo em Irrigação e Drenagem;

- Técnico em alimentos,

- PROEJA;

- Licenciatura em Química;

- Licenciatura em Ciências Biológicas.

Libras I e Libras LP em Libras ou Graduação em qualquer Licenciatura com Certificado de Proficiência no Uso e no Ensino de Libras. Libras Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Superior em Irrigação e Drenagem, Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Pública

ANEXO II

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ATIVIDADE: Professor Substituto

ETAPAS

PERÍODO

Inscrição

28/02/2013 a 11/03/2013

Homologação das Inscrições e Divulgação dos Horários do Sorteio dos Temas

14/03/2013

Sorteio dos Tem as

15/03/2013

Prova Didática e Entrega dos Títulos

16/03/2013

Resultado da Prova Didática e de Títulos

19/03/2013

Recurso

20/03/2013

Homologação Resultado Final

22/03/2013

*As provas didáticas serão realizadas em dias sequencialmente posteriores, caso não seja possível à realização em um só dia.

**Qualquer alteração que houver será publicada no sitio www.svs.iffarroupilha.edu.br.

ANEXO III

Temas para a Prova de Desempenho Didático

ATIVIDADE: Professor Substituto

Pontos a serem sorteados

Área: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

1. Ensino de língua portuguesa na perspectiva de gêneros textuais/ discursivos

2. A prática da leitura em aulas de língua portuguesa

3. A prática da produção textual nas aulas de língua portuguesa

4. Aspectos de coesão e coerência textual

5. O papel da gramática no ensino da língua portuguesa

6. A intertextualidade na literatura brasileira

7. O contexto da tecnologia digital e os gêneros textuais emergentes

8. Variedades linguísticas e o ensino da língua portuguesa

9. O ensino da literatura e a formação do leitor

10. A construção da identidade nacional do Romantismo ao Modernismo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Financeira: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro. Ed Campus.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 3 ed.São Paulo, McGraw-Hill, 1983.

CRC/RS. Princípios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade. Porto Alegre: CRC/RS.

DURANTE, Daniela Giareta; FÁVERO, Altair Alberto (Coord.). Gestão secretaria: formação e atuação profissional. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

FREEDMAN, R. Edward e STONER, James A. F. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro, Editora Prentice Hall do Brasil, 1992.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Thomson, 2003.

GITMAN, Lawrence. Princípios de Administração Financeira. Editora: Pearson Education do Brasil .

GUIMARÃES, Marcio Eustáquio. O livro azul da secretária moderna. 21. ed. São Paulo: Érica, 2003.

MARTINEZ NUNES, Marina. Cerimonial para executivos:guia para execução e supervisão de eventos empresariais. 4. ed. Porto Alegre: Doravante, 2006.

MASIERO, Gilmar. Introdução à administração de empresas. São Paulo: Atlas S/A.

MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da secretária: lei nº 9.261/96, Código de Ética Profissional. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade Geral Fácil. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

SANTOS, Lígia dos. Marketing pessoal e sucesso profissional. Campo Grande: UCDB, 2002.

VELOSO, Dirceu. Organização de eventos e solenidades. Goiânia: AB, 2001.

Área: AGRICULTURA

1. Gestão ambiental e sustentabilidade na agricultura;

2. Tratores agrícolas de rodas;

3. Semeadoras em linha;

4. Pulverizadores de barras;

5. Colhedoras de grãos;

6. Tecnologias utilizadas na produção de fruteiras;

7. Produção de mudas de culturas perenes;

8. Manejo de sistemas agrosilvipastoris;

9. Manejo fitossanitário de culturas perenes;

10. Manejo fitossanitário de culturas anuais.

11. Projeto de drenagem de terras agrícolas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GLISSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre. Universidade/UFRGS. 2000, 653p.

BALASTREIRE, L. A. Máquinas agrícolas. São Paulo: Manole, 1990.

MIALHE, L. G. Manual de mecanização agrícola. São Paulo: Ceres, 1974.

GALVÃO, A. P. M. Reflorestamento de propriedades rurais para fins produtivos e ambientais: um guia para ações municipais e regionais. Brasília, DF:

Embrapa Informação Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2000. 351 p.

LAURA, M. M. Propagação de Frutíferas Tropicais. Agropecuária. 2000.

LORENZI, H. et. al. Árvores Exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova O dessa, SP: Instituto Plantarum, 2003. 368p

PIMENTEL, G. Fruticultura Brasileira. 12ª Ed. Nobel.1972.

SALIM, S. Tratado de Fruticultura. FEALQ.1998.

CRUCIANI, D. E. A drenagem na agricultura. 2ª ed. São Paulo, Nobel, 1983. 337p.

MILLAR, A. A. Drenagem de terras agrícolas: bases agronômicas. Brasília, 1988, 306p.

GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrícola. São Paulo, Ceres.

LORENZI, H. Manual de identificação e de controle de plantas daninhas, 5 ed., a Nova O dessa - SP, Instituto Plantarum, 2000.

BERGAMIN FILHO, A.; KIMATI, H.; AMORIM, L. Manual de Fitopatologia. Volume 1: Princípios e conceitos. 3. ed. São Paulo:Ceres, 1995. 919p.

BERGAMIN FILHO, A.; KIMATI, H.; AMORIM, L. et al. Manual de Fitopatologia. Volume 2: Doenças de Plantas Cultivadas. 3. ed. São Paulo: Ceres, 1997. 774p

Área: BIOLOGIA

1. Ácidos nucleicos / relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/genética e este tema.

2. Controle da expressão gênica em eucariontes e procariontes / relações entre questões sobre ensino de biologia/genética e este tema.

3. Mutação e mecanismos de reparo do DNA/ relações entre questões contemporâneas sobre ensino da biologia/genética e este tema.

4. Herança genética/ relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/genética e este tema.

5. Técnicas de DNA recombinante/ relações contemporâneas sobre ensino de biologia/ genética e este tema.

6. Genética e questões sócio ambientais/ relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/ genética e este tema.

7. Genoma humano/ relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/ genética e este tema.

8. Alterações cromossômicas/ relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/ genética e este tema.

9. Equilibrio de Hardy-Weynberg/ relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/ genética e este tema.

10. Evolução / relações entre questões contemporâneas sobre ensino de biologia/ genética e este tema.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FUTUUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. Ribeirão Preto: SBG, 1992.

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

ZAHA, A. (coord.) Biologia Molecular Básica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LEITE, M. Promesssas do Genoma. São Paulo: UNESP, 2007.

SNUSTAD, D. P.; SIMONS, M. Fundamentos da Genética.4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

KRASILCHIK, M. Prática do Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Área: LIBRAS I E LIBRAS II

1. Texto e contexto: verbos que possuem concordância número-pessoal na Libras.

2. Tipos de negação: aspectos morfossintáticos e discursivos na Libras

3. Uso de expressões faciais gramaticais em enunciados na Libras.

4. Libras em uso: concordância verbal através de classificadores.

5. Intensificadores na Libras: aspectos morfossintáticos e discursivos.

6. A construção de enunciados temporais na Libras.

7. Processos de formação de palavras na Libras.

8. Uso do espaço gramatical em enunciados na Libras

9. O texto narrativo na Libras: Recursos formais (dêiticos, anáforas, modalização)

10. Literatura em Libras: como trabalhar um texto literário.

11. Legislação sobre a Libras, educação e acessibilidade para os surdos.

12. Educação para surdos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002, Seção 1, nº 79, p. 23. Disponível em <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm>. Acesso em: 30 out.2012.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2005, Seção1, nº 246, p.28-30. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso em: 30 out.2012

DINIZ, H.G. A História da língua de sinais dos surdos brasileiros: um estudo descritivo de mudanças fonológicas e lexicais da Libras. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2011.

FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto. Curso Básico. Riode Janeiro: MEC/FENEIS, 7ª edição, 2007. Disponível em: <www.librasemcontexto.org>. Acesso em 20 ago.2012.

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Área: EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Ensino de voleibol.

2. Ensino de Handebol.

3. Ensino de basquetebol.

4. Ensino de Futsal.

5. Ensino de atletismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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