IFPR - Instituto Federal do Paraná - PR

Notícia:   Instituto Federal do Paraná - IFPR abre 18 vagas para Professor

IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

EDITAL Nº 013/2010-PROGEPE - IFPR - CONCURSO PÚBLICO

Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 30 de 06/02/2009, e considerando o disposto na Portaria MP n° 537, publicada no Diário Oficial da União de 31/12/2009 com a alteração trazida pela Portaria MP n° 27, publicado no Diário Oficial da União de 27/01/2010 e, na Portarias MEC nº 11 publicada no Diário Oficial da União de 11/01/2.010 e republicada no Diário Oficial da União de 01/02/2.010, torno público que estarão abertas as inscrições por 15 (quinze dias) dias úteis, de 25 de março a 15 de abril de 2.010, para provimento de cargos de professor da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe "D I", Nível 1, sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, Autarquias e das Fundações Públicas Federais em conformidade com a Lei nº 8.112/1990, Decreto n° 6.944/2008, Lei n° 11.784/2008 e Resolução n° 003/2009-Conselho Superior/IFPR , para atender os Campi do Instituto Federal do Paraná, nas localidades e áreas de conhecimento especificadas abaixo:

1. DAS LOCALIDADES, ÁREAS DE CONHECIMENTO E TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

1.1 -CAMPUS PALMAS

Endereço: PR 280 - Trevo CODAPAR S/N - CEP: 85.555-000 Palma PR. - Telefone:0xx (46) 3263-8100

1.1.1 -Área de Conhecimento: Ciências Jurídicas

Número de vagas: 04 (quatro)

Número Máximo de candidatos habilitados: 18

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Direito, obtida na forma da lei, com especialização e ou mestrado na área..

1.1.2 -Área de Conhecimento: Ciências Tecnológicas - Arquitetura

Número de vagas: 01 (uma)

Número Máximo de candidatos habilitados: 05

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Arquitetura, obtida na forma da lei e especialização na área.

1.1.3 -Área de Conhecimento: Ciências Tecnológicas - Engenharia Civil

Número de vagas: 02 (duas)

Número Máximo de candidatos habilitados: 9

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Engenharia Civil, obtida na forma da lei e especialização na área.

1.1.4. - Área de Conhecimento: Informação e Comunicação - Informática

Número de vagas: 03 (três)

Número Máximo de candidatos habilitados: 14

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia em Informática e demais Graduações na área de Informática, obtidas na forma da lei, com especialização ou mestrado em áreas afins.

1.1.5. - Área de Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Letras

Número de vagas: 02 (duas)

Número Máximo de candidatos habilitados: 09

Titulação Mínima Exigida: Licenciatura em Letras - Português/Inglês, obtida na forma da lei , com especialização ou mestrado na área.

1.1.6. - Área de Conhecimento: Produção Cultural e Design - Artes

Número de vagas: 03 (três)

Número Máximo de candidatos habilitados: 14

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Licenciatura em Artes, Artes Visuais, Educação Artísticas, obtidas na forma da lei, com especialização ou mestrado na área..

1.1.7. - Área de Conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia

Número de vagas: 01 (uma)

Número Máximo de candidatos habilitados: 05

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Agronomia, obtida na forma da Lei, Especialista ou Mestre em Solos ou com conhecimentos comprovados em Solos.

1.1.8. - Área de Conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia

Número de vagas: 02 (duas)

Número Máximo de candidatos habilitados: 09

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Agronomia, obtida na forma da Lei, com Especialização ou Mestrado em Produção Vegetal, Fitossanidade ou áreas afins.

2. DA REMUNERAÇÃO E DO REGIME DE TRABALHO

2.1 - O regime de trabalho é de Dedicação Exclusiva com a obrigação da prestar 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e impedimento de exercer outra atividade remunerada pública ou privada, conforme legislação em vigor.

2.2 - A remuneração estabelecida para o regime de Dedicação Exclusiva é de e: R$ 2.757,64 que é composta do Vencimento Básico (R$1.728,28), da Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (R$1.029,36). Fará jus também à Retribuição por Titulação não cumulativa no valor de R$ 89,43 se possuir Aperfeiçoamento; R$ 319,64 se possuir Especialização; R$ 1.336,61 se possuir Mestrado e R$ 3.297,37 se possuir Doutorado.

3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 - A inscrição deverá estar acompanhada da documentação relacionada a seguir e será efetuada;

a) para as vagas referentes ao Item 1.1. - Campus Palmas - Endereço: PR 280 - Trevo CODAPAR S/N - CEP: 85.555-000 - Palmas - PR., das 13h00min às 17h00min.A inscrição via correio, deverá ser postada via SEDEX, no máximo até o dia 09 de abril de 2.010.

3.2 - São requisitos para a inscrição:

a) requerimento de inscrição, disponível no endereço: www.ifpr.edu.br ou fornecido pelo Protocolo do Campus, no qual o candidato declare estar ciente do contido neste Edital, nas determinações contidas na Resolução n° 003/2009-Conselho Superior/IFPR que não foram automaticamente revogadas pelo Decreto n° 6.944, de 21.08.2009 e, que declare estar ciente de que o o IFPR é instituição pluricurricular e multicampi;

b) cópia de documento oficial de identidade;

c) cópia do comprovante de cumprimento das obrigações eleitorais, que pode ser obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral, o endereço eletrônico: www.tse.gov.br;

d) cópia do certificado de cumprimento das obrigações militares;

e) comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 68,00(sessenta e oito reais). A guia de recolhimento da taxa de inscrição deverá ser obtida na internet no endereço: HTTPS:// consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp ou no Protocolo do Campus, onde serão realizadas as inscrições. As taxas só poderão ser pagas nas agências do Banco do Brasil. O valor pago não será devolvido em caso algum;

f) 01 (uma) cópia do "curriculum vitae", sem os documentos comprobatórios. Previamente à realização das provas, a Comissão Julgadora divulgará, através de Edital, o local, a data e o horário para a entrega dos respectivos comprovantes.

g) os candidatos estrangeiros estão dispensados da apresentação da documentação relativa às letras "c" e "d", ficando, entretanto, obrigados à apresentação de visto permanente ou visto temporário item V.

3.3 - Na forma do Decreto 6.593 de 02/10/08, poderá ser concedida isenção de taxa de inscrição ao candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135/2007;

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007.

3.3.1 - O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante requerimento do candidato à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis/IFPR, sito à Av. Comendador Franco, 2415 - Guabirotuba - Curitiba - PR - CEP 81.520-000, acompanhado de:

a) indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico; e

b) declaração de que atende à condição estabelecida no 2.3., letra 'b";

3.3.2 - O prazo para solicitação de isenção de inscrição será de 25 a 31 de março de 2.010.

3.3.3 - A resposta acerca do deferimento ou não do pedido de isenção, será disponibilizada no site: www.ifpr.edu.br, até o dia 05 de abril de 2.010;

3.3.4 - Aqueles que não obtiverem isenção deverão consolidar sua inscrição efetuando o pagamento do boleto bancário até o prazo final das inscrições para o concurso público.

3.3.5 - O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no item anterior estará automaticamente excluído do concurso público.

3.3.6 - Não serão estornados valores de taxas de inscrição daqueles candidatos contemplados com isenção e que já tenham efetivado o pagamento da taxa de inscrição.

3.4 - É vedada a inscrição condicional.

3.5 - O Instituto Federal do Paraná não se responsabiliza por solicitações de inscrição ou pagamento de taxa de inscrição não recebida, por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.6 - Será designada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, Comissão de Homologação das inscrições que deverá publicar o resultado da apreciação das inscrições, no prazo máximo de 14 (quatorze) dias do encerramento das mesmas.

3.7 - Caberá recurso à indeferimento das inscrições na forma e no prazo previsto no parágrafo 2°, artigo 14 da Resolução 003/2009-Conselho Superior.

4. DA PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

4.1 - Às pessoas portadoras de deficiências, amparadas pelo art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, pelo art. 5º da Lei n° 8.112/90, pelo Decreto n° 3298, de 20/12/99 e pelo Decreto 5296, de 02/12/2004, fica reservado o percentual mínimo de 5% e o máximo de 20% das vagas previstas para os cargos.

4.2 - Considerando o percentual citado no item 3.1, não se aplica a reserva de vaga às pessoas portadoras de deficiências com relação aos cargos para as áreas de conhecimento que ofereçam menos de 05 (cinco) vagas.

5. DA TITULAÇÃO UNIVERSITÁRIA EXIGIDA

5.1. - Os títulos obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no país, ou validados por Instituição Federal de Ensino.

6. DA REALIZAÇÃO DOS CONCURSOS

6.1 -Após o deferimento das inscrições será constituída a Comissão Julgadora que fixará as datas da realização das provas, respeitando o prazo mínimo de 7 (sete) e máximo de 30(trinta) dias para o início das provas, dando ciência aos candidatos dessas deliberações em forma de Editais públicos.

6.2 - O cronograma das provas será divulgado no sitio oficial do Instituto Federal do Paraná.

7. DAS PROVAS, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO

7.1 - As provas serão realizadas em língua portuguesa, com exceção daquelas nas áreas de línguas estrangeiras que poderão ser realizadas na língua relativa à respectiva área.

7.2 - O programa das provas será divulgado no sitio do Instituto Federal do Paraná e estará à disposição dos interessados no Protocolo do Campus.

7.3 - As provas orais (Didática e Defesa do currículo) serão gravadas, para efeito de registro e avaliação.

7.4 - As provas serão realizadas na seqüência a seguir: Escrita, Análise de Currículo, Didática e Defesa do Currículo e seguirão as normas estabelecidas no Capítulo IV, Seção I, II, IV e V da Resolução 003/09 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná.

7.5 - Será considerado classificado o candidato que obtiver, em cada prova, média igual ou superior a 7,0 (sete), na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez), além de nota igual ou superior a 7,0 (sete), na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez), com pelo menos 3 (três) examinadores em cada uma das provas.

7.6 - Serão considerados habilitados apenas os candidatos classificados dentro do número máximo estabelecido no item 1 e seus subitens deste edital, salvo em caso de empate na última classificação.

7.7 - Em caso de empate envolvendo candidato idoso o primeiro critério de desempate será a idade. Tal direito é assegurado aos candidatos que se enquadrarem na condição de idoso, ou seja, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

7.8 - Os demais critérios de desempate estão estabelecidos no parágrafo 3' da Resolução nº003/09-Conselho Superior.

8. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 - O concurso será homologado através da publicação dos resultados no Diário Oficial da União, cabendo ao Ministério da Educação autorizar o provimento da(s) vaga(s).

8.2 - A publicação dos resultados contemplará os candidatos aprovados no certame no limite estabelecido no Anexo II do Decreto 6922/2008.

8.3 - Os candidatos não classificados dentro do limite de que trata o item anterior, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

9. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

9.1. - O concurso terá validade de 12 (doze) meses, a partir da publicação do Edital de Homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

10. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

10.1 - O provimento ocorrerá na Classe "D I", Nível 1, constante do Plano de Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei n° 11.784, de 22.09.2008, com a remuneração fixada em lei, no Regime Jurídico Único da Lei nº 8112, de 11/12/90, de acordo com a ordem de classificação.

10.2 - O provimento dar-se-á no regime de Dedicação Exclusiva.

10.3 - O candidato nomeado em regime de dedicação exclusiva, além de atender as demais exigências do regime, deverá apresentar, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após sua posse, projeto de pesquisa e/ou extensão que será apreciado e aprovado na forma da legislação vigente.

10.4 - Quando da posse, o candidato habilitado submeter-se-á às normas estabelecidas pelo Instituto Federal do Paraná.

10.5 - No período de 03 (três) anos, após o início do exercício, não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição, salvo no caso de estrito interesse da Administração período de 03 (três).

10.6 - O candidato investido no cargo, em área específica que não possua licenciatura, deverá submeter-se a preencher este requisito no prazo máximo de 23 (vinte e três) meses.

10.7 - O candidato nomeado será lotado na localidade a que prestou o concurso mas, ficará à disposição para desenvolver suas atividades funcionais em qualquer outra Unidade em localidade diversa sempre que for do interesse da Administração do Instituto Federal do Paraná..

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 - O candidato aprovado deverá manter atualizado seu endereço físico e eletrônico, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço.

11.2 - Poderão ser aproveitados para nomeação, candidatos aprovados em outros certames do Instituto Federal do Paraná ou de outras Instituições Federais de Ensino.

11.3 - O Instituto Federal do Paraná poderá disponibilizar para outras Instituições Federais de Ensino, candidatos habilitados neste certame, observados sempre a ordem de classificação do candidato no concurso.

1.1.4 - O presente Edital com o respectivo programa, a Resolução n° 003/2009-Conselho Superior/IFPR e suas alterações conforme disposições do Decreto n° 6.944, de 21.08.2009 e demais informações, estão disponíveis no endereço: www.ifpr.edu.br ou no respectivo Protocolo do Campus.

Curitiba, 23 de março de 2.010.

Neide Alves
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis

Visto: Alípio Santos Leal Neto
Reitor

ANEXO I AO EDITAL Nº 013/2010-PROGEPE - IFPR - CONCURSO PÚBLICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CAMPUS PALMAS

ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS JURÍDICAS

Número de vagas: 04 (quatro)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Direito, obtida na forma da lei, com especialização e ou mestrado na área..

PROGRAMA

1. DIREITO CONSTITUCIONAL.

Administração pública. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Sistema Constitucional Tributário.Finanças públicas. Ordem econômica e financeira. Ordem Social. Atos das disposições constitucionais transitórias.Instrumentos constitucionais de garantia dos direitos fundam.

2. DIREITO CIVIL

Código civil: fontes princípios e conceitos fundamentais. Sujeitos de direito: personalidade jurídica. Pessoas naturais: natureza, classificação, limites da personalidade jurídica Objetos de direito: os bens e suas classificações. Patrimônio: geral e especial. Negócio jurídico. Defeitos dos negócios jurídicos. Invalidade do negócio jurídico. Atos jurídicos: lícitos e ilícitos. Prescrição e decadência. Prova dos negócios jurídico.

3. TEORIA GERAL DO PROCESSO

Teoria geral de processo civil: ação, defesa, processo. Competência e foro. Jurisdição: contenciosa e voluntária, pública e privada. Jurisdição e acesso a justiça. Tendencias atuais do processo civil. Meios alternativos de solução de conflitos.

4. DIREITO EMPRESARIAL

Personalidade jurídica. Tipos societários. Sociedades no novo Código Civil. Valores mobiliários. Transformação das sociedades: fusões, cisões e incorporações. Mercados: primários e secundários. Princípios informadores do Direito Cambiário. Modalidade de título de crédito. Classificação dos títulos de crédito. Resolução e liquidação das sociedades. Recuperação judicia e extrajudicial. Crimes falimentares.

5. DIREITO PENAL

Direito penal: fontes, princípios, conceitos fundamentais e evolução histórica. Exposição de motivos do Código Penal.Norma penal. Aplicação da lei penal. Crime. Ação tipicidade. Tentativa. Injuricidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. Penas. Meios de segurança. Ação Penal. Extinção da punibilidade. Crimes contra: a pessoa, ao patrimônio, a propriedade imaterial, a organização do trabalho, ao sentimento religioso, ao respeito aos mortos, aos costumes e a família Crimes contra: a administração pública, a ordem econômica e tributária. Lei de Contravenções Penais. Direito Penal Ambiental.Leis penais especiais: tóxicos, segurança nacional, imprensa, abuso de autoridades. Tortura. Lei de responsabilidade.

6. DIREITO PROCESSUAL PENAL

Direito processual penal: fontes, princípios, conceitos fundamentais, fundamentos históricos e constitucionais. Inquérito policial. Prisão provisória Ação penal: pública, privada e privada subsidiária. Jurisdição e competência. Sujeitos do processo penal. Sanções processuais. Nulidades e execuções. Teoria geral da prova. Atos de comunicação processual. Recursos. Coisa julgada e preclusão. Prisão e liberdade provisória. Execução da pena. Lei de execuções. Procedimentos penais. Incidentes da execução: suspensão condicional da pena, liberdade condicional e unificação das penas. Prisão albergue.

7. DIREITO ADMINISTRATIVO

Direito Administrativo: fontes, princípios , conceitos fundamentais, fundamentos históricos e constitucionais. Sujeitos do Direito Administrativo. Pessoas Administrativas. Administração Pública: direta, indireta e fundacional. Administração Pública: princípios constitucionais e poderes administrativos. Sistemas de controle jurisdicional da administração pública. Atos administrativos. Serviço público. Agentes administrativos. Poder de polícia. Controle da Administração Pública: conceito, modalidades, privilégios da administração pública em juízo. Responsabilidade do Estados pelos atos de seus agentes. Intervenção do Estado na propriedade privada e no domínio econômico. Domínio público. Bens públicos. Desapropriação. Licitação. Contratos Administrativos.

8. DIREITO DO TRABALHO

Direito individual do trabalho. Contrato de trabalho. Estabilidade. Fundo de garantia por tempo de serviço. Salário e remuneração. Férias. Aviso prévio. Duração do trabalho e banco de horas. Empregados especiais. Trabalhadores especiais. Regulamentações especiais de trabalho. Direito coletivo do trabalho. Conflitos coletivos de trabalho e suas formas de solução. Direito de greve e o lock-out Direito internacional do trabalho e a OIT. Direito do trabalho, globalização e integração.

9. DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Direito Processual Civil: princípios e conceitos fundamentais, fundamentos históricos e constitucionais. Disposições gerais do CPC: jurisdição e ação. As partes e os procuradores. Ministério Público. Atos processuais. Formação, suspensão e extinção do processo. Tutela de conhecimento. Processo e procedimento.

10. DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Contexto social e a situação da infância no Brasil. A Constituição Federal de 1988. ECA - institutos, medidas de proteção sócio-educativas. Conselhos tutelares. Crimes e ações administrativas. Trabalho infantil. Prostituição infantil. Tráfico de crianças.

2. ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - ARQUITETURA

Número de vagas: 01 (uma)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Arquitetura, obtida na forma da lei e especialização na área.

PROGRAMA

1. ARQUITETURA E URBANISMO

Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo para ensino em cursos de graduação em engenharia civil. Planejamento, gerenciamento e controle de produção do empreendimento arquitetônico e urbanístico nas suas diversas fases e suas interfaces. Programação do ambiente humano (aspectos funcionais e comportamentais). Programa (ação) do empreendimento ("programming") e suas interfaces com o processo produtivo. Programação arquitetônica e urbanística tomadas em seus diversos aspectos (funcionais, comportamentais, simbólicos, etc.Influência dos métodos de produção e avaliação do ambiente construído sobre a programação arquitetônica e urbanística . Planejamento, gerenciamento, controle da produção e acompanhamento de obras. Projeto para a produção na construção: metodologias, usos e aplicações, vantagens, problemas enfrentados. Gestão da qualidade e produtividade nos projetos e obras: Qualidade Total, Lean Construction, etc. Análises de Produtividade. Influências recíprocas.

2. FENÔMENO DE TRANSPORTE

Mecânica dos fluídos.Transferência de calor.

3. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Propriedades gerais dos corpos. Aglomerantes. Cimento Portland. Concreto. Agregados. Madeira. Materiais cerâmicos. Asfalto. Metais. Produtos siderúrgicos. Materiais de pintura. Plástico. Materiais betuminosos. Vidro.

4. TEORIA DAS ESTRUTURAS

Determinação de reações solicitações internas em estruturas isoestáticas. Processos para detreminação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas..

5. PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Patologias que afetam as construções. Causas das patologias nas estruturas de concreto. Durabilidade e desempenho estrutural. Materiais e técnicas para reforço e recuperação das estruturas. Acidentes estruturais. Patologias dos elementos construtivos e argamassas.

6. PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Ergonomia. Iluminação e ventilação naturais. Insolação. Escadas. Telhados.

7. ORÇAMENTOS

Metodologias para estimativa de custos aplicada à decisão de projeto de arquitetura e urbanismo. Conhecimento e análise crítica das composições de custos e dos orçamentos usualmente utilizados na construção civil. Conhecimento e análise crítica dos programas e sistemas de orçamento mais usuais no mercado. Influência dos custos nas fases de decisões de projeto de arquitetura e urbanismo.

8. AVALIAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Avaliação de desempenho aplicada à criação e produção de arquitetura e do urbanismo. Metodologias da Avaliação de Desempenho na construção civil. Análise Sistêmica aplicada à Construção Civil. Aplicações no processo de criação e produção de arquitetura e urbanismo. Relações e interfaces com APO.

9. ANÁLISE DE VIABILIDADE SOCIAL, TÉCNICA, ECONÔMICO-FINANCEIRA E MERCADOLÓGICA DO EMPREENDIMENTO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA CONCEPÇÃO DO PROJETO Análise de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos de arquitetura e urbanismo. Metodologias e ferramentas. Construtibilidade e adequação tecnológica de propostas arquitetônicas e urbanísticas. Métodos de pesquisa de mercado aplicados à análise de viabilidade de empreendimentos arquitetônicos e urbanísticos. Desdobramentos
sociais e culturais de empreendimentos arquitetônicos e urbanísticos. Adequação cultural e social de propostas arquitetônicas e urbanísticas, sobretudo (mas não só) no caso de habitações voltadas para população de baixa renda.

10. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO (APO)

Avaliação pós-ocupação de ambientes construídos, incluindo aspectos funcionais, conforto ambiental, sistemas construtivos, relações ambiente construído versus comportamento humano, satisfação e expectativas dos usuários. Realimentação das atividades de planejamento de empreendimentos, programação, projetos e obras com insumos obtidos a partir da APOs e outros métodos e técnicas de avaliação de desempenho em uso.

3. ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - ENGENHARIA CIVIL Número de vagas: 02 (quatro)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Engenharia Civil, obtida na forma da lei e especialização na área.

PROGRAMA

1. INFRAESTRUTURA E PROJETO

Estudos. Desenhos. Projetos técnicos. Estudos topográficos.

2. FÍSICA DOS MATERIAIS

Propriedades, resistência e estrutura dos materiais. Mecânica. Termodinâmica

3. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Propriedades gerais dos corpos. Aglomerantes. Cimento Portland. Concreto. Agregados. Madeira. Materiais cerâmicos. Asfalto. Metais. Produtos siderúrgicos. Materiais de pintura. Plástico. Materiais betuminosos. Vidro.

4. PROJETOS TÉCNICOS E INSTALAÇÕES

Execução de projetos. Obras no canteiro. Instalações prediais.

5. PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E MANUTENÇÃO

Planejamento e orçamento de obras. Controle de materiais e processos. Obras de manutenção e restauração.

6. HIDRÁULICA E SANEAMENTO

Abastecimento de água. Esgotamento sanitário. Drenagem pluvial. Limpeza pública. Instalações hidráulicas, sanitárias e de incêndio

7. GEOTÉCNICA

Mecânica dos solos. Fundações.

8. FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA

Estabilidade de taludes. Estruturas de arrimo. Barragens de terra e enrocamento. Fundações. Recalques. Dimensionamento e projetos de fundações. Tubulões. Estacas. Sapatas. Capacidade de carga de estacas. Previsão curva carga X recalque. Tipos de fundações. Escoramento de escavações. Reforço de fundações.

9. TOPOGRAFIA

Medidas diretas e indiretas de distâncias. Métodos de topografia. Métodos de levantamento. Planialtimetria e altimetria. Traçado de malhas viárias. Representação cartográfica como forma de comunicação nas análises urbanas. Taqueometria.

10. HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança no projeto. Riscos ocupacionais. Proteção coletiva e individual. Normas e leis específicas. Segurança do trabalho na empresa. Segurança extra-empresa. Controle e perdas de produção.

4. ÁREA DE CONHECIMENTO -INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - INFORMÁTICA

Número de vagas: 03 (três)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia em Informática e demais Graduações na área de Informática, obtidas na forma da lei, com especialização ou mestrado em áreas afins.

PROGRAMA

1. ALGARITMOS

Formas de representação do pensamento lógico. Representação e manipulação de dados. Construções de algoritmos seqüenciais, condicionais e com estruturas de repetição. Manipulação de estruturas de dados homogêneas e heterogêneas

2. BANCO DE DADOS

Sistemas gerenciadores de banco de dados. Modelagem de dados. Abordagem relacional. Gerência de transações. Segurança e autorização de acesso.

3. ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Elementos de hardware e software. Representação e processamento da informação. Sistemas de numeração. Utilização de ferramentas: sistemas operacionais, aplicativos e internet. Portas lógicas e suas representações. Circuitos lógicos e digitais. Arquitetura e organização de computadores. Conjunto de instruções. Modos de endereçamento. Linguagens de máquinas. Organização funcional.

4. SISTEMAS OPERACIONAIS

Tipos de sistemas operacionais. Estruturada de um sistema operacional. Gerência de memória. Gerência de E/S. Sistemas de arquivo. Gerência de processos. Sincronização e comunicação entre processos.

5. LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Paradigmas de linguagens de Programação. Aplicações de Linguagens de Programação.

6. REDE DE COMPUTADORES

Evolução e organização das redes de computadores. Topologias das redes. Modelos de referência. Padrões e protocolos de comunicação. Equipamentos de conectividade. Projetos de rede. Redes de longa distância. Qualidade de serviços em rede de computadores. Gerência de redes de computadores.

7. ENGENHARIA DE SOFTWARE

Princípios da Engenharia de software. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Ciclos de vida de software. Planejamento do projeto de software. Gerenciamento de software. Qualidade de software e métricas. Técnicas e estratégias de teste.

8. PROGRAMAÇÃO WEB

Estrutura e administração da Internet. Serviços e protocolos. Arquitetura da World Wide Web. Páginas estáticas e dinâmicas. Configuração de servidores Web. Desenvolvimento de aplicações para a Web.

9. ANALISE E PROJETOS DE SISTEMAS

Metodologias para análise e projeto de software orientado a objetos. Ferramenta CASE.

10. GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

Abertura e definição o escopo de um projeto. Planejamento, execução, acompanhamento e controle de um projeto. Revisão e avaliação de um projeto. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos.

5. ÁREA DE CONHECIMENTO - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - LETRAS

Número de vagas: 02 (duas)

Titulação Mínima Exigida: Licenciatura em Letras - Português/Inglês, obtida na forma da lei , com especialização ou mestrado na área.

PROGRAMA

1. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Planejamento de ensino. Objetivos de ensino. Conteúdos escolares. Atividades de ensino. Avaliação.

2. METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS

Leitura. Produção de textos. Análise lingüística. Língua materna: concepções e teorias. Inovações tecnológicas da comunicação.

3. LÍNGUA E CULTURA LATINA

Contribuição estrutural e cultural latina na formação da Língua Portuguesa. Estruturas básicas da Língua Latina. Principais escritores latinos e suas obras.

4. TEORIA LITERARIA

Gêneros literários. Elementos da prosa, da poesia e do teatro. Elementos da análise literária. Estética, arte e sociedade.

5. LITERATURA BRASILEIRA

Tipologia da literatura brasileira e seus poetas. Produção e circulação da literatura brasileira. Condições para que a escrita se torne literatura. Literatura infantil.

6. LITERATURA PORTUGUESA

Tipologia da literatura portuguesa. Principais períodos literários e obras expressivas da literatura portuguesa. Produção e circulação da literatura portuguesa.

7. LITERATURA INGLESA E NORTE AMERICANA

Tipologia da literatura inglesa e norte americana. Principais períodos literários e suas obras. Produção e circulação da literatura inglesa e norte americana.

8. LINGUÍSTICA

Lingüística como ciência. Estrutura lingüística. Fonética Articulatória. Análise morfológicas. Composição e derivação. Flexão e categorias.

6. ÁREA DE CONHECIMENTO - PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN - ARTES Número de vagas: 03 (três)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Licenciatura em Artes, Artes Visuais, Educação Artísticas , obtidas na forma da lei, com especialização ou mestrado na área.

PROGRAMA

1. TEORIA E CRÍTICA DA ARTE

Histórico da crítica da arte. Movimentos da arte do século XX. Inovações plásticas da arte produzida no século XX.

2. FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE

Fundamentos do ensino da arte no Brasil. Papel social do arte-educador. Objetivos do ensino da arte. Construção do conhecimento e da expressão pela arte.

3. TEATRO

Evolução das artes cênicas no Brasil. Importância do teatro no ambiente escolar. Papel do teatro nas terapias do corpo e da mente. Jogos teatrais como processo pedagógico.

4. MÚSICA

Evolução e desenvolvimento dos estilos e linguagens musicais. Importância da inserção da música no cotidiano escolar. Música Brasileira: estilos, características, instrumentos e compositores.

5. DANÇA

Fundamentos da dança. Concepções básicas da dança e sua aplicação. Importância da dança no cotidiano escolar.

6. PINTURA

Técnicas de pintura: utilização de materiais tradicionais e alternativos. Suportes e materiais de pintura. Importância da pintura nos processos educativos.

7. ESCULTURA

Fundamentos da linguagem escultórica. Técnicas e materiais. Construção de moldes. Importância da escultura nos processos educativos.

8. DESENHO

Materiais de desenho. Desenho geométrico voltado para a arte. Leitura de imagens de obra de arte e o cotidiano relacionado com os elementos geométricos. Importância do desenho nos processos educativos.

9. ESTÉTICA DAS ARTES VISUAIS

Funções da arte. Confronto das artes e obras: plásticas, cênicas, musicais e literárias. Confronto de estilos, gostos, funções nas diversas culturas e períodos históricos.

10. MUSEU E ARTE

Histórico dos museus no mundo e no Brasil. Papel educacional do museu. Tipologias de museu. Ações educativas em espaços museológicos. Política Nacional de Museus. Sistema Brasileiro de Museus. Legislação Nacional. Procedimentos básicos para a criação de um museu.

7. ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS AGRÁRIAS - AGRONOMIA Número de vagas: 01 (uma)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Agronomia, obtida na forma da Lei, Especialista ou Mestre em Solos ou com conhecimentos comprovados em Solos.

PROGRAMA

1. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS SOLOS NO SEU MANEJO

Processos de formação e desenvolvimento do solo. Componentes minerais e orgânicos do solo. O solo e sua correlação com os vegetais.

2. ASPECTOS DE TEXTURA E ESTRUTURA PARA FINS DE MANEJO DE SOLO

As classes texturais de solos. A estrutura dos solos. A importância da porosidade no manejo de solos.

3. O SISTEMA ÁGUA-SOLO-PLANTA-ATMOSFERA

Aspectos de capilaridade. Movimento de água no solo e na planta. Forças envolvidas no movimento da água, do solo para atmosfera.

4. A IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA O MANEJO DE AGROECOSSISTEMAS

Fontes de matéria orgânica. Formas de decomposição dos compostos orgânicos. A matéria orgânica como fator de agregação do solo.

5. ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS

O solo como sistema dinâmico. Fontes de nutrientes para manejo de agroecossistemas. Mecanismos de absorção de nutrientes pelas plantas.

6. MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGROECOLÓGICA PRESENTES NO SOLO

Os microorganismos do solo e seu manejo. As interações ecológicas entre organismos. A influência do solo sobre a atividade microorgânica.

7. A RELAÇÃO SOLO-PLANTA-MICROORGANISMOS

O solo como sistema dinâmico. A relação planta-microorganismos. Meios de influenciar os microorganismos do solo.

8. MÉTODOS E TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO

Os sistemas conservacionistas do solo. Manejo do solo para sistemas agrossilvipastoris. Perdas de nutrientes pelos diferentes tipos de erosão e como evitá-las.

9. ASPECTOS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DOS SOLOS PARA FINS DE MANEJO DOS AGROECOSSISTEMAS

Intervalo hídrico ótimo. Fatores bióticos do solo. Componentes minerais do solo.

10. ASPECTOS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DOS SOLOS PARA FINS DE MANEJO DOS SISTEMAS AGROSSILVIPASTORIS

A ciclagem da matéria orgânica em sistemas de pastejo. Consorciação de gramíneas com leguminosas. O manejo da estrutura do solo no sistema de pastejo.

8. ÁREA DE CONHECIMENTO - CIÊNCIAS AGRÁRIAS - AGRONOMIA Número de vagas: 02 (duas)

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Agronomia, obtida na forma da Lei, com Especialização ou Mestrado em Produção Vegetal, Fitossanidade ou áreas afins. PROGRAMA

1. A TEORIA DA TROFOBIOSE

A trofobiose como teoria da resistência das plantas. Proteção de plantas pela proteossíntese. Natureza das relações hospedeiro-parasitas.

2. MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS NA AGROECOLOGIA

O equilíbrio nutricional como fator de resistência das plantas. Manejo ecológico de agroecossistemas. Métodos alternativos de controle de pragas e doenças.

3. MANEJO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS NA AGROECOLOGIA

Aspectos biológicos das plantas espontâneas. Plantas espontâneas como bioindicadores. Métodos ecológicos de controle de plantas espontâneas.

4. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS, DOENÇAS E PLANTAS ESPONTÂNEAS Fundamentos do manejo integrado. Condições de equilíbrio do solo. As interações entre os organismos e o manejo integrado.

5. MANEJO DE AGROECOSSISTEMAS

Componentes de um agroecossistema. Manejo de subsistemas animais e vegetais. Manejo de agroecossistemas complexos.

6. MANEJO DE OLERÍCOLAS E FRUTÍFERAS TROPICAIS E TEMPERADAS Manejo de solo na olericultura de base ecológica. Sistemas integrados de produção de frutíferas. Cultivo protegido, técnicas de colheita e pós-colheita.

7. MANEJO DE CULTURAS ANUAIS DE VERÃO E INVERNO

Preparo do solo para plantio. Tratos culturais de base ecológica. Colheita e comercialização.

8. MANEJO DE PASTAGENS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL A PASTO O manejo do solo para sistemas silvipastoris. O sistema P.R.V. (Pastejo Racional Voisin). A importância da consorciação de gramíneas com leguminosas.

9. PROCESSOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA

As multidimensões da sustentabilidade. Interação entre fatores bióticos e abióticos na transição agroecológica. O caminho para a transição agroecológica.

10. FORMAS DE ASSOCIATIVISMO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Cooperação e cooperativismo. Importância do associativismo para o fortalecimento da agricultura familiar. Formas tradicionais de associativismo.