IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - MG

Notícia:   Instituto Federal do Norte - MG oferece 27 vagas de até R$ 1.747,83

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 012, DE 03 DE JUNHO DE 2009

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista a autorização concedida pela Portaria nº 370, de 04/12/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008, e Portaria nº 1.500, de 09/12/2008, do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União de 10/12/2008 e alterações posteriores, torna público a abertura de inscrições para o Concurso Público, destinado ao provimento de Cargos efetivos de Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, do Quadro Permanente deste Instituto Federal e lotação nos diversos Campi, sob o regime da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e alterações posteriores, conforme especificado nos quadros abaixo:

1. DOS CARGOS:

1.1 A descrição sumária dos cargos e a descrição de atividades típicas dos cargos estão especificadas no Anexo I I das normas gerais a serem publicadas no dia 12/06/2009.

1.2 Os cargos, Campus de lotação, número de vagas oferecidas, escolaridade exigida, remuneração e valor da taxa de inscrição estão especificados nos quadros abaixo:

QUADRO I - CAMPUS ARINOS-MG

Cargos

Nº de Vagas

Nível Clas.

Nível Cap.

Padrão Venc.

Requisitos

Remuneração

Valor Taxa

Administrador

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Administração.

1.747,83

R$ 36,00

Assistente Social

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Serviço Social.

1.747,83

R$ 36,00

Bibliotecário- Documentalista

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Biblioteconomia ou Ciências da Informação.

1.747,83

R$ 36,00

Contador

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis.

1.747,83

R$ 36,00

Nutricionista

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Nutrição.

1.747,83

R$ 36,00

Pedagogo

02

E

I

1

Ensino Superior Completo em Pedagogia.

1.747,83

R$ 36,00

Técnico em Assuntos Educacionais

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Licenciatura em qualquer área.

1.747,83

R$ 36,00

Assistente em Administração

04

D

I

1

Médio Profissionalizante ou Médio Completo + experiência de 12 meses.

1.364,53

R$ 28,00

Técnico de Laboratório/ Química

01

D

I

1

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + curso Técnico em Química.

1.364,53

R$ 28,00

Técnico de Tecnologia da Informação

01

D

I

1

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + curso Técnico em Eletrônica com ênfase em sistemas computacionais ou Técnico em Informática.

1.364,53

R$ 28,00

Técnico em Agropecuária01DI1Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + curso Técnico em Agropecuária.1.364,53R$ 28,00
Técnico em Alimentos e Laticínios01DI1Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + curso Técnico na área de Alimentos e Laticínios.1.364,53R$ 28,00
Técnico em Enfermagem01DI1Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + curso Técnico em Enfermagem.1.364,53R$ 28,00
Assistente de Alunos02CI1Ensino Médio Completo + experiência de 06 meses.1.143,36R$ 24,00
Auxiliar de Biblioteca01CI1Ensino Fundamental Completo + experiência de 12 meses.1.143,36R$ 24,00

QUADRO II - CAMPUS JANUÁRIA-MG

Cargos

Nº de Vagas

Nível Clas.

Nível Cap.

Padrão Venc.

Requisitos

Remuneração

Valor Taxa

Administrador

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Administração.

1.747,83

R$ 36,00

Auditor

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Economia, Direito e/ou Ciências Contábeis.

1.747,83

R$ 36,00

Bibliotecário- Documentalista

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Biblioteconomia ou Ciências da Informação.

1.747,83

R$ 36,00

Psicólogo/área

01

E

I

1

Ensino Superior Completo em Psicologia.

1.747,83

R$ 36,00

Assistente em Administração

02

D

I

1

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + experiência de 12 meses.

1.364,53

R$ 28,00

Técnico de Laboratório/ Química

01

D

I

1

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + curso Técnico em Química.

1.364,53

R$ 28,00

BENEFÍCIOS:

a) Auxílio-Alimentação: R$ 143,99

b) Incentivo à Qualificação, quando o servidor possuir nível de escolaridade superior ao exigido para o exercício do cargo

c) Auxílio Pré-Escolar: R$ 89,00 (para dependentes de até 6 anos de idade).

1.3 Para as profissões que possuem os respectivos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional, é obrigatório, no ato da posse, a comprovação de estar devidamente registrado e em dia com suas obrigações.

1.4 O Regime de Trabalho será de quarenta horas semanais, a ser cumprido em horário a ser estabelecido pelo respectivo Campus, em quaisquer turnos (matutino, vespertino e/ou noturno).

2. DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.1 Aos portadores de necessidades especiais (PNEs) serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas, nos casos em que houver compatibilidade entre a deficiência e o cargo/área de qualificação a exercer, providas na forma da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e Decreto Federal n° 3.298 de 20 de dezembro de 1999, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições dos referidos cargos/área de qualificação, a ser aferida em perícia oficial quando dos exames pré-admissionais.

2.2 O candidato que quiser concorrer às vagas reservadas para portadores de necessidades especiais deverá fazer sua opção no formulário de inscrição.

2.3 No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais declarará, em campo específico, a necessidade da qual é portador e se for o caso a condição especial para realizar a prova.

2.4 O candidato que não declarar sua necessidade especial, conforme previsto no item 2.3, não poderá alegar, posteriormente, essa condição para reivindicar as prerrogativas deste Edital.

2.5 No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais especificará, se for o caso, a sua necessidade de adaptação para a realização da prova a ser prestada, respeitadas as características estabelecidas neste Edital, não lhe cabendo qualquer reivindicação no dia da prova ou, posteriormente, caso não faça essa especificação.

2.6 A realização de prova em condições específicas para o candidato portador de necessidades especiais, assim consideradas aquelas que possibilitem a prestação do exame respectivo, é condicionada à solicitação prévia pelo candidato, conforme o item 2.5 e sujeita à apreciação e deliberação da AOCP - Assessoria em Organização de Concursos Públicos, observada a legislação específica.

2.7 Os candidatos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) deverão realizar suas provas em braile ou prova ampliada em fonte 24. Para tanto, deverão levar para o local de provas o material necessário para sua realização (reglete e punção ou máquina de datilografia braile), além de atender o disposto no item 2.3.

2.8 Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

2.9 A relação com os nomes dos candidatos que tiverem o atendimento especial deferido será divulgada na internet, nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria, na ocasião da divulgação do edital de homologação das inscrições.

2.10 O candidato disporá de 02 (dois) dias, a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior, para contestar o indeferimento, nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria. Após o período, não serão aceitos pedidos de revisão.

2.11 O candidato portador de necessidades especiais participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação e aos critérios de aprovação e classificação.

2.12 Todos os candidatos Portadores de Necessidades Especiais, inclusive o candidato que necessitar de atendimento especial para realização das provas deverão enviar, no período de 19/06/2009 à 10/07/2009, impreterivelmente, via Sedex com AR (aviso de recebimento), para a Central de Atendimento da AOCP - Concursos Públicos, com os dizeres Concurso IFNMG/PNE, no seguinte endereço, Rua: Néo Alves Martins, 1377 sala 01, Zona 03 - Maringá - PR CEP: 87050-110, cópia simples do RG e laudo médico (original ou cópia autenticada) emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência de que são portadores, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem. E justificar o atendimento especial solicitado. O laudo deve estar em letra legível. Após esse período, a solicitação será indeferida.

3. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

3.1 No ato da posse o candidato deverá comprovar que satisfaz os seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor, ou português, comprovada a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos;

b)Estar quite com as obrigações eleitorais para ambos os sexos e com a situação militar para os candidatos do sexo masculino;

c) Possuir a escolaridade exigida, conforme descrito no item 1, do presente Edital;

d) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

e) Possuir aptidão física e mental, comprovadas através de laudo médico;

f) Apresentar outros documentos que se fizerem necessários;

g) Não acumular, de forma ilícita, Cargos Públicos, conforme previsto nos inciso XVI e XVII, do artigo 37 da Constituição Federal de 1988;

h) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo Público Federal, conforme estabelecido no artigo 137 da Lei nº 8.112, de 1990.

3.2 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, inclusive a habilitação e classificação do candidato que não comprovar no ato da posse, o preenchimento de todos os requisitos exigidos neste Edital.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 DA ISENÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.1.1 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que se enquadrem no disposto no Decreto n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008.

4.1.2 Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007;

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.

4.2 A isenção deverá ser solicitada mediante preenchimento do Formulário de Isenção no período das 8h do dia 15/06/2009 às 14h do dia 18/06/2009, através dos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria. Após o preenchimento do Formulário de Isenção o candidato deverá remeter toda a documentação, exigida nos itens abaixo, 4.9 e 4.10, para o IFNMG-JANUÁRIA, impreterivelmente até o dia 18/06/2009 até às 1 7h.

4.3 A AOCP - Concursos Públicos consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

4.4 As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto n 83.936, de 6 de setembro de 1979.

4.5 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma e o prazo estabelecidos no subitem 4.2 deste edital.

4.6 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via fax ou via correio eletrônico.

4.7 Cada pedido de isenção será analisado pela AOCP e julgado pelo órgão gestor do CadÚnico.

4.8 A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada na data provável de 29/06/2009 nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

4.9 Somente serão aceitos, como comprovantes de renda própria e dos membros da família dos quais dependa economicamente, os seguintes documentos:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subseqüente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho ou comprovante de rendimentos correspondente ao mês de abril e/ou maio de 2009;

b) No caso de autônomos, declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e Recibo de Pagamento Autônomo (RPA);

c) No caso de desempregados, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subseqüente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho; comprovação de estar ou não recebendo o seguro desemprego.

4.10 Além dos documentos, devidamente autenticados, necessários, à comprovação da renda própria e familiar, o candidato deverá enviar ou levar pessoalmente, cópia dos seguintes documentos:

a) documento de identidade do requerente;

b) cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente e de quem ele dependa;

c) comprovante de residência (conta atualizada de luz, de água ou de telefone fixo, contendo o mesmo endereço indicado pelo candidato no Formulário de Isenção).

4.11 Todos os documentos referentes ao pedido de isenção da taxa de inscrição deverão ser encaminhados no prazo determinado no item 4.2 para o IFNMG-JANUÁRIA, com os seguintes dizeres Concurso Público IFNMG/ISENÇÃO, no endereço, Fazenda São Geraldo, s/n°, Bairro Bom Jardim, CEP 39480-000, CAIXA POSTAL 97, Januária-Minas Gerais, impreterivelmente até o dia 18/06/2009 até às 17h.

4.11.1 Expirado o prazo para envio, indicado no item 4.2 não será permitida a complementação da documentação enviada.

4.12 Não serão acatados pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que não comprovem renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo, seja qual for o motivo alegado.

4.12.1 A documentação apresentada para fins de isenção do pagamento da taxa de inscrição valerá somente para este Concurso Público, não podendo ser devolvida ou dela ser fornecida cópia.

4.12.2 A relação dos candidatos com pedidos de isenção Deferidos será disponibilizada nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria no dia 29/06/2009.

4.12.3 Quanto ao indeferimento do pedido de isenção não caberá pedido de recurso, sendo os pedidos julgados pelo orgão gestor CadÚnico.

4.12.4 Não serão validadas as inscrições dos candidatos cujos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição forem indeferidos.

4.12.5 O candidato que tiver seu pedido de isenção deferido terá automaticamente homologada sua inscrição.

4.13 DAS INSCRIÇÕES

4.13.1 A inscrição do candidato no Concurso implica, desde logo, o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, das instruções específicas para cada cargo e das demais informações que porventura venham a ser divulgada, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

4.14 Período de inscrições: das 8h do dia 19/06/2009 às 23h59min do dia 09/07/2009.

4.15 Local de Inscrição: Nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

4.16 O candidato deverá efetuar o recolhimento da taxa de inscrição no Banco do Brasil S/A, através de GRU (Guia de Recolhimento da União), a ser obtida no endereço eletrônico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru simples.asp; código da unidade favorecida 153203; gestão 26319; código recolhimento: 28883-7; número de referência: não preencher este campo; competência: mês do pagamento (06/2009 ou 07/2009); vencimento: data do recolhimento; CPF do candidato; nome do candidato; valor do recolhimento:

a) R$ 36,00 (trinta e seis reais) para os cargos de Administrador, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário- Documentalista, Contador, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo e Técnico em Assuntos Educacionais;

b) R$ 28,00 (vinte e oito reais) para os cargos de Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Química, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Laticínios e Técnico em Enfermagem;

c) R$ 24,00 (vinte e quatro reais) para os cargos de Assistente de Alunos e Auxiliar de Biblioteca.

4.17 A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

4.18 Será aceita somente uma inscrição por candidato, isto é, não será permitida inscrição em mais de um Cargo. E havendo inscrições múltiplas, prevalecerá a inscrição de data/hora mais recente.

4.19 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros, assim como a transferência de inscrição para outrem.

4.20 Preencher corretamente todos os campos do Formulário de Inscrição, o qual não poderá conter omissão de dados nela exigidos.

4.21 Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico, ou qualquer outro meio que não seja o disposto no item 4.15.

4.22 O candidato que não recolher o valor da taxa de inscrição, através de pagamento do boleto bancário (GRU), terá sua inscrição cancelada.

4.23 DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.23.1 As inscrições e pagamentos serão conferidos pela empresa AOCP - Concursos Públicos, para deferimento ou indeferimento da inscrição.

4.23.2 Mediante a conferência de que todo o procedimento se encontra de acordo com os requisitos e prazos exigidos no item 4.13.1 para a inscrição e participação no Concurso, o nome do candidato será adicionado à Relação de Candidatos Homologados, que será publicada na Internet e disponibilizada para consultas nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

4.23.3 A relação de candidatos inscritos deferidos será publicada em data provável de 15/07/2009 nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

4.23.4 O candidato que, tendo cumprido todos os prazos e as exigências necessárias para sua inscrição, cujo nome não constar na Relação de Candidatos Homologados na listagem a ser publicada conforme subitem 4.23.3, deverá protocolar recurso online, através dos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria nos dias 16/06/2009 e 17/06/2009, e enviar via fax para o telefone (44) 3344-4213 os comprovantes de inscrição e de pagamento.

4.24 Os candidatos poderão acessar o endereço eletrônico no dia 27/07/2009 e imprimir comprovante definitivo de inscrição com locais de provas e dados pessoais do candidato.

5. DA ESTRUTURA DO CONCURSO

5.1 O Concurso constará de uma Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta de Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos, conforme quadro abaixo:

DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES DAS PROVAS, POR CARGO E COMUM PARA O CAMPUS ARINOS E
PARA O CAMPUS JANUÁRIA

CARGO

PROVAS/Nº DE QUESTÕES

LÍNGUA PORTUGUESA

LEGISLAÇÃO

CONHEC. ESPECÍFICOS

Administrador

10

10

20

Assistente Social

10

10

20

Auditor

10

10

20

Bibliotecário-Documentalista

10

10

20

Contador

10

10

20

Nutricionista

10

10

20

Pedagogo

10

10

20

Psicólogo

10

10

20

Técnico em Assuntos Educacionais

10

10

20

Assistente em Administração

10

10

20

Técnico de Laboratório/ Química

10

10

20

Técnico de Tecnologia da Informação

10

10

20

Técnico em Agropecuária

10

10

20

Técnico em Alimentos e Laticínios

10

10

20

Técnico em Enfermagem

10

10

20

Assistente de Alunos

10

10

20

Auxiliar de Biblioteca

10

10

20

5.2 Os Conteúdos Programáticos das provas encontram-se especificados no Anexo III das normas gerais a serem publicados no dia 12/06/2009.

5.3 Cada questão de Língua Portuguesa e de Legislação valerá 2 (dois) pontos e, cada questão de Conhecimentos Específicos valerá 3 (três) pontos, totalizando 100 (cem) pontos.

5.4 Para que o candidato seja classificado será exigido o aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) da pontuação total.

5.5 Será atribuído nota 0 (zero):

5.5.1 à questão que contiver emendas e/ou rasuras, ainda que legível no Folha de Respostas; 5.5.2 à questão que contiver mais de uma opção de resposta assinalada no Folha de Respostas; 5.5.3 à questão que não estiver assinalada no Folha de Respostas;

5.5.4 à questão da prova cujo Folha de Respostas for preenchido fora de suas especificações ou fora das instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas de cor diferente de azul ou preta, preenchida a lápis, ou ainda, com marcação diferente da indicada nas instruções da prova.

5.6 Na hipótese de alguma questão da prova vir a ser anulada, os pontos relativos à referida questão serão atribuídos a todos os candidatos participantes da prova, independente de terem interposto recurso.

6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 A prova escrita objetiva será realizada na data provável de 09/08/2009, das 14h às 18h. Os locais de realização das provas serão divulgados através dos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

6.1.1 Em hipótese alguma as Provas serão realizadas fora do local, data e horário determinados.

6.1.2 O ingresso na sala de provas só será permitido ao candidato que apresentar o comprovante de inscrição e documento oficial de Identidade com foto.

6.1.3 Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para seu início.

6.1.4 O candidato poderá se retirar do recinto da Prova Escrita somente 01 (uma) hora após seu início.

6.1.5 Os 03 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos, após a conferência de todos os documentos da sala e assinatura da ata.

6.1.6 Durante a Prova Escrita não será permitida a consulta de qualquer natureza a livros, revistas, folhetos ou anotações e nem o uso de aparelhos eletrônicos ou eletromecânicos.

6.1.7 As respostas das questões da Prova Escrita deverão ser assinaladas pelo candidato na Folha de Respostas, específica e personalizada para cada candidato. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

6.1.7.1 Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

6.1.8 Ao terminar a Prova Escrita, o candidato entregará ao fiscal o Caderno de Provas e a Folha de Respostas, devidamente assinado no local apropriado.

6.1.8.1 O candidato poderá sair levando consigo o caderno de questões, desde que permaneça na sala até o final do período estabelecido no subitem 6.1, para a aplicação da prova, devendo obrigatoriamente devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada.

6.1.9 O Candidato deverá comparecer para o início das Provas, ao local designado, 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para fechamento dos portões, munido de caneta esferográfica tinta azul ou preta, documento oficial de Identidade com foto e comprovante definitivo de inscrição.

6.1.10 Em nenhuma hipótese, haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.

6.1.11 O Gabarito da Prova estará disponibilizado 2 (dois) dias após a aplicação da prova nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

6.2 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança.

6.2.1 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

6.2.2 A candidata que não levar acompanhante será impedida de realizar a prova.

6.2.3 Durante a realização da Prova, o candidato de cabelos longos, deverá mantê-los presos, de forma que as orelhas fiquem completamente à mostra.

7. DOS RECURSOS:

7.1 Os Recursos só poderão ser impetrados através dos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria através do link específico, dentro do prazo determinado em cada etapa do concurso.

7.2 O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

7.2.1 Com relação à homologação das inscrições, no prazo de 02 (dois) dias, a contar de sua publicação nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

7.2.2 Com relação à prova objetiva (questões objetivas), no prazo de 02 (dois) dias após a publicação do gabarito preliminar.

7.2.2.1 O recurso deverá ser individual com a indicação da questão que o candidato se julgar prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, entre outros.

7.2.2.2 Todos os recursos serão analisados e serão respondidos coletivamente apenas os recursos deferidos.

7.3 No caso de anulação de alguma questão da prova após a análise dos recursos será atribuída nota a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.4 Com relação ao resultado final do concurso, o candidato terá 02 (dois) dias para interpor recurso, conforme o cronograma no Anexo I das normas gerais do Concurso Público.

7.4.1 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

7.4.2 Todos os recursos serão analisados e serão respondidos apenas os recursos que corresponde a etapa do concurso.

7.5 Não será aceito recurso via postal, via fax, ou qualquer outro que não esteja determinado neste Edital.

7.6 Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos, ou revisões adicionais.

7.7 Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo, bem como os que contenham erro formal e/ou material, em sua elaboração ou procedimentos que sejam contrários ao disposto neste Edital.

7.8 O Concurso somente terá continuidade depois de julgados e publicados os resultados dos recursos interpostos.

7.9 A Banca Examinadora da AOCP- Concursos Públicos empresa responsável pela organização do certame, constituí última instância para recursos, razão porque não caberão recursos ou revisões adicionais.

8. DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO

8.1 O total de pontos obtidos pelo candidato será a soma de pontos referentes a cada Parte da Prova.

8.2 No caso de igualdade no total de pontos, para fins de classificação final, o desempate será feito, dando- se preferência, após a observância do Parágrafo Único do artigo 27 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), sucessivamente, ao candidato que:

a) tiver a maior idade, dentre os candidatos com idade superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003) - critério válido para todos os cargos;

b) tiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

c) tiver a maior nota na prova de Língua Portuguesa;

d) tiver a maior nota na prova de Legislação;

e) tiver a maior idade, exceto os enquadrados na alínea "a" deste subitem.

8.3 A classificação final no Concurso será feita na ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas provas.

9. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

9.1 A homologação do resultado final será feita pelo Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, por meio de Edital publicado no Diário Oficial da União e pelos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

10. DO PRAZO DE VALIDADE

10.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, contado da data da homologação publicada no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 O candidato será eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, quando houver tentativa de fraude a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao Concurso ou nas Instruções constantes da Prova, bem como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das Provas.

11.2 Será excluído do concurso o candidato que:

a) apresentar-se para a prova após o horário estabelecido, inadmitindo-se qualquer tolerância;

b) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar documento oficial, original que bem o identifique;

d) ausentar-se da Sala de Provas sem o acompanhamento do Fiscal;

e) ausentar-se da Sala de Provas levando a Folha de Respostas, Caderno de Provas ou outros materiais não permitidos, sem autorização;

f) ausentar-se da Sala de Provas antes de decorrido uma hora de seu início;

g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

h) durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma bem como utilizando-se de livros, notas, impressos, protetores auriculares, aparelhos eletrônicos e/ou eletromecânicos;

i) fizer em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

11.2.1 O candidato que estiver portando equipamentos eletrônicos deverá desligá-los, colocando-os, juntamente com seus demais pertences, embaixo de sua cadeira, permanecendo nessa situação até sua saída em definitivo da Sala de Provas.

11.2.2 O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e a AOCP - Concurso Públicos não se responsabilizarão por perda ou extravio de documentos ou objetos ocorridos no local de realização das Provas, nem por danos neles causados.

11.3 A classificação no Concurso não assegura ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Pessoal do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, mas, apenas a expectativa de ser nomeado, ficando este ato condicionado à rigorosa observância da ordem classificatória, do prazo de validade do concurso, do interesse e conveniência do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e demais disposições legais.

11.4 Observado o número de vagas estabelecidos no item 1 deste Edital, o candidato classificado será convocado para nomeação, por correspondência registrada ou telegrama, para o endereço constante em seu Formulário de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, se aceita ou não assumir o cargo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da correspondência. O não pronunciamento do candidato implicará a perda do concurso e poderá ser convocado o candidato seguinte, obedecida a ordem de classificação.

11.5 O candidato convocado que não aceitar a sua nomeação para o cargo, ficará automaticamente excluído do Concurso.

11.6 O candidato aprovado neste concurso que ficar, após o preenchimento da(s) vaga(s), como excedente ao limite de vagas previsto neste Edital, poderá, no caso da existência de vagas ainda a serem providas ou de nova autorização de provimento de cargos, a critério do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e em comum acordo com o candidato, sem prejuízo de sua classificação, durante o período de vigência deste Concurso, ser nomeado e lotado em qualquer dos Campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

11.7 No caso de mudança de residência, deverá o candidato comunicar o novo endereço ao Campus para o qual concorreu à vaga, sob pena de ser excluído do concurso.

11.8 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório da habilitação, classificação e notas obtidas, valendo para esse fim a homologação publicada no Diário Oficial da União.

11.9 Ao tomar posse o candidato nomeado para cargo de provimento efetivo, ficará sujeito a estágio probatório de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

11.10 Durante o estágio probatório, não serão deferidas remoções para outros Campi ou Redistribuição para outra Instituição Federal de Ensino, salvo no cumprimento do estrito interesse da Instituição.

11.11 O presente Edital e demais instruções sobre o concurso estarão a disposição de todos no Campus Arinos-MG e no Campus Januária-MG, como também nos endereços eletrônicos:

.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

11.12 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão encarregada do Concurso, designada pela Portaria nº 056, de 25 de maio de 2009.

11.13 A AOCP e o IFNMG não se responsabilizarão por quaisquer cursos, textos, apostilas, e/ou material de apoio referente a esse Concurso.

11.14 As normas gerais deste concurso e seus anexos serão publicados nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e www.ifnmg.edu.br/januaria.

11.15 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Prof. Paulo César Pinheiro de Azevedo
Reitor

ANEXO I

CRONOGRAMA

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CRONOGRAMA PREVISTO

EVENTO

DATA PREVISTA

Divulgação Edital de Abertura

12/06/09

Início e Término Pedido Isenção da Taxa

15/06/09 à 18/06/09

Lista candidatos Isentos

29/06/09

Início e Término das inscrições

19/06/09 à 09/07/09

Início e Término para Pagamento das Inscrições

19/06/09 à 10/07/09

Início e término para remessa dos laudos médicos (somente para os portadores de necessidades especiais).

19/06/09 à 10/07/09

Lista de inscrições homologadas

15/07/09

Prazo para Recursos das Inscrições não Homologadas

16/07 e 17/07/09

Comprovante Definitivo de Inscrição e envio dos Locais de Provas

27/07/09

Aplicação das provas objetivas

09/08/09

Divulgação do Gabarito Pré-liminar

11/08/09

Prazo para interposição de recursos contra as provas objetivas e gabaritos.

12/08/09 e 13/08/09

Divulgação das respostas dos recursos deferidos contra as provas objetivas e gabaritos.

2108/09

Divulgação do resultado final provisório.

21/08/09

Prazo para interposição de recursos contra o resultado final provisório.

24/08/09 e 25/08/09

Homologação do resultado final.

31/08/09

ANEXO II

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS E DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS:

1. ADMINISTRADOR

I - Descrição Sumária do Cargo

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Administrar organizações:

Administrar materiais, recursos humanos, patrimônio, informações, recursos financeiros e orçamentários; gerir recursos tecnológicos; administrar sistemas, processos, organização e métodos; arbitrar em decisões administrativas e organizacionais.

· Elaborar planejamento organizacional:

Participar na definição da visão e missão da instituição; analisar a organização no contexto externo e interno; identificar oportunidades e problemas; definir estratégias; apresentar proposta de programas e projetos; estabelecer metas gerais e específicas.

· Implementar programas e projetos:

Avaliar viabilidade de projetos; identificar fontes de recursos; dimensionar amplitude de programas e projetos; traçar estratégias de implementação; reestruturar atividades administrativas; coordenar programas, planos e projetos; monitorar programas e projetos.

· Promover estudos de racionalização:

Analisar estrutura organizacional; levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos; diagnosticar métodos e processos; descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços; elaborar normas e procedimentos; estabelecer rotinas de trabalho; revisar normas e procedimentos.

· Realizar controle do desempenho organizacional:

Estabelecer metodologia de avaliação; definir indicadores e padrões de desempenho; avaliar resultados; preparar relatórios; reavaliar indicadores.

· Prestar consultoria administrativa:

Elaborar diagnóstico; apresentar alternativas; emitir pareceres e laudos; facilitar processos de transformação; analisar resultados de pesquisa; atuar na mediação e arbitragem; realizar perícias.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

2. ASSISTENTE SOCIAL

I - Descrição Sumária do Cargo

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidades e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Orientar indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições:

Esclarecer dúvidas, orientar sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, rotinas da instituição, cuidados especiais, serviços e recursos sociais, normas, códigos e legislação sobre processos, procedimentos e técnicas; ensinar a otimização do uso de recursos; organizar e facilitar; assessorar na elaboração de programas e projetos sociais; organizar cursos, palestras, reuniões.

· Planejar políticas sociais:

Elaborar planos, programas e projetos específicos; delimitar o problema; definir público-alvo, objetivos, metas e metodologia; formular propostas; estabelecer prioridades e critérios de atendimento; programar atividades.

· Pesquisar a realidade social:

Realizar estudos sócio-econômico; pesquisar interesses da população, perifl dos usuários, características da área de atuação, informações in loco, entidades e instituições; realizar pesquisas bibliográficas e documentais; estudar viabilidade de projetos propostos; coletar, organizar, compilar e difundir dados.

· Executar procedimentos técnicos:

Registrar atendimentos; informar situações problema; requisitar acomodações e vagas em equipamentos sociais da instituição; formular relatórios, pareceres técnicos, rotinas e procedimentos; formular instrumental (formulários, questionários, etc.).

. Monitorar as ações em desenvolvimento:

Acompanhar resultados da execução de programas, projetos e planos; analisar as técnicas utilizadas; apurar custos; verificar atendimento dos compromissos acordados com o usuário; criar critérios e indicadores para avaliação; aplicar instrumentos de avaliação; avaliar cumprimentos dos objetivos e programas, projetos e planos propostos; avaliar satisfação dos usuários.

· Articular recursos disponíveis:

Identificar equipamentos sociais disponíveis na instituição; identificar recursos financeiros disponíveis; negociar com outras entidades e instituições; formar uma rede de atendimento; identificar vagas no mercado de trabalho para colocação de discentes; realocar recursos disponíveis; participar de comissões técnicas.

· Coordenar equipe e atividades:

Coordenar projetos e grupos de trabalho; recrutar e selecionar pessoal; participar do planejamento de atividades de treinamento e avaliação de desempenho dos recursos humanos da instituição.

· Desempenhar tarefas administrativas:

Cadastrar usuários, entidades e recursos; controlar fluxo de documentos; administrar recursos financeiros; controlar custos; controlar dados estatísticos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

3. AUDITOR

I - Descrição Sumária do Cargo

Realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Realizar auditagem obedecendo a programas de auditoria previamente elaborada para identificar irregularidades.

· Acompanhar as execuções orçamentária, financeira e patrimonial.

· Observar o cumprimento das normas, regulamentos, planos, programas, projetos e custos para assegurar o perfeito desenvolvimento da instituição.

· Identificar os problemas existentes no cumprimento das normas de controle interno relativos às administrações orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal.

· Elaborar relatórios parciais e globais de auditagem realizadas, assinalando as eventuais falhas encontradas para fornecer subsídios necessários à tomada de decisão.

· Emitir parecer sobre matéria de natureza orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal que foram submetidos a exames, estudando e analisando processos para subsidiar decisão superior.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

4. BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA

I - Descrição Sumária do Cargo

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas.

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Disponibilizar informação:

Localizar e recuperar informações; prestar atendimento personalizado; elaborar estratégias de buscas avançadas; intercambiar informações e documentos; controlar circulação de recursos informacionais; prestar serviços de informação on-line; normalizar trabalhos técnico-científicos.

· Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação:

Elaborar programas e projetos de ação; implementar atividades cooperativas entre instituições; administrar o compartilhamento de recursos informacionais; desenvolver políticas de informação; projetar unidades, redes e sistemas de informação; automatizar unidades de informação; desenvolver padrões de qualidade gerencial; controlar a execução dos planos de atividades; elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação; controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação e a conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação; avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação; avaliar desempenho de redes e sistema de informação; elaborar relatórios, manuais de serviços e procedimentos; analisar tecnologias de informação e comunicação; administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação; implantar unidades, redes e sistemas de informação.

· Tratar tecnicamente recursos informacionais:

Registrar, classificar e catalogar recursos informacionais; elaborar linguagens documentárias, resenhas e resumos; desenvolver bases de dados; efetuar manutenção de bases de dados; gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação; gerar fontes de informação; reformatar suportes; migrar dados; desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos.

· Desenvolver recursos informacionais:

Elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais; selecionar recursos informacionais; armazenar e descartar recursos informacionais; avaliar, conservar, preservar e inventariar acervos; desenvolver interfaces de serviços informatizados; desenvolver bibliotecas virtuais e digitais e planos de conservação preventiva.

· Disseminar informação:

Disseminar seletivamente a informação; compilar sumários correntes e bibliografia; elaborar clipping de informações, alerta e boletim bibliográfico.

· Desenvolver estudos e pesquisas:

Coletar informações para memória institucional; elaborar dossiês de informações, pesquisas temáticas, levantamento bibliográfico e trabalhos técnico-científicos; acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos; realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos; coletar e analisar dados estatísticos; desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação; analisar fluxos de informações.

· Promover difusão cultural:

Promover ação cultural, atividades de fomento à leitura, eventos culturais e atividades para usuários especiais; divulgar informações através de meios de comunicação formais e informática; organizar bibliotecas itinerantes.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

4. CONTADOR

I - Descrição Sumária do Cargo

· Executara escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia.

· Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis:

Executar a escrituração dos atos e fatos contábeis no sistema financeiro, orçamentário, patrimonial e de compensação, de todas as receitas, despesas, empenhos, convênios, movimentação de recursos financeiros e orçamentários, registros de baixa de contratos e convênios, incorporação e baixa de bens patrimoniais.

· Elaborar e manter atualizados relatórios contábeis:

Elaborar relatórios contábeis em consonância com as áreas de finanças, orçamento, patrimônio, almoxarifado, demonstrado de forma clara e objetiva, os resultados entre as receitas previstas e as arrecadadas e o montante das despesas fixadas com as realizadas.

· Promover a prestação, acertos e conciliação de contas:

Promover a prestação, acertos e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis.

· Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno:

Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno, visando atendimento da legislação e dos órgãos de controles.

· Realizar Perícias.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

6. NUTRICIONISTA

I - Descrição Sumária do Cargo

Prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição; efetuar controle higiênicossanitário; participar de programas de educação nutricional; ministrar cursos. Atuar em conformidade ao Manual de Boas Práticas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Prestar assistência nutricional a indivíduos e/ou coletividades (sadios ou enfermos):

Identificar população-alvo; participar de diagnóstico interdisciplinar; realizar inquérito alimentar; coletar dados antropométricos; solicitar exames laboratoriais; interpretar indicadores nutricionais; calcular gasto energético; identificar necessidades nutricionais; realizar diagnóstico dietético-nutricional; estabelecer plano de cuidados nutricionais; realizar prescrição dietética; prescrever complementos e suplementos nutricionais; registrar evolução dietoterápica em prontuário; conferir adesão à orientação dietéticonutricional; orientar familiares; prover educação e orientação nutricional; elaborar plano alimentar em atividades físicas.

· Administrar unidades de alimentação e nutrição:

Planejar cardápios; confeccionar escala de trabalho; selecionar fornecedores; selecionar gêneros perecíveis, não perecíveis, equipamentos e utensílios; supervisionar compras, recepção de gêneros e controle de estoque; transmitir instruções à equipe; supervisionar pessoal operacional, preparo e distribuição das refeições; verificar aceitação das refeições; medir resto-ingestão; avaliar etapas de trabalho; executar procedimentos técnico- administrativos.

· Efetuar controle higiênico-sanitário:

Controlar higienização do pessoal, do ambiente, dos alimentos, dos equipamentos e utensílios; controlar validade e a qualidade dos produtos; identificar perigos e pontos críticos de controle (Appcc); solicitar análise microbiológica dos alimentos; efetuar controles de saúde dos servidores e dos demais trabalhadores das UANs; solicitar análise bromatológica dos alimentos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

7. PEDAGOGO

I - Descrição Sumária do Cargo

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar; viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Estudar medidas que visem melhorar os processos pedagógicos, inclusive na educação infantil.

· Elaborar e desenvolver projetos educacionais.

· Participar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional.

· Organizar as atividades individuais e coletivas de crianças em idade pré-escolar.

· Elaborar manuais de orientação, catálogos de técnicas pedagógicas; participar de estudos de revisão de currículo e programas de ensino; executar trabalhos especializados de administração, orientação e supervisão educacional.

· Participar de divulgação de atividades pedagógicas.

· Implementar programas de tecnologia educacional.

· Participar do processo de recrutamento, seleção, ingresso e qualificação de servidores e discentes na instituição.

· Elaborar e desenvolver projetos de ensino-pesquisa-extensão.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional

8. PSICÓLOGO

I - Descrição Sumária do Cargo

· Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação.

· Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura.

· Investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes.

· Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins.

· Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Elaborar, implementar e acompanhar as políticas da instituição nas áreas de Psicologia Clínica, Escolar, Social e Organizacional.

· Assessorar instituições e órgãos, analisando, facilitando e/ou intervindo em processos psicossociais nos diferentes níveis da estrutura institucional.

· Diagnosticar e planejar programas no âmbito da saúde, trabalho e segurança, educação e lazer; atuar na educação, realizando pesquisa, diagnósticos e intervenção psicopedagógica em grupo ou individual.

· Realizar pesquisas e ações no campo da saúde do trabalhador, condições de trabalho, acidentes de trabalho e doenças profissionais em equipe interdisciplinar, determinando suas causas e elaborando recomendações de segurança.

· Colaborar em projetos de construção e adaptação de equipamentos de trabalho, de forma a garantir a saúde do trabalhador.Assessorar

· Atuar no desenvolvimento de recursos humanos, seleção, acompanhamento, análise de desempenho e capacitação de servidores.

· Realizar psicodiagnóstico e terapêutica, com enfoque preventivo e/ou curativo e técnicas psicológicas adequadas a cada caso, a fim de contribuir para que o indivíduo elabore sua inserção na sociedade.

· Preparar pacientes para a entrada, permanência e alta hospitalar.

· Atuar junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores psicológicos para intervir na saúde geral do indivíduo.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

9. TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

I - Descrição Sumária do Cargo

Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino aprendizagem, traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional, para proporcionar educação integral aos alunos.

· Elaborar projetos de extensão.

· Realizar trabalhos estatísticos específicos.

· Elaborar apostilas.

· Orientar pesquisas acadêmicas.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

10. ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

I - Descrição Sumária do Cargo

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística. Atender usuários, fornecendo e recebendo informações.

Tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório.

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Tratar documentos:

Registrar a entrada e saída de documentos; triar, conferir e distribuir documentos; verificar documentos conforme normas; conferir notas fiscais e faturas de pagamentos; identificar irregularidades nos documentos; conferir cálculos; submeter pareceres para apreciação da chefia; classificar documentos, segundo critérios pré- estabelecidos; arquivar documentos conforme procedimentos.

· Preparar relatórios, formulários e planilhas:

Coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; confeccionar organogramas, fluxogramas e cronogramas; efetuar cálculos; elaborar correspondência; dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos.

· Acompanhar processos administrativos:

Verificar prazos estabelecidos; localizar processos; encaminhar protocolos internos; atualizar cadastro; convalidar publicação de atos; expedir ofícios e memorandos.

· Atender usuários no local ou à distância:

Fornecer informações; identificar natureza das solicitações dos usuários; atender fornecedores.

· Dar suporte administrativo e técnico na área de recursos humanos:

Executar procedimentos de recrutamento e seleção; dar suporte administrativo à área de treinamento e desenvolvimento; orientar servidores sobre direitos e deveres; controlar freqüência e deslocamentos dos servidores; atuar na elaboração da folha de pagamento; controlar recepção e distribuição de benefícios; atualizar dados dos servidores.

· Dar suporte administrativo e técnico na área de materiais, patrimônio e logística:

Controlar material de expediente; levantar a necessidade de material; requisitar materiais; solicitar compra de material; conferir material solicitado; providenciar devolução de material fora de especificação; distribuir material de expediente; controlar expedição de malotes e recebimentos; controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância); pesquisar preços.

· Dar suporte administrativo e técnico na área orçamentária e financeira:

Preparar minutas de contratos e convênios; digitar notas de lançamentos contábeis; efetuar cálculos; emitir cartas convite e editais nos processos de compras e serviços.

· Participar da elaboração de projetos referentes a melhoria dos serviços da instituição.

· Coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; confeccionar organogramas, fluxogramas e cronogramas; atualizar dados para a elaboração de planos e projetos.

· Secretariar reuniões e outros eventos.

· Redigir documentos utilizando redação oficial.

· Digitar documentos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

11. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/QUÍMICA

I - Descrição Sumária do Cargo

Executar trabalhos técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Preparar reagentes, peças e outros materiais utilizados em experimentos.

· Proceder à montagem de experimentos reunido equipamentos e material de consumo em para serem utilizados em aulas experimentais e ensaios de pesquisa.

· Fazer coleta de amostras e dados em laboratórios ou em atividades de campo relativas a uma pesquisa.

· Proceder à análise de materiais em utilizando métodos físicos, químicos, físicoquímicos e bioquímicos para se identificar qualitativo e quantitativamente os componentes desse material, utilizando metodologia prescrita.

· Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios.

· Proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios.

· Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados.

· Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Observação - As atividades serão realizadas nas de: Química, Física, Biologia, Industrial, Análises Clínicas.

12. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

I - Descrição Sumária do Cargo

· Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas.

Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações.

Selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento.

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Desenvolver sistemas e aplicações:

Desenvolver interface gráfica; aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações; montar estrutura de banco de dados; codificar programas; prover sistemas de rotinas de segurança; compilar programas; testar programas; aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas; documentar sistemas e aplicações.

· Realizar manutenção de sistemas e aplicações:

Alterar sistemas e aplicações; alterar estrutura de armazenamento de dados; atualizar informações gráficas e textuais; converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas; atualizar documentações de sistemas e aplicações; fornecer suporte técnico; monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações; implantar sistemas e aplicações; instalar programas; adaptar conteúdo para médias interativas; homologar sistemas e aplicações junto a usuários; treinar usuários; verificar resultados obtidos; avaliar objetivos e de projetos de sistemas e aplicações.

· Projetar sistemas e aplicações:

Identificar demanda de mercado; coletar dados; desenvolver leiaute de e relatórios; elaborar anteprojeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico; definir critérios ergonômicos e de navegação em sistemas e aplicações; definir interface de comunicação e interatividade; elaborar croquis e desenhos para geração de programas; projetar dispositivos, ferramentas e posicionamento de em máquinas; dimensionar vida útil de sistema e aplicações; modelar estrutura de banco de dados.

· Selecionar recursos de trabalho:

Selecionar metodologias de desenvolvimento de sistemas; selecionar linguagem de programação; selecionar ferramentas de desenvolvimento; especificar configurações de máquinas e equipamentos (hardware); especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos; compor equipe técnica; especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização; solicitar consultoria técnica.

· Planejar etapas e ações de trabalho:

Definir cronograma de trabalho; reunir-se com equipe de trabalho ou cliente; definir padronizações de sistemas e aplicações; especificar atividades e tarefas; distribuir tarefas.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

13. TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

I - Descrição Sumária do Cargo

Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade; executar projetos agropecuários em suas diversas etapas; planejar atividades Agropecuárias; promover organização, extensão e capacitação rural; fiscalizar produção agropecuária; desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Orientar na escolha do local para atividade:

Orientar sobre preservação ambiental; orientar coleta de amostras para análises e exames; orientar sobre preparo, correção e conservação de solo; orientar sobre época de plantio, tratos culturais e colheita; orientar na definição e manejo de equipamentos, máquinas e implementos; orientar construções e instalações agropecuárias; orientar na escolha de espécies e cultivares; orientar sobre técnicas de plantio; orientar sobre tratamento da água a ser utilizada na produção agropecuária; orientar sobre formas e manejo de irrigação e drenagem; orientar manejo integrado de pragas e doenças; orientar sobre uso de equipamentos de proteção individual (EPI); orientar no beneficiamento de produtos agropecuários; orientar podas, raleios, desbrotas e desbastes; orientar sobre padrão de produção de sementes e mudas; orientar na legalização de empreendimentos agropecuários; orientar sobre técnicas de reprodução animal e vegetal; orientar escolha e manejo de pastagem e forrageiras; orientar alimentação e manejo de animais; orientar sobre formulações de rações; orientar manejo do desenvolvimento animal; orientar sobre pequenas intervenções cirúrgicas em animais; orientar no controle de animais transmissores de doenças; orientar pré-abate; recomendar compra e venda de animais; orientar na recuperação de degradadas.

· Executar projetos agropecuários:

Executar levantamento do custo-benefício para o produtor; verificar disponibilidade e qualidade da água a ser utilizada na produção agropecuária; coletar amostras para análise (sangue, solos, rações, plantas, forragens, e outros); locar curva em nível, canais para irrigação, tomadas d'água e outros; acompanhar construção de curva em nível; interpretar análises de solo e resultados laboratoriais; regular máquinas e equipamentos; elaborar relatórios, laudos, pareceres, perícias e avaliações; coletar dados meteorológicos; coletar dados experimentais; conduzir experimentos de pesquisa; levantar dados de pragas e doenças; supervisionar atividades agropecuárias; manejar reprodução de animais; realizar cruzamento de cultivares; auxiliar nas intervenções cirúrgicas em animais; formular rações de animais; auxiliar partos em animais; participar da realização de necropsias em animais.

· Planejar atividades agropecuárias:

Verificar infra-estrutura (máquinas, equipamentos, instalações e outros); levantar dados sobre a área a ser trabalhada; planejar rotação de culturas; disseminar produção orgânica.

· Fiscalizar produção agropecuária:

Fiscalizar produção de mudas e sementes; enviar amostras de produtos agropecuários para análises laboratoriais; classificar produtos vegetais; inspecionar sanidade de produtos agropecuários; fiscalizar vacinação de animais; fiscalizar aplicação de agrotóxicos; inspecionar cumprimento de normas e padrões técnicos; fiscalizar documentação de produtos agropecuários.

· Recomendar procedimentos de biosseguridade:

Recomendar quanto ao uso racional de agrotóxicos e medicamentos veterinários; recomendar sobre isolamento de área de produção e acesso de pessoas e animais; recomendar sobre destino de embalagens de agrotóxicos e medicamentos veterinários; recomendar sobre técnica de quarentena de plantas e animais; recomendar sobre limpeza e desinfeção de máquinas, equipamentos e instalações; orientar destino de animais mortos; orientar manejo de dejetos; orientar técnicas sanitárias.

· Desenvolver tecnologias:

Adaptar tecnologias de produção; criar técnicas alternativas para plantio, aplicação de agrotóxicos e outros; adaptar instalações e equipamentos conforme necessidade.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional

14. TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS

I - Descrição Sumária do Cargo

Realizar tarefas de caráter técnico relativas a produção de alimentos, executando experiências e ensaios de laboratórios, para cooperar no desenvolvimento e controle de fabricação desses produtos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Realizar estudos e experiências relativas à fabricação e transformação de alimentos.

· Analisar e testar processos, produtos novos e aperfeiçoados.

· Determinar as misturas e fórmulas experimentais, obedecendo a instrução da direção técnica especializada.

· Acompanhar as diferentes etapas de fabricação, comprovando o produto final.

· Efetuar testes de laboratório e outros, específicos.

· Assegurar a observância aos padrões estabelecidos.

· Operar no campo da tecnologia de alimentos de acordo com a necessidade da instituição.

· Efetuar levantamentos dos materiais necessários ao serviço.

· Assistir aos pesquisadores e docentes, na área de sua especialidade.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

15. TÉCNICO EM ENFERMAGEM

I - Descrição Sumária do Cargo

Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras; prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; organizar ambiente de trabalho. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Prestar assistência ao paciente:

Puncionar acesso venoso; aspirar cânula oro-traqueal e de traqueotomia; massagear paciente; trocar curativos; mudar decúbito no leito; proteger proeminências ósseas; aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco; estimular paciente (movimentos ativos e passivos); proceder à inaloterapia; estimular a função vésico-intestinal; oferecer comadre e papagaio; aplicar clister (lavagem intestinal); introduzir cateter naso-gástrico e vesical; ajudar paciente a alimentar-se; instalar alimentação induzida; controlar balanço hídrico; remover o paciente; cuidar de corpo após morte.

· Administrar medicação prescrita:

Verificar medicamentos recebidos; identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente); preparar medicação prescrita; verificar via de administração; preparar paciente para medicação (jejum, desjejum); executar assepsia; acompanhar paciente na ingestão de medicamento; acompanhar tempo de administração de soro e medicação; administrar em separado medicamentos incompatíveis; instalar hemoderivados; atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões; administrar produtos quimioterápicos.

· Auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos:

Auxiliar equipe em procedimentos invasivos; auxiliar em reanimação de paciente; aprontar paciente para exame e cirurgia; efetuar tricotomia; coletar material para exames; efetuar testes e exames (cutâneo, ergométrico, eletrocardiograma); controlar administração de vacinas.

· Promover saúde mental:

Averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.); atuar em ações preventivas visando minimizar situações de risco; estimular paciente na expressão de sentimentos; conduzir paciente a atividades sociais; proteger paciente durante crises; acionar equipe de segurança.

· Trabalhar com biossegurança e segurança:

Lavar mãos antes e após cada procedimento; usar equipamento de proteção individual (EPI); precaver-se contra efeitos adversos dos produtos; providenciar limpeza concorrente e terminal; desinfectar aparelhos e materiais; esterilizar instrumental; acondicionar perfurocortante para descarte; descartar material contaminado; tomar vacinas; seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente.

· Comunicar-se:

Orientar familiares e pacientes; conversar com paciente; colher informações sobre e com o paciente; trocar informações técnicas; comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos; ministrar palestras; etiquetar pertences de paciente; etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente); marcar tipo de contaminação do hamper e lixo; interpretar testes cutâneos; registrar administração de medicação; registrar intercorrências e procedimentos realizados; ler registro de procedimentos realizados e intercorrências.

· Participar em campanhas de saúde pública.

. Manipular equipamentos.

· Calcular dosagem de medicamentos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

16. ASSISTENTE DE ALUNOS

I - Descrição Sumária do Cargo

Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Orientar os alunos nos aspectos comportamentais.

· Assistir os alunos nos horários de lazer.

· Zelar pela integridade física dos alunos.

· Encaminhar os alunos à assistência médica e odontológica emergenciais, quando necessário.

· Zelar pela manutenção, conservação e higiene das dependências da IFE.

· Assistir o corpo docente nas unidades didático-pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional

17. AUXILIAR DE BIBLIOTECA

I - Descrição Sumária do Cargo

· Atuar no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executar atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participar da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaborar no controle e na conservação de equipamentos. Participar de treinamentos e programas de atualização.

II - Descrição de Atividades Típicas do Cargo

· Conferir os pedidos de aquisição com o acervo.

· Preparar e encaminhar ordens de compra.

· Receber e conferir as obras adquiridas.

· Abrir e conferir folhas dos livros.

· Colocar os carimbos da biblioteca.

· Registrar o material bibliográfico recebido.

· Conferir e arquivar faturas.

· Encaminhar documentos.

· Registrar as baixas do material documental.

· Preparar fichas e bolsos para empréstimos do material documental.

· Etiquetar ou gravar o numero de chamada no material.

· Preparar e controlar material para encadernação.

· Limpar e tratar o material para preservação.

· Explicar o funcionamento da Biblioteca aos leitores.

· Orientar o uso do material de Referencia.

· Explicar aos leitores quais são as normas de empréstimo.

· Efetuar, renovar e controlar o registro dos leitores.

· Emprestar, renovar e controlar a devolução do material.

· Manter em ordem o fichário de empréstimo.

· Controlar os pedidos de reserva.

· Manter em ordem o balcão de empréstimo, estantes e salas de leitura.

· Fazer o inventario do acervo.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

ANEXO III

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

COMUNS A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Som e fonema; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos. Noções de Semântica.

LEGISLAÇÃO

1. Constituição Federal de 1988 e suas alterações

1.1. Administração Pública direta e indireta;

1.2. Poderes da União;

1.3. Princípios da Legalidade, Impessoalidade e Moralidade;

1.4. Cargos, empregos e funções públicas.

2. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, e suas alterações.

3. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e suas alterações.

4. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e suas alterações.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NÍVEL SUPERIOR

ADMINISTRADOR

1. Dinâmica das organizações. 1.1 A Organização como um sistema social. 1.2 Cultura organizacional. 1.3 Motivação e liderança. 1.4 Comunicação. 1.5 Processo decisório. 1.6 Descentralização. 1.7 Delegação. 2 Processo Grupal nas Organizações. 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal. 2.2 Trabalho em equipe. 2.3 Relação chefe / subordinado. 3 Reengenharia Organizacional. 3.1 Análise de processos de trabalho. 3.2 Eliminação de desperdícios. 3.3 Ênfase no cliente. 3.4 Preocupação com a qualidade. 4 Qualidade e Produtividade nas Organizações. 4.1 Princípio de Deming. 4.2 Relação cliente / fornecedor. 4.3 Principais ferramentas da qualidade. 5 Administração de Pessoal e Recursos Humanos. 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal. 5.2 Cargos e salários. 5.3 Administração do desempenho. 5.4 Treinamento e desenvolvimento. 6 Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. 7 Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica. 7.1 Turbulência. 7.2 Adaptação. 7.3 flexibilidade organizacional. 8 Noções de estatística descritiva. 9 Legislação Trabalhista, Previdenciária e Tributária. 9.1 Conceito de empregado e empregador, contrato individual de trabalho, interrupção, suspensão e extinção de contrato de trabalho, trabalho em condições insalubre e periculosas. 9.2 Trabalho noturno, jornada de trabalho. 9.3 Repouso semanal, férias, licença paternidade e maternidade, repouso semanal remunerado, 13º salário, encargos sociais e previdenciários, imposto de renda, etc. 10 Legislação Administrativa. 10.1 Administração direta, indireta, e funcional. 10.2 Atos administrativos. 10.3 Contratos administrativos. 10.4 Requisição. 10.5 Regime dos servidores públicos federais: admissão, demissão, concurso público, estágios probatórios, vencimento básico, licença, aposentadoria . 11 Orçamento Empresarial. 11.1 Conceitos. 11.2 Finalidade. 11.3 Elaboração de orçamento. 11.4 Orçamento de custeio. 11.5 Orçamento de investimento. 12 Administração Financeira. 12.1 Conceito. 12.2 Objetivos. 12.3 Função financeira nas organizações. 12.4 Fluxo de caixa. 12.5 Liquidez x rentabilidade. 13 Contabilidade Geral. 13.1 Conceito. 13.2 Usuários da contabilidade. 13.3 Patrimônio. 13.4 Conceitos de ativos. 13.5 Passivos. 13.6 Receitas. 13.7 Despesas e resultado. 13.8 Leitura prática das principais demonstrações contábeis. 14 Aspectos Tributários. 14.1 Conceito. 14.2 Noções dos principais tributos e seus impactos nas operações das empresa. 15 Organização e métodos. 15.1 Gestão de documentos. 15.2 Administração de processos. 16 Conhecimentos de processos de licitação . Lei 8666. 17 Conhecimentos de processos de ISO 9000 . Sistemas de qualidade.

ASSISTENTE SOCIAL

Políticas Sociais Publicas no Brasil. As questões teórico-metodológico do Serviço Social: Métodos, instrumentos e técnicas. A pesquisa social e a sua relação com a pratica do Serviço Social. Interdisciplinariedade. Movimentos Sociais. Terceiro Setor. Sistema Único de Saúde-SUS/Lei 8080/90. Lei orgânica da Assistência Social. Conselho municipal de Assistência Social e o controle social. Estatuto da criança e do adolescente e a definição de políticas e prioridades de planos, programas e projetos. Código de ética do Assistente Social.

BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: A Biblioteca Universitária e o Ensino Superior: Relação Biblioteca e Universidade, Comunicação Científica; Biblioteca Universitária: Estrutura, organização, funções e objetivos. Sistemas de informação: planejamento e gestão. Administração de recursos e serviços. Marketing e relações públicas. Tecnologias da Informação e da Comunicação.

ÁREA DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Representação Temática: Políticas de indexação. Classificação Decimal Universal (CDU). Análise temática. Linguagens de indexação. Controle de vocabulários. Recuperação da informação em bases de dados. Representação Descritiva: Políticas de descrição. Padrões de descrição: CCAA2 e normas técnicas brasileiras. Formato MARC 21. Catálogo de autoridade. Catalogação cooperativa.

ÁREA DE SERVIÇOS DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO: Fontes especializadas em C&T: obras de referência, periódicos eletrônicos, bases de dados, portais de informação; Bibliotecas digitais; Ferramentas de busca e recursos informacionais na Internet; Programas cooperativos e consórcios; Intercâmbio eletrônico de documentos; Aplicação de normas técnicas nacionais e internacionais na elaboração de documentos; Estudo e educação de usuários; Serviços de referência virtuais e presenciais.

CONTADOR

CONTABILIDADE GERAL - A Escrituração Contábil; Os registros das operações típicas de uma empresa; A avaliação dos ativos e passivos; A elaboração das demonstrações contábeis. CONTABILIDADE PÚBLICA - Contabilidade Pública; Plano de Contas; Orçamento; Receita e Despesa Pública; Demonstrações Contábeis; Balanço Geral; Sistemas de Controle Interno e Externo; Gestão Fiscal. AUDITORIA CONTÁBIL - Características; O trabalho de auditoria; As tomadas e prestações de contas; Legislação. PERÍCIA CONTÁBIL - Conceito; Aspectos Profissionais; Aspectos Técnicos, Doutrinários, Processual e Operacional; Legislação.

TEORIA DA CONTABILIDADE - A Contabilidade; Os Princípios Fundamentais de Contabilidade; As escolas ou doutrinas na história da Contabilidade. NOÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - Fontes e Hierarquia da Norma; Estado e Constituição; Poderes do Estado; A Pessoa e seus Atributos; Tipos de Sociedades; Contratos; Crimes contra a ordem econômica; Tributos e suas espécies; Créditos Tributários; Contratos de trabalho em relação aos empregos; Direitos Trabalhistas.

NUTRICIONISTA

Nutrição Básica: Cálculo de NDPcal, IMC e classificação (nos diversos estágios de vida), macro e micronutrientes (funções, interações, necessidades e recomendações); metabolismo energético; guias alimentares; planejamento de cardápios; rotulagem alimentos. Nutrição Clínica: Avaliação do estado nutricional, cuidado nutricional do trato digestório, terapia nutricional em: cardiopatia, dislipidemia, diabetes melitus, hipertensão arterial, síndrome metabólica; procedimentos na EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional). Alimentação Coletiva : Manual de Boas Práticas, APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), DVAs (Doenças Veiculadas por Alimentos); Segurança Alimentar e Nutricional, PAT; Administração de UANs. Saúde Pública: Políticas Públicas na Área de Alimentação e Nutrição; Alimentação e Nutrição para grupos da população (crianças, adolescentes, adultos e idosos), doenças carenciais de magnitude no Brasil, saneamento básico, monitoramento e avaliação das práticas de promoção à saúde.

PEDAGOGO

A Pedagogia como teoria e prática da educação. A especificidade do conhecimento pedagógico. Desenvolvimento da Pedagogia no Brasil e suas perspectivas em face das múltiplas realidades contemporâneas. O campo de atuação profissional do pedagogo. O pedagogo e sua formação. Planejamento, organização curricular, estratégias pedagógicas, gestão e avaliação nas práticas educacionais. Impacto das inovações tecnológicas no ensino e na aprendizagem. Projetos político-pedagógicos e de experiências curriculares nos níveis da educação básica. Contribuições para a melhoria contínua das condições técnicas, organizacionais e humanas do processo educacional desenvolvido nas instituições de ensino. Desenvolvimento interpessoal. Comportamento grupal e intergrupal. Liderança. Orientação acadêmica. Dinamização do processo de comunicação como fator de gestão da ação Pedagógica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 e a estruturação do sistema educacional brasileiro. Níveis e modalidades de educação e de ensino e seus reflexos no quotidiano das instituições de ensino. Organização e dinâmica do ensino superior na nova LDB. Estatuto da Criança e do Adolescente. A função social e política da escola. A permanência, inclusão e o fracasso escolar Educação inclusiva. Políticas Sociais Públicas. Interdisciplinaridade.

AUDITOR

Conceito; objeto; campo de atuação. Escrituração: lançamento contábil; elementos; composição e fórmulas. Balancete: movimentação das contas; apuração de saldos; saldos devedores; saldos credores. Contas patrimoniais e contas de resultado. Receitas e despesas: pagamentos; recebimentos; antecipações e atrasos. Regime de competência. Princípios, registros e conciliações contábeis. Plano de contas. Demonstrações contábeis. Análise e interpretação das demonstrações contábeis. Avaliação do desempenho empresarial. Análise por meio de índices. Análise horizontal e vertical. Princípios e normas técnicas de Contabilidade. Lei Federal nº 6.404/76 e Lei Federal nº 11.638/2008. Contabilidade Bancária: operações bancárias ativas, passivas, acessórias. Plano de Contas de uma empresa bancária. Gestão de empresa bancária: custos bancários, ingressos, crédito bancário. AUDITORIA: o Ambiente de Auditoria. Conceitos e Formas de Auditoria. Auditoria Externa e Auditoria Interna. Formação do Auditor. Normas Profissionais do Auditor Interno e Externo. Normas técnicas de Auditoria. NBC T 12 - Da Auditoria Interna. Ética e Responsabilidade do Auditor. Processo de Auditora: Objetivos; Planejamento de Auditoria; Evidências; Relevância; Risco de Auditoria; Estudo e Avaliação do Sistema Contábil e de Controles Internos. Técnicas e procedimentos de auditoria, com ênfase em gestão de riscos e controles internos. Estrutura de gerenciamento de riscos corporativos estabelecida pelo COSO - Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission; Amostragem de Auditoria; Papéis de trabalho. Relatório de Auditoria. Resolução nº 2.554 do Banco Central do Brasil, de 24.09.1998, e demais regulamentações dos sistemas de controles internos. Matemática Financeira - Juros e descontos simples. Juros e descontos compostos. Equivalência financeira. Sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos: sistema de amortização constante; sistema de amortização francês; tabela price; sistema de amortização misto. Métodos de avaliação de fluxos de caixa: valor presente líquido; taxa interna de retorno. Estatística - Distribuição de freqüência: dados brutos; rol; distribuição de freqüência; intervalos e limites de classe; limites reais de classe; amplitude do intervalo de classe; ponto médio de classe; histograma e polígono de frequência; distribuição de freqüência relativa; média; mediana; moda. Média aritmética. Média aritmética ponderada. Propriedades da média aritmética. Cálculo da média aritmética para dados agrupados. Medidas de dispersão.

PSICÓLOGO

Psicoterapia breve. Psicopatologias. Recrutamento e Seleção. Treinamento. Adolescência. Concepção interacionista, Piaget e Vygotsky, As etapas do desenvolvimento cognitivo e afetivo. O desenvolvimento de crianças e adolescentes. Legislação. História das Políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (Legislação, Lei 8080/90, Lei 8142/90 e Normas Operacionais Básicas do SUS). Saúde Coletiva (Pública). Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental Coletiva; Grupos (terapêuticos, operativos, de apoio); Psicologia das Instituições e Organizacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. Interdisciplinaridade. O código de ética do psicólogo. Constituição Federal de 1988. Avaliação psicológica e elaboração de laudos e pareceres. Psicologia Social e Comunitária.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Fundamentos da educação, a relação educação e sociedade: dimensões filosóficas sociocultural e pedagógica. Bases legais da educação nacional: Constituição Federal, LDB (Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996 , legislação complementar e suas alterações, se houver). Educação Corporativa. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. Liderança e relações humanas no trabalho, tipos de liderança mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. A pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. Aprendizagem e gestão do conhecimento. O processo de planejamento: concepção, importância dimensões e níveis. A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas e a multimídia educativa e a avaliação educacional. Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. Avaliação, metodologia e seus níveis.

COMUNS PARA CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Som e fonema; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos. Noções de Semântica.

LEGISLAÇÃO

1. Constituição Federal de 1988 e suas alterações

1.1. Administração Pública direta e indireta;

1.2. Poderes da União;

1.3. Princípios da Legalidade, Impessoalidade e Moralidade;

1.4. Cargos, empregos e funções públicas.

2. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, e suas alterações.

3. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e suas alterações.

4. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e suas alterações.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NÍVEL MÉDIO

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Aspectos gerais da redação oficial. Serviços públicos: conceitos, elementos de definição, princípios, classificação. Lei complementar nº 101/2000 - lei de responsabilidade fiscal. Lei nº 8.666/93 e alterações promovidas pelas leis 8.883/94 e 9.648/98. Emenda constitucional nº19 e emenda constitucional nº20. Lei 8.112/90. Fundamentos Legais da Administração Pública: Administração pública direta e indireta, Poderes da União, Princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade, Cargos, empregos e funções públicas, Constituição Federativa da República Brasileira Art. 37. Lei 11.091 de 12/01/2005 (já com o texto retificado).

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/QUÍMICA

Classificação periódica dos elementos; Propriedades e ligações químicas. Óxidos, Hidróxidos, Ácidos e Sais. Representação de reações por meio de equações químicas. Evidências de reação. Balanceamento de equações. Funções Orgânicas. Classificação. Notação e nomenclatura. Propriedades físicas. Propriedades químicas. Soluções. Conceito e classificação. Solubilidade. Modos de se expressar a concentração de soluções: concentração percentual, concentração em partes por milhão, concentração partes por bilhão, concentração mol/L. Diluição de soluções. Mistura de soluções. Análise Volumétrica. Fundamentos da Análise Volumétrica. Solução Padrão - Padrão Primário. Preparo de soluções para análises volumétricas. Métodos de titulação. Volumetria de neutralização. Volumetria de precipitação. Volumetria de complexação. Volumetria de Oxi-redução. Expressão de resultados de análises. Normas Gerais de Segurança em Laboratórios Químicos Riscos Químicos e Físicos. Primeiros Socorros. Sinalização de Segurança. Equipamentos de Proteção Individual. Armazenagem de produtos químicos Compatibilidade de Produtos Químicos. Rotulagem de segurança. Compras e estoque. Reagentes utilizados em laboratórios de análises químicas: Água destilada e deionizada. Reagentes de grau analítico. Reagentes de grau comercial. Reconhecimento de equipamentos e instrumentos de laboratórios químicos. Utilização e Lavagem de Vidrarias. Técnicas básicas de laboratório: Utilização de Balanças - Medidas de Massa. Utilização de Instrumentos Volumétricos - Medidas de Volume. Utilização de Equipamentos de Uso Comum em Laboratórios. Transferência de Sólidos e Líquidos. Principais Métodos de Fracionamento de Mistura.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Banco de Dados: modelos de bancos de dados; métodos de acesso; gerenciadores de banco de dados; Modelo Conceitual de Dados: entidades; atributos; relacionamentos; agregações e generalizações; normalização; dicionário de dados. Controle de proteção e integridade; modelo funcional; processos; documentação; SQL ANSI. Linguagens de Programação: Conceitos de linguagens de programação; Orientação a objetos; HTML; DHTML; XML; Conceitos básicos de J2EE; Programação para a Web: Servlets; JSP; Javascript; CSS;Java;. PHP; ASP; VB; arquitetura de soluções para web; Programação: arquivos ; pilhas e filas; arvores; ponteiros; matrizes; ordenação; listas; socket; programação concorrente; Fundamentos. Processo de Desenvolvimento: Codificação e Testes do Software; Integração do Software; Teste de Qualificação do Software; Instalação do software. Documentação de sistemas.

Análise estruturada. Ferramentas da Análise estruturada. Projeto estruturado. Prototipação. Arquitetura de Sistemas: Sistemas de três camadas; Aplicações distribuídas; Portais; Servidores de Aplicação. Serviços de rede: autenticação; web; correio eletrônico; ftp; diretório; Sistemas de arquivos de rede; terminal remoto; Modelo ISO/OSI. Modelo TCPI/IP. Serviços de rede: DHCP, DNS, NIS, serviços de impressão em rede; Linguagens de Script. Gerência de rede: monitoração de rede; serviços de gerenciamento; gerências: falhas, desempenho, configuração, segurança; ferramentas de gerenciamento de redes; acordo de nível de serviço (SLA); Backup em rede. Banco de dados: Oracle, SQL Server, Postgres, MySQL.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Extensão Rural: Metodologia Participativa: produção da agricultura familiar- conceito e organização. Desenvolvimento Sustentável: sustentabilidade da produção familiar. SOLOS: interpretação da análise, estrutura e cuidados; desenvolvimento dos vegetais: elementos essenciais, deficiências e toxidez. ZOOTECNIA: sistemas de criação dos principais animais domésticos: manejo nutricional e alimentar, sanidade, profilaxia, ambiência e instalações rurais. PRAGAS E DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: classes de defensivos; precauções na aplicação (individual e meio ambiente); principais pragas e seus controles das culturas; OLERICULTURA e FRUTICULTURA: principais famílias de plantas utilizadas; tipos de propagação; nutrição mineral; irrigação; controle fitossanitário; comercialização. FORRAGEIRAS: características das principais pastagens estivais e hibernais, sistemas de pastejo; adubação e calagem; conservação de forragens. ADMINISTRAÇÃO AGRÍCOLA: conceitos básicos; custos de produção; avaliação de resultado econômico; comercialização; planejamento agrícola.

TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS

Análise sensorial de alimentos: testes a aplicações; Propriedades e transformação dos alimentos durante o processamento; Controle de qualidade em alimentos; Constituintes do leite: composição química, valor nutritivo, propriedades tecnológicas e sensoriais; Controle de qualidade do leite cru e processado: análises físico-químicas e microbiológicas; Processamento tecnológico e conservação do leite de consumo; Processamento tecnológico de queijos; Processamento tecnológico da manteiga; Processamento tecnológico de gelados comestíveis; Processamento tecnológico de iogurte e demais leites fermentados.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Ética em Enfermagem; Farmacologia, Técnica no preparo e administração de medicamentos; Emergência: conceitos básicos, traumatismos, estado de choque, queimaduras, politraumatismos, afogamentos, esmagamento, asfixia, corpo estranho, ferimentos em geral, intoxicações, mordedura de cão, ferimentos em geral, primeiros socorros e atendimento de emergência; O serviço de Técnico em enfermagem, a equipe de trabalho, relações humanas na enfermagem; Infecção hospitalar: Técnicas assépticas, precauções, padrão para transmissão aérea, transmissão por gotículas, transmissão por contato; curativos; educação continuada; monitorização da pressão arterial; UTI; Emergências diabéticas, hipertensivas e em traumatismos; Saúde da mulher, da criança e do adolescente; Assistência de Enfermagem ao portador de diabetes; Assistência de enfermagem ao portador de hipertensão e atualidades no serviço do Técnico de Enfermagem. Técnicas de higiene na profissão.

ASSISTENTE DE ALUNOS

1. Adolescência; Caracterização da Adolescência. Aspectos físicos e psicossociais. Organização e estrutura da mente. 2. Sexualidade: Conceitos básicos. Educação sexual na escola. Postura do Educador. Prevenção de problemas. 3. Drogadicção: Conceitos legais. Prevenção ao abuso. Drogas lícitas e ilícitas. Percepção sobre o usuário. Modelos de intervenção. 4. Disciplina Escolar; Conceitos. Ética e posturas profissionais. Agressividade, limites e violência. Autonomia e obediência. 5. Qualidade de vida do adolescente: A cidadania do adolescente. Saúde, lazer e o brincar. 6. Trabalho em equipe: Níveis de interação. Equipe Multiprofissional. 7. Estatuto da Criança de do Adolescente - Lei 8.069, de 13 de julho de 1990.

LÍNGUA PORTUGUESA PARA AUXILIAR DE BIBLIOTECA

Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica. Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo. Termos essenciais da oração Sentido conotativo e denotativo. Compreensão e interpretação de textos.

LEGISLAÇÃO PARA AUXILIAR DE BIBLIOTECA

1. Constituição Federal de 1988 e suas alterações

1.1. Administração Pública direta e indireta;

1.2. Poderes da União;

1.3. Princípios da Legalidade, Impessoalidade e Moralidade;

1.4. Cargos, empregos e funções públicas.

2. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, e suas alterações.

3. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e suas alterações.

4. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e suas alterações.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AUXILIAR DE BIBLIOTECA

1. Biblioteca: novo conceito, o livro, leitor/leitura. 2. Serviço de referência: princípios fundamentais, segredos do atendimento, solução de problemas, orientação ao usuário, utilização e disseminação de informação. 3. Biblioteca pública: história, conceito, tratamento técnico do acervo, serviços, preservação do acervo e conservação. 4. Correspondência oficial: aspectos gerais, elaboração de documentos: ata, mensagem, memorando, ofício, requerimento, telegrama, fax, correio eletrônico. 5. Organização e Administração de Bibliotecas. 6. Documentação e Informação: conceito, desenvolvimento de coleções, estrutura da documentação. 7. A informática na biblioteconomia e na documentação