IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - GO

Notícia:   Instituto Federal de Goiás - IFG abre 105 vagas de nível Técnico e Superior

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

EDITAL Nº 030*, DE 29 DE ABRIL DE 2010

(PUBLICADO NO DOU DE 03/05/2010)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO,TÉCNICO E TECNOLÓGICO

O REITOR do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG), no uso de suas atribuições e em conformidade com o disposto na autorização concedida pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Portaria nº. 537, de 31 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de dezembro de 2009, e com o disposto na autorização concedida Ministro da Educação, por meio da Portaria nº. 011 de 08 de janeiro de 2010, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) em 11 de janeiro de 2010, torna publica a abertura de inscrições e estabelece normas para a realização de Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de 64 (sessenta e quatro) vagas para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na Classe D I, Nível 1, Quadro Permanente do IFG e de seus campi, no interesse da Administração, sob o Regime Jurídico de que trata a Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (DOU - 12/12/1990) e a Lei nº. 11.784, de 22 de setembro de 2008 (DOU - 23/09/2008), conforme o processo de n. 23047001661/2010-00, o qual se realizará sob as condições a seguir discriminadas.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público de que trata o presente Edital destina-se ao preenchimento das vagas especificadas para as áreas de conhecimento contidas no Anexo I, pelos candidatos aprovados e classificados, em ordem decrescente de classificação e dentro do prazo de validade do concurso.

1.2. O candidato deverá observar, rigorosamente, o presente Edital e os comunicados a serem informados no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/seleca, passando tais documentos a constituir parte integrante deste Edital.

1.3. O concurso público será realizado em 03 (três) fases:

1.3.1. Provas Escritas - Objetiva e Dissertativa (eliminatória e classificatória).

1.3.2. Prova Prática de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória).

1.3.3. Prova de Títulos (classificatória).

1.4 . A cada uma das fases será atribuída uma pontuação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

1.5 . Para cada área de conhecimento, será constituída Banca Examinadora composta de três (03) membros designados através de Portaria do Reitor do IFG, que atuará nas três fases do concurso e será designada segundo critérios estabelecidos pela Comissão de Concurso Público, garantindo-se os princípios da impessoalidade, da moralidade e da eficiência.

1.6. O regime de trabalho será o Regime de Dedicação Exclusiva (RDE), em conformidade com o art. 112, inciso III, da Lei nº. 11.784, de 22 de setembro de 2008 (DOU - 23/09/2008), com obrigação de prestar 40 horas semanais de trabalho distribuídas em dois turnos diários completos e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, de acordo com a distribuição de aulas estabelecida pelas diretorias-gerais dos campi.

1.7. A remuneração está especificada na tabela do Anexo II.

1.8. Todos os horários referenciados neste Edital têm por base o horário oficial de Brasília.

2. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1. Não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais.

2.1.1. No presente Concurso Público, verifica-se que, embora seja o mesmo cargo - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - a ser preenchido para cada área de conhecimento, ocorre que, na prática, serão escolhidos os melhores candidatos em cada área de conhecimento e para cada campus (local de trabalho), conforme previsão do subitem 1.1. Assim, temos que, para cada área de conhecimento, não temos a oferta de nenhum número além de quatro vagas. Desta forma, não é possível a previsão de reserva de vagas para portadores de necessidades especiais, conforme prevê a lei, uma vez que mesmo a adoção do percentual mínimo de 5% (cinco por cento), redundaria em um número fracionário que deveria ser elevado até o próximo número inteiro, significaria a previsão no Edital, de reserva de vagas para portadores de necessidades especiais superior ao limite máximo previsto em lei, que é de 20% (vinte por cento). Por esta razão não há no Edital a previsão de reserva de vagas para portadores de necessidades especiais, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal (Mandado de Segurança nº. 26.310-5/Relator Min. Marco Aurélio) pela qual "a reserva de vagas para portadores de deficiência, por encerrar exceção, faz-se nos limites da lei e na medida da viabilidade consideradas as existentes, afastada a possibilidade de, mediante arredondamento, majorarem-se as percentagens mínima e máxima previstas em lei."

2.1.2. Não obstante a inexistência de reserva de vagas para portadores de necessidades especiais, neste Concurso Público poderão candidatar-se os candidatos nessa situação, os quais concorrerão em total igualdade de condições com todos os demais candidatos, apenas devendo considerar-se que a sua deficiência não poderá representar falta de aptidão para a realização das atribuições do seu cargo, a ser atestada pela Junta Médica Oficial do Instituto Federal de Goiás.

2.2. O candidato que necessitar de atendimento diferenciado para realizar a prova deverá indicá-lo no ato da inscrição, encaminhando requerimento devidamente preenchido (Anexo III), juntamente com o laudo médico original que comprove este atendimento até o dia 17 de maio de 2010, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)/Comissão de Concursos, Rua 75, nº. 46, Setor Central, Goiânia - Goiás CEP 74.055-110. Os candidatos deverão enviar a documentação via postal, com aviso de recebimento (AR), no prazo acima estabelecido.

2.3. O requerimento de atendimento diferenciado será atendido obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

3.1. São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Lei nº. 11.784/2008 - Art. 111.), sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

I - as relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão no âmbito, predominantemente, das Instituições Federais de Ensino; e

II - as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além de outras previstas na legislação vigente.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos. O Edital estará disponível no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao.

4.2. A inscrição implica compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

4.3. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

4.4. No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por uma área de conhecimento. Não serão aceitos pedidos de alteração de área de conhecimento, bem como do campus para o qual o candidato se inscreveu.

4.5. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao, no período de 03 a 14 maio de 2010, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e do pagamento da taxa de inscrição.

4.6 . O pagamento da taxa de inscrição será feito, exclusivamente, por meio de Boleto Bancário (GRU Cobrança), disponível no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao, a ser recolhida, preferencialmente, em qualquer agência do Banco do Brasil, podendo ainda ser paga em qualquer correspondente bancário.

4.6.1. O valor da inscrição será de R$ 80,00 (oitenta reais).

4.6.2. O pagamento do boleto poderá ser realizado até o dia 14 de maio de 2010, obedecendo ao horário do sistema bancário.

4.7. No último dia de inscrição, caso ocorram problemas técnicos no servidor de Internet do IFG, o prazo será prorrogado até o dia seguinte ao da normalização do serviço, por meio de comunicado oficial da Comissão de Concurso. O IFG não se responsabilizará por falha ou falta de comunicação relacionada a provedores externos quando do ato da inscrição.

4.8 . Somente serão considerados documentos oficiais de identificação do candidato carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Corpos de Bombeiros Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc.), válidas em todo território nacional, todas contendo fotografia, impressão digital e assinatura, e também passaporte brasileiro (ainda válido), certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgão público, que por lei federal, valem como documento de identidade, carteira de trabalho e ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH), expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro, contendo fotografia, identificação e CPF do condutor, sendo que, no caso deste último documento, poderá ser exigida a conferência das impressões digitais evetualmente colhidas do candidato com as impressões digitais em outro documento que as contenha.

4.9. As informações prestadas no ato da inscrição e o pagamento da taxa serão de responsabilidade exclusiva do candidato, ficando expresso que, em hipótese alguma, haverá restituição do valor da taxa de inscrição.

4.10. O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado, se necessário, durante a realização da prova.

4.11. As inscrições somente serão acatadas após a confirmação, pelo banco, do pagamento do valor da inscrição, dentro dos prazos estabelecidos nos subitens 4.5 e 4.6. Caso seja constatada mais de uma inscrição, por CPF, será confirmada somente a última paga.

4.12 . Para a confirmação do local de realização da prova, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao. O prazo máximo para a divulgação dos locais de prova será dia 25 de maio de 2010.

4.12.1. São de responsabilidade exclusiva do candidato: a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

4.13. Não serão fornecidas por telefone, correio eletrônico ou fax, informações a respeito da data, do local e do horário de realização da prova.

5. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

5.1. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa e comprovar tal situação, conforme o Decreto n° 6.593, de 02 de outubro de 2008 (DOU - 03/10/2008).

5.2. O candidato interessado em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá enquadrar-se, no mínimo, em um dos seguintes pré-requisitos:

a) Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

b) Ser membro de família de baixa renda nos termos do Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007

(DOU - 27/05/2007), ou seja, ter renda per capita familiar mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

5.2.1. Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família.

5.2.2. Somente serão aceitos como documentos comprobatórios de renda familiar:Cópia do documento que contém o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Empregado de empresa privada: cópia do contra-cheque atualizado ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais) e da primeira página subsequente em branco; Servidor público: cópia do contra­cheque atual; Desempregado: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações de nenhum ou do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco.

5.3 . O candidato que se enquadrar nos critérios estabelecidos no subitem 5.2 deverá preencher o requerimento constante no Anexo IV deste Edital, disponível no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao, e entregá-lo pessoalmente ou via postal, com aviso de recebimento (AR), juntamente com a documentação necessária, à Comissão de Concurso, à Rua 75, nº. 46, Setor Central, Goiânia - Goiás CEP 74.055-110.

5.3.1. O período para a solicitação de isenção é de 03 a 07 de maio de 2010, sendo que, no caso de envio postal, será observada a data de postagem.

5.3.2. Os documentos comprobatórios a serem anexados ao requerimento são: Cópia da Carteira de Identidade; Cópia do CPF; Cópia(s) do(s) documento(s) comprobatório (s) da renda familiar.

5.4. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 12 de maio de 2010, no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao.

5.5. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

6. DAS PROVAS ESCRITAS

6.1 . As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, serão subdivididas em provas objetiva e discursiva.

6.2 . As provas escritas objetiva e discursiva serão aplicadas simultaneamente no dia 03 de junho, nos campi do IFG para o qual o candidato optou concorrer, à exceção dos candidatos às vagas destinadas aos campi de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa e Luziânia, que farão a refrida prova em Goiânia. Em nenhuma hipótese será permitida a realização das provas em outra localidade.

6.2.1. As provas escritas objetiva e discursiva terão duração de cinco horas, tendo início às 13 horas (horário de Brasília) e término às 18 horas.

6.2.2. No dia da realização das provas, os portões dos prédios onde ocorrerá a avaliação serão abertos às 12 (doze) horas e fechados às 13 (treze) horas (horário de Brasília). Não será permitida a entrada do candidato ao local das provas após às 13 (treze) horas, ficando automaticamente eliminado do Concurso Público.

6.2.3. Os candidatos terão acesso aos locais de prova, com uma hora de antecedência do horário previsto, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento oficial de identificação com o qual se inscreveu, conforme subitem 4.8, e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

6.2.4. O candidato que chegar após o horário de início da prova não poderá realizá-la e estará automaticamente eliminado do Concurso Público.

6.3. Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de aplicação das provas sem autorização e sem acompanhamento da fiscalização.

6.4. No dia da realização das provas escritas, todos os candidatos estarão sujeitos à identificação datiloscópica (impressão digital). A não aceitação deste procedimento implicará a exclusão do candidato do certame.

6.5. Para assegurar a lisura do processo seletivo, somente será permitida a saída dos candidatos a partir das 16 horas, sendo que os três últimos candidatos só poderão deixar a sala ao mesmo tempo e após assinarem a Ata de Realização das Provas.

6.6. Somente os candidatos que saírem após às 17 horas, poderão levar consigo os cadernos de provas. Os candidatos que deixarem a sala de provas antes deste horário, deverão entregar ao fiscal de sala os cadernos de provas completos.

6.7. Durante a realização da prova, não será permitida a consulta a quaisquer objetos a seguir discriminados: livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), pager, aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio transmissão ou similares, notebook, gravador, salvo definido pela Comissão de Concurso Público e informado por ocasião da divulgação do local de prova no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao.

6.8. O candidato deverá portar, no dia da prova, somente o material estritamente necessário à sua realização.

6.9. O resultado da prova escrita será divulgado no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao, em data prevista no cronograma do Anexo VIII.

6.10. DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

6.10.1. A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá o valor de 40 (quarenta) pontos e será subdividida em três áreas: Língua Portuguesa e Legislação da Educação Profissional, com 10 questões cada, e Conhecimento Específico, com 20 questões.

6.10.2. Cada questão terá 05 (cinco) itens, "a", "b", "c", "d" e "e", sendo apenas um deles correto.

6.10.3. Para obter pontuação da questão, o candidato deverá marcar a alternativa correta no Cartão de Respostas.

6.10.4. O candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para o Cartão de Respostas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

6.10.5. O Cartão de Respostas será o único documento válido para a correção da prova objetiva.

6.10.5.1. O preenchimento do Cartão de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e no Cartão de Respostas. Em hipótese alguma haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

6.10.6. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão de Respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com as instruções do Cartão de Respostas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação não-preenchido integralmente.

6.10.7. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar o seu Cartão de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

6.10.8. O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição e o número de seu documento de identidade.

6.10.9. Os conteúdos programáticos sobre os quais versarão as questões das provas estão apresentados no Anexo VII.

6.11. DA PROVA ESCRITA DISSERTATIVA

6.11.1. A prova dissertativa valerá 60 (sessenta) pontos e consistirá na resposta a uma ou mais questões (no limite de três questões) acerca dos conteúdos de Conhecimentos Específicos de cada cargo constantes do Anexo VII deste Edital, a critério da Banca Examinadora da área.

6.11.2 No caso dos candidatos aos cargos de Professor de Português/Espanhol e de Português/Inglês, as respectivas Bancas Examinadoras poderão solicitar que a resposta (ou as respostas) da prova escrita - dissertativa sejam redigidas em língua espanhola ou inglesa, conforme o cargo a que o candidato esteja inscrito.

6.11.3. A prova dissertativa deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, confeccionada em material transparente, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para a realização das provas. Nesse caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um agente da Comissão de Concurso Público devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

6.11.4. O Caderno de Textos Definitivos da prova dissertativa não poderá ser assinado, rubricado nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser atribuída ao candidato pontuação zero, para que possa ser despersonalizado para sua correção.

6.11.5. O Caderno de Textos Definitivos será o único documento válido para avaliação da prova dissertativa. As folhas para rascunho no caderno de provas são de preenchimento facultativo e não valerão para tal finalidade.

6.11.6 O Caderno de Textos Definitivos não será substituído por erro de preenchimento do candidato.

7. DOS RECURSOS DAS PROVAS ESCRITAS

7.1. Será admitido um único recurso por candidato contra questão ou questões da prova escrita, mediante requerimento dirigido à Comissão de Concurso Público e protocolado no Setor de Protocolo do campus do IFG para o qual o candidato se inscreveu, com a indicação precisa da questão ou das questões a ser(em) revisada(s) e fundamentação lógica e consistente.

7.2. O recurso deverá ser protocolado no horário das 8 horas às 18 horas do dia 07 de junho, nos seguintes endereços, de acordo com a inscrição do candidato:

Campus

Endereço

Goiânia

Rua 75, nº. 46, Centro - Goiânia-GO - CEP 74.055-110

Jataí

Rua Riachuelo nº. 2.090, Bairro Samuel Graham - Jataí - GO - CEP 75.804-020

Uruaçu

Rua Formosa, Qds. 28/29, Loteamento Santana - Uruaçu-GO - CEP 76.140-000

7.3. O recurso deverá ser digitado ou datilografado. Cada questão ou item deverá ser apresentado em folha separada, identificada conforme modelo do Anexo IX.

7.4. Se do recurso interposto resultar anulação de uma ou mais questões, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de haver ou não ingressado com recurso.

7.5. Serão sumariamente indeferidos pela Comissão de Concurso Público todos os recursos interpostos em desacordo com o estabelecido no subitem 7.1., 7.2. e 7.3. deste Edital.

7.6. Também será admitido um único recurso por candidato contra a correção da questão (ou questões) da prova dissertativa, observado o disposto nos subitens 7.1 e 7.2 deste Edital, no que diz respeito ao endereçamento, à forma e ao local para o protocolo do recurso.

7.6.1. Os recursos contra a correção da questão (ou questões) da prova dissertativa deverão ser protocolados no período de 8 horas às 18 horas do dia 15 de junho de 2010.

7.7. O resultado dos recursos será divulgado no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao e ficará à disposição do candidato para vistas, no Centro de Seleção (Campus Goiânia), pelo prazo de dez dias úteis, contados a partir da divulgação do resultado.

8. DA PROVA PRÁTICA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

8.1. A prova de desempenho didático será realizada no campus do IFG para o qual o candidato optou concorrer, à exceção dos candidatos às vagas destinadas aos campi de Anápolis, Formosa e Luziânia, que farão a referida prova no Campus de Goiânia (Rua 75, nº. 46, Setor Central).

8.2. O sorteio de ponto e da ordem de apresentação dos candidatos para a prova prática de desempenho didático será realizado, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas antes da apresentação do primeiro candidato e será realizado em sessão pública aberta a todos os candidatos, na qual será escolhido um tema dentre os propostos e divulgados os demais temas excluídos, devendo todo este procedimento ser devidamente registrado em ata.

8.3. O sorteio de ponto e da ordem de apresentação dos candidatos para a prova prática de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, ocorrerá no dia 18 de junho de 2010, às 8 horas, em local a ser divulgado pela Comissão de Concurso.

8.3.1. No caso de haver um número de candidatos para a prova prática de desempenho didático que inviabilize a avaliação de todos em um único dia, deverá ser promovido outro sorteio, com outros pontos, no dia 19 de junho de 2010, às 8 horas, na mesma forma prevista no subitem 8.2, para que os candidatos que forem avaliados posteriormente tenham o mesmo tempo de preparação destinado aos primeiros.

8.3.2. O candidato que não comparecer à sessão de sorteio do tema e da ordem de apresentação dos candidatos poderá ter conhecimento do(s) ponto(s) sorteado(s) e da ordem de apresentação dos candidatos por meio da publicação no endereço eletrônico www.ifg.edu.br/selecao, a ser feita até às 18 horas do dia da realização da sessão.

8.3.3. Não serão fornecidas informações sobre os pontos sorteados e a ordem de apresentação dos candidatos por telefone.

8.4. A prova prática de desempenho didático consistirá de uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, ministrada perante a Banca Examinadora composta por três membros, que atribuirá nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, conforme itens descrito no Anexo V.

8.4.1. Para os candidatos ao cargo de professor de Artes - Música/Piano, como exceção, a prova prática de desempenho didático consistirá de uma aula de 1 hora e 30 minutos (uma hora e trinta minutos).

8.5. O candidato deverá apresentar à banca examinadora, antes do início da prova prática de desempenho didático, o original do documento de identificação, conforme subitem 4.8, e o plano de aula em três (03) vias impressas.

8.6. As provas de desempenho didático serão realizadas nos dias 21 e 22 de junho de 2010, em sessão pública e serão gravadas para efeito de registro e avaliação.

9. DA PROVA DE TÍTULOS

9.1 . A prova de títulos, de caráter classificatório, valerá 100,00 (cem) pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor, e constará da formação acadêmica, da experiência profissional e da produção intelectual.

9.2 . Submeter-se-ão à prova de títulos apenas os candidatos classificados na prova prática de desempenho didático.

9.2.1. Os títulos serão entregues, em envelope lacrado, pelo candidato ou por seu procurador no setor de Protocolo dos campi de Goiânia, Jataí ou Uruaçu, conforme a inscrição do candidato (de acordo com o disposto no subitem 6.2), no período das 8 horas às 18 horas, do dia 24 de junho de 2010.

9.2.2. As bancas examinadoras farão a avaliação dos títulos de acordo com os critérios constante do Anexo VI deste Edital.

9.2.3. A formação exigida no Anexo I deste Edital é a titulação mínima prevista em lei para o ingresso no cargo de Professor de ensino Básico, Técnico e Tecnológico, devendo o candidato, se aprovado e classificado nas etapas de provas escritas objetiva e dissertativa e prova de desempenho didático, comprovar nos documentos apresentados para a avaliação da prova de títulos, no mínimo, o atendimento desta previsão, sob pena de ser desclassificado do Concurso Público.

9.2.4. O diploma exigido como requisito mínimo indispensável ao ingresso na carreira não contará ponto para efeito de análise do Curriculum Vitae.

9.3. O candidato deverá apresentar seu Curriculum Vitae, na Plataforma Lattes, com os respectivos títulos numerados e sequenciados da mesma forma que figurarem no Curriculum Vitae na Plataforma Lattes.

9.4 . Os títulos deverão ser apresentados seguindo rigorosamente os critérios determinados no Anexo VI.

9.5 . Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

9.6. Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax ou via correio eletrônico.

9.7 . Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados neste Edital.

9.8 . Caberá recurso contra o resultado da Prova de Títulos.

9.8.1. Os recursos contra o resultado da Prova de Títulos deverão ser apresentados observando-se o disposto nos subitens 7.1 e 7.2 deste Edital, no que diz respeito ao endereçamento, à forma e ao local para o protocolo.

9.8.2. Os recursos contra o resultado da Prova de Títulos deverão ser protocolados no período de 8 horas às 18 horas do dia 28 de junho.

10. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

10.1. Todos os candidatos terão suas provas escritas - objetiva corrigidas por meio de processamento eletrônico.

10.2. A nota em cada item da prova escrita objetiva, feita com base nas marcações do Cartão de Respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito definitivo das provas.

10.2.1. O cálculo da nota em cada prova escrita objetiva, comum às provas de todos os candidatos, será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.

10.3 Será reprovado na prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 5,00 pontos na prova objetiva de Língua Portuguesa;

b) obtiver nota inferior a 3,00 pontos na prova objetiva de Legislação;

c) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimento Específico;

d) obtiver nota inferior a 20,00 pontos no conjunto da prova objetiva.

10.4. O candidato eliminado na forma do subitem anterior deste Edital não terá classificação alguma no concurso público.

10.5. Os candidatos não eliminados na forma do subitem 10.3 serão ordenados por cargo/área de conhecimento/campus de acordo com os valores decrescentes da nota final na prova escrita objetiva.

10.6. Serão corrigidas as provas escritas dissertativas dos candidatos não eliminados na prova escrita objetiva.

10.7. A questão (ou questões) da prova escrita dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 60 (sessenta) pontos.

10.7.1. Será eliminado do concurso público o candidato que obtiver pontuação na prova dissertativa inferior a 30 (trinta) pontos.

10.8. O candidato que se enquadrar no subitem anterior não terá classificação alguma no concurso.

10.9. Serão convocados para a prova prática de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos não eliminados na prova escrita - objetiva e dissertativa.

10.9.1. O candidato que não for convocado para a prova prática de desempenho didático na forma do subitem anterior será automaticamente eliminado e não terá classificação alguma no concurso.

10.10. A prova prática de desempenho didático valerá 100 (cem) pontos e será avaliada conforme critérios descritos no Anexo V.

10.10.1. Cada membro da banca examinadora atribuirá uma nota independente de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, e a nota final da prova prática de desempenho didático do candidato será a média aritmética simples das notas dos membros.

10.10.2. Será eliminado do concurso público o candidato que obtiver pontuação na prova prática de desempenho didático inferior a 60 (sessenta) pontos.

10.10.3. Serão classificados para a prova de títulos os candidatos não eliminados na prova prática de desempenho didático.

10.11. Os critérios de pontuação dos títulos obedecerão ao disposto no Anexo VI deste Edital.

10.12. Todos os cálculos citados neste Edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-se o número para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.

11 DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

11.1 Para obtenção da classificação dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a soma das três provas: prova escrita, prova prática de desempenho didático e prova de títulos.

11.2. Em caso de empate, para efeito de classificação, dar-se-á preferência, para efeito de desempate, ao candidato que:

1º) tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição nesse Concurso Público, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei nº. 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

2º) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita.

3º) obtiver maior número de pontos na Prova Prática de Desempenho Didático.

4º) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos.

11.3. A classificação dos candidatos dar-se-á segundo a ordem decrescente dos pontos obtidos no Concurso Público e observando-se o disposto no Decreto nº. 6.944, de 21 de agosto de 2009.

11.4. O resultado final do Concurso Público, com a relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, será homologado pelo Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) até do dia 2 de julho de 2010, publicado no Diário Oficial de União e divulgado no endereço eletrônico (www.ifg.edu.br/selecao), observado o disposto no Art. 16 do Decreto nº. 6.944/2009.

12. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

12.1. Ter sido aprovado no Concurso Público.

12.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.

12.3. No caso de estrangeiro, apresentar o visto permanente no momento da posse.

12.4. Estar em gozo dos direitos políticos.

12.5. Apresentar cópia legível, recente e em bom estado, de documento de identidade e escolaridade.

12.6. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

12.7. Estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino.

12.8. Atender ao requisito constante no subitem 1.1 deste Edital.

12.9. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.

12.10. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

12.11. Apresentar declaração de não ocupação de outro cargo público, na forma prevista nos incisos XVI e XVII do Art. 37 da Constituição Federal e no Decreto nº. 2.027, de 11/10/1996 e declaração de que não exerce qualquer outra atividade privada remunerada.

12.12. Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

12.13. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no art. 137, parágrafo único, da Lei nº. 8.112/1990.

12.14. Não perceber proventos de aposentadoria nem qualquer remuneração de cargo ou emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, nos termos da Constituição Federal.

12.15. Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

13. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

13.1. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente, conforme art.12 da Portaria nº. 450, de 06/11/2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada no Diário Oficial da União, de 07/11/2002.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. Contra o resultado final do Concurso Público caberá recurso, a ser protocolado no setor de Protocolo do campus para o qual o candidato está concorrendo, no período das 8 horas às 13 horas, do dia 30 de junho de 2010.

14.2. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, a prova, a nomeação e a posse do candidato, desde que verificada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade na prova ou em documentos apresentados.

14.3. Será excluído, por decisão da Comissão de Concurso Público, o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro tipo de fraude.

14.4. A nomeação do candidato aprovado e classificado estará condicionada à observância das disposições legais, ao interesse e conveniência da Administração.

14.5. O candidato classificado será convocado para nomeação por correspondência com Aviso de Recebimento (AR), enviada para o endereço constante no Formulário de Inscrição.

14.6. O candidato aprovado e classificado, quando convocado, deverá entregar à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, os documentos comprobatórios dos requisitos constantes no item 12.

14.7. O professor nomeado ministrará aulas relacionadas às disciplinas da área de conhecimento para o qual prestou concurso no próprio campus em que concorreu a vaga, de acordo com as necessidades da Instituição, podendo, ainda, ser designado para ministrar disciplinas de outros cursos vinculados ao mesmo campus.

14.8. O candidato não classificado poderá reaver sua documentação após 30 (trinta) dias, a contar da publicação do Edital de Homologação do Concurso no Diário Oficial da União. Após esse prazo, todos os documentos serão destinados à reciclagem de papel.

14.9. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Concurso Público, valendo, para esse fim, a homologação do resultado do Concurso publicada no Diário Oficial da União.

14.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público.

14.11. O extrato deste Edital será publicado no Diário Oficial da União dentro do prazo mínimo de trinta dias da realização das provas escritas (prazo reduzido por força da Portaria nº. 1.134, de 02/12/2009, do Ministério da Educação) e será divulgado na íntegra no sítio eletrônico do IFG (www.ifg.edu.br/selecao) logo após a publicação, conforme previsão do artigo 5º, parágrafo único, da Portaria nº. 11, de 8 de janeiro de 2010, observando-se ainda as disposições do Decreto nº. 6.944/2009, em seu parágrafo1º, pelo qual a alteração de qualquer dispositivo do Edital deverá ser igualmente publicada no Diário Oficial da União e divulgada no sítio eletrônico do IFG.

Paulo César Pereira
Reitor

*Este Edital substitui o Edital 022/2010, de 22 de abril de 2010, publicado no D.O.U. de 23 de abril de 2010, seção 3, da página 55 a 58, atendendo recomendações do Ministério Público Federal.

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

Área de conhecimento

Formação Exigida

Campus

Anápolis

Aparecida

Formosa

Goiânia

Jataí

Luziânia

Uruaçu

Artes - Artes visuais

Licenciatura Plena em Artes

-

-

-

-

-

1

-

Artes - Música/Piano

Licenciatura Plena em Piano ou Música ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Piano

-

-

-

1

-

-

-

Artes - Música

Licenciatura Plena em Música ou Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Música

1

-

-

-

-

1

-

Ciências Biológicas

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ou em Biologia

-

-

-

1

-

-

-

Ciências Sociais

Licenciatura Plena em Ciências Sociais ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Ciências Sociais

1

-

1

1

-

1

-

Construção Civil I (Tecnologia das Construções/ Estruturas / Instalações Prediais)

Licenciatura Plena em Engenharia Civil ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Civil

-

-

-

-

-

1

1

Construção Civil II (Tecnologia das Construções/ Materiais de Construção / Mecânica dos Solos

Licenciatura Plena em Engenharia Civil ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Civil ou Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios

-

-

-

-

-

1

1

Construção Civil III (Desenho / Instalações Prediais)

Licenciatura Plena em Engenharia Civil ou em Arquitetura ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Civil ou Arquitetura

-

-

1

-

-

1

1

Educação

Licenciatura Plena em Pedagogia

 ----1-

Eletrotécnica

Licenciatura Plena em Eletrotécnica ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Elétrica ou em Engenharia de Controle e Automação ou em Mecatrônica ou em Engenharia da Computação

-

-

-

1

-

-

-

Filosofia

Licenciatura Plena em Filosofia.

-

1

-

1

-

1

-

Física

Licenciatura Plena em Física.

-

-

1

2

-

2

-

Gastronomia Licenciatura Plena em Gastronomia ou, como habilitação legal equivalente, curso superior de graduação em Gastronomia ou Hotelaria. ---1---
Geofísica e GeoprocessamentoLicenciatura Plena em Geologia ou Geofísica ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Geologia ou Geofísica. -1-----
Geologia Licenciatura Plena em Geologia ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Geologia.-2-----
GeomáticaLicenciatura Plena em Geomática ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Civil ou Engenharia Cartográfica ou Engenharia de Agrimensura ou Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura ou Geoprocessamento.---11--
Informática I (Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Lógica e Linguagens de Programação, Teoria da Computação) Licenciatura Plena em Informática ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Ciências da Computação ou em Sistemas de Informação ou em Análise de Sistemas ou em Engenharia da Computação ou em Engenharia de Redes ou em Engenharia de Telecomunicações ou Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados ou em Redes de Comunicação ou em Redes de Computadores ou em Sistemas de Informação. -----2-
Informática II (Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Gestão em Tecnologia da Informação)Licenciatura Plena em Informática ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Ciências da Computação ou em Sistemas de Informação ou em Análise de Sistemas ou Processamento de Dados ou Curso Superior de Tecnologia em Redes de Comunicação ou em Sistemas de Informação ou Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação. ---1-2-
Informática III (Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de conteúdo Hipermídia e Gestão em Tecnologia da Informação Licenciatura Plena em Informática ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia da Computação ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Informação. --1----
Lavra de Mina e Tratamento de Minério.Licenciatura Plena ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia de Minas. -1-----
Letras - Português/Espanhol .Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português - Espanhol.---1-1-
.Letras - Português/Inglês.Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português - Inglês. -1---2-
Libras e Estudos Surdos.Licenciatura Plena em Letras ou em Pedagogia ou em Fonoaudiologia ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Fonoaudiologia.--11---
Logística.Licenciatura Plena em Administração ou em Engenharia de Produção ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Administração ou em Engenharia de Produção ou Curso Superior de Tecnologia em Logística.1------
Matemática. Licenciatura Plena em Matemática ou em Ciências com Habilitação em Matemática.-1121-1
Mecânica. Licenciatura Plena em Mecânica ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Mecânica o Curso Superior de Tecnologia em Eletromecânica ou em Mecânica. --1---
NutriçãoLicenciatura Plena em Nutrição ou, como habilitação legal equivalente, bacharelado em Nutrição.---1- -
Processos QuímicosLicenciatura Plena em Química ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Química ou em Engenharia Química ou Curso Superior de Tecnologia em Química---1- -
QuímicaLicenciatura Plena em Química.111-- 1
Restaurante e BarLicenciatura Plena em Gastronomia ou, como habilitação legal equivalente, curso superior de graduação em Gastronomia ou Hotelaria ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos.---1- -
TelecomunicaçõesLicenciatura Plena em Telecomunicações, Eletricidade ou Eletrônica ou, como habilitação legal equivalente, Bacharelado em Engenharia Elétrica ou Eletrônica ou Engenharia da Computação ou Curso Superior de Tecnologia em Eletricidade, Eletrônica ou Telecomunicações---1- -
TransportesLicenciatura Plena em Transportes ou como habilitação legal equivalente Bacharelado em Engenharia Civil ou em Arquitetura ou Curso Superior de Tecnologia em Transportes.1--1- -
TurismoLicenciatura Plena em Turismo ou, como habilitação legal equivalente, curso superior de graduação em Turismo. ---1- -
TOTAL587202184

ANEXO II - TABELA DE REMUNERAÇÃO

MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, CONFORME LEI 11.784, 22.09.2008

Docente

Vencimento Básico

GEDBT

Retribuição por Titulação

Total

Graduado

1.728,28

1.029,36

-

2.757,64

Especialista

1.728,28

1.029,36

319,64

3.077,28

Mestre

1.728,28

1.029,36

1.336,61

4.094,25

Doutor

1.728,28

1.029,36

3.297,37

6.055,01

ANEXO III - REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO
(para uso dos candidatos que necessitam de atendimento diferenciado)

EDITAL Nº. 030, DE 29 DE ABRIL DE 2010

REQUERIMENTO
(Somente quando necessário)

Eu _______________________________________________________________________ , RG: __________________, CPF: _______________, candidato inscrito para o cargo de ___________________________________________________________, na cidade de _________________________, inscrição nº. ____________________, residente:_______________________________________________________________, nº. _____, Bairro: __________________________________ Fone: ( )__________________________, Celular: ( ) ____________________________ , requer a V.Sa. Condições especiais(*) para realização da prova escrita do Concurso Público, com base no subitem 2.4, para provimento de Cargo Efetivo de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFG) do Edital nº. 022, de 22 de abril de 2010.

Portador de Necessidade Especial (Tipo):
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

Necessito dos seguintes recursos:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

N. Termos,

P. Deferimento.

_________________, _____/____/ _____

_________________________________
Assinatura do Candidato

(*) Anexar documento apresentando as condições diferenciadas de que necessita para a realização da prova e/ou justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

ANEXO IV - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

EDITAL Nº. 030, de 29 de abril de 2010

Eu, ___________________________________________________________________________, RG nº. _____________________, CPF nº. ______________________, residente nº. __________, Complemento ________________________________________________, CEP _________________, Idade ________________, UF _______, Tel. Fixo ( )_____________, Tel. Cel. ( )_______________, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso Público (Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) - Edital n. 022, de 22 de abril de 2010), no valor de R$ ____________________________________________________________, visto que não tenho condições para arcar com tal valor, conforme documentos anexos. Informo que a composição de minha renda familiar corresponde ao discriminado no quadro abaixo:

- Renda familiar (Soma das rendas auferidas pelos membros da família residentes sob o mesmo teto, segundo art. 4º, inciso IV, do Decreto no 6.135, de 26/06/2007, publicado no DOU de 27 subsequente).

Nº. NIS

NOME COMPLETO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA*

GRAU DE PARENTESCO **

DATA DE NASCIMENTO

RENDA MENSAL (R$)

CPF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Informe, inclusive, os membros que não possuem renda.

**Grau de parentesco em relação ao requerente.

Estou ciente de que poderei ser responsabilizado criminalmente, caso as informações aqui prestadas não correspondam à verdade.

N. Termos, P. Deferimento.

____________________, ___________ de _______ de 2010

______________________________
Assinatura

PARA USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO DO CONCURSO

Goiânia, ____/____/__________

( ) Indeferido

( ) Deferido

__________________________
Assinatura Comissão Concurso

ANEXO V - AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

NOME DO CANDIDATO: _________________.

REGISTRO GERAL Nº.: ____________________.

MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA: ______________________________.

MÉDIA FINAL DO CANDIDATO: ____________________________________.

Tópicos a Avaliar

Pontos

1. Elaboração do Plano de Aula
- definição clara, realista e precisa da habilidade de selecionar e organizar conteúdos
- organização técnica e didática do plano

10 pontos

2. Introdução
- apresentou o tema com clareza
- estabeleceu relação do tema e outros conhecimentos

10 pontos

3. Objetivos - apresentou os objetivos de forma clara

10 pontos

4.Motivação
- apresentou o conteúdo de forma interessante
- preocupou-se em manter a atenção e a motivação durante a aula

10 pontos

5. Conteúdo
- procurou facilitar a aprendizagem utilizando exemplos e analogias - o conteúdo apresentou correlação com os objetivos

15 pontos

6. Procedimentos
- selecionou as técnicas adequadas ao conteúdo e aos objetivos - utilizou a (as) técnica(s) com segurança
- estabeleceu conexão entre o início e o desenvolvimento da aula - possui espontaneidade, boa postura, dicção e auto-controle
- controlou bem o tempo e desenvolveu todas as atividades planejadas

10 pontos

7. Recursos
- selecionou os recursos didáticos adequados a técnicas, objetivos e conteúdos
- utilizou recursos no momento adequado
- explorou os recursos eficazmente

10 pontos

8. Integração
- reforçou comportamentos indispensáveis à compreensão do assunto exposto
- criou expectativa e relacionou a aula com assuntos seguintes, da próxima aula

10 pontos

9. Sintese - fez síntese ao final de cada tópico ou ao final, concluindo bem a aula

15 pontos

Totalização dos Pontos

100 pontos

ANEXO VI - CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS

NOME DO CANDIDATO:_____________________________________.

REGISTRO GERAL Nº.: _______________________________________.

MÉDIA FINAL DO CANDIDATO: ______________________________.

I - TITULAÇÃO: considerar somente o título de maior pontuação (máximo 60 pontos)

TÍTULO

PONTUAÇÃO

1

DOUTOR - Diploma ou certidão de conclusão de doutorado emitido por Instituição de Ensino, cujo programa seja reconhecido ou validado pela CAPES, em campo diretamente relacionado à área de conhecimento da vaga pleiteada, ou em área Educacional.

60

2

MESTRE - Diploma ou certidão de conclusão de mestrado emitido por Instituição de Ensino, cujo programa seja reconhecido ou validado pela CAPES, em campo diretamente relacionado à área de conhecimento da vaga pleiteada, ou em área Educacional.

40

3

DOUTOR (OUTRA ÁREA) - Diploma ou certidão de conclusão de doutorado emitido por Instituição de Ensino, cujo programa seja reconhecido ou validado pela CAPES, em área de conhecimento distinta da vaga pleiteada.

30

4

MESTRE (OUTRA ÁREA) - Diploma ou certidão de conclusão de mestrado emitido por Instituição de Ensino, cujo programa seja reconhecido ou validado pela CAPES, em área de conhecimento distinta da vaga pleiteada.

20

5

ESPECIALISTA - Certificado ou certidão de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu emitido por Instituição de Ensino, devidamente reconhecido, na área de conhecimento correlata a qual o candidato está concorrendo, ou na área Educacional, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas.

15

*Considera-se área de conhecimento o conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas, definidos na Tabela de Áreas de Conhecimento da CAPES (www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento).

II - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: (máximo 20 pontos)

TÍTULO

PONTUAÇÃO

1

Professor de Ensino Médio ou Superior, comprovada por carteira de trabalho ou contrato de trabalho com o último contracheque (máximo 14 pontos)

2 pontos/ano ou fração superior a 6 meses

2

Monitoria de nível superior, comprovada por certificado emitido por instituição de ensino superior (máximo 03 pontos)

1 ponto/ano ou fração superior a 6 meses

3

Experiência em empresa na área de atuação, excetuando estágio (máximo 10 pontos)

1 ponto/ano ou fração superior a 6 meses

4

Coordenação de Projeto de Pesquisa financiado por agência ou órgão de fomento (máximo 06 pontos)

2 pontos/Projeto financiado

5

Orientação de projeto de Iniciação Científica (máximo 03 pontos)

1 ponto/orientação concluída

6

Orientação de aluno de Pós-Graduação (máximo 08 pontos)

2 pontos/orientação concluída

7

Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado em programa reconhecido pela CAPES, da qual não tenha sido orientador (máximo 06 pontos)

2 pontos/banca

III - PRODUÇÃO INTELECTUAL: será considerado apenas os últimos 5 anos (máximo 20 pontos)

TÍTULO

PONTUAÇÃO

1

Artigo em periódico especializado, com conceito mínimo B5 no Qualis da CAPES (máximo 15 pontos)

3

2

Livro publicado (autoria ou organização) na área de conhecimento do concurso, com ISBN - autoria e organização (máximo 09 pontos)

3

3

Capítulo de livro publicado na área de conhecimento do concurso, com ISBN (máximo 06 pontos)

2

4

Trabalho completo publicado em anais de eventos científicos, relacionado à área do concurso (máximo 06 pontos)

1

5

Resumo, ou resumo estendido, publicado em anais de eventos científicos, relacionado à área do concurso que não tenha sido pontuado no item anterior (máximo 04 pontos)

0,5

6

Participação em evento científico, relacionado a área do concurso (máximo 03 pontos)

0,5

7

Patente registrada (máximo 06 pontos)

2

ANEXO VII - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO:

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de textos. Ortografia oficial. Divisão silábica. Acentuação gráfica e crase. Emprego das classes de palavras. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe do período simples e composto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.

LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Projeto Político Pedagógico; Política de inclusão escolar; Função social da escola; Princípios da interdisciplinaridade; Uso de tecnologias na educação; Métodos e técnicas de ensino; Sistema de avaliação escolar e do ensino; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei no 9394/96; Estatuto da Criança e do Adolescente; Constituição Federal de 1.988 e suas alterações; Lei Federal no 8.948/94; Lei Federal no 9.784/99; Decreto Federal 2.406/97; Decreto Federal no 3.462/00; Decreto Federal no 3.741/01; Decreto Federal no 4.877/03; Decreto Federal no 5.154/04; Decreto Federal no 5.478/05; Decreto Federal no 5.840/06; Decreto Federal no 6.094/07; Decreto Federal no 6.095/07; Parecer CNE/CEB no 02/97; Parecer CNE/CEB no 17/97; Parecer CNE/CEB no 16/99; Parecer CNE/CEB no 14/04; Parecer CNE/CEB no 19/04; Parecer CNE/CEB no 39/04; Parecer CNE/CEB no 40/04; Resolução CNE/CEB no 02/97; Resolução CNE/CEB no 04/99; Resolução CNE/CEB no 01/04; Resolução no 01/05; Resolução no 02/05; Resolução no 05/05; Lei no 8.112/90 e suas respectivas alterações; e a Lei no 11.892/08 de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO:

ARTES - MÚSICA

História da música. História e metodologia do ensino de música no Brasil. Ensino de música e inclusão social. Estilos musicais. Teoria e linguagem musical. Análise Musical. Formação e direção de grupos corais e instrumentais. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade. Desafios da Lei 10.639/03 para o ensino das artes.

ARTES - MÚSICA/PIANO

História da música. História e metodologia do ensino de música no Brasil. Ensino de música e inclusão social. O piano na música de câmara. O pianista correpetidor na atuação de cantores, instrumentistas e na elaboração de arranjos musicais. Teoria e linguagem musical. A redução para piano. Estilos musicais diversos no acompanhamento de cantores e instrumentistas. A leitura à primeira vista para piano e procedimentos técnicos. Análise Musical. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade. Desafios da Lei 10.639/03 para o ensino das artes.

ARTES VISUAIS

História e metodologias do ensino das artes visuais no Brasil. Pesquisa dos Fundamentos da Linguagem Visual no contexto escolar. Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade. O papel do ensino de artes visuais na educação infantil e no ensino médio. Diversidade cultural e práticas infantis. Brinquedos e brincadeiras. O papel das artes visuais para a acessibilidade de PNEE em contextos educacionais. O ensino das artes visuais como instrumento de inclusão social. A construção do conhecimento específico da linguagem plástica: código; canal e contexto. Artes visuais: manifestações contemporâneas. Desafios da Lei 10.639/03 para o ensino das artes visuais. A sala de aula e o processo ensino-aprendizagem. A organização e a gestão das instituições educacionais: a construção coletiva do ambiente de trabalho. A avaliação da aprendizagem: princípios, pressupostos, desafios, procedimentos e instrumentos; O trabalho docente e as demandas didático-pedagógicas: o planejamento, os planos, os projetos de trabalho, o projeto político-pedagógico. A educação inclusiva na rede pública de ensino. A formação de professores (continuada e em serviço): relação teoria-prática.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Biologia molecular: água e os principais sais minerais, carboidratos, lipídeos, proteínas e enzimas, vitaminas. Biologia celular: células procarióticas e eucarióticas, fisiologia e estrutura da membrana plasmática, o citoplasma e suas organelas - fisiologia e morfologia, metabolismo energético, respiração celular e fermentação, quimiossíntese. Genética molecular: estrutura molecular do DNA, replicação, transcrição e tradução do código genético - síntese protéica, mecanismos de reparo do DNA e mutações. Histologia animal: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido sanguíneo, tecido muscular, tecido nervoso. Embriologia: aspectos gerais, segmentação e formação da blástula, gastrulação, organogênese, desenvolvimento embrionário humano, da concepção ao parto. Microbiologia: virologia, características gerais, principais patologias, profilaxia, sintomatologia, bacteriologia, características gerais e morfológicas, principais patologias, profilaxia e sintomatologia, vacinoterapia e soroterapia, protozooses - características, principais patologias, profilaxia e sintomatologia. Verminoses: vermes platelmintos e nematelmintos, aspectos biológicos, patologias, profilaxia e sintomatologia. Fisiologia e anatomia humana: nutrição e necessidades energéticas, o sistema digestório, a digestão nos principais órgãos do sistema, glândulas salivares, dentição e língua, fígado e pâncreas, sistema circulatório, funções e os componentes do sistema, a pequena e a grande circulação, pressão arterial sistêmica e hipertensão, débito cardíaco, retorno venoso, insuficiência cardíaca e choque, sistema respiratório, componentes e fisiologia do sistema, sistema urinário - função renal e a formação da urina, componentes do sistema e controle hormonal da função renal. Endocrinologia: principais glândulas do sistema endócrino e seus respectivos hormônios, hormônios relacionados com a reprodução. Anatomia humana: principais músculos do corpo - inserção proximal e distal, o olho humano, sistema esquelético, paladar, olfato e audição.

CIÊNCIAS SOCIAIS

Teoria sociológica clássica e contemporânea. Mudança social na sociologia clássica. Trabalho e divisão do trabalho em Marx, Weber e Durkheim. O fenômeno educacional na sociologia clássica e contemporânea. Educação e trabalho. Cultura e representações sociais nas teorias contemporâneas. Educação, liberalismo e neoliberalismo. Desigualdades sociais e raciais na sociedade brasileira. Racismo, trabalho e educação. Modernidade e pós-modernidade. Estado, classes sociais e ideologia. A escola no processo de produção e reprodução social. Produção social, ideologia e sujeitos. Infância, sociedade e educação. Teoria crítica e educação. Cultura e movimentos sociais. Teoria cultural da educação, conflitos simbólicos e hegemonia cultural. Educação, gênero e conflitualidades; Trabalho, tecnologia e formação. Reestruturação produtiva, mundo do trabalho e trabalhadores no século XXI. Mercado de Trabalho, emprego e desigualdades sociais. Juventude e trabalho. A formação da classe trabalhadora brasileira. Formas de organização do trabalho: taylorismo, fordismo e toyotismo. Trabalho e mercado de trabalho no Brasil pós-1990. Trabalho, tecnologia, controle e disciplina na contemporaneidade.

CONSTRUÇÃO CIVIL/MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO/MECÂNICA DOS SOLOS

Tecnologia das Construções . Topografia e Tópicos de Cartografia . Orçamento e Planejamento de Obras. Higiene e segurança do trabalho. Gestão da Qualidade. Materiais de Construção. Ciência dos Materiais . Mecânica dos Solos e Fundações .

CONSTRUÇÃO CIVIL / ESTRUTURAS / INSTALAÇÕES PREDIAIS

Tecnologia das Construções . Topografia e Tópicos de Cartografia . Orçamento e Planejamento de Obras. Higiene e segurança do trabalho. Gestão da Qualidade. Tensões e deformações em peças estruturais . Resistência dos Materiais . Estruturas de Concreto armado . Fundações: tipos, características, aplicação, dimensionamento e detalhamento de fundações. Instalações de água fria. Instalações de água quente. Instalações de combate à Incêndio. Instalações prediais de esgoto sanitário. Instalação de Esgoto Pluvial. Instalações Elétricas: Noções Gerais de Projeto de Instalações Elétricas; Eletricidade Básica; Sistema Elétrico; Diagramas de Instalação Elétrica Residencial; Projeto Elétrico - NBR 5410 e NTD 04. Quadro Geral de Cargas. Esquema Unifilar da Instalação . Luminotécnica.

CONSTRUÇÃO CIVIL/ DESENHO / INSTALAÇÕES PREDIAIS

Escala; Geometria Plana; Geometria Descritiva; Perspectiva cavaleira e isométrica; Normas técnicas para desenho técnico; Desenho como linguagem; Normas para edifícios; Código de obras e edificações; Desenho Auxiliado por Computador (CAD). Instalações Hidro-sanitárias: Sistema de abastecimento público. Estação de tratamento de água (ETA). Instalações de água fria. Instalações de água quente. Instalações de combate à Incêndio. Instalações prediais de esgoto sanitário. Instalação de Esgoto Pluvial. Instalações Elétricas: Noções Gerais de Projeto de Instalações Elétricas; Eletricidade Básica; Sistema Elétrico; Diagramas de Instalação Elétrica Residencial; Projeto Elétrico - NBR 5410 e NTD 04. Quadro Geral de Cargas. Esquema Unifilar da Instalação . Luminotécnica. Projeto de Instalação Telefônica e Cabeamento Estruturado.

EDUCAÇÃO

Psicologia educacional; Teoria das organizações e gestão escolar; Fundamentos didático-pedagógicos; História da educação; Sociologia da educação; Estado e organização escolar; Política educacional brasileira; Alfabetização e letramento; Organização do trabalho pedagógico/literatura infantil; Fundamentos da educação especial; Fundamentos da educação infantil; Educação de jovens e adultos; Política de inclusão escolar; Função social da escola; Princípios da interdisciplinaridade; Uso de tecnologias na educação; Métodos e técnicas de ensino; Sistema de avaliação escolar e do ensino; Concepções de sociedade, homem e educação; A função social da escola pública; O conhecimento científico e os conteúdos escolares; A história da organização da educação brasileira; O atual sistema educacional brasileiro; Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano/apropriação do conhecimento na psicologia histórico- cultural.

ELETROTÉCNICA

Avaliação de Circuitos CC e CA. Eletrônica Analógica e Digital. Microcontroladores e Microprocessadores. Comandos e Acionamentos Eletropneumáticos. Sistemas de Medição, Instrumentação e Telemetria. Sistemas Lineares e Não-Lineares. Teoria de Controle Moderno. Sistemas de Controle Digital. Sistemas a Evento Discreto-Controladores Lógicos Programáveis e Redes de Petri.

FILOSOFIA

A natureza da Filosofia e as condições de possibilidade do conhecimento). A especificidade da Filosofia e do seu ensino. A diferença entre ciência moderna e técnica contemporânea. Pressupostos filosóficos da educação moderna. Cidadania, educação e a problemática multicultural. Correntes filosóficas contemporâneas; existencialismo, fenomenologia, pós-estruturalismo, neo-pragmatismo). A ética das virtudes, a ética do dever e o utilitarismo. Confrontos com a ética do trabalho no mundo contemporâneo. Medidas Físicas. Movimento Retilíneo; Cálculo Vetorial; Movimento num Plano: Força e Movimento; Trabalho e Energia: Lei da Conservação da Energia: Sistemas de Partículas: Colisões e Movimento de Rotação: Rolamento, Torque e Momento Angular Equilíbrio e Elasticidade; Oscilações; Campo Gravitacional; Mecânica dos Fluídos: Movimento Ondulatório; Temperatura; Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica; Teoria Cinética dos Gases: A Segunda Lei da Termodinâmica; Eletrostática. Carga e Matéria; O Campo Elétrico; A Lei de Gaus; Potencial Elétrico; Corrente e Resistência Elétrica; Circuitos Elétricos; Campo Magnético; A experiência de Faraday. Ondas Eletromagnéticas; Óptica Geométrica; Interferência; Difração; Teoria da Relatividade; Física Quântica; Modelos Atômicos; Condução de Eletricidade em Sólidos; Física Nuclear; Energia Libertada Pelo Núcleo; Quarks, Léptons e o Big-Ban.

GASTRONOMIA

Hospitalidade e gastronomia. Alimentação e subjetividade. Culinária regional e as interfaces com o mundo globalizado. A qualidade em serviços de alimentação na cozinha e restaurante. Higiene e alimento seguro. Matérias-primas utilizadas na produção de alimentos: leite, queijos e derivados, carnes e embutidos, aves e ovos, peixes e mariscos, hortaliças e frutas; leguminosas e cereais, massas e elementos de crescimento das massas, gorduras e açúcares, infusões e temperos. Mise en Place. Ficha técnica de preparo. Cardápios. Técnicas de cozinha fria e quente. Técnicas de confeitaria. Estrutura física e organizacional da cozinha e restaurante. Equipamentos. Utensílios (instrumentos de trabalho) e mobiliários. Organograma funcional. Bebidas e serviços de bar.

GEOFÍSICA E GEOPROCESSAMENTO

Geofísica: Métodos geofísicos utilizados em análise de bacias, pesquisa mineral, hidrogeologia e geologia ambiental. Teoria dos métodos geoelétricos. Eletrorresistividade. Potencial espontâneo.Polarização induzida. Métodos eletromagnéticos. Levantamento, tratamento, técnicas analíticas e de processamento. Interpretação qualitativa e quantitativa de resultados. Geologia versus Geofísica. Adequação de métodos. Pesquisa mineral: métodos de prospecção e avaliação de depósitos minerais. Geoprocessamento: O desenvolvimento das geotecnologias e principais conceitos básicos em SIG, GPS, cartografia digital e sensorimento remoto. Utilização e principais ferramentas do SIG em pesquisa mineral. Principais tipos de sensores no estudo do meio físico: vantagens e limitações, integração de imagens e bases cartográficas.

GEOLOGIA

Mineralogia: Propriedades físicas e químicas dos minerais. Sistemas cristalinos e estrutura interna dos cristais. Métodos de análises químicas de minerais. Petrologia: Petrologia e petrografia das rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Geologia Básica: Geologia estrutural e geotectônica. Evolução de terrenos geológicos. Ambientes geológicos do Brasil. Classificação geoquímica dos elementos. Pesquisa mineral: Gênese e controle de jazidas minerais. Principais jazimentos e usos de minerais industriais. Métodos de prospecção e avaliação de depósitos minerais. Geoquímica em prospecção mineral.

GEOMÁTICA

Topografia: Importância e limite da topografia; tipos de medidas: lineares, angulares e de superfície; avaliação de Superfícies; métodos de obtenção de medidas angulares; orientação de trabalhos topográficos; instrumental usado em Planimetria; tipos de levantamentos planimétricos; classificação de poligonais quanto a figura e quanto ao controle; cálculo analítico de coordenadas e áreas; problema de Photenot; nivelamento geométrico; nivelamento trigonométrico; levantamento plani-altimétrico, locação de obras de engenharia; locação e nivelamento de trechos de estrada; marcação de offset; locação de curvas de nível; processamento eletrônico dos dados topográficos; declinação magnética; transformação de rumo magnético em rumo verdadeiro; aviventação de divisas, demarcação e divisão de terras; manutenção de equipamentos topográficos. Geodésia: Conceitos; geometria do elipsóide de revolução; sistemas de referência; transporte de coordenadas; posicionamento geodésico horizontal: técnicas de medição angular e de distância; posicionamento geodésico vertical: campo da gravidade, rede de controle vertical, medição gravimétrica; reduções gravimétricas; altitudes científicas; posicionamento por satélite e aplicações. Geodésia celeste; tipos de sistema de posicionamento por satélites artificiais; os sistemas GPS, GLONASS, GALILEO e COMPASS; métodos de posicionamento por satélite; métodos de processamento de dados GPS. Ajustamento de observações: conceitos de ajustamento, observação e modelo matemático; erros; probabilidade, amostra, estatísticas; variável aleatória, distribuição de probabilidade; variância, covariância e confiabilidade; propagação das covariâncias; princípio dos mínimos quadrados, métodos paramétrico, correlato e combinado; qualidade da estimativa; pré-análise; análise dos resultados; ajustamento geral; injunções. Avaliação de terras: Noções gerais da matéria e de valores da terra; utilidades e mercado consumidor; tipos de imóveis; fatores de valorização e desvalorização; tipos de benfeitorias; natureza das benfeitorias; características dos imóveis; normas para avaliação; elaboração de laudo de avaliação. Urbanismo: Objetivos e métodos; cidades, urbanização e regiões; administração e planejamento de cidades; recursos, meio-ambiente e urbanização; teorias de planejamento urbano e regional e da formulação de políticas urbanas e regionais; bases legislativas; organização e administração dos órgãos de planejamento local; estudos básicos para o planejamento; sistema viário, serviços de utilidade pública; sistema de transportes, recreação e espaços livres; planejamento de zonas residenciais, comerciais e industriais; zoneamento urbano e normas de loteamento. Hierarquização do sistema Viário, Insumos para projeto de loteamento, legislação sobre parcelamento e uso do solo, estudos preliminares, projeto básico de loteamento, projeto de execução.

INFORMÁTICA I

Arquitetura de computadores; Organização de computadores; Sistemas operacionais (Família Windows e Família Linux); Redes de computadores; Lógica e linguagem de programação; Teoria da Computação.

INFORMÁTICA II

Engenharia de Software (conceitos e aplicação): Ciclos de Vida de Software; Modelos de Processo de Software; Processo Unificado; Linguagem de Modelagem Unificada (UML): visões, modelos, diagramas; Gerência de Projeto; Qualidade de Processo de Software; Qualidade de Produto de Software; Ferramentas de Gerência de Projeto; Ferramentas de Modelagem; Ferramentas Case. Desenvolvimento de Software: Sistemas de Informação: Java SE, C, C++, Delphi, Visual Basic; Integração com Bancos de Dados; Sistemas de Informação para Web: PHP, Java (Servlets, JSP, JSF), C#; Integração com Bancos de Dados, AJAX, Web Services. Estruturação de Dados para Web: DHTML, HTML, XML, CSS, RSS.

INFORMÁTICA III

Engenharia de Software (conceitos e aplicação): Ciclos de Vida de Software; Modelos de Processo de Software; Processo Unificado; Linguagem de Modelagem Unificada (UML): visões, modelos, diagramas; Gerência de Projeto; Qualidade de Processo de Software; Qualidade de Produto de Software; Ferramentas de Gerência de Projeto; Ferramentas de Modelagem; Ferramentas Case. Desenvolvimento para Web - Estruturação de Dados para Web: DHTML, HTML, XML, CSS, RSS, etc; Sistemas de Informação: Java SE, C, C++, Delphi, Visual Basic; Integração com Bancos de Dados;- Sistemas de Informação para Web: PHP, Java (Servlets, JSP, JSF), C#; Integração com Bancos de Dados, AJAX, Web Services, etc. Softwares de Conteúdos Lineares; Softwares de Autoria; Softwares de edição de vídeo; Softwares de edição de áudio; RV (Realidade Virtual), VRA (Realidade Virtual Aumentada), VRI (Realidade Virtual Imergida); Objetos de Aprendizagem, Hipermídia Adaptativa; Padrão RIVED; LMS (Learning Management System); CMS (Content Management System); CMS (Learning Content Management System).

LAVRA DE MINAS E TRATAMENTO DE MINÉRIOS

Lavra de minas - Planejamento de lavra de minas a céu aberto e subterrânea. Desenvolvimento de minas a céu aberto e subterrânea. Operações mineiras em minas a céu aberto e subterrânea: perfuração, desmonte, carregamento e transporte de rochas. Plano de fogo para desmontes a céu aberto e subterrâneo. Equipamentos de lavra em mineração a céu aberto e subterrânea. Estabilidade de maciço rochoso. Drenagem em mina. Segurança, meio ambiente e saúde em mineração (NR 22/78). Meio ambiente e recuperação de áreas mineradas. Legislação mineral e legislação ambiental correlata. Fechamento de mina. Ética profissional. Tratamento de minérios - Estágios, usina, fluxograma, circuito, teor, umidade, porcentagem de sólidos, densidade, amostragem e homogeneização. Granulometria: Introdução e conceitos; Correlação com as bases operatórias; tamanho das partículas; Análise granulométrica por peneiramento; Escala de peneiras (Série Tyler); Tabela e gráfico (MONO-LOG). Cominuição: Conceito e objetivos; Divisão (etapas); Mecanismos de fragmentação. Britagem: Conceito e objetivos; Etapas; tipos de britadores: funcionamento e características; Curvas granulométricas dos britadores. Moagem: Conceito e objetivos; Divisão; Processos (moagem a úmido e a seco) e equipamentos. Classificação por tamanho: Conceito; Métodos; Peneiramento industrial: tipos de equipamentos, funcionamento e superfícies peneirantes. Concentração: Conceito; Produtos; Condições requeridas para se concentrar; Etapas; Tipos de equipamentos: funcionamento e características. Quantificação das operações de concentração (balanço de massa e metalúrgico). Separação sólido/líquido: espessamento e filtragem.

LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL

A linguística e o ensino do Português e do Espanhol: linguagem, língua, gramática, língua oral, língua escrita, variação linguística, língua padrão; noção de erro. Leitura e Compreensão de texto de gêneros diversos: textos descritivos, narrativos, argumentativos. O discurso direto, o indireto e o indireto livre. A formação de leitores competentes. Aspectos semânticos, estilísticos e pragmáticos da língua portuguesa e da língua espanhola. Ensino de línguas para Fins Específicos e a escola tecnológica. Espanhol Peninsular e a América Espanhola. Os falsos cognatos em língua espanhola. A arte e a literatura luso-brasileira, hispano-americana e espanhola. A língua espanhola e o português brasileiro: similaridades e diferenças. Os marcadores discursivos: o espaço da argumentação na língua portuguesa e na espanhola. Interferências do português sobre o espanhol nos níveis fonético/fonológico, sintático e morfológico. Interlíngua e análise de erros dos aprendizes de E/LE. Teorias de aquisição e aprendizagem de língua materna e de E/LE. As novas tecnologias aplicadas ao processo de ensinar e aprender línguas. Análise e seleção de material didático para o ensino de línguas. A motivação e a aprendizagem de línguas. O componente cultural como recurso em aulas de línguas. Atividades lúdicas para a aprendizagem de vocabulário/gramática e sua importância no ensino de línguas. O desenvolvimento de atividades com músicas em aulas de línguas. A integração das destrezas expressão e compreensão oral, expressão e compreensão leitora, e a interação comunicativa em aulas de línguas. Os materiais autênticos: estratégias para facilitar a aprendizagem de estruturas linguísticas. A língua portuguesa e a espanhola como instrumento de comunicação internacional: ideologias e variantes socioculturais. Novas perspectivas em teoria de tradução de textos. Princípios metodológicos do ensino de línguas. Para realização das provas, não há exigência de bibliografia específica, vez que o candidato deverá demonstrar familiaridade com o cânone acadêmico e literário, bem como domínio do instrumental teórico-gramatical e crítico-literário de ambas as línguas.

LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS

A linguística e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) e de Língua Inglesa (LI): linguagem, língua, gramática, língua oral, língua escrita, variação linguística, língua padrão; erro e correção. Leitura e Compreensão de textos de gêneros diversos: textos descritivos, narrativos, argumentativos. O discurso direto, o indireto e o indireto livre. A formação de leitores competentes. Aspectos sintáticos, morfológicos, semânticos, estilísticos e pragmáticos da LP e da LI. Pressupostos teóricos do Ensino de línguas para Fins Específicos e o contexto de ensino técnico e tecnológico. A arte e a literatura luso-brasileira e as literaturas de língua inglesa. O papel da língua materna no ensino da LI como língua estrangeira e/ou segunda língua. Os marcadores discursivos: o espaço da argumentação na LP e na LI. Teorias de aquisição e/ou de aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira e/ou segunda língua. As novas tecnologias aplicadas ao processo de ensinar e aprender línguas. Análise e seleção de material didático para o ensino de línguas. A motivação, as estratégias de ensino-aprendizagem, as crenças e a afetividade em relação ao processo de ensinar e de aprender línguas. O componente cultural como recurso em aulas de línguas. Atividades lúdicas em favor do processo ensino-aprendizagem de línguas. A integração das destrezas expressão e compreensão oral, expressão e compreensão leitora, e a interação comunicativa em aulas de línguas. O uso de materiais autênticos em sala de aula. A globalização e o ensino de LP e de LI: ideologias, culturas e variantes socioculturais. Novas perspectivas em teoria de tradução de textos. Princípios metodológicos do ensino de línguas. Para realização das provas, não há exigência de bibliografia específica, vez que o candidato deverá demonstrar familiaridade com o cânone acadêmico e literário, bem como domínio do instrumental teórico-gramatical e crítico-literário de ambas as línguas.

LIBRAS E ESTUDOS SURDOS

Libras - Língua de Sinais Brasileira - Morfologia; Língua de Sinais Brasileira - Sintaxe; Língua de Sinais Brasileira - Semântica e Pragmática; Processos de avaliação no ensino de Libras; Novas tecnologias e educação de surdos. Área de estudos surdos - Políticas educacionais para surdos no Brasil; Ensino de língua de sinais como L1; Ensino de língua de sinais como L2; Identidades e culturas surdas; Educação Bilíngue para surdos; Língua de Sinais Brasileira - Fonologia.

LOGÍSTICA

Globalização das estratégias de operações e logísticas; Gestão da cadeia de suprimentos globais; Estratégia de localização e arranjo físico; Planejamento de capacidade: MRP I/ MRP II; Sistemas de produção enxuto: just in time, Kanban; Estratégias de estoque; Estratégias de transportes; Qualidade aplicada à logística; Serviço ao cliente; Gerenciamento estratégico do LEAD TIME; Custos logísticos e desempenho; Balanceamento de produção. Abordagem histórica da administração: abordagens prescritivas e normativas; abordagens descritivas e explicativas. Conceitos básicos: administração, organização, eficiência, eficácia, efetividade. Processo administrativo: funções de planejamento, organização, direção e controle. Níveis hierárquicos: Papéis e competências gerenciais.

MATEMÁTICA

Cálculo Diferencial e Integral: Teorema Fundamental do Cálculo; Teorema de Green e Teorema de Stocks. Geometria Analítica: Produtos de vetores; Cônicas e Superfícies quádricas. Álgebra Linear: Transformações Lineares; Autovalores e Autovetores; Diagonalização de Operadores. Álgebra: Congruências; Equações Diofantinas; Teorema de Lagrange; Teoremas do homomorfismo para grupos e anéis; Corpos finitos. Funções de Variáveis Complexas: Limite, Derivada e Integral de Funções de Variáveis Complexas. Probabilidade: Esperança Matemática; Esperança Condicional; Funções Características e Convergência; Teorema Central do Limite. Estatística: Estimação de Parâmetros; Testes de Hipóteses; Regressão Linear Simples. Equações Diferenciais: Equações Diferenciais de Primeira e Segunda ordem; Sistemas de equações lineares de primeira ordem; Análise Real: Números Reais; Séries e Sequencias; Topologia da Reta; Funções, Limites e Continuidade; Integral de Riemann; Teorema Fundamental do Cálculo. Educação Matemática - Etnomatemática: aspectos teóricos, políticos e culturais da Educação Matemática; Ensino e aprendizagem da Matemática: o jogo, materiais estruturados, o ensino de conceitos, a resolução de problemas, uso de calculadoras, computador e multimídia; A investigação Matemática nas aulas de Matemática; Implicações da História da Matemática na Educação Matemática; O papel da avaliação no ensino e aprendizagem da Matemática; A Modelagem Matemática como metodologia para o ensino de Matemática; Educação à Distância e Ensino de Matemática: desafios, possibilidades, pontos positivos e pontos negativos.

MECÂNICA

Termodinâmica - Tratamento Termodinâmica Clássica Aplicada à Engenharia com Interpretação de Balanço de Energia em Sistemas e Volume de Controle; Relação entre Trabalho e Calor com Cálculo Quantitativo, Rendimento e Ciclos de Calor. Mecânica dos Fluidos - Fundamentos, Hidrostática, Análise de Escoamentos, Leis Básicas Escoamento Irrotacionais e Rotacionais; Análise Dimensional e Semelhança, Escoamento Laminar e Turbulência; Transferência de Calor; Mecanismos da Transferência de Calor; Condução em Regime Permanente e Transiente; Convecção Térmica; Convecção Natural; Convecção em Escoamentos; Trocador de Calor; Radiação Térmica; Máquinas de Fluxo e Bombeamento; Máquinas Hidráulicas; Sistemas de Bombeamentos ( Centrifugas, Axiais, Ventiladores); Curvas de Rendimento, Sistemas de Deslocamento Positivo, Turbinas a Gás e a Vapor; Curvas Características; Dimensionamento de Linhas.

NUTRIÇÃO

Saúde e nutrição. Constituintes dos alimentos. Calorias dos alimentos. Tipos de alimentos. Conservação das matérias-primas. Pirâmide de alimentos. Guia Alimentar. Elaboração de cardápio. Importância dos microrganismos em alimentos. Fatores intrínsecos e extrínsecos que controlam o desenvolvimento microbiano nos alimentos. Microrganismos indicadores de condições higiênico - sanitária em alimentos. Microrganismos patogênicos de importância em alimentos. Controle do desenvolvimento microbiano nos alimentos. Saúde do manipulador de alimentos. Controle de pragas nos serviços de alimentação. Aspectos físicos do serviço de alimentação (ambiente, equipamentos e utensílios). Ferramentas de programas de qualidade. Importância da gestão da qualidade em serviços de alimentação. Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Procedimentos Operacionais (POPs). Segurança alimentar no mercado mundial. Normas e padrões alimentares nacionais e internacionais. Regulamento no comércio de alimentos (ANVISA, Codex alimentaius, FAO, OMS e outros).

RESTAURANTE E BAR

Hospitalidade e serviço de bares e restaurantes.Tipos de bebidas, formas de preparação, técnicas de degustação e serviços. Enogastronomia. A qualidade em serviços de bares e restaurante. Bebidas: tendências no mundo atual. Higiene e manipulação de alimentos e bebidas. Mise en Place. Ficha técnica de preparo. Cardápio e Carta de Bebidas. Estrutura física e organizacional de bar e restaurante. Equipamentos, utensílios e mobiliários. Serviço de alimentos e bebidas em bares, restaurante e eventos.

PROCESSOS QUÍMICOS

Estrutura eletrônica. Classificação periódica e propriedades dos elementos. Ligações químicas. Relações entre propriedade física e estrutura. Soluções. Cinética química. Funções inorgânicas. Termoquímica. Reações Nucleares. Equilíbrio químico e Produto de Solubilidade. Eletroquímica - Conceitos Básicos, Células Galvânicas, Potenciais Padrões, Equação de Nernst, Constante de Equilíbrio e eletrólise ígnea e aquosa. Métodos Cromatográficos de Análise - Princípios, Instrumentação e Aplicações relacionadas aos métodos cromatográficos em fase gasosa (GC) e fase líquida (LC). Espectroscopia Atômica - Princípios, Instrumentação e Aplicações. Métodos Volumétricos - Conceito e aplicações. Métodos Gravimétricos - Conceito e aplicações. Preparo de Amostras - Amostragem, Abertura de amostras, Técnicas de Extração, Pré-concentração. Otimização e controle de processos. Transferência de calor e massa. Operações Unitárias. Fenômenos de Transporte. Processos Químicos Industriais Orgânicos e Inorgânicos. Química Ambiental - Agrotóxicos (organoclorados, organofosforados, carbamatos, furanos, dioxinas e piretróides. Tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos e sustentabilidade.

QUÍMICA

Estrutura eletrônica. Classificação periódica e propriedades dos elementos. Ligações químicas. Relações entre propriedade física e estrutura. Soluções. Cinética química. Funções inorgânicas. Termoquímica. Reações Nucleares. Equilíbrio químico e Produto de Solubilidade. Eletroquímica - Conceitos Básicos, Células Galvânicas, Potenciais Padrões, Equação de Nernst, Constante de Equilíbrio e eletrólise ígnea e aquosa. Métodos Cromatográficos de Análise - Princípios, Instrumentação e Aplicações relacionadas aos métodos cromatográficos em fase gasosa (GC) e fase líquida (LC). Espectroscopia Atômica - Princípios, Instrumentação e Aplicações. Métodos Volumétricos - Conceito e aplicações. Métodos Gravimétricos - Conceito e aplicações. Preparo de Amostras - Amostragem, Abertura de amostras, Técnicas de Extração, Pré-concentração. Estudo do átomo de carbono e cadeias carbônicas. Funções Orgânicas. Isomeria. Química Ambiental - Agrotóxicos (organoclorados, organofosforados, carbamatos, furanos ,dioxinas e piretróides. Tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos e sustentabilidade.

TELECOMUNICAÇÕES

Técnicas de modulação analógicas. Técnicas de modulação digitais. Sistemas lineares. Filtros analógicos. Conversores A/D e D/A. Processamento digital de sinais. Filtros digitais. TV Digital. Comutação telefônica. Multiplexação telefônica. Análise de desempenho de redes de telecomunicações. Gerência de redes de telecomunicações. Propagação eletromagnética. Antenas. Telefonia móvel celular. Unidades de Medida em Telecomunicações

TRANSPORTES

Controle de tráfego - Elementos do tráfego; características do tráfego; pesquisas de tráfego; circulação; capacidade e níveis de serviço; sinalização vertical, sinalização horizontal e outros tipos de sinalização; estacionamento de carga e descarga; estratégias de controle da operação do tráfego em rede aberta e em rede fechada; simulação da operação do tráfego; pólos geradores de viagens (pgvs). Gerenciamento de transporte e frotas - Introdução a gestão de frotas; dimensionamento de frotas; especificação e avaliação de veículos; operação de frotas; previsão de custos operacionais; controle de custos operacionais; planejamento da manutenção; substituição de frotas; acomodação de cargas e de passageiros.Transportes públicos - Transporte urbano e sua importância; transporte público urbano; modos de transporte urbano; transporte coletivo x transporte individual; qualidade no transporte público urbano; eficiência no transporte público urbano; integração no transporte público urbano; linhas e redes; elaboração do plano operacional; programação da operação; operacionalização dos serviços e controle do desempenho. Planejamento da mobilidade urbana - Definições; regulamentação urbana; plano diretor de transporte e da mobilidade; fundamentos para o planejamento da mobilidade; componentes do planejamento da mobilidade; plano de mobilidade; processo de elaboração do planmob. Noções de infraestrutura - Infraestrutura viária urbana: vias, calçadas e travessia de pedestres, vias de ônibus, ciclovias e vias de pedestres; organização do setor de transportes; características da infraestrutura dos transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo; infraestrutura para o transporte inter e multimodal. Segurança viária - Definição e classificação dos acidentes de trânsito; estatísticas de acidentes e indicadores utilizados; fatores contribuintes dos acidentes; procedimentos básicos para investigação dos acidentes de trânsito; sistemas de coleta e tratamento de dados de acidentes; sistemas nacionais e sistemas internacionais; identificação de pontos, segmentos e áreas críticas; método do denatran; método do índice de segurança potencial (isp); medidas de engenharia para prevenção e/ou redução de acidentes. Logística - As origens da logística; a logística e as necessidades do consumidor; sistemas logísticos; gestão de suprimentos; armazenagem e análise da cadeia de valor; participação da logística na cadeia de valor; custos logísticos na cadeia de valor; atividades logísticas; distribuição física; custos operacionais; operadores logísticos; roterização; serviço ao cliente; armazenagem; estoques; logística reversa; sistemas de informação; custeio abc; rede logística. Transporte de cargas - Aspectos técnicos, econômicos e mercadológicos específicos do transporte rodoviário de cargas; ambiente de armazenamento e tipos de galpões; unitização de carga; transporte de cargas: modal aérea, modal rodoviária, modal ferroviária, modal fluvial e modal marítma; transporte de cargas no perímetro urbano; transporte de cargas perigosas; logística e cálculo do frete. Transporte e sociedade - História dos transportes no Brasil; transporte e desenvolvimento; transportes e atividades econômicas; população, migração e assentamentos; espaço e economia urbana e regional; transporte, ambiente e energia; o problema do deslocamento urbano e regional; problemas de transporte e soluções; estado e transportes; a evolução do planejamento de transportes.

TURISMO

Atividade turística - Importância, conceitos, classificações e perspectivas. Mercado de agências de viagens e turismo: características universais e específicas. A realidade do mercado de agências de viagens e turismo: análises, tendências e perspectivas. Aspectos tecnológicos, culturais e socioeconômicos que condicionam o turismo emissivo e receptivo. A integração agências de viagens, transportes turísticos, meios de hospedagem e restaurantes. Impactos sociais e econômicos dos transportes ligados ao turismo. Novas tendências do mercado de agências de viagens no contexto da Globalização e das novas tecnologias. A interrelação agências de viagens, operadoras, fornecedores, clientes e distribuidores do produto turístico. Planejamento e desenvolvimento de pacotes turísticos. O papel do agente de viagens diante das novas tendências do mercado de viagens e turismo. Comportamento do consumidor e a escolha de destinações turísticas. Ética e responsabilidade social e qualidade nas empresas e agentes dos produtos e serviços turísticos. Turismo e mercado de agências de viagens e sua relação com o ambiente em geral. Hospitalidade como agregadora de valores aos produtos e serviços turísticos. O ensino de Agências de viagens e turismo nos cursos superiores de Turismo. Eventos - Conceituação e estrutura organizacional. Relações entre Eventos e hospitalidade. Eventos e sua interlocução com o mercado turístico. Turismo de Negócios e Eventos na perspectiva regional, nacional e internacional. O ensino de Eventos nos cursos superiores de Turismo e de Hotelaria. Impactos gerais do Turismo de Eventos. A realidade do mercado de eventos: análises, tendências e perspectivas. Meios de hospedagem - Meios de hospedgaem e sua classificação no turismo atual. Meios de hospedagem: análise macro e micro ambiental. Regulamentação geral dos meios de hospedgem. Controles hoteleiros: administração e patrimônio.

ANEXO VIII - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CONCURSO

Etapa/Atividade

Data de Realização

Publicação do Edital

03/05/10

Inscrição pela Internet (www.ifg.edu.br/selecao)

03/05/10 a 14/05/10

Prazo final para solicitação de isenção de taxa de inscrição

07/05/10

Prazo final para pagamento da taxa de inscrição, respeitado o horário bancário

14/05/10

Prazo final para requerimento de condições especiais no dia da realização das provas

17/05/10

Prazo final para apresentação de pedido de correção de dados no requerimento de inscrição

17/05/10

Divulgação dos locais de realização da prova escrita

25/05/10

Acesso ao documento de confirmação de inscrição

25/05/10

Realização das provas escritas - objetiva e discursiva

03/06/10

Divulgação do gabarito preliminar da prova escrita - objetiva e das respostas esperadas da prova escrita - discursiva

04/06/10

Apresentação de recurso contra questões da prova escrita - objetiva e discursiva

07/06/10 (das 8 horas às 18 horas)

Divulgação do resultado dos recursos contra questões da prova escrita - objetiva e discursiva

09/06/10

Divulgação do gabarito final da prova escrita - objetiva

09/06/10

Divulgação do resultado da prova escrita - objetiva

10/06/10

Divulgação do resultado preliminar da prova escrita - discursiva

14/06/10

Apresentação de recurso contra a correção de questões da prova escrita - discursiva

15/06/10 (das 8 horas às 18 horas)

Divulgação do resultado dos recursos da prova escrita - discursiva

17/06/10

Divulgação do resultado da prova escrita - discursiva

17/06/10

Sorteio de ponto e divulgação do calendário de realização da prova de desempenho didático

18 e 19/06/10

Realização das provas de desempenho didático

21 e 22/06/10

Divulgação do resultado das provas de desempenho didático

23/06/10

Entrega de títulos

24/06/10

Resultado da prova de títulos

26/06/10

Apresentação de recursos contra o resultado da prova de títulos

28/06/10 (das 8 horas às 18 horas)

Divulgação do resultado dos recursos da prova de títulos

29/06/10

Divulgação do resultado do concurso

29/06/10

Apresentação de recursos contra o resultado do concurso

30/06/10 (das 8 horas às 13 horas)

Divulgação do resultado final do concurso

1º/07/10

Homologação do resultado final do concurso com publicação no Diário Oficial da União

02/07/10

ANEXO IX - MODELO DE FORMULÁRIO RECURSOS

Recurso

Concurso: EDITAL nº. _____ /2010, de ____ de XXXX de 2010

Candidato:__________________________________________, Número do Documento de Identidade:_____________________, Número de Inscrição:__________________________________, Cargo:_____________________________________________, Cidade de Classificação:_________________________________, Número da Questão:__________________________________, Fundamentação e argumentação lógica:___________________________________________________, Data: ___/ ___/ ___.

__________________________________
Assinatura