IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - CE

Notícia:   Instituto Federal de Educação do Ceará - CE oferece 52 vagas para Professor

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

CONCURSO PÚBLICO - CARREIRA DOCENTE

EDITAL Nº 08/DGP-IFCE/2010

A DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), considerando a competência que lhe é delegada mediante Portaria nº. 529/2009 - Reitoria/IFCE, de 25 de maio de 2009, o teor da Portaria nº. 537/MPOG, de 31 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2009, o teor da Portaria nº. 11/ MEC, de 08 de janeiro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 11 de janeiro de 2010, torna pública a abertura da inscrição para o Concurso Público de Provas e Títulos visando ao provimento do cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei nº. 11.784, de 22 de setembro de 2008, com o objetivo de preencher o Quadro de Pessoal dos Campi de Sobral, Limoeiro do Norte, Crateús, Canindé e Acaraú e dos Campi Avançados de Baturité, Jaguaribe, Tauá e Tianguá, sob o Regime Jurídico Único, aprovado pela Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com suas alterações posteriores, as legislações pertinentes e demais regulamentações conforme estabelecido neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O concurso público será realizado pela Comissão Coordenadora do Concurso (CCC) designada pela Diretora de Gestão de Pessoas do IFCE.

1.2. O provimento se dará em vagas de acordo com as Áreas de Estudo relacionadas no Anexo I deste Edital.

1.3. A Diretoria de Gestão de Pessoas nomeará as bancas examinadoras deste certame.

1.4. São consideradas atividades próprias do pessoal docente: as relacionadas ao ensino, notadamente, a ministração de aulas na área das disciplinas para qual prestou concurso; as relacionadas à pesquisa; as que se estendam à comunidade sob a forma de cursos e serviços especiais; as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além de outras previstas na legislação vigente.

1.5. Fica estabelecido o "fuso" de Brasília-DF como horário oficial de referência para todas as alusões contidas neste Edital.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital, disponível no sítio www.ifce.edu.br, e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

2.2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital e sua tácita aceitação, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3. A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, no período compreendido entre 8 horas do dia 15/04/2010 até às 17 horas do dia 23/04/2010.

2.4. Para inscrever-se, o candidato deve acessar o endereço eletrônico www.ifce.edu.br, durante o período definido no item 2.3. e efetuar a inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:

a) Preencher o requerimento de inscrição, informando, obrigatoriamente, o CPF e transmitir os dados via internet;

b) Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, até a data limite de encerramento das inscrições;

c) efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais) por meio de boleto eletrônico, em qualquer agência bancária ou lotérica, até a data limite do encerramento das inscrições.

2.5. O candidato deve imprimir o Edital regulador deste concurso, disponível no sítio www.ifce.edu.br.

2.6. No momento da inscrição, o candidato deve optar apenas por uma Área de Estudo, visto que a prova escrita será no mesmo dia e horário. Caso seja constatado mais de um requerimento de inscrição, por CPF, será confirmado somente o último.

2.7. Uma vez requerida e confirmada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

2.8. Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc); passaporte brasileiro (ainda válido); Carteira do Trabalho e Previdência Social; carteiras funcionais expedidas pelo Ministério Público, Magistratura, ou por órgão público que, amparados por lei federal, valem como identidade; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto, obedecendo ao período de validade).

2.9. Não serão aceitos como documentos de identidade: certificado de reservista, boletim de ocorrência policial, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação (modelo antigo ou modelo novo com período de validade vencido), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade nem documento ilegível, não-identificável ou danificado.

2.10. A inscrição efetuada será confirmada somente após a comprovação do pagamento da taxa e do correto preenchimento do requerimento de inscrição.

2.11. O pagamento com cheque será confirmado somente após a compensação bancária; se o cheque tiver sido devolvido, a inscrição será indeferida.

2.12. Será considerado inscrito o candidato que tiver seu requerimento de inscrição confirmado, na forma do item 2.10. deste Edital, devendo certificar-se do deferimento no dia 30/04/2010, mediante consulta ao sítio www.ifce.edu.br.

2.13. O IFCE não se responsabiliza por requerimento de inscrição não recebido via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto bancário.

2.14. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros concursos/seleções.

2.15. Em nenhuma hipótese será devolvida a importância paga, relativa à taxa de inscrição.

2.16. Não será aceito requerimento de inscrição por via postal, fax, correio eletrônico, condicional, extemporâneo nem em desacordo com as normas deste Edital.

2.17. As informações prestadas no requerimento de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IFCE, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados a posteriori, do direito de excluir o candidato deste concurso público e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

2.18. Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas sem que esteja previamente confirmado o seu requerimento de inscrição.

3. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

3.1. O IFCE obedecendo ao que preceitua o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no DOU de 3/10/2008, prevê a possibilidade de isenção de taxa de inscrição para o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007;

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

3.2. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos no dia 15/04/2010, mediante requerimento padrão protocolizado nos Campi de Sobral.

3.3. Para a solicitação de isenção de taxa, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) Imprimir o requerimento que está disponível no sítio www.ifce.edu.br;

b) apresentar declaração de que atende a alínea "b" do item 3.1. deste Edital.

3.4. Não será aceita a documentação, se entregue após a data especificada no subitem 3.2.

3.5. O IFCE consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.6. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10º do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

3.7. A relação dos candidatos beneficiados com a isenção de taxa de inscrição será divulgada no dia 22/04/2010 (no sítio www.ifce.edu.br).

3.8. Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa deverão efetuar a inscrição procedendo conforme especificado no subitem 2.4., alínea "a".

3.9. No caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato que desejar participar do certame deverá proceder de acordo com o subitem 2.4.

4. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Não se aplica, neste Edital, a reserva de vagas aos portadores de deficiência, em conformidade com o disposto no Artigo 37 do Decreto nº 3.298 de 20/12/99, publicado no DOU de 21/12/99, devido ao fato de ser inferior a 1 (um) o número de vagas resultantes do percentual de 10% das vagas ofertadas por cada Área de Estudo.

5. ATENDIMENTO ESPECIAL

5.1. O candidato portador de deficiência poderá, caso necessário, ainda no período de inscrição, requerer tratamento diferenciado para realização das provas do concurso, na forma do subitem seguinte.

5.2. Para solicitar o tratamento diferenciado, o candidato portador de deficiência deverá protocolizar nos Campi de Sobral ou enviar pelo correio (via SEDEX ou AR) para a COMISSÃO COORDENADORA DO CONCURSO/CAMPUS DE SOBRAL, Av. Dr. Guarani, 317, Derby Clube, CEP 62.040-730-Sobral-CE, a seguinte documentação:

a) requerimento especificando as condições especiais para a realização das provas;

b) laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código a ela correspondente conforme Classificação Internacional de Doença (CID) bem como a provável causa da deficiência.

5.3. O requerimento de tratamento diferenciado será atendido obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado ao candidato o resultado da análise de seu pedido.

5.4. O portador de deficiência que não requerer atendimento especial até o prazo estabelecido no item 5.1., ficará impossibilitado de realizar provas em condições especiais.

5.5. A candidata que estiver amamentando poderá requerer atendimento especial, mediante requerimento protocolizado, nos termos do item 5.2., até o dia 03/05/2010, e, em caso de deferimento, será disponibilizada uma sala onde a criança ficará acompanhada de um responsável devidamente identificado pela candidata.

6. DA ESTRUTURA DO CONCURSO PÚBLICO

6.1. Este concurso público será realizado em 03 (três) fases:

a) Prova Escrita (eliminatória e classificatória);

b) Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória);

c) Prova de Títulos (classificatória).

6.2. A cada uma das etapas será atribuída uma pontuação de zero a cem pontos.

7. DAS PROVAS

7.1. Da Prova Escrita

7.1.1. A Prova Escrita conterá 05 (cinco) questões discursivas, que versarão sobre o conteúdo programático de cada Área de Estudo (Anexo II) e valerá até 100 (cem) pontos.

7.1.2. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência de 30 (trinta) minutos do início da prova, munido do documento oficial de identidade (o mesmo informado na inscrição) caneta esferográfica (tinta azul) lápis, borracha e/ou demais materiais, se solicitados por ocasião da divulgação do local de prova no sítio www.ifce.edu.br.

7.1.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, o documento de identidade exigido no item 7.1.2., por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar boletim de ocorrência de órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, e portar qualquer outro documento oficial de identidade, listado no item 2.8. deste Edital.

7.1.4.O candidato que não apresentar documento oficial de identidade não realizará as provas, observados os itens 7.1.2. e 7.1.3. deste Edital.

7.1.5. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura.

7.1.6. Não será permitido ao candidato entrar no local de realização das provas após o fechamento dos portões.

7.1.7. Nos dias 06 e 07/05/2010, estará disponível no sítio www.ifce.edu.br o cartão de identificação, para impressão pelo próprio candidato, constando o local de realização da prova escrita.

7.1.8. A prova escrita será no dia 09/05/2010, em Sobral/CE, com início às 9h, e terá duração de 4 (quatro) horas.

7.1.8.1. Não será permitido, em nenhuma hipótese, a presença de pessoas não autorizadas ou alheias ao concurso no estabelecimento dessa prova.

7.1.9. Durante a realização desta prova, não será permitido ao candidato, dentro da sala de aula, portar os objetos abaixo especificados, sob pena de ser sumariamente excluído do concurso:

a) arma, máquina calculadora (também em relógios) agenda eletrônica ou objeto similar, telefone celular, bip, walkman, page, notebook, palm top, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro transmissor/receptor de mensagem;

b) boné ou similar, bolsa, livro, jornal, manual impresso ou de anotações.

7.1.10. Sob pena de sua desclassificação no certame, o candidato só poderá retirar-se definitivamente, da sala de prova, uma hora após o seu início e, na hipótese de ausentar-se temporariamente, para eventual necessidade, deverá ser acompanhado de balizador.

7.1.11. Durante a realização da prova escrita, não será permitida qualquer forma de consulta, salvo a utilização de material, definido pela banca examinadora, e informado por ocasião da divulgação do local de prova no sítio www.ifce.edu.br.

7.1.12. Não será atribuído valor à questão que estiver com respostas escritas a lápis ou a caneta que não seja da cor azul.

7.1.13. Salvo o preenchimento do campo obrigatório constante do picote da folha de rosto do caderno de prova, qualquer identificação do candidato na prova escrita implica sua desclassificação no concurso.

7.1.14. O não comparecimento do candidato na data, local e horário pré-determinados para a realização da prova, qualquer que seja a alegação, implicará a eliminação automática do candidato.

7.1.15. Também será sumariamente eliminado o candidato cujo aparelho celular ou outro equipamento qualquer, venha a vibrar ou tocar, emitindo sons de chamada, despertador, etc.

7.1.16. O candidato que for flagrado, utilizando aparelhos de comunicação nas áreas de circulação e acesso às salas de prova, será convidado a se retirar do ambiente e, se não atender, será eliminado do Concurso.

7.1.17. A Comissão Coordenadora do Concurso (CCC) não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

7.1.18. Após o término das provas, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, das dependências da instituição.

7.1.19. Nos momentos finais da prova, os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que todos a tenham terminado, de forma que se retirem ao mesmo tempo, após assinarem os três a Ata de Prova.

7.1.20. O resultado da prova escrita será divulgado no site do IFCE no dia 25/05/2010.

7.2. Da Prova de Desempenho Didático

7.2.1. A Prova de Desempenho Didático, gravada para efeito de registro e avaliação, consiste em uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, perante banca examinadora e se destina a apurar o conhecimento e a capacidade didático-pedagógica do candidato.

7.2.2. Versará sobre os itens constantes nos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS de cada Área de Estudo (Anexo II).

7.2.3. A Prova de Desempenho terá valor máximo de 100 (cem) pontos, e ,após a análise e apreciação do desempenho do candidato pela banca, será registrada a nota final por meio de consenso.

7.2.4. Prestarão a Prova de Desempenho Didático, os oito primeiros candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a sessenta pontos na Prova Escrita, na proporção de oito candidatos para cada vaga oferecida por Área de Estudo, obedecendo-se à ordem decrescente de classificação. Em caso de empate na última colocação, farão a Prova de Desempenho Didático os candidatos que obtiverem esta classificação.

7.2.5. O calendário da Prova de Desempenho Didático, no qual constará o dia e a hora do sorteio do ponto, será divulgado no sítio www.ifce.edu.br, no dia 02/06/2010.

7.2.6. O sorteio do ponto será realizado vinte e quatro horas antes da Prova de Desempenho Didático, admitindo-se tolerância de quarenta e cinco minutos.

7.2.7. Serão avaliados nesta prova os seguintes fatores: plano de aula, condução da aula, domínio de conteúdo, procedimentos e recursos didáticos utilizados, avaliação e duração da aula.

7.2.8. O candidato deverá apresentar-se, para a Prova de Desempenho Didático, portando o documento oficial de Identidade (o mesmo informado na inscrição) e o plano de aula, em três vias (modelo do plano de aula disponível no sítio www.ifce.edu.br).

7.2.9. Não será permitida a presença, no recinto da prova, dos demais candidatos e de pessoas não previstas no item 7.2.1., podendo, no entanto, ter a participação de alunos do IFCE.

7.2.10. Será habilitado na Prova de Desempenho Didático o candidato que obtiver, no mínimo, sessenta pontos.

7.2.11. Caso o candidato não possa comparecer ao sorteio do ponto da Prova de Desempenho Didático, poderá enviar um representante, munido de autorização escrita, especificamente para este fim, com cópia do documento oficial de identidade de ambos.

7.2.12. As Provas de Desempenho Didático se realizarão no período de 07 a 12/06/2010, incluindo sábado e domingo, no Campus de Sobral.

7.2.13. Para a realização da prova de desempenho didático somente será disponibilizado quadro branco com marcador. Outros recursos didáticos serão de total responsabilidade do candidato.

7.2.14. O candidato que não comparecer ou não mandar representante ao sorteio do ponto será eliminado do concurso.

7.2.15. O resultado da prova de desempenho será divulgado no site do IFCE no dia 15/06/2010.

7.3. Da Prova de Títulos:

7.3.1. Somente se submeterão à Prova de Títulos os candidatos habilitados na Prova de Desempenho Didático.

7.3.2. A Prova de Títulos consistirá na análise dos títulos apresentados pelos candidatos, conforme o item 7.3.18. deste Edital.

7.3.3. Os títulos a ser avaliados deverão ser entregues no período de 07 a 12/06/2010, no horário de 8h às 12h e de 13h às 20h, no Campus de Sobral, em ENVELOPE LACRADO, com identificação do candidato e de sua Área de Estudo, acompanhado do formulário de entrega de títulos, disponível no sítio do IFCE.

7.3.4. Não será considerada, em hipótese alguma, a anexação ou substituição de qualquer documento fora do período estabelecido para a entrega de títulos.

7.3.5. Para efeito de pontuação cada título será considerado, uma única vez.

7.3.6. Será atribuída nota zero ao candidato que não entregar seus títulos na forma, no período e no local estabelecidos neste Edital, não caracterizando, porém, este fato sua eliminação do certame.

7.3.7. Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os títulos entregues por terceiros, mediante apresentação de procuração simples do interessado, acompanhada de fotocópia do documento de identidade do procurador e do candidato.

7.3.8. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato da entrega dos títulos bem como a entrega dos títulos na data prevista neste Edital, arcando o candidato com as consequências de eventuais erros de seu representante.

7.3.9. A comprovação da conclusão de curso de pós-graduação poderá ser feita por certificado, diploma ou declaração expedida por Instituição de Ensino Superior, constando que o candidato é detentor do título de Especialista, Mestre ou Doutor.

7.3.10. Para ser atribuída a pontuação relativa ao exercício profissional ou especificamente de magistério, o candidato deverá entregar cópia autenticada em cartório do diploma de graduação e documento que se enquadre, em uma das alíneas abaixo:

a) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) incluída a folha de identificação, onde constem número e série e folha de contrato de trabalho, informando a função e o período (dia, mês e ano) e discriminando o início e o fim do contrato;

b) Cópia de certidão ou declaração, no caso de órgão público, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim;

c) Cópia do contrato de prestação de serviços voluntário ou remunerado (demonstrando claramente o período de validade do contrato) e acompanhado de documento atualizado que comprove a vigência do citado contrato.

7.3.11. Será considerado como comprovante de exercício profissional, o tempo de serviço decorrente das atividades de orientação de projetos de pesquisa (bolsista orientador) financiados por agências de fomento.

7.3.12. Não será aceito, como comprovante de exercício profissional ou especificamente de magistério, o tempo de estágio, de bolsa de estudo, de monitoria ou outras atividades equivalentes.

7.3.13. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de magistério concomitante.

7.3.14. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de exercício profissional concomitante.

7.3.15. Os títulos em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado.

7.3.16. Caso o título entregue esteja em desacordo com as normas deste Edital, será desconsiderado pela comissão examinadora.

7.3.17. Os títulos deverão ser entregues, seguindo, rigorosamente, a ordem prevista no subitem 7.3.18.

7.3.18. Para efeito da Prova de Títulos, os valores a ser atribuídos, no total de até 100 (cem) pontos, serão os seguintes:

a) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Doutorado reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação ou Conselho Estadual de Educação, na área, objeto do concurso, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 24 (vinte e quatro) pontos;

b) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Mestrado reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação ou Conselho Estadual de Educação, na área, objeto do concurso, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 18 (dezoito) pontos;

c) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do certificado de Curso de Especialização, em nível de Pós-Graduação lato sensu, na área, objeto do concurso, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 8 (oito) pontos;

d) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o exercício do magistério em instituições de ensino público ou privado, por ano ou fração superior a seis meses, equivalente a 4 (quatro) pontos por cada ano, até o limite de 40 (quarenta) pontos, contados a partir da data da graduação;

e) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o exercício especificamente profissional na área, objeto do concurso, por ano ou fração superior a seis meses, equivalente a 2 (dois) pontos por cada ano, até o limite de 10 (dez) pontos, contados a partir da data da graduação;

7.3.19. O resultado da Prova de Títulos será disponibilizado no dia 16/06/2010, no sítio www.ifce.edu.br.

7.3.20. Os Títulos apresentados serão restituídos aos candidatos, decorridos trinta dias da homologação do resultado do Concurso e poderão ser retirados pelo candidato no Departamento de Recursos Humanos do Campus de Fortaleza.

7.3.21. Após sessenta dias do prazo estabelecido no subitem anterior, os títulos não retirados serão incinerados.

8. DOS RECURSOS:

8.1. Facultar-se-á ao candidato a interposição de recurso, quanto aos aspectos objetivos ou legais, passíveis de nulidade, nos períodos a ser definidos quando da divulgação do resultado das respectivas provas, dirigido à CCC, mediante requerimento (modelo disponível no sítio do IFCE) devidamente fundamentado e protocolizado no Campus Fortaleza,.

8.2. Considera-se nulidade, a prática de ato ou procedimento administrativo que esteja em desacordo com as normas deste Edital ou com a legislação vigente.

8.3. Por meio de requerimento do candidato, será admitida vista da prova escrita e o acesso ao detalhamento de suas notas das provas de desempenho e de títulos.

8.4. Não serão apreciados os recursos intempestivos e sem fundamentação técnica ou que não guardem relação com o objeto deste concurso.

8.5. Não serão aceitos os recursos interpostos via fax, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

8.6. A resposta ao recurso será divulgada no sítio www.ifce.edu.br, no prazo de 03 (três) dias úteis, contados a partir da data de interposição, podendo haver ou não, alteração da pontuação, para mais ou para menos, a critério da banca examinadora da prova. Em seguida, o interessado poderá recebê-lo no IFCE- Campus de Sobral.

8.7. Em caso de nulidade de algum item ou questão, todos os candidatos ganharão os pontos respectivos.

9. DO RESULTADO FINAL:

9.1. A nota final dos candidatos será obtida pela média ponderada das três provas, considerando-se os seguintes pesos:

a) Prova Escrita: peso 2;

b) Prova de Desempenho Didático: peso 2;

c) Prova de Títulos: peso 1.

9.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), adotando-se a seguinte sequência de paridade: ano/mês/dia;

b) obtiver maior nota na Prova de Desempenho Didático;

c) obtiver maior nota na Prova Escrita;

d) obtiver maior pontuação na alínea "d" do subitem 7.3.18., referente ao tempo de exercício no magistério;

e) obtiver a maior nota no quesito, "Domínio de Conteúdo da Prova de Desempenho Didático";

9.3. Serão considerados aprovados somente os candidatos classificados até o número máximo de que trata o Anexo II do Decreto Federal 6.944/09.

9.3.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto Federal 6.944/09, ainda que tenham atingido nota mínima estarão automaticamente reprovados no concurso público, salvo se empatados na última classificação.

9.4. O resultado final do Concurso será publicado no Diário Oficial da União, respeitada a ordem de classificação dos aprovados.

10. DO PRAZO DE VALIDADE:

10.1. O resultado do Concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo a validade ser prorrogada, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

11. DO REGIME JURÍDICO, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

11.1. Os candidatos serão nomeados para exercer, em caráter efetivo, o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Quadro Permanente de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará nos Campi de Sobral, Limoeiro do Norte, Crateús, Canindé e Acaraú e dos Campi Avançados de Baturité, Jaguaribe, Tauá e Tianguá, sob o regime jurídico da Lei n º 8.112/90, alterada pela Lei nº 9.527, de 10/12/97.

11.2. O regime de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais e os turnos serão estabelecidos pela administração do Campus no qual o candidato for nomeado.

11.3. A nomeação ocorrerá no Nível 01 da Classe D-I, da respectiva Carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nos termos da Lei nº 11.784/2008, conforme Anexo III.

12. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

12.1. O candidato aprovado no concurso público de que trata este Edital somente será investido no cargo, se atendidas as seguintes exigências:

a) possuir a habilitação exigida na Área de Estudo, conforme Anexo I;

b) gozar dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, se candidato do sexo masculino;

e) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei 8.112/90;

f) ter idade mínima de 18 anos, completos na data da investidura;

g) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional. No caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, de acordo com o Decreto nº 70.436/72;

h) comprovar regularidade de acumulação de cargo de acordo com o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal, bem como a compatibilidade, observando-se a carga horária máxima de 60 (sessenta) horas semanais;

i) apresentar atestado de aptidão física e mental emitido por médico do IFCE, mediante exames médicos solicitados pela Coordenadoria de Serviço de Saúde;

j) apresentar documentos que se fizerem necessários, na época da posse.

13. DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO

13.1. A aprovação e classificação no Concurso asseguram ao candidato apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando este ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes, bem como ao exclusivo interesse e conveniência do serviço público, atendidos o prazo de validade do Concurso, a rigorosa ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária do IFCE.

13.2. Os candidatos aprovados no presente concurso serão convocados para nomeação, obedecendo-se à ordem de classificação, conforme quadro de vagas do Anexo I deste Edital.

13.3. Para nomeação, o candidato receberá um telegrama no endereço fornecido no momento da inscrição, obrigando-se a declarar por escrito, no prazo de três dias úteis, contados da data de recebimento da convocação, se aceita ou não, a nomeação.

13.4. No caso de mudança de residência, deverá o candidato comunicar o novo endereço ao Departamento de Recursos Humanos - Campus de Fortaleza - mediante documento protocolizado.

13.5. Se o candidato, uma vez convocado, desistir do cargo deverá assinar o termo respectivo e o IFCE convocará o candidato seguinte.

13.6. Uma vez investido no cargo, o servidor poderá, no interesse da administração, ser designado para exercer suas funções tanto na sede do campus para o qual foi nomeado como no respectivo campus avançado.

13.7. Por necessidade do ensino e de acordo com a especialidade e o aceite do candidato habilitado, este poderá ser remanejado para outra Área de Estudo.

13.8. Ainda no interesse da Administração e também do candidato, este poderá ser nomeado em outro Campus ou em outra Instituição Federal de Ensino.

13.9. Caso o candidato não aceite ser nomeado nos termos dos subitens 13.7 e 13.8 deste Edital, fica assegurada sua classificação na Área de Estudo para a qual prestou concurso.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

14.1. Por motivo de ocorrência de fatos não previstos neste Edital, a Diretoria de Gestão de Pessoas poderá reprogramar as datas estabelecidas no cronograma, visando a garantir a participação igualitária de todos os candidatos.

14.2. Não serão aceitos pedidos de segunda chamada para qualquer uma das provas, nem para a realização de prova fora do horário e local estabelecidos neste Edital.

14.3. A Prova Escrita e de Desempenho para Área de Estudo de código 10, 26, 27, 41 serão realizadas na língua alvo.

14.4. A critério da administração do Campus de lotação, o candidato nomeado poderá ainda ministrar aulas em disciplinas contempladas na sua formação acadêmica.

14.5. Durante o certame, não haverá contato com o candidato, seja por e-mail, telefone ou correio, admitindo-se somente a comunicação por meio de expedientes publicados no sítio www.ifce.edu.br, que o candidato deverá acessar para obter as informações necessárias.

14.6. O IFCE divulgará em sua página na internet, sempre que necessário, avisos oficiais e normas complementares ao presente Edital.

14.7. Além das demais previsões estabelecidas neste Edital, será excluído, por decisão da Comissão Coordenadora do Concurso, o candidato que:

a) durante a realização da Prova Escrita for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

b) Utilizar ou tentar usar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer fase do concurso;

c) faltar à prova escrita ou de desempenho didático;

d) atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar e fiscalizar o presente concurso.

14.8. A CCC não informará notas ou resultados por telefone, devendo o candidato consultar o sítio www.ifce.edu.br ou comparecer pessoalmente ao setor de recursos humanos.

14.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Concurso.

Fortaleza, 30 de março de 2010.

SÂMARA TAUIL VITORINO
Diretora de Gestão de Pessoas-IFCE

ANEXO I - QUADRO DAS ÁREAS DE ESTUDO

Código/Área de Estudo

Nº Vagas/ Lotação

Habilitação Exigida

1. Tecnologia em Alimentos

01 Sobral

Engenharia de Alimentos; Tecnologia em Alimentos; Graduação em Nutrição, Química ou Economia Doméstica.

2. Informática - Hardware

01 Sobral

Graduação na área de Informática, Ciências da Computação; Engenharia da Computação ou em Teleinformática; Tecnologia em Telemática.

3. Motores a Combustão Interna e Ar-condicionado e Refrigeração

01 Sobral

Engenharia Mecânica; Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Mecânica, Eletromecânica ou em Manutenção Industrial.

4. Irrigação Pressurizada

01 Sobral

Engenharia Agronômica; Tecnologia em Recursos Hídricos e Irrigação ou em Irrigação e Drenagem.

5. Saúde Pública e Tratamento de Água.

01 Sobral

Engenharia Civil, Ambiental, Sanitária ou Química; Tecnologia em Saneamento Ambiental ou Gestão Ambiental; Graduação em Biologia, Química ou Química Industrial.

6. Química Ambiental e Análise Química Quantitativa

01 Sobral

Engenharia Ambiental, Sanitária ou Química; Tecnologia em Saneamento Ambiental ou Processos Químicos; Graduação em Química ou Química Industrial.

7. Tecnologia em Alimentos

01 Limoeiro do Norte

Tecnologia em Alimentos; Engenharia em Alimentos; Graduação em Nutrição, Química ou em Economia Doméstica.

8. Higiene e Conservação de Alimentos

01 Limoeiro do Norte

Tecnologia em Alimentos; Engenharia em Alimentos; Graduação em Nutrição, Economia Doméstica ou Ciências Biológicas.

9. Nutrição - Saúde

01 Limoeiro do Norte

Graduação em Nutrição, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional ou Educação Física.

10. Língua Portuguesa/Inglesa

01 Limoeiro do Norte

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa/Inglesa e suas respectivas literaturas.

11. Eletrônica/Instrumentação

01 Limoeiro do Norte

Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Tecnologia em Manutenção Industrial, Eletromecânica, Mecatrônica ou Automação.

12. Eletrotécnica

01 Limoeiro do Norte

Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Tecnologia em Eletromecânica, Mecatrônica, Automação ou em Manutenção Industrial.

13. Automação e Sistema de Supervisão

01 Limoeiro do Norte

Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Tecnologia em Eletromecânica, Mecatrônica ou em Automação.

14. Nutrição - Geral

02 Limoeiro do Norte

Graduação em Nutrição.

15. Higiene e Conservação de Alimentos

01 Jaguaribe

Tecnologia em Alimentos; Engenharia em Alimentos; Graduação em Nutrição, Economia Doméstica ou Ciências Biológicas.

16. Eletromecânica

02 Jaguaribe

Engenharia Elétrica ou Mecânica; Tecnologia em Eletromecânica, Mecatrônica, Automação ou em Manutenção Industrial.

17. Administração de Manutenção, Gestão da Produção e Elementos de Máquinas

02 Jaguaribe

Engenharia Mecânica ou de Produção; Graduação em Administração; Tecnologia em Eletromecânica, Mecatrônica, Automação ou em Manutenção Industrial.

18. Química Geral, Química Experimental e Físico- Química

01 Crateús

Engenharia Química; Tecnologia em Processos Químicos; Graduado em Química Industrial; Licenciatura em Química.

19. Química Analítica e instrumental

01 Crateús

Engenharia Química; Tecnologia em Processos Químicos; Graduado em Química Industrial; Licenciatura em Química.

20. Química Orgânica

01 Crateús

Engenharia Química; Tecnologia em Processos Químicos; Graduação em Química Industrial; Licenciatura em Química.

21. Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador (CAD), AutoCAD Aplicado a edificações; Projeto Arquitetônico; Informática

01 Crateús

Engenharia Civil; Graduação em Arquitetura; Tecnologia em Produção Civil, Mecatrônica Industrial, Manutenção Industrial ou Eletromecânica.

22. Resistência dos Materiais, Projetos Estruturais; Projeto de Estrutura

01 Crateús

Engenharia Civil; Tecnologia em Produção Civil.

23. Materiais de Construção; Técnicas da Construção Civil Mecânica dos Solos; Patologia das Construções; Canteiro de Obras

01 Crateús

Engenharia Civil; Tecnologia em Produção Civil.

24. Biologia

01 Crateús

Graduação em Biologia.

25. Física

02 Crateús

Graduação em Física.

26. Língua Portuguesa/Espanhola

01 Crateús

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa/Espanhola e suas respectivas literaturas.

27. Língua Portuguesa/Inglesa

01 Crateús

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa/Inglesa e suas respectivas literaturas.

28. Matemática Aplicada, Álgebra Linear, Estatística Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral

02 Crateús

Graduação em Matemática.

29. Fundamentos da Educação, História da Educação

01 Crateús

Graduação em Pedagogia ou História.

30. Ciência, Produção e Comunicação

01 Crateús

Graduação em Letras, Pedagogia ou na área de Comunicação Social.

31. Ciência aplicada a Agropecuária, Administração Rural, Mercado Agropecuário, Automação da Produção Agrícola

01 Tauá

Engenharia de Produção ou Agronomia; Graduação em Zootecnia; Tecnologia em Agronegócio.

32. Comunicação Empresarial: redação e normalização

01 Tauá

Graduação em Letras ou na área de Comunicação Social.

33. Lógica e Linguagem de Programação; Redes de Computadores

01 Tauá

Graduação na área de Informática, Ciências da Computação; Engenharia da Computação, em Teleinformática ou de Telecomunicações; Tecnologia em Telemática ou Desenvolvimento de Sistemas para Internet.

34. Eletrônica Digital e Analógica

01 Tauá

Engenharia Eletrônica, Elétrica ou de Telecomunicações; Tecnologia em Telemática, Telecomunicações, Mecatrônica Industrial ou Eletromecânica.

35. Anatomia e Cinesiologia Aplicada ao Desporto e às Atividades Física

01 Canindé

Graduado em Educação Física.

36. Atletismo

01 Canindé

Graduação em Educação Física.

37. Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

01 Canindé

Graduação em Ciências da Computação, Redes de Computadores, Informática ou Sistemas de Informação; Engenharia da Computação, Engenharia de Redes ou de Telecomunicações; Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Redes de Comunicação ou em Redes de Computadores.

38. Sociologia

01 Canindé

Graduação em Sociologia ou Ciências Sociais.

39. Filosofia

01 Canindé

Graduação em Filosofia.

40. Habilidades e Técnicas Culinárias; Cozinha Internacional e Brasileira

02 Baturité

Graduação em Nutrição, Economia Doméstica ou Gastronomia; Tecnologia em Gastronomia.

41. Língua Portuguesa/Inglesa

01 Acaraú

Licenciatura plena em Língua Portuguesa/Inglesa e suas respectivas literaturas.

42. Fabricação de embarcações em aço e alumínio.

01 Acaraú

Engenharia Naval, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Construção Naval, Engenharia de Materiais ou áreas afins.

43. Informática - Hardware

02 Tianguá

Graduação na área de informática, Ciências da Computação; Engenharia da Computação ou em Teleinformática; Tecnologia em Telemática.

44. Física

01 Tianguá

Graduação em Física.

45. Informática - Software

01 Tianguá

Graduação na área de informática, Ciências da Computação; Engenharia da Computação ou em Teleinformática; Tecnologia em Telemática.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CÓDIGO 1 e 7- Tecnologia em Alimentos

1. Bactérias de importância na Tecnologia em Alimentos.

2. Ambiente dos Testes Sensoriais e Métodos Sensoriais.

3. Materiais para embalagens utilizadas na indústria de alimentos.

4. Processo tecnológico utilizado na fabricação da cerveja.

5. Armazenagem de produtos agrícolas: Milho, Feijão e Arroz.

6. Processamento de margarina.

7. Métodos de conservação de ovos: Pasteurização, Congelamento e Desidratação.

8. Armazenamento de produtos produzidos em uma unidade de panificação: pães, biscoitos, pizza e bolo.

9. Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

10. Boas práticas de fabricação em uma unidade de panificação.

CÓDIGO 2 e 43 - Informática - Hardware

1. Introdução a Tecnologia da Informação. Eletricidade e Eletrônica Digital para Informática.

2. Hardware dos Computadores (memória, CPU, barramento, e dispositivos de E/S).

3. Gerenciadores de Partição. Comunicação de Dados. Servidores de Redes de Computadores.

4. Sistemas Operacionais: Gerência de Processos e Memória.

5. Sistemas de Redes; Windows e Linux.

6. Introdução às Redes de Computadores: Tipos de Redes, Padrões, Modelo em camadas (OSI e TCP/ IP).

7. Arquitetura Para gerência de Redes e Equipamentos para Redes.

8. Segurança de Dados de Redes e de Computadores.

9. Introdução a Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes.

10. Projeto, Instalação, Manutenção de Redes. Instalação e Manutenção de Computadores.

CÓDIGO 3 - Motores a Combustão Interna e Ar-condicionado e Refrigeração

1. Tipos de Motores a Combustão.

2. Ciclos operacionais otto e diesel.

3. Princípios teóricos termodinâmicos e parâmetros de funcionamento;

4. Sistemas de alimentação e ignição.

5. Sistemas de Injeção eletrônica.

6. Processos de refrigeração e fluídos refrigerantes.

7. Ciclo de compressão do vapor e diagramas de psicometria.

8. Componentes, acessórios e dispositivos de sistemas de condicionamento de ar.

9. Cálculo de carga térmica.

10. Sistemas de refrigeração industrial.

CÓDIGO 4 - Irrigação Pressurizada

1. Tipos e componentes de sistemas de irrigação localizada.

2. Componentes de um sistema de aspersão convencional e mecanizada.

3. Sistemas de filtragem e cabeçal de controle.

4. Dimensionamento de um sistema de irrigação localizada.

5. Dimensionamento de um projeto de irrigação por aspersão.

6. Avaliação de sistemas de irrigação por aspersão.

7. Avaliação de sistemas de irrigação localizada.

8. Aplicação de fertilizantes em sistemas de irrigação localizada.

9. Planejamento de sistemas de irrigação por aspersão convencional e mecanizada.

10. Hidráulica de sistemas de irrigação por aspersão.

CÓDIGO 5 - Saúde Pública e Tratamento de Água

1. Características gerais de lagos e bacias de drenagem, seus processos físicos e circulação.

2. Ecologia dinâmica das comunidades aquáticas.

3. Técnicas básicas em hidrobiologia

4. Aspectos fundamentais da microbiologia analítica da água.

5. Contaminação de águas subterrâneas e superficiais.

6. Noções de Epidemiologia

7. Consumo médio per capta do tratamento de água.

8. Variações de consumo de água.

9. Unidades e princípios fundamentais do sistema de abastecimento de água.

10. Reservação e tipos de redes de Distribuição: tipos e importância.

CÓDIGO 6 - Química Ambiental e Análise Química Quantitativa

1. Principais funções nitrogenadas, sulfuradas e Compostos organometálicos.

2. Química de atmosfera: camada de ozônio, efeito estufa, chuva ácida e materiais particulados.

3. Substâncias tóxicas: pesticidas, inseticidas, hidrocarbonetos poliaromáticos, fenóis, halometanos e metais pesados.

4. Importância da atividade de análise dos diversos tipos de amostras ambientais e níveis de abordagem da análise químicas quantitativa e conceitos fundamentais (química ambientais, análise ambiental, monitoramento ambiental).

5. Classificação dos métodos analíticos empregados na caracterização de amostras ambientais e preparação e execução de planos de amostragem: objetivos, definição de parâmetros, locais e frequência de amostragem, logística da amostragem, coleta e preservação de amostras.

6. Seleção do método analítico.

7. Análise baseadas em mensurações físicas direta: potenciometria, condutometria, turbidimetria, colorimetria e medidas por eletrodos íon-seletivos.

8. Análises gravimétricas.

9. Análises volumétricas.

10. Análises baseadas em mensurações óticas.

CÓDIGO 8 e 15 - Higiene e Conservação de Alimentos

1. Limpeza e Sanitização na Indústria Alimentícia.

2. Qualidade da água na Indústria Alimentícia.

3. Métodos de Avaliação da higienização na Indústria Alimentícia.

4. Conservação de Alimentos por branqueamento.

5. Conservação de Alimentos por fermentação acética.

6. Conservação de Alimentos por osmose reversa e sal.

7. Emprego de conservantes na Indústria Alimentícia

8. Citologia: células procarióticas e eucarióticas de animais e vegetais.

9. Citologia: células eucarióticas de animais e vegetais.

10. Microscopia óptica.

CÓDIGO 9 - Nutrição - Saúde

01. Anatomia Humana: Sistema digestório.

2. Citologia Humana: Células procarióticas e eucarióticas.

3. Histologia: Membranas epiteliais de revestimento e epitélio glandular.

4. Embriologia: Formação dos folhetos embrionários e a origem embriológica dos tecidos.

5. Genética Humana: Estrutura e funcionamento dos genes e genomas de procariotos e eucariotos.

6. Imunologia: Imunidade inata e adquirida.

7. Fisiologia Humana: Fisiologia do sistema digestivo: digestão, absorção; metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos.

8. Parasitologia Humana: Relação Parasito-hospedeiro.

9. Patologia Geral: Diabetes Mellitus do Tipo II.

10. Saúde Pública: Políticas de Saúde no Brasil.

CÓDIGO 10, 27 e 41 - Língua Portuguesa/Inglesa

1. Present simple; Present continuous; Past Simple; Past continuous; Present Perfect; Present Perfect Continuous; Past Perfect; Past Perfect Continuous; Future Simples; Future Continuous; Future Perfect;

2. Modals; Conditionals (present, past, perfect); Passive (alltenses); Reported Speech; Articles (definite and indefinite);

3. Nouns (singular, plural possessive of nouns, mass and countable); Subject and object pronouns; Possessive adjectives and possessive pronouns; Reflexive pronouns; Determiners; Relative clauses (with and without, WHO, THAT, WHICH); Relative clauses (with, WHOSE, WHOM, WHERE);

4. Adjectives (comparative x superlative); Adverbs; Conjunctions; Prepositions (place, time); Modifiers; Infinitive x Gerund; Phrasal verbs.

5. Linguagem, língua; Elementos da comunicação e funções da linguagem; Variação linguística; Sequências textuais (narração, descrição, argumentação);

6. Gêneros textuais (Texto, contexto e interlocução); Fatores de textualidade;

7. Recursos semânticos e estilísticos (figuras de linguagem, informações implícitas, ambiguidade problemática e como efeito de sentido, sinonímia, antonímia, polissemia, campo semântico, hiponímia e hiperonímia);

8. Fonética e fonologia; Morfologia (estrutura e formação das palavras); 09.Sintaxe do período simples e do período composto (relações sintáticas de coordenação e subordinação entre palavras e orações;as classes de palavras e suas funções sintáticas no texto);. Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal; Crase;

10. Literatura Brasileira - Os Movimentos Literários no Brasil desde 1.500 até os dias de hoje: contexto histórico e características de cada movimento. Principais autores e Obras.

CÓDIGO 11 - Eletrônica/Instrumentação

1. Diodos: características; tipos; polarização; circuitos com diodos (retificadores, filtros, ceifadores, grampeadores).

2. Transistores bipolares de junção: características; tipos; polarização; aplicação como chave; reguladores série e paralelo.

3. Amplificadores operacionais: amplificador operacional ideal; ganho; saturação; circuitos lineares; realimentação negativa; circuitos com amplificadores operacionais (diferencial, integrador, somador).

4. Circuitos lógicos combinacionais: funções e portas lógicas; teoremas booleanos; mapas de Karnaugh; simplificação e projeto de circuitos lógicos combinacionais; multiplexador e de multiplexador

5. Flip-flop e dispositivos correlatos: tipos de flip-flop (RS, JK, T, D);

6. Circuitos lógicos sequenciais: registradores de deslocamento; contadores (assíncronos e síncronos); Projeto de circuitos lógicos sequenciais

7. Conversores digital-analógicos (D/A) e analógico-digitais (A/D): características; tipos de conversores; circuitos de aplicação de conversores D/A e A/D.

8. Microcontroladores: arquitetura von Neummann`s e Harvard; tipos de memórias; registradores de função especial, registradores de propósito geral, periféricos; linguagem de programação de fonte aberta Arduino.

9. Sensores industriais: analógicos e digitais; características; tipos de sensores (temperatura, pressão, nível, vazão, posição, ópticos, velocidade, aceleração, tensão, corrente e potência).

10. Redes industriais: topologias; transmissão serial de sinais; meios físicos de transmissão; protocolos de comunicação industriais.

CÓDIGO 12 - Eletrotécnica

1. Lei de Ohm, potência e energia.

2. Leis de Kirchoff e análises de malhas

3. Sistemas D e Y.

4. Teorema de Thevenin e Norton.

5. Corrente alternada: circuitos RL, RC, RLC, circuitos mistos.

6. Sistema trifásico.

7. Potências ativa /reativa/aparente e fator de potência.

8. Transformadores.

9. Dimensionamento e instalações de condutores elétricos.

10. Luminotécnica: método de lumens.

CÓDIGO 13 - Automação e Sistema de Supervisão

1. Redes de petri de alto nível: redes temporizadas, redes de Petri coloridas.

2. Teoria de controle supervisório: definição clássica, controle supervisório e redes de Petri.

3. Modelagem e supervisão de sistemas de manufatura usando redes de petri: modelamento e controle de manufaturas com redes de Petri

4. Robótica móvel: conceitos de robótica móvel; exemplos e aplicações de robôs móveis.

5. Locomoção: mecanismos de locomoção, robôs com pernas, robôs com rodas.

6. Modelagem cinemática de robôs móveis: modelo cinemático e restrições, representação da posição do robô; modelos de cinemática direta; restrições de movimento de rodas e do robô; exemplos de modelagem cinemática, espaço de trabalho e graus de liberdade em robôs móveis. Controle de movimento.

7. Percepção: sensores para robótica móvel; representação de incerteza extração de feições, sistemas de visão de máquina.

8. Localização de robôs móveis: introdução, ruído e aliasing, navegação baseada em localização versus soluções programadas, representação de crença, representação de mapas, localização probabilísticas baseada em mapas, localização por Markov, Localização por filtro de Kalman, outros exemplos de sistemas de localização, construção autônoma de mapas.

9. Planejamento e navegação: planejamento de trajetórias, desvio de obstáculos, arquiteturas de navegação.

10. Noções de inteligência computacional aplicada a robótica móvel: redes neurais artificiais, perceptron, .multilayer perceptron (MLP), self-organizing map (SOM), aplicações, lógica Fuzzy, introdução, conjuntos Fuzzy, lógica Fuzzy, controladores Fuzzy, aplicações, algoritmos genéticos (AG): introdução, representação e operadores, sistema típico de AG, aplicações.

CÓDIGO 14 - Nutrição - Geral

1. Nutrição e Dietética: Planejamento dietético para indivíduos sadios.

2. Técnicas dietéticas: Técnicas adequadas para aquisição, seleção, conservação, preparação e armazenamento dos Alimentos.

3. Epidemiologia: Tipos de Estudos Epidemiológicos e exemplos de aplicações.

4. Nutrição em Saúde Pública: Anemia Ferropriva.

5. Nutrição Clínica: Avaliação Nutricional (métodos antropométricos clínicos, bioquímicos e dietéticos na Avaliação Nutricional).

6. Farmacologia: Interações drogas-nutrientes.

7. Alimentação Institucional: Controle de Custos em Unidades de Alimentação e Nutrição.

8. Nutrição Esportiva: Suplementação Nutricional e Desempenho na Atividade Física.

9. Alimentos Funcionais: Propriedades funcionais em alimentos vegetais.

10. Nutrição em pediatria: Alimentação da criança no primeiro ano de vida.

CÓDIGO 16 - Eletromecânica

1. Cotagem de desenhos técnicos.

2. Vistas ortográficas em desenhos técnicos.

3. Comandos de criação de desenho 2D no AUTOCAD (line, circle, arc, polygon, rectangle).

4. Comandos de edição de desenhos 2D no AUTOCAD (mirror, offset, array, move, rotate).

5. Teoria das ferramentas de corte voltadas para o processo de usinagem por torneamento.

6. Máquina operatriz (torno mecânico horizontal)

7. Conceitos básicos de eletricidade (carga, corrente, tensão e potência)

8. Resistência elétrica.

9. Dimensionamento de condutores e eletrodutos para instalações elétricas de baixa tensão.

10. Esquemas de ligação de força e de comando para partidas de motores elétricos.

CÓDIGO 17 - Administração de Manutenção, Gestão da Produção e Elementos de Máquinas

1. Planejamento e controle da produção - PCP

2. Estratégias de produção e operações

3. Técnicas preditivas e de inspeção

4. Planejamento e controle da manutenção - PCM

5. Manutenção centrada na confiabilidade - RCM

6. Manutenção produtiva total - TPM

7. Sistemas de produção e planejamento estratégico da produção

8. Engrenagens

9. Elementos de fixação

10. Mancais

CÓDIGO 18 - Química Geral, Química Experimental e Físico-Química

1. Estrutura eletrônica dos átomos.

2. Propriedades periódicas dos elementos.

3. Ligação química. Íons e moléculas. Soluções. Cinética química e equilíbrio. Equilíbrio iônico.

4. Técnicas e materiais de laboratórios.

5. Fundamentos básicos de química geral, equilíbrio iônico na água, termoquímica, equilíbrio de oxi-redução, introdução à química ambiental.

6. Introdução a metodologia científica;

7. Normas de segurança nos laboratórios; Unidades de medidas, Técnicas de elaboração de relatórios;

8. Técnicas de elaboração de Gráficos e tabelas.

9. Princípios de funcionamento e uso de equipamentos, instrumentos e vidrarias, preparação de soluções, medições de volume; medições de massa, uso do bico de gás, determinação de constantes físicas.

10. Técnicas de preparação de soluções, análises de resultados experimentais.

CÓDIGO 19 - Química Analítica e Instrumental

1. Concentração de soluções, equilíbrio químico, equilíbrio iônico, eletrólitos fortes e fracos, dissociação e efeito do íon comum, produto de solubilidade, hidrólise, soluções tampão, oxi-redução e complexação, teoria geral da gravimetria operações gravimétricas, determinações volumétricas: volumetria de neutralização, volumetria de precipitação, volumetria de complexação e de oxi-redução.

2. Teoria dos métodos clássicos de análise química: gravimetria e titrimetria (de neutralização, precipitação, complexação e oxidação-redução).

3. Aplicação das técnicas analíticas em análises laboratoriais.

4. Fundamentos dos métodos espectroanalíticos, métodos eletroanalíticos e métodos cromatográficos e eletroforéticos de separação.

5. Tratamento de Amostras.

6. Tratamento estatístico de dados e interpretação de resultados obtidos com métodos instrumentais.

7. Aplicação de dados obtidos com métodos instrumentais.

8. Aspectos teóricos e práticos aplicados a estudos de casos envolvendo as técnicas analíticas da cromatografia líquida e gasosa e outros métodos de interesse.

9. Determinações espectroscópicas (espectroscopia de absorção molecular e espectroscopia de absorção atômica)

10. Determinações potenciométricas.

CÓDIGO 20 - Química Orgânica

1. Átomo de Carbono (Estrutura, propriedades, hibridização);

2. Alcanos (nomenclatura, cadeias carbônicas, propriedades, reações);

3. Alquenos, Alquinos e compostos aromáticos (nomenclatura, propriedades, reações);

4. Estereoquímica (tipos de isomeria, moléculas quirais);

5. Álcoois e éteres (nomenclatura, propriedades e reações);

6. Aldeídos e Cetonas (nomenclatura, propriedades e reações);

7. Ácidos Carboxílicos, ésteres e Derivados. (nomenclatura, propriedades e reações);

8. Aminas e Amidas (nomenclatura, propriedades e reações);

9. Haletos orgânicos e Compostos sulfurados (nomenclatura, propriedades e reações);

10. Produtos Naturais e Polímeros.

CÓDIGO 21 - Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador (CAD), AutoCAD Aplicado a edificações; Projeto Arquitetônico; Informática

1. Instrumentos de desenho técnico; Figuras geométricas; Escalas; Sistemas de Representação em Desenho Técnico ;Projeções; Corte, seção e encurtamento;

2. Vistas; Cotagem; Tolerância; Estado de Superfície; Normas técnicas para desenho técnico; Interpretação e criação de projetos industriais;

3. Conceitos fundamentais sobre desenho assistido por computador; Criação e edição de desenhos; Cotagem de objetos; Visualização e obtenção de informações sobre objetos.

4. Desenho em perspectiva; Criação e utilização de blocos - biblioteca de símbolos; modelagem 3D.

5. Planta baixa, cortes e fachadas, tipos de escadas, coberta, empena, planta de situação.

6. Sistemas operacionais; segurança computacional.

7. Redes de computadores; internet.

8. Raciocínio Lógico, técnicas de análise e fluxogramas; Estrutura de dados.

9. Programação estruturada; Procedimentos e Funções;

10. Compiladores e Linguagens de programação; Programação orientada a eventos e objetos.

CÓDIGO 22 - Resistência dos Materiais, Projetos Estruturais; Projeto de Estrutura

1. Equilíbrio de vigas

2. Tensões em vigas

3. Deflexão de vigas

4. Flambagem de colunas

5. Propriedades geométricas de áreas planas

6. Cálculo de pilares à compressão centrada

7. Cálculo de elementos lineares à flexão pura

8. Cálculo de elementos lineares à força cortante

9. Cálculo de lajes maciças retangulares

10. Fundações

CÓDIGO 23 - Materiais de construção; Técnicas da Construção Civil Mecânica dos Solos; Patologia das Construções; Canteiro de Obras

1. Introdução aos materiais de Construção; - Agregados; - Aglomerantes - Cal; Gesso e Cimento; Argamassa; - Concreto - Estado fresco e endurecido; Aditivos para concreto; Aço para construção civil; Materiais cerâmicos; Madeiras; Tintas.

2. Fundamentos / canteiro de obras / serviços preliminares / fundações diretas / fundações indiretas / superestrutura de concreto armado / alvenarias e painés / cobertura / revestimentos / impermeabilização / esquadrias / pintura imobiliária / acessórios diversos / serviços diversos.

3. Avaliação dos sistemas construtivos para prevenção das patologias nas edificações; Interpretação da legislação e normas técnicas;

4. Os vários tipos de materiais empregado na recuperação e reforço de edificações;

5. Materiais, máquinas, equipamentos e instalações provisórias necessárias a obras de reparo e reforço;

6. Normas técnicas; Projetos executivos;

7. Planejamento, organização, levantamentos de dados em fontes escritas ou pesquisas de campo para análise dos dados coletados;

8. Diagnóstico e avaliação de patologias através de uma base de dados e de ensaios tecnológicos;

9. Tipos de projetos para execução de obras de edificações e aprovações; Etapas de execução de obras de edificações

10. Introdução a Mecânica dos Solos. Origem e Formação dos Solos. Propriedades das Partículas Sólidas dos Solos. Ensaios de Caracterização Física dos Solos. Índices Físicos dos Solos. Plasticidade e Consistência dos Solos. Principais Sistemas de Classificação dos Solos. Compactação de Solos. Fenômenos de Capilaridade e Permeabilidade dos Solos.

CÓDIGO 24 - Biologia

1. Componentes químicos dos seres vivos

2. Citologia.

3. Embriologia.

4. Histologia Animal.

5. Anatomia e fisiologia humana.

6. Reinos da Natureza.

7. Evolução.

8. Genética.

9. Ecologia.

10. Microscopia ótica

CÓDIGO 25 e 44 - Física

1. Cinemática.

2. Estática.

3. Leis de Newton

4. Conservação de Energia

5. Calor e Termodinâmica.

6. Óptica Geométrica.

7. Ondulatória.

8. Eletricidade.

9. Rotação de corpo rígido.

10. Magnestismo.

CÓDIGO 26 - Língua Portuguesa/Espanhola

1. MORFOLOGIA: Estrutura das palavras, Formação de palavras, classificação e emprego das palavras; SINTAXE: Termos da oração, Período (simples e composto), Orações coordenadas, Orações subordinadas, Sintaxe de concordância, Sintaxe de regência, Crase, Sintaxe de colocação.

2. FUNÇÕES MORFOSSINTÁTICAS DAS PALAVRAS QUE E SE ;ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem, estilística fônica, A estilística léxica (denotação, conotação, polissemia).

3. O TEXTO: As propriedades do texto, O texto narrativo, O texto dissertativo, Texto literário e texto não literário, Coesão textual, Coesão por retomada e por antecipação, Coesão por encadeamento de segmentos textuais, Coerência e progressão do texto, Níveis de coerência, tipos de coerência.

4.LITERATURA: Gêneros literários, Escolas literárias brasileiras, Autores representativos das escolas literárias brasileiras Sustantivo:.Género; Número; 7. Artículo: Forma y Uso;

5. Artículo neutro "LO": Forma y uso; Adjetivo Posesivo: Uso y casos de apócope; Adjetivos Determinantes demostrativos; Adjetivos Determinantes indefinidos;

6. Pronombres Personales: uso de las formas átonas y tónicas / empleo de los pronombres de tratamiento;

7. Pronombres Demostrativos; Pronombres Posesivos; Pronombres Relativos; Pronombres complementos Directo e Indirecto: forma y uso; Verbo de irregularidad común tiempo Presente Indicativo;

8. Pretérito Perfecto: Forma y uso; Pretérito Indefinido: forma y uso; Presente Subjuntivo: forma y uso; Modo Imperativo: forma y uso; Adverbio: Clasificación; Casos de apócope;

9. Acentuación: Reglas generales; Casos especiales; Edad Media: "Los juglares"; Siglo XV (Transición al Renacimiento): Celestina;Renacimiento: Lope de Veja y su Teatro Popular.

10. Cervantes y su obra: "Don Quijote de La Mancha; Movimiento Literario: "Importancia de la Generación de 98;Modernismo: "el dramático" en la obra de García Lorca: Poesía y Teatro.

CÓDIGO 28 - Matemática Aplicada, Álgebra Linear, Estatística Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral

1. Funções.

2. Limites.

3. Derivadas.

4. Integrais Simples e Múltiplas.

5. Séries de Potências.

6. Equações Diferenciais.

7. Matrizes e Determinantes.

8. Espaços Vetoriais.

9. Transformações Lineares.

10. Operadores. Autovalores e auto-vetores. Diagonalização.

CÓDIGO 29 - Fundamentos da Educação, História da Educação

1. Dimensão cultural da educação.

2. Dimensão social da educação.

3. Dimensão política da educação.

4. Dimensão econômica da educação.

5. A educação greco-romana.

6. A educação medieval.

7. A educação moderna.

8. A educação contemporânea.

9. Elitização e socialização da educação brasileira.

10. Educação brasileira na ditadura e na democracia

CÓDIGO 30 - Ciência, Produção e Comunicação 01.Conceito da ciência.

2. Finalidade da ciência.

3. Grandes debates na ciência.

4. O sistema de produção da ciência.

5. Produção dos saberes e ciência.

6. A escola e o ato de conhecer.

7. Difusão dos saberes.

8. Popularização do saber científico.

9. Diferentes linguagens na difusão dos saberes.

10. O papel da escrita na socialização dos saberes.

CÓDIGO 31 - Ciência Aplicada a Agropecuária, Administração Rural, Mercado Agropecuário, Automação da Produção Agrícola

1. Aspectos fitotécnicos relativos aos tratos culturais e fitossanitários: adubos e adubações, controle de mato, pragas e doenças.

2. Exigências nutricionais e adubações;

3. Diagnosticar sintomas de deficiência e toxidez dos nutrientes;

4. Classificar as fontes de fornecimento de nutrientes;

5. Melhoria contínua. Conceitos, a melhoria contínua e a maturidade dos processos. Identificação de oportunidades de melhoria. Método de análise e solução de problemas. Círculos de controle da qualidade.

6. Administração do tempo. Conceitos, o gestor e a administração do tempo. Técnicas de gestão e a otimização do tempo. Aspectos determinantes na economia do tempo e na produtividade do trabalho agrícola.

7. Saúde e segurança no trabalho rural.

8. Conceitos, medicina, segurança e direito do trabalho. Sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Política de saúde e segurança. O indivíduo e o ambiente de trabalho. Doenças profissionais mais comuns no meio rural.

9. Gestão da empresa. Conceitos, a gestão estratégica como ferramenta de alavancar novos mercados. Gestão participativa. Gestão holística.

10. Mecanização da agricultura; automação dos processos produtivos; sensores e atuadores; controladores lógicos programáveis aplicados à produção rural, otimização de processos.

CÓDIGO 32 - Comunicação Empresarial: redação e normalização

1. A comunicação como meio de interação e administração de uma organização.

2. Conceitos de comunicação.

3. A comunicação e os públicos externos da empresa.

4. A importância da comunicação interna.

5. Redação comercial: noções gerais e erros a evitar.

6. Textos e documentos utilizados em empresas - cartas, memorandos, relatórios.

7. Texto - Estrutura do texto, partes, relação entre as partes; Plano de conteúdo:
tema e sua delimitação, ideia principal, ideias secundárias, ideias explícitas e implícitas; Integração autor / texto / leitor. Objetivo do texto, destinatário e circunstâncias;

8. Texto - Plano linguístico: significação de palavras e expressões no contexto,
recursos expressivos, relações de sentido entre elementos do texto, coesão / referencial sequencial;

9. Texto - Tipos de texto: informativos, persuasivos, lúdicos. Notícias,
reportagens, editoriais. Textos literários: Crônica, conto, relato, fábula. Textos históricos. Outros tipos de texto: epistolares, publicitários,humorísticos (charges).

10. Ortografia - Emprego das letras; Acentuação gráfica.

CÓDIGO 33 - Lógica e Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Comunicação de Dados

1. Algoritmos Estruturas de Dados, Métodos de Acesso e Organização, estruturas de dados avançadas, Registro e recuperação de informações, codificação de programas em uma linguagem de programação de alto nível;

2. Características de redes e topologia ;Componentes, protocolos e drivers;

3. Sistemas operacionais para redes. Acesso remoto;Introdução a padrões de rede;

4. Equipamento para rede local. Internet; Interligação de redes (segmento de redes distintas);

5. Gerenciamento de Redes;

6. Introdução; Apresentação da rede GPRS; Tipos de serviço; Técnicas de aumento das taxas de transmissão; Arquitetura da rede; Entidades e interfaces;

7. As camadas de protocolos; Procedimentos de Conexão a Rede; Contextos PDP; Ativação/desativação de contextos; Estabelecimento de uma conexão;Transmissão na interface rádio; Canais físicos; Canais lógicos;

8. Introdução às redes UMTS;Apresentação da rede UMTS;CDMA e as frequências na UMTS; Arquiteturas das Redes UMTS;

9. Entidades e interfaces; As camadas de protocolos;As aplicações e serviços;Introdução; A QoS na rede UMTS;Serviços profissionais;Serviços privados;

10. Introdução às Redes WLAN;Apresentação do WiFi; Método de acesso CSMA/CA;Norma 802.11.

CÓDIGO 34- Eletrônica Digital e Analógica

1. Diodos: características; tipos; polarização; circuitos com diodos (retificadores, filtros, ceifadores, grampeadores).

2. Transistores bipolares de junção: características; tipos; polarização; aplicação como chave; reguladores série e paralelo.

3. Amplificadores operacionais: amplificador operacional ideal; ganho; saturação; circuitos lineares; realimentação negativa; circuitos com amplificadores operacionais (diferencial, integrador, somador).

4. Circuitos lógicos combinacionais: funções e portas lógicas; teoremas booleanos; mapas de Karnaugh; simplificação e projeto de circuitos lógicos combinacionais; multiplexador e de multiplexador

5. Flip-flop e dispositivos correlatos: tipos de flip-flop (RS, JK, T, D);

6. Circuitos lógicos sequenciais: registradores de deslocamento; contadores (assíncronos e síncronos); Projeto de circuitos lógicos sequenciais

7. Conversores digital-analógicos (D/A) e analógico-digitais (A/D): características; tipos de conversores; circuitos de aplicação de conversores D/A e A/D.

8. Microcontroladores: arquitetura Von Neummann`s e Harvard; tipos de memórias; registradores de função especial, registradores de propósito geral, periféricos; linguagem de programação de fonte aberta Arduino.

9. Sensores industriais: analógicos e digitais; características; tipos de sensores (temperatura, pressão, nível, vazão, posição, ópticos, velocidade, aceleração, tensão, corrente e potência).

10. Redes industriais: topologias; transmissão serial de sinais; meios físicos de transmissão; protocolos de comunicação industriais;Comando de tiristores; Retificação controlada; Conversores.

CÓDIGO 35- Anatomia e Cinesiologia Aplicada ao Desporto e às Atividades Física

1. Neuroanatomia Funcional do Gesto Desportivo;

2. Alterações Anátomo-funcionais do Sistema Muscular decorrentes do Treinamento Físico;

3. Alterações Anátomo-funcionais do Sistema Cardiovascular decorrentes do Treinamento Físico;

4. Alterações Anátomo-funcionais do Sistema Respiratório decorrentes do Treinamento Físico;

05..Alterações Anátomo-funcionais na infância e na adolescência decorrentes do Treinamento Físico;;

6. Diferenças Anátomo-funcionais de gênero relacionados ao Treinamento de Força;

7. Biomecânica e cinesiologia da articulação escápulo-umeral aplicadas aos Desportos de Quadra;

8. Biomecânica e cinesiologia da articulação sacroilíaca aplicadas aos Desportos Coletivos;

9. Biomecânica e cinesiologia do joelho, do equilíbrio e da marcha nos diversos Desportos Individuais;

10. Análise Cinesiológica do Sistema Ósseo e Articular e do Sistema Muscular no Gesto Desportivo.

CÓDIGO 36 - Atletismo

1. História,conceito e evolução do atletismo.

2. Classificação ,características e desenvolvimento das provas de atletismo.

3. Valores educacionais do atletismo.

4. Atletismo estudantil e de alto nível.

5. Atletismo na escola. Iniciação e aperfeiçoamento. Processos pedagógicos do atletismo na aula de Educação Física Escolar.

6. Organização de eventos oficiais e não-oficiais a nível estudantil e de alto nível.

7. Fundamentos do atletismo.

8. Desenvolvimento motor aplicado ao atletismo.

9. Procedimentos pedagógicos das provas de atletismo; corridas, arremessos , lançamentos e saltos.

10. Iniciação esportiva do atletismo.

CÓDIGO 37 - Rede de Computadores e Sistemas Operacionais

1. Processos e Threads (Threads de Usuário, Threads de Kernel).

2. Concorrência (Exclusão Mútua e Sincronização, Deadlock e Starvation).

3. Hierarquia e Gerenciamento de Memória (Memória Virtual e Memória Cache).

4. Sistemas de Arquivos. RAID.

5. Arquiteturas RISC e CISC.

6. Modelo de Referência OSI/ISO.

7. Arquitetura TCP/IP.

8. Redes Ethernet (Arquitetura, Protocolos, Evolução, Internet, Procolos Internet).

9. Redes sem Fio e Redes Móveis (IEEE 802.11, 802.16, Bluetooth, Redes Celulares CDMA/GSM).

10. Mobile Computing, Ubiquitous Computing, Wearable Computing, Context-aware/Location-aware Computing.

CÓDIGO 38- Sociologia

1. Aspectos históricos do desenvolvimento do pensamento sociológico;

2. Sociologia do senso comum e Sociologia Científica;

3. A sociologia como ciência e sua relação com as demais disciplinas;

4. Teoria clássica sociológica;

5. Estrutura social e instituições sociais;

6. Sociedade e meio ambiente;

7. Sociedade e tecnologia da Informação e comunicação;

8. Desenvolvimento regional;

9. Sociedade e políticas públicas;

10. Teoria sociológica contemporânea.

CÓDIGO 39 - Filosofia

1. História da Filosofia - o surgimento do pensamento filosófico como
sistematização do pensamento mítico: Aspectos da Filosofia Grega; Aspectos da Filosofia no Ocidente; Aspectos da Filosofia Contemporânea.

2. A Metafísica, a questão do Ser: a Existência - a questão da essência, a ontologia, o pensamento metafísico como filosofia-primeira.

3. Estética - a sensibilidade e os sentimentos do Belo.

4. A Política: o Estado, a Sociedade - Teorias Políticas.

5. Ideologia - as construções ideológicas da sociedade, as implicações das ideologias e as hegemonias ideológicas.

6. Ética - o mundo da prática, a ética como filosofia-primeira, o Outro.

7. Filosofia da ciência - a epistemologia.

8. O pensamento reflexivo a priori das ciências.

9. Filosofia latino-americana - a construção de uma filosofia na América Latina, os pressupostos, a libertação, a Ética da Libertação.

10. Educação e Filosofia.

CÓDIGO 40 - Habilidades e Técnicas Culinárias. Cozinha Internacional e Brasileira

1. Gastrotécnia: princípios para aquisição, armazenamento, pré-preparo, preparo e cocção de alimentos;

2. Habilidades e técnica culinárias I: Fluxo da cozinha. Hierarquia do setor de cozinha. Uso de equipamentos e utensílios. Técnicas de trabalho de cozinha (técnicas de pré-preparo e preparo de alimentos; métodos de cocção; montagem, apresentação e decoração de pratos). Tipos de condimentos, especiarias e ervas aromáticas. Classificação e preparo de caldos e molhos.

3. Habilidades e técnicas culinárias II: tipos de cortes, elaboração e preparação de pratos com: carnes, aves, pescado e produtos derivados.

4. Cozinha brasileira: visão geral histórica; aspectos regionais; produtos e ingredientes utilizados; pratos típicos por região e preparação de pratos.

5. Cozinha nordestina: visão geral histórica; aspectos regionais; produtos e ingredientes utilizados; pratos típicos e preparação de pratos.

6. Cozinha internacional: europeias e mediterrânea, asiática e americana: visão geral histórica; aspectos regionais; produtos e ingredientes utilizados; pratos típicos por países e preparação de pratos.

7. Cozinha fria: saladas (classes e contemporâneas); emulsões e molhos; pratos frios.

8. Confeitaria e doçaria: arte com açúcar e chocolate, sobremesas com frutas e sorvetes, musses e merengues, confecção de massas, cremes, doces finos para eventos; confeitaria internacional.

9. Cozinha alternativa: gastronomia molecular, culinária light e diet, culinária vegetariana; macrobiótica.

10. Planejamento de cardápios: regras para elaboração de cardápio, recomendações para uma alimentação equilibrada, cardápios institucionais e comerciais, provisão de gêneros - listas de especificações de materiais, controle de custo, elaboração de cardápios de diversos tipos de cozinha para café da manhã e coquetéis.

CÓDIGO 42 - Fabricação de Embarcação em Aço e Alumínio

1.Tecnologia da soldagem; 1.1 Eletrodo Revestido; 1.2 MIG/MAG; 1.3 TIG; 1.4 Oxi Acetileno;

2.Tecnologia da Construção Naval; 2.1 Construção por Blocos; 2.2 Nomenclatura; 2.3 Layout das instalações; 2.4 Planejamento e Controle da Produção;

3. Arquitetura Naval; 3.1 Plano de Linhas; 3.2 Flutuação e Estabilidade; 3.3 Resistência Hidrodinâmica e Propulsão;

4. Resistência dos Materiais; 4.1 Tensão normal e cisalhante; 4.2 Teoria de vigas;

5. Resistência Estrutural; 5.1 Conceitos de casca; 5.2 Conceito de painel enrijecido; 5.3 Conceito de viga navio; 5.4 Continuidade Estrutural.

6. Sistemas de Propulsão e Governo.

7. Aparelho de Fundear e Suspender.

8. Embarcações Pesqueiras;

9 Frotas Pesqueiras.

10. Técnicas de Captura de Pescado; 10.1. Arranjos e Instalações nas Embarcações Pesqueiras.

CÓDIGO 45 - Informática - Software - Núcleo Avançado de Tianguá

1. Aplicativos Básicos - Windows, Excel, Word, PowerPoint, Internet.

2. Fundamentos de Software, Hardware e Arquitetura de Computador.

3. Fundamentos de Redes de Computadores.

4. Aplicativos de computação Gráfica.

5. Lógica de Programação, Técnicas Avançadas de Programação e Desenvolvimento de Projetos.

6. Fundamentos de Analise de Sistemas e de Segurança da Informação.

7. Documentação de Sistemas. Sistemas Operacionais.

8. Fundamentos de Bancos de Dados.

9. Linguagem de Programação 1 e 2.

10. Fundamentos de Programação para Web e Sistemas Para internet.

ANEXO III

TABELA SALARIAL DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (CLASSE D I - NÍVEL 1)

ESPECIFICAÇÃO

REGIME DE TRABALHO

40 HORAS

VENCIMENTO BÁSICO

1.115,02

GEDBT

1.009,18

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO

82,09

MESTRADO

427,14

DOUTORADO

1.418,55

TOTAL com especialização (R$)

2.206,29

TOTAL com mestrado (R$)

2.551,34

TOTAL com doutorado (R$)

3.542,75