IFBAIANO - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA

Notícia:   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA oferece 49 vagas

IFBAIANO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPI DE CATU, SANTA INÊS, SENHOR DO BONFIM E GUANAMBI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

EDITAL Nº 02, DE 18 DE MAIO DE 2009

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO E OS DIRETORES GERAIS DOS CAMPI DE CATU, SANTA INÊS, SENHOR DO BONFIM E GUANAMBI, que integram o Instituto, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista as autorizações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Portaria n° 370, de 04/12/2008, publicada no Diário Oficial da União - DOU de 05/12/2008 e do Ministério da Educação, através da Portaria n° 1.500, de 09/12/2008, publicada no DOU 10/12/2008, torna pública a abertura das inscrições e estabelece as normas para o Concurso Público de Provas, destinado ao provimento de vagas da carreira Técnico-Administrativo em Educação, sob a égide do artigo n°. 37, incisos I, II, III e IV da Constituição Federal, da Lei n°. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com suas respectivas alterações, da Lei n° 11.091 de 12 de janeiro de 2005 e da Portaria n°450/2002 do MPOG, nas categorias de: NÍVEL SUPERIOR - Administrador; Analista de Tecnologia da Informação; Assistente Social; Auditor; Bibliotecário- Documentalista; Contador; Engenheiro Civil; Engenheiro de Alimentos; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Jornalista; Médico; Médico Veterinário; Nutricionista; Odontólogo; Pedagogo/Orientador; Psicólogo; Técnico em Assuntos Educacionais. NÍVEL MÉDIO - Assistente em Administração; Técnico de Laboratório/Química; Técnico de Tecnologia da Informação; Técnico em Agropecuária; Técnico em Alimentos e Laticínios; Técnico em Audiovisual; Técnico em Enfermagem. NÍVEL FUNDAMENTAL - Operador de Caldeira; para exercício nos Campi de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês e Guanambi, conforme distribuição de vagas contidas no Anexo I deste Edital.

1- DAS ESPECIFICAÇÕES DOS CARGOS E OUTROS DADOS

1.1. Os cargos, as vagas e os requisitos de escolaridade exigidos são os itens constantes do Anexo I.

1.2. Os conteúdos programáticos das provas são os constantes do Anexo II.

1.3. As descrições dos cargos são os constantes do Anexo III.

1.4. Formulário para Recurso Administrativo: Questões de Prova - Anexo IV.

1.5. Formulário para Requerimento com indicação dos recursos especiais necessários para realização das provas - Anexo V

2- DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

2.1. A investidura no cargo do candidato aprovado no Concurso de que trata este Edital está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, comprovar permanência definitiva no Brasil;

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) possuir os requisitos mínimos exigidos para o cargo a que irá concorrer, conforme Anexo I;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei n° 8.112/90 com as suas respectivas alterações;

h) não perceber proventos de aposentadoria nem qualquer remuneração, que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal;

i) não estar inscrito na dívida ativa.

2.2. Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados no subitem 2.1 deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo nos respectivos campi.

2.3. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes no subitem 2.1, não se considerando qualquer situação adquirida após essa data.

3- DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

3.2. Período: 25 de maio a 12 de junho de 2009.

3.3. Taxa de Inscrição:

3.3.1. Nível Superior: Classe E - R$ 43,00 (quarenta e três reais)

3.3.2. Nível Médio: Classe D - R$ 34,00 (trinta e quatro reais)

3.3.3. Nível Fundamental: Classe C - R$ 28,00 (vinte e oito reais)

3.4. Modalidade de Inscrição: As inscrições serão realizadas, única e exclusivamente, via Internet, no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br, no período de 25 de maio a 12 de junho de 2009.

a) acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio indicado;

b) preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line, conforme instruções no sítio;

c) imprimir o boleto bancário para o pagamento;

d) efetuar o pagamento bancário correspondente ao pagamento da Taxa de Inscrição em nome do IF BAHIA no valor de R$43,00 (quarenta e três reais) para os de Classe E, de R$34,00 (trinta e quatro reais) para Classe D e R$28,00 (vinte e oito reais) para Classe C, em qualquer agência bancária. (Caso o cheque utilizado para o pagamento da inscrição seja devolvido, por qualquer motivo, a inscrição será cancelada);

e) a Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

f) a partir do dia 17 de junho de 2009 o candidato deverá consultar, via Internet, no mesmo sítio, se sua inscrição foi confirmada;

g) a inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária dos respectivos recolhimentos;

3.5. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão ser rigorosamente cumpridas, inclusive o pagamento do boleto bancário até a data do vencimento.

3.6. No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, fazer opção por um único Cargo e o respectivo Campus de exercício. Não serão aceitos quaisquer pedidos de alteração de Cargo e/ou Campus, para os quais o candidato se inscreveu.

3.6.1. Se mais de um requerimento de inscrição tiver sido pago e enviado, apenas terá validade o mais recente.

3.7. As informações prestadas na Ficha de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, sendo excluído do processo seletivo aquele que prestar informações inverídicas.

3.8. Efetivada a inscrição, não haverá devolução, em hipótese alguma, da taxa ou de outras importâncias pagas, a qualquer título.

3.9. Poderá haver isenção do pagamento da Taxa de Inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipoinsuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n°. 6.593/2008 e deste Edital.

3.9.1. Fará jus à referida isenção o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto n°. 6.135 de 26/06/2007; e

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/2007.

3.9.2. A isenção tratada no subitem 3.9.1 deverá ser requerida durante a inscrição, via Internet, onde o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar o seu Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico, bem como, declarar-se membro de "família de baixa renda", nos termos da letra "b" do subitem 3.9.1.

3.9.3. O IF Bahia consultará o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.9.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se ainda o disposto no Parágrafo Único do Art. 10 do Decreto n°. 83.936, de 06 de setembro de 1979.

3.9.5. O candidato que preencher os requisitos descritos no subitem 3.9.1. e desejar solicitar a isenção do pagamento da Taxa de Inscrição deverá faze-la via Internet, conforme descrito no subitem 3.9.2, e no período de 25 a 29/05/2009.

3.9.6. O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação de isenção, via Internet, não garante ao interessado a isenção da taxa de inscrição, que estará sujeita a análise e deferimento por parte do IF Bahia.

3.9.7. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via fac-símile, correio eletrônico ou via postal.

3.9.8. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado no subitem 3.9.5., implicará a eliminação automática do processo de isenção.

3.9.9. O resultado da análise dos pedidos de isenção da Taxa de Inscrição será divulgado, via Internet, até o dia 05/06/2009.

3.9.10. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da Taxa de Inscrição.

3.9.11. Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, deverão efetuar o respectivo pagamento do boleto bancário no período estabelecido no subitem 3.2.

3.10. Não serão aceitas inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea.

3.11. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda aos requisitos fixados neste Edital, será automaticamente cancelada.

3.12. O documento de identificação utilizado no ato da inscrição deverá ser o mesmo a ser apresentado quando da realização das provas.

3.13. São considerados documentos oficiais de identificação: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Corpos de Bombeiros Militares, pelos Órgãos Fiscalizadores de Exercício Profissional (Ordens, Conselhos etc), Passaportes, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Carteiras Funcionais do Ministério Público e Magistratura, Carteiras Funcionais expedidas por Órgão Público que valham como identidade na forma da Lei.

3.14. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

3.15. O candidato poderá interpor recurso nos dias 18 e 19 de junho de 2009, referente à publicação da homologação dos inscritos; o recurso fundamentado, com a comprovação da inscrição realizada, será entregue nos endereços especificados no item 3.15.1, respeitado o prazo estabelecido.

3.15.1. Instituto Federal Baiano - Reitoria: Rua Barão de Jeremoabo, s/nº - PAF I, Campus Universitário de Ondina, Salvador- BA, Telefone: (71) 3283-6338

Instituto Federal Baiano - Campus Catu/CGRH: Rua Barão de Camaçari, nº 118, Catu-BA, Telefone: (71) 3641-7911

Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês/CGRH: Km 2,5 BR 420, Estrada Santa Inês x Ubaíra, Santa Inês/BA, Telefone: (73) 3536-1210 Ramal 13

Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim/CGRH: Estrada de Igara, Km 04, Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia. Telefone: (74) 3541-3676

Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi/CGRH: Distrito de Ceraima, Guanambi/BA. Telefone: (77) 3493-2100 Ramal 211

3.16. Não serão aceitos recursos via fac-símile, correio eletrônico ou via postal

4- DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1. As pessoas portadoras de necessidades especiais que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e no artigo 37 do Decreto Federal nº 3.298/99, é assegurado o direito de inscrição para os cargos em concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

4.2. O candidato portador de necessidades especiais, em razão da necessária igualdade de condições, poderá concorrer a qualquer das vagas destinadas ao Campus para o qual pretenda fazer sua opção, sendo reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida.

4.3. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente, exceto para os cargos com apenas uma vaga.

4.4. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, estas serão preenchidas pelos demais concursados com estrita observância da ordem classificatória.

4.5. A compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato será avaliada por equipe multiprofissional, durante o período de estágio probatório.

4.6. As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto n° 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida. Os benefícios previstos no referido artigo, parágrafos 1° e 2°, deverão ser requeridos, por escrito, durante o período de inscrição, indicando os recursos especiais necessários e entregue conforme disposto no item 4.8.

4.7. O candidato inscrito como portador de necessidades especiais deverá comunicar sua deficiência, especificando-a na Ficha de Inscrição.

4.8. Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão entregar os documentos abaixo relacionados nos endereços especificados no item 3.15.1, até 15 de junho de 2009.

a) Laudo Médico original atestando a espécie, expedido no máximo há 90 (noventa) dias, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

b) Solicitação de prova especial Braille ou Ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24.

c) Requerimento indicando os recursos especiais necessários para realização das provas.

4.8.1. A Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por documentos não recebidos.

4.9. Os deficientes visuais (cegos ou pessoas que não consigam efetuar a leitura com o corpo de letra 24), que requererem provas no sistema Braille deverão levar, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo, ainda, utilizar-se de soroban.

4.10. Os que não atenderem aos dispositivos, dentro do prazo estabelecido no item 4.8, serão considerados como não portadores de necessidades especiais e não terão as provas e o local preparados, seja qual for o motivo alegado.

4.11. No dia 19 de junho de 2009 o candidato deverá consultar no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br se seu requerimento foi recebido e registrado.

4.12. A publicação do resultado final do Concurso Público será feita, por Campus, em duas listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidades especiais, e a segunda, somente a pontuação destes últimos.

4.13. Ao ser convocado para investidura no cargo público, o candidato deverá se submeter a exame clínico, através de Junta Médica Oficial, que confirmará, de modo definitivo, o enquadramento de sua situação como portador de necessidades especiais.

4.14. Não havendo a confirmação, o candidato convocado só voltará a sê-lo pela listagem geral de aprovados.

4.15. Após a investidura do candidato no cargo, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria.

5- DA ESTRUTURA DO CONCURSO

5.1. O concurso será realizado em etapa única, que consistirá de provas objetivas de conhecimentos de caráter classificatório e eliminatório que versarão sobre o conteúdo das matérias para todos os cargos e dividido em:

> Língua Portuguesa (15 questões); Fundamentos Legais da Administração Pública (10 questões); Informática Básica (10 questões) e Conhecimentos Específicos (35 questões), conforme Anexo II.

6- DO LOCAL DE PROVAS

6.1. O candidato realizará as provas na cidade de Catu, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Guanambi ou Salvador, de acordo com a escolha no ato da inscrição.

6.2. Os estabelecimentos de aplicação das provas deverão ser conhecidos a partir de 13 de julho de 2009, no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br e na Portaria dos Campi.

6.3. Não serão dadas informações por telefone, e-mail, fac-símile, a respeito de datas, de locais e de horários de realização das provas.

6.4. O candidato deverá observar, rigorosamente, os Editais e os comunicados a serem divulgados através do sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br.

7- DAS PROVAS

7.1. A realização das provas está prevista para o dia 26 de julho de 2009, às 08 horas, nos locais a serem divulgados no endereço eletrônico www.concurso.ifbaiano.edu.br e na Portaria dos Campi.

7.1.1. Não será enviada pelos Correios informação dos locais de realização das provas, nem de confirmação de inscrição.

7.2. O Concurso constará de Provas Objetivas de Conhecimentos, de conformidade com o Anexo II, com questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e apenas uma resposta correta, valendo 01(um) ponto.

7.3. O candidato deverá transcrever as respostas do caderno de questões para a folha de resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.

7.4. O preenchimento da folha de resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções nela contidas. Em hipótese alguma, haverá substituição da folha de resposta por erro do candidato, nem poderá ser preenchida por terceiros.

7.5. Será eliminado do Concurso o candidato que obtiver menos de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos da prova.

7.6. O ingresso ao local das provas só será permitido ao candidato que apresentar documento oficial de identificação, o mesmo utilizado na inscrição.

7.7. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial por funcionário do Instituto de Identificação Pedro Melo.

7.8. A identificação especial será exigida também, do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou a assinatura do portador.

7.9. Os candidatos deverão apresentar-se, ao local das provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para início das provas, munidos de documento oficial de identificação, caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

7.9.1. Os portões serão abertos às 7h20min e fechados, impreterivelmente, às 07h50min - horário local.

7.10. Não será permitida a entrada do candidato no local das provas após o horário pré-estabelecido.

7.11. Não haverá aplicação de provas fora da data e horário pré-estabelecidos em Edital, bem como dos locais divulgados no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br.

7.12. Não haverá, sob qualquer pretexto, vista de provas, segunda chamada, nem caberá pedido de revisão, importando a ausência ou o retardamento do candidato na sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

7.13. Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, o uso de calculadoras, relógios, pagers, telefones celulares ou outros instrumentos de cálculo, como também uso de óculos escuros, boné, protetor auricular e arma de qualquer tipo.

7.14. Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a) apresentar, em qualquer documento, declarações falsas ou inexatas;

b) for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com qualquer outro candidato, bem como utilizando-se de materiais não permitidos, nos termos do subitem 7.13;

c) ausentar-se da sala de provas sem acompanhamento do fiscal;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e com os demais candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

f) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

g) descumprir as instruções contidas no caderno de provas e na folha de respostas;

h) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

i) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público.

7.15. O candidato somente poderá se retirar da sala de provas, após transcorridos, no mínimo, 01 (uma) hora do início da aplicação das mesmas.

7.16. O candidato, ao término das provas, entregará a Folha de Respostas ao fiscal. O Caderno de Questões poderá ser levado pelo candidato após transcorridas 03 (três) horas do início das provas.

7.16.1. Caso o candidato saia do local sem o caderno de questões, não haverá entrega posterior do mesmo.

7.17. Será atribuída nota zero à questão de prova objetiva que contenha mais de uma, ou nenhuma alternativa assinalada, que apresentar borrões, emendas ou rasuras, ou que não for transcrita do caderno de questões para a folha de resposta.

7.18. As provas terão, na sua totalidade, duração máxima de 04 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta, não havendo, por qualquer motivo, prorrogação deste tempo.

7.19. No dia de realização das provas não serão fornecidas informações referentes aos conteúdos das provas, por qualquer membro da equipe de aplicação e/ou pelas autoridades presentes.

7.20. Não será permitido, em nenhuma hipótese, o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ou acompanhantes de candidatos ao Concurso Público, no estabelecimento de aplicação das provas.

8- DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. Serão classificados, segundo a ordem decrescente dos pontos obtidos, os candidatos que lograrem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos da prova.

8.2. Em caso de empate, para efeito de classificação, dar-se-á preferência ao candidato que:

a) obtiver maior número de pontos na Prova Específica;

b) obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;

c) for mais idoso em ano, mês e dia;

d) possuir maior número de filhos.

8.2.1. Havendo candidatos que se enquadrem na condição de idoso, nos termos da Lei nº 10.741/03 e em caso de igualdade no total de pontos, o primeiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada. Os demais critérios seguirão a ordem estabelecida no item 8.2 deste Edital.

9- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. O gabarito será divulgado no dia 26 de julho de 2009, no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br e na Portaria dos Campi.

9.2. Será admitido recurso administrativo, devidamente fundamentado, indicando com precisão o(s) ponto(s) a ser(em) examinado(s), mediante requerimento dirigido à Direção Geral do Campus para o qual fez inscrição e protocolado nos endereços constantes no item 3.15.1, nos dias 27 e 28 de julho de 2009, com observância aos horários de funcionamento das Instituições.

9.2.1 O recurso deverá ser preenchido em formulário constante no Anexo IV.

9.3. Os recursos serão apreciados pela Comissão Organizadora do Concurso Público. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenação Geral de Recursos Humanos dos respectivos Campi e na Reitoria do Instituto Federal Baiano no período de 10 e 11 de agosto de 2009.

9.4. Não serão aceitos recursos administrativos via fac-símile, correio eletrônico ou via postal.

9.5. O resultado do Concurso será divulgado pela Comissão de Concurso Público, em Edital afixado nos Campi e no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br.

9.6. O resultado, uma vez homologado pela Reitoria do Instituto Federal Baiano, será publicado no Diário Oficial da União - DOU, através de Edital, constituindo-se no único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

10- DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO

10.1. O provimento dos cargos de nível superior, de nível médio e de nível fundamental dar-se-á na carreira dos servidores técnico-administrativos em Educação vinculados ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação, de que trata a lei 11.091/2005, com carga horária semanal de 20 (vinte) horas para Médico, 20 (vinte) horas para Médico Veterinário e de 40 (quarenta) horas para os demais cargos.

10.1.1. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as especificidades do cargo e a necessidade da instituição.

10.2. Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir no Quadro de Pessoal Técnico-Administrativo dos Campi em que obtiverem a classificação, na categoria funcional a que concorrerem.

10.3. A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. À Reitoria do Instituto Federal Baiano reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

10.4. O candidato habilitado que lograr classificação e for convocado para assumir o cargo, somente será empossado se for considerado apto no exame médico, homologado por Junta Médica Oficial.

10.5. O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados no subitem 2.1.

10.6. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

11- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. Serão indeferidos, sumariamente, todos os recursos interpostos fora do prazo estabelecido nos subitens 3.15 e 9.2.

11.2. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não-atualização de seu endereço.

11.3. Constituem-se Anexos deste Edital:

Anexo I - Cargos / Vagas / Vencimento Básico / Requisitos de Escolaridade

Anexo II - Conteúdo Programático

Anexo III - Descrição sumária dos cargos

Anexo IV - Formulário para Recurso Administrativo: Questões de Prova

Anexo V - Formulário para Requerimento com indicação dos Recursos Especiais Necessários para Realização da Prova

11.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório da habilitação, classificação e notas obtidas, valendo para esse fim a homologação no Diário Oficial da União.

11.5. O acompanhamento das publicações de editais, avisos e comunicados relacionados ao Concurso Público é de responsabilidade exclusiva do candidato. Não serão prestadas informações relativas ao resultado do Concurso Público por telefone.

11.6. Na investidura do cargo, não serão considerados diplomas ou certificados de cursos que não tenham reconhecimento pelo Ministério da Educação.

11.7. O candidato nomeado, que não aceitar assumir o cargo será definitivamente desclassificado do concurso.

11.8. O candidato aprovado poderá ser consultado, a qualquer tempo, para aproveitamento de vagas em outro campus do IF-Baiano.

11.9. O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

11.10. A realização do concurso é de responsabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, conforme Contrato nº 01, de 04 de maio de 2009.

11.11. Os casos omissos relativos ao concurso público serão resolvidos pela Comissão e pela Reitoria da Instituição ouvida, se necessário, a Procuradoria Jurídica do IF BAHIA.

Salvador - BA, 14 de maio de 2009.

SEBASTIÃO EDSON MOURA
Reitor IF BAIANO

ALEX BATISTA DIAS
Diretor Geral Campus Catu

ARIOMAR RODRIGUES DOS SANTOS
Diretor-Geral Campus Guanambi

JOÃO LUÍS ALMEIDA FEITOSA
Diretor-Geral Campus Senhor do Bonfim

NATANAILDO BARBOSA FERNANDES
Diretor-Geral Campus Santa Inês

AURINA OLIVEIRA SANTANA
Reitora IF BAHIA

ANEXO I

CARGO / VAGAS/ VENCIMENTO BÁSICO / REQUISITOS DE ESCOLARIDADE

Cargo

Vagas

Nível / Classificação / Padrão / Vencimento básico

Requisitos de Escolaridade

Taxa de Inscrição

Quant

Campus

Analista de Tecnologia da Informação

01

Catu

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior na área

R$ 43,00

Assistente Social

01

Catu

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Serviço Social + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Engenheiro de Alimentos

01

Catu

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso superior em Engenharia de Alimentos + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Médico

01

Catu

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Medicina + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Odontólogo

01

Catu

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Odontologia + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Pedagogo/Orientador

01

Catu

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Pedagogia

R$ 43,00

Assistente em Administração

01

Catu

NI/ D/ 1
R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante ou Médio completo + experiência de 12 meses*

R$ 34,00

Técnico de Laboratório/ Química

01

Catu

NI/ D/ 1
R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na área

R$ 34,00

Técnico em Alimentos e Laticínios

02

Catu

NI/ D/ 1
R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na área

R$ 34,00

Técnico em Enfermagem

01

Catu

NI/ D/ 1
R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na área

R$ 34,00

Administrador

01

Santa Inês

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Administração + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Analista de Tecnologia da Informação

01

Santa Inês

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior na área

R$ 43,00

Engenheiro Civil

01

Santa Inês

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Engenharia Civil + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Engenheiro de Segurança do Trabalho

01

Santa Inês

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Médico Veterinário

01

Santa Inês

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Medicina Veterinária + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Psicólogo

01

Santa Inês

NS/ E/ 1
R$ 1.747,83

Curso Superior em Psicologia + Registro no Conselho competente

R$ 43,00

Técnico em
Audiovisual

01

Santa Inês

NI/ D/ 1
R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante ou Médio completo + experiência de 12 meses

R$ 34,00

Técnico em Enfermagem

01

Santa Inês

NI/ D/ 1
R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na área

R$ 34,00

Técnico de Tecnologia da Informação01Santa InêsNI/ D/ 1
R$ 1.364,53
Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na áreaR$ 34,00
Analista de Tecnologia da Informação01Senhor do BonfimNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior na áreaR$ 43,00
Bibliotecário- Documentalista01Senhor do BonfimNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Médico01Senhor do BonfimNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Medicina + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Nutricionista01Senhor do BonfimNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Nutrição + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Técnico em Agropecuária02Senhor do BonfimNI/ D/ 1
R$ 1.364,53
Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na áreaR$ 34,00
Operador de Caldeira01Senhor do BonfimNI/ C/ 1
R$ 1.143,36
Fundamental Completo + Experiência 12 meses* ou profissionalizante na áreaR$ 28,00
Analista de Tecnologia da Informação02GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior na áreaR$ 43,00
Auditor01GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Economia ou Direito ou Ciências Contábeis + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Bibliotecário- Documentalista01GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Contador01GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Ciências Contábeis + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Engenheiro Civil01GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Engenharia Civil + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Jornalista01GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Jornalismo ou Comunicação Social com Habilitação em JornalismoR$ 43,00
Médico01GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Medicina + Registro no Conselho competenteR$ 43,00
Técnico em Assuntos Educacionais02GuanambiNS/ E/ 1
R$ 1.747,83
Curso Superior em Pedagogia ou LicenciaturasR$ 43,00
Assistente em Administração03GuanambiNI/ D/ 1
R$ 1.364,53
Médio Profissionalizante ou Médio completo + experiência de 12 meses*R$ 34,00
Técnico de Laboratório/ Química05GuanambiNI/ D/ 1
R$ 1.364,53
Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na áreaR$ 34,00
Técnico de Tecnologia da Informação02GuanambiNI/ D/ 1
R$ 1.364,53
Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso técnico na áreaR$ 34,00
Técnico em Alimentos e Laticínios02GuanambiNI/ D/ 1
R$ 1.364,53
Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico na áreaR$ 34,00

* Comprovação de experiência mediante Carteira Profissional (CTPS), Contrato ou Declaração com a devida identificação da empresa

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos, extraídos de livros, revistas e jornais. 2. Interpretação de textos verbais, não-verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, propagandas, anúncios, etc. 3. Ortografia. 4. Acentuação gráfica. 5. Pontuação. 6. Crase. 7. Morfossintaxe: classes de palavras: estrutura, formação, flexão e emprego no contexto da enunciação. 8. Frase, oração e período. 9. Termos da oração e suas funções morfossintáticas. 10. Relações sintático-semânticas entre as orações de um período. 11. Processo de coordenação e de subordinação. 12. Sintaxe de concordância e regência. 13. Semântica: sinônimos e antônimos. 14. Conotação e denotação. 15. Figuras de Linguagem.

FUNDAMENTOS LEGAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. Administração pública direta e indireta. 2. Organização dos Poderes da União (Capítulo IV da Constituição Federal). 3. Princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade. 4. Cargos, empregos e funções públicas. 5. Regime Jurídico do servidor público na Constituição Federal (Lei 8.112/90). 6. Crimes próprios do servidor público. 7. Prestação de serviços públicos. 8. Constituição Federativa da República Brasileira Art. 37. 9. Lei 11.091 de 12/01/2005. (já com o texto retificado). 10. Decreto nº 1.171/94. 11. Lei 11.907/2009

INFORMÁTICA

1. Noções de Informática: Conceitos e fundamentos básicos de Hardware e Software. 2. MICROSOFT WINDOWS (98, 2000, NT, XP, VISTA) e LINUX: Conceitos e uso de ferramentas, componentes, configuração, ferramentas de sistema, propriedades do sistema e do vídeo. 3. Gerenciamento de usuários, recursos e objetos. 4. Gerenciamento de processos, memória, arquivos e dispositivos. 5. BROFFICE WRITER e MICROSOFT WORD : Criação, edição, formatação, visualização, impressão de documentos, comandos, atalhos e Mala direta. 6. BROFFICE CALC e MICROSOFT EXCEL: Princípios básicos de criação, edição, comandos, atalhos, formatação, visualização, impressão e manutenção de planilhas, Inserção de fórmulas e funções; geração de gráficos. 7. INTERNET e INTRANET: Conceitos básicos, funcionamento, serviços, protocolos, aplicativos e configurações. 8. Configuração e uso do navegador Internet Explorer. 9. Correio Eletrônico: conceitos básicos, protocolos, ferramentas e configurações. 10. Transferência de arquivos: conceitos básicos, protocolos, ferramentas e configurações. 11. Conceitos e princípios de proteção, segurança e criptografia. 12. Redes de Computadores: conceitos básicos, arquitetura, equipamentos, modelo de camadas, protocolos, serviços, servidores. 13. Noções de Software Livre: Conceitos e fundamentos básicos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Administrador:

1. Desenvolvimento da teoria administrativa. Concepções administrativas: clássica, neoclássica e tendências modernas. 2. A visão sistêmica e as organizações contemporâneas. 3. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle. 4. Planejamento Organizacional: estratégico, tático e operacional. 5. Gestão Organizacional: áreas funcionais, estrutura e processos organizacionais. 6. Comportamento Organizacional: Clima, cultura, mudanças e conflitos. 9. Liderança e Poder nas organizações. O poder nas burocracias. 10. A motivação e o novo ambiente de trabalho. 11. Gerenciamento, desempenho e desenvolvimento de pessoas. 12. Trabalho e equipe. 13. Empowerment e Empowered team. 14. Fatores críticos ao alcance da estratégica. Indicadores de desempenho. Informação e Tomada de Decisão; o modelo de tomada de decisão. 15. Análise de recursos e capacidade organizacional. Análise de processos de trabalho e eliminação de desperdícios. Gestão de documentos e processos. 16. Dimensionamento e controle de estoques. Abordagem logística. 17. Comunicação, Relações Públicas e Marketing Institucional. 18. Gerência de projetos: conceitos e ferramentas; etapas e implementação. 17. Sistemas de Informação. Gestão do conhecimento. Organizações de aprendizagem. 18. Conceito, natureza, objetivos e princípios da Administração Pública. A gestão e Legislação Administrativa. 19. Regime dos servidores públicos federais. 20. Ética e responsabilidade Social. 21. Contabilidade, Custos e Orçamento Público: integração planejamento-orçamento; noções de estrutura da atividade orçamentária na organização governamental; noções do sistema orçamentário funcional - programática receitas e despesas; custos diretos/indiretos; estatística. 22. Licitação Pública e seus Processos.

Analista de Tecnologia da Informação:

1. Conceitos básicos de computação. 2. Suporte a Redes e Sistemas Computacionais. 3. SGBD PostGres e MySQL . 4. Projeto de Banco de dados (modelo entidade/relacionamento, modelo relacional e objeto-relacional, normalização). 5. sistemas de teleprocessamento (equipamentos de interconexão: modems, hubs, switches e roteadores). 6. Microinformática. 7. Fluxograma de sistemas e programas. 8. Lógica de programação estruturada. 9. Sistemas de informação estruturados e não estruturados. 10. Ciclo de desenvolvimento de sistema de informação. 11. Técnicas estruturadas de desenvolvimento de sistemas. 12. Sistema operacional GNU/Linux. 13. Administração de projetos de desenvolvimento de sistemas. 14. Organização e métodos aplicados ao desenvolvimento de sistemas. 15. Projeto de Rede corporativa: normas de cabeamento estruturado (EIA/TIA 568 e 606) e protocolos camada 2 (Padrões IEEE 802.1d, 802.1q, 802.1p, 802.3, 802.3u, 802.3z, 802.3x e 802.11). 16. Protocolos da Internet (IPv4, IPv6, UDP, TCP, ICMP, SMTP, SNMP, HTTP, FTP, DNS, NTP e Radius). 17. Administração de redes. 18. Gerência de Servidores com Sistema operacional Windows. 19. Segurança de dados em rede. 20. Topologia de redes. 21. Comunicação através de VOIP. 22. Padrões de Projeto. 23. Projeto e Programação orientada a Objetos. 24. Diretórios LDAP e Active Directory. 25. Linguagens Java, PHP, JSP, Servlets, J2EE, DHTML (HTML, CSS e JavaScript). 26. Modelagem de sistemas com UML. 27. Linguagem SQL.

Assistente Social:

1. História do Serviço Social. A influência das principais correntes filosóficas e sociológicas no Serviço Social. A institucionalização do Serviço Social no Brasil. Lei de regulamentação da profissão (Lei 8662/93). O Serviço Social na contemporaneidade: desafios e possibilidades. O processo de trabalho do Assistente Social. 2. A assistência social como política pública de direito. A história da Assistência Social na Sociedade Brasileira. A questão social. O movimento de reconceituação e suas implicações sobre a prática profissional. 3. Ética e Serviço Social: fundamentos sócio-históricos. A ética profissional e sua aplicação no cotidiano do assistente social. O Código de Ética Profissional e o projeto ético político do Serviço Social. Resolução CFESS nº 273/93. 4. Metodologia do Serviço Social: a importância do conhecimento no processo de intervenção. Instrumentos e técnicas do Serviço Social. O estudo social. Elaboração de projetos em Serviço Social. O planejamento como instrumento de intervenção do Serviço Social. 5. Legislação social básica e suas atualizações: Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Lei Orgânica da Saúde- Lei 8.080/90- SUS. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Estatuto do Idoso. Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB (Lei 9.394/96). Acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência (Lei 10.048/00, Lei 10.098/00, Decreto-lei 5.296/04). A Constituição Federal e a Seguridade Social. 6. Fundamentos da Política Social. O Estado Brasileiro e as políticas sociais. História das políticas sociais no Brasil. Estado, Política e Poder.

Auditor:

1. Contabilidade Geral: Princípios, registros e conciliações contábeis. Controle e Avaliação dos Estoques. Controle contábil e tratamento dos Ativos Permanentes: imobilizado e intangível. Demonstrações Financeiras: Balanço patrimonial; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração do Resultado do Exercício. Análise e interpretação das demonstrações contábeis. Avaliação do desempenho empresarial. Análise por meio de índices. 2. Contabilidade Pública: Orçamento Público: princípios orçamentários. Processo orçamentário: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos. Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF. Lei 4.320/64. Classificação orçamentária: classificação institucional; funcional; programática; econômica; por fonte de recursos. Receitas e despesas extraorçamentárias. Estágios da Receita e da Despesa públicas. Execução Orçamentária, Financeira e Contábil. Descentralização dos Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque. Descentralização Financeira: Cota, Repasse e Sub-repasse. Variações patrimoniais: variações ativas e passivas. Dívida pública flutuante e fundada. Balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. Plano de Contas Único da Administração Federal: estrutura básica. Função e funcionamento das contas: Previsão e Realização da receita, fixação e execução da despesa. Fases de Execução da Despesa. Restos a pagar. Suprimento de Fundos. Despesa de Exercícios Anteriores. Tabela de eventos: conceito, estrutura. Indicadores contábeis. Conta única do Tesouro Nacional. Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI. 3. Auditoria: Auditoria e Controle Interno: Fundamentos da Auditoria: Origem, natureza e aplicação. Conceitos, modalidades, tipos e formas. Auditoria Interna e Auditoria Externa. Auditoria Governamental: formas e tipos. Processo de Auditoria: Planejamento dos Trabalhos. Execução dos Trabalhos: Programas de Auditoria, Papéis de trabalho, Testes de auditoria, Amostragem estatística em auditoria. Materialidade, relevância e risco em auditoria. Relatórios e Pareceres de Auditoria. Auditoria no Setor Público Federal: controle externo. O Tribunal de Contas da União (Lei nº. 8.443/92 e IN nº. 47/04): natureza, competência, jurisdição e julgamento de contas. Processo de Tomada de Contas e Prestação de Contas. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: finalidades, atividades, organização e competências (Lei nº. 10.180/2001, Decreto n.º 3.591/2000 e suas alterações). Normas de auditoria aplicáveis ao serviço público federal nas áreas de gestão: Orçamentária, Financeira, Patrimonial, Operacional e Recursos Humanos. Procedimentos adotados para a elaboração do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna - PAINT e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT. 4. Direito Administrativo: Conceito de Direito Administrativo, Fontes do Direito Administrativo, O sistema administrativo brasileiro, Conceito de Estado, Elementos do Estado, Poderes do Estado, Governo, Administração Pública, Entidades Autárquicas, órgãos Públicos, Classificação dos órgãos públicos, Agentes Públicos: Agentes políticos, Agentes administrativos, Agentes honoríficos, Agentes delegados, Agentes credenciados, Princípios Básicos da administração, Poderes e deveres do administrador público, O uso e o abuso de Poder, Excesso de Poder, Desvio de finalidade, Omissão da Administração, Poder vinculado, Poder discricionário, Poder hierárquico, Poder disciplinar, Poder regulamentar, Poder de Polícia, Conceitos e requisitos do ato administrativo, Atributos do ato administrativo, Classificação dos atos administrativos, Espécie de atos administrativos, Motivação dos atos administrativos, Invalidação dos atos administrativos, Contratos administrativos, Licitação: conceito, finalidade, princípios e objeto, Dispensa de licitação, Inexigibilidade de licitação, Anulação da licitação, Revogação da licitação, Modalidades de licitação, Pregão (Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002. Convênios, acordos ou ajustes: fases dos convênios. Organização do Serviço Público, Normas Constitucionais pertinentes aos servidores públicos, Direito e Deveres do servidor público, Responsabilidades dos servidores públicos, Controle da Administração, Controle Administrativo, Controle legislativo, Controle Judiciário. 5. Direito Constitucional: Conceito de constituição, Classificação das constituições, Elementos das constituições, Controle de Constitucionalidade, Emenda à Constituição, Princípios Constitucionais do Estado Brasileiro. Constituição Federal de 1988: Preâmbulo, Dos Princípios Fundamentais, Dos Direitos e Garantias Individuais, Da Organização do Estado, Da Organização dos Poderes, da Tributação e do Orçamento.

Bibliotecário-Documentalista:

1. A relação entre informação, conhecimento, biblioteconomia, documentação e ciência da informação. 2. Formação, Legislação e Ética Profissional. 3. Métodos quantitativos aplicados à biblioteconomia e à ciência da Informação. 4. Tipologia e Características dos Materiais Informacionais. 5. Administração de unidades de informação. 6. Planejamento de unidades de informação. 7. Desenvolvimento de coleções de materiais informacionais. 8. Teoria e prática de catalogação, AACR2, formato MARC, Metadados. 9. Teoria e Prática de Classificação, CDD, CDU e Ontologias. 10. Teoria e prática de indexação, cabeçalhos de assunto e tesauros. 11. Serviços de atendimento ao usuário: teoria e prática de referência, disseminação da informação, estudos de usuários. 12. Fontes de informação, recuperação da informação, bancos e bases de dados nacionais e estrangeiras, estratégias de busca, comutação bibliográfica. 13. Qualidade, serviços e produtos informacionais em bibliotecas escolares e universitárias. 14. Controle bibliográfico da informação: procedimentos e recomendações. 15. Normalização documentária: normas da ABNT. 16. Tecnologia da informação e da comunicação aplicada à gestão, serviços e produtos de biblioteca. 17. Ação cultural em bibliotecas escolares e universitárias. 18. Bibliotecas eletrônicas, digitais e virtuais. 19. Conservação preventiva de documentos gráficos. 20. Especificações técnicas para projeto arquitetônico de bibliotecas e demais unidades de informação.

Contador:

1. Contabilidade: conceito e campo de aplicação. 2. Atos e Fatos Contábeis e Administrativos. 3. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade. 4. Estática Patrimonial: Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido. 5. Variações do Patrimônio Líquido: Receita. Despesas. Apuração do Resultado. 6. Regimes Contábeis: Regime Caixa versus Regime de Competência. 7. Escrituração Contábil: Métodos de Escrituração. Lançamentos Contábeis. Livros de Escrituração. 8. Plano de Contas: Função e Funcionamento das Contas. Grau das Contas. 9. Balanço Patrimonial - Aspectos Contábeis, Legais e Societários: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Balancete de Verificação. Ajustes das contas do Balanço. Encerramento das contas de resultado. Demonstração do resultado do exercício: Aspectos Contábeis, Legais e Societários. 10. Problemas contábeis diversos: operações com mercadorias. Provisões. Operações Financeiras. Disponibilidades. Créditos. Obrigações com Terceiros. 11. Outras Demonstrações Contábeis. 12. Análise das Demonstrações Contábeis: Análise através de índices. Índices-Padrão. Análise Vertical e Horizontal. Análise da Atividade. Alavancagem Financeira. 13.Contabilidade de Custos: Custeio por Absorção. Custeio Variável.Custeio Baseado em Atividade. Análise Custo-Volume -Lucro. Estimação de Custos. 14. Contabilidade Pública: Conceito. Campo de Atuação. Sistema Orçamentário. Sistema Financeiro. Sistema Patrimonial. Sistema de Compensação. Regimes Contábeis. Regime de Caixa. Regime de Competência. Regime Contábil Adotado no Brasil. 15. Plano de Contas na Contabilidade Pública: Sistemas Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. Plano de Contas da Administração Pública Federal. 16. Escrituração nos Sistemas Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. 17. Sistema Orçamentário: Fixação da despesa. Créditos adicionais. Empenhos. Classificação da Despesa. Pagamentos e anulação de pagamentos. Restos a Pagar. Previsão da Receita. Arrecadação. Recolhimentos e anulações de recolhimentos. Encerramento das contas no sistema orçamentário. 18. Sistema Financeiro: As disponibilidades e o Realizável. Dívida Flutuante. Receitas e Despesas Orçamentárias e extra-orçamentárias. Aplicações Financeiras. Operações de crédito por Antecipação da Receita (ARO). Baixa e incorporação de valores financeiros. 19. Sistema Patrimonial: Bens, participações. Operações de Crédito. 20. Dívida Pública: Escrituração contábil da constituição da dívida pública. Escrituração contábil do ajustamento da dívida pública. Escrituração contábil do resgate da dívida pública. 21. Dívida Fundada Interna e Externa. 22. Execução de Convênios. 23. Execução orçamentária. 24. Prestação de contas. 25. Inventário. 26. Inscrição da Dívida Ativa e dos Restos a pagar. 27. Balanços Gerais. 28. Levantamento de Contas: Noção Geral. Prestação de Contas. Tomadas de Contas. 29. Regime de adiantamento. 30. Créditos Adicionais. 31. Fundos Especiais. 32. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI: Conceito. Objetivos. Características. Formas de Acesso. Modalidades de Uso. Abrangência do SIAFI. Segurança do SIAFI. Principais Documentos de Entrada de Dados. Fundamentos Lógicos. Fundamentos Contábeis. SIAFI Gerencial.

Engenheiro Civil:

1. Projeto básico e executivo de engenharia. 1.1. Projeto Arquitetônico. 1.2.Projeto Estrutural (concreto aço e madeira). 1.3. Fundações. 1.4. Instalações elétricas e hidrosanitárias. 2. Projetos complementares. 2.1. Elevadores. 2.2. Ventilação-exaustão. 2.3. Ar condicionado. 2.4. Telefonia. 2.5. Prevenção contra incêndio. 3. Especificação de materiais e serviços. 4. Programação de obras. 4.1. Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades. 4.2. Planejamento e cronograma físico-financeiro: PERT-CPM. 5. Acompanhamento de obras. 6. Construção. 6.1. Organização do canteiro de obras: execução de fundações. 6.2. Alvenaria. 6.3. Estruturas e concreto. 6.4. Aço e madeira. 6.5. Coberturas e impermeabilização. 6.6. Esquadrias. 6.7. Pisos e revestimentos. 6.8. Pinturas, instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia). 7. Fiscalização. 7.1. Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.) 7.2. Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.). 7.3. Controle de execução de obras e serviços. 8. Noções de drenagem, de hidráulica, de hidrologia e solos. 9. Legislação e Engenharia legal. 10. Licitações e contratos. 10.1. Legislação específica para obras de engenharia civil. 11. Elaboração de orçamentos. 12. Noções de segurança do trabalho. 13. Supervisão de serviços.

Engenheiro de Alimentos:

1. Técnicas de conservação de alimentos. 2. Operações unitárias na indústria de alimentos. 3. Tecnologia de carne e pescado. 4. Tecnologia de laticínios. 5. Tecnologia de frutas e hortaliças. 6. Tecnologia de panificação. 7. Tecnologia de bebidas fermentadas e destiladas. 8. Bioquímica dos alimentos. 9. Transformações químicas e bioquímicas no processamento de alimentos. 10. Análises de alimentos (análises físico-químicas, análises microbiológicas, análise sensorial). 11. Planejamento e projetos de indústrias de alimentos. 12. Tratamento de resíduos e gestão ambiental na indústria de alimentos. 13. Higiene e vigilância sanitária de alimentos (legislação). 14. Ferramentas de gestão da qualidade na indústria de alimentos (rastreabilidade, BPF, APPCC). 15. Noções de estatística.

Engenheiro de Segurança do Trabalho:

1. Higiene do trabalho. 1.1. Riscos ambientais. 1.1.1. Riscos físicos. 1.1.2. Riscos químicos 1.1.3. Riscos biológicos. 1.2 NR-09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). 1.3. NR-15 - Atividades e Operações Insalubres. 1.4. Programa de Proteção Respiratória (PPR). 1.5 PCA - Programa de Conservação Auditiva (PCA). 2. Segurança do trabalho. 2.1. Legislação e normatização. 2.2. Acidentes de trabalho. 2.3. Conceito técnico e legal. 2.4. Causas dos acidentes do trabalho. 2.5. Análise de acidentes do trabalho. 2.6. Custos dos acidentes. 2.7. Cadastro de acidentes. 2.8. Comunicação e registro de acidentes. 2.9. Técnicas de análise de risco: APR/APP, HAZOP e Árvore de Falhas. 2.10. Investigação das causas dos acidentes. 2.11. Estatísticas de acidentes. 2.12. NR-4 - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). 2.13. NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 2.14. NR-06 - Equipamento de Proteção Individual (EPI). 2.15. Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). 2.16 NR-16 - Atividades e Operações Perigosas. 2.17. Inspeção de segurança. 2.18. NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT). 2.19. Responsabilidades administrativas, cíveis e/ou criminais resultantes do acidente do trabalho. 3. Prevenção e combate a princípios de incêndio. 3.1. Propriedades físico-químicas do fogo. 3.2. O incêndio e suas causas. 3.3. Classes de incêndio. 3.4. Métodos de extinção. 3.5. Agentes e aparelhos extintores. 3.6. Extintores de incêndio. 3.7. Sistemas de prevenção e combate a incêndios. 3.8. Brigadas de incêndio. 3.9. Planos de emergência e auxílio mútuo. 3.10. NR-23 - Proteção contra incêndios. 4. Saúde Ocupacional. 4.1. PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - NR-7. 4.2. Toxicologia. 4.3. Doenças profissionais e do trabalho. 4.4. Agentes causadores de doenças. 4.5. Primeiros Socorros. 5. Ergonomia. 5.1 NR-17 5.2. Princípios da ergonomia. 5.3. A aplicabilidade da ergonomia. 5.3. Aspectos ergonômicos ambientais (calor, ruído, cores, umidade). 5.4. Análise ergonômica do trabalho. 5.5. Sistemas de controle. 5.6. Atividades musculares. 5.7. Ergonomia e prevenção de acidentes. 5.8. Segurança em processamento de dados. 5.9. Transporte, armazenamento, movimentação e manuseio de materiais. 6. Aspectos legais e normativos. 6.1. Constituição Federal de 1988 - Inciso XXII do artigo 7º. 6.2. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - Art. 195. 6.3. Portaria n.° 3.214, de 08/06/1978 e respectivas 33 Normas Regulamentadoras. 6.3. Lei n° 8.112 de 11/12/1990. 6.3. Lei n° 8.270 de 19/12/1991 - Art.12 - Incisos I e II e seus Parágrafos. 6.4. Orientação Normativa n° 04 de 13/07/2005, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 6.5. Decreto nº 5.961, de 13/11/2006, que institui o Sistema Integrado de Saúde do Servidor Público Federal (Sisosp) 6.6 Lei n° 7.369/ 85, regulamentada pelo Decreto n° 93.412 de 14/10/1986. 6.6. Código de Ética Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo. 6.7. OHSAS 18.001 (Sistema de Gestão para Segurança e Saúde Ocupacional). 6.8. Regulamentação referente ao Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP e Fator Acidentário de Prevenção - FAP e do Laudo técnico de condições ambientais do trabalho- LTCAT.

Jornalista:

1. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil; 2. A linguagem jornalística - estrutura, texto, lide, sublide, título, entre título; 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa; 4. Teoria da Comunicação; 5. Ética e Direito à informação pública; 6. Opinião Pública; 7. Comunicação Pública; 8. Direitos Autorais; 9. Planejamento da Comunicação (definição de público, seleção de instrumentos, aferição de resultados); 10. Uso da internet na comunicação social; 11. Cores, ilustrações, técnicas de impressão, redação de texto; 12. Assessoria de Imprensa - conceito, finalidade; 13. Meios de divulgação - entrevista coletiva, entrevista exclusiva, ress release; 14. Relacionamento e atendimento à imprensa; 15. Estrutura e processos de produção jornalística em jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica; 16. Teorias do jornalismo.

Médico:

1. Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. 2. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. 3. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. 4. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. 5. Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. 6. Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. 7. Doenças reumáticas: Artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. 8. Doenças infecciosas e antibioticoterapia. 9. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. 10. Infecção pelo vírus HIV. 11. Doenças auto-imunes. 12. Suporte nutricional. 13. Choque. 14. Anemias. 15. Acidente vascular cerebral. 16. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. 17. Ética e Bioética. 18. Fundamentos de Medicina Ocupacional Emergências clínicas. 19. Doenças sexualmente transmissíveis, contracepção.

Médico Veterinário:

1. Fisiologia e Patologia dos animais domésticos. 2. Medicina Veterinária Preventiva: diagnóstico, prevenção e controle de doenças infecciosas. 3. Doenças de notificação obrigatória. 4. Conhecimentos básicos de epidemiologia; análise de risco; cálculos de incidência e prevalência. 5. Bioestatística: média, mediana, moda, desvio padrão, comparação de médias, testes paramétricos e não paramétricos; métodos de amostragem e análise. 6. Normas do RIISPOA para carnes, leite e outros produtos de origem animal. 7. Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal: boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). 8. Farmacologia Veterinária: noções básicas de farmacocinética e farmacodinâmica; mecanismos de ação; resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal. 9. Análises físicoquímicas: análise centesimal; cromatografia líquida de alta eficiência para análise de corantes e vitaminas em leite. 10. Virologia e Bacteriologia Veterinária: principais vírus e bactérias de importância econômica e zoonótica em medicina veterinária. Análises microbiológicas: meios de cultivo, meios seletivos, provas bioquímicas. 11. Parasitologia Veterinária: principais parasitos de importância econômica e zoonótica em medicina veterinária, ciclos, tratamento e controle. 12. Noções de Biossegurança em laboratórios. 13. Zoonoses: doenças transmitidas por animais e por produtos de origem animal. Antropozoonoses. 14. Imunodiagnóstico aplicado a Veterinária: tipos de ensaio, aplicabilidade, conceitos de sensibilidade e especificidade dos testes sorológicos. 15. Vacinas em Medicina Veterinária: tipos de vacinas, esquemas vacinais, casos de vacinação obrigatória, vias de administração. 16. Normas do Ministério da Agricultura para fiscalização de produtos veterinários. 17. Desenvolvimento de Programas Sanitários. 18. Legislação ambiental aplicada à criação animal e a indústria de produtos de origem animal. 19. Métodos de análise histo e anátomo-patológica. 20. Legislação profissional, ética, entidades de classe.

Nutricionista:

1. Anatomia, Citologia e Histologia, Genética e Evolução, Psicologia das Relações Humanas, Química, Fisiologia, Bioquímica, Saneamento, Bioestatística Aplicada à Área de Saúde, Farmacologia, Parasitologia, Patologia dos Processos Gerais, Microbiologia e Imunologia, Composição dos Alimentos, Epidemiologia, Bromatologia, Higiene e conservação dos Alimentos, Técnica Dietética, Administração de Serviços de Alimentação Coletiva, Nutrição Normal, Patologias da Nutrição e Dietoterapia, Avaliação Nutricional, Tecnologia dos Alimentos, Educação Nutricional, Nutrição Materno-infantil, Ética e Orientação Profissional em Nutrição, Administração de Saúde Publica, Nutrição em Saúde Pública.

Odontólogo:

1. Diagnostico das afecções que envolvem o sistema estomatognatico. 2. Diagnostico das doenças sistêmicas com manifestações bucais 3.Dentistica- Proteção complexo dentina-polpa. Odontologia adesiva, resina composta e amálgama. 4. Relação dentística-endodontia. 5. Microdentística e procedimentos preventivos. 6. DST. 7. Cirurgia-exodontia. 8. Ética.

Pedagogo/Orientador:

1. Educação, Sociedade e Cultura; 2. Políticas públicas Inclusivas de Educação: relação de gênero e Educação, portadores de necessidades especiais, etnias; 3. Lei de diretrizes e bases da Educação LDB9394/96; 4. Trabalho e Educação: Formação Profissional e Tecnológica. Decreto Lei nº 5.154/04. Lei n nº 11.741/08. Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional. 5. Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Decreto 5840, 13/07/2006) Decreto nº5478, de 24.07.2005; 6. Acompanhamento do processo pedagógico: avaliação da aprendizagem. Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação. 6. Organização e planejamento pedagógico. Projeto pedagógico. Plano de desenvolvimento institucional. 7. Didática e novas tecnologias: o computador e a sala de aula. Uso das tecnologias da informação no processo pedagógico. Currículo: concepções, relações de poder, transdisciplinaridade, transversalidade Interdisciplinaridade, disciplinaridade, multidisciplinaridade. Organização de Currículo 8. Pedagogia e Intervenção social: juventude e novas sociabilidades. Sexualidade e juventude. Relação escola-família. Violência intraescolar. Estatuto da Criança e Adolescente. Ensino Superior. Cursos Superiores em Tecnologia. Formação Básica e Continuada de Professores. Formação do Professor Pesquisador.

Psicólogo:

1. Educação e Escola no Brasil: história e contemporaneidade; 2. Contribuições das Teorias Psicológicas para a Educação (a Psicologia de Henri Wallon, Behaviorismo e Análise do Comportamento, Vygotsky e a Teoria Sócio- histórica, Piaget e a Epistemologia Genética); 3. A instituição escolar como contexto para atuação do psicólogo (dinâmica de grupo e relações interpessoais: noções básicas, objetivos, aplicabilidade, aplicação em contextos organizacionais, avaliação psicológica, entrevista, laudo psicológico); 4. Parâmetros Curriculares da educação: a inserção da Psicologia Escolar; 5. Formação do professor e o lugar da Psicologia; 6. Família e desempenho escolar; 7. Escola inclusiva: diversidade e educação; 8. Posições e estratégias da Psicologia Escolar/Educacional frente à questão do fracasso e exclusão escolar; 9. A violência no meio escolar: estado da arte e pesquisa, indisciplina, Bullying; 10. Multiculturalismo e Educação, Ética e Psicologia, Direitos Humanos e Educação.

Técnico em Assuntos Educacionais:

1. Educação, Sociedade e Culturas; 2. Políticas Públicas Inclusivas de Educação: relação de gênero e Educação, portadores de necessidades especiais, etnias; 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB9394/96; 4. Trabalho e Educação: Formação Profissional e Tecnológica. Decreto Lei n°5.154/04. Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional. 5. Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Decreto 5840, 13/07/2006; Decreto n°5478, de 24.07.2005). 6. Acompanhamento do Processo Pedagógico: avaliação da aprendizagem. Critérios de avaliação. Instrumentos de avaliação. 7. Organização e Planejamento do Trabalho Pedagógico. Projeto Pedagógico. A organização do trabalho pedagógico na sala de aula em interface com a escola e a sociedade. Plano de Desenvolvimento Institucional. 8. Didática e Tecnologias da Informação e da Comunicação: o computador e a sala de aula. Uso das Tecnologias da Informação e da comunicação no Trabalho Pedagógico. 9. Currículo e Conhecimento: concepções, relações de poder, transdisciplinaridade, transversalidade Interdisciplinaridade, disciplinaridade, multidisciplinaridade. Organização Curricular. Currículo e Estudos Culturais. 10. Conhecimento e Formação Humana na Sociedade Contemporânea. Reflexos dos Paradigmas da Sociedade da Informação e do Conhecimento no Trabalho Pedagógico. Conhecimento, Comunicação e Participação social.

NÍVEL MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA

1. Interpretação e compreensão de textos contemporâneos. 2. Morfossintaxe: classes gramaticais, funções, emprego; palavras de relação intervocabular e interoracional. 3. Colocação de pronomes oblíquos átomos. 4. Verbo: modo, tempo, voz, pessoa, número e correlação modo-temporal. 5. Elementos constituintes da oração, processos de coordenação e subordinação. 6. Concordância nominal e verbal. 7. Regência nominal e verbal. 8. Acentuação gráfica. 9. Ortografia. 10. Figuras de linguagem.

FUNDAMENTOS LEGAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. Administração pública direta e indireta. 2. Organização dos Poderes da União (Capítulo IV da Constituição Federal). 3. Princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade. 4. Cargos, empregos e funções públicas. 5. Regime Jurídico do servidor público na Constituição Federal (Lei 8.112/90). 6. Crimes próprios do servidor público. 7. Prestação de serviços públicos. 8. Constituição Federativa da República Brasileira Art. 37. 9. Lei 11.091 de 12/01/2005. (já com o texto retificado). 10. Decreto 1.171/94. 11. Lei 11.907/2009.

INFORMÁTICA

1. Noções de Informática: Conceitos e fundamentos básicos de Hardware e Software. 2. MICROSOFT WINDOWS (98, 2000, NT, XP, VISTA) e LINUX: Conceitos e uso de ferramentas, componentes, configuração, ferramentas de sistema, propriedades do sistema e do vídeo. 3. Gerenciamento de usuários, recursos e objetos. 4. Gerenciamento de processos, memória, arquivos e dispositivos. 5. BROFFICE WRITER e MICROSOFT WORD : Criação, edição, formatação, visualização, impressão de documentos, comandos, atalhos e Mala direta. 6. BROFFICE CALC e MICROSOFT EXCEL: Princípios básicos de criação, edição, comandos, atalhos, formatação, visualização, impressão e manutenção de planilhas, Inserção de fórmulas e funções; geração de gráficos. 7. INTERNET e INTRANET: Conceitos básicos, funcionamento, serviços, protocolos, aplicativos e configurações. 8. Configuração e uso do navegador Internet Explorer. 9. Correio Eletrônico: conceitos básicos, protocolos, ferramentas e configurações. 10. Transferência de arquivos: conceitos básicos, protocolos, ferramentas e configurações. 11. Conceitos e princípios de proteção, segurança e criptografia. 12. Redes de Computadores: conceitos básicos, arquitetura, equipamentos, modelo de camadas, protocolos, serviços, servidores. 13. Noções de Software Livre: Conceitos e fundamentos básicos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Assistente em Administração:

1. Noções de Segurança do Trabalho, Ergonomia e Primeiros Socorros. 2. Conhecimentos básicos sobre Preservação Ambiental. 3. PROCESSO ADMINISTRATIVO NO AMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL (Lei 9784/99). 4. Lei nº 8.112/90. 5. Noções de direito constitucional. 6. Lei nº 8.666/93. 7. Noções de relações humanas. 8. Noções de administração financeira, contábil, pessoal e de material. 9. Redação de expediente e Correspondência Oficial (Atas, Memorandos, Ofícios etc).

Técnico de Laboratório/ Química:

1. Normas de Segurança, Boas Práticas de laboratório, riscos físicos, químicos e biológicos. 2. Aparelhagem comum e técnicas básicas de laboratório. Balanças: tipos de balança, técnica de pesagem, uso e cuidados com a balança analítica, erros na pesagem; Vidraria aferida: identificação, uso e limpeza de vidraria aferida; identificação, uso e calibração de aparelhagem graduada; Aparelhagem em geral: identificação e usos de aparelhagens e utensílios de vidro, cerâmica, metal, plástico; Aparelhagens de aquecimento; Preparo de amostras; Técnicas de separação: filtração decantação, centrifugação, extração com solvente, cristalização, precipitação, destilação, secagem; Soluções: preparação, diluição, padronização. 3. Análise química: definição, análise química qualitativa e quantitativa, etapas de uma análise química, escolha do método de análise, parâmetros de desempenho analítico. 4. Estatística. Tipos de erros; Algarismos significativos; Tratamento e avaliação estatística de dados. 5. Métodos clássicos de análise. Análises titrimétricas: titulação de neutralização, por complexação, de precipitação, de oxidação-redução, aplicações; Análise gravimétrica: tipos de métodos gravimétricos; gravimetria por precipitação. 6. Técnicas cromatográficas: introdução às separações cromatográficas, tipos de cromatografia, princípios básicos e aplicação das cromatografias em camada fina, gasosa e líquida. 7. Métodos eletroquímicos: Fundamentos da potenciometria; Fundamentos da voltametria. 8. Métodos espectroquímicos: Fundamentos da espectrometria de absorção molecular no ultravioleta/Visível; Fundamentos da espectrometria de absorção atômica. 9. Microscopia: fundamentos da microscopia óptica. 10. Microbiologia: características gerais dos microorganismos, fatores ligados à presença, número e proporção de microorganismos; fundamentos das análises microbiológicas, preparo de materiais de laboratório, coleta das amostras, métodos gerais de contagem de microrganismos em placas.

Técnico em Agropecuária:

1. Conhecimentos básicos sobre a estrutura agropecuária local, regional e estadual. 2. Técnicas e legislação inerentes à preservação e a recuperação do meio ambiente. 3. Solos: textura, estrutura, composição, coleta de amostras, uso e conservação. 4. Conhecimentos básicos de fertilização: adubação em geral, tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. 5. Conhecimentos básicos de irrigação e drenagem. 6. Conhecimentos básicos de fitotecnia: grandes culturas anuais, grandes culturas perenes, olericultura e fruticultura, silvicultura e pastagens. 7. Conhecimentos básicos de mecanização agrícola: máquinas e implementos agrícolas. 8. Noções de fitossanidade: identificação das principais pragas e doenças agrícolas, legislação e uso correto de defensivos agrícolas. 9. Conhecimentos básicos de zootecnia: reprodução, nutrição, manejo de rebanhos (pequenos, médios e grandes animais), sanidade (vacinação, vermifugações, etc) e inseminação artificial, instalações para animais. 10. Elaboração de projetos: Custos e orçamentos agropecuários.

Técnico em Alimentos e Laticínios:

1. Ferramentas de controle de qualidade na indústria de alimentos - BPF, PPHO, APPCC e sistema ISO. 2. Microbiologia de alimentos. 3. Embalagem e acondicionamento de produtos alimentícios. 4. Métodos de conservação dos alimentos. 5. Aditivos químicos na indústria de alimentos. 6. Oxidação de lipídios em alimentos. 7. Tecnologia de carnes e leites. 8. Grupos e classificação dos Alimentos. 9. Reações enzimáticas dos alimentos

Técnico em Audiovisual:

1. Noções e cuidados básicos para instalação, operação, manutenção e funcionamento de: retroprojetores; projetores de slides; videocassetes; telecine; projetores multimídia; computador/ notebook; lousa eletrônica ; sistemas de som; máquina fotográfica; câmaras de vídeo; conversor de fita VHS para DVD; fones e microfones, tripés, baterias, mesa de som; edição linear e não linear de áudio e vídeo; racks; cabos; lâmpadas; mídias; filmes/fitas dispositivos de armazenamento de massa; mouse/ teclado; caixas de som; sonorização e sistema de som ambiente; dispositivos de áudio; rádio transmissores e receptores; walk talk; aparelhos de telefone/ fax , modem, scanners; impressoras; conexões com a internet; dispositivos com armazenamento removível; software e hardware básicos de instalação/operação de equipamentos; telas, telões e outros tipos de tela; controles remotos; iluminação; sistemas, formatos, cabeamento e copiagem de fitas de vídeo; equipamentos CD-ROM e DVD; aparelhos de vídeo; monitores de vídeo; equipamentos e técnicas de gravação de áudio e vídeo; ambiente de vídeo e áudio conferência.

Técnico em Enfermagem:

1.Código de ética e lei do exercício profissional. 2. Processo do trabalho em enfermagem. 3. Registros de enfermagem e ocorrências no serviço: implicações legais e éticas. 4. Biossegurança nas ações de enfermagem: precauções, precauções universais, exposição a material biológico. 5. Processamento de artigos hospitalares: limpeza, desinfecção e esterilização. 6. Assistência de enfermagem nas enfermidades endócrinas e circulatórias: hemorragias, trombose, embolia, choque, isquemia, edema agudo do pulmão, infarto do miocárdio e parada cardiorespiratória. 7. Assistência de enfermagem em saúde mental e no uso de substâncias psicoativas. 8. Técnicas de enfermagem: cálculo, preparo e administração de medicamentos e hemoderivados, higiene, transporte, oxigenoterapia, drenagens, monitorização cardíaca, controle hídrico, aspiração de secreção, alimentação enteral e parenteral, sinais vitais. 9. Tratamento e prevenção de feridas. 10. Atendimento em urgência e emergência. 11. Imunização: aplicação, transporte, armazenamento e conservação de vacinas. 12. Vigilância epidemiológica. 13. Políticas públicas de saúde - SUS. 14. Ações básicas em saúde coletiva - PSF.

Técnico de Tecnologia da Informação:

1. Conceitos básicos de computação, microinformática, elementos de hardware e os softwares Windows Vista, Linux Ubuntu, linux Debian e Br.Office. 2. Programação de sistemas: Algoritmos e estruturas de dados. Metodologia e técnica de Programação orientada a objetos. UML - Unified Modeling Language. Noções de análise e projeto de sistemas orientados a objetos. Padrões de projetos. Ambiente operacional cliente-servidor e arquitetura multicamadas. Linguagens de programação: Java, Delphi. Desenvolvimento de aplicações Web: Servlet, JSP, PHP, DHTML (HTML, CSS e Javascript). 3. Bancos de dados: modelo entidade/relacionamento. modelo relacional. Normalização de dados. Linguagens de consulta e de definição de dados. Ferramentas de modelagem de dados. SQL Server 2000 e MySQL. 4. Comunicação de dados e redes de computadores: conceitos e aplicações. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). Sistemas Operacionais Linux Debian e Windows 2008 Server, protocolo IP. 5. segurança da informação: conceitos, políticas, procedimentos, serviços e mecanismo de proteção. 6. programação visual para Web: conhecimento básico de HTML.. Conhecimento avançado de recursos de áudio digital para a Web. Conhecimento avançado sobre criação e conversão de arquivos de vídeo com extensão .mpeg, .avi, .asf, .wmv, .mov, .rm.

NÍVEL FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos, extraídos de livros, revistas e jornais. 2. Vocabulários: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, e valores semânticos dos vocábulos - polissemia. 3. Classes de palavras: emprego e flexões; casos particulares. 4. Oração: os termos da oração. 5. O período composto: a coordenação e a subordinação, classificação das orações coordenadas e subordinadas. 6. Sintaxe de concordância: casos particulares e gerais. 7. Sintaxe de regência (nominal e verbal): casos particulares; função e emprego dos pronomes pessoais e relativos; uso do acento grave indicador da crase. 8. Sintaxe de colocação: colocação dos termos na frase e colocação dos pronomes átonos. 9. A linguagem figurada: figuras de palavras, de pensamento e de sintaxe. 10. Pontuação. 11. Processos de formação de palavras. 12. Acentuação. 13. Ortografia.

FUNDAMENTOS LEGAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1.Administração pública direta e indireta. 2. Organização dos Poderes da União (Capítulo IV da Constituição Federal). 3. Princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade. 4. Cargos, empregos e funções públicas. 5. Regime Jurídico do servidor público na Constituição Federal (Lei 8.112/90). 6. Crimes próprios do servidor público. 7. Prestação de serviços públicos. 8. Constituição Federativa da República Brasileira Art. 37. 9. Lei 11.091 de 12/01/2005. (já com o texto retificado). 10. Decreto nº 1.171/94. 11. Lei 11.907/2009

INFORMÁTICA

1. Noções de Informática: Conceitos e fundamentos básicos de Hardware e Software. 2. MICROSOFT WINDOWS (98, 2000, NT, XP, VISTA) e LINUX: Conceitos e uso de ferramentas, componentes, configuração, ferramentas de sistema, propriedades do sistema e do vídeo. 3. Gerenciamento de usuários, recursos e objetos. 4. Gerenciamento de processos, memória, arquivos e dispositivos. 5. BROFFICE WRITER e MICROSOFT WORD: Criação, edição, formatação, visualização, impressão de documentos, comandos, atalhos e Mala direta. 6. BROFFICE CALC e MICROSOFT EXCEL: Princípios básicos de criação, edição, comandos, atalhos, formatação, visualização, impressão e manutenção de planilhas, Inserção de fórmulas e funções; geração de gráficos. 7. INTERNET e INTRANET: Conceitos básicos, funcionamento, serviços, protocolos, aplicativos e configurações. 8. Configuração e uso do navegador Internet Explorer. 9. Correio Eletrônico: conceitos básicos, protocolos, ferramentas e configurações. 10. Transferência de arquivos: conceitos básicos, protocolos, ferramentas e configurações. 11. Conceitos e princípios de proteção, segurança e criptografia. 12. Redes de Computadores: conceitos básicos, arquitetura, equipamentos, modelo de camadas, protocolos, serviços, servidores. 13. Noções de Software Livre: Conceitos e fundamentos básicos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

OPERADOR DE CALDEIRA

1. Noções de grandezas físicas e unidades de pressão, calor e temperatura. 2. Noções de eletricidade; 3. Calor e propagação de calor. 4. Caldeiras - considerações gerais como tipos de caldeiras e suas utilizações, partes de uma caldeira, instrumentos e dispositivos de controle de caldeira. 5. Operação de caldeiras: partida e parada, regulagem e controle de temperatura, pressão, fornecimento de energia, nível de água e poluentes. 6. Manutenção de caldeiras: segurança e riscos na operação. 7. Falhas na operação, causas e providências. 8. Tratamento de água de caldeiras. 9. Legislação: NR13.

ANEXO III

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

NÍVEL SUPERIOR

ADMINISTRADOR

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ASSISTENTE SOCIAL

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

AUDITOR

Realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTADOR

Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO/ÁREA

Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

JORNALISTA

Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

MÉDICO

Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

MÉDICO VETERINÁRIO

Exercer atividade de natureza técnica relacionada à prevenção e tratamento de animais, envolvendo planejamento e execução de programas; supervisão de manutenção e manejo de equipamentos, bem como assistência em atividades inerentes à sua área de atuação, observando normas técnicas e dispositivos oficiais. Executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade.

NUTRICIONISTA

Prestar assistência nutricional a indivíduos e/ou coletividade (sadios e enfermos): identificar a população alvo; participar de diagnóstico interdisciplinar; realizar inquérito alimentar; coletar dados antropométricos; solicitar exames laboratoriais; interpretar indicadores nutricionais; calcular gasto energético; identificar necessidades nutricionais; realizar diagnóstico dietético-nutricional; estabelecer plano de cuidados nutricionais; realizar prescrição dietética; prescrever complementos e suplementos nutricionais; registrar evolução dietoterápica em prontuário; conferir adesão à orientação dietético-nutricional; orientar familiares; prover educação e orientação nutricional; elaborar plano alimentar em atividades físicas. Administrar unidades de alimentação e nutrição; planejar cardápios; confeccionar escala de trabalho; selecionar fornecedores; selecionar gêneros perecíveis, não perecíveis, equipamentos e utensílios; supervisionar compras, recepção de gêneros e controle de estoque; transmitir instruções à equipe; supervisionar pessoal operacional; preparo e distribuição das refeições; verificar aceitação das refeições; medir resto-ingestão; avaliar etapas de trabalho; executar procedimentos técnico- administrativos. Efetuar controle higiênico-sanitário: controlar a higienização do pessoal, do ambiente, dos alimentos, dos equipamentos e utensílios; controlar validade e a qualidade dos produtos; identificar perigos e pontos críticos de controle (Appcc); solicitar análise microbiológica dos alimentos; efetuar controles de saúde dos servidores e dos demais trabalhadores das UANs; solicitar análise bromatológica dos alimentos. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas da mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

ODONTÓLOGO

Atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral; diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento; realizar auditorias e perícias odontológicas; administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PEDAGOGO/ORIENTADOR

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re) construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar; viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PSICÓLOGO

Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino-aprendizagem, traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional, para proporcionar educação integral aos alunos. Elaborar projetos de extensão. Realizar trabalhos estatísticos específicos. Elaborar apostilas. Orientar pesquisas acadêmicas. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

NÍVEL MÉDIO

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade; executar projetos agropecuários em suas diversas etapas; planejar atividades agropecuárias; promover organização, extensão e capacitação rural; fiscalizar produção agropecuária; desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS

Realizar estudos e experiências relativas à fabricação e transformação de alimentos; analisar e testar processos, produtos novos ou aperfeiçoados; determinar as misturas e fórmulas experimentais, obedecendo à instrução da direção técnica especializada; acompanhar as diferentes etapas de fabricação, comprovando o produto final; efetuar testes de laboratórios e outros específicos; assegurar a observância aos padrões estabelecidos; operar no campo da tecnologia de alimentos de acordo com a necessidade da instituição; efetuar levantamentos dos materiais necessários ao serviço; assistir os pesquisadores e docentes, na área de sua especialidade; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade; assessorar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM AUDIOVISUAL

Montar e projetar filmes cinematográficos; manejar equipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes, discos virgens e outras mídias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras; prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; organizar ambiente de trabalho. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

NÍVEL FUNDAMENTAL

OPERADOR DE CALDEIRA

Operar caldeira de vapor manejando válvulas, registros e outros dispositivos de controles, a fim de fornecer vapor para produção de calor ou energia.

ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA RECURSO ADMINISTRATIVO: QUESTÕES DE PROVA

Orientações:

1. Use folha separada para cada questão.

2. Use um número de protocolo para cada folha.

3. Assine e se identifique apenas na capa do processo que deverá ser retirada no Setor de Protocolo.

4. Não assine nem coloque identificação nas folhas que contenham as argumentações de seu recurso.

5. Anulada a questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos.

6. O julgamento dos recursos será divulgado no sítio www.concurso.ifbaiano.edu.br, nas datas previstas no edital.

CARGO:
QUESTÃO:
ARGUMENTAÇÃO LÓGICA:
 
 
 
 
 
 
 
 

ANEXO V

FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO COM INDICAÇÃO DOS RECURSOS ESPECIAIS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

NOME DO CANDIDATO:
DEFICIENTE VISUAL: ( ) Sim ( ) Não
Se SIM: ( ) Requer prova em Braile
( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24
( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:
Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s)