IF Sertão Pernambucano - PE

Notícia:   Instituto Fed. de Educação - PE abre 43 vagas para Professor

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

IF SERTÃO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

EDITAL Nº 03 DE 08 DE MARÇO DE 2010

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, consoante autorização expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão contida na Portaria MPOG nº 370, de 04 de dezembro de 2008, e do Ministério da Educação, através da Portaria nº 1.500 de 09 de dezembro de 2008, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a selecionar candidatos com vistas ao provimento dos cargos constantes no presente Edital, na categoria funcional do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D 101, em regime de Dedicação Exclusiva e em conformidade com a Lei nº 8.112/90, alterada pela Lei nº 9.527/97, também alterada pela Lei nº 11.784/2008, para o Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, para exercício nos Campi: Campus Petrolina, Campus Floresta, Campus Petrolina Zona Rural, Campus Salgueiro e Campus Ouricuri.

1. DO REGIME JURÍDICO, DAS ÁREAS DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

1.1. O concurso público se dará para o preenchimento de cargos efetivos da categoria funcional de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe e Nível Inicial (D-1-01) do quadro permanente de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, com lotação e exercício nos Campi do IF SERTAO-PE, sob o regime jurídico da Lei n° 8.112/90, e atuação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito predominantemente das Instituições Federais de Ensino.

1.2. Os cargos serão preenchidos no regime de trabalho de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva (D.E.), com o compromisso de não ter nenhuma outra atividade remunerada, conforme disposto no Anexo ao Decreto nº 94.664/87, bem como na Portaria MEC nº 475/87 e Resolução nº 25/2009 - RIFB.

1.3. As informações referentes às vagas, áreas de conhecimento, regime de trabalho e habilitação exigida para participação no Concurso Público, constam dos Anexos I, II , III, IV e V deste Edital.

1.4. A remuneração para o cargo consta na tabela 1. TABELA 1

CLASSE/NÍVEL

VB (R$)

GEDBT

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO (RT)

Classe D-I-01

1.728,28

1.029,36

Aperfeiçoamento

Especialização

Mestrado

Doutorado

89,43

319,64

1.336,61

3.297,37

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1. A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) Possuir habilitação exigida para a área que irá concorrer, conforme Anexos I, II, III, IV e V. Diplomas expedidos por universidades estrangeiras deverão estar revalidados e registrados, conforme Legislação pertinente;

d) Estar em gozo dos direitos políticos;

e) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

f) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

g) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

h) Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no § 1º do art. 13 da Lei nº 8.112/90;

i) Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal;

j) Ser considerado APTO em todos os exames pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados neste edital, os quais correrão à suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré-admissionais, este não poderá ser admitido. Esta avaliação terá caráter eliminatório;

k) Apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;

l) Não estar inscrito na Dívida Ativa da União.

2.2. Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão ter fluência na língua portuguesa.

2.3. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 2.1 deste item e daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato,

2.4. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes do subitem 2.1, não se considerando qualquer situação adquirida após essa data.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Período: de 11 de março de 2010 ao dia 04 de abril de 2010.

3.2. Modalidade de Inscrição: As inscrições serão realizadas, única e exclusivamente, via Internet, no sítio www.ifsertao-pe.edu.br.

3.3. Satisfazer todas as condições do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrição efetuada em desacordo com as normas aqui presentes.

3.4. Acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio indicado, conforme descrição abaixo:

a) preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line;

b) imprimir o boleto bancário para o pagamento;

c) preencher ficha de inscrição disponibilizada através do endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br e efetuar recolhimento da taxa de inscrição, através de GRU - Guia de Recolhimento da União, código 158149, gestão 26430, código de recolhimento 28832-2 e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 100,00 (cem reais);

d) a Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

e) a partir do dia 16 de abril de 2010 o candidato deverá consultar, via Internet, no mesmo sítio, se sua inscrição foi confirmada.

3.5. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

3.6. Não será aceita inscrição com CPF que não seja do próprio candidato, a inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária dos respectivos recolhimentos.

3.7. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão ser rigorosamente cumpridas, inclusive o pagamento do boleto bancário até a data do vencimento.

3.8. Todas as informações relativas ao concurso serão divulgadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br.

3.9. Não serão prestadas, sob nenhuma hipótese, informações disponíveis neste edital de concurso e no endereço eletrônico do item anterior.

3.10. A Comissão Organizadora do Concurso não se responsabilizará pela efetivação de inscrições pagas após o primeiro dia útil do encerramento do período de inscrições.

3.11. A taxa de que trata o subitem 3.4, alínea c, uma vez paga, não será restituída.

3.12. As informações e as declarações prestadas no Formulário de Inscrição serão da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Organizadora, o direito de excluir do Concurso aquele que não preencher o Formulário de forma completa e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.13. Efetivada a inscrição, não haverá devolução, em hipótese alguma, da taxa de inscrição ou de outras importâncias pagas, a qualquer título.

4 ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1 Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem impossibilidade de arcar com o pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto nº 6.593/2008 e deste edital.

4.2. Fará jus à isenção o candidato que, cumulativamente:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, nos termos do Decreto nº 6.135/2007 e

b) for membro de "família de baixa renda" nos termos do Decreto nº 6.135/2007. Compreende-se por "família de baixa renda" aquela que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

4.3. Para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

a) preencher o Anexo VI das normas gerais deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ifsertao­pe.edu.br, no período de 11/03/2010 a 12/03/201 0;

b) o candidato que solicitar a isenção terá até o dia 12/03/2010 para entregar a documentação comprobatória, podendo ser enviada pelo correio, com data de postagem do dia 12/03/2010;

c) a partir do dia 17/03/2010 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br se fora deferido seu requerimento de inscrição;

d) a partir do dia 16/04/2010 o candidato deverá imprimir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br seu comprovante de inscrição, contendo data e local da realização das provas;

e) o candidato que até o dia 16/04/2010 não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via internet, deverá entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) pelo telefone (87) 3863-2330, Ramal 117 no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, nos dias 15 e 16/04/2010 sob pena de não ter acesso ao local das provas e a sua realização.

5 DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1. O candidato que necessitar de condições especiais para realizar as provas deverá apresentar à Comissão Organizadora do Concurso na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, situado à Rod. BR 407, Km 08, Jardim São Paulo, Petrolina - PE, até o dia 31/03/2010, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, requerimento devidamente instruído com atestado médico, descrevendo a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir sua participação no Concurso Público, enviada pelo correio, com data de postagem do dia 31/03/2010. Anexo VII.

5.2. Os candidatos com necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto nº 3.298/99, particularmente no artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e a nota mínima exigida.

6 DO CONCURSO

6.1. O Concurso Público para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico será realizado em três etapas distintas e constará de:

a) Uma Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório;

b) Uma Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório;

c) Uma Prova de Títulos, de caráter classificatório.

6.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora composta por 3 (três) membros, todos docentes ou pesquisadores de instituições de ensino e/ou pesquisa.

6.3. A Prova Escrita e a Prova de Desempenho Didático, serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, a cada uma, inclusos os décimos.

6.4. A Prova de Títulos, cujo valor será de, no máximo, 100 (cem) pontos, serão atribuídos os valores constantes no Anexo VIII deste edital.

6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início dos trabalhos, munido do original do documento oficial de identidade, o mesmo utilizado na inscrição e o comprovante de inscrição.

6.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original informado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido a identificação especial por funcionário membro da Comissão Organizadora do Concurso.

6.7. A identificação especial será exigida também, do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou a assinatura do portador.

6.8. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para nenhuma das provas e/ou realização das mesmas fora dos locais e horários determinados.

6.9. Todas as convocações e publicações de resultados parciais e finais serão divulgadas na Internet, no endereço eletrônico www.ifesertao-pe.edu.br.

6.10. Será eliminado do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, durante o período de aplicação das provas:

a) For verificada a entrada no prédio de realização das provas portando aparelho telefônico celular ou qualquer outro meio de comunicação eletrônica;

b) Burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste Edital;

c) For surpreendido passando ou recebendo auxílio para realização de quaisquer das provas;

d) Comunicar-se com outros candidatos ou qualquer pessoa estranha ao Concurso Público;

e) Dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida no Concurso Público, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao referido processo;

f) Tiver cometido falsidade ideológica com prova documental ou;

g) Tiver utilizado procedimentos ilícitos, devidamente comprovados por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico.

7 DA PROVA ESCRITA (1ª Fase)

7.1. A prova escrita será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato, assim como sua capacidade de expressão em linguagem técnica.

7.2. Os candidatos cujas inscrições forem homologadas estarão automaticamente convocados para a Prova Escrita.

7.3. A Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será dissertativa e versará sobre um tema constante de uma lista de pontos para cada área, constantes do Anexo IX.

7.4. A Prova Escrita será realizada na cidade de Petrolina das 8:00h às 12:00h, do dia 25 de abril de 2010, no Campus Petrolina, localizado à Rod. BR 407 Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.

7.5. A Banca Examinadora sorteará 01 (um) ponto entre os listados para cada área, no dia e horário da Prova Escrita.

7.6. Após o sorteio, o candidato terá 60 (sessenta) minutos para consulta ao material bibliográfico de que dispõe no momento e em seguida terá 03 (três) horas para realizar a dissertação, sem qualquer tipo de consulta.

7.7. Após o sorteio do ponto, o candidato não poderá ausentar-se da sala sem prévia autorização da Banca Examinadora.

7.8. A nota final da Prova Escrita será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

7.9. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso quanto ao resultado da Prova Escrita no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da sua divulgação. O recurso, fundamentado, será dirigido à Comissão Organizadora do Concurso e entregue nos campus onde foram realizadas as provas escritas. Anexo X;

7.10. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

7.11. Por ocasião da divulgação do resultado da Prova Escrita, serão divulgados: data, horário e local do sorteio do ponto da Prova de Desempenho Didático.

8 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO (2ª Fase)

8.1. A Prova de Desempenho Didático será realizada na cidade de Petrolina, no Campus Petrolina localizado à Rod. BR 407 Km 08, Jardim São Paulo - Petrolina-PE.

8.2. A Prova de Desempenho Didático terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento e à metodologia da aula.

8.3. Só serão convocados para a Prova de Desempenho Didático os candidatos aprovados na prova escrita com média igual ou superior a 7,0 pontos conforme Tabela 2. A ordem de realização dessa prova será definida em função da pontuação da Prova Escrita, seguindo a ordem de classificação. Os pontos da Prova de Desempenho Didático serão os mesmos pontos da Prova Escrita. Os candidatos não convocados para a prova didática estarão eliminados do Concurso.

TABELA 2 - VAGAS E CANDIDATOS APROVADOS

Quantidade de vagas previstas nos anexos I, II, III, IV e V por área do conhecimento

Número máximo de candidatos aprovados

1

8

2

12

3

16

8.4. A divulgação dos candidatos habilitados para a Prova de Desempenho Didático, bem como da data, horário e local do sorteio do tema da aula, será feita no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no momento da divulgação do resultado da Prova Escrita.

8.5. O não comparecimento do candidato ao local e horário estabelecidos, implicará na sua eliminação.

8.6. O candidato terá uma tolerância máxima de 10 (dez) minutos para iniciar a sua exposição. Após esse tempo de tolerância, o candidato não poderá realizar a Prova de Desempenho Didático e estará automaticamente desclassificado do Concurso Público.

8.7. Para ter acesso ao local, antes do início da Prova de Desempenho Didático, o candidato assinará ficha de frequência junto à Banca Examinadora e deverá apresentar documento de identidade com foto, na forma da Lei nº 9.503/97.

8.8. As Provas de Desempenho Didático iniciar-se-ão, 24h após o sorteio do ponto.

8.9. Conforme dispõe o parágrafo 3º do artigo 13 do decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, as Provas de Desempenho Didático serão realizadas em sessões públicas e gravadas para efeito de registro e avaliação.

8.9.1. A Prova de Desempenho Didático será aberta ao público, vedada a presença de candidatos concorrentes, não sendo permitido ao público argüir quaisquer dos candidatos ou fazer qualquer manifestação durante as provas.

8.9.2. O público deverá assinar termo de compromisso para assistir a Prova de Desempenho Didático dos candidatos.

8.9.3. A Prova de Desempenho Didático será gravada única e exclusivamente pela Comissão de Concurso, não sendo permitido ao candidato ou ao público portar equipamentos como bip, telefone celular, walkman, discman, tocador MP3, ipod, agenda eletrônica, palmtop, receptor, câmera, gravador ou outros equipamentos similares e o IF SERTÃO-PE não se responsabilizará pela guarda dos mesmos.

8.10. No início da Prova de Desempenho Didático, o candidato obrigatoriamente entregará à Banca Examinadora o Plano de Aula, em 3 (três) vias impressas.

8.11. O plano de aula deverá contemplar: identificação do tema; objetivo geral e objetivos específicos da aula; conteúdo programático; metodologia; avaliação e bibliografia.

8.12. A Prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma aula pública, com duração de 45 (quarenta e cinco) a 60 (sessenta) minutos.

8.12.1 Caso o candidato ministre a aula num tempo inferior a 45 minutos ou superior a 60 minutos, estará automaticamente eliminado do concurso.

8.13. Após o término da aula, o candidato deverá permanecer até 10 (dez) minutos, no máximo, ao dispor da banca, a fim de prestar os esclarecimentos que lhe forem solicitados. Esse tempo não será contabilizado no limite de tempo estabelecido para a aula.

8.14. A avaliação da Prova de Desempenho Didático, feita por cada um dos 3 (três) membros da banca examinadora, consistirá da análise dos itens descritos no Anexo XI.

8.15. A nota final da Prova de Desempenho Didático será a média aritmética das três notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), sendo eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 70 (setenta) pontos.

8.16. Não caberá interposição de recurso ao resultado da Prova de Desempenho Didático, dadas as suas características.

9 DA PROVA DE TÍTULOS

9.1. Participarão da Prova de Títulos os candidatos classificados na Prova Escrita e na Prova de Desempenho Didático.

9.2. Os Títulos serão avaliados pela Banca Examinadora, perfazendo um total de 100 (cem) pontos, de acordo com o Anexo VIII.

9.3. Os títulos deverão ser apresentados na forma de caderno ou pasta classificadora, cuja primeira folha deverá ser uma lista de todos os títulos entregues, seguida do Curriculum vitae e das cópias xerográficas legíveis e autenticadas de todos os comprovantes, na rigorosa ordem prevista no Anexo VIII.

9.4. A autenticação dos títulos poderá ser realizada pela Direção de Gestão de Pessoas - DGP, exclusivamente no período de 27 a 29 de abril de 2010, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h ou por cartórios, instituições federais e ou estaduais.

9.5. Os Títulos deverão ser entregues à banca examinadora no ato do sorteio do ponto para a prova de desempenho didático. Não serão aceitos títulos entregues posteriormente ao momento do sorteio do ponto.

9.6. Não serão avaliados na Prova de Títulos os documentos sem autenticação.

10 DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO

10.1. A nota final do candidato será a média ponderada das notas das 3 (três) etapas do concurso, de acordo com os seguintes pesos:

a) Prova Escrita - PESO 3

b) Prova de Desempenho Didático - PESO 4

c) Prova de Títulos - PESO 3

10.2. Em caso de igualdade de pontos na média final, terá preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:

a) For mais idoso (artigo 27, parágrafo único da Lei nº. 10.741/03);

b) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

d) Possuir maior titulação;

e) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

f) Possuir maior número de filhos;

g) For portador de necessidades especiais;

h) For sorteado.

10.3. A Banca Examinadora emitirá parecer final e ata contendo registro das ocorrências da Prova Escrita, da Prova de Desempenho Didático e da Prova de Títulos, relacionando expressamente os candidatos habilitados com a respectiva classificação e os inabilitados.

10.4. O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em caso de inobservância das presentes normas. Nesta hipótese, caberá recurso à Comissão Organizadora.

10.5. O recurso fundamentado será dirigido à Organização do Concurso, na Diretoria de Gestão de Pessoas, situado no Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano localizado à BR 407 Km 08 - Jardim São Paulo, Petrolina - PE devendo ser interposto no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do resultado do Concurso Público. A Comissão Organizadora do Concurso, antes de proferir a sua decisão, deverá ouvir a Banca Examinadora.

10.6. A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano poderá, fundamentadamente, anular o resultado do Concurso Público.

10.7. O resultado final do Concurso Público será encaminhado à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano para publicação e demais procedimentos cabíveis.

10.8. A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou. Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano reserva-se o direito de chamar os habilitados, na rigorosa ordem de classificação, conforme as necessidades da administração.

11 DA VALIDADE DO CONCURSO

11.1. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

11.2. Se houver desistência de algum candidato convocado para nomeação, será chamado o próximo candidato na ordem de classificação.

12 DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO HABILITADO

12.1. O candidato habilitado será convocado para nomeação, rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerando-se as vagas existentes ou que venham a existir para o cargo a que concorreu, no Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, observadas as vagas que venham surgir nos seus respectivos campus.

12.2. O candidato nomeado deverá satisfazer aos requisitos legais para a Posse em cargo público federal, inclusive ser declarado apto nos exames médicos, físicos e mentais, conforme legislação em vigor e normas estabelecidas neste Edital.

12.3. Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Diretoria de Gestão de Pessoas, portando os documentos comprobatórios dos requisitos legais, e os seguintes exames e laudos médicos, expedidos, no máximo, há 30 (trinta) dias:

a) Originais de Exames laboratoriais: Hemograma, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Triglicerídeos, Tipagem Sangüínea, Creatinina, VDRL, TGP, Gama GT, EPF, Parcial da Urina, ECG e Raio-X de tórax PA;

b) RX do Tórax Bilateral, Teste Ergométrico, Ácido Úrico e PSA, se o candidato tiver 40 anos completos ou mais, além dos exames solicitados na alínea "a" deste item.

12.4. A Equipe de profissionais de saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano fornecerá laudo de Aptidão física e mental.

12.5. No interesse da Administração Federal e com a anuência do candidato habilitado, este poderá ser nomeado para lotação em outro Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano diferente daquela para a qual fez a inscrição, ou para lotação em outra Instituição Federal de Ensino.

12.6. O candidato classificado será convocado para nomeação por correspondência direta para o endereço constante na Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, se aceita ou não o cargo. O não pronunciamento do convocado, no prazo 03 (três) dias úteis, contados a partir do recebimento da convocação, permitirá ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

12.7. Para fins de possível convocação, o candidato habilitado será responsável pela atualização de endereço e telefones, durante a vigência do Concurso Público, junto a Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

12.8. Os documentos que comprovem os requisitos básicos para investidura no cargo serão exigidos por ocasião do provimento das vagas, de acordo com o que dispõe o artigo 5º, incisos I, II, III, IV, V, VI e parágrafo 1º do mesmo artigo da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, no ato da posse.

12.9. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação no Diário Oficial da União do ato de provimento (nomeação). Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer neste prazo (artigo 13 da Lei nº 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

12.10. É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. O servidor será exonerado do cargo, se não entrar em exercício neste prazo (artigo 15 da Lei nº. 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.

12.11. O candidato nomeado e empossado atuará nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

12.12. Após o ingresso no cargo o servidor permanecerá no Campus para o qual foi lotado por um período mínimo de três anos. Casos excepcionais serão analisados conforme interesse e conveniência da Administração do IF SERTÃO-PE.

13 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A inexatidão das afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará em eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

13.2. A classificação no Concurso Público não assegura ao candidato habilitado direito ao ingresso automático no cargo, mas a expectativa de nele ser admitido, seguindo a ordem de classificação. A concretização desse ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse, juízo e conveniência da Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

13.3. A inscrição no Concurso Público implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições do teor deste Edital e das Instruções Específicas, expedientes dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

13.4. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão de Organização do Concurso Público e encaminhados, se necessário, à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

14 CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO - PROFESSOR EFETIVO 2010

DATA

AÇÕES

09/03

Publicação do Extrato do Edital no DOU

08/03

Publicação do Edital no Site

11/03 a 04/04

Inscrições

11/03 a 12/03

Período para solicitação da taxa de isenção

11/03 a 12/03

Período para envio da documentação comprobatória

17/03

Resultado do pedido de isenção

16/04

Publicação das Inscrições homologadas

19/04 e 20/04

Prazo para interposição de recurso das inscrições

22/04

Resultado do recurso das inscrições

22/04

Homologação final das inscrições e Divulgação dos locais de prova

25/04

Prova Escrita

27/04

Resultado da Prova Escrita

28/04 e 29/04

Prazo para interposição de recurso da prova escrita

30/04

Resultado do Recurso da Prova Escrita

03/05 e 04/05

Sorteio do Ponto para Prova de Desempenho Didático

04/05 e 05/05

Prova de Desempenho Didático

11/05

Divulgação do Resultado Final

12/05 e 13/05

Prazo para interposição de recurso para prova de títulos

17/05

Publicação e Homologação do Concurso - DOU

Petrolina, 08 de março de 2010.

SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ
Reitor

Anexo I - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS PETROLINA - ZONA RURAL

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Inglês

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa.

01

Dedicação Exclusiva

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática ou Bacharelado em Matemática.

01

Dedicação Exclusiva

Agricultura Geral

Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Curso Superior de Tecnologia em Fruticultura Irrigada.

01

Dedicação Exclusiva

Informática

Graduação ou Curso Superior de Tecnologia em: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Software ou Gestão em Tecnologia da Informação.

01

Dedicação Exclusiva

Anexo II - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS PETROLINA

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Eletrotécnica

Graduação ou Licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Curso Tecnólogo em Automação Industrial, Automática, Mecatrônica ou Eletromecânica e áreas afins.

02

Dedicação Exclusiva

Matemática

Graduação ou Licenciatura em Matemática ou Engenharia.

03

Dedicação Exclusiva

Física

Licenciatura ou Bacharelado em Física.

03

Dedicação Exclusiva

Química I

Licenciatura ou Bacharelado em Química; Engenharia Química ou Química industrial.

01

Dedicação Exclusiva

Química II

Licenciatura ou Bacharelado em Química; Engenharia Química ou Química industrial.

01

Dedicação Exclusiva

Instalações industriais e transmissão de calor

Graduação em Engenharia Mecânica, Tecnólogo em Manutenção ou Tecnólogo em eletromecânica.

01

Dedicação Exclusiva

Teoria da computação, inteligência artificial, sistemas operacionais, organização e arquitetura de computadores

Graduação ou Tecnólogo em: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas, ou Licenciatura em Computação, Licenciatura ou Graduação em matemática com especialização na área do concurso.

01

Dedicação Exclusiva

Espanhol

Licenciatura com especialização ou habilitação em Espanhol.

01

Dedicação Exclusiva

Anexo III - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS FLORESTA

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Física

Licenciatura Plena em Física ou Bacharelado em Física

01

Dedicação Exclusiva

Informática

Graduação ou Tecnólogo em: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Software ou Gestão em Tecnologia da Informação.

01

Dedicação Exclusiva

Psicologia

Graduação em Psicologia.

01

Dedicação Exclusiva

Agroindústria

Graduação em Engenharia de Alimentos; Curso Superior de Tecnologia em Alimentos

02

Dedicação Exclusiva

Anexo IV - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS SALGUEIRO

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Física

Licenciatura Plena em Física ou Bacharelado em Física

01

Dedicação Exclusiva

Informática

Graduação ou Tecnólogo em: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas, Licenciatura em Computação, Gestão em Tecnologia da Informação.

03

Dedicação Exclusiva

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática

01

Dedicação Exclusiva

Artes

Licenciatura Plena em Música ou Licenciatura em Artes ou Licenciatura Plena em Educação Artística ou Licenciatura Plena em Belas Artes, todas com habilitação em Música ou Pós- Graduação em Música.

01

Dedicação Exclusiva

Inglês

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa

01

Dedicação Exclusiva

Agroindústria

Graduação em Engenharia de Alimentos; Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

02

Dedicação Exclusiva

Construção Civil I

Engenharia Civil ou Tecnologia de Construção de Edifícios

02

Dedicação Exclusiva

Construção Civil II

Engenharia Civil ou Arquiteto

01

Dedicação Exclusiva

Anexo V - Tabelas de Vagas por Área de Conhecimento / CAMPUS OURICURI

ÁREA

REQUISITO/ EXIGÊNCIA

Vagas

Regime de Trabalho

Agroindústria

Graduação em Engenharia de Alimentos; Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

01

Dedicação Exclusiva

Higiene e Segurança do Trabalho

Graduação em Engenharia ou Arquitetura com especialização em Segurança do Trabalho.

01

Dedicação Exclusiva

Informática

Graduação ou Tecnólogo em: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas, Licenciatura em Computação, Gestão em Tecnologia da Informação ou Licenciatura ou Graduação em matemática com especialização na área do concurso.

01

Dedicação Exclusiva

Inglês

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa

01

Dedicação Exclusiva

Matemática

Licenciatura Plena em Matemática

01

Dedicação Exclusiva

Química I

Licenciatura ou Bacharelado em Química, Engenharia Química ou Engenharia em Química Industrial.

02

Dedicação Exclusiva

Química II

Licenciatura ou Bacharelado em Química, Engenharia Química ou Engenharia em Química Industrial.

02

Dedicação Exclusiva

ANEXO VI - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

REQUERIMENTO TAXA DE ISENÇÃO

À Comissão de Concurso

Eu, ________________________________________________ , RG nº __________________ , CPF nº _____________________, data de nascimento ____/____/____, NIS (Número de Inscrição Social) nº. ______________________, residente e domiciliado a (Rua, Av.) ____________________________________________, nº _________ , Bairro _________________, CEP ____________ , venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso para o cargo ____________________________, do Campus de _____________________ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital Nº 03/201 0, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição.

Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

______________________, _____/ _____/2010

_______________________________________
(Assinatura)

ANEXO VII - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA

NOME DO CANDIDATO:

DEFICIÊNCIA VISUAL: ( ) Sim ( ) Não

Se SIM: ( ) Requer prova em Braile

( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24

( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:

Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s)

ANEXO VIII - BAREMA DA PROVA DE TÍTULOS

Grupo I - Títulos Acadêmicos

Para fins de pontuação, será considerado apenas o título de maior grau:

Atividades**

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

15

Certificado de Licenciatura

10

Diploma de Graduação

05

** Para comprovação de titulação, será obrigatório anexar cópia autenticada e legível do diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso, histórico escolar e no caso de Mestrado e Doutorado, anexar também a ata de defesa.

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, referente aos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério na Pós-graduação

1 ,0 ponto/semestre

Exercício do Magistério em Curso Superior

0,5 ponto /semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, Técnica incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 ponto/semestre

Orientação de tese de doutorado aprovada

3 pontos por tese

Co-orientação de tese de doutorado aprovada

1 ,5 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 pontos por dissertação

Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada

1,0 ponto por dissertação

Orientação de monografia de curso de especialização Lato sensu, aprovada

0,5 ponto por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

1 ponto por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,5 ponto por banca e/ou concurso

Coordenação de projeto de pesquisa, ensino e extensão0,5 ponto por projeto até 03 pontos
Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 horas)0,2 ponto por curso até 02 pontos
Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão0,2 ponto por semestre
Curso ministrado na área objeto do concurso, mínimo de 20 horas0,2 ponto por curso

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do concurso Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Autoria de livro

5 pontos por livro

Capitulo de livro

3 pontos por capítulo

Artigo completo publicado em periódico científico

2 pontos por artigo

Artigo completo publicado em congresso

1 ponto por trabalho

Artigo aceito em periódico indexado

1,0 por artigo

Resumo expandido apresentado em congresso

0,5 ponto por trabalho

Participação em congressos e seminários

0,2 ponto

Grupo IV - Experiência profissional além da atividade docente e cursos de formação complementar

Poderá ser considerada a atividade abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Experiência devidamente comprovada e relacionada à área de conhecimento, objeto do concurso.

1 ponto por ano

Participação em curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 40 horas.

0,5 ponto por curso

Curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 20 horas.

0,2 ponto por curso

. Não será computado tempo relativo a estágio.

ANEXO IX - TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITA E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

INGLÊS

1. Verb tenses. 2. The passive voice. 3. The reported speech. 4. Quantifiers and intensifiers. 5. Pronouns. 6. Articles. 7. Modal verbs. 8. If clauses. 9. Relative clauses. 10. The genitive case. 11. Comparisons; comparatives and superlatives. 12. Discourse markers (prepositions and conjunctions). 13. Adverbs. 14. The imperative/gerund and infinitive. 15. Conditional structures. 16. Strategies of reading and understanding. 17. Notions of phonetic and phonology. 18. English learning and teaching for specific aims. 19. Teaching and learning methodology.

MATEMÁTICA

1. Limite e Continuidade de Funções; 2. Derivada de uma Função; 3. Aplicações da Derivada; 4. A Integral Definida; 5. Séries Infinitas; 6. Variáveis Aleatórias e Funções de Variáveis Aleatórias; 7. Distribuições de Probabilidade; 8. Transformações Lineares e Matrizes; 9. Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª Ordem; 10. Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de 2ª Ordem.

AGRICULTURA GERAL

1. Propagação, formação e produção de fruteiras; 2. Propagação, formação e produção de olerícolas; 3. Propagação, formação e produção de grandes culturas; 4. Organografia e fisiologia de plantas; 5. Produção de sementes; 6. Métodos de melhoramento de plantas; 7. Propagação, plantio e semeadura de plantas medicinais; 8. Noções básicas de ecologia. 9. Mecanismos de adaptação de plantas; 10. Fotissíntese, respiração e fotorrespiração.

INFORMÁTICA

1. Introdução a Tecnologia da Informação; 2. Hardware do PC: Placa Mãe, Processadores e Memória; 3. Hardware Periféricos: Entrada, Saída e Armazenamento; 4. Montagem de Microcomputadores: Teoria e Prática; 5. Manutenção de Computadores: Preventiva, Corretiva e Preditiva; Detecção de Problemas e suas Respectivas Soluções; 6. Algoritmos e Lógica de Programação: Teoria e Prática; 7. Sistemas Operacionais: Proprietário e Livre; 8. Aplicativos de Escritório: Editores de Texto; 9. Aplicativos de Escritório: Editores de Planilha Eletrônica; 10. Aplicativos de Escritório: Editores de Apresentação.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS PETROLINA

ELETROTÉCNICA

1. Dimensionamento e Instalações de condutores Elétricos; 2. Automação Industrial: Sensores e Transdutores; 3. Instrumentos de medição de potência e energia elétrica: analógicos, digitais, TCs, TPs, sensores e transdutores; 4. Instrumentos de bobina móvel e ímã permanente: galvanômetro, voltímetro cc, amperímetro cc, resistores multiplicadores e resistores shunt, voltímetro e amperímetro ca com retificador, instrumentos de relação: megger, ohmímetro, ponte de Wheatstone. 5. Inversores de freqüência; 6. Controlador lógico programável: Princípios de funcionamento, programação e aplicações. 7. Curto-circuito em Instalações Elétricas; 8. Dispositivos de Potência e retificadores polifásicos; 9. Proteção contra descargas atmosféricas; 10. Máquinas síncronas; 11. Máquinas de indução; 12. Transformadores monofásicos e trifásicos.

MATEMÁTICA

1. Limite e Continuidade de Funções; 2. Derivada de uma Função; 3. Aplicações da Derivada; 4. A Integral Definida; 5. Séries Infinitas; 6. Variáveis Aleatórias e Funções de Variáveis Aleatórias; 7. Distribuições de Probabilidade; 8. Transformações Lineares e Matrizes; 9. Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª Ordem; 10. Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de 2ª Ordem.

FÍSICA

1. As leis de Newton do movimento; 2. As leis de conservação da mecânica clássica; 3. Formalismo lagrangiano; 4. As leis da termodinâmica; 5. Relatividade restrita; 6. Teoria cinética dos gases; 7. As equações de Maxwell; 8. Os postulados da Mecânica Quântica; 9. O oscilador harmônico quântico; 10. Átomo de hidrogênio.

QUÍMICA I

1. Estrutura atômica e classificação periódica dos elementos químicos; 2. Ligações químicas; 3. Soluções; 4. Estequiometria; 5. Estrutura e propriedade dos compostos inorgânicas; 6. Compostos de coordenação; 7. Polímeros; 8. Estrutura e propriedade dos compostos orgânicos; 9. Reações orgânicas; 10. Carboidratos, lipídeos e proteínas.

QUÍMICA II

1. Classificação periódica dos elementos químicos; 2. Ligações químicas; 3. Estequiometria; 4. Funções orgânicas e isomeria; 5. Estudo das soluções e unidades de concentração; 6. Cinética química; 7. Equilíbrio químico; 8. Erros experimentais e estatística na química analítica; 9. Titulação: ácido-base; complexiométrica e redox; 10. Análise gravimétrica.

INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E TRANSMISSÃO DE CALOR

1. Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos- Definições, campo de aplicação e características dos sistemas hidráulicos. Elementos hidráulicos de potência. Fluidos Hidráulicos. Técnicas de comando hidráulico e eletro-hidráulico aplicadas a circuitos. Introdução à pneumática. Campos de aplicação e características dos sistemas pneumáticos. Geração e distribuição de ar comprimido. Dimensionamento de Redes de Distribuição de Ar Comprimido; Controles Pneumáticos; Atuadores Pneumáticos; Circuitos Pneumáticos Básicos; Comandos Seqüenciais. 2. Análise de vibrações mecânicas - ondas, molas, amortecedores, vibrações em sistemas discretos de 1o. grau de liberdade. vibrações livres em sistemas discretos de 02 graus de liberdade. isolamento de vibrações. 3. Manuntenção mecânica - Conceitos básicos da organização da manutenção industrial. O planejamento e a programação da manutenção. Manutenção preventiva e preditiva. Organização de recursos da manutenção. Análise e controle dos índices de manutenção. Tipos de lubrificantes e função. Propriedades físico-químicas dos lubrificantes. Especificações de lubrificantes. Lubrificação hidrodinâmica, hidrostática e elasto­hidrodi namica Materiais autolubrificantes. Métodos de lubrificação. Lubrificação centralizada. Lubrificação de motores, compressores, redutores e outros equipamentos. 4. Transmissão de calor - Princípios básicos da condução. Condução unidimensional. Condução bidimensional. Condução em regime transiente. Métodos numéricos em condução. Princípios básicos da radiação térmica. Troca radiante entre superfícies. Aplicações. 5. Máquinas de fluxo - Bombas hidráulicas. Bombas centrífugas. Bombas de deslocamento positivo. Compressores de ar. Psicometria e Ventilação. 6. Geradores de vapor - Caldeiras. Classificação de caldeiras e normas de inspeção. 7. Instalações hidráulicas e sanitárias - Material plástico. Tubos e conexões de ferro fundido. Tubos e conexões de ferro galvanizado. Tubos de chumbo. Tubos e conexões de cobre. Sistema Dry-Wall e aparelhos controladores de fluxo. 8. Instalações prediais de água potável - Instalações prediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações de água gelada. Instalações e aparelhamento contra incêndios. 9. Equipamentos - Filtragem e separação. Sistemas gases-sólidos. Ciclones. Filtros de membranas. Lavadores de gases. Separadores eletrostáticos. Sistemas líquidos-sólidos. Tambores. Sistemas sólidos- sólidos. 10. Máquinas elétricas - Motores elétricos. Geradores elétricos

TEORIA DA COMPUTAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SISTEMAS OPERACIONAIS, ORGNAIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES

1. Evolução dos Computadores; 2. Fundamentos de Sistemas Operacionais; 3. Sistemas Operacionais: Gerência de Processos e Memória; 4. Sistemas Operacionais: Gerência de Dispositivos E/S e Sistemas de Arquivos; 5. Processadores CISC e RISC, Organização de Processadores: Bloco Operacional e Bloco de Controle; 6. Introdução as Arquiteturas para Processamento Paralelo; 7. Introdução a Teoria da Computação; 8. Modelos Computacionais Universais; 9. Redes Neurais: Conceitos e Aplicações Artificiais; 10. Introdução a Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes.

ESPANHOL

1. Español y portugués: aspectos contrastivos. 2. Los géneros textuales en la enseñanza del español/LE. 3. Comprensión de textos. 4. Competencia lingüística y comunicativa en la clase de español/LE. 5. Los tiempos verbales. 6. La variedad lingüística del español. 7. La enseñanza del español para fines específicos. 8. Los heterosemánticos en español y portugués. 9. Aspectos lingüísticos y gramaticales de la lengua española. 10. Metodología de enseñanza de español/LE.

CONSTRUÇÃO CIVIL I

1. Materiais de Construção: agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e Vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e Argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de Aditivos. Concreto de alto desempenho. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos Solos: origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos, ensaios. Estrutura do solo, plasticidade, consistência, classificação dos solos pela granulometria e plasticidade, ensaios. Tensões totais, neutras e efetivas. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, filtros, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Propagação e distribuição de tensões nos solos. 3. Processos Construtivos: detalhes de elementos construtivos. Canteiro de obras. Locação da Obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Vidros. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia e qualidade nas construções. 4. Estruturas Metálicas e de Madeira: características físicas e mecânicas da madeira. Normas aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de madeira. Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Estruturas metálicas: tipos de cobertura; estruturas usuais; travamento da estrutura; cargas permanentes e acidentais; dimensionamento, cálculo e desenho das peças e ligações. Projeto, especificação e execução de estruturas de madeira e metálicas. 5. Estruturas de Concreto: classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas Isoladas e Contínuas. Pilares. 6. Instalações hidrosanitárias: projeto, especificação e execução de instalações prediais de água fria e quente, esgoto, águas pluviais e prevenção contra incêndio. 7. Máquinas e Equipamentos: especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. 8. Orçamento e Planejamento de Obras: levantamento de quantitativos. Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma físico-financeiro. Curva ABC. Especificações técnicas. Memoriais descritivos. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS FLORESTA

FÍSICA

1. As leis de Newton do movimento; 2. As leis de conservação na Mecânica Clássica; 3. Movimento harmônico; 4. Óptica geométrica; 5. As leis da Termodinâmica; 6. Relatividade restrita; 7. As equações de Maxwell; 8. Circuitos RC, RL e LC; 9. Interferência e dif ração; 10. Gravitação.

INFORMÁTICA

1. Fundamentos de Banco de Dados e Linguagem SQL; 2. Programação Orientada a Objetos; 3. Ciclo e Metodologias no Desenvolvimento de Software; 4. Teste e Qualidade de Software; 5. Administração de Sistemas Operacionais de Rede: Linux e Windows; 6. Redes de Computadores: principais tecnologias; 7. Montagem e Manutenção de Computadores; 8. Segurança e Auditoria de Sistemas; 9. Aplicações Gráficas Vetoriais e Matriciais: teoria e prática. 10. Sistemas Operacionais de Redes: Windows e Linux: Instalação, Administração e Manutenção; Integração de redes Windows e Linux.

PSICOLOGIA

1. Contribuições e limitações das principais teorias de desenvolvimento humano; 2. Temas e controvérsias contemporâneos no estudo do desenvolvimento humano; 3. Debates científicos atuais sobre o desenvolvimento infantil e adolescente aos níveis: físico, cognitivo e sócio-afetivo; 4. Métodos e técnicas utilizados no estudo do desenvolvimento infantil e adolescente; 5. Contribuições da psicologia quanto aos "Problemas" e "Ajustes" na adolescência; 6. Linguagem, Comunicação e Relações Humanas; 7. Processos e princípios básicos da aprendizagem, cognição e emoção; 8. Contribuições e limitações das principais teorias de aprendizagem; enfoques atuais; 9. Aplicações práticas das teorias de aprendizagem no contexto escolar contemporâneo; 10. A Psicologia voltada para a Educação Especial e Educação Rural.

AGROINDÚSTRIA

1. Instalações e equipamentos industriais; 2. Embalagens de alimentos; 3. Aditivos utilizados em alimentos; 4. Microbiologia de alimentos; 5. Obtenção higiênica do leite, análises microbiológicas e físico-químicas do leite; 6. Produção de queijos leites fermentados, creme e manteiga; 7. Abate e bioquímica post mortem da carne; 8. Maturação e cura de carnes; 9. Embutidos e defumados cárneos; 10. Produtos cárneos fermentados e emulsionados; 11. Frutas processadas; 12. Hortaliças processadas.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS SALGUEIRO

FÍSICA

1. As leis de Newton do movimento; 2. As leis de conservação na Mecânica Clássica; 3. Movimento harmônico; 4. Óptica geométrica; 5. As leis da Termodinâmica; 6. Relatividade restrita; 7. As equações de Maxwell; 8. Circuitos RC, RL e LC; 9. Interferência e dif ração; 10. Gravitação.

INFORMÁTICA

1. Aplicativos Gráficos Vetoriais e Matriciais: teoria e prática; 2. Webdesign: Planejamento, Design, Estrutura, Layouts, Interação, Navegação, Conteúdo e Usabilidade; 3. Sistemas Operacionais de Redes: Windows e Linux: Instalação, Administração e Manutenção; 4. Rede de computadores: Topologia, Protocolos TCP-IP, NetBEUI, Conceito de domínio em rede, Elementos que a compõem (switch, gateway, firewall,etc.), serviços (DNS, FTP, WWW, E-mail); 5. Montagem de Micro-computadores: Teoria e Prática; 6. Manutenção de Computadores: (Preventiva, Corretiva e Preditiva) Detecção de problemas e suas respectivas soluções; 7. Projeto Lógico de Banco de Dados e Normalização; 8. Projeto Físico de banco de Dados e SQL; 9. Programação Estruturada em Linguagem C: Histórico, Aspectos de Linguagem, Operadores e Expressões, Estruturas de Controle, Operadores Condicionais, Programas Mono e Multi Arquivos, Legibilidade e Depuração de Programas, Arrays e Strings; 10. Sistemas Distribuídos: Programação do lado Cliente: Tecnologias, HTML, CSS e Java Script, Programação do lado do Servidor: Tecnologias, PHP, MySQL e JSP.

MATEMÁTICA

1. Limite e Continuidade de Funções; 2. Derivada de uma Função; 3. Aplicações da Derivada; 4. A Integral Definida; 5. Séries Infinitas; 6. Variáveis Aleatórias e Funções de Variáveis Aleatórias; 7. Distribuições de Probabilidade; 8. Transformações Lineares e Matrizes; 9. Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª Ordem; 10. Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de 2ª Ordem.

ARTES

1. História da Educação de ARTE no Brasil: Concepções e práticas; 2. A educação musical no Brasil: aspectos históricos e metodológicos; 3. A legislação vigente para o ensino de Música no Brasil: os PCN em Arte/ Música; Parâmetros em Ação - Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias; Lei 11769 (obrigatoriedade do ensino da música na educação básica); 4. Conhecimento da música como expressão da cultura; 5. A música e o cotidiano no contexto escolar: influencias, concepções e práticas; 6. A contribuição da Música fora dos ambientes academicos: ONGs, Bandas de Musica, Grupos Independentes e Para-Folcloricos; 7. Processos criativos e desenvolvimento de metodologias para o ensino-aprendizagem de música; 8. Componentes básicos da linguagem sonora: os parâmetros do som, ritmo, melodia, harmonia; 9. Principais correntes estéticas da música popular brasileira no seculo xx: períodos, compositores e estilos.

INGLÊS

1. Verb tenses. 2. The passive voice. 3. The reported speech. 4. Quantifiers and intensifiers. 5. Pronouns. 6. Articles. 7. Modal verbs. 8. If clauses. 9. Relative clauses. 10. The genitive case. 11. Comparisons; comparatives and superlatives. 12. Discourse markers (prepositions and conjunctions). 13. Adverbs. 14. The imperative/gerund and infinitive. 15. Conditional structures. 16. Strategies of reading and understanding. 17. Notions of phonetic and phonology. 18. English learning and teaching for specific aims. 19. Teaching and learning methodology.

AGROINDÚSTRIA

1. Instalações e equipamentos industriais; 2. Embalagens de alimentos; 3. Aditivos utilizados em alimentos; 4. Microbiologia de alimentos; 5. Obtenção higiênica do leite, análises microbiológicas e físico-químicas do leite; 6. Produção de queijos leites fermentados, creme e manteiga; 7. Abate e bioquímica post mortem da carne; 8. Maturação e cura de carnes; 9. Embutidos e defumados cárneos; 10. Produtos cárneos fermentados e emulsionados; 11. Frutas processadas; 12. Hortaliças processadas.

CONSTRUÇÃO CIVIL I

1. Materiais de Construção: agregados. Aglomerantes. Materiais Cerâmicos. Tintas e Vernizes. Materiais recicláveis. Pastas e Argamassas. Concreto de cimento Portland: propriedades e utilização. Empregos de Aditivos. Concreto de alto desempenho. Produtos siderúrgicos. Madeira. 2. Mecânica dos Solos: origens e tipos de solos. Forma e tamanho das partículas, distribuição glanulométrica, ensaios. Índices físicos dos solos, ensaios. Estrutura do solo, plasticidade, consistência, classificação dos solos pela granulometria e plasticidade, ensaios. Tensões totais, neutras e efetivas. Reconhecimento e investigação do subsolo, sondagens à percussão e outros ensaio de campo. Movimento d'água através dos solos, permeabilidade e areia movediça, filtros, capilaridade, ensaios. Compactação de solos, controle e equipamentos, ensaios. Propagação e distribuição de tensões nos solos. 3. Processos Construtivos: detalhes de elementos construtivos. Canteiro de obras. Locação da Obra. Movimento de terra. Fundações. Elementos de vedação. Estrutura de concreto. Revestimentos. Esquadrias. Vidros. Piso. Cobertura. Impermeabilização. Pintura. Construções Industrializadas. Patologia e qualidade nas construções. 4. Estruturas Metálicas e de Madeira: características físicas e mecânicas da madeira. Normas aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de madeira. Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Estruturas metálicas: tipos de cobertura; estruturas usuais; travamento da estrutura; cargas permanentes e acidentais; dimensionamento, cálculo e desenho das peças e ligações. Projeto, especificação e execução de estruturas de madeira e metálicas. 5. Estruturas de Concreto: classificação das estruturas de concreto armado. Definição das cargas e esforços solicitantes. Flexão simples e cisalhamento. Lajes maciças e nervuradas. Escadas. Vigas Isoladas e Contínuas. Pilares. 6. Instalações hidrosanitárias: projeto, especificação e execução de instalações prediais de água fria e quente, esgoto, águas pluviais e prevenção contra incêndio. 7. Máquinas e Equipamentos: especificação de equipamentos para obra. Produção da equipe mecânica. Custo horário de equipamentos. 8. Orçamento e Planejamento de Obras: levantamento de quantitativos. Planilha orçamentária. Composições de preços unitários. Cronograma físico-financeiro. Curva ABC. Especificações técnicas. Memoriais descritivos. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão.

CONSTRUÇÃO CIVIL II

1. Paisagismo: conceituação, evolução da idéia de paisagem no tempo. O contexto contemporâneo. Paisagem natural e paisagem humana. Paisagem histórica. 2. Conforto Térmico: princípios do bioclimatismo. Princípios da física. Exigências humanas quanto ao conforto térmico. Índices de conforto térmico. Comportamento térmico dos materiais e componentes dos espaços construídos. 3. Habitação Coletiva: problemática da habitação coletiva e de interesse social na escala do projeto arquitetônico e seu papel na configuração urbana e sustentabilidade social, cultural, econômica e ambiental. Sustentabilidade e tecnologias de construção. 4. Projetos Habitacionais: métodos e práticas de elaboração de projetos habitacionais: formulação conceitual e desenvolvimento de programas habitacionais, de estudos preliminares relativos a inserções urbanas e ambientais. 5. Habitação Multifamiliar: alternativas metodológicas e tecnológicas de projeto, tipos, inserção urbana e ambiental: flexibilidade e transformações no tempo. 6. Avaliação de Desempenho: metodologias, desenvolvimento da teoria, e requisitos da avaliação de desempenho na construção civil. Análise sistêmica aplicada à construção civil. Aplicações no processo de criação e produção de arquitetura e urbanismo. Avaliação pós-ocupação - APO. 7. Análise de viabilidade social, técnica, econômica- financeira e mercadológica do empreendimento arquitetônico e urbanístico: metodologias e ferramentas. Conceito de construtibilidade e adequação tecnológica de propostas arquitetônicas e urbanísticas. Métodos de pesquisa (e leitura) de mercado aplicados à análise de viabilidade de empreendimentos arquitetônicos e urbanísticos. Desdobramentos sociais e culturais de empreendimentos arquitetônicos e urbanísticos. 8. Desenho Técnico: normalização: Objetivos, importância e entidades normalizadoras. Técnicas: desenho à mão livre, com auxílio de réguas e assistido por computador. Desenho geométrico. Projeções. Cortes e secções. Perspectivas. Cotas. Escalas. Aplicações do desenho técnico na Engenharia em geral. Simbologias utilizadas. 9. Desenho Assistido por Computador - CAD: regras e comandos básicos. Edição de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Renderização, cotagem e preparação para impressão.

TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITAS E DE DESEMPENHO DIDÁTICO, POR ÁREA DE CONHECIMENTO - CAMPUS OURICURI

AGROINDÚSTRIA

1. Instalações e equipamentos industriais; 2. Embalagens de alimentos; 3. Aditivos utilizados em alimentos; 4. Microbiologia de alimentos; 5. Obtenção higiênica do leite, análises microbiológicas e físico-químicas do leite; 6. Produção de queijos leites fermentados, creme e manteiga; 7. Abate e bioquímica post mortem da carne; 8. Maturação e cura de carnes; 9. Embutidos e defumados cárneos; 10. Produtos cárneos fermentados e emulsionados; 11. Frutas processadas; 12. Hortaliças processadas.

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

1. Acidente do Trabalho: conceitos: teorias jurídicas de acidente de trabalho: aspectos legais e normativos. Protocolos oficiais de registro, análise e comunicação de acidente de trabalho. NBR 14.280. Legislação previdenciária (custeio e benefício). Responsabilidade civil e criminal dos profissionais de segurança do trabalho. Métodos e técnicas de investigação e análise de acidentes. Cálculo de índices de acidentes do trabalho. 2. Gerenciamento de Riscos: conceitos. Tipologia/classificação (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes). Insalubridade. Periculosidade. Situação de risco grave e iminente. Técnicas clássicas e contemporâneas de identificação e análise de riscos. Avaliação de riscos (monitoramento ambiental). Mapa de riscos. Medidas de controle de riscos (gerenciais, de engenharia, proteção coletiva, proteção individual). 3. Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio-Ambiente: conceitos. Legislação e normas nacionais e internacionais. OHSAS 18001 e 18002. Convenções OIT 155 e 187. 4. Programas de Segurança do Trabalho: PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. PCMAT - Programa de Condições e Meio-Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos. PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. LTCAT - Laudo Técnico de Condições de Ambiente do Trabalho, PCA - Programa de Conservação Auditiva e PPR - Programa de Proteção Respiratória. 5. Fundamentos de Controle de Emergência: acidentes industriais ampliados. Convenção OIT 174. Proteção contra incêndio e explosões. PCE - plano de controle de emergências. PAM - plano de ajuda mútua. 6. Ergonomia: conceitos. Histórico. Métodos e técnicas. Aplicação. Legislação e normas nacionais e internacionais. LER/DORT: abordagem científica e legal. 7. O serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho na empresa (SESMT) e a comissão interna de prevenção de acidentes no trabalho na empresa (CIPA). 8. NR 6: Equipamento de Proteção Individual: conceito, obrigações quanto aos EPI's, classificação, especificações, aplicabilidade, gerenciamento do uso do EPI, seleção dos EPI's, competências. 9. Normas e Leis pertinentes à higiene, segurança e medicina do trabalho - CLT e NR's (incluindo seus anexos); 10. NR 31: Normas e Leis pertinentes.

INFORMÁTICA

1. Introdução a Tecnologia da Informação; 2. Hardware do PC: Placa Mãe, Processadores e Memória; 3. Hardware Periféricos: Entrada, Saída e Armazenamento; 4. Montagem de Microcomputadores: Teoria e Prática; 5. Manutenção de Computadores: Preventiva, Corretiva e Preditiva, Detecção de Problemas e suas Respectivas Soluções; 6. Algoritmos e Lógica de Programação: Teoria e Prática; 7. Sistemas Operacionais: Proprietário e Livre; 8. Aplicativos de Escritório: Editores de Texto; 9. Aplicativos de Escritório: Editores de Planilha Eletrônica; 10. Aplicativos de Escritório: Editores de Apresentação.

INGLÊS

1. Verb tenses. 2. The passive voice. 3. The reported speech. 4. Quantifiers and intensifiers. 5. Pronouns. 6. Articles. 7. Modal verbs. 8. If clauses. 9. Relative clauses. 10. The genitive case. 11. Comparisons; comparatives and superlatives. 12. Discourse markers (prepositions and conjunctions). 13. Adverbs. 14. The imperative/gerund and infinitive. 15. Conditional structures. 16. Strategies of reading and understanding. 17. Notions of phonetic and phonology. 18. English learning and teaching for specific aims. 19. Teaching and learning methodology.

MATEMÁTICA

1. Limite e Continuidade de Funções; 2. Derivada de uma Função; 3. Aplicações da Derivada; 4. A Integral Definida; 5. Séries Infinitas; 6. Variáveis Aleatórias e Funções de Variáveis Aleatórias; 7. Distribuições de Probabilidade; 8. Transformações Lineares e Matrizes; 9. Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª Ordem; 10. Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de 2ª Ordem.

QUÍMICA I

1. Estrutura atômica e classificação periódica dos elementos químicos; 2. Ligações químicas; 3. Soluções; 4. Estequiometria; 5. Estrutura e propriedade dos compostos inorgânicos; 6. Compostos de coordenação; 7. Polímeros; 8. Estrutura e propriedade dos compostos orgânicos; 9. Reações orgânicas; 10. Carboidratos, lipídeos e proteínas.

QUÍMICA II

1. Estrutura atômica e classificação periódica dos elementos químicos; 2. Ligações químicas; 3. Soluções; 4. Equilíbrio químico; 5. Cinética; 6. Gases; 7. Termodinâmica; 8. Eletroquímica; 9. Titulação: ácido-base, complexiométrica e Redox; 10. Análise gravimétrica.

ANEXO X- FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSO

NOME DO CANDIDATO:

Orientações:

1. Use folha separada para cada recurso.

2. Use um número de protocolo para cada folha.

3. Assine e se identifique apenas na capa do processo que deverá ser retirada no Setor de Protocolo.

4. Não assine nem coloque identificação nas folhas que contenham as argumentações de seu recurso.

5. O julgamento dos recursos será divulgado no sítio www.ifsertao-pe.edu.br, nas datas previstas no edital.

CARGO:

ARGUMENTAÇÃO LÓGICA: