CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ.
O Presidente da Comissão de Planejamento e Organização dos Concursos Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/CPOCP, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Port. Nº 038/2010-GAB, de 19/01/2010, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de Cargos de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, nas classes e níveis iniciais, do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, sob o regime que trata a Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e Lei N 11.784 de 22 de setembro de 2008, bem como regulado pelo Decreto Nº 6.944, de 21 de agosto de 2009 e por este Edital, seus Anexos e posteriores retificações, caso existam. Sua execução será realizada pela Comissão de Planejamento e Organização dos Concursos Públicos.
1. DA ESPECIFICAÇÃO:
O concurso é destinado para o preenchimento de 58 (cinquenta e oito) vagas para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, distribuídas conforme quadro abaixo.
Quadro I - Lotação com quantitativo de vagas para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de acordo com as áreas de conhecimento ofertadas.
COD. | ÁREA DE CONHECIMENTO | VAGAS | CAMPUS | TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA |
001 | LÍNGUA PORTUGUESA | 02 | Macapá | Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
002 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Inglesa |
003 | MATEMÁTICA | 02 | Macapá | Licenciatura Plena em Matemática |
004 | FÍSICA | 02 | Macapá | Licenciatura Plena em Física |
005 | QUÍMICA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Química |
006 | BIOLOGIA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Biologia ou Ciências Biológicas |
007 | HISTÓRIA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em História |
008 | GEOGRAFIA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Geografia |
009 | EDUCAÇÃO FÍSICA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Educação Física |
010 | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Artes Plásticas, ou Desenho ou Educação Artística |
011 | FILOSOFIA | 01 | Macapá | Licenciatura Plena em Filosofia |
012 | CONSTRUÇÃO CIVIL | 01 | Macapá | Graduação em Engenharia Civil |
013 | CONSTRUÇÃO CIVIL | 01 | Macapá | Graduação em Engenharia Civil ou Graduação em Arquitetura com Especialização em Segurança do Trabalho |
014 | CONSTRUÇÃO CIVIL | 02 | Macapá | Graduação em Engenharia Civil |
015 | INFORMÁTICA | 02 | Macapá | Licenciatura em Informática ou Graduação em Engenharia da Computação ou Graduação em Ciência da Computação. |
016 | INFORMÁTICA | 03 | Macapá | Licenciatura em Informática ou Graduação em Engenharia da computação ou Graduação em Ciência da Computação ou Graduação em Sistema de Informação ou Graduação em Tecnologia na área de Informática. |
017 | MINERAÇÃO | 03 | Macapá | Graduação em Geologia ou Graduação em Engenharia de Minas ou Graduação em Tecnologia em Controle Ambiental com especialização em Tecnologia Mineral |
018 | QUÍMICA | 04 | Macapá | Licenciatura em Química ou Graduação em Química ou Graduação em Química Industrial, ou Graduação em Engenharia Química, ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Graduação em Química de Alimentos ou Graduação em Tecnologia de Alimentos. |
019 | EDUCAÇÃO | 02 | Macapá | Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação. |
020 | EDUCAÇÃO | 02 | Macapá | Graduação em Pedagogia com Especialização em Gestão Escolar, ou Supervisão, ou Orientação Educacional. |
021 | LÍNGUA PORTUGUESA | 02 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa |
022 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Inglesa |
023 | MATEMÁTICA | 02 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Matemática |
024 | FÍSICA | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Física |
025 | QUÍMICA | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Química |
026 | BIOLOGIA | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Biologia ou Ciências Biológicas |
027 | HISTÓRIA | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em História |
028 | GEOGRAFIA | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Geografia |
029 | EDUCAÇÃO FÍSICA | 02 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Educação Física |
030 | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | 01 | Laranjal do Jarí | Licenciatura Plena em Artes Plásticas, ou Desenho ou Educação Artística |
031 | INFORMÁTICA | 02 | Laranjal do Jarí | Licenciatura em Informática ou Graduação em Engenharia da Computação ou Graduação em Ciência da Computação. |
032 | INFORMÁTICA | 02 | Laranjal do Jarí | Licenciatura em Informática ou Graduação em Engenharia da computação ou Graduação em Ciência da Computação ou Graduação em Sistema de Informação ou Graduação em Tecnologia na área de Informática. |
033 | GESTÃO | 02 | Laranjal do Jarí | Graduação em Secretariado Executivo ou Graduação em Tecnologia em Secretariado Executivo |
034 | GESTÃO | 01 | Laranjal do Jarí | Graduação em Administração |
035 | GESTÃO | 01 | Laranjal do Jarí | Graduação em Direito ou Graduação em Economia ou Graduação em Ciências Contábeis |
036 | GESTÃO AMBIENTAL | 02 | Laranjal do Jarí | Graduação em Engenharia Civil, ou Graduação em Engenharia Sanitária ou Graduação em Engenharia Ambiental ou Graduação em Gestão Ambiental ou Graduação em Tecnologia em Meio Ambiente ou Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental ou Tecnólogo em Controle Ambiental ou Graduação em Engenharia Agronômica |
037 | GESTÃO AMBIENTAL | 01 | Laranjal do Jarí | Graduação em Tecnologia em Controle Ambiental ou Graduação em Engenharia Agronômica ou Licenciatura Plena ou Graduação em Biologia com Especialização em Meio Ambiente. |
2 DO REGIME JURÍDICO E DA JORNADA DE TRABALHO
O candidato aprovado e classificado de acordo com o número de vagas determinada no Quadro I, da Especificação, será nomeado para exercer o cargo da categoria funcional de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do quadro de pessoal permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, com lotação nos Campi especificados no Quadro I, sob o regime jurídico que trata a lei Nº 8.112/90, alterada pela Lei 9.527, de 10/12/97, e alterações, devendo cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais, de acordo com o Art. 112 da Lei nº11.784 de 22 de setembro de 2008. Podendo, após a nomeação, o servidor solicitar mudança de regime de trabalho de 40 horas para o regime de Dedicação Exclusiva,
3 DA REMUNERAÇÃO
3.1 A remuneração dar-se-á pela Classe DI, nível 01, com jornada de trabalho de 40 horas, com os seguintes vencimentos:
Quadro II - Remuneração de acordo com a formação.
Vencimento | Gratificação Especifica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - GEDBT | Retribuição por Titulação | |||
Aperfeiçoamento | Especialização | Mestrado | Doutorado | ||
R$ 1.115,02 | R$ 1.009,18 | R$ 54,25 | R$ 82,09 | R$427,14 | R$ 1.418,55 |
Obs: Auxilio Alimentação no valor de R$ 304,00 (Trezentos e quatro reais)
3.2 Os aprovados no Concurso Público, independente de sua titulação, a critério da Administração, poderão ministrar, tanto aulas para os Cursos de Ensino Médio integrado ao Técnico, Ensino Subsequente e EJA como também para os Cursos Superiores e de Pós-graduação nos Campi do IFAP.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente no site http://concursos.ifpa.edu.br no período de 15/03/2010 a 11/04/2010 até às 23h59 minutos.
4.2 No ato da inscrição, é imprescindível que o candidato forneça o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
4.3. Após o correto preenchimento do Requerimento de inscrição, o pagamento da taxa de inscrição mediante o boleto bancário e a confirmação do pagamento pelo agente arrecadador, a inscrição estará automaticamente confirmada.
4.4. Para efeito de pagamento e confirmação de inscrição, não serão aceitos depósitos bancários realizados diretamente na conta corrente da entidade promotora, nem por transferência eletrônica de valores financeiros referentes à taxa individual de inscrição.
4.5. As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato. O candidato que não atender a todos os requisitos fixados, mesmo efetuando o pagamento da taxa de inscrição, estará excluído do Concurso Público.
4.6. O valor da taxa de inscrição para o Concurso Público, para preenchimento de vagas de professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá, será de R$ 90,00 (noventa reais), recolhido em qualquer agência ou correspondentes bancários, inclusive casas lotéricas, terminais de autoatendimento e internet banking até o dia 12/04/2010 21:59h (Horário de Brasília) através de GRU (Guia de Recolhimento da União - COBRANÇA).
4.7. As solicitações de inscrição cujos pagamentos forem efetuados após o dia 12/04/2010 não serão aceitas, assim como a inscrição via postal, fac-símile ou telefone convencional e/ou extemporânea.
4.8. O candidato deverá consultar o endereço eletrônico http://concursos.ifpa.edu.br até 72 horas após o pagamento da GRU para confirmar inscrição.
4.9. O IFPA não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivo de falha técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados e o registro eletrônico da inscrição.
4.10. Verificando, a qualquer momento, que os dados cadastrais informados são inverídicos, ou em desacordo com a habilitação exigida no edital, o candidato será automaticamente excluído do certame.
4.11. A efetivação da inscrição implica na aceitação tácita das condições fixadas para a realização do concurso, não podendo, portanto, o candidato sob hipótese alguma, alegar desconhecimento das normas estabelecidas no presente Edital.
4.12. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que o solicitarem nos termos do § 1º do Decreto n.º6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008.
4.13. O pedido de isenção do pagamento do valor da inscrição deverá ser feito no período de 18 a 19 de março de 2010, sendo enviado através de Carta Registrada para o endereço abaixo, com os documentos:
Comissão do Concurso Público IFAP/IFPA
Tv. Mariz e Barros, 2220, Bairro do Marco, CEP 66090-093, Belém-Pará,
Assunto: Solicitação de Isenção
a) Ficha de inscrição no concurso público emitida através do site http://concursos.ifpa.edu.br,
b) Comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de que trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007; e
c) Cópia da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com número de série e da página do contrato de trabalho que identifique as datas de admissão e de demissão do último emprego, comprovando a condição de desempregado e de que não está recebendo seguro-desemprego;
d) Cópias das 03(três) últimas contas de energia elétrica domiciliar que não ultrapasse o consumo mensal de 80(oitenta) kWh, as quais deverão ter o mesmo endereço do candidato, conforme indicado na ficha de solicitação de inscrição On-line.
e) Declaração de que não exerce nenhuma atividade remunerada, ainda que informal, qualquer que seja a denominação empregada ou possuir qualquer outra fonte de renda e/ou não apresentar renda familiar não superior a 01(um) salário mínimo federal.
4.14. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto n.º 83.936, de 6 de setembro de 1979.
4.15. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar documentação;
c) não observar a forma e o prazo estabelecido no subitem 4.13 deste edital.
4.16. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via fax ou via correio eletrônico.
4.17. Cada pedido de isenção será analisado e julgado pelo IFPA.
4.18. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 31 de março de 2010, no endereço eletrônico http://concursos.ifpa.edu.br.
4.19. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no concurso, acessar o endereço eletrônico http://concursos.ifpa.edu.br e imprimir a GRU Cobrança, para pagamento até o dia 11 de abril de 2010 às 23:59 h, e realizar o pagamento até o dia 12 de abril de 2010 as 21:59 h, conforme procedimentos descritos neste edital.
4.20 O comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.
4.21. O candidato que necessitar de atendimento especial (Art. 40, parágrafos 1º e 2º do Decreto 3.298/99) para a realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 12 de abril de 2010, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada para o endereço abaixo, com os documentos: cópia simples do CPF e laudo médico (original ou cópia autenticada) com especificação do Código Internacional de Doenças - CID que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida.
Comissão do Concurso Público IFAP/IFPA
Tv. Mariz e Barros, 2220, Bairro do Marco, CEP 66090-093, Belém-Pará,
Assunto: Solicitação de Atendimento Especial
4.22. O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada) e da cópia simples do CPF é de responsabilidade exclusiva do candidato. O IFPA não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dessa documentação a seu destino.
4.23. O laudo médico (original ou cópia autenticada) e a cópia simples do CPF valerão somente para este concurso e não serão devolvidos, assim como não serão fornecidas cópias dessa documentação.
4.24. A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no endereço eletrônico http://concursos.ifpa.edu.br até o dia 20 de abril de 2010.
4.25. O candidato disporá de um dia a partir da data de divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar o indeferimento pessoalmente ou via SEDEX. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
4.26. A solicitação de condições especiais, em qualquer caso, será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
4.27. O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo/área/especialidade por ocasião da posse.
4.28. Não serão aceitos pedidos de inscrição em caráter condicional, por via postal, fax, internet ou em local diferente dos indicados neste Edital.
4.29. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do concurso Público.
4.30. No ato da inscrição o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos
5. DA PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
5.1. As pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência) que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e do artigo 37 do Decreto Federal 3.298/99, é assegurado o direito de inscrição para os cargos em concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. O candidato portador de necessidades especiais concorrerá às vagas existentes por área, sendo-lhes reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida.
5.2. O subitem anterior fundamenta-se no seguinte entendimento do STF: "Por encerrar exceção, a reserva de vagas para portadores de deficiência faz-se nos limites da lei e na medida da viabilidade consideradas as existentes, afastada a possibilidade de, mediante arredondamento, majorarem-se as percentagens mínima e máxima prevista" (STF, MS 26310/DF, Rel. Min. MARCO AURÉLIO; Julgamento: 20/09/2007; Órgão Julgador: Tribunal Pleno)
5.3. Consideram-se portadores de deficiência as pessoas que se enquadrarem nas categorias descriminadas no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99.
5.4. A compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato será avaliada por equipe multiprofissional.
5.5. O candidato portador de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas neste Edital, participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne:
a) Ao conteúdo das provas;
b) A avaliação e os critérios de aprovação;
c) Ao horário e ao local de realização das provas;
d) A nota mínima exigida de condições.
5.6. Os candidatos portadores de deficiência física deverão submeter-se, quando convocados, a perícia médica ou junta oficial, que terá decisão conclusiva sobre o grau de deficiência que o capacite para o exercício do cargo.
5.7. Havendo parecer da Junta médica Oficial contrária à condição de deficiência e se esta for considerada incompatível com as atribuições do cargo, o candidato terá seu nome excluído das listas de classificação em que figurar.
5.8. A vaga que, reservada a deficiente físico, não for provida, seja por falta de candidatos, reprovação no concurso, contraindicação na perícia médica ou qualquer outro motivo, será preenchida por candidato não portador de deficiência, observada a ordem de classificação dos aprovados no concurso.
6. DA INVESTIDURA AO CARGO
6.1 A investidura ao cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:
6.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou se de Nacionalidade Portuguesa, amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, de acordo com o Decreto nº 70.436/72;
6.1.2. Os candidatos estrangeiros, inclusive os amparados pelo Decreto nº 70.436/72, estão obrigados à apresentação de visto de permanência no país.
6.1.3. O candidato estrangeiro, exceto o amparado pelo Decreto nº 70.436/72, deverá possuir e apresentar declaração de proficiência em língua portuguesa que poderá ser pessoal ou emitida por um órgão institucional no ato da entrega da documentação para Prova de Títulos, salvo artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos, deverão ter tradução juramentada em português.
6.1.4. Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;
6.1.5. Estar em dias com as obrigações eleitorais;
6.1.6. Estar em dias com as obrigações militares, se do sexo masculino;
6.1.7. Possuir a titulação mínima exigida conforme o estabelecido no Quadro I, Item 1, deste Edital;
6.1.8. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei Nº 8112/90;
6.1.9. Não perceber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal do Brasil;
6.1.10. Em caso de títulos obtidos no exterior, os mesmos deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.
6.1.11. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura ao cargo, satisfazia aos requisitos constantes no subitem 6.1.
6.2. Das atribuições - são consideradas atividades próprias do pessoal docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico as previstas no art. 111 da Lei 11.784/2008.
7. DAS PROVAS Este Concurso Público constará de 03 (três) fases, discriminadas no quadro III.
Quadro III - Fases e critérios de avaliação
FASES/PROVAS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | PESO | VALOR (PONTOS) | |
Mínimo para estar apto a próxima fase | Máximo | |||
1ª fase Prova Escrita, de conhecimento específico. | Uma Dissertação do conteúdo sorteado | 2(dois) | 40 | 100 |
2ª fase Prova de Desempenho Didático, de conhecimento específico. | Uma Aula teórica de exposição oral | 4(quatro) | 40 | 100 |
3ª fase - Julgamento de Títulos (somente classificatória) pontuação máxima 30 pontos, de acordo com o quadro IV.
7.1. O Julgamento dos Títulos será de natureza classificatória e as demais Provas serão de naturezas eliminatórias e classificatórias;
7.2. Não haverá segunda chamada de provas, seja qual for o motivo alegado.
7.3. O candidato será sumariamente eliminado do Concurso se durante a realização das provas:
a) Utilizar-se de qualquer instrumento ou recursos, livros (inclusive dicionários), ou anotações não autorizados;
b) For surpreendido comunicando-se ou tentando comunicar-se de maneira suspeita com outro candidato ou com outras pessoas;
c) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
d) Afastar-se da sala de provas sem autorização ou desacompanhado do fiscal antes de concluídas as mesmas;
e) Deixar de assinar as folhas de presença da prova;
f) Atrasar-se ao horário de início ou deixar de comparecer ao sorteio da prova escrita ou a qualquer das provas.
g) Não comparecer ao sorteio do tema da prova didática, ou deixar de enviar representante legal constituído para este fim mediante procuração especifica com fé pública.
7.4. O resultado final do Concurso será publicado no DOU, no site http://concursos.ifpa.edu.br e afixado no quadro de aviso do IFAP.
7.5. Não será admitido, em hipótese alguma, na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário definido para o início das mesmas.
7.6. A organização do Concurso Público não fornecerá nenhum tipo de material e/ou instrumento de apoio para realização das avaliações, ficando por conta do candidato todo e qualquer recurso didático utilizado.
8. ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO
1. A documentação dos candidatos aprovados na 1ª Fase do Concurso (Prova Escrita) obrigatoriamente deverá ser entregue para a Banca de Avaliação no dia da Prova Didática (2ª Fase do Concurso) conforme determinado no Anexo I - Cronograma do Concurso.
2. Deverá ser entregue o currículo Lates impresso e demais documentos para avaliação de Títulos conforme Quadro IV do item 16. Os documentos comprobatórios de todos os títulos e/ou atividades deverão ser entregue com o formulário do Anexo VI devidamente preenchido e fotocópias autenticadas, encadernados, organizados e numerados sequencialmente. A organização e entrega dos documentos comprobatórios de todos os títulos e/ou atividades serão de exclusiva responsabilidade do candidato.
3. Não serão aceitos, documentos ilegíveis, como também os emitidos via fax, páginas eletrônicas sem autenticação correspondente ou outras formas que não aquelas exigidas no presente edital.
4. A não observância das exigências acima especificadas implicará na perda de todos os pontos da prova de titulo.
9. LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
9.1. Todas as Fases das prova serão realizadas em Macapá, inclusive os candidatos com vagas destinadas a Laranjal do Jarí. Em local a ser informado no cartão de confirmação de inscrição a partir do dia 19/04/2010 no endereço eletrônico http://concursos.ifpa.edu.br, onde constarão informações sobre o dia, local e horário de provas, devendo o candidato apresentar o referido cartão acompanhado de documento oficial de identificação conforme previsto neste Edital.
10. DA PROVA ESCRITA
10.1. A duração máxima da prova escrita será de 03 (três) horas;
10.2. As instruções contidas na capa do caderno de prova devem ser obedecidas integralmente;
10.3. A Banca Examinadora, composta por dois especialistas da área, em reunião com todos os candidatos presentes realizará o sorteio do tema a ser submetido a todos os candidatos, dentre os especificados no Anexo II deste Edital, sendo a prova escrita iniciada em seguida, começando então a contagem do tempo de prova. A prova escrita será avaliada conforme os critérios estabelecidos na planilha do Anexo III deste edital;
10.4. O candidato só poderá retirar-se da sala de provas após 01 (uma) hora do seu início, e, na hipótese de ausentar-se temporariamente para eventual necessidade fisiológica, deverá ser acompanhado de fiscal;
10.5. Deverão permanecer na sala de aplicação da prova, até o termino, no mínimo 02 (dois) candidatos. Exceto no caso de haver somente um candidato inscrito e presente
10.6. Não será permitida qualquer forma de consulta;
10.7. Será classificado na Prova Escrita o candidato que obtiver, no mínimo, 40 (quarenta) pontos.
10.8. Para a realização da prova escrita o candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o seu início, munido de lápis preto, caneta esferográfica (tinta azul ou preta), borracha, calculadora ou outros materiais (se solicitados nas instruções específicas), comprovante de inscrição e cédula original de identidade ou documento equivalente, válido em todo o território brasileiro.
11. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
11.1. A Prova de Desempenho Didático constará de uma aula expositiva teórica lecionada pelo candidato sobre o tema sorteado, com duração máxima de 30 (trinta) minutos.
11.2. A Banca Examinadora, composta por dois especialistas da área e um pedagogo, em reunião com todos os candidatos presentes realizará o sorteio do tema, dentre os especificados no Anexo II, a ser submetido a todos os candidatos, de acordo com a respectiva área de conhecimento, além da definição de local, horário e da ordem de realização da aula teórica feita através de sorteio;
11.3. Os horários estabelecidos para a realização da Prova de Desempenho Didático pelos candidatos terão um intervalo mínimo de 24 (vinte e quatro) horas entre o horário do inicio do sorteio e a realização da prova;
11.4. A Prova de Desempenho Didático será avaliada de acordo com os critérios estabelecidos nos Anexo IV e V deste edital;
11.5. Antes do início da prova, o candidato entregará a Banca Examinadora, o seu plano de aula, em 3 (três) vias;
11.6. Será classificado na Prova Didática o candidato que obtiver, no mínimo, 40 (quarenta) pontos;
11.7. Não caberá recurso para a prova de desempenho didático.
11.8. A prova didática será gravada somente em áudio para efeito de registro, a qual NÃO será fornecida para os candidatos.
12. DA PROVA DE TÍTULOS
12.1. A prova de títulos será dividida em 2 (duas) modalidades, conforme o Quadro IV do item 16 deste edital:
12.2. Títulos acadêmicos - Na totalização dos pontos, considerar-se-á somente o de maior título apresentado no Currículo Lattes, devidamente comprovado, até no máximo 10 (dez) pontos;
12.3. Publicação/Experiência Profissional/Capacitação - Nesta modalidade a totalização dos pontos será acumulada até ao máximo de 20 (vinte) pontos, para as atividades devidamente comprovadas relacionadas no Quadro V do presente edital, observados os valores máximos de cada subitem.
12.4. O Resultado Geral da Prova de Títulos será a soma aritmética entre os valores máximos obtidos nos itens 12.2 e 12.3, totalizando no máximo 30 (trinta) pontos.
13. DO JULGAMENTO DE TÍTULOS
13.1. Para a prova de títulos acadêmicos, o candidato deverá apresentar no dia determinado da prova didática 01 (uma) cópia dos documentos indicados no Anexo VI;
13.2. A banca examinadora conferirá, na presença do candidato o número de páginas que compõem a encadernação, emitindo recibo de entrega.
13.3. Somente serão avaliados e pontuados os documentos/títulos apresentados à Banca de Avaliação devidamente válidos;
13.4. Somente serão aceitas, quanto aos comprovantes de exercício profissional, as certidões ou comprovantes que constem o início e o término (dia, mês e ano) declarado .
13.5. Os diplomas, certificados e comprovantes de conclusão de curso, inclusive de Aperfeiçoamento, Especialização, Mestrado e Doutorado serão avaliados apenas quando oriundos de Instituições Públicas de Ensino Superior ou reconhecidas pelo MEC e/ou pela CAPES, acompanhados do parecer do Conselho Nacional de Educação que credenciou o curso e observadas às normas que lhes regem a validade, dentre as quais, se for o caso, as pertinentes ao respectivo registro;
13.6. Os Documentos relativos aos cursos realizados no exterior só serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor público juramentado, com validade para o território nacional devidamente revalidado por Instituição Nacional;
13.7. Cada título será avaliado ou pontuado uma única vez, sendo considerado apenas o de maior titulação, impossibilitada a pontuação cumulativa da mesma titulação ou de titulações diferentes na composição Quadro IV (Pontuação de Títulos);
14. DAS CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO
14.1. Será considerado APROVADO o candidato que apresentar Nota de Aprovação do Concurso (NAC) igual ou superior a 40% (quarenta por cento) de aproveitamento conforme estabelecido pela fórmula matemática dos Pontos obtidos na Prova Escrita (PE) e na Prova de Desempenho Didático (PDD), observando o disposto nos itens 10.7 e 11.6
14.2. O cálculo da Nota de Aprovação do Concurso (NAC) será realizado com o auxílio da seguinte expressão: NAC = (PE X 2 + PDD X 4) / (4 + 6);
14.3. Para efeito de classificação final dos aprovados, o cálculo da Nota Final do Concurso (NFC) será realizado com o auxílio da seguinte expressão:
NFC = NAC + PT (Prova de Títulos)
15. DO CRONOGRAMA
15.1.A prova escrita, 1ª (primeira) fase, será realizada no dia 25/04/2010 às 08:00 h nos locais determinados.
15.2.O Calendário de realização das provas de desempenho didático, 2ª segunda fase, obedecerá aos seguintes dias: 01 a 02/05/2010 conforme determinado no cronograma do concurso que poderá ser alterada de acordo com a demanda do Processo.
15.3. O julgamento de títulos ocorrerá em 04/05/2010.
16. A PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS Quadro IV - Pontuação de Títulos
Item | a) TÍTULOS ACADÊMICOS - Pontos não acumulativos - Máximo: 10 pontos | Pontos | Máximo |
01 | Doutorado na área do concurso | 10 | 10 |
02 | Doutorado na área afim | 08 | 08 |
03 | Mestrado na área objeto do concurso | 08 | 08 |
04 | Mestrado em área afim | 06 | 06 |
05 | Especialização na área objeto do concurso - 360 horas** | 06 | 06 |
06 | Especialização em área afim - 360 horas** | 04 | 04 |
07 | Aperfeiçoamento - 180 horas** | 02 | 02 |
Item | b) PUBLICAÇÃO / EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / CAPACITAÇÃO - Máximo: 20 pontos |
|
|
01 | Livro editado, ou publicado ou traduzido. | 1 por livro | 1 |
02 | Capítulo de livro editado, ou publicado ou traduzido. | 0,75 por livro | 0,75 |
03 | Artigo em periódico indexado com corpo editorial, últimos 03 anos | 0,75 por publicação | 0,75 |
04 | Trabalho completo publicado em anais de congresso, últimos 03 anos | 0,5 por publicação | 0,5 |
05 | Resumo publicado em anais de congresso, últimos 03 anos. | 0,25 por publicação | 0,25 |
06 | Trabalho publicado em encontro científico nacional, últimos 03 anos. | 0,5 por publicação | 0,5 |
07 | Trabalho publicado em encontro científico internacional, últimos 03 anos. | 0,75 por publicação | 0,75 |
08 | Docência (em instituição reconhecida pelo MEC em nível médio, técnico, superior ou pós-graduação) | 1 por ano | 5 |
09 | Orientação de tese ou dissertação | 0,5 por tese ou dissertação | 1 |
10 | Orientação de monografia, TCC, TAC. | 0,5 por trabalho | 1 |
11 | Participação em bancas de: concurso para docente, dissertação ou tese. | 0,25 por participação | 0,25 |
12 | Experiência profissional não acadêmica comprovada na área do objeto do concurso. | 1 por ano | 4 |
13 | Coordenação de projetos de pesquisa e de extensão aprovados, com financiamento. | 0,75 por participação | 0,75 |
14 | Participação em projetos de pesquisa e de extensão aprovados, com financiamento. | 0,5 por participação | 1 |
15 | Assessoria, consultoria "AD HOC" | 0,5 por participação | 0,5 |
16 | Bolsista (orientador e/ou pesquisador) | 0,5 por participação | 0,5 |
17 | Diretoria, chefia, gerência, coordenação de cursos, no mínimo 01 ano | 0,5 por participação | 0,5 |
18 | Cursos, encontros e jornadas de atualização de 40 a 100 horas, realizados em entidades públicas ou privadas reconhecidas. | 0,25 por participação | 0,5 |
19 | Participação em congresso (autor, conferencista, debatedor, painelista, coordenador de seção) | 0,5 por participação | 0,5 |
** Para receber a pontuação relativa ao título relacionado à especialização e aperfeiçoamento, serão aceitos somente os certificados / declarações em que constem a carga horária mínima de 360 horas para especialização e 180 horas para aperfeiçoamento.
17. CLASSIFICAÇÃO
17.1. A classificação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente dos pontos obtidos no cálculo da Nota Final do Concurso (NFC).
17.2. Na hipótese de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência para efeito de desempate:
a) O candidato mais idoso, em observância do parágrafo único do Art. 27 da Lei 10.471/2003 (Lei do Idoso).
b) Maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;
c) Maior número de pontos na Prova de Títulos;
d) Maior número de pontos na Prova Escrita;
e) Maior número de pontos no subitem 08 (docência), modalidade b, Quadro V;
f) O candidato de maior idade.
18. DOS RECURSOS
18.1. Será admitido recurso quanto:
a) Prova Escrita (1ª Fase);
b) Prova de Títulos (3ª Fase);
18.2. O prazo para interposição dos recursos será de dois dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito, tendo como termo inicial o primeiro dia subsequente a data do evento a ser recorrido.
18.3. Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente no endereço eletrônico http://concursos.ifpa.edu.br.
18.4. Para cada candidato, admitir-se-á um único recurso por fase, referida no item 18.1, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado recurso de igual teor.
18.5. Não caberá recurso para a prova didática, em face da sua subjetividade.
18.6. Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste item não serão avaliadas.
18.7. Os recursos cujo teor desrespeite a comissão do concurso serão indeferidos.
19. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS
19.1. Decorrido o último prazo para a interposição de recursos, o resultado final, com a classificação dos candidatos aprovados, será homologado pelo Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e, a seguir, publicado no DOU.
20. DA NOMEAÇÃO
20.1. A nomeação do candidato aprovado far-se-á com rigorosa observância a ordem classificatória e será publicada no DOU, de acordo com a conveniência e oportunidade do IFAP.
20.2. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço, telefone e e-mail atualizados para viabilizar os contatos necessários, sob pena de, quando for nomeado perder o prazo para tomar posse, caso não seja localizado.
21. DA HABILITAÇÃO E POSSE
21.1. Documentação necessária para admissão:
a) Número de conta corrente especificando banco e agência;
b) Comprovante de residência (original e cópia);
c) Carteira de identidade (original e cópia);
d) Certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino (original e cópia);
e) Certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia);
f) PIS ou PASEP (original e cópia);
g) Comprovante de escolaridade com respectivos históricos - ex.: graduação e pós-graduação (original e cópia);
h) Tipagem sanguínea e fator RH;
i) Declaração de bens e valores;
j) Declaração de dependentes, anexando certidões de nascimento (original e copia);
k) Declaração de acumulação de cargos, empregos ou funções, com horários especificados;
l) Preenchimento de fichas de dados cadastrais fornecidas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.
m) Comprovante de inscrição no Cadastro Individual de Contribuintes do Ministério da Fazenda;
n) Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;
21.2. O candidato habilitado em todas as fases do Concurso Público, somente poderá tomar posse após inspeção médica realizada pelo IFAP, na qual for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, bem como mediante a apresentação de toda a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos previstos no item 21.1 deste Edital.
21.3. A posse ocorrerá num prazo máximo de 30 (tinta) dias, contados da data de publicação do ato de nomeação.
21.4. Será tornado sem efeito o ato de nomeação se a posse não ocorrer no prazo estabelecido no item 21.3, bem como se o candidato não atender ao disposto no item 21.1.
21.5. Os documentos comprobatórios das condições acima especificadas deverão ser entregues até a data da posse, em cópias acompanhadas dos originais, conforme definidos pela instituição ao candidato.
22. DO PRAZO DE VALIDADE
22.1. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
23. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
23.1. A Comissão de Planejamento e Organização do Concurso Público elaborará um relatório circunstanciado e conclusivo com o resultado do Concurso Público por ela examinado, que deverá ser encaminhado à Reitoria do IFPA com proposição para a admissão do(s) candidato(s) aprovado(s).
23.2. A nomeação fica condicionada a rigorosa observância da ordem classificatória, do prazo de validade do Concurso, do interesse administrativo do IFAP e demais disposições legais.
23.3. A inscrição no Concurso implica desde logo o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, não podendo o candidato alegar o seu desconhecimento.
23.4. Caberá a Diretoria de Gestão de Pessoas a convocação para habilitação e posse dos candidatos aprovados e classificados mediante publicação no Diário Oficial da União.
23.5. O candidato investido no cargo, em área específica do ensino técnico que não possua licenciatura, deverá submeter-se a preencher este requisito com inicio no prazo máximo de 24(vinte e quatro) meses após o efetivo exercício.
23.6. O candidato nomeado que não tomar posse no prazo de 30 dias terá a portaria de nomeação tornada sem efeito, facultando à Administração do IFAP a convocação do candidato seguinte.
23.7. A inexatidão ou falsidade documental, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso Público, implicará em eliminação sumária do candidato, sendo declaradas nulas, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.
23.8. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de habilitação e classificação no Concurso Público, valendo, para esse fim, a homologação do resultado do Concurso publicada no DOU.
23.9. Não preenchendo o quantitativo de vaga ofertado na área de conhecimento e/ou localidade descrito no item 1 (Da Especificação) deste edital, a administração observando o interesse institucional poderá, na seguinte ordem:
a) Remanejar a vaga para outra área de conhecimento, aproveitando candidato aprovado do mesmo campi do IFAP;
b) Preencher a vaga com candidato aprovado na mesma área de conhecimento, porém de outro campi do IFAP; ou
c) Disponibilizar a vaga para outro campi do IFAP.
23.10. Na aplicação do item 23.9, o critério para preenchimento das vagas do item Quadro I do item 1 obedecerá a maior pontuação dos candidatos aprovados e havendo empate aplicar-se-á as regra do item 17.2.
23.11. A administração não se responsabilizará pelos custos da mudança de domicilio e estabelecimento da nova modalidade.
23.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Organização e Planejamento do Concurso Público.
Belém-PA, 12 de março de 2010.
Prof. ANDRACIR OLIVEIRA DA SILVA
Presidente da Comissão
Portaria nº 038/2010-GAB
ANEXO I
CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE ENSINO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO IFAP,
ETAPA/ATIVIDADES | ||||||
DATAS/PERÍODO DE REALIZAÇÃO | ||||||
PUBLICAÇÃO DO EDITAL |
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INSCRIÇÕES |
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RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES |
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PROVAS | ||||||
CÓD. | ÁREA DE CONHECIMENTO | LOTAÇÃO | PROVA ESCRITA | PROVA DIDÁTICA | PROVA TÍTULOS | |
001 | LÍNGUA PORTUGUESA | Macapá | 25/04/2010 | 01/05/2010 - Sorteio do tema para a Prova Didática - 08 horas 02/05/2010 - Prova Didática e Entrega de documentos para Prova de Títulos - 08 horas | 04/05/2010 Prova de Títulos - 08 horas | |
002 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) | |||||
003 | MATEMÁTICA | |||||
004 | FÍSICA | |||||
005 | QUÍMICA | |||||
006 | BIOLOGIA | |||||
007 | HISTÓRIA | |||||
008 | GEOGRAFIA | |||||
009 | EDUCAÇÃO FÍSICA | |||||
010 | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | |||||
011 | FILOSOFIA | |||||
012 | CONSTRUÇÃO CIVIL | |||||
013 | CONSTRUÇÃO CIVIL | |||||
014 | CONSTRUÇÃO CIVIL | |||||
015 | INFORMÁTICA | Laranjal do Jari | 25/04/2010 08 Horas | 01/05/2010 - Sorteio do tema para a Prova Didática - 08 horas 02/05/2010 - Prova Didática e Entrega de documentos documentos para Prova de Títulos - 08 horas | 04/05/2010 Prova de Títulos - 08 horas | |
021 | LÍNGUA PORTUGUESA | |||||
016 | INFORMÁTICA | |||||
022 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) | |||||
017 | MINERAÇÃO | |||||
023 | MATEMÁTICA | |||||
018 | QUÍMICA | |||||
024 | FÍSICA | |||||
019 | EDUCAÇÃO | |||||
025 | QUÍMICA | |||||
020 | EDUCAÇÃO | |||||
026 | BIOLOGIA | |||||
027 | HISTÓRIA | |||||
028 | GEOGRAFIA | |||||
029 | EDUCAÇÃO FÍSICA | |||||
030 | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | |||||
031 | INFORMÁTICA | |||||
032 | INFORMÁTICA | |||||
033 | GESTÃO | |||||
034 | GESTÃO | |||||
035 | GESTÃO | |||||
036 | GESTÃO AMBIENTAL | |||||
037 | GESTÃO AMBIENTAL | |||||
Prova escrita | 25/04/2010 – 08 h | |||||
Divulgação do Resultado Prova Escrita | A partir de 27/04/2010 (previsão 18 h) | |||||
Prazo de Recurso da Prova Escrita | 28 a 29/04/2010 | |||||
Resultado Recurso Prova Escrita | A partir de 30/04/2010 (previsão 18 h) | |||||
Prova Didática | 01/05/2010 – Sorteio 08 h | |||||
Divulgação do Resultado Prova Didática | A partir de 03/05/2010 (previsão 18 h) | |||||
Prova Títulos | 04/05/2010 | |||||
Divulgação do Resultado Prova Títulos | A partir de 05/05/2010 (previsão 18 h) | |||||
Prazo de Recurso do Concurso | 06 a 07/05/2010 | |||||
Homologação do Resultado do Concurso e Publicação no DOU | A partir de 12/05/2010 (previsão) |
ANEXO II
TEMAS DAS PROVAS DE 1ª E 2ª FASE (ESCRITA E DIDÁTICA)
EDITAL Nº 015/2010
CÓD. | ÁREA DE CONHECIMENTO | CAMPUS | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
001 | LÍNGUA PORTUGUESA | Macapá | 1. Texto e textualidade: fatores pragmáticos, aspectos semântico conceitual, coesão textual como elemento sinalizador; coerência, articulação de sentido. 2. Linguagem, comunicação e interação 3. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. 4. Gramática tradicional e ensino de língua portuguesa. 5. Norma culta e variação linguística 6. Estratégias de leitura e de produção de textos. 7. A evolução da literatura brasileira: do Modernismo até os dias atuais. 8. Gêneros literários. |
002 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) | Macapá | 01 Reading strategy: nonverbal information 2. Levels of comprehension: general and main ideas 3. Word formation: prefixes and suffixes 4. Nominal Group 5. Contextual Reference 6. Desenvolvimento de Estratégias de leitura para a compreensão, interpretação de textos e Desenvolvimento de estratégias de produção e redação de textos. 7. Reconhecimento e aplicação de diferentes tipos de textos e de classes gramaticais de palavras; Skimming; Brainstorming; cognatos; Scanning; falsos cognatos; Identificação de tópicos frasais; Prediction; Tradução 8. Modalidades da linguagem oral e escrita com diferentes estilos e graus de formalidade |
003 | MATEMÁTICA | Macapá | 1. Funções polinomiais 2. Funções exponenciais e logarítmicas 3. Progressões: aritmética e geométrica 4. Trigonometria: no triângulo retângulo; funções trigonométricas 5. Estatística básica 6. Matemática financeira 7. Análise combinatória: agrupamentos e métodos de contagem 8. Geometria espacial: de posição e métrica 9. Geometria analítica: ponto, reta e circunferência |
004 | FÍSICA | Macapá | 1. Gravitação Universal: As Leis da Gravitação 2. Hidrostática/Hidrodinâmica: pressão; empuxo e noções básicas de hidrodinâmica 3. Termologia: termometria; dilatação térmica; calorimetria; mudanças de fase; transmissão de calor; estudos dos gases e termodinâmica 4. Óptica: Conceitos fundamentais da óptica, sistemas ópticos; reflexão da luz; espelhos esféricos; refração da luz 5. Eletrostática: primeiros conceitos; força elétrica; campo elétrico 6. Eletrodinâmica: corrente elétrica; estudos dos resistores; associação de resistores; 7. Eletromagnetismo: campo magnético; força magnética; Indução eletromagnética e ondas eletromagnéticas 8. Física moderna: teoria da relatividade especial; as ideias da física quântica |
005 | QUÍMICA | Macapá | 1. Tabela periódica: classificação dos elementos e propriedades periódicas 2. Ligações químicas: iônica, covalente e metálica. 3. Funções químicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Problemas ambientais: chuva ácida, camada ozônio, efeito estufa, inversão térmica, aquecimento global 4. Equilíbrio químico: equilíbrio iônico da água, pH e pOH; hidrólise e produto de solubilidade. 5. Soluções: dispersões; relações entre as quantidades de substâncias em soluções; preparo de soluções; diluição e mistura de soluções de mesmo soluto 6. Cinética química (reações de 1ª. e 2ª. ordem) 7. Eletroquímica: reações de transferência de elétrons; pilhas, potencial do eletrodo; cálculo da ddp. Eletrólise: ígnea, aquosa. 8. Termoquímica: processos exotérmicos e endotérmicos - Entalpia (conceito, fatores que influenciam o valor do ∆H) e Lei de Hess. 9. Radioatividade (Leis da radioatividade) 10. Funções orgânicas e suas aplicações: hidrocarbonetos, compostos oxigenados, compostos nitrogenados e haletos |
006 | BIOLOGIA | Macapá | 1. Estudo dos Seres Vivos: Composição química dos seres vivos; Classificação dos seres vivos: a divisão em reinos; 2. Citologia e Histologia: Generalidade sobre a célula; Estrutura celular; Divisão celular e Tecidos animais e vegetais; 3. Genética: Conceitos fundamentais; As leis de Mendel e Noções de probabilidade; 4. Fisiologia Animal: Revestimento, sustentação e locomoção; Digestão; Respiração; Circulação; Excreção; Coordenação, regulação e Reprodução; 5. Fisiologia Vegetal: Fotossíntese; Absorção de nutrientes minerais; Transpiração e Transporte; 6. Ecologia: Os níveis de organização do mundo vivo; A energia nos ecossistemas e Ciclos biogeoquímicos; 7. Ecologia: Dinâmica de populações, Sucessão ecológica e Desequilíbrios ambientais; 8. Evolução: A origem da vida; Evolução; Mecanismo da evolução e Teorias da evolução. |
007 | HISTÓRIA | Macapá | 1. As transformações nas relações sociais na transição do Feudalismo para o Capitalismo 2. Do surgimento do homem ao uso dos metais 3. A Revolução Agrícola e Revolução Urbana: as sociedades agro-pastoris; servidão coletiva e escravismo; a transição do Escravismo ao Feudalismo e as transformações nas relações sociais 4. República, democracia e trabalho: o operariado brasileiro no contexto da República Oligárquica; 5. A democracia brasileira contemporânea no contexto da hegemonia do capital neoliberal e da Globalização 6. A transformação do Território Federal do Amapá em Estado 7. A conquista da Amazônia pelos portugueses: Os primeiros tratados de limites entre Portugal e França para a região do Amapá 8. Os grandes projetos agropecuários e minerais no Amapá: Icomi e Projeto Jarí |
008 | GEOGRAFIA | Macapá | 1. As relações econômicas no contexto da globalização/globalitarismo. 2. A construção de uma geografia dinâmica e questionadora: novas perspectivas. 3. O papel da Amazônia no contexto da globalização 4. O Aquecimento global e suas relações com o consumo na contemporaneidade. 5. Os projetos econômicos da região amazônica e suas implicações sociais, políticas e ambientais no Amapá 6. O espaço amapaense no cenário regional e nacional: formação histórica, dinâmica populacional e organização da cidade 7. O (re)desenho das relações comerciais e financeiras mundiais a partir da emergência da APEC (Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico) 8. Os conflitos agrários no contexto amazônico sob o prisma das políticas públicas |
009 | EDUCAÇÃO FÍSICA | Macapá | 1. Jogos desportivos nas instituições escolares: voleibol, basquete, futsal, handebol e atletismo; 2. Esporte, saúde e qualidade de vida; 3. Princípios histórico-pedagógicos da educação física; 4. Metodologia de ensino das atividades físico-desportivas para portadores de necessidades especiais; 5. Educação Física Escolar e o desenvolvimento do corpo humano; 6. Anatomia e os movimentos na educação física; 7. O esporte adaptado e inclusão social; 8. Benefícios e riscos do exercício físico. |
010 | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | Macapá | 01 As linguagens da arte: definições e formas de expressão 2. Introdução às teorias estéticas: a metáfora artística; o elo estético; estilo básico nas artes plásticas 3. Composição de uma obra de arte: fator unidade e variedade 4. O artista e a obra de arte na História: da Pré-História à Idade Contemporânea 5. Teatro brasileiro dos grandes autores: Nelson Rodrigues; Dias Gomes 6. A arte colonial brasileira 7. O ensino da arte no Brasil 8. A Arte moderna no Brasil 9. Linguagens artísticas e manifestações folclóricas e culturais: conceitos, classificação e manifestações regionais 10. Principais manifestações artísticas e culturais do Amapá: artes plásticas, folclore; música; dança e arte indígena |
011 | FILOSOFIA | Macapá | 1. O conhecimento e o ideal de educação na filosofia platônica; 2. A lógica, a ética e a educação em Aristóteles; 3. Entre a razão natural e a fé cristã: dilemas da filosofia escolástica medieval; 4. A filosofia e as teorias pedagógicas na idade moderna: racionalismo (Descarte), iluminismo (Kant) e idealismo (Hegel); 5. O iluminismo e a pedagogia de Rousseau; 6. Educação e Ideologia: contribuições do pensamento Marxista para a pedagogia; 7. Fenomenologia, existencialismo e educação; 8. Filosofia e educação: ensino e desafios contemporâneos. |
012 | CONSTRUÇÃO CIVIL | Macapá | 1. Mecânica dos Solos 2. Tecnologia das Construções 3. Fundações 4. Topografia 5. Resistência dos Materiais 6. Terraplenagem 7. Impermeabilização |
013 | CONSTRUÇÃO CIVIL | Macapá | 1. Elementos de projeto arquitetônico 2. Ferramentas de desenho de CAD 3. Gestão de qualidade na Construção Civil 4. Normas regulamentadoras do MTE 5. Segurança e higiene do trabalho 6. Especificações técnicas e memoriais descritivos de empreendimentos; 7. Planejamento, Orçamento e Controle de Obras |
014 | CONSTRUÇÃO CIVIL | Macapá | 1. Legislação e Normas (Leis, Decretos, NBR) 2. Instalações e normas prediais de rede hidrossanitária e elétrica 3. Maquinas e Equipamentos na Construção Civil 4. Patologias das construções 5. Estrutura do Concreto armado 6. Aplicações de pré-moldados de concreto 7. Materiais de Construção |
015 | INFORMÁTICA | Macapá | 1. Conceitos básicos da teoria da computação; 2. Arquitetura e organização de computadores; 3. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipo de computadores, conceitos de hardware e de software; 4. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup); 5. Conceitos básicos e modo de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet; 6. Arquiteturas de redes de computadores: tipos, topologias e características físicas; 7. Modelo de referência OSI e TCP/IP; 8. Arquiteturas de um Sistema Operacional: conceitos básicos, funções e objetivos; 9. Hardware de Redes: Tipos, características e aplicabilidade; 10. Conceitos, características e utilização de uma Intranet; 11. Internet: histórico, arquitetura e serviços; 12. Gerenciamento de redes; 13. Segurança em redes. |
016 | INFORMÁTICA | Macapá | 1. Arquitetura e organização de computadores; 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipo de computadores, conceitos de hardware e de software; 3. Algoritmos: conceito, estrutura básica, palavras reservadas, tipos de dados, operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Estruturas condicionais. Estruturas de repetição. Variáveis compostas homogêneas (matrizes unidimensionais e bidimensionais). Variáveis compostas heterogêneas (registros); 4. Noções sobre as principais linguagens de script. Linguagem de programação PHP, JSP, C e Java: Conhecimento básico das linguagens. Sintaxe básica. Tipos de variáveis. Variáveis e constantes. Operadores. Estruturas de controle. Funções. Classes; 5. Sistemas de Banco de Dados Cliente x Servidor; 6. Programas Gráficos - Flash, Corel Draw, Photo Shop, Page Maker, Fireworks; 7. Programação Web: HTML, XHTML, XML, WML, CSS, PHP, JSP, J2ME. |
017 | MINERAÇÃO | Macapá | 1. Minerais - conceituação, identificação, tipos, características e aplicações; 2. Rochas - conceituação, identificação, tipos e características; 3. Minérios - conceituação, tipos, características e importância econômica; 4. Microscopia de óptica - preparação de amostras, metodologia de identificação e determinação do grau de liberação; 5. Rochas - Origem, condições de formação, cristalização e classificação. 6. Panorama das rochas e minerais industrias no Brasil. 7. Elementos de mineração - estágios da mineração, operações de mina, mineração a céu aberto e subterrânea. 8. Caracterização tecnológica - métodos, principais equipamentos e importância em tecnologia mineral; 9. Classificação e peneiramento - métodos, principais equipamentos e fluxogramas aplicados em tecnologia mineral; 10. Cominuição - métodos, relação de redução, principais equipamentos e fluxogramas aplicados em tecnologia mineral; 11. Concentração gravítica - conceituação, controle de processo, principais equipamentos e fluxogramas aplicados em tecnologia mineral; 12. Concentração magnética e eletrostática - conceituação, principais equipamentos e fluxogramas aplicados em tecnologia mineral; 13. Flotação - conceituação, reagentes, controle de processo, principais equipamentos e fluxogramas aplicados em tecnologia mineral; 14. Espessamento - conceituação, teste de proveta, controle de processo, principais equipamentos e fluxograma aplicados em tecnologia mineral; 15. Balanço de massa e metalúrgico - conceituação, determinação de teores, recuperação mássica, recuperação metalúrgica, balanço de água e de sólidos, controle em escala industrial. |
018 | QUÍMICA | Macapá | 1. Radioatividade 2. Ligações químicas: interações intermoleculares e propriedades dos materiais 3. Problemas ambientais globais: camada de ozônio, chuva ácida, efeito estufa e aquecimento global 4. Cinética química: catálise na indústria e no meio ambiente 5. Equilíbrio químico: constantes de equilíbrio, princípio de Le Chatelier 6. Reações Orgânicas: Adição e substituição 7. Métodos e princípios da análise quantitativa 8. Princípios de análise qualitativa 9. Tecnologia de vinhos 10. Aplicações de enzimas na tecnologia de alimentos 11. Pigmentos 12. Biotecnologia aplicada à conservação de alimentos |
019 | EDUCAÇÃO | Macapá | 1. Relação trabalho e educação; 2. As influências neo-liberais ao processo educacional; 3. O papel político dos profissionais da Educação; 4. Legislação da educação profissional: LDB 9394/96, Decreto nº 5.154/04, Parecer CNE/39/2004, Decreto 5.840/2006; 5. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; 6. Cidadania e Políticas Públicas de Inclusão Educacional; 7. Currículo: Fundamentos e concepções; 8. Concepções de Educação: as principais teses e teorias sobre o pensamento pedagógico brasileiro. |
020 | EDUCAÇÃO | Macapá | 1. Relação trabalho e educação 2. A Educação como mecanismo de reprodução da Sociedade 3. O papel político dos profissionais da Educação 4. O projeto político-pedagógico: pensando o propósito e a missão da escola 5. Legislação da educação profissional: LDB 9394/96, Decreto nº 5.154/04, Parecer CNE/39/2004, Decreto de nº 5.478/2005, Decreto 5.840/2006 6. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil 7. Contextualização, aprendizagem significativa e interdisciplinaridade: paradigmas emergentes da educação 8. Concepções de Educação: as principais teses e teorias sobre o pensamento pedagógico brasileiro |
021 | LÍNGUA PORTUGUESA | Laranjal do Jarí | 1. Texto e textualidade: fatores pragmáticos, aspectos semântico conceitual, coesão textual como elemento sinalizador; coerência, articulação de sentido. 2. Linguagem, comunicação e interação 3. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. 4. Gramática tradicional e ensino de língua portuguesa. 5. Norma culta e variação linguística 6. Estratégias de leitura e de produção de textos. 7. A evolução da literatura brasileira: do Modernismo até os dias atuais. 8. Gêneros literários. |
022 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) | Laranjal do Jarí | 01 Reading strategy: nonverbal information 2. Levels of comprehension: general and main ideas 3. Word formation: prefixes and suffixes 4. Nominal Group 5. Contextual Reference 6. Desenvolvimento de Estratégias de leitura para a compreensão, interpretação de textos e Desenvolvimento de estratégias de produção e redação de textos. 7. Reconhecimento e aplicação de diferentes tipos de textos e de classes gramaticais de palavras; Skimming; Brainstorming; cognatos; Scanning; falsos cognatos; Identificação de tópicos frasais; Prediction; Tradução 8. Modalidades da linguagem oral e escrita com diferentes estilos e graus de formalidade |
023 | MATEMÁTICA | Laranjal do Jarí | 1. Funções polinomiais 2. Funções exponenciais e logarítmicas 3. Progressões: aritmética e geométrica 4. Trigonometria: no triângulo retângulo; funções trigonométricas 5. Estatística básica 6. Matemática financeira 7. Análise combinatória: agrupamentos e métodos de contagem 8. Geometria espacial: de posição e métrica 9. Geometria analítica: ponto, reta e circunferência |
024 | FÍSICA | Laranjal do Jarí | 1. Gravitação Universal: As Leis da Gravitação 2. Hidrostática/Hidrodinâmica: pressão; empuxo e noções básicas de hidrodinâmica 3. Termologia: termometria; dilatação térmica; calorimetria; mudanças de fase; transmissão de calor; estudos dos gases e termodinâmica 4. Óptica: Conceitos fundamentais da óptica, sistemas ópticos; reflexão da luz; espelhos esféricos; refração da luz 5. Eletrostática: primeiros conceitos; força elétrica; campo elétrico 6. Eletrodinâmica: corrente elétrica; estudos dos resistores; associação de resistores; 7. Eletromagnetismo: campo magnético; força magnética; Indução eletromagnética e ondas eletromagnéticas 8. Física moderna: teoria da relatividade especial; as ideias da física quântica |
025 | QUÍMICA | Laranjal do Jarí | 1. Tabela periódica: classificação dos elementos e propriedades periódicas 2. Ligações químicas: iônica, covalente e metálica. 3. Funções químicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Problemas ambientais: chuva ácida, camada ozônio, efeito estufa, inversão térmica, aquecimento global 4. Equilíbrio químico: equilíbrio iônico da água, pH e pOH; hidrólise e produto de solubilidade. 5. Soluções: dispersões; relações entre as quantidades de substâncias em soluções; preparo de soluções; diluição e mistura de soluções de mesmo soluto 6. Cinética química (reações de 1ª. e 2ª. ordem) 7. Eletroquímica: reações de transferência de elétrons; pilhas, potencial do eletrodo; cálculo da ddp. Eletrólise: ígnea, aquosa. 8. Termoquímica: processos exotérmicos e endotérmicos - Entalpia (conceito, fatores que influenciam o valor do ∆H) e Lei de Hess. 9. Radioatividade (Leis da radioatividade) 10. Funções orgânicas e suas aplicações: hidrocarbonetos, compostos oxigenados, compostos nitrogenados e haletos |
026 | BIOLOGIA | Laranjal do Jarí | 1. Estudo dos Seres Vivos: Composição química dos seres vivos; Classificação dos seres vivos: a divisão em reinos; 2. Citologia e Histologia: Generalidade sobre a célula; Estrutura celular; Divisão celular e Tecidos animais e vegetais; 3. Genética: Conceitos fundamentais; As leis de Mendel e Noções de probabilidade; 4. Fisiologia Animal: Revestimento, sustentação e locomoção; Digestão; Respiração; Circulação; Excreção; Coordenação, regulação e Reprodução; 5. Fisiologia Vegetal: Fotossíntese; Absorção de nutrientes minerais; Transpiração e Transporte; 6. Ecologia: Os níveis de organização do mundo vivo; A energia nos ecossistemas e Ciclos biogeoquímicos; 7. Ecologia: Dinâmica de populações, Sucessão ecológica e Desequilíbrios ambientais; 8. Evolução: A origem da vida; Evolução; Mecanismo da evolução e Teorias da evolução. |
027 | HISTÓRIA | Laranjal do Jarí | 1. As transformações nas relações sociais na transição do Feudalismo para o Capitalismo 2. Do surgimento do homem ao uso dos metais 3. A Revolução Agrícola e Revolução Urbana: as sociedades agro-pastoris; servidão coletiva e escravismo; a transição do Escravismo ao Feudalismo e as transformações nas relações sociais 4. República, democracia e trabalho: o operariado brasileiro no contexto da República Oligárquica; 5. A democracia brasileira contemporânea no contexto da hegemonia do capital neoliberal e da Globalização 6. A transformação do Território Federal do Amapá em Estado 7. A conquista da Amazônia pelos portugueses: Os primeiros tratados de limites entre Portugal e França para a região do Amapá 8. Os grandes projetos agropecuários e minerais no Amapá: Icomi e Projeto Jarí |
028 | GEOGRAFIA | Laranjal do Jarí | 1. As relações econômicas no contexto da globalização/globalitarismo. 2. A construção de uma geografia dinâmica e questionadora: novas perspectivas. 3. O papel da Amazônia no contexto da globalização 4. O Aquecimento global e suas relações com o consumo na contemporaneidade. 5. Os projetos econômicos da região amazônica e suas implicações sociais, políticas e ambientais no Amapá 6. O espaço amapaense no cenário regional e nacional: formação histórica, dinâmica populacional e organização da cidade 7. O (re)desenho das relações comerciais e financeiras mundiais a partir da emergência da APEC (Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico) 8. Os conflitos agrários no contexto amazônico sob o prisma das políticas públicas |
029 | EDUCAÇÃO FÍSICA | Laranjal do Jarí | 1. Jogos desportivos nas instituições escolares: voleibol, basquete, futsal, handebol e atletismo; 2. Esporte, saúde e qualidade de vida; 3. Princípios histórico-pedagógicos da educação física; 4. Metodologia de ensino das atividades físico-desportivas para portadores de necessidades especiais; 5. Educação Física Escolar e o desenvolvimento do corpo humano; 6. Anatomia e os movimentos na educação física; 7. O esporte adaptado e inclusão social; 8. Benefícios e riscos do exercício físico. |
030 | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | Laranjal do Jarí | 01 As linguagens da arte: definições e formas de expressão 2. Introdução às teorias estéticas: a metáfora artística; o elo estético; estilo básico nas artes plásticas 3. Composição de uma obra de arte: fator unidade e variedade 4. O artista e a obra de arte na História: da Pré-História à Idade Contemporânea 5. Teatro brasileiro dos grandes autores: Nelson Rodrigues; Dias Gomes 6. A arte colonial brasileira 7. O ensino da arte no Brasil 8. A Arte moderna no Brasil 9. Linguagens artísticas e manifestações folclóricas e culturais: conceitos, classificação e manifestações regionais 10. Principais manifestações artísticas e culturais do Amapá: artes plásticas, folclore; música; dança e arte indígena |
031 | INFORMÁTICA | Laranjal do Jari | 1. Conceitos básicos da teoria da computação; 2. Arquitetura e organização de computadores; 3. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipo de computadores, conceitos de hardware e de software; 4. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup); 5. Conceitos básicos e modo de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet; 6. Arquiteturas de redes de computadores: tipos, topologias e características físicas; 7. Modelo de referência OSI e TCP/IP; 8. Arquiteturas de um Sistema Operacional: conceitos básicos, funções e objetivos; 9. Hardware de Redes: Tipos, características e aplicabilidade; 10. Conceitos, características e utilização de uma Intranet; 11. Internet: histórico, arquitetura e serviços; 12. Gerenciamento de redes; 13. Segurança em redes. |
032 | INFORMÁTICA | Laranjal do Jari | 1. Arquitetura e organização de computadores; 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipo de computadores, conceitos de hardware e de software; 3. Algoritmos: conceito, estrutura básica, palavras reservadas, tipos de dados, operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Estruturas condicionais. Estruturas de repetição. Variáveis compostas homogêneas (matrizes unidimensionais e bidimensionais). Variáveis compostas heterogêneas (registros); 4. Noções sobre as principais linguagens de script. Linguagem de programação PHP, JSP, C e Java: Conhecimento básico das linguagens. Sintaxe básica. Tipos de variáveis. Variáveis e constantes. Operadores. Estruturas de controle. Funções. Classes; 5. Sistemas de Banco de Dados Cliente x Servidor; 6. Programas Gráficos - Flash, Corel Draw, Photo Shop, Page Maker, Fireworks; 7. Programação Web: HTML, XHTML, XML, WML, CSS, PHP, JSP, J2ME. |
033 | GESTÃO | Laranjal do Jarí | 1. Técnicas de redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República. Redação Empresarial: estrutura, estilo, elaboração e utilização. 2. Lei de regulamentação: 737/85 e 92961/96. 3. Relações humanas, Administração do tempo, atendimento ao publico, ética profissional; Responsabilidade social; Cerimonial e etiqueta Ordem de procedência, regras básicas, protocolo e recepção. 4. Convívio social, apresentação pessoal. Normas de Etiqueta, cumprimentos 5. Comunicação Empresarial conceito e definições 6. O processo de comunicação. Fluxos de comunicação; obstáculos à comunicação; Eficácia na comunicação; Criatividade e comunicação: Controle de conversação 7. Negociação, Organização de eventos: Tipologia de eventos: planejamento de eventos; símbolos nacionais, recepção de eventos 8. Arquivística: órgãos de documentação: Tipos de arquivamento; Organização e administração de arquivos: técnicas modernas de arquivos, tabela da temporalidade: serviços de protocolo. |
034 | GESTÃO | Laranjal do Jarí | 1. Marketing em Secretariado. Conceitos e definições. O profissional de secretariado no ambiente de Marketing. 2. Atendimento ao público: conceito, importância do Atendimento ao Público; Decreto nº 6932 de 11 de agosto de 2009 3. Organização, Sistemas e Métodos: origem, evolução, conceito, objetivos e interação com as outras áreas da administração no ambiente organizacional 4. Marketing empresarial: marketing na empresa moderna (consequências da globalização dos mercados) 5. Noções básicas de planejamento estratégico: conceitos fundamentais; planejamento: uma visão geral; processo formal de planejamento; evolução do conceito de estratégias; níveis de estratégias; estratégia de nível Corporate; estratégia de unidade de negócios; estratégia de nível funcional 6. Noções básicas de planejamento de recursos humanos: evolução histórica da administração de recursos humanos; novos desafios da gestão de pessoas; introdução à moderna gestão de pessoas; contexto de gestão de pessoas; desenvolvimento de pessoas nas organizações 7. Novos métodos de controle e avaliações de pessoas; novos papéis da função de recursos humanos e novas necessidades de administração de recursos humanos |
035 | GESTÃO | Laranjal do Jarí | 1. Direito ambiental: Direito Ambiental, O SISNAMA, Das tutelas 2. Direito Público e privado: Noções de Direito e Noções gerais de Direito Civil 3. Direito Empresarial: O comércio, Sociedades comerciais, Títulos de credito, Falência e concordata 4. Direito tributário: O Direito Tributário, Dos tributos 5. Direito Administrativo: Do ato administrativo, Contrato Administrativo, Do procedimento licitatório |
036 | GESTÃO AMBIENTAL | Laranjal do Jarí | 1. Problemas ambientais e seus agentes. 2. Recursos naturais: renováveis e não renováveis 3. Poluição atmosférica: degradação e poluição do solo; destruição e contaminação da fauna e flora; destruição dos ecossistemas 4. Análise de ciclo de vida: controle e prevenção: desmaterialização do padrão de produção e consumo; otimização e extensão do ciclo de vida dos produtos; minimização do uso de recursos e escolha de produtos e processos de baixo impacto ambiental. 5. Economia do meio ambiente 6. Caracterização de sustentabilidade ambiental. Identificação dos conceitos sobre o desenvolvimento sustentável, mostrar sua evolução e história e as bases do seu aparecimento. Indicadores da sustentabilidade ambiental 7. Agricultura convencional e ambiente: monocultura, agroquímicos, dejetos e resíduos, cobertura vegetal, transgenia, clonagem e outros. 8. Movimentos sociais, agronegócio e meio ambiente. Agroecologia e produção orgânica 9. Política e Legislação Ambiental: política e legislação nacionais e locais (Estado do Amapá) de Meio Ambiente 10. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental; Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização; áreas de preservação 11. Resíduos sólidos: conceitos; tipos de resíduos, processos de geração e suas características básicas; sistemas de acondicionamento, estocagem, coleta e transporte. 12. Legislação aplicável aos resíduos sólidos 13. Conceito de tecnologias limpas e sua relação com a viabilidade social, econômica e ambiental das empresas 14. Metodologias de implantação de tecnologias limpas: tecnologias limpas mais utilizadas 15. Fundamentos e métodos de planejamento. Elaboração e avaliação de projetos ambientais 16. Risco Ambiental: conceitos; tipos e intensidades de riscos ambientais |
037 | GESTÃO AMBIENTAL | Laranjal do Jarí | 1. Poluição Ambiental 2. Educação Ambiental 3. Legislação Ambiental 4. Sistema de Resíduos Sólidos 5. Gerenciamento dos Recursos Hídricos 6. Tratamento de Água de Abastecimento 7. Tratamento de Águas Residuárias 8. Qualidade da água: aspectos físicos, químicos e bacteriológicos. |
ANEXO III
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS AO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO IFAP
EDITAL Nº 015/2010
Código : | Área de Conhecimento: |
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Insc. nº | Candidato: |
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Data: | Hora Inicio: | Hora Termino: |
Critérios Formais | |
| PONTOS MÁXIMOS |
Clareza/Coesão - Redação coerente no plano lógico-temático (encadeamento lógico do discurso, de acordo com o solicitado no item sorteado). | 20 |
- Utilização de terminologia técnico/científica adequada e correta | 25 |
- Domínio e abrangência do conteúdo. | 25 |
- Referências dos autores e títulos | 10 |
Comunicação escrita (Composição bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuação e/ou de ortografia). | 10 |
Forma de Escrita (legível, pouco legível ou impossível de ler). | 10 |
TOTAL |
ANEXO IV
FICHA DE APRECIAÇÃO DE AULA PELO ESPECIALISTA DE CONTEÚDO COM VISTO DA COMISSÃO DO CONCURSO
EDITAL Nº 015/2010
Nome do candidato: | ||
Nível de Ensino | Disciplina: | |
Área: | Curso: | |
Assunto da aula: | ||
Data: / /2010 | Hora:__ às __ |
ASPECTOS OBSERVADOS | PONTOS | ||||
1. FEZ INTRODUÇÃO DO ASSUNTO DA AULA | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
- Apresentou o assunto da aula |
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- Mostrou que aprendizagem gostaria de alcançar ao final da aula |
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- (10 pontos) SUBTOTAL |
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2. CONTEÚDO | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
I Apresenta Domínio do Conteúdo |
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I Segurança na Transmissão do Conteúdo |
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J (20 pontos) SUBTOTAL |
| ||||
3. APRESENTOU VOCABULÁRIO ADEQUADO AO CONTEÚDO | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
I Vocabulário Técnico da Disciplina |
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I Linguagem no Nível dos Alunos |
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J (10 pontos) SUBTOTAL |
| ||||
4. REFORÇA A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO APRESENTADO | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
- Faz Revisão dos Pontos Chaves da Aula |
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- Recomenda Exercícios para Fixação do Conteúdo |
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- (20 pontos) SUBTOTAL |
| ||||
5. BIBLIOGRAFIA | 2 | 4 | 5 | 8 | 10 |
- Indica ou faz Referência Bibliográfica |
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- (10 pontos) SUBTOTAL |
| ||||
6. EMPATIA | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
- Envolve o aluno para participar |
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- (10 pontos) SUBTOTAL |
| ||||
7. CONHECIMENTO ATUALIZADO DO CONTEÚDO | 4 | 8 | 12 | 16 | 20 |
- Demonstra conhecimento atualizado |
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- (20 pontos) SUBTOTAL |
| ||||
TOTAL GERAL |
ANEXO V
FICHA DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA COM VISTO DA COMISSÃO DO CONCURSO
EDITAL Nº 015/2010
Área de Conhecimento: | Cód. | |
Candidato: | ||
N0 de Inscrição: | Data:___/___/___ | |
Horário Início: | Horário Término: |
|
Tema: | ||
Pontos Obtidos: |
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
ASPECTOS OBSERVADOS | PONTOS | |||||
1. PLANO DE AULA | 0,5 | 1,0 | 1,5 | 2,0 | 2,5 | 3,0 |
- Dados de identificação |
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- Objetivos relacionados com o conteúdo |
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- Procedimentos |
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- Recursos didáticos adequados |
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- Formas de avaliação |
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- Bibliografia |
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- ( 18 pontos ) Subtotal |
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2. ORALIDADE | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
- Usou uma linguagem clara e correta |
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- Tom de voz adequado |
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- ( 12 pontos ) Subtotal |
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3. TECNOLOGIA DE ENSINO | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
- Usou adequadamente as técnicas de ensino |
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- Utilizou adequadamente os recurso didáticos |
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- ( 20 pontos ) Subtotal |
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4. TEMPO | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
- Fez uso adequado do tempo disponível para aula |
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- ( 10 pontos ) Subtotal |
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5. METODOLOGIA | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
- A aula apresenta continuidade em seu desenvolvimento |
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- Organização |
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( 20 pontos ) Subtotal. |
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6. CONCLUSÃO | 2 | 8 | 12 | 16 | 20 |
- Ao final da aula fez avaliação da mesma, incluindo as partes principais permitindo visão íntegra do todo |
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- ( 20 pontos ) Subtotal |
| ||||
TOTAL GERAL |
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ANEXO VI
FORMULÁRIO PARA PREENCHIMENTO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
EDITAL Nº 015/2010
Item | a) TÍTULOS ACADÊMICOS - Pontos não acumulativos - Máximo: 10 pontos | Pontos | Máximo | Pontuação prevista | Número da página da encadernação |
01 | Doutorado na área do concurso | 10 | 10 |
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02 | Doutorado na área afim | 08 | 08 |
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03 | Mestrado na área objeto do concurso | 08 | 08 |
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04 | Mestrado em área afim | 06 | 06 |
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05 | Especialização na área objeto do concurso - 360 horas** | 06 | 06 |
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06 | Especialização em área afim - 360 horas** | 04 | 04 |
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|
07 | Aperfeiçoamento - 180 horas** | 02 | 02 |
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Item | b) PUBLICAÇÃO / EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / CAPACITAÇÃO - Máximo: 20 pontos |
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01 | Livro editado, ou publicado ou traduzido. | 1 por livro | 1 |
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02 | Capítulo de livro editado, ou publicado ou traduzido. | 0,75 por livro | 0,75 |
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03 | Artigo em periódico indexado com corpo editorial, últimos 03 anos | 0,75 por publicação | 0,75 |
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04 | Trabalho completo publicado em anais de congresso, últimos 03 anos | 0,5 por publicação | 0,5 |
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05 | Resumo publicado em anais de congresso, últimos 03 anos. | 0,25 por publicação | 0,25 |
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06 | Trabalho publicado em encontro científico nacional, últimos 03 anos. | 0,5 por publicação | 0,5 |
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07 | Trabalho publicado em encontro científico internacional, últimos 03 anos. | 0,75 por publicação | 0,75 |
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08 | Docência (em instituição reconhecida pelo MEC em nível médio, técnico, superior ou pós-graduação) | 1 por ano | 5 |
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09 | Orientação de tese ou dissertação | 0,5 por tese ou dissertação | 1 |
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10 | Orientação de monografia, TCC, TAC. | 0,5 por trabalho | 1 |
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11 | Participação em bancas de: concurso para docente, dissertação ou tese. | 0,25 por participação | 0,25 |
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12 | Experiência profissional não acadêmica comprovada na área do objeto do concurso. | 1 por ano | 4 |
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13 | Coordenação de projetos de pesquisa e de extensão aprovados, com financiamento. | 0,75 por participação | 0,75 |
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14 | Participação em projetos de pesquisa e de extensão aprovados, com financiamento. | 0,5 por participação | 1 |
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15 | Assessoria, consultoria "AD HOC" | 0,5 por participação | 0,5 |
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16 | Bolsista (orientador e/ou pesquisador) | 0,5 por participação | 0,5 |
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17 | Diretoria, chefia, gerência, coordenação de cursos, no mínimo 01 ano | 0,5 por participação | 0,5 |
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18 | Cursos, encontros e jornadas de atualização de 40 a 100 horas, realizados em entidades públicas ou privadas reconhecidas. | 0,25 por participação | 0,5 |
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19 | Participação em congresso (autor, conferencista, debatedor, painelista, coordenador de seção) | 0,5 por participação | 0,5 |
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EDITAL SIMPLIFICADO Nº 015/2010
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO,
TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO QUADRO PERMANENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
O Presidente da Comissão de Planejamento e Organização dos Concursos Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/CPOCP, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Port. Nº 038/2010-GAB, de 19/01/2010, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de 58 (cinquenta e oito) vagas do Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, na classe D-I, nível 1, para o Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, sob o regime da Lei Nº 11.784, de 22 de setembro de 2008 e Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com a validade de 01 (um) ano, podendo ser renovado por igual período.
A remuneração do cargo é composta pelo vencimento básico (R$ 1.115,02), GEDBT (R$ 1.009,18) e retribuição por titulação quando houver. As inscrições serão realizadas no período de 15/03/2010 a 11/04/2010 no site www.concursos.ifpa.edu.br, sendo o valor da inscrição de R$ 90,00 (noventa reais).
As vagas estão distribuídas nas seguintes áreas de conhecimento: Campus Macapá: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira (Inglês); Matemática; Física; Química; Biologia; História; Geografia; Educação Física; Educação Artística; Filosofia; Construção Civil; Informática; Mineração; Educação. Campus Laranjal do Jarí: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira (Inglês); Matemática; Física; Química; Biologia; História; Geografia; Educação Física; Educação Artística; Informática; Gestão; Gestão Ambiental.
O edital completo do concurso público encontra-se afixado nas dependências do IFAP e nos endereços eletrônicos www.concursos.ifpa.edu.br e www.ifap.edu.br.
Belém-PA, 12 de março de 2010.
Prof. ANDRACIR OLIVEIRA DA SILVA
Presidente da Comissão
Portaria nº 038/2010-GAB