Prefeitura de Rondonópolis - MT

Notícia:   Inscrições abertas para a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL Nº 01/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DESIGNAÇÃO E CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

O Secretário Municipal de Saúde de Rondonópolis - Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o atendimento de necessidade temporária de interesse público, torna pública a abertura de processo seletivo simplificado, conforme disposto no art. 37, inciso IX da Constituição Federal, autorizado pela Lei Municipal de n°. 6.567 de 03 de janeiro de 2011, Lei Municipal de n° 6.126 de 29 de dezembro de 2009, Lei Municipal de n° 3.153 de 25 de novembro de 1999, Lei Municipal de n° 6.958 de 18 de novembro de 2011, Lei Municipal de n° 7.021(Altera Lei n° 6.567/2011) de 23 de dezembro de 2011 e Lei Municipal de n° 6.963 de 22 de novembro de 2011 (Altera Lei n° 6.126/2009), regidos pelas normas constantes neste Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O processo seletivo simplificado para contratação imediata, será regido por este Edital e coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretária Municipal de Saúde.

1.2 - A seleção de que se trata este Edital será realizada mediante análise curricular e avaliação de títulos de caráter classificatório e eliminatório para os cargos médicos n° 014, 015, 019, 020, 022, 023, 024, 025, 027, 028, 030, 031, 032, 034 e 046, e prova escrita de caráter classificatório e eliminatório para os demais cargos.

1.3 - Os cargos, vagas disponíveis, carga horária, remunerações, pré-requisitos e atribuições dos cargos serão aqueles informados no Anexo I deste Edital.

1.4- O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo simplificado no Departamento de Recursos Humanos da SMS, situada na situada na Rua Rio Branco, 2916, Jardim Santa Marta, Rondonópolis-MT no horário comercial.

2 - DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado;

2.2 - Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

2.3 - Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da designação e/ ou contratação;

2.4 - Apresentar os documentos constantes no Anexo IV deste Edital;

2.5 - Possuir aptidão física e mental para o exercício das suas atribuições;

2.6 - Atender aos requisitos para a vaga a qual concorre e cumprir todas as determinações deste Edital.

3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 - A inscrição deverá ser efetuada por meio de entrega da ficha de inscrição (ANEXO II), currículo, padronizado (ANEXO III - Somente para os Cargos de Médicos e Especialistas, conforme item 1.2) e demais documentos (ANEXO IV) no período de 12 de janeiro de 2012 a 18 de janeiro de 2012 das 7 as 11 e das 13 às 17 horas, pessoalmente e unicamente no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Rio Branco, 2916, Jardim Santa Marta, Rondonópolis-MT;

3.2 - As informações do currículo (Somente para os Cargos de Médicos e Especialistas, conforme item 1.2) deverão ser devidamente comprovadas por meio de documentos originais e cópias a serem autenticadas pelo Departamento de Recursos Humanos;

3.3 - Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição;

3.4 - Não serão aceitas inscrições via fax, via postal e/ou via e-mail.

3.5 - As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão do Processo Seletivo o direito de excluir do processo seletivo simplificado as fichas de inscrição e os currículos (Somente para os Cargos de Médicos e Especialistas, conforme item 1.2), que não estiverem de acordo com os modelos especificados no anexo II e III, preenchidos de forma incompleta, incorreta e ilegível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.6 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

3.7 - No ato da entrega do currículo (Somente para os Cargos de Médicos e Especialistas, conforme item 1.2), não serão verificados os comprovantes das condições da participação. No entanto, o candidato que não as satisfizer será eliminado do processo seletivo.

4- ANÁLISE CURRICULAR E AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA (Somente para os cargos médicos nº 014, 015, 019, 020, 022, 023, 024, 025, 027, 028, 030, 031, 032, 034 e 046)

4.1- A seleção será procedida da contagem de pontos e serão apurados conforme descrito nos quadros de critérios abaixo.

4.2- Para receber a pontuação relativa à experiência profissional o candidato deverá apresentar cópia da contagem de tempo ou declaração do empregador (em cópia legível) que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a função/cargo desempenhada.

4.3 - Cada título será considerado uma única vez.

4.4- A seleção do currículo e avaliação de títulos (análise curricular) serão realizadas pela Comissão de Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Saúde, designada por Portaria Interna.

4.5 - A análise curricular e avaliação de títulos terão caráter classificatório e eliminatório.

4.6 - Havendo empate na ANÁLISE CURRICULAR e AVALIAÇÃO DE TÍTULOS, o critério para desempate será o candidato com maior tempo de experiência no serviço público, em seguida maior tempo na função (comprovado por meio de contagem de tempo e ou declaração) e candidato de maior idade.

NÍVEL SUPERIOR

CRITÉRIOS AVALIADOS

PONTUAÇÃO MÍNIMA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Certificação ou Diploma de conclusão do cargo concorrido.

1

1

Certificação ou Diploma de Especialização na área específica ao cargo concorrido com carga horária mínima de 360h/a. (cada 1 ponto)

0 (Exceto medico especialista que deverão obter pontuação mínima de 1)

3

Tempo de exercício na Administração Pública, na função/cargo a que concorre (informar se administração pública federal, estadual ou municipal).

1 por ano completo

3

Tempo de exercício de atividade profissional na função/cargo a que concorre.

1 por ano completo

3

VALOR MÁXIMO DE PONTOS

10

5 - DA PROVA ESCRITA

5.1 - Serão submetidos à prova escrita, os candidatos aos cargos de nº 001, 002, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009, 010, 011, 012, 013, 016, 017, 018, 021, 026, 029, 033, 035, 036, 037, 038, 039, 040, 041, 042, 043, 044, 045 e 047.

5.2 - A prova escrita será realizada no dia 22/01/2012 das 13:00h as 17:00h, pontualmente na Escola Estadual La Salle, localizada na Rua 13 de maio, nº 1699 - Bairro La Salle - Rondonópolis-MT.

5.3 - O candidato deverá se apresentar no local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência.

5.4 - O ingresso nos locais de prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o documento hábil de identificação com foto original, não sendo aceito protocolos, crachás, identidade funcional, título de eleitor, carteira nacional de habilitação (modelo antigo) e outros não admitidos oficialmente como documento hábil de identificação.

5.5 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência (B.O) com data de até 60 dias, bem como outro documento oficial que identifique.

5.6 - O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas munido de documento oficial com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto nº. 2 e borracha.

5.7 - Será sumariamente excluído do Concurso o candidato que:

- Apresentar-se após o horário estabelecido;

- Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal;

- Ao se ausentar da sala de provas - sempre acompanhado do fiscal - o candidato não poderá levar consigo o caderno de questões, cartão-resposta, documento de identidade ou qualquer outro meio para anotação. O descumprimento desta norma implica na eliminação sumária do candidato;

- For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora;

- Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

- Lançar meios ilícitos para execução das provas;

- Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

- Recusar-se a entregar o cartão-resposta ao término do tempo destinado para a realização das provas;

- Deixar de assinar o cartão-resposta e a lista de presença;

- Descumprir as instruções contidas no caderno de questões;

- Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da Comissão Organizadora do Concurso Público ou com a equipe auxiliar;

- Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

5.8 - Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.9 -. O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas.

5.10 -. Ao final da prova, o candidato deverá entregar o Cartão de Respostas, devidamente preenchido e assinado ao fiscal.

5.11. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da correção.

5.12 - Na correção do Cartão de Respostas, será atribuída nota zero às questões rasuradas, com mais de uma opção assinalada e aquelas marcadas de forma incorreta, além do local de marcação ou em branco. O preenchimento do Cartão de Resposta deve se processar na forma do modelo descrito na capa da prova (Caderno de Questões).

5.13 - Sob nenhuma hipótese, haverá a substituição do Cartão de Respostas, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emendas ou rasura, ainda que legível.

5.14 - Qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá ser argüida em sede de Recurso, até o dia 23/01/2012. 5.15 - Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação dos recursos.

5.16 - O candidato deverá permanecer no mínimo por 1 (uma) hora no recinto da prova. O candidato que se retirar da sala antes desse período será automaticamente eliminado do certame.

5.17 - Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

5.18 - O não comparecimento excluirá automaticamente o candidato do concurso.

5.19 - É de responsabilidade exclusiva do candidato à identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.

5.20 - A prova escrita será composta de 30 (trinta) questões conforme quadro abaixo:

Nível Fundamental

Disciplina

N° de Questões

Peso

Acerto Mínimo

Matemática

10

10

50 % do total da prova não podendo obter pontuação abaixo de 1 por disciplina

Português

10

10

Conhecimentos Gerais

10

10

Nível Médio e Cargo de Técnico de Manutenção de Obras

Disciplina

N° de Questões

Peso

Acerto Mínimo

Matemática

05

05

50 % do total da prova não podendo obter pontuação abaixo de 1 por disciplina

Português

10

10

Conhecimentos Gerais

10

10

Informática

05

05

Nível Médio Técnico, Nível Superior e Cargo de Instrutor de Música

Disciplina

N° de Questões

Peso

Acerto Mínimo

Matemática

05

05

50 % do total da prova não podendo obter pontuação abaixo de 1 por disciplina

Português

05

05

Conhecimentos Gerais

05

05

Informática

05

05

Conhecimentos Específicos

10

10

5.21 - O candidato que não atingir o acerto mínimo de 15 pontos, ou zerar quaisquer uma das disciplinas será automaticamente eliminado do certame.

5.22 - Em caso de empate, serão considerados como critérios de desempate o candidato: a) mais idoso.

6 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS/CONVOCAÇÃO

6.1 - Todos os atos do processo seletivo serão devidamente divulgados no DIORONDON, site da Prefeitura Municipal de Rondonópolis (www.rondonopolis.mt.gov.br), e quadro de avisos da Secretaria Municipal de Saúde. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo simplificado nos canais de comunicação supracitados.

6.2 - A convocação para designação e/ou contratação obedecerá à ordem de classificação final dos candidatos.

6.3 - O candidato que não comparecer no prazo de 01 (um) dia útil, após convocação de que trata o item anterior, será considerado desistente.

7 - DOS RECURSOS

7.1 - Recursos a fatos extraordinários deverão ser dirigidos ao Departamento de Recursos Humanos da SMS, em impresso próprio, entregues sob protocolo pelo próprio candidato, devidamente fundamentado, constando o nome do candidato, número da inscrição, endereço para correspondência e telefone.

7.2 - O prazo para interposição de recursos: para a lista que homologa os inscritos, gabarito e o resultado final, será de 01 (um) dia útil, após publicação dos respectivos editais, no DIORONDON e no mural da Secretaria Municipal de Saúde.

7.3 - Admitido o recurso, caberá a Assessoria Jurídica manifestar-se pela reforma ou manutenção do ato ocorrido, cuja decisão será comunicada ao candidato por telefone informado pelo candidato no currículo, e disponibilizado cópia no prazo de 01 (um) dia útil nesta secretaria.

8. DO REGIME PREVIDENCIÁRIO E O REGIME JURÍDICO DE CONTRATAÇÃO

8.1 - Os contratos serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social - RGPS.

8.2 - O Regime Jurídico de contratação será por tempo determinado.

9. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E CONDIÇÕES PARA CONTRATAÇÃO

9.1 - Os documentos obrigatórios para contratação são: RG; CPF; Título com o comprovante da última votação ou quitação eleitoral; Certificado de reservista, para candidatos do sexo masculino; Comprovante de residência atual; Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar); Prova de Atestado Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento); Carteira de Trabalho - CTPS (Parte da foto e data de expedição); Carteira Funcional (se profissão Regulamentada); PIS ou PASEP com data de expedição; CPF e RG do Conjugue; Declaração de bens e valores (inclusive dos dependentes); Declaração de dependentes com devida comprovação; Declaração de nepotismo; Declaração de não acúmulo de cargo público.

9.2 - É vedada a contratação de servidor ou empregado da Administração Pública Direta, autárquica ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas empresas públicas, sociedades de economia mista, bem como de suas subsidiárias ou controladas, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal.

9.3 - São condições para a designação e/ou contratação:

a) Ter sido aprovado/classificado no processo seletivo simplificado;

b) Apresentar documentação completa, devidamente relacionada no item 9 deste edital.

10- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo simplificado contido neste Edital.

10.2 - A aprovação do candidato no processo seletivo gera apenas a expectativa de designação e/ ou contratação aos candidatos classificados, sendo obrigatória somente à contratação dos candidatos aprovados.

10.3 - É reservado à Secretaria Municipal de Saúde o direito de proceder à designação e /ou contrato administrativo dos classificados, em número que atenda ao seu interesse e às suas necessidades.

10.4 - Os casos omissos no presente neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Processo Seletivo, se necessário, encaminhados a Assessoria Jurídica.

10.5 - Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser feitas por meio de retificação divulgada no site da prefeitura e quadros de aviso da SMS.

10.6 - O prazo de vigência do presente edital será de 12 (doze) meses.

10.7 - Os contratos regidos por este edital findam-se na data de 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogável, se conveniente à administração pública, até 31 de dezembro de 2013.

10.8 - Integram o presente Edital os seguintes Anexos:

Anexo I - Descrição e outras Informações referentes aos cargos

Anexo II - Ficha de Inscrição

Anexo III - Modelo de currículo

Anexo IV - Documentação para Inscrição

Anexo V - Cronograma do Processo Seletivo Simplificado

Anexo VI - Conteúdo Programático

Rondonópolis, 11 de janeiro de 2012.

Valdecir Feltrin
Secretário Municipal de Saúde

ANEXO I - DESCRIÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES REFERENTE AOS CARGOS

CARGO

N°.
C
A
R
G
O

V
A
G
A

LOTAÇÃO

C/H

SALÁRIO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Agente Administrativo

001

01

Almoxarifado

160 H/M

813,96

Nível médio completo ou cursando; conhecimentos básicos em informática Word e planilhas no Excel.; Experiência comprovada de 6 meses.

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

002

01

Central de Regulação

160 H/M

813,96

003

01

Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo

160 H/M

813,96

004

01

Vigilância Sanitária

160 H/M

813,96

Agente de Endemias

005

04

Vigilância Ambiental

160 H/M

670,53

Nível fundamental. Disponibilidade para trabalho em campo;

Visitam domicílios periodicamente; orientam a comunidade para promoção da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; promovem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas; atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde e comunidade; executam tarefas administrativas.

Agente de Portaria00603Pronto Atendimento Infantil144 H/M630,36Nível Fundamental completo; Disponibilidade de horários para escala de plantão;Fazem manutenções e higienização de macas e cadeiras de rodas; Remoção e transporte de cadáver, encaminhando-os para o necrotério; Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de edifícios públicos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, entrada de pessoas estranhas em locais restritos e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas em locais restritos, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; acompanham pessoas.
Arquivista00701Ceadas - Centro de Especialidade Albert Sabin160 H/M813,96Nível médio completo ou cursando; Experiência comprovada de 6 (seis) meses ou curso especifico na área.Arquiva sistematicamente cartas, fichas, documentos, fitas e outros materiais, classificando-os segundo critérios apropriados, para armazená-los, conservá-los e facilitar sua consulta. Desempenham serviços auxiliares de arquivo, como abertura e numeração de pastas, separação de cópias, classificação de documentos, à máquina, e outros correlatos.
Auxiliar de Serviços Diversos00801Central de Regulação160 H/M700,40Nível Fundamental..Executar serviços de limpeza em geral nas instalações públicas hospitalares. Limpeza e manutenção de pátios, corredores, salas, banheiros, em contato direto com sangue e excreções. Limpeza de Janelas, portas, vidros, acondicionamento e embalagem de lixo comum e hospitalar. Trabalham seguindo normas de segurança (uso de EPI), higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.
00901Centro de Saúde Conjunto São José160 H/M700,40Nível Fundamental..
01003Hospital Municipal144 H/M630,36Nível Fundamental; Disponibilidade de horários para escala de plantão.
01101Pronto Atendimento Infantil144 H/M630,36Nível Fundamental; Disponibilidade de horários para escala de plantão.
Auxiliar de Serviços de Copa01201Pronto Atendimento Infantil144 H/M630,36Nível Fundamental; Disponibilidade de horários para escala de plantão.Atendem o público, recepcionando-os e servindo refeições em hospitais; organizam, conferem e controlam materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho; preparam alimentos e bebidas.
Biólogo01301Vigilância Sanitária160 H/M1963,61Graduação em Biologia; Registro no Conselho de Classe.Atuam como fiscais; Desenvolvem atividades de educação ambiental. Realizam diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais.
Clinica Medica01403Especialidades120 H/M3200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Clinico Geral.Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.
Endocrinologia01501Especialidades120 H/M3200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Endocrinologia.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Farmacêutico Bioquímico01601Laboratório Central160 H/M2.101,30Graduação em Farmácia Bioquímica, credenciados pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF).Realizam análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; participam da elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos.
Fisioterapeuta01701Nilmo Junior160 H/M1963,61Graduação em Fisioterapia; Inscrição no Conselho de Classe.Aplicam técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes. Atendem e avaliam as condições funcionais de pacientes e clientes utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades.
Fisioterapeuta Domiciliar01801Nilmo Junior120 H/M953,21Graduação em Fisioterapia; Inscrição no Conselho de Classe; Especialização ou conhecimento em ventilatória (bipap).Atendimento Domiciliar, aplicando técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes. Atendem e avaliam as condições funcionais de pacientes e clientes utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades.
Ginecologista/ obstetra01901Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Ginecologia/Obstetrícia.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Infectologista02001 Especialidades120 H/M 3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Infectologia. Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Instrutor de Musica02101Caps Infantil160 H/M1.034,00Nível médio completo; Conhecimentos Específicos.Compõem e arranjam obras musicais, regem e dirigem grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. Estudam, pesquisam e ensinam música.
Médico Clinico Geral02203Hospital MunicipalPlantão720,00**Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Clinico Geral; Disponibilidade para escala de plantão.Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.
Medico Ortopedista02301Hospital MunicipalPlantão720,00**Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Ortopedia; Disponibilidade para escala de plantão.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Médico Pediatra Plantonista02401Hospital MunicipalPlantão720,00**Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Pediatria; Disponibilidade para escala de plantão.Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.
Neurologista02501Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Neurologista.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Nutricionista02601NASF160 H/M1.963,61Graduação em Nutrição, inscrição no Conselho Regional de Nutrição.Prestam assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejam, organizam, administram e avaliam unidades de alimentação e nutrição; efetuam controle higiênico-sanitário; participam de programas de educação nutricional; podem estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Atuam em conformidade ao manual de boas práticas.
Oftalmologista02701Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Oftalmologia.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Otorrinolarin- gologista02801Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Otorrinolaringologia.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Pedagogo/ Psicopedagogo02901CAPS Infantil160 H/M1963,61Graduação em Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia.Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em atendimentos aos pacientes em todos os níveis para atender as necessidades dos pacientes, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas
Pediatra03001Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Pediatria.Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.
03101NASF120 H/M3.200,00
Proctologista03201Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Proctologia.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam órteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Psicólogo03301CAPS Infantil160 H/M1963,61Graduação em Psicologia; Inscrição no Conselho de Classe.Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.
Psiquiatra03401CAPS Infantil120 H/M3200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Psiquiatria.Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.
Técnico de Enfermagem03501Ceadas - Centro de Especialidade Albert Sabin160 H/M851,63Nível médio completo; Curso Técnico de Enfermagem; Inscrição em Conselho de classe regional;Desempenham atividades técnicas de enfermagem; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Realizam ações para promoção da saúde da família.
03601Centro de Saúde Jd. Guanabara160 H/M851,63
03701Centro de Saúde N. Sra. Do Amparo160 H/M851,63
03801Centro de Saúde Conj. São José160 H/M851,63
03901Posto de Saúde Pindorama160 H/M851,63
04001Centro de Saúde Cohab160 H/M851,63
04101Centro de Nefrologia160 H/M1378,57Nível médio completo; Curso Técnico de Enfermagem; Inscrição em Conselho de classe regional; Disponibilidade para trabalhar em escala de plantão.
04203Hospital Municipal144 H/M851,63
04302Pronto Atendimento Infantil144 H/M851,63
Técnico de Manutenção de Obras04402Manutenção160 H/M1155,66Ensino Fundamental Completo.Realizam serviços diversos na área de manutenção predial. Serviços de hidráulica, elétrica, pintura, carpintaria e alvenaria.
Servente de Pedreiro04502Manutenção160 H/M700,40Sexo masculino; Alfabetizado;Demolem edificações de concreto, de alvenaria e outras estruturas; preparam canteiros de obras, limpando a área e compactando solos. Efetuam manutenção de primeiro nível, limpando máquinas e ferramentas, verificando condições dos equipamentos e reparando eventuais defeitos mecânicos nos mesmos. Realizam escavações e preparam massa de concreto e outros materiais.
Vascular04601Especialidades120 H/M3.200,00Graduação em medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialidade em Angiologia.Realizam intervenções cirúrgicas de acordo com a necessidade de cada paciente, implantam próteses e próteses, transplantam órgãos e tecidos; realizam consultas e atendimentos médicos para tratamento de pacientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; elaboram documentos médicos, administram serviços em saúde e difundem conhecimentos da área médica.
Enfermeiro04701 Centro de Saúde Cohab160 H/M 1.963,61Graduação em Enfermagem; Credenciado no Conselho de Classe.Planeja, organiza, supervisiona e executa serviços de enfermagem, empregando processos de rotina e/ou específicos, para possibilitar a proteção e a recuperação da saúde individual ou coletiva:

* SALÁRIO BASE ACRESCIDO DE ADICIONAL INSALUBRIDADE

** SALÁRIO BASE ACRESCIDO DE AUXÍLIOS TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E OUTROS AUXÍLIOS FINANCEIROS.

ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO
(Esta Ficha de Inscrição deverá ser preenchida digitalmente)

Nº. da Inscrição _________________ Nº do Cargo __________________

CANDIDATO (A) AO CARGO DE: _________________________________________________________

Nome do Candidato: ______________________________________________________________________

Identidade: _________________- _________ Órgão Expedidor:____________________________________

C.P.F.: _______________________________________________ Data de Nascimento: ______/____/_____

Nacionalidade: ______________________________ Naturalidade: _________________________________

Título de Eleitor: _______________________________ Zona:__________ Seção: _____________________

Endereço: _________________________________________________________ Nº _________________

Bairro: _______________________________ Município ______________________ UF: _______________

Escolaridade: ___________________________________________________________________________

Tel: ( )____________________________________Celular: ( )_____________________________________

E-mail: ________________________________________________________________________________

DECLARO ESTAR CIENTE DAS CONDIÇÕES DO PRESENTE PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA DESIGNAÇÃO DO EDITAL N° 01/2012 .

DECLARO, TAMBÉM, SOB AS PENAS DA LEI, SER VERDADEIRAS AS INFORMAÇÕES PRESTADAS.

Data da Inscrição: ____/____/____.

Assinatura do candidato: ___________________________________

PROTOCOLO DE RECEBIMENTO

Destinatário: DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS/SMS

Endereço: Rua Rio Branco, 2916, Jardim Santa Marta, Rondonópolis-MT;

Descriminação: Recebi a Ficha de Inscrição nº _____/2012, Anexo II do Edital nº01/2012.

Assinatura do recebedor: ___________________________

Rondonópolis, _______ de __________________ de 2012.

ANEXO III - MODELO DE CURRÍCULO
(SOMENTE PARA OS CARGOS DE MÉDICOS E ESPECIALISTAS)

(Este currículo deverá ser preenchido digitalmente)

I - DADOS PESSOAIS

Nome: ______________________________________________________________________________

Endereço: ____________________________________________________________ Nº ____________

Bairro: ___________________________________ Município ______________________ UF: _________

Tel: ( )____________________________________Celular: ( )___________________________________

e-mail:_______________________________________________________________________________

Data de nascimento: _____/ _____/____ Estado civil ______________________________ Sexo: ( ) F ( ) M

Naturalidade: ________________________________________________ UF: _____________________

Profissão: ____________________________________________________________________________

a) FORMAÇÃO

b) CAPACIDADE TÉCNICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

b.1- Instituição onde trabalhou: ___________________________________________________________

Cargos ocupados ou funções exercidas: ____________________________________________________

Período: _____/ ____/______.

Descreva as atividades desenvolvidas: : ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________

b.2-Instituição onde Trabalhou: __________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Cargos ocupados ou funções exercidas

Período: _____/ ____/______.

Descreva as atividades desenvolvidas: : ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Tempo de experiência profissional na função/cargo a que concorre: _______________________________

ANEXAR OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE TODOS OS ELEMENTOS DECLARADOS.

Assinatura: _________________________________ Data: _____/_____/2012.

ANEXO IV - DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II);

2. Carteira de identidade (cópia e original para autenticação);

3. Cadastro de pessoa física CPF (Cópia e original para autenticação);

4. Titulo com o comprovante da ultima votação ou quitação eleitoral (cópia e original para autenticação);

5. Certificado de reservista, para candidatos do sexo masculino (cópia e original para autenticação);

6. Comprovante de residência atual (cópia e original para autenticação);

7. Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar ) (cópia e original para autenticação);

8. Prova de Atestado Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento);

9. Carteira de Trabalho - CTPS (Parte da foto e data de expedição) (comprovante de experiência profissional, caso possua);

10. Carteira Funcional (se profissão Regulamentada);

11. PIS ou PASEP com data de expedição (Caso não possua o cartão, fazer pesquisa junto a Caixa Econômica Federal para verificar a inscrição).

12. Carteira de Motorista (caso possua);

13. CPF e RG do Conjugue

14. Diploma de Especialização (Somente para Médicos e Especialistas);

15. Cópia de certificados de cursos, participação em seminários, palestras e congressos específicos na área, com a carga horária igual ou maior há 20 horas. (Somente para Médicos e Especialistas);

16. Currículo (Anexo III) (Somente para Médicos e Especialistas);

ANEXO V - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

TABELA 1 - CARGOS MÉDICOS E ESPECIALISTAS - CARGOS N° 014, 015, 019, 020, 022, 023, 024, 025, 027, 028, 030, 031, 032, 034 e 046.

EVENTO

DATA

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

12 A 18 DE JANEIRO DE 2012

HOMOLOGAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS

19 DE JANEIRO DE 2012

PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

20 DE JANEIRO DE 2012

REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

23 DE JANEIRO DE 2012

HOMOLOGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

24 DE JANEIRO DE 2012

PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

25 DE JANEIRO DE 2012

HOMOLOGAÇÃO DA CONVOCAÇÃO e DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

26 DE JANEIRO DE 2012

TABELA 2 - CARGOS de N° 001, 002, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009, 010, 011, 012, 013, 016, 017, 018, 021, 026, 029, 033, 035, 036, 037, 038, 039, 040, 041, 042, 043, 044, 045 e 047.

EVENTO

DATA

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

12 A 18 DE JANEIRO DE 2012

HOMOLOGAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS

19 DE JANEIRO DE 2012

PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

20 DE JANEIRO DE 2012

REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

22 DE JANEIRO DE 2012 (13:00 AS 17:00)

DIVULGAÇÃO DO GABARITO

22 DE JANEIRO DE 2012 (18:00) PARTE EXTERNA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

INTERPOSIÇÃO DE RECURSO QUANTO A PROVA ESCRITA e GABARITO

23 DE JANEIRO DE 2012

HOMOLOGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

24 DE JANEIRO DE 2012

PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

25 DE JANEIRO DE 2012

HOMOLOGAÇÃO DA CONVOCAÇÃO e DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

26 DE JANEIRO DE 2012

ANEXO VI - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - PARA TODOS OS CARGOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto. Interpretação de textos.

MATEMÁTICA

Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

ATUALIDADES

Ética e cidadania; Meio ambiente e sociedade; Cotidiano brasileiro e violência; O Cenário Internacional: Política, Economia e Cultura; Arte e Cultura brasileira; Os avanços científicos e tecnológicos e os impactos no mundo atual.

II - NÍVEL MÉDIO, MÉDIO TÉCNICO E SUPERIOR

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

O Windows como sistema operativo multitarefa, dotado de interface gráfica.

Componentes do ambiente de trabalho: ícones, barra de tarefa e menu iniciar; sua utilidade e forma de configuração. Características das janelas, seu manuseamento e pesquisa de ficheiros ou pastas. Gestão de ficheiros e pastas: cópia, renomeação e remoção; técnicas de seleção de objetos; utilização do botão direito do mouse e menu de objeto sensível ao contexto. Estudo do explorador, reciclagem, painel de controle, impressoras e reciclagem.

III-NÍVEL MÉDIO TÉCNICO, NÍVEL SUPERIOR E INSTRUTOR DE MÚSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ética e Legislação Profissional. Ecologia ambiental: noções de ecologia, envolvendo os conceitos de ecossistema, cadeia e teia alimentar, relação entre seres vivos, sucessão ecológica e poluição ambiental. Efeitos biológicos da poluição. Laboratório: equipamentos, materiais, reagentes, meios de cultura e soluções. Organização e controle de estoques de reagentes e equipamentos de laboratório de ensino de Biologia. Normas de assepsia. Amostragem. Elaboração de documentação técnica rotineira: pareceres, laudos e atestados e registros legais. Métodos e Técnicas da Pesquisa Biológica. Biossegurança em laboratório. Biologia Celular e Molecular. Conceitos básicos de imunologia. Estrutura, função e produção de anticorpos. Testes-sorológicos. Sistemas de grupos sangüíneos. Parasitologia e Microbiologia. Estrutura bacteriana, cultura e isolamento. Característica e mecanismo de infecções causadas por vírus, bactérias e protozoários. Anatomia e Fisiologia Humana. Histologia e Embriologia. Genética Geral. Bioquímica básica. Evolução. Ecologia Geral. Manejo de fauna. Zoologia dos Invertebrados e dos Cordados. Técnicas de coleta e de preparo de material zoológico. Botânica Geral. Taxonomia vegetal. Anatomia vegetal. Biotecnologia vegetal, animal, microbiana. Monitoramento ambiental. Avaliação de impactos ambientais. Valoração de danos ambientais. Legislação ambiental. Conservação de recursos naturais. Controle biológico de pragas e doenças. Ética profissional.

ENFERMEIRO:

Enfermagem: conceito, objetivos, categorias e atribuições. Noções de Anatomia e Fisiologia. Esterilização, desinfecção, assepsia e antissepsia. Fontes de infecções: ambiente, paciente e equipe médica. Infecção hospitalar. Técnicas e procedimentos: admissão do paciente, sistema de informação em enfermagem - prontuário, sinais vitais, aferição de altura e peso, lavagem das mãos, arrumação de cama, higiene oral, banhos, lavagem intestinal, curativos, sondagem nasogástrica, sonda nasoenteral, nebulização, inalação, aspiração, retirada de pontos. Posições para exames. Administração de medicamentos. Assistência cirúrgica: central de material de esterilização, tipos, potencial de contaminação, materiais e equipamentos dos centros. Enfermagem pré-operatório: prevenção de complicações, instrumentais e fios cirúrgicos, cuidados pós-operatórios. Atendimento de emergência: parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas superiores, hemorragias, traumatismos, desmaios, convulsões, queimaduras, picadas de animais peçonhentos. Saúde do profissional de enfermagem. Conhecimento sobre as principais doenças Infecciosas e Parasitárias: AIDS, coqueluche, dengue, difteria, escarlatina, doença de chagas, esquistossomose, febre amarela, hanseníase, hepatites, leptospirose, malária, meningite, parotidite, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tétano, tifóide, tuberculose, varicela e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório. Enfermagem materno-infantil: Assistência de enfermagem à mulher no ciclo grávido-puerperal. Assistência de enfermagem às principais afecções ginecológica. Assistência de enfermagem ao recém-nascido e à parturiente (normal ou com complicações). Crescimento e desenvolvimento infantil. Assistência de enfermagem ao aleitamento materno. Crianças com afecções dos aparelhos respiratórios, renais, vias urinárias e do aparelho reprodutor. Distúrbios metabólicos, hematológicos, cardiovasculares e digestivos, considerações pediátricas. Oncologia pediátrica e envenenamento infantil. Enfermagem de Saúde Pública e Coletiva: Noções gerais de Saúde Pública e Coletiva: conceito de saúde e saúde pública e coletiva.

Notificação compulsória. Lixo hospitalar. Calendário de vacinação. Noções de trabalho em equipe. Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, diretrizes e Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais; Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde da Família (PSF). Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações. (arts. 196 a 200).

Ética Profissional: Código de ética profissional. Conselho Federal e Regional de Enfermagem (COREN e COFEN). Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.

FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO:

Farmacologia: Farmacologia geral: introdução, formas farmacêuticas, farmacocinética (vias de administração, absorção, distribuição e eliminação das drogas). Farmacodinâmica (princípios de ação das drogas, teoria de receptores). Fatores que alteram o efeito de medicamentos. Toxicologia Prescrição terapêutica. Farmacologia especial: farmacologia do(s): SNC, SNA, aparelho digestivo, cardio-vascular­renal e sanguíneo, sistema respiratório, aparelho genital feminino, autacóides, antiinflamatórios, drogas antimicrobianas, quimioterapia das doenças parasitarias, vitaminas, hormônios e antagonistas hormonais. Sistematização de uma farmacoterapia racional. Vantagens e desvantagens do uso de medicamentos. O risco terapêutico na lactação, geriatria e nas doenças hepáticas e renais. Causas que modificam as ações e os efeitos dos medicamentos. Interações fármacos-alimentos. Farmacogenética. Intoxicações medicamentosas. Farmacotécnica - Assunto: Operações e abreviaturas em Farmacotécnica. Cálculos utilizados em manipulação, Equivalência. Controle de qualidade. Diluições; Extração, Formas farmacêuticas: Líquidas (Soluções, xaropes, colírios etc). Formas farmacêuticas sólidas (pós, cápsulas, pílulas, grânulos, bolos, pastilhas, granulados, comprimidos, drágeas), Semi-sólidos (pomadas, cremes, loções) e fatores que influenciam na estabilidade destas formas farmacêuticas. Controle de qualidade de medicamentos - Assunto: Análises Físicas; Análise Físico-químicas;Análises Microbiológicas de fármacos e formas farmacêuticas.Bioquímica Geral -Bioquímica das proteínas e aminoácidos, dos ácidos nucleicos e nucleoproteína, dos carboidratos e dos lipídios. Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. Enzimas. Relações com o meio ambiente. Metabolismo de carboidratos. Ciclo de ácidos tricarboxílico. Transporte de elétrons e fosforilação oxidativa. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de proteína. Metabolismo de ácido nucleico. Integração metabólica e mecanismo de regulação. Bioquímica dos tecidos. Detoxicação. Bioquímica do leite. Equilíbrio eletrolítico e ácido básico. Microbiologia -Contaminação microbiológica em medicamentos; Desinfecção; Esterilização. Assepsia. Bacteriologia geral. Morfologia e fisiologia. Genética bacteriana. Antibióticos e quimioterápicos. Introdução à virologia.. Viroses de interesse na medicina humana. Cocos gram positivos. Bacilos gram positivos não esporulados. Bacilos gram positivos esporulados. Bacilos álcool-ácido resistentes. Espiroquetideos. Cocos gram negativos. Bacilos gram negativos fermentadores. Bacilos gram negativos não fermentadores. Gêneros clamydial/micoplasma. Introdução à micologia. Dermatófitos. Outros agentes de micoses superficiais. Gêneros cryptococcus/cândida. Agentes da cromomicopse e micetomas. Gêneros sporotrix/rinosporidium. Gêneros paracoccidioides.Homeopatia - Assunto: Princípios Gerais. Fundamentos, farmacotécnia, Métodos Hahnemannianos; Centesimal Hahnemanniano, Decimal Hering ; Cinqüenta Milesimal; Korsakov ; Fluxo contínuo. Farmacologia homeopática. Insumos ativos e inertes. Classificação dos medicamento. Métodos de preparo. Formas farmacêuticas de uso interno e externo. Bioterápicos. Formas farmacêuticas de usoexterno. Fitoterapia (Farmacognosia) - Assunto: Princípios gerais. Farmacotécnica. Tipos de extração Legislação Sanitária e Farmacêutica - Assunto: lei 5.991. Decrreto 793/MS. Portaria 344//98. Lei dos Genéricos. Resolução Nº 357/2001. Administração e Economia Farmacêutica - Assunto: Lei 8.666 (noções básica sobre licitações). controle de estoques Parasitologia: Relações parasito-hospedeiro. (morfologia, biologia, patogenia, profilaxia epidemiologia). gêneros: Leishmania, Trypanosoma, Plasmodium, Toxoplasma, Giardia, Entamoeba, Shistosoma, Taenia, Ascaris, Ancilostomídeos, Strongyiloides, Enterobius, Trichiuris Farmacovigilância - Assunto: Conceitos gerais de dados práticos sobre o mercado farmacêuticoBPFC - Boas práticas de fabricação e controle - Assunto:Validação de processos e equipamentos. Validação dos fluxos. Custos. Controle de contaminação cruzada. Descarte de lixo, etc. Saúde Publica - Assunto: Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, Suas diretrizes, Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais, Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96) ). Código de ética da profissão farmacêutica (Resolução do CFF nº 417 de 29 de setembro de 2004).

FISIOTERAPEUTA E FISIOTERAPEUTA DOMICILIAR:

Anatomia Humana - Origem e inserções músculo-tendinosas. Funções musculares e suas cadeias. Avaliações e sinais clínicos das patologias ósseas e músculo-articulares. Fisiologia e fisiopatologia linfática. Drenagem manual linfática. Fundamentos da monitorização e suporte respiratório. Anatomia e desenvolvimento do sistema nervoso. Fundamentos da eletrotermoterapia. Fisioterapia aplicada às patologias traumato-ortopédicas e reumatológicas (avaliação e técnicas terapêuticas). Fisioterapia aplicada às patologias neurológicas. Fisioterapia aplicada às patologias respiratórias. Propriedades físicas das águas e hidroterapia. Fisiologia do reparo tecidual. Fisiologia e mecanismo da dor. Notificações SIAB. Vigilância em Saúde. Assistência Farmacêutica. Sistemas e Serviços. Dengue.

INSTRUTOR DE MUSICA:

Arte: Conceito, artista e obra na história moderna e contemporânea. O papel social da Arte. O papel da Arte na Educação. Linguagens artísticas: definições e formas de expressão. Música e sociedade. História da Música Brasileira: primórdios - formação da nacionalidade em música - contemporaneidade [compositores, obras e gêneros (popular e erudito)]. Música folclórica e Músicas regionais brasileira. Música e educação: o ensino e a aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes da área de música. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Teoria, Percepção e Apreciação musical. Técnicas de ensino individual e coletivo. Instrumentos de Orquestra e Banda e suas afinações. Principais obras e autores de períodos históricos da música. Execução e Interpretação musical. Conhecimentos de técnica vocal e técnicas de ensaio aplicadas à prática coral. Outros assuntos relacionados a área de atuação do cargo.

NUTRICIONISTA:

Importância da alimentação para o homem e a sociedade. Nutrientes energéticos, reguladores e construtores: Funções, necessidades diárias, fontes alimentares, fatores que modificam a absorção. Finalidades e Leis da alimentação. Determinação de valor calórico total.

Necessidades calóricas. Modificação do regime normal: Pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz, idoso. Dietas terapêuticas. Fisiopatologia e dietoterapia: Distúrbio do aparelho digestivo, distúrbios metabólicos e hepatopatias, cardiopatias, ontologia, distúrbios renais, gota, doenças infantis, estados febris, doenças carenciais. Processos básicos de cocção: pré-preparo,preparo, cocção. Quantidade de compras: fator de correção, massas alimentares. Equivalência de pesos e medidas. Cereais: tipos, princípios de cocção, massa alimentícias. Leguminosas: variedades, valor nutritivo, fatores que interferem na cocção. Hortaliças: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na cocção. Frutas: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na cocção. Carnes (bovinos, suínos, aves, pescados, vísceras): valor nutritivo, cortes, princípio de cocção. Gorduras: utilização culinária, decomposição.

Leite e derivados: processos de industrialização, utilização culinária, decomposição. Técnicas básicas de congelamento. Aproveitamentos de sobras e partes não convencionais dos alimentos. Nutrição e gravidez. Gravidez na adolescência. Aleitamento materno e artificial.

Alimentação da criança de 0 a 12 anos. Higiene alimentar. Controle do desenvolvimento microbiano em alimentos. Doenças transmitidas por alimentos: agente biológicos e químicos, epidemiologia, medidas preventivas. Água: cuidados Lixo: acondicionamento e destino. Educação alimentar: objetivos e importância. Planejamento de aulas de educação alimentar: conteúdo, estratégia, aplicação, avaliação. Inquéritos alimentares: tipos e importância. Administração aplicada, instrumentos administrativos: organograma e fluxograma. Dimensionamento de espaço físico. Dimensionamento de pessoal. Organização dos serviços de alimentação: rotinas, roteiros, empregos e atribuições. Tipos de serviços de alimentação para a coletividade. Custos: cálculos, controle de estoque, custo operacional e de materiais.

Higiene e segurança no trabalho. Ética profissional. Código de defesa do consumidor. Noções Básicas de Economia da Alimentação e Nutrição. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.

PEDAGOGO/PSICOPEDAGOGO:

Concepções de aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica contemporânea: Inatismo, Ambientalismo, Construtivismo, Sócio-interacionismo. 2 História da Educação: transformações no tempo. 3 Importância da tecnologia no processo educativo. 4 Projeto político-pedagógico: gestão democrática da escola pública; concepções de currículo; visão interdisciplinar: um meio de dar significado ao conhecimento. Dimensão sociopolítica do projeto político-pedagógico. Função social e política da escola. Função social e política do coordenador pedagógico como agente articulador do processo de ensino-aprendizagem. Parceiro político-pedagógico do professor. 5 Interação professor aluno. 6 Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 7 Organização do trabalho na escola pública. 8 Educação inclusiva: educação especial, contexto da educação de jovens e adultos. 9 Conhecimentos á cerca dos cuidados e atendimento necessários aos portadores de necessidades especiais. 10 Lei Federal No 10.216, de 06 de abril de 2001. 11 CAPS - tipos, sua implantação, história, objetivos, diretrizes, princípios e legislação. 12 Etica profissional. 1) Métodos e técnicas de pesquisa aplicada a Psicopedagogia. 2) Psicologia do desenvolvimento. 3) Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. 4) Aspectos neurológicos dos problemas de aprendizagem. 5) Práticas de atendimento psicopedagógico. 6) Dificuldades de aprendizagem. 7) Aspectos afetivos e sociais da aprendizagem.

PSICÓLOGO(A):

INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES: O papel do psicólogo nas instituições organizacionais, na atualidade. Acompanhamento e adaptação do trabalhador e sua saúde mental em relação ao estresse. CONHECIMENTO CLÍNICO: Psicopatologia: neuroses, transtornos, perversões, distúrbio emocional, fatores intervenientes, técnicas terapêuticas e aspectos sociais. PSICOLOGIA FAMILIAR: O trabalho com família - orientação, aconselhamento e sua dinâmica. PSICOLOGIA ESCOLAR: Avaliação, acompanhamento, orientação dos pais educadores, relação entre a dificuldade escolar e problemas emocionais. NOÇÕES BÁSICAS DE PSICANÁLISE: Mecanismos de defesa, formação do aparelho psíquico, fases da vida. Distúrbios emocionais das crianças, sociabilidade, escolaridade, alimentação, sono, manipulações e hábitos e comportamento. SAÚDE PÚBLICA E CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICÓLOGO: Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, diretrizes e Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais. Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96). Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM:

Código de ética profissional. Curativos: material utilizado, tipos de ferimentos, procedimentos, limpeza e assepsia, anti-sepsia, importância, produtos utilizados, procedimentos e noções de primeiros socorros. Sinais vitais; Técnicas básicas de enfermagem; Vigilância epidemiológica e sanitária; Conhecimento básicos sobre as principais doenças Infecciosas e Parasitárias: DST/AIDS, cólera, coqueluche, dengue, difteria, doença de chagas, escabiose, esquistossomose, febre amarela, filariose, hanseníase, hepatites, herpes, histoplasmose, leishmaniose, leptospirose, malária, meningite, peste, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tétano, toxoplasmose, tuberculose, gripes e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório; Assistência à criança: recém nascido e puericultura. Assistência à mulher: da reprodução humana ao trabalho de parto e puerpério. Assistência a portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Assistência ao idoso: cuidados durante a internação, admissão e alta. Assistência em psiquiatria. Assistência nas doenças crônico degenerativas. A saúde do trabalhador (noções sobre doenças ocupacionais). Assistência nas urgências e emergências: primeiros socorros, hemorragias, choques, traumatismos. Desinfecção e esterilização: conceitos, procedimentos, material e soluções utilizados, cuidados, tipos de esterilização, indicações. Imunização: rede de frio, tipos de vacinas, conservação e armazenamento, validade, dose e via de administração. Administração e cálculo de medicamentos. Enfermagem de saúde pública: Noções gerais de saúde pública.

Notificação compulsória. Imunizações ativa e passiva. Saneamento básico. Parasitose intestinal. Calendário de vacinação. Assistência a pacientes com doenças sexualmente transmissíveis. Noções de trabalho em equipe. Sistema Único de Saúde (SUS): seus princípios e diretrizes. Leis (8.080/90 e 8.142/90). Normas e portarias atuais. Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde da Família (PSF). Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.