Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP

Notícia:   IME da USP abre Concurso Público para nomeação de Professor Doutor

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA USP

ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL ATAC - 026/2014

CONCURSO PARA PROVIMENTO DE 01 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com a decisão da Congregação em sua 564ª sessão ordinária, realizada em 28/08/2014, estarão abertas, pelo prazo de 90 dias, a contar da primeira publicação deste Edital, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, as inscrições ao concurso público para provimento de um cargo de Professor Doutor, referência MS-3.1, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), cargo e claro de número 1239848, junto ao Departamento de Matemática Aplicada, área de Matemática Aplicada, com salário de R$ 9.184,94 (nove mil, cento e oitenta e quatro reais e noventa e quatro centavos), referente ao mês de maio/2013, tendo como base para a prova didática os programas das quatro disciplinas: MAP5711 - "Equações Diferenciais Ordinárias", MAP5729 - "Introdução à Análise Numérica", MAP5712 - "Equações Diferenciais Parciais" e MAP5747 - "Algoritmos de Otimização Não Linear e sua implementação".

O concurso será regido pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo (USP), bem como no Regimento do Instituto de Matemática e Estatística da USP e demais disposições estatutárias e regimentais pertinentes.

1. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente, ou por procuração simples firmada pelo candidato, na Assistência Técnica Acadêmica do Instituto, à Rua da Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo/SP, devendo apresentar requerimento dirigido ao Diretor do IME, contendo o número do edital, endereço completo, telefones para contato e endereço eletrônico. Nesse requerimento, o candidato deverá optar por uma das disciplinas acima mencionadas para a prova didática. Deverá, ainda, apresentar os seguintes documentos:

I - cópia simples do documento de identidade;

II - cópia simples do título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa;

III - cópia simples do comprovante de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;

IV - cópia simples do comprovante de que é portador do título de doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional.

V - memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

VI - Projeto de pesquisa compatível com o programa do concurso, em dez cópias.

Parágrafo primeiro: Não serão recebidas inscrições enviadas pelo correio, por e-mail ou por fax.

Parágrafo segundo: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos itens II e III acima, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo terceiro: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II e III acima, devendo apresentar no ato da inscrição cópia das páginas de identificação do passaporte.

Parágrafo quarto: O candidato estrangeiro aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo quinto: No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória do Memorial, em uma via, acondicionada em pastas, sendo que cada documento deverá estar numerado de acordo com a numeração citada no memorial. Deverá ser entregue, também, uma relação dos referidos documentos. Essa documentação ficará disponível na Assistência Técnica Acadêmica para retirada pelo candidato por até sessenta dias após a homologação do relatório final do concurso pela Congregação. Findo esse prazo, e não havendo manifestação por parte do interessado para a retirada, a mesma será descartada na sua totalidade.

Parágrafo sexto: Durante o concurso os candidatos deverão estar de posse dos originais para apresentar à Comissão Julgadora, caso sejam solicitados.

Parágrafo sétimo: O candidato portador de necessidades especiais deverá apresentar, no ato da inscrição, solicitação para que sejam providenciadas as condições necessárias para a realização das provas.

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.

Parágrafo primeiro: O concurso deverá ser realizado no prazo de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte dias) após a aceitação das inscrições, de acordo com o art. 134, parágrafo único, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo segundo: Os candidatos deverão, obrigatoriamente, acompanhar a todos os avisos referentes ao concurso através de publicação no Diário Oficial do Estado.

3. As provas consistirão de:

I - julgamento do memorial com prova pública de arguição - peso 50;

II - prova didática - peso 25;

III - apresentação do projeto de pesquisa na área do concurso - peso 25.

Parágrafo primeiro: As provas poderão ser realizadas em inglês, nos termos do § 8º. do artigo 135 do Regimento Geral.

Parágrafo segundo: No ato da inscrição, o candidato deverá manifestar, por escrito, a intenção de realizar as provas na língua inglesa. Os conteúdos das provas realizadas em quaisquer idiomas serão idênticos.

4. O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo único: No julgamento do memorial a Comissão Julgadora deverá apreciar:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade e extensão;

IV - atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

V - diplomas e outras dignidades universitárias.

5. A prova didática será pública e versará sobre o seguinte programa:

MAP5711: "Equações Diferenciais Ordinárias" - 1. Teoremas de existência e unicidade, teoremas de continuidade e diferenciabilidade em relação às condições iniciais e parâmetros; 2. Equações diferenciais lineares; Teorema de Liouville; Sistemas lineares hiperbólicos no plano e no Rn; Atratores e Repulsores; 3. Equações autônomas; retrato de fase; conjuntos invariantes, singularidades (selas, nós, focos); 4. Estabilidade de Liapunov; Teorema de Estabilidade de Liapunov; Estabilidade por primeira aproximação; 5. Órbitas periódicas, transformação de Poincaré; ciclos estáveis no plano e fórmula de Poincaré; 6. Teorema de Poincaré-Bendixon e aplicações, equação de Lienard;

MAP5729: "Introdução à Análise Numérica" - 1. Resolução de sistemas lineares: métodos diretos e iterativos; 2. Resolução de equações não-lineares: métodos de Richardson e de Newton; 3. Interpolação polinomial (métodos de Lagrange e de Hermite), splines polinomiais, estimativas de erro; 4. Integração numérica: métodos baseados em polinômios e splines, quadratura Gaussiana, métodos baseados em extrapolação (método Romberg);

5. Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias: problemas a valores iniciais, métodos de passo simples e de passo múltiplo; 6. Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias: problemas de contorno, métodos de diferenças finitas, de colocação e de elementos finitos;

MAP5712: "Equações Diferenciais Parciais" - 1. Introdução: exemplos de equações da física matemática e princípio da superposição para equações lineares. 2. Equações de primeira ordem: características; equações quasilineares e semilineares; equações não lineares; o problema de Cauchy. 3. Equações de segunda ordem semilineares: forma normal; formulação de Hadamard; características; propagação de singularidades.

4. O problema de Cauchy para equações de ordem mais alta; superfícies características; teorema de Cauchy-Kowalewski (enunciado); o exemplo de H. Lewy (enunciado). 5. Introdução à teoria das distribuições e transformada de Fourier; convolução.

6. Equações elípticas: problemas de Dirichlet e de Neumann; princípio do máximo; solução fundamental; funções de Green; funções harmônicas; fórmula de Poisson; resolução do problema de Dirichlet para a bola e para o semi-espaço; teorema da média; teorema de Liouville; princípio da reflexão; desigualdade de Harnack. 7. Equações hiperbólicas: equação da onda na reta e num intervalo; equação da onda em dimensão mais alta; método de Fourier e das ondas esféricas; fórmula de Kirchhoff; princípio de Huygens; domínios de influência e de dependência; abaixamento de ordem; princípio de Duhamel. 8. Equações parabólicas: equação do calor; solução fundamental e regularidade; princípio de Duhamel; solução da equação do calor na reta e na semi-reta; equação do calor em regiões limitadas; princípio do máximo; irreversibilidade; unicidade para trás (Evans);

MAP5747: "Algoritmos de Otimização Não Linear e sua implementação" - 1. Programação convexa: conjuntos convexos, lema de separação, teoremas de alternativa funções convexas, condições de ponto de sela, condições de qualificação. 2. Programação diferenciável: 3. Aplicações: métodos numéricos. 4. Métodos de restrições ativas. 5. Métodos de Penalidades. 6. Métodos de decomposição. 7. Implementação de algoritmos de otimização e uso de rotinas de álgebra linear computacional. 8. Matrizes esparsas e estruturadas.

6. À prova didática, aplicam-se as seguintes normas:

I - a Comissão Julgadora, com base no programa acima, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos tomarão conhecimento imediatamente antes do sorteio do ponto. Cada ponto constará de quatro itens (A, B, C e D), um para cada um dos programas das disciplinas:

MAP5711: "Equações Diferenciais Ordinárias", MAP5729: "Introdução à Análise Numérica", MAP5712: "Equações Diferenciais Parciais" e MAP5747: "Algoritmos de Otimização Não Linear e sua implementação";

II - a realização da prova far-se-á vinte e quatro horas após o sorteio do ponto;

III - o candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

IV - a duração mínima da prova será de quarenta minutos e a máxima de sessenta minutos.

Parágrafo primeiro: Se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos em grupos de no máximo três, observada a ordem de inscrição, para fins de sorteio e realização da prova.

Parágrafo segundo: O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à Comissão Julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

7. A prova que se refere à apresentação de projeto de pesquisa na área do concurso, consistirá de arguição sobre o referido projeto e deverá analisar objetivamente:

I - adequação às linhas de pesquisa de interesse do Departamento;

II - enquadramento à área de atuação do Departamento;

III - originalidade e relevância;

IV - viabilidade à luz da infra-estrutura existente na Unidade.

Parágrafo primeiro: O candidato disporá de dez a vinte minutos para a apresentação oral de seu projeto de pesquisa.

Parágrafo segundo: Cada examinador disporá de até quinze minutos para arguir o candidato, assegurado a este igual tempo de resposta.

8. O ingresso do docente no RDIDP é condicionado à aprovação pela CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis e implica a exclusividade de vínculo com a USP, nos termos do artigo 197 do Regimento Geral da USP.

9. É condição para admissão ser aprovado no exame médico pré-admissional a ser realizado pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME).

10. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato indicado.

11. Maiores informações, bem como as normas pertinentes, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Técnica Acadêmica do IME no endereço acima citado ou, ainda, poderão ser obtidas pelo telefone 11/3091-6104 ou pelo e-mail: ataac@ime.usp.br.