IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - RO

Notícia:   IFRO abre 6 vagas para Professores do Pronatec no campus de Colorado do Oeste

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO- PRONATEC

EDITAL Nº 005/2014 - CAMPUS COLORADO DO OESTE

EDITAL EXTERNO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR BOLSISTA DA BOLSA-FORMAÇÃO ESTUDANTE/PRONATEC

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, no uso de suas atribuições legais e considerando a Lei Federal Nº 12.513/2011; a Portaria Nº 1.569/2011-MEC; a Resolução Nº 04/2012-CD/FNDE e demais legislações em vigor, TORNA PÚBLICO o processo de seleção de professor para atuação no Curso Técnico em Agropecuária Concomitante ao Ensino Médio ofertado pela Bolsa-Formação Estudante - BFE/Pronatec.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A realização desta seletiva está a cargo da Comissão de Seleção de Professores Bolsistas - BFE/Pronatec, nomeada pelo Diretor Geral por intermédio da Portaria nº 026/GDG/IFRO/Campus Colorado do Oeste, de 06 de fevereiro de 2014. A esta Comissão cabe a responsabilidade de coordenar o processo de seleção e de divulgar as informações necessárias à realização do evento.

1.2 O presente edital destina-se à seleção de professores para atuar no segundo e quarto períodos letivos do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade Concomitante ao Ensino Médio, ofertado no Campus Colorado do Oeste, por meio da Bolsa-Formação Estudante/Pronatec, no primeiro semestre de 2014.

1.3 O Egresso do Curso Técnico em Agropecuária: Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

1.4 O curso será ministrado no turno matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, conforme horário a ser disponibilizado posteriormente pela Direção de Ensino do Câmpus, por meio da Equipe do Pronatec local.

1.5 As aulas do 2º Período serão ministradas no turno Vespertino, e as aulas do 4º Período serão ministradas no turno Matutino.

1.6 Poderão participar deste processo seletivo, os candidatos EXTERNOS ao IFRO, que atendam aos requisitos deste edital.

1.7 Estão excluídos da presente seleção servidores ATIVOS, APOSENTADOS, PROFESSORES SUBSTITUTOS, TEMPORÁRIOS e VOLUNTÁRIOS do IFRO.

2. DOS TURNOS, DISCIPLINAS, CARGA HORÁRIA, VAGAS DISPONÍVEIS E REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS.

2.1 As disciplinas e respectiva carga horária, vaga disponível e requisitos exigidos para atuação no SEGUNDO PERÍODO, turno VESPERTINO são os constantes no quadro abaixo..

Disciplina

Carga Horária

Número de Vaga

Requisito Mínimo Exigido

(hora-aula)

(hora-relógio)

Ética profissional e Cidadania

36

33

1

Graduação em Sociologia ou Filosofia ou Geografia ou História ou Pedagogia ou Administração.

Topografia

55

50

1

Graduação em Engenharia Agronômica, Zootecnia ou Licenciatura em Ciências Agrárias

Avicultura55501Graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária ou Licenciatura em Ciências Agrárias
Equideocultura36331Graduação em Zootecnia ou Medicina Veterinária.

2.2 As disciplinas e respectiva carga horária, vaga disponível e requisitos exigidos para atuação no QUARTO PERÍODO, turno MATUTINO são os constantes no quadro abaixo.

Disciplina

Carga Horária

Número de Vaga

Requisito Mínimo Exigido

(hora-aula)

(hora-relógio)

Associativismo e Cooperativismo

36

33

1

Graduação em Administração de Empresas ou Agronomia ou Zootecnia ou Licenciatura em Ciências Agrárias ou Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Bovinocultura

72

66

1

Graduação em Zootecnia Medicina Veterinária.

2.3 A carga horária da disciplina a ser ministrada pelo professor selecionado poderá ser acrescida de até 15% referentes à realização de recuperação e exame final, conforme demanda definida pela equipe de ensino do campus.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR BOLSISTA

3.1. São atribuições dos professores bolsistas no âmbito da Bolsa-Formação Estudante do Pronatec:

a) planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiados pelas Bolsas-Formação Estudante, incluindo-se recuperação e exame final;

b) adequar a oferta do curso às necessidades específicas do público-alvo;

c) registrar no SISTEC a freqüência e o desempenho acadêmico dos estudantes;

d) adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes;

e) avaliar o desempenho dos estudantes;

f) realizar estudos de recuperação e exame conforme as normas da instituição;

g) participar dos encontros de coordenação, promovidos pelo coordenador geral e adjunto;

h) manter o diário de classe atualizado;

i) Desenvolver outras atividades delegadas pela equipe Pronatec do campus com vistas ao bom desempenho do ensino.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Os interessados em participar deste processo seletivo poderão realizar suas inscrições no período de 10 a 11 de fevereiro de 2014.

4.2 A inscrição poderá ser realizada pessoalmente ou por intermédio de mandatário (procuração simples), no Campus Colorado do Oeste, das 07h00min às 10h30min e das 13h00min às 16h30min horas, no Departamento de Extensão do Campus Colorado do Oeste.

4.3 Os candidatos poderão optar por concorrer em até 2 (dois) componentes curriculares por Turno, indicados no requerimento de inscrição, desde que atendam os requisitos mínimos para ministrar as disciplinas e a carga horária não extrapole o máximo estabelecido para a Bolsa-Formação do Pronatec.

4.4 Não serão aceitas inscrições via Correio, fax ou e-mail.

4.5 Para efeito desse edital, não haverá cobrança de taxa de inscrição.

4.6 Para a realização da inscrição os candidatos deverão apresentar o requerimento de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido e original e cópia dos seguintes documentos:

a) Cédula de identidade;

b) CPF;

c) Cópia do Diploma de conclusão de curso e Histórico Escolar de graduação. (Autenticados). Para os candidatos com até 01 (um) ano da conclusão do curso que ainda não tenha o Diploma, será aceito a Declaração de conclusão do curso;

d) Currículo lattes ou vitae, com comprovação dos títulos a serem pontuados para classificação, conforme item 6.1 deste edital.

4.7 As cópias dos documentos devem estar organizadas na seqüência indicada abaixo e com folha separadora entre as partes/grupos:

a) Documentos pessoais

b) Diploma de conclusão de curso e Histórico Escolar de graduação

c) Currículo lattes com a comprovação da titulação dos grupos constantes no quadro no item 6.1.

4.8 Para comprovação de experiência em docência, serão aceitos os seguintes documentos: termo de posse acompanhado de certidão de tempo de serviço; carteira de trabalho com data de admissão e rescisão, não havendo data de rescisão, deverá ser apresentada os contracheques dos últimos 6 meses; contrato de trabalho que comprove a experiência de, no mínimo, 6 meses; certificado de professor ministrante constando o nome do Curso FIC/Pronatec e o modulo com a respectiva carga horária.

4.9 É vedada a inscrição condicional. A não entrega de qualquer dos itens acima mencionados implicará no cancelamento da inscrição.

5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 O edital com a homologação das inscrições será publicado no site do IFRO <www.ifro.edu.br> no dia 12 de fevereiro de 2014.

5.2 Somente serão homologadas as inscrições que atenderem aos critérios estabelecidos neste Edital.

5.3 O candidato que desejar interpor recurso contra a homologação das inscrições disporá 1 (um) dia útil a contar da data de sua publicação.

5.4 Para a interposição de recurso o candidato deverá preencher e entregar à Comissão de Seleção de Professores Bolsistas - BFE/Pronatec o formulário de recurso, anexo IV deste edital.

5.5 Somente serão analisados os recursos protocolados dentro do prazo estabelecido no item 5.3.

5.6 Em caso de deferimento de recurso, novo edital de homologação das inscrições será publicado.

5.7 Para as inscrições não homologadas em função da ausência da documentação exigida ou pelo não cumprimento deste Edital, não caberá recurso.

6. DA SELEÇÃO

6.1 A seleção será realizada por meio da análise documental considerando os itens apresentados no quadro

Grupos

Titulação

Pontos

Máximo

Formação Acadêmica (até 50 pontos)

Diploma de graduação na área de conhecimento a que concorre, obtido em curso reconhecido pelo MEC.

10 pontos

10 pontos

Diploma de técnico de nível médio em curso reconhecido pelo MEC na área a qual concorre.

5 pontos

5 pontos

Certificado de curso de pós-graduação lato sensu na área de conhecimento a que concorre, em área correlata ou em educação.

7 pontos

7 pontos

Certificado de curso de pós-graduação lato sensu em outra área

3 pontos

3 pontos

Diploma de curso de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela CAPES.

10 pontos - Mestrado

10 pontos

15 pontos - Doutorado

15 pontos

Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural.

Produção científica, trabalhos de pesquisa publicados em periódicos especializados, artigos científicos, capítulos de livros.

3 pontos por produção

15 Pontos

Docência

Realização de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou outras atividades de extensão (projetos e programas) em que atuou como professor.

5 pontos por atuação

20 Pontos

Tempo de experiência profissional na área a que concorre de ensino básico e/ou de ensino técnico.

5 pontos por ano

35 pontos

6.2 Os candidatos serão classificados em listas, na ordem decrescente, conforme somatória da pontuação obtida.

6.3 Em caso de empate serão observados sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

a) Maior tempo de experiência em docência na área a que concorre.

b) Persistindo o empate, será considerado o critério da maior idade.

7.1 DOS RESULTADOS E RECURSOS

7.2 O resultado preliminar da seletiva será divulgado no site do IFRO <www.ifro.edu.br> no dia 12 de fevereiro de 2014.

7.3 O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado preliminar disporá de 1 (um) dia útil, a contar da sua divulgação.

7.4 Para a interposição de recurso o candidato deverá preencher e entregar à Comissão de Seleção de Professores Bolsistas - BFE/Pronatec o formulário de recurso, anexo IV deste edital.

7.5 Os recursos deverão ser entregues à Comissão de Seleção de Professores Bolsistas - BFE/Pronatec, no Campus Colorado do Oeste, no endereço constante no item 4.2, das 07h00min às 10h30min e das 13h00min as 16h30min horas.

7.6 Somente serão analisados os recursos protocolados dentro do prazo estabelecido no item 7.2.

7.7 O resultado da análise do recurso não será publicado no site nem enviado ao impetrante. O documento estará disponível para consulta com a Comissão de Seleção de Professores Bolsistas BFE/Pronatec, no Campus.

7.8 Se houver alteração na ordem de classificação em função de deferimento de recurso, essa alteração será considerada para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.9 O resultado final será divulgado no site do IFRO <www.ifro.edu.br> no dia 19 de fevereiro de 2014.

8. DA CONVOCAÇÃO E DA BOLSA

8.1 A convocação dos candidatos selecionados obedecerá à lista de classificação publicada como resultado final, conforme a demanda do Campus, podendo ser realizada a qualquer tempo, durante o período letivo, com antecedência de dois dias úteis.

8.2 A recusa ou ausência de manifestação por parte do candidato implicará na convocação imediata do próximo classificado, sendo o candidato anterior realocado para o final da lista.

8.3 O candidato convocado para atuar no âmbito do Pronatec não deve ter vinculação a outro programa de concessão de bolsas pelo FNDE. A comprovação de vínculo acarretará na eliminação do candidato ou bolsista a qualquer tempo.

8.4 A convocação dos candidatos selecionados obedecerá ao fechamento de turma e a ordem de serviço será expedida conforme disponibilidade orçamentária dos recursos do programa Pronatec.

8.5 O valor a ser pago ao professor da Bolsa-Formação/Pronatec será de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por hora (60 minutos) de aula, atendendo ao limite máximo de 16 horas semanais, conforme as deduções abaixo:

a) Servidores Públicos de qualquer esfera: federal, estadual ou municipal, não pertencentes à Rede Pública de Educação Profissional, Científica e Tecnológica:

I. Somente haverá retenção de Imposto de Renda, conforme IN 1.142/2011-RFB;

II. Salientamos que de acordo com a IN supracitada somente haverá retenção quando o valor a ser pago ao servidor for igual ou superior a R$ 1.787,78. Para efeitos de cálculos e abatimentos no IR, o servidor que tenha dependente legal deverá apresentar documento comprobatório no ato da entrega da folha de ponto à Equipe Gestora;

b) Profissionais não Servidores Públicos, isto é, profissionais da iniciativa privada, empregados públicos (vínculo com empresas públicas, ex.; Correios, Banco do Brasil, Caixa, etc.) e servidores voluntários, haverá as retenções abaixo elencadas:

I. 11% de INSS conforme IN 971/09-RFB;

II. 5% de ISS de acordo com a Lei Federal Complementar nº 116/2003;

III. Imposto de Renda de acordo com a IN 1.142/2011-RFB, conforme orientações já mencionadas acima;

IV. Para fins de recebimento deverá ser apresentado à Equipe Gestora os seguintes documentos:

V. Nota fiscal em nome do profissional, emitida pela prefeitura do município no qual o serviço foi prestado;

VI. Caso opte por efetuar o recolhimento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), documento este relativo ao ISS (Imposto Sobre Serviço), trazer o comprovante de pagamento, para fins de não dedução em duplicidade, no Órgão Pagador - Gerenciador;

VII. Se por ventura já tenha sido recolhido INSS por alguma outra fonte pagadora no mês, entregar comprovante de recolhimento, para fins de abatimento, de acordo com a IN 971/09-RFB;

VIII. Apresentar número do PIS, para efeito de Lançamento na GEFIP; Se possuir dependentes legais, entregar documento comprobatório.

8.6 Os candidatos convocados que já exercem função de gestão na Bolsa-Formação/Pronatec terão a carga horária de dedicação total ao programa limitada em, no máximo, 20 horas.

8.7 Os candidatos convocados deverão entregar os documentos abaixo relacionados no Câmpus, no endereço constante no item 10.1 deste edital:

a) Anexo I devidamente preenchido com no maximo duas disciplinas pretendidas por Turno.

b) Declaração de Adesão ao Pronatec - IFRO, anexos II e III deste edital (reconhecer firma);

c) Comprovante de endereço;

d) Comprovante de Dados Bancários, (Banco/Agência/Conta Corrente), não podendo ser conta poupança.

e) Plano de Ensino da(s) disciplina(s) selecionada(s) conforme modelo do anexo V deste edital.

9. DO CRONOGRAMA

Atividade

Data

Lançamento do edital

07/02/2014

Inscrições

10 e 11/02/2014

Homologação das inscrições

12/02/2014

Período de apresentação de recurso contra a homologação das inscrições

13/02/2014

Publicação referente ao item 5.6 e resultado preliminar

14/02/2014

Período de apresentação de recurso

17/02/2014

Divulgação do resultado da análise dos recursos

18/02/2014

Resultado final

19/02/2014

Convocação para entrega de documentação

20/02/2014

Inicio das aulas

21/02/2014

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 O IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste localiza-se BR 435, km 63, Zona Rural, Caixa Postal 51 Fone: (69) 3341-7801- Fax: (69) 3341-7804. E-mail: campuscolorado@ifro.edu.br

10.2 É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar os resultados e demais publicações referentes a este edital.

10.3 Os candidatos selecionados somente receberão bolsas se respeitadas às normas estabelecidas na Resolução CD/FNDE Nº 04 de 16/03/2012.

10.4 O resultado do Processo é válido exclusivamente para o segundo e quarto período letivo do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade concomitante ao ensino médio, com início no primeiro semestre de 2014.

10.5 Incorporar-se-ão a este edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares e/ou avisos oficiais que vierem a ser publicados no site <www.ifro.edu.br, bem como possíveis alterações deste edital.

10.6 Em caso de eventuais dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão do Processo Seletivo pelo telefone constante no item 10.1 ou dirigir-se diretamente à Comissão.

10.7 Os casos omissos serão dirimidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Colorado do Oeste, por meio da Comissão de Seleção de Professores Bolsistas - BFE/Pronatec.

Colorado do Oeste, 06 de fevereiro de 2014.

PLANO DE DISCIPLINA

Curso

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO

Disciplina

ÉTICA PROFISSIONAL E CIDADANIA

CH Semanal

2

CH Total Código

Núcleo de Formação

NÚCLEO DIVERSIFICADO

Período

II

Objetivo geral

Refletir sobre os conceitos de ética, cultura e cidadania no contexto da sociedade globalizada.

Objetivos específicos

- Compreender a função e importância da ética e da cidadania no ambiente profissional.
- Investigar a origem e importância da ética nas questões que envolvem cultura, identidade e permeiam as relações sociais e políticas no mundo contemporâneo;
- Analisar a evolução histórica dos direitos humanos e da cidadania no contexto do mundo ocidental, especificamente no Brasil.

Ementa

Conceitos e definições de Ética e cidadania. A disciplina ética e o Homem. A ética e a cidadania na formação do ser humano. As transformações do mundo moderno. O desenvolvimento e o avanço tecnológico. Os novos desafios e questionamentos vivenciados pela sociedade. A cidadania, a ética e a política.

Referências básicas

RODRIGUES, C. Ética e Cidadania. Col. Polemica. São Paulo: Moderna, 2010.
QUARESMA, R. A. Ética, Direito e Cidadania. São Paulo: Ed. Juruá, 2008.
NALINI, J. R. Ética Geral e Profissional. 8ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

Referências complementares

MARILENA, C. Boas vindas à filosofia. São Paulo: Martins fontes, 2011. Vol 1.
PAZ, R.; VALENTE, F. Diálogos sobre ética e Cidadania. Rio de Janeiro: Age, 2008.
MESSA, A. F.; PAGAN, M. Ética Profissional. Vol. 21. São Paulo: Atlas, 2010
CAMARGO, M. Fundamentos de Ética Profissional Geral e Profissional. São Paulo: Vozes - 2011.
BAETA, A. M. B. Educação ambiental: Repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

 

PLANO DE DISCIPLINA

Curso

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO

Disciplina

TOPOGRAFIA

CH Semanal

3CH Total Código

Núcleo de Formação

NÚCLEO PROFISSIONAL

Período

II

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades básicas nas áreas da topografia e do geoprocessamento, necessárias ao uso racional da terra e das explorações zootécnicas.

Objetivos específicos

- Conhecer os princípios básicos de cartografia e representações cartográficas;
- Entender as relações entre cartografia, topografia e geografia;
- Aplicar adequadamente a topografia em projetos;
- Identificar as medidas de grandezas usadas em um levantamento topográfico;
- Conhecer os processos e instrumentos usados em um nivelamento topográfico;
- Conhecer e aplicar os conceitos e as técnicas de Geoprocessamento como ferramenta de tomada de decisão para fins de gerenciamento na área agropecuária.

Ementa

Introdução à topografia. Localização na superfície terrestre. Noção de escala. Tipos de representação cartográfica. Grandezas no levantamento topográfico. Tipos de levantamento. Processos de representação e locação de terraços com niveladas básicas, com e sem gradiente. Geoprocessamento: definição, histórico, principais aplicações. Base conceitual dos Sistemas de Informação Geográfica. Estrutura Geral de um Sistema de Informação Geográfica.

Referências básicas

RODRIGUES, C. Ética e Cidadania. Col. Polemica. São Paulo: Moderna, 2010.
QUARESMA, R. A. Ética, Direito e Cidadania. São Paulo: Ed. Juruá, 2008.
NALINI, J. R. Ética Geral e Profissional. 8ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
Referências complementares
MARILENA, C. Boas vindas à filosofia. São Paulo: Martins fontes, 2011. Vol 1.
PAZ, R.; VALENTE, F. Diálogos sobre ética e Cidadania. Rio de Janeiro: Age, 2008.
MESSA, A. F.; PAGAN, M. Ética Profissional. Vol. 21. São Paulo: Atlas, 2010
CAMARGO, M. Fundamentos de Ética Profissional Geral e Profissional. São Paulo: Vozes - 2011.
BAETA, A. M. B. Educação ambiental: Repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

 

PLANO DE DISCIPLINA

Curso

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO

Disciplina

AVICULTURA

CH Semanal

3 CH Total Código

Núcleo de Formação

NÚCLEO PROFISSIONAL

Período

II

Objetivo geral

Conhecer métodos teóricos e práticos sobre criação racional de aves de corte e postura.

Objetivos específicos

- Reconhecer a importância da avicultura no cenário social e econômico do Brasil e do Mundo;
- Conhecer os sistemas de criação de aves de corte e postura;
- Conhecer as instalações, equipamentos e as medidas para proporcionar melhor ambiência às aves;
- Aplicar métodos corretos para o manejo sanitário e nutricional de aves de corte e postura;
- Planejar a criação de aves de corte e postura.

Ementa

Introdução à avicultura de corte e postura. Raças. Planejamento das criações. Produção de pintos de um dia. Manejo de frangos de corte. Manejo de poedeiras comerciais. Segurança do trabalho ligada às criações. Melhoramento genético. Principais doenças. Classificação, armazenagem e transporte de ovos. Transporte e abate de frangos de corte. Comercialização.

Referências básicas

ALBINO, L.F.T., TAVERNARI F.C. Produção e Manejo de Frangos de Corte. Ed. UFV. Viçosa - MG, 2008.
COTTA, T. Frango de corte: criação abate e comercialização. Viçosa - MG. Aprenda Fácil, 2003.
COTTA, T. Galinha: Produção de ovos. Viçosa - MG. Aprenda Fácil, 2002.

Referências complementares

ALBINO, L.F.T. et al. Criação de Frango e Galinha Caipira. Viçosa - MG. Ed. 2ª ed. Aprenda Fácil, 2005.
LANA, G. R. Q. Avicultura. Recife - PE: UFRPE, 2000.
MENDES, A.A, NAAS, I.A.,MACARI, M. Produção de frangos de corte. Campinas, FACTA, 2004.
REVOLLEDO, L., FERREIRA A. J. P. Patologia Aviária. Ed. Manole, 2008.
VALVERDE, C. C. Rações balanceadas para galinhas poedeiras. Viçosa-MG: Aprenda Fácil, 2001.

 

PLANO DE DISCIPLINA
CursoTÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO
Disciplina EQUIDEOCULTURA
CH Semanal2CH Total Código
Núcleo de FormaçãoNÚCLEO PROFISSIONAL PeríodoII
Objetivo geral
Conhecer as principais técnicas de criação e exploração racional dos equídeos.
Objetivos específicos
- Avaliar o andamento, aprumos e pelagens dos equídeos;
- Avaliar a idade dos equídeos através da análise da dentição;
- Identificar as principais raças de equídeos do Brasil;
- Conhecer aspectos relacionados ao manejo alimentar, sanitário e reprodutivo dos equídeos;
- Conhecer as instalações e equipamentos necessários para a criação de equídeos;
- Conhecer as técnicas de manejo utilizadas na doma racional e adestramento dos equídeos.
Ementa
Introdução à equideocultura. Ezognósia, aprumos e pelagens. Andamentos e dentição. Raças de equídeos criados no Brasil. Nutrição e alimentação. Manejo e instalações. Principais doenças. Doma e adestramento. Segurança do trabalho ligada às criações.
Referências básicas
CHAGAS, F.A. Manual prático de doma. 2ª ed. Rigel, 2006.
CINTRA, A.G.C. O cavalo: características, manejo e alimentação. São Paulo: Roca, 2011.
COSTA, H. E.C.; MANSO FILHO, H. C.; FERREIRA, L.M. C. Exterior e treinamento do cavalo. Imprensa Universitária, Recife: UFRPE, 2001.
Referências Complementares
HERMSEN, J. Enciclopédia dos cavalos. Lisboa: Livros e Livros, 2003.
MORRISO, F. B. Alimentos e Alimentação dos Animais. 8 ed. São Paulo: Editora Melhoramentos. 1995.
TARANTO, J. R. P. Eqüino: sangue e raça. Rio de Janeiro: Index, 1989.
TORRES, A.P.; JARDIM, W. R. Criação do cavalo e de outros eqüinos. 2 ed. São Paulo: Ed. Nobel,1992.
FRAPE, D. Nutrição e alimentação de equinos. 3.ed. São Paulo: Roca, 2008.
NANKERVIS, K; MILLS, D. Comportamento equino: princípios e prática. São Paulo: Roca, 2005.
TISSERAND, J. Alimentação prática de cavalos. São Paulo: Andrei, 2010.

 

PLANO DE DISCIPLINA
CursoTÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO
Disciplina ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
CH Semanal2CH Total Código
Núcleo de FormaçãoNÚCLEO PROFISSIONAL PeríodoIV
Objetivo geral
Discutir sobre montagem e funcionamento do sistema cooperativista e associativista, para o desenvolvimento econômico e social do agronegócio.
Objetivos específicos
- Reconhecer os valores, princípios e atitudes indispensáveis ao sucesso de um empreendimento coletivo;
- Conhecer o processo de constituição e organização do empreendimento coletivo;
- Orientar grupos organizados em torno de segmentos do agronegócio na legalização de empreendimentos coletivos.
Ementa
Associativismo e Cooperativismo. Os precursores do pensamento cooperativista. A sociedade e a Empresa cooperativa. Normas e Instruções de criação e funcionamento das cooperativas e associações.
Referências básicas
GAWLAK, Albino e RATZKE, Fabiane. Cooperativismo: Primeiras lições. São Paulo: Sescoop - 2004.
PINHO, Diva Benevides. O cooperativismo no Brasil: Da vertente pioneira à vertente solidária. São Paulo: Saraiva, 2003.
RODRIGUES, Roberto. Cooperativismo: Democracia e Paz. São Paulo: OCB, 2008.
Referências complementares
ALVES, Marco Antônio Pérez. Cooperativismo: Arte e ciência. São Paulo: Livraria Universitária de Direito, 2002.
FONSECA, Vitor Manoel arques da. No gozo dos Direitos civis. Rio de Janeiro: Muiraquitã, 2009.
MIRANDA, Adnré Branco de. Cooperativismo ao alcance de Todos. São Paulo: OCESP, 2006.
RIOS, Gilvando Sá Leitão. O que é cooperativismo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

 

PLANO DE DISCIPLINA
CursoTÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO
Disciplina BOVINOCULTURA
CH Semanal4CH Total 80 Código
Núcleo de FormaçãoNÚCLEO PROFISSIONAL PeríodoIV
Objetivo geral
Conhecer as técnicas de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário na bovinocultura de leite e corte, com o intuito de produzir carne e leite de qualidade, aliado às técnicas de melhoramento genético dos rebanhos.
Objetivos específicos
- Conhecer aspectos atuais da bovinocultura de corte e leite, no Brasil e em Rondônia;
- Diferenciar as raças e cruzamentos utilizados na bovinocultura de corte e leite;
- Utilizar técnicas de manejo de bovinos de corte, nas fases de cria, recria e engorda;
- Diferenciar aspectos característicos de bezerras, novilhas e vacas;
- Realizar práticas de higiene na ordenha de vacas leiteiras;
- Identificar as principais doenças dos bovinos, em diferentes sistemas de produção e suas formas de controle;
- Reconhecer a importância do manejo reprodutivo na produção de carne e leite;
- Desenvolver técnicas de melhoramento de bovinos de corte e leite.
Ementa:
Situação atual da bovinocultura de corte e leite. Principais raças e cruzamentos de bovinos de corte e leite. Manejo de bovinos de corte nas diferentes fases de criação. Produção de novilho precoce e superprecoce. Manejo de bezerras, novilhas e vacas leiteiras. Melhoramento genético aplicado à bovinocultura de corte e leite. Manejo alimentar de bovinos de corte e leite. Higiene na ordenha e qualidade do leite. Rendimento e qualidade da carcaça de bovinos de corte. Manejo reprodutivo e sanitário de bovinos. Principais doenças.
Referências básicas
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PIRES, Alexandre Vaz . Bovinocultura de corte Vol. II. 1. ed. Piracicaba: FEALQ, 2010. v. 1.
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SAMPAIO, A.O., FERREIRA, A.M., CRUZ FILHO, A.B. et al. Trabalhador na bovinocultura de leite: manual técnico. Belo Horizonte: SENAR-AR/MG / Embrapa, 2010.
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Referências complementares
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PEIXOTO, A.M., MOURA, J.C., DA SILVA, S.C., FARIA, V.P.. Produção animal em pastagens. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 20. Piracicaba. Anais ... Piracicaba: FEALQ/ESALQ, PEREIRA, J.C.C. Melhoramento genético aplicado à produção animal. Belo Horizonte, 1999.
PEREIRA, José Carlos. Vacas leiteiras: aspectos práticos na alimentação. Aprenda Fácil, 1999.
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