IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - MG

Notícia:   IFMG abre nove vagas para Professor nos campi Betim e Formiga

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

CAMPUS BETIM

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

EDITAL Nº. 004/2014

Avenida Professor Mário Werneck, 2590, Bairro Buritis - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP: 30.575-180
TEL.: (31) 25135209 / FAX: (31) 25135214 / e-mail: reitoria@ifmg.edu.br - www.ifmg.edu.br

MAGISTÉRIO

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS, nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, da Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008, do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de2009, do Decreto nº 7.312, de 22 de setembro de 2010, e demais regulamentações complementares, torna pública a abertura das inscrições do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, destinado à seleção de candidatos para provimento de cargo público de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com Dedicação Exclusiva, da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente deste Instituto Federal, Campus BETIM, conforme os dispositivos normativos do presente Edital e seus anexos - partes integrantes deste instrumento - que contém todas as informações pertinentes ao certame.

1. - CARGO: Professor de Ensino de Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D, Nível 101.

2. - REGIME DE TRABALHO:

2.1. Quarenta horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva - DE (Este regime de trabalho impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada).

2.2. Essas horas serão distribuídas para atendimento às aulas dos cursos diurno e noturno e tanto em aulas teóricas como em aulas práticas. O docente poderá atuar, conforme a necessidade da Instituição, nos cursos Superiores e Técnicos nas modalidades integrado, PROEJA, Programas de Formação Inicial e Continuada Subsequente, Concomitante, Desenvolvimento de aulas a serem utilizadas no Ensino a Distância (EaD) e atividade em gestão acadêmica. Lei 12.772 de 28 de dezembro de 2012.

3. - REMUNERAÇÃO:

Titulação

Regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais com Dedicação Exclusiva

Classe / Nível

Vencimento básico - VB (R$)

Retribuição por Titulação - RT (R$)

Auxílio alimentação (R$)

Total (R$)

Graduação

DI-1

3.594,57

-

373,00

3967,57

Aperfeiçoamento

272,46

4240,03

Especialização

496,08

4463,65

Mestrado

1.871,98

5839,55

Doutorado

4.455,20

8422,77

4. - REGIME JURÍDICO: Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (RJU).

5. - DO NÚMERO DE VAGAS

5.1. Estão abertas inscrições para vagas de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Classe D I, Nível 1, destinada à área indicada no ITEM 6, com sua respectiva vaga.

6. - DA DISTRIBUIÇÃO DA VAGA E DA TITULAÇÃO EXIGIDA:

7.

ÁREA

ÁREAS DE CONHECIMENTO

HABILITAÇÃO

VAGA

LOCAL DE TRABALHO

FÍSICA

- FÍSICA - CONTEÚDOS AFINS E PROJETOS; - DESENVOLVIMENTO DE AULAS A SER UTILIZADA NO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD).

Graduação de nível superior Bacharelado ou Licenciatura em FÍSICA.

2

BETIM

BIOLOGIA

- BIOLOGIA GERAL - MEIO AMBIENTE - BIOQUÍMICA - BIOTECNOLOGIA - MICROBIOLOGIA - TECNOLOGIA DE ALIMENTOS -ECOLOGIA; - BOTÂNICA; - CONTEÚDOS AFINS E PROJETOS; - DESENVOLVIMENTO DE AULAS A SER UTILIZADA NO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD).

Graduação de nível superior Bacharelado ou Licenciatura em BIOLOGIA ou em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

1

BETIM

GEOGRAFIA

- GEOGRAFIA - CONTEÚDOS AFINS E PROJETOS; - DESENVOLVIMENTO DE AULAS A SER UTILIZADA NO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD).

Graduação de nível superior Bacharelado ou Licenciatura em GEOGRAFIA.

1

BETIM

DESENHO

- DESENHO TÉCNICO; - DESENHO MECÂNICO; - DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR; - MODELAMENTO 3D; - GEOMETRIA DESCRITIVA; - CONTEÚDOS AFINS E PROJETOS; - DESENVOLVIMENTO DE AULAS A SER UTILIZADA NO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD).

Graduação de nível superior Bacharelado em ENGENHARIA MECÂNICA ou em Engenharia MECATRÔNICA ou em DESIGN DE PRODUTOS ou em DESENHO INDUSTRIAL

2

BETIM

INFORMÁTICA

- ALGORITMOS ESTRUTURADOS; - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO; - MONTAGEM DE COMPUTADORES; - HARDWARE; - REDES DE COMPUTADORES; - INFORMÁTICA BÁSICA; - CONTEÚDOS AFINS E PROJETOS; - DESENVOLVIMENTO DE AULAS A SER UTILIZADA NO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD).

Qualquer graduação em tecnologia ou bacharelado nas áreas de INFORMÁTICA, COMPUTAÇÃO OU ELETROELETRÔNICA.

2

BETIM

7. - DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO

7.1. O concurso objeto deste Edital será coordenado por uma Comissão Organizadora, designada por Portaria do Reitor deste Instituto Federal Minas Gerais.

8. - DAS INSCRIÇÕES:

8.1. Período: As inscrições estarão abertas, no período de 10 de janeiro de 2014 a 05 de fevereiro de 2014.

8.2. Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (cem reais).

8.3. A inscrição, exclusivamente via Internet, será efetuada no site www.ifmg.edu.br a partir de 9 horas do dia 10 de janeiro de 2013 até 23 horas e 59 minutos do dia 05 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

8.4. O pagamento da taxa de inscrição será efetuado via boleto bancário emitido no momento da inscrição, com data de vencimento do dia útil seguinte ao da realização da inscrição.

8.5. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008.

8.5.1 - Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

8.5.2 - A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, disponível, no período entre 9 horas do dia 10 de janeiro de 2014 até ás 23 horas e 59 minutos do dia 20 de janeiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico www.ifmg.edu.br, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

b) declaração de que atende à condição estabelecida na alínea "b" do subitem 8.5.1.

8.5.3 O IFMG consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

8.5.4 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

8.5.5 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma e o prazo estabelecidos no subitem 8.5.2.

8.5.6 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax ou via correio eletrônico.

8.5.7 Cada pedido de isenção será analisado e julgado pelo Órgão Gestor do CadÚnico.

8.5.8 A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 24 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.ifmg.edu.br.

8.5.9 Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no concurso, acessar o endereço eletrônico www.ifmg.edu.bre imprimir o documento de arrecadação para pagamento até o dia 06 de fevereiro de 2014, conforme procedimentos descritos neste edital.

8.5.10 O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecidos no subitem anterior estará automaticamente eliminado do concurso público.

8.6. Dos procedimentos:

8.6.1 - O candidato deverá especificar na ficha de inscrição o cargo e a área a que concorre, bem como os números dos documentos de Identidade e do CPF cujos dados, dentre outros, são de preenchimento obrigatório.

8.6.1.1 - São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), passaporte, carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei, como Identidade, CNH e Carteira de Trabalho.

8.6.2 - O candidato declarará que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do concurso, bem como os exigidos para a investidura no cargo escolhido pelo mesmo, ao confirmar a inscrição via internet.

8.6.3 - No caso de candidato com necessidades especiais, este deverá preencher o requerimento próprio (ANEXO IV) e entregar na Diretoria de Gestão de Pessoas/Reitoria/IFMG -juntamente Laudo Médico com CID até o dia 05 de fevereiro de 2014.

8.6.4 - Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A Instituição não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorreto ou incompleto fornecido pelo candidato.

8.6.5 - A inscrição somente será acatada após a confirmação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição, dentro do prazo estabelecido nos itens 8.3 e 8.4.

8.6.6 - Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo as condições previstas nos itens 8.3 e 8.4.

8.6.7 - Após a realização da inscrição não serão aceitos em hipótese alguma, alteração de cargo ou área a qual se inscreveu.

8.6.8 - A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída.

8.6.9 - O IFMG não se responsabiliza por solicitações de inscrição via internet não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

9. - DO CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

9.1. As pessoas portadoras de deficiência, amparadas pelo artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, e pelo artigo 5º, § 2º, da Lei nº 8.112/90, concorrerão, nos termos do presente edital, em igualdade de condições com os demais candidatos.

9.2. Havendo a autorização de novas vagas, durante a validade do presente certame, aos candidatos portadores de deficiência será reservado 5% (cinco por cento) do total de vagas, conforme Decreto n.º 3.298/99, alterado pelo Decreto n.º 5.296/2004.

9.3. O candidato portador de deficiência deverá preencher o requerimento próprio (Anexo IV) e enviá-lo à Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria (Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590. Bairro Buritis. Belo Horizonte. CEP 30575-180. Estado de Minas Gerais)com o Laudo Médico especificando o CID.

9.4. Os candidatos alcançados pelo citado dispositivo legal deverão declarar, quando da inscrição, serem portadores de deficiência, informar o código CID e submetendo-se, quando convocados, à perícia médica por junta médica oficial que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não e o grau de deficiência que o capacite ou não para o exercício do cargo.

10. - DO PROCESSO SELETIVO:

10.1. O processo seletivo será realizadas com provas distintas e constituídas de:

a) Uma PROVA OBJETIVA (Eliminatória e Classificatória);

b) Uma PROVA ESCRITA, de Conhecimentos Específicos da ÁREA (Eliminatória e Classificatória);

c) Uma PROVA PRÁTICA (Eliminatória e Classificatória); Somente para os cargos de DESENHO e INFORMÁTICA;

d) Uma PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO (Eliminatória e Classificatória);

e) Uma PROVA ORAL (Eliminatória e Classificatória);

f) Uma PROVA TÍTULOS (Classificatória).

CARGO

TIPO DE AVALIAÇÃO

DATA

HORÁRIO INICIAL

TIPO

PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

PROVA ESCRITA

16/02/2014

8 horas

Eliminatória e Classificatória

PROVA OBJETIVA

16/02/2014

14 horas

Eliminatória e Classificatória

PROVA PRÁTICA

Divulgada juntamente com o resultado da PROVA ESCRITA.

A confirmar

Eliminatória e Classificatória

PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Divulgada juntamente com o resultado das PROVAS PRÁTICA E/OU ESCRITA

A confirmar

Eliminatória e Classificatória

PROVA ORAL

Divulgada juntamente com o resultado das PROVAS PRÁTICA E/OU ESCRITA

A confirmar

Eliminatória e Classificatória

PROVA DE TÍTULOS

Divulgada juntamente com o resultado das PROVAS PRÁTICA E/OU ESCRITA

A confirmar

Classificatória

10.2. Todas as Provas serão atribuídos pontos de 0 (zero) a 100 (cem), a cada uma, levando-se em consideração os décimos.

10.3. A elaboração da PROVA OBJETIVA, PROVA ESCRITA, PROVA PRÁTICA, e suas correções, e as avaliações das PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO, ORAL e de TÍTULOS serão de competência e responsabilidade exclusiva da Banca Examinadora, constituída por profissionais do IFMG e de outras instituições.

10.4. A formação da Banca Examinadora será orientada pela Comissão Organizadora do Concurso.

10.5. A Banca Examinadora acima indicada será constituída de 5 (cinco) membros, incluído 1 (um) membro da Área Pedagógica, 1 (um) membro da equipe de desenvolvimento de Ensino a Distância EaD e 1 (um) membro de outras Instituições de Ensino.

10.6. Em obediência ao Decreto Federal 6.944/09 as PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO e ORAL serão gravadas.

10.7. As PROVAS OBJETIVAS, ESCRITA e PRÁTICA, antes de sua correção pela Banca Examinadora, serão desidentificadas pela Comissão Organizadora do Concurso.

10.8. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala de prova somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local simultaneamente e devem fazê-lo após a assinatura da ata de sala.

11. - DA PROVA OBJETIVA:

11.1. Esta prova será realizada no dia 16 de fevereiro de 2014 (domingo) em local a ser determinado pela comissão do concurso. A PROVA OBJETIVA ocorrerá no período da tarde.

11.2. A PROVA OBJETIVA compreenderá questões do tipo múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada uma, com uma única correta, no valor de 2 pontos cada questão sobre os conteúdos do programa (Anexo I) e terá duração máxima de 4 (quatro) horas improrrogáveis tendo um valor de 100 (cem) pontos.

PROVA OBJETIVA

QUANTIDADE DE QUESTÕES

MÍNIMO PARA APROVAÇÃO

LEGISLAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

15 QUESTÕES

6 QUESTÕES

INFORMÁTICA BÁSICA

15 QUESTÕES

6 QUESTÕES

QUESTÕES ESPECÍFICAS DA ÁREA

20 QUESTÕES

8 QUESTÕES

TOTAL

50 QUESTÕES

 

11.3. A PROVA OBJETIVA deverá ser escrita, na folha de respostas (gabarito), com caneta esferográfica azul ou preta. Sendo que às provas respondidas a lápis ou a caneta de outra cor serão atribuídas a nota 0 (zero).

11.4. Os candidatos somente poderão se retirar do local da PROVA OBJETIVA após uma hora de seu início.

11.5. Será reprovado e eliminado do processo seletivo, se nessa prova, o candidato obtiver menos de 60 (sessenta) pontos na soma simples das questões e não obtiver também o mínimo de 40 (quarenta) por cento das notas de cada Tópico, ou seja, 6 (seis) questões de Legislação do Serviço Público Federal, 6 (seis) questões de Informática e 8 (oito) questões específicas da área.

11.6. A ordem de classificação dos candidatos irá se der pelas notas decrescentes do total de pontos obtidos da PROVA OBJETIVA.

11.7. Os candidatos somente poderão se retirar do local com o caderno da PROVA OBJETIVA após três horas de seu início.

11.8. O resultado com a classificação dos aprovados, dos desclassificados e dos eliminados na PROVA OBJETIVA será publicado no portal (www.ifmg.edu.br), a partir 17 horas do dia 21/02/2014.

12. - DA PROVA ESCRITA:

12.1. Esta prova será realizada no dia 16 de fevereiro de 2014 (domingo) em local a ser determinado pela comissão do concurso. A PROVA ESCRITA ocorrerá no período da manhã.

12.2. A PROVA ESCRITA será composta de 10 (dez) questões dissertativas, sendo que cada questão valerá 10 (dez) pontos, podendo ser subdividida em subitens, totalizando 100 (cem) pontos. Esta prova compreenderá uma questão de cada ÁREA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Anexo I).

12.3. Será aprovado, nessa prova, o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

12.4. Somente serão corrigidas as questões da PROVA ESCRITA dos 10 (dez) primeiros candidatos classificados na PROVA OBJETIVA para os cargos de GEOGRAFIA e BIOLOGIA.

12.5. Em caso de empate na 10ª (décima) classificação, para os cargos de GEOGRAFIA e BIOLOGIA, todos os candidatos incluídos nessa situação terão suas provas escritas corrigidas.

12.6. Somente serão corrigidas as questões da PROVA ESCRITA dos 15 (quinze) primeiros candidatos classificados na PROVA OBJETIVA para os cargos de FÍSICA, DESENHO e INFORMÁTICA.

12.7. Em caso de empate na 15ª (décima quinta) classificação, para os cargos de FÍSICA, DESENHO e INFORMÁTICA, todos os candidatos incluídos nessa situação terão suas provas escritas corrigidas.

12.8. Os candidatos aprovados na PROVA OBJETIVA, mas que não se enquadrarem entre os primeiros colocados dos itens 12.4 e 12.6, estarão desclassificados e serão eliminados do processo seletivo mesmo que sua nota seja igual ou superior ao mínimo exigido.

12.9. A PROVA ESCRITA deverá ser escrita com caneta esferográfica azul ou preta. Sendo que as questões respondidas a lápis ou a caneta de outra cor serão atribuídas a nota 0 (zero).

12.10. O candidato terá que escrever seu nome na PROVA ESCRITA, somente na "Folha de Rosto". Não poderá fazer qualquer marca ou registro que possa identificá-lo. Caso não obedeça tal procedimento, o candidato será automaticamente eliminado.

12.11. Os candidatos somente poderão se retirar do local da PROVA ESCRITA após uma hora de seu início.

12.12. O resultado com a classificação dos aprovados e dos eliminados na PROVA ESCRITA será publicado no portal (www.ifmg.edu.br), a partir do dia 25/02/2014, juntamente com a convocação para a PROVA PRÁTICA para os cargos de DESENHO e INFORMÁTICA e PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO para os cargos de FÍSICA, GEOGRAFIA E BIOLOGIA.

13. - DA PROVA PRÁTICA:

13.1. A data de realização desta prova será divulgada com o resultado da PROVA ESCRITA. A prova ocorrerá em dia a ser divulgado a partir do dia 05/03/2014 na cidade de Betim ou região, somente para os cargos de DESENHO e INFORMÁTICA.

13.2. A PROVA PRÁTICA será realizada em bancada de laboratório e em computador do IFMG na Cidade de BETIM ou região, sobre conteúdos de acordo com o programa do Anexo I deste Edital.

13.3. A duração máxima desta prova com suas instruções são apresentadas no ANEXO I tendo um valor de 100 (cem) pontos.

13.4. Os candidatos somente poderão se retirar do local da PROVA PRÁTICA após uma hora de seu início.

13.5. Será aprovado, nessa prova, o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

13.6. As respostas da PROVA PRÁTICA deverão ser entregues gravadas em mídia ótica e/ou impressas se necessário; antes de sua correção pela Banca Examinadora, esta será desidentificada pela Comissão Organizadora do Concurso.

13.7. O candidato terá que escrever seu nome na PROVA PRÁTICA somente na "Folha de Rosto". Não poderá fazer qualquer marca ou registro que possa ser identificado. Caso não obedeça tal procedimento ele será automaticamente desclassificado.

13.8. O resultado da PROVA PRÁTICA será publicado no Portal do IFMG (www.ifmg.edu.br), a partir do dia 10 de março de 2014, juntamente com a convocação da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO e ORAL.

14. - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO:

14.1. A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO será prestada somente pelos candidatos de DESENHO e INFORMÁTICA que forem aprovados na PROVA PRÁTICA e somente pelos candidatos de FÍSICA, BIOLOGIA e GEOGRAFIA que forem aprovados na PROVA ESCRITA. A data, o horário e o local das PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO serão divulgados posteriormente.

14.2. As provas de Desempenho Didático ocorrerão a partir do dia 06/03/2013 para os cargos de FÍSICA, BIOLOGIA e GEOGRAFIA e a partir do dia 10/03/2014 para os cargos de DESENHO e INFORMÁTICA.

14.3. A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO constituirá de uma aula com duração máxima de 45 (quarenta e cinco) minutos e mínima de 40 (quarenta minutos), perante a Banca Examinadora e terá um valor de 100 (cem) pontos, em nível de ensino médio.

14.4. Será aprovado nessa prova o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

14.5. O tema da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO será único para todos os candidatos de mesma área de conhecimento, extraído do programa que compõe o Anexo I do mesmo presente Edital e será sorteado 24 horas antes do dia desta no prédio da reitoria do IFMG (Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590. Bairro Buritis. Belo Horizonte. CEP 30575-180. Estado de Minas Gerais). Esse sorteio será feito na presença de um dos membros da Banca Examinadora, juntamente com os candidatos convocados, e seu resultado registrado em ata circunstanciada.

14.6. A não observância do tempo estipulado de acordo com o anexo I e II para duração da aula implicará em nota 0 (zero) pontos ao candidato. O candidato deverá no dia da prova de desempenho: trazer 5 cópias do plano de aula sobre o tema sorteado, expor no máximo 40% do tempo (16 minutos) previsto utilizando projetores eletrônicos. Não será fornecido computador ao candidato.

14.7. A ordem de apresentação da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO será feita por sorteio e ocorrerá no mesmo dia e horário do sorteio do tema da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO. O candidato poderá ser representado no sorteio por procurador, sendo que a procuração deverá ser devidamente autenticada em cartório.

14.8. A relação contendo a ordem e os horários para as apresentações dos candidatos à PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO serão publicados na portaria da reitoria do IFMG logo após o sorteio e no site do IFMG.

14.9. Na avaliação da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO serão considerados os critérios constantes do Anexo II.

14.10. Ao término da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO, cada membro da Banca Examinadora atribuirá ao candidato uma nota de 0 (zero) a 100 (cem).

14.11. A nota final da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO será a média aritmética das notas conferidas pelos examinadores. Antes de calcular tal nota - e quando for o caso - a Banca Examinadora deverá adotar medidas, no sentido de evitar que notas discrepantes em relação às dadas pela maioria dos avaliadores, contribuam para aprovação ou reprovação do candidato.

14.12. O resultado da PROVA DESEMPENHO DIDÁTICO será publicado no Portal do IFMG (www.ifmg.edu.br), a partir do dia 12 de março de 2014.

15. - DA PROVA ORAL

15.1. O candidato convocado para PROVA DESEMPENHO DIDÁTICO prestará PROVA ORAL.

15.2. A PROVA ORAL será aplicada logo após a PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO.

15.3. O tempo de duração da PROVA ORAL será, no máximo, de 30 minutos.

15.4. A PROVA ORAL será constituída por no máximo duas arguições feitas por cada membro da área técnica da Banca Examinadora e terá um valor total de 100 (cem) pontos.

15.5. Cada membro da área técnica da Banca Examinadora fará uma pergunta a respeito da apresentação feita pelo candidato na PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO e outra pergunta sobre assunto comum a todos os candidatos.

15.6. Será aprovado nessa prova o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

15.7. A nota final da PROVA ORAL será somatória das notas conferidas pelos examinadores da área técnica, distribuídas em 25,0 pontos para cada examinador. Antes de calcular tal nota - e quando for o caso - os examinadores técnicos da banca examinadora deverão adotar medidas, no sentido de evitar que notas discrepantes em relação às dadas pela maioria dos avaliadores, contribuam para aprovação ou reprovação do candidato.

15.8. Na avaliação da PROVA ORAL serão considerados os critérios constantes do Anexo III.

15.9. O resultado da PROVA ORAL será publicado no Portal do IFMG (www.ifmg.edu.br), a partir do dia 12 de março de 2014.

16. - DA PROVA DE TÍTULOS

16.1. Todos os candidatos convocados para PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO prestarão PROVA DE TÍTULOS.

16.2. Os títulos abaixo discriminados deverão ser entregues, pelo candidato, à Banca Examinadora, em dia e local a ser confirmado.

16.3. A documentação mencionada deverá ser entregue em duas vias (uma original e outra cópia).

16.4. A documentação acima mencionada será conferida e assinada por um membro da Banca Examinadora. Os originais serão devolvidos ao candidato, após conferência.

16.5. A Avaliação dos Títulos será feita pela respectiva Banca Examinadora.

16.6. Na Avaliação de Títulos, serão considerados os itens do Anexo V.

16.7. O resultado da PROVA DE TÍTULOS será publicado no Portal do IFMG (www.ifmg.edu.br), a partir do dia 12 de março de 2014.

17. - DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

17.1. O candidato deverá cumprir todo o cronograma estabelecido, comparecendo aos locais, nas datas e horários conforme estabelecidos nesse Edital.

17.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para cada prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em relação ao horário previsto para o início dos trabalhos, munido do comprovante de pagamento da inscrição (INDISPENSÁVEL) e documento oficial de identidade (INDISPENSÁVEL), de caneta esferográfica (AZUL ou PRETA), lápis, borracha, calculadora científica não programável e não alfa-numérica (não poderá usar a calculadora do celular ou calculadora do relógio digital).

17.3. No recinto de provas não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou outros aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). Caso o candidato leve arma ou qualquer aparelho eletrônico deverá depositá-lo na Coordenação, exceto no caso da calculadora e do telefone celular que deverá ser desligado e poderá ser depositado junto à mesa de fiscalização até o final das provas. O descumprimento desta determinação implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.

17.4. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, um dos documentos relacionados no item 8.6.1.1, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo, trinta dias.

17.5. Para a realização da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO, o candidato deverá comparecer ao local especificado na convocação, com antecedência mínima de 50 (cinquenta) minutos em relação ao horário previsto, munido de todos os materiais e equipamentos didáticos necessários em sua prova.

17.6. Após o início da PROVA ESCRITA, OBJETIVA E PRÁTICA, não será permitido, em hipótese alguma, ao candidato retardatário, o ingresso ao local, onde a mesma esteja sendo realizada.

17.7. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para quaisquer das provas que compõem esse processo seletivo.

17.8. Será excluído do Concurso o candidato que não comparecer em uma das provas que compõem esse processo seletivo.

17.9. As PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO, ORAL e TÍTULOS ocorrerão no mesmo dia.

18. - DO RESULTADO FINAL

18.1. O resultado de todas as provas será divulgado no Portal (www.ifmg.edu.br).

18.2. O resultado final obtido pelos candidatos para os cargos de DESENHO e INFORMÁTICA serão a média ponderada das notas obtidas nas Provas: OBJETIVA, ESCRITA, PRÁTICA, DESEMPENHO DIDÁTICO, ORAL e de TÍTULOS obedecendo aos pesos 1 (um), 3 (três), 3 (três), 5 (cinco), 2 (dois) e 2 (dois) respectivamente, incluindo os décimos.

18.3. O resultado final obtido pelos candidatos para os cargos de FÍSICA, GEOGRAFIA e BIOLOGIA serão a média ponderada das notas obtidas nas Provas: OBJETIVA, ESCRITA, DESEMPENHO DIDÁTICO, ORAL e de TÍTULOS obedecendo aos pesos 1 (um), 3 (três), 5 (cinco), 2 (dois) e 2 (dois) respectivamente, incluindo os décimos.

18.4. A CLASSIFICAÇÃO FINAL no concurso será publicada no Portal (www.ifmg.edu.br) e se fará na ordem decrescente do total de pontos obtidos.

18.5. Para efeito de nomeação será publicado no Diário Oficial da União a classificação dos candidatos, para cada área, obedecendo à ordem de classificação.

18.6. O resultado final do concurso respeitará o disposto no artigo 16, § 1º do Decreto Federal 6.944/09, ou seja, os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do referido Decreto, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados e eliminados no concurso público.

QUANTIDADE DE VAGAS PREVISTAS NO EDITAL POR ÁREA

NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

1

5

2

9

19. - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

19.1. Em caso de empate na nota final, terá preferência, para efeito de CLASSIFICAÇÃO FINAL, sucessivamente, o candidato que:

a) Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso público, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

b) Obtiver o maior número de pontos na PROVA DESEMPENHO DIDÁTICO;

c) Obtiver o maior número de pontos na PROVA ESCRITA;

d) Obtiver o maior número de pontos na PROVA PRÁTICA (se houver);

e) Obtiver o maior número de pontos na PROVA ORAL;

f) Obtiver o maior número de pontos na PROVA DE TÍTULOS;

g) For o de maior idade.

20. - DOS RECURSOS

20.1. Os candidatos que desejarem poderá entrar com recurso do gabarito preliminar da prova OBJETIVA no prazo de dois dias úteis a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado.

20.2. Os recursos do gabarito preliminar da prova OBJETIVA, devidamente fundamentados, deverão ser dirigidos: Pessoalmente, por SEDEX ou E-MAIL, ao Presidente da Comissão Organizadora do Concurso e encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria (Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590. Bairro Buritis. Belo Horizonte. CEP 30575-180. Estado de Minas Gerais).

20.3. Os candidatos que desejarem poderão ter vista da sua PROVA ESCRITA e PRÁTICA no prazo de dois dias úteis a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado.

20.4. O pedido de vista deverá ser dirigido: Pessoalmente ou E-MAIL, ao Presidente da Comissão Organizadora do Concurso e encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria (Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590, Bairro Buritis, Belo Horizonte. CEP 30575-180. Estado de Minas Gerais).

20.5. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado da PROVA TÍTULOS disporá de dois dias úteis para fazê-lo a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado.

20.6. Os recursos contra o resultado da PROVA DE TÍTULOS, devidamente fundamentados, deverão ser dirigidos, Pessoalmente, por SEDEX ou E-MAIL, ao Presidente da Comissão Organizadora do Concurso e encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas- Reitoria (Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590. Bairro Buritis. Belo Horizonte. CEP 30575-180. Estado de Minas Gerais).

20.7. Não será aceito recurso via fax, ou ainda, fora do prazo.

20.8. Recursos deverão ser um por questão e preenchidos utilizando o modelo em anexo VI.

20.9. Os recursos enviados por E-MAIL deverão ser convertidos no formato em PDF (ADOBE Portable Document Format). Devendo ser enviado pelo próprio E-MAIL de inscrição do candidato para concursos@ifmg.edu.br, E-MAILS recebidos que não seja do candidato, sem anexos ou expostos de maneira diferente serão preliminarmente indeferidos.

20.10. Recursos sem referencias bibliográficas e sem cópias das páginas scanneadas serão preliminarmente indeferidos.

20.11. Versão editável em processador de texto do Anexo VI estará disponível na página do IFMG.

20.12. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos e recursos de recursos.

20.13. Os recursos interpostos fora do prazo serão preliminarmente indeferidos.

20.14. Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.

21. - DA VALIDADE

21.1. O concurso será válido por 01 (um) ano a contar da data de publicação da homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogável por igual período.

21.2. Este concurso poderá ser aproveitado por qualquer outra Instituição de Ensino Público Federal.

22. - DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO

22.1. O candidato aprovado neste Concurso Público será nomeado de acordo com a classificação final obtida, considerando a legislação pertinente, e as vagas existentes ou que vierem a existir, para o cargo de Professor da Carreira do Magistério, do Quadro Permanente do Instituto Federal Minas Gerais e na área indicada neste Edital.

22.2. Para o ato da nomeação, o candidato entregará a Diretoria de Gestão de Pessoas/Reitoria os documentos necessários, conforme o exigido pela Legislação vigente.

23. - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

23.1. Os candidatos aprovados neste Concurso Público serão nomeados, de acordo com a classificação final obtida para cada um dos cargos, objetos deste concurso, considerando a legislação pertinente, e a(s) vaga(s) existente(s) ou que vierem a existir, para os cargos de PROFESSOR DE ENSINO DE BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, CLASSE D, NÍVEL 101, do Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

23.2. Ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado.

23.3. Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

23.4. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

23.5. Não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

23.6. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

23.7. Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.

23.8. Possuir a escolaridade exigida para o cargo e registro no Conselho competente, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e demais exigências de habilitação para o exercício do cargo (quando for o caso).

23.9. Para o ato da nomeação, o candidato entregará à Diretoria de Gestão de Pessoas/ Reitoria os documentos necessários, conforme o exigido pela Legislação vigente.

24. - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

24.1. A candidata que tiver a necessidade de amamentar durante a aplicação das provas deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado e diferente do local onde a prova estiver sendo realizada. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, sem a presença do acompanhante, além de não ser dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de prova perdido com a amamentação. A ausência do acompanhante para a guarda da criança impossibilitará a candidata de realizar as provas.

24.2. A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará na eliminação sumária do candidato. Serão declaradas nulas, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

24.3. Será excluído do Concurso, por Ato do Presidente da Comissão Organizadora, o candidato que:

24.3.1 - Torna-se culpado de incorreções ou descortesia para com qualquer um dos examinadores, executores, seus auxiliares e autoridades presentes, bem como para com os seus concorrentes, durante a realização do Concurso.

24.3.2 - Durante a realização da PROVA ESCRITA, PROVA OBJETIVA e PROVA PRÁTICA, for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros, notas ou impressos, ressalvados os legalmente permitidos.

24.4. A classificação no Concurso Público não assegura ao candidato aprovado o direito ao ingresso automático na carreira, mas, apenas, a expectativa de nela ser admitido. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes.

24.5. O candidato classificado será convocado para a nomeação por telegrama, para o endereço constante da Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, caso não aceite a nomeação. O não pronunciamento do candidato, no prazo de 3 (três) dias, após sua convocação, permitirá ao IFMG tomar as providências previstas em legislação.

24.6. O candidato convocado deverá entregar, dentre os documentos exigidos pela DGP, uma Declaração de Não Acumulação de Cargos/Empregos Públicos e de não possuir outra atividade remunerada, pública ou privada. Deverá entregar também uma Declaração de Bens.

24.7. O candidato é o único responsável pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição. Feita a inscrição, não serão permitidas alterações.

24.8. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no processo seletivo, valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial da União.

24.9. A inscrição ao Concurso implica, desde a data da inscrição, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus Anexos, partes integrantes do mesmo, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.

24.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.

Belo Horizonte, 09 de janeiro de 2014.

Professor CAIO MÁRIO BUENO SILVA
Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

MAGISTÉRIO

ANEXO I

NORMAS REFERENTES À PROVA OBJETIVA, ESCRITA, PRÁTICA, ORAL E DESEMPENHO DIDÁTICO COMUM A TODOS OS CANDIDATOS.

PROVA OBJETIVA: Não será permitido o uso de calcluladora científica. São 50 questões de múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada uma possuindo uma única resposta.

PROVA ESCRITA: Será permitido o uso de calcluladora científica que não seja programável e não seja alfa-numérica tipo agenda. O candidato é reponsável pela correta escolha da mesma. No dia da PROVA ESCRITA todas as calculadoras de todos os candidatos poderão ser auditados antes do começo da prova por membros da comissão do concurso. As calculdoras que não atenderem os requisitos acima descritos não poderão ser utilizadas e serão recolhidas até o final da prova. É expressamente proibido a troca de calculadoras entre os candidatos durante a PROVA ESCRITA. O candidato sem calculadora poderá executar a prova.

Exemplos de modelos de calculadoras homologadas e validadas pela comissão do concurso: HP-9S, HP-10S, CASIO FX-82, CASIO Fx991, SHARP EL-501W-BK, SHARP EL531WBBK, Kenko KK-105, Kenko KK-82LB, Kenko KK-90ms, Fraction Classe CLA­82LP, Citizen Spr-145, Elgin SC396 e similares.

PROVA PRÁTICA: Será feita utilizando computador e/ou em bancada de laboratório com relatório da prática. O candidato deverá obrigatoriamente gravar o seu trabalho em CD-ROM fornecido pela comissão do concurso antes da execução da PROVA PRÁTICA e/ou imprimir se necessário a prova. Para essa gravação, o candidato poderá utilizar o sistema de gravação do Sistema Operacional Windows 7 ou o software NERO. Em hipótese alguma será permitido o uso de outras mídias. À comissão organizadora não auxiliará o candidato na atividade de gravação da prova no CD-ROM ou impressão de arquivos. O candidato torna-se o único responsável pela gravação do conteúdo da prova no CD-ROM entregue à comissão para correção.

PROVA DESEMPENHO DIDÁTICO: Será sorteado um tema dentre os conteúdos, 24 horas antes do dia da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO, na presença dos candidatos convocados presentes e por membros da banca examinadora. Para essa aula, o candidato terá à sua disposição: quadro negro ou branco, giz ou pincel de várias cores, tela de projeçăo, projetor multimídia, régua, esquadro e compasso. O candidato deverá no dia da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO: trazer 5 cópias do plano de aula sobre o tema sorteado, expor no máximo 40% do tempo (16 minutos) previsto utilizando projetores eletrônicos, bem como demonstrar domínio de softwares especificos, e fazer simulações, se necessário. A aula expositiva deverá ser em nível de ensino médio. Não será fornecido computador ao candidato.

PROVA ORAL: A PROVA ORAL será realizada logo após a PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO. Esta prova constituirá de arguições feitas pelos membros da área técnica da banca examinadora ao candidato. As perguntas que serão feitas, são questões variadas, dentro conteúdo da área em avaliação. Inclusive com aplicação a sistemas de ensino a distância ou educação off-line, e formuladas de acordo com cada área de conhecimento. Serão no máximo duas perguntas formuladas: uma comum a todos a candidatos e outra a respeito da apresentação da PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO. O candidato deverá responder imediatamente as perguntas e com objetividade.

CARGO: TODOS

LEGISLAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL (PROVA OBJETIVA)

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com alterações resultantes da Lei 8.883, de 08 de junho de 1994 e da Lei 9.648, de 27 de maio de 1998. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 jun 1993.

Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, seu anexo e alterações - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências e suas alterações posteriores até a publicação desse edital.

Decreto nº 186, 2008. Aprovação do texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.

Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas alterações - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Decreto Nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Define Lei das cotas de vestibular.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA

O texto integral das Leis e Decretos indicados pode ser obtido através do sítio da Presidência da República:

www.presidencia.gov.br.
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm
www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm
www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Congresso/DLG/DLG-186-2008.htm
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

NOÇÕES E CONCEITOS DE INFORMÁTICA (PROVA OBJETIVA)

Sistema operacional Windows 7: Conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos. Hardware: Periféricos, unidades de entrada e saída, USB, Interação homem máquina componentes básicos de um computador. Navegação Internet: conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Uso de correio eletrônico, preparo de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Pacote MICROSOFT OFFICE 2010: Processador de texto WORD, estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, Geração de arquivos PDF, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Planilha Eletrônica com EXCEL, estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Apresentação de slides com POWERPOINT, arquivos de áudio, vídeo e imagens.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA

VELLOSO, F.C. Informática: conceitos básicos. Rio de Janeiro: Campos, 2007. SOUSA, Sérgio. Microsoft Office 2010: para todos nós. Rio de Janeiro: FCA, 2011.

TELLES, Reynaldo.Descomplicando o Windows 7 e o Microsoft Office 2007 e 2010 para Concursos: Teoria, Prática e Questões. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

NOÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA (PROVA ESCRITA)

Aspecto ideológico e sistemático do ensino a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA); O professor como mediador na EaD; Perspectivas atuais do ensino a distância; Conhecimentos em software plataformas LMS (Learning management system) existentes do mercado; MOODLE 2.3; ambientes digitais de aprendizagem; educação On-line; educação Off-line, padrão SCORM.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA

CASTILHO, RICARDO Ensino a Distância - Ead - Interatividade e Método- Editora: Atlas PÁGINAS NA INTERNET

(www.portaleducacao.com.br; www.adlnet.org; www.moddle.org; www.scorm.org).

ÁREA: FÍSICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA E OBJETIVA:

1. Mecânica: relação entre força e movimento. Movimentos retilíneos e circulares. As leis de Newton. Lei da conservação da quantidade de movimento. Momento linear e conservação do momento linear. Momento angular e conservação do momento angular.

2. Hidrostática e Gravitação. Pressão em Líquidos. Teorema de Stevin. Princípio de Pascal. Pressão hidráulica. Princípio de Arquimedes. Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico. As leis de Kepler. Lei da Gravitação Universal. Movimento de Satélites. Variações da aceleração da gravidade.

3. Trabalho e Potência. Conservação da energia mecânica. Quantidade de Movimento e Impulso. Estática dos Corpos Rígidos. Estática dos Fluidos.

4. Termologia: Termometria. Dilatação de Sólidos e Líquidos. Calorimetria. Mudanças de fase. Teoria Cinética dos Gases. As Leis da Termodinâmica. Máquinas térmicas e ciclo de Carnot.

5. Óptica: Princípios da Óptica Geométrica. Leis da Reflexão. Espelhos planos e esféricos. Refração da Luz. Lentes esféricas. Instrumentos ópticos. Difração e interferência.

6. Oscilações e Ondas: Movimento ondulatório. Oscilações. Ondas eletromagnéticas. Ondas Sonoras. Propriedade das ondas: Princípio da superposição, reflexão, refração, interferência, difração, polarização. Ondas estacionárias e ressonância.

7. Eletricidade: Eletrização. Força Elétrica. Campo Elétrico. Potencial Elétrico. Capacitância. Corrente elétrica. Resistência elétrica. Aparelhos de medição elétrica. Geradores e receptores elétricos. Circuitos elétricos e Leis de Kirchhoff.

8. Eletromagnetismo: Campo Magnético. Força Magnética. Indução eletromagnética: lei de Faraday e Lei de Lenz. Corrente Alternada. Fluxo Magnético. Geradores e instrumentos eletromagnéticos.

9. Teoria da Relatividade e Mecânica Quântica: as coordenadas do espaço-tempo, a relatividade galileana. Os postulados da Teoria da Relatividade Especial ou Restrita. Os raios X e a radioatividade: Radiação térmica, radiação de um copo negro, espectro de radiação. O quantum de ação de planck. O efeito Fotoelétrico. Modelos Atômicos de Thomson, Rutherford e Bohr. O espectro do átomo de hidrogênio. O Princípio da incerteza. Partículas elementares. Fissão e fusão nuclear. Efeitos Biológicos da radiação.

10. Noções e conceitos de ensino a distância.

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Aplicações dos Princípios de Dinâmica

2. Teorema de Stevin

3. Conservação da Energia Mecânica

4. Aplicações das Leis da Termodinâmica

5. Instrumentos ópticos.

6. Rede de Refração.

7. Leis de Kirchhoff.

8. Geradores e receptores elétricos.

9. Campo Magnético

10. O efeito Fotoelétrico

ÁREA: GEOGRAFIA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA E OBJETIVA:

1. Coordenadas geográficas e os movimentos da Terra; Cartografia na sala de aula.

2. Geologia, Princípios da Geologia aplicados ao Brasil, Geomorfologia; os domínios morfo climáticos brasileiros (clima, vegetação e relevo).

3. Os grandes biomas mundiais; Pedologia; Quadro natural do Brasil e devastação florestal ao longo do tempo.

4. Características dos processos produtivos atuais; Os setores da economia.

5. Demografia e urbanização; O Impacto da indústria na modelagem do espaço geográfico; A modernização da agricultura, movimentos sociais e conflitos agrários no campo; Tecnologia e a infraestrutura de comunicações.

6. Mudança climática global e a nova economia.

7. Produção e consumo de fontes de energia.

8. Os paradigmas da geografia e o debate sociedade e natureza, região e regionalização do espaço brasileiro.

9. Espaço, paisagem, lugar, região e território; a geografia na sala de aula.

10. Noções e conceitos de ensino a distância.

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Cartografia na sala de aula.

2. Conceitos geográficos (espaço, paisagem, lugar, região e território).

3. Quadro natural do Brasil e devastação florestal ao longo do tempo em nosso país.

4. O impacto da indústria na modelagem do espaço geográfico brasileiro.

5. Região e regionalização do espaço brasileiro.

6. Transformações no espaço agrário brasileiro no século XX.

7. Movimentos sociais e conflitos agrários no campo.

8. Clima, variabilidade climática e mudanças climáticas globais.

9. Aspectos geológicos e geomorfológicos do Brasil.

10. Recursos hídricos, hidroelétricos e o Meio Ambiente.

ÁREA: BIOLOGIA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA E OBJETIVA:

1. Citologia e Histologia. Organização e função dos componentes celulares. Divisão celular.

2. Principais tecidos animais e suas funções. Estruturas e funções nos seres vivos. Sistemas de nutrição, digestão e excretores.

3. Sistemas de trocas de gases. Sistemas de transportes em animais e vegetais. Sensibilidade e coordenação nervosa e hormonal.

4. Sistemas de revestimento, sustentação e locomoção. Reprodução e Embriologia. Noções fundamentais do desenvolvimento dos animais e vegetais.

5. Genética e evolução. Genética Mendeliana. Alelos múltiplos. Interação Gênica e Herança quantitativa. Herança e sexo. Mapas genéticos.

6. Biotecnologia e Engenharia Genética. Ecologia. Ecossistemas. Energia e matéria nos sistemas ecológicos. Ecologia das populações. Relação entre seres vivos.

7. Biomas Brasileiros. Metodologia de avaliação de impacto ambiental. EIA - RIMA. Recuperação de áreas degradadas. Legislação ambiental.

8. Biotecnologia Industrial. Aplicações de enzimas na tecnologia de alimentos.

9. Biotecnologia aplicada a conservação de alimentos;

10. Noções e conceitos de ensino a distância.

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Biotecnologia e Engenharia Genética

2. Tecnologia de Alimentos

3. Metabolismo energético - Respiração celular.

4. Biotecnologia Industrial.

5. Metodologia de avaliação de impacto ambiental.

6. Fisiologia do Sistema Nervoso.

7. Desenvolvimento Embrionário Humano

8. Recuperação de áreas degradadas

9. Dinâmica das populações.

10. Ecologia e meio ambiente.

ÁREA: DESENHO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA E OBJETIVA:

Para essa prova, o candidato terá que trazer esquadros, compasso, lapiseira, borracha e fita adesiva.

1. Projeções/vistas ortogonais;

2. Perspectiva cavaleira;

3. Perspectiva isométrica;

4. Desenho projetivo/ geometria descritiva;

5. Planificação de sólidos;

6. Normas para desenho mecânico;

7. Cortes e seções: usos e omissões;

8. Vistas especiais e auxiliares, Rugosidade e tolerâncias, Elementos de união;

9. Elementos de máquinas, conjuntos montados e listagem de materiais;

10. Noções e conceitos de ensino a distância.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA PRÁTICA

1. - DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR CAD - Valor 60 pontos, duração 60 min.

Conteúdo programático: Aplicar os conhecimentos de desenho técnico na elaboração de desenhos no computador; conhecer as ferramentas básicas de visualização, edição e construção de desenhos planos no computador. Utilizando software DRAFT SIGHT versão em português V1R4 ou superior (download em www.3ds.com/products­services/draftsight/overview).

Objetivo: representação técnica de peças mecânicas em duas dimensões, executando comandos do programa DRAFT SIGHT versão em português V1R4 ou superior.

2. - MODELAMENTO EM 3D - Valor 40 pontos, duração 60 min.

Conteúdo programático: Formas de construção em modelagem 3D de uma peça mecânica utilizando software SIEMENS SOLID EDGE ST.

Objetivo: Construção de arquivo em 3D no software SIEMENS SOLID EDGE ST. Versão em português, partindo de desenho 2D, fazendo a montagem das peças com as respectivas restrições. A interpretação do desenho 2D faz parte da prova (download em www.plm.automation.siemens.com/ptbr/products/velocity/forms/solid-edge-student.cfm).

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Projeções/vistas ortogonais;

2. Perspectiva cavaleira;

3. Perspectiva isométrica;

4. Desenho projetivo/ geometria descritiva;

5. Planificação de sólidos;

6. Normas para desenho mecânico;

7. Cortes e seções: usos e omissões;

8. Vistas especiais e auxiliares, Rugosidade e tolerâncias;

9. Elementos de máquinas, conjuntos montados e listagem de materiais;

10. Elementos de união.

ÁREA: INFORMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA E OBJETIVA:

1. Algoritmos Estruturados: Introdução: Algoritmo, Refinamentos sucessivos, Algoritmos estruturados; Itens fundamentais: Constantes, Variáveis, Comentários, Expressões aritméticas, Expressões lógicas, Expressões literais, Comando de atribuição, Comandos de entrada e saída, Estrutura sequencial. Estrutura condicional, Estrutura de repetição; Estrutura de dados: Vetores, Matrizes, Registros, Arquivos; Modularização: Sub-rotinas, Funções. Algoritmos em Portugol;

2. Linguagem de Programação C++, Estrutura condicional, Estrutura de repetição; Estrutura de dados: Vetores, Matrizes, Registros, Arquivos; Modularização: Sub-rotinas;

3. Linguagem de Programação Web: Páginas estáticas e dinâmicas. Metodologias, técnicas e processos de desenvolvimento de sistemas Web e Web services. Computação distribuída na Internet. Domínio do processo de produção de web sites em tecnologias e padrões CSS/CSS3, HTML/HTML5, DHTML, XHTML, XML; normas, padrões W3C (World Wide Web Consortium). WAI-ARIA (Web Accessibility Initiative - Accessible Rich Internet Applications).

4. Linguagem JavaScript, JavaServer Pages (JSP), Java Beans. Servlets. Conexões com banco de dados (PostgreSQL, MySQL e demais banco de dados comerciais). Servidor Web Apache e Servidor de Aplicação Tomcat (instalação e configuração).

5. Manutenção e Montagem de Computadores: Utilização do multímetro, Medição de variáveis elétricas, Teste da fonte ATX do PC, Montagem de cabos de redes, Normas de montagem de Rack de redes, Aterramento de sistemas informatizados, proteção ESD (descarga eletrostática) em montagem de placas e sistemas informatizados.

6. Software: Sistemas operacionais: Multitarefa, Mono tarefa, Windows, Android, MAC-OS, IOS, Linux, Tabela de alocação de dados FAT, NTFS, HFS. Back-up de dados, formatação de HD, painel de controle do Windows.

7. Hardware: Placa mãe, chipset, memória RAM, BIOS, HardDisc, Placa de Vídeo; Fonte ATX, Drive de DVD, padrão IDE e SATA, Placas de expansão padrão PCI, PCI express, Conexão PS/2, HDMI, VGA, DVI, Unidades de entrada, Unidades de saída, padrão USB, Tipos de memórias óticas CD-R, CD-RW, DVD-R, DVD-RW, Blu-Ray, Hardware para Redes: Switch, HUB, Roteador.

8. Redes de computadores: Modelo referencia OSI, Arquitetura em camadas, Camada de aplicação e camada de apresentação, Camada de enlace, Camada Física, Camada de rede e roteamento, Camada de Sessão, Camada de transporte, Protocolos TCP/IP, Serviços IP, Virtualização de Servidores, VPN, Dispositivos de redes e cabeamento, VOIP, IP PHONE, norma IEEE802.3.

9. Multimídia aplicada ao ensino à distância: Conceito de arquivos: vetoriais, gráficos, de áudio, vídeo; compressão de arquivos; Modelos SCORM adotados em softwares LMS: Desenvolvimento em software plataformas LMS utilizando SCORM: conceito de totalização de pontos, login do aluno, inicialização do sistema, finalização e rendimento do aluno; compreensão do arquivo imsmannisfest.xml, criação do pacote ZIP SCORM, Geração de ID; compatibilidade com arquivos Flash ou HTML 5. 10. Noções e conceitos de ensino a distância.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA PRÁTICA:

1. PROGRAMAÇÃO C++ - Valor 40 pontos, duração 60 min.

Conteúdo programático: Programação utilizando o software DEV 5.0 C++ ou superior. Criação de um programa utilizando estrutura repetitiva, condicional com a utilização de matriz e/ou vetores. (download em http://orwelldevcpp.blogspot.com/).

Objetivo: Criação de um executável a partir de um problema que pode ser MATEMÁTICO ou FÍSICO. Utilizando o software DEV 5.0 C++ ou superior.

2. MANUTENÇÃO/MONTAGEM DE COMPUTADORES - Valor 40 pontos, duração 60 min.

Conteúdo programático: Utilização do multímetro, Medição de variáveis elétricas, Teste da fonte ATX do PC, Montagem de cabos de redes, Aterramento de sistemas informatizados, proteção ESD (descarga eletrostática) em montagem de sistemas informatizados. Placa mãe, chipset, memória RAM, BIOS, HardDisc, Placa de Vídeo; Fonte ATX, Drive de DVD, padrão IDE e SATA, Placas de expansão padrão PCI, PCI express.

Objetivo: Medição de variáveis elétricas no PC, Identificação de componentes de computador ou redes, Montagem de cabos de força ou de rede, Placa mãe do computador.

3. DESENVOLVIMENTO EM ENSINO A DISTANCIA - Valor 20 pontos, duração 60 min.

Conteúdo programático: Programação utilizando o software OPUS PRO 8 ou superior. Criação de botões, páginas, textos, abertura de arquivos de áudio, vídeo, SlideShow, abertura de páginas na internet, Criação de variáveis, Script Object, OPUS Script . Criação de um programa multimídia. (Download em www.digitalworkshop.com/products/opus-pro.shtml).

Objetivo: Criação de um executável ou SCORM, de uma multimídia a partir de um problema que pode ser MATEMÁTICO ou FÍSICO. Utilizando o software OPUS PRO 8 ou superior.

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Placa mãe de computador e suas partes;

2. Montagem e projeto de uma Rede LAN de 10 computadores;

3. Linguagem JavaScript;

4. Estrutura repetitiva em linguagem C++, utilizando software DEV 5.94 C++;

5. Programação na Internet utilizando HTML;

6. Modelo referência OSI;

7. Introdução aos algoritmos estruturados PORTUGOL;

8. Utilização do multímetro para manutenção de computadores;

9. Produção de multimídia utilizando software OPUS;

10. Padrão SCORM aplicado ao ensino à distância.